Guia completo. Como usar conteúdo para atender melhor e fidelizar clientes...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia completo. Como usar conteúdo para atender melhor e fidelizar clientes..."

Transcrição

1 Guia completo Como usar conteúdo para atender melhor e fidelizar clientes...

2 Pós-venda...04 SUMÁRIO Setup e on-boarding...09 Engajamento de usuários...12 Educação de clientes...14

3 Melhor que ter clientes é ter clientes satisfeitos. Melhor ainda, é ter clientes que indiquem seus serviços e produtos para outras pessoas! Neste ebook, vamos mostrar como conteúdo pode ajudar a fidelizar clientes e a manter uma carteira de verdadeiros defensores da sua marca. :)

4 04 Conteúdo no pós-venda Quando acaba o funil do marketing e você comemora mais uma venda, um novo ciclo se inicia: a jornada de experiências do seu cliente! O ponto de partida é o pós-venda, momento em que surgem novas necessidades e muitas dúvidas. Nessa fase delicada, sua meta é atender (e superar) a expectativa do cliente no momento da assinatura do serviço ou da aquisição do seu produto. Mas como fazer isso? O primeiro passo é compreender quais são as dificuldades e necessidades da maioria dos clientes no momento da ativação. Seu time de suporte certamente já tem de cabeça as perguntas mais comuns e as respostas que costumam ser dadas. Essas informações são preciosas para antecipar as necessidades dos futuros clientes! Isso mesmo, produzir o conteúdo certo é um verdadeiro hack para seu pós-venda. Reunimos três tipos de conteúdo que você pode disponibilizar para o cliente nessa fase:

5 05 Ensinar o cliente a fazer algo diferenciado Não focar somente na venda faz com que o consumo dos clientes vá além do produto ou serviço. Ou seja, você pode atender demandas já existentes ou criar novas necessidades que esse cliente nem sabia que existiam. O que importa mesmo é que o cliente saiba que pode contar com a sua empresa sempre. Se a sua empresa, por exemplo, trabalha com softwares de gestão, ofereça conteúdos que especifiquem como ter mais produtividade, expandir o negócio, melhorar habilidades de liderança, entre outros. É uma forma de gerar engajamento, educar seus clientes para melhorar o uso do produto e reduzir o churn!

6 O conteúdo deve ajudar o cliente na tomada de decisão 06 Ajudar a capacitar o seu cliente para que ele tenha informações e possa tomar as melhores decisões é uma atitude importante e que traz muitos benefícios, entre eles, a fidelização deste cliente. Portanto, é fundamental que a sua empresa seja vista como uma fonte confiável para se obter informações. Entre as ferramentas que podem ser usadas estão as de planejamento, avaliação, calculadoras e guias. Aproveite e crie um conteúdo interessante. Transforme as dúvidas recebidas pelo time de pós-venda em blog posts, vídeos e podcasts. Com o tempo, você conseguirá reduzir o tempo e o esforço desse time. No site da Zendesk os clientes possuem acesso a uma página de suporte. Nela, novos clientes têm uma verdadeira biblioteca de temas que são dúvidas recorrentes no processo de pós-venda.

7 Entre os conteúdos explorados estão os tipos de operação do suporte ao cliente, dicas para fortalecer o contato com os usuários, sugestões para aumentar a receita da sua empresa, etc. Além disso, a página traz informações sobre todos os produtos e serviços oferecidos pela Zendesk, antecipando futuras demandas do cliente. 07

8 08 Pense na manutenção do cliente desde o primeiro contato Ensinar o cliente a utilizar o seu produto desde o primeiro contato com ele faz com que ele compreenda exatamente todas as funções que o produto possui, criando mais expectativas e estando alinhado com as vantagens oferecidas pela sua solução. Então, aproxime as equipes de marketing e de atendimento ao usuário para descobrir as principais dúvidas dos clientes e criar posts para o seu blog ou landing page que atendam às necessidades. Para complementar, textos no blog descrevendo funções específicas ou um canal de ajuda também funcionam nessa fase!

9 09 Conteúdo para ajudar no setup e no on-boarding A fidelização dos clientes passa por estratégias que antecipem as demandas deles. Mas a pergunta que você deve estar se fazendo é: como aumentar a eficiência, diminuir os custos e, ao mesmo tempo, melhorar a satisfação do cliente? A resposta pode ser adotar o conceito do First Call Resolution (FCR), em português, Resolução no Primeiro Contato. Esta técnica é voltada ao atendimento a clientes e mede a frequência de solução de problemas no primeiro contato. Além disso, também são identificados os motivos pelos quais outras situações exigem vários contatos, verificando se o problema poderia ter sido resolvido mais rapidamente. Você deve estar pensando, porém, o que esta técnica direcionada ao atendimento tem a ver com o marketing. A verdade é que um atendimento rápido e eficaz aumentará a satisfação do cliente e diminuirá os custos operacionais. Além disso, o marketing de conteúdo e o atendimento ao usuário têm muito a aprender um com o outro.

10 Primeiramente, é necessário entender que as áreas de marketing e suporte produzem conteúdos que explicam seus produtos, ajudando os clientes a adotá-los e entendê-los. No entanto, as áreas geralmente não estão em sintonia e isso decorre de três fatores principais: habilidades e ferramentas diferenciadas, perspectivas diferentes e a própria natureza do conteúdo (enquanto o time de suporte atende a perguntas específicas dos usuários, a equipe de conteúdo trabalha com uma variedade de assuntos maior, que atendem também às demandas da organização). Para melhorar o entrosamento entre os times, você pode adotar três atitudes: A. Coloque o time de conteúdo num cenário de pergunta e resposta A equipe de conteúdo baseia-se, muitas vezes, no que possivelmente os clientes desejam ler, ignorando as demandas do setor de qualidade e de suporte. Por isso, o time de suporte deve compartilhar os principais questionamentos dos clientes com a equipe de conteúdo, fornecendo subsídios para novos textos. B. Ofereça ao time de atendimento uma visão mais holística. A equipe de atendimento é mais focada em situações micro, esquecendo de olhar também para o cenário macro. Desta forma, uma série de informações relevantes pode ser deixada de lado. A solução é 10

11 integrar o time de atendimento ao planejamento do marketing, mostrando como é feita a programação dos conteúdos. O objetivo é permitir que o time de suporte integre-se e participe mais com a elaboração das pautas para os conteúdos. C. Facilite a análise e o compartilhamento de informações. O cliente precisa encontrar a informação que deseja diretamente no site da sua empresa. Caso contrário, ele buscará a informação em outra fonte - nem sempre alinhada ao seu negócio. Conteúdo errado pode gerar perda de tempo, informação ou direção. Para ter uma produção de conteúdo que alcance a excelência com relação ao atendimento ao cliente é necessário disponibilizar o conteúdo correto no momento mais adequado e entender o que os clientes estão buscando. Para isso, tanto o cliente quanto a equipe de atendimento precisam encontrar facilmente as informações necessárias no momento em que surge a dúvida. A página com os conteúdos precisa fornecer dados para sua análise, como: > Quais conteúdos estão sendo mais buscados? > Quais porventura não estão sendo encontrados e precisam ser elaborados com urgência? Sua ferramenta de suporte precisa fornecer respostas como estas. 11

12 12 Conteúdo para engajamento de usuário Clientes informados são clientes capacitados. Clientes capacitados compram com segurança, tomam decisões mais assertivas e tendem a se arrepender menos e a gastar mais. Tornar-se uma fonte confiável de informação para os potenciais compradores vai ajudar a empresa a conquistar um lugar no top of mind dos clientes, a ganhar respeito e a manter clientes por mais tempo. Reforce sua credibilidade: apresente recomendações de outros usuários, compartilhe bons resultados obtidos por clientes, depoimentos de especialistas na sua indústria e profissionais especializados. Evite conteúdo técnico: limitar-se à forma como a empresa entende o mercado ou os resultados possíveis do que oferece é arriscado. Lembre-se que o cliente quer se sentir acolhido e convidado a saber mais. Tornar o conteúdo complexo na intenção de mostrar que vocês sabem o que estão fazendo pode provocar o efeito oposto. Quando estamos inseridos no assunto, muitas vezes ser simples torna-se um desafio nada simples.

13 Fale a língua do cliente: para simplificar, use as expressões e o "jeito de falar" do seu cliente. Seu assunto é tão complexo que os profissionais da empresa têm dificuldade de explicar para colegas ou mesmo para a família? Imagine então o trabalho que o cliente terá para entender seus FAQs e as explicações do time de suporte Limitar-se à área temática do seu produto (ou apenas falar da solução em si) irá restringir seu público e colocar o conteúdo em um pedestal que poucos irão acessar ou acompanhar. Exercite a empatia e inicie uma jornada que parta do dia a dia do cliente, de temáticas que já fazem parte das dúvidas e questões que ele enfrenta em sua rotina e ajude a saná-las. 13

14 14 Conteúdo para educação de clientes Nesse ponto, quem usa bem o marketing de conteúdo já sai em vantagem: o contato que foi convertido em cliente consumiu materiais da empresa muito antes do momento da compra e já é um profissional treinado para usar o produto e tirar o melhor proveito dele. Ou seja, a produção de conteúdo nessa etapa segue um padrão parecido com os artigos, ebooks e vídeos feitos com o objetivo de atrair tráfego e aumentar as vendas. O conteúdo para educar clientes, portanto, deve ter a utilidade como elemento principal. Ao elaborar temas para webinars, artigos e materiais da página de suporte, pergunte-se: como fazer desse o conteúdo mais útil possível para meus clientes? Esta é a maneira mais eficaz de ter um conteúdo de qualidade.

15 15 Impacto no NPS O conteúdo focado na fidelização também pode impactar o Net Promoter Score (NPS). Considerado um dos melhores índices para medir a satisfação dos clientes, o NPS calcula a partir de uma escala de zero a 10 qual o percentual de recomendações a empresa receberia dos atuais usuários. Para chegar ao número, a empresa deve perguntar aos clientes que escolham "em uma escala de zero a dez, quanto você recomendaria nosso produto?". Aqueles que respondem entre zero e seis são detratores. Os que escolhem 9 ou 10, promotores. Respostas 7 e 8 são neutras. Ao calcular o percentual de promotores menos o de detratores, a empresa chega a um score que vai de -100 a 100.

16 16 Segundo o criador do sistema, Fred Reichheld, o NPS permite que os analistas de marketing espertos concentrem a energia inovadora de sua empresa em encantar os clientes (de forma lucrativa) em vez de simplesmente cumprir metas de custos e receitas trimestrais. Ou seja: a partir destes dados, você poderá planejar novas soluções para os processos ou ações nos quais forem identificadas certas dificuldades, incluindo o suporte, onboarding, educação do cliente e marketing de conteúdo. Afinal, todas essas áreas estão interligadas e o objetivo é um só: melhorar a vida do cliente.

17 ZENDESK Se você tem clientes, você precisa da Zendesk. Atualmente mais de 65 milhões de pessoas no mundo todo recebem atendimento e suporte através da plataforma Zendesk. E o melhor de tudo é que o nivel de satisfação dos clientes que recebem atendimento via nossa help desk é muito acima da média mundial, chegando a mais de 86%. Por que os clientes ficam mais satisfeitos quando recebem atendimento através da plataforma Zendesk? Pelo diferencial do nosso produto! Nossa ferramenta permite que você escute, responda e encante seus clientes de uma maneira rápida e fácil. O caminho para alcançar a excelência em atendimento ao cliente é uma jornada que envolve o seu produto, pessoas e as melhores práticas. Explore mais materiais bacanas no blog da Zendesk!

18 CONTENTOOLS A Contentools é uma plataforma pioneira que atende a criação e a gestão de conteúdo voltado ao marketing digital. De um lado, selecionamos uma base de redatores profissionais que atuam nas editorias em que têm experiência e afinidade. Do outro, beneficiamos empresas que querem compartilhar conhecimento em forma de conteúdo editorial, com o objetivo de manter ou adquirir clientes online. A plataforma Contentools oferece ferramentas de criação, gestão e publicação de conteúdo, em um só lugar. Clique aqui e conheça mais sobre a Contentools

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas Índice Introdução Defina suas etapas de vendas corretamente Como definir suas etapas de vendas 03 05 06 2 Introdução Olá,

Leia mais

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000%

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% Oferecido por Clube Ganhar Dinheiro Com Blog Termos e Condições Aviso Legal O escritor esforçou-se para ser

Leia mais

Online Entenda sobre leilões online, tire suas dúvidas e conheça o trabalho da BRbid!

Online Entenda sobre leilões online, tire suas dúvidas e conheça o trabalho da BRbid! Leilão Online Entenda sobre leilões online, tire suas dúvidas e conheça o trabalho da BRbid! #VemQueTem Preparamos esse e-book para você saber mais sobre os leilões online, tirar suas dúvidas e conhecer

Leia mais

Blue Print Para Criar Area de Membros

Blue Print Para Criar Area de Membros 1 Ricardo Santos Blue Print Para Criar Area de Membros Conheça As 5 Ferramenas Essenciais Seja bem vindo! Meu nome é Ricardo Santos, e criei este guia "Blue Print Para Criar Área de Membros" para te orientar

Leia mais

3 de 9 COMO MONTAR SEU NEGÓCIO DO ZERO

3 de 9 COMO MONTAR SEU NEGÓCIO DO ZERO 1 de 9 2 de 9 1 3 de 9 COMO MONTAR SEU NEGÓCIO DO ZERO 4 de 9 2 Começando Seu Negócio do Zero Você sabia que você também pode ganhar dinheiro on-line? Neste Ebook detalhado, vou dizer-lhe várias formas

Leia mais

Webinar: 3 pilares do sucesso do seu negócio no Facebook

Webinar: 3 pilares do sucesso do seu negócio no Facebook Webinar: 3 pilares do sucesso do seu negócio no Facebook Pilares das Mídias Sociais Não importa o que você vende, mas como você posiciona e entrega isso Camila Porto 2 3 pilares do sucesso nas mídias sociais

Leia mais

Pilares do. médico de sucesso

Pilares do. médico de sucesso 3 Pilares do médico de sucesso 1 DESENVOLVER ALTA PERFORMANCE 2 CONHECER SOBRE O MARKETING 3 CONHECER SOBRE GESTÃO EM SAÚDE CELIANE GONÇALVES Atua na área de Marketing em Saúde há mais de 20 anos. É empreendedora,

Leia mais

Plataforma da Informação. Satisfação de Clientes

Plataforma da Informação. Satisfação de Clientes Plataforma da Informação Satisfação de Clientes A importância da Mensuração da Satisfação Pode haver diferença entre o que a empresa acredita que o cliente deseja e aquilo que ele deseja O que é satisfação

Leia mais

Avaliação da Satisfação do Cliente de Informática

Avaliação da Satisfação do Cliente de Informática Avaliação da Satisfação do Cliente de Informática JULIANO MAIA ARINS Orientador: Everaldo Artur Grahl Roteiro de Apresentação Introdução Objetivos Qualidade de Software Qualidade Princípios da Qualidade

Leia mais

Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS

Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMAS CERTIFICATES Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS Estas instruções para elaboração de TCC do tipo Proposta de Negócio possuem dois tópicos:

Leia mais

EvanildaRocha COMOFAZERSOBRAR DINHEIRO. Dicascomprovadasde comoeconomizar.

EvanildaRocha COMOFAZERSOBRAR DINHEIRO. Dicascomprovadasde comoeconomizar. EvanildaRocha COMOFAZERSOBRAR DINHEIRO NOFINALDOMÊS Dicascomprovadasde comoeconomizar. ÍNDICE Introdução: O que você vai ganhar ao ler este E-book? PASSO 1 : Assuma a atitude de economizar PASSO 2 : Faça

Leia mais

Como posso Ganhar Dinheiro na Internet? Tudo começa com um programa que foi implantado no Brasil

Como posso Ganhar Dinheiro na Internet? Tudo começa com um programa que foi implantado no Brasil Como posso Ganhar Dinheiro na Internet? Tudo começa com um programa que foi implantado no Brasil que possibilitou as pessoas terem acesso a informações que antes estavam somente estavam no conhecimento

Leia mais

Como utilizar o e-mail marketing na régua de relacionamento de vendas? www.akna.com

Como utilizar o e-mail marketing na régua de relacionamento de vendas? www.akna.com Como utilizar o e-mail marketing na régua de relacionamento de vendas? O E-MAIL MARKETING E-mails são excelentes ferramentas de relacionamento, pois são diretos e pessoais, permitindo que a marca entre

Leia mais

CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL?

CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL? CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL? Índice CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL? Introdução 02 Por que ter um banco de dados é importante? 03 Como conseguir

Leia mais

Facebook Máquina de Leads e Clientes

Facebook Máquina de Leads e Clientes Marketing de Resultado Facebook Máquina de Leads e Clientes Como Crescer Seu Negócio Utilizando o Facebook Conteúdo Introdução 3 Sobre mim 3 Resultados 3 Objetivo da campanha......5 Rastreamento de Conversões...6

Leia mais

Plataforma Mercer 360

Plataforma Mercer 360 Plataforma Mercer 360 TECNOLOGIA ON-LINE PARA IMPULSIONAR A MUDANÇA COMPORTAMENTAL O feedback 360 graus é amplamente reconhecido como uma ferramenta precisa e de alto impacto para avaliar os pontos fortes

Leia mais

SeuProfessor Empreendedor & Negócios

SeuProfessor Empreendedor & Negócios SeuProfessor Empreendedor & Negócios Olá, Empreendedor Se você pensa em iniciar um novo negócio, com baixo investimento, pouca burocracia e grande potencial de lucro, esta oportunidade é para você. Com

Leia mais

Dicas de como contornar a crise (e até sair dela)

Dicas de como contornar a crise (e até sair dela) Dicas de como contornar a crise (e até sair dela) Em tempos de crise, economia é essencial. Todas as empresas buscam uma redução enorme dos seus custos e despesas. Também fazem uma análise criteriosa dos

Leia mais

Workshop Engenharia de Vendas Paulo Emílio Vaz

Workshop Engenharia de Vendas Paulo Emílio Vaz Workshop Engenharia de Vendas Paulo Emílio Vaz 1 O Engenheiro de Vendas, perspectivas profissionais e de mercado e o modelo mais adequado para realizar suas vendas 2 Cenários Fusões Concorrência mais agressiva

Leia mais

Dicas de como obter $uce$$o nas vendas diretas

Dicas de como obter $uce$$o nas vendas diretas Dicas de como obter $uce$$o nas vendas diretas Quanto você quer ter de rendimento mensal trabalhando com vendas diretas? Esta resposta depende de cada pessoa, seus sonhos e interesses pessoais. Para ser

Leia mais

Consultoria de SEO: chegou a hora de contratar?

Consultoria de SEO: chegou a hora de contratar? Consultoria de SEO: chegou a hora de contratar? O trabalho de SEO tem se modificado muito nos últimos dois anos, desde o lançamento dos updates do algoritmo do Google Panda e Penguin, além de os resultados

Leia mais

SOLUÇÕES DA SAP PARA ENGAJAMENTO DO CLIENTE REPRESENTAM MAIS QUE UM SIMPLES CRM

SOLUÇÕES DA SAP PARA ENGAJAMENTO DO CLIENTE REPRESENTAM MAIS QUE UM SIMPLES CRM SOLUÇÕES DA PARA ENGAJAMENTO DO CLIENTE REPRESENTAM MAIS QUE UM SIMPLES CRM As soluções da para Engajamento do Cliente representam mais do que um simples CRM. Ao integrar completamente marketing, comércio,

Leia mais

Social Media. é tudo uma questão de relacionamento

Social Media. é tudo uma questão de relacionamento Social Media é tudo uma questão de relacionamento A Orange ag Orange é uma agência digital completa. É conhecida por seus projetos de arquitetura de informação e soluções personalizadas.!! Seu sucesso

Leia mais

1.1. Definição do Problema

1.1. Definição do Problema 13 1 Introdução Uma das principais preocupações de área de engenharia de software diz respeito à reutilização [1]. Isso porque a reutilização no contexto de desenvolvimetno de software pode contribuir

Leia mais

Marketing de Conteúdo. O que você precisa saber para começar

Marketing de Conteúdo. O que você precisa saber para começar Marketing de Conteúdo O que você precisa saber para começar O que está no ebook? Você ouviu falar das maravilhas que o conteúdo pode fazer pelo marketing da sua empresa... Mas esse mundo ainda parece distante?

Leia mais

A importância do treinamento e da conscientização na prevenção à fraude

A importância do treinamento e da conscientização na prevenção à fraude 14/02/2013 A importância do treinamento e da conscientização na prevenção à fraude CLAUDIO SCATENA GERENTE DE COMPLIANCE CORPORATIVO AES BRASIL Agenda Um cenário em transformação Um sistema de Educação

Leia mais

www.equilibriumweb.com

www.equilibriumweb.com www.equilibriumweb.com design por cristian c. de almeida APRESENTAÇÃO O mercado está cheio de empresas jovens e inovadoras. O que diferencia a Equilibrium Web das demais é a experiência de ter trabalhado

Leia mais

Análise de Mercado. Plano de Negócios

Análise de Mercado. Plano de Negócios Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família

Leia mais

Ocemg/Sescoop-MG. Juliana Gomes de Carvalho

Ocemg/Sescoop-MG. Juliana Gomes de Carvalho A Comunicação no Sistema Ocemg/Sescoop-MG Juliana Gomes de Carvalho Quase a totalidade das dificuldades das empresas hoje está na comunicação. Miguel Ângelo Filiage É preciso tomar consciência do potencial

Leia mais

GUIA VECTOR PARA CRIAÇÃO DE PERSONAS VECTOR

GUIA VECTOR PARA CRIAÇÃO DE PERSONAS VECTOR GUIA PARA CRIAÇÃO DE GUIA PARA CRIAÇÃO DE Criando Buyer Personas Quem trabalha com marketing, publicidade ou já anunciou na mídia, certamente foi questionado alguma vez sobre quem é o público-alvo da empresa.

Leia mais

VENDAS Ok, você já sabe que é preciso usar uma rede social com cautela, pensando em cada cliente de forma especial e que aquele cliente vai lhe gerar

VENDAS Ok, você já sabe que é preciso usar uma rede social com cautela, pensando em cada cliente de forma especial e que aquele cliente vai lhe gerar Marketing Digital MARKETING DIGITAL Diariamente, no mundo dos negócios, muito se fala em BLOG, Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, são muitas, inúmeras e quase infinitas as mídias sociais que encontramos

Leia mais

Sistemas de Informação para Bibliotecas

Sistemas de Informação para Bibliotecas Sistemas de Informação para Bibliotecas Notas de Apoio ao Tópico 1 Henrique S. Mamede 1 Antes de mais nada: O QUE É MESMO INFORMAÇÃO?? Dados Informação Conhecimento Sabedoria 2 Dados São tipicamente voltados

Leia mais

Desenvolvendo Habilidades Empreendedoras

Desenvolvendo Habilidades Empreendedoras Desenvolvendo Habilidades Empreendedoras Prof. Dr. José Dornelas www.planodenegocios.com.br Bem-vindo à versão de demonstração do curso Desenvolvendo Habilidades Empreendedoras! Vocêpoderá conferir alguns

Leia mais

Business intelligence para empresas de segurança. Como uma instituição pode gerar recursos e errar menos com ajuda da informação

Business intelligence para empresas de segurança. Como uma instituição pode gerar recursos e errar menos com ajuda da informação Business intelligence para empresas de segurança Como uma instituição pode gerar recursos e errar menos com ajuda da informação 1. Introdução Pense no volume de informações geradas pela sua empresa de

Leia mais

Modelo de negócios CANVAS

Modelo de negócios CANVAS Modelo de negócios CANVAS Introdução O GUIA EMPRESA traz para quem está com muitas dúvidas sobre como gerir o seu negócio, ou mesmo entender como é sua organização, uma explicação geral sobre o modelo

Leia mais

Venda Fa cil. Quero ressaltar também que os meus resultados vem do nicho Marketing Digital(Ganhar Dinheiro Na Internet). Vamos ao que interessa?

Venda Fa cil. Quero ressaltar também que os meus resultados vem do nicho Marketing Digital(Ganhar Dinheiro Na Internet). Vamos ao que interessa? Venda Fa cil Este E-book tem como objetivo ajudar pessoas comuns que estão iniciando no Marketing Digital a realizar suas primeiras vendas como afiliado sem precisar fazer nenhum investimento. A estratégia

Leia mais

Quando duas pessoas trocam um objeto, cada

Quando duas pessoas trocam um objeto, cada Quando duas pessoas trocam um objeto, cada uma fica com apenas um dos objetos trocados Na troca de idéias e conhecimentos... Entre duas pessoas, eles se somam Entre muitas pessoas, eles se multiplicam

Leia mais

Aula 7 Projeto integrador e laboratório.

Aula 7 Projeto integrador e laboratório. Projeto integrador e laboratório Conteúdos da aula 2. Laboratório 2 O Projeto integrador: uma forma de evidenciar o saber Ao ingressar no ensino técnico, os alunos se deparam com a questão da formatação

Leia mais

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Unidade 10 Análise combinatória Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Introdução A escolha do presente que você deseja ganhar em seu aniversário, a decisão de uma grande empresa quando

Leia mais

Você acessa o Facebook todos os dias?...provavelmente sim! Mas você sabia que poderia estar Ganhando Dinheiro com ele?...provavelmente NÃO sabia!

Você acessa o Facebook todos os dias?...provavelmente sim! Mas você sabia que poderia estar Ganhando Dinheiro com ele?...provavelmente NÃO sabia! Você acessa o Facebook todos os dias?...provavelmente sim! Mas você sabia que poderia estar Ganhando Dinheiro com ele?...provavelmente NÃO sabia! Produzido por Felipe Moreira - www.felipe-moreira.com 4

Leia mais

OU VOCÊ REALIZA SEUS SONHOS OU VAI TRABALHAR PARA ALGUÉM QUE REALIZOU OS DELE. Tony Gaskins

OU VOCÊ REALIZA SEUS SONHOS OU VAI TRABALHAR PARA ALGUÉM QUE REALIZOU OS DELE. Tony Gaskins no OU VOCÊ REALIZA SEUS SONHOS OU VAI TRABALHAR PARA ALGUÉM QUE REALIZOU OS DELE. Tony Gaskins Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa Youtube Academy" não pode fazer garantias sobre

Leia mais

AKNA SOFTWARE. Boas Vindas

AKNA SOFTWARE. Boas Vindas AKNA SOFTWARE Boas Vindas ÍNDICE Introdução... 03 Acesso à nossa Plataforma... 03 Comercial... 04 Treinamento... 05 Atendimento Técnico ao Cliente... 05 Financeiro... 05 Qualidade... 07 AKNA na Mídia...

Leia mais

Eficiência energética Guia prático para avaliação em sistemas motrizes

Eficiência energética Guia prático para avaliação em sistemas motrizes Eficiência energética Guia prático para avaliação em sistemas motrizes Soluções de eficiência energética para indústria A ABB identifica maneiras de economizar energia e implementa programas de desenvolvimento

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES,

Leia mais

8 SINAIS QUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR A FORMA COMO VOCÊ GERENCIA SEUS PROCESSOS DE MENTORING

8 SINAIS QUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR A FORMA COMO VOCÊ GERENCIA SEUS PROCESSOS DE MENTORING 8 SINAIS QUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR A FORMA COMO VOCÊ GERENCIA SEUS PROCESSOS DE MENTORING CONTEÚDO DO E-BOOK Neste material, iremos mostrar 8 sinais que está na hora de você mudar a forma como você gerencia

Leia mais

Momento Atual do MMN. Mercado pulverizado por empresas, nem sempre sérias. Muitos oportunistas e aproveitadores

Momento Atual do MMN. Mercado pulverizado por empresas, nem sempre sérias. Muitos oportunistas e aproveitadores Momento Atual do MMN Mercado pulverizado por empresas, nem sempre sérias Muitos oportunistas e aproveitadores Profissionais e aspirantes divididos e sem resultado Causa desanimo, incertezas e desconfiança

Leia mais

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução Canais de distribuição Gestão da distribuição Prof. Marco Arbex Introdução Toda produção visa a um ponto final, que é entregar os seus produtos ao consumidor; Se o produto não está disponível na prateleira,

Leia mais

CE03 TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

CE03 TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO 1 2 Conhecer os diversos tipos de comércio eletrônico e seus benefícios para as empresas e consumidores. 3 Para atingir os objetivos propostos serão abordados os seguintes tópicos: 1. INTRODUÇÃO 2. TIPOS

Leia mais

Jogos Bayesianos Estratégias e Equilíbrio Aplicações. Jogos Bayesianos. Prof. Leandro Chaves Rêgo

Jogos Bayesianos Estratégias e Equilíbrio Aplicações. Jogos Bayesianos. Prof. Leandro Chaves Rêgo Jogos Bayesianos Prof. Leandro Chaves Rêgo Programa de Pós-Graduação em Estatística - UFPE Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFPE Recife, 14 de Outubro de 2014 Jogos Bayesianos Jogos

Leia mais

MANUAL REDES SOCIAIS

MANUAL REDES SOCIAIS MANUAL E EDES Estima-se que mais de 40 milhões de brasileiros acessam a internet, pois encontram o potencial necessário para expressarem suas opiniões, consultar e disseminar informações com muito mais

Leia mais

Como o VIOS Jurídico pode otimizar os processos em um escritório de advocacia? Indicado para: médios e grandes escritórios de advocacia.

Como o VIOS Jurídico pode otimizar os processos em um escritório de advocacia? Indicado para: médios e grandes escritórios de advocacia. Como o VIOS Jurídico pode otimizar os processos em um escritório de advocacia? Indicado para: médios e grandes escritórios de advocacia. O que é o VIOS Jurídico: consiste em uma empresa de soluções em

Leia mais

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014 Nathalia Fagundes Jornalista O presente material apresenta os trabalhos realizados através da Prestação

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação A tecnologia da informação está em toda parte nos negócios 1 Departamentos comuns em uma organização FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA

Leia mais

Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação.

Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação. GESTÃO COMERCIAL Entidade Proponente: IEL/NR Minas Gerais e SEBRAE Minas Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação. OBJETIVOS Geral: Apresentar abordagens integradas

Leia mais

Graduação EAD. Avaliação de Curso, Infraestrutura e Atendimento. (1º semestre de 2014)

Graduação EAD. Avaliação de Curso, Infraestrutura e Atendimento. (1º semestre de 2014) Graduação EAD Avaliação de Curso, Infraestrutura e Atendimento (1º semestre de 2014) Agosto/2014 FICHA TÉCNICA Período de aplicação da pesquisa Durante os meses de maio e junho. Formato On-line por meio

Leia mais

Visão, Missão, Valores e Objectivos. Gestão Estratégica.

Visão, Missão, Valores e Objectivos. Gestão Estratégica. Visão, Missão, Valores e Objectivos. Gestão Estratégica. Baseado no Livro Administração Pública: Modernização, Qualidade e Inovação de Carlos Carapeto e Fátima Fonseca Neste contexto, há quem afirme que

Leia mais

Não jogue esse impresso em vias públicas.

Não jogue esse impresso em vias públicas. Não jogue esse impresso em vias públicas. A MODA É DEIXAR A SUA LOJA MAIS ATRATIVA! Programação abril 2015 Eventos Sebrae-SP Responde - gratuitos 5S 10/04 (sexta), das 14h às 16h Sessão de perguntas e

Leia mais

Conheça os Espaços Vida Saudável

Conheça os Espaços Vida Saudável Conheça os Espaços Vida Saudável O que é um Espaço Vida Saudável? O Espaço Vida Saudável (EVS) é um dos métodos que o Consultor Independente Herbalife pode utilizar para desenvolver seu próprio negócio

Leia mais

DESAFIO VOTOJR. Comunicação Interna Case TV Digital

DESAFIO VOTOJR. Comunicação Interna Case TV Digital DESAFIO VOTOJR Comunicação Interna Case TV Digital VOTORANTIM S.A. Somos a Votorantim S.A., uma gestora de um imenso portfólio que envolve setores da indústria de base e finanças. Em nossas atividades,

Leia mais

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio SIG USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Os Sistemas de Informações e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem ser manuais e eletrônicos. I parte SIGs eletrônicos Tecnologias

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

#contemaishistórias @andredamasceno @omelhordomkt

#contemaishistórias @andredamasceno @omelhordomkt Na sua opinião, vale tudo para conquistar um LIKE e/ou um SEGUIDOR? Fonte: http://exame.abril.com.br/ Fonte: http://mundodomarketing.com.br Fonte: http://sophiamind.com Fonte: http://valor.com.br Fonte:

Leia mais

Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed

Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Missão, Visão e Valores da Unimed-Rio Missão: Oferecer soluções éticas e de qualidade em saúde, compartilhando

Leia mais

COMO DETERMINAR O IMPACTO DAS VARIAÇÕES PERCENTUAIS

COMO DETERMINAR O IMPACTO DAS VARIAÇÕES PERCENTUAIS COMO DETERMINAR O IMPACTO DAS VARIAÇÕES! O que é Variação Percentual?! O que é Número Índice?! Como transformar um valor percentual em valor decimal?! Como comparar diferentes taxas percentuais?! Como

Leia mais

Como definir a melhor meta de vendas através do Índice da Margem de Contribuição (Imc)

Como definir a melhor meta de vendas através do Índice da Margem de Contribuição (Imc) Como definir a melhor meta de vendas através do Índice da Margem de Contribuição (Imc)! Qual a quantidade ideal de venda de cada produto, considerando uma maior rentabilidade?! Se os produtos de menor

Leia mais

Modernização da Gestão 22-Apr-2013

Modernização da Gestão 22-Apr-2013 Modernização da Gestão 22-Apr-2013 Acesso à Informação As informações atualizadas relativas à política, organização e atividades exercidas pelos Órgãos e Entidades da Administração Direta e Indireta do

Leia mais

PROVA DISCURSIVA. CESPE CEBRASPE TRT8 Aplicação: 2016

PROVA DISCURSIVA. CESPE CEBRASPE TRT8 Aplicação: 2016 PROVA DISCURSIVA CESPE CEBRASPE TRT8 Aplicação: 2016 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA

Leia mais

1 Introdução. 1.1 O Problema

1 Introdução. 1.1 O Problema 14 1 Introdução 1.1 O Problema As organizações, independente do porte ou do ramo de atuação, reconhecem que sua sobrevivência está intimamente relacionada com o conhecimento que elas detêm a cerca de seus

Leia mais

Você usa o WhatsApp no seu dia a dia? Possivelmente a sua resposta foi sim, afinal, o aplicativo já registra a marca de mais de 1 bilhão de usuários no mundo, de acordo com uma publicação do presidente-executivo

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EDIFÍCIOS METASYS Vá mais longe com Metasys

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EDIFÍCIOS METASYS Vá mais longe com Metasys SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EDIFÍCIOS METASYS Vá mais longe com Metasys Gerencie seu edifício onde quer que você esteja. O sistema de gerenciamento de edifícios Metasys da Johnson Controls é o único sistema

Leia mais

6 dicas para reduzir o custo médio por incidente e aumentar a produtividade

6 dicas para reduzir o custo médio por incidente e aumentar a produtividade 6 dicas para reduzir o custo médio por incidente e aumentar a produtividade 03Introdução 05Calcule qual é seu custo médio por incidente 07Disponibilize um portal web para registro de conhecimentos 09Identifique

Leia mais

PROJETO EM GESTÃO DE PRODUÇÃO

PROJETO EM GESTÃO DE PRODUÇÃO PROJETO EM GESTÃO DE PRODUÇÃO Aula 5 Profª. Ms. Eng. Aline Soares Pereira SISTEMAS PRODUTIVOS I 1 Objetivo da aula Apresentar conceitos sobre o que é projeto de gestão da produção. Quais objetivos a atividade

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

INSIGHTS PARA CLIENTES DE PEQUENAS EMPRESAS

INSIGHTS PARA CLIENTES DE PEQUENAS EMPRESAS TWITTER + DB5 RESEARCH WHITEPAPER business.twitter.com @TwitterAdsBR METODOLOGIA Realizamos uma pequisa de 10 minutos com 1.000 entrevistados que... Moram nos Brasil Usam o Twitter pelo menos mensalmente

Leia mais

O uso de remuneração variável para gerar o engajamento sustentável

O uso de remuneração variável para gerar o engajamento sustentável O uso de remuneração variável para gerar o engajamento sustentável Como o ambiente vem mudando a visão tradicional a respeito do engajamento de empregados O que os programas de remuneração por desempenho

Leia mais

DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE?

DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE? DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE? O QUE É DESIGN GRÁFICO? Design Gráfico é o planejamento dos aspectos funcionais e visuais de peças gráficas que servem de suporte para a comunicação de diversos tipos

Leia mais

POTENCIALIZE SEU NEGÓCIO COM SEO E ADWORDS. mestre

POTENCIALIZE SEU NEGÓCIO COM SEO E ADWORDS. mestre POTENCIALIZE SEU NEGÓCIO COM SEO E ADWORDS mestre SUMÁRIO Introdução O que é Google AdWords? Resultados Patrocinados x Resultados Orgânicos Vantagens: SEO x AdWords SEO + AdWords = Sucesso 01 03 06 08

Leia mais

Fotos: istockphoto e acervo Perfipar

Fotos: istockphoto e acervo Perfipar Fotos: istockphoto e acervo Perfipar Caro Funcionário, A Política de Recursos Humanos da Perfipar tem como objetivo definir as estratégias relacionadas às ações com seus profissionais. Estas estão sempre

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Classificação Nível de Criticidade para Equipamentos S Q W Itens para avaliação Segurança cliente interno cliente externo meio-ambiente Qualidade Condição de trabalho Status Equipamento A B D P M Perdas

Leia mais

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE 1.1. Contabilidade para não Contadores INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE Objetiva ensinar a Contabilidade para aqueles que não são contadores, mas necessitam interpretar (entender) a Contabilidade, os relatórios

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Sistema de Informação 4ª. Série Desenvolvimento de Software Seguro A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido

Leia mais

Unidade IV. suporte tático da organização: permite uma resposta mais ágil e acertada no campo da estratégia da organização;

Unidade IV. suporte tático da organização: permite uma resposta mais ágil e acertada no campo da estratégia da organização; Unidade IV 7 VANTAGENS COMPETITIVAS ATRAVÉS DO USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7.1 Sistema de informação nos negócios Hoje os sistemas de informação auxiliam todos os níveis da organização, tomando por

Leia mais

Desenvolvimento Humano e Social

Desenvolvimento Humano e Social Desenvolvimento Humano e Social Índices de Desenvolvimento Na seção referente aos índices de desenvolvimento, foram eleitos para análise o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), o Índice de

Leia mais

Funcionários nas mesas

Funcionários nas mesas Funcionários nas mesas O sucesso empresarial está, literalmente, nas mãos dos seus funcionários: na forma da TI que eles usam todos os dias. A escolha é sua: equipe os seus funcionários com as soluções

Leia mais

horários nobres NAS REDES SOCIAIS

horários nobres NAS REDES SOCIAIS horários nobres NAS REDES SOCIAIS conteúdo EDITORIAL & DESIGN Thayane Veiga Bruno Alves 3 INTRODUÇÃO 4 O QUE OS HORÁRIOS NOBRES SIGNIFICAM PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SOCIAL 6 GRÁFICOS POR REDE SOCIAL

Leia mais

4.2.2 Filtrando Macro filtro

4.2.2 Filtrando Macro filtro MACRO FILTRO A: A história O exercício de Macro Filtro é um exercício curto, mas constitui um passo muito importante que liga a geração da idéia de projeto à decisão final sobre a idéia de negócio mais

Leia mais

Pfeiffer. Bibliotecas da Adobe Creative Cloud: O impacto de produtividade de ativos e configurações compartilhados

Pfeiffer. Bibliotecas da Adobe Creative Cloud: O impacto de produtividade de ativos e configurações compartilhados Relatório da Pfeiffer Análise de padrão de referência Bibliotecas da Adobe Creative Cloud: O impacto de produtividade de ativos e configurações compartilhados Sobre esta pesquisa Este relatório apresenta

Leia mais

CONHEÇA 7 ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL EM QUE VOCÊ PRECISA INVESTIR JÁ!

CONHEÇA 7 ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL EM QUE VOCÊ PRECISA INVESTIR JÁ! CONHEÇA 7 ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL EM QUE VOCÊ PRECISA INVESTIR JÁ! SUMÁRIO INTRODUÇÃO O ROI DO MARKETING DIGITAL QUAIS SÃO AS MELHORES ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL CONCLUSÃO SOBRE MX CURSOS

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais na Era Digital

Sistemas de Informação Gerenciais na Era Digital Capítulo 1 Sistemas de Informação Gerenciais na Era Digital 1.1 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais Como os Sistemas de Informação

Leia mais

AD SHOPPING, UMA FILOSOFIA DE TRABALHO QUE O TEMPO MOSTROU ESTAR CERTA

AD SHOPPING, UMA FILOSOFIA DE TRABALHO QUE O TEMPO MOSTROU ESTAR CERTA AD SHOPPING, UMA FILOSOFIA DE TRABALHO QUE O TEMPO MOSTROU ESTAR CERTA A AD SHOPPING, desde a sua fundação fez opção pela qualidade do seu trabalho e pelo desenvolvimento de soluções para otimização dos

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do

Leia mais

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker A Minha Bíblia Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS CADERNO DE EXERCÍCIOS CURSO DE ADWORDS NÍVEL 1 AdWords módulo 1 Duração 8 horas (43) 3026-4420 (43) 9109-5262 robson@estudiomix.com.br www.estudiomix.com.br SUMÁRIO 1. Questões objetivas sobre a história

Leia mais

A Herança de Paulo Freire

A Herança de Paulo Freire A Herança de Paulo Freire Cinco Princípios-Chave que definem a visão Freiriana de Educação Musical. Eles são: Primeiro Princípio 1. Educação Musical é um Diálogo Alunos e professores apresentam um problema

Leia mais

Gestão do Conhecimento. Conceito de Ba. Conceito de Ba 26/3/2011. Prof. Luiz A. Nascimento

Gestão do Conhecimento. Conceito de Ba. Conceito de Ba 26/3/2011. Prof. Luiz A. Nascimento Gestão do Conhecimento Prof. Luiz A. Nascimento No processo de Gestão de Conhecimento em uma empresa deve haver um espaço para criação e compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores. Ba é um

Leia mais

Interpretações de Qualidade de Software. Interpretações de Qualidade de Software. Aspectos Importantes das Definições de Qualidade

Interpretações de Qualidade de Software. Interpretações de Qualidade de Software. Aspectos Importantes das Definições de Qualidade terpretações de de é um termo que pode ter diferentes interpretações e para se estudar a qualidade de software de maneira efetiva é necessário, inicialmente, obter um consenso em relação à definição de

Leia mais

Concurso da Prefeitura da São Paulo Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação

Concurso da Prefeitura da São Paulo Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura da São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

Qualidade de Software Normatização

Qualidade de Software Normatização Qualidade de Software Normatização Norma ISO/IEC 12207 processo do ciclo de vida de software Norma criada em 1995 com o objetivo de fornecer uma estrutura comum para adquirente, fornecedor, desenvolvedor,

Leia mais

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS O Google Docs é um recurso do Google que funciona como um HD virtual permitindo criar e compartilhar trabalhos on-line. Ele é uma ferramenta com características da nova tendência

Leia mais