Outro ponto favorável ao uso do material, é que todas as atividades sugeridas não necessitam de outros recursos, além de giz e lousa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Outro ponto favorável ao uso do material, é que todas as atividades sugeridas não necessitam de outros recursos, além de giz e lousa."

Transcrição

1 Situações de aprendizagem 2009 Química Prezado professor, acreditamos que a antecipação das dificuldades que possam ser enfrentadas durante o ano letivo pode fazer a diferença para a efetivação de ações que estimulem a aprendizagem dos alunos. Por isso, sugerimos uma série de atividades, cujo objetivo é fornecer elementos para que os professores de Química, Física e Matemática tenham subsídios para o seu planejamento de 2009 e possam ampliar suas perspectivas de análise. A coletânea de situações de aprendizagem Água: Economizar é Preciso! foi utilizada por muitas escolas em 2008, e recebeu muitos elogios. Por essa razão, recomendamos a sua utilização como instrumento de diagnóstico na semana que antecede o planejamento anual. Você poderá escolher as atividades que achar mais produtivas e adequadas. A ideia básica é que algumas das competências e habilidades comuns para o desenvolvimento de aprendizagens em Química, Física e Matemática possam ser investigadas, fornecendo aos professores um quadro do nível de conhecimento que os alunos do Ensino Médio possuem. Analisando o material, você poderá perceber que ele contempla diversas dessas competências e habilidades. Podemos citar, por exemplo, a análise de gráficos e tabelas, as operações matemáticas, o uso das unidades de medida, entre outras. Gostaríamos de salientar que essas práticas são uma contribuição ao trabalho do professor e não uma imposição, por isso, tenha toda a liberdade, caso deseje, para utilizar o material conforme suas necessidades. Outro ponto favorável ao uso do material, é que todas as atividades sugeridas não necessitam de outros recursos, além de giz e lousa. Para exemplificar as possibilidades do material, sugerimos as atividades a seguir, lembrando que são apenas sugestões de aplicação e que o professor poderá fazer as adaptações que julgar pertinentes. A primeira atividade sugeria pela Equipe Cenp é a nº 3 A água em nosso corpo, pois consideramos que seja possível de ser executada em apenas uma aula e trata-se de uma prática que explicita a importância da água em nosso organismo. A resolução dos exercícios vai exigir do aluno a utilização das unidades de medida para o volume, a proporcionalidade e a associação de valores. A segunda atividade sugerida é a de nº 6 Analisando o consumo de água de uma residência. Essa atividade, que também poderá ser aplicada em uma única aula, além de discutir mais uma vez a questão do consumo racional

2 da água, permitirá ao professor avaliar se os alunos são capazes de analisar e construir gráficos. A Proposta Curricular de Química utiliza muitos gráficos, portanto, o desenvolvimento dessa competência, poderá facilitar muito o processo de ensino de Química. Equipe Técnica da CENP

3 Água: Economizar é Preciso! Propõe-se neste projeto uma sequência de atividades envolvendo aspectos diversos sobre a utilização da água de modo a favorecer a compreensão do aluno a respeito da necessidade do seu uso racional, em virtude da finitude da água doce disponível em nosso planeta. Objetivos Essas atividades aqui propostas têm por objetivos não apenas contribuir para a compreensão da problemática da água, mas também ampliar e construir noções relativas à Estatística, problemas de contagem, operações, porcentagem e medidas. De fato, esses conteúdos caracterizam-se por sua forte relevância social devido a seu caráter prático e utilitário e pela possibilidade de variadas conexões com outras áreas do conhecimento. Assim, desempenham papel importante no currículo, pois mostram claramente ao aluno a utilidade do conhecimento matemático no cotidiano. Assim o projeto tem como objetivo: Ler, construir e interpretar informações de variáveis expressas em gráficos e tabelas; Coleta, organização de dados e utilização de recursos visuais adequados (fluxogramas, tabelas e gráficos) para sintetizá-los, comunicá-los e permitir a elaboração de conclusões; Resolver situações-problema utilizando as quatro operações e porcentagens; Leitura e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos; Representação e contagem dos casos possíveis em situações combinatórias.

4 C onteúdos Números e Operações Problemas de contagem (4º bimestre da Proposta Curricular para 5ª série do Ensino Fundamental). Porcentagem. Grandezas e Medidas Unidades de medida de capacidade Estatística Público Leitura e construção de gráficos e tabelas; média aritmética. Ensino Fundamental: 5ª e 6ª séries D uração 08 horas Procedimentos metodológicos Ações Desenvolvimento em sala de aula das atividades propostas (ver final do texto);

5 Recursos Confecção de um folder para distribuição na escola/reunião de pais. Lápis de cor Lápis preto Papel Sulfite A4 Papel Kraft Papel quadriculado Pincel atômico Pincel lousa branca Xerox 1º MOMENTO: A importância da água Tempo estimado: 2 aulas As atividades aqui propostas abordam diversos aspectos do uso da água no cotidiano das pessoas. Nosso objetivo é que, ao final delas, os alunos tenham ampliado a compreensão da finitude da água doce disponível e a necessidade do seu uso racional. Além disso, essas atividades fornecem interessantes contextos para ensinar e aprender noções matemáticas. Atividade 1: Roda de conversa Promover uma roda de conversa com seus alunos com o objetivo de verificar o que eles já sabem sobre a água, sua importância, sua utilização, de onde vem a água que usamos no cotidiano e a necessidade de economizá-la. Para tal: Dividir a turma em oito grupos. Para cada grupo entregue uma folha de papel Kraft e pincéis atômicos. Propor aos alunos questões, tais como: a. Em que situações a água é usada? b. Em que situações você faz uso pessoal de água? Por que é importante?

6 c. O que acontece ao corpo e à saúde se você fica sem tomar água muito tempo? d. O que você sabe sobre a quantidade de água que há no planeta? e. Que tipo de água é usado em nosso cotidiano - em casa, na escola? f. De onde vem a água que usamos? Solicitar que, com o material entregue, sejam registradas as respostas dadas no grupo. Solicite que os alunos ampliem e/ou aprofundem suas respostas por meio de pesquisas em livros e na internet. Pedir que um aluno de cada grupo exponha o que foi discutido e registrado, construindo um resumo da turma para cada questão proposta. Nesse momento promova uma discussão com o objetivo de verificar a compreensão e a argumentação dos alunos a respeito da necessidade de economizar água. Atividade 2: Roda de leitura Promover uma roda de leitura com seus alunos com o objetivo de fornecer informações e a consolidar os conhecimentos que eles têm sobre a importância da água para a vida humana. Para tal: Dividir a turma em oito grupos. Para cada grupo entregue uma cópia dos textos: a. A água em nosso corpo. b. A água de beber. c. Onde está a água do planeta? d. Economia doméstica. e. Água: sabendo usar sem desperdiçar. f. Escassez de água no mundo. g. Um sexto da população mundial não tem acesso à água. h. Desperdício de água. Os textos a seguir são extratos de notícias publicadas em jornais, livros, revistas ou na internet com informações importantes sobre o uso da água.

7 A água em nosso corpo Você sabia que a quantidade de água que temos em nosso corpo corresponde a 70% do nosso peso? Essa água é utilizada de várias maneiras: como meio de transporte dos nutrientes, como meio onde ocorrem as transformações de materiais que mantêm o organismo funcionando, como condutor dos restos tóxicos que saem do organismo. Diariamente perdemos cerca de 2 litros de água, eliminando-a pela transpiração, pela respiração, pela urina. Para que o organismo não fique desidratado, essa quantidade de água precisa ser reposta. Isso ocorre quando ingerimos água ou alimentos que contêm água. Quando há falta de água em nosso organismo, sentimos sede. Essa sensação é resultado da mensagem enviada pelo cérebro ao organismo, lembrando-o da necessidade de reposição de água, que, caso não ocorra, pode resultar em desidratação. A água de beber A água que se bebe deve ser tratada. Isso significa que, para não fazer mal à saúde, a água fornecida à população das cidades precisa passar por um tratamento que garanta que ela esteja livre de sujeira e micróbios. Desse processo faz parte a adição de cloro à água e, em muitas cidades, também flúor, para prevenir as cáries dentárias. Nas regiões onde a água não é tratada, as pessoas devem adquirir o costume de ferver a água durante dois minutos e, depois de fria, agitá-la bem; ou adicionar a cada litro de água 1 ou 2 gotas de hipoclorito de sódio a 2,5%, que é distribuído nos postos de saúde ou pode ser adquirido em farmácias. Onde está a água do planeta? A água é tão abundante no nosso planeta, que ocupa 71% da sua superfície. Entretanto, 97,2% dessa água é salgada e está nos oceanos e mares. Dos 2,8% de água doce, 2,2% encontram-se na forma de geleiras e neves eternas e apenas 0,6% acha-se no ar (na forma de vapor ou nuvens), em lagos, rios ou lençóis subterrâneos. Assim, de toda a água do planeta, uma quantidade muito pequena é de fácil acesso e própria para o consumo humano.

8 Economia Doméstica Um banho de ducha com duração de 15 minutos consome 135 litros de água. Um banho de chuveiro elétrico com o mesmo tempo de duração consome 30% a menos de água. Em uma lavagem de um carro em 30 minutos com mangueira, são gastos até 560 litros de água. Usando-se balde, economiza-se 90% de água. Quando alguém escova os dentes com a torneira aberta durante todo o tempo, gasta até 80 litros de água. Se você abrir a torneira só na hora de enxaguar a boca, economiza 25% de água. Água: sabendo usar sem desperdiçar A água é a substância fundamental na sustentação da vida no planeta Terra. Aproximadamente 75% do corpo humano é composto por água. Além de manter a vida animal e vegetal, o mundo moderno utiliza a água para inúmeros fins. Muito embora existam vastos oceanos cobrindo a superfície terrestre, a água salgada é imprópria para o consumo. Apenas uma pequena parcela da água disponível no planeta é potável. Com o aumento da população terrestre e, em parte, o incremento dos usos industriais da água em escala, torna-se urgente conscientizar a todos sobre seu uso racional. Água, escassez no mundo As reservas de água potável estão se esgotando rapidamente no mundo todo. Por um lado, a má distribuição natural dos recursos hídricos pelo planeta faz com que as populações de algumas regiões tenham mais água do que o necessário e outras precisem sobreviver com volume abaixo do considerado aceitável para uma vida saudável. O estresse hídrico o desequilíbrio entre a oferta e a demanda de água em determinada região tem como motivo, também, a poluição dos rios e lagos. A ONU estima que mais de 1 bilhão de pessoas já vivam com pouca ou nenhuma água. As nações mais afetadas estão na África Subsaariana, no Oriente Médio e na China. A carência de água compromete a produção de alimentos, o crescimento econômico e a saúde da população. Cerca de 2,2 milhões de pessoas morrem anualmente em razão de doenças causadas por água infectada.

9 Um sexto da população mundial não tem acesso à água da Folha Online Mais de um sexto da população mundial 18%, o que corresponde a 1,1 bilhão de pessoas, não tem acesso a fornecimento de água. A situação piora quando se fala em saneamento básico, que não faz parte da realidade de 39% da humanidade, ou 2,4 bilhões de pessoas. Até 2050, quando 9,3 bilhões de pessoas devem habitar a Terra, entre 2 bilhões e 7 bilhões de pessoas não terão acesso à água de qualidade seja em casa, seja em comunidade. A diferença entre esses extremos depende das medidas adotadas pelos governos. Os dados fazem parte de relatório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), órgão responsável pelo Programa Mundial de Avaliação Hídrica, como preparação para o 3º Fórum Mundial da Água, que aconteceu em Kyoto, Japão, em março de Os mananciais do planeta estão secando rapidamente, o que vai se somar ao crescimento populacional, à poluição e ao aquecimento global para reduzir em um terço, nos próximos 20 anos, a quantidade de água disponível para cada pessoa no mundo. A quantidade de água disponível per capita vem caindo desde As reservas de água estão diminuindo, enquanto a demanda cresce de forma dramática, em um ritmo insustentável, afirmou o diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura. Desperdício de água O nosso planeta se chama Terra, mas poderia muito bem se chamar Água, pois esta cobre a maior parte da superfície. Isso não significa, porém, abundância de recursos, já que boa parte da água está congelada nos polos ou é salgada. Segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, metade da população do planeta sofre com falta d água. O Brasil não está fora do perigo, apesar de possuir grandes recursos hidrográficos, com a maior reserva de água doce do planeta, enquanto alguns países da África e do Oriente Médio sofrem com crônicos problemas de escassez de água. Por isso, mais do que nunca, é preciso economizar água. No Brasil, nossos recursos hídricos abundantes são, muitas vezes, utilizados de forma inadequada, com o crescimento desordenado de cidades, poluição dos lagos, córregos e rios e, principalmente, pelo desperdício. O desperdício residencial é o campeão. As maiores vilãs domésticas são as válvulas convencionais de descarga. Elas usam 40% de toda a água da casa. Cada segundo que uma pessoa permanece com o dedo na descarga são dois litros de água

10 desperdiçados. Nosso desperdício de água chega a 70%, e temos até 78% do consumo de água de uma residência sendo gastos no banheiro. Nas atividades industriais o consumo é também muito grande: as indústrias de papel e celulose chegam a gastar 500 litros de água para cada quilo de produto fabricado. Nas indústrias siderúrgicas, o gasto é de 600 litros por quilo de aço produzido. Segundo a Sabesp, o consumo diário de água tratada na cidade de São Paulo é de 4,3 milhões de litros e, como consequência deste desperdício e da falta de chuvas, já estamos sofrendo o racionamento de água. No Nordeste do país, o problema é muito grave, com regiões que enfrentam secas periódicas. Em muitos países, foram estabelecidas leis rigorosas para evitar o desperdício doméstico. Nos Estados Unidos, todas as casas construídas depois de 1995 são obrigadas a ter descargas com caixas de 6 litros, bem mais econômicas. No Japão, já existem programas de reciclagem dentro de casa: além dos canos que trazem água potável, os prédios ganharam um segundo sistema hidráulico, que recolhe e trata a água para reutilização. Solicitar que cada texto seja lido por um grupo. Estipular um tempo para o desenvolvimento da atividade. Depois, solicite que um aluno do grupo registre em folha de papel sulfite, devidamente identificada: a. O que de mais importante foi observado no texto? b. Quais foram as palavras que o grupo precisou consultar um dicionário para a compreensão de uma frase? c. Do que foi lido, o que vocês consideram uma nova informação? Solicitar que um aluno de cada grupo exponha as anotações registradas, lembrando que somente quem estava no grupo leu o mesmo texto. Os textos sugeridos apresentam situações envolvendo porcentagens e representações de números muito grandes. Sugerimos que esses conteúdos sejam retomados. Proponha, por exemplo, questões como: a. Qual é o significado da expressão desperdício de água chega a 70%? b. Qual é a escrita numérica de 1 bilhão de pessoas, com todas as ordens e classes do Sistema de Numeração Decimal? E para 2,2 milhões de pessoas?

11 Atividade 3: Roda de cálculos Proponha a mesma formação de grupos, que as ocorridas nas atividades anteriores. Releia para os alunos o texto 1 - A água em nosso corpo. A água em nosso corpo Você sabia que a quantidade de água que temos em nosso corpo corresponde a 70% do nosso peso? Essa água é utilizada de várias maneiras: como meio de transporte dos nutrientes, como meio onde ocorrem as transformações de materiais que mantêm o organismo funcionando, como condutor dos restos tóxicos que saem do organismo. Diariamente perdemos cerca de 2 litros de água, eliminando-a pela transpiração, pela respiração, pela urina. Para que o organismo não fique desidratado, essa quantidade de água precisa ser reposta. Isso ocorre quando ingerimos água ou alimentos que contêm água. Quando há falta de água em nosso organismo, sentimos sede. Essa sensação é resultado da mensagem enviada pelo cérebro ao organismo, lembrando-o da necessidade de reposição de água, que, caso não ocorra, pode resultar em desidratação. Após a leitura entregue uma cópia desse texto para cada grupo e uma cópia dos problemas abaixo. Então, solicite que cada grupo resolva os problemas enunciados, com base no texto, registrando as resoluções em seus cadernos. a. Um copo de água tem 250 ml de líquido. Quantos copos de água uma pessoa deve tomar por dia para satisfazer as necessidades básicas do organismo? b. Quem segue uma dieta normal com café-da-manhã, lanche, almoço, outro lanche e jantar consome de 500 a 800 ml de água. Nesse caso, quantos copos de água a pessoa precisa tomar em um dia para satisfazer sua necessidade diária? c. Se uma pessoa pesa 60 kg, considerando a correspondência mencionada no texto, quanto de água tem essa pessoa?

12 d. Quantos copos, com a mesma capacidade que o representado na figura ao lado, são necessários para esvaziar um galão de 2,5 litros de água? Copo Plástico 200ml Solicitar que um aluno releia o problema (a) e escreva no quadro a solução encontrada pelo grupo e a explique. Consulte com os demais grupos se há alguma outra resolução; se houver peça que um aluno desse grupo apresente-a. Verifique com os alunos a solução correta para o problema e questione qual a preferida. Da mesma maneira proceda para os problemas (b), (c) e (d). Atividade 4: Roda de transformações Entregue para cada aluno uma cópia dos textos a seguir: A quantidade de água presente nos alimentos varia bastante. Observe na tabela abaixo quanto de água você estará ingerindo ao consumir certos alimentos. Alimento Água (volume) 1 cacho de uva (350 g) 280 ml 1 pote de iogurte (200 g) 160 ml 1 laranja (180 g) 160 ml 1 batata cozida (150 g) 120 ml 1 maçã (150 g) 120 ml 100 g de alface 95 ml 100 g de tomate 95 ml 100 g de brócolis 90 ml 100 g de beterraba 90 ml 1 fatia de melão (90 g) 85 ml 100 g de espinafre 80 ml 100 g de macarrão 70 ml 100 g de carne 55 ml Na tabela a quantidade de alguns alimentos é diferente de 100 gramas. Faça os cálculos e descubra quantos mililitros de água há, aproximadamente, em 100 gramas desses alimentos e monte uma nova tabela (abaixo) com os valores aproximados encontrados.

13 Alimento Água (volume) (em 100 g) (ml) Iogurte 80 Laranja Batata cozida Maçã Alface Tomate 95 ml Brócolis 90 ml Beterraba 90 ml Melão Espinafre 80 ml Macarrão 70 ml Carne 55 ml Após a realização dessa atividade entregue uma folha de papel quadriculado para cada aluno e solicite que, a partir da tabela montada por eles, seja construído um gráfico de barras, representando o volume de água consumida pelo alimento ingerido (100 g). 2º MOMENTO: Onde está a água do planeta? Tempo estimado: 2 aulas Atividade 5: Roda de representação e interpretação Dividir a turma em grupos com quatro ou cinco alunos. Solicite que os alunos retomem o Onde está a água do planeta?, relendo-o silenciosamente. Distribua uma cópia para cada grupo do quadro abaixo e peça que a mesma seja preenchida mediante os dados encontrados no texto. Onde está a água do planeta? Tabela 1 Superfície 2,8% Água

14 Tabela 2 Quantidade de Água Água salgada Água doce Tabela 3 Localização da água doce 2,2% No ar, em lagos, rios ou lençóis Onde está a água do planeta? A água é tão abundante no nosso planeta, que ocupa 71% da sua superfície. Entretanto, 97,2% dessa água é salgada e está nos oceanos e mares. Dos 2,8% de água doce, 2,2% encontra-se na forma de geleiras e neves eternas e apenas 0,6% acha-se no ar (na forma de vapor ou nuvens), em lagos, rios ou lençóis subterrâneos. Assim, de toda a água do planeta, uma quantidade muito pequena é de fácil acesso e própria para o consumo humano. Distribuir algumas folhas de papel quadriculado e uma caixa de lápis de cor para cada grupo. Proponha que, com esse material, seja construído um gráfico de colunas para cada tabela do Quadro 1. Espera-se que os alunos apresentem gráficos semelhantes aos que seguem:

15 SUPERFÍCIE DO PLANETA TERRA 100,0% 80,0% 60,0% 40,0% 20,0% 0,0% água terra TIPO DE ÁGUA NO PLANETA TERRA 100,0% 80,0% 60,0% 40,0% 20,0% 0,0% água salgada água doce LOCALIZAÇÃO DA ÁGUA DOCE NO PLANETA TERRA 25,0% 20,0% 15,0% 10,0% 5,0% 0,0% geleiras e neves eternas no ar, em lagos, rios ou lençóis subterrâneos Professor, durante a discussão chame a atenção dos alunos de tal maneira que eles possam reconhecer pela leitura dos gráficos a necessidade de economizar no consumo de água.

16 3º MOMENTO: Consumo versus economizar Tempo estimado: 2 aulas Você pôde verificar que para a compreensão da problemática da água doce são necessários conhecimentos das diversas áreas como ciências (física, química, biologia), matemática, arte, história, geografia, matemática, língua portuguesa... Serão propostas, a seguir, algumas atividades sobre a questão da água envolvendo medidas para economizar água, gráficos e cálculos para comparar consumos de água de residências e escolas. Atividade 6 Analisando o consumo de uma residência O gráfico a seguir apresenta o consumo de água, em m³, de uma determinada residência do estado de São Paulo. Lembre-se que 1 m³ é a capacidade de uma caixa cúbica de aresta 1 m e que 1 m³ = 1000 litros. Consumo de água metros cúbicos julho agosto setembro outubro novembro dezembro Agora responda às questões: a) Qual foi o mês de maior consumo de água? E o de menor consumo? b) Quantos m³ de água foram consumidos em outubro? Expresse esse valor em litros.

17 c) Quais foram os meses consecutivos em que houve maior aumento de consumo? Qual a porcentagem desse aumento? d) Quais foram os meses consecutivos em que houve maior redução de consumo? Qual a porcentagem dessa redução? e) Esses dados poderiam ser apresentados a você por meio de um texto apenas com palavras e algarismos. Você saberia dizer quais as vantagens de se apresentar esses dados por meio de um gráfico? Explique. f) Porque é mais adequado comparar as contas de água pelos totais de m³ consumidos em vez de comparar os valores pagos? g) Construa um gráfico de colunas para apresentar os dados de consumo dessa residência. Atividade 7 Apresentando os dados de consumo de água de minha residência Procure a última conta de água de sua casa. Construa uma tabela e um gráfico de linhas e/ou colunas para apresentar o consumo de água dos últimos seis meses. Faça, depois, um comentário a respeito desse consumo, dizendo, por exemplo, se esse consumo foi mais ou menos constante ou se houve grandes variações. Se você tiver contas mais antigas compare os consumos anteriores com o atual. Veja, também, em sua conta de água, como é calculado o valor que a distribuidora de água de sua cidade cobra. Agora, como saber se em nossa casa não há vazamentos? Em alguns sites existem descrições de diversos procedimentos para verificar se há vazamentos e onde eles ocorrem: antes de a água chegar na caixa, entre a caixa e as torneiras ou no vaso sanitário. Pesquise! Atividade 8 Como comparar os consumos de água de duas residências? Pedro mora com seus pais e um irmão. Já na casa de seu amigo, Ivo, há o dobro de moradores: 8 pessoas pai, mãe, avó e mais quatro irmãos. Em dezembro de 2003 a conta de água da casa de Pedro indica que o consumo foi de 12 m³ e o da casa de Ivo, no mesmo período, foi 21,6 m³. a) Calcule os valores a serem pagos pelo consumo de água nas casas de Pedro e de Ivo.

18 Apesar de o consumo na casa de Ivo ter sido maior, não podemos dizer, sem nenhuma análise, que esses moradores gastam mais água que os moradores da casa de Pedro. b) Quais cálculos você faria para responder a essa questão? Para responder a essa questão não são necessários muitos cálculos, pois poderíamos dizer que são os familiares de Pedro, e não os de Ivo, que consomem mais água. Veja: o número de moradores da casa de Ivo é o dobro do número de moradores da casa de Pedro, mas o consumo da casa de Ivo é menor que o dobro do consumo da casa de Pedro. c) Uma das maneiras de comparar consumos de água é por meio do número de litros por pessoa ao dia. O quadro abaixo mostra os cálculos para se determinar os litros/dia por pessoa da casa de Pedro. Complete agora o quadro consumo. Residência de Pedro 12 m³ = litros 12000: 30 = 400 litros por dia 400 litros: 4 = 100 litros/dia por pessoa Cada pessoa da família de Pedro consome, em média, 100 litros ao dia. Residência de Ivo Atividade 9 qual a média de consumo ideal em uma residência? Leia o texto a seguir e depois responda às questões. O consumo médio de água na casa de Pedro é de 100 litros de água/dia por pessoa. Você pode até considerar que esse consumo é muito exagerado, mas nessa taxa está incluída a água que cada pessoa bebe e toma banho, a água utilizada na alimentação, nas descargas do banheiro, em lavagem do quintal, para regar plantas, etc. Este consumo, o de 100 litros/dia por pessoa, pode ser considerado abaixo da média, pois na cidade de São Paulo, esta taxa tem oscilado em torno de 120 litros. No entanto, isso não significa que a família de Pedro não deva procurar economizar. Pelo contrário, economizar é sempre possível sem que para isso se perca qualidade de vida. Basta evitar desperdícios! Segundo a ONU a quantidade mínima de água destinada a cada pessoa por dia deveria ser de 50 litros. Aqui no Brasil podemos nos dar ao luxo de gastar um pouco mais...

19 a) Calcule a quantidade de água que cada pessoa de sua casa consumiu, por dia, no mês passado. É possível você se surpreender com o volume encontrado! b) Faça o mesmo para os seis meses anteriores e construa um gráfico de linhas. c) Baseando-se nesse gráfico, escreva um relatório sobre o consumo de água de sua residência, destacando medidas para reduzir esse consumo. d) Compare seu gráfico com os dos demais colegas bem como as medidas destinadas à redução de consumo. e) Discuta com seus familiares sobre a questão da água e estabeleça, em comum, uma meta de redução (que tal, só para começar, reduzir em 10%?). Atividade 10 comparando o consumo de água de duas escolas As tabelas abaixo apresentam o consumo de água, em m³, de duas escolas em quatro meses. A coluna nº de dias indica o total de dias que a escola permaneceu aberta aos alunos; por esse motivo, essas colunas não são exatamente iguais nas duas tabelas. Para responder às questões que seguem à tabela é importante você saber que estudos indicam que 15 litros/dia por aluno são suficientes para a escola funcionar adequadamente (banheiros, limpeza, merenda, cantina, jardim), desde que não haja desperdícios, vazamentos e obras de reforma. Escola A Escola B Período 2003 Consumo (m³) nº de alunos nº de dias per capita litros por aluno ao dia Período 2003 Consumo (m³) nº de alunos nº de dias per capita litros por aluno ao dia agosto Agosto setembro setembro outubro outubro novembro novembro

20 a) Utilize uma calculadora para preencher as colunas do consumo per capita, ou seja, o consumo por aluno. b) Essas duas escolas gastam segundo o que se é recomendado? c) Analisando a coluna per capita compare o consumo de água das duas escolas. d) Construa no mesmo sistema de eixos os gráficos dos consumos per capita dos quatro meses observados das duas escolas. Calcular o consumo médio de cada uma das escolas no período observado. 4º MOMENTO: (trabalho a ser apresentado) Medidas para reduzir o consumo de água de nossa escola Este trabalho, que pode ser feito em grupo, deverá constar das seguintes etapas: a. Faça um levantamento do consumo de água de sua escola nos últimos seis meses, indicando, mês a mês, a taxa litros/aluno ao dia. Apresente esses dados por meio de tabelas e gráficos. b. Compare as taxas obtidas com a indicada pelos especialistas 15 litros/aluno ao dia e investigue se, no período analisado, houve reformas, festas (juninas, folclore, etc.), campeonatos. Elabore um relatório sobre esses dados e, se for o caso, levante outras hipóteses para o consumo ter sido alto. Indique as medidas que seu grupo julga necessárias para reduzir o consumo da escola. c. Apresente as medidas elaboradas pelo seu grupo aos demais colegas de classe. Todos os alunos deverão discutir uma meta para a redução do consumo. Seus professores deverão propor uma campanha nesse sentido, envolvendo todos da escola: alunos, professores e funcionários. Acompanhe mês a mês o consumo da água. Um painel da escola deverá mostrar a evolução da meta pretendida. 4º MOMENTO: Economizar é preciso! Tempo estimado: 2 aulas Atividade 11 Roda de debate e conscientização. Propor a formação dos grupos de trabalho anteriores.

21 Entregue uma cópia dos textos Água um bem fundamental, Ameaças à água, Cuidar da água e usá-la sem desperdício é essencial para sua conservação e proponha uma discussão nos grupos solicitando uma apresentação sobre as considerações apontadas no grupo e como promover uma campanha de conscientização a respeito da necessidade de um consumo consciente da água. Água, um bem fundamental Todos sabem que a água é um bem fundamental, pois ela se presta a muitas utilizações da maior importância social e econômica: produção de energia, por meio das usinas hidroelétricas, grandes e pequenas; o abastecimento das populações e das indústrias; a irrigação das culturas; meios de transporte; pesca; ambiente para o lazer e esporte. No entanto, parece que por muito tempo todos nós considerávamos a água como um recurso inesgotável. Alguns, infelizmente, continuam a pensar dessa forma, pois se iludem ao pensar que a falta de água hoje é meramente resultado de problemas temporários de distribuição. Provavelmente essas pessoas não se atentam ao fato de que, apesar de existir muita água em nosso planeta alguns o chamam até de planeta água apenas 2,3% é doce e está concentrada principalmente nas regiões polares ou no subsolo. A água proveniente de rios e lagos constitui menos de 0,6% desse total. A ilusão da abundância tem mascarado a realidade de que a água de boa qualidade está cada dia mais escassa. Pior ainda, esta água não está, como você sabe, uniformemente distribuída. Outro fato que merece atenção é a ocupação não planejada das regiões próximas dos mananciais, pois esta é uma das causas de alterações no ciclo hidrológico e nos fluxos hídricos, gerando problemas para todos. Muitos parecem desconhecer que os nossos municípios são bastante afetados com o desmatamento das cabeceiras e nascentes de rios e com a drenagem de áreas alagadas para agricultura de regiões próximas das cidades. Também é fundamental considerar que o grande volume de água não tratada despejada em nossos rios provoca grandes impactos ambientais. Com tanta falta de água você deve estar se perguntando: como pode haver enchentes nas cidades? O fato de haver nas cidades um contínuo aumento de construções e de ruas asfaltadas certamente contribui para essas ocorrências. Relatórios de diversas organizações, governamentais ou não, têm indicado que o quadro atual é mais grave do que nos anos mais recentes, pela falta de expectativa quanto a chuvas no volume necessário para recompor os baixos níveis dos mananciais. Na macrorregião de São Paulo este problema é ainda mais agudo, não apenas pelo grande déficit de água, como na bacia do Piracicaba, mas pela contínua poluição das represas e rios próximos à capital. A questão da água envolve todos os segmentos da sociedade. Os nossos governantes precisam resolver rapidamente esses problemas para melhorar a vida das pessoas nas cidades e evitar o caos em um futuro muito próximo. Mediante o agravamento dos problemas de abastecimento em muitas cidades de nosso estado, providências serão tomadas para resolver esse problema de forma eficaz. Dentre elas, mecanismos de controle do desperdício inclusive na própria distribuição e da poluição dos mananciais. Outra medida que pode ser eficiente é a implantação de condições para reúso da água, além da captação de um volume d'água capaz de sustentar a região a longo prazo.

22 E nós, cidadãos, o que podemos fazer, além de apoiar os candidatos cujas preocupações incluem a questão ambiental e fiscalizar o cumprimento das leis? Podemos fazer muito. Economizar água, por exemplo! Falando em economizar água, você sabia que uma única torneira, não bem fechada, chega a desperdiçar, gotejando, mais de 40 litros em um dia? Ou seja, em um mês ela desperdiça mais de 40 x 30 = 1200 litros! Você sabia que um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza mais litros de desperdício em um mês? Que um buraquinho de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de litros em um único dia? Ameaças à Água Escassez - O desenvolvimento desordenado das cidades, aliado à ocupação de áreas de mananciais e ao crescimento populacional, provoca o esgotamento das reservas naturais de água e obriga as populações a buscar fontes de captação cada vez mais distantes. A escassez é resultado do consumo cada vez maior, do mau uso dos recursos naturais, do desmatamento, da poluição, do desperdício, da falta de políticas públicas que estimulem o uso sustentável, a participação da sociedade e a educação ambiental. Desperdício - Resultado da má utilização da água e da falta de educação sanitária. O desconhecimento e a falta de orientação e informação aos cidadãos são os principais fatores que levam ao desperdício, que ocorre, na maioria das vezes, nos usos domésticos, ou seja, na nossa própria casa. Existem também as perdas decorrentes da deficiência técnica e administrativa dos serviços de abastecimento de água, provocadas, por exemplo, por vazamentos e rompimentos de redes. Essas perdas também se devem à falta de investimentos em programas de reutilização da água para fins industriais e comerciais, pois a água tratada, depois de utilizada, é devolvida aos rios sem tratamento, em forma de efluentes, esgotos e, portanto, poluída. Estima-se que o desperdício de água no Brasil chegue a 70%. Onde gastamos nossa água? Em casa - em média, 78% do consumo de água é gasto no banheiro. No banho: Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de no máximo cinco a quinze minutos economizam água e energia elétrica. Abra o chuveiro, molhe-se, feche-o, ensaboe-se e depois abra para enxaguar, ao invés de passar o tempo todo com o chuveiro ligado. Na escovação dos dentes: Escovar os dentes com a torneira aberta gasta até 25 litros. Escove primeiro depois abra a torneira apenas o necessário para encher um copo com a quantidade adequada para o enxágue. Na descarga: Uma válvula de vaso sanitário no Brasil chega a consumir vinte litros de água tratada quando acionada uma única vez. Aperte apenas o tempo necessário e não jogue lixo no vaso. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de doze a vinte litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Na lavagem de louças: Lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo acaba desperdiçando até 105 litros. O certo é primeiro esfregar e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez. Na lavagem de carros: Com a mangueira aberta o tempo todo se consome, em média, seiscentos litros; com balde, aproximadamente sessenta litros.

23 A Sabesp calcula que o Estado perde diariamente 40% da água tratada, o que representa cerca de 1,3 bilhão de litros/dia: daria para abastecer duas cidades do porte de Curitiba. * Fontes - Manual do Rio Tietê - Fundação SOS Mata Atlântica, Núcleo-Pró-Tietê e 5 Elementos - Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental. Cuidar da água e usá-la sem desperdício é essencial para sua conservação. O planeta Terra é formado por ¾ de água (doce e salgada) e apenas ¼ de terra (continentes e ilhas). Fica bem mais fácil entender isso olhando no globo terrestre: toda a parte em azul representa a água, enquanto a parte em marrom representa a terra. Vamos imaginar que toda a água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro. Se tirássemos toda a água salgada, a porção de água doce seria suficiente apenas para encher um copinho de café. Só que a porção de água doce disponível para consumo direto não representa mais do que algumas gotinhas retiradas deste copinho. Pouco, não é? Sem dúvida, não há quem não goste de brincar na água salgada do mar, quando se vai à praia. Acontece que ela não é potável, ou seja, não se pode bebê-la. A água apropriada para o consumo humano é a doce. E essa água doce representa apenas 2,7% do total de águas do mundo (os outros 97,3% são água salgada, disposta em mares e oceanos). A distribuição da água doce do planeta se dá dessa maneira: 0,01% nos rios. 0,35% em lagos e pântanos. 2,34% nos polos, geleiras e icebergs. 97% em leitos subterrâneos.

24 A água doce disponível no planeta se apresenta cada vez mais insuficiente para matar a sede da humanidade. Os brasileiros até que são privilegiados, já que detêm em seu território 13,7% da água doce do mundo. Desse total, 80% estão nos rios da Amazônia. São Paulo abriga 1,6% de toda essa fatia brasileira. Para que a água continue sendo potável (aquela que se pode beber) e suficiente para todos os brasileiros, é necessário que cuidemos muito bem dela, evitando desperdícios. Dessa forma, preservaremos nosso planeta e deixaremos uma boa herança para as próximas gerações. Depois de discutir o texto com seus colegas responda às questões: 1. Para você, qual é o principal objetivo do texto? 2. O texto apresenta muitas informações. Apesar de não ser necessário memorizar os dados numéricos fornecidos, eles exercem uma importante função. Você poderia dizer qual é essa função? 3. A maioria dos textos não tem, evidentemente, tantas cifras como o que você acabou de ler. Mas é raro você ler uma notícia em jornal que não envolva informações numéricas. Para verificar, pegue a primeira página de um jornal (ou uma página do caderno de economia) e, com o branquinho, esconda todos os números, gráficos, tabelas e datas. Veja se o que permanece tem sentido.

25 4. O texto diz que abaixo da superfície, infiltrada no solo, há mais quatro milhões de quilômetros cúbicos. Escreva esse número apenas por meio de algarismos e a respectiva unidade de medida utilizada. 5. É bastante comum, em jornais, revista e livros, encontrar representações com vírgulas para números com muitos zeros, tal como o número dessa frase: 1,5 bilhão de pessoas não tem acesso a uma quantidade mínima de água. Escreva esse número sem utilizar a palavra bilhão. 6. Sabe-se que há em nosso planeta um bilhão e trezentos e quarenta milhões de quilômetros cúbicos (km³) de água. Escreva esse número de duas maneiras: uma, utilizando apenas algarismos e a outra por meio de algarismos e palavras. 7. Existe uma outra forma de escrever números grandes: a notação científica que utiliza a potência de 10. Assim, o número pode ser escrito em notação científica por 1,25 x Escreva o número de km³ de água no planeta em notação científica. 8. Quais são as unidades de capacidade utilizadas do texto? Você conhece outras unidades de capacidade? Quais? 9. Você sabia que um cubo de 1 m de aresta é a unidade padrão de volume e que é denominada por metro cúbico (m³)? Assim, uma caixa de forma cúbica cujas arestas têm medidas internas iguais a 1 m, tem capacidade de 1 m³. Você saberia, então, dizer o significado do quilômetro cúbico (km³)? 10. Se um recipiente tiver a capacidade de 1 dm³, podemos dizer que sua capacidade também é de 1 litro. Um cubo cuja aresta é de 1 dm tem volume de 1 dm³. Agora, veja como se pode estabelecer a relação entre m³ e o dm³: Volume do cubo: 1 m³ Nesse cubo cabem 1000 cubinhos de 1 dm³, pois 1 m = 10 dm. Assim 1 m x 1 m x 1 m = 10 dm x 10 dm x 10 dm = 1000 dm³ = 1000 litros. Agora estabeleça a relação entre dm³ e cm³ 11. Justifique a seguinte relação: 1 km³ = m³.

26 Referências Bibliográficas Água hoje e sempre: consumo sustentável. Secretaria de Estado da Educação, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. São Paulo: SEE-SP/CENP, Educação Matemática 6ª série. Célia Carolino Pires, Edda Curi, Ruy Pietropaolo. São Paulo: Atual, Guia do Estudante Atualidades Vestibular São Paulo: Abril,

Prática Pedagógica Matemática

Prática Pedagógica Matemática Prática Pedagógica Matemática Recomendada para o Ensino Fundamental Ciclo II (7 a e 8 a séries) Tempo previsto: 4 aulas Elaboração: Equipe Técnica da CENP Apresentamos, a seguir, sugestões de situações

Leia mais

Situações de Aprendizagem Matemática

Situações de Aprendizagem Matemática Situações de Aprendizagem Matemática Recomendada: Ensino Médio Tempo previsto: 4 aulas Elaboração: Equipe Técnica da CENP Apresentamos a seguir sugestões de situações de aprendizagem envolvendo cálculos

Leia mais

Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água em Ambientes Urbanos

Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água em Ambientes Urbanos 1 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamente de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Prof. Kamel Zahed Filho Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água

Leia mais

ÁGUA- um bem essencial

ÁGUA- um bem essencial ESCOLA E.B. 2,3 DOMINGOS CAPELA ÁGUA- um bem essencial Coordenação da LIPOR / 06 Maio 2008 (Grupo B) e 12 Maio (Grupo A) As Nações Unidas, através da resolução A/RES/47/193, de 22 de Dezembro de 1992,

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano

RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano Leitura, compreensão e interpretação de um texto 1- VOCABULÁRIO Um texto é composto de palavras e para podermos compreender um trecho do texto

Leia mais

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Unidade 10 Análise combinatória Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Introdução A escolha do presente que você deseja ganhar em seu aniversário, a decisão de uma grande empresa quando

Leia mais

MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE

MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO 2010 QUESTÃO 1 Na reta numérica abaixo, há

Leia mais

Lição 5 Medidas Descritivas Medidas de Dispersão

Lição 5 Medidas Descritivas Medidas de Dispersão 99 Lição 5 Medidas Descritivas Medidas de Dispersão Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car o objetivo das medidas de dispersão; identifi car o conceito de variância;

Leia mais

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Programa de Redução de Consumo de Recursos Naturais - Água Sumário 1. Objetivo: Descrição completa do objeto a ser executado --------------------------------- 3 2. Meta

Leia mais

Conjuntos mecânicos II

Conjuntos mecânicos II A UU L AL A Conjuntos mecânicos II Nesta aula trataremos de outro assunto também relacionado a conjuntos mecânicos: o desenho de conjunto. Introdução Desenho de conjunto Desenho de conjunto é o desenho

Leia mais

Rodrigo da Costa Alves Ronaldo Figueiró P. Pereira Ilda Cecília Moreira da Silva. Manual de. Práticas Conscientes. e Sustentáveis.

Rodrigo da Costa Alves Ronaldo Figueiró P. Pereira Ilda Cecília Moreira da Silva. Manual de. Práticas Conscientes. e Sustentáveis. Rodrigo da Costa Alves Ronaldo Figueiró P. Pereira Ilda Cecília Moreira da Silva Manual de Práticas Conscientes e Sustentáveis de Utilização da Água 2015 Rodrigo da Costa Alves Ronaldo Figueiró P. Pereira

Leia mais

As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142)

As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142) As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142) Disciplina: Geografia Professora: Ana Maria Bandeira Turma: 1º ano, tarde As Águas da Terra Toda água presente planeta Terra compõe a Hidrosfera

Leia mais

CONCEITOS. Geografia Os usos da água pelo homem comum com Biologia. O custo da utilização da água X abundância do recurso comum com Biologia.

CONCEITOS. Geografia Os usos da água pelo homem comum com Biologia. O custo da utilização da água X abundância do recurso comum com Biologia. CONCEITOS Biologia Ecossistemas aquáticos e a manutenção do equilíbrio ecológico (incluindo a presença do homem). Os ciclos biogeoquímicos e o ciclo da água. Conservação dos recursos naturais renováveis.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: / /2016 Querido(a)

Leia mais

GEOGRAFIA 3º. Meu bairro

GEOGRAFIA 3º. Meu bairro 3º ANO 11 M/T 28/ago/12 GEOGRAFIA 3º Meu bairro Eu me chamo Natália. Quando era pequena, morava num bairro só de casas. O lugar era tão calmo que nós podíamos brincar no meio da rua. Parecia uma cidade

Leia mais

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática Oficina de Matemática tica 3º ano EM Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEPE para promoção da equidade e melhoria da qualidade da educação dos estudantes pernambucanos. Prof

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Razões e proporções Ciências da Natureza I Matemática Ensino

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA Unidade II METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS Prof. Me. Guilherme Santinho Jacobik Recursos para o planejamento das aulas Resolução de problemas. Portadores numéricos. Lúdico: Jogos,

Leia mais

Encontro Gestão Eficiente de Água e Energia

Encontro Gestão Eficiente de Água e Energia Encontro Gestão Eficiente de Água e Energia 26 de novembro de 2015 10h às 17h30 Sistema FIRJAN Rio de Janeiro Gestão Eficiente de Água Case Casa da Moeda Marcos Pereira Casa da Moeda CASA DA MOEDA DO BRASIL

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1A

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1A CADERNO DE EXERCÍCIOS 1A Ensino Fundamental Matemática Conteúdo Habilidade da Questão Matriz da EJA/FB 1 Área de figuras planas H21 2 Multiplicação Divisão Unidades de medida H6 H35 3 Frações H13 4 Frações

Leia mais

II-388 - REDUÇÃO E ECONOMIA DE ÁGUA NO SETOR INDUSTRIAL DE CURTUME COM O REUSO DO SEU EFLUENTE TRATADO

II-388 - REDUÇÃO E ECONOMIA DE ÁGUA NO SETOR INDUSTRIAL DE CURTUME COM O REUSO DO SEU EFLUENTE TRATADO II-388 - REDUÇÃO E ECONOMIA DE ÁGUA NO SETOR INDUSTRIAL DE CURTUME COM O REUSO DO SEU EFLUENTE TRATADO Maria de Fátima Almeida Vieira (1) Engenheira Química pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre

Leia mais

Programa Competências Transversais

Programa Competências Transversais Programa Competências Transversais o Consumo Consciente de Energia o Desenho Arquitetônico o Educação Ambiental o Empreendedorismo o Fundamentos de Logística o Finanças Pessoais o Legislação Trabalhista

Leia mais

O direito humano à água

O direito humano à água Seminário: Democratização da política de serviços de saneamento básico por meio de inovações sociotécnicas. Lições para enfrentar os desafios O direito humano à água Francisco Lopes Secretário Executivo

Leia mais

EXPERIMENTO 1 MEDIDAS E TRATAMENTO DE DADOS

EXPERIMENTO 1 MEDIDAS E TRATAMENTO DE DADOS EXPERIMENTO 1 MEDIDAS E TRATAMENTO DE DADOS 1. OBJETIVOS No final deste experimento o aluno deverá ser capaz de: Ler e usar corretamente termômetros, balanças, provetas e pipetas. Utilizar algarismos significativos.

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA O SONHO DE SER BRASILEIRO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA O SONHO DE SER BRASILEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Leia mais

Compreendendo a notícia e a reportagem

Compreendendo a notícia e a reportagem A leitura, para ser considerada como tal, precisa ser compreendida. Não basta decodificar as palavras sem entender o que elas querem dizer. Para existir compreensão de um texto no seu todo, é preciso que

Leia mais

Química - 9º ano. Água Potável. Atividade complementar sobre as misturas e suas técnicas de separação

Química - 9º ano. Água Potável. Atividade complementar sobre as misturas e suas técnicas de separação Química - 9º ano Atividade complementar sobre as misturas e suas técnicas de separação Água Potável A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez

Leia mais

Programa de Matemática 2º ano

Programa de Matemática 2º ano Programa de Matemática 2º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio

Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio Ler e buscar informações... Segundo Smole & Diniz, em qualquer área do conhecimento, a leitura deve possibilitar

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO 2010/2011 PROVA DE MATEMÁTICA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONFERÊNCIA:

CONCURSO DE ADMISSÃO 2010/2011 PROVA DE MATEMÁTICA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONFERÊNCIA: CONCURSO DE ADMISSÃO 2010/2011 PROVA DE MATEMÁTICA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONFERÊNCIA: Chefe da Subcomissão de Matemática Dir Ens CPOR / CMBH PÁGINA 1 RESPONDA AS QUESTÕES DE 01 A 20 E TRANSCREVA

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

Dicas de como contornar a crise (e até sair dela)

Dicas de como contornar a crise (e até sair dela) Dicas de como contornar a crise (e até sair dela) Em tempos de crise, economia é essencial. Todas as empresas buscam uma redução enorme dos seus custos e despesas. Também fazem uma análise criteriosa dos

Leia mais

GEOGRAFIA. 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Duração desta prova: TRÊS HORAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FAÇA LETRA LEGÍVEL.

GEOGRAFIA. 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Duração desta prova: TRÊS HORAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FAÇA LETRA LEGÍVEL. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GEOGRAFIA 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Prova contém seis questões, constituídas de itens e

Leia mais

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/07/2010 Caderno de prova Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE 1-Conjuntos numéricos, regularidades numéricas e/ou geométricas ( conjuntos numéricos; seqüências numéricas e/ou geométricas; termo geral

Leia mais

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 22/4/2009 PROVA GRUPO GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Cuidando do lixo Segundo dados

Leia mais

PRINCIPAIS TIPOS DE CONFLITOS NA ACTUALIDADE: Conflitos étnicos (Ruanda, Somália) Guerras nacionalistas (Tchétchenos, bósnios, Kosovares,

PRINCIPAIS TIPOS DE CONFLITOS NA ACTUALIDADE: Conflitos étnicos (Ruanda, Somália) Guerras nacionalistas (Tchétchenos, bósnios, Kosovares, PRINCIPAIS TIPOS DE CONFLITOS NA ACTUALIDADE: Conflitos étnicos (Ruanda, Somália) Guerras nacionalistas (Tchétchenos, bósnios, Kosovares, palestinianos) Conflitos associados ao controlo do tráfico de droga,

Leia mais

QUESTÃO 3 ALTERNATIVA E 24 é o maior número que aparece na figura. Indicamos abaixo a sequência de operações e seu resultado. 24 2 12 6 144.

QUESTÃO 3 ALTERNATIVA E 24 é o maior número que aparece na figura. Indicamos abaixo a sequência de operações e seu resultado. 24 2 12 6 144. OBMEP 009 Nível 1 1 QUESTÃO 1 Na imagem que aparece no espelho do Benjamim, o ponteiro dos minutos aponta para o algarismo, enquanto que o ponteiro das horas está entre o algarismo 6 e o traço correspondente

Leia mais

MATEMÁTICA PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO

MATEMÁTICA PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO 2010 QUESTÃO 1 Alberto quis apostar uma corrida

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 08/06/2015

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 08/06/2015 Ficha da semana 4º ano A/B/C Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

5) Defina Saúde Pública. Saúde Pública: promoção da saúde por meio de medidas de alcance coletivo.

5) Defina Saúde Pública. Saúde Pública: promoção da saúde por meio de medidas de alcance coletivo. 1) O que é saneamento? É o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem efeito deletério sobre seu bem-estar físico, mental ou social (OMS). 2) Como podemos definir Sistemas de Abastecimento

Leia mais

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O curso de Engenharia de Produção da Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA FÍSICA - ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA FÍSICA - ENSINO MÉDIO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA FÍSICA - ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Relações matemáticas entre grandezas físicas Ciências da Natureza Física e Matemática

Leia mais

7 a Série (8 o Ano) Avaliação Diagnóstica Matemática (Entrada) Ensino Fundamental. Gestão da Aprendizagem Escolar. Nome da Escola.

7 a Série (8 o Ano) Avaliação Diagnóstica Matemática (Entrada) Ensino Fundamental. Gestão da Aprendizagem Escolar. Nome da Escola. Gestão da Aprendizagem Escolar Avaliação Diagnóstica Matemática (Entrada) 7 a Série (8 o Ano) Ensino Fundamental Nome da Escola Cidade Estado Nome do Aluno Idade Sexo feminino masculino Classe Nº 1. Para

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Betim, MG 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 346,8 km² IDHM 2010 0,749 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 378089 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Escassez Hídrica em Grandes Regiões Metropolitanas O caso da Região Metropolitana de São Paulo

Escassez Hídrica em Grandes Regiões Metropolitanas O caso da Região Metropolitana de São Paulo BNDES Seminário de Recursos Hídricos Rio de Janeiro, 16 de Julho de 2004 Escassez Hídrica em Grandes Regiões Metropolitanas O caso da Região Metropolitana de São Paulo Mauro Guilherme Jardim Arce Secretário

Leia mais

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc.

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc. Professor José Alves Aula pocii Aula 3,4 Custeio por Absorção Custeio significa apropriação de custos. Métodos de Custeio é a forma como são apropriados os custos aos produtos. Assim, existe Custeio por

Leia mais

HETEROGENEIDADE REGIONAL

HETEROGENEIDADE REGIONAL HETEROGENEIDADE REGIONAL Miguel Matteo*1 Uma das faces da heterogeneidade estrutural é representada pela profunda desigualdade regional brasileira. A distribuição dos setores é profundamente desigual em

Leia mais

Recursos-chave para Gestores de Projecto Guia 3 Pensamento Crítico Auto-estudo Para o Gestor de Projecto

Recursos-chave para Gestores de Projecto Guia 3 Pensamento Crítico Auto-estudo Para o Gestor de Projecto Guia 3 Pensamento Crítico Auto-estudo Para o Gestor de Projecto Objectivos de aprendizagem Depois de ter lido o material de consulta do Guia de Pensamento Crítico e ter concluído este guia de estudo,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática EM AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 1 a série do Ensino Médio Turma GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 1 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno Questão 1 Observe a

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

EXERCÍCIOS DE REVISÃO EXERCÍCIOS DE REVISÃO 6º ano Componente Curricular: Geografia Espaço Geográfico; Lugar; Paisagem; Orientação e localização; Conteúdos: Forma e Movimentos da Terra; Mapas e cartografia; Coordenadas Geográficas;

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTO CHIQUE EDITAL 1/2013

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTO CHIQUE EDITAL 1/2013 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTO CHIQUE EDITAL 1/2013 ESTE CADERNO DE PROVAS DESTINA-SE AOS CANDIDATOS AO SEGUINTE CARGO: Auxiliar de Serviços Gerais I PROVAS

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / / Professores: Leandro e Renan Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio

Leia mais

OFICINA: APROXIMAÇÕES NO CÁLCULO DE ÁREAS AUTORES: ANA PAULA PEREIRA E JULIANA DE MELO PEREIRA

OFICINA: APROXIMAÇÕES NO CÁLCULO DE ÁREAS AUTORES: ANA PAULA PEREIRA E JULIANA DE MELO PEREIRA OFICINA: APROXIMAÇÕES NO CÁLCULO DE ÁREAS AUTORES: ANA PAULA PEREIRA E JULIANA DE MELO PEREIRA Resumo: O Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática tem em seu currículo o componente

Leia mais

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA (PARA CASA) Data de entrega 18/04/2012

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA (PARA CASA) Data de entrega 18/04/2012 OSASCO, DE DE 01 NOME: PROF. 8º ANO ATIVIDADE DE MATEMÁTICA (PARA CASA) Data de entrega 18/04/01 1. Deseja-se fixar o comprimento e a largura de uma sala de modo que a sua área seja 36 m. a) Se a largura

Leia mais

Consumo mundial da água

Consumo mundial da água UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO GEOGRAFIA/CERES Consumo mundial da água Caicó-RN, 2013 ÁGUA Estão preparados para conhecer

Leia mais

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO RELATÓRIO DA FORMAÇÃO Matemática e aplicações em geogebra - Ensino e aprendizagem com TIC OFICINA DE FORMAÇÃO / 2015 Formador: Alexandre Trocado CENTRO DE FORMAÇÃO AGOSTINHO DA SILVA (Sindicato Nacional

Leia mais

PROVAS DISCURSIVAS P 3 (questões) e P 4 (parecer) RASCUNHO QUESTÃO 1

PROVAS DISCURSIVAS P 3 (questões) e P 4 (parecer) RASCUNHO QUESTÃO 1 PROVAS DISCURSIVAS P (questões) e P (parecer) Nestas provas, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO

Leia mais

O PENSAMENTO ALGÉBRICO

O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOME: ANO: 8º ENSINO: FUNDAMENTAL TURMA: DATA: / / PROF(ª): GREGORIO TOMAS GONZAGA LÓGICA E MATEMÁTICA - APOSTILA (2º BIMESTRE) IMPORTANTE 1 Organize-se, guardando cada lista de exercícios que receber

Leia mais

INUNDAÇÕES URBANAS NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, ESTADO DA BAHIA

INUNDAÇÕES URBANAS NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, ESTADO DA BAHIA INUNDAÇÕES URBANAS NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, ESTADO DA BAHIA Tércia Oliveira Castro(*), Bruna Fonsêca de Oliveira Nascimento, Franciele Santos Torres. * Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Ganha o Brasil, ganha o Ceará, ganham todos os cearenses!

Ganha o Brasil, ganha o Ceará, ganham todos os cearenses! Ganha o Brasil, ganha o Ceará, ganham todos os cearenses! O P A Refinaria Premium do Ceará é um compromisso firmado há alguns anos pelo Governo Federal com o Ceará. Chegou a hora de exigirmos que a Refinaria

Leia mais

S u m á r i o. Fontes e formas de energia INTRODUÇÃO...03 DESENVOLVIMENTO...05 AVALIAÇÃO...20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... 23

S u m á r i o. Fontes e formas de energia INTRODUÇÃO...03 DESENVOLVIMENTO...05 AVALIAÇÃO...20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... 23 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: VERA INÊS ALVARES SILVA LINS COLÉGIO: COLÉGIO ESTADUAL FRANCESCA CAREY TUTOR (A): Maria

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TRANSGÊNICOS DEZEMBRO 2002 OPP 573 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL - Levantar junto a população da área em estudo opiniões sobre os transgênicos. -

Leia mais

História das Frações

História das Frações 5ª LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA Ensino Fundamental 6 Ano Olá pessoal, nesta lista de exercícios vamos verificar quais são os conhecimentos que vocês possuem sobre frações. Lembrem-se

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO Universidade Federal do Pará Município: Belém Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015

INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 Prova 02 2015 2.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento

Leia mais

CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA Grupo 092 - Janeiro/2012

CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA Grupo 092 - Janeiro/2012 Grupo 85 - CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA CursoID 422 - GradeID 520 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que

Leia mais

AUTORES: Orestes Lise Manco 1. Luíza Arcuri Nasser 2. Comissão Consumo Consciente 3. Hospital e Maternidade Unimed Leste Paulista/SP

AUTORES: Orestes Lise Manco 1. Luíza Arcuri Nasser 2. Comissão Consumo Consciente 3. Hospital e Maternidade Unimed Leste Paulista/SP AUTORES: Orestes Lise Manco 1 Luíza Arcuri Nasser 2 Comissão Consumo Consciente 3 Hospital e Maternidade Unimed Leste Paulista/SP INTRODUÇÃO: A água é fonte da vida, um dos recursos naturais fundamentais

Leia mais

Reforço em Matemática. Professora Daniela Eliza Freitas. Disciplina: Matemática

Reforço em Matemática. Professora Daniela Eliza Freitas. Disciplina: Matemática Reforço em Matemática Professora Daniela Eliza Freitas Disciplina: Matemática PROPOSTA PEDAGÓGICA Justificativa: Existe um grande número de alunos que chegam no ensino médio sem saberem a matemática básica

Leia mais

A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação

A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação 33 A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Quase 5 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos (18,8% da população da região) vivem no Semi-árido. No Brasil,

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Saneamento básico: água e esgoto

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Saneamento básico: água e esgoto 1 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Saneamento básico: água e esgoto Anderson Clayton Gonçalves anderson-cg@terra.com.br Luiz Carlos de Souza Cláudio Rogério Dias Mendes

Leia mais

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

A solução do Futuro. Laryssa Pedroso. Editora Melhorando

A solução do Futuro. Laryssa Pedroso. Editora Melhorando A solução do Futuro Laryssa Pedroso Editora Melhorando Este livro é destinado a faixa etária de 7 e 8 anos. Você topa entrar nessa aventura respondendo e podendo solucionar tudo que está acontecendo com

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon) PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon) Dispõe sobre a mineralização dos solos e a segurança alimentar e nutricional. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º A segurança

Leia mais

MEGAURBES :: MEGACIDADES

MEGAURBES :: MEGACIDADES MEGAURBES :: MEGACIDADES UM MUNDO DE 7 MIL MILHÕES Existe 31 de Outubro, as projecções apontam para que a população mundial alcance o valor record de 7 mil milhões mil milhões mais do que há 13 anos atrás.

Leia mais

ELAINE TEREZINHA MATTIOLI COVIELLO PIRANGI SÃO PAULO MODELO MATEMÁTICO

ELAINE TEREZINHA MATTIOLI COVIELLO PIRANGI SÃO PAULO MODELO MATEMÁTICO MODELAGEM E MODELAÇÃO MATEMÁTICA: uma nova visão do ensino e da aprendizagem de matemática ELAINE TEREZINHA MATTIOLI COVIELLO PIRANGI SÃO PAULO MODELO MATEMÁTICO Para definir Modelo Matemático Bassanezi

Leia mais

BEeP ÁGUA. Olá eu sou a Beep. que. poupança de. EsTÁ. correto? Consegues ajudar a Beep a não desperdiçar água? ASSINALA A OPÇÃO CORRETA

BEeP ÁGUA. Olá eu sou a Beep. que. poupança de. EsTÁ. correto? Consegues ajudar a Beep a não desperdiçar água? ASSINALA A OPÇÃO CORRETA BEeP Olá eu sou a Beep Adoro água e tenho a certeza de que tu também gostas! E quero que a uses bem e não a desperdices no teu dia-a-dia. Aqui vais encontrar jogos e aventuras engraçadas que podes partilhar

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Matemática

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Matemática Desafio de Matemática 3 ano EF 2D 2014 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2014 Matemática Direção: Ano: 3 Ef 1. Em uma sala de aula, a professora realizou uma pesquisa

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA Ipezal/Angélica MS Maio de 2012. ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PROFESSORES RESPONSÁVEIS: ALDO ARARIPE PEIXOTO

Leia mais

INFORME PARA ADESÃO DAS REDES MUNICIPAIS

INFORME PARA ADESÃO DAS REDES MUNICIPAIS INFORME PARA ADESÃO DAS REDES MUNICIPAIS A avaliação educacional tem assumido um lugar de destaque na agenda das políticas públicas de educação no Brasil e no mundo vem se consolidando como instrumento

Leia mais

Potenciação e radiciação

Potenciação e radiciação Sequência didática para a sala de aula 6 MATEMÁTICA Unidade 1 Capítulo 6: (páginas 55 a 58 do livro) 1 Objetivos Associar a potenciação às situações que representam multiplicações de fatores iguais. Perceber

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Gestão de Recursos Humanos 3ª Série Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem

Leia mais

Ler, interpretar e resolver problemas

Ler, interpretar e resolver problemas Ler, interpretar e resolver problemas Dentre as várias atividades propostas nas aulas de Matemática, uma, em especial, é anunciada por professores como indicação de bons resultados ou como preocupação

Leia mais

SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS

SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS SARESP 2013 Participação dos Alunos das Redes Municipais Ano/Série Nº de Alunos % de Participação 2º EF 179.705 90,1 3º EF 181.160 90,2 Nº Escolas Nº

Leia mais

NORMA TÉCNICA 34/2014

NORMA TÉCNICA 34/2014 ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 34/2014 Hidrante Urbano SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas e bibliográficas 4 Definições 5

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2º Ano Turma B - C.C.H. de Ciências e Tecnologias - Teste de Avaliação de Matemática A V Duração: 90 min 03 Fev. 200 Prof.: Na folha de respostas, indicar de forma legível

Leia mais

Lista 4 Introdução à Programação Entregar até 07/05/2012

Lista 4 Introdução à Programação Entregar até 07/05/2012 Lista 4 Introdução à Programação Entregar até 07/05/2012 1. Um vendedor necessita de um algoritmo que calcule o preço total devido por um cliente. O algoritmo deve receber o código de um produto e a quantidade

Leia mais

Serão suficientes quatro cores para pintar um mapa plano de forma a que dois países vizinhos não partilhem a mesma cor?

Serão suficientes quatro cores para pintar um mapa plano de forma a que dois países vizinhos não partilhem a mesma cor? MAPA DAS QUATRO CORES Um dos mais famosos problemas em Matemática, relacionado com gráfico e regiões, é o problema do mapa das quatro cores. Serão suficientes quatro cores para pintar um mapa plano de

Leia mais

Fundamentos da Gastronomia

Fundamentos da Gastronomia Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina Fundamentos da Gastronomia, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas A UU L AL A Vamos supor que você seja dono de uma pequena empresa mecânica e alguém lhe encomende 10.000 peças de fixação, que deverão ser fabricadas

Leia mais

Os dados quantitativos também podem ser de natureza discreta ou contínua.

Os dados quantitativos também podem ser de natureza discreta ou contínua. Natureza dos Dados Às informações obtidas acerca das características de um conjunto dá-se o nome de dado estatístico. Os dados estatísticos podem ser de dois tipos: qualitativos ou quantitativos. Dado

Leia mais

2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média.

2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média. 1) Inicializar um vetor de inteiros com números de 0 a 99 2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média 3)

Leia mais

EDITAL 006/2015 DG/CEPR PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CURSOS TÉCNICOS - INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO - 2016

EDITAL 006/2015 DG/CEPR PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CURSOS TÉCNICOS - INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO - 2016 EDITAL 006/2015 DG/CEPR PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CURSOS TÉCNICOS - INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO - 2016 A Direção Geral do Colégio Estadual do Paraná Ensino Fundamental, Médio e

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2014 Disciplina: Matemática Professor (a): Flávia Lúcia Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

MATEMÁTICA PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO

MATEMÁTICA PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO 2010 PROVA MATEMÁTICA 9º ANO QUESTÃO 01 Artur

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO ANUAL Matemática Aplicada às Ciências Sociais Ensino Regular Curso Geral de Ciências Sociais e Humanas 11º ANO Ano Letivo 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO

Leia mais

Informação/Exame de Equivalência à Frequência. Ano letivo de 2012/2013

Informação/Exame de Equivalência à Frequência. Ano letivo de 2012/2013 ESCOLA MARTIM DE FREITAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITA Informação/Exame de Equivalência à Frequência Ano letivo de 2012/2013 Disciplina: Ciências da Natureza 2º Ciclo do Ensino Básico 1.-

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Representações Gráficas Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Representações Gráficas Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Representações Gráficas Guia do Professor Página 1 de 6 Caro(a) professor(a) Guia do Professor A utilização de jogos e simulações digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida

Leia mais

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ensino Médio

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ensino Médio ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ensino Médio Professora: Renata Disciplina: Física Série: 1ª Aluno(a): Turma: 1ª Nº.: Caro(a) aluno(a), Os objetivos listados para esta atividade de recuperação são parte

Leia mais

ESTADO DE SÃO PAULO DELIBERAÇÃO ARSESP Nº 545

ESTADO DE SÃO PAULO DELIBERAÇÃO ARSESP Nº 545 DELIBERAÇÃO ARSESP Nº 545 Dispõe sobre a autorização da implantação da tarifa de contingência pela Sabesp, visando à redução do consumo de água em face da situação de grave escassez de recursos hídricos.

Leia mais