Lista 10 Comércio Eletrônico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lista 10 Comércio Eletrônico"

Transcrição

1 Lista 10 Comércio Eletrônico 1. NÃO é uma modalidade reconhecida de comércio eletrônico: a) B2B b) B2F c) B2C d) C2C 2. No que diz respeito aos Sistemas e Tecnologias da Informação, um dos maiores benefícios da internet é permitir às empresas realizar negócios com qualquer pessoa, em qualquer lugar e em qualquer hora. Nesse contexto, o e-business constitui a compra de bens e serviços na internet. Analise as figuras I e II abaixo, que ilustram dois modelos de e-business. As figuras I e II representam, respectivamente, os seguintes modelos de e-business: a) Empresa consumidor (B2C) e Empresa empresa (B2B); b) Empresa empresa (B2B) e Consumidor empresa (C2B); c) Consumidor empresa (C2B) e Empresa consumidor (B2C); d) Empresa empresa (B2B) e Empresa consumidor (B2C); e) Empresa consumidor (B2C) e Consumidor empresa (C2B). 3. Quando os vendedores são organizações e os compradores são pessoas físicas, temos: a) Business-to-business (B2B). b) Consumer-to-consumer (C2C). c) Comércio Móvel (m-commerce). d) Comércio colaborativo (c-commerce). e) Business-to-consumers (B2C). 4. Quando o comércio eletrônico ocorre em um ambiente de comunicação sem fio, como utilizando telefones celulares para acesso à internet, temos:

2 a) Comércio colaborativo (c-commerce). b) Business-to-consumers (B2C). c) Consumer-to-consumer (C2C). d) Comércio Móvel (m-commerce). e) Business-to-business (B2B). 5. Associe as siglas de negócio eletrônico de acordo com as respectivas descrições: 1) Tribunal eleitoral contrata compra de material de limpeza para as eleições. 2) Loja americanas comprando da SONY. 3) Consumidores comprando pelo Facebook algum produto. 4) Consumidor comprando no site das lojas americanas. ( )B2B ( )C2C ( )B2C ( )B2G A alternativa correta será: a) 1,2,3,4 b) 4,3,2,1 c) 1,2,3,4 d) 2,3,4,1. e) 3,2,1,4. 6. Marque a alternativa que preencha corretamente a lacuna do texto a seguir: No tipo de comércio eletrônico, as empresas devem ter como prática o desenvolvimento de praças de mercado eletrônico que sejam marcadas por algum diferencial capaz de seduzir e vender produtos e serviços aos consumidores, clientes pessoas físicas. Uma das opções é a empresa criar um site multimídia com fachadas de lojas virtuais e centros comerciais virtuais, com processamento interativo de pedidos, disponibilização das características dos produtos e serviços, tira dúvidas online e sistemas seguros para pagamento eletrônico. a) C2B b) B2C c) C2C d) E2P e) B2B 7. Podemos mensurar os seguintes itens como principais tendências do e-commerce: ( ) Mudança no perfil do consumidor Deve-se aprimorar o conceito de segmentação e personalização; ( ) Crescimento do vídeo Na venda de produtos, as empresas devem utilizar cada vez mais o vídeo; ( ) Proliferação dos meios de acesso Celulares, ipods, radio e tv entre outros. A empresa deve se preparar para alcançar o cliente quando, onde e da maneira que ele deseja; ( ) Redes sociais digitais As redes sociais como o Facebook e o Instagram não conseguem influenciar nas vendas online; ( ) Busca vertical As soluções de busca devem focar produtos e mercados diversos;

3 Assinale VERDADEIRO ou FALSO para cada tendência apresentada: a) V, V, V, F, F b) V, F, F, V, V c) F, V, F, F, V d) F, V, V, V, F e) F, F, F, V, V 8. Uma pessoa resolve abrir uma loja virtual em um dos sites de comércio eletrônico espalhados pelo mundo. Os seus produtos, então, são oferecidos para a compra imediata ou em forma de leilão. Esse tipo de comércio é denominado: a) Comércio eletrônico empresa-empresa (B2B) b) Comércio eletrônico consumidor-fornecedor (C2F) c) Comércio eletrônico consumidor-consumidor (C2C) d) Comércio eletrônico empresa-consumidor (B2C) e) Comércio eletrônico fornecedor-consumidor (F2C) 9. Comércio eletrônico, ou e-commerce, é uma forma de transação comercial realizada especialmente por meio de equipamentos e sistemas de comunicação eletrônica, como computadores, terminais, cartões magnéticos, etc. Assinale a alternativa que define o conceito de "B2B" utilizada no âmbito do comércio eletrônico. a) Forma de comércio eletrônico em que empresas vendem produtos diretamente aos consumidores finais. b) Conjunto de redes e sub-redes de alta velocidade usado para o comércio eletrônico. c) São transações comerciais realizadas entre empresas, com o uso da Internet. d) Modelo de negócio baseado na Web para venda direta de produtos entre pessoas físicas. e) Forma de conexão remota entre dois computadores, também conhecida por Peer-topeer. 10. Atualmente, muitas empresas, no intuito de manter seus dados em total segurança, usam servidores de armazenamento de alta escalabilidade, para backup (cópia de segurança) de seus dados. Cabe ressaltar que, Em termos de hardware, o comércio eletrônico demanda fundamentalmente segurança não só à rede corporativa mas aos dados da empresa. Em relação ao cliente, o usuário do e-commerce, a demanda por hardware não é tão exigente como quanto em relação a quem presta o serviço. Estações de trabalhos simples, notebooks, celulares com acesso sem fio (wireless) ou Palms, são suficientes. Das 3 sentenças acima, marque a resposta correta com relação à veracidade de cada uma delas. a) As três são verdadeiras b) Somente a segunda é verdadeira c) A primeira e a terceira são verdadeiras d) Somente a primeira é verdadeira e) A segunda e a terceira são verdadeiras 11. É o tipo de comércio eletrônico embasado em modelos, tais como, leilões e pregões. Tratase de:

4 a) B2G. b) G2C. c) C2C. d) B2B. e) B2C. 12. Sobre os sistemas de informação que utilizam a internet com base para a sua comunicação e funcionamento, mais conhecidos como sistemas de e-business e e-commerce, é correto afirmar que: a) o e-business e e-commerce são a mesma coisa. b) o e-business é somente o processo conhecido por B2C. c) o e-business é uma das atividades realizadas no e-commerce. d) o e-business pode ser realizado sem que haja uma transação comercial. e) por utilizarem a internet, não é possível a realização de auditorias em sistemas de e- commerce e e-business. 13. O E-commerce é uma modalidade de comércio que atualmente está bastante difundida. Sobre esta modalidade, é correto afirmar que: I) Utiliza-se a internet, as comunicações digitais e aplicativos de tecnologia da Informação como via de acesso para o processo de compra/venda. II) O único canal utilizado para realizar transações é o . III) Caracteriza-se como um subconjunto do e-business. IV) As negociações ocorrem somente entre empresas e clientes pessoa física. a) As alternativas I, III e IV estão corretas. b) Apenas as alternativas I e III estão corretas. c) Apenas a alternativa I está correta. d) Apenas a alternativa III está correta. 14. Sendo uma empresa do segmento aéreo, onde pretende desenvolver novos serviços com seus fornecedores para tornar-se mais competitivas, chamamos de: a) B2B b) B2C c) B2B2C d) B2C2B 15. Os negócios realizados entre empresas, através da internet, como transações entre bancos, indústria e comércio são classificados como a) C2B b) B2C c) BCC d) B2B e) BBC 16. Trata-se de uma modalidade de comércio eletrônico que envolve, por um lado, indivíduos que utilizam a internet para oferecer (ou vender) produtos ou serviços à organizações e, por outro, aqueles que procuram vendedores a fim de que ofereçam lances, para obter produtos ou serviços de que necessitam. Trata-se de: a) C2C.

5 b) B2G. c) C2B. d) B2C. e) B2B. 17. É classificado como o mercado em que empresas utilizam a internet para oferecer produtos para o varejo. a) BBC b) B2C c) B2B d) C2B e) BCC 18. Define-se por sistemas de comércio eletrônico que possibilitam relações comerciais entre uma empresa e o consumidor final. a) Business to business. b) Business to business to consumer. c) Consumer to consumer. d) Business to consumer. 19. O surgimento das lojas virtuais não necessitam de espaços físicos e funcionários, diminuindo custos. Além disso, estão abertas 24 horas por dia e oferecem serviços personalizados de acordo com o perfil do consumidor. Podemos identificar como uma vantagem para: a) Os órgãos privados. b) A sociedade. c) Os órgãos públicos. d) Os órgãos Municipais. e) As empresas. 20. Possibilidade de acesso a produtos antes difíceis de serem encontrados e a comodidade de adquiri-los sem sair de casa, foi uma vantagem para: a) Os consumidores. b) Os órgãos municipais. c) A sociedade interativa d) Os órgãos públicos. e) Os órgãos privados. 21. Sobre as vantagens que os negócios eletrônicos trazem para a Empresa é INCORRETO afirmar: a) Permite comunicar-se melhor com os clientes, denominados e-consumidores. b) Permite entender melhor as necessidades do cliente e seus hábitos de compra. c) Permite melhorar e customizar seus futuros esforços de Marketing. d) Permite estar frente a frente com seus clientes. 22. Os negócios eletrônicos propiciam grandes vantagens às empresas e consumidores. A única alternativa que não constitui uma vantagem é: a) O consumidor pode realizar transações financeiras sem ir ao banco b) O consumidor pode fechar compras pela web, nos chamados e-commerce c) Nenhuma das respostas d) O consumidor pode comprar um livro sem ir à livraria e) A comunicação de massa é a que prevalece nos negócios eletrônicos, na medida em que atinge um maior número de consumidores.

6 23. Entre os benefícios dos negócios eletrônicos, pode-se destacar, exceto: a) Maior colaboração dos consumidores dentro dos processos de negócios adotados pela empresa. b) Maior tempo de espera para receber o produto e formas de interação mais restritas. c) Maior troca de informações sobre produtos e serviços comercializados entre os consumidores de determinada marca. d) Maior transparência sobre os processos de comercialização dos produtos e serviços. e) Nenhuma das respostas. 24. Com o crescimento dos negócios eletrônicos dentro das empresas, o perfil do consumidor final mudou. As empresas estão atentas a esta mudança. A alternativa que melhor define este novo perfil é: a) O consumidor tem maior possibilidade de fazer conexões através das redes que cria e compartilhar informações sobre preços de novos produtos e serviços que consome. b) O consumidor final em menos formas de comunicação ao seu alcance e tornou-se mais individualista. c) O consumidor faz a seleção dos preços das marcas que consome usando como critério o poder de compras dos concorrentes potenciais. d) O consumidor está menos atento a informações das marcas que consome, já que não está interessada em comprar. e) Nenhuma das respostas. 25. Marque a opção INCORRETA quanto a atividade de comércio eletrônico: a) Comprar produtos em uma máquina de refrigerantes e pagar com cartão eletrônico ou por meio de telefone celular é uma atividade de comércio eletrônico. b) Comprar livros pela internet é uma atividade de comércio eletrônico. c) Comprar um livro na loja física da Saraiva e pagar com cartão eletrônico ou por meio de celular é uma atividade de comércio eletrônico. d) Comprar passagem aérea pela internet é uma atividade de comércio eletrônico. e) Comprar um e-book no site da Amazon é uma atividade de comércio eletrônico. 26. O negócio eletrônico traz vantagens para a empresa, permitindo melhorar os resultados. Dentre essas vantagens, podemos AFIRMAR: a) Comunicar-se melhor com o cliente, denominados e-consumidores b) Executar as atividades do endomarketing c) Melhorar o desenvolvimento de terceiros junto ao e-commerce d) Estar frente a frente com seus clientes 27. Quando falamos em segurança no comércio eletrônico, pensamos em: a) Proteção cliente/consumidor e proteção cliente/consumidor b) Proteção cliente/consumidor e proteção ao comprador/vendedor. c) Proteção ao comprador/vendedor e proteção ao comprador/vendedor. d) Proteção da sociedade e proteção do comércio eletrônico. e) Proteção segmentada e proteção do comércio eletrônico. 28. O E-business é muito mais que simplesmente comércio, ele é a possibilidade de operacionalizar além do comércio eletrônico, qualquer outro tipo de transação: entre

7 funcionários dentro de uma empresa e seus fornecedores e distribuidores, entre médicos e pacientes, entre governo e cidadãos, professores e alunos e até a comunidade e seus líderes políticos. Podemos definir a categoria de negócio eletrônico Negócio a Negócio como: a) Compreende ações como a transferência para a Internet de grande parte dos processos eletrônicos de compra dos governos. b) Relação entre Cliente e Cidadão e o Governo. c) Atende a vida do cidadão com serviços de licenciamento de veículos e pagamento de IPVA dentre outros como pagamento de impostos pelo ReceitaNet, o cidadão está cada vez mais interagindo com o governo de forma eletrônica. d) Tem o foco corporativo e está relacionado com a interação comercial entre duas organizações na concretização de alguma transação de compra ou venda. e) Está a maior parte das vezes relacionado com esquema de vendas ou estabelecimento de lojas virtuais. 29. É um subconjunto de E-Business. Marque a resposta correta. a) E-Bean b) E-phone c) E-boss d) e) E-commerce

Definição de Sistema de Informação. 1. Os sistemas de processamento de transações (SPT) são utilizados, na empresa, no nível: a) tático.

Definição de Sistema de Informação. 1. Os sistemas de processamento de transações (SPT) são utilizados, na empresa, no nível: a) tático. Definição de Sistema de Informação 1. Os sistemas de processamento de transações (SPT) são utilizados, na empresa, no nível: a) tático. d) do conhecimento. b) estratégico. e) gerencial médio e alto. c)

Leia mais

CE03 TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

CE03 TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO 1 2 Conhecer os diversos tipos de comércio eletrônico e seus benefícios para as empresas e consumidores. 3 Para atingir os objetivos propostos serão abordados os seguintes tópicos: 1. INTRODUÇÃO 2. TIPOS

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Comércio e negócio eletrônico Seção 3.1 conceitos e características Seção 3.2 modelos e aplicações 1 Internet Interconnected network ou rede interconectada é a designação dada a

Leia mais

Online Entenda sobre leilões online, tire suas dúvidas e conheça o trabalho da BRbid!

Online Entenda sobre leilões online, tire suas dúvidas e conheça o trabalho da BRbid! Leilão Online Entenda sobre leilões online, tire suas dúvidas e conheça o trabalho da BRbid! #VemQueTem Preparamos esse e-book para você saber mais sobre os leilões online, tirar suas dúvidas e conhecer

Leia mais

Resumo Aula-tema 07: Desbravando o Mundo Digital

Resumo Aula-tema 07: Desbravando o Mundo Digital Resumo Aula-tema 07: Desbravando o Mundo Digital Você já ouviu falar em redes sociais, Twitter, Web 2.0, Blog, Orkut, YouTube? As mudanças que ocorrem na área da tecnologia são constantes e tão rápidas

Leia mais

CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos

CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos /05/20 CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos Prof. Carlos Faria (adaptação) 20 O QUE É SISTEMA? Grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado e que trabalham

Leia mais

NAVEGG GUIDE. Otimizando a compra de search com Navegg

NAVEGG GUIDE. Otimizando a compra de search com Navegg NAVEGG GUIDE Otimizando a compra de search com Navegg INTRODUÇÃO A compra de palavras-chave em plataformas de search são um padrão de mercado para quem anuncia no meio digital e o seu modelo de compra

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 02 - Softwares aplicativos: Realizando o trabalho Exercícios - REPOSTAS Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 02 - Softwares aplicativos: Realizando o trabalho Exercícios - REPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 02 - Softwares aplicativos: Realizando o trabalho Exercícios - REPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. O profissional de informática que desenvolve e testa

Leia mais

AUTOR(ES): AMANDA CARINE DO NASCIMENTO, MARIA LUIZA ZAGALLO GUARITA RODRIGUES

AUTOR(ES): AMANDA CARINE DO NASCIMENTO, MARIA LUIZA ZAGALLO GUARITA RODRIGUES TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA INTERNET PARA O MARKETING CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): AMANDA CARINE

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação A tecnologia da informação está em toda parte nos negócios 1 Departamentos comuns em uma organização FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA

Leia mais

Centro de Pesquisa da Indústria de Exposições

Centro de Pesquisa da Indústria de Exposições Centro de Pesquisa da Indústria de Exposições Métodos eficazes para a Promoção aos visitantes Parte I: Organizadores da Exposição Índice Características de todos os organizadores de exposições entrevistados

Leia mais

CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL?

CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL? CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL? Índice CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL? Introdução 02 Por que ter um banco de dados é importante? 03 Como conseguir

Leia mais

Webinar: 3 pilares do sucesso do seu negócio no Facebook

Webinar: 3 pilares do sucesso do seu negócio no Facebook Webinar: 3 pilares do sucesso do seu negócio no Facebook Pilares das Mídias Sociais Não importa o que você vende, mas como você posiciona e entrega isso Camila Porto 2 3 pilares do sucesso nas mídias sociais

Leia mais

Plataforma de Negócios Online da Cerâmica Vilaça. - Proposta de Criação e Manutenção -

Plataforma de Negócios Online da Cerâmica Vilaça. - Proposta de Criação e Manutenção - 01 Plataforma de Negócios Online da Cerâmica Vilaça - de Criação e Manutenção - - junho de 2016 - Cerâmica Vilaça - A/C Dinei CONCORRÊNCIA 02 Termo de busca: "ceramica tijolos» Marcas analisadas: Resumo:

Leia mais

Credenciamento. e manual de instalação Magento. Credenciamento. Configurações

Credenciamento. e manual de instalação Magento. Credenciamento. Configurações Credenciamento Configurações Para realizar o cadastro e criar sua conta vendedor no Clickpag Rede, acesse https://www.userede.com.br/clickpag/paginas/cadastro/index.html Durante o credenciamento, será

Leia mais

Introdução ao Comércio Eletrônico - E-Commerce Prof. Adriano Maranhão

Introdução ao Comércio Eletrônico - E-Commerce Prof. Adriano Maranhão Apresentação(Professor) Introdução ao Comércio letrônico - -Commerce Prof. Adriano Maranhão Site: resenhadevalor.com.br Graduado em Ciências da Computação - UVA Pós-graduado em ngenharia de Software -

Leia mais

Netnografia: Revelando o Consumidor Online para ações de Comunicação e Marketing MANUAL DO CANDIDATO ESPM

Netnografia: Revelando o Consumidor Online para ações de Comunicação e Marketing MANUAL DO CANDIDATO ESPM Netnografia: Revelando o Consumidor Online para ações de Comunicação e Marketing MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200

Leia mais

Social Media. é tudo uma questão de relacionamento

Social Media. é tudo uma questão de relacionamento Social Media é tudo uma questão de relacionamento A Orange ag Orange é uma agência digital completa. É conhecida por seus projetos de arquitetura de informação e soluções personalizadas.!! Seu sucesso

Leia mais

1.1. Definição do Problema

1.1. Definição do Problema 13 1 Introdução Uma das principais preocupações de área de engenharia de software diz respeito à reutilização [1]. Isso porque a reutilização no contexto de desenvolvimetno de software pode contribuir

Leia mais

Análise de Mercado. Plano de Negócios

Análise de Mercado. Plano de Negócios Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família

Leia mais

Usando a internet para fazer bons negócios

Usando a internet para fazer bons negócios Usando a internet para fazer bons negócios J.Octávio Knaack Jr Petrópolis, 31 de maio de 2007 O mundo está encolhendo... rapidamente! Estima-se se que outros países como na Europa, Canada, Australia,

Leia mais

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução Canais de distribuição Gestão da distribuição Prof. Marco Arbex Introdução Toda produção visa a um ponto final, que é entregar os seus produtos ao consumidor; Se o produto não está disponível na prateleira,

Leia mais

O que pensamos. Colaboradores. Atividades. Política de Segurança. Clientes. Apólice de Seguro. Armazéns. Segurança. Frota.

O que pensamos. Colaboradores. Atividades. Política de Segurança. Clientes. Apólice de Seguro. Armazéns. Segurança. Frota. O que pensamos Colaboradores Atividades Política de Segurança Clientes Apólice de Seguro Armazéns Segurança Frota Unidades Confiança no trabalho em equipe como ponto de partida, valorizando sempre o ser

Leia mais

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS O Google Docs é um recurso do Google que funciona como um HD virtual permitindo criar e compartilhar trabalhos on-line. Ele é uma ferramenta com características da nova tendência

Leia mais

OU VOCÊ REALIZA SEUS SONHOS OU VAI TRABALHAR PARA ALGUÉM QUE REALIZOU OS DELE. Tony Gaskins

OU VOCÊ REALIZA SEUS SONHOS OU VAI TRABALHAR PARA ALGUÉM QUE REALIZOU OS DELE. Tony Gaskins no OU VOCÊ REALIZA SEUS SONHOS OU VAI TRABALHAR PARA ALGUÉM QUE REALIZOU OS DELE. Tony Gaskins Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa Youtube Academy" não pode fazer garantias sobre

Leia mais

Aula 07. Comércio Eletrônico. Tipos de Sistemas de Informação 10/10/2012

Aula 07. Comércio Eletrônico. Tipos de Sistemas de Informação 10/10/2012 Aula 07 Conceitos de Sistemas de Informação: Tipos de Sistemas de Informação; Estruturação da Informação 1 Tipos de Sistemas de Informação Os tipos mais comuns de sistemas de informação usados em organizações

Leia mais

MK4000. Quiosque Multimídia Interativo

MK4000. Quiosque Multimídia Interativo MK4000 Quiosque Multimídia Interativo Agenda Visão geral do produto Características e benefícios chave Mercados e aplicações Posicionamento no portfólio da Motorola 2 O que é o MK4000 O MK4000 da Motorola

Leia mais

Resumo Aula-tema 04: A Macroeconomia do Setor Externo: Uma Introdução

Resumo Aula-tema 04: A Macroeconomia do Setor Externo: Uma Introdução 1 Resumo Aula-tema 04: A Macroeconomia do Setor Externo: Uma Introdução Vimos até agora o quanto a globalização mudou os rumos dos negócios internacionais, promovendo o aumento das transações comerciais

Leia mais

PASSO A PASSO CÂMBIO PARA INVESTIMENTO EM FOREX ENVIANDO RECURSOS AO EXTERIOR PARA INVESTIMENTO NO MERCADO FOREX

PASSO A PASSO CÂMBIO PARA INVESTIMENTO EM FOREX ENVIANDO RECURSOS AO EXTERIOR PARA INVESTIMENTO NO MERCADO FOREX PASSO A PASSO CÂMBIO PARA INVESTIMENTO EM FOREX ESSE MATERIAL FOI CRIADO PARA ORIENTAR PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS DE COMO ENVIAR RECURSOS AO EXTERIOR COM A FINALIDADE DE INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS, ESPECIFICAMENTE

Leia mais

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio SIG USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Os Sistemas de Informações e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem ser manuais e eletrônicos. I parte SIGs eletrônicos Tecnologias

Leia mais

Consórcio: um negócio genuinamente brasileiro.

Consórcio: um negócio genuinamente brasileiro. Consórcio: um negócio genuinamente brasileiro. O consórcio é uma invenção brasileira, que surgiu na década de 60 e hoje é difundida em outros países. O consórcio surgiu como forma de solucionar a falta

Leia mais

Planejamento e Compra de Mídia On-line MANUAL DO CURSO

Planejamento e Compra de Mídia On-line MANUAL DO CURSO Planejamento e Compra de Mídia On-line MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI

INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI 11/05/011 INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI Prof. Carlos Faria (adaptação) 011 O CONCEITO DE TI A Tecnologia da Informação abrange todos os aspectos envolvidos no gerenciamento das informações de uma organização.

Leia mais

Concorrência entre credenciadoras vem levando à queda das taxas de cartões para lojistas, analisa Boanerges & Cia.

Concorrência entre credenciadoras vem levando à queda das taxas de cartões para lojistas, analisa Boanerges & Cia. INFORMATIVO PARA A IMPRENSA ML&A Comunicações Fernanda Elen fernanda@mla.com.br (11) 3811-2820 ramal 833 Concorrência entre credenciadoras vem levando à queda das taxas de cartões para lojistas, analisa

Leia mais

SOLUÇÕES DA SAP PARA ENGAJAMENTO DO CLIENTE REPRESENTAM MAIS QUE UM SIMPLES CRM

SOLUÇÕES DA SAP PARA ENGAJAMENTO DO CLIENTE REPRESENTAM MAIS QUE UM SIMPLES CRM SOLUÇÕES DA PARA ENGAJAMENTO DO CLIENTE REPRESENTAM MAIS QUE UM SIMPLES CRM As soluções da para Engajamento do Cliente representam mais do que um simples CRM. Ao integrar completamente marketing, comércio,

Leia mais

Shopper Marketing: A Influência no Momento da Compra MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP.

Shopper Marketing: A Influência no Momento da Compra MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Shopper Marketing: A Influência no Momento da Compra MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a

Leia mais

Conheça o seu Certificado Digital

Conheça o seu Certificado Digital Conheça o seu Certificado Digital O que é o certificado digital? O certificado digital é o seu documento de identificação na internet. Ele permite: Comprovar sua identidade na internet. Acessar os serviços

Leia mais

Definição de Marketing para o Século XXI

Definição de Marketing para o Século XXI Definição de Marketing para o Século XXI Objetivos da Gestão de Marketing: Criar ou identificar valor, produzindo inovações estratégicas em produtos, processos e modelagem de negócios, a partir de um profundo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MARKETING

INTRODUÇÃO AO MARKETING INTRODUÇÃO AO MARKETING Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Referência: KOTLER, Phillip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2010. Definição Marketing é a habilidade de

Leia mais

O uso de remuneração variável para gerar o engajamento sustentável

O uso de remuneração variável para gerar o engajamento sustentável O uso de remuneração variável para gerar o engajamento sustentável Como o ambiente vem mudando a visão tradicional a respeito do engajamento de empregados O que os programas de remuneração por desempenho

Leia mais

Marketing empresarial. Especialização em Gestão da Produção

Marketing empresarial. Especialização em Gestão da Produção Marketing empresarial Especialização em Gestão da Produção Aula 1! Introdução à disciplina! Conceitos e histórico! Importância do marketing para a organização! Ambiente de marketing Informações básicas!

Leia mais

Perguntas & Respostas sore o Cartão Nacional de Saúde (CNS)

Perguntas & Respostas sore o Cartão Nacional de Saúde (CNS) Perguntas & Respostas sore o Cartão Nacional de Saúde (CNS) 1) O que é o projeto CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (CNS)? É um projeto criado pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo a construção de uma base

Leia mais

/ 2012_1 6 ( ) ADM ( ) ADM COMEX ( ) ADM MKT

/ 2012_1 6 ( ) ADM ( ) ADM COMEX ( ) ADM MKT Disciplina: Administração de Tecnologia da Informação / 2012_1 Carga horária: 68h Curso/Semestre: 6 ( x ) ADM ( x ) ADM COMEX ( x ) ADM MKT Data de atualização: janeiro 2012 Núcleo: Operações e Logística

Leia mais

Navegar é preciso": análise e caracterização de perfis e de demandas de informações e serviços na internet

Navegar é preciso: análise e caracterização de perfis e de demandas de informações e serviços na internet Navegar é preciso": análise e caracterização de perfis e de demandas de informações e serviços na internet Leziane Machado de Oliveira Jefferson Manhães de Azevedo Palavras-chave: Inclusão digital. Política

Leia mais

www.equilibriumweb.com

www.equilibriumweb.com www.equilibriumweb.com design por cristian c. de almeida APRESENTAÇÃO O mercado está cheio de empresas jovens e inovadoras. O que diferencia a Equilibrium Web das demais é a experiência de ter trabalhado

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Informática Introdução a Informática Carlos Eduardo da Silva carlos.silva@cefetrn.br Sistemas computacionais Sistemas computacionais O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações,

Leia mais

Plataforma Mercer 360

Plataforma Mercer 360 Plataforma Mercer 360 TECNOLOGIA ON-LINE PARA IMPULSIONAR A MUDANÇA COMPORTAMENTAL O feedback 360 graus é amplamente reconhecido como uma ferramenta precisa e de alto impacto para avaliar os pontos fortes

Leia mais

de rede são comumente utilizadas nos dias de hoje. Um dos grandes desafios para a tecnologia de redes sem fio no momento é o handoff vertical, onde

de rede são comumente utilizadas nos dias de hoje. Um dos grandes desafios para a tecnologia de redes sem fio no momento é o handoff vertical, onde 15 1 Introdução A utilização e a popularidade dos dispositivos móveis crescem a cada dia. Mobilidade, flexibilidade, facilidade de comunicação e entretenimento proporcionado por dispositivos, como laptops,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL PREFEITURA DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DA FAZENDA SUBSECRETARIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DEPARTAMENTO DE NORMAS TÉCNICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL DATA:

Leia mais

5. Avaliação de Fatores Influenciadores na Escolha de um Negócio

5. Avaliação de Fatores Influenciadores na Escolha de um Negócio 5. Avaliação de Fatores Influenciadores na Escolha de um Negócio Conteúdo 1. Conceito de oportunidade 2. Visão geral do Processo de Avaliação dos Fatores Influenciadores 1. Identificando oportunidades

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO Nome da capital/estado: Vitória/Espírito Santo. Endereço do portal: http://www.vitoria.es.gov.br/

IDENTIFICAÇÃO Nome da capital/estado: Vitória/Espírito Santo. Endereço do portal: http://www.vitoria.es.gov.br/ QUESTIONÁRIO 1 DE COLETA DE DADOS GRAU DE MATURIDADE do serviço prestado eletronicamente Aplicação direcionada aos portais institucionais oferecidos pelas prefeituras das capitais brasileiras IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto;

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto; Módulo 7 UML Na disciplina de Estrutura de Sistemas de Informação, fizemos uma rápida passagem sobre a UML onde falamos da sua importância na modelagem dos sistemas de informação. Neste capítulo, nos aprofundaremos

Leia mais

Consultoria de SEO: chegou a hora de contratar?

Consultoria de SEO: chegou a hora de contratar? Consultoria de SEO: chegou a hora de contratar? O trabalho de SEO tem se modificado muito nos últimos dois anos, desde o lançamento dos updates do algoritmo do Google Panda e Penguin, além de os resultados

Leia mais

Atividade Inventiva na Indústria de Tecnologia (Software Inventions)

Atividade Inventiva na Indústria de Tecnologia (Software Inventions) Atividade Inventiva na Indústria de Tecnologia (Software Inventions) Roberto A Lotufo Inova Unicamp XXXII Congresso Internacional Propriedade Intelectual ABPI 2012 26 a 28 de agosto de 2012, São Paulo

Leia mais

Computação Instrumental

Computação Instrumental Computação Instrumental Antonio Cesar Germano Martins amartins@sorocaba.unesp.br Engenharia Ambiental 2º Semestre de 2016 1 Memória de Massa Entrada Barramento Saída Memória Principal Unidade Central de

Leia mais

O poder da colaboração pessoal Cisco TelePresence

O poder da colaboração pessoal Cisco TelePresence O poder da colaboração pessoal Cisco TelePresence Cisco TelePresence O poder da colaboração pessoal Acreditamos que pessoas que trabalham juntas podem atingir resultados extraordinários. Na Cisco, nós

Leia mais

Voltar. Voltar. Voltar

Voltar. Voltar. Voltar Introdução à Informática Capítulo 1 Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Objetivos Descrever as características fundamentais dos computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema

Leia mais

Catálogo de Serviços

Catálogo de Serviços Catálogo de Serviços ID: SN04 Nome: E-mail Descrição: Serviço de e-mail para servidores do GDF Catalogado: 31/07/2013 Última revisão: 14/08/2013 Coordenação: Coordenação Técnica do Centro de Dados - COCED

Leia mais

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião DESVENDADO O TCP/IP Prof. Me. Hélio Esperidião TCP/IP INTERNAMENTE Quando dois computadores tentam trocar informações em uma rede, o TCP/IP precisa, primeiro, determinar se os dois computadores pertencem

Leia mais

Há um único número 0800 para resolução de problemas relativos a todos os negócios fornecidos pela instituição financeira?

Há um único número 0800 para resolução de problemas relativos a todos os negócios fornecidos pela instituição financeira? 1. SAC O SAC - Serviço de Apoio ao Consumidor -, conforme disciplinado no Decreto 6523/08, é o serviço prestado pelos fornecedores, pela via telefônica, para resolução de problemas na relação de consumo,

Leia mais

Comunicação e Marketing Digital

Comunicação e Marketing Digital Comunicação e Marketing Digital ESPM - Campus Vila Olímpia Rua Gomes de Carvalho, 1195 Vila Olímpia São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às

Leia mais

Centro de Pesquisa da Indústria de Exposições

Centro de Pesquisa da Indústria de Exposições Centro de Pesquisa da Indústria de Exposições Digital + Sugestões de Marketing para exposições 2009 Marketers e Diretores de Exposição em crescente combinação A vivo e mídia digital para uma melhor performance

Leia mais

Pesquisa Banda Larga Móvel

Pesquisa Banda Larga Móvel Pesquisa Banda Larga Móvel Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor e Idec Apresentação para CDUST Veridiana Alimonti 17 de dezembro de 2012 2 Pesquisa realizada em parceria entre FNECDC

Leia mais

Modelo de negócios CANVAS

Modelo de negócios CANVAS Modelo de negócios CANVAS Introdução O GUIA EMPRESA traz para quem está com muitas dúvidas sobre como gerir o seu negócio, ou mesmo entender como é sua organização, uma explicação geral sobre o modelo

Leia mais

GLOBAL PAYOUT, INC. Soluções de pagamentos customizadas. História Obje-vos Produtos Clientes & Parceiros

GLOBAL PAYOUT, INC. Soluções de pagamentos customizadas. História Obje-vos Produtos Clientes & Parceiros GLOBAL PAYOUT, INC Soluções de pagamentos customizadas História Obje-vos Produtos Clientes & Parceiros HISTORIA Estabelecida em 2009 Capital Aberto (GOHE) Rede global de bancos e parceiros em processamento

Leia mais

FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA:

FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA: FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA: CONCEITO DE LOGÍSTICA MISSÃO DA LOGÍSTICA LOGÍSTICA INTERNACIONAL POLÍTICAS ECONÔMICAS INTERNACIONAL FERRAMENTAS CHAVES DA LOGÍSTICA FERRAMENTAS DE SUPORTE GERENCIAMENTO LOGÍSTICO

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços.

Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços. Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços. Neste tópico, explicaremos como a determinação de preços é administrada no SAP Business One. Examinaremos tipos de preço que podem ser configurados

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 010/2009 NOME DA INSTITUIÇÃO: COPEL TELECOMUNICAÇÕES S.A.

CONTRIBUIÇÃO REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 010/2009 NOME DA INSTITUIÇÃO: COPEL TELECOMUNICAÇÕES S.A. CONTRIBUIÇÃO REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 010/2009 NOME DA INSTITUIÇÃO: COPEL TELECOMUNICAÇÕES S.A. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL AUDIÊNCIA PÚBLICA O10/2009 Recebimento de contribuições

Leia mais

Marketing. Questões dos Concursos BB 2010 (Cesgranrio e FCC) e CEF 2010 (Cespe UnB) Professora Amanda Lima amandarrpp@gmail.com

Marketing. Questões dos Concursos BB 2010 (Cesgranrio e FCC) e CEF 2010 (Cespe UnB) Professora Amanda Lima amandarrpp@gmail.com Marketing Questões dos Concursos BB 2010 (Cesgranrio e FCC) e CEF 2010 (Cespe UnB) Professora Amanda Lima amandarrpp@gmail.com 1. Quando abrem uma conta bancária, os clientes consideram uma série de benefícios

Leia mais

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas Índice Introdução Defina suas etapas de vendas corretamente Como definir suas etapas de vendas 03 05 06 2 Introdução Olá,

Leia mais

O Código foi inicialmente aprovado pelo Conselho de Administração em 2008 e foi posteriormente revisto e atualizado em 2013.

O Código foi inicialmente aprovado pelo Conselho de Administração em 2008 e foi posteriormente revisto e atualizado em 2013. Código de conduta O Código de Conduta do Grupo Husqvarna está comprometido com os princípios do Pacto Global das Nações Unidas, que visa alinhar as empresas com os direitos humanos, laborais, cuidado ambiental

Leia mais

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014 Nathalia Fagundes Jornalista O presente material apresenta os trabalhos realizados através da Prestação

Leia mais

Gestão do Conhecimento. Conversão de conhecimento. Conversão de conhecimento 12/3/2011. Prof. Luiz A. Nascimento

Gestão do Conhecimento. Conversão de conhecimento. Conversão de conhecimento 12/3/2011. Prof. Luiz A. Nascimento Gestão do Conhecimento Prof. Luiz A. Nascimento Proceso de interação entre conhecimento tácito e explícito que tem natureza dinâmica e continua. Se constitui em uma espiral permanente de transformação

Leia mais

Logística. Módulo 1. Agenda da Teleaula. Prof. José Valentin Iglesias Pascual. O Marketing na Logística e Análise dos Mercados

Logística. Módulo 1. Agenda da Teleaula. Prof. José Valentin Iglesias Pascual. O Marketing na Logística e Análise dos Mercados Logística Prof. José Valentin Iglesias Pascual O na Logística e Análise dos Mercados Módulo 1 Cadeia de Abastecimento Filosofia Matemática Aplicada O na Logística e Análise dos Mercados Agenda da Teleaula

Leia mais

INDICADOR APONTA ALTA DE 2,1% PARA O VAREJO EM JANEIRO

INDICADOR APONTA ALTA DE 2,1% PARA O VAREJO EM JANEIRO CIELO S.A. CNPJ/MF 01.027.058/0001-91 Comunicado ao Mercado INDICADOR APONTA ALTA DE 2,1% PARA O VAREJO EM JANEIRO O comércio varejista brasileiro, medido pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), registrou

Leia mais

Arquitetura TCP/IP. Apresentado por: Ricardo Quintão

Arquitetura TCP/IP. Apresentado por: Ricardo Quintão Arquitetura TCP/IP Apresentado por: Ricardo Quintão Roteiro Conexões Inter-redes Serviço Universal Rede Virtual (inter-rede ou internet) Protocolos para ligação inter-redes (TCP/IP) Divisão em camadas

Leia mais

Abaixo, você encontra respostas às principais questões relativas à mudança. Confira e prepare-se para aproveitar o melhor desta parceria.

Abaixo, você encontra respostas às principais questões relativas à mudança. Confira e prepare-se para aproveitar o melhor desta parceria. Prezado(a) Colaborador(a), Temos a satisfação de comunicar que a PREFEITURA DE CAMPOS firmou uma parceria com o Santander, que será a instituição financeira exclusiva no atendimento da empresa para o crédito

Leia mais

SE O OBJETIVO É A EXPORTAÇÃO, A SOLUÇÃO É O START EXPORT ALA/BRA/2004/006-189

SE O OBJETIVO É A EXPORTAÇÃO, A SOLUÇÃO É O START EXPORT ALA/BRA/2004/006-189 SE O OBJETIVO É A EXPORTAÇÃO, A SOLUÇÃO É O START EXPORT HISTÓRICO FUNDAMENTOS Serviços disponibilizados pelo CIN para as empresas em seus processos de internacionalização Aprendizado e adaptação de metodologias

Leia mais

26 de agosto de 2014 Belo Horizonte - MG Claudio Mello

26 de agosto de 2014 Belo Horizonte - MG Claudio Mello Cloud Computing IX Encontro dos Profissionais de TI das Cooperativas Mineiras 26 de agosto de 2014 Belo Horizonte - MG Claudio Mello Apresentação 20 anos de experiência nas áreas de Tecnologia da Informação

Leia mais

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser Servidor Samba Linux Samba é o protocolo responsável pela integração de máquinas Linux com Windows, permitindo assim a criação de redes mistas utilizando servidores Linux e clientes Windows. Samba, é uma

Leia mais

ATENDIMENTO NAS FILIAIS

ATENDIMENTO NAS FILIAIS ATENDIMENTO NAS FILIAIS Brasília, Salvador, São Luís e São Paulo ANS - Nº33967-9 www.centralnacionalunimed.com.br ÍNDICE ATENDIMENTO NAS FILIAIS CONHEÇA AS NOSSAS FACILIDADES AUTORIZAÇÕES ON-LINE SOLICITAÇÃO

Leia mais

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Qual a USP que queremos: A USP hoje e daqui a 20 anos Estela Damato NUSP 7693618 São Paulo 2014 Introdução Pensar no futuro de uma universidade

Leia mais

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000%

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% Oferecido por Clube Ganhar Dinheiro Com Blog Termos e Condições Aviso Legal O escritor esforçou-se para ser

Leia mais

As tendências mais quentes para o e-commerce em 2016. Frederico Trajano, Maurizio de Franciscis Lodovico Brioschi, Ricardo Cabianca e Maurício Bastos

As tendências mais quentes para o e-commerce em 2016. Frederico Trajano, Maurizio de Franciscis Lodovico Brioschi, Ricardo Cabianca e Maurício Bastos As tendências mais quentes para o e-commerce em 2016 Frederico Trajano, Maurizio de Franciscis Lodovico Brioschi, Ricardo Cabianca e Maurício Bastos Guarde bem estes conceitos: personificação, mobilidade,

Leia mais

AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI

AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI Automação Comercial e as Aplicações Ligadas ao ERP Os Sistemas de Enterprise Resource Planing ERP ERP (Enterprise Resource Planning, planeamento de Recursos Empresariais)

Leia mais

Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I

Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I Pedro Ferreira Departamento de Informática Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Tópicos Estilos Arquiteturais: formas de desenhar o software do SD Organização

Leia mais

Assuntos abordados. Quais os principais tipos de intermediários de marketing que ocupam o setor; Que decisões de marketing esses intermediários tomam;

Assuntos abordados. Quais os principais tipos de intermediários de marketing que ocupam o setor; Que decisões de marketing esses intermediários tomam; Assuntos abordados Quais os principais tipos de intermediários de marketing que ocupam o setor; Que decisões de marketing esses intermediários tomam; Quais são as principais tendências entre os intermediários

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO O portal da Sala de Atendimento ao Cidadão está disponível no endereço: www.cidadao.mpf.mp.br. Nesse ambiente é possível registrar uma manifestação, consultar

Leia mais

GÊNERO 48% 52% Feminino Masculino

GÊNERO 48% 52% Feminino Masculino NÚMEROS DA PESQUISA 208 pessoas responderam a pesquisa Moradoras do Grande Rio Uma semana de coleta de dados (01 a 5 de julho de 2013) Instrumento: questionário com 12 perguntas. GÊNERO 52% 48% Feminino

Leia mais

Business intelligence para empresas de segurança. Como uma instituição pode gerar recursos e errar menos com ajuda da informação

Business intelligence para empresas de segurança. Como uma instituição pode gerar recursos e errar menos com ajuda da informação Business intelligence para empresas de segurança Como uma instituição pode gerar recursos e errar menos com ajuda da informação 1. Introdução Pense no volume de informações geradas pela sua empresa de

Leia mais

Tipos de Software e Ambientes de Processamento

Tipos de Software e Ambientes de Processamento Universidade São Judas Tadeu Prof. André Luis Ribeiro Prof. Jorge Luis Pirolla Introdução à Computação Tipos de Software e Ambientes de Processamento Tópicos Formas de Processamento de Dados Sistema de

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS Sumário INTRODUÇÃO... 3 DIRETRIZES NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS CONTINGÊNCIAS... 3 RECUPERAÇÃO DO NEGÓCIO E DAS ATIVIDADES... 3 VIGÊNCIA E ATUALIZAÇÃO... 5 PLANO DE CONTINUIDADE

Leia mais

TELECENTROS.BR - PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À INCLUSÃO DIGITAL NAS COMUNIDADES

TELECENTROS.BR - PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À INCLUSÃO DIGITAL NAS COMUNIDADES ORIENTAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO TELECENTROS.BR Salvador 05 de julho de 2010 O que é? TELECENTROS.BR - PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À INCLUSÃO DIGITAL NAS COMUNIDADES Telecentros.BR é um programa

Leia mais

Abner Phillip. @abnerphillip

Abner Phillip. @abnerphillip Abner Phillip Publicitário, músico, designer e consultor em gestão de e-commerce. Com 12 anos de mercado de criação e design gráfico, me dediquei os últimos 4 principalmente ao marketing digital e mídias

Leia mais

Gestão de Tecnologia da Informação

Gestão de Tecnologia da Informação Gestão de Tecnologia da Informação Telecomunicações e Redes de Computadores Prof. Gilberto B. Oliveira Conceitos Redes: Cadeias, grupos ou sistemas interconectados. A utilidade de uma rede é igual ao número

Leia mais