Assuntos abordados. Quais os principais tipos de intermediários de marketing que ocupam o setor; Que decisões de marketing esses intermediários tomam;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Assuntos abordados. Quais os principais tipos de intermediários de marketing que ocupam o setor; Que decisões de marketing esses intermediários tomam;"

Transcrição

1 Assuntos abordados Quais os principais tipos de intermediários de marketing que ocupam o setor; Que decisões de marketing esses intermediários tomam; Quais são as principais tendências entre os intermediários de marketing.

2 Varejo Vendas em quantidades menores, onde a compra é fracionada e direcionada ao consumidor final.

3 Níveis de serviços varejistas Autosserviço: O consumidor se dispõe mais a procura, compra e seleção de produtos; Seleção: Os clientes podem encontrar o produto, mas pode necessitar de ajuda; Serviço limitado: São expostas mais mercadorias à venda, e os clientes precisam de mais informações e ajuda. Serviço completo: assistência em todas as fases do processo de compra.

4 Principais tipos de varejistas Loja de especialidades: possui linha restrita de produtos; Loja de departamentos: possui várias linhas de produtos; Supermercado: Operação de autosserviços, relativamente grandes, de baixo custo, baixa margem e alto volume; Loja de conveniência: lojas relativamente pequenas, exibem uma linha limitada de produtos; Loja de descontos: possui mercadorias padrão ou especialidades vendidas a preços mais baixos; Varejistas de liquidação: possui sobra de mercadorias, pontas de estoque e produtos com defeito vendidos a preços inferiores aos de varejo; Superloja: buscam atender todas as necessidades dos clientes; Showroom de vendas por catálogo: Clientes retiram nas lojas a mercadoria que encomendaram por catálogo.

5 Tipos de varejo sem loja Venda direta: venda de porta em porta; Marketing direto: telemarketing, marketing televisivo, compras eletrônicas; Venda automática: máquinas automáticas; Serviço de compras: varejistas sem loja que atendem consumidores específicos que se associam ao serviço de compra.

6 Tipos de varejo corporativo Redes corporativas: duas ou mais lojas de propriedade e controle comuns; Rede voluntárias: grupo de varejistas independentes patrocinados por um atacadista; Cooperativas de varejo: varejistas independentes que montam uma organização central de compras; Franquia: associação contratual que são baseadas em algum produto, serviço ou método de fazer negócios; Conglomerados de comercialização: misto de várias linhas diversificadas de varejo.

7 Decisões de marketing dos varejistas Sobre áreas de decisões de marketing que os varejistas tomam, podemos observar: Mercado-Alvo: É a decisão mais importante de um varejista a ser definida e com perfil avaliado. Não podem tomar decisões consistentes sobre o sortimento de produtos, decoração da loja, propaganda, mídia, preços e serviços. Sortimento de produtos: Decisão de amplitude e profundidade do sortimento de produtos, estando de acordo com as expectativas de compra do mercado-alvo. Apresentar marcas exclusivas que não estejam disponíveis em varejistas concorrentes: ex.: conseguir o direito exclusivo de vender produtos de uma famosa marca internacional. Apresentar principalmente mercadorias de marcas próprias: Ter lojas que vendam produtos criados pela própria marca da loja. Realizar eventos de impacto para promover produtos especiais: expor mercadorias de uma determinada região, durante um determinado período, na loja.

8 Decisões de marketing dos varejistas Mudar o mostruário regular ou repentinamente: mandar produzir mercadorias que precisam ser vendidas imediatamente para gerar capital de giro, ou que são ponta de estoque, ou que estão encalhadas. Apresentar as novidades em primeira mão Oferecer serviços de personalização de produtos Oferecer um sortimento altamente direcionado.

9 Tendências do Varejo Novos formatos e combinações de varejo; Crescimento da concorrência de intraformatos; Concorrência entre o varejo com loja e o varejo sem loja; Crescimento dos megavarejistas; Declínio de varejistas do mercado médio; Crescente investimento em tecnologia; Presença global de grandes varejistas.

10 Atacado Vende produtos diretamente das fábricas e em grandes quantidades; Preço mais baixo.

11 O crescimento do atacado e seus tipos O fato de crescimento no ramo de atacado se deve ao crescimento de grandes fábricas localizadas relativamente longe dos principais compradores, a produção antecipada de pedidos em vez de em resposta a pedidos específicos, aumento no número de níveis de fabricantes e usuários intermediários e a crescente necessidade de adaptação dos produtos às demandas de usuários intermediários e finais em termos de quantidades, embalagens e formas.

12 Decisões de marketing dos atacadistas Em razão de uma crescente concorrência, clientes exigentes, novas tecnologias e programas de compras diretas, os atacadistas foram obrigados a desenvolver estratégias apropriadas. Alguma delas são: Mercado-Alvo: escolher um grupo de clientes por seu porte, tipo de clientes; Sortimento de produtos e serviços: ter uma linha completa de produtos e manter estoques suficientes para pronta entregar Preço: reduzir sua margem em algumas linhas e solicitar aos fornecedores um desconto especial Promoção: desenvolver promoções como: propaganda, promoções de vendas e relações publicas.

13 Tipos de atacadistas Atacadistas comerciais: distribuidores ou estabelecimentos intermediários. Empresas independentes que adquirem a mercadoria com que lidam. Atacadistas de serviço completo: mantem estoques e uma força de vendas, oferecem crédito, fazem entregas e fornecem assistência gerencial. Atacadistas de serviço limitado: envolvem atacadistas peguee-leve, atacadistas volantes, atacadistas intermediários, abastecedores e atacadistas de mala. Corretores e agentes: facilitam a compra e venda, têm sua comissão e são especializados de acordo com a linha de produtos. Filiais e escritórios de fabricantes e varejistas: fazem

14 Tendências no atacado Procurar um acordo claro com os fabricantes, quanto às funções que se esperam deles no canal de marketing Identificar as exigências dos fabricantes, visitando suas fábricas e participando de convenções das associações de fabricantes e feiras comerciais Cumprir os compromissos com o fabricante, atingindo as metas de volume, pagando as faturas no prazo e repassando informações sobre os clientes Identificar e oferecer serviços com valor agregado para ajudar o fabricante

15 Logística de mercado visa: Planejar e controlar o fluxo de materiais e de produtos finais; Agilizar a chegada da mercadoria até o cliente com maior agilidade; Otimizar o tempo e dinheiro no transporte; Previsões de vendas.

16 Objetivo da logística de mercado Estudar o que os clientes exigem e o que os concorrentes estão oferecendo em relação a entrega no prazo, disposição do fornecedor para receber de volta produtos defeituosos e rápida reposição e considerar o padrão de serviço dos concorrentes. Depois que definidos os objetivos de logística de mercado, a empresa projeta um sistema que minimiza custos como: L = F + AF + AV + CP Onde: L = o custo total da logística de mercado do sistema proposto; F = o custo total do frete do sistema proposto; AF = o custo fixo total de armazenagem do sistema proposto; AV = o custo variável total de armazenagem; CP = o custo total da perda de vendas devido ao atraso médio nas entregas do sistema proposto.

17 FIM Capítulo 16, Kotler 12ª edição Gerenciamento de varejo, atacado e logística Leandro C. Santos R.A Patrick Ribeiro R.A

01/06/2010. Marketing Ampliado. Administração de Varejo. tipos de varejo. 1) Níveis de serviços que oferece. 2) Variedade de linhas de produtos

01/06/2010. Marketing Ampliado. Administração de Varejo. tipos de varejo. 1) Níveis de serviços que oferece. 2) Variedade de linhas de produtos Marketing Ampliado Profa. Adriana existe um tempo para melhorar, para se preparar e planejar; igualmente existe um tempo para partir para a ação Amyr Klynk Comece a ser agora o que você será daqui em diante.

Leia mais

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução Canais de distribuição Gestão da distribuição Prof. Marco Arbex Introdução Toda produção visa a um ponto final, que é entregar os seus produtos ao consumidor; Se o produto não está disponível na prateleira,

Leia mais

VAREJO E ATACADO Decisões do Canal de Marketing CONCEITO DE VAREJO

VAREJO E ATACADO Decisões do Canal de Marketing CONCEITO DE VAREJO VAREJO E ATACADO Decisões do Canal de Marketing CONCEITO DE VAREJO Unidade de negócio que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais

Leia mais

Análise de Mercado. Plano de Negócios

Análise de Mercado. Plano de Negócios Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica s Pagamento Pré-vendas Pós-vendas Modelo de gestão X Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e X X legais Planejamento

Leia mais

Elaboração e Análise de Projetos

Elaboração e Análise de Projetos Elaboração e Análise de Projetos Análise de Mercado Professor: Roberto César ANÁLISE DE MERCADO Além de ser o ponto de partida de qualquer projeto, é um dos aspectos mais importantes para a confecção deste.

Leia mais

Instituto Fecomércio/DF

Instituto Fecomércio/DF Instituto Fecomércio/DF Dia das Mães 2013 Expectativa de Vendas do Comércio Varejista do Distrito Federal Maio de 2013 Brasília/DF Sumário 1 - Apresentação... 3 Tabela 1 Amostra por segmento no comércio

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços.

Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços. Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços. Neste tópico, explicaremos como a determinação de preços é administrada no SAP Business One. Examinaremos tipos de preço que podem ser configurados

Leia mais

ATENDIMENTO. Item 2.4- Concorrência:

ATENDIMENTO. Item 2.4- Concorrência: ATENDIMENTO Item 2.4- Concorrência: ATENDIMENTO Item 2.4- Concorrência: Mercado composto por players (diversos atores que compõem as relações comerciais e disputam a atenção e a conquista dos consumidores);

Leia mais

Nível de Serviço. Definir o que é nível de serviço logístico. Apresentar algumas características e aspectos essenciais

Nível de Serviço. Definir o que é nível de serviço logístico. Apresentar algumas características e aspectos essenciais Nível de Serviço Me. Edvin Kalil Freitas Granville maio de 2010 OBJETIVOS Definir o que é nível de serviço logístico Apresentar algumas características e aspectos essenciais Verificar algumas formas e

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Conhecimentos Básicos em Administração Financeira: Fundamentos e Técnicas; Orçamento e Controle de Custos Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários

Leia mais

Administração de Marketing

Administração de Marketing Administração de Marketing Evolução do Marketing Marketing de relacionamento Estou feliz!! Estou Estressado!! Livro: Adm. de Marketing Kotler e Armstrong: EVOLUÇÃO DO MARKETING Era pré-industrial produção

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. PALESTRA:

Leia mais

Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS

Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMAS CERTIFICATES Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS Estas instruções para elaboração de TCC do tipo Proposta de Negócio possuem dois tópicos:

Leia mais

Unidade IV. suporte tático da organização: permite uma resposta mais ágil e acertada no campo da estratégia da organização;

Unidade IV. suporte tático da organização: permite uma resposta mais ágil e acertada no campo da estratégia da organização; Unidade IV 7 VANTAGENS COMPETITIVAS ATRAVÉS DO USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7.1 Sistema de informação nos negócios Hoje os sistemas de informação auxiliam todos os níveis da organização, tomando por

Leia mais

MANUSEIO E ACONDICIONAMENTO DE PRODUTOS

MANUSEIO E ACONDICIONAMENTO DE PRODUTOS MANUSEIO E ACONDICIONAMENTO DE PRODUTOS SUMÁRIO 1. Introdução 2. Manuseio de Materiais 3. Projeto de Armazenagem 4. Arranjos Físicos nos Depósitos 5. Embalagem de Produtos 6. Conclusão INTRODUÇÃO - Sozinho,

Leia mais

CE03 TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

CE03 TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO 1 2 Conhecer os diversos tipos de comércio eletrônico e seus benefícios para as empresas e consumidores. 3 Para atingir os objetivos propostos serão abordados os seguintes tópicos: 1. INTRODUÇÃO 2. TIPOS

Leia mais

MARKETING EMPRESARIAL

MARKETING EMPRESARIAL FEG UNESP DPD MBA GESTÃO DA PRODUÇÃO MARKETING EMPRESARIAL Roberto Carvalho robertjc@uol.com.br Modelos para análise estratégica 1 MODELO DE PORTER Ameaça dos entrantes Poder dos Fornecedores Rivalidade

Leia mais

Assunto: Plano Financeiro (I parte)

Assunto: Plano Financeiro (I parte) Assunto: Plano Financeiro (I parte) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Nesta disciplina, todos os assuntos

Leia mais

Por que devemos conhecer os Custos?

Por que devemos conhecer os Custos? Terminologias e Classificação em Custos OBJETIVOS DA AULA: Entender o por que estudar os custos. Explorar a terminologia adotada. Definir e classificá los. Apresentar os elementos básicos. Por que devemos

Leia mais

Profa. Daciane de Oliveira Silva. FONTE: Adm. de pequenas Empresas LONGENECKER, Justin et. al MBA em Gestão Estratégica de Negócios-FACCEBA

Profa. Daciane de Oliveira Silva. FONTE: Adm. de pequenas Empresas LONGENECKER, Justin et. al MBA em Gestão Estratégica de Negócios-FACCEBA Profa. Daciane de Oliveira Silva FONTE: Adm. de pequenas Empresas LONGENECKER, Justin et. al MBA em Gestão Estratégica de Negócios-FACCEBA Relação entre faturamento X volume de vendas SITUAÇÃO A Qtde vendida

Leia mais

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio SIG USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Os Sistemas de Informações e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem ser manuais e eletrônicos. I parte SIGs eletrônicos Tecnologias

Leia mais

Saiba administrar o capital de giro

Saiba administrar o capital de giro Saiba administrar o capital de giro O SEBRAE e o que ele pode fazer pelo seu negócio Consultorias SEBRAE Mais Programas setoriais Palestras Trilha de aprendizagem empresarial EAD Na Medida Cursos SEI E

Leia mais

Gestão de custos Aula 1. Objetivos da disciplina. Objetivos da aula. Por que estudar os Custos? Por que devemos conhecer os Custos?

Gestão de custos Aula 1. Objetivos da disciplina. Objetivos da aula. Por que estudar os Custos? Por que devemos conhecer os Custos? Gestão de custos Aula 1 Terminologias e Classificação em Custos Regis Garcia Mestre em Contabilidade com ênfase em Finanças pela UFPR, Especialista em Contabilidade Societária e Gerencial e em Controladoria

Leia mais

Foco nos Negócios. organização + objetivos definidos = crescimento sólido

Foco nos Negócios. organização + objetivos definidos = crescimento sólido Quem somos? A A.L.F. Ferramentas foi fundada em agosto de 1999, em Duque de Caxias, RJ. Nosso principal objetivo, nesses 15 anos de vida, é focar no cliente, fornecendo ferramentas e equipamentos de qualidade

Leia mais

TERMINOLOGIAS E CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS Gastos, custos, despesas Custos diretos e indiretos Método de avaliação de estoques PEPS, CUSTO MÉDIO

TERMINOLOGIAS E CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS Gastos, custos, despesas Custos diretos e indiretos Método de avaliação de estoques PEPS, CUSTO MÉDIO TERMINOLOGIAS E CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS Gastos, custos, despesas Custos diretos e indiretos Método de avaliação de estoques PEPS, CUSTO MÉDIO 22/02/2016 1. DEFINIÇÕES E TERMINOLOGIAS BÁSICAS Dispêndio

Leia mais

CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos

CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos /05/20 CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos Prof. Carlos Faria (adaptação) 20 O QUE É SISTEMA? Grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado e que trabalham

Leia mais

Administração do Relacionamento com os

Administração do Relacionamento com os Unidade I Administração do Relacionamento com os Clientes Prof. MSc. Marcelo S. Zambon Objetivos da Disciplina Compreender o que são e quem são os clientes. Porque os clientes são vistos como início e

Leia mais

EA044 Planejamento e Análise de Sistemas de Produção Lista de Exercícios 1 Prof. Paulo Valente

EA044 Planejamento e Análise de Sistemas de Produção Lista de Exercícios 1 Prof. Paulo Valente EA044 Planejamento e Análise de Sistemas de Produção Lista de Exercícios 1 Prof. Paulo Valente Problemas de Otimização Lineares Em alguns dos enunciados a seguir as variáveis de decisão podem assumir,

Leia mais

Profª. Daniela Menezes

Profª. Daniela Menezes Unidade IV MIX DE MARKETING Profª. Daniela Menezes Comunicação (promoção) Mais do que ter uma idéia e desenvolver um produto com qualidade superior, é preciso comunicar a seus clientes que o produto e/ou

Leia mais

DECISÕES DE PROMOÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CANAIS EAD 644

DECISÕES DE PROMOÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CANAIS EAD 644 FEA-USP DECISÕES DE PROMOÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CANAIS EAD 644 Prof. Dr. Edson Crescitelli edsonc@usp.br Definição Canais de marketing são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo

Leia mais

Gestão de Microcervejarias. Dez / 2015

Gestão de Microcervejarias. Dez / 2015 Gestão de Microcervejarias Dez / 2015 O início... Uma microcervejaria é, antes de mais nada: Um exercício e um exemplo de empreendedorismo Um exercício de criatividade, de inovação A transformação de um

Leia mais

A Análise SWOT (FOFA)

A Análise SWOT (FOFA) A Análise SWOT (FOFA) Diagnóstico estratégico que permite estabelecer relação entre os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças no ambiente organizacional SWOT e FOFA Strenght Weakness Forças Oportunidades

Leia mais

Oportunidade de Negócio: CLÍNICA DE ESTÉTICA

Oportunidade de Negócio: CLÍNICA DE ESTÉTICA Oportunidade de Negócio: CLÍNICA DE ESTÉTICA Maio/2007 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO FICHA BÁSICA SEGMENTO: Prestação de Serviços - Clinica de Estética DESCRIÇÃO: Prestação de serviços pessoais na área de

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação A tecnologia da informação está em toda parte nos negócios 1 Departamentos comuns em uma organização FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA

Leia mais

ANÁLISE DE FALHAS DE COMPUTADORES

ANÁLISE DE FALHAS DE COMPUTADORES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DANIELE APARECIDA DE OLIVEIRA VERANICE POLATO ANÁLISE DE FALHAS DE COMPUTADORES LINHA DE PESQUISA: Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de

Leia mais

Logística. Ser um profissional de logística significa, independentemente de sua fun- Escolha Certa! As profissões do século 21

Logística. Ser um profissional de logística significa, independentemente de sua fun- Escolha Certa! As profissões do século 21 Logística O setor, que movimenta mais de US$ 100 bilhões por ano no Brasil, necessita cada vez mais de profissionais qualificados, trabalhadores que atendam às necessidades das indústrias, empresas de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO AULA 02

ADMINISTRAÇÃO AULA 02 AULA 02 FILIPE S. MARTINS ROTEIRO ORGANIZAÇÕES E ORGANIZAÇÕES : VISÃO PANORÂMICA PRODUÇÃO / MARKETING / PESQUISA E DESENVOLVIMENTO / FINANÇAS / RH PLANEJAMENTO / ORGANIZAÇÃO / LIDERANÇA / ECUÇÃO / CONTROLE

Leia mais

Marketing empresarial. Especialização em Gestão da Produção

Marketing empresarial. Especialização em Gestão da Produção Marketing empresarial Especialização em Gestão da Produção Aula 1! Introdução à disciplina! Conceitos e histórico! Importância do marketing para a organização! Ambiente de marketing Informações básicas!

Leia mais

Departamento comercial e marketing

Departamento comercial e marketing Departamento comercial e marketing Trabalho realizado: Cátia Nunes Nº6 12ºS Marketing Os profissionais do Marketing podem dividir-se em dois grupos, os que estão directamente ligados as empresas, isto

Leia mais

A função de planejar. Administração e Finanças. O Marketing como Gestão Estratégica

A função de planejar. Administração e Finanças. O Marketing como Gestão Estratégica Administração e Finanças Uniban Notas de Aula Planejamento Mercadológico Prof. Amorim A função de planejar Planejamento Objetivo: especificação dos resultados esperados, aonde se pretende chegar e o que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO DISCIPLINA: Logística em Agronegócio CÓDIGO: DP 0092 PROFESSOR: Nelson de Mello AULA 2 17/03/2016 Logística

Leia mais

Concorrência entre credenciadoras vem levando à queda das taxas de cartões para lojistas, analisa Boanerges & Cia.

Concorrência entre credenciadoras vem levando à queda das taxas de cartões para lojistas, analisa Boanerges & Cia. INFORMATIVO PARA A IMPRENSA ML&A Comunicações Fernanda Elen fernanda@mla.com.br (11) 3811-2820 ramal 833 Concorrência entre credenciadoras vem levando à queda das taxas de cartões para lojistas, analisa

Leia mais

Aula 6 Contextualização

Aula 6 Contextualização Gestão Financeira Aula 6 Contextualização Prof. Esp. Roger Luciano Francisco Fluxo de Caixa Fluxo de caixa é o conjunto de movimentações, de entradas e saídas de dinheiro, de um período determinado nas

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA PARA COMÉRCIO. Olá, quero lhe dar as boas vindas a mais um conteúdo exclusivo do Instituto Empreenda!

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA PARA COMÉRCIO. Olá, quero lhe dar as boas vindas a mais um conteúdo exclusivo do Instituto Empreenda! 1 Sobre o autor Roberto Lamas é empresário há 26 anos e possui dois negócios sendo um deles no ramo de alimentação e outro no setor de educação online. É graduado em Administração de Empresas e especialista

Leia mais

PROTEÇÃO NA ORIGEM Vantagens do começo ao fim CARLOS EDUARDO SANTOS

PROTEÇÃO NA ORIGEM Vantagens do começo ao fim CARLOS EDUARDO SANTOS PROTEÇÃO NA ORIGEM Vantagens do começo ao fim CARLOS EDUARDO SANTOS PLASTROM SENSORMATIC Joint Venture PLASTROM SENSORMATIC Pioneirismo e Inovação VEM (EAS) AM (Tecnologia) Proteção na origem Proteção

Leia mais

www.equilibriumweb.com

www.equilibriumweb.com www.equilibriumweb.com design por cristian c. de almeida APRESENTAÇÃO O mercado está cheio de empresas jovens e inovadoras. O que diferencia a Equilibrium Web das demais é a experiência de ter trabalhado

Leia mais

Franquia fast-food lança modelo Container e apresenta loja conceito na ABF Franchising Expo

Franquia fast-food lança modelo Container e apresenta loja conceito na ABF Franchising Expo DINO - Divulgador de Notícias Franquia fast-food lança modelo Container e apresenta loja conceito na ABF Franchising Expo Com expectativa de negócio de R$400 mil e muitas novidades, rede de franquias Lug's

Leia mais

1 Introdução comportamento do consumidor comportamento do consumidor comportamento do consumidor comportamento do consumidor

1 Introdução comportamento do consumidor comportamento do consumidor comportamento do consumidor comportamento do consumidor 1 Introdução De acordo com Blackwell et al (2008, p. 6), o comportamento do consumidor é definido como atividades com que as pessoas se ocupam quando obtêm, consomem e dispõem de produtos e serviços. Uma

Leia mais

Logística. Módulo 1. Agenda da Teleaula. Prof. José Valentin Iglesias Pascual. O Marketing na Logística e Análise dos Mercados

Logística. Módulo 1. Agenda da Teleaula. Prof. José Valentin Iglesias Pascual. O Marketing na Logística e Análise dos Mercados Logística Prof. José Valentin Iglesias Pascual O na Logística e Análise dos Mercados Módulo 1 Cadeia de Abastecimento Filosofia Matemática Aplicada O na Logística e Análise dos Mercados Agenda da Teleaula

Leia mais

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas Índice Introdução Defina suas etapas de vendas corretamente Como definir suas etapas de vendas 03 05 06 2 Introdução Olá,

Leia mais

Controladoria na gestão de serviços

Controladoria na gestão de serviços Controladoria na gestão de serviços 2012 Franco Kaolu Takakura Junior Direitos desta edição adquiridos pela Paco Editorial. Nenhuma parte desta obra pode ser apropriada e estocada em sistema de banco

Leia mais

Aspectos internacionais da Logística 05.4.2011

Aspectos internacionais da Logística 05.4.2011 LOG2 Aspectos internacionais da Logística 05.4.2011 Perguntas atuais: Quais os desafios que a globalização apresenta à logística? Como devem ser a estrutura e a gestão de uma rede global? Quais as tendências?

Leia mais

Planejamento e Controle da Utilização e das Compras de Matérias-Primas. Amanda Ribeiro José Maciel Neto Renê Oliveira

Planejamento e Controle da Utilização e das Compras de Matérias-Primas. Amanda Ribeiro José Maciel Neto Renê Oliveira Planejamento e Controle da Utilização e das Compras de Matérias-Primas Amanda Ribeiro José Maciel Neto Renê Oliveira Nov/2012 Para que serve? Definir as quantidades de cada matéria prima necessária para

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre Cadastro e documentos.

Bem-vindo ao tópico sobre Cadastro e documentos. Bem-vindo ao tópico sobre Cadastro e documentos. Neste tópico, vamos analisar dados de cadastro no SAP Business One. Após essa sessão, você estará apto a visualizar um registro de cliente para explicar

Leia mais

Projetos CUSTOS. Prof. Anderson Valadares

Projetos CUSTOS. Prof. Anderson Valadares Projetos CUSTOS Prof. Anderson Valadares Gerenciamento de custo O gerenciamento de custos visa essencialmente assegurar aos patrocinadores que o projeto será concluído dentro do orçamento aprovado. Gerenciamento

Leia mais

INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PRÉ-PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Assunto, Tema e Problema

INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PRÉ-PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Assunto, Tema e Problema INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PRÉ-PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Assunto, Tema e Problema 1 / 18 ESTRUTURA GERAL DO PRÉ-PROJETO ASSUNTO Gosto pessoal Importância Fonte de dados Meu departamento

Leia mais

Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 7

Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 7 Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 7 Quais são os tipos básicos de arranjo físico usados em produção? rranjo físico e fluxo Qual tipo de arranjo físico uma operação deveria escolher?

Leia mais

HD313 Marketing e Design. Distribuição (Place) UFPR HD313 Marketing e Design 3SPV - Naotake Fukushima

HD313 Marketing e Design. Distribuição (Place) UFPR HD313 Marketing e Design 3SPV - Naotake Fukushima Composto de Marketing: Distribuição (Place) Dfiiõ Definições Rede de valor Custo de distribuição Pode chegar entre 30% ~ 50 % do preço do produto final. Novo conceito: m commerce Dfiiõ Definições Pensar

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente:

Leia mais

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 3 O DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 3 O DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4 DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA Apostila 3 O DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO SETEMBRO 2008 O DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO O Departamento de Planejamento

Leia mais

Forma de Funcionamento Número de negócios Percentual (%)

Forma de Funcionamento Número de negócios Percentual (%) 1 DADOS GERAIS - Data de emancipação: 30/12/1943 - Distância da capital: 71 km - Área: 240 Km 2 - Localização Mesorregião: Agreste Potiguar Microrregião: Agreste Potiguar - População: 14.483 (IBGE/2007)

Leia mais

Não jogue esse impresso em vias públicas.

Não jogue esse impresso em vias públicas. Não jogue esse impresso em vias públicas. A MODA É DEIXAR A SUA LOJA MAIS ATRATIVA! Programação abril 2015 Eventos Sebrae-SP Responde - gratuitos 5S 10/04 (sexta), das 14h às 16h Sessão de perguntas e

Leia mais

ORIENTAÇÃO ON LINE AO VIVO

ORIENTAÇÃO ON LINE AO VIVO ORIENTAÇÃO ON LINE AO Treinamento Básico de Finanças Dia: 21/06 as 21:30h VIVO Módulo 1 Acesso pelo link https://www.eventials.com/kilvenoronha/treinamento-basicode-financas/ Kilve Noronha Diretora Sênior

Leia mais

Acessórios. Conforme solicitado, apresentamos complemento às informações previamente fornecidas. Ofício n2 894/2015/CADE - recebido em 13/02/2015.

Acessórios. Conforme solicitado, apresentamos complemento às informações previamente fornecidas. Ofício n2 894/2015/CADE - recebido em 13/02/2015. Acessórios Nova Roma do Sul, 25 de Fevereiro de 2015 Ao Ministério da Justiça Conselho Administrativo de Defesa Econômica Superintendência-Geral Ato de Concentração n 08700.009988/2014-09 (Requerentes:

Leia mais

A Palavra Economia... 1. Dez Princípios de Economia. Uma Casa e a Economia Enfrentam... Correlação x Causa. Decisões. Escassez... Decisões?

A Palavra Economia... 1. Dez Princípios de Economia. Uma Casa e a Economia Enfrentam... Correlação x Causa. Decisões. Escassez... Decisões? 1. Dez Princípios de Economia A Palavra Economia... Vem do grego, aquele que governa a sua casa Uma Casa e a Economia Enfrentam... Decisões? Decisões? Decisões? Decisões? Correlação x Causa Correlação:

Leia mais

Modelo de Negócios

Modelo de Negócios Modelo de Negócios Segmentos de Clientes. Segmento de clientes são divisões dos clientes de acordo com suas necessidades, costumes ou outro atributo em comum, de forma que possam melhor entender, alcançar

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS. Desejos. Necessidades

GESTÃO DE SERVIÇOS. Desejos. Necessidades Desejos Auto Realização Auto-Estima Social Segurança Fisiológicas Deficiência de necessidade Necessidades ATENÇÃO: Quanto mais se cresce na pirâmide no que tange a satisfação das necessidades, as necessidades

Leia mais

Administrando Produtos e Serviços

Administrando Produtos e Serviços Administrando Produtos e Serviços É a parte mais importante do composto de Marketing, sem ele não existiriam os demais; Não inclui só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes

Leia mais

Comercial / Planejamento Cláudio Pessanha

Comercial / Planejamento Cláudio Pessanha Comercial / Planejamento Cláudio Pessanha Dentro da cadeia de desenvolvimento de um produto em uma empresa de moda, o planejamento comercial tem hoje o papel de iniciar todo o processo produtivo. O responsável

Leia mais

Aula 07. Comércio Eletrônico. Tipos de Sistemas de Informação 10/10/2012

Aula 07. Comércio Eletrônico. Tipos de Sistemas de Informação 10/10/2012 Aula 07 Conceitos de Sistemas de Informação: Tipos de Sistemas de Informação; Estruturação da Informação 1 Tipos de Sistemas de Informação Os tipos mais comuns de sistemas de informação usados em organizações

Leia mais

Instruções para elaboração de TCC ANÁLISE DE MERCADO

Instruções para elaboração de TCC ANÁLISE DE MERCADO INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMAS CERTIFICATES Instruções para elaboração de TCC ANÁLISE DE MERCADO Estas instruções para elaboração de TCC do tipo Melhoria de Processo possuem três tópicos:

Leia mais

A expansão das franquias nos postos de serviços

A expansão das franquias nos postos de serviços Fred Alves CONVENIÊNCIA A expansão das franquias nos postos de serviços O conceito store-in-store (loja dentro de loja) é uma tendência cada vez mais forte nos postos de combustíveis. Não é de hoje que

Leia mais

Categoria de Incubação pretendida. Da relação abaixo indicar apenas uma das Opções. Incubação Não Residente: Pós Incubação:

Categoria de Incubação pretendida. Da relação abaixo indicar apenas uma das Opções. Incubação Não Residente: Pós Incubação: Edital de Fluxo Contínuo Visualização do Edital Proposta de Pretendente Geral Edital: (0001) Edital de Fluxo Contínuo Status da Proposta: Em Manutenção Período de Vigência do Edital: 23/05/2016 até 23/05/2017

Leia mais

Unidade III COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO. Profa. Daniela Menezes

Unidade III COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO. Profa. Daniela Menezes Unidade III COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Profa. Daniela Menezes Propaganda e suas características Propaganda é qualquer forma paga de apresentação não- pessoal de idéias, produtos ou serviços, realizada por

Leia mais

Indicação dos Custos de Energia dos Equipamentos Elétricos

Indicação dos Custos de Energia dos Equipamentos Elétricos Indicação dos Custos de Energia dos Equipamentos Elétricos CONTACTO NACIONAL Orlando Paraíba orlando.paraiba@ena.com.pt ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida Av Belo Horizonte, Ed. Escarpas Santos

Leia mais

PRIMEIRO SEMINÁRIO DE MARCAS DO SUL DO BRASIL. GERANDO VALOR PARA SUA EMPRESA

PRIMEIRO SEMINÁRIO DE MARCAS DO SUL DO BRASIL. GERANDO VALOR PARA SUA EMPRESA PRIMEIRO SEMINÁRIO DE MARCAS DO SUL DO BRASIL. GERANDO VALOR PARA SUA EMPRESA Gerindo Marcas com Base no Valor Marca: Gestão Baseada no Valor Maximização do Valor Econômico da Marca Gestão Baseada em Valor

Leia mais

Exemplos: 4000 litros/dia 500 carros/dia 100 lugares/sessão 2000 ton/mês 50 quartos/dia

Exemplos: 4000 litros/dia 500 carros/dia 100 lugares/sessão 2000 ton/mês 50 quartos/dia LOGÍSTICA INTEGRADA: PRODUÇÃO E COMÉRCIO 11º AULA 11/11/2011 DEMANDA X CAPACIDADE DE PRODUÇÃO Capacidade - Definição É o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo, que

Leia mais

Página 59 Inserir as questões a seguir após a questão 08.

Página 59 Inserir as questões a seguir após a questão 08. Atualização da obra Contabilidade de Custos 9ª para a 10ª edição Página 59 Inserir as questões a seguir após a questão 08. (Especialista/Anatel/2014) Com relação aos custos, julgue os itens de 09 a 11.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho EE Esterina Placo (Extensão) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS

MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS Fotos: AKamiyama e internet Imagens: Akamiyama e internet ÁREA e AGRICULTORES NO MUNDO 2011 2014 ÁREA 37,2 milhões ha 43,7 milhões ha AGRICULTORES 1,8 milhão

Leia mais

VOCÊ É DO TAMANHO DOS SEUS SONHOS. Mary Kay Ash

VOCÊ É DO TAMANHO DOS SEUS SONHOS. Mary Kay Ash VOCÊ É DO TAMANHO DOS SEUS SONHOS Mary Kay Ash O que Mary Kay representa na sua vida? Mary Kay tem sido o que você esperava que fosse? Tem sido um bico? Tem sido uma carreira de sucesso? Mary Kay será

Leia mais

Perspectiva Para as Frutas Minimamente Processadas. IBRAF Moacyr Saraiva Fernandes

Perspectiva Para as Frutas Minimamente Processadas. IBRAF Moacyr Saraiva Fernandes Perspectiva Para as Frutas Minimamente Processadas IBRAF Moacyr Saraiva Fernandes 1. O QUE SÃO FRUTAS MINIMAMENTE PROCESSADAS? - São frutas individualmente ou em combinação, que foram fisicamente alterados

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES Exercícios Complementares Custeio Variável (Direto) / Custeio por Absorção e Custos para Decisão (Custo Fixo, Lucro e Margem de Contribuição) Cap. 1 e 2 1 O único produto da empresa

Leia mais

Marketing Básico Capítulo IV. Os Canais de Distribuição dos Produtos

Marketing Básico Capítulo IV. Os Canais de Distribuição dos Produtos Marketing Básico Capítulo IV Os Canais de Distribuição dos Produtos Canais de Distribuição X Movimentação Física dos Produtos Qualidade e prazo não são atributos suficientes para garantir a venda de um

Leia mais

Internacionalização de empresas Por que, Quem, Para onde, Quando, Como, Que?

Internacionalização de empresas Por que, Quem, Para onde, Quando, Como, Que? Internacionalização de empresas Por que, Quem, Para onde, Quando, Como, Que? DISCIPLINA: Negócios Internacionais FONTES: 1) MINERVINI, Nicola. O Exportador. Ferramentas para Atuar com Sucesso nos Mercados

Leia mais

RESOLUÇÃO CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

RESOLUÇÃO CARGOS DE NÍVEL MÉDIO RESOLUÇÃO CARGOS DE NÍVEL MÉDIO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das 5 questões de Matemática da prova de nível médio da Petrobrás, bem como das questões de conhecimentos específicos

Leia mais

Economia e Negócios Internacionais MACROECONOMIA

Economia e Negócios Internacionais MACROECONOMIA Economia e Negócios Internacionais MACROECONOMIA Microeconomia x Macroeconomia Objetivos Teoria Microeconômica: Preserva em sua análise as características individuais de cada bem e cada fator de produção.

Leia mais

CONTABILIDADE GERENCIAL. Aula 5. Prof.: Marcelo Valverde

CONTABILIDADE GERENCIAL. Aula 5. Prof.: Marcelo Valverde CONTABILIDADE GERENCIAL Aula 5 Prof.: Marcelo Valverde Plano de Ensino da Disciplina: CONTABILIDADE GERENCIAL UNIDADE 03 Relação Custo X Volume X Lucro 3. Ponto Equilíbrio Contábil 3.1.1 Métodos de apuração

Leia mais

A Vida, o Tempo e a Carreira do Vendedor Profissional

A Vida, o Tempo e a Carreira do Vendedor Profissional Esquema de palestra A Vida, o Tempo e a Carreira do Vendedor Profissional I. O Que é Vender? A. Vendas pessoais referem-se à comunicação pessoal de informação para persuadir um cliente potencial a comprar

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE. Prof. Erika Liz

GARANTIA DA QUALIDADE. Prof. Erika Liz GARANTIA DA QUALIDADE Prof. Erika Liz Atribuições do Farmacêutico na Indústria Produção O farmacêutico responsável pela produção de medicamentos deve assegurar a produção de produtos farmacêuticos puros

Leia mais

PERSPECTIVAS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA NA ÁREA DE FÁRMACOS

PERSPECTIVAS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA NA ÁREA DE FÁRMACOS PERSPECTIVAS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA NA ÁREA DE FÁRMACOS PERSPECTIVAS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA NA ÁREA DE FÁRMACOS CENÁRIO ATUAL MULTINACIONAIS Gerenciamento bem definidos

Leia mais

M RKETIN I G G I O j b et e ivo v s o s d a d a Di D sc s i c pl p ina n

M RKETIN I G G I O j b et e ivo v s o s d a d a Di D sc s i c pl p ina n MARKETING I Ernesto L. M. Nunes Objetivos da Disciplina Colocar o aluno em contato com a administração de produtos sob a ótica do conceito mercadológico e utilizar todos os recursos que apóiam a orientação

Leia mais

A locação de enxovais como oportunidade de geração de valor no hospital

A locação de enxovais como oportunidade de geração de valor no hospital A locação de enxovais como oportunidade de geração de valor no hospital NOSSOS NÚMEROS NOSSOS NÚMEROS NO BRASIL 9 plantas e 8 cidades Mais de 400 tons/dia INVESTIMENTOS NO BRASIL 2014 - INFRAESTRUTURA

Leia mais

Principais Sistemas de Informação. Prof. Mauricio Pitangueira

Principais Sistemas de Informação. Prof. Mauricio Pitangueira Principais Sistemas de Informação Prof. Mauricio Pitangueira amspitangueira@gmail.com Revisão SISTEMA FECHADO SUBSISTEMAS ABERTO ENTRADA (INPUT) PROCESSAMENTO RETROALIMENTAÇÃO (FEEDBACK) SAÍDA (OUTPUT)

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDAS

FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDAS Unidade I FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDAS Prof. Me. Livaldo Dos Santos Objetivos Preços e custos premissas da análise e maximização dos lucros a natureza dos custos de produção a precificação e as receitas

Leia mais

AGENDA DA AULA -I - Conceito de Marketing; -Orientações para o mercado (produção,

AGENDA DA AULA -I - Conceito de Marketing; -Orientações para o mercado (produção, AGENDA DA AULA -I - Conceito de Marketing; -Orientações para o mercado (produção, produto, vendas, marketing, marketing societal). UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade

Leia mais

Feira de Negócios. Capitulo 5.3.3 - Utilizando a Planilha Custos-MarkUp nas Estratégia de Preço Promoções Brincadeiras com o Promotor

Feira de Negócios. Capitulo 5.3.3 - Utilizando a Planilha Custos-MarkUp nas Estratégia de Preço Promoções Brincadeiras com o Promotor TIC- Trabalho Interdisciplinar Elaborado por Prof.Mestre Rosimeire Ayres Feira de Negócios Capitulo 5.3.3 - Utilizando a Planilha Custos-MarkUp nas Estratégia de Preço Promoções Brincadeiras com o Promotor

Leia mais

UE_05_DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

UE_05_DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Planejamento e Marketing Estratégico UE_05_DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Faculdade PITÁGORAS Profª. Mariana Silva marianaotavio@gmail.com ANÁLISE SWOT De acordo com Kotler, a avaliação global das forças, fraquezas,

Leia mais

CEAP Exercícios Professor: Salomão Soares Turma: Contabilidade e Sistemas de Custos

CEAP Exercícios Professor: Salomão Soares Turma: Contabilidade e Sistemas de Custos CEAP s Professor: Salomão Soares Turma: Contabilidade e Sistemas de Custos Data: Nota: 1) Dos livros da empresa Cosmopolitec foram extraídos os seguintes dados, relativos ao período findo 31 de dezembro

Leia mais