MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO"

Transcrição

1 MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO Brasília 2016

2 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir seus negócios, pelo uso da exportação. Tem por objetivo simplificar os processos postais e alfandegários. Foi desenvolvido pelos Correios, por meio de uma parceria entre Receita Federal, Banco Central do Brasil, Secretaria de Comércio Exterior e outros órgãos relacionados às exportações. A constante preocupação dos Correios pela excelência na qualidade dos produtos e serviços e pela retenção de clientes propiciou a concepção do Projeto Exporta Fácil Integrado EFI, composto por módulos que visa atender a troca de dados da remessa por mensagens eletrônicas, integração aduaneira e emissão do formulário de postagem para prestar esclarecimentos à alfândega nacional e internacional e aos empregados postais. O Módulo Pré-Postagem permite ao cliente acessar o site dos Correios e registrar todos os dados da postagem internacional. Ao final receberá um número de pré-postagem para posterior confirmação da postagem em uma Agência de Correios. Este módulo está integrado com o sistema SARA Sistema de Automação da Rede de Atendimento dos Correios que recupera os dados ao inserir o número da prépostagem, proporcionando ao cliente maior confiabilidade e agilidade, com ganho significativo no atendimento nas agências. Acesse ao módulo de pré-postagem do Exporta Fácil.

3 No primeiro acesso a pré-postagem do Exporta Fácil: clique em Se ainda não tem cadastro, digite seu CPF/CNPJ ou Nº do Documento e clique aqui.

4 O sistema abrirá a aba remetente para inclusão dos dados. Lembramos que os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório. OBS 1: Campo CEP: digite o número do CEP. O sistema fará o preenchimento automático dos campos logradouro, Número, Bairro, Cidade e UF. Complete os campos que não tiverem sido preenchidos automáticamente. Ou clique Não sabe o CEP? Para consultar o endereço no site dos Correios. Realize a consulta do endereço. Digite o número do CEP. OBS 2: Campo Tipo Exportador: para preenchimento deste campo, clique na seta para abrir o combo com as opções: Pessoa Jurídica, Pessoa física residente no páis e Pessoa física domiciliada no exterior. Esse campo está vinculado com os dados registros nos campos Nacionalidade e do CNPJ/CPF ou Nº do documento na tela inicial.

5 Se o Tipo Exportador selecionado for Pessoa Jurídica. O campo Porte da Empresa será habilitado. Para preenchimento deste campo, clique na seta para abrir o combo com as opções: Micro Empresa, Pequena Empresa e Outros. Ao final clique em incluir.

6 Clique em OK para retornar a aba menu inicial. Após o cadastro no sistema, siga o passo a passo abaixo.

7 1º) Informe o tipo do cliente: com Contrato ou Sem Contrato. Cliente com contrato: possui contrato com os Correios para as postagens internacionais com pagamento a faturar; ou Cliente sem contrato: postagens com pagamento à vista. Cliente com contrato, os campos CNPJ/CPF e Cartão de postagem serão acionados e deverão ser preenchidos obrigatoriamente. No campo Senha informe a senha registrada na aba remetente. Clique em OK para prosseguir para aba Menu Principal.

8 Cliente sem contrato, os campos: Nacionalidade e CNPJ/CPF serão acionados e deverão ser preenchidos obrigatoriamente. Para preencher o campo Nacionalidade clique na seta para abrir o combo com as opções: brasileira ou estrangeira. Selecione uma das opções. Se a opção selecionada for brasileira preencher o campo CNPJ/CPF. No campo Senha informe a senha registrada na aba remetente. Clique em OK para prosseguir para a próxima aba.

9 Se a opção selecionada for estrangeira preencher o campo Nº do documento do estrangeiro. No campo Senha informe a senha registrada na aba remetente. Clique em OK para prosseguir para a próxima aba. Acompanhe o passo a passo de uma pré-postagem não-documento, de cliente Pessoa Física, sem cadastro, sem contrato e nacionalidade brasileira. Atenção! Dados meramente ilustrativos. Preencha os campos: Tipo de cliente: sem contrato Nacionalidade: brasileira CNPJ/CPF: Campo Senha informe a senha cadastrada. Clique em OK para prosseguir para próxima aba.

10 Veja que este CPF já está cadastrado e o sistema capturou os dados do rementente. Para prosseguir na Opção Cadastrar de Pré-postagem, você deve estar de acordo com o Termo de Condições Gerais de Prestação dos Serviços de Remessa dos Objetos Postais Internacionais.

11 O Termo de Condições Gerais de Prestação dos Serviços de Remessa dos Objetos Postais Internacionais apresenta as condições da prestação dos serviços postais internacionais. Clique no link para conhecer o Termo. Para continuar com o cadastro da pré-postagem clique na opção Aceito.

12 Caso não concorde com o Termo clique na opção Não Aceito. Para encerrar o cadastro no sistema clique na opção Sair. Ou para dar início ao cadastramento de pré-postagem, clique na opção Cadastrar Prépostagem e clique na opção Aceito do Termo.

13 Atenção! A partir de agora o preenchimento dos campos, em cada aba, permitirá a captura desses dados no SARA Sistema de Automação da Rede de Atendimento dos Correios e a emissão do formulário de postagem na finalização do atendimento nas agências dos Correios. Os campos UF de origem, Município de origem, País de destino, Cidade; Peso (em gramas), Tipo de embalagem e Tipo de Encomenda são de preenchimentos obrigatoriamente.

14 Campo UF de origem: para preenchimento deste campo, clique na seta para abrir o combo com as 27 unidades federativas. Selecione a Unidade Federativa de origem. O campo Município de origem será habilitado para preenchimento.

15 Clique na seta para abrir o combo com os Municípios referentes à UF de origem selecionada. Selecione o Município de origem. Campo País de destino: clique na seta para abrir o combo com os países de destinos. Selecione o País.

16 Campo Cidades: clique na lupa e será acionado um pop-up (janela extra) com as cidades de destino relacionadas ao país selecionado. As cidades estão em ordem alfabética. Para listar as cidades clique na letra. Selecione a cidade.

17 Para que a consulta da cidade de destino seja mais rápida insira o nome da cidade de destino no campo cidade ou parte do nome e clique na lupa para acionar o pop-up (janela extra) com as cidades de destino relacionadas ao país selecionado.

18 Campo Peso (em gramas): registre o peso total da encomenda. Campo Tipo da embalagem: Selecione um dos tipos: Caixa, Envelope ou Rolo. O campo Dimensões de embalagem (em centímetro) será habilitado para preenchimento.

19 Campo Dimensões de embalagem (em centímetro): Os serviços internacionais têm dimensões mínimas e máximas permitidas para cada tipo da embalagem. Informe as dimensões comprimento, largura e altura. Campo Tipo da Encomenda: Selecione documento ou não-documento. Conforme informado no início, este é o manual de cadastramento de não-documento Selecione Tipo da Encomenda não-documento Clique em Continuar para prosseguir para a próxima aba Serviço.

20 2º) Ao abrir a aba Serviço será acionado um pop-up (janela extra) com os serviços disponíveis vinculados a cidade/país de destino, peso e dimensões registrados na tela anterior. Para conhecer as vantagens de cada serviço clique em OK e em seguida em vantagem dos serviços.

21 Clique no serviço para conhecer as vantagens. Clique em OK para finalizar a consulta. Selecione a modalidade de entrega desejada para o envio da encomenda. Clique em Continuar para prosseguir para próxima aba Remetente.

22 Ou Clique em Voltar para realizar uma nova consulta.

23 3º) Aba Remetente: os campos serão preenchidos automáticamente, conforme registrado na aba inicial. Verifique se os campos estão preenchidos corretamente. Caso contrário, realize os ajustes necessários que ao final da pré-postagem os dados serão alterados na base de dados. Campo Dados do Preposto: O preposto é o representante autorizado por alguém para representá-lo. Se o preposto for o próprio remetente, clique no botão Próprio Remetente que o sistema preencherá automáticamente os campos: Nome, DDD, Telefone, e Documento.

24 Se o preposto for o outra pessoa, clique no botão Outra pessoa e preecha os campos: Nome, DDD, Telefone, e Documento. Clique em Continuar para prosseguir para a próxima aba Destinatário. Ou Clique em Voltar para retornar a aba Serviço.

25 4º) Aba Destinatário: Veja que os campos País e Cidade de destino foram preeenchidos automatiamente e não poderão ser alterado, tendo em vista a vinculação da regras de negócios dos serviços com esses campos. Campo Tipo Destinatáiro: Selecione a opção Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Preencha os campos Nome, Endereço, , DDI, Telefone/fax e CEP. Atenção! Os campos , DDI, Telefone/fax e CEP não são de preenchimento obrigatório. No entanto, poderão auxiliar as empresas postais, caso seja necessário, entrar em contato com o destinatário.

26 Campo Pessoa para contato: Se a pessoa para contato for o próprio destinatário, clique no botão O próprio destinatário que o sistema preencherá automáticamente os campos: Nome, , DDI e Telefone. Se a pessoa para contato for o outro, clicar no botão Outro e preecha os campos: Nome, , DDI e Telefone. Destinatários Cadastrados: Ao selecionar um destinatário cadastado o sistema preencherá os campos automaticamente.

27

28 Clique em limpa Dados para cadastrar outro destinatário, ou realize a alteração no campo desejado. Clique em Continuar para prosseguir para a próxima aba Remessa. Ou Clique em Voltar para retornar a aba Remetente.

29 5º) Aba Remessa: Uma remessa pode ser composta por mais de um objeto (pacote). Campo Tipo de Remessa: O Tipo de remessa está relacionado ao Despacho de Exportação exigido pela Receita Federal do Brasil. Toda mercadoria destinada ao exterior, inclusive a reexportada, está sujeita a despacho de exportação que é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo exportador em relação à mercadoria, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas a seu desembaraço aduaneiro e a sua saída para o exterior. Essas informações são validadas e deferidas automaticamente pelo SISCOMEX que emite um Registro de Exportação (RE/DDE) ou de uma Declaração Simplificada de Exportação (DSE).

30 Registro de exportação RE é feito pelo exportador ou por seu representante legal. É o registro eletrônico das informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracterizam a operação de exportação de uma mercadoria. Declaração de Despacho de Exportação DDE, obtida por meio eletrônico, é o procedimento fiscal mediante o qual se processa o desembaraço aduaneiro da mercadoria destinada ao exterior, seja ela exportada a título definitivo ou não. Declaração Simplificada de Exportação DSE é um documento representativo de uma exportação, com procedimentos simplificados no Siscomex e pode ser utilizada para embarques com valor declarado máximo de US$ 50, Ela apresenta um grande número de facilidades em relação ao regime comum de exportação, proporciona mais eficiência e eficácia à fiscalização aduaneira, possibilita o gerenciamento integrado das operações de exportação, fornecendo informações aos diversos outros módulos e sistemas da área de Comércio Exterior do Brasil. As exportações efetuadas por meio do Exporta Fácil deverão obedecer ao limite (valor) de até USD ,00 (dólares) por remessa. Os Correios providenciam o desembaraço alfandegário, ou seja, a emissão da Declaração Simplificada de Exportação-DSE no Brasil das remessas destinadas ao exterior. Clique no combo e Selecione o tipo de remessa: Amostras; Presente; ou Mercadoria para venda. Se o tipo de remessa escolhida for mercadoria para venda o campo Natureza da Operação será habilitado e deverá ser preenchido obrigatóriamente.

31 Campo Natureza da Operação: Clique na seta para selecionar o código da Secretaria da Receita Federal. CÓDIGO NATUREZA DA OPERAÇÃO: 01 Pessoa física com cobertura cambial 02 Pessoa física sem cobertura cambial 03 Pessoa jurídica com cobertura cambial 04 Pessoa jurídica sem cobertura cambial 30 Doação em caráter de ajuda humanitária 31 Bagagem desacompanhada 41 Bens de caráter cultural - Exportação temporária 42 Exportação temporária de material para emprego militar 43 Feiras e exposições comerciais ou industriais

32 44 Conserto, reparo ou restauração 45 Outras exportações temporárias 61 Bens submetidos a regime de admissão temporária 71 Erros de expedição 72 Não atendimento de exigência de controle extrafiscal 73 Indeferimento de regime aduaneiro especial 74 Outros motivos portaria MF 306/95 Os campos: número da Nota Fiscal; Data da Emissão da Nota Fiscal; Total de Objetos da Remessa; Valor da Remessa R$; Moeda de Negociação; Valor da Remessa na moeda de negociação; Incoterm; Fatura utilizada será própria; Registro SISCOMEX deverão ser preenchidos obrigatóriamente.

33 Campo Número da Nota Fiscal e Data da Emissão da Nota Fiscal: Preencha os campos de acordo com a Nota Fiscal dos objetos da remessa emitida. Campo Total de Objetos da Remessa: Uma remessa pode ser composta por mais de um objeto (pacote). Informe o número de pacotes da remessa. Campo Valor da Remessa R$: Informe o valor total da remessa.

34 Campo Moeda de Negociação: Clique na seta para abrir o combo com as moedas de negociação. Selecione a moeda de negociação.

35 Campo Valor da Remessa na Moeda de Negociação: Informe o valor total da Remessa na Moeda de Negociação. Campo Incoterm: São regras de negociações de importação ou exportação previamente estabelecidas entre o importador e o exportador, utilizadas para dividir os custos e a responsabilidade no transporte. A opção DDU será apresentada como DEFAULT Para alterar o Incoterm, clique na seta e selecione uma das opções.

36 Campo Certificado de Origem e Certificado Fitossanitário: Na exportação, quando exigido, registre o número do Certificado de Origem do Produto e/ou Certificados Fitossanitários. Campo Fatura será própria: Ao selecionar a opção sim será acionado o campo Número da Fatura. Registre o número da fatura correspondente.

37 Campo Registro no SISCOMEX: está vinculado o tipo de remessa (Mercadoria para venda, amostra e presente). Se o Tipo de remessa for mercadoria para venda o campo Registro no SISCOMEX será de preenchimento obrigatório. Se o Tipo de remessa for amostra ou presente o campo Registro SISCOMEX será de preenchimento obrigatório quando valor o da remessa for acima de dólares para os serviços do Sedex Mundi Mercadoria ou acima de dólares para os demais serviços atendidos no Exporta Fácil. Clique na seta para selecionar uma das opções: DDE trazida pelo cliente, DSE trazida pelo cliente ou Emissão de DSE pela ECT. Se a opção for DDE trazida pelo cliente ou DSE trazida pelo cliente será acionado o campo número da DDE/DSE para preenchimento obrigatório. Se a opção for Emissão de DSE pela ECT, será admitido o registro de DSE por solicitação da ECT para os bens contidos em remessa postal internacional ou encomenda aérea internacional, até o limite de US$ ,00 (cinquenta mil dólares dos Estados Unidos da América) ou o equivalente em outra moeda.

38 Campo Forma de Pagamento: clique na seta e selecione uma das opções do combo. Se a opção outros for selecionada no campo Forma de Pagamento será habilitado o campo Descrição de outra Forma de Pagamento para preenchimento.

39 Campo descrição de outro documento anexo e campo observação: Cite a legislação especial de isenção ou amparo à exportação, quando utilizada (Ex.: produtos da Zona Franca de Manaus). Campo Licença de Exportação: Registre o número da licença, caso a remessa esteja sujeita à Licença de Exportação. Clique em Continuar para prosseguir para a próxima aba Objeto. Ou Clique em Voltar para retornar a aba Destinatário.

40 6º) Aba Objeto: De acordo com o número de objetos informados na aba remessa, o sistema apresentará indicará todos os objetos para preecnhimento. Os objetos os campos do Cadastro de objeto: Tipo da Embalagem, Dimensões da Embalagem (em centímetros), Cidade/país de Destino serão preeenchidos automatiamente conforme registrados no início na aba Menu, mas poderão ser alterados de acordo com estabelecido no serviço. Caso remessa tenha mais de um objeto, será necesário registrar todos os objetos dessa remessa. Para tanto, os botões Próximo Objeto e Objeto Anterior estarão habilitados. O cadastro do objeto indicará quantos objetos deverão ser registrados. Preencha os campos de cada objeto e ao final clique no botão Próximo Objeto. Para alterar os dados de um objeto já cadastrado, clique no botão Objeto Anterior. Veja que nesta pré-postagem foi registrado no campo quantidade de objetos da remessa na aba remessa apenas um objeto. Portanto nesta aba objeto é informado cadastro de objeto 1 de 1.

41 Campo Peso (em gramas): registrar o peso de cada objeto.

42 Campo Valor(R$): registrar o valor de cada objeto. A soma dos valores de cada objeto deverá ser igual ao valor da remessa. Campos Tipo da Embalagem, Dimensões da Embalagem (em centímetros) Poderão ser alterados. Caso as Dimensões da Embalagem (em centímetros) ultrapassarem o limite estabelecido no serviço o sistema apresentar a mensagem a soma das dimensões deverá ser no máximo....

43 Para prosseguir com a pré-postagem as dimensões deverão estar em conformidade com o serviço. As dimensões de cada serviço poderão ser consultados no site dos Correios no link: Campo Contém produtos sujeitos a quarentena: Selecione a opção (sim) ou (não) caso o produto esteja ou não sujeito a essa restrição.

44 Campo Devolver ao Remetente em caso de Não Entrega: Selecione a opção (sim) para a encomenda ser devolvida ao remetente em caso de não entrega ao destinatário, um pop-up (janela extra) será aberto informando que poderão incidir custo na devolução conforme os itens e do Termo de Condições Gerais de Prestação dos Serviços de Remessa dos Objetos Postais Internacionais. OBS: Lembramos que no serviço Sedex Mundi não há custo na devolução. Ou selecione a opção (não) "Devolver ao Remetente em caso de Não Entrega" e a encomenda será abandonada no país de destino. Clique na opção X para fechar o pop-up.

45 Para registrar as informações clique na opção Incluir Objeto. Para ajustar algum campo do Cadastro de Objeto clique na opção Alterar Objeto. Após realizada a alteração clique na opção Incluir Objeto.

46 Cadastro de item do Objeto O campo NCMs favoritas: Este campo é de preenchimento obrigatório para encomendas (presente, amos ou mercadoria para venda). Você sabe o que é NCM? NCM é a nomenclatura para classificação de mercadorias e produtos adotada pelos países do Mercosul. O código NCM - Nomenclatura Comum do Mercosul é composto de oito dígitos, sendo os 6 primeiros formados pelo SH - Sistema Harmonizado e os 2 últimos são formados de acordo com a definição estabelecida pelo Mercosul. O Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, ou simplesmente Sistema Harmonizado (SH), é um método internacional de classificação de mercadorias, baseado em uma estrutura de códigos e respectivas descrições. Foi criado em Este Sistema foi criado para promover o desenvolvimento do comércio internacional, assim como aprimorar a coleta, a comparação e a análise das estatísticas, particularmente as do comércio exterior. Além disso, o SH facilita as negociações comerciais internacionais, a elaboração das tarifas de fretes e das estatísticas relativas aos diferentes meios de transporte de mercadorias e de outras informações utilizadas pelos diversos intervenientes no comércio internacional. A composição dos códigos do SH, formado por seis dígitos, permite que sejam atendidas as especificidades dos produtos, tais como origem, matéria constitutiva e aplicação, em um ordenamento numérico lógico, crescente e de acordo com o nível de sofisticação das mercadorias. A sistemática de classificação dos códigos na Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) obedece à seguinte estrutura:

47 Exemplo: Código NCM: Animais reprodutores de raça pura, da espécie ovina, prenhe ou com cria ao pé Este código é resultado dos seguintes desdobramentos: ANIMAIS VIVOS E PRODUTOS DO REINO Seção I à ANIMAL Capítulo 01 à Animais vivos Posição 0104 à Animais vivos das espécies ovina e caprina Subposição à Ovinos Item Subitem à Reprodutores de raça pura à Prenhe ou com cria ao pé Ressaltamos que toda essa estrutura está cadastrada no sistema. Porém, somente será permitido registrar NCM com 8 dígitos. Ressaltamos ainda que o remetente é o responsável pelo conteúdo do objeto, ou seja, pelo registro da NCM. Para registrar uma NCM clique em atualizar a realização de NCMs favoritas.

48 O sistema abrirá uma aba para cadastrar NCMs favoritas.

49 A NCM pode ser pesquisada pelo código ou pela descrição. Lembramos que a descrição pode ser consultada no idioma português ou inglês. O idioma português já estará selecionado, mas poderá ser alterado para o inglês. Acompanhe o passo a passo de uma pesquisa pela descrição.

50 Campo NCM/Descrição: digite a descrição e clique na lupa para o sistema apresentar o resultado da pesquisa. Se esta palavra estiver na descrição de uma NCM o sistema retornará no campo Resultado da Pesquisa toda a estrutura de classificação. Lembramos que a NCM deverá conter 8 dígitos. Para facilitar o sistema apresentará (em vermelho) as NCMs que poderão ser selecionadas.

51 Selecione a NCM com 8 dígitos e clique no botão >>. A NCM será enviada para o campo NCM(s) Favorita(s).

52 Clique no botão Salvar.

53 Caso o objeto tenha mais de um item o procedimento de consulta NCM no Campo NCM/Descrição. Para retornar a aba objeto clique no X no canto superior direito dessa aba.

54 Para retirar uma NCM do campo NCM(s) Favorita(s), selecione a NCM e clique no botão <<. Para confirmar esta alteração clique em cancelar.

55 Acompanhe o passo a passo de uma pesquisa pelo código. Campo NCM/Descrição: digite o código da NCM com 8 dígitos e clique na lupa para o sistema apresentar o resultado da pesquisa. Caso não saiba o código da NCM com 8 dígitos, a pesquisa poderá ser realizada pelo dois primeiros dígitos que estão vinculados ao capítulo. Digite os dois primeiros dígitos e clique na lupa.

56 O sistema irá apresentar o resultado da pesquisa. Utilize a barra de rolagem para identificar a NCM. Selecione a NCM com 8 dígitos e clique no botão >>. A NCM será enviada para o campo NCM(s) Favorita(s).

57 Clique no botão Salvar.

58 Caso o objeto tenha mais de um item o procedimento de consulta NCM no Campo NCM/Descrição. Para retornar a aba objeto clique no X no canto superior direito dessa aba.

59 No Campo NCMs Favoritas digite o código que o sistema irá capturar a informação.

60 Campo País de Fabricação: clique na seta para alterar o País de Fabricação caso não seja o Brasil. Campo Peso Bruto (em gramas): Registre o peso bruto de cada item. O somatório dos itens deverá ser igual ao peso em grama registrado no campo Cadastro de Objeto.

61 Campo Peso Líquido (em gramas): Registre o peso líquido de cada item. O somatório dos itens não poderá ser superior ao peso em grama registrado no campo Cadastro de Objeto. Campo Unidade de Comercialização: Clique na seta para abrir o combo de acordo com Tabela de Unidades de Comercialização da NCM - SH, emitida pela Secex, utilizando a unidade correspondente à mercadoria: dúzia, grama líquido (gl), litro (l), metro (m), metro cúbico, metro quadrado, milheiro, par, quilate, quilograma líquido (Kgl) e unidades (UN).

62 Campo Quantidade: Registrar a quantidade de item(ns).

63 Campo Valor (R$): Registrar o valor em real do(s) item(ns).

64 Campo Valor (Moeda de Negociação): O sistema fará o preenchimento automático deste campo.

65 Para confirmar os dados cadastrados, clique no Botão Incluir Item. O sistema apresentará uma tabela abaixo com o resumo de cada item e os campos do cadastro de item de objeto serão disponibilizados para o cadastramento do próximo item.

66

67 Para excluir o item cadastrado clique no Botão X da coluna excluir. Clique em Continuar para prosseguir para a próxima aba Serviço Adicional. Ou Clique em Voltar para retornar a aba Remessa.

68

69 7º) Aba Serviço Adicional: Nessa aba são apresentadas as informações do seguro automático e do seguro opcional. Seguro automático: O sistema informará o valor do Seguro Automático e do Seguro Máximo em real. Seguro Opcional: Poderá ser contratado no valor parcial ou total do valor declarado, observado o limite de US$ ,00 e o limite aceito pelo país de destino. Para contratar selecione a opção que o sistema informará o valor do prêmio do serviço opcional.

70 Os Botões Próximo Objeto>> e <<Objeto Anterior serão habilitados caso tenha mais de um objeto. Para contratar o seguro opcional de cada objeto utilize esses Botões e selecione a opção.

71 Clique em Continuar para prosseguir para a próxima aba Finalização. Ou Clique em Voltar para retornar a aba Objeto.

72 8º) Aba Finalização: Será apresentado o resumo da postagem. Clique na opção Finalizar para gerar o número de pré-postagem. Ou clique em Voltar para realizar ajuste/correção. Ao clicar na opção Finalizar o sistema informará que o cadastro foi realizado com sucesso e apresentará o número da pré-postagem gerado.

73 Apresente esse número da pré-postagem em uma agência dos Correios para confirmar a postagem. No atendimento em uma das agências dos Correios ao iserir este número no Sistema de Automação da Rede de Atendimento dos Correios o sistema irá captura os dados da pré-postagem, tornando a postagem internacional mais ágil e porporcionando maior confiabilidade. Atenção! Os dados da pré-postagem ficam armazenados no sistema no prazo máximo de 10 dias. Clique em Nova Postagem para registar uma nova Postagem. Ou clique em Fechar e o sistema retornará para a aba Menu.

74

75 Nessa aba poderá ser consultado os dados do remetente, realizar a consulta e o detalhamento da Pré-postagem. Clique na seta no canto direito do campo Remetente. Para realizar a consulta da pré-postagem, clique na opção Consultar Pré-postagem.

76 Para detalhar a pré-postagem, clique no campo Pré-postagem. Para realizar uma nova pré-postagem, clique na opção Cadastrar pré-postagem ou clique na opção Sair para fechar o sistema.

77 FIM

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília 2014 CADASTRO DE PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line Declaração On Line Manual de Apoio à Utilização do Sistema Manual do Usuário Versão 1.0 INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICANDO-SE NO SISTEMA... 4 EM CASO DE ESQUECIMENTO DA SENHA... 5 ALTERANDO A SENHA DE ACESSO

Leia mais

2 PASSO: Depois de acessado um dos endereços acima, clicar em Serviços Eletrônicos.

2 PASSO: Depois de acessado um dos endereços acima, clicar em Serviços Eletrônicos. GUIA PARA PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO TRANSMISSÃO POR DOAÇÃO 1 PASSO: Acesse o sistema ITCMD: 1) Clique no link ITCMD existente no Posto Fiscal Eletrônico, cujo endereço eletrônico é http://pfe.fazenda.sp.gov.br/

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

Como utilizar o cadastro de Tributos de Mercadorias (NCM) Sumário

Como utilizar o cadastro de Tributos de Mercadorias (NCM) Sumário Como utilizar o cadastro de Tributos de Mercadorias (NCM) Sumário Como utilizar o cadastro de Tributos de Mercadorias (NCM)... 1 O que é o cadastro de Tributos de Mercadorias?... 2 O que é Tributação Padrão?...

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda Versão para atualização do Gerpos Retaguarda A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível.

Leia mais

Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 28.06.2012. Sumário:

Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 28.06.2012. Sumário: NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA (NFA-e) - Preenchimento por não Contribuinte do ICMS Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 28.06.2012. Sumário: 1 - INTRODUÇÃO 2 - NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

Manual de Orientação GCT Gestão de Contratação. Secretaria de Estado da Fazenda Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão Versão 0.

Manual de Orientação GCT Gestão de Contratação. Secretaria de Estado da Fazenda Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão Versão 0. Manual de Orientação GCT Gestão de Contratação Versão 0.1 SUMÁRIO 1. CATÁLOGO DE MATERIAIS E SERVIÇOS...3 1.1. CONSULTA AO CATÁLOGO POR DIGITAÇÃO...5 1.2. CONSULTA AO CATÁLOGO POR LISTAGEM...8 2. CATÁLOGO

Leia mais

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13 Manual do Usuário Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural dezembro de 13 Este documento foi produzido por Praça dos Açorianos, s/n CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (51) 3210-3100

Leia mais

idcorreios idcorreios Segurança de Acesso ao Portal dos Correios

idcorreios idcorreios Segurança de Acesso ao Portal dos Correios 1 Segurança de Acesso ao Portal dos Correios MANUAL DO USUÁRIO 2015 2 Apresentação: O é um mecanismo de autenticação e autorização única de usuários para acesso ao Portal Correios e seus serviços. O serviço

Leia mais

CSPUWEB - Cadastro de Sistemas. e Permissões de Usuários

CSPUWEB - Cadastro de Sistemas. e Permissões de Usuários CSPUWEB - Cadastro de Sistemas e Permissões de Usuários - Manual do Usuário - Novembro/2009 Versão 2.0 21 de novembro de 2009 [CSPUWEB MANUAL DO USUÁRIO] SUMÁRIO Capitulo 1 Cadastro de Sistemas e Permissões

Leia mais

FedEx Ship Manager Software. Guia do Usuário

FedEx Ship Manager Software. Guia do Usuário Guia do Usuário 1 Bem-vindo! O que é o software FedEx Ship Manager? Simplifique e agilize o gerenciamento de remessas importantes via FedEx com o software FedEx Ship Manager (FSM). As ferramentas de produtividade

Leia mais

Acompanhamento e Execução de Projetos

Acompanhamento e Execução de Projetos Acompanhamento e Execução de Projetos Manual do Usuário Atualizado em: 28/11/2013 Página 1/24 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ABRANGÊNCIA DO SISTEMA... 3 3. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 3 4. COMO ACESSAR O SISTEMA...

Leia mais

Manual de Construção de Vitrine Virtual

Manual de Construção de Vitrine Virtual Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior Manual de Construção de Vitrine Virtual

Leia mais

Manual do Usuário - Cliente Externo

Manual do Usuário - Cliente Externo Versão 3.0 SGCL - Sistema de Gestão de Conteúdo Local SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1. Referências... 4 2. COMO ESTÁ ORGANIZADO O MANUAL... 4 3. FUNCIONALIDADES GERAIS DO SISTEMA... 5 3.1. Acessar a Central

Leia mais

ACESSANDO COM USUÁRIO DE PROFESSOR

ACESSANDO COM USUÁRIO DE PROFESSOR ACESSANDO COM USUÁRIO DE PROFESSOR 1º passo: Acesse a página através do link existente no site de Newton laboratório e audiovisual: 2º passo: Na tela inicial do sistema digite seu usuário e sua senha nos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL Manual do ITIV PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D O ITIV PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL Manual do ITIV ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...3

Leia mais

Microempreendedor Individual. Passo a Passo Como requerer uma Nota Fiscal Avulsa

Microempreendedor Individual. Passo a Passo Como requerer uma Nota Fiscal Avulsa Microempreendedor Individual Passo a Passo Como requerer uma Nota Fiscal Avulsa Acesse o link https://www2.fazenda.mg.gov.br/sol/ctrl/sol/nfae/servico_007?acao=novo&acesso_ex TERNO=1 da Secretaria de Estado

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica Avulsa Tributada NF-e Avulsa

Nota Fiscal Eletrônica Avulsa Tributada NF-e Avulsa Nota Fiscal Eletrônica Avulsa Tributada NF-e Avulsa 1 TRIBUTADA. MANUAL PARA EMISSÃO. 2014. INTRODUÇÃO A Nota Fiscal Eletrônica Avulsa - NF-e avulsa implementada pela Secretaria de Estado da Fazenda do

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS DIVULGAÇÃO DE COMPRAS DISPENSA / INEXIGIBILIDADE MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 4. NCM PORTAL DE RELACIONAMENTO... 12 1.1. O que é NCM... 2 2.1.

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 4. NCM PORTAL DE RELACIONAMENTO... 12 1.1. O que é NCM... 2 2.1. Sage Alerta NCM Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 1.1. O que é NCM... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. Cadastro NCM... 3 Destino NCM... 5 NCMs Monitoradas... 6 Painel de

Leia mais

Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012

Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012 Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012 Para começar, tenha em mãos o seguinte: A mensagem eletrônica ou ofício que você recebeu do FNDE contendo Usuário

Leia mais

Cadastro de Docentes 1

Cadastro de Docentes 1 Cadastro de Docentes 1 CONTEÚDO Conteúdo... 2 Introdução... 3 Onde e como acessar o sistema Gestão?... 4 Como obter a sua senha?... 5 Como obter o seu e-mail institucional?... 5 Cadastro de Docentes...

Leia mais

Acesso a NFA-e para não contribuinte:

Acesso a NFA-e para não contribuinte: Acesso a NFA-e para não contribuinte: Através da pagina da Secretaria de Estado da Fazenda (www.sef.sc.gov.br) o contribuinte não credenciado no Sistema de Administração Tributária (S@T) poderá emitir

Leia mais

SUBCONVENIAMENTO. Perfil Convenente/Subconveniado

SUBCONVENIAMENTO. Perfil Convenente/Subconveniado MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV SUBCONVENIAMENTO Perfil Convenente/Subconveniado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC FEVEREIRO / 2010 GUIA SISTEC INTRODUÇÃO...03 PRÉ-CADASTRO

Leia mais

CIRCULAR N 3015. Art. 6º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação. Daniel Luiz Gleizer Diretor

CIRCULAR N 3015. Art. 6º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação. Daniel Luiz Gleizer Diretor CIRCULAR N 3015 Altera o Regulamento do Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes para incluir título relativo a Transferências Postais. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão realizada

Leia mais

PASSO A PASSO REQUERIMENTO DE NFA MEI. Acessar a página da Secretaria de Estado de Fazenda na internet. Endereço: www.fazenda.mg.gov.

PASSO A PASSO REQUERIMENTO DE NFA MEI. Acessar a página da Secretaria de Estado de Fazenda na internet. Endereço: www.fazenda.mg.gov. 1 PASSO A PASSO REQUERIMENTO DE NFA MEI Acessar a página da Secretaria de Estado de Fazenda na internet. Endereço: www.fazenda.mg.gov.br Clicar em SIARE conforme indicação abaixo: Clicar em Sistema Integrado

Leia mais

EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406

EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 Sumário 1. O que é NFe? 2. Acesso ao sistema 3. Cadastros 3.1 Cadastro de Cliente 3.2 Cadastro de Produto 3.3 Cadastro de Transportadora 4. Emissão de NFe 4.1 Emitir Nova

Leia mais

Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas

Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas 2013 Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas Cris Podologia 1 Conteúdo 1) Cadastro... 3 2) Agendamento... 8 3) Atualização e Complemento do Cadastro... 13 a) Perfil... 15 b) Endereço... 15 4) Recuperação

Leia mais

DECRETO Nº 31.246, DE 12 DE JANEIRO DE 2010 DODF de 13.01.2010

DECRETO Nº 31.246, DE 12 DE JANEIRO DE 2010 DODF de 13.01.2010 DECRETO Nº 31.246, DE 12 DE JANEIRO DE 2010 DODF de 13.01.2010 Altera o Decreto nº 18.955, de 22 de dezembro de 1997, que regulamenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre

Leia mais

MÓDULO 3 Cadastros básicos

MÓDULO 3 Cadastros básicos MÓDULO 3 Cadastros básicos Agora que você já conhece o SCAWEB, demonstraremos como realizar os cadastros básicos do HÓRUS. Inicialmente, você precisará acessar o HÓRUS com o email e senha cadastrados no

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:

Leia mais

Como consultar o histórico de pagamentos

Como consultar o histórico de pagamentos Histórico de Pagamentos Como consultar o histórico de pagamentos O histórico de pagamentos registra todos os pagamentos feitos no estabelecimento para todos os tipos de vendas. Pode ser considerado uma

Leia mais

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA SISTEMA ISS WEB Sil Tecnologia LTDA Sumário INTRODUÇÃO 3 1. ACESSO AO SISTEMA 4 2. AUTORIZAR USUÁRIO 5 3. TELA PRINCIPAL 6 4. ALTERAR SENHA 7 5. TOMADORES DE SERVIÇO 7 5.1 Lista de Declarações de Serviços

Leia mais

procedimentos para vendas no Gestão orçamento

procedimentos para vendas no Gestão orçamento GESTÃO ORÇAMENTO LOJA procedimentos para vendas no Gestão orçamento 1 ÍNDICE Pag 1 - Gravação De Orçamento Em DINHEIRO 3 1.1 - Desconto De Verba 4 1.2 - Semaforo De Lucratividade 6 2 - Gravação De Orçamento

Leia mais

Versão 8.2C-08. Domínio Atendimento

Versão 8.2C-08. Domínio Atendimento Versão 8.2C-08 Domínio Atendimento Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso,

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

Sistema Integrado CAPES - Programa de Apoio a Eventos no País

Sistema Integrado CAPES - Programa de Apoio a Eventos no País COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE GESTÃO DGES COORDENAÇÃO GERAL DE INFORMÁTICA CGIN COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS CSI MANUAL DE UTILIZAÇÃO

Leia mais

MÓDULO DE DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DECORE MANUAL Versão 2.0

MÓDULO DE DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DECORE MANUAL Versão 2.0 CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE MÓDULO DE DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DECORE MANUAL Versão 2.0 Spiderware Consultoria em Informática Rua Mayrink Veiga, 11 / 804 Rio de Janeiro RJ CEP 20090-050 Tel. 0 (XX)

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

Atualizações da Versão... 3. Introdução aos Derivativos Realizados no Exterior... 5 Conhecendo o Produto... 6 Ações dos Botões das Telas...

Atualizações da Versão... 3. Introdução aos Derivativos Realizados no Exterior... 5 Conhecendo o Produto... 6 Ações dos Botões das Telas... Versão: 18/08/2014 Atualizado em: 11/05/2016 Derivativos Realizados no Exterior Conteúdo Atualizações da Versão... 3 Introdução aos Derivativos Realizados no Exterior... 5 Conhecendo o Produto... 6 Ações

Leia mais

COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML. Após abrir o sistema, localize o menu no canto superior esquerdo e clique em Movimentação > Entrada Material

COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML. Após abrir o sistema, localize o menu no canto superior esquerdo e clique em Movimentação > Entrada Material COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML Observação: O arquivo XML da nota fiscal deve estar salvo em seu computador. Se o seu fornecedor não enviou o arquivo por e-mail, você pode obter o arquivo pela internet,

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Solicitação de Reposição? FS71.1

Solicitação de Reposição? FS71.1 Como Trabalhar com Solicitação de Reposição? FS71.1 Sistema: Futura Server Caminho: Estoque>Reposição>Reposição Referência: FS71.1 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Esta tela é utilizada para solicitar

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE COMPRAS

DIVULGAÇÃO DE COMPRAS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS DIVULGAÇÃO DE COMPRAS EVENTOS DE LICITAÇÃO, DISPENSA E INEXIGIBILIDADE

Leia mais

Manual SIGEESCOLA Matrícula - 2009

Manual SIGEESCOLA Matrícula - 2009 Manual SIGEESCOLA Matrícula - 2009 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA PASSO A PASSO DA UTILIZAÇÃO DO SIGE ESCOLA 2009 1. PARA ACESSAR O

Leia mais

INFORME TÉCNICO Nº 04: INSTRUÇÕES PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO MÓDULO GRUPO GESTOR DO SISTEMA BPC NA ESCOLA

INFORME TÉCNICO Nº 04: INSTRUÇÕES PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO MÓDULO GRUPO GESTOR DO SISTEMA BPC NA ESCOLA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEPARTAMENTO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS COORDENAÇÃO GERAL DE ACOMPANHAMENTO DE BENEFICIÁRIOS INFORME TÉCNICO

Leia mais

Manual Espelho de NF para Materiais

Manual Espelho de NF para Materiais Manual Espelho de NF para Materiais Índice 1 Objetivo... 3 2 O Projeto e-suprir... 3 3 Introdução... 3 4 Informações Básicas... 4 4.1 Painel de Controle Vendas... 4 5 Acessando o Pedido... 5 5.1 Lista

Leia mais

CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.

CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com. CDV GID Desmanches Manual do Usuário Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.br Sumário Administração... 1 Favoritos... 12 Fornecedor... 21 Cadastro...

Leia mais

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente de Relacionamento com o Cliente Núcleo Seja bem vindo ao nosso novo canal de relacionamento! Neste Guia Prático de Uso você conhecerá como funciona

Leia mais

Manual do Usuário. Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA

Manual do Usuário. Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA Livro Super Simples Manual do Usuário Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA Secretarias de Fazenda Estaduais, do Distrito Federal e Comitê Gestor do Simples

Leia mais

Cadastrar Fornecedores

Cadastrar Fornecedores Procedimentos para consultar e cadastrar fornecedores. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.0-19/01/2016 1. Para Consultar Fornecedores: 1.1 Selecione as opções

Leia mais

Manual Operacional Vendedores

Manual Operacional Vendedores Manual Operacional Vendedores Versão 1.0 Abril/2015 1. ACESSO AO SISTEMA SSE a) Localize em seu Desktop ou menu de acesso o ícone do sistema conforme abaixo. b) Após localizar, clique 2 vezes para acessar

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO (Sistema NFSE) Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO (Sistema NFSE) Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO () Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br Sumário Configurações iniciais... 3 Acessando o sistema... 3 Alterando a senha de acesso... 3 Cadastrando clientes... 4 Cadastrando

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

PASSO A PASSO PARA HABILITAÇÃO COMPLETA NO CADASTRO DE FORNECEDORES DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Revisão 01 em 12/01/2015

PASSO A PASSO PARA HABILITAÇÃO COMPLETA NO CADASTRO DE FORNECEDORES DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Revisão 01 em 12/01/2015 GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS SEGER SUBSECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL SUBAD GERÊNCIA DE LICITAÇÕES GELIC SUBGERÊNCIA DE CADASTRO DE FORNECEDORES

Leia mais

Manual do Usuário. Consultor. Versão 2.3

Manual do Usuário. Consultor. Versão 2.3 Manual do Usuário Consultor Versão 2.3 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em

Leia mais

Manual sistema Laundry 4.0

Manual sistema Laundry 4.0 Manual sistema Laundry 4.0 Sistema para serviços de Lavanderia Comércios Empresa responsável Novacorp informática Fone (41) 3013-1006 E-mail marcio@novacorp.com.br WWW.novacorp.com.br Sumario 1 Este manual

Leia mais

Com a implantação do Módulo de Vacina, a população soteropolitana receberá vários benefícios que facilitarão a VIDA de todos nós.

Com a implantação do Módulo de Vacina, a população soteropolitana receberá vários benefícios que facilitarão a VIDA de todos nós. O Módulo de Vacina será um divisor de águas dentro da SMS do Salvador. Com a implantação do módulo, as salas de vacinas serão informatizadas, como também alguns de seus processos serão automatizados. Permitirá

Leia mais

CeC. Cadastro Eletrônico de Contribuintes

CeC. Cadastro Eletrônico de Contribuintes CeC Cadastro Eletrônico de Contribuintes Versão 1.0 Usuário Externo Março/2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Objetivos... 3 3. Solicitação de CeC... 4 3.1. Cadastro de pessoas físicas... 5 3.1.1. Cadastro

Leia mais

https://top.solucaopublica.com.br/mantena/

https://top.solucaopublica.com.br/mantena/ 1) Acesso ao sistema NFS-e na WEB A comunidade terá acesso ao NFS-e através do Site da Prefeitura Municipal de Mantena. Para acessar o sistema da NFS-e, o contribuinte deverá acessar o site: https://top.solucaopublica.com.br/mantena/

Leia mais

Apresentação... 1. 1. Procedimentos iniciais... 1. 2. Novo Pagamento... 4. 3. Manutenção... 5. 4. Assinatura... 6

Apresentação... 1. 1. Procedimentos iniciais... 1. 2. Novo Pagamento... 4. 3. Manutenção... 5. 4. Assinatura... 6 Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Novo Pagamento... 4 3. Manutenção... 5 4. Assinatura... 6 5. Baixar pagamentos de borderôs/ cheques... 7 6. Imprimir... 7 7. Estornar... 8 Apresentação

Leia mais

O sistema CNEs/MJ é composto pelo CNEs/Web e CNEs/ Prestação de contas.

O sistema CNEs/MJ é composto pelo CNEs/Web e CNEs/ Prestação de contas. Material de apoio Material de apoio Informações Gerais O sistema CNEs/MJ é composto pelo CNEs/Web e CNEs/ Prestação de contas. O acesso ao CNEs/Web é realizado pelo site do CNES no endereço: www.mj.gov.br/cnes

Leia mais

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Usuário Anônimo Versão 1.2 13/10/2010 Sumário Apresentação... 3 Objetivo... 3 1. Solicitação de CeC... 4 1.1. Cadastro de Pessoas Físicas... 6 1.1.1 Cadastro de

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS QUANTO A UTILIZAÇÃO DO SUBSISTEMA DE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS/SGA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS QUANTO A UTILIZAÇÃO DO SUBSISTEMA DE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS/SGA MANUAL DE PROCEDIMENTOS QUANTO A UTILIZAÇÃO DO SUBSISTEMA DE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS/SGA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE SECRETARIA GERAL SERVIÇO DE COMUNICAÇÕES ADMINISTRATIVAS

Leia mais

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 MANUAL DE USO DO SISTEMA GOVERNO DIGITAL ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 2.0. SOLICITAÇÕES DE AIDF E AUTORIZAÇÃO DE EMISSÃO DE NOTA

Leia mais

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA Seleção de projetos culturais Orientações gerais para uso do sistema online MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP O SESI-SP na área

Leia mais

Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes do Banco do Nordeste Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes Cobrança BNB

Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes do Banco do Nordeste Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes Cobrança BNB Pág. 1 Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes Cobrança BNB Pág. 2 Instalação o o o o Baixar o Setup v3.5.38.exe disponível no site do BNB Executando o aplicativo aparecerá a imagem abaixo Clique

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Neo Solutions Manual do usuário Net Contábil. Índice

Neo Solutions Manual do usuário Net Contábil. Índice Manual Neo Fatura 2 Índice 1. Introdução... 3 2. Configurando o software para importar dados de clientes... 3 3. Importando o cadastro de clientes... 4 4. Cadastro de Bancos... 5 5. Cadastro de Conta Correntes...

Leia mais

Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro GIA-ICMS. Instruções de Preenchimento por meio do Programa Gerador (versão 0.3.2.

Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro GIA-ICMS. Instruções de Preenchimento por meio do Programa Gerador (versão 0.3.2. Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro GIA-ICMS Instruções de Preenchimento por meio do Programa Gerador (versão 0.3.2.6) Portaria SUACIEF nº 001/2009 SUMÁRIO 1. TELA PRINCIPAL... 3 2. MENU

Leia mais

SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS

SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS Abril / 2008 1 INDICE Objetivo do Sistema de Registro de Contribuinte na Junta Comercial...3

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Manual da Loja Virtual. Objetivo: Como anunciar produtos e acompanhar as vendas. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início Através deste manual, veremos como anunciar e

Leia mais

Manual de Gerenciamento da Loja Virtual. versão 2.0.0

Manual de Gerenciamento da Loja Virtual. versão 2.0.0 Sumário Manual de Gerenciamento da Loja Virtual 1. Iniciando o Gerenciamento... 4 2. Cadastros... 6 2.1. Categorias*... 6 2.2. Atributos*... 7 2.3. Produtos... 9 2.3.1. Exemplo de Cadastro de novo produto:...

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR. Suporte: SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS. EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras

MANUAL DO PROFESSOR. Suporte: SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS. EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS MANUAL DO PROFESSOR Suporte: EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras Nas unidades: Departamento de Tecnologia e Informação DTI Responsáveis

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online. Versão Chamamento Público

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online. Versão Chamamento Público MANUAL PARA INSCRIÇÃO online Versão Chamamento Público 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever-se

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

PEDIDO DE VIABILIDADE. Pedido de Viabilidade. Página 1 / 52

PEDIDO DE VIABILIDADE. Pedido de Viabilidade. Página 1 / 52 Pedido de Viabilidade Página 1 / 52 ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 3 PEDIDO DE VIABILIDADE PARA INSCRIÇÃO DE PRIMEIRO ESTABELECIMENTO... 4 Dados do Solicitante e da Pessoa Jurídica... 5 Quadro Societário... 8

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-E

MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-E MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-E SELECIONE A EMPRESA EMISSORA DA NFE CLIQUE EM INICIAR TELA DE AVISOS FAÇA A LEITURA DOS AVISOS E CLIQUE EM FECHAR EMISSÃO DA NOTA FISCAL

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0

Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 Manual do Usuário Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 1 Apresentação O SEIA Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos é uma ferramenta fundamentada

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,

Leia mais

Site Fácil. Guia do Usuário. PROCERGS Divisão 5

Site Fácil. Guia do Usuário. PROCERGS Divisão 5 Site Fácil Guia do Usuário PROCERGS Divisão 5 Este documento foi produzido pela PROCERGS - Divisão 5. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 210-3100 http:\\www.procergs.com.br

Leia mais

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 28

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 28 Requerimento Eletrônico Página 1 / 28 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REQUERIMENTO ELETRÔNICO DE CONSTITUIÇÃO... 4 Novo Requerimento de Constituição... 5 Dados da Pessoa Jurídica... 7 Qualificação dos Sócios e

Leia mais

Passo a Passo para Rematrícula Online 2015

Passo a Passo para Rematrícula Online 2015 1. Entrar no site do Colégio: www.riobranco.org.br a) Digitar o Login, que é o número da Matrícula do Aluno (Seta 1) Dica: O número da matrícula pode ser localizado na carteirinha, boletim do aluno, ou

Leia mais

SERVIÇOS REQUERIMENTO

SERVIÇOS REQUERIMENTO Certidão e Reimpressão de Documentos 1 / 17 todos os direitos reservados. ÍNDICE Introdução... 3 Acesso Restrito... 4 Cadastro... 4 Serviços Requerimento... 6 Certidão Web... 7 Certidão Simplificada...

Leia mais

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO PARA O 1º PRÊMIO DE FOTOGEOGRAFIA

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO PARA O 1º PRÊMIO DE FOTOGEOGRAFIA TUTORIAL DE INSCRIÇÃO PARA O 1º PRÊMIO DE FOTOGEOGRAFIA 2015 PRIMEIRAMENTE, EM SEU NAVEGADOR DE ESCOLHA, DIGITE O LINK FOTOGEOGRAFIA.COM.BR PARA SE DIRECIONAR A PÁGINA DE INSCRIÇÃO DO 1º CONCURSO DE FOTOGEOGRAFIA.

Leia mais

SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB

SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB MÓDULO COMERCIAL 1 REGISTRO DE EXPORTAÇÃO 2 INCLUSÃO DE REGISTRO DE EXPORTAÇÃO Pressionando-se o botão de Operações, o sistema abrirá o menu de funcionalidades permitidas para o

Leia mais

MANUAL ITCMD - INVENTÁRIO

MANUAL ITCMD - INVENTÁRIO MANUAL ITCMD - INVENTÁRIO ACESSO AO SISTEMA ITCMD 2 CRIAÇÃO E PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO 2 1º PASSO: ESCOLHA DO TIPO DE DECLARAÇÃO 2 2º PASSO: AJUDA INICIAL 2 3º PASSO: CADASTRAMENTO DE SENHA 3 4º PASSO:

Leia mais

Monitor de Comercialização Ofertante. Última Atualização 12/11/2015

Monitor de Comercialização Ofertante. Última Atualização 12/11/2015 Monitor de Comercialização Ofertante MT 43-1-00015-0 Última Atualização 12/11/2015 Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Como inserir subitens V Emissão de Relatórios VI

Leia mais

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Manual CeC

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Manual CeC CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Manual CeC Atualizado em 21/02/2013 APRESENTAÇÃO Este manual apresenta a estrutura e a forma de utilização do módulo Cadastro eletrônico de Contribuintes CeC, o

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Sumário: Tópico: Página: 2 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento

Leia mais

PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO

PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO CONTEÚDO Sobre o site... 2 Segurança -Trocar Senha... 4 Segurança Cadastrarusuários... 5 Configurações Preços... 6 Configurações Dados de Contato... 7 Configurações Assinatura

Leia mais

Treinamento Sistema Imobilis Módulo I

Treinamento Sistema Imobilis Módulo I Imobilis Módulo I CADASTROS Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2

Leia mais