PROJETO DE LEI Nº 020/2017 DE 1º DE MARÇO DE 2017.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO DE LEI Nº 020/2017 DE 1º DE MARÇO DE 2017."

Transcrição

1 PROJETO DE LEI Nº 020/2017 DE 1º DE MARÇO DE REVOGA A LEI MUNICIPAL Nº 2.815/16, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Art. 1. Fica revogada, na sua integralidade, a Lei Municipal n , de 15 de Dezembro de 2016, que dispõe sobre a escolha, mediante eleição direta, de diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de ensino, no município de Arroio do Tigre. Art. 2º. A revogação da mencionada Lei decorre de sua inconstitucionalidade material. Art. 3º. As funções de Direção e Vice-Direção de escolas serão de livre nomeação do Poder Executivo. Art. 4º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE ARROIO DO TIGRE, em 1º de março de MARCIANO RAVANELLO, Prefeito.

2 JUSTIFICATIVA: O presente Projeto de Lei trata da revogação da Lei Municipal n , de 15 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a escolha, mediante eleição direta, de diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de ensino, no município de Arroio do Tigre. Por primeiro, mencionada lei, de iniciativa de um vereador, usurpou competência privativa do Poder Executivo, conforme aliás, contido no art. 33, III, da Lei Orgânica do Município de Arroio do Tigre, verbis: ARTIGO 33. É da competência do Prefeito a iniciativa das leis que: (...). III - criem cargos ou funções públicas, fixem ou aumentem vencimentos ou vantagens dos servidores públicos, ou de qualquer modo, aumentem a despesa, ressalvada as matérias reservadas à iniciativa privativa da Câmara Municipal de Vereadores; Como visto, as funções de Direção e Vice-Direção de escolas municipais estão inseridas nos chamados cargos ou funções de confiança, de livre nomeação do Poder Executivo (Cargos de Chefia, Direção e ou Assessoramento). Por segundo, a lei ora impugnada, que se insere na hipótese do art. 39, VI, da Lei Orgânica do Município, não mereceu a tramitação prevista no art. 39 da Lei Orgânica, pois as matérias lá enumeradas, que tem status de Lei Complementar, devem obedecer a votação com quórum qualificado de 2/3. A lei, no entanto, foi aprovada por maioria simples, em afronta a Lei Orgânica. A justificativa para a revogação se dá em razão da inconstitucionalidade material da referida lei, conforme jurisprudência pacífica do Supremo Tribunal Federal, acerca da matéria, com vinculação aos Tribunais estaduais. Com efeito, sobre a possibilidade de diretores de escolas públicas serem nomeados em eleição comunitária, o Supremo Tribunal Federal possui jurisprudência consolidada há décadas no sentido de que a práxis revela ofensa ao art. 37, II, da Constituição Federal. Tal posição merece ser prestigiada.

3 Adianta-se que as escolas públicas municipais não ostentam o mesmo tratamento eletivo dispensado ao processo de escolha dos reitores universitários. Sobre a ausência dessa prerrogativa, o Ministro Carlos Madeira, no julgamento da RP 1.473/SC, Tribunal Pleno, j. 14/09/1988, DJ 14/10/1988, em período anterior a nova Constituição, referiu que as escolas públicas fazem parte do sistema de ensino sob Administração das Secretarias de Educação estaduais [agora, também municipais], e como tal sua direção há de competir a quem por livre escolha for nomeado em comissão, inadmitindo colégio eleitoral para escolha de nomes ou investidura por mandato Posterior a este Julgado, no dia 03 de fevereiro de 1997, o STF enfrentou novamente a matéria, em julgamento conjunto de duas ações diretas de inconstitucionalidade sobre o tema: a ADI 573/SC e a ADI 123/SC. Após exaustiva análise da jurisprudência histórica do Supremo Tribunal Federal, concluiu o Ministro Néri da Silveira que tem se compreendido que, sendo os diretores de estabelecimentos públicos, que se integram no organismo do Poder Executivo, titulares de cargos ou funções em comissão, não seria admissível a intitulação nesses cargos, com mandatos que lhe assegurariam professores, servidores e alunos, sem manifestação do Chefe do Poder Executivo, que ficaria vinculado a essa escolha para prover cargos de confiança com vistas a gerir cargos do ruolo administrativo, integrantes da estrutura educacional (ADI 573/SC, Tribunal Pleno, j. 03/02/1997, DJ 31/08/2001). Na ADI 123/SC, sob relatoria do Ministro Carlos Velloso (Tribunal Pleno, j. 03/02/1997, DJ 12/09/1997), o fundamento foi basicamente o mesmo: violação do art. 37, II, o qual, trata da forma de provimento dos cargos públicos. De acordo com o Ministro Velloso, o sistema de eleição de diretores de escolas públicas não é o melhor e de democrático só tem a aparência", sendo que "a eleição, por parte de toda a comunidade - professores, alunos, pais de alunos, servidores - muita vez tem presente menos o conhecimento científico e mais a capacidade de agradar e de fazer promessas vazias".

4 Acompanhando o comentário, ressaltou o Ministro Maurício Corrêa: "pela minha vivência, realmente, a sistemática não funcionou; ao invés de trazer benefício, trouxe malefício, em face da balbúrdia que se estabelecia nas escolas para escolha dos eleitos". Em acréscimo, o Ministro Rezek ponderou o seguinte: "(...) ainda que se admita que a intenção de normas desta natureza seja generosa e, quem sabe, progressista, o que aqui se encontra é um aberto desafio à lógica constitucional e ao próprio princípio democrático. Numa instituição pública de ensino, onde tudo rigorosamente depende do tesouro público, onde tudo é pago por recursos tomados do contribuinte e administrados pelo Estado, não se compreende que as pessoas que em determinado momento ocupam funções docentes, ou lá se encontram realizando seus estudos ou prestando trabalho administrativo, assumam essa prerrogativa autárquica. Teríamos aí uma instituição autárquica financiada por outrem. Teríamos uma forma sutil e curiosa de soberania universitária - numa universidade, entretanto, que não se sustenta, porque depende do tesouro público. Depende, portanto, daquela comunidade contribuinte que se confunde com o colégio eleitoral que conduziu ao poder as pessoas às quais o sistema confere a prerrogativa de fazer essa escolha. (...) Nesses julgamentos, provenientes do Estado de Santa Catarina, concluiu-se, por maioria, que a escolha dos dirigentes de escolas públicas, por eleição, subtraindo esse poder conferido ao Chefe do Executivo, é medida inconstitucional por invasão da regra de provimento de cargos da Administração Pública. Em outra julgado, na ADI 578, o Ministro Maurício Corrêa, Tribunal Pleno, j. 03/03/1999, DJ 18/05/2001, reconheceu-se a inconstitucionalidade da previsão porque é competência privativa do Chefe do Poder Executivo o provimento de cargos em comissão de diretor de escola pública Por fim, no precedente mais recente, julgamento da ADI 2.997/RJ, o Ministro Cezar Peluso reparou: não parece convir à segurança jurídica a mudança da jurisprudência assente, a qual tem guiado as administrações estaduais e a legislação subalterna, na vigência da Carta atual (Tribunal Pleno, j. 12/08/2009, DJe 12/03/2010).

5 A posição do Tribunal de Justiça de Estado do Rio Grande do Sul não discrepa deste entendimento, como se pode observar dos julgados que seguem, todos proferidos em sede de Ação Direta de Inconstitucionalidade: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MUNICÍPIO DE URUGUAIANA. ELEIÇÕES COMUNITÁRIAS. CARGOS DE DIRETOR E VICE-DIRETOR. - É inconstitucional, por ofensa aos arts. 8º, caput, 32 e 82, XVIII, da Constituição Estadual, além do art. 37, II, da Constituição Federal, lei municipal que permite eleições para escolha de diretores e vice-diretores de escolas públicas, sem intervenção do Chefe do Executivo. O princípio da gestão democrática do ensino público (art. 206, VI, da Constituição Federal) não afasta a regra da livre nomeação de cargos comissionados (art. 37, II). Orientação consolidada no Supremo Tribunal Federal. - Inconstitucionalidade do art. 170 da Lei Orgânica e da Lei 4.001/10, do Município de Uruguaiana, com modulação de efeitos. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE PROCEDENTE. UNÂNIME. (Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº , Tribunal Pleno, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Marilene Bonzanini, Julgado em 28/11/2016) AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MUNICIPIO DE BARRA DO RIBEIRO. NOMEAÇÃO DE DIRETORES OU DA DIREÇÃO DE UNIDADES DE ENSINO. EXIGÊNCIA DE PREVIA ELEIÇÃO. INCONSTITUCIONALIDADE. PRECEDENTES. São inconstitucionais as Leis do Município de Barra do Ribeiro, que condicionam a nomeação dos ocupantes dos cargos de Diretor ou da Direção de Unidades de Ensino, de livre nomeação, ao resultado de eleição, por que restringem prerrogativa do Chefe do Executivo, de exercer as competências decorrentes da chefia da Administração, protegidas pelos artigos 8º, 32 e 82 da CERGS. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE JULGADA PRODECENTE. UNÂNIME. (Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº , Tribunal Pleno, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Denise Oliveira Cezar, Julgado em 15/12/2014) AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. Município de Santo Ângelo. Lei Municipal n 3.769/13. Processo de eleição de Diretores de Escolas Municipais de Ensino Fundamental e de Educação Infantil mediante voto direto, secreto e facultativo da comunidade escolar. Violação da prerrogativa do Chefe do Poder Executivo Municipal. Desrespeito aos arts. 8º, 32 e 82, da Constituição Estadual. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE JULGADA PROCEDENTE, POR MAIORIA. (Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº , Tribunal Pleno, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Túlio de Oliveira Martins, Julgado em 28/07/2014) Ação direta de inconstitucionalidade de lei municipal. Eleição de diretor e vice-diretor de escola municipal. Alcance da inconstitucionalidade à lei municipal anterior. Está consolidada a

6 ação da jurisprudência que considera inconstitucional a eleição autônoma e direta, no âmbito da escola municipal pela comunidade escolar, de diretor e vice-diretor, que, como cargos em comissão, são da livre nomeação e exoneração do Prefeito. O reconhecimento da inconstitucionalidade da lei municipal atual alcança a lei anterior, igualmente inconstitucional pelos mesmos motivos, que assim não se restaura nem tem efeito repristinatório. Procedente, por maioria. (Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº , Tribunal Pleno, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Carlos Cini Marchionatti, Julgado em 14/04/2014). AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MUNICÍPIO DE CABAITÉ. ESCOLHA DO DIRETOR DE ESCOLA MEDIANTE ELEIÇÃO PELA COMUNIDADE ESCOLAR. COMPETÊNCIA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO O PROVIMENTO DE CARGOS EM COMISSÃO DE DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA. DESRESPEITO AO ART. 37, II, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E ARTS. 8º, 32 E 82 DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE JULGADA PROCEDENTE. (Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº , Tribunal Pleno, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Vicente Barrôco de Vasconcellos, Julgado em 17/06/2013) APELAÇÃO CÍVEL E REEXAME NECESSÁRIO. MUNICÍPIO DE VIAMÃO. ELEIÇÃO DOS DIRETORES DE ESCOLA. LEI MUNICIPAL Nº /2009. INCONSTITUCIONALIDADE DECLARADA PELO COLENDO ÓRGÃO ESPECIAL, NO JULGAMENTO DA ADI N IMPROCEDÊNCIA DO PLEITO. REFORMA DA SENTENÇA. DERAM PROVIMENTO AO APELO, PREJUDICADO O REEXAME NECESSÁRIO. UNÂNIME. (Apelação e Reexame Necessário Nº , Quarta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Agathe Elsa Schmidt da Silva, Julgado em 19/12/2012). ERVIDOR PÚBLICO. MUNICÍPIO DE CAMAQUÃ. ELEIÇÕES PARA DIREÇÃO DE ESCOLA. ALEGAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI-CAMAQUÃ Nº 247/01. LIVRE NOMEAÇÃO REALIZADA PELO PREFEITO MUNICIPAL. A lei que dispõe acerca de eleições de Diretor de Escola reveste-se de inconstitucionalidade porque retira do Chefe do Poder Executivo a prerrogativa de livre nomeação do aludido cargo. A forma de seu provimento é de livre nomeação realizada pelo Prefeito Municipal. Precedentes catalogados. Decisão reformada. AGRAVO DE INSTRUMENTO PROVIDO. (Agravo de Instrumento Nº , Terceira Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Nelson Antônio Monteiro Pacheco, Julgado em 28/06/2012). AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL. ELEIÇÃO DE DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA. INCONSTITUCIONALIDADE. 1. É competência privativa do Chefe do Poder Executivo o provimento de cargos em comissão de diretor de escola pública. 2. É inconstitucional a lei que dispõe

7 sobre eleição dos diretores de escolas públicas municipais, retirando do Chefe do Poder Executivo a prerrogativa de livre nomeação de tais cargos. Violação aos artigos 8º, 10 e 32 da Constituição Estadual e 37, II, da Constituição Federal. Precedentes do STF e deste Tribunal. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE JULGADA PROCEDENTE, POR MAIORIA, VENCIDO O RELATOR. (Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº , Tribunal Pleno, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Rui Portanova, Redator: Arno Werlang, Julgado em 18/06/2012). AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI DO MUNICÍPIO DE MATA. ELEIÇÃO DIRETA PARA ESCOLHA DE DIRETOR E VICE-DIRETOR DE ESCOLA DA REDE MUNICIPAL. VÍCIO MATERIAL. Deve ser declarada inconstitucional a Lei Municipal n , de 02 de fevereiro de 2011, que institui eleição direta para escolha de diretor e vice-diretor de escola da rede municipal de ensino, pois incompatível com a redação constitucional, interferindo na discricionariedade e na prerrogativa do Chefe do Poder Executivo de livremente nomear e exonerar titulares de cargos de direção de escolas, os quais só podem ser providos de forma comissionada, ainda que a iniciativa da lei tenha partido do Prefeito. Precedentes desta Corte e do STF. Ofensa aos arts. 8º, 32 e 82, XVIII da Constituição Estadual e 37, II, da Constituição Federal. AÇÃO JULGADA PROCEDENTE, POR MAIORIA. (Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº , Tribunal Pleno, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Orlando Heemann Júnior, Julgado em 18/06/2012). AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL. ELEIÇÃO DE DIRETORES E VICE-DIRETORES DE ESCOLA PÚBLICA. INCONSTITUCIONALIDADE. É inconstitucional a lei que dispõe sobre eleição dos diretores de escolas públicas municipais, retirando do Chefe do Poder Executivo a prerrogativa de livre nomeação de tais cargos. Violação aos artigos 8º, 10 e 32 da Constituição Estadual e 37, II, da Constituição Federal. Precedentes do STF e deste Tribunal. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE JULGADA PROCEDENTE, POR MAIORIA. (Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº , Tribunal Pleno, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Arno Werlang, Julgado em 13/12/2010). AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL. ELEIÇÃO DE DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA. INCONSTITUCIONALIDADE. É inconstitucional a lei que dispõe sobre eleição dos diretores de escolas públicas municipais, retirando do Chefe do Poder Executivo a prerrogativa de livre nomeação de tais cargos. Violação aos artigos 8º, 10 e 32 da Constituição Estadual e 37, II, da Constituição Federal. Precedentes do STF e deste Tribunal. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE JULGADA PROCEDENTE. UNÂNIME. (Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº , Tribunal

8 Pleno, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Arno Werlang, Julgado em 29/03/2010). AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MUNICÍPIO DE LAGOA VERMELHA. ELEIÇÕES PARA O CARGO DE DIRETOR DE ESCOLA. O dispositivo do artigo 171, da Lei Orgânica do Município de Lagoa Vermelha e a integralidade da Lei Municipal 3.980/93 interferem na discricionariedade do Chefe do Poder Executivo de nomear e exonerar livremente os Cargos em Comissão, nos termos dos artigos 20 e 82, inciso XVIII, da Constituição Estadual. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE JULGADA PROCEDENTE. UNÂNIME. (Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº , Tribunal Pleno, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Alzir Felippe Schmitz, Julgado em 22/03/2010). AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES. LEI MUNICIPAL N.º 1712/2007. ELEIÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLAS. Ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Prefeito Municipal de Santo Antônio das Missões, postulando a declaração de inconstitucionalidade da Lei Municipal n.º 1.712/2007, que regulou a escolha dos diretores de escolas públicas municipais mediante eleição. Afronta ao disposto nos artigos 8º e 32 da Constituição Estadual, pois os cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração. Precedentes deste Órgão Especial. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE JULGADA PROCEDENTE. UNÂNIME. (Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº , Tribunal Pleno, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, Julgado em 25/01/2010) Como se vê, em todos os julgados restou sedimentado que o processo de eleição de Diretores de Escolas Municipais de Ensino Fundamental e de Educação Infantil mediante voto direto, secreto e facultativo da comunidade escolar, viola a prerrogativa do Chefe do Poder Executivo Municipal, com desrespeito aos arts. 8º, 32 e 82, da Constituição Estadual, bem como art. 37, II, da \Constituição Federal. Como visto, este entendimento tem base em decisões do Supremo Tribunal Federal, que tem posição formada acerca da matéria, ou seja, no sentido da inconstitucionalidade da legislação que suprime prerrogativa do Poder Executivo de prover os Cargos em Comissão, quais sejam, de Direção, Chefia e Assessoramento. GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE ARROIO DO TIGRE, em 1º de março de 2017.

9 MARCIANO RAVANELLO, Prefeito.

Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE PREFEITO MUNICIPAL DE CAIBATE PROCURADOR GERAL DO ESTADO D E C I S Ã O

Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE PREFEITO MUNICIPAL DE CAIBATE PROCURADOR GERAL DO ESTADO D E C I S Ã O 47 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE ÓRGÃO ESPECIAL COMARCA DE PORTO ALEGRE PREFEITO MUNICIPAL DE CAIBATE CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CAIBATE PROCURADOR GERAL DO ESTADO PROPONENTE REQUERIDO INTERESSADO

Leia mais

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS PARECER 16-2015 CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS Consulta-nos a Secretaria Geral da FEMERGS Rosani Stocker, solicitando parecer sobre a questão de aposentadoria

Leia mais

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 039/13/PJM

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 039/13/PJM Parecer 039/13/PJM Consulente: Prefeito. Assunto: Controle preventivo de constitucionalidade. Referência: Processo Administrativo nº. 564/2013. Ementa: DIREITO CONSTITUCIONAL. PROCESSO LEGISLATIVO. PROJETO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRITIBA DECRETO Nº. 033, DE 10 DE MAIO 2019

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRITIBA DECRETO Nº. 033, DE 10 DE MAIO 2019 Sexta-feira, 10 de Maio de 2019 Edição N 661 Caderno I DECRETO Nº. 033, DE 10 DE MAIO 2019 Dispõe sobre a Exoneração do cargo em comissão da Srª. Edcarmen Alves da Silva Santos, do cargo de Secretária

Leia mais

AÇÃO CAUTELAR Nº / SP

AÇÃO CAUTELAR Nº / SP Nº 368 PGR RJMB AÇÃO CAUTELAR Nº 2.813 / SP MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria Geral da República RELATOR AUTOR RÉU : Ministro MARCO AURÉLIO : Município de Garça : Ministério Público do Estado de

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA N.º 35/2018 SFCONST/PGR Sistema Único nº 65.766/2018 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 5.704/MG REQUERENTE: Procurador-Geral da República INTERESSADO(S): Governador do Estado de Minas Gerais Assembleia

Leia mais

São Paulo, 20 de dezembro de Ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de...

São Paulo, 20 de dezembro de Ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de... São Paulo, 20 de dezembro de 2011. Ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de... A Câmara do Município de..., por intermédio de seu Ilustre Assessor, Dr...., consulta-nos sobre o requerimento apresentado

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE 2016

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE 2016 PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 10, de 2013, do Senador Alvaro Dias e outros, que altera os arts. 102, 105, 108 e 125

Leia mais

Diário Oficial Prefeitura Municipal de Caém

Diário Oficial Prefeitura Municipal de Caém 1 RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: DECRETO DECRETO Nº. 001, DE Dispõe sobre a NOMEAÇÃO de servidor no cargo de provimento em comissão e dá outras providências. DECRETO

Leia mais

PROCEDÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO PARA DECLARAR, COM EFEITO EX TUNC E ERGA OMNES, A INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI Nº

PROCEDÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO PARA DECLARAR, COM EFEITO EX TUNC E ERGA OMNES, A INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI Nº REPRESENTAÇÃO POR INCONSTITUCIONALIDADE. LEI Nº 176/2008, DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO. LEI QUE DISPÕE SOBRE O QUADRO DE CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO E FUNÇÕES GRATIFICADAS DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

Leia mais

Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE

Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. AUSÊNCIA DE VÍCIO FORMAL DE INICIATIVA NA ELABORAÇÃO DA LEI MUNICIPAL Nº 3.994/2009 DO MUNICÍPIO DE GARIBALDI. LEGISLAÇÃO QUE DISPÕE SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ÓRGÃO ESPECIAL Relator: Desembargador SIDNEY HARTUNG

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ÓRGÃO ESPECIAL Relator: Desembargador SIDNEY HARTUNG 1 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ÓRGÃO ESPECIAL Relator: Desembargador SIDNEY HARTUNG REPRESENTAÇÃO por INCONSTITUCIONALIDADE N.º 0029912-23.2012.8.19.0000 Representante: EXMº SR. PROCURADOR

Leia mais

Limitações ao Poder de Tributar

Limitações ao Poder de Tributar Limitações ao Poder de Tributar Considerações Iniciais Limites oponíveis ao poder público Conjunto integrado de princípios e regras; Previsão normativa constitucional & infraconstitucional; Cláusulas Pétreas

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 02/06/2006 EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. TRIBUTÁRIO. IPVA. VEÍCULO IMPORTADO. ALÍQUOTA DIFERENCIADA. 1. Não se admite a alíquota diferenciada de IPVA para veículos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO RECORRENTE(S): RECORRIDO(S): JORGE DE PAULA DORIDIO MUNICIPIO DE TRES PONTAS EMENTA: COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO SERVIDOR PÚBLICO ADMITIDO ANTES DA CR/88, SOB O REGIME JURÍDICO CELETISTA -É competente

Leia mais

O Vice-Prefeito e o desempenho de funções no Poder Executivo: atuação, responsabilidade, subsídio, o acúmulo, férias e 13º salário.

O Vice-Prefeito e o desempenho de funções no Poder Executivo: atuação, responsabilidade, subsídio, o acúmulo, férias e 13º salário. O Vice-Prefeito e o desempenho de funções no Poder Executivo: atuação, responsabilidade, subsídio, o acúmulo, férias e 13º salário. Atuação As demandas em relação ao Prefeito aumentam cada vez mais. Logo,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Filadélfia publica:

Prefeitura Municipal de Filadélfia publica: ANO V - Edição Nº 25 BAHIA - 13 de Março de 2017 - Segunda-feira Prefeitura Municipal de Filadélfia publica: Decreto n 084/2017 - Dispõe sobre a exoneração da Diretora Escolar, e dá outras providências

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S)

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S) RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 896.087 RIO GRANDE DO SUL RELATOR RECTE.(S) : MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES ADV.(A/S) :CLÁUDIO ROBERTO NUNES GOLGO E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S) :BRADESCO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 745.410 - SP (2005/0068599-2) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS PROCURADOR : LAÍS NUNES DE ABREU E OUTROS RECORRIDO : GIASSETTI

Leia mais

TRIBUNAL PLENO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº 94190/ CLASSE CNJ - 95 COMARCA DE VÁRZEA GRANDE

TRIBUNAL PLENO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº 94190/ CLASSE CNJ - 95 COMARCA DE VÁRZEA GRANDE REQUERENTE(S): PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA ADJUNTA DO ESTADO DE MATO GROSSO REQUERIDO(S): MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE CÂMARA MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE Número do Protocolo: 94190/2016 Data de Julgamento:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Conceição da Feira-BA

Prefeitura Municipal de Conceição da Feira-BA ANO. 2015 DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DA FEIRA - BAHIA 1 A Prefeitura Municipal de Conceição da Feira, Estado Da Bahia Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. PORTARIAS Nº. 205/2015 - Nº. 206/2015

Leia mais

22/09/2015 SEGUNDA TURMA : MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA

22/09/2015 SEGUNDA TURMA : MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 22/09/2015 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 567.276 SANTA CATARINA RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS

Leia mais

Porto Alegre, 23 de novembro de Orientação Técnica IGAM nº /2017

Porto Alegre, 23 de novembro de Orientação Técnica IGAM nº /2017 Porto Alegre, 23 de novembro de 2017. Orientação Técnica IGAM nº 30.639/2017 I. O Poder Legislativo do Município de Guaíba, RS, por meio do servidor Fernando, solicita análise e orientações acerca do projeto

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 30/09/2016 Número: 0857074-64.2016.8.10.0001 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 4ª Vara da Fazenda

Leia mais

Estado do Amazonas PODER LEGISLATIVO Câmara Municipal de Canutama CNPJ nº /

Estado do Amazonas PODER LEGISLATIVO Câmara Municipal de Canutama CNPJ nº / RESOLUÇÃO LEGISLATIVA Nº 01/2014, DE 22 DE ABRIL DE 2014. Dispõe sobre a Reestruturação do Quadro de Pessoal da Câmara de Vereadores de Canutama e determina outras providências. A Presidenta da Câmara

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica:

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios 1 Quarta-feira Ano V Nº 1098 Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Portaria N.º 401/2017 - Autorizado a concessão de diárias ao servidor Josival

Leia mais

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE N 4826 Requerente: Governador do Estado da Bahia Requerida: Assembleia Legislativa do Estado da Bahia Relator: Ministro Joaquim Barbosa Administrativo.

Leia mais

PREFEITO MUNICIPAL DE VIAMAO

PREFEITO MUNICIPAL DE VIAMAO AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI N.º 4.616/2017, DO MUNICÍPIO DE VIAMÃO, QUE DISPÔS SOBRE A OBRIGAÇÃO DE DIVULGAÇÃO DE LISTA DE ESPERA EM CONSULTAS E EXAMES MÉDICOS. NORMA QUE NÃO INTERFERE NO

Leia mais

PARECER JURÍDICO. Opino.

PARECER JURÍDICO. Opino. PARECER JURÍDICO PROJETO DE LEI Nº 28/2013 EMENTA: DISPÕE SOBRE A APLICAÇÃO DA LEI DA FICHA LIMPA NO MUNICIPIO DE ITU PARA CARGOS EM COMISSÃO NO ÂMBITO DOS ÓRGÃOS DOS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E AUTARQUIAS,

Leia mais

E S T A D O D E S A N T A C A T A R I N A C Â M A R A M U N I C I P A L D E F L O R I A N Ó P O L I S GABINETE DO VEREADOR MILTINHO BARCELOS

E S T A D O D E S A N T A C A T A R I N A C Â M A R A M U N I C I P A L D E F L O R I A N Ó P O L I S GABINETE DO VEREADOR MILTINHO BARCELOS Referência: Projeto de Lei nº 16.630 /2016 Autor: Vereador Pedro de Assis Silvestre (Pedrão) Ementa: Altera a Lei nº 9.447, de 2014, incluindo no Portal da Transparência de Florianópolis dispositivos de

Leia mais

ENERGIA E SERVICOS S A MUNICIPIO DE PETROPOLIS

ENERGIA E SERVICOS S A MUNICIPIO DE PETROPOLIS Tribunal de Justiça 12ª Câmara Cível Apelação Cível nº 0045893-97.2011.8.19.0042 Apelantes: AMPLA ENERGIA E SERVICOS S A MUNICIPIO DE PETROPOLIS Apelado: IZABEL DE AZEVEDO SILVA Relator: Desembargador

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ÓRGÃO ESPECIAL AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ÓRGÃO ESPECIAL AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ÓRGÃO ESPECIAL AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº 0038188-96.2019.8.19.0000 REPRESENTANTE: EXMO SR PREFEITO DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO REPRESENTADO:

Leia mais

Projeto de Resolução nº, de 2012 (Do Sr. Nelson Marquezelli)

Projeto de Resolução nº, de 2012 (Do Sr. Nelson Marquezelli) Projeto de Resolução nº, de 2012 (Do Sr. Nelson Marquezelli) Estabelece as hipóteses de impedimento para nomeação, designação ou contratação, em comissão, de funções, cargos e empregos na Câmara dos Deputados.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Colégio Recursal - Guarulhos Guarulhos-SP ACÓRDÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Colégio Recursal - Guarulhos Guarulhos-SP ACÓRDÃO fls. 59 Registro: 2018.0000099592 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso Inominado nº 1015408-31.2017.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é recorrente FAZENDA PUBLICA DO ESTADO

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI CLARO

: MIN. DIAS TOFFOLI CLARO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 729.726 SÃO PAULO RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. DIAS TOFFOLI :MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO :PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO RECDO.(A/S)

Leia mais

Resolvem os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, por unanimidade, responder afirmativamente à consulta, nos termos do voto do relator.

Resolvem os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, por unanimidade, responder afirmativamente à consulta, nos termos do voto do relator. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 22.767 CONSULTA N 1.476 - CLASSE 5 a - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL. Relator: Ministro Carlos Ayres Britto. Consulente: Ciro Francisco Pedrosa, deputado federal.

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 10 15/12/2015 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO 702.161 SANTA CATARINA RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. ROBERTO

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE (dos Srs. Carlos Sampaio, Marcio Bittar, Ruy Carneiro e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE (dos Srs. Carlos Sampaio, Marcio Bittar, Ruy Carneiro e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2013. (dos Srs. Carlos Sampaio, Marcio Bittar, Ruy Carneiro e outros) Inclui o 22 no art. 40 da Constituição Federal para vedar a concessão de pensão, benefício

Leia mais

: MIN. ALEXANDRE DE MORAES

: MIN. ALEXANDRE DE MORAES MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 5.700 DISTRITO FEDERAL RELATOR REQTE.(S) INTDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. ALEXANDRE DE MORAES :PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA :ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

TEMA 1: PODER EXECUTIVO

TEMA 1: PODER EXECUTIVO TEMA 1: PODER EXECUTIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Poder Executivo: sistema de governo; funções típicas e atípicas; posse e atribuições do Presidente da República: ; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 0017461-97.2004.4.03.9999/SP RELATÓRIO Trata-se de apelação interposta pelo CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA, contra sentença que julgou

Leia mais

A dúvida do consulente requer sejam feitas algumas considerações conceituais sobre os servidores públicos, o regime estatutário e sua abrangência.

A dúvida do consulente requer sejam feitas algumas considerações conceituais sobre os servidores públicos, o regime estatutário e sua abrangência. Prezados senhores. 1 - No quadro de servidores do IMP de São José do Rio Pardo/SP, todos servidores são nomeados em comissão. 2 - O IMP, nunca havia pago as vantagens constantes da lei número 2712/2004

Leia mais

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade CAMPUS Capítulo 5 Administração Pública e Servidores Públicos Disposições Constitucionais 189 Servidor público em sentido estrito (regime estatutário) Cargo efetivo Cargo em comissão Adm. Direta, autárquica

Leia mais

EXECUTIVO. Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira. Quinta Feira 16 de junho de 2016 Ano III N Publicações deste Diário

EXECUTIVO. Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira. Quinta Feira 16 de junho de 2016 Ano III N Publicações deste Diário Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira Quinta Feira Ano III N 1366 Publicações deste Diário LICITAÇÕES E CONTRATOS EXTRATO DE CONTRATO Nº 117/2016 (REPUBLICAÇÃO) HOMOLOGAÇÃO (PREGÃO PRESENCIAL Nº 21/2016)

Leia mais

COORD. DE ANÁLISE DE JURISPRUDÊNCIA D.J EMENTÁRIO N

COORD. DE ANÁLISE DE JURISPRUDÊNCIA D.J EMENTÁRIO N AI-AgR Ementa 449138 e Acórdão (1) 3957 c;?~~~~~ COORD. DE ANÁLISE DE JURISPRUDÊNCIA D.J.01.07.2005 EMENTÁRIO N 2 1 9 8-20 RELATOR AGRAVANTE(S) ADVOGADO (A/S) MIN. CARLOS VELLOSO VERA SÔNIA LINS D'ALBUQUERQUE

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI :PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DO ESPÍRITO :JOSE PORFIRIO DE BESSA :EVANDRO DE CASTRO BASTOS

: MIN. DIAS TOFFOLI :PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DO ESPÍRITO :JOSE PORFIRIO DE BESSA :EVANDRO DE CASTRO BASTOS AGRAVO DE INSTRUMENTO 822.235 ESPÍRITO SANTO RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :ESTADO DO ESPÍRITO SANTO :PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO :JOSE PORFIRIO

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI PAULO SÃO PAULO

: MIN. DIAS TOFFOLI PAULO SÃO PAULO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 629.380 SÃO PAULO RELATOR RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) INTDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. DIAS TOFFOLI :ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO :CARLOS ROBERTO DE ALCKMIN

Leia mais

Sobre o tema, já se manifestou a d. Procuradora do Estado do Rio de Janeiro, dra. RACHEL FARHI, em artigo intitulado Remuneração

Sobre o tema, já se manifestou a d. Procuradora do Estado do Rio de Janeiro, dra. RACHEL FARHI, em artigo intitulado Remuneração A INAPLICABILIDADE DO ART. 21, PARÁGRAFO ÚNICO, DA LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 2.000, NA FIXAÇÃO DOS SUBSÍDIOS DOS VEREADORES Gina Copola (julho de 2.015) I Recentemente tivemos contato com um relatório

Leia mais

Prefeitura Municipal de Olindina publica:

Prefeitura Municipal de Olindina publica: Prefeitura Municipal de Olindina 1 Quinta-feira Ano Nº 2329 Prefeitura Municipal de Olindina publica: Decreto Nº 366 de 22 de janeiro de 2018 - Nomeia a Srª. Janine Tainã Assis Simões para o cargo comissionado

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 236 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000907075 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1022296-44.2017.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ROBERTO MARTINS GUERRA FILHO,

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO 769.059 SANTA CATARINA RELATORA RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :SUPERMERCADOS XANDE LTDA : JULIANO GOMES GARCIA E OUTRO(A/S) :UNIÃO :PROCURADOR-GERAL

Leia mais

TEMA 3: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO

TEMA 3: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO TEMA 3: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios,

Leia mais

A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO

A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO Ministério Público apontava situações de Nepotismo com base na Resolução 07/2005 do CNJ (restrita ao Poder Judiciário). Em verdade é a própria CF, ao elencar os princípios

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA ESTADO DO PARANÁ

TRIBUNAL DE JUSTIÇA ESTADO DO PARANÁ Certificado digitalmente por: LUCIANO CARRASCO FALAVINHA SOUZA da Comarca de São João Juízo Único. Apelante: Edemir de Fátima Vieira. Relator: Luciano Carrasco Falavinha Souza em substituição à Desembargadora

Leia mais

Inconstitucionalidade de eleições diretas para direção de instituições de ensino públicas (STF)

Inconstitucionalidade de eleições diretas para direção de instituições de ensino públicas (STF) Inconstitucionalidade de eleições diretas para direção de instituições de ensino públicas (STF) Supremo Tribunal Federal (STF) 12/8/2009 Tribunal Pleno Ação Direta de Inconstitucionalidade 2.997 Rio de

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 15/05/2019 Edição: 92 Seção: 1 Página: 4 Órgão: Atos do Poder Executivo

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 15/05/2019 Edição: 92 Seção: 1 Página: 4 Órgão: Atos do Poder Executivo DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 15/05/2019 Edição: 92 Seção: 1 Página: 4 Órgão: Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 9.794, DE 14 DE MAIO DE 2019 Dispõe sobre os atos de nomeação e de designação para

Leia mais

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA N 03/2014

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA N 03/2014 RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA N 03/2014 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ, por seu Promotor de Justiça que adiante assina, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO o contido no artigo 127 da

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 31ª Câmara Extraordinária de Direito Privado ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 31ª Câmara Extraordinária de Direito Privado ACÓRDÃO Registro: 2017.0000884628 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0002359-93.2016.8.26.0152, da Comarca de Cotia, em que é apelante MAURICIO DE LIMA, é apelada RENATA MENOCHELLI

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO : Conselho Regional de Medicina do Estado de Sao Paulo CREMESP D.E. Publicado em 13/01/2012 EMENTA CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS AOS CONSELHOS PROFISSIONAIS

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI SERVIDORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO - FUNAPE MELO

: MIN. DIAS TOFFOLI SERVIDORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO - FUNAPE MELO AGRAVO DE INSTRUMENTO 734.985 PERNAMBUCO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :FUNDAÇÃO DE APOSENTADORIA E PENSÕES DOS SERVIDORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO - FUNAPE :PGE-PE

Leia mais

PROJETO DE LEI N o 8.011, DE 2010 (Apensos os PLs nºs 5.604/13 e 6.798/13)

PROJETO DE LEI N o 8.011, DE 2010 (Apensos os PLs nºs 5.604/13 e 6.798/13) COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE LEI N o 8.011, DE 2010 (Apensos os PLs nºs 5.604/13 e 6.798/13) Dispõe sobre diretrizes para a seleção e indicação dos diretores das escolas públicas de educação básica

Leia mais

RECURSO EXTRAORDINÁRIO E RECURSO ESPECIAL I e II Nº

RECURSO EXTRAORDINÁRIO E RECURSO ESPECIAL I e II Nº RECURSO EXTRAORDINÁRIO N 0029634-19.2012.8.19.0001 Recorrente: ESTADO DO RIO DE JANEIRO Recorridos: FARID HABIB E OUTRO RECURSO ESPECIAL Nº 0029634-19.2012.8.19.0001 Recorrente: ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Leia mais

APELAÇÃO PROVIDA. Nº COMARCA DE SÃO LEOPOLDO A C Ó R D Ã O

APELAÇÃO PROVIDA. Nº COMARCA DE SÃO LEOPOLDO A C Ó R D Ã O APELAÇÃO CÍVEL. EXECUÇÃO DE ALIMENTOS. ESCOLHA DO RITO. OPÇÃO DO CREDOR. DESCONSTITUIÇÃO DA SENTENÇA. 1. A escolha do rito da ação de execução de alimentos é faculdade do credor, que pode postular a execução

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Registro: 2014.0000263328 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação / Reexame Necessário nº 3012557-22.2013.8.26.0451, da Comarca de Piracicaba, em que são apelantes FAZENDA DO ESTADO

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS. Roteiro - Parte 2 Sistema Remuneratório

AGENTES PÚBLICOS. Roteiro - Parte 2 Sistema Remuneratório AGENTES PÚBLICOS Roteiro - Parte 2 Sistema Remuneratório 1 Conceitos Introdutórios 2 Fixação/revisão anual de vencimentos/subsídios 3 Tetos constitucionais 4 Equiparações e vinculações 5 Irredutibilidade

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 753.503 RIO DE JANEIRO RELATOR RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. LUIZ FUX :ANDREA DE ALMEIDA ANDRE : CRISTIANO DA COSTA DE MORAES E OUTRO(A/S) :FUNDO

Leia mais

TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS. RELATÓRIO

TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS. RELATÓRIO TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS. PROCESSO Nº 2003.51.60.009317-6 CLASSE: CONTRARI. À SÚMULA OU JURISPRUDÊNCIA DOMINANTE NO STJ ORIGEM: SEÇÃO JUDICIÁRIA

Leia mais

TEMA 10: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES

TEMA 10: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES TEMA 10: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES EMENTÁRIO DE TEMAS: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário (Art. 2º, da CRFB/88) Organização dos Poderes:

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Registro: 2017.0000225011 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0071692-91.2012.8.26.0114, da Comarca de Campinas, em que é apelante

Leia mais

Gabinete do Desembargador Itamar de Lima DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº ( ) NOVO GAMA

Gabinete do Desembargador Itamar de Lima DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº ( ) NOVO GAMA DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 441225.26.2014.8.09.0160 (201404412250) NOVO GAMA AUTORA : ROSALINA FERNANDES DA SILVA RÉU : MUNICÍPIO DE NOVO GAMA APELAÇÃO CÍVEL 1ºAPELANTE : MUNICÍPIO DE NOVO

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador ANTONIO ANASTASIA

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador ANTONIO ANASTASIA PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 35, de 2015, do Senador Lasier Martins e outros, que altera o art. 101 da Constituição

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI SÃO PAULO

: MIN. DIAS TOFFOLI SÃO PAULO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 731.194 SÃO PAULO RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) INTDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS :PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

O acórdão reclamado recebeu a seguinte ementa:

O acórdão reclamado recebeu a seguinte ementa: Trata-se de reclamação constitucional, com pedido de medida liminar, ajuizada por JOSÉ GERALDO RIVA, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, e HUMBERTO MELO BOSAIPO, Conselheiro

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal MANDADO DE SEGURANÇA 33.121 SÃO PAULO RELATORA IMPTE.(S) ADV.(A/S) IMPDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. ROSA WEBER :DONISETE GIMENES ANGELO :ELIANE MARTINS DE OLIVEIRA :PRESIDENTE DA 2ª TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS

Leia mais

RECOMENDAÇÃO nº 03/2016

RECOMENDAÇÃO nº 03/2016 RECOMENDAÇÃO nº 03/2016 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO nº 01/2016 O PROMOTOR DE JUSTIÇA DA COMARCA VINCULADA DE ARNEIROZ, no exercício de suas atribuições legais e constitucionais, conferidas pelo artigo

Leia mais

:PROCURADOR-GERAL FEDERAL :ANA LUIZA ARCANJO DE MORAES LIMA : YASSER DE CASTRO HOLANDA E OUTRO(A/S)

:PROCURADOR-GERAL FEDERAL :ANA LUIZA ARCANJO DE MORAES LIMA : YASSER DE CASTRO HOLANDA E OUTRO(A/S) RECURSO EXTRAORDINÁRIO 915.911 CEARÁ RELATOR : MIN. DIAS TOFFOLI RECTE.(S) :INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) INMETRO :PROCURADOR-GERAL

Leia mais

RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº / DF

RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº / DF Procuradoria Geral da República Nº 6584 RJMB / pc RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 639.566 / DF RELATOR : Ministro LUIZ FUX RECORRENTE: Companhia Vale do Rio Santo Antônio de Minérios VALERISA RECORRIDA : União

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Recurso n.º 137/2018 AJC/SGJ/PGR Sistema Único nº 93882/2018 MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL AGRAVO INTERNO NA TUTELA PROVISÓRIA NA PETIÇÃO 7.551/TO AGRAVANTE: Ministério Público Eleitoral AGRAVADOS: Marcelo

Leia mais

Nº RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº /210 ORIGEM : SÃO PAULO

Nº RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº /210 ORIGEM : SÃO PAULO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Nº RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 543.253-0/210 ORIGEM : SÃO PAULO RECTE : MUNICÍPIO DE SANTOS RECDOS : ROBERTO LENCIONI NOWILL E OUTRO(A/S) RELATOR:

Leia mais

NOTA CONASEMS. ACS e ACE PROCESSO SELETIVO/CONTRATAÇÃO. 1. Forma de Admissão/Contratação do ACS e ACE

NOTA CONASEMS. ACS e ACE PROCESSO SELETIVO/CONTRATAÇÃO. 1. Forma de Admissão/Contratação do ACS e ACE NOTA CONASEMS ACS e ACE PROCESSO SELETIVO/CONTRATAÇÃO 1. Forma de Admissão/Contratação do ACS e ACE Considerando as peculiaridades concernentes aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.435.489 - DF (2014/0032955-0) RELATORA : MINISTRA REGINA HELENA COSTA RECORRENTE : ANVISA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA REPR. POR : PROCURADORIA-GERAL FEDERAL RECORRIDO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Concurso Público -O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável

Leia mais

25/10/2012 PLENÁRIO : MIN. GILMAR MENDES

25/10/2012 PLENÁRIO : MIN. GILMAR MENDES Decisão sobre Repercussão Geral Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 8 25/10/2012 PLENÁRIO REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 709.212 DISTRITO FEDERAL RELATOR RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S)

Leia mais

28/10/2014 PRIMEIRA TURMA : MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA

28/10/2014 PRIMEIRA TURMA : MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 8 28/10/2014 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 736.365 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. DIAS

Leia mais

Quintos seguem na pauta do STF, que tem quilombolas, terceirização e reservas

Quintos seguem na pauta do STF, que tem quilombolas, terceirização e reservas Quintos seguem na pauta do STF, que tem quilombolas, terceirização e reservas O Supremo Tribunal Federal realiza nesta tarde, mais uma sessão com pauta cheia que inclui ações de interesse direto de trabalhadores

Leia mais

São Paulo, 03 de abril de Ao Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui. Prezados Senhores,

São Paulo, 03 de abril de Ao Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui. Prezados Senhores, São Paulo, 03 de abril de 2013. Ao Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui Prezados Senhores, Em resposta à consulta de V.Sas., no tocante à constitucionalidade do art. 2º, da Lei nº

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 214.435 - DF (2012/0165409-1) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : MINISTRO SIDNEI BENETI : BANCO DO BRASIL S/A : CARLOS JOSE MARCIERI E OUTRO(S) : OLAVO

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 08/08/2012 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 10 19/06/2012 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO 436.024 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA Á CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2016

PROPOSTA DE EMENDA Á CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2016 PROPOSTA DE EMENDA Á CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2016 (Do Sr. Goulart e outros) Dá nova redação aos artigos 49, 84 e 128 da Constituição Federal, dispondo sobre a organização do Ministério Público Nacional e a

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 01 /2015 A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE GO APROVA:

PROJETO DE LEI Nº 01 /2015 A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE GO APROVA: PROJETO DE LEI Nº 01 /2015 Institui a Lei da Ficha Limpa Municipal para o ingresso no serviço público, seja em emprego, cargo efetivo ou cargo comissionado no âmbito da administração direta, autárquica

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 06/11/2006 10/10/2006 SEGUNDA TURMA RELATOR : MIN. EROS GRAU AGRAVANTE(S) : TRANSPORTES FÁTIMA LTDA ADVOGADO(A/S) : CELSO BOTELHO DE MORAES E OUTRO(A/S) AGRAVADO(A/S) : ESTADO DE MINAS

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 24/06/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 776.156 SANTA CATARINA RELATOR : MIN. RICARDO LEWANDOWSKI AGTE.(S) :MUNICÍPIO DE TUBARÃO

Leia mais

A Organização dos Cargos em Comissão e dos Cargos Efetivos na Câmara Municipal

A Organização dos Cargos em Comissão e dos Cargos Efetivos na Câmara Municipal XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS XI ENCONTRO NACIONAL DE VEREADORES A Organização dos Cargos em Comissão e dos Cargos Efetivos na Câmara Municipal Fortaleza, 27 de maio de

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 64 Registro: 2017.0000880493 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo Interno nº 2099054-12.2017.8.26.0000/50000, da Comarca de, em que é agravante MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 139 Registro: 2018.0000121684 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1027145-64.2014.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante SILVANA AFONSO DE LIMA, é apelado

Leia mais

QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE Professora: Carolinne Brasil CONSTITUCIONALIDADE 1. O Conselho Federal da OAB ajuizou, junto ao STF, Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI),

Leia mais

ILEGALIDADE NO PAGAMENTO DE VERBAS RESCISÓRIAS A OCUPANTE DE CARGO DE CONFIANÇA

ILEGALIDADE NO PAGAMENTO DE VERBAS RESCISÓRIAS A OCUPANTE DE CARGO DE CONFIANÇA ILEGALIDADE NO PAGAMENTO DE VERBAS RESCISÓRIAS A OCUPANTE DE CARGO DE CONFIANÇA A Constituição da República estabeleceu como regra para ingresso no serviço público o concurso público, porém ressalvou para

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS (Continuação)

AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo / 2017 Aula: Agentes Públicos (Parte II) / Aula 10 Professor: Leandro Velloso Monitora: Kelly Silva Aula 10 AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Na aula anterior

Leia mais