Resolvem os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, por unanimidade, responder afirmativamente à consulta, nos termos do voto do relator.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resolvem os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, por unanimidade, responder afirmativamente à consulta, nos termos do voto do relator."

Transcrição

1 TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N CONSULTA N CLASSE 5 a - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL. Relator: Ministro Carlos Ayres Britto. Consulente: Ciro Francisco Pedrosa, deputado federal. CONSULTA. VICE-PREFEITO ELEITO PARA O PERÍODO DE 2000 A 2004 E REELEITO PARA O PERÍODO DE 2004 A DIPLOMADO APENAS NA 1 a ELEIÇÃO, MAS NÃO EMPOSSADO EM NENHUM DOS PLEITOS. AUSÊNCIA DE IMPEDIMENTO À NOVA CANDIDATURA. 1. Pode candidatar-se a vice-prefeito o candidato que, eleito para o mesmo cargo nas duas eleições anteriores, não foi empossado em nenhuma delas. 2. Consulta respondida afirmativamente. Resolvem os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, por unanimidade, responder afirmativamente à consulta, nos termos do voto do relator.

2 Cta n 1.476/DF. 2 RELATÓRIO O SENHOR MINISTRO CARLOS AYRES BRITTO: Senhor Presidente, trata-se de consulta, formulada pelo Deputado Federal Ciro Francisco Pedroso e vazada nos seguintes termos: fí Em 1996-Vereador. Em candidata-se ao cargo de deputado estadual e alcança a suplência. Em candidata-se como vice-prefeito. É eleito, diplomado, mas não toma posse. Em opta por assumir como titular a vaga ao cargo de deputado estadual. Em elege-se deputado estadual. É diplomado e empossado. Em candidata-se ao cargo de vice-prefeito novamente no mesmo município. É eleito, mas não diplomado e não empossado. Opta por permanecer no cargo de deputado estadual. Em candidata-se ao cargo de deputado estadual. É eleito, diplomado e empossado. Em poderá ser novamente candidato, pela 3 a vez, ao cargo de Vice-Prefeito?" 2. Após distribuição pelo sistema automático, determinei o encaminhamento do processo à Assessoria Especial da Presidência - Asesp (fl. 5), que emitiu o parecer de fls Parecer pelo conhecimento desta consulta, e, quanto ao mérito, respondeu afirmativamente. Leia-se: 4. A Constituição Federal em seu artigo 14, 5 o, trata de hipótese de reeleição nos seguintes termos: "Art. 14. (...) 5 o O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subseqüente." 5. Depreende-se da leitura do dispositivo constitucional mencionado que os Chefes do Poder Executivo e seus respectivos Vices, só poderão ser eleitos para o mesmo cargo por duas vezes consecutivas. 6. A jurisprudência desta Corte Eleitoral é neste sentidos

3 Cta n 1.476/DF. 3 "(...) 3. O art. 14, 5 o, da Constituição, na redação da Emenda Constitucional n 16/97, é norma que prevê hipótese de elegibilidade do Presidente da República, dos Governadores de Estado e do Distrito Federal e dos Prefeitos, bem como dos que os hajam sucedido ou substituído no curso dos mandatos, para um único período subseqüente; a natureza de regra de elegibilidade não se modifica pelo fato de dispor que a reeleição é para um único período subseqüente (...) 9. C 5 o do artigo 14 da Constituição em vigor, por via de compreensão, assegura, também, ao vice-presidente da república, aos vice-governadores e aos vice-prefeitos a elegibilidade aos mesmos cargos, para um único período subseqüente(...) (Consulta Resolução Ministro Relator José Néri da Silveira - DJ 21/10/97, página 53428)" 7. No caso em tela não houve exercício do cargo. O candidato foi eleito e diplomado em 2000 e em 2004 não foi sequer diplomado. 8. O simples fato de ter sido eleito e diplomado no cargo de Vice-Prefeito por duas vezes consecutivas não lhe retira o direito de concorrer ao mesmo cargo, haja vista que se faz necessária a titularidade do cargo para que ocorra a hipótese de inelegibilidade prevista no artigo 14, 5, da Constituição Federal. 9. Conforme se vê do trecho do voto do Ministro Relator Nelson Jobim proferido nos autos do Agravo Regimental na Reclamação n 124, a titularidade do cargo se dá com a posse e não com a diplomação: "(...) A titularidade no cargo eletivo não se dá com a diplomação. Dá-se com a posse. (...) Com a diplomação "(...) se atesta (...) a existência de uma eleição válida e seus resultados, já divulgados, habilitando-se os eleitos, com o diploma, a exercerem seus respectivos mandatos" (Joel L. Cândido, in Direito Eleitoral Brasileiro, p. 226, 9 a ed, Ed. EDIPRO, 2001). Tem a diplomação natureza declaratória e não constitutiva. (...) (Agravo Regimental na Reclamação n 124- Ministro Relator Nelson Jobim - DJ 21/06/2002, página 243)" É o relatório.

4 Cta n 1.476/DF. 4 VOTO O SENHOR MINISTRO CARLOS AYRES BRITTO (relator): Senhor Presidente, inicialmente, é de se considerar legitimado o membro do Congresso Nacional para formular consulta sobre matéria eleitoral, por se tratar de autoridade com jurisdição federal (inciso XII do artigo 23 do Código Eleitoral 1 ). Mais: tratando-se de consulta em tese, deve ser ela conhecida, nos termos do dispositivo em comento. 5. Quanto ao mérito, entendo que os cargos de provimento eletivo se caracterizam por uma forma de investidura que se inicia com a eleição popular, passa pela diplomação no respectivo cargo e se ultima com o ato de posse nesse mesmo cargo. Se não há posse, a investidura deixa de se perfazer. E não se perfazendo, já não há como incidir a regra constitucional de limitabilidade de reeleição para um único período subseqüente. Limitabilidade que tem sua razão de ser na própria natureza das chefias executivas, mais afeitas a desbordamentos que o gênio de Montesquieu buscou evidenciar com a frase de que é da natureza das coisas que todo aquele que detém o poder tende a abusar dele. Por isso que o postulado republicano da necessidade de renovação dos quadros estatais dirigentes faz-se bem mais imperativo quanto àqueles que se investem em tais chefias (o próprio nome "chefia" a dizer praticamente tudo). decidiu este Tribunal Superior: 6. Em caso análogo, mas antes da emenda da reeleição, já CONSULTA. ELEGIBILIDADE PARA O CARGO DE PREFEITO, PARA O PERÍODO SUBSEQÜENTE, DE CÔNJUGE OU PARENTES CONSANGUÍNEOS OU AFINS, ATE SEGUNDO GRAU OU POR ADOCAO, DE PREFEITO ELEITO, MAS NÃO EMPOSSADO EM VIRTUDE DE RENÚNCIA. RESPONDIDA AFIRMATIVAMENTE. (CTA , rei. Ministro Sepúlveda Pertence, julgado em , publicado em ) 1 Art Compete, ainda, privativamente, ao Tribunal Superior, [...] XII - responder, sobre matéria eleitqrairàs consultas que lhe forem feitas em tese por autoridade com jurisdição, federal ou órgão nacional de partido político;

5 Cta n 1.476/DF Isso posto, respondo à consulta nos seguintes termos: pode candidatar-se a vice-prefeito o candidato que, mesmo eleito para o cargo nas duas eleições anteriores, não foi empossado em nenhuma oportunidade. É como voto.

6 Cta n 1.476/DF. 6 EXTRATO DA ATA Cta n 1.476/DF. Relator: Ministro Carlos Ayres Britto. Consulente: Ciro Francisco Pedrosa, deputado federal. Decisão: O Tribunal, por unanimidade, respondeu afirmativamente à consulta, na forma do voto do relator. Presidência do Exmo. Sr. Ministro Marco Aurélio. Presentes os Srs. Ministros Carlos Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Ari Pargendler, Felix Fischer, Caputo Bastos, Marcelo Ribeiro e o Dr. Francisco Xavier, Vice-Procurador-Geral Eleitoral. SESSÃO DE CERTIDÃO DE PUBLICAÇÃO Certifico a publicação «lesta resolução uo Dia ido A/CRISTINA

RESOLUÇÃO N CONSULTA. DEPUTADO FEDERAL. Consulta de que se conhece e, no mérito, a que se responde positivamente.

RESOLUÇÃO N CONSULTA. DEPUTADO FEDERAL. Consulta de que se conhece e, no mérito, a que se responde positivamente. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 22.844 CONSULTA N 1.592 - CLASSE 10 a - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL. Relator: Ministro Ari Pargendler. Consulente: Joaquim Beltrão Siqueira, deputado federal. CONSULTA.

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 22.809 CONSULTA N 1.577 - CLASSE 5 a - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL. Relator: Ministro Caputo Bastos. Consulente: Edinho Bez, deputado federal. Consulta. Cargo eletivo

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 23.048

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 23.048 TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 23.048 CONSULTA N 1.538 - CLASSE 5 a - BRASíLIA - DISTRITO FEDERAL. Relator: Ministro Ricardo Lewandowski. Consulente: Carlos Alberto de Sousa Rosado, Deputado Federal.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS INELEGIBILIDADES AULA 0

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS INELEGIBILIDADES AULA 0 DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS INELEGIBILIDADES AULA 0 Prof. Jean Pitter INELEGIBILIDADE: Impedem ou restringem a participação na vida política. ABSOLUTA: Fixada apenas pela Constituição (art.

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO nº, DE (Do Sr. RODRIGO GARCIA E OUTROS)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO nº, DE (Do Sr. RODRIGO GARCIA E OUTROS) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO nº, DE 2018. (Do Sr. RODRIGO GARCIA E OUTROS) Acrescenta parágrafo único ao art. 80 da Constituição Federal para dispor que, dentro dos 06 (seis) meses anteriores ao pleito,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos - Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff Plebiscito e referendo -> Procedimento e instrumento de convocação: Art. 3 o Nas questões de relevância nacional, de competência

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 3 Profª. Liz Rodrigues Art. 14, 4º, CF/88: são inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos. - Inelegibilidade é um impedimento à capacidade eleitoral passiva (poder ser votado)

Leia mais

O P I N I Ã O L E G A L. I. A consulta.

O P I N I Ã O L E G A L. I. A consulta. CARLOS MÁRIO DA SILVA VELLOSO Professor Emérito da PUC/MG e da UnB Universidade de Brasília Advogado PRESIDENTE DA CÂMARA DISTRITAL QUE EXERCE, TEMPORARIAMENTE, EM SUBSTITUIÇÃO, O CARGO DE GOVERNADOR,

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015 Altera o art. 14 da Constituição Federal, para acrescentar hipótese de inelegibilidade. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS)

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) SUBSTITUTIVO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 14,

Leia mais

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução Introdução Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III

Leia mais

1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS

1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS 1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS DIREITOS POLÍTICOS e REGIME DEMOCRÁTICO O REGIME DEMOCRÁTICO como princípio:

Leia mais

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS. A CF/88 prevê inelegibilidades absolutas e relativas

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS. A CF/88 prevê inelegibilidades absolutas e relativas CURSO DE DIREITO Prof. A CF/88 prevê inelegibilidades absolutas e relativas Inelegibilidades Absolutas a) Inalistabilidade A plena disposição dos direitos políticos ativos (votar) é condição para o exercício

Leia mais

Direito. Constitucional. Direitos Políticos

Direito. Constitucional. Direitos Políticos Direito Constitucional Direitos Políticos Regime Político no Brasil CF, art. 14 A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos

Leia mais

Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira

Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Direito Constitucional 1. João, Vereador que possuía a idade mínima para candidatura quando

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: CTA 121-78.2016.6.21.0000 PROCEDÊNCIA: SANTA MARGARIDA DO SUL INTERESSADO: LUIZ FELIPE BRENNER MACHADO -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Acordam os ministros do Tribunal Superior Eleitoral,

Acordam os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO CONSULTA N 57-53.2016.6.00.0000 - CLASSE 10 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Relatora: Ministra Rosa Weber Consulente: Capitão Augusto CONSULTA. DEPUTADO FEDERAL. PRAZO

Leia mais

PONTO DOS CONCURSOS CURSO DE DIREITO ELEITORAL TRE/AP 4º Simulado de Direito Eleitoral p/ TRE-AMAPÁ! PROFESSOR: RICARDO GOMES AVISOS:

PONTO DOS CONCURSOS CURSO DE DIREITO ELEITORAL TRE/AP 4º Simulado de Direito Eleitoral p/ TRE-AMAPÁ! PROFESSOR: RICARDO GOMES AVISOS: AVISOS: Estamos ministrando os seguintes CURSOS: DIREITO ELEITORAL P/ O TSE - ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA (TEORIA E EXERCÍCIOS) DIREITO ELEITORAL P/ O TSE - ANALISTA E TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA

Leia mais

1º SIMULADO DE DIREITO ELEITORAL P/ TRE/RS E TRE/AC FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC)

1º SIMULADO DE DIREITO ELEITORAL P/ TRE/RS E TRE/AC FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) Prezados(as) Alunos(as)! Visando ajudar a todos os concurseiros nesta corrida em prol da aprovação nestes 2 concursos de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) vigentes, TRE/RS e TRE/AC, disponibilizo abaixo

Leia mais

Aula 17. Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos

Aula 17. Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos Curso/Disciplina: Direitos Fundamentais Aula: Direitos Fundamentais - 17 Professor (a): Monitor (a): Beatriz Assef Aula 17 Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos 2. Direitos

Leia mais

RESOLUÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO N s CLASSE 19 a - SANTA CATARINA (Florianópolis - 9- Zona - Concórdia).

RESOLUÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO N s CLASSE 19 a - SANTA CATARINA (Florianópolis - 9- Zona - Concórdia). TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO 22.098 PROCESSO ADMINISTRATIVO N s 19.492 - CLASSE 19 a - SANTA CATARINA (Florianópolis - 9- Zona - Concórdia). Relator: Ministro Humberto Gomes de Barros. Interessada:

Leia mais

RESOLUÇÃO N Relator: Ministro Barros Monteiro. Interessada: Corregedoria Regional Eleitoral cio Distrito Federal.

RESOLUÇÃO N Relator: Ministro Barros Monteiro. Interessada: Corregedoria Regional Eleitoral cio Distrito Federal. PUBL1CAÜÜ NQ ÜlARíG OA JUSTIÇA TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 21.385 PROCESSO ADMINISTRATIVO N 6 19.020 - CLASSE 19 a - DISTRITO FEDERAL (Brasília). Relator: Ministro Barros Monteiro. Interessada:

Leia mais

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE EXPLÍCITAS ART.14 CF 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno

Leia mais

ACÓRDÃO. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 a

ACÓRDÃO. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 a TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N 32.377 - CLASSE 32 a - DOIS VIZINHOS - PARANÁ. Relator: Ministro Marcelo Ribeiro. Agravante: Coligação Dois Vizinhos

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Superior Eleitoral PJe - Processo Judicial Eletrônico 08/03/2019 Número: 0601633-44.2018.6.15.0000 Classe: RECURSO CONTRA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Superior

Leia mais

Direitos Políticos. Profª Bruna Vieira

Direitos Políticos. Profª Bruna Vieira Direitos Políticos Profª Bruna Vieira Direitos Políticos 1. Conceito: grupo ou conjunto de normas que disciplinam a atuação da soberania popular. 2. Previsão constitucional: artigos 14, 15 e 16. 3. Fundamento:

Leia mais

Direitos Eleitoral - Parte 1

Direitos Eleitoral - Parte 1 Direitos Eleitoral - Parte 1 Com base no Código Eleitoral- Lei 4737/65, Lei n. 9.096/95, Lei 13165/2015, entre outras fontes do direito eleitoral e em questões de provas anteriores do Qconcursos.com. 1.

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Direitos Políticos O QUE SÃO OS DIREITOS POLÍTICOS? É o conjunto de direitos que possibilitam as diversas formas de exercício da soberania popular. Fonte: 2.bp.blogspot.com

Leia mais

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1 DIREITOS POLÍTICOS Prof. Fábio Ramos prof.fabioramos@hotmail.com Conjunto de normas que disciplinam as formas de exercício da soberania popular. Princípio da Soberania Popular: Art. 1º, par. único: Todo

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 22.729

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 22.729 TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 22.729 CONSULTA N 1.465 - CLASSE 5 a - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL. Relator: Ministro Cezar Peiuso. Consulente: Ademir Camilo, Deputado Federal. Consulta. Elegibilidade.

Leia mais

ACÓRDÃO. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 a - JOSÉ BONIFÁCIO - SÃO PAULO.

ACÓRDÃO. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 a - JOSÉ BONIFÁCIO - SÃO PAULO. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N 30.638 - CLASSE 32 a - JOSÉ BONIFÁCIO - SÃO PAULO. Relator: Ministro Marcelo Ribeiro. Agravante: Pedro XXXXXXXXXXXXXXXX

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO N 193 (15.09.98)

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO N 193 (15.09.98) PUBLICADO EM SESSÃO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO N 193 (15.09.98) RECURSO ORDINÁRIO N 193 - CLASSE 27 a - TOCANTINS (Palmas). Relator: Ministro Edson Vidigal. Recorrente: Coligação "Tocantins para

Leia mais

O Tribunal Superior Eleitoral, usando das atribuições que lhe confere o artigo 23, inciso IX, do Código Eleitoral, resolve:

O Tribunal Superior Eleitoral, usando das atribuições que lhe confere o artigo 23, inciso IX, do Código Eleitoral, resolve: RESOLUÇÃO Nº 22.995 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 20.154 CLASSE 26ª BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL. Relator: Ministro Carlos Ayres Britto. Interessado: Tribunal Superior Eleitoral. Dispõe sobre os modelos das

Leia mais

... 5º São inelegíveis para os mesmos cargos, no período imediatamente subsequente, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do

... 5º São inelegíveis para os mesmos cargos, no período imediatamente subsequente, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Reforma as instituições político-eleitorais, alterando os arts. 14, 17, 57 e 61 da Constituição Federal, e cria regras temporárias para vigorar no período de transição para o novo modelo, acrescentando

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Superior Eleitoral PJe - Processo Judicial Eletrônico 14/11/2018 Número: 0604127-30.2017.6.00.0000 Classe: CONSULTA Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral Órgão julgador:

Leia mais

ACÓRDÃO. AGRAVO REGIMENTAL NO MANDADO DE SEGURANÇA N CLASSE 22 a - CRISSIUMAL - RIO GRANDE DO SUL.

ACÓRDÃO. AGRAVO REGIMENTAL NO MANDADO DE SEGURANÇA N CLASSE 22 a - CRISSIUMAL - RIO GRANDE DO SUL. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO MANDADO DE SEGURANÇA N 4.216 CLASSE 22 a - CRISSIUMAL - RIO GRANDE DO SUL. Relator: Ministro Félix Fischer. Agravante: Elson Osmar Sturmer. Advogado:

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N- 22.088 CONSULTA N 1.164 - CLASSE 5 â - DISTRITO FEDERAL (Brasília). Relator: Ministro César Asfor Rocha. Consulente: Efraim de Araújo Morais, senador da República.

Leia mais

Aula 02. As inelegibilidades tratadas na Constituição serão dividas em relativas e absolutas:

Aula 02. As inelegibilidades tratadas na Constituição serão dividas em relativas e absolutas: Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 02 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 02 3. Condições de Inelegibilidade Conforme frisado na aula passada, não confundir

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA 2016.1 Nº DATA DISCIPLINA Direito Constitucional PROFESSOR Paulo Nasser MONITOR Bruna Oliveira AULA Aula 10 TEMA: DIREITOS POLÍTICOS E NACIONALIDADE DIREITOS POLÍTICOS:

Leia mais

TEMAS STF DIREITO ELEITORAL

TEMAS STF DIREITO ELEITORAL 61 RE-568596 Elegibilidade de ex-cônjuge de ocupante de cargo político quando a dissolução da sociedade conjugal se dá durante o exercício do mandato. TEMAS STF DIREITO ELEITORAL EMENTA: CONSTITUCIONAL.

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2003 (Do Sr. Marcelo Castro e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2003 (Do Sr. Marcelo Castro e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2003 (Do Sr. Marcelo Castro e outros) Suprime o 5º do art. 14 e dá nova redação ao 1º do art. 27, ao caput do art. 28, ao inciso I do art. 29, ao parágrafo único

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 01/06/2007 15/05/2007 PRIMEIRA TURMA RELATOR : MIN. RICARDO LEWANDOWSKI AGRAVANTE(S) : JOSÉ BERNARDO RAMIRES CARAVELAS E ADVOGADO(A/S) : EDUARDO JERONIMO PERES E AGRAVADO(A/S) : CARMELINA

Leia mais

PROCESSO - TC-2150/2005 INTERESSADO - CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA VENÉCIA ASSUNTO - CONSULTA:

PROCESSO - TC-2150/2005 INTERESSADO - CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA VENÉCIA ASSUNTO - CONSULTA: PROCESSO - TC-2150/2005 INTERESSADO - CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA VENÉCIA ASSUNTO - CONSULTA: I CONCESSÃO DE AUMENTO REMUNERATÓRIO REAL A SERVIDORES DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL - LEI DE SUA PRÓPRIA INICIATIVA

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Diplomação dos Eleitos. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Diplomação dos Eleitos. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Serão eleitos os candidatos a Presidente da República e a Governador de Estado e do Distrito Federal, aqueles que obtiverem a maioria de votos, não

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 7 _ PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 QUESTÃO 21 Tendo em vista a competência dos órgãos da Justiça Eleitoral, correlacione as colunas e assinale a seqüência CORRETA. Órgãos 1. Tribunal Superior Eleitoral.

Leia mais

RESOLUÇÃO N (2.4.02) Relator: Ministro Fernando Neves. Consulente: Wigberto Ferreira Tartuce, deputado federal.

RESOLUÇÃO N (2.4.02) Relator: Ministro Fernando Neves. Consulente: Wigberto Ferreira Tartuce, deputado federal. _ *' r TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 21.054 (2.4.02) CONSULTA N 772 - CLASSE 5 a - DISTRITO FEDERAL (Brasília). Relator: Ministro Fernando Neves. Consulente: Wigberto Ferreira Tartuce, deputado

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Direitos Políticos e Dos Partídos Políti Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DIREITOS POLÍTICOS Art. 14. A soberania popular

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL

PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL Parecer nº 9687/2010 - SC Nº 67471/PGE Recurso Ordinário nº 645-80.2010.6.14.0000 Classe: 37 Procedência : Belém-PA Recorrente : Ministério Público Eleitoral Recorrido : Jader

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 01/08/2012 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 RELATOR EMBTE.(S) EMBDO.(A/S) : MINISTRO PRESIDENTE :PEDRO FRANCO DE CAMARGO FILHO :MAURÍCIO TAVARES :UNIMED SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 25/08/2006 ADVOGADO(A/S) : GEORGIA SIMAO ABUHID E EMENTA: IOF. Imunidade tributária. Instituição de educação sem fins lucrativos. A imunidade tributária prevista no art. 150, VI, c,

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Ativos Passivos O direito-dever

Leia mais

RESOLUÇÃO N Vistos, etc,

RESOLUÇÃO N Vistos, etc, RESOLUÇÃO N. 7829 CONSULTA (CTA) N. 58-45.2011.6.24.0000 - CLASSE 10 - INELEGIBILIDADE Relator: Juiz Rafael de Assis Horn Consulente: Sandra Regina Eccel, Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 77, DE 2014 Suprime o 5º do art. 14 e dá nova redação ao 1º do

Leia mais

ACÓRDÃO. RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N 32.539 - CLASSE 32 a - PALMEIRA DOS ÍNDIOS -ALAGOAS.

ACÓRDÃO. RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N 32.539 - CLASSE 32 a - PALMEIRA DOS ÍNDIOS -ALAGOAS. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N 32.539 - CLASSE 32 a - PALMEIRA DOS ÍNDIOS -ALAGOAS. Relator originário: Ministro Marcelo Ribeiro. Redator para o acórdão: Ministro Carlos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTIVA GERBI

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTIVA GERBI GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 846, DE 15 DE OUTUBRO DE 2014. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E

Leia mais

Aula 03. Como dito na aula passada, as hipóteses de inelegibilidade estão dispostas tanto na Constituição Federal como na Lei Complementar 64/90.

Aula 03. Como dito na aula passada, as hipóteses de inelegibilidade estão dispostas tanto na Constituição Federal como na Lei Complementar 64/90. Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 03 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 03 3.3. Inelegibilidade na LC 64/90 Como dito na aula passada, as hipóteses de

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA 1 DICAS DE CONSTITUCIONAL PARA O EXAME DE ORDEM Prof. ª Bruna Vieira ATENÇÃO!! * A doutrina constitucional majoritária e a

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS E SISTEMAS ELEITORAIS (ARTS 14 AO 17)

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS E SISTEMAS ELEITORAIS (ARTS 14 AO 17) DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS E SISTEMAS ELEITORAIS (ARTS 14 AO 17) Atualizado em 02/12/2015 DIREITOS POLÍTICOS E SISTEMAS ELEITORAIS (ARTIGOS 14 a 17) GENERALIDADES Os direitos políticos estão

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Profª. Fabiana Coutinho - Poder Executivo Presidente da República, auxiliado por Ministros de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos Direitos Políticos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Direitos políticos positivos: normas que possibilitam a participação do cidadão na vida pública (inclusive o

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 02/06/2006 EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. TRIBUTÁRIO. IPVA. VEÍCULO IMPORTADO. ALÍQUOTA DIFERENCIADA. 1. Não se admite a alíquota diferenciada de IPVA para veículos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage Facebook: @professormateussilveira Instagram: @professormateussilveira Twitter: @profmateuss Canal

Leia mais

N o /2016-AsJConst/SAJ/PGR

N o /2016-AsJConst/SAJ/PGR N o 160.564/2016-AsJConst/SAJ/PGR Relator: Ministro Roberto Barroso Requerente: Procuradoria-Geral da República Interessados: Presidente da República Congresso Nacional CONSTITUCIONAL E ELEITORAL. AÇÃO

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 CLÁUDIO - MINAS GERAIS

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 CLÁUDIO - MINAS GERAIS 1 TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N 692-44.2010.6.00.0000 - CLASSE 32 CLÁUDIO - MINAS GERAIS Relator: Ministro Marcelo Ribeiro Agravantes: Adalberto

Leia mais

RESOLUÇÃO N PROCESSO ADMINISTRATIVO N CLASSE 26 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO N PROCESSO ADMINISTRATIVO N CLASSE 26 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 23.308 PROCESSO ADMINISTRATIVO N 2057-36.2010.6.00.0000 - CLASSE 26 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Ricardo Lewandowski Interessado: Tribunal Superior

Leia mais

Abreviaturas, xvii Nota à 7a edição, xix Prefácio, xxi

Abreviaturas, xvii Nota à 7a edição, xix Prefácio, xxi Abreviaturas, xvii Nota à 7a edição, xix Prefácio, xxi I Direitos políticos, 1 1 Compreensão dos direitos políticos, 1 1.1 Política, 1 1.2 Direito político, direito constitucional e ciência política, 3

Leia mais

NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NATOS

NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NATOS CONCEITO Nacionalidade é o vínculo jurídico-político que liga um indivíduo a um certo e determinado Estado POVO ESPÉCIES Nacionalidade primária/originária: Nacionalidade secundária/adquirida: A) Ius soli:

Leia mais

Luís Roberto Barroso

Luís Roberto Barroso Brasília, 17 de dezembro de 2008. Excelentíssimo Senhor Senador GARIBALDI ALVES FILHO M.D. Presidente do Senado Federal Senhor Presidente: Examinei, com a imparcialidade que se impunha e com a objetividade

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ELEITORAL

ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ELEITORAL ÓRGÃOS (art.118, CF e art. 12, CE) 1. Tribunal Superior Eleitoral: órgão máximo da Justiça Eleitoral, com sede na capital federal e jurisdição em todo o território nacional. 2. Tribunais Regionais Eleitorais:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado Parte 2. Profª. Liz Rodrigues Art. 80, CF/88: Em caso de impedimento do Presidente e do

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, de 2006.

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, de 2006. PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, de 2006. Altera os artigos 46, 56 e 79 da Constituição Federal. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituição Federal,

Leia mais

SÚMULAS DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL SÚMULA Nº 01

SÚMULAS DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL SÚMULA Nº 01 SÚMULAS DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL SÚMULA Nº 01 Proposta a ação para desconstituir a decisão que rejeitou as contas, anteriormente à impugnação, fica suspensa a inelegibilidade (Lei Complementar nº

Leia mais

Rodada #1 Regimento Interno do TRE/BA

Rodada #1 Regimento Interno do TRE/BA Rodada #1 Regimento Interno do TRE/BA Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada REGIMENTO INTERNO DO TRE/BA (Resolução Administrativa nº 1/2017) a. Teoria em Tópicos Membros do TRE/BA. 1. O Tribunal Regional

Leia mais

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONCEITO: O direito democrático de participação do povo no governo, por seus representantes, acabou exigindo a formação de um conjunto de normas legais permanentes, que recebe a denominação de direitos

Leia mais

mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015

mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015 mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015 DIAGNÓSTICO Comissão Especial de fevereiro a maio de 2015 Relator: Marcelo Castro (PMDB-PI) -Foram realizados Seminários em assembleias

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Eleições de Deputados Federais e Senadores Pressupostos de Elegibilidade Requisitos para a candidatura dos Deputados Federais: Brasileiro nato ou naturalizado

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b Direitos políticos Questões Fábio Ramos FGV CGE/MA AUDITOR DO ESTADO 2014 01- A Constituição Federal estabelece que, em determinadas situações, projetos de lei aprovados pelo legislativo devem ser ratificados

Leia mais

ACÓRDÃO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO N CLASSE 2 a

ACÓRDÃO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO N CLASSE 2 a TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO N 6.646 - CLASSE 2 a - IPORÁ - GOIÁS. Relator: Ministro Joaquim Barbosa. Agravantes: Coligação Pra Frente Iporá (PSDB/PT/PL/PC

Leia mais

Aula nº 05 (Direitos Políticos)

Aula nº 05 (Direitos Políticos) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Direitos Políticos Aula 05 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 05 (Direitos Políticos) INELEGIBILIDADE

Leia mais

Numa linguagem popular, é uma proibição legal para que se evite o uso da máquina administrativa.

Numa linguagem popular, é uma proibição legal para que se evite o uso da máquina administrativa. DESINCOMPATIBILIZAÇÃO NO SISTEMA ELEITORAL Chama-se sincompatibilização a obrigatorieda do afastamento certas funções, cargos ou empregos, na administração pública, direta ou indireta, com vistas à disputa

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Profª. Liz Rodrigues - : composto por representantes dos Estados (26) e do Distrito Federal, eleitos pelo sistema majoritário. Cada ente elege três senadores. -

Leia mais

16/04/2015 PLENÁRIO : MIN. TEORI ZAVASCKI

16/04/2015 PLENÁRIO : MIN. TEORI ZAVASCKI Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 RELATOR EMBTE.(S) ADV.(A/S) : MIN. TEORI ZAVASCKI :MULTIPLIC LTDA. : LUIZ ALFREDO TAUNAY E OUTRO(A/S) EMENTA: CONSTITUCIONAL E PROCESSUAL CIVIL.

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE 2016

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE 2016 PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 10, de 2013, do Senador Alvaro Dias e outros, que altera os arts. 102, 105, 108 e 125

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE COLÉGIO ELEITORAL ESPECIAL COMISSÃO ELEITORAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE COLÉGIO ELEITORAL ESPECIAL COMISSÃO ELEITORAL COLÉGIO ELEITORAL ESPECIAL COMISSÃO ELEITORAL OFÍCIO- Nº 005/2012 COMISSÃO ELEITORAL/UFAC Ao Senhor Eduardo Henrique de Almeida Aguiar Procurador da República Av. Epaminondas Jacome, nº 3017, Centro NC

Leia mais

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO 23.405 TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO Nº 6013 Classe : 38 REGISTRO DE CANDIDATURA Num. Processo

Leia mais

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Modelo foi aprovado após votação do texto-base da reforma. Distritão divide estados e municípios em distritos e põe

Leia mais

DAS ELEIÇÕES. SISTEMA ELEITORAL (arts. 82 a 86; 105 a 113 do CE)

DAS ELEIÇÕES. SISTEMA ELEITORAL (arts. 82 a 86; 105 a 113 do CE) SISTEMA ELEITORAL (arts. 82 a 86; 105 a 113 do CE) - Conjunto de normas que rege e organiza as eleições. - Processo eleitoral: do alistamento até a diplomação. Eleições: I. Princípio Majoritário Para os

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90 Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Inelegibilidade 3º Condições de elegibilidade CF, art. 14 4º ao 8º Alguns casos de inelegibilidade

Leia mais

Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho

Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho 01. Quanto ao Congresso Nacional, considere: I. O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal,

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO

SUBSTITUTIVO ADOTADO Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 282-A, de 2016, do Senado Federal, que "altera a Constituição Federal para vedar as coligações nas eleições proporcionais,

Leia mais

ACÓRDÃO CONSULTA N CLASSE 10 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

ACÓRDÃO CONSULTA N CLASSE 10 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL 44 TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO CONSULTA N 433-44.2013.6.00.0000 - CLASSE 10 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Relatora: Ministra Luciana Lóssio Consulente: Pedro dos Santos Lima Guerra CONSULTA. LEI

Leia mais

1. Acerca dos direitos fundamentais e do conceito e da classificação das constituições, julgue os itens a seguir.

1. Acerca dos direitos fundamentais e do conceito e da classificação das constituições, julgue os itens a seguir. Direito Constitucional- prof. Priscila Pivatto 1. Acerca dos direitos fundamentais e do conceito e da classificação das constituições, julgue os itens a seguir. Os direitos fundamentais têm o condão de

Leia mais

Citação do papel doutrinário do autor pelo STF e pelo TSE

Citação do papel doutrinário do autor pelo STF e pelo TSE Citação do papel doutrinário do autor pelo STF e pelo TSE ADIn n. 1.371-8-DF - STF http://www.stf.gov.br/portal/jurisprudencia/listarjurisprudencia.asp?s1=adi.scla.% 20E%201371.NUME.&base=baseAcordaos

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Passivos. Inelegibilidade Parte 3. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Passivos. Inelegibilidade Parte 3. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Passivos Parte 3 Prof. Karina Jaques Súmula Vinculante 18 STF A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista

Leia mais

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO 23.405 TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO Nº 6026 Classe : 38 REGISTRO DE CANDIDATURA Num. Processo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Poder Executivo: responsável por administrar e implementar

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRF da 2ª Região/Técnico Judiciário/2007) Mirian exerce o cargo efetivo de professora de ensino médio da rede pública estadual de ensino, atividade esta que sempre desempenhou

Leia mais

DIREITO ELEITORAL BRUNO GASPAR DE OLIVEIRA CORRÊA. Janeiro. Professor de Direito Eleitoral

DIREITO ELEITORAL BRUNO GASPAR DE OLIVEIRA CORRÊA. Janeiro. Professor de Direito Eleitoral DIREITO ELEITORAL BRUNO GASPAR DE OLIVEIRA CORRÊA Promotor de Justiça Janeiro - Ministério Público do Estado do Rio de Professor de Direito Eleitoral Ao responder positivamente a Consulta 1398/2007, formulada

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Composição do TSE Justiça Eleitoral Órgãos da Justiça Eleitoral - CF, art. 118 I - o

Leia mais

ELEIÇÕES 2016 TABELA DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO

ELEIÇÕES 2016 TABELA DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO ELEIÇÕES 2016 TABELA DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO UM GUIA DE ORIENTAÇÃO O período eleitoral, durante todo o exercício de 2016, deve receber por parte dos administradores públicos, assessores e servidores municipais,

Leia mais