Análise Nutricional do Contador de Pontos (Carinhas)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Análise Nutricional do Contador de Pontos (Carinhas)"

Transcrição

1 Análise Nutricional do Contador de Pontos (Carinhas) Finalidade da ferramenta Verificar se a alimentação do dia está adequada, contendo alimentos de boa qualidade, ou seja, com baixa quantidade de gorduras, principalmente, as saturadas; baixa quantidade de colesterol e açúcar refinado. Onde fica a Análise Nutricional no Dieta e Saúde? A ferramenta Análise Nutricional está disponível no Contador Diário de Pontos. Na página do Contador diário de pontos, do lado direito inferior, está o box da Análise Nutricional.

2 Como avaliar as informações que a Análise Nutricional mostra? Pontos e Nutrientes A adequação da quantidade de pontos e nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) é dada por 3 valores, conforme abaixo: Ideal Indica que os valores de pontos e nutrientes estão dentro do esperado. A seta estará dentro do campo verde ideal e a carinha estará verde. Baixo Indica que a quantidade de pontos e/ou nutrientes está inferior ao desejado. A seta estará no campo vermelho baixo e a carinha estará vermelha. Alto O valor de pontos e/ou nutrientes está em excesso na alimentação. A seta estará deslocada à direita no campo vermelho indicando alto e a carinha estará vermelha. Quando o valor de pontos e/ou nutrientes estiver no limite inferior ou superior ao ideal e a carinha estiver vermelha (imagem ao lado), é um indicativo que falta pouco para que a alimentação esteja adequada. Conhecer os alimentos e suas propriedades é um aprendizado diário. Estar com o valor próximo ao ideal não deve ser desestimulante. Muito pelo contrário, logo você saberá como combinar os alimentos para que o valor fique dentro do ideal!

3 Sinalizadores A busca do Contador de Pontos não mostra a sinalização se o alimento é bom para o intestino, ossos ou coração. A não inserção dessas flags (sinalizadores) é devido ao pequeno espaço no resultado para colocar todas as informações dos alimentos em uma única linha. Abaixo, é mostrado o resultado da busca por um determinado alimento. Assim como no resultado de busca, no modal (janela) que se abre ao clicar em um determinado alimento encontrado no resultado da busca, também não é possível verificar os sinalizadores, conforme imagem abaixo.

4 Para ver quais os sinalizadores que um determinado alimento possui, a ferramenta que deve ser utilizada é a Tabela de Pontos e Nutrientes. Para acessá-la, o caminho é: Meu Programa Alimentar >> Ferramentas >> Tabela de Pontos e Nutrientes. Já no resultado da busca realizada na Tabela de Pontos e Nutrientes é possível visualizar qual(is) sinalizador(es) o alimento apresenta. Veja imagem abaixo. O que o alimento tem que ter para receber a sinalização? A quantidade de alguns nutrientes é considerada para receber a sinalização bom para o coração, intestino ou ossos. Veja a seguir. Coração As características analisadas são a quantidade de gorduras, colesterol e sódio. Há uma quantidade limite que o alimento deve apresentar desses nutrientes para receber a classificação.

5 Intestino A principal característica analisada é a quantidade de fibras. É necessário um valor mínimo de fibras para que seja indicada essa flag. Além de fibras, em alimentos como, por exemplo, leite fermentado, a presença da lactobacilos é benéfica para o intestino e, por isso, esses alimentos também poderão receber a flag bom para o intestino. Ossos O cálcio é o nutriente avaliado já que o consumo adequado está relacionado com a prevenção de osteoporose em idades mais avançadas, principalmente, em mulheres. Há um valor mínimo que o alimento precisa conter para receber a sinalização. Por que alguns alimentos que são ricos em um nutriente como, por exemplo, o leite é rico em cálcio e, mesmo assim, não recebem o sinalizador de bom para os ossos? Isso realmente pode acontecer. O programa alimentar Dieta e Saúde estipulou quantidades mínimas ou máximas dos nutrientes para receber determinada flag. Se o nutriente presente em determinado alimento não possuir a quantidade desejada, ele não receberá a indicação. Veja os exemplos abaixo:

6 Qual a quantidade de sinalizadores para que fique com a carinha verde? Abaixo estão descritas as quantidades de cada sinalizador que indicam se a dieta está com a quantidade insatisfatória, moderada ou desejada. Coração Quantidade insatisfatória (carinha vermelha): 0 a 4 alimentos com a flag coração no cardápio do dia Quantidade moderada (carinha laranja): 5 a 6 alimentos com a flag coração no cardápio do dia Quantidade desejada (carinha verde): 7 ou mais alimentos com a flag coração no cardápio do dia Intestino Quantidade insatisfatória (carinha vermelha): 0 a 4 alimentos com a flag intestino no cardápio do dia Quantidade moderada (carinha laranja): 5 a 6 alimentos com a flag intestino no cardápio do dia Quantidade desejada (carinha verde): 7 ou mais alimentos com a flag intestino no cardápio do dia Ossos Quantidade insatisfatória (carinha vermelha): 0 a 2 alimentos com a flag ossos no cardápio do dia Quantidade moderada (carinha laranja): 3 alimentos com a flag ossos no cardápio do dia Quantidade desejada (carinha verde): 4 ou mais alimentos com a flag ossos no cardápio do dia Exercícios Quantidade insatisfatória (carinha vermelha): 0 a 29 minutos de atividades físicas praticadas no dia Quantidade moderada (carinha laranja): 30 a 44 minutos de atividades físicas praticadas no dia Quantidade desejada (carinha verde): 45 minutos ou mais de atividades físicas praticadas no dia

7 Passo-a-Passo: MONTANDO O CARDÁPIO DE UM DIA E VERIFICANDO A ANÁLISE NUTRICIONAL Será utilizada a Tabela de Pontos e Nutrientes para a escolha dos alimentos. 1. Caminho: Meu programa alimentar >> Ferramentas >> Tabela de pontos e nutrientes 2. Será feita a busca e a escolha do alimento. Ao encontrar o alimento desejado, clicar em Ver detalhes e, em seguida, em inserir no contador. 3. Abrirá a janela para escolher a quantidade do alimento, a refeição e o dia, conforme imagem abaixo. 4. Após inserido no Contador de Pontos, avaliaremos a Análise Nutricional.

8 Quantidade de pontos recomendada para o dia: 30 pontos REFEIÇÃO: CAFÉ DA MANHÃ Análise Nutricional Comentários Pontos e Nutrientes: Somente no final do dia devemos esperar que a quantidade de pontos e nutrientes esteja ideal. Isso porque cada refeição tem alimentos típicos e é a combinação de todos os alimentos do dia que dará a quantidade adequada. No café da manhã, há alimentos ricos em carboidratos (pão, achocolatado) e rico em proteínas (leite). Por isso, os valores

9 desses dois nutrientes aparecem na quantidade alto. Como no café da manhã não foi inserida uma gordura (por exemplo, margarina), o valor de gordura está baixo. Sinalizadores: na primeira refeição do dia não se espera conseguir toda a quantidade dos sinalizadores. Por isso, eles aparecem na quantidade insatisfatória. Assim como pontos e nutrientes, espera-se que no final de todas as refeições do dia, os sinalizadores estejam presentes adequadamente no cardápio. REFEIÇÃO: LANCHE DA MANHÃ Análise Nutricional Comentários Nesse momento, a Análise Nutricional será a combinação de todos os alimentos ingeridos no dia. Nesse caso, irá incluir os alimentos do café da manhã e do lanche da manhã. Pontos e Nutrientes: ainda continua alto para carboidratos e proteínas. É hora de pensar nos alimentos que serão incluídos no almoço. A pontuação está baixa ainda. Para aumentar a quantidade de gorduras, azeite e uma carne poderão ajudar. Sinalizadores: a quantidade do sinalizador Ossos passou de insatisfatória para moderada.

10 REFEIÇÃO: ALMOÇO Análise Nutricional Comentários Pontos e Nutrientes: com os alimentos inseridos no almoço, a combinação de todos os alimentos consumidos no dia (café da manhã, lanche da manhã e almoço) mostra uma quantidade adequada para carboidratos e gorduras, e alto em proteínas. Como ainda há pontos para gastar, podemos incluir alimentos com mais gorduras e carboidratos, evitando os ricos em proteínas. Lembre-se que a quantidade dos nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) é uma proporção em relação à quantidade de pontos gasta.

11 Sinalizadores: a inserção de alimentos ricos em fibras, com baixa quantidade de gorduras (legumes, verduras) fez com que o sinalizador coração já esteja na quantidade desejada. Percebe-se que está na hora de priorizar os alimentos bons para o intestino, pois esse sinalizador ainda está na quantidade insatisfatória. REFEIÇÃO: LANCHE DA TARDE Análise Nutricional Comentários Pontos e Nutrientes: com a inserção de alimentos ricos em carboidratos, a adequação das gorduras desceu para a faixa baixa. Como estamos indo para as últimas refeições do dia (jantar e lanche da noite) é hora de prestar atenção. Devemos incluir uma fonte de gorduras (por exemplo, azeite) para que entre na faixa ideal e levar a quantidade de proteínas para a faixa ideal. Sinalizadores: Agora, é hora de dar preferência para alimentos que estão com a flag intestino e ossos, para que tenhamos a quantidade desejável.

12 REFEIÇÃO: JANTAR Análise Nutricional Comentários Pontos e Nutrientes: com a inserção dos alimentos do jantar, o cardápio do dia ficou balanceado nos nutrientes. No jantar, devido à quantidade de proteínas estar no limite do ideal, foi necessário abrir mão de uma carne que é um alimento rico nesse nutriente e, portanto, iria estourar a quantidade permitida. Sinalizadores: a flag para ossos ainda está na quantidade considerada moderada. Como ainda restam 2 pontos para atingir o limite de 30 pontos, adicionaremos um lanche da noite.

13 REFEIÇÃO: LANCHE DA NOITE Análise Nutricional Comentários Pontos e Nutrientes: ao inserir o lanche da noite, a quantidade de pontos e nutrientes estão ainda, dentro da faixa ideal. Sinalizadores: o alimento inserido no lanche da noite contém o sinalizador para ossos, fazendo com que todas as carinhas ficassem verdes. Observação: por não ser inseridos pontos da atividade física no contador, a carinha de exercícios está vermelha. A quantidade de exercícios para ela ficar verde é de 45 minutos por dia.

14 PERGUNTAS E RESPOSTAS Os cardápios sugeridos não estão com todas as carinhas verdes. Por quê? Os cardápios sugeridos foram elaborados para que você tenha acesso a um cardápio variado sem ultrapassar a quantidade de pontos indicada. Dessa maneira, foi desenvolvido um sistema de combinação de refeições. As refeições de um dia podem ser alteradas por outras sugeridas. Essa possibilidade de troca de refeições faz com que haja maior dificuldade em deixar todas as carinhas verdes. O que eu devo fazer para deixar as carinhas dos nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras) todas verdes? A alimentação do dia representa 100% dos nutrientes consumidos. Entretanto, cada nutriente (carboidratos, proteínas e gorduras) tem uma fatia estipulada para que a alimentação total do dia possa resultar nas carinhas verdes. Nutrientes Carboidratos Proteínas Gorduras Percebemos que os carboidratos são os nutrientes que têm a maior fatia, seguidos das gorduras e proteínas. A maioria dos alimentos apresenta todos esses nutrientes. Veja o exemplo, do pão integral abaixo: O pão integral é fonte de carboidratos porque a quantidade desse nutriente está em maior quantidade do que a de proteínas e gorduras. Mas, perceba que os três nutrientes estão presentes e a quantidade deles será somada no final do dia com a quantidade fornecida por outros alimentos da dieta e, no final do dia, a combinação de todos os alimentos mostrará se a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras estará ideal. Agora, um exemplo de um alimento que apresenta somente um nutriente.

15 A margarina, assim como todos os óleos e gorduras (manteiga, óleo vegetal, azeite) só apresenta gorduras na composição. Assim, já percebemos que se uma alimentação está rica em carboidratos, podemos acrescentar um óleo para diminuir a participação dos carboidratos e aumentar a de gorduras. Vamos fazer um teste inserindo alimentos em uma refeição (café da manhã): O pão integral é um alimento fonte de carboidratos e, por isso, a seta de carboidratos é a mais alta dos três nutrientes. Como esse alimento apresenta proteínas e gorduras, a participação desses nutrientes também é mostrada. Vamos, agora, acrescentar leite desnatado e ver o que acontece. O leite tem carboidratos e proteínas em quantidades parecidas e não tem gorduras. Como a participação dos carboidratos deve ser maior, a alteração deles na análise nutricional será pequena. Já, a quantidade de proteínas irá aumentar um pouco. Por não conter gorduras, a participação total das gorduras na dieta irá diminuir ainda mais. Vamos inserir esse alimento no contador.

16 Um bom café da manhã precisa de uma fruta. Vamos ver o que acontece quando inserimos uma maçã nessa refeição. A maçã é composta, principalmente, por carboidratos sendo que a quantidade de proteínas e gorduras é muito baixa. Ao inserir a maçã no café da manhã, a análise irá mostrar o aumento na quantidade de carboidratos. A maçã, por ser rica em carboidratos, faz com que a participação desse nutriente aumente e isso é indicado na análise nutricional. É importante lembrar que se inserimos um

17 alimento rico em um único nutriente, a participação desse nutriente aumenta e, por outro lado, diminui a participação dos outros nutrientes (proteínas e gorduras). Percebemos que a quantidade de carboidratos e proteínas está elevada e, a de gorduras, baixa. O que fazer? Vamos inserir um alimento rico em gorduras: a margarina. A participação das gorduras aumenta, pois inserimos um alimento que somente contém esses nutrientes. Em conseqüência, a participação dos carboidratos e proteínas na dieta diminui. Assim, todos os nutrientes entram na faixa ideal e as carinhas ficam verdes. Lembre-se que dificilmente conseguiremos fazer com que todas as refeições do dia fiquem com as carinhas verdes. O importante é que no final do dia, os valores estejam ideais ou próximos deles. Ao terminar o dia, além das carinhas dos nutrientes, a de pontos também deve estar dentro da faixa ideal. Os alimentos que adiciona nos Meus Itens são considerados na Análise Nutricional? Sim. Ao inserir um alimento em Meus Itens (caminho Meu programa alimentar >> Meus Itens >> criar alimento) e utilizá-lo no contador de pontos, a quantidade de pontos e nutrientes serão considerados. A inserção dos valores de carboidratos e proteínas não é obrigatória. Mas se as informações não estiverem completas, haverá um erro na análise nutricional. A seguir, é mostrada a tela de criação de alimentos.

18 Para uma correta Avaliação Nutricional, é importante cadastrar os valores de carboidratos e proteínas. Se esses valores não forem inseridos, ao colocar o alimento criado no Contador de Pontos serão considerados valores nulos para esses nutrientes, prejudicando a análise nutricional no final do dia.

Manual de Inclusão e Exclusão de Disciplinas Online

Manual de Inclusão e Exclusão de Disciplinas Online Apresentação Este manual apresenta o processo de inclusão e exclusão de disciplinas que o aluno poderá realizar através do Espaço do Aluno. Inclusão/Exclusão Durante todo processo o aluno poderá alterar

Leia mais

Nutrientes. E suas funções no organismo humano

Nutrientes. E suas funções no organismo humano Nutrientes E suas funções no organismo humano O corpo humano necessita de uma série de substâncias básicas indispensáveis para a formação de tecidos, para obtenção de energia, para a realização de atividades

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes Esse Ebook Tem O Objetivo de Ajudar Diabéticos, a Levar Uma Vida Normal Lembrando Que A Diabetes E Uma doença Silenciosa, e Muito Perigosa se Você Ignora-la. Um Outro Ponto Importante e Que A forma de

Leia mais

APOSTILA ZELIO SOFT 2

APOSTILA ZELIO SOFT 2 APOSTILA ZELIO SOFT 2 Prof. Maycon Max Kopelvski Fev/2010 rev.01 Página 1 de 20 1) Clique no ícone para abrir o programa Zelio Soft 2 2) Abrirá a tela inicial do Programa: Clique em Criar um novo programa.

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

Triglicerídeos altos podem causar doenças no coração. Escrito por Fábio Barbosa Ter, 28 de Agosto de 2012 11:19

Triglicerídeos altos podem causar doenças no coração. Escrito por Fábio Barbosa Ter, 28 de Agosto de 2012 11:19 Os triglicerídeos são a principal gordura originária da alimentação, mas podem ser sintetizados pelo organismo. Altos níveis de triglicerídeos (acima de 200) associam-se à maior ocorrencia de doença coronariana,

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje.

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO- Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. Profa. Dra. Valéria Batista O que é vida saudável? O que é vida saudável? Saúde é o estado de complexo bem-estar físico,

Leia mais

SHOPAPOSTILAS. Obrigado e tenha um bom estudo.

SHOPAPOSTILAS. Obrigado e tenha um bom estudo. SHOPAPOSTILAS Claudinei David shopapostilas@htmail.com shop-vendas@hotmail.com Esta apostila é de inteira propriedade de Claudinei David,e está proibida cópias ou vendas sem a autorização do proprietário,sujeito

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Carmen Mathias Agosto - 2009 I. CADASTRO 1. Acessar o site de treinamento (teste): http://moodle_course.unifra.br/ 2. Faça o login, clicando em acesso no lado direito superior da tela: 3. Coloque seu nome

Leia mais

Acesse o site www.projetocps.pro.br e clique no ícone acesso de estudantes

Acesse o site www.projetocps.pro.br e clique no ícone acesso de estudantes Como fazer minha rematrícula? Acesse o site www.projetocps.pro.br e clique no ícone acesso de estudantes Clique em matrícula on-line e leia as observações importantes: Também recomendamos que você assista

Leia mais

SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia Tel.

SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia Tel. SIDE Sistema de Dados Estatísticos AJUDA SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia O QUE O NOSSO BANCO

Leia mais

3) Note que os botões de Disponível e Indisponível agora estão na tela principal da Ferramenta.

3) Note que os botões de Disponível e Indisponível agora estão na tela principal da Ferramenta. 1) Logo que o Corretor entrar na Ferramenta já estaá Disponível para o Atendimento e devidamente posicionado na fila de Corretores. Não será mais essencial clicar no Botão Atender Cliente e abrir a tela

Leia mais

Os erros que te impedem de emagrecer!

Os erros que te impedem de emagrecer! Os erros que te impedem de emagrecer! Os 20 erros que comprometem o seu emagrecimento Este artigo é de total responsabilidade e criação de GWBrasil. Acesse e saiba mais: http://goworkoutbrasil.com 1. Não

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Tutorial ConvertXtoDVD 3

Tutorial ConvertXtoDVD 3 Tutorial ConvertXtoDVD 3 Índice: Adicionando seus arquivos de vídeo Adicionando um ou mais vídeos Página 2 Qualidade da conversão Página 3 Personalizando o menu Página 4 Escolhendo um template para o menu

Leia mais

Sistema Integrado de Atendimento

Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento. Um sistema moderno, completo e abrangente que modifica a realidade do atendimento de sua empresa, proporcionando maior segurança na tomada

Leia mais

Caro participante, seja bem-vindo!!!

Caro participante, seja bem-vindo!!! Caro participante, seja bem-vindo!!! Aqui você aprenderá: 1. Como navegar no seu Ambiente Virtual 2. Como utilizar o Fórum 3. Como utilizar o Memorial 1. NAVEGANDO NO AMBIENTE VIRTUAL (ACTOR) Esse tutorial

Leia mais

Manual Operacional RIGNER. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

Manual Operacional RIGNER. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] Komunik [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] RIGNER Manual Operacional Gensys Genius System Manual Komunik- Versão 1.0 E-mail: documentacao@geniusnt.com -Telefone:

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO Rua Afonso Arrechea, 240, Santo Ant. do Sudoeste - PR Tel 46 3563-1518 Fax 46 3563-3780 contato@diferencialcontabil.cnt.br www.diferencialcontabil.cnt.br MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO VERSÃO

Leia mais

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120 MANUAL DO AVA 1. O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? A Educação a Distância, como dispõe o Decreto nº 5.622, de 19/12/2005, caracterizase como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente de Comunidades - Manual para Administradores do Sistema - Atualizado em 04/04/2011 LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 PÁGINA DE ACESSO AO SIGRA... 7 FIGURA

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

1223o TUTORIAL PRÉ-VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL PRÉ-VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL PRÉ-VENDA Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL PRÉ-VENDA NO SYSPDV Casa Magalhães Comércio e Representações Ltda O objetivo deste tutorial é apresentar

Leia mais

F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página 1 Sumário DÚVIDAS GERAIS... 3 PREGÃO ELETRÔNICO... 6 Página 2 DÚVIDAS GERAIS 1. O que é o Fluxograma das Etapas? Resposta: O fluxograma representa

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

8 atitudes radicais que você deve evitar para emagrecer. Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão

8 atitudes radicais que você deve evitar para emagrecer. Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão 8 atitudes radicais que você deve evitar para emagrecer Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão Olá seja bem vindo ao ebook da Piccola Italia Bangu! Ficamos orgulhosos com seu interesse

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA

HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA Franciele Xhabiaras Grapiglia Graduada em Pedagogia Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional frangrapiglia@yahoo.com.br Estamos sempre em processo

Leia mais

Com Pedido de Compra Sem Pedido de Compra ou Entrada Manual Importando XML enviado do Fornecedor

Com Pedido de Compra Sem Pedido de Compra ou Entrada Manual Importando XML enviado do Fornecedor Movimentos - Entrada de Nota Fiscal Para realizar a entrada de nota fiscal no sistema, verifica-se primeiro as opções, existem vários meios para dar entrada em uma Nota Fiscal: Com Pedido de Compra é quando

Leia mais

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Prezado(a) aluno(a); Este material que você está começando a ler trata-se do manual do aluno, referente às disciplinas que serão ministradas através

Leia mais

Tutorial-Tabela de Preços

Tutorial-Tabela de Preços Tutorial-Tabela de Preços - Para criar uma Tabela de Preço, devemos primeiramente cadastrar alguns itens, que são: Preço de Entrada, Categoria, Variável e Fórmula. - Aplicando Preço de Entrada - O Preço

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Vamos ver duas telas: Mesa e Itens de uma Mesa, como exemplo.

Vamos ver duas telas: Mesa e Itens de uma Mesa, como exemplo. 41 9 Restaurantes, Pizzarias, Hotéis, Casas Noturnas e similares Aos estabelecimentos como Restaurantes, há os controles de Atendentes, Quartos, Mesas, VIP (Cartões Pessoais de Consumação) e as comissões

Leia mais

Portal de Compras. São José do Rio Preto

Portal de Compras. São José do Rio Preto Portal de Compras São José do Rio Preto Sumário DÚVIDAS GERAIS...2 PREGÃO ELETRÔNICO... 4 EMPRO Empresa Municipal de Processamento de Dados 1 DÚVIDAS GERAIS 1.O que é o Fluxograma das Etapas? Resposta:

Leia mais

TUTORIAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA :: REDE CERTA ::

TUTORIAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA :: REDE CERTA :: TUTORIAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA :: REDE CERTA :: Considerações iniciais >> O sistema é totalmente online, por isso dispensa a instalação de aplicativos em seu computador para

Leia mais

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário.

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotina para quando clicar no ícone do Winsati e ele não inicializar Podem acontecer dois casos: 1. Caso 1: No caso de clicar

Leia mais

F O R T A L E Z A MANUAL DO GUIA ON-LINE

F O R T A L E Z A MANUAL DO GUIA ON-LINE MANUAL DO GUIA ON-LINE Bem vindo ao Manual do Guia On-Line, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela inicial Na

Leia mais

1. Funcionalidades da opção SAC 1

1. Funcionalidades da opção SAC 1 PÓS VENDA 1. Funcionalidades da opção SAC 1 1.1 Avarias 2 1.1.1 Dano no produto em transporte 2 1.1.2 Defeito no produto 2 1.2 Devoluções 4 1.2.1 Devolução Desistência 4 1.2.2 Devolução Não fez o pedido

Leia mais

Onze superalimentos que você deveria consumir mais

Onze superalimentos que você deveria consumir mais 1 Onze superalimentos que você deveria consumir mais Eles são pouco populares, mas enchem o prato de vitaminas, minerais e proteínas Por Fernando Menezes - atualizado em 07/05/2012 http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/12441-onze-superalimentos-que-voce-deveria-consumirmais?utm_source=news_mv&utm_medium=alimentacao&utm_campaign=785913

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Como usar as Instruções de Embarque avançadas em PDF

Como usar as Instruções de Embarque avançadas em PDF Como usar as Instruções de Embarque avançadas em PDF Etapa 1: Receber o PDF...2 Entre em contato com a Hapag-Lloyd para se inscrever para este serviço...2 O PDF pré-preenchido vem por e-mail...2 Abra o

Leia mais

LAB. 2 Segurança. 3 Mensagem. 3 Fórum. 4 Chat. 5 2- Alterar perfil. 6 3- Alterar senha. 11 4- Conhecendo seu curso. 12 5- Recuperar Senha

LAB. 2 Segurança. 3 Mensagem. 3 Fórum. 4 Chat. 5 2- Alterar perfil. 6 3- Alterar senha. 11 4- Conhecendo seu curso. 12 5- Recuperar Senha Índice Guia de boas práticas 2 Netqueta 2 Segurança 3 Mensagem 3 Fórum 4 Chat 4 5 1- Primeiro acesso 5 2- Alterar perfil 6 3- Alterar senha 11 4- Conhecendo seu curso 12 5- Recuperar Senha 14 6- Mensagem

Leia mais

Especificação do Trabalho

Especificação do Trabalho Especificação do Trabalho I. Introdução O objetivo deste trabalho é abordar a prática da programação orientada a objetos usando a linguagem Java envolvendo os conceitos de classe, objeto, associação, ligação,

Leia mais

E E R D A B DISEB SO O RA S FALOM VA

E E R D A B DISEB SO O RA S FALOM VA VAMOS FALAR SOBRE OBESIDADE OBESIDADE A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal no organismo ou quando o peso do corpo ultrapassa em 20% o peso ideal. É atualmente

Leia mais

COM O BROFFICE IMPRESS

COM O BROFFICE IMPRESS Unidade Unidade 5 4 Preparando Compondo suas planilhas apresentações eletrônicas com com o BrOffice o BrOffice Impress Calc UNIDADE 5 PREPARANDO SUAS APRESENTAÇÕES COM O BROFFICE IMPRESS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Autor: Bruno Leonardo MCP, MCDST, MCSA http://brunoleonardoleal.spaces.live.com 24/06/2007 Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Página 1 de 16 O Controle dos Pais está disponível nas versões

Leia mais

Mas, antes conheça os 4 passos que lhe ajudará a eliminar e viver para sempre sem celulite.

Mas, antes conheça os 4 passos que lhe ajudará a eliminar e viver para sempre sem celulite. A celulite é uma afecção do tecido subcutâneo que afeta em maior medida as mulheres e que dá lugar à formação de irregularidades na camada superficial da pele, chegando a ser muito antiestética e em muitas

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

agsou Conexão Semear Manual

agsou Conexão Semear Manual agsou Conexão Semear Manual Junho de 2009 Sumário Acesso...3 Balcão de Projetos...4 Meus Projetos Cadastrados...4 Cadastrar Projetos...4 Meus Projetos Já Contemplados...5 Padrinho Legal...5 Crianças Aguardando...5

Leia mais

Olá, Professores e Professoras. É um prazer estar aqui com vocês novamente. Sejam bem-vindos!

Olá, Professores e Professoras. É um prazer estar aqui com vocês novamente. Sejam bem-vindos! Transcrição do vídeo Caixa de edição e texto Duração: 10 minutos e 26 segundos Olá, Professores e Professoras. É um prazer estar aqui com vocês novamente. Sejam bem-vindos! Hoje vamos conversar sobre um

Leia mais

Ordem de Serviços. Abaixo será informado o procedimento passo a passo para emissão da ordem de serviço no CIAF.

Ordem de Serviços. Abaixo será informado o procedimento passo a passo para emissão da ordem de serviço no CIAF. Ordem de Serviços. Abaixo será informado o procedimento passo a passo para emissão da ordem de serviço no CIAF. 1 -Abertura da Ordem de Serviços: 1.1 Entre em Serviços + Ordem de Serviço + Abertura de

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Alimentação saudável É saborosa, variada, colorida e com harmonia entre quantidades e qualidade! Sempre que possível faça as refeições junto à família,

Leia mais

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos.

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos. Visão Geral VISÃO GERAL Esse material abordará o acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Proativa do Pará, com intenção de ilustrar os aspectos na visão do Aprendiz. Essa abordagem dedica-se

Leia mais

Notas de versão. Versão 3.16.1.0

Notas de versão. Versão 3.16.1.0 Notas de versão Sistema Gescor Versão 3.16.1.0 Lançamento Abril/2016 Interface - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3 1. Nova interface e usabilidade do sistema.

Leia mais

Manual do Usuário. Consultor. Versão 2.3

Manual do Usuário. Consultor. Versão 2.3 Manual do Usuário Consultor Versão 2.3 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em

Leia mais

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção...

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção... Layout de Etiquetas ÍNDICE Tela de Configuração...03 Dados de Etiqueta...04 Configuração da Impressora...05 Configuração do Papel...06 Itens para Inserção...07 Recursos...08 Configurações dos Itens Selecionados...09

Leia mais

Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria de Planejamento Orçamento e Tecnologia Subsecretaria de Tecnologia da Informação

Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria de Planejamento Orçamento e Tecnologia Subsecretaria de Tecnologia da Informação Tutorial para abertura de chamado Este sistema foi personalizado, instalado e configurado pela equipe da. O objetivo desta implantação é informatizar os registros de atendimento de suporte técnico para

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

12.1 - Inserção de Ponto de Entrada. Autoenge Módulo Automação Página 1

12.1 - Inserção de Ponto de Entrada. Autoenge Módulo Automação Página 1 12 - Módulo Automação Residencial - Autopower Manual de utilização Módulo Automação Residencial Para maiores informações, acesse www.autoenge.com.br ou por email suporte@autoenge.com.br 12.1 - Inserção

Leia mais

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Execute o ícone na área de trabalho: TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Aguarde um instante, irá aparecer à seguinte tela: Clique no botão EXECUTAR e aguarde um momento. Após ter clicado em EXECUTAR

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

MANUAL - CONTABILIDADE

MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HERMES

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HERMES MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HERMES 1. Introdução Esse documento tem por objetivo descrever o funcionamento e formas de utilização do módulo de Requisição de Materiais do Sistema de Controle Patrimonial

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema Protocolo

Manual de Utilização do Sistema Protocolo Manual de Utilização do Sistema Protocolo Setembro/2013. Introdução: Leia o manual Leia com atenção este manual e guarda-o para futuras consultas Lendo o manual, você conseguirá obter o rendimento máximo

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

Autorizar Programas para Usuários. Esse help servirá para ajudar a configurar as permissões para os funcionários da empresa.

Autorizar Programas para Usuários. Esse help servirá para ajudar a configurar as permissões para os funcionários da empresa. Autorizar Programas para Usuários Esse help servirá para ajudar a configurar as permissões para os funcionários da empresa. Os privilégios são definidos de acordo com o critério do cliente, analisando

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização 1 Índice Calendário... 3 Usuários... 4 Contato... 5 Alterar... 5 Excluir... 5 Incluir... 5 Feriados... 9 Nacionais... 9 Regionais... 9 Manutenção... 9 Obrigações... 9 Obrigações Legais...

Leia mais

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo.

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo. Como criar um blog Criando o blog Vá em www.blogger.com. Entre com sua conta google (a mesma que você usa para acessar o gmail). Escolha um perfil. Na página seguinte, clique no botão novo blog. Será aberta

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

Vou lhe apresentar os 4 passos para eliminar e viver para sempre sem celulite.

Vou lhe apresentar os 4 passos para eliminar e viver para sempre sem celulite. A celulite é uma afecção do tecido subcutâneo que afeta em maior medida as mulheres e que dá lugar à formação de irregularidades na camada superficial da pele, chegando a ser muito antiestética e em muitas

Leia mais

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Projudi Módulo de Correição. Tutorial Juiz Corregedor

Projudi Módulo de Correição. Tutorial Juiz Corregedor Projudi Módulo Tutorial Juiz Corregedor Antes de mais nada, recomendamos que para a utilização do sistema Projudi você não utilize o navegador Internet Explorer, e sim os navegadores Chrome e Firefox 2

Leia mais

Para não cair, a melhor dica é se prevenir.

Para não cair, a melhor dica é se prevenir. Para não cair, a melhor dica é se prevenir. Um projeto para cuidar de quem cuidou de nós por muito tempo. Uma das maiores causas de acidentes e fraturas de idosos no Brasil são as quedas. Cerca de 30%

Leia mais

Tanto na visão semanal como diária você tem a sua disposição algumas opções uteis que facilitarão seu dia a dia.

Tanto na visão semanal como diária você tem a sua disposição algumas opções uteis que facilitarão seu dia a dia. Agenda A agenda é o coração de qualquer clinica estética, já que trata-se de uma peça fundamental para organizar seu trabalho diário. Entretanto, dentro de FLOWww a agenda ganha um destaque ainda mais

Leia mais

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome:

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- A alimentação é uma necessidade de todas as pessoas. Para termos uma alimentação saudável, é preciso comer alimentos variados e em quantidades adequadas.

Leia mais

o hemofílico. Meu filho também será?

o hemofílico. Meu filho também será? A U A UL LA Sou hemofílico. Meu filho também será? Nas aulas anteriores, você estudou alguns casos de herança genética, tanto no homem quanto em outros animais. Nesta aula, analisaremos a herança da hemofilia.

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1

http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1 http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Quais os três principais fatores para promover o crescimento muscular?... 5 Qual o Número de repetições ideal?... 6 Qual a melhor forma

Leia mais

Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch

Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch Você pode adicionar fotos e histórias da família aos registros dos seus antepassados na Árvore Familiar. Com o novo recurso Adicionar Fotos e Histórias,

Leia mais

SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO Manual passo-a-passo para obtenção do Auto de Licença de Funcionamento/ Auto de Licença de Funcionamento Condicionado Eletrônico

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais