XV ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE e PRÉ-ALAS BRASIL 04 a 07 de setembro de 2012, UFPI, Teresina-PI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XV ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE e PRÉ-ALAS BRASIL 04 a 07 de setembro de 2012, UFPI, Teresina-PI"

Transcrição

1 XV ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE e PRÉ-ALAS BRASIL 04 a 07 de setembro de 2012, UFPI, Teresina-PI GT 29 - Ciências Sociais & Cinema: entre narrativas, políticas e poéticas CINEMA, ANTROPOLOGIA E AIDS: POR UMA ANTROPOLOGIA DAS IMAGENS ESMAEL ALVES DE OLIVEIRA Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Bolsista CNPq esmael_oliveira@yahoo.com.br

2 CINEMA, ANTROPOLOGIA E AIDS: POR UMA ANTROPOLOGIA DAS IMAGENS O presente artigo tem o intuito de problematizar acerca do uso de imagens fílmicas na pesquisa antropológica. É deste modo que, através da análise do filme Mãe dos Netos (2008) produzido pela cineasta moçambicana Isabel Noronha, em co-autoria com a cineasta brasileira Vivian Altman, sobre a questão do HIV/SIDA 1 em Moçambique, tento apresentar a proposta de um campo antropológico através de imagens-filme, em outros termos, uma antropologia da imagem que toma como base metodológica a análise de filmes. A intenção é debruçar-me exclusivamente sobre a mise-en-scène 2 do próprio filme ficando atento às questões que o mesmo aponta e interpela. Para isso evoco algumas reflexões que tem sido apresentadas por diferentes autores que tem pensando o uso de imagens na Antropologia. Na história do pensamento antropológico o uso de imagens como recurso metodológico se configurou como uma prática recorrente entre os clássicos da antropologia. Atendo-nos apenas a alguns exemplos, podemos citar as imagens captadas por Bronislaw Malinowski sobre os nativos da Nova Guiné e anexadas ao final da obra Argonautas do Pacífico Ocidental (1922), ou mesmo ao trabalho de Margaret Mead e Gregory Bateson com fotografia e filmagem acerca das práticas performática dos Balineses (1942). Se em Malinowski a fotografia tinha a intenção de marcação da verdade dos fatos observados e etnografados pelo antropólogo em campo - estive lá (Samain, 1995), em Mead e Bateson a fotografia não é tratada apenas como um recurso ilustrativo, mas problematizada enquanto um instrumento analítico dentro do método antropológico de pesquisa (Samain, 2004). Limitações à parte em ambos os usos e propostas, estava posta para a antropologia o desafio de pensar a imagem como recurso metodológico. Desde então, a imagem e seus diferentes modos de captação da realidade etnográfica (fotografia, vídeo/filmes, sons) tem ocupado grande destaque nas novas metodologias da pesquisa antropológica. Contudo, cabe destacar que a centralidade que o uso de imagens como ferramenta e/ou objeto de análise antropológica não se 1 No contexto moçambicano a sigla para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida segue a classificação terminológica de língua portuguesa (SIDA) e não a terminologia americana (AIDS) ao contrário do que ocorre no Brasil. 2 Mise-en-scène (colocação em cena) se refere a todo o conjunto de componentes que ajudam a constituir o cenário cinematográfico (iluminação, personagens, figurino, espaço, etc).

3 operou de modo imediato. Há que se considerar, portanto, conforme Ilka Boaventura Leite, que mudanças de paradigmas tem sido operadas no campo antropológico, sobretudo pela transformação teórica do arcabouço conceitual da disciplina, abrindo, assim, a possibilidade para a análise de novos fenômenos (2007). Assim, o desafio deste artigo consiste em usar a antropologia visual como ferramenta para a análise de imagens cinematográficas tornando-as objeto de reflexão antropológica, em que pese seus limites e possibilidades. Deste modo, proponho, a partir da análise sobre um filme produzido no contexto moçambicano, pensar alguns aspectos que ajudam a compor o cenário etnográfico através de uma antropologia da imagem. Há que se destacar a centralidade e a importância de trabalhos e autores que usaram como método a análise de imagens-filme seja no campo antropológico ou fora dele. Especificamente dentro do campo da antropologia brasileira, este trabalho não se constitui como novidade. Artigos e teses utilizando-se de análise de filmes são bem recorrentes na contemporaneidade, vale citar Rose Hikiji (1998), Fernando de Tacca (2002), Sônia Maluf (2002), dentro outros. Rose Hikiji (1998), escreve sua dissertação de mestrado se propondo fazer usos de filmes como objetos de análise antropológica. Tendo em vista que até então a antropologia visual tinha em conta o uso dos recursos audiovisuais enquanto técnicas de pesquisa, Hikiji se propõe o desafio de pensar estes recursos não enquanto técnica, mas enquanto objeto de reflexão e análise. Do mesmo modo, Sônia Maluf (2002) ao analisar um dos personagens presentes no filme Tudo sobre minha mãe (Agrado), de Pedro Almodóvar, busca compreender através do recurso fílmico as relações de gênero, corpo e corporalidade que vão se constituindo através do personagem Agrado ao longo da trama. Fernando de Tacca (2002), por sua vez, também se colocou o desafio de tentar pensar a construção exótica do indígena como "selvagem" através de imagens fílmicas produzidas pela Comissão Rondon sobre os índios Bororo. Deste modo, acreditamos que nosso trabalho também se constitua como uma possibilidade analítica e metodológica no campo antropológico à medida em que tomamos os filmes de Isabel Noronha também como material etnográfico que podem ser lidos e compreendidos e, portanto, enquanto produtos culturais (de um tempo e espaço específico).

4 Partimos, assim, da idéia de que o filme é um produto cultural, prenhe de significados não apenas simbólicos (éticos e estéticos), mas políticos e sociais. O filme de Isabel Noronha e Vivian Altman são reflexos de seu tempo, de seu contexto histórico, de suas preocupações e visões de mundo. Deste modo, nos confrontam com uma contextualização em que estão em jogo aspectos sócio-históricorelacionais, aspectos caros à pesquisa antropológica. Dai perguntamos sobre os aspectos que ajudam a compor sua mise-en-scène: O que Mãe dos Netos mostram? Como mostram? Por que mostram? O que permanece como central? O que permanece como ponto de fuga? Conforme Freire e Lourdou (2009), Um filme não é tão somente o produto de um olho neutro, mecânico e implacável, ele é, mais que tudo, resultado de escolhas de mise en scène do cineasta. Em outros termos, ele é fruto de uma estratégia fílmica essencialmente elaborada, conscientemente ou não, pelo diretor durante a fase de registro das imagens (2009: 16). Qual a mise en scène em questão? O filme analisado, Mãe dos Netos, foi produzido em 2008 e tem com duração de 6 minutos e 50 segundos. Foi financiado pela ONG FDC (Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade), que é presidida pela ex-primeira dama moçambicana Graça Machel, e produzido pela Ébano Multimedia ao qual Isabel Noronha está vinculada. Há que destacar que Isabel Noronha vem desenvolvendo nos últimos anos alguns trabalhos cinematográficos acerca da questão do HIV/SIDA no contexto moçambicano. Destaque para o premiado trabalho Trilogia das Novas Famílias (2007), em que através do relato de três situações distintas envolvendo crianças e adolescentes ( Caminhos do Ser ; Delfina, Mulher, Menina ; e Ali-Aleluia ), Isabel Noronha apresenta um panorama dos impactos da pandemia nas relações de parentesco e nas organizações familiares. 3 É assim que mãe dos netos deve ser compreendido, como continuidade das reflexões e posicionamentos da cineasta 3 Sobre a questão do impacto do HIV/SIDA em contexto moçambicano, consultar: MATSINHE, Cristiano. Tabula Rasa : Dinâmica da resposta moçambicana contra o HIV/SIDA. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. Rio de Janeiro, 2005.

5 acerca dos dilemas que cercam a questão do HIV/SIDA em seu próprio país. No filme A mãe dos Netos, Isabel e Vivian narram a história de uma avó que, por causa da morte do filho e das noras, se vê na condição compulsória de tomar conta de 14 netos órfãos da SIDA. O filme se passa numa aldeia de alguma província moçambicana e nos permite pensar a existência de outros lugares com as mesmas condições de sobrevivência e os mesmo problemas sendo deparados. Utilizando-se do recurso de montagem, em que mescla filme documentário com sequencias de animação, Isabel e Vivian contam a história de Elisa Mabesso e de sua rede de parentesco. O filme inicia mostrando uma senhora sentada sobre um tapete de bambus no meio de uma aldeia, sob a sombra de uma árvore frondosa, exercendo atividades que parecem ser de seu cotidiano e ao mesmo tempo relatando a história e os dramas de sua família. A própria configuração do lugar/espaço onde se desenrola a trama (ordenamento do espaço e das casas, a paisagem com uma grande concentração de árvores e mata nativa, ausência de elementos que remetam a um ambiente urbano) permite inferir que trata-se de uma comunidade rural tradicional, dissonante de uma grande cidade. Há toda uma menção ao sistema de parentesco, o que desde o início ressalta a importância da tradição como aspecto de relevo na composição social do grupo retratado, além das questões de ordem étnica que remetem à uma forte questão identitária: Nasci na Família Muianga. A personagem diz que após seu casamento veio morar junto a aldeia Hókwé da família Muchanga, o que nos dá a idéia da existência do um sistema de parentesco como mecanismo organizador do grupo. Após seu casamento teve um primogênito: Francisco. Depois de crescido, relata a senhora Mabesso, Francisco foi para a África do Sul (provavelmente desempenhar a atividade de mineiro, o que, segundo alguns relatos etnográficos, é uma prática comum em Moçambique), voltando depois para casar. Francisco, dentro de um sistema social em que é permitida a poligamia, adquiriu casamento com oito mulheres, resultando destes casamentos um grande numero de filhos. E continua o relato da velha senhora: Elisa, a primeira esposa de Francisco, teve um filho o Armando. Depois Francisco foi buscar a segunda esposa na família Mbanze, deste segundo casamento teve

6 mais dois filhos: a Paulina e o Gustavo. O que parece no primeiro momento ser a rotina de um grupo étnico africano com seu sistema de parentesco extenso, aos poucos vai dando espaço para os dilemas vividos pela família diante da perda gradativa de seus membros por conta da infecção do HIV/SIDA. O meu filho adoeceu de SIDA, diz a senhora. E continua: E depois morreu. Tal como a primeira esposa, a Argentina também morreu. A Paulina e o Gustavo também vieram ficar comigo. (Créditos: Isabel Noronha e Vivian Altman, Mãe dos Netos, 2008) O relato, porém não para por aí. O France, o Emídio e a Mistéria, filhos da terceira esposa de Francisco (Almerinda, que também faleceu), juntaram-se ao grupo dos netos adotados de Elisa. Alegria, a quarta esposa de Francisco, também ao morrer, deixou sua única filha (Vastinha) para avó. Elisa sintetiza o que acabou ocorrendo com quase todas as esposas de Francisco: Todas as outras esposas de Francisco morreram. Tristeza, a última esposa de Francisco e que ainda não tinha filhos, abandonou a família Muchanga após a morte do marido, deixando a velha Elisa sozinha com 14 netos. Em cena aspectos dramáticos da situação do núcleo familiar: um grande número de crianças pequenas, a idade avançada da avó, sua impossibilidade de ir para a machamba (roça) e de cuidar de todos os netos. Tudo isso expresso na preocupação da debilitada avó: Como é que eles vão crescer?.

7 (Créditos: Isabel Noronha e Vivian Altman, Mãe dos Netos, 2008) Ao final, o que parecia ser apenas uma estória de desenho animado, transformar-se em realidade, em história de vida. Todos os personagens retratados na trama em forma de animação, são visualizados em carne e osso. A estratégia de Isabel Noronha e Vivian se elucida ao final do filme com as mensagens de conclusão nele inseridas: Todas as semelhanças entre esta estória e a história da família Muchanga são pura realidade. Qualquer semelhança entre esta estória e a tua própria história é uma possibilidade. Pára e pensa. Ali a noção de ficção e realidade são reconfigurados, num jogo dialético de justaposição de imagens que mimetizam e metaforizam realidades sociais complexas. O que este filme nos ajuda a pensar com relação à uma proposta de uma Antropologia da Imagem-filme? Tendo em vista a longa trajetória de discussão em torno dos métodos de pesquisa em Antropologia, bem como acerca do uso de imagens como método de análise antropológica, nossa proposta se apresenta como uma alternativa metodológica. Trata-se de uma proposta de alargar o horizonte dos métodos de pesquisa no campo antropológico. Assim, ao utilizarmos a imagem fílmica para pensar a questão do HIV/SIDA a partir do filme Mãe dos Netos, cuja a centralidade se dá em torno do HIV/SIDA, acreditamos na possibilidade de acesso a questões, através da análise de imagens, que estão para além de uma abordagem positivista, pragmática e que alargam os horizontes da pesquisa no campo antropológico. Ilka Boaventura Leite (1998), ao falar sobre a questão da sensibilidade no campo antropológico, chamava a atenção para a necessidade de polir o olhar e mais do que isso, alargar o olhar. Um duplo movimento, que convida a novas experimentações e possibilidades. Polir o olhar significa estar

8 atento para os imponderáveis do mundo social, para a fugacidade dos fenômenos, para inapreensibilidade das vivências e experiências no mundo. Alargar o olhar, significa estar atento (não apenas racionalmente, mas sobretudo esteticamente) à diferentes linguagens e ver diferentes experiências sociais, e a própria etnografia, como uma imagem entre outras. Eis nosso propósito neste artigo. Ao brincar com a noção entre real e imaginário ou entre personagens de animação e personagens de realidade, através da justaposição documentário/animação, Isabel Noronha e Vivian Altman nos apontam diretamente para uma questão já abordada por Gilbert Durand (2004) acerca da necessidade de se repensar tais antagonismos, tão marcados na história do Ocidente, e de levarmos em consideração que ambas as categorias são criadas e imaginadas. Neste sentido, o real é tão imaginado quanto o imaginário e vice-versa, sendo necessário, portanto uma análise que não se abstenha de pensar os conteúdos estilísticos e semânticos das formas estéticas das imagens. No filme, o duplo movimento de figuração dos personagens (entre animação e corporificação ) se entrelaçam e relativizam os modos de retratar uma dada realidade social, abrindo portanto, novos horizontes para a pesquisa. Estes novos horizontes apontam principalmente para a dimensão informativa de uma imagem. Este aspecto já havia sido desenvolvido por Roland Barthes com relação às imagens usadas em propagandas (Barthes, 1964). Para o autor, nas imagens de propaganda há um conjunto de intencionalidades que ajudam a compor os códigos a serem captados pelo receptor da imagem/mensagem. Neste sentido, chama a atenção para o caráter informativo de uma imagem. Assim, sem perder de vista a especificidade do objeto analisado por Barthes, acreditamos que sua discussão pode nos auxiliar na compreensão ideológica de construção de visualidades. Em A retórica da imagem (1964), o autor leva em consideração os aspectos ideológicos da imagem através da confrontação entre o que chama de aspectos denotativos (representação pura) e conotativos (os aspectos simbólicos) da imagem. Certamente podemos levantar algumas questões através da visualização do filme de Isabel Noronha e Vivian Altman. Neste sentido, é importante perguntar a intencionalidade do que é mostrado. Quem são os interlocutores? Os financiadores? Os aspectos retratados? O que está no foco das imagens? O que permanece em segundo plano? Quais textos/falas/discursos se seguem às

9 imagens? São questões que a partir de Barthes somos provocados a pensar. Neste texto de 1964, Roland Barthes conclui que as imagens publicitárias são francas ou enfáticas, isto é, tudo nelas é construído de forma intencional de modo a não abrir desvio de interpretação ao receptor. É assim que o autor debruça-se sobre as condições de produção de sentido das imagens tentando perceber qual o seu valor retórico. E assim conclui que existe uma retórica da imagem, semelhante à retórica verbal. Contudo, nem tudo é ideologicamente determinado. Pelo contrário, em um texto posterior Barthes (1984) apontava para a dimensão subjetiva da imagem. Ou seja, se por um lado há uma produção de sentidos, por outro esses sentidos nem sempre são totalmente determinantes no processo de apropriação do sujeito que observa a imagem. Há ali espaço, conforme Barthes, para o punctum, para a afetação. No filme produzido por Isabel e Vivian há todo um aparato político que não pode ser ignorado e que certamente a localiza num lugar socialmente estabelecido bem como sua perspectiva cinematográfica. Tomando como base as reflexões de Barthes sobre imagens de cunho retórico, somos provocados a compreender em Mãe dos Netos o complexo jogo de relações inseridas na produção de uma imagem (seja ela fílmica, fotográfica ou sonora) e que nos despertam para aspectos que somos tentados a ignorar com relação ao que se nos apresenta ao primeiro olhar. A financiadora da Produção é a FDC (Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade). Esta ONG tem atuado, entre outras coisas, em projetos voltados para o enfrentamento da pandemia de HIV/SIDA em Moçambique, desde sua criação em Deste modo, passamos a nos interrogar também sobre o que permanece como foco do que deve ser representado; sobre o que fica em segundo plano; o que se denuncia; o que se desvela, etc. Conforme os termos de Claudine de France (1998), somos desafiados e pensar a mise-en-scène que se delineia no ato de filmar, tendo em vista que ao mostrarmos alguma coisa ocultamos outra. A intencionalidade das imagens (a partir da dinâmica do que é mostrado e do que é ocultado) nos aponta para a dimensão criativa e figurativa da imagem filmada. Ou seja, as imagens, tanto quanto outros elementos da cultura humana, estão submetidos a normas e a convenções culturais (Mauss, [1934] 2003; Novaes, 2008). 4

10 E sob esta perspectiva há que se destacar os agenciamentos de seus produtores em torno que se considera como o mais relevante para ser mostrado, o mais significativo sob o seu ponto de vista. Mas nem tudo é intencionalidade. E aqui penso que reside a riqueza do filme como um objeto etnográfico, há também o elemento do inesperado. Ressalto aqui a dimensão autônoma que as imagens tem sobre os sujeitos que as recebem/veem a partir das relações subjetivas que são feitas do que é visto (Barthes, 1984; Novaes, 2008). O filme Mãe do Netos não é apenas uma descrição de realidade, mas uma metaforização da mesma. Está imerso dentro de um determinado imaginário social e, assim sendo, nos coloca diante de complexas redes de significado cultural e que podem vir a ser compreendidas e interpretadas pelo pensamento antropológico. Mas em que sentido se constitui como uma metáfora? Em 1929, Michel Leiris escreve um verbete para a Revue Documents intitulado metáfora. Segundo o autor, Metáfora. A Metáfora (do grego metafora, translação) é uma figura pela qual o espírito aplica o nome de um objeto a um outro, graças a um caráter comum que os faz aproximar e comparar. (Darmesteter). Todavia, não se sabe onde começa e onde termina a metáfora. Uma palavra abstrata se forma pela sublimação de uma palavra concreta. Uma palavra concreta, que jamais designa o objeto mais do que por uma de suas qualidades, não é ela própria mais do que uma metáfora, ou ao menos uma expressão figurada. Além do mais, designar um objeto por uma expressão que lhe correspondesse, não no figurado mas no próprio, exigiria o conhecimento da essência mesma desse objeto, o que é impossível, pois que não podemos conhecer mais do que os fenômenos, não as coisas em si. Não somente a linguagem, mas toda vida intelectual repousa sobre um jogo de transposições de símbolos que podemos qualificar de metafórica. De outra parte, o conhecimento procede sempre por comparação, de maneira que todos os objetos conhecidos estão ligados uns aos outros por relações de interdependência. Não é possível determinar, para dois quaisquer dentre eles, qual é designado pelo nome que lhe é próprio e não é a metáfora do outro, e vice-versa. O homem é uma árvore móvel, tanto quanto a árvore um homem enraizado. Da mesma forma o céu é uma terra sutil, a terra um céu engrossado. E se vejo um cachorro correr, é também a corrida que cachorra. [ ] Esse artigo ele mesmo é metafórico. M.L. (Revue Documents, n. 3, 1929). Ao propor, portanto, Mãe dos Netos como uma metáfora da realidade moçambicana, estamos atentos a todo o caráter fugidio da linguagem, mas também à dimensão figurativa de uma imagem. Trata-se de uma transposição de símbolos locais para uma linguagem global (o cinema) que não resulta numa síntese, mas numa justaposição de imagens, códigos, sentidos e subjetividades e que permitem que realidades e questões de grande complexidade sejam apreendidas e compreendidas por outras perspectivas. A ordem da objetividade cede lugar para a

11 dimensão criativa que a linguagem estética de uma imagem permite vislumbrar. A busca pela totalidade cede lugar para a consciência de uma percepção fragmentária e fugidia. Seguindo estas pistas reflexivas nos colocamos outra questão: se desde seus primórdios o que tem caracterizado a prática antropológica tem sido a descrição e a reflexão a partir do observado, por que um filme (enquanto algo que assim como qualquer fato social também mostra e revela) não pode ser entendido como um campo a ser observado, descrito e analisado? Se o ponto de partida de uma etnografia é uma descrição, apontando para a expansão de horizontes analíticos e de perspectivas, podemos pensar que tanto a análise de uma aldeia per si quanto uma análise sobre um filme são possibilidades de pesquisa para se fazer uma etnografia. O que está em jogo, portanto, não são os objetos a serem analisados, mas as ferramentas analíticas a serem utilizadas. Vale lembrar que se num primeiro momento houve um mal estar na antropologia com toda a relativização do campo (estar lá/estar aqui), 5 hoje novas relativizações e possibilidades reflexivas se impõem a partir da inserção de novos campos e métodos de trabalho. Neste sentido, tem sido paradigmático as questões colocadas pela Antropologia Visual. É assim que defendemos a idéia de que sob muitos aspectos a análise de imagens (cinema, fotografia, pinturas, sons) também pode ser considerada como objeto de investigação antropológica do mesmo modo que outros campos/objetos de investigação. Conforme France, uma descrição fílmica minuciosa dos fatos e gestos oferece um suporte insubstituível à análise, independentemente do valor dramático do filme (1998: 13). Estas questões se impõem como deveras relevante no campo da antropologia contemporânea onde não só a utilização de imagens clássicas (fotografias e filmagens) se fazem cada vez mais presentes, mas também toda uma explosão de novas experiências com imagens e métodos com elas relacionados, basta lembrar o uso dos new media (Eckert e Rocha, 2006; Devos e Vedana, 2010). Sobre a ampliação do uso de imagens digitais/virtuais no campo antropológico, Devos e Vedana (2010) ao perguntarem sobre a especificidade do documento hipermídia, apresentam a complexidade e os novos desafios da utilização do website na 5 Cf Da Matta, 1978; Magnani, 2000.

12 pesquisa antropológica. Apontando para a noção de hipermídia, os autores destacam o caráter inventivo e relacional dos novos medias. Em cena, novas formas de ler, assistir e divulgar narrativas visuais, escritas e sonoras. Assim como Eckart e Rocha (2006), Devos e Vedana defendem a ideia de essa nova configuração hipermidiática apresentam novos desafios à própria antropologia, sobretudo pela aparente desordem e permanente transformação à que estão submetidos estas novas tecnologias digitais. Assim, o fazer antropológico se depara com a construção de um conhecimento cada vez mais fragmentado em que não apenas a imagem é instrumento de análise e reflexão, mas também a própria sonoridade. George Marcus (2009) ao problematizar criticamente o método malinowskiano de se fazer etnografia ( cena malinowskiana ), dialoga conosco ao afirmar a necessidade de uma abertura para novos terrenos e circunstâncias de pesquisa incluindo as artes, o cinema e o teatro como campos férteis para isso. Portanto, este desafio de uma antropologia da imagem não está longe das problematizações teóricas da antropologia. Como um campo que tem privilegiado as experiências sensoriais, a antropologia trás em seu próprio cerne um dilema com relação aos sentidos e de modo particular a visão e, portanto, à imagem: o antropólogo é aquele que vê e etnografa. Roberto Cardoso de Oliveira (2000), se deteve em analisar o ver, o ouvir e o escrever na prática antropológica. Para o autor, tratam-se de atos cognitivos. Diante de uma imagem, de uma cena, ocorre não apenas um processo mecânico de captação de um dado, mas um de produção de sentidos. David MacDougall (2009) vai além, ao propor uma corporalidade das imagens. Para ele, antes de produzirem atos cognitivos, as imagens (fotográficas, fílmicas, artísticas) são pura sensibilidade. Nas palavras do autor, imagens corporais não são apenas imagens de nossos corpos; elas são também imagens do corpo atrás da câmera e de suas relações com o mundo (2009: 63). Assim, acredito que o uso de imagens-filme se configura como um importante campo de análise antropológica à medida que nos permite ter acesso a informações significativas sobre o contexto em que se realiza e, além disso, como um texto a ser lido e compreendido. São muitos aspectos densos e cheios de significados que são postos em evidência através da lente de uma câmera. Em Mãe dos Netos não está uma descrição demasiado simplista da realidade narrada. Pelo contrário, podemos ter acesso à uma série de categorias e dados empíricos caros ao pensamento

13 antropológico: sistema de parentesco, língua/oralidade, etnicidade, migração, doença/saúde, etc. A imagem que se expõe ali é, portanto, constituidora de conhecimento. É um código cultural com seu emaranhado de significados. No caso em questão, a análise do filme Mãe dos Netos, como produto de um contexto específico, nos permite: (...) descobrir a maneira como os próprios africanos se vêem e julgam sua situação, sua história e seus contatos (...) (Bamba, 2007: 82-83). 6 Assim, problemas de ordem metodológica também se impõem. Se há na narrativa fílmica intencionalidades por parte de cineastas, não podemos ignorar o fato de que o próprio antropólogo também está imerso em um universo interpretativo de atribuição de significados. Contudo, não acredito que isto se torne empecilho para esta proposta metodológica de análise de imagens-filme. Afinal de contas, em uma experiência face to face, da clássica imagem do antropólogo em campo ( cena malinowskiana, conforme Marcus), não impede que seus dados observados e registrados também não estejam imersos em significações e agenciamentos de seus nativos. O que permite então um uso adequado desta proposta analítica? Mais uma vez entram em cena as ferramentas analíticas possibilitadas pela teoria antropológica, e de modo particular pela antropologia visual, no que tange à questão do método em antropologia. Neste ponto a contextualização e a relativização se mostram como fundamentais tanto para um trabalho in locus, quanto para um trabalho in cena. Por limitações de ordem documental, não tivemos acesso a mais informações acerca do processo de produção do filme em questão, motivo pelo qual optamos em analisar somente o conteúdo por ele exposto. Contudo, não ignoramos a importância de tal contextualização. Ficam algumas interrogações que o filme nos faz pensar: como foi feito o texto? A partir de uma entrevista com a avó? Quem a entrevistou Isabel Noronha ou a ONG? Quem faz o papel da avó é a avó de verdade ou uma atriz? Qual a diferença entre um processo metodológico e outro? A impossibilidade de responder tais questionamentos, antes de se mostrarem como um aspecto que tornaria precário ou mesmo impossível o uso de imagens fílmicas, nos provocam a pensar os limites da obviedade do que é visto, mostrado. Neste 6 Cabe destacar que o termo africano, aqui utilizado, antes de evocar uma generalização essencializada, ontologizada e descontextualizada tem apenas a intenção de destacar a especificidade do cinema africano face às outras experiências cinematográficas mundiais e, nesse sentido, chamar a atenção para sua riqueza, diversidade e fecundidade.

14 sentido, acreditamos que não apenas um material fílmico pode ter informações insuficientes para o antropólogo como também um trabalho de campo corpo a corpo. Afinal de contas, quem garante que o antropólogo em campo terá acesso a todas as informações que busca? É necessário levar em conta a própria dimensão evasiva, fluida, precária inerente ao trabalho antropológico. Isso nos ajuda a relativizar nossas categorias analíticas, os modelos comparativos que enfatizam as polaridades e os antagonismos e mesmo as técnicas de pesquisa (que nunca são um fim em si mesmas). É necessário entender o contexto mais amplo. Buscar respostas para perguntas que talvez não sejam as nossas. Conforme Ferid Boughedir (2007), com relação a especificidade das produções cinematográficas africanas, é a posição que cada diretor adota quando confrontado com os vários movimentos de sua sociedade que nos permite compreender os principais temas dos filmes africanos (2007: 39). Não podemos esquecer também que um trabalho com antropologia visual nos confronta com as implicações éticas do trabalho do antropólogo, dilemas sempre novos. As imagens fílmicas estão inseridas dentro de situações específicas, retratam dilemas, conflitos, condições político-sociais, relações de poder e depois de etnografadas passarão a ser socializadas na comunidade científica e social podendo ter os mais variados usos e apropriações. Estas e outras questões também precisam ser levadas em conta no processo de utilização das imagens. Enfim, sem querer esgotar a questão, nosso objetivo principal ao estabelecer uma reflexão a partir de uma imagem-filme, foi pensar os dilemas e possibilidades da utilização do método de análise fílmica em antropologia. Ao alçar mão de algumas discussões do campo da antropologia visual, nossa proposta foi a de defender a utilização de uma metodologia alternativa dentro deste campo, geralmente entendido apenas como produtor de imagens-foto/imagensvídeo/imagens-sons, e ao mesmo tempo ressaltar que as condições e contradições de se fazer uma determinada antropologia não se dá pela forma com que lidamos com nossos objetos de pesquisa, com nossos nativos, interlocutores, mas pela capacidade crítica de reflexão sobre o método que utilizamos. Deste modo, acreditamos que não só uma antropologia da imagem é possível (na verdade ela já se faz há um longo tempo, basta lembrar que a antropologia visual já é um campo consolidado), mas também outras antropologias que não tenham medo de apostar

15 em novos métodos e novos campos, acompanhados, contudo, de grande reflexividade e compromisso ético. REFERÊNCIAS BAMBA, Mohamed. O papel dos festivais na recepção e divulgação dos cinemas africanos. In: MELEIRO, Alessandra (Org.). Cinema no Mundo: indústria, política e mercado. Vol I África. São Paulo: Escrituras Editora, BARTHES, Roland. La rethorique de l image, Communication n 4, pp A câmara clara: nota sobre a fotografia. 9 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, BOUGHEDIR, Ferid. O cinema africano e a ideologia: tendências e evolução. In: MELEIRO, Alessandra (Org.). Cinema no Mundo: indústria, política e mercado. Vol I África. São Paulo: Escrituras Editora, DEVOS, R.; VEDANA, V. Do audiovisual à hipermídia. Antropologia em Primeira Mão. PPGAS/UFSC, n. 120, DURAND, Gilbert. O imaginário: Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: DIFEL, ECKERT, C.; ROCHA, A. L. C. Escrituras Hipermidiáticas e as Metamorfoses da Escrita Etnográfica no Banco de Imagens e Efeitos Visuais. Revista Iluminuras, V. 7, n. 16. Porto Alegre: BIEV, PPGAS/UFRGS, FREIRE, Marcius; LOURDOU, Philippe (Orgs.). Descrever o visível: cinema documentário e antropologia fílmica. São Paulo: Estação Liberdade, FRANCE, Claudine. Cinema e Antropologia. Campinas: Unicamp, HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Imagem-Violência: Mímeses e reflexividade em alguns filmes recentes. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, LEITE, Ilka Boaventura. Produzir o texto, polir o olhar. In Leite, Ilka Boaventura (Org). Ética e Estética em Antropologia. Florianópolis: PPGAS/UFSC, CNPq, Olhares de África: olhares e entre-lugares da arte na diáspora. Tomo - Revista do Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais/Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão-SE, NPPCS/UFS, n. 10 jan./jun., MAUSS, Marcel. As Técnicas do corpo. In Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, MACDOUGALL, David. Significado e ser. In: BARBOSA, Andréa; CUNHA, Edgar Teodoro; HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Imagem-Conhecimento: Antropologia, cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, MALUF, Sônia Weidner. Corporalidade e desejo: Tudo sobre minha mãe e o gênero na margem. Estudos Feministas, 01/2002. pp MARCUS, George E. A estética contemporânea do trabalho de campo na arte e na antropologia: Experiências em colaboração e intervenção. In: BARBOSA, Andréa; CUNHA, Edgar Teodoro; HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Imagem-Conhecimento: Antropologia, cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, NORONHA, Isabel. Filme Trilogia das Novas Famílias. FDC/Ébano Multimedia, Maputo, ; ALTMAN, Vivian. Filme Mãe dos Netos. FDC/Ébano Multimedia, Maputo, 2008.

16 NOVAES, Sylvia Caiuby. Imagem, Magia e Imaginação: Desafios ao Texto Antropológico. MANA 14(2): , OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. In: O trabalho do antropólogo. São Paulo, Unesp, pp SAMAIN, Etienne. Ver e dizer na tradição etnográfica: Bronislaw Malinowski e a fotografia. Horizontes antropológicos, n.2, 1995, p "Margareth Mead e Gregory Bateson" In: ALVES, André e SAMAIN, Etienne. Os argonautas do mangue precedido de Balinese character (re)visitado. Campinas: Unicamp/ São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, TACCA, Fernando de. Rituaes e festas Bororo: a construção da imagem do índio como "selvagem" na Comissão Rondon. Revista de Antropologia. São Paulo, v. 45, n. 1, 2002.

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

CURIOSIDADE É UMA COCEIRA QUE DÁ NAS IDÉIAS

CURIOSIDADE É UMA COCEIRA QUE DÁ NAS IDÉIAS PAUTA DO ENCONTRO Início : 13hs30 1. Parte teórica 20 2. Oficina elaboração de mapas conceituais e infográficos ( processo) 40 3. Socialização dos resultados ( produto) 40 4. Avaliação geral da proposta

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Design de superfície e arte: processo de criação em estamparia têxtil como lugar de encontro. Miriam Levinbook

Design de superfície e arte: processo de criação em estamparia têxtil como lugar de encontro. Miriam Levinbook Design de superfície e arte: processo de criação em estamparia têxtil como lugar de encontro. Miriam Levinbook Resumo: Este artigo propõe conexões a respeito do design de superfície em estamparia têxtil

Leia mais

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+ I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+

Leia mais

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010 Fundamentos metodológicos da teoria piagetiana: uma psicologia em função de uma epistemologia Rafael dos Reis Ferreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Programa de Pós-Graduação em Filosofia FAPESP

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

Denise Fernandes CARETTA Prefeitura Municipal de Taubaté Denise RAMOS Colégio COTET

Denise Fernandes CARETTA Prefeitura Municipal de Taubaté Denise RAMOS Colégio COTET O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL NAS PERSPECTIVAS SÓCIO-HISTÓRICA, ANTROPOLÓGICA E PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL Denise Fernandes CARETTA Prefeitura

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Poliana Helena Batista Thomaz PUC-Campinas Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas Na pesquisa

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem

O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem PACC / UAB / UFABC O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem Por Lilian Menezes Como dito anteriormente, na linguagem audiovisual as imagens ocupam lugar de destaque e quando começamos a trabalhar

Leia mais

UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DO NUMERAMENTO

UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DO NUMERAMENTO UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DO NUMERAMENTO FARIA, Juliana Batista. UFMG julianabmat@yahoo.com.br Membro do Grupo Estudos sobre Numeramento

Leia mais

1. Investigação Filosófica construir o sentido da experiência

1. Investigação Filosófica construir o sentido da experiência FILOSOFIA PARA CRIANÇAS 1. Investigação Filosófica construir o sentido da experiência O Prof. Dr. Matthew Lipman, filósofo e educador norte-americano, criou o Programa Filosofia para Crianças no final

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante CATEGORIAS SUBCATEGORIAS INDICADORES 1.1. Tempo de serviço docente ( ) 29 anos (1) 1.2. Motivações pela vertente artística ( ) porque

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

Palavras-chave: Historiografia; Paraná; Regime de Historicidade; História Regional

Palavras-chave: Historiografia; Paraná; Regime de Historicidade; História Regional Doi: 10.4025/7cih.pphuem.1280 OS HISTORIADORES, SEUS LUGARES E SUAS REGIÕES: A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA UNICENTRO SOBRE A REGIÃO PARANAENSE Darlan Damasceno Universidade Estadual de Londrina Resumo.

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL

INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL ZANDONATO, Zilda Lopes - UNESP GT: Educação Fundamental/nº 13 Agência Financiadora: não contou com financiamento

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR?

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? Como Encontrar a Verdadeira Felicidade Rosanne Martins Introdução Este livro foi escrito com o intuito de inspirar o leitor a seguir o sonho que traz em seu coração.

Leia mais

A produção de leituras da obra A maior flor do mundo

A produção de leituras da obra A maior flor do mundo Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG - Centro Pedagógico Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) A produção

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO PROF. ME. RAFAEL HENRIQUE SANTIN Este texto tem a finalidade de apresentar algumas diretrizes para

Leia mais

Atividade extra. Fascículo 1 História Unidade 1 Memória e experiência social. Questão 1. Ciências Humanas e suas Tecnologias História 39

Atividade extra. Fascículo 1 História Unidade 1 Memória e experiência social. Questão 1. Ciências Humanas e suas Tecnologias História 39 Atividade extra Fascículo 1 História Unidade 1 Memória e experiência social Questão 1 Alguma coisa acontece no meu coração Que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João É que quando eu cheguei por

Leia mais

JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE

JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE Thayanne Oliveira Rosa LUCENA¹, Dr. Gustavo Abílio Galeno ARNT² 1. Bolsista PIBIC/IFB - Instituto Federal de Brasília- Campus: São Sebastião- DF thayanne.001@gmail.com

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia de sociedade de risco.

Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia de sociedade de risco. VI Encontro Nacional da Anppas 18 a 21 de setembro de 2012 Belém - PA Brasil Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática Introdução Neste artigo apresenta-se uma pesquisa 1 que tem por tema a formação inicial de professores

Leia mais

O SUJEITO EM FOUCAULT

O SUJEITO EM FOUCAULT O SUJEITO EM FOUCAULT Maria Fernanda Guita Murad Foucault é bastante contundente ao afirmar que é contrário à ideia de se fazer previamente uma teoria do sujeito, uma teoria a priori do sujeito, como se

Leia mais

Por uma estética das imagens digitais: um olhar sobre Parallel, videoinstalação de Harun Farocki

Por uma estética das imagens digitais: um olhar sobre Parallel, videoinstalação de Harun Farocki Por uma estética das imagens digitais: um olhar sobre Parallel, videoinstalação de Harun Farocki Jamer Guterres de Mello 1 Resumo Este trabalho pretende demonstrar de que forma as imagens digitais produzem

Leia mais

Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006.

Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006. Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006. Nicole Plascak 1 Resumo: A marca pós-moderna é resultado de

Leia mais

RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO

RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO MEIER, Heinrich. Carl Schmitt & Leo Strauss. The Hidden Dialogue. Including Strauss s Notes on Schmitt s Concept of the Political & Three Letters from Strauss

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Priscila de Macedo Pereira e Souza Resumo: Uma experiência numa escola pública de Goiânia, usando da técnica Sticker Art para

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação 52 URIARTE, Mônica Zewe. 33 Programa de Pós-Graduação em Educação Resumo: Este artigo apresenta informações sobre a experiência da UNIVALI quanto ao ensino de artes no Curso de Pedagogia, preparado para

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO

QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO Bernardo Goytacazes de Araújo Professor Docente de Filosofia da Universidade Castelo Branco Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea

Leia mais

A Epistemologia de Humberto Maturana

A Epistemologia de Humberto Maturana ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Humberto Maturana Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Humberto Maturana Biólogo. Chileno,

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE

DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE Por Sérgio Cohn Sergio Cohn: Como foram as suas experiências na criação de cédulas ao lado do Aloísio Magalhães? João de Souza Leite: Eu tive duas experiências

Leia mais

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O QUE DIZEM AS INVESTIGAÇÕES E PRODUÇÕES TEMÁTICAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS?

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O QUE DIZEM AS INVESTIGAÇÕES E PRODUÇÕES TEMÁTICAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS? EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O QUE DIZEM AS INVESTIGAÇÕES E PRODUÇÕES TEMÁTICAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS? Ilma Regina Castro Saramago de Souza 1 (UFGD) Marilda Moraes Garcia Bruno 2 (UFGD) Palavras-chave: Escolarização

Leia mais

Revista Perspectiva. 2 Como o artigo que aqui se apresente é decorrente de uma pesquisa em andamento, foi possível trazer os

Revista Perspectiva. 2 Como o artigo que aqui se apresente é decorrente de uma pesquisa em andamento, foi possível trazer os OS SABERES CIENTÍFICOS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: continuidades e descontinuidades na produção acadêmica recente. CAMPOS, Mariê Luise Campos UFSC mariecampos10@gmail.com eixo: Educação e Infância / n.

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul A CIDADE E UMA UNIVERSIDADE: NARRATIVAS POSSÍVEIS

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul A CIDADE E UMA UNIVERSIDADE: NARRATIVAS POSSÍVEIS A CIDADE E UMA UNIVERSIDADE: NARRATIVAS POSSÍVEIS Área temática: Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro Professora Drª Adriane Borda (coordenador da Ação de Extensão) Vanessa da Silva Cardoso 1,

Leia mais

Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter-

Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter- Algumas definições Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter- relações. O sentido de um termo

Leia mais

APRENDENDO NOS MUSEUS. Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos

APRENDENDO NOS MUSEUS. Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos APRENDENDO NOS MUSEUS Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos Este material foi desenvolvido a fim de ajudar alunos e professores a tirar maior proveito de suas experiências museais.

Leia mais

Tal discussão faz parte das transformações nos paradigmas teóricos mais gerais, que atingem todas as áreas do conhecimento, no mundo contemporâneo,

Tal discussão faz parte das transformações nos paradigmas teóricos mais gerais, que atingem todas as áreas do conhecimento, no mundo contemporâneo, CULTURAS INFANTIS E SABERES: CAMINHOS RECOMPOSTOS SANTOS, Solange Estanislau dos FCT/UNESP GT: Educação de Crianças de 0 a 6 anos/ n.07 Agência Financiadora: CAPES Este artigo pretende divulgar os resultados

Leia mais

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE Martyhellen Maria Monteiro da Silva - Acadêmica do 8º período do Curso de Pedagogia-UVA, Bolsista do PIBID/UVA-Pedagogia

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.9, p. 147-151, abr. 2012.

OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.9, p. 147-151, abr. 2012. DIAS, P. S. Território e informação: o circuito da produção publicitária na cidade de São Paulo. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas,

Leia mais

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da Introdução O interesse em abordar a complexidade da questão do pai para o sujeito surgiu em minha experiência no Núcleo de Atenção à Violência (NAV), instituição que oferece atendimento psicanalítico a

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

O trabalho infantil hoje e em diferentes épocas: Uma nova Abordagem para o Ensino. de História nas Séries Iniciais

O trabalho infantil hoje e em diferentes épocas: Uma nova Abordagem para o Ensino. de História nas Séries Iniciais O trabalho infantil hoje e em diferentes épocas: Uma nova Abordagem para o Ensino de História nas Séries Iniciais Jaqueline Lesinhovski Talamini 1 Os professores das séries iniciais encontram muitas vezes

Leia mais

RESUMO. Autora: Juliana da Cruz Guilherme Coautor: Prof. Dr. Saulo Cesar Paulino e Silva COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

RESUMO. Autora: Juliana da Cruz Guilherme Coautor: Prof. Dr. Saulo Cesar Paulino e Silva COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA 1 A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM CENÁRIOS DE DIVERSIDADE 1 Autora: Juliana da Cruz Guilherme Coautor:

Leia mais

História da Mídia Impressa na Educação

História da Mídia Impressa na Educação História da Mídia Impressa na Educação LUSTOSA, Elem Acadêmica do Curso de Pedagogia Iniciação Científica MACIEL, Margareth de Fátima Doutorado em Educação UNICENTRO - PARANÁ RESUMO Esse texto aborda a

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS Victória Junqueira Franco do Amaral -FFCLRP-USP Soraya Maria Romano Pacífico - FFCLRP-USP Para nosso trabalho foram coletadas 8 redações produzidas

Leia mais

Por que há sonhos dos quais não nos esquecemos?

Por que há sonhos dos quais não nos esquecemos? Opção Lacaniana online nova série Ano 3 Número 8 julho 2012 ISSN 2177-2673 Por que há sonhos dos quais não nos esquecemos? Luciana Silviano Brandão Lopes Quem já não teve a sensação de ter tido muitos

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Fotografia e educação: a escola como formadora de leitores críticos da imagem midiática 1

Fotografia e educação: a escola como formadora de leitores críticos da imagem midiática 1 Fotografia e educação: a escola como formadora de leitores críticos da imagem midiática 1 Ana Maria Schultze - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) 2 Resumo Apesar de crianças

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO Maria João Valente Rosa Membro do Conselho Superior de Estatística; Professora Universitária da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa;

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

Imagens de professores e alunos. Andréa Becker Narvaes

Imagens de professores e alunos. Andréa Becker Narvaes Imagens de professores e alunos Andréa Becker Narvaes Inicio este texto sem certeza de poder concluí-lo de imediato e no intuito de, ao apresentá-lo no evento, poder ouvir coisas que contribuam para continuidade

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

O CAMINHO DO ATOR BUSCADOR Mônica Mello Universidade Federal da Bahia UFBA Antropologia teatral, treinamento de ator, pré-expressivo.

O CAMINHO DO ATOR BUSCADOR Mônica Mello Universidade Federal da Bahia UFBA Antropologia teatral, treinamento de ator, pré-expressivo. O CAMINHO DO ATOR BUSCADOR Mônica Mello Universidade Federal da Bahia UFBA Antropologia teatral, treinamento de ator, pré-expressivo. O Caminho do Ator Buscador é um treinamento em bases pré-expressivas,

Leia mais

PRÉ-PRODUÇÃO E PRODUÇÃO Marilia Mello Pisani

PRÉ-PRODUÇÃO E PRODUÇÃO Marilia Mello Pisani O presente teto faz parte do curso de Produção de Vídeo e é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0. Não Adaptada. Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponíveis

Leia mais

PROFESSOR FORMADOR, MESTRE MODELO? ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de PUC-SP PASSOS, Laurizete Ferragut UNESP GT-20: Psicologia da Educação

PROFESSOR FORMADOR, MESTRE MODELO? ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de PUC-SP PASSOS, Laurizete Ferragut UNESP GT-20: Psicologia da Educação PROFESSOR FORMADOR, MESTRE MODELO? ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de PUC-SP PASSOS, Laurizete Ferragut UNESP GT-20: Psicologia da Educação Considerando a importância de estudos que abordem dimensões

Leia mais

Produção de vídeos e educação musical: uma proposta interdisciplinar

Produção de vídeos e educação musical: uma proposta interdisciplinar Produção de vídeos e educação musical: uma proposta interdisciplinar Marcus J. Vieira Universidade Estadual de Londrina Uel marcus.musico@bol.com.br Resumo. Este relato descreve uma experiência em educação

Leia mais

Esta é uma breve análise de uma peça publicitária impressa que trabalha com o

Esta é uma breve análise de uma peça publicitária impressa que trabalha com o Chapeuzinho Vermelho ou Branca de Neve? O sincretismo imagem, texto e sentido. 1 Autor: Fernanda Rodrigues Pucci 2 Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar um anúncio de publicidade impressa em

Leia mais

Licenciatura em Comunicação Empresarial

Licenciatura em Comunicação Empresarial Resumo Este artigo tem como objectivo principal fazer uma breve análise da comunicação do pessoal-mix de uma organização, as vantagens de uma boa comunicação entre os mais variados sectores de actividade

Leia mais

definido, cujas características são condições para a expressão prática da actividade profissional (GIMENO SACRISTAN, 1995, p. 66).

definido, cujas características são condições para a expressão prática da actividade profissional (GIMENO SACRISTAN, 1995, p. 66). A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA Rita de Cássia de Alcântara Braúna UFV/MG - rbrauna@ufv.br Agência Financiadora: FAPEMIG e CNPq Introdução Pesquisas na área da formação

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros " SO EM DESENCANTO ". UNIVER

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros  SO EM DESENCANTO . UNIVER TIRE ALGUMAS DE SUAS DUVIDAS SOBRE CULTURA RACIONAL - O que é CULTURA RACIONAL? R - A Cultura Racional é a cultura do desenvolvimento do raciocínio. A cultura natural da Natureza. É o conhecimento da origem

Leia mais

Índice. 1. Metodologia de Alfabetização...3. 2. Aprendizagem da Escrita...3 3. Aprendizagem da Leitura...6

Índice. 1. Metodologia de Alfabetização...3. 2. Aprendizagem da Escrita...3 3. Aprendizagem da Leitura...6 GRUPO 6.1 MÓDULO 6 Índice 1. Metodologia de Alfabetização...3 1.1. Qual o Conhecimento sobre o Sistema de Escrita dos Jovens e Adultos?... 3 2. Aprendizagem da Escrita...3 3. Aprendizagem da Leitura...6

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

Prof. Volney Ribeiro

Prof. Volney Ribeiro A REDAÇÃO NO ENEM Prof. Volney Ribeiro Professor de língua portuguesa Especialista em Gestão Educacional Mestrando em Letras A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo

Leia mais

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES.

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. Tema 1: Histórias de vida, diversidade populacional (étnica, cultural, regional e social) e migrações locais, regionais e intercontinentais

Leia mais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS SURDOS: AS MARCAS DA INTERLÍNGUA MARTINS, Tânia Aparecida 1 PINHEIRO, Valdenir de Souza 2 NOME DO GT: Educação

Leia mais