Diferenciação do Produto

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diferenciação do Produto"

Transcrição

1 Module 1 Posicionamento Capitulo 5 Diferenciação do Produto Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger

2 CONTEÚDOS MÓDULO POSICIONAMENTO Capítulo 5: Destacar Autores: Dr. Andrea Grimm, Dr. Astin Malschinger IMPRESSÃO Responsável pelos conteúdos: Austrian Marketing University of Applied Sciences, Campus Wieselburg of FH Wiener Neustadt, Austria, 3250 Wieselburg, Zeiselgraben Austrian Marketing University of Applied Sciences Todos os direitos de reprodução, distribuição e tradução estão reservados. Tel: 0043-(0) I: Contacto: Dr. Astin Malschinger Este estudo foi realizado graças ao programa EU Lifelong Learning Programme.

3 0. Sobre esta unidade O que é a diferenciação do produto? Diferenciação é o processo de distinção de um produto ou serviço dos seus concorrentes. O que irá aprender nesta unidade. Irá familiarizar-se com os aspectos únicos dos seus produtos e da sua exploração agrícola. Estas qualidades distintivas irão com certeza criar fidelidade do cliente. Porque precisamos distinguir os nossos produtos de outros? Se um produto não se destaca dos outros, provavelmente irá passar despercebido ao consumidor e, eventualmente, desaparecer do mercado.

4 A. A diferenciação: uma introdução Leite. Fazer compras de produtos alimentares num país estrangeiro pode ser uma aventura. Poderá dar consigo a olhar para produtos lácteos de diferentes marcas nas prateleiras, diferentes e desconhecidos, todos com preços semelhantes. Tenta encontrar características que distingam uns produtos dos outros. Aqui está um pequeno teste para si: 1. que características mostram que este produto é leite? Fonte: Fonte: Fonte: Por exemplo: Cor: o produto é branco, há azul à volta da imagem Forma da embalagem: alto e quadrado Material: cartão (embalagem de bebida) ou vidro Imagens: paisagens, verter leite, natureza, vacas, sabores, etc.

5 O leite é reconhecido através de características estereotipadas: cor branca; o produto é visualizado dinamicamente. Estas são as características mais marcantes pelas quais se identifica o leite. Dito isto, o que determina exactamente a decisão de compra do consumidor? Aqui tem mais uma questão: 2. Que produto compraria? Porqu? Deve ter reparado em outras características. Quais? A embalagem artesanal? Ou optará pelo leite tradicional? Seja qual for a sua escolha, escolheu um determinado artigo pelo seu aspecto distinto, que o posiciona além dos outros produtos. A importância de ser diferente Como vimos, ser capaz de definir a si e aos seus produtos de forma distinta da sua concorrência é essencial. Os seus clientes devem reconhecer imediatamente aquilo que destaca seu produto. Significa que lhes deve dar boas razões para escolher o seu produto em vez do da concorrência. Voz da experiência Os meus concorrentes estão no mercado há muito mais tempo que os meus produtos. Sinceramente, não existem diferenças aparentes. Dê aos seus clientes uma razão para comprar os seus produtos e para mudar para a sua linha de produtos. Armadilhas comuns Os seguintes pontos irão ajudá-lo a evitar erros graves: Armadilha 1 Insuficiente ou sem diferenciação Muitas empresas copiam ideias de produtos e serviços da concorrência. Como resultado, não será tão susceptível de atrair potenciais clientes e os seus produtos poderão passar despercebidos. Uma análise à concorrência, como parte da análise de mercado, pode ajudar a evitar este erro. Armadilha 2 diferenciação sem benefícios Tenha sempre o benefício do cliente em mente. O Vinho Premium, por exemplo, não deverá ser vendido a um preço baixo para o diferenciar da concorrência, isto porque o seu mercado alvo não estará interessado. O seu público-alvo deverá ser a classe média. Características de diferenciação inadequadas não têm necessariamente de ter um impacto

6 negativo no seu negócio, claro. No entanto, a identidade da sua empresa irá provavelmente ser afectada.! Antes de decidir por uma estratégia de diferenciação, considere as expectativas dos clientes em si e no seu produto. Que problema pretende resolver com o seu produto? Armadilha 3 as necessidades do seu cliente A maioria dos produtores sabe que os seus produtos podem resolver problemas específicos dos seus clientes e portanto são capazes de satisfazer as suas necessidades. Contudo existem vários níveis de necessidades que devem ser satisfeitos. A principal finalidade de um carro, por exemplo, é a mobilidade. Mobilidade não é no entanto, o único aspecto que determinados públicos-alvo esperam de um carro. Eles poderão ter outras necessidades, que deverão ser satisfeitas pelo produtor. Isto pode incluir uma vasta rede de serviços, exclusividade, segurança, etc. Por outras palavras, o foco exclusivo na principal finalidade do produto poderá não conquistar necessariamente o seu cliente. Uma diferenciação efectiva só pode ser feita após determinado conjunto de necessidades do seu público-alvo identificadas, por exemplo, através da realização de estudo de necessidades. Armadilha 4 Falhas na comunicação Uma comunicação eficaz é a chave para o lançamento de um produto com sucesso. Não interessa quão bom o produto é, se o cliente não souber disso, não irá comprar. Agora, isto não é ciência espacial. É na verdade, senso comum. No entanto, tantas empresas parecem ignorar a importância da boa comunicação, principalmente pequenas empresas, que normalmente têm orçamentos limitados para a publicidade.! Como produtor agrícola de pequena escala deve visar o seu potencial cliente e entrar em contacto com ele. Existe um enorme potencial para os agricultores que recorrem ao contacto pessoal com os seus clientes. A experiência tem demonstrado que o passar de palavra é o resultado positivo dos encontros e conversas dos clientes com o produtor. Este tipo de publicidade é valiosa e barata. O módulo de publicidade irá fornecer mais detalhes neste ponto.

7 B. Formas de diferenciar o seu produto Como vimos, o foco centrado apenas no conhecimento das necessidades do consumidor não é suficiente para atrair a sua atenção. Mais uma vez, a questão é como se destacar e ser notado. Primeiro, deve estar ciente daquilo que os seus clientes sabem acerca dos seus produtos e sobre os da concorrência. O Workshop Prático neste módulo explica passo-a-passo como categorizar clientes. Os questionários fornecidos ajudá-lo-ão durante este processo. Pode adaptá-los facilmente às suas necessidades. Usar atributos para se destacar Usar determinadas características do produto para o distinguir da concorrência é um método muito aplicado. Esses atributos ou características são muitas vezes qualidades que descrevem pessoas. Pense em qualidades que usaria para descrever a sua mãe, o Pablo Picasso ou a Júlia Roberts. O mais provável é que irá escolher diferentes qualidades para descrever cada uma destas pessoas. Iria associar a Pablo Picasso as palavras criativo ou mulherengo ; Júlia Roberts a bonito ou rico. Exemplos bem sucedidos Visa Está onde quer que esteja BMW Puro prazer de condução Silhouette Visão sem fronteiras O MasterCard é um exemplo menos bem sucedido. Apenas alguns clientes estão familiarizados com o slogan Dinheiro inteligente.

8 Os produtos agrícolas também oferecem bons exemplos de como distinguir o seu produto de outros, destacando algumas das suas características: saboroso, saudável, local, seguro, etc. Exemplos: atributos para pequenos produtores agrícolas Saboroso Seguro Saudável Familiar Local Diferenciação através do processo de produção A indústria alimentar tem também um grande potencial para distinção dos produtos. Muitas fábricas de cerveja, por exemplo, fizeram referência às leis da genuinidade durante séculos. A lei de genuinidade de Munique existe desde Esta lei define quais os ingredientes que podem ser usados. Ingrediente especial Os produtos alimentares têm normalmente a descrição de um ingrediente em particular, que é único. A Danone, por exemplo, usa o nome sonante L. casei Imunitass para a sua bebida probiótica, Actimel, para se distinguir dos outros produtos desta categoria. Fonte: 1 Hingegen wurde das bayrische Reinheitsgebot erste 1516 verordnet.

9 Outro exemplo é Nestlé LC1, que contém Streptococcus thermophilus and Lactobaccillus Johnsonii La1. Para mais informações visite o website LC1 em Fonte: Se comparar o Actimel com o LC1, irá perceber porque o primeiro tem tanto sucesso, apesar de o LC1 dominar o mercado dos iogurtes probióticos, no momento em que o Actimel foi lançado. Outro exemplo é Riccola. O que contém? Ervas dos Alpes Suíços! Ingrediente seleccionado. Neste caso, um ingrediente específico é utilizado para salientar a singularidade do produto. Este componente não é usado por nenhum dos concorrentes. Por exemplo, VW desenvolveu a tecnologia Common Rail especificamente para motores diesel de forma a torná-los mais eficientes. Também, é do conhecimento comum que em cada Mon Chérie existe uma cereja Piemont, quando na verdade a cereja Piemont nem sequer existe. Melhor ingrediente Neste caso, o produto é descrito como contendo os melhores ingredientes. Omissão de ingredientes Livre de engenharia genética ou sem conservantes são descrições do produto usadas habitualmente.

10 fonte: Hilcona (www.hilcona.com) criou o lema boa alimentação garantida 100% prazer, reivindicando que os seus produtos são livres de ingredientes artificiais, corantes artificiais, gorduras saturadas e conservantes.! Este método de diferenciação tem baixo potencial para pequenos produtores rurais! Os consumidores esperam que os produtos agrícolas estejam já livres destes compostos, embora nem sempre seja este o caso. O Aceto balsâmico é um exemplo de um processo de produção único, que constitui o verdadeiro e original Aceto Balsâmico. O sumo das uvas Trebbiano é fervido e concentrado. É depois arrefecido e transferido para barris de madeira onde permanece para fermentação durante vários anos, tal como o vinho. Durante este período, a água continua a evaporar concentrando ainda mais o seu sabor e dando ao vinagre a sua consistência espessa. Este método de armazenamento é aquilo que distingue o Aceto Balsâmico dos outros vinagres. O presunto serrano espanhol é único no modo de produção. Obtém a sua alta qualidade através da cura de ar (características únicas do ar). O processo de produção e a sua receita são marcas registadas.

11 Fonte: Frosta (www.frosta.de) produz congelados e utiliza a já referida anteriormente, tradição das regras de genuinidade para se diferenciarem dos concorrentes bem como o facto de os produtos não conterem determinados ingredientes. Esta qualidade particular é distintiva e é susceptível de ser recordada pelo consumidor. Fonte: FILME >> Frosta-purity law Frosta >> TV spot Frosta ww.youtube.com/watch?v=a22qjhqeday A Vulcano, sediada na Áustria, (www.vulcano.at) produz presunto Premium. Nós usamos apenas um pouco de sal, ervas e fumeiro, o que

12 permite que o aroma da carne se desenvolva ao máximo. Os nossos produtos maturam durante um período de tempo considerável, o que lhes confere um sabor natural. O produto final é uma iguaria que tem a sua origem numa região tradicional, conhecida pelos seus apreciadores. Fonte: FILME >> On the Vulcano Produktionsgemeinschaft Diferenciação: seja o primeiro no mercado Se é o primeiro a lançar um determinado produto, verificará o grande potencial desta forma particular de diferenciação. Afinal, é sempre mais fácil afirmar-se como primeiro no mercado, ao invés de tentar convencer o consumidor de que o seu produto é melhor do que qualquer outro. A explicação para isto reside no facto de que as pessoas normalmente habituam-se e sentem-se confortáveis com o status quo (efeito de habituação) e, como resultado, preferem não mudar. Red Bull é um bom exemplo disto. A bebida energética tem vindo a ser copiada repetidamente, mas em vão.

13 Fonte: jakst.files.wordpress.com Diferenciação: posicione-se como o mais novo O posicionamento como o mais recente é mais eficaz do que como o melhor. Isto porquê? Novamente trata-se da natureza humana. Estamos habituados a procurar sempre o último produto, porque o mundo material está continuamente a oferecer-nos novos produtos. Diferenciação através de posição de Liderança Estabelecer uma posição de liderança significa que é reconhecido pelos consumidores como alguém com sucesso, poderoso e de elevado status. Adicionalmente, em relação aos produtos alimentares, o agricultor representa alguém com grande competência no processo de produção. Tome o exemplo da marca de cerveja Antarctica do Brasil, que era a cerveja mais vendida, seguida da Brahma. O slogan dizia: Servir o nº 1. Adivinhe o que aconteceu? Isso mesmo! A mensagem de ser Nº 1 nunca tinha sido passada aos consumidores. Como resultado, eles mudaram para a Brahma porque acreditavam ser a cerveja mais vendida. Na verdade, este não era o caso quando a campanha publicitária foi lançada. No entanto, no final da campanha, Brahma foi de facto a cerveja de maior sucesso no Brasil. Pode não ser capaz de se tornar marca líder no seu país. De qualquer forma, pode focar-se numa determinada localização: escolha uma província ou área, mesmo localidades urbanas. Seja líder de mercado na Toscana, no mar Egeu ou em Bordéus. Se esta estratégia não for viável, pode tentar especificar a sua categoria de produto. Por exemplo, seja o

14 Nº1 na produção de óleo de damasco, queijo Alpino, iogurte de cabra, schnapps (tipo de bebida alcoólica), etc. numa região específica. Porque é esta abordagem tão eficaz? Porque as pessoas compram o que todos compram. Porque não usar essa percepção como vantagem? A posição de Liderança pode ser aplicada em diversas áreas: 1. Quota de mercado: lembre-se do exemplo da cerveja Brasileira. Quota de mercado é sobretudo o quanto vende. 2. Líder em tecnologia: isto significa ser o produtor líder em termos de tecnologia usada no processo de produção. Por exemplo, a fábrica de cerveja Pilsner desenvolveu o processo Pilsner. 3. Líder de desempenho: Que tal ser o Nº 1 em termos de desempenho excepcional? Produtos agrícolas ou feitos à mão, por exemplo, podem ser líderes em relação ao seu sabor ou ingredientes mais requintados. Diferenciação através da tradição As pessoas associam a tradição à sensação de segurança, por isso esta posição ajuda o produto a destacar-se dos seus concorrentes. Afinal, para muitos consumidores a tradição é sinónimo de grande especialização. As receitas de família, por exemplo, que se mantêm no seio da família durante décadas e estão em contínuo desenvolvimento. Os consumidores têm confiança no produto. Weihenstephaner é um bom exemplo: realçam o facto de serem a mais antiga fábrica de cerveja do mundo desde A palavra desde geralmente transmite a mensagem de que determinado produto ou empresa tem uma longa tradição. Dica: decida se desde deverá também fazer parte do seu logo.

15 Tradição familiar. Em particular, as empresas agrícolas têm um grande potencial na era da globalização. Novamente, é a natureza humana. Muitos consumidores têm uma ligação a empresas familiares, porque as associam a lar e familiaridade. Ao contrário do negócio global, que é visto como anónimo. Como consumidores tendemos a acreditar que as empresas familiares nos oferecem grande qualidade, isto porque conhecem os seus clientes e estão interessados no que estes pensam sobre os seus produtos. Associamos grandes empresas à partilha de valores. Naturalmente, este não é sempre o caso, mas representa o estereótipo da percepção do consumidor. Tradição geográfica. Muitos países e regiões possuem uma determinada imagem que é representada na especialidade de determinados produtos. Os Suíços são bons a fazer relógios de grande qualidade e precisão, os Alemães produzem carros e cerveja, os Italianos fazem a melhor pizza e pasta, os Franceses produzem bons vinhos e queijos, os Russos produzem excelente Vodka e os Espanhóis produzem excelentes azeites. Existe uma lista de especialidades dos vários países e suas diferentes regiões. Aproveite as competências do seu país ou região para se distinguir dos outros produtores. Em primeiro lugar determine pelo que é a sua região conhecida. Quanto mais vender os produtos da sua região, mais efectivo será, pois provavelmente existem diversos negócios na sua região que oferecem as mesmas especialidades. Muitas empresas tentam ocultar a sua origem e focam-se em diferentes tradições geográficas. Por exemplo, uma empresa de cosméticos de Nova York, sediada em SoHo, produz produtos de cosmética de alta qualidade. A sua marca é Luzern. Porquê? Porque nos EU os produtos da indústria da moda e cosmética estão pensados para ser de alta qualidade comparados com aqueles produzidos nos EU.

16 Fonte: A cidade suíça de Lucern e a cruz vermelha nas embalagens ligam estes produtos à Suíça. A empresa usa ervas dos Alpes para destacar esta ideia. Outro exemplo é Häagen-Dazs, numa marca de gelados. Fonte: A julgar pelo nome e grafismo da marca, assume-se automaticamente tratar-se de um produto Dinamarquês. A verdade é que se trata de um produto americano, do Bronx, Nova York. O endereço da sede é: Häagen-Dazs Ice Cream 701 Zerega Ave., Bronx, New York. Diferenciação pela especialização Existe uma tendência em acreditar que pessoas especializadas num determinado produto são especialistas nesse ramo de negócio. Isto pode ser benéfico para pequenos produtores rurais para que possam salientar os seus conhecimentos. Como resultado, ganha a atenção do consumidor. Através do contacto directo, o futuro cliente deverá sentir-se mais ligado ao produto. Uma página Web, folhetos, panfletos, etc. podem também intensificar esta ligação. Defina a categoria em que é especialista.

7 Estratégias de Diferenciação

7 Estratégias de Diferenciação Módulo 1 Posicionamento Capítulo 6 7 Estratégias de Diferenciação Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger CONTEÚDOS MÓDULO 1 POSICIONANDO O PRODUTO Capítulo 6: estratégias para criar identidades únicas

Leia mais

Módulo 2 Planeamento de Marketing. Capítulo 4. Atribuição de Preço. Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger

Módulo 2 Planeamento de Marketing. Capítulo 4. Atribuição de Preço. Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger Módulo 2 Planeamento de Marketing Capítulo 4 Atribuição de Preço Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger CONTEÚDOS 2 MÓDULO 2 PLANEAMENTO DE MARKETING Capítulo 4: Atribuição de preços Autores: Dr. Andrea

Leia mais

Practica Workshop. Marketing. Conversa de Vendas. Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger

Practica Workshop. Marketing. Conversa de Vendas. Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger Practica Workshop Marketing Conversa de Vendas Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger 2 CONTEUDO PRACTICA WORKSHOP Marketing: Conversa de Vendas Authors: Dr. Andrea Grimm, Dr. Astin Malschinger IMPRESSUM

Leia mais

Módulo 3. O Marketing nas redes sociais

Módulo 3. O Marketing nas redes sociais Módulo 3 O Marketing nas redes sociais Introdução Antigo Marketing - Novo Marketing A nova estratégia de Marketing Segmentação Tácticas/ Ferramentas/ Estratégias Segmentação Publicidade vs relações públicas

Leia mais

Briefing. Coleta de Dados. Prof. André Martins

Briefing. Coleta de Dados. Prof. André Martins Briefing Coleta de Dados Prof. André Martins A importância do briefing O briefing é o começo de tudo. Ele traz as informações que as equipes da agência que não têm contato direto com o cliente precisam

Leia mais

Segmentação e Posicionamento

Segmentação e Posicionamento Segmentação e Posicionamento Aluna: Rafaela Leite Turma: 11ºI Professor: João Mesquita Página 1 Índice Segmentação e Posicionamento... 1 Introdução... 3 Segmentação de Mercado... 4 Requisitos de Viabilidade

Leia mais

Transcrição de Entrevista n º 24

Transcrição de Entrevista n º 24 Transcrição de Entrevista n º 24 E Entrevistador E24 Entrevistado 24 Sexo Feminino Idade 47 anos Área de Formação Engenharia Sistemas Decisionais E - Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

Módulo 12 Segmentando mercados

Módulo 12 Segmentando mercados Módulo 12 Segmentando mercados Há alguns anos que os profissionais de marketing perceberam que não se pode atender todo o mercado com um único composto de produto. Nem todos os consumidores querem um carro

Leia mais

10 Coisas Simples Que Você Pode. Fazer Agora Para Gerar Tráfego e Leads Gratuitamente

10 Coisas Simples Que Você Pode. Fazer Agora Para Gerar Tráfego e Leads Gratuitamente 10 Coisas Simples Que Você Pode Fazer Agora Para Gerar Tráfego e Leads Gratuitamente Geração de tráfego e converter os leads resultantes em vendas é o último desafio para qualquer comerciante ou empreendedor,

Leia mais

Abordagens e dimensões da qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Abordagens e dimensões da qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Abordagens e dimensões da qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Abordagens da Qualidade Garvin, (1992) mostrou que a qualidade sofre modificações Em função da sua organização e abrangência, sistematizou

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Breve Apresentação do Negócio

Breve Apresentação do Negócio CELEIRO-DIETA Breve Apresentação do Negócio DADOS DE CARACTERIZAÇÃO Designação Comercial Celeiro Dieta N.º Colaboradores N.º de Estabelecimentos 25 Dispersão Geográfica Nacional Facturação em 2010 Facturação

Leia mais

O papel da gerência em um ambiente de manufatura lean. Gary Convis, Presidente, Toyota Motor Manufacturing de Kentucky

O papel da gerência em um ambiente de manufatura lean. Gary Convis, Presidente, Toyota Motor Manufacturing de Kentucky O papel da gerência em um ambiente de manufatura lean Gary Convis, Presidente, Toyota Motor Manufacturing de Kentucky Tradução: Diogo Kosaka Gostaria de compartilhar minha experiência pessoal como engenheiro

Leia mais

DE JOIAS. Guia de Melhores Práticas FOTOGRAFIA. As 7 Melhores Práticas de Fotografia de Joias que Irão Impressionar os Seus Clientes

DE JOIAS. Guia de Melhores Práticas FOTOGRAFIA. As 7 Melhores Práticas de Fotografia de Joias que Irão Impressionar os Seus Clientes FOTOGRAFIA EDIÇÃO Nº 12 GRÁTIS DE JOIAS SOLUÇÕES PARA IMAGENS DE PRODUTO QUE CONQUISTARAM OS LÍDERES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO Guia de Melhores Práticas As 7 Melhores Práticas de Fotografia de Joias que Irão

Leia mais

InfoProduto Já. Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto

InfoProduto Já. Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto Um Marketing Pessoal bem arquitetado pode alavancar de maneira decisiva seus negócios ou carreira, pois como dizem por aí: A primeira impressão

Leia mais

Objectivos pedagógicos

Objectivos pedagógicos Programa de Ciências da Natureza 6º Ano Tema: Ambiente de Vida Capítulo II- Agressões do meio e integridade do organismo 1) Os Micróbios O capítulo 1.2, Micróbios Inofensivos, chama a atenção para o facto

Leia mais

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz;

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz; E-mail marketing, muitas vezes considerada uma forma de marketing pessoal, é uma das mais valiosas ferramentas de web marketing, uma das mais visadas e mais focada pelos marqueteiros. Vamos nos concentrar

Leia mais

Pretendemos também abordar as filosofias e os tipos de Marketing. Outro dos pontos abordados é o planeamento estratégico e o processo de Marketing.

Pretendemos também abordar as filosofias e os tipos de Marketing. Outro dos pontos abordados é o planeamento estratégico e o processo de Marketing. Universidade do Algarve Escola superior de Tecnologia Engenharia Elétrica e Eletrónica MARKETING Docente: Jaime Martins Discentes: Mário Sousa Nº25649 Mário Fontainhas Nº24148 Paulo Rodrigues Nº23615 Introdução

Leia mais

Cliente: Sindicerv Veículo: www.diariodepetropolis.com.br Data: 09-05-2010 Imagem Corporativa Lei Seca: número de acidentados no trânsito cai 11,6% em abril Núcleo de Imprensa A operação Lei Seca que tem

Leia mais

T&E Tendências & Estratégia

T&E Tendências & Estratégia FUTURE TRENDS T&E Tendências & Estratégia Newsletter número 1 Março 2003 TEMA deste número: Desenvolvimento e Gestão de Competências EDITORIAL A newsletter Tendências & Estratégia pretende ser um veículo

Leia mais

O que é Benchmarking?

O que é Benchmarking? BENCHMARKING Sumário Introdução Conhecer os tipos de benchmarking Aprender os princípios do bechmarking Formar a equipe Implementar as ações Coletar os benefícios Exemplos Introdução O que é Benchmarking?

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Cliente: Sindicerv Veículo: Jornal Brasil Econômico Data: 25-05-2010 Imagem Corporativa Cliente: Sindicerv Veículo: www.msnoticias.com.br Data: 24-03-2010 Imagem Corporativa RC Meio Dia coloca em discussão

Leia mais

Mais que um Negócio, a Profissão dos seus Sonhos

Mais que um Negócio, a Profissão dos seus Sonhos Mais que um Negócio, a Profissão dos seus Sonhos Erros e Dicas para Vender seus Serviços MElina Kunifas 2010 WWW. M E L I N A K U N I F A S. C O M Caro leitor, este livreto tem o propósito de educar e

Leia mais

COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS DE SUCESSO

COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS DE SUCESSO COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS DE SUCESSO 1 Sumário: Conceito e Objectivos Estrutura do PN o Apresentação da Empresa o Análise do Produto / Serviço o Análise de Mercado o Estratégia de Marketing o

Leia mais

FILOSOFIA DO SERVIÇO DE PÓS-VENDA TOYOTA

FILOSOFIA DO SERVIÇO DE PÓS-VENDA TOYOTA FILOSOFIA DO SERVIÇO DE PÓS-VENDA TOYOTA Toyota do Brasil Pós-venda Capítulo 1 - O que o Cliente espera do Serviço de Pós-Venda Capítulo 2 - A Filosofia do Serviço de Pós-Venda Toyota Definindo a Filosofia

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

21 Mandamentos do Grandes Ideias

21 Mandamentos do Grandes Ideias 21 Mandamentos do Grandes Ideias 21 Mandamentos do Grandes Ideias Ideias simples mas que fazem toda a diferença na motivação dos nossos alunos!! 1. Conhecer os alunos e fazê-los sentirem-se amados pela

Leia mais

Como fazer seu blog se destacar dos outros

Como fazer seu blog se destacar dos outros Como fazer seu blog se destacar dos outros Fama. Tráfego. Reconhecimento. Muito dinheiro no bolso. Esses itens certamente estão presentes na lista de desejos de quase todos os blogueiros. Afinal, ninguém

Leia mais

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s Marketing Básico Capítulo II O Composto de Marketing Os 4 P s O Produto Podemos definir produto como sendo o ator principal da relação de troca, onde o mesmo deve resultar como amplamente satisfatório

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

VAMOS DAR INICIO A MAIS UMA AULA DO CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING- 4 MÓDULO COMO GANHAR DINHEIRO COM MALA DIRETA

VAMOS DAR INICIO A MAIS UMA AULA DO CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING- 4 MÓDULO COMO GANHAR DINHEIRO COM MALA DIRETA VAMOS DAR INICIO A MAIS UMA AULA DO CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING- 4 MÓDULO COMO GANHAR DINHEIRO COM MALA DIRETA 4 E ÚLTIMO MÓDULO: Como Ganhar dinheiro com Mala Direta APRESENTAÇÃO PESSOAL Edileuza

Leia mais

Profº Cálidon Costa da Conceição. Email: calidontur@hotmail.com calidoncosta@gmail.com

Profº Cálidon Costa da Conceição. Email: calidontur@hotmail.com calidoncosta@gmail.com Profº Cálidon Costa da Conceição Email: calidontur@hotmail.com calidoncosta@gmail.com CLIENTES As empresas precisam evoluir do foco na fabricação de produtos para o foco na conquista e retenção de clientes.

Leia mais

Introdução. Pra quem é esse ebook?

Introdução. Pra quem é esse ebook? Introdução Se você está lendo esse ebook é porque já conhece o potencial de resultados que o marketing digital e o delivery online podem trazer para a sua pizzaria. Bem como também deve saber que em pouco

Leia mais

THE NEXT GENERATION IS NOW MANAGEMENT & CONSULTING GROUP

THE NEXT GENERATION IS NOW MANAGEMENT & CONSULTING GROUP Soluções integradas para a Indústria do turismo empresarial THE NEXT GENERATION IS NOW MANAGEMENT & CONSULTING GROUP A equipa da XYM Hospitality e os seus parceiros possuem vastos conhecimentos sobre a

Leia mais

GUIa Prático para enfrentar a concorrência no e-commerce

GUIa Prático para enfrentar a concorrência no e-commerce GUIa Prático para enfrentar a concorrência no e-commerce Você é do tipo que quer arrancar os cabelos toda vez que um concorrente diminui o preço? Então você precisa ler este guia rápido agora mesmo. Aqui

Leia mais

ESTUDO DE CASO: QUAL GRUPO, FORMAL OU INFORMAL, POSSUI MAIOR INFLUÊNCIA NA EMPRESA V8 PRODUÇÕES LTDA, NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES?

ESTUDO DE CASO: QUAL GRUPO, FORMAL OU INFORMAL, POSSUI MAIOR INFLUÊNCIA NA EMPRESA V8 PRODUÇÕES LTDA, NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES? ESTUDO DE CASO: QUAL GRUPO, FORMAL OU INFORMAL, POSSUI MAIOR INFLUÊNCIA NA EMPRESA V8 PRODUÇÕES LTDA, NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES? Andrieli Ariane Borges Avelar, UNESPAR/FECILCAM João Marcos Borges Avelar,

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: 10.793.118/0001-78 Projeto T2Ti ERP. Módulo Comercial. Vendas e Faturamento

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: 10.793.118/0001-78 Projeto T2Ti ERP. Módulo Comercial. Vendas e Faturamento Módulo Comercial Vendas e Faturamento Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Comercial Vendas e Faturamento. Todas informações aqui disponibilizadas foram retiradas no todo

Leia mais

Módulo 17 Estratégias mercadológicas

Módulo 17 Estratégias mercadológicas Módulo 17 Estratégias mercadológicas Todas as empresas para terem sucesso no mercado a longo prazo precisam de uma estratégia. Segundo Peter Druker, as estratégias são os planos de vôos das empresas. Analisando

Leia mais

Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905)

Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905) Textos / Seminário de Orientação - 12 de Março de 2005 - Fernando Janeiro Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905) Assume-se que o objecto de uma teoria semântica é constituído

Leia mais

Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso!

Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso! Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso! Tanto para Desfrutar Este é o seu momento para explorar o que é importante para si. Tem tudo a ver com

Leia mais

E- Marketing - Estratégia e Plano

E- Marketing - Estratégia e Plano E- Marketing - Estratégia e Plano dossier 2 http://negocios.maiadigital.pt Indíce 1 E-MARKETING ESTRATÉGIA E PLANO 2 VANTAGENS DE UM PLANO DE MARKETING 3 FASES DO PLANO DE E-MARKETING 4 ESTRATÉGIAS DE

Leia mais

Testes de Diagnóstico

Testes de Diagnóstico INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO AGRÍCOLA agrinov.ajap.pt Coordenação Técnica: Associação dos Jovens Agricultores de Portugal Coordenação Científica: Miguel de Castro Neto Instituto Superior de Estatística

Leia mais

Como...fazer o pré-teste de materiais de extensão rural com pequenos agricultores

Como...fazer o pré-teste de materiais de extensão rural com pequenos agricultores Como...fazer o pré-teste de materiais de extensão rural com pequenos agricultores A realização de pré-testes antes da distribuição dos materiais de extensão rural é um processo importante no desenvolvimento

Leia mais

PORTUGAL. Produtos Agrícolas e Agro-industriais. Caracterização território do ponto de vista agrícola. Principal oferta produtos agrícolas hoje

PORTUGAL. Produtos Agrícolas e Agro-industriais. Caracterização território do ponto de vista agrícola. Principal oferta produtos agrícolas hoje PORTUGAL Produtos Agrícolas e Agro-industriais Caracterização território do ponto de vista agrícola Principal oferta produtos agrícolas hoje Oportunidades na oferta hoje produtos agrícolas Grande oferta

Leia mais

5.1. As significações do vinho e o aumento de seu consumo

5.1. As significações do vinho e o aumento de seu consumo 5 Conclusão Para melhor organizar a conclusão desse estudo, esse capítulo foi dividido em quatro partes. A primeira delas aborda as significações do vinho e como elas se relacionam com o aumento de consumo

Leia mais

UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA

UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz Aula 5 Análise do Ambiente Externo VISÃO Aonde a empresa quer chegar Explicitação do que se idealiza Envolve desejos,

Leia mais

imobiliária em 6 passos

imobiliária em 6 passos ebook Como melhorar o SEO da sua imobiliária em 6 passos egorealestate.com 1 6 pontos fundamentais a ter em conta para uma presença nos melhores lugares dos motores de busca Quando a procura de uma nova

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

4 NOVEMBRO DE 2015 A 2 MARÇO DE

4 NOVEMBRO DE 2015 A 2 MARÇO DE MARKETING AGRÍCOLA ESPECIALIZAÇÃO 4 NOVEMBRO DE 2015 A 2 MARÇO DE 2016 14 DIAS 72H 10 MÓDULOS Iniciativa: Formação acreditada por: Media Partners: CONSUMIDOR MERCADO PRODUTO POSICIONAMENTO MARCA PRICING

Leia mais

Esterofoto Geoengenharia SA. Álvaro Pombo. Administrtador. (www.estereofoto.pt)

Esterofoto Geoengenharia SA. Álvaro Pombo. Administrtador. (www.estereofoto.pt) Esterofoto Geoengenharia SA Álvaro Pombo Administrtador (www.estereofoto.pt) Q. Conte-nos um pouco da historia da empresa, que já tem mais de 30 anos. R. A Esterofoto é uma empresa de raiz, a base da empresa

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Aviso de privacidade de dados

Aviso de privacidade de dados Aviso de privacidade de dados 1. Introdução Nós somos a Supplies Distributors SA, a nossa sede está localizada na Rue Louis Blériot 5, 4460 Grâce-Hollogne, está inscrita no Registo do Comércio Liége com

Leia mais

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação Sobre o Autor: Sempre fui comprometido com um objetivo de vida: TER MINHA PRÓPRIA EMPRESA. Mas assim como você, eu também ralei bastante

Leia mais

Segurança em PHP. Márcio Pessoa. Desenvolva programas PHP com alto nível de segurança e aprenda como manter os servidores web livres de ameaças

Segurança em PHP. Márcio Pessoa. Desenvolva programas PHP com alto nível de segurança e aprenda como manter os servidores web livres de ameaças Segurança em PHP Desenvolva programas PHP com alto nível de segurança e aprenda como manter os servidores web livres de ameaças Márcio Pessoa Novatec capítulo 1 Conceitos gerais No primeiro capítulo serão

Leia mais

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça?

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Caro amigo (a) Se sua empresa está sofrendo com a falta de clientes dispostos a comprar os

Leia mais

com níveis ótimos de Brand Equity, os interesses organizacionais são compatíveis com as expectativas dos consumidores.

com níveis ótimos de Brand Equity, os interesses organizacionais são compatíveis com as expectativas dos consumidores. Brand Equity O conceito de Brand Equity surgiu na década de 1980. Este conceito contribuiu muito para o aumento da importância da marca na estratégia de marketing das empresas, embora devemos ressaltar

Leia mais

Desenvolver uma estratégia de marketing

Desenvolver uma estratégia de marketing Gerir - Guias práticos de suporte à gestão Desenvolver uma estratégia de marketing O principal objectivo de uma Estratégia de Marketing é o desenvolvimento do negócio, tendo em linha de conta, a análise

Leia mais

Item 2- Marketing. Atendimento

Item 2- Marketing. Atendimento Item 2- Marketing Atendimento Item 2- Marketing Atendimento Processo usado para determinar quais produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores e qual a melhor estratégia a ser utilizada nas

Leia mais

Prof. Milton Henrique mcouto@catolica-es.edu.br

Prof. Milton Henrique mcouto@catolica-es.edu.br Prof. Milton Henrique mcouto@catolica-es.edu.br Qual é o seu Negócio? Hoje em dia existe um excesso de: empresas similares, empregando pessoas similares, que tiveram educações similares, exercendo funções

Leia mais

Online quiz (Acréscimo de um novo fundo) Respostas correctas (63)

Online quiz (Acréscimo de um novo fundo) Respostas correctas (63) Online quiz (Acréscimo de um novo fundo) Respostas correctas (63) 1 No vídeo da série 1, o que é que a mãe e a irmã representam, respectivamente? Fundo gerido de forma passiva e o índice de referência

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

www.poderdocoachingemgrupos.com.br

www.poderdocoachingemgrupos.com.br Pesquisa de Mercado A condução de pesquisas de mercado é uma das atividades mais eficazes e importantes que você pode fazer quando você estiver projetando seu coaching em grupo. Você vai se surpreender

Leia mais

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo 2013 Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo Ana Fonseca, Bárbara Nazaré e Maria Cristina Canavarro Pontos de interesse especiais: Porque

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

Consultadoria, Pesquisas de Mercado e Opinião

Consultadoria, Pesquisas de Mercado e Opinião Pesquisas de Mercado Online 1. Apresentação O que é a Pesquisadireta? A Pesquisadireta é uma empresa de pesquisas de opinião e mercado exclusivamente online. De uma forma rápida e flexível, sua empresa

Leia mais

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE A abertura de empresas tem uma grande importância na sociedade em que vivemos, pois gera diversos benefícios, como empregos e riquezas para o país.

Leia mais

7. POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO. 7.1- Comunicação 7.2- Publicidade 7.3- Promoção 7.4- Marketing directo

7. POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO. 7.1- Comunicação 7.2- Publicidade 7.3- Promoção 7.4- Marketing directo 7. POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO 7.1- Comunicação 7.2- Publicidade 7.3- Promoção 7.4- Marketing directo A COMUNICAÇÃO Comunicar Comunicar no marketing emitir mensagem para alguém emitir mensagem para o mercado

Leia mais

Oficina Bactérias e Fungos

Oficina Bactérias e Fungos Oficina Bactérias e Fungos Leia todo a material antes de iniciar as atividades. Aproveite esse momento para explorar seus conhecimentos e ter uma aprendizagem significativa. Socialize suas dúvidas e conhecimentos

Leia mais

DATA: 05/05 AUDITÓRIO: OPERAÇÕES TEMA: SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS: ONDE ESTAMOS? PALESTRANTE: NATHAN HERSZKOWICZ

DATA: 05/05 AUDITÓRIO: OPERAÇÕES TEMA: SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS: ONDE ESTAMOS? PALESTRANTE: NATHAN HERSZKOWICZ DATA: 05/05 AUDITÓRIO: OPERAÇÕES TEMA: SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS: ONDE ESTAMOS? PALESTRANTE: NATHAN HERSZKOWICZ Planejamento Boa Gestão Consciência Política Sustent bilidade Participação

Leia mais

Email Marketing: Dicas De Como Fazer De Uma Forma Que Funciona

Email Marketing: Dicas De Como Fazer De Uma Forma Que Funciona Email Marketing: Dicas De Como Fazer De Uma Forma Que Funciona O email marketing é uma das formas de marketing mais lucrativas que existem para pequenas, médias e grandes empresas e também para profissionais

Leia mais

Caso Compal. Docente: Professor Doutor Fernando Gaspar Disciplina: Distribuição

Caso Compal. Docente: Professor Doutor Fernando Gaspar Disciplina: Distribuição Fonte: Google imagens Caso Compal Docente: Professor Doutor Fernando Gaspar Disciplina: Distribuição Discentes: Ivo Vieira nº 080127020 Nuno Carreira nº 080127009 João Franco nº 080127034 Edgar Carvalho

Leia mais

Princípios e Conceitos de Marketing. Prof. Felipe A. Pires

Princípios e Conceitos de Marketing. Prof. Felipe A. Pires Princípios e Conceitos de Marketing Prof. Felipe A. Pires O que é Marketing? É a execução de um conjunto de atividades comerciais, tendo como objetivo final a troca de produtos ou serviços entre produtores

Leia mais

Crie seu mecanismo de envolvimento: parte 3

Crie seu mecanismo de envolvimento: parte 3 ESCRITO POR David Mogensen PUBLICADO EM Dezembr o 2013 Crie seu mecanismo de envolvimento: parte 3 RESUMO Em um período em que os profissionais de marketing acham que seu trabalho mudou mais em dois anos

Leia mais

Bier Hoff. 7 maio, 2011 às 13:13 por Jussara Voss

Bier Hoff. 7 maio, 2011 às 13:13 por Jussara Voss Bier Hoff 7 maio, 2011 às 13:13 por Jussara Voss Achei inusitado, afinal não é todo dia que alguém me convida para conhecer uma microcervejaria. Para falar a verdade, foi a primeira vez, por isso, fiz

Leia mais

Marketing Para Coaches

Marketing Para Coaches Marketing Para Coaches Coaches Com Clientes: Comunicação Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Existem um grande problema com o marketing em qualquer área: Toda a gente pensa

Leia mais

E se conseguisse reduzir os seus custos de energia até 20%?

E se conseguisse reduzir os seus custos de energia até 20%? E se conseguisse reduzir os seus custos de energia até 20%? Uma solução eficaz de Gestão Energética para o Retalho Eficiência Energética no Retalho Será que está a gastar mais em energia do que necessita?

Leia mais

Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias

Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias Antes de tudo como sugestão aos donos de construtoras, incorporadoras, imobiliárias e escritórios de arquitetura

Leia mais

possibilidade de obter grande quantidade de informação a baixo custo por consumidor

possibilidade de obter grande quantidade de informação a baixo custo por consumidor 333 escolha do local para realizar teste local pode influenciar resultados localização amostragem percepção sensorial podem ocorrer diferenças para um mesmo produto, em diferentes locais, devido a: diferenças

Leia mais

Unidade de Projetos. Grupo Temático de Comunicação e Imagem. Termo de Referência para desenvolvimento da gestão de Marcas Setoriais.

Unidade de Projetos. Grupo Temático de Comunicação e Imagem. Termo de Referência para desenvolvimento da gestão de Marcas Setoriais. Unidade de Projetos de Termo de Referência para desenvolvimento da gestão de Marcas Setoriais Branding Agosto de 2009 Elaborado em: 3/8/2009 Elaborado por: Apex-Brasil Versão: 09 Pág: 1 / 8 LÍDER DO GRUPO

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

CASE Iogurte Skill/Canto de Minas

CASE Iogurte Skill/Canto de Minas CASE Iogurte Skill/Canto de Minas... 1. O LATICÍNIO CANTO DE MINAS Situado em Ituiutaba - MG, no pontal do Triângulo Mineiro, o Canto de Minas é um laticínio que está no mercado há 14 anos e, apesar relativamente

Leia mais

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva. Resposta do Exercício 1

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva. Resposta do Exercício 1 Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva 1 Resposta do Exercício 1 Uma organização usa algumas ações para fazer frente às forças competitivas existentes no mercado, empregando

Leia mais

1- O que é um Plano de Marketing?

1- O que é um Plano de Marketing? 1- O que é um Plano de Marketing? 2.1-1ª etapa: Planejamento Um Plano de Marketing é um documento que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing, adaptando-se a mudanças

Leia mais

OBSERVATÓRIO DOS PREÇOS DOS PRODUTOS AGRO- ALIMENTARES

OBSERVATÓRIO DOS PREÇOS DOS PRODUTOS AGRO- ALIMENTARES OBSERVATÓRIO DOS PREÇOS DOS PRODUTOS AGRO- ALIMENTARES Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Exma. Sras. Deputadas e Srs. Deputados Exma. Sra. e Srs. Membros do Governo A informação e a transparência são,

Leia mais

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR KOTLER, 2006 AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR. OS CANAIS AFETAM TODAS AS OUTRAS DECISÕES DE MARKETING Desenhando a estratégia

Leia mais

PRINCIPIOS GERAIS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE JOGO

PRINCIPIOS GERAIS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE JOGO PRINCIPIOS GERAIS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE JOGO ANTÓNIO GUERRA DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO DA FPV CONHEÇA A SUA EQUIPA E A COMPETIÇÃO ONDE PARTICIPA Primeiro que tudo têm de conhecer a sua equipa,

Leia mais

WILSON FERREIRA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIAGNÓSTICO DE MARKETING: EMPRESA PIPOTECA

WILSON FERREIRA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIAGNÓSTICO DE MARKETING: EMPRESA PIPOTECA WILSON FERREIRA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIAGNÓSTICO DE MARKETING: EMPRESA PIPOTECA CURITIBA 2012 DIAGNÓSTICO PIPOTECA Trabalho elaborado por Wilson Ferreira e apresentado para avaliação e

Leia mais

25 Dicas Para Viver Com Menos Açúcar

25 Dicas Para Viver Com Menos Açúcar 25 Dicas Para Viver Com Menos Açúcar O açúcar pode ser ótimo para o nosso humor, mas é péssimo para a nossa saúde. O excesso dele conduz à obesidade, diabetes, ao câncer, entre outros. Às vezes, muitos

Leia mais

Preenchendo a lacuna entre o autoatendimento e o atendimento assistido

Preenchendo a lacuna entre o autoatendimento e o atendimento assistido Folheto do produto Genesys Chat Preenchendo a lacuna entre o autoatendimento e o atendimento assistido Hoje os clientes querem e esperam opções de autoatendimento quando participam de vendas on-line e

Leia mais

1. Liderança: é melhor ser o primeiro do que ser o melhor. Nós sempre lembramos do primeiro que fez alguma coisa.

1. Liderança: é melhor ser o primeiro do que ser o melhor. Nós sempre lembramos do primeiro que fez alguma coisa. Autor: Al Ries 1. Liderança: é melhor ser o primeiro do que ser o melhor. Nós sempre lembramos do primeiro que fez alguma coisa. - Se uma marca for líder em qualquer categoria, sempre será líder na mente

Leia mais

Qualidade em e-serviços multicanal

Qualidade em e-serviços multicanal Qualidade em e-serviços multicanal Em anos recentes temos assistido a um grande crescimento dos serviços prestados pela internet (e-serviços). Ao longo deste percurso, os e-serviços têm também adquirido

Leia mais

http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS

http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS Constantemente, somos bombardeados por incontáveis conteúdos visuais. Imagens ilustram websites, redes sociais, folders,

Leia mais

1 Briefing de Criação

1 Briefing de Criação 1 Briefing de Criação Antecedentes do processo de criação Para se criar uma campanha ou mesmo uma única peça é imprescindível que antes seja feito um briefing para orientar o trabalho do planejamento,

Leia mais

Venda com Tráfego Gratuito

Venda com Tráfego Gratuito Venda com Tráfego Gratuito Depois de vários anos no marketing digital, acabei por aprender como fazer divulgação online de forma gratuita. Estou falando de algo totalmente novo, diferente de tudo o que

Leia mais

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer Oque é Marca Marca é toda representação simbólica de uma entidade, individuo ou elemento. Uma pegada, uma impressão digital, ou mesmo o meu ou seu nome podem ser caracterizados como marca. Quando nos referimos

Leia mais

Módulo 1. Redes Sociais on-line

Módulo 1. Redes Sociais on-line Módulo 1 Redes Sociais on-line Introdução Surgir e crescimento Redes sociais on-line A bolha das redes sociais on-line Os benefícios As ferramentas Ferramentas vs Estratégia Mudar os negócios? TEL 291

Leia mais

EMPREENDEDORISMO: O CONTEXTO NACIONAL

EMPREENDEDORISMO: O CONTEXTO NACIONAL EMPREENDEDORISMO: O CONTEXTO NACIONAL Entrevista com Eng.º Victor Sá Carneiro N uma época de grandes transformações na economia dos países, em que a temática do Empreendedorismo assume uma grande relevância

Leia mais