Diferenciação do Produto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diferenciação do Produto"

Transcrição

1 Module 1 Posicionamento Capitulo 5 Diferenciação do Produto Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger

2 CONTEÚDOS MÓDULO POSICIONAMENTO Capítulo 5: Destacar Autores: Dr. Andrea Grimm, Dr. Astin Malschinger IMPRESSÃO Responsável pelos conteúdos: Austrian Marketing University of Applied Sciences, Campus Wieselburg of FH Wiener Neustadt, Austria, 3250 Wieselburg, Zeiselgraben Austrian Marketing University of Applied Sciences Todos os direitos de reprodução, distribuição e tradução estão reservados. Tel: 0043-(0) office@amu.at I: Contacto: Dr. Astin Malschinger Este estudo foi realizado graças ao programa EU Lifelong Learning Programme.

3 0. Sobre esta unidade O que é a diferenciação do produto? Diferenciação é o processo de distinção de um produto ou serviço dos seus concorrentes. O que irá aprender nesta unidade. Irá familiarizar-se com os aspectos únicos dos seus produtos e da sua exploração agrícola. Estas qualidades distintivas irão com certeza criar fidelidade do cliente. Porque precisamos distinguir os nossos produtos de outros? Se um produto não se destaca dos outros, provavelmente irá passar despercebido ao consumidor e, eventualmente, desaparecer do mercado.

4 A. A diferenciação: uma introdução Leite. Fazer compras de produtos alimentares num país estrangeiro pode ser uma aventura. Poderá dar consigo a olhar para produtos lácteos de diferentes marcas nas prateleiras, diferentes e desconhecidos, todos com preços semelhantes. Tenta encontrar características que distingam uns produtos dos outros. Aqui está um pequeno teste para si: 1. que características mostram que este produto é leite? Fonte: Fonte: Fonte: Por exemplo: Cor: o produto é branco, há azul à volta da imagem Forma da embalagem: alto e quadrado Material: cartão (embalagem de bebida) ou vidro Imagens: paisagens, verter leite, natureza, vacas, sabores, etc.

5 O leite é reconhecido através de características estereotipadas: cor branca; o produto é visualizado dinamicamente. Estas são as características mais marcantes pelas quais se identifica o leite. Dito isto, o que determina exactamente a decisão de compra do consumidor? Aqui tem mais uma questão: 2. Que produto compraria? Porqu? Deve ter reparado em outras características. Quais? A embalagem artesanal? Ou optará pelo leite tradicional? Seja qual for a sua escolha, escolheu um determinado artigo pelo seu aspecto distinto, que o posiciona além dos outros produtos. A importância de ser diferente Como vimos, ser capaz de definir a si e aos seus produtos de forma distinta da sua concorrência é essencial. Os seus clientes devem reconhecer imediatamente aquilo que destaca seu produto. Significa que lhes deve dar boas razões para escolher o seu produto em vez do da concorrência. Voz da experiência Os meus concorrentes estão no mercado há muito mais tempo que os meus produtos. Sinceramente, não existem diferenças aparentes. Dê aos seus clientes uma razão para comprar os seus produtos e para mudar para a sua linha de produtos. Armadilhas comuns Os seguintes pontos irão ajudá-lo a evitar erros graves: Armadilha 1 Insuficiente ou sem diferenciação Muitas empresas copiam ideias de produtos e serviços da concorrência. Como resultado, não será tão susceptível de atrair potenciais clientes e os seus produtos poderão passar despercebidos. Uma análise à concorrência, como parte da análise de mercado, pode ajudar a evitar este erro. Armadilha 2 diferenciação sem benefícios Tenha sempre o benefício do cliente em mente. O Vinho Premium, por exemplo, não deverá ser vendido a um preço baixo para o diferenciar da concorrência, isto porque o seu mercado alvo não estará interessado. O seu público-alvo deverá ser a classe média. Características de diferenciação inadequadas não têm necessariamente de ter um impacto

6 negativo no seu negócio, claro. No entanto, a identidade da sua empresa irá provavelmente ser afectada.! Antes de decidir por uma estratégia de diferenciação, considere as expectativas dos clientes em si e no seu produto. Que problema pretende resolver com o seu produto? Armadilha 3 as necessidades do seu cliente A maioria dos produtores sabe que os seus produtos podem resolver problemas específicos dos seus clientes e portanto são capazes de satisfazer as suas necessidades. Contudo existem vários níveis de necessidades que devem ser satisfeitos. A principal finalidade de um carro, por exemplo, é a mobilidade. Mobilidade não é no entanto, o único aspecto que determinados públicos-alvo esperam de um carro. Eles poderão ter outras necessidades, que deverão ser satisfeitas pelo produtor. Isto pode incluir uma vasta rede de serviços, exclusividade, segurança, etc. Por outras palavras, o foco exclusivo na principal finalidade do produto poderá não conquistar necessariamente o seu cliente. Uma diferenciação efectiva só pode ser feita após determinado conjunto de necessidades do seu público-alvo identificadas, por exemplo, através da realização de estudo de necessidades. Armadilha 4 Falhas na comunicação Uma comunicação eficaz é a chave para o lançamento de um produto com sucesso. Não interessa quão bom o produto é, se o cliente não souber disso, não irá comprar. Agora, isto não é ciência espacial. É na verdade, senso comum. No entanto, tantas empresas parecem ignorar a importância da boa comunicação, principalmente pequenas empresas, que normalmente têm orçamentos limitados para a publicidade.! Como produtor agrícola de pequena escala deve visar o seu potencial cliente e entrar em contacto com ele. Existe um enorme potencial para os agricultores que recorrem ao contacto pessoal com os seus clientes. A experiência tem demonstrado que o passar de palavra é o resultado positivo dos encontros e conversas dos clientes com o produtor. Este tipo de publicidade é valiosa e barata. O módulo de publicidade irá fornecer mais detalhes neste ponto.

7 B. Formas de diferenciar o seu produto Como vimos, o foco centrado apenas no conhecimento das necessidades do consumidor não é suficiente para atrair a sua atenção. Mais uma vez, a questão é como se destacar e ser notado. Primeiro, deve estar ciente daquilo que os seus clientes sabem acerca dos seus produtos e sobre os da concorrência. O Workshop Prático neste módulo explica passo-a-passo como categorizar clientes. Os questionários fornecidos ajudá-lo-ão durante este processo. Pode adaptá-los facilmente às suas necessidades. Usar atributos para se destacar Usar determinadas características do produto para o distinguir da concorrência é um método muito aplicado. Esses atributos ou características são muitas vezes qualidades que descrevem pessoas. Pense em qualidades que usaria para descrever a sua mãe, o Pablo Picasso ou a Júlia Roberts. O mais provável é que irá escolher diferentes qualidades para descrever cada uma destas pessoas. Iria associar a Pablo Picasso as palavras criativo ou mulherengo ; Júlia Roberts a bonito ou rico. Exemplos bem sucedidos Visa Está onde quer que esteja BMW Puro prazer de condução Silhouette Visão sem fronteiras O MasterCard é um exemplo menos bem sucedido. Apenas alguns clientes estão familiarizados com o slogan Dinheiro inteligente.

8 Os produtos agrícolas também oferecem bons exemplos de como distinguir o seu produto de outros, destacando algumas das suas características: saboroso, saudável, local, seguro, etc. Exemplos: atributos para pequenos produtores agrícolas Saboroso Seguro Saudável Familiar Local Diferenciação através do processo de produção A indústria alimentar tem também um grande potencial para distinção dos produtos. Muitas fábricas de cerveja, por exemplo, fizeram referência às leis da genuinidade durante séculos. A lei de genuinidade de Munique existe desde Esta lei define quais os ingredientes que podem ser usados. Ingrediente especial Os produtos alimentares têm normalmente a descrição de um ingrediente em particular, que é único. A Danone, por exemplo, usa o nome sonante L. casei Imunitass para a sua bebida probiótica, Actimel, para se distinguir dos outros produtos desta categoria. Fonte: 1 Hingegen wurde das bayrische Reinheitsgebot erste 1516 verordnet.

9 Outro exemplo é Nestlé LC1, que contém Streptococcus thermophilus and Lactobaccillus Johnsonii La1. Para mais informações visite o website LC1 em Fonte: Se comparar o Actimel com o LC1, irá perceber porque o primeiro tem tanto sucesso, apesar de o LC1 dominar o mercado dos iogurtes probióticos, no momento em que o Actimel foi lançado. Outro exemplo é Riccola. O que contém? Ervas dos Alpes Suíços! Ingrediente seleccionado. Neste caso, um ingrediente específico é utilizado para salientar a singularidade do produto. Este componente não é usado por nenhum dos concorrentes. Por exemplo, VW desenvolveu a tecnologia Common Rail especificamente para motores diesel de forma a torná-los mais eficientes. Também, é do conhecimento comum que em cada Mon Chérie existe uma cereja Piemont, quando na verdade a cereja Piemont nem sequer existe. Melhor ingrediente Neste caso, o produto é descrito como contendo os melhores ingredientes. Omissão de ingredientes Livre de engenharia genética ou sem conservantes são descrições do produto usadas habitualmente.

10 fonte: Hilcona ( criou o lema boa alimentação garantida 100% prazer, reivindicando que os seus produtos são livres de ingredientes artificiais, corantes artificiais, gorduras saturadas e conservantes.! Este método de diferenciação tem baixo potencial para pequenos produtores rurais! Os consumidores esperam que os produtos agrícolas estejam já livres destes compostos, embora nem sempre seja este o caso. O Aceto balsâmico é um exemplo de um processo de produção único, que constitui o verdadeiro e original Aceto Balsâmico. O sumo das uvas Trebbiano é fervido e concentrado. É depois arrefecido e transferido para barris de madeira onde permanece para fermentação durante vários anos, tal como o vinho. Durante este período, a água continua a evaporar concentrando ainda mais o seu sabor e dando ao vinagre a sua consistência espessa. Este método de armazenamento é aquilo que distingue o Aceto Balsâmico dos outros vinagres. O presunto serrano espanhol é único no modo de produção. Obtém a sua alta qualidade através da cura de ar (características únicas do ar). O processo de produção e a sua receita são marcas registadas.

11 Fonte: Frosta ( produz congelados e utiliza a já referida anteriormente, tradição das regras de genuinidade para se diferenciarem dos concorrentes bem como o facto de os produtos não conterem determinados ingredientes. Esta qualidade particular é distintiva e é susceptível de ser recordada pelo consumidor. Fonte: FILME >> Frosta-purity law Frosta >> TV spot Frosta ww.youtube.com/watch?v=a22qjhqeday A Vulcano, sediada na Áustria, ( produz presunto Premium. Nós usamos apenas um pouco de sal, ervas e fumeiro, o que

12 permite que o aroma da carne se desenvolva ao máximo. Os nossos produtos maturam durante um período de tempo considerável, o que lhes confere um sabor natural. O produto final é uma iguaria que tem a sua origem numa região tradicional, conhecida pelos seus apreciadores. Fonte: FILME >> On the Vulcano Produktionsgemeinschaft Diferenciação: seja o primeiro no mercado Se é o primeiro a lançar um determinado produto, verificará o grande potencial desta forma particular de diferenciação. Afinal, é sempre mais fácil afirmar-se como primeiro no mercado, ao invés de tentar convencer o consumidor de que o seu produto é melhor do que qualquer outro. A explicação para isto reside no facto de que as pessoas normalmente habituam-se e sentem-se confortáveis com o status quo (efeito de habituação) e, como resultado, preferem não mudar. Red Bull é um bom exemplo disto. A bebida energética tem vindo a ser copiada repetidamente, mas em vão.

13 Fonte: jakst.files.wordpress.com Diferenciação: posicione-se como o mais novo O posicionamento como o mais recente é mais eficaz do que como o melhor. Isto porquê? Novamente trata-se da natureza humana. Estamos habituados a procurar sempre o último produto, porque o mundo material está continuamente a oferecer-nos novos produtos. Diferenciação através de posição de Liderança Estabelecer uma posição de liderança significa que é reconhecido pelos consumidores como alguém com sucesso, poderoso e de elevado status. Adicionalmente, em relação aos produtos alimentares, o agricultor representa alguém com grande competência no processo de produção. Tome o exemplo da marca de cerveja Antarctica do Brasil, que era a cerveja mais vendida, seguida da Brahma. O slogan dizia: Servir o nº 1. Adivinhe o que aconteceu? Isso mesmo! A mensagem de ser Nº 1 nunca tinha sido passada aos consumidores. Como resultado, eles mudaram para a Brahma porque acreditavam ser a cerveja mais vendida. Na verdade, este não era o caso quando a campanha publicitária foi lançada. No entanto, no final da campanha, Brahma foi de facto a cerveja de maior sucesso no Brasil. Pode não ser capaz de se tornar marca líder no seu país. De qualquer forma, pode focar-se numa determinada localização: escolha uma província ou área, mesmo localidades urbanas. Seja líder de mercado na Toscana, no mar Egeu ou em Bordéus. Se esta estratégia não for viável, pode tentar especificar a sua categoria de produto. Por exemplo, seja o

14 Nº1 na produção de óleo de damasco, queijo Alpino, iogurte de cabra, schnapps (tipo de bebida alcoólica), etc. numa região específica. Porque é esta abordagem tão eficaz? Porque as pessoas compram o que todos compram. Porque não usar essa percepção como vantagem? A posição de Liderança pode ser aplicada em diversas áreas: 1. Quota de mercado: lembre-se do exemplo da cerveja Brasileira. Quota de mercado é sobretudo o quanto vende. 2. Líder em tecnologia: isto significa ser o produtor líder em termos de tecnologia usada no processo de produção. Por exemplo, a fábrica de cerveja Pilsner desenvolveu o processo Pilsner. 3. Líder de desempenho: Que tal ser o Nº 1 em termos de desempenho excepcional? Produtos agrícolas ou feitos à mão, por exemplo, podem ser líderes em relação ao seu sabor ou ingredientes mais requintados. Diferenciação através da tradição As pessoas associam a tradição à sensação de segurança, por isso esta posição ajuda o produto a destacar-se dos seus concorrentes. Afinal, para muitos consumidores a tradição é sinónimo de grande especialização. As receitas de família, por exemplo, que se mantêm no seio da família durante décadas e estão em contínuo desenvolvimento. Os consumidores têm confiança no produto. Weihenstephaner é um bom exemplo: realçam o facto de serem a mais antiga fábrica de cerveja do mundo desde A palavra desde geralmente transmite a mensagem de que determinado produto ou empresa tem uma longa tradição. Dica: decida se desde deverá também fazer parte do seu logo.

15 Tradição familiar. Em particular, as empresas agrícolas têm um grande potencial na era da globalização. Novamente, é a natureza humana. Muitos consumidores têm uma ligação a empresas familiares, porque as associam a lar e familiaridade. Ao contrário do negócio global, que é visto como anónimo. Como consumidores tendemos a acreditar que as empresas familiares nos oferecem grande qualidade, isto porque conhecem os seus clientes e estão interessados no que estes pensam sobre os seus produtos. Associamos grandes empresas à partilha de valores. Naturalmente, este não é sempre o caso, mas representa o estereótipo da percepção do consumidor. Tradição geográfica. Muitos países e regiões possuem uma determinada imagem que é representada na especialidade de determinados produtos. Os Suíços são bons a fazer relógios de grande qualidade e precisão, os Alemães produzem carros e cerveja, os Italianos fazem a melhor pizza e pasta, os Franceses produzem bons vinhos e queijos, os Russos produzem excelente Vodka e os Espanhóis produzem excelentes azeites. Existe uma lista de especialidades dos vários países e suas diferentes regiões. Aproveite as competências do seu país ou região para se distinguir dos outros produtores. Em primeiro lugar determine pelo que é a sua região conhecida. Quanto mais vender os produtos da sua região, mais efectivo será, pois provavelmente existem diversos negócios na sua região que oferecem as mesmas especialidades. Muitas empresas tentam ocultar a sua origem e focam-se em diferentes tradições geográficas. Por exemplo, uma empresa de cosméticos de Nova York, sediada em SoHo, produz produtos de cosmética de alta qualidade. A sua marca é Luzern. Porquê? Porque nos EU os produtos da indústria da moda e cosmética estão pensados para ser de alta qualidade comparados com aqueles produzidos nos EU.

16 Fonte: A cidade suíça de Lucern e a cruz vermelha nas embalagens ligam estes produtos à Suíça. A empresa usa ervas dos Alpes para destacar esta ideia. Outro exemplo é Häagen-Dazs, numa marca de gelados. Fonte: A julgar pelo nome e grafismo da marca, assume-se automaticamente tratar-se de um produto Dinamarquês. A verdade é que se trata de um produto americano, do Bronx, Nova York. O endereço da sede é: Häagen-Dazs Ice Cream 701 Zerega Ave., Bronx, New York. Diferenciação pela especialização Existe uma tendência em acreditar que pessoas especializadas num determinado produto são especialistas nesse ramo de negócio. Isto pode ser benéfico para pequenos produtores rurais para que possam salientar os seus conhecimentos. Como resultado, ganha a atenção do consumidor. Através do contacto directo, o futuro cliente deverá sentir-se mais ligado ao produto. Uma página Web, folhetos, panfletos, etc. podem também intensificar esta ligação. Defina a categoria em que é especialista.

7 Estratégias de Diferenciação

7 Estratégias de Diferenciação Módulo 1 Posicionamento Capítulo 6 7 Estratégias de Diferenciação Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger CONTEÚDOS MÓDULO 1 POSICIONANDO O PRODUTO Capítulo 6: estratégias para criar identidades únicas

Leia mais

Módulo 2 Planeamento de Marketing. Capítulo 4. Atribuição de Preço. Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger

Módulo 2 Planeamento de Marketing. Capítulo 4. Atribuição de Preço. Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger Módulo 2 Planeamento de Marketing Capítulo 4 Atribuição de Preço Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger CONTEÚDOS 2 MÓDULO 2 PLANEAMENTO DE MARKETING Capítulo 4: Atribuição de preços Autores: Dr. Andrea

Leia mais

Practica Workshop. Marketing. Conversa de Vendas. Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger

Practica Workshop. Marketing. Conversa de Vendas. Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger Practica Workshop Marketing Conversa de Vendas Dr. Andrea Grimm Dr. Astin Malschinger 2 CONTEUDO PRACTICA WORKSHOP Marketing: Conversa de Vendas Authors: Dr. Andrea Grimm, Dr. Astin Malschinger IMPRESSUM

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Segmentação e Posicionamento

Segmentação e Posicionamento Segmentação e Posicionamento Aluna: Rafaela Leite Turma: 11ºI Professor: João Mesquita Página 1 Índice Segmentação e Posicionamento... 1 Introdução... 3 Segmentação de Mercado... 4 Requisitos de Viabilidade

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905)

Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905) Textos / Seminário de Orientação - 12 de Março de 2005 - Fernando Janeiro Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905) Assume-se que o objecto de uma teoria semântica é constituído

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

Briefing. Coleta de Dados. Prof. André Martins

Briefing. Coleta de Dados. Prof. André Martins Briefing Coleta de Dados Prof. André Martins A importância do briefing O briefing é o começo de tudo. Ele traz as informações que as equipes da agência que não têm contato direto com o cliente precisam

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

Profº Cálidon Costa da Conceição. Email: calidontur@hotmail.com calidoncosta@gmail.com

Profº Cálidon Costa da Conceição. Email: calidontur@hotmail.com calidoncosta@gmail.com Profº Cálidon Costa da Conceição Email: calidontur@hotmail.com calidoncosta@gmail.com CLIENTES As empresas precisam evoluir do foco na fabricação de produtos para o foco na conquista e retenção de clientes.

Leia mais

Módulo 3. O Marketing nas redes sociais

Módulo 3. O Marketing nas redes sociais Módulo 3 O Marketing nas redes sociais Introdução Antigo Marketing - Novo Marketing A nova estratégia de Marketing Segmentação Tácticas/ Ferramentas/ Estratégias Segmentação Publicidade vs relações públicas

Leia mais

Abordagens e dimensões da qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Abordagens e dimensões da qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Abordagens e dimensões da qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Abordagens da Qualidade Garvin, (1992) mostrou que a qualidade sofre modificações Em função da sua organização e abrangência, sistematizou

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

Testes de Diagnóstico

Testes de Diagnóstico INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO AGRÍCOLA agrinov.ajap.pt Coordenação Técnica: Associação dos Jovens Agricultores de Portugal Coordenação Científica: Miguel de Castro Neto Instituto Superior de Estatística

Leia mais

InfoProduto Já. Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto

InfoProduto Já. Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto Um Marketing Pessoal bem arquitetado pode alavancar de maneira decisiva seus negócios ou carreira, pois como dizem por aí: A primeira impressão

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

Consultadoria, Pesquisas de Mercado e Opinião

Consultadoria, Pesquisas de Mercado e Opinião Pesquisas de Mercado Online 1. Apresentação O que é a Pesquisadireta? A Pesquisadireta é uma empresa de pesquisas de opinião e mercado exclusivamente online. De uma forma rápida e flexível, sua empresa

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: 10.793.118/0001-78 Projeto T2Ti ERP. Módulo Comercial. Vendas e Faturamento

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: 10.793.118/0001-78 Projeto T2Ti ERP. Módulo Comercial. Vendas e Faturamento Módulo Comercial Vendas e Faturamento Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Comercial Vendas e Faturamento. Todas informações aqui disponibilizadas foram retiradas no todo

Leia mais

Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso!

Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso! Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso! Tanto para Desfrutar Este é o seu momento para explorar o que é importante para si. Tem tudo a ver com

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Título do boletim informativo

Título do boletim informativo Sua organização Data do boletim informativo Volume 1, Edição 1 Título do boletim informativo TÍTULO DO ARTIGO PRINCIPAL Este artigo pode conter de 175 a 225 palavras. O objetivo do boletim informativo

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s Marketing Básico Capítulo II O Composto de Marketing Os 4 P s O Produto Podemos definir produto como sendo o ator principal da relação de troca, onde o mesmo deve resultar como amplamente satisfatório

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz;

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz; E-mail marketing, muitas vezes considerada uma forma de marketing pessoal, é uma das mais valiosas ferramentas de web marketing, uma das mais visadas e mais focada pelos marqueteiros. Vamos nos concentrar

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA CARTÕES BANCÁRIOS

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA CARTÕES BANCÁRIOS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA CARTÕES BANCÁRIOS Manual de Boas Práticas para Cartões Bancários 2014 2 Índice 1. Introdução 2. PIN 3. O Cartão 4. Usar o Cartão nos POS 5. Tentativas de Burla 6. Usar o Cartão

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Calculando probabilidades

Calculando probabilidades A UA UL LA Calculando probabilidades Introdução evento E é: P(E) = Você já aprendeu que a probabilidade de um nº deresultadosfavoráveis nº total de resultados possíveis Nesta aula você aprenderá a calcular

Leia mais

Como...fazer o pré-teste de materiais de extensão rural com pequenos agricultores

Como...fazer o pré-teste de materiais de extensão rural com pequenos agricultores Como...fazer o pré-teste de materiais de extensão rural com pequenos agricultores A realização de pré-testes antes da distribuição dos materiais de extensão rural é um processo importante no desenvolvimento

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer Oque é Marca Marca é toda representação simbólica de uma entidade, individuo ou elemento. Uma pegada, uma impressão digital, ou mesmo o meu ou seu nome podem ser caracterizados como marca. Quando nos referimos

Leia mais

Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz

Porque evitar o NÃO e a linguagem negativa. M. H. Lorentz Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa

Leia mais

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo 2013 Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo Ana Fonseca, Bárbara Nazaré e Maria Cristina Canavarro Pontos de interesse especiais: Porque

Leia mais

UWU CONSULTING - SABE QUAL A MARGEM DE LUCRO DA SUA EMPRESA? 2

UWU CONSULTING - SABE QUAL A MARGEM DE LUCRO DA SUA EMPRESA? 2 UWU CONSULTING - SABE QUAL A MARGEM DE LUCRO DA SUA EMPRESA? 2 Introdução SABE COM EXATIDÃO QUAL A MARGEM DE LUCRO DO SEU NEGÓCIO? Seja na fase de lançamento de um novo negócio, seja numa empresa já em

Leia mais

Ter um site na internet traz muitas vantagens para uma confeitaria:

Ter um site na internet traz muitas vantagens para uma confeitaria: INTERNET SITE NA INTERNET Ter um site na internet traz muitas vantagens para uma confeitaria: É mais fácil, para os seus clientes, encontrarem informações que procuram, tal como moradas, horários, etc.

Leia mais

Artigo Os 6 Mitos Do Seis Sigma

Artigo Os 6 Mitos Do Seis Sigma Artigo Os 6 Mitos Do Seis Sigma Celerant Consulting A metodologia do Seis Sigma a abordagem Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar (DMAIC) para resolução de problemas e as ferramentas a serem usadas

Leia mais

Como melhorar o atendimento ao cliente através de uma abordagem multicanal

Como melhorar o atendimento ao cliente através de uma abordagem multicanal Como melhorar o atendimento ao cliente através de uma abordagem multicanal Os clientes estão cada vez mais exigentes e procuram por empresas que prestem um atendimento rápido, eficaz e sem esforço em qualquer

Leia mais

21 Mandamentos do Grandes Ideias

21 Mandamentos do Grandes Ideias 21 Mandamentos do Grandes Ideias 21 Mandamentos do Grandes Ideias Ideias simples mas que fazem toda a diferença na motivação dos nossos alunos!! 1. Conhecer os alunos e fazê-los sentirem-se amados pela

Leia mais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer multiplicar parcerias internacionais entrevista novo mba do norte [ JORGE FARINHA COORDENADOR DO MAGELLAN MBA] "É provinciano pensar que temos que estar na sombra

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Como marca, fachada e merchandising podem se ajudar O DESAFIO Competindo com Competência Todos sabem que a competitividade do mercado

Leia mais

Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, por isso deve se analisar cada caso para decidir qual o mais apropriado.

Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, por isso deve se analisar cada caso para decidir qual o mais apropriado. Módulo 4 Como Organizar a Pesquisa O questionário e a observação são dois métodos básicos de coleta de dados. No questionário os dados são coletados através de perguntas, enquanto que no outro método apenas

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin).

Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin). 1- Planejamento Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin). Planejamento é uma etapa administrativa que auxilia o administrador a perceber a realidade, avaliar ações e definir

Leia mais

Desenvolvimento de Marcas Fortes. Criação de Brand Equity

Desenvolvimento de Marcas Fortes. Criação de Brand Equity Desenvolvimento de Marcas Fortes Criação de Brand Equity 1. O que é brand equity? Equity significa valor/patrimônio. Brand equity = valor da marca/patrimônio de marca. A American Marketing Association

Leia mais

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING A palavra estratégia, segundo o dicionário Informal 1, é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Para se traçar

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Ética no exercício da Profissão

Ética no exercício da Profissão Titulo: Ética no exercício da Profissão Caros Colegas, minhas Senhoras e meus Senhores, Dr. António Marques Dias ROC nº 562 A nossa Ordem tem como lema: Integridade. Independência. Competência. Embora

Leia mais

Como fazer Newsletters de Sucesso

Como fazer Newsletters de Sucesso ebook Como fazer Newsletters de Sucesso egorealestate.com Não compre base de dados Não utilize base de dados compradas ou sobre as quais não detêm direitos. Este poderá tornar-se um mau investimento, devido

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

Condições do Franchising

Condições do Franchising Condições do Franchising ÍNDICE Introdução 1. Vantagens em entrar num negócio de franchising 2. O que nos distingue como sistema de franchising 2.1. vantagens para o franchisado face a outras redes 2.2.

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Cristina Fernandes. Manual. de Protocolo. Empresarial

Cristina Fernandes. Manual. de Protocolo. Empresarial Cristina Fernandes Manual de Protocolo Empresarial Lisboa Universidade Católica Editora 2014 Índice Prefácio de Catarina Zagalo 13 Parte I O enquadramento do protocolo 1 O protocolo 16 1.1. Definição de

Leia mais

judgment EM PERSPECTIVA:

judgment EM PERSPECTIVA: EM PERSPECTIVA: judgment As teorias de liderança geralmente estão baseadas em características individuais, como o carisma, influência, ética, entre outras, mas um determinante central da performance de

Leia mais

Objectivos PLANEAR 2/90. O que se pretende comunicar ou expor. Queremos:

Objectivos PLANEAR 2/90. O que se pretende comunicar ou expor. Queremos: Objectivos O que se pretende comunicar ou expor Queremos: De todos os passos deste e-book, começamos pelo maior desafio: ter boas ideias. Estas estão só à espera que alguém as tenha, e até há técnicas

Leia mais

Criação de Páginas Web - MS Word 2000

Criação de Páginas Web - MS Word 2000 Gestão Comercial e da Produção Informática I 2003/04 Ficha de Trabalho N.º 9 Criação de Páginas Web - MS Word 2000 1. Criação de uma página Web (HTML): Escreva o seu texto e introduza as imagens pretendidas

Leia mais

Mário Marcondes Rabello

Mário Marcondes Rabello Mário Marcondes Rabello 21 Anos Planner Estudante de Publicidade e Propaganda na PUC/MG Morou em Newcastle Upon Tyne/Inglaterra por 5 meses Estagiou por um ano na Reciclo Comunicação na área de Planejamento

Leia mais

Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador

Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador Em poucos minutos você pode configurar seu roteador para obter mais velocidade e estabilidade durante a transmissão massiva de dados

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

Redes Sociais. Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015.

Redes Sociais. Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015. Redes Sociais Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015. REDES SOCIAIS Criar uma presença online é um passo obrigatório para qualquer negócio

Leia mais

DE JOIAS. Guia de Melhores Práticas FOTOGRAFIA. As 7 Melhores Práticas de Fotografia de Joias que Irão Impressionar os Seus Clientes

DE JOIAS. Guia de Melhores Práticas FOTOGRAFIA. As 7 Melhores Práticas de Fotografia de Joias que Irão Impressionar os Seus Clientes FOTOGRAFIA EDIÇÃO Nº 12 GRÁTIS DE JOIAS SOLUÇÕES PARA IMAGENS DE PRODUTO QUE CONQUISTARAM OS LÍDERES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO Guia de Melhores Práticas As 7 Melhores Práticas de Fotografia de Joias que Irão

Leia mais

A Gestão da experiência do consumidor é essencial

A Gestão da experiência do consumidor é essencial A Gestão da experiência do consumidor é essencial Sempre que um cliente interage com a sua empresa, independentemente do canal escolhido para efetuar esse contacto, é seu dever garantir uma experiência

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Guia de Criação de Infoprodutos

Guia de Criação de Infoprodutos Guia de Criação de Infoprodutos Métodos, técnicas e dicas para a criação de infoprodutos! Da pesquisa, criação, até a venda! www.comocriarinfoprodutos.com 2 Aviso Legal Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Como Criar seu produto digital

Como Criar seu produto digital Como Criar seu produto digital Aprenda em alguns passos Indice 5 1- Público Alvo 2- Conhecer á necessidade 5 do 5 Primeiro capítulo Público Alvo Você que está montando seu negócio online e ainda não tem

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

Olá, meu nome é Fred Silveira, eu sou coach empresarial e ajudo pequenos e médios empresários a conseguirem melhores resultados de suas empresas.

Olá, meu nome é Fred Silveira, eu sou coach empresarial e ajudo pequenos e médios empresários a conseguirem melhores resultados de suas empresas. Autor Olá, meu nome é Fred Silveira, eu sou coach empresarial e ajudo pequenos e médios empresários a conseguirem melhores resultados de suas empresas. Neste e-book, irei compartilhar com você 5 caminhos

Leia mais

T&E Tendências & Estratégia

T&E Tendências & Estratégia FUTURE TRENDS T&E Tendências & Estratégia Newsletter número 1 Março 2003 TEMA deste número: Desenvolvimento e Gestão de Competências EDITORIAL A newsletter Tendências & Estratégia pretende ser um veículo

Leia mais

Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias

Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias Antes de tudo como sugestão aos donos de construtoras, incorporadoras, imobiliárias e escritórios de arquitetura

Leia mais

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Andressa Cristina Souza Silva 2 Douglas de Oliveira Silveira 3 Gabriella Ornella de Sá Leal 4 Ingrid Silva Albino 5 Larissa Amorim Silva 6 Nathalia Silva

Leia mais

CONECTAMOS IDEIAS COM RESULTADOS. Agência Web

CONECTAMOS IDEIAS COM RESULTADOS. Agência Web CONECTAMOS IDEIAS COM RESULTADOS A PLUG AGÊNCIA WEB A Plug é uma agência que transforma as suas ideias em resultados através de conexões. Nosso primeiro passo de todo projeto é conectar as suas ideias

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

DATA: 05/05/2015 AUDITÓRIO: MARKETING E CONSUMIDOR TEMA: COMO TRANSFORMAR SEU CLIENTE EM UM CONSUMIDOR FIEL PALESTRANTE: FELIPE MENDES

DATA: 05/05/2015 AUDITÓRIO: MARKETING E CONSUMIDOR TEMA: COMO TRANSFORMAR SEU CLIENTE EM UM CONSUMIDOR FIEL PALESTRANTE: FELIPE MENDES DATA: 05/05/2015 AUDITÓRIO: MARKETING E CONSUMIDOR TEMA: COMO TRANSFORMAR SEU CLIENTE EM UM CONSUMIDOR FIEL PALESTRANTE: FELIPE MENDES AINDA PRECISAMOS FALAR DA EXPERIÊNCIA MULTICANAL, POIS É COMPLEXA

Leia mais

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE A abertura de empresas tem uma grande importância na sociedade em que vivemos, pois gera diversos benefícios, como empregos e riquezas para o país.

Leia mais

Hans J. Vermeer Skopos and commission in translational action

Hans J. Vermeer Skopos and commission in translational action Hans J. Vermeer Skopos and commission in translational action 1 Synopsis? Introdução de conceitos importantes para a Skopostheorie de Vermeer: Skopos - termo técnico para o objectivo ou propósito da tradução;

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

QUEM É A PROJECTO HOJE?

QUEM É A PROJECTO HOJE? Começamos em 2008 com uma dúvida na cabeça: por que não ter um material com design inovador mas que também traga resultados para o negócio do cliente? Para nós não fazia sentido ter um layout bonito que

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Pesquisas Google - O Essencial

Pesquisas Google - O Essencial Pesquisas Google - O Essencial Para fazer uma consulta no Google, basta digitar algumas poucas palavras de descrição e pressionar a tecla "Enter" (ou clicar no Botão de Busca do Google) para a sua lista

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

Princípios e Conceitos de Marketing. Prof. Felipe A. Pires

Princípios e Conceitos de Marketing. Prof. Felipe A. Pires Princípios e Conceitos de Marketing Prof. Felipe A. Pires O que é Marketing? É a execução de um conjunto de atividades comerciais, tendo como objetivo final a troca de produtos ou serviços entre produtores

Leia mais

Uma empresa é viável quando tem clientes em quantidade e com poder de compra suficiente para realizar vendas que cubram as despesas, gerando lucro.

Uma empresa é viável quando tem clientes em quantidade e com poder de compra suficiente para realizar vendas que cubram as despesas, gerando lucro. Página 1 de 9 2. Análise de Mercado 2.1 Estudo dos Clientes O que é e como fazer? Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não

Leia mais

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II O seguinte exercício contempla um processo com três estágios. Baseia-se no Inquérito de Satisfação Fase II, sendo, por isso, essencial compreender primeiro o problema antes de começar o tutorial. 1 1.

Leia mais