Oportunidades Educativas Sugeridas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oportunidades Educativas Sugeridas"

Transcrição

1 F1.1 F1.2a F1.2b Receber uma mensagem verbal de 20 palavras e, depois de ter corrido 2 km em passo de escuta, transmiti-la oralmente e de forma compreensível. Nadar correctamente dois estilos e saber mergulhar de uma prancha. Atravessar uma ponte de dois cabos ou subir um cabo de 4 metros de altura com ajuda dos pés. F2.1 F2.2a F2.2b F3.1 F3.2a F3.2b Conhecer as regras básicas de como fazer exercício físico equilibrado e de acordo com a estrutura física de cada um. Participar uma actividade de cordas (Rapell, Escalada, Slide, ) com a Patrulha tentando superar as dificuldades. Participar activamente num raide tendo em atenção as suas capacidades físicas e dos diferentes elementos da Patrulha. Identificar e diferenciar as fases de crescimento dos rapazes e das raparigas. Dinamizar um jogo onde participem rapazes e raparigas com o objectivo de conhecerem as suas qualidades e aspectos a melhorar. Organizar e dinamizar uma manhã desportiva para o Grupo, preenchendo-a com várias modalidades. F4.1 F4.2a F4.2b F5.1 F5.2a F5.2b F6.1 F6.2a F6.2b Conhecer o que é mais aconselhado ingerir antes, durante e após a realização de uma actividade física. Praticar com regularidade uma modalidade desportiva. Elaborar uma ementa equilibrada de acordo com os bons hábitos alimentares. Demonstrar e manter regras de higiene pessoal. Construir um "lavatório" para a higiene pessoal em campo. Ser responsável pela limpeza da tenda da patrulha durante um dia de acampamento. Saber identificar quais os comportamentos de risco prejudiciais à nossa saúde. Elaborar um cartaz/trabalho escrito de sensibilização onde dêem a conhecer os malefícios para o nosso organismo do consumo de tabaco ou álcool. Fazer uma apresentação ao Grupo sobre alguns tipos de substâncias prejudiciais à saúde.

2 A1.1 A1.2a A1.2b A2.1 A2.2a A2.2b A3.1 A3.2a A3.2b A4.1 A4.2a A4.2b Apresentar e disponibilizar ajuda pessoal para um elemento com dificuldades de integração no Grupo. Dar-se bem com todos os elementos do Grupo. Apoiar um elemento num momento de dificuldade/ infelicidade. Fazer e conhecer a árvore genealógica da família até à 3ªgeração. Preparar e dinamizar um momento lúdico e de convivio em família (visita cultural, noite de karaoke, de jogos, etc) Recolher e organizar um foto album de família desde a infância dos pais até à actualidade dos filhos. Actuar numa peça de Fogo de Conselho como personagem de destaque. Conhecer a letra completa de 5 canções escutistas e saber cantá-las. Realizar a dramatização de uma peça numa actividade de destaque (Peça dos Calhaus, Festa de Natal da Paróquia, RallyPaper, etc). Organizar com outro elemento da secção um momento surpresa para festejar, por exemplo, o aniversário de um elemento do sexo oposto. Elaborar uma peça de teatro com a patrulha, onde sejam enaltecidas as qualidades características do sexo oposto. Efectuar jogo de troca de papéis (raparigas e rapazes imitarem atitudes e comportamentos normalmente adoptados pelo outro género. No final reflectir sobre a forma como forma assumidos os papéis e como se sentiram ao fazer essa troca) A5.1 A5.2a A5.2b Participar nas Reuniões de Patrulha/Conselhos de Guias, tratando com fraternidade e respeito os outros elementos. Fazer a avaliação de um trimestre de actividades, indicando, para cada um dos elementos da patrulha, as suas qualidades e os aspectos a melhorar. Avaliar de forma correcta, um acampamento ou ano escuta, exprimindo tudo o que gostou e o que não gostou. A6.1 A6.2a A6.2b A7.1 A7.2a A7.2b A8.1 A8.2a A8.2b Desempenhar activa e empenhadamente um cargo na Patrulha, compreendendo as responsabilidades a ele associadas. Assumir um defeito e demonstrar uma mudança efectiva de atitude. Identificar um qualidade sua e esforçar-se para que os outros lhe sigam o exemplo. Propor-se a efectuar uma tarefa/trabalho de forma a melhorar uma área mais fraca. Fazer uma auto-avaliação crítica da sua participação num acampamento de grupo. Esforçar-se por melhorar a nota a duas disciplinas em que tenha maior dificuldade, sem descurar a participação nas actividades. Empenhar-se na conquista de, pelo menos, uma insígnia de competência. Apresentar aos elementos uma novidade/inovação relacionada com o Cargo que desempenha. Ter completado 25 noites de campo.

3 C1.1 C1.2a C1.2b C2.1 C2.2a C2.2b C3.1 C3.2a C3.2b Saber e explicar cada um dos 10 artigos da Lei e os 3 Princípios. Conhecer a importância da BA e a sua simbologia no escutismo. Demonstrar vivência da Lei através das suas atitudes no dia-a-dia. Participar activamente nas reuniões de Patrulha, contribuindo com ideias e opiniões e concretizando as tarefas distribuídas. Ficar responsável por fazer as compras de alimentação da patrulha para um acampamento. Ficar responsável por elaborar um plano para uma construção de campo e pela sua concretização. Participar num acampamento de fim-de-semana. Montar, desmontar, dobrar e armazenar correctamente a tenda da Patrulha. Participar numa actividade de bicicletas (Ciclopasseio). Tomar parte num acampamento de unidade, com a duração mínima de 3 noites. C4.1 C4.2a C4.2b C5.1 C5.2a C5.2b C6.1 C6.2 C6.3 Desempenhar activa e empenhadamente um cargo na Patrulha, compreendendo as responsabilidades a ele associadas. Ficar responsável durante um mês pela limpeza de um dos espaços comuns da sede. Cortar lenha para o fogo de conselho e elaborar 3 tipos de fogueiras diferentes. Fazer uma construção em campo, onde se aplique os botões em esquadria, em cruz e o peito de morte. Saber fazer uma fogueira elevada e cozinhar nela uma refeição. Saber fazer uma fogueira e cozinhar nela uma refeição utilizando técnicas de cozinha selvagem. Explicar a importância de uma participação activa nas actividades no seio da patrulha e do grupo e quais os efeitos de uma assiduidade irregular. Participar assiduamente nas actividades de sábado e acampamentos. Ser pontual nos encontros de Grupo e de Agrupamento. C7.1 C7.2a C7.2b C8.1 C8.2a C8.2b Participar da escolha do Projecto Aventura e apresentar oralmente ideias e opiniões construtivas. Chamar à atenção e dar o exemplo quando um escuteiro tem comportamentos incorrectos. Saber distanciar-se de atitudes negativas do Grupo. Ajudar um aspirante ou um noviço na fase do Apelo (Adesão). Ajudar de modo continuado os pais nas tarefas diárias. Demonstrar um bom comportamento na Escola (apresentar as informações intercalares do 1º e do 2ºperíodo).

4 E1.1 E1.2a E1.2b E2.1 E2.2a E2.2b E3.1 E3.2a E3.2b Partilhar com a Patrulha uma passagem Bíblica. Conhecer os principais passos da Vida de Jesus. Conhecer os principais passos da Vida de um dos Heróis do Povo de Deus (Moisés, Abraão, ) Descrever e explicar uma Parábola. Identificar os tempos litúrgicos, o seu significado e cores associadas. Saber o encadeamento de uma celebração da palavra. Participar activamente numa celebração Eucarística, lendo uma Leitura ou participando activamente como Acólito. Participar numa das Procissões da Paróquia. Participar num Encontro de Jovens dinamizado pela Paróquia ou pela Diocese de Lisboa E4.1 E4.2a E4.2b E5.1 E5.2a E5.2b E6.1 E6.2a E6.2b Criar e animar um momento de oração no Grupo. Organizar um momento de Ofertório ou de Acção de Graças durante a Eucaristia. Organizar um momento de oração/reflexão de Grupo e escolher as músicas de acordo com o tema. Frequentar a catequese, dando continuidade à sua caminhada cristã. Participar nas celebrações da Semana Santa organizadas pela nossa Paróquia. Viver e participar com os elementos do Grupo no dia do seu Baptismo, 1ªComunhão ou Profissão de Fé. Descrever as cinco principais religiões (trabalho escrito). Visitar uma Mesquita e ficar a conhecer o nome/significado dos principais espaços existentes. Elaborar um cartaz onde apresentes e compares a principal Celebração de duas religiões. E7.1 E7.2a E7.2b E8.1 E8.2a E8.2b Orientar a sua Patrulha numa campanha de limpeza de uma área degradada. Conhecer a técnica artesanal de reciclagem de papel e um produzir um papel/cartão decorativo. Identificar as regras de prevenção contra incêndios de campo. Elaboração de uma peça de teatro para o Grupo sobre a vida de Jesus. Organizar e dinamizar uma campanha de recolha de bens (tampas, radiografias, brinquedos, ) com o objectivo de ajudar uma instituição. Participar com a patrulha numa B.A. colectiva (Banco Alimentar, Visita ao Centro de Dia, AMI, ).

5 I1.1 I1.2a I1.2b I2.1 I2.2a I2.2b I3.1 I3.2a I3.2b Participar activamente numa grande actividade (Núcleo, Região ou Nacional). Saber o que é um Jamboree e participar num JOTA/JOTI. Estabelecer contacto com escuteiros de um Agrupamento de outra Região, recolhendo informações sobre os locais de acampamento habituais. Seguir um percurso por azimutes, utilizando uma carta topográfica e bússola, tendo conhecimento dos Nortes existentes, sinais convencionais, escala e coordenadas. Praticar o jogo do Kim e conhecer a sua história. Receber e transmitir uma mensagem utilizando o código Homógrafo. Saber como tratar de feridas e como aplicar os respectivos curativos utilizando com rigor a farmácia da Patrulha. Conhecer e confeccionar 5 refeições diferentes e variadas em campo. Fazer e aplicar nós de encurtar, falcassar, salvação, salvação duplo, estribo, botija e evasão. I4.1 I4.2a I4.2b I5.1 I5.2a I5.2b Saber as regras de campo que permitem montar um bom acampamento, mesmo em caso de chuva, vento ou terreno enlameado. Saber utilizar o lenço de escuteiro como ligaduras de braço ao peito e mão. Planear e executar com a Patrulha uma simulação de combate a incêndio. Saber os medicamentos a utilizar nas situações mais comuns (febre, dor de garganta, prisão de ventre, diarreia, picadas de insectos, inchaços, etc.) Identificar sinais e sintomas de estado de choque e saber como actuar. Executar dois tipos de macas diferentes. I6.1 I6.2a I6.2b I7.1 I7.2a I7.2b Dinamizar durante pelo menos um mês o canto da Patrulha, apresentando semanalmente uma novidade. Elaborar um cartaz, jornal de parede ou painel de aventura, usando as técnicas correctas. Colaborar na elaboração do Livro de Ouro da Patrulha com um relatório de uma actividade. Conhecer 5 gritos diferentes de animação e/ou agradecimento em fogos de conselho. Apresentar ao grupo uma peça de teatro utilizando técnicas de sombras chinesas e/ou fantoches. Elaborar para a Patrulha, uma peça de fogo de conselho, bem como alguns gestos de aclamação a apresentar ao Grupo.

6 S1.1 S1.2a S1.2b S2.1 S2.2a S2.2b S3.1 S3.2a S3.2b S4.1 S4.2a S4.2b Conhecer genericamente os sinais de trânsito. Identificar os de obrigação, proibição, perigo e informação. Demonstrar vivência e conhecimento das boas regras de educação. Descrever a composição e simbolismo da bandeira nacional e cantar o Hino Nacional, sabendo a atitude correcta em que deve ser ouvido e cantado. Tomar parte numa campanha de angariação de fundos lançada pelo agrupamento/grupo. Participar de forma regular numa actividade de grupo extra-curricular. Participar num retiro com o seu grupo da catequese. Participar na limpeza dos espaços comuns da sede (sala do grupo explorador, sala de convívio, casa de banho, escadas, etc). Construir um objecto com utilidade para a Patrulha ou Grupo. Plantar uma árvore utilizando a técnica correcta, conhecendo quais os principais cuidados a ter. Animar a patrulha em situações de dificuldade/desânimo num acampamento/raid. Aceitar as regras de jogo e demonstrar fair-play durante a realização do mesmo. Elaborar um trabalho escrito sobre o fair-play em jogos individuais e de equipa. S5.1 S5.2a S5.2b S6.1 S6.2a S6.2b Participar numa campanha de recolha de donativos, de uma instituição de solidariedade social. Apresentar uma proposta de actividade a realizar com os crianças/jovens de uma Casa de Acolhimento. Dinamizar uma tarde diferente para um lar de 3ªidade/Centro de Dia. Participar activamente num debate sobre um tema actual, apresentando oralmente as suas ideias e opiniões. Sei dar a minha opinião sobre diversos assuntos sempre que solicitado. Elaborar uma pequena reflexão sobre um tema actual publicado numa revista ou jornal. S7.1 S7.2a S7.2b S8.1 S8.2a S8.2b Fazer uma construção em campo, onde se aplique os botões em esquadria, em cruz e o peito de morte. Elaborar e apresentar no Agrupamento, a reportagem de uma actividade de campo. Elaborar e apresentar no Agrupamento, a Biografia de um Grande Explorador Elaborar um croqui de Carnaxide, identificando no mesmo as ruas principais, bem como os lugares de maior relevância (PSP, Bombeiros, Igreja(s), Junta de freguesia, Centro de Saúde, Farmácias, Mercado, Protecção Civil, Residência Paroquial). Organizar e dinamizar um atelier sobre regras de segurança de: faca de mato, machado, azagaia, lampião e candeeiro a gás. Organizar e dinamizar um atelier sobre trabalhos de pioneirismo, utilizando os diferentes tipos de nós e ligações.

Complemento do. Caderno de Descobertas

Complemento do. Caderno de Descobertas Complemento do Caderno de Descobertas 2ª edição - Outubro de 2013 Introdução Parabéns! Estás nos Escuteiros, nos Exploradores. No Escutismo vais encontrar outros rapazes e raparigas que, como tu, também

Leia mais

Equilíbrio emocional A5. Reconheço e exprimo as minhas emoções com naturalidade e sem magoar os outros.

Equilíbrio emocional A5. Reconheço e exprimo as minhas emoções com naturalidade e sem magoar os outros. Relacionamento e sensibilidade A1. Comprometo-me com o bem-estar e crescimento do grupo, mantendo uma relação amigável com os outros elementos. A2. Valorizo a minha família e assumo o meu papel no seio

Leia mais

Planificação Curricular Pré-escolar

Planificação Curricular Pré-escolar PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ciclo/ Área/ Disciplina: Pré-escolar Ano Letivo 2012/2013 Área de Formação pessoal e Social Esboço Curricular para a Educação de Infância (segundo as Orientações Curriculares

Leia mais

COLÉGIO DE LAMEGO (70%-89%) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Do 1º Ciclo

COLÉGIO DE LAMEGO (70%-89%) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Do 1º Ciclo COLÉGIO DE LAMEGO (70%-89%) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Do 1º Ciclo 2014/2015 Avaliar é um conceito que se utiliza com frequência na sociedade actual. Ao fazer-se uma avaliação queremos apreciar

Leia mais

PROJETO ANUAL DA LUDOTECA

PROJETO ANUAL DA LUDOTECA O FAZ DE CONTA PROJETO ANUAL DA LUDOTECA ANO LECTIVO 2014/2015 Inês Matos ÍNDICE I- INTRODUÇÃO 3 II- PROJETOS 5 2.1. Semana da Alimentação 4 2.2. Formação Técnica 6 2.3. Acompanhamento às famílias 6 2.4.

Leia mais

Escolas. Segurança nas. Escolas. nas. Segurança. Escolas. Segurança das Escolas ajudar os órgãos de gestão dos estabelecimentos.

Escolas. Segurança nas. Escolas. nas. Segurança. Escolas. Segurança das Escolas ajudar os órgãos de gestão dos estabelecimentos. egurança Segurança Segurança A segurança deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa pessoal docente e não docente, alunos, pais, encarregados de educação e representantes

Leia mais

Jungwacht Blauring. informationen. portugiesisch. Bundesleitung Jungwacht Blauring, St. Karliquai 12, 6004 Luzern, 041 419 47 47, www.jubla.

Jungwacht Blauring. informationen. portugiesisch. Bundesleitung Jungwacht Blauring, St. Karliquai 12, 6004 Luzern, 041 419 47 47, www.jubla. Jungwacht Blauring informationen portugiesisch Bundesleitung Jungwacht Blauring, St. Karliquai 12, 6004 Luzern, 041 419 47 47, www.jubla.ch Jungwacht Blauring......com 31'000 membros é a maior associação

Leia mais

Setembro, 2008. Fátima Barbosa

Setembro, 2008. Fátima Barbosa Uma nova realidade, um novo desafio Setembro, 2008. História de um Cuidador Tenho 65 anos, fui emigrante na França e na Alemanha e cá em Portugal trabalhei em várias zonas. Sempre gostei da vida! Reformei-me

Leia mais

C E N T R O C U L T U R A L E S O C I A L D E S A N T O A D R I Ã O REGULAMENTO INTERNO CATL-ACR

C E N T R O C U L T U R A L E S O C I A L D E S A N T O A D R I Ã O REGULAMENTO INTERNO CATL-ACR C E N T R O C U L T U R A L E S O C I A L D E S A N T O A D R I Ã O REGULAMENTO INTERNO CATL-ACR A P R O V A D O E M A S S E M B L E I A G E R A L E M 1 1. 0 3. 2 0 1 6 ( A p ó s a s r e v i s õ e s e

Leia mais

Intervenção Psicossocial na Freguesia de São Julião do Tojal, especificamente no Bairro CAR

Intervenção Psicossocial na Freguesia de São Julião do Tojal, especificamente no Bairro CAR Comissão Social de Freguesia de São Julião do Tojal Intervenção Psicossocial na Freguesia de São Julião do Tojal, especificamente no Bairro CAR 1- Enquadramento do Projecto A freguesia de São Julião do

Leia mais

A nossa missão: Valorização dos tempos livres contribuindo para o desenvolvimento individual e social de uma forma educativa e cultural.

A nossa missão: Valorização dos tempos livres contribuindo para o desenvolvimento individual e social de uma forma educativa e cultural. O Campo de Férias DECOJovem é promovido pela DECO em colaboração com a UPAJE, enquanto entidade organizadora e creditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude para a organização de atividades

Leia mais

CONSELHO DE DOCENTES DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CONSELHO DE DOCENTES DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Vale de Ovil Escola Básica e Secundária do Vale de Ovil Código 345702 CONSELHO DE DOCENTES DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação é qualitativa e contínua com o objectivo de reconhecer

Leia mais

Plano de Contingência Gripe A Creche do Povo Jardim de Infância

Plano de Contingência Gripe A Creche do Povo Jardim de Infância Plano de Contingência Gripe A Creche do Povo Jardim de Infância 1. Enquadramento 1.1 Nota Introdutória Através da Organização Mundial de Saúde e das respectivas autoridades nacionais de Saúde, Ministério

Leia mais

2009-2010. Agrupamento Vertical de Escolas de Ferreira do Alentejo PLANO DE CONTINGÊNGIA GRIPE A (H1N1)

2009-2010. Agrupamento Vertical de Escolas de Ferreira do Alentejo PLANO DE CONTINGÊNGIA GRIPE A (H1N1) 2009-2010 Agrupamento Vertical de Escolas de Ferreira do Alentejo PLANO DE CONTINGÊNGIA GRIPE A (H1N1) 1. Introdução No sentido de colmatar a possibilidade de contágio e a rápida propagação da gripe A,

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa Este questionário contém perguntas sobre as tuas experiências e tipo de aprendizagem na disciplina de Ciências Naturais. Não há respostas correctas nem erradas, apenas as que correspondem à forma como

Leia mais

Há uma necessidade de urgência de ação humanitária que pede uma resposta imediata de acolhimento.

Há uma necessidade de urgência de ação humanitária que pede uma resposta imediata de acolhimento. De: Assistente Nacional, Secretário Nacional Pedagógico Para: JJRR e JJNN, Agrupamentos Assunto: Integração do CNE na PAR Plataforma de Apoio aos Refugiados Data: 2-10-2015 Circular: 15-1-087 A Missão

Leia mais

Educação Moral e Religiosa Católica

Educação Moral e Religiosa Católica Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto Ano letivo: 205/6 Educação Moral e Religiosa Católica Planos de Unidade do 5º ano de escolaridade Unidade letiva : Viver juntos Metas: B. Construir uma chave de

Leia mais

PORTFÓLIO INTRODUÇÃO. A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos.

PORTFÓLIO INTRODUÇÃO. A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos. INTRODUÇÃO A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos. Foi fundada a 17 de Novembro de 1951 e conta actualmente com os membros

Leia mais

CURSO DE INICIAÇÃO PEDAGÓGICA - CIP REGIMENTO DA REGIÃO DE LEIRIA

CURSO DE INICIAÇÃO PEDAGÓGICA - CIP REGIMENTO DA REGIÃO DE LEIRIA pág. 1 de 8 CURSO DE INICIAÇÃO PEDAGÓGICA - CIP REGIMENTO DA REGIÃO DE LEIRIA Artº 1 - Âmbito 1 - O presente Regimento define as normas de organização e funcionamento do Curso de Iniciação Pedagógica (CIP),

Leia mais

DGAJ/DF. Curso em E-learning

DGAJ/DF. Curso em E-learning Curso em E-learning Introdução O que é estudar a distância O estudo à distância é uma forma diferente de aprender. Para que uma pessoa possa estudar à distância, necessita desenvolver algumas habilidades

Leia mais

Plano de Atividades 2014

Plano de Atividades 2014 ADRA PORTUGAL Plano de Atividades 2014 Rua Ilha Terceira, 3 3º 100-171 LISBOA Telefone: 213580535 Fax: 213580536 E-Mail: info@adra.org.pt Internet: www.adra.org.pt Introdução A ADRA (Associação Adventista

Leia mais

Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade

Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade Versão 2.0 de 4 de Junho de 2007 Promotores: Co-financiamento: Introdução A Agenda 21 do Vale do Minho é um processo de envolvimento dos cidadãos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Estudo do Meio 1º ano Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Estudo do Meio 1º ano Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Estudo do Meio 1º ano Ano Letivo 2015/2016 1º Trimestre DE SI MESMO A sua identificação Os seus gostos e preferências O seu

Leia mais

1-O que é..4. 2-Contexto normativo..4. 3-Articulação com outros instrumentos..4. 4-Conteúdos do projeto educativo...5. 5-Diagnóstico estratégico..

1-O que é..4. 2-Contexto normativo..4. 3-Articulação com outros instrumentos..4. 4-Conteúdos do projeto educativo...5. 5-Diagnóstico estratégico.. 2008/2010 2012/2014 ÍNDICE Introdução 1-O que é..4 2-Contexto normativo..4 3-Articulação com outros instrumentos..4 4-Conteúdos do projeto educativo....5 5-Diagnóstico estratégico..4 6 -Resultados vão

Leia mais

Desde 1995, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, um espaço no âmbito da dança contemporânea, através da ESCOLA DE DANÇA.

Desde 1995, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, um espaço no âmbito da dança contemporânea, através da ESCOLA DE DANÇA. Desde 1995, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, um espaço no âmbito da dança contemporânea, através da ESCOLA DE DANÇA. Destinando a formação a alunos de todas as idades, o ensino da

Leia mais

Apresentação do Projecto

Apresentação do Projecto Apresentação do Projecto Projecto de intervenção sócio pedagógica de promoção social das crianças, jovens e familiares dos bairros sociais de Ramalde e Campinas Freguesia de Ramalde, Concelho do Porto.

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Departamento de Línguas Grupos: 220; 300; 320; 330; 350 ESCOLA BÁSICA DO 2º CICLO DE PINHEL Critérios de Avaliação de Língua Portuguesa- 2º Ciclo O R A L I D A D E Componente Cognitiva

Leia mais

Escola E.B. 2/3 Ciclos do Paul. Trabalho elaborado por: Frederico Matias 8ºA nº8 João Craveiro 8ºA nº5

Escola E.B. 2/3 Ciclos do Paul. Trabalho elaborado por: Frederico Matias 8ºA nº8 João Craveiro 8ºA nº5 Escola E.B. 2/3 Ciclos do Paul Trabalho elaborado por: Frederico Matias 8ºA nº8 João Craveiro 8ºA nº5 Introdução Este trabalho foi-nos proposto na aula de Área de Projecto pela Professora. Pretendemos

Leia mais

PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO [ Pág 2 Capa 1 Objectivos 3 Introdução... 4 Como fazer uma negociação eficaz... 5 Preparar a Negociação. 6 Cuidar da Apresentação.. 7 Escolher o Método de Negociação. 8 Regra da

Leia mais

PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA

PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA 11ª, 12ª e 13ª classes Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário Ficha Técnica TÍTULO: Programa de Metodologia do Ensino de Educação

Leia mais

Área - Relações Interpessoais

Área - Relações Interpessoais Área - Relações Interpessoais Eu e os Outros ACTIVIDADE 1 Dar e Receber um Não. Dar e Receber um Sim. Tempo Previsível 60 a 90 m COMO FAZER? 1. Propor ao grupo a realização de situações de role play, em

Leia mais

GESTÃO CURRICULAR LOCAL: FUNDAMENTO PARA A PROMOÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA. José Luís L. d`orey 1 José Carlos Bravo Nico 2 RESUMO

GESTÃO CURRICULAR LOCAL: FUNDAMENTO PARA A PROMOÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA. José Luís L. d`orey 1 José Carlos Bravo Nico 2 RESUMO GESTÃO CURRICULAR LOCAL: FUNDAMENTO PARA A PROMOÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA José Luís L. d`orey 1 José Carlos Bravo Nico 2 RESUMO Resumo A Reorganização Curricular formalmente estabelecida pelo Decreto-lei

Leia mais

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE OURÉM - CLASO -

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE OURÉM - CLASO - CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE OURÉM - CLASO - CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Objecto O presente regulamento interno destina-se a definir e dar a conhecer os princípios a que obedece a constituição,

Leia mais

Licenciado em Educação Física e Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, Filipe Palma está desde sempre ligado ao Desporto Aventura.

Licenciado em Educação Física e Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, Filipe Palma está desde sempre ligado ao Desporto Aventura. FILIPE PALMA Licenciado em Educação Física e Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, Filipe Palma está desde sempre ligado ao Desporto Aventura. Começou a praticar Windsurf com 12 anos e faz competição

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL 1 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016 REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA ABIDJAN 2014 2 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO PROJETO EDUCATIVO. Indicações para Operacionalização 2012-2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO PROJETO EDUCATIVO. Indicações para Operacionalização 2012-2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO PROJETO EDUCATIVO Indicações para Operacionalização 2012-2015 O Plano Anual de Atividades do Agrupamento é relevante para toda a Comunidade Educativa. Por ele se operacionalizam

Leia mais

REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO

REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO ÍNDICE 1. Nota Introdutória... 2 2. Classificação dos Praticantes em Regime de Alta Competição... 3 (Portaria nº947/95 de 1 de Agosto) 3. Níveis de Qualificação... 5 4. Critérios

Leia mais

RESULTADOS RELATIVOS A GRÂNDOLA INDICADORES DO «CIDADES» (N = 306)

RESULTADOS RELATIVOS A GRÂNDOLA INDICADORES DO «CIDADES» (N = 306) RESULTADOS RELATIVOS A GRÂNDOLA INDICADORES DO «CIDADES» (N = 306) Inquiridos que assinalam (N) % Espaços públicos (Ex.: Jardins, Praças, etc...) 182 61,5% Passeio das ruas 203 68,6% Passadeiras 196 66,2%

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual / Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos Metas de Aprendizagem Estratégias/

Leia mais

Rede Social PRÉ DIAGNÓSTICO PARTICIPADO

Rede Social PRÉ DIAGNÓSTICO PARTICIPADO PRÉ DIAGNÓSTICO PARTICIPADO PRÉ DIAGNÓSTICO SOCIAL PARTICIPADO CONCELHO DE FAFE Com este documento pretende-se, antes de mais, efectuar uma breve e sucinta caracterização do Concelho de Fafe seguido de

Leia mais

C11 Desenvolvimento Pessoal

C11 Desenvolvimento Pessoal C.N.E. NÚCLEO ORIENTAL Departamento de Formação 1 Desenvolvimento Pessoal Ninguém sabe tudo a respeito do que quer que seja Nuno Pires C.N.E. NÚCLEO ORIENTAL Departamento de Formação 2 Objectivos da U.F.

Leia mais

PROGRAMA DO INTERNATO MÉDICO DE SAÚDE PÚBLICA

PROGRAMA DO INTERNATO MÉDICO DE SAÚDE PÚBLICA Coordenação do Internato Médico de Saúde Pública PROGRAMA DO INTERNATO MÉDICO DE SAÚDE PÚBLICA (Aprovado pela Portaria 47/2011, de 26 de Janeiro) Internato 2012/2016 ÍNDICE GERAL INTRODUÇÃO 1 1. DURAÇÃO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AFONSO DE ALBUQUERQUE 2014/2015. Regulamento dos Quadros de Valor, de Mérito e de Excelência

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AFONSO DE ALBUQUERQUE 2014/2015. Regulamento dos Quadros de Valor, de Mérito e de Excelência AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AFONSO DE ALBUQUERQUE 2014/2015 Regulamento dos Quadros de Valor, de Mérito e de Excelência Introdução Os Quadros de Valor, de Mérito e de Excelência dos Ensinos Básico e Secundário

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL. Indice:

CARTA INTERNACIONAL. Indice: CARTA INTERNACIONAL Indice: Introdução. I. Equipas de Jovens de Nossa Senhora II. A equipa III. As funções na equipa IV. A vida em equipa V. Abertura ao mundo, compromisso VI. O Movimento das E.J.N.S.

Leia mais

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO EFECTIVIDADE DA AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PROJECTO ESSE Orientações para as visitas às escolas 1 Introdução As visitas às escolas realizadas segundo o modelo

Leia mais

Proposta de Plano de Atividades do. Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017

Proposta de Plano de Atividades do. Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017 Proposta de Plano de Atividades do Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017 1. Introdução A Lei de bases do Sistema Educativo (Lei nº 46/86 de 14 de Outubro, com a redação que lhe foi dada pela Lei

Leia mais

Politicas Municipais de Apoio à Criança

Politicas Municipais de Apoio à Criança Politicas Municipais de Apoio à Criança MUNICIPIO DA MOITA DASC / Divisão de Assuntos Sociais Projectos Dirigidos à Comunidade em Geral Bibliotecas - Biblioteca Fora d Horas - Pé Direito Juventude - Férias

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS DE EIXO. çzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopa

ASSOCIAÇÃO DE PAIS DE EIXO. çzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopa qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçz xcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbn mqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjkl

Leia mais

Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter-

Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter- Algumas definições Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter- relações. O sentido de um termo

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO INTERNO Preâmbulo A Rede Social assenta numa estratégia participada de planeamento, que procura racionalizar e conferir maior eficácia, quer à intervenção dos agentes na aplicação das medidas,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIACÃO

CRITÉRIOS DE AVALIACÃO CRITÉRIOS DE AVALIACÃO Educação Visual 5º Ano Educação Visual 6º Ano Educação Tecnológica 5º Ano Educação Tecnológica 6º Ano ANO ESCOLAR 2015 / 2016 Ano letivo de 2015 / 2016 INTRODUÇÃO Sendo a avaliação

Leia mais

(Anexo 1) Perfil de Competências

(Anexo 1) Perfil de Competências (Anexo 1) Perfil de Competências a) Tendo em conta as exigências constantes do posto de trabalho inerente ao cargo de direcção intermédia de 2.º grau, são consideradas essenciais para o profícuo desempenho

Leia mais

Circuito de Atletismo em Pavilhão Games and Fun

Circuito de Atletismo em Pavilhão Games and Fun 2014 Circuito de Atletismo em Pavilhão Games and Fun Departamento Técnico Associação de Atletismo do Porto Introdução O Circuito de Torneios de Atletismo em Pavilhão tem como propósito o combate dos modelos

Leia mais

Seminário Energia e Cidadania 23 de Abril de 2009 Auditório CIUL

Seminário Energia e Cidadania 23 de Abril de 2009 Auditório CIUL Seminário Energia e Cidadania 23 de Abril de 2009 Auditório CIUL Começo por agradecer a todos terem vindo a este seminário. Em especial à Senhora Secretária de Estado que muito nos honra com a sua presença

Leia mais

A iniciação à fé cristã das crianças de hoje - da teologia à pedagogia

A iniciação à fé cristã das crianças de hoje - da teologia à pedagogia ONDE MORAS? Ilustração de Capa, Madalena Matoso, 2009 ONDE MORAS? UMA PROPOSTA Tópicos para a intervenção inicial Maria da Conceição Moita A iniciação à fé cristã das crianças de hoje - da teologia à pedagogia

Leia mais

Eixos Estratégicos Objectivos Estratégicos Objectivos Operacionais Acções. 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias

Eixos Estratégicos Objectivos Estratégicos Objectivos Operacionais Acções. 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias 1. Oferta Formativa 1.1. Dinamizar e consolidar a oferta formativa 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias 1.1.2. Promover o funcionamento de ciclos de estudos em regime

Leia mais

(Quatro anos depois) 1998-2002. Promoção da Saúde Oral nos Jovens, Janeiro 2006 OS ADOLESCENTES PORTUGUESES AVENTURA SOCIAL & SAÚDE 1987-2006

(Quatro anos depois) 1998-2002. Promoção da Saúde Oral nos Jovens, Janeiro 2006 OS ADOLESCENTES PORTUGUESES AVENTURA SOCIAL & SAÚDE 1987-2006 (Quatro anos depois) 1998-2002 Margarida Gaspar de Matos, *Faculdade de Motricidade Humana. ** CMDT/ Instituto de Higiéne e Medicina Tropical Promoção da Saúde Oral nos Jovens, Janeiro 2006 1987-2006 Parceiros

Leia mais

Relatório e Contas. Do Ano Escutista 2011 / 2012. Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português

Relatório e Contas. Do Ano Escutista 2011 / 2012. Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português Relatório e Contas Do Ano Escutista 2011 / 2012 Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português 1 Introdução Apresenta-se de seguida neste documento, o Relatório de Atividades e Contas remetendo-nos

Leia mais

Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização

Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização 1. Introdução O presente questionário ajudá-lo-á a reflectir sobre os esforços desenvolvidos pela sua empresa no domínio da responsabilidade empresarial,

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES CRECHE ANO LECTIVO 2014 / 2015 - Tema transversal a trabalhar ao longo do ano: A Magia do Circo DATAS A SALIENTAR

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES CRECHE ANO LECTIVO 2014 / 2015 - Tema transversal a trabalhar ao longo do ano: A Magia do Circo DATAS A SALIENTAR MÊS Setembro TEMA Adaptação das Crianças PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES CRECHE ANO LECTIVO 2014 / 2015 - Tema transversal a trabalhar ao longo do ano: A Magia do Circo DATAS A SALIENTAR ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS

Leia mais

ANEXO 5 - Guia para o preenchimento do Questionário sobre património cultural imaterial

ANEXO 5 - Guia para o preenchimento do Questionário sobre património cultural imaterial ANEXO 5 - sobre património cultural imaterial Os campos assinalados com são de preenchimento obrigatório; Nos restantes campos preencha apenas o que souber; Se tiver dúvidas em alguma questão, assinale

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA Bateria de Exercícios Voleibol NÚCLEO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2000.2001 VOLEIBOL BATERIA DE EXERCÍCIOS Este documento pretende acima de tudo fornecer ao professor uma

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha - Fundão Ano Lectivo 2010/2011 Ensino Básico A avaliação escolar tem como finalidade essencial informar o aluno, o encarregado de educação e o próprio professor,

Leia mais

Políticas Educativas e Sociais no Desporto

Políticas Educativas e Sociais no Desporto Políticas Educativas e Sociais no Desporto O papel da Escola, das autarquias e dos clubes João Manuel Petrica Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de C.Branco LIBEC/CIFPEC, IEC, Universidade

Leia mais

Vogal de Caridade Cadernos de Serviços

Vogal de Caridade Cadernos de Serviços Vogal de Caridade Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: Vicente de Paulo foi um homem aberto a Deus e aos homens, daí ser chamado o santo da caridade. Homem humano,

Leia mais

Abertura Oficial da GINCANA DRUMMOND: 12/09/2014 Pré-Gincana: período 12/09/2014 a 05/11/2014 Gincana: 13/11/2014 (5ª feira), das 07h30 às 12h.

Abertura Oficial da GINCANA DRUMMOND: 12/09/2014 Pré-Gincana: período 12/09/2014 a 05/11/2014 Gincana: 13/11/2014 (5ª feira), das 07h30 às 12h. Abertura Oficial da GINCANA DRUMMOND: 12/09/2014 Pré-Gincana: período 12/09/2014 a 05/11/2014 Gincana: 13/11/2014 (5ª feira), das 07h30 às 12h. Equipes / Cores: 6º ano / amarela 7º ano / azul 8º ano /

Leia mais

Marketing Pessoal. aumentem de valor.

Marketing Pessoal. aumentem de valor. P U B L I C A Ç Ã O N º 3 2 3 D E Z E M B R O 2 0 0 9 Marketing Pessoal PONTOS DE INTERESSE: Conceito Na Prática Definir Objectivos Marca Pessoal Marketing Pessoal pode ser definido como o processo de

Leia mais

Concurso Escola Mundo: Estudantes em Acção

Concurso Escola Mundo: Estudantes em Acção NEWSLETTER nº7 CONTEÚDOS: Pág.1 Concurso Escola Mundo: Estudantes em Acção Pág.1 Acções de Estudantes em Portugal Pág.2 Acções de Estudantes na Estónia Pág.3 Acções de Estudantes na Bulgária Pág.3 Acções

Leia mais

Índice 1. Introdução... 2 2. Objetivo e Âmbito do Manual do Voluntariado... 2 3. Definições... 2 3.1. Voluntariado... 2 3.2. Voluntário... 3 4.

Índice 1. Introdução... 2 2. Objetivo e Âmbito do Manual do Voluntariado... 2 3. Definições... 2 3.1. Voluntariado... 2 3.2. Voluntário... 3 4. Manual do Índice 1. Introdução... 2 2. Objetivo e Âmbito do Manual do Voluntariado... 2 3. Definições... 2 3.1. Voluntariado... 2 3.2. Voluntário... 3 4. Ser Voluntário da Liga... 3 5. Reflexões prévias...

Leia mais

Entidades Promotoras de Voluntariado Lourinhã

Entidades Promotoras de Voluntariado Lourinhã Entidades Promotoras de Voluntariado Câmara Municipal da Casa do Povo da Casa Pia de Lisboa Centro Social e Paroquial da ADAPECIL Associação Juvenil Tá a Mexer GEAL Junta de Freguesia de Ribamar LOURAMBI

Leia mais

Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade

Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade Índice Nota Introdutória Legislação Conceitos/Glossário de termos Princípios Orientadores e finalidades Documentos Nota Introdutória:

Leia mais

DICAS PARA UM ESTUDO EFICAZ

DICAS PARA UM ESTUDO EFICAZ 1 DICAS PARA UM ESTUDO EFICAZ PRESSUPOSTOS DA TÉCNICA Muitos problemas de insucesso escolar devem-se ao facto de os alunos não saberem estudar de modo eficiente. Existem alguns aspetos que devem ser levados

Leia mais

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE)

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE) Núcleos de Estudo Caderno de Apoio Núcleos de Estudo 1 Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? [perguntou a Alice] Isso depende muito de para onde é que queres ir disse o Gato.

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

Este manual dirige-se aos jovens que, vendo o futebol como muito mais do que um mero jogo, se voluntariam para ajudar a treinar os seus colegas.

Este manual dirige-se aos jovens que, vendo o futebol como muito mais do que um mero jogo, se voluntariam para ajudar a treinar os seus colegas. Este manual dirige-se aos jovens que, vendo o futebol como muito mais do que um mero jogo, se voluntariam para ajudar a treinar os seus colegas. Manual elaborado pela equipa técnica do projeto MAIS JOVEM.

Leia mais

GRIPE A (H1N1) v. Planos de Contingência para Creches, Jardins-de-infância, Escolas e outros Estabelecimentos de Ensino

GRIPE A (H1N1) v. Planos de Contingência para Creches, Jardins-de-infância, Escolas e outros Estabelecimentos de Ensino GRIPE A (H1N1) v Planos de Contingência para Creches, Jardins-de-infância, Escolas e outros Estabelecimentos de Ensino Orientações para a sua elaboração Este documento contém: Metodologia de elaboração

Leia mais

ELES QUE FAÇAM O QUE EU DIGO!

ELES QUE FAÇAM O QUE EU DIGO! ELES QUE FAÇAM O QUE EU DIGO! ESTRATÉGIAS PARA COMBATER A OBESIDADE PROPOSTAS PELAS CRIANÇAS NAS PASE 2008 Rosalina Gabriel, Ana Moura Arroz, Ana Cristina Palos, Isabel Estrela Rego, António Félix Rodrigues,

Leia mais

Regulamento para a Concessão de Subsídios a Entidades e Organismos que Prossigam Fins de Interesse Público da Freguesia de Areeiro CAPÍTULO I

Regulamento para a Concessão de Subsídios a Entidades e Organismos que Prossigam Fins de Interesse Público da Freguesia de Areeiro CAPÍTULO I Regulamento para a Concessão de Subsídios a Entidades e Organismos que Prossigam Fins de Interesse Público da Freguesia de Areeiro CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º Objecto O presente regulamento

Leia mais

GOVERNO. Orçamento Cidadão 2015

GOVERNO. Orçamento Cidadão 2015 REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE GOVERNO Orçamento Cidadão 2015 Os recursos públicos do Estado são recursos públicos do povo e para o povo, condição que dá ao cidadão o direito de saber como

Leia mais

Os Atletas e os Medicamentos Perguntas e Respostas

Os Atletas e os Medicamentos Perguntas e Respostas Os Atletas e os Medicamentos Perguntas e Respostas O que posso fazer para evitar um caso positivo motivado pela utilização de um medicamento? Existem duas formas de obter um medicamento: através de uma

Leia mais

Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo -

Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo - Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo - Estudo do Meio 1º Ano 1º Período 2º Período 3º Período À descoberta de si mesmo - A sua identificação Conhecer a sua identificação Conhecer o seu nome

Leia mais

INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO. Agradece-se, desde já, o seu contributo!

INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO. Agradece-se, desde já, o seu contributo! ESTUDO DE CASO - Cultura Organizacional de Manutenção e Conservação dos Bens Escolares Este inquérito tem como objetivo, recolher informação para a realização de um trabalho de Mestrado, no domínio das

Leia mais

Como...fazer o pré-teste de materiais de extensão rural com pequenos agricultores

Como...fazer o pré-teste de materiais de extensão rural com pequenos agricultores Como...fazer o pré-teste de materiais de extensão rural com pequenos agricultores A realização de pré-testes antes da distribuição dos materiais de extensão rural é um processo importante no desenvolvimento

Leia mais

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR COORDENADOR: Vanda Teixeira 1. FUNDAMENTAÇÃO/ CONTEXTUALIZAÇÃO/ JUSTIFICAÇÃO a) O Desporto Escolar constitui uma das vertentes de atuação do Ministério da Educação e Ciência com maior transversalidade

Leia mais

Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Lisboa Sector da Rede Social

Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Lisboa Sector da Rede Social REDE SOCIAL Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Lisboa Sector da Rede Social REDE SOCIAL A Rede Social pretende constituir um novo tipo de parceria entre entidades públicas e privadas

Leia mais

FORMAÇÃO 2013/ 2014 1. ACESSO A ESTRUTURAS. 1.2. Acesso a Estruturas c/ Resgate e Salvamento. 1.7. Acesso a Estruturas e Instalador de Linhas de Vida

FORMAÇÃO 2013/ 2014 1. ACESSO A ESTRUTURAS. 1.2. Acesso a Estruturas c/ Resgate e Salvamento. 1.7. Acesso a Estruturas e Instalador de Linhas de Vida FORMAÇÃO 2013/ 2014 1. ACESSO A ESTRUTURAS 1.1. Acesso a Estruturas 1.2. Acesso a Estruturas c/ Resgate e Salvamento 1.3. Verificação de Acesso a Estruturas 1.4. Acesso a Espaços Confinados 1.5. Instaladores

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA INSÍGINIA MUNDIAL DE CONSERVACIONISMO

MATERIAL DE APOIO PARA INSÍGINIA MUNDIAL DE CONSERVACIONISMO MATERIAL DE APOIO PARA INSÍGINIA MUNDIAL DE CONSERVACIONISMO 03 DE JULHO DE 2009 ÍTENS DA ETAPA MARROM 1. TOMAR PARTE, DE PREFERÊNCIA EM UM GRUPO, EM DOIS PROJETOS, TAIS COMO: Limpar um arroio, valo ou

Leia mais

WWW.DIVER.COM.PT. Campo de férias Verão 2013 2015 14 dias. 28 Junho a 11 Julho 12 a 25 Julho 26 Julho a 8 Agosto* 9 a 22 Agosto 23 Agosto a 5 Setembro

WWW.DIVER.COM.PT. Campo de férias Verão 2013 2015 14 dias. 28 Junho a 11 Julho 12 a 25 Julho 26 Julho a 8 Agosto* 9 a 22 Agosto 23 Agosto a 5 Setembro Alvará de Campo de Férias Registo nº 47/DRN Campo de férias Verão 2013 2015 14 dias 28 Junho a 11 Julho 12 a 25 Julho 26 Julho a 8 Agosto* 9 a 22 Agosto 23 Agosto a 5 Setembro WWW.DIVER.COM.PT Os Campos

Leia mais

PROGRAMA DE GINÁSTICA 11ª Classe

PROGRAMA DE GINÁSTICA 11ª Classe PROGRAMA DE GINÁSTICA 11ª Classe Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário Disciplina de Educação Física Ficha Técnica Título Programa de Ginástica - 11ª Classe Formação de Professores do

Leia mais

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA I N S T I T U T O P O L I T É C N I C O D E C A S T E L O B R A N C O ENGENHARIA INFORMÁTICA Aspectos Sócio-Profissionais da Informática Jovens Empresários de Sucesso e Tendências

Leia mais

DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS. 1.º Período: ATIVIDADES DESPORTIVAS

DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS. 1.º Período: ATIVIDADES DESPORTIVAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO Metas Intermédias Atividades Desportivas O aluno cumpre o nível introdutório de quatro matérias diferentes: Um nível introdutório na categoria

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ENTRE O GRUPO PORTUGAL TELECOM, A UNI (UNION NETWORK INTERNATIONAL), SINTTAV, STPT E SINDETELCO

CÓDIGO DE CONDUTA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ENTRE O GRUPO PORTUGAL TELECOM, A UNI (UNION NETWORK INTERNATIONAL), SINTTAV, STPT E SINDETELCO CÓDIGO DE CONDUTA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ENTRE O GRUPO PORTUGAL TELECOM, A UNI (UNION NETWORK INTERNATIONAL), SINTTAV, STPT E SINDETELCO PREÂMBULO O presente Acordo concretiza os objectivos das conversações

Leia mais

Plano Anual Actividades. Associação de Pais e Encarregados de Educação EBI Rainha D.Leonor Lencastre

Plano Anual Actividades. Associação de Pais e Encarregados de Educação EBI Rainha D.Leonor Lencastre Plano Anual Actividades Associação de Pais e Encarregados de Educação EBI Rainha D.Leonor Lencastre 2014/2015 INDICE Nota Introdutória 3 1. Áreas de ação 4 2. Representatividade 4 3. Divulgação/Informação

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais