2. a etapa. Bloco I Linguagens e Códigos e Ciências Sociais. Artes Visuais. Eixo: Análise Foco I Teoria da Arte. Eixo: Uso Foco II Linguagem Visual

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. a etapa. Bloco I Linguagens e Códigos e Ciências Sociais. Artes Visuais. Eixo: Análise Foco I Teoria da Arte. Eixo: Uso Foco II Linguagem Visual"

Transcrição

1 2. a etapa Bloco I Linguagens e Códigos e Ciências Sociais Artes Visuais Foco I Teoria da Arte Competência: Construir e aplicar conceitos e informações representados de diversas formas com vistas à tomada de decisões e à construção de argumentações relativas à produção artística, à história da arte, à estética e à linguagem visual. Funções da Arte Estética Evidenciar que arte é um saber construído por todos os povos e que exprime suas perspectivas, valores e culturas universais. Reconhecer e contextualizar os diferentes papéis que a arte assume nas sociedades em suas relações pragmáticas, religiosas e éticas. Analisar a obra de arte no seu contexto técnico e estilístico. Reconhecer a matéria como elemento das obras de arte. Analisar a multiplicidade e a diversidade das artes por meio da escolha de materiais e técnicas em diferentes contextos. Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística: da concepção à execução. Crítica Foco II Linguagem Visual Compreender o processo de contemplação e de interpretação na obra de arte. Relacionar a contemplação à faculdade de julgar e a interpretação à razão. Competência: Demonstrar a capacidade de identificar e analisar as diferentes linguagens artísticas, inclusive arquitetura e design. Conhecer, reconhecer e comparar os modos da organização visual. Composição Visual Linha Espaço Cor Luz Configuração dos elementos Reconhecer mudanças significativas nos princípios visuais. Analisar, relacionar e articular os elementos visuais ponto, linha, plano, espaço, cor, luz e configuração espacial aos contextos históricos e teóricos. Analisar, relacionar, articular, comparar, identificar e justificar a relação entre a estrutura formal e a expressividade das linhas na composição como geradoras de conteúdo. Comparar, analisar e articular as funções das estruturas formais, simbólicas e cognitivas. Relacionar os planos bidimensional e tridimensional. Identificar e criar diferentes planos na composição visual. Analisar a função da cor e da luz na produção de efeitos pictóricos. Relacionar harmonia e contraste à cor, à luz e à sombra. Identificar as diferentes teorias das cores (cor/luz e cor/pigmento), nas produções artísticas. Reconhecer o simbolismo das cores em diferentes contextos. Analisar a função da luz e da sombra na produção de efeitos pictóricos. Sintetizar o estudo da configuração dos elementos para reconhecer simetrias, equilíbrio como geradores de tensão espacial. Analisar a relação entre ritmo e movimento.

2 Foco III Produção em Arte Competência: Compreender a produção em artes visuais como instrumento de aprendizagem e relacioná-la com outras áreas do. Pintura Desenho Escultura Gravura Objetos Fotografia Reconhecer os instrumentos das linguagens das artes visuais associadas a contextos. Produzir trabalhos artísticos, possibilitando o desenvolvimento auto-expressivo, experimentação e geração de conteúdos. Associar qualidades sensoriais e intelectuais às linguagens artísticas. Foco IV História da Arte Competências: (1) Organizar informações e s de História da Arte. (2) Reconhecer os momentos históricos e a Estética. (3) Compreender a História da Arte como reveladora de diversidade e expressão de cultura. História da Arte Movimentos e Períodos Arte e Revolução Industrial Arte no Brasil Comparar os métodos e processos da produção artística nos diversos contextos sociais. Articular as relações entre os elementos visuais e estilos. Reconhecer a presença da produção artística em diferentes contextos do Barroco ao Pós-Impressionismo. Identificar as visões da história da arte sobre o Barroco. Identificar e relacionar os temas do Barroco e do Rococó. Analisar o papel dos símbolos na arte Neoclássica. Analisar os modos de representação e os temas do Romantismo. Comparar os artistas românticos aos neoclássicos. Distinguir o Naturalismo do Realismo. Analisar o Impressionismo e as suas principais tendências. Sintetizar os temas dos períodos Impressionista e pós-impressionista. Relacionar a arte pós-impressionista ao Modernismo. Associar as transformações da arte à Revolução Industrial. Definir, identificar, e contextualizar os movimentos que propuseram a conciliação da arte à indústria. Identificar e analisar a passagem da produção artesanal à produção industrial. Compreender a produção artística no período colonial no Brasil. Contrastar o Barroco e o Rococó brasileiros aos europeus. Reconhecer a diversidade do Barroco nas diferentes regiões brasileiras. Contextualizar a introdução do Neoclassicismo no Brasil. Justificar a importância da academia parrte brasileira. Compreender a inserção do Realismo, Romantismo e Impressionismo no Brasil face ao colonialismo cultural. Compreender e analisar a importância do Romantismo para a formação da identidade cultural brasileira.

3 Artes Cênicas Foco Linguagem e prática teatral Elementos da Linguagem Cênica Estudo e prática dos diversos elementos da linguagem cênica Identificar os diversos elementos que compõem a linguagem teatral. Reconhecer as mudanças significativas nos princípios cênicos no tempo e espaço. Evidenciar a utilização dos elementos da linguagem cênica: atuação, direção, cenografia, indumentária, iluminação, sonoplastia e espaço cênico nas diversas manifestações formais e no contexto histórico greco-medieval e renascentista. Construir personagens a partir dos elementos corporais e vocais. Estruturar ações cênicas a partir dos seguintes elementos: enredo, conflitos, personagens (protagonista/antagonista), diálogo/monólogo. Fazer uso dos elementos formais: figurinos, adereços e maquiagem, cenografia, iluminação, sonoplastia na composição de personagens. Foco Teoria e História do Teatro Conceito de teatro Elementos da linguagem teatral Teatro greco-romano e renascentista Análise do texto teatral Apresentar, discutir e interpretar o teatro como forma de análise, reflexão e reelaboração das relações humanas. Analisar e apreender informações e conceitos relativos aos elementos sígnicos da linguagem teatral. Compreender a organização e integração dos elementos sígnicos no processo de encenação. Reconhecer os conceitos de trágico e cômico, relacionados ao teatro greco-romano: Tragédia Grega, Comédia Antiga e Nova; Autos-Medievais; Commedia dell Arte; Teatro Elizabetano. Analisar o texto teatral, identificando os elementos estruturais: gênero, enredo, ação dramática, planos de ação, diálogos/monólogos e personagens. Música É imprescindível que o candidato tenha audição prévia de uma diversidade musical que inclua compositores, músicos, intérpretes, tipos/estilos/gêneros, movimentos e repertório musical como os apresentados a seguir. 1. Maracatus 2. Período contemporâneo e clássico John Cage Música para piano preparado (Music for prepared piano); TV Köln. Krzystof Penderecki Elegia às vítimas de Hiroshima (Threnody for the victims of Hiroshima). Wolfgang Amadeus Mozart Serenata em Sol M ( Eine Kleine Nachtmusik); Concerto para clarineta e orquestra em Lá M, K.622; ópera As bodas de Fígaro, em especial as árias de Susanna; Quarteto de cordas K Tango Carlos Gardel La cumparsita; Mi Buenos Aires querido. Astor Piazzola Adios nonino; Verano porteño. Ernesto Nazareth Odeon; Brejeiro; Apanhei-te cavaquinho; Faceira. 4. Baião, forró e xote Luiz Gonzaga Asa branca; Penas do tiê; Vozes da seca; Pagode russo; O xote das meninas. 5. Rock brasileiro Charlie Brown Júnior Quebra-mar; Zoio de Lula; Não uso sapato. 6. Blues B. B. King Sweet little angel; Ain t nobody home; How blue can we get?; The thrill is gone.

4 Eixo: Material e Organização Foco I Fonte Sonora Competência: Conhecer a diversidade de fonte sonora usada em diferentes músicas: instrumentos convencionais, regionais, étnicos, voz, sons da natureza e sons produzidos artificialmente, bem como seus diferentes usos. Conhecer e distinguir auditivamente instrumentos de famílias diferentes (cordas, sopro, percussão, eletrônicos). Conhecer instrumentos regionais de diferentes países. Conhecer outras fontes sonoras e sua utilização dentro de obras musicais (sons naturais, sons do cotidiano, sons eletrônicos). Diversidade de timbres Analisar as diversas possibilidades de combinações de instrumentos e/ou voz em músicas diversas. Analisar as diferentes possibilidades de uso de um mesmo instrumento em diferentes músicas. Distinguir auditivamente tipos de agrupamento instrumental e vocal (banda, coral, orquestra, grupo de chorinho etc.). Foco II Textura Competência: Conhecer as diversas possibilidades de uso de agrupamento de fontes sonoras. Combinação de sons, instrumentos e voz Analisar as diversas possibilidades de combinações de instrumentos e/ou voz em músicas diversas. Analisar a relação entre combinação de fontes sonoras ou instrumentos e características estilísticas. Distinguir auditivamente tipos de agrupamento instrumental e vocal (banda, coral, orquestra, grupo de chorinho etc.). Foco III Dinâmica Competência: Conhecer e distinguir auditivamente as possibilidades de uso da intensidade em diversas músicas. Intensidade Distinguir auditivamente diferentes possibilidades de uso da intensidade: níveis de contrastes, crescendo, diminuindo. Analisar o uso da intensidade em diferentes estilos ou exemplos musicais. Analisar o uso da intensidade como elemento expressivo em diferentes estilos. Foco IV Campo Rítmico Competência: Conhecer auditivamente estilos que se caracterizam pela ênfase na palavra como determinante de padrões rítmicos. A palavra como referência para a formação de estruturas rítmicas Analisar auditivamente músicas em que a métrica da palavra determina os padrões rítmicos ou em que a palavra é usada para produzir ritmo (rap, canto gregoriano, música concreta, repente, coco etc.). Reconhecer auditivamente músicas que se utilizam dessa técnica.

5 EIXO: Relação Contextual Foco V Contexto Competência: Analisar as relações de significado entre o texto musical e o contexto, considerando os aspectos extramusicais que diferenciam as músicas. Apreender o texto musical como forma múltipla de identidade cultural e de expressão de idéias, emoções e experiências vivenciadas na diversidade dos grupos socioculturais (aspectos sociais, geográficos, consumo, políticos etc.). Identificar os usos e funções da música no cotidiano com relação a comportamentos sociais e formadora de valores, conceitos, preconceitos e ideologias. Contexto social, histórico e cultural Identificar o uso e função da música em outros contextos artísticos (teatro, dança, cinema, MTV, Internet). Questionar a relação entre música e mídia. Discutir a relação entre gosto e familiaridade. Questionar os reflexos da globalização na criação musical. Conhecer e relacionar estruturas musicais e história. Conhecer a evolução histórica e as transformações das diferentes músicas. Relacionar a história do texto musical a ser analisado com o momento atual. Língua Inglesa Foco I Leitura Competência: Demonstrar, em nível básico intermediário, da Língua Inglesa por meio de interpretação, análise e compreensão de textos escritos ou visuais. Apreensão textual: idéia principal, paráfrase, síntese Tipos e gêneros textuais: narrativo, descritivo, informativo, publicitário Identificar a idéia principal e as idéias correlatas de um texto escrito ou visual. Fazer analogias e inferências. Ler e interpretar textos de gêneros diversos.

6 Foco II Estruturas lingüísticas Competência: Demonstrar, em nível básico intermediário, de Língua Inglesa em seus diversos níveis de apreciação morfológica, sintática, semântica e lexical. Morfologia: pronomes indefinidos; conjunções de comparação, contraste, causa e efeito; preposições de lugar, posição, tempo, contraste; advérbios de lugar, tempo e freqüência; Tag questions ; had better / would rather, verbos modais Tempos Verbais: passado simples versus presente perfeito; presente perfeito contínuo; passado perfeito; passado perfeito contínuo Identificar, analisar e comparar estruturas lingüísticas. Estabelecer relações entre estruturas lingüísticas. Reconhecer o nível semântico por meio do contexto e do morfossintático e lexical. Utilizar a Língua Inglesa na interpretação e na intervenção em situações reais ao traduzir e exprimir-se com clareza. Língua Espanhola Foco I Leitura Competências: (1) Demonstrar, em nível básico intermediário, da Língua Espanhola por meio da análise dedutiva e indutiva do texto lido. (2) Selecionar, organizar e relacionar dados e informações do texto lido, considerando os aspectos socioculturais da língua espanhola. Apreensão textual: idéia principal, perífrase, síntese Tipos e gêneros textuais: narrativo, descritivo, informativo, publicitário, instrumental Identificar e analisar informações centrais e periféricas. Fazer analogias e inferências. Ler e interpretar textos de gêneros diversos. Inferir informações, temas, assuntos e contextos.

7 Foco II Estruturas lingüísticas Competência: Demonstrar, em nível básico intermédiário, da Língua Espanhola em seus diversos níveis de apreciação morfológica, sintática, semântica e lexical. Norma culta e variação lingüística Fonética e fonologia: a sílaba tônica; acentuação Morfologia: Identificação e análise de estruturas lingüísticas: re das classes de palavras, emprego e funções Artigos Substantivos Adjetivos Numerais Pronomes Advérbios Preposições Verbo Os tempos do modo indicativo (presente, pretéritos e futuro) dos verbos regulares e irregulares Obrigação pessoal e impessoal Emprego de instruções e ordens (o imperativo) Introdução ao Estilo Indireto Identificar, analisar e comparar estruturas lingüísticas. Estabelecer relações entre estruturas lingüísticas. Reconhecer o nível semântico por meio do contexto e do morfossintático e lexical. Analisar e contrastar ordens e instruções. Contrastar estilos direto e indireto. Língua Francesa EIXO : USO Foco I Leitura Competência: Demonstrar, em nível básico intermediário, da Língua Francesa por meio de interpretação, análise e compreensão de textos escritos ou visuais. Apreensão textual: idéia principal, paráfrase, síntese Tipos e gêneros textuais: narrativo, descritivo, informativo, publicitário Identificar a idéia principal e idéias correlatas de um texto escrito ou visual. Fazer analogias e inferências. Ler e interpretar textos de gêneros diversos. EIXO : ANÁLISE Foco II Estruturas lingüísticas Competência: Demonstrar, em nível básico intermediário, da Língua Francesa em seus diversos níveis de apreciação morfológica, sintática, semântica e lexical. Flexão Verbal: presente do indicativo, passé simple / passé composé, imperfeito, futuro simples, imperativo, condicional Morfologia: Adjetivos e pronomes: interrogativos, indefinidos, possessivos, demonstrativos Pronomes relativos: Pronomes en et y, Advérbios, Preposições Identificar, analisar e comparar estruturas lingüísticas. Estabelecer relações entre estruturas lingüísticas. Reconhecer o nível semântico por meio do contexto e do morfossintático e lexical.

8 Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa Foco I Leitura Competência: Apreender o texto como uma construção de em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação. Funções da linguagem Fatores de textualidade: coesão e coerência Apreensão textual: idéias principal e secundárias; paráfrase e paródia; síntese; progressão temática, modo de organização; tese, argumentação; pressupostos, inferências e analogia Tipos e gêneros textuais: informativo, expositivo-argumentativo, instrucional, resumo, resenha, carta Reconhecer gêneros textuais. Identificar fatores de textualidade. Identificar e analisar informações centrais e periféricas. Comparar modos de organização textual. Fazer analogias e inferências. Argumentar e justificar opiniões. Foco II Literatura Competência: Compreender o texto literário como conjunto de códigos artísticos historicamente elaborados, que se refere à esfera das ligações extratextuais. Caracterização do texto literário: comparação entre o texto literário e o não-literário, função estética do texto, recriação subjetiva da realidade, plurissignificação da linguagem Gêneros literários; textos em prosa e em verso Estilos de época na literatura brasileira: Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo Leitura das obras: Bernardo Guimarães. O Seminarista. Joaquim Maria Machado de Assis. Esaú e Jacó. Aluísio Azevedo. Casa de Pensão. José de Alencar. O Tronco do Ipê. Identificar fatores de literariedade. Analisar aspectos formais e temáticos em textos literários. Associar texto literário a estilo e contexto cultural da época.

9 Foco III Estruturas lingüísticas Competências: Reconhecer as variações lingüísticas do uso social, bem como suas implicações nos diferentes níveis e aspectos da significação vocabular e textual. Reconhecer que a língua se organiza em relações de equivalência (coordenação) e dependência (subordinação) nos níveis lexical, oracional e textual. Norma padrão e variação lingüística Respeitar e preservar as variações lingüísticas. Significação vocabular e textual, denotação e conotação, polissemia, homonímia, sinonímia, antonímia, paráfrase Morfossintaxe: coordenação e subordinação; pontuação; determinantes do nome e do verbo no texto; relações de regência e concordância na oração e no período; colocação pronominal; padrão escrito no nível culto; ortografia, acentuação gráfica Distinguir marcas de variantes lingüísticas. Estabelecer relações em usos lingüísticos. Identificar, analisar e comparar estruturas lingüísticas. Estabelecer relações entre estruturas lingüísticas. Identificar e analisar conseqüências nas alterações das estruturas lingüísticas. Geografia Foco O espaço brasileiro Competência Apreender, a partir da análise das formas visíveis e concretas do atual espaço brasileiro, a sua essência, as contradições socioeconômicas e ambientais geradas no processo de ocupação e construção territorial e espacial. O processo de formação do espaço brasileiro Compreender o desenvolvimento do capitalismo e a produção do espaço brasileiro, considerando as diversas dinâmicas sociais percorridas e suas implicações na configuração territorial. Compreender a transposição do Brasil agrário para o urbano-industrial. Identificar contradições entre os diversos modelos econômicos e o desenvolvimento social, relacionando-os com a questão ambiental. O atual contexto do espaço brasileiro como resultado de relações socioeconômicas estabelecidas historicamente Reconhecer a importância da indústria como elemento motor na construção do espaço produtivo no Brasil. Reconhecer e analisar o descompasso entre o desenvolvimento econômico e o social. Reconhecer o processo de evolução e distribuição populacional, para uma análise da organização e ocupação do espaço territorial nacional, observando a formação da população brasileira, seu crescimento e sua diversidade cultural. Relacionar o atual modelo político-econômico com os problemas socioambientais (estrutura fundiária e conflitos, exclusão social, fluxos populacionais etc.). Inferir as possíveis tendências no espaço brasileiro quanto ao desenvolvimento sustentável, à justiça social, à afirmação nacional e à desconcentração industrial. Compreender o processo histórico de organização, de ocupação e suas implicações na configuração do espaço regional. O Distrito Federal Reconhecer a importância geopolítica no contexto nacional. Identificar as conseqüências do processo de ocupação do solo. Relacionar os aspectos socioeconômicos e ambientais.

10 História Foco A consolidação do capital, as transformações socioeconômicas e intelectuais, os processos revolucionários, a emergência de cidadania, as relações de trabalho e os movimentos sociais. O processo de ruptura da velha ordem socioeconômica e política A emancipação do mundo colonial americano e suas implicações A formação e a consolidação dos Estados americanos, suas complexidades e diversidades sociais, políticas, econômicas e culturais A Europa e a América na segunda metade do século XIX A Segunda Revolução Industrial Relacionar as transformações ocorridas na colônia com as verificadas no cenário externo. Identificar os pontos de contato entre as revoluções burguesas e as ideologias envolvidas no processo de emancipação colonial e o surgimento das Nações americanas. Compreender os mecanismos que presidiram a organização das Nações americanas. Analisar as complexas estruturas sociais, culturais, econômicas e políticas das Nações americanas. Interpretar as formas de condução das políticas interna e externa dos Estados americanos e sua inserção internacional. Analisar as transformações ocorridas no processo produtivo europeu, relacionando-as com a consolidação do sistema capitalista. Compreender as implicações sociais, políticas, econômicas e culturais geradas pela nova industrialização. Relacionar a nova etapa econômica com a inserção da América, África e Ásia nos quadros do Capitalismo mundial.

3. a etapa. Bloco I Linguagens e Códigos e Ciências Sociais. Artes Visuais. Eixo: Análise Foco I Teoria da Arte. Eixo: Uso Foco II Linguagem Visual

3. a etapa. Bloco I Linguagens e Códigos e Ciências Sociais. Artes Visuais. Eixo: Análise Foco I Teoria da Arte. Eixo: Uso Foco II Linguagem Visual 3. a etapa Bloco I Linguagens e Códigos e Ciências Sociais Artes Visuais Eixo: Análise Foco I Teoria da Arte Competência: Construir e aplicar conceitos e informações representados de diversas formas com

Leia mais

Objetos de avaliação. 1. a etapa. Bloco I - Linguagens e Códigos e Ciências Sociais. 1. a Etapa. Artes Visuais. Eixo: Análise Foco I Teoria da Arte

Objetos de avaliação. 1. a etapa. Bloco I - Linguagens e Códigos e Ciências Sociais. 1. a Etapa. Artes Visuais. Eixo: Análise Foco I Teoria da Arte avaliação Para cada etapa, os objetos de avaliação do PAS foram estruturados em grandes eixos, que se articulam em focos, que, por sua vez, objetivam competências e habilidades específicas. As habilidades

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 7º ano / Ensino Fundamental Área: Linguagem códigos e suas tecnologias Disciplina: Arte carga horária: 80 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 7º ano / Ensino Fundamental Área: Linguagem códigos e suas tecnologias Disciplina: Arte carga horária: 80 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATORIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 7º ano / Ensino Fundamental Área: Linguagem códigos e

Leia mais

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Introdução à Comunicação Visual 40 horas Não tem Desenho I 40 horas Não

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagem, Códigos e suas tecnologias Componente Curricular: LPL Série:2ºB,C

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 6 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E LÍNGUA

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPEC nº 680 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE PORTUGUÊS: Introdução aos estudos da Linguagem Panorama geral dos fenômenos da linguagem e suas abordagens científicas.

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE CONTEÚDOS:

DISCIPLINA DE ARTE CONTEÚDOS: DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 ano Construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando percepção, memória, imaginação, sensibilidade e reflexão. Desenvolver relação de autoconfiança

Leia mais

7º ano - Ensino Fundamental

7º ano - Ensino Fundamental EMENTAS 1º TRIMESTRE 7º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Ciências da Natureza Professor: Sinue Quadrado Objetivos: Compreender a origem e formação do Universo suas principais Teorias, investigar

Leia mais

Colégio Estadual Pedro Araujo Neto Ensino Fundamental e Médio PROPOSTA CURRICULAR DE ARTE DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Colégio Estadual Pedro Araujo Neto Ensino Fundamental e Médio PROPOSTA CURRICULAR DE ARTE DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Colégio Estadual Pedro Araujo Neto Ensino Fundamental e Médio PROPOSTA CURRICULAR DE ARTE DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO General Carneiro 2010 APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA A primeira forma de manifestação

Leia mais

DIA DA SEMANA EVENTO NOME DO EVENTO TURNO HORÁRIO DATAS 20/05, 27/05, 03/06, 10/06 E 17/06/2013. MANHÃ 08:00 às 12:00 2ª FEIRA

DIA DA SEMANA EVENTO NOME DO EVENTO TURNO HORÁRIO DATAS 20/05, 27/05, 03/06, 10/06 E 17/06/2013. MANHÃ 08:00 às 12:00 2ª FEIRA 1 A.M. 69062 LENDO IMAGENS ATRAVÉS DE ALBERTO MANGUEL * Ementa: Leitura de imagens a partir da teoria de Alberto Manguel e por meio de diálogo entre as obras de arte selecionadas, autor e apreciadores.

Leia mais

SALA DAS SESSÕES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em Cuiabá, 27 de abril de 2009.

SALA DAS SESSÕES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em Cuiabá, 27 de abril de 2009. RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 74, DE 27 DE ABRIL DE 2009. Dispõe sobre as alterações curriculares e o Projeto Pedagógico do Curso de Letras, licenciatura, com habilitação em Português e Literaturas, do Instituto

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE ARTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE ARTE 1 PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE ARTE PROFESSOR: DAVI DOS SANTOS FERREIRA COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELLOZO. SÉRIE(S): 8ºANO C/D, 9º ANO A/C, 1º ANO A/B/C/D e Contraturno em Música AVALIAÇÃO: Instrumentos de

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano Língua Portuguesa - Conhecer as classes gramaticais; - Conceituar sintaxe e as funções sintáticas; - Apresentar as noções de substantivo e adjetivo caracterizando a relação existente entre eles; - Apresentar

Leia mais

I CFD. Área: ARTE Série: 6º ANO 1º TRIMESTRE ARTE VISUAL

I CFD. Área: ARTE Série: 6º ANO 1º TRIMESTRE ARTE VISUAL Série: 6º ANO 1º TRIMESTRE ARTE VISUAL. Arte Rupestre. Arte Africana. Arte Indígena Brasileira Valorizar o(s) autor (es) dos objetos culturais apreciados, conhecendo aspectos de suas principais obras;

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE ARTE TEMA: CIRCO

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE ARTE TEMA: CIRCO TEMA: CIRCO 1. ano Reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas Utilização de elementos da linguagem visual: linha, cor, forma Representação por meio de colagem,

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 5.º ANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO Perfil do aluno no final do 5.º Ano O aluno canta a solo e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções em diferentes tonalidades

Leia mais

PLANIFICAÇÕES AEC Expressão Musical

PLANIFICAÇÕES AEC Expressão Musical PLANIFICAÇÕES AEC Expressão Musical 1º Ano Sons do meio ambiente e da natureza / silêncio Sons do corpo (níveis corporais) Sons naturais e artificiais Sons fortes e fracos Sons pianos (p), médios (mf)

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Autorizado pela Resolução UNIV. nº 25, de16 de setembro de 2002. Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação em Licenciatura

Leia mais

ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE BELAS ARTES, ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ESCOLA DE MÚSICA ESCOLA DE BELAS ARTES

ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE BELAS ARTES, ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ESCOLA DE MÚSICA ESCOLA DE BELAS ARTES ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE BELAS ARTES, ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ESCOLA DE MÚSICA ESCOLA DE BELAS ARTES Normas Complementares, relativas aos temas e as especificações das Provas

Leia mais

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais: OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (crônica, notícia, debate oral regrado e paródia), identificando os mecanismos estruturais da narrativa;

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA Série

Leia mais

Arte Ensino Fundamental. Fase Final (6º a 9º ano)

Arte Ensino Fundamental. Fase Final (6º a 9º ano) Arte Ensino Fundamental Fase Final (6º a 9º ano) 2012 APRESENTAÇÃO Caro(a) professor(a), (...) Protege-me das incursões obrigatórias que sufocam o prazer da descoberta e com o silêncio ( intimamente sábio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias Componente Curricular: Inglês Série: 2ºC,

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular/Ciclo: 1º Ciclo Disciplina: Expressões Artísticas e Físico-Motora Ano de escolaridade: 4º ano Ano letivo: 2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 3º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 3º Ano Língua Portuguesa - Definir adequadamente a função sintática que cada termo exerce dentro de uma oração; - Distinguir as orações adjetivas; - Reconhecer o período composto por coordenação; - Diferenciar

Leia mais

Prova Prática de Geometria Descritiva

Prova Prática de Geometria Descritiva Prova Prática de Geometria Descritiva Matérias sobre as quais incidirá a prova: 1. Representação Diédrica: - Intersecção de planos - Distância entre planos paralelos - Secções de sólidos 4. Representação

Leia mais

CESEP Centro de Serviços educacionais do Pará Coordenação do Ensino Médio

CESEP Centro de Serviços educacionais do Pará Coordenação do Ensino Médio CESEP Centro de Serviços educacionais do Pará Coordenação do Ensino Médio PLANO DE CURSO/2015 PROFESSORA: NATÁLIA SILVA OLIVEIRA DISCIPLINA: REÇÃO SÉRIE: 2º ANO Competência 1: Demonstrar domínio da norma

Leia mais

Conteúdos: Leituras: VARAL DE POESIAS FERNANDO PAIXAO, HENRIQUETA LISBOA, JOSE PAULO PAES, MARIO QUINTANA Editora Ática

Conteúdos: Leituras: VARAL DE POESIAS FERNANDO PAIXAO, HENRIQUETA LISBOA, JOSE PAULO PAES, MARIO QUINTANA Editora Ática OBJETIVOS 1 o TRIMESTRE 2013 7 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Objetivos essenciais: Interpretar os diversos gêneros textuais, identificando os mecanismos estruturais da narrativa; Utilizar-se dos recursos gramaticais

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MÚSICA CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com outros; Interpretar músicas

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua das Ameixeiras, 119 Núcleo Cristo Rei Fone/Fax: 0xx42 3624 3095 CEP 85060-160 Guarapuava Paraná grpcristorei@seed.pr.gov.br PLANO DE TRABALHO

Leia mais

Orientações Preliminares. Professor Fábio Vinícius

Orientações Preliminares. Professor Fábio Vinícius Orientações Preliminares Professor Fábio Vinícius O ENEM O ENEM foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), sob a supervisão do Ministério da Educação (MEC), em 1998,

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2171 C/H 102 Fundamentos e concepções sobre a organização curricular

Leia mais

LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS

LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS Curso 1/20D Ingresso a partir de 2007 NÍVEL I Introdução à Pesquisa em Letras Codicred: 1216A-02 Ementa: Compreensão da linguagem como

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II O programa das matérias do 2º módulo do PAS relaciona-se aos conteúdos curriculares indicados pelos

Leia mais

ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO

ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO ARTES - Ponto e linha...tipos de ponto e linha; - Cores quentes e frias; - Desenho...memória...cego...observação; - Abstracionismo. CIÊNCIAS - O ciclo da água; - Tectônica

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de E. Musical, do 5ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II O programa das matérias do 2º módulo do PAS relaciona-se aos conteúdos curriculares indicados pelos

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA LOGOTIPO MACMILLAN BRASIL Utilização colorido; preto/branco e negativo Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: Professor Mário Antonio Verza Código: 164 Município: Palmital Área de conhecimento: Linguagens e códigos Componente Curricular: Língua Portuguesa

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas - Conhecer a área de abrangência profissional da arte e suas características; - Reconhecer e valorizar

Leia mais

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA Rede Salesiana de Escolas. Entusiasmo diante da vida. PROJETO MÚSICA NA ESCOLA Escola: Nossa Senhora Auxiliadora Níveis de Ensino: Fundamental II Coordenação Pedagógica: Maria das Graças L. N. Ferreira

Leia mais

Plano de Trabalho Docente - 2015. Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente - 2015. Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Linguagens / Parte Diversificada Componente Curricular: Língua Estrangeira

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CCL

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CCL Letras Licenciatura Português/Espanhol e Português/Inglês Letras Tradução Francês/Inglês/Português Letras Licenciatura Português/Inglês e Português/Francês Ementário (não mais ofertada em Processo Seletivo)

Leia mais

COMPETÊNCIAS. Reconhecer a importância das artes visuais como valor cultural indispensável ao desenvolvimento do ser humano.

COMPETÊNCIAS. Reconhecer a importância das artes visuais como valor cultural indispensável ao desenvolvimento do ser humano. COMPETÊNCIAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS Ao longo do ensino básico as competências que o aluno deve adquirir em Artes Visuais articulam-se em três eixos estruturantes fruição - contemplação, produção criação,

Leia mais

de conteúdos Timbre Alteração tímbrica Realce tímbrico Expressividade Dinâmica Legato e staccato Densidade sonora Altura Intervalos Melódicos e

de conteúdos Timbre Alteração tímbrica Realce tímbrico Expressividade Dinâmica Legato e staccato Densidade sonora Altura Intervalos Melódicos e Planificação 2014/2015 6º ano Educação Musical Núcleos organizadores Interpretação e Comunicação Metas de aprendizagem O aluno decide sobre a aplicação de elementos de dinâmica e agógica na interpretação

Leia mais

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO DISCIPLINA 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 3º BIMESTRE 4º BIMESTRE GRAMÁTICA Cap. 1 Uso do dicionário. Alfabeto Cap. 2 Fonema e letra. Encontros vocálicos Cap. 3 Estudo da sílaba

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso Pedagogia Disciplina

Leia mais

Marcos de Aprendizagem Música. Eixo Competência Conteúdos Habilidades

Marcos de Aprendizagem Música. Eixo Competência Conteúdos Habilidades Apreciação e Percepção Musical Alcance progressivo do desenvolvimento auditivo musical, rítmico, melódico, harmônico e tímbrico e a memória musical nos processos de apreciação e percepção. Som e suas propriedades

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO MÉDIO

ORIENTAÇÕES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO MÉDIO ORIENTAÇÕES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO MÉDIO Governador do Distrito Federal José Roberto Arruda Secretário de Estado de Educação José Luiz da Silva Valente Secretária-Adjunta Eunice de Oliveira

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias. Componente Curricular: geografia Série:

Leia mais

Presença das artes visuais na educação infantil: idéias e práticas correntes

Presença das artes visuais na educação infantil: idéias e práticas correntes Capítulo 15 - Artes Visuais Introdução As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto

Leia mais

Currículo Referência em Teatro Ensino Médio

Currículo Referência em Teatro Ensino Médio Currículo Referência em Teatro Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas Investigar, analisar e contextualizar a história do Teatro compreendendo criticamente valores, significados

Leia mais

ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO

ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO 1 - Matriz de Competências e Habilidades de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Ensino Médio EIXOS COGNITIVOS

Leia mais

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Filosofia da Educação 60 horas Metodologia Científica 60 horas Iniciação à Leitura e Produção de Textos Acadêmicos 60 horas Introdução à filosofia e

Leia mais

LICENCIATURA EM LETRAS UFF

LICENCIATURA EM LETRAS UFF ANEXO LICENCIATURA EM LETRAS UFF SELEÇÃO DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDAS - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS 5º PERÍODO DO CURSO DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDAS Portuguesa II AMOR,

Leia mais

Desenvolvimento do pensamento e imaginação musical, isto é, a capacidade de imaginar e relacionar sons;

Desenvolvimento do pensamento e imaginação musical, isto é, a capacidade de imaginar e relacionar sons; DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA Educação Musical _ º ANO _ A Ano Letivo: 0/0. Introdução / Finalidades O processo de ensino e aprendizagem da educação musical consiste na interação de um conjunto

Leia mais

REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Tradutor e Intérprete Bacharelado Currículo: LTI 00001

REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Tradutor e Intérprete Bacharelado Currículo: LTI 00001 REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Fundamentação Legal PARECER CNE/CES 492/2001 APROVADO em 03/04/2001 e HOMOLOGADO, com despacho do Ministro em 4/7/2001 e publicação no Diário Oficial da União

Leia mais

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - SUPROF DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRDEP EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

Leia mais

ritmo; atividades. linguagem verbal e não verbal); filmes, etc); acordo com o interlocutor; respeitar opiniões alheias. textos;

ritmo; atividades. linguagem verbal e não verbal); filmes, etc); acordo com o interlocutor; respeitar opiniões alheias. textos; PLANO DE AULA 1º BIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA 6 º ANO CONTEÚDO ESTRUTURANTE: O DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIALMENTE Professora: Rosangela Manzoni Siqueira CONTEÚDOS BÁSICOS: RETOMADA DOS GÊNEROS TRABALHADOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ENSINO BÁSICO 2º CICLO PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ENSINO BÁSICO 2º CICLO PLANIFICAÇÃO ANUAL Domínios e Subdomínios Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação: Interpretação e Comunicação INDICADORES O aluno canta controlando a emissão vocal em termos de afinação e respiração. O

Leia mais

FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ CURSO DE BACHARELADO EM CINEMA E VÍDEO Ano Acadêmico de 2008 MATRIZ CURRICULAR

FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ CURSO DE BACHARELADO EM CINEMA E VÍDEO Ano Acadêmico de 2008 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Carga Horária Semestral por Disciplina Disciplinas 1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre 5º semestre 6º semestre 7º semestre 8º semestre Total Obrigatórias Optativas Fundamentos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 4ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 4ºANO . Interação discursiva Princípios de cortesia e cooperação Informação, explicação; pergunta. Compreensão e expressão Vocabulário: variedade e precisão Informação: essencial e acessória; implícita Facto

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA Turno: VESPERTINO Currículo nº 2 Reconhecido pelo Decreto nº. 3.598, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento pelo Decreto nº. 5.395,

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2014 Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2014 Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano *Reconhecer a função informativa do texto; *Estabelecer relação entre comparação e conhecimentos prévios; *Leitura / Compreensão

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 5º ano Ano Letivo 2013/2014

Leia mais

EDITAL EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

EDITAL EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EDITAL EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Ouro Branco, por meio da Representação da Área de Linguagens, Códigos e

Leia mais

Conteúdos Bimestrais Sugeridos para a Área Artes Visuais 6º Ano

Conteúdos Bimestrais Sugeridos para a Área Artes Visuais 6º Ano Bimestrais Sugeridos para a Área Artes Visuais 6º Ano Compreendendo as Artes Visuais como área de conhecimento, que busca a formação de um sujeito atuante nos diferentes contextos da sociedade, pretendemos

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA BÁRBARA Departamento Pré-Escolar/1º Ciclo 151 956 Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar Área

Leia mais

HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIA HORA/ AULA

HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIA HORA/ AULA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA SÉRIE 1.ª CH 68 ANO 2012 COMPETÊNCIAS: Contextualizar

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais

Criar é arte, desenhar faz parte

Criar é arte, desenhar faz parte Criar é arte, desenhar faz parte E.E. Adelaide Maria de Barros Sala 5 Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Paula Peres dos Santos Cruz Realização: Foco Desenhos gráficos, técnicas diferenciadas, desenvolvimento

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

O aluno que estiver com disciplina pendente no currículo antigo, poderá cursar a sua equivalente, que for oferecida no período, do currículo novo.

O aluno que estiver com disciplina pendente no currículo antigo, poderá cursar a sua equivalente, que for oferecida no período, do currículo novo. Equivalências das disciplinas obrigatórias do currículo antigo do curso de Social (cinema, jornalismo e publicidade) vinculadas ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia. O aluno que estiver com disciplina

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC: Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Segurança

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS AUTORIZAÇÃO: Decreto Federal nº 73.259/73 RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 711/2011 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 4 anos / Máximo: 7 anos NÚMERO DE VAGAS: 20 vagas

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de LÍNGUA PORTUGUESA do Ensino Médio Exames Supletivos/2013

Conteúdo Básico Comum (CBC) de LÍNGUA PORTUGUESA do Ensino Médio Exames Supletivos/2013 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.293, DE 13 DE JUNHO DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.293, DE 13 DE JUNHO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.293, DE 13 DE JUNHO DE 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Turma 8º ano OBJETIVOS CONTEÚDOS Artes Angela Brock da Fé Ciências Cláucia Brentano Identificar e analisar as etapas do ciclo de vida dos seres vivos;

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio ETEC: MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: Linguagem, Código e suas Tecnologias Componente Curricular: Língua Portuguesa

Leia mais

História da Cultura e das Artes

História da Cultura e das Artes Prova de Exame Nacional de História da Cultura e das Artes Prova 724 2013 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Para: Direção-Geral da Educação Inspeção-Geral de Educação e Ciência Direções Regionais de Educação

Leia mais

DISCIPLINA DE: HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES código 326 2014

DISCIPLINA DE: HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES código 326 2014 INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA DISCIPLINA DE: HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES código 326 2014 11º ano de escolaridade 1. OBJETO DE AVALIAÇÃO Competências A prova permite avaliar as competências seguintes,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 2º PERÍODO/2015 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 2º PERÍODO/2015 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 2º PERÍODO/2015 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidades 1 e 2) Gêneros História em quadrinhos Letra de canção Diário Notícia Conto de fadas Texto de opinião Conto

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1. Identificar, interpretar e utilizar as características sociocomunicativas e os recursos de persuasão nos textos de opinião e publicitários.

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O N.º 090/2009 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 10/12/2009. João Carlos Zanin, Secretário Aprova o projeto pedagógico

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS PÚBLICOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTANEJA, PARANÁ

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS PÚBLICOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTANEJA, PARANÁ CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS PÚBLICOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTANEJA, PARANÁ ERRATA N. O 1 DO EDITAL N. o 0/24 DE 8 DE DEZEMBRO DE 24 A PREFEITA MUNICIPAL DE SERTANEJA, Paraná, no uso

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Carga Horária: 2540 h/a Turno: Noturno Tempo de Duração: 6 semestres ( 3 anos) Regime: Seriado semestral Estágio: Opcional

Leia mais

PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM. EDUCAÇÃO VISUAL - 7º Ano

PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM. EDUCAÇÃO VISUAL - 7º Ano Ano Lectivo 2011/2012 Covilhã PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM - A definir em função das características das Turmas e dos interesses dos alunos. COMUNICAÇÃO TEMÁTICOS CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS. Planificação de Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS. Planificação de Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS Escola Básica 2/3 de Pedrouços Planificação de Português 7. 7ºano de escolaridade Ano letivo 2012/2013 Expressão oral Compreensão oral 1. o Período (+-64 aulas ) ))))))))646464+66666646

Leia mais

Língua Portuguesa. 1º ano. Unidade 1

Língua Portuguesa. 1º ano. Unidade 1 Língua Portuguesa 1º ano Unidade 1 Linguagem Linguagem, língua, fala Unidade 4 - capítulo 12 Linguagem verbal e não verbal Unidade 4 - capítulo 12 e 13 Signo linguístico Unidade 4 - capítulo 12 Denotação

Leia mais

Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais

Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais Introdução O objetivo deste trabalho é demonstrar como as artes visuais podem ser trabalhadas com visitas a museus e centros culturais. Apresenta

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO. Critérios de Avaliação. 1º Ano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO. Critérios de Avaliação. 1º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO Critérios de Avaliação 1º Ano Disciplina: PORTUGUÊS Domínio Parâmetros de Avaliação Instrumentos de avaliação Ponderação Oralidade Assimilar e expressar

Leia mais

Roteiro de estudos Avaliação Interdisciplinar 2º trimestre 3º ano. Analisar imagens

Roteiro de estudos Avaliação Interdisciplinar 2º trimestre 3º ano. Analisar imagens DISCIPLINA Artes Cênicas DESCRITOR Interpretar texto Analisar imagens Identificar os elementos do Teatro de Vaudeville e do Musical Burlesque Relacionar o Teatro de Vaudeville com o Musical Burlesque Identificar

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 2

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 2 CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Currículo nº 2 Reconhecido pelo Decreto nº. 3595, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento pelo Decreto nº.

Leia mais