O poder racional-legal, representado por princípios como impessoalidade e formalismo, é característico de um Estado que segue um modelo burocrático.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O poder racional-legal, representado por princípios como impessoalidade e formalismo, é característico de um Estado que segue um modelo burocrático."

Transcrição

1 01. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca da redefinição do papel do Estado no Brasil e do modelo de Estado patrimonialista, julgue o seguinte item. No modelo de Estado patrimonialista, a não diferenciação entre o público e o privado favorece as práticas de corrupção e de nepotismo. 02. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca da redefinição do papel do Estado no Brasil e do modelo de Estado patrimonialista, julgue o seguinte item. Com a reforma do Estado brasileiro, o Estado deixou de ser responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social e tornou-se o seu regulador e promotor. 03. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) No que se refere a aspectos históricos da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. A administração pública do período colonial seguia um modelo patrimonial em que a distinção entre o patrimônio público e o patrimônio privado era imprecisa. 04. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) No que se refere a aspectos históricos da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. O poder racional-legal, representado por princípios como impessoalidade e formalismo, é característico de um Estado que segue um modelo burocrático. 05. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) No que se refere a aspectos históricos da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. A nova administração pública caracteriza-se pela incorporação de técnicas de gestão oriundas da administração de empresas, como, por exemplo, técnicas do planejamento estratégico. 06. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) No que se refere a aspectos históricos da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. A gestão por resultados foi adotada na década de 90 do século passado como estratégia representativa de um Estado mínimo. 07. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) No que se refere a aspectos históricos da administração pública brasileira, julgue o item a seguir.

2 A adoção de procedimentos sistemáticos para contratações públicas foi introduzida, no Brasil, juntamente com a nova administração pública, na década de 90 do século passado, seguindo-se a lógica do new public management, adotada na Inglaterra na década anterior. 08. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca do conceito de accountability aplicado à administração pública, julgue o próximo item. Trata-se de um mecanismo institucional por meio do qual os governantes são constrangidos a responder, ininterruptamente, por seus atos ou omissões à sociedade. 09. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca do conceito de accountability aplicado à administração pública, julgue o próximo item. Em um estado de direito, a accountability vertical ou democrática, entendida como a que ocorre entre os diversos níveis de poder e sujeita à possibilidade de controle mútuo, é profícua no fortalecimento de ações contra a corrupção. 10. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Com relação às políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo, julgue o item a seguir. O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, lançado em 1995, pautou-se na orientação de substituir a burocracia tradicional, weberiana, por um modelo mais próximo das práticas de gestão do setor privado e do modelo de Estado de bem-estar social. 11. (CESPE 2016 FUB AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO) Com relação à administração pública, julgue o item que se segue. No modelo de administração pública patrimonial, os bens do Estado são administrados de forma pessoal, como se pertencessem ao próprio governante. 12. (CESPE 2016 FUB AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO) Com relação à administração pública, julgue o item que se segue. No Brasil, a Nova Administração Pública baseava-se no modelo de administração pública gerencial, que incorpora práticas da administração de empresas privadas à administração pública. 13. (CESPE 2016 FUB AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO) Com relação à administração pública, julgue o item que se segue.

3 As práticas patrimonialistas, que consistem em administrar bens públicos como se fossem bens próprios, fazem parte do modelo gerencialista, defendido pela Nova Administração Pública. 14. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Acerca da evolução da administração pública no Brasil e das abordagens da administração, desde a abordagem clássica até a contingencial, julgue o item a seguir. O Decreto-lei n.º 200/1967, na tentativa de modernizar a gestão pública no Brasil, estabeleceu como princípios fundamentais o planejamento, a organização, o treinamento e a direção. 15. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Acerca da evolução da administração pública no Brasil e das abordagens da administração, desde a abordagem clássica até a contingencial, julgue o item a seguir. O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado foi criado na transição entre o governo de Collor e o de Itamar Franco, com a finalidade de aumentar a governança do Poder Executivo. 16. (CESPE 2017 TRF/1ª REGIÃO ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) A respeito das abordagens do processo organizacional, da gestão estratégica e da gestão de pessoas, julgue o item a seguir. O cadastro de reserva, lista de candidatos passíveis de serem convocados durante a vigência do concurso ou em eventual prorrogação, consiste em uma premissa da atual gestão de pessoas dos órgãos públicos. 17. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRAÇÃO) No que se refere à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item subsequente. Um dos maiores desafios da gestão de pessoas no serviço público é o de motivar os servidores em decorrência da dificuldade de criar mecanismos de recompensas por meio de aumentos de salário. 18. (CESPE 2017 SEDF ADMINISTRADOR) Julgue o item que se segue, referente à gestão de pessoas nas organizações. No setor público, as estratégias de recrutamento interno para provimento de cargos incluem as movimentações de pessoas entre carreiras e postos de trabalho.

4 19. (CESPE 2017 SEDF APOIO ADMINISTRATIVO) Com relação a equilíbrio organizacional, liderança, motivação e objetivos da gestão de pessoas, julgue o seguinte item. A área de recursos humanos (RH) deve articular-se com as demais áreas da organização para a elaboração de planos estratégicos. 20. (CESPE 2017 SEDF APOIO ADMINISTRATIVO) Com relação a equilíbrio organizacional, liderança, motivação e objetivos da gestão de pessoas, julgue o seguinte item. A partir do início do século XXI, o propósito da gestão de pessoas nas organizações tem sido centrado em administrar as pessoas como recursos organizacionais sujeitos a regras e regulamentos. 21. (CESPE 2016 FUB ASSISTENTE APOIO ADMINISTRATIVO) Julgue o item a seguir, relativo a benefícios sociais, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência: em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho. 22. (CESPE 2016 FUB ASSISTENTE APOIO ADMINISTRATIVO) Julgue o item a seguir, relativo a benefícios sociais, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Provas de capacidade, testes psicológicos e simulações constituem técnicas de seleção apropriadas para se avaliar e medir os candidatos, respectivamente, nos seguintes aspectos: habilidades para o desempenho de certas tarefas; aptidões para certas formas de trabalho; comportamentos interpessoais. 23. (CESPE 2016 FUB AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO) Em relação ao comportamento organizacional, julgue o item seguinte. Nas organizações, os gestores devem estar preparados para administrar o comportamento dos profissionais, independentemente de suas personalidades. 24. (CESPE 2016 FUB AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO) Em relação ao comportamento organizacional, julgue o item seguinte. O discurso do gestor organizacional molda a realidade dos empregados e influencia seu sentimento de pertencimento à organização. 25. (CESPE 2016 FUB AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO) Em relação ao comportamento organizacional, julgue o item seguinte.

5 Servidor ocupante de cargo na administração pública deve agir estritamente de acordo com as normas da organização e isolar seus valores pessoais para não impactarem seu comportamento e suas relações interpessoais. 26. (CESPE 2017 TRF/1ª REGIÃO ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) A respeito das abordagens do processo organizacional, da gestão estratégica e da gestão de pessoas, julgue o item a seguir. Nas unidades de trabalho dos tribunais, a elaboração do planejamento tático inclui o detalhamento analítico das atividades a serem executadas no curto prazo. 27. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o próximo item, relativo ao processo administrativo de organizações públicas. O processo de administração estratégica é estruturado, de forma geral, com as seguintes etapas: diagnóstico da situação atual da organização, análise do ambiente interno e externo, formulação de objetivos e estratégias, implementação, avaliação e controle dos resultados, controle esse que realimenta o processo. 28. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o próximo item, relativo ao processo administrativo de organizações públicas. É desaconselhada a aplicação do BSC (balanced scorecard) na administração pública, pois o objetivo da organização que utilize essa ferramenta é o lucro. 29. (CESPE 2017 SEDF ADMINISTRADOR) A respeito de aspectos de planejamento nas organizações, julgue o item subsequente. Pensar estrategicamente significa tomar decisões e agir para formular e implementar estratégias que proporcionarão competitividade às organizações frente aos seus ambientes. 30. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRAÇÃO) A respeito de aspectos de planejamento nas organizações, julgue o item subsequente. Estratégias competitivas de diferenciação enfatizam atuação flexível com sólida autoridade central e forte coordenação entre as unidades de negócio da organização. 31. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRAÇÃO) A respeito de aspectos de planejamento nas organizações, julgue o item subsequente.

6 Estratégias não associadas à alocação de recursos organizacionais fazem que a gestão por objetivos e incentivos do balanced scorecard se caracterize como barreira ao alinhamento estratégico e à competividade da organização. 32. (CESPE 2016 FUB ENGENHEIRO CIVIL) Julgue o item que se segue, relativo aos processos de gerenciamento de riscos em projetos. A matriz SWOT pode ser utilizada como técnica para a identificação de riscos em projetos. 33. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD SECRETÁRIO EXECUTIVO) A administração é um processo de criação, direção, manutenção, operação e controle de uma organização. A respeito desse assunto, julgue o próximo item. O planejamento tático de uma organização é um processo de desdobramento do plano estratégico, que determina áreas funcionais e define ações especializadas. 34. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) A respeito de aspectos inerentes ao planejamento, julgue o próximo item. A tradução e a interpretação das estratégias de um órgão público realizadas em âmbito departamental caracterizam procedimentos de planejamento tático. 35. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) A respeito de aspectos inerentes ao planejamento, julgue o próximo item. A declaração exercer o controle externo da gestão dos recursos públicos estaduais em benefício da sociedade expressa a missão de determinado órgão público e traduz seu projeto futuro, explicitando aonde ele pretende chegar. 36. (CESPE 2016 DPU TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS) A respeito do processo organizacional, julgue o item a seguir. Na administração pública, uma das ferramentas utilizadas para a realização do planejamento estratégico é o BSC (balance scorecard). 37. (CESPE 2015 TCU AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO TI) Acerca da gestão e do planejamento estratégico, julgue o item subsequente.

7 Se comparada à matriz SWOT, a matriz GUT apresenta maior aplicabilidade ao planejamento estratégico por considerar os fatores gravidade, urgência e tendência no apoio à análise e na gestão de problemas e, consequentemente, possibilitar mais riqueza no suporte à produção de cenários de curto, médio e longo prazos. 38. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o próximo item, relativo ao processo administrativo de organizações públicas. Os conceitos de poder e autoridade nas organizações são sempre coincidentes, uma vez que quem possui poder possui autoridade e quem tem autoridade tem poder. 39. (CESPE 2017 SEDF ADMINISTRADOR) A respeito dos princípios de organização, julgue o item subsecutivo. Pessoas agrupadas em departamentos com base na aplicação simultânea de duas cadeias de comando é exemplo de departamentalização por abordagem funcional vertical. 40. (CESPE 2017 SEDF ADMINISTRADOR) A respeito dos princípios de organização, julgue o item subsecutivo. A localização da autoridade de decisão gerencial próxima dos níveis hierárquicos do topo é um princípio da centralização de estruturas organizacionais. 41. (CESPE 2017 SEDF ADMINISTRADOR) A respeito dos princípios de organização, julgue o item subsecutivo. Em termos de amplitude administrativa, uma estrutura alta se refere à amplitude estreita e elevado número de níveis hierárquicos. 42. (CESPE 2017 SEDF ADMINISTRADOR) A respeito dos princípios de organização, julgue o item subsecutivo. Um exemplo de departamentalização por abordagem divisional consiste em agrupar pessoas com habilidades comuns em departamentos onde se exercem idênticas atividades de trabalho. 43. (CESPE 2017 SEDF ADMINISTRADOR) A respeito dos princípios de organização, julgue o item subsecutivo. Pessoas agrupadas em departamentos com base em produto comum, programa ou região geográfica é exemplo de departamentalização por abordagem matricial.

8 44. (CESPE 2016 FUB ASSISTENTE APOIO ADMINISTRATIVO) Em relação ao conceito e aos tipos de estrutura organizacional, julgue o próximo item. Equipes multifuncionais, livre fluxo de informações, cadeias claras de comando, amplitudes de controle abrangentes e elevada especialização são características típicas dos modelos orgânicos de estrutura organizacional. 45. (CESPE 2016 FUB ASSISTENTE APOIO ADMINISTRATIVO) Em relação ao conceito e aos tipos de estrutura organizacional, julgue o próximo item. Estruturas que incentivam o controle rígido do trabalho, a concentração do poder decisório e a criação de regulamentos para dirigir o comportamento dos funcionários são apropriadas para organizações que adotam estratégias competitivas focadas na redução de custos. 46. (CESPE 2016 FUB ASSISTENTE APOIO ADMINISTRATIVO) Em relação ao conceito e aos tipos de estrutura organizacional, julgue o próximo item. O processo de elaboração de estruturas organizacionais deve considerar os seguintes elementos: especialização, departamentalização, hierarquização, centralização e formalização. 47. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD NÍVEL SUPERIOR) Acerca da função de organização e de seus processos, julgue o item que se segue. A departamentalização funcional prevê o uso de critério geográfico para definição das unidades de trabalho da organização. 48. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD NÍVEL SUPERIOR) Acerca da função de organização e de seus processos, julgue o item que se segue. A departamentalização em que se consideram as etapas ou atividades estruturadas na produção é denominada de departamentalização por projetos. 49. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD NÍVEL SUPERIOR) Acerca da função de organização e de seus processos, julgue o item que se segue. A estrutura organizacional estabelece a divisão do trabalho, a hierarquia e as linhas de comunicação entre pessoas e entre grupos na organização.

9 50. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD NÍVEL SUPERIOR) Acerca da função de organização e de seus processos, julgue o item que se segue. A departamentalização tem sido considerada uma técnica de definição de estrutura organizacional ultrapassada, por isso vem sendo substituída pela abordagem contingencial, cujas premissas defendem a adoção de estruturas organizacionais holísticas. 51. (CESPE 2016 FUNPRESP/EXE ANALISTA) Acerca da organização administrativa e dos fundamentos que a norteiam, julgue o item subsequente. Uma organização informal é constituída por pessoas de variados níveis ou departamentos de uma organização que se relacionam devido a interesses comuns. 52. (CESPE 2016 FUNPRESP/EXE ANALISTA) Acerca da organização administrativa e dos fundamentos que a norteiam, julgue o item subsequente. O organograma de uma instituição tem por finalidade estabelecer as relações de subordinação e a distribuição das atribuições entre os departamentos. 53. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) No que se refere a liderança, comunicação e controle, julgue o item subsequente. A orientação estratégica para resultados é uma característica de controle que visa proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação dos envolvidos. 54. (CESPE 2017 TRF/1ª REGIÃO ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) A respeito das abordagens do processo organizacional, da gestão estratégica e da gestão de pessoas, julgue o item a seguir. O controle, entendido como função administrativa, tem por objetivo monitorar e avaliar atividades, perpassando pelos níveis estratégico, tático e operacional da organização. 55. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação e controle, julgue o próximo item. Controles orçamentários realizados nos níveis intermediários da organização para monitorar e controlar as despesas de várias unidades no decorrer de um exercício anual são considerados controles táticos.

10 56. (CESPE 2010 MPU TÉCNICO ADMINISTRATIVO) Acerca de departamentalização, julgue os itens que se seguem. De acordo com um dos princípios da departamentalização, as atividades de controle devem estar separadas das que serão objeto de controle. 57. (CESPE 2010 DETRAN/ES ADMINISTRADOR) Julgue o item a seguir, referente à dinâmica das organizações. Organizações que adotam cultura individualista têm como principal forma de controle o controle externo. 58. (CESPE 2013 FUB ADMINISTRADOR) No que diz respeito à função de direção e controle, julgue os itens seguintes. Controle formal, controle social e controle técnico constituem os três grupos de controles que agem sobre o comportamento das pessoas. 59. (CESPE 2010 MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO) Com relação ao processo organizacional, julgue os seguintes itens. A distribuição do trabalho entre os departamentos faz parte do processo de controle. 60. (CESPE 2010 MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO) No processo de capacitação de servidores de uma organização, os conteúdos programáticos, o número de servidores capacitados, bem como as notas obtidas pelos servidores na avaliação são dados utilizados pelo analista administrativo para, com base nas normas de avaliação e treinamento e no regulamento interno sobre capacitação da empresa, emitir o certificado e o histórico dos servidores egressos. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos à gestão de processos. O regulamento interno sobre capacitação configura-se como exemplo de controle. 61. (CESPE 2008 INSS TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL) Acerca do processo administrativo, julgue os itens subseqüentes. O balanço e o relatório financeiro são exemplos de controle estratégico. 62. (CESPE 2011 TJ/ES ADMINISTRADOR) O controle administrativo pode ser interno, externo ou independente.

11 63. (CESPE 2011 CNPQ ANALISTA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA JÚNIOR GERAL) Considerando o planejamento estratégico do tipo convencional, julgue os próximos itens. Os objetivos e os orçamentos estão focados no controle do desempenho global. 64. (CESPE 2013 TCE/RO AGENTE ADMINISTRATIVO) A respeito das funções da administração e do comportamento organizacional no processo administrativo, julgue os itens que se seguem. Nas organizações, são considerados os níveis de controle estratégico, operacional e administrativo. No controle administrativo, o foco recai sobre as atividades e o consumo de recursos. 65. (CESPE 2014 ICMBIO ANALISTA ADMINISTRATIVO) Em relação ao controle nas organizações, julgue os itens que se seguem. Os processos burocráticos e os tecnológicos são exemplos de controle de primeira ordem, em que chefias (donos, patrões, gerentes etc.) exercem poder direto sobre seus comandados em uma estrutura simples de controle 66. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação e controle, julgue o próximo item. Controles orçamentários realizados nos níveis intermediários da organização para monitorar e controlar as despesas de várias unidades no decorrer de um exercício anual são considerados controles táticos. 67. (CESPE 2017 SEDF APOIO ADMINISTRATIVO) Com relação a equilíbrio organizacional, liderança, motivação e objetivos da gestão de pessoas, julgue o seguinte item. Tornar as tarefas mais desafiadoras é uma forma de motivar pessoas e de desenvolver nelas o sentimento de que as atividades estão ficando mais enriquecedoras. 68. (CESPE 2017 SEDF APOIO ADMINISTRATIVO) Com relação a equilíbrio organizacional, liderança, motivação e objetivos da gestão de pessoas, julgue o seguinte item. A liderança exercida em função do poder legitimado é identificada pelos conhecimentos e pelas capacidades técnicas do indivíduo. 69. (CESPE 2016 FUB AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO) Julgue o próximo item, a respeito de administração geral e postura profissional. Nas organizações, um dos papéis do líder é motivar seus subordinados e isso ele alcança exercendo habilidades interpessoais.

12 70. (CESPE 2016 ANVISA TÉCNICO ADMINISTRATIVO) No que se refere a gestão de pessoas, equilíbrio organizacional, motivação e liderança, julgue o item subsequente. A liderança nas organizações, sinônimo de administração, deve ser atribuída aos administradores que demonstrem maior capacidade para planejamento, organização, direção e controle. 71. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD SECRETÁRIO EXECUTIVO) A administração é um processo de criação, direção, manutenção, operação e controle de uma organização. A respeito desse assunto, julgue o próximo item. Estimular um sistema de valores que seja compartilhado pelos membros de uma organização impede o surgimento de subculturas na estrutura organizacional. 72. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD SECRETÁRIO EXECUTIVO) No que se refere a análise administrativa; estrutura organizacional e organização; e sistemas e métodos de gestão secretarial, julgue o item que se segue. De acordo com a teoria dos dois fatores os motivacionais e os higiênicos, classificação proposta por Herzberg, as condições ambientais estão diretamente relacionadas ao trabalho e constituem elemento motivacional para o indivíduo. 73. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD SECRETÁRIO EXECUTIVO) Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas, julgue o item seguinte. A capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas, por meio do desenvolvimento de uma visão de futuro e do engajamento contínuo, é uma das características dos chefes de primeira linha. 74. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD NÍVEL SUPERIOR) Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional, julgue o próximo item. A cultura organizacional define como os indivíduos se apresentam e como apresentam sua organização a outros indivíduos no contexto de trabalho. 75. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD NÍVEL SUPERIOR) Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional, julgue o próximo item. Em um contexto organizacional, delegar autoridade é o mesmo que delegar responsabilidade.

13 76. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o item subsecutivo, relativos a fundamentos de organização e cultura organizacional. Os valores sociais considerados importantes para os integrantes de uma organização constituem valores compartilhados que compõem uma cultura organizacional. 77. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue o item seguinte. O líder que apresenta o poder de referência é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe. 78. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) A respeito de comportamento organizacional, julgue o item seguinte. Sendo uma ação autorregulada e persistente, dirigida a determinados objetivos e ativada por necessidades intrínsecas, a motivação tende a ser pouco influenciada por iniciativas organizacionais e gerenciais de remuneração e valorização. 79. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o item subsecutivo, acerca das características e dos elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de pessoas. A gestão por competências, modelo estratégico de gestão de pessoas, estabelece o alinhamento das políticas e práticas de administração de recursos humanos com as diretrizes das organizações. 80. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o item subsecutivo, acerca das características e dos elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de pessoas. O conceito de espaço ocupacional é elemento central da gestão de pessoas por competências, pois indica que o nível de valor agregado atingido pelos funcionários se torna mais elevado na medida em que eles avançam na estrutura de cargos e salários da organização. 81. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o item subsecutivo, acerca das características e dos elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de pessoas. Na gestão por competências, assume-se a perspectiva formal de aprendizagem que estabelece que os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que formam as competências individuais devem ser desenvolvidos em ações de treinamento e educação.

14 82. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) A respeito dos processos e atividades relativos à gestão de pessoas, julgue o item a seguir. Em organizações que optam por uma remuneração por competências, os funcionários são recompensados tanto em razão dos resultados decorrentes de seus esforços no trabalho quanto daqueles alcançados por suas equipes de trabalho e respectivas organizações. 83. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) A respeito dos processos e atividades relativos à gestão de pessoas, julgue o item a seguir. Na seleção de pessoas por competências, os métodos e procedimentos de avaliação são escolhidos em razão de sua capacidade de estimarem o potencial técnico e comportamental de desempenho dos candidatos no tocante a situações experimentadas na organização de trabalho e condizentes com o posto de trabalho. 84. (CESPE 2017 SEDF ADMINISTRADOR) Julgue o item que se segue, referente à gestão de pessoas nas organizações. As análises de cargos e de tarefas consistem na identificação dos principais requisitos funcionais e características comportamentais que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho. 85. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o seguinte item, relativo a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho. A verificação de requisitos físicos e mentais, das responsabilidades envolvidas no desempenho do trabalho e das condições de trabalho é realizada na fase de análise de cargos. 86. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o seguinte item, relativo a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho. O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções. 87. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o item seguinte, acerca de gestão de pessoas. Fatores relativos a habilidade ou destreza e concentração visual são requisitos mentais especificados na análise de cargos.

15 88. (CESPE 2016 TCE/SC AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue o item que se segue. Normalmente, o tomador de decisões que adota o estilo integrativo utiliza poucas informações no processo decisório. Por esse motivo, ele pretere a criatividade e prioriza a avaliação dessas informações de maneira crítica, detalhada e centralizada. 89. (CESPE 2016 FUNPRESP/EXE ANALISTA) Julgue o item seguinte, relativo ao processo de planejamento administrativo e às funções que o compõem. Não há processo decisório quando as decisões de uma organização são tomadas em variados níveis hierárquicos. 90. (CESPE 2015 TELEBRAS ANALISTA ADMINISTRATIVO) Julgue o próximo item referente à função administrativa das organizações. Apesar de as decisões programadas resolverem problemas organizacionais que já foram enfrentados e solucionados anteriormente, é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher o curso de ação mais indicado sempre que um novo problema ocorrer. 91. (CESPE 2015 STJ ANALISTA JUDICIÁRIO) Julgue o item subsequente, a respeito do processo racional de solução de problemas. Entre as características do processo de tomada de decisão, a tendência a evitar incertezas refere-se à busca por soluções com base em problemas específicos, por meio de uma sequência de resolução de problemas em que se adotem primeiramente as soluções simples e, apenas se não forem alcançados os objetivos desejados, adotemse as soluções mais complexas. 92. (CESPE 2017 TCE/PA ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Com relação à avaliação de programas e projetos, julgue o item subsecutivo. As avaliações de processo são aquelas cujo desenho é experimental, como, por exemplo, os estudos randomizados controlados. 93. (CESPE TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRADOR) Acerca da gestão de processos, julgue o item a seguir.

16 BPM (Business Process Management) é uma disciplina gerencial que pressupõe a possibilidade de os objetivos organizacionais serem alcançados por meio da definição, do controle e da transformação contínua de processos de negócio. 94. (CESPE TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRADOR) Acerca da gestão de processos, julgue o item a seguir. Processos de suporte são aqueles que têm o objetivo de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio, não agregando valor diretamente para o cliente. 95. (CESPE 2016 ANVISA TÉCNICO ADMINISTRATIVO) Julgue o item seguinte, acerca de gestão da qualidade e gestão de processos. O monitoramento da execução de um processo redesenhado tem por finalidade identificar novas oportunidades de melhoria. 96. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTOLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) No que concerne à gestão de processos nas organizações, julgue o item subsequente. No mapeamento de processos, uma das ferramentas mais utilizadas é o fluxograma, que possibilita uma visão geral, demonstra a forma de relacionamento dos elementos, mostra as entradas e as saídas e favorece a comparação do processo gráfico com o processo real. 97. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRADOR) A respeito da gestão de projetos, julgue o item que se segue. Em uma estrutura genérica de projeto, de forma geral, os níveis de custo e de pessoal são altos no início, devido ao caráter inédito da iniciativa, e atingem um valor mínimo durante a execução, quando a equipe da organização passa a dominar os procedimentos envolvidos. 98. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRADOR) A respeito da gestão de projetos, julgue o item que se segue. Um projeto é constituído por etapas, ou seja, por ciclos de vida predeterminados, que intencionalmente se repetem em uma ou mais atividades à medida que a compreensão do produto pela equipe evolui. 99. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRADOR) A respeito da gestão de projetos, julgue o item que se segue.

17 Um modelo de maturidade em gestão de projetos busca avaliar as competências da organização na gestão de projetos, identificando os pontos fortes, os pontos fracos e determinando de que forma podem ser desenvolvidas ações para a evolução da organização (CESPE 2017 SEDF TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) A respeito do processo de desenvolvimento de sistemas e das fases dos projetos, julgue o item a seguir. O gerenciamento de escopo garante que todos os esforços necessários estejam incluídos no projeto, com apenas o necessário para que o escopo seja realizado dentro do cronograma previsto (CESPE 2017 SEDF TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) A respeito do processo de desenvolvimento de sistemas e das fases dos projetos, julgue o item a seguir. Quaisquer erros cometidos na fase de planejamento somente serão detectados na fase de finalização. GABARITO C C C C C C E E C E E C C E E E E C E C E E C C C E E C E C E E C C C E C E E E C C E E E C C E E C E C E E C C C E C E C C E C E E C C E C E

18 E E E C E C E E C E E C C E C E E E E E E E C E C C E E C C 101 E 01. (CESPE 2018 STJ ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Acerca do planejamento estratégico, julgue o seguinte item. O diagnóstico estratégico possibilita a identificação dos pontos fortes e fracos, assim como das fraquezas e das oportunidades das organizações. 02. (CESPE 2018 STJ ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Acerca do planejamento estratégico, julgue o seguinte item. Quando não forem atingidos os objetivos conforme o planejado, caberá ao gestor modificar as estratégias da empresa e a implementação destas. 03. (CESPE 2018 STJ TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) Acerca da gestão e da prestação de serviços públicos no Brasil, julgue o item a seguir. Na elaboração de um planejamento estratégico, devem-se privilegiar objetivos e metas de curto prazo, isto é, realizáveis dentro de um horizonte temporal de três meses a doze meses. 04. (CESPE 2018 STJ TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) Acerca da gestão e da prestação de serviços públicos no Brasil, julgue o item a seguir. Ao planejar a estratégia de uma organização, devem-se considerar os cenários internos, que se referem a aspectos intraorganizacionais, tais como os conceitos de missão e visão.

19 05. (CESPE 2018 STJ TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) A respeito do uso de ferramentas gerenciais na gestão pública, julgue o item que se segue. O balanced scorecard é uma ferramenta para gestão do desempenho e, em sua elaboração, devem ser incluídas as perspectivas financeira, de processos, do cliente e de aprendizagem para a organização. 06. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Acerca das funções da administração e da atuação dos gestores em organizações contemporâneas, julgue o item a seguir. Em organizações que adotam estratégia genérica de diferenciação, é comum observar tecnologias de produção de uso fácil, manutenção de autoridade centralizada e alto nível de padronização de operações. 07. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Acerca das funções da administração e da atuação dos gestores em organizações contemporâneas, julgue o item a seguir. O planejamento pode ser aplicado em situações de mudança organizacional, como no caso das chamadas mudanças planejadas, que se baseiam na racionalidade administrativa. 08. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item seguinte, relativo a gestão e estrutura de organizações. As dimensões que constituem a ferramenta BSC (balanced scorecard) incluem a mensuração da aprendizagem organizacional, que permite gerar indicadores sobre os fatores críticos de sucesso para a organização. 09. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item seguinte, relativo a gestão e estrutura de organizações. Planejamentos estratégicos consideram a relação da organização com o ambiente em que ela atua, enquanto planejamentos operacionais se concentram em metas intraorganizacionais. 10. (CESPE 2018 STM TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) A respeito de gestão organizacional, julgue o próximo item. Balanced scorecard é um sistema de medição de desempenho que se baseia em quatro perspectivas de análise complementares: finanças, processos internos, clientes, e aprendizado e inovações (ou crescimento). 11. (CESPE 2018 STM TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) A respeito de gestão organizacional, julgue o próximo item.

20 O planejamento estratégico é uma forma de planejamento com foco no curto prazo e que prioriza temas de maior relevância no âmbito das organizações. 12. (CESPE 2018 STM TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) A respeito de gestão organizacional, julgue o próximo item. A análise que fundamenta um processo de planejamento estratégico tem como foco somente o ambiente interno da organização, de forma a maximizar as potencialidades já existentes nessa organização. 13. (CESPE 2018 STM TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) A respeito de gestão organizacional, julgue o próximo item. Resultados pretendidos são aqueles caracterizados por sua intencionalidade e podem ser traduzidos, do ponto de vista estratégico, em uma série de metas. 14. (CESPE 2018 STM TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) A respeito de gestão organizacional, julgue o próximo item. A metodologia SWOT é uma ferramenta de análise comumente utilizada em processos de planejamento estratégico que permite analisar, de forma complementar, cenários internos e externos de uma dada organização. 15. (CESPE 2017 TRF/1ª REGIÃO ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) A respeito das abordagens do processo organizacional, da gestão estratégica e da gestão de pessoas, julgue o item a seguir. Nas unidades de trabalho dos tribunais, a elaboração do planejamento tático inclui o detalhamento analítico das atividades a serem executadas no curto prazo. 16. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o próximo item, relativo ao processo administrativo de organizações públicas. O processo de administração estratégica é estruturado, de forma geral, com as seguintes etapas: diagnóstico da situação atual da organização, análise do ambiente interno e externo, formulação de objetivos e estratégias, implementação, avaliação e controle dos resultados, controle esse que realimenta o processo. 17. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o próximo item, relativo ao processo administrativo de organizações públicas.

21 É desaconselhada a aplicação do BSC (balanced scorecard) na administração pública, pois o objetivo da organização que utilize essa ferramenta é o lucro. 18. (CESPE 2017 SEDF ADMINISTRADOR) A respeito de aspectos de planejamento nas organizações, julgue o item subsequente. Pensar estrategicamente significa tomar decisões e agir para formular e implementar estratégias que proporcionarão competitividade às organizações frente aos seus ambientes. 19. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRAÇÃO) A respeito de aspectos de planejamento nas organizações, julgue o item subsequente. Estratégias competitivas de diferenciação enfatizam atuação flexível com sólida autoridade central e forte coordenação entre as unidades de negócio da organização. 20. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRAÇÃO) A respeito de aspectos de planejamento nas organizações, julgue o item subsequente. Estratégias não associadas à alocação de recursos organizacionais fazem que a gestão por objetivos e incentivos do balanced scorecard se caracterize como barreira ao alinhamento estratégico e à competividade da organização. 21. (CESPE 2016 FUB ENGENHEIRO CIVIL) Julgue o item que se segue, relativo aos processos de gerenciamento de riscos em projetos. A matriz SWOT pode ser utilizada como técnica para a identificação de riscos em projetos. 22. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD SECRETÁRIO EXECUTIVO) A administração é um processo de criação, direção, manutenção, operação e controle de uma organização. A respeito desse assunto, julgue o próximo item. O planejamento tático de uma organização é um processo de desdobramento do plano estratégico, que determina áreas funcionais e define ações especializadas. 23. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) A respeito de aspectos inerentes ao planejamento, julgue o próximo item. A tradução e a interpretação das estratégias de um órgão público realizadas em âmbito departamental caracterizam procedimentos de planejamento tático.

22 24. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) A respeito de aspectos inerentes ao planejamento, julgue o próximo item. A declaração exercer o controle externo da gestão dos recursos públicos estaduais em benefício da sociedade expressa a missão de determinado órgão público e traduz seu projeto futuro, explicitando aonde ele pretende chegar. 25. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) Julgue o item que se segue, relativos a aspectos diversos do processo de planejamento. A elaboração de planos direcionados para curto prazo, com ações específicas para cada atividade de uma instituição, caracteriza procedimento de planejamento operacional. 26. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) Acerca do processo administrativo, julgue o item que se segue. Situação hipotética: Durante o ciclo de planejamento, determinada organização, levando em consideração sua área de atuação e as necessidades de seus stakeholders, definiu o seu propósito, em um texto único. Assertiva: Nesse caso, a atividade descrita consiste no estabelecimento da visão da organização. 27. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) Acerca do processo administrativo, julgue o item que se segue. A análise SWOT é uma importante ferramenta de apoio ao diagnóstico organizacional, que permite a uma organização identificar pontos fracos para o alcance dos seus objetivos, como, por exemplo, detectar a impossibilidade de acesso a matérias-primas disponíveis no mercado e necessárias à realização de seu negócio. 28. (CESPE 2016 TCE/SC AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) No que diz respeito ao referencial estratégico das organizações, julgue o item subsecutivo. Utilizada como ferramenta de auxílio à gestão pública estratégica, a matriz GUT, considerando a gravidade, a urgência e a tendência do evento estudado, visa priorizar as ações do gestor de forma racional, o que possibilita, por exemplo, a análise de alocação de recursos nas ações consideradas mais importantes. 29. (CESPE 2016 TCE/SC AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue o item que se segue.

23 Listas de verificação, cronogramas e gráficos de Gantt podem ser utilizados para auxiliar as atividades de planejamento operacional. 30. (CESPE 2016 DPU TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS) A respeito do processo organizacional, julgue o item a seguir. Na administração pública, uma das ferramentas utilizadas para a realização do planejamento estratégico é o BSC (balance scorecard). 31. (CESPE 2015 TCU AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO TI) Acerca da gestão e do planejamento estratégico, julgue o item subsequente. Se comparada à matriz SWOT, a matriz GUT apresenta maior aplicabilidade ao planejamento estratégico por considerar os fatores gravidade, urgência e tendência no apoio à análise e na gestão de problemas e, consequentemente, possibilitar mais riqueza no suporte à produção de cenários de curto, médio e longo prazos. 32. (CESPE 2015 TCU AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO AUDITORIA GOVERNAMENTAL) Julgue o item a seguir, que tratam de ferramentas utilizadas pela administração pública. A matriz SWOT auxilia na análise de oportunidades e ameaças, aspectos relacionados ao ambiente externo à organização, e na análise de forças e fraquezas, relacionadas a seu ambiente interno. 33. (CESPE 2015 FUB ADMINISTRADOR) O planejamento é uma função administrativa importante, utilizada por administradores dos níveis estratégico, tático e operacional, porém o escopo e as atividades são específicos de cada nível. Thomas S Bateman & Scott A. Snell. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998 (com adaptações). A respeito do assunto abordado no texto e de suas implicações, julgue o item que se segue. Uma organização que esteja definindo os objetivos para suas áreas funcionais recursos humanos, finanças, marketing, tecnologia está elaborando seu planejamento operacional. 34. (CESPE 2015 CGE/PI AUDITOR) Acerca de gestão estratégica, julgue o item a seguir. Um dos objetivos para a implantação do balanced scorecard em uma empresa é a criação de indicadores estratégicos nos processos organizacionais.

24 35. (CESPE 2015 CGE/PI AUDITOR) Acerca de gestão estratégica, julgue o item a seguir. O balanced scorecard determina as iniciativas ou os planos de ação a ser implantados para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos. 36. (CESPE 2015 CGE/PI AUDITOR) Acerca de gestão estratégica, julgue o item a seguir. A matriz SWOT ajuda uma empresa a usar suas próprias forças, diminuir fraquezas, aproveitar oportunidades e vislumbrar riscos ou ameaças ao seu negócio. 37. (CESPE 2015 CGE/PI AUDITOR) Acerca de conceitos relacionados ao planejamento estratégico e aos indicadores de desempenho, julgue o item subsequente. A matriz SWOT é uma ferramenta utilizada para análise do ambiente interno da organização, com vistas a identificar oportunidades e ameaças. Embora seja também utilizada para análise do ambiente externo, tal uso não é recomendado, devido à fragilidade dessa ferramenta. 38. (CESPE 2015 TRE/GO TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item a seguir, referentes a aspectos diversos da administração pública moderna. O conjunto de decisões que determinam o desempenho das organizações no curto prazo constitui o planejamento estratégico. No médio ou longo prazo, esse conjunto é denominado gestão estratégica. 39. (CESPE 2015 TRE/GO TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o próximo item, referentes a administração geral e pública. Considere que, em um tribunal regional eleitoral, haja pequena quantidade de profissionais com conhecimento profundo na área de direito eleitoral e que, nesse mesmo tribunal, seja feito um planejamento estratégico com uso de análise SWOT. Nessa situação, de acordo com os princípios desse tipo de análise, a carência de especialistas deve ser considerada uma ameaça ao cumprimento da missão do tribunal. 40. (CESPE 2015 TRE/GO TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o próximo item, referentes a administração geral e pública. Uma das vantagens trazidas pelo emprego do balanced scorecard é a possibilidade de se alinharem os objetivos individuais com os objetivos estratégicos da organização.

25 41. (CESPE 2015 TRE/GO TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA) A respeito de controle, gestão de pessoas, gestão da qualidade e modelo de excelências gerencial, julgue o item seguinte. A organização que utilize um sistema de medição de desempenho organizacional como o balanced scorecard deverá considerar que as medidas financeiras estão relacionadas diretamente com os objetivos estratégicos específicos que irão prover vantagem competitiva sustentável. 42. (CESPE 2014 ANTAQ ANALISTA INFRAESTRUTURA DE TI) No que diz respeito à gestão estratégica, julgue o item a seguir. O planejamento estratégico situacional separa as funções de planejamento das funções de execução e possui regras mais rígidas do que em casos de planejamentos tradicionais. 43. (CESPE 2014 ANTAQ ANALISTA INFRAESTRUTURA DE TI) No que diz respeito à gestão estratégica, julgue o item a seguir. A administração estratégica abrange o processo por meio do qual se busca uma organização mais eficiente e eficaz, assim como a integração das decisões administrativas e operacionais com as estratégias empresariais. 44. (CESPE 2014 ANATEL ADMINISTRADOR) Com relação ao processo de planejamento, julgue o item a seguir. O planejamento estratégico pode ser considerado como a formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas; o planejamento tático tem por objetivo a otimização dos resultados da empresa como um todo; e o planejamento operacional relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para se alcançá-los. Todos esses tipos de planejamento, portanto, estão associados aos níveis de decisão da organização. 45. (CESPE 2014 ANATEL ADMINISTRADOR) Com relação ao processo de planejamento, julgue o item a seguir. Conforme o método Grumbach de gestão, informatizado pelos softwares Puma, Lince e Jaguar, adotam-se conceitos de planejamento estratégico cuja visão de futuro tem por base cenários prospectivos e se desenvolve em cinco fases: identificação do sistema, diagnóstico estratégico, visão estratégica, consolidação do plano estratégico e gestão estratégica. 46. (CESPE 2014 ANATEL ADMINISTRADOR) Acerca do balanced scorecard, julgue o item que se segue. Por meio do balanced scorecard, mede-se o desempenho organizacional como um todo, de acordo com as seguintes perspectivas: financeiras; processos internos do negócio; aprendizado e crescimento; e clientes.

26 47. (CESPE 2014 ANATEL ADMINISTRADOR) Acerca do balanced scorecard, julgue o item que se segue. O balanced scorecard, uma ferramenta de gestão estratégica alternativa aos métodos tradicionais de medida de desempenho, permite o monitoramento de metas, estratégias e objetivos organizacionais com base na missão e na visão da organização. 48. (CESPE 2014 ICMBIO ANALISTA ADMINISTRATIVO) No que se refere ao planejamento nas organizações, julgue os itens subsequentes. Em uma organização na qual se planejam, por tempo pré-fixado, receitas e despesas correlacionadas à adoção de medidas que orientem o comportamento das pessoas no trabalho, evidencia-se uma correlação entre os planos orçamentários e os planos comportamentais ou regulamentos. 49. (CESPE 2014 ICMBIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO) As teorias da liderança formam um arcabouço necessário para que as organizações desempenhem as suas atividades conforme prescrito em seus objetivos, porém a liderança depende também de como a organização é constituída, sua cultura, seus esforços sinérgicos e o planejamento de suas atividades. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. 50. (CESPE 2014 ICMBIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO) A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes. Enquanto o conceito de eficiência está relacionado aos métodos, processos e rotinas de trabalho, normas de ação e regulamentos, a eficácia se refere aos fins, isto é, aos objetivos pretendidos pela organização. 51. (CESPE 2014 TC/DF ANALISTA) Com relação aos conceitos, aos objetivos e às funções de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Diretrizes, políticas e práticas de recursos humanos incidem diretamente sobre medidas e indicadores de desempenho organizacional de cunho econômico-financeiro. GAB. E 52. (CESPE 2014 TC/DF ANALISTA) No que diz respeito aos métodos e processos administrativos, julgue o item seguinte. Em um sistema de formulação de estratégias, a análise de possíveis associações entre a matriz SWOT e as perspectivas do Balanced Scorecard antes da composição de um mapa estratégico possibilita a otimização do

27 processo ao permitir, por exemplo, a antecipação de resultados futuros por meio do estabelecimento de hipóteses estratégicas com base nos cenários externos e internos e na visão de futuro da organização. 53. (CESPE 2014 TC/DF ANALISTA ADMINISTRATIVO) Julgue o seguinte item, relativo à evolução da administração e do processo administrativo. Na análise SWOT, considera-se ameaça algo que existe internamente na organização e que pode impactar negativamente no cumprimento da missão como, por exemplo, uma equipe de colaboradores pouco capacitada. 54. (CESPE 2014 MEC ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO) A respeito de tipos de indicadores, de metas e elaboração de planos de ação e mapas estratégicos e de gestão de pessoas, julgue o item subsecutivo. Traduzir uma estratégia em termos operacionais, convertê-la em processo contínuo e alinhar a organização à estratégia são princípios gerenciais de uma organização orientada para a estratégia. 55. (CESPE 2014 CADE AGENTE ADMINISTRATIVO) A respeito de planejamento estratégico. O planejamento estratégico e situacional é uma ferramenta utilizada para viabilizar os processos de planejamento em organizações públicas. 56. (CESPE 2014 SUFRAMA ANALISTA TI) Acerca da matriz SWOT (strengths, weaknesses, opportunities and threats) e de análise de cenários, julgue os próximos itens. A análise de cenários, principalmente o prospectivo, não objetiva eliminar as incertezas de eventos futuros na empresa, mas organizá-las e reduzi-las a um número administrável de opções. 57. (CESPE 2013 STF ANALISTA ESTATÍSTICA) Julgue o item a seguir acerca dos processos de planejamento nas organizações. O planejamento estratégico é orientado para objetivos de longo prazo e constitui a base para a definição de planejamentos táticos, operacionais e planos de ação em diversas áreas da organização. 58. (CESPE 2013 STF ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) A respeito dos processos de gestão nas organizações, julgue os itens seguintes. O setor de atuação, os objetivos, os propósitos e a razão de existência de uma organização devem estar esclarecidos em sua missão.

28 59. (CESPE 2013 STF ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) No que se refere a ferramentas de análise de cenário interno e externo, balanced scorecard, mapeamento de processos e elaboração de indicadores, julgue o item. A implantação de um modelo de balanced scorecard pressupõe que o processo de planejamento do negócio consistirá em alocar os recursos e definir as prioridades de acordo com as metas estratégicas, evitando-se, todavia, que, na definição dos objetivos individuais, se priorizem as metas de curto prazo. GABARITO C E E C C E C C C C E E C C E C E C E E C C C E C E C C C C E C E C C C E E E C E E C E C C C C C C E C E C C C C E C

29 01. (CESPE 2018 STJ ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Com relação a características das organizações formais modernas; tipos de estrutura organizacional; natureza, finalidades e critérios de departamentalização, julgue o próximo item. A estrutura matricial prejudica a coordenação porque dificulta a comunicação e diminui a flexibilidade. 02. (CESPE 2018 STJ ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Com relação a características das organizações formais modernas; tipos de estrutura organizacional; natureza, finalidades e critérios de departamentalização, julgue o próximo item. No desenvolvimento do processo de departamentalização, deve ser levado em consideração o clima da organização tanto na área formal quanto na informal. 03. (CESPE 2018 STJ ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Com relação a características das organizações formais modernas; tipos de estrutura organizacional; natureza, finalidades e critérios de departamentalização, julgue o próximo item. A estrutura organizacional é a configuração vertical e horizontal de tarefas, autoridade e cargos, e sua representação é feita por meio da departamentalização. 04. (CESPE 2018 ABIN OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA) Acerca das estruturas organizacionais e sua aplicação à administração pública, julgue o item que se segue. A gestão por projetos é típica de organizações que produzam muitos produtos e(ou) serviços distintos e de baixo custo. 05. (CESPE 2018 ABIN OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA) Acerca das estruturas organizacionais e sua aplicação à administração pública, julgue o item que se segue. Nas organizações que prestam vários serviços públicos diferentes, é esperado que haja elevado nível de diferenciação organizacional. 06. (CESPE 2018 ABIN OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA) Acerca das estruturas organizacionais e sua aplicação à administração pública, julgue o item que se segue. Nas organizações com estruturas fortemente descentralizadas, embora haja distanciamento dos gestores na tomada de decisão, é evidente a redução tanto de custos operacionais quanto da duplicidade de esforços.

30 07. (CESPE 2018 ABIN OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA) Acerca das estruturas organizacionais e sua aplicação à administração pública, julgue o item que se segue. A departamentalização por processos propicia otimizar o arranjo físico e o uso de recursos, embora se caracterize por baixa flexibilidade para mudanças organizacionais. 08. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item seguinte, relativo a gestão e estrutura de organizações. A departamentalização que se baseia nas atividades temporárias desenvolvidas por uma organização é denominada departamentalização por processos. 09. (CESPE 2018 STM TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) A respeito de gestão organizacional, julgue o próximo item. A opção pela departamentalização acarreta aumento do número de órgãos especializados, no mesmo nível hierárquico, no âmbito das organizações, e, em consequência disso, ocorre um crescimento horizontal do organograma da organização em questão. 10. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o próximo item, relativo ao processo administrativo de organizações públicas. Ao elaborar uma estrutura organizacional, é fundamental que o gestor tenha em mente o trade off existente entre os ganhos de produtividade da especialização e as perdas de produtividade causadas pelas deseconomias humanas e pelos efeitos alienadores da divisão do trabalho. 11. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o próximo item, relativo ao processo administrativo de organizações públicas. Os conceitos de poder e autoridade nas organizações são sempre coincidentes, uma vez que quem possui poder possui autoridade e quem tem autoridade tem poder. 12. (CESPE 2017 SEDF ADMINISTRADOR) A respeito dos princípios de organização, julgue o item subsecutivo. Pessoas agrupadas em departamentos com base na aplicação simultânea de duas cadeias de comando é exemplo de departamentalização por abordagem funcional vertical.

31 13. (CESPE 2017 SEDF ADMINISTRADOR) A respeito dos princípios de organização, julgue o item subsecutivo. A localização da autoridade de decisão gerencial próxima dos níveis hierárquicos do topo é um princípio da centralização de estruturas organizacionais. 14. (CESPE 2017 SEDF ADMINISTRADOR) A respeito dos princípios de organização, julgue o item subsecutivo. Em termos de amplitude administrativa, uma estrutura alta se refere à amplitude estreita e elevado número de níveis hierárquicos. 15. (CESPE 2017 SEDF ADMINISTRADOR) A respeito dos princípios de organização, julgue o item subsecutivo. Um exemplo de departamentalização por abordagem divisional consiste em agrupar pessoas com habilidades comuns em departamentos onde se exercem idênticas atividades de trabalho. 16. (CESPE 2017 SEDF ADMINISTRADOR) A respeito dos princípios de organização, julgue o item subsecutivo. Pessoas agrupadas em departamentos com base em produto comum, programa ou região geográfica é exemplo de departamentalização por abordagem matricial. 17. (CESPE 2016 FUB ASSISTENTE APOIO ADMINISTRATIVO) Em relação ao conceito e aos tipos de estrutura organizacional, julgue o próximo item. Equipes multifuncionais, livre fluxo de informações, cadeias claras de comando, amplitudes de controle abrangentes e elevada especialização são características típicas dos modelos orgânicos de estrutura organizacional. 18. (CESPE 2016 FUB ASSISTENTE APOIO ADMINISTRATIVO) Em relação ao conceito e aos tipos de estrutura organizacional, julgue o próximo item. Estruturas que incentivam o controle rígido do trabalho, a concentração do poder decisório e a criação de regulamentos para dirigir o comportamento dos funcionários são apropriadas para organizações que adotam estratégias competitivas focadas na redução de custos. 19. (CESPE 2016 FUB ASSISTENTE APOIO ADMINISTRATIVO) Em relação ao conceito e aos tipos de estrutura organizacional, julgue o próximo item.

32 O processo de elaboração de estruturas organizacionais deve considerar os seguintes elementos: especialização, departamentalização, hierarquização, centralização e formalização. 20. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD NÍVEL SUPERIOR) Acerca da função de organização e de seus processos, julgue o item que se segue. A departamentalização funcional prevê o uso de critério geográfico para definição das unidades de trabalho da organização. 21. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD NÍVEL SUPERIOR) Acerca da função de organização e de seus processos, julgue o item que se segue. A departamentalização em que se consideram as etapas ou atividades estruturadas na produção é denominada de departamentalização por projetos. 22. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD NÍVEL SUPERIOR) Acerca da função de organização e de seus processos, julgue o item que se segue. A estrutura organizacional estabelece a divisão do trabalho, a hierarquia e as linhas de comunicação entre pessoas e entre grupos na organização. 23. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD NÍVEL SUPERIOR) Acerca da função de organização e de seus processos, julgue o item que se segue. A departamentalização tem sido considerada uma técnica de definição de estrutura organizacional ultrapassada, por isso vem sendo substituída pela abordagem contingencial, cujas premissas defendem a adoção de estruturas organizacionais holísticas. 24. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD SECRETÁRIO EXECUTIVO) No que se refere a análise administrativa; estrutura organizacional e organização; e sistemas e métodos de gestão secretarial, julgue o item que se segue. A tendência atual das organizações de buscar amplitudes maiores de controle inibe o processo criativo por meio da supervisão rígida, que desestimula a autonomia dos subordinados. 25. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) Julgue o item subsecutivo, relativos a fundamentos de organização e cultura organizacional.

33 Uma vantagem da estrutura organizacional com base em produtos ou serviços é garantir o emprego do profissional que é especializado em uma única linha de produtos ou serviços em período de crise. 26. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) Julgue o item subsecutivo, relativos a fundamentos de organização e cultura organizacional. Uma estrutura organizacional retrata o formato da divisão e coordenação das atividades dos membros da organização, podendo incluir linhas de autoridade, níveis hierárquicos e amplitude de controle administrativo. 27. (CESPE 2016 TCE/SC AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) Julgue o próximo item, relativo às funções administrativas. Caso decida departamentalizar sua organização para aumentar a cooperação interdepartamental e diminuir os níveis de especificidade do trabalho, o gestor deverá adotar, primordialmente, a departamentalização funcional, na qual cada departamento corresponde a uma função principal. 28. (CESPE 2016 FUNPRESP/EXE ANALISTA) Acerca da organização administrativa e dos fundamentos que a norteiam, julgue o item subsequente. Na abordagem divisional, pessoas ou órgãos são agrupados em departamentos de acordo com as atividades de trabalho em comum ou conforme suas habilidades e competências similares. 29. (CESPE 2016 FUNPRESP/EXE ANALISTA) Acerca da organização administrativa e dos fundamentos que a norteiam, julgue o item subsequente. Baixos custos administrativos, especialidade técnica e excelência na coordenação intradepartamental são vantagens proporcionadas pela simplicidade de uma estrutura funcional. 30. (CESPE 2016 FUNPRESP/EXE ANALISTA) Acerca da organização administrativa e dos fundamentos que a norteiam, julgue o item subsequente. Uma organização informal é constituída por pessoas de variados níveis ou departamentos de uma organização que se relacionam devido a interesses comuns. 31. (CESPE 2016 FUNPRESP/EXE ANALISTA) Acerca da organização administrativa e dos fundamentos que a norteiam, julgue o item subsequente.

34 O organograma de uma instituição tem por finalidade estabelecer as relações de subordinação e a distribuição das atribuições entre os departamentos. 32. (CESPE 2016 DPU AGENTE ADMINISTRATIVO) No que se refere às características básicas das organizações formais modernas e aos aspectos a elas inerentes, julgue o item que se segue. A divisão do trabalho dentro das organizações modo pelo qual um processo complexo é dividido em tarefas, quando é implantada de forma vertical, define a departamentalização. 33. (CESPE 2016 DPU AGENTE ADMINISTRATIVO) No que se refere às características básicas das organizações formais modernas e aos aspectos a elas inerentes, julgue o item que se segue. No organograma das entidades públicas ou privadas, estão presentes tanto a estrutura organizacional denominada formal quanto a estrutura caracterizada como informal. 34. (CESPE 2016 DPU TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS) Acerca das características das organizações, julgue o item que segue. Na organização funcional, a autoridade centraliza as decisões aos postos mais altos da hierarquia. 35. (CESPE 2016 DPU TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS) Acerca das características das organizações, julgue o item que segue. Padronização dos trabalhos, criação de rotina nas tarefas e proliferação de normas e regulamentos são características de uma organização configurada conforme a estrutura simples. 36. (CESPE 2016 DPU TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS) Acerca das características das organizações, julgue o item que segue. A departamentalização por programa é o tipo de estrutura mais indicado para uma organização pública, visto que essa estrutura dá destaque a programas e serviços mais importantes para a administração. 37. (CESPE 2016 DPU TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS) Acerca das características das organizações, julgue o item que segue. As desvantagens da organização linear incluem a estabilidade e a constância das relações formais.

35 38. (CESPE 2015 TELEBRAS ANALISTA ADMINISTRATIVO) Julgue o próximo item referente à função administrativa das organizações. As organizações são formadas por grupos de pessoas que buscam, deliberadamente, realizar um ou mais objetivos em comum, a partir da coexistência de duas formas de estrutura: a formal e a informal. 39. (CESPE 2015 MPOG ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO) Julgue o item a seguir, relativo a instrumento de levantamento de dados para uma análise organizacional e documentos normativos da organização. No manual de organização, também conhecido como manual de política, são expostos os vários limites de alçada relativos à descentralização decisória da organização. 40. (CESPE 2015 MPOG TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR) Tendo em vista que, de meados do século XX até a transição para o século XXI, foram desenvolvidos novos modelos para explicar as organizações, julgue o item a seguir. Os tipos de departamentalização por clientes, por projetos e matricial podem ser considerados mais modernos que outros, principalmente em um contexto no qual se pode provocar maior impacto e atuar com maior abrangência nas empresas. 41. (CESPE 2015 MPOG TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR) Tendo em vista que, de meados do século XX até a transição para o século XXI, foram desenvolvidos novos modelos para explicar as organizações, julgue o item a seguir. Entre os novos modelos de organização, segundo Mintzberg, no modelo adhocrático, a função administrativa mais importante é a pesquisa e desenvolvimento, que busca encontrar novos conhecimentos por meio de equipes multidisciplinares, diferentemente da organização profissional, que busca a aplicação padronizada do conhecimento. 42. (CESPE 2015 FUB ADMINISTRADOR) O processo de organizar busca dividir o trabalho a ser realizado e atribuir responsabilidades e autoridades a pessoas, o que se dá pela definição da estrutura organizacional com base nos critérios de departamentalização escolhidos. Antônio Cesar Amaru Maximiano. Introdução à administração. 2.ª ed. São Paulo: Atlas, 2011 (com adaptações). Tendo como referência inicial as ideias contidas no texto, julgue o item subsecutivo. As vantagens de uma organização do tipo matricial incluem flexibilidade, adaptabilidade e princípio da unidade de comando.

36 43. (CESPE 2015 FUB ADMINISTRADOR) O processo de organizar busca dividir o trabalho a ser realizado e atribuir responsabilidades e autoridades a pessoas, o que se dá pela definição da estrutura organizacional com base nos critérios de departamentalização escolhidos. Antônio Cesar Amaru Maximiano. Introdução à administração. 2.ª ed. São Paulo: Atlas, 2011 (com adaptações). Tendo como referência inicial as ideias contidas no texto, julgue o item subsecutivo. Ação de delegação corresponde ao ato administrativo que promove a transferência de atribuições de uma unidade organizacional para uma unidade subordinada, com consequente alteração dos regimentos internos da organização. Nesse caso, a unidade subordinada fica responsável, perante a organização, pelas novas atribuições. 44. (CESPE 2015 FUB ADMINISTRADOR) O processo de organizar busca dividir o trabalho a ser realizado e atribuir responsabilidades e autoridades a pessoas, o que se dá pela definição da estrutura organizacional com base nos critérios de departamentalização escolhidos. Antônio Cesar Amaru Maximiano. Introdução à administração. 2.ª ed. São Paulo: Atlas, 2011 (com adaptações). Tendo como referência inicial as ideias contidas no texto, julgue o item subsecutivo. Considere que uma organização tenha definido a seguinte estrutura organizacional: diretoria de pessoal, diretoria de administração e finanças, diretoria de marketing e diretoria de vendas. Nesse caso, a referida organização definiu sua estrutura com base na departamentalização funcional. 45. (CESPE 2015 FUB ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO) No que diz respeito às organizações contemporâneas, julgue o item a seguir. Em uma organização com estrutura matricial, um empregado, na realização de suas atribuições de atendimento, responde hierarquicamente aos seus superiores de unidades distintas, de modo simultâneo, para que as demandas de atendimento sejam cumpridas. 46. (CESPE 2015 FUB ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO) No que diz respeito às organizações contemporâneas, julgue o item a seguir. Dividir a carga total de trabalho em tarefas que possam ser realizadas de modo lógico, encadeado e confortável por parte das pessoas é exemplo de departamentalização, que é um elemento da estrutura organizacional. 47. (CESPE 2015 TRE/GO TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) Acerca das características das organizações formais modernas e da cultura organizacional, julgue o item subsequente.

37 A departamentalização funcional tem a desvantagem de reduzir a cooperação entre departamentos devido à ênfase nas especialidades. 48. (CESPE 2015 TRE/GO ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Acerca de organização e motivação, julgue o item a seguir. Um hipermercado é um típico exemplo de departamentalização por produtos. 49. (CESPE 2014 ICMBIO ANALISTA ADMINISTRATIVO) A respeito das estruturas organizacionais, julgue o item seguinte. As organizações que buscam estabilidade e economia de escala em seus departamentos apresentam estruturas divisionais e, por vezes, matriciais por terem a especialização do trabalho como elemento central. 50. (CESPE 2014 ICMBIO ANALISTA ADMINISTRATIVO) A respeito das estruturas organizacionais, julgue os itens seguintes. A afirmação Chega-se mais longe cooperando do que espiando o vizinho evidencia a estrutura horizontal ou em rede, segundo a qual as organizações se centram em suas competências essenciais e complementam suas habilidades com outras organizações parceiras. 51. (CESPE 2014 ICMBIO ANALISTA ADMINISTRATIVO) A respeito das estruturas organizacionais, julgue os itens seguintes. Quanto mais níveis hierárquicos existirem em uma organização, maior será a amplitude de controle prevista para os cargos de comando ou chefias. 52. (CESPE 2014 ICMBIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO) As teorias da liderança formam um arcabouço necessário para que as organizações desempenhem as suas atividades conforme prescrito em seus objetivos, porém a liderança depende também de como a organização é constituída, sua cultura, seus esforços sinérgicos e o planejamento de suas atividades. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. A departamentalização matricial é um tipo híbrido de agrupamento de atividades em que os empregados de várias especialidades se agrupam para realizar tarefas em tempo não limitado. 53. (CESPE 2014 CADE AGENTE ADMINISTRATIVO) relativos à estrutura organizacional.

38 Nas organizações, a departamentalização por objetivos é utilizada para definir as principais unidades organizacionais, como produção, finanças e vendas. 54. (CESPE 2014 CADE AGENTE ADMINISTRATIVO) relativos à estrutura organizacional Na estrutura matricial, as tarefas de uma organização são unificadas de acordo com os seus objetivos, gerando estruturas divisionais como, por exemplo, produtos e clientes. 55. (CESPE 2014 CADE AGENTE ADMINISTRATIVO) relativos à estrutura organizacional. A estrutura de uma organização é definida por sua composição hierárquica, sua departamentalização e seus sistemas de comunicação, coordenação e integração. 56. (CESPE 2014 CADE AGENTE ADMINISTRATIVO) relativos à estrutura organizacional. Nas organizações, a departamentalização pode ser identificada por meio da estrutura vertical de seus organogramas. 57. (CESPE 2014 SUFRAMA ADMINISTRADOR) No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue os itens subsequentes Em uma estrutura departamentalizada fundamentada no princípio da organização funcional, a autoridade é orientada pelo conhecimento e pela especialização da função a ser exercida, o que leva as unidades a estabelecerem linhas diretas de comunicação. 58. (CESPE 2014 SUFRAMA ADMINISTRADOR) No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue os itens subsequentes Em ambientes rotineiros, com pouca mudança de mercado, as organizações tendem a adotar estruturas baseadas em processos ou em projetos para que haja melhor condução dos processos produtivos e entrega de produtos e serviços. GABARITO

39 E C E E C E C E C C E E C C E E E C C E E C E E E C E E C C E E E E E E C C E E C E E C C E C C E C E E E E C E C E 01. (CESPE 2018 STJ TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) Acerca da gestão e da prestação de serviços públicos no Brasil, julgue o item a seguir. Promover a motivação de indivíduos significa proporcionar a satisfação de suas necessidades, e, em termos hierárquicos, necessidades de estima são prioritárias em relação a necessidades sociais, por exemplo. 02. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Acerca das funções da administração e da atuação dos gestores em organizações contemporâneas, julgue o item a seguir. As tarefas de alocar recursos em estruturas organizacionais ou de designá-los a indivíduos correspondem à função da administração conhecida como direção. 03. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item seguinte, relativo a gestão e estrutura de organizações. Líderes liberais são aqueles que adotam postura consultiva, compartilhando com suas equipes a tomada de decisão. 04. (CESPE 2017 TRF/1ª REGIÃO TÉCNICO SEGURANÇA E TRANSPORTE) A respeito do trabalho em equipe, julgue o item subsequente. Em grupos de trabalho, delegam-se as tarefas entre os colaboradores, ao passo que, em equipes de trabalho, compartilham-se as atividades entre seus membros.

40 05. (CESPE 2017 TRF/1ª REGIÃO TÉCNICO SEGURANÇA E TRANSPORTE) A respeito do trabalho em equipe, julgue o item subsequente. Em equipes, o papel de liderança é, em geral, compartilhado entre os seus membros. 06. (CESPE 2017 TRF/1ª REGIÃO TÉCNICO SEGURANÇA E TRANSPORTE) A respeito do trabalho em equipe, julgue o item subsequente. Em uma equipe, o alcance de resultados é medido pela soma do alcance das metas individuais de seus membros. 07. (CESPE 2017 SEDF APOIO ADMINISTRATIVO) Com relação a equilíbrio organizacional, liderança, motivação e objetivos da gestão de pessoas, julgue o seguinte item. Tornar as tarefas mais desafiadoras é uma forma de motivar pessoas e de desenvolver nelas o sentimento de que as atividades estão ficando mais enriquecedoras. 08. (CESPE 2017 SEDF APOIO ADMINISTRATIVO) Com relação a equilíbrio organizacional, liderança, motivação e objetivos da gestão de pessoas, julgue o seguinte item. A liderança exercida em função do poder legitimado é identificada pelos conhecimentos e pelas capacidades técnicas do indivíduo. 09. (CESPE 2016 FUB AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO) Acerca da comunicação no ambiente de trabalho, julgue o item a seguir. O telefone é o canal de comunicação por meio do qual a mensagem emitida pelo atendente é transmitida durante o atendimento telefônico. 10. (CESPE 2016 FUB AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO) Acerca da comunicação no ambiente de trabalho, julgue o item a seguir. A mensagem de uma comunicação deve ser transmitida da forma mais clara possível, para evitar ruídos no entendimento por parte do receptor. 11. (CESPE 2016 FUB AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO) Julgue o próximo item, a respeito de administração geral e postura profissional. Nas organizações, um dos papéis do líder é motivar seus subordinados e isso ele alcança exercendo habilidades interpessoais.

41 12. (CESPE 2016 ANVISA TÉCNICO ADMINISTRATIVO) No que se refere a gestão de pessoas, equilíbrio organizacional, motivação e liderança, julgue o item subsequente. A liderança nas organizações, sinônimo de administração, deve ser atribuída aos administradores que demonstrem maior capacidade para planejamento, organização, direção e controle. 13. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD SECRETÁRIO EXECUTIVO) A administração é um processo de criação, direção, manutenção, operação e controle de uma organização. A respeito desse assunto, julgue o próximo item. Estimular um sistema de valores que seja compartilhado pelos membros de uma organização impede o surgimento de subculturas na estrutura organizacional. 14. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD SECRETÁRIO EXECUTIVO) No que se refere a análise administrativa; estrutura organizacional e organização; e sistemas e métodos de gestão secretarial, julgue o item que se segue. De acordo com a teoria dos dois fatores os motivacionais e os higiênicos, classificação proposta por Herzberg, as condições ambientais estão diretamente relacionadas ao trabalho e constituem elemento motivacional para o indivíduo. 15. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD SECRETÁRIO EXECUTIVO) Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas, julgue o item seguinte. A capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas, por meio do desenvolvimento de uma visão de futuro e do engajamento contínuo, é uma das características dos chefes de primeira linha. 16. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD NÍVEL SUPERIOR) Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional, julgue o próximo item. A cultura organizacional define como os indivíduos se apresentam e como apresentam sua organização a outros indivíduos no contexto de trabalho. 17. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD NÍVEL SUPERIOR) Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional, julgue o próximo item. Por meio da comunicação, a liderança exerce poder ao criar ou reforçar uma realidade organizacional. 18. (CESPE 2016 FUNPRESP/JUD NÍVEL SUPERIOR) Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional, julgue o próximo item. Em um contexto organizacional, delegar autoridade é o mesmo que delegar responsabilidade.

42 19. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) No que se refere a liderança, comunicação e controle, julgue o item subsequente. Nos ambientes organizacionais, a comunicação é realizada de maneira padronizada e, por isso, a abordagem para alcançar determinado objetivo será sempre uniforme. 20. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) No que se refere a liderança, comunicação e controle, julgue o item subsequente. O impacto das ações do líder sobre os indivíduos e o compromisso permanente e duradouro com a mudança pessoal devem ser considerados para a sustentabilidade da liderança e para a motivação das pessoas. 21. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o item subsecutivo, relativos a fundamentos de organização e cultura organizacional. Os valores sociais considerados importantes para os integrantes de uma organização constituem valores compartilhados que compõem uma cultura organizacional. 22. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação e controle, julgue o próximo item. Os emitentes das comunicações organizacionais devem zelar pela coerência entre o discurso e a prática, porque a forma mais persuasiva de se comunicar está nas atitudes apresentadas. 23. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue o item seguinte. Excesso de mensagens, linguagem inadequada utilizada pelo emissor, desatenção e falta de preparo do receptor são exemplos de ruídos e interferências na comunicação, que podem comprometer a interpretação adequada de uma mensagem pelo seu receptor. 24. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue o item seguinte. O líder que apresenta o poder de referência é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe. 25. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) A respeito de comportamento organizacional, julgue o item seguinte. Sendo uma ação autorregulada e persistente, dirigida a determinados objetivos e ativada por necessidades intrínsecas, a motivação tende a ser pouco influenciada por iniciativas organizacionais e gerenciais de remuneração e valorização.

43 26. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) A respeito de comportamento organizacional, julgue o item seguinte. Ao longo do processo de desenvolvimento, as lideranças devem eliminar os conflitos entre os membros das equipes, pois eles prejudicam a coesão e a identificação necessárias ao alcance dos níveis de produtividade exigidos. 27. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) No que se refere ao comportamento grupal e intergrupal em uma organização, julgue o próximo item. Autoridade, ideologia, especialidade e política representam sistemas de influência que os jogadores, internos ou externos e aliados em coalizões, podem adotar na tentativa de afetar as decisões e os resultados das organizações. 28. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue o item subsequente. Em razão de se fundamentar em crenças arraigadas, atitudes, valores e pressupostos básicos embora seja observada em artefatos, símbolos, linguagens e normas, a cultura organizacional não está sujeita à mudança deliberada. 29. (CESPE 2016 TCE/SC AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o item subsequente, relativo a cultura e liderança nas organizações. Os líderes formais são responsáveis pela criação de uma cultura organizacional sem influência de outros agentes internos ou externos à organização, razão por que as relações entre os estilos de liderança e a cultura de determinada organização já fornecem descobertas-chave a respeito do seu modo de atuação. 30. (CESPE 2016 TCE/SC AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue o item que se segue. Normalmente, o tomador de decisões que adota o estilo integrativo utiliza poucas informações no processo decisório. Por esse motivo, ele pretere a criatividade e prioriza a avaliação dessas informações de maneira crítica, detalhada e centralizada. 31. (CESPE 2016 FUNPRESP/EXE ANALISTA) Julgue o item seguinte, relativo ao processo de planejamento administrativo e às funções que o compõem. Não há processo decisório quando as decisões de uma organização são tomadas em variados níveis hierárquicos. 32. (CESPE 2016 DPU ANALISTA) A respeito de comportamento organizacional, julgue o item que se segue. As organizações modernas têm se utilizado de princípios de coliderança em que as funções de liderar são divididas pelos vários membros da equipe ou da organização para dar maior celeridade e responsabilidade ao processo decisório.

44 33. (CESPE 2016 DPU ANALISTA) A respeito de comportamento organizacional, julgue o item que se segue. De acordo com a teoria dos dois fatores, postulada por Herzberg, os fatores higiênicos estarão presentes na organização se as pessoas perceberem serem satisfatórias suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho e serem adequadas as condições de trabalho. 34. (CESPE 2016 DPU AGENTE ADMINISTRATIVO) Acerca de comportamento organizacional, julgue o item que se segue. Segundo a teoria dos motivos, de McClelland, aspirar realizar metas elevadas, procurar relações interpessoais fortes e buscar aprovação dos outros são características de pessoas que demonstram que a motivação está baseada em motivos de sucesso. 35. (CESPE 2016 DPU AGENTE ADMINISTRATIVO) Acerca de comportamento organizacional, julgue o item que se segue. Segundo as abordagens de traços e competências de liderança, a presença de comportamentos orientados ao trabalho e ao relacionamento interpessoal no modo de agir do líder favorece eficazmente o alcance dos resultados de equipes e organizações. 36. (CESPE 2016 DPU AGENTE ADMINISTRATIVO) Acerca de comportamento organizacional, julgue o item que se segue. Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada, tendendo as pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização. 37. (CESPE 2016 DPU AGENTE ADMINISTRATIVO) Acerca de comportamento organizacional, julgue o item que se segue. Atualmente, a liderança que contribui para o desempenho eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização, o que leva as pessoas a perceberem a influência do líder em situações de maior ou menor estabilidade. 38. (CESPE 2015 TJ/DFT ANALISTA JUDICIÁRIO) A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue o item que se segue. Os rituais culturais são importantes para a história da trajetória organizacional, por meio de ritos de renovação (melhoria da estrutura) ou de ritos de integração (boas relações e emoções) no trabalho.

45 39. (CESPE 2015 TJ/DFT ANALISTA JUDICIÁRIO) A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue o item que se segue. A eficácia da liderança estratégica ocorre como resultado da capacidade de o líder absorver a turbulência ambiental, mudar comportamentos e decidir com agilidade para que o desempenho organizacional seja alcançado adequadamente. 40. (CESPE 2015 TJ/DFT ANALISTA JUDICIÁRIO) A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue o item que se segue. Em situações de conflito interpessoal no trabalho, os líderes assumem papel decisivo na moderação, o que possibilita o envolvimento das partes na solução do conflito por meio do empoderamento e da tomada de decisão compartilhada. 41. (CESPE 2015 TJ/DFT ANALISTA JUDICIÁRIO) Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir. O desafio da diversidade na atualidade faz que os valores organizacionais da gestão estejam fundamentados em uma cultura integrada, na oferta contínua de oportunidades e na liderança orientada ao desenvolvimento humano nas organizações. 42. (CESPE 2015 TELEBRAS ANALISTA) Acerca de treinamento e motivação da equipe de vendas, julgue o próximo item. O sistema de motivação e remuneração de vendedores deve estar em consonância com os objetivos de marketing definidos pela empresa; esse sistema deve promover tanto a satisfação de motivações extrínsecas quanto a satisfação de motivações intrínsecas dos vendedores. 43. (CESPE 2015 TELEBRAS ANALISTA) Acerca de treinamento e motivação da equipe de vendas, julgue o próximo item. Devido ao fato de terem maior impacto na melhoria na qualidade de vida, os incentivos financeiros oferecidos aos vendedores são mais motivadores que os incentivos não financeiros. 44. (CESPE 2015 TELEBRAS ANALISTA) Julgue o próximo item referente à função administrativa das organizações.

46 Apesar de as decisões programadas resolverem problemas organizacionais que já foram enfrentados e solucionados anteriormente, é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher o curso de ação mais indicado sempre que um novo problema ocorrer. 45. (CESPE 2015 STJ TÉCNICO ADMINISTRATIVO) Julgue o item seguinte, a respeito de gestão de pessoas. A escassez de recursos no setor público tende a conferir importância ao papel do líder na motivação do servidor. 46. (CESPE 2015 STJ TÉCNICO ADMINISTRATIVO) Julgue o item que se segue, referente a educação, treinamento e desenvolvimento. A cultura de uma organização pode ser responsável pelo baixo impacto de treinamentos dos servidores. 47. (CESPE 2015 STJ TÉCNICO ADMINISTRATIVO) Julgue o item subsequente, acerca do processo racional de solução de problemas. O sucesso na tomada de decisão depende dos fatores associados a conhecimentos teóricos e à experiência dos tomadores de decisão; depende, ainda, da comunicação de diretrizes e das especificações que devem ser cumpridas, bem como da determinação de prazos, que, se forem exíguos, podem aumentar o risco de uma decisão abreviada. 48. (CESPE 2015 STJ ANALISTA) Com referência à gestão de pessoas, julgue o item que se segue. Os estilos de liderança podem ser classificados em duas dimensões: orientação para relacionamentos, que engloba os estilos dominante, diretivo e autocrático; e orientação para tarefas, com a classificação em estilos participativo, estimulador e apoiador. 49. (CESPE 2015 STJ ANALISTA) Julgue o item subsequente, a respeito do processo racional de solução de problemas. Entre as características do processo de tomada de decisão, a tendência a evitar incertezas refere-se à busca por soluções com base em problemas específicos, por meio de uma sequência de resolução de problemas em que se adotem primeiramente as soluções simples e, apenas se não forem alcançados os objetivos desejados, adotemse as soluções mais complexas.

47 50. (CESPE 2015 STJ ANALISTA) Julgue o item subsequente, a respeito do processo racional de solução de problemas. No modelo de racionalidade limitada, propõe-se que a racionalidade é sempre relativa ao sujeito que decide, não existindo uma única racionalidade tida como superior. 51. (CESPE 2015 MPOG TÉCNICO EM ASSUNTO EDUCACIONAIS) Julgue o item subsecutivo, referente a liderança e relações humanas no trabalho. Independentemente das perspectivas teóricas sobre liderança, há um consenso de que esse fenômeno é grupal e envolve influência multidirecional para o alcance dos objetivos da organização. 52. (CESPE 2015 MPOG TÉCNICO EM ASSUNTO EDUCACIONAIS) Julgue o item subsecutivo, referente a liderança e relações humanas no trabalho. Nas relações de trabalho, o líder assume destaque na organização e passa a ser um dos principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso organizacional. 53. (CESPE 2015 MPOG TÉCNICO EM ASSUNTO EDUCACIONAIS) Com relação aos tipos de liderança e aos mecanismos de participação, julgue o próximo item. Os três estilos básicos de liderança autocrática, democrática e laissez faire são definidos com base no comportamento do líder nos grupos de trabalho E E E C C E C E C C C E E E E C C E E C C C C E E E C E E E E E C E E C E C C E

48 C C E E C C C E E C C C C 01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item seguinte, relativo a gestão e estrutura de organizações. As atividades de controle voltadas às áreas internas de uma organização são conhecidas como controles administrativos, que podem referir-se, por exemplo, a análises de relatórios de vendas. 02. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Acerca das funções da administração e da atuação dos gestores em organizações contemporâneas, julgue o item a seguir. Adotar ações corretivas na condução do processo administrativo é uma atividade associada à função da administração conhecida como controle. 03. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) No que se refere a liderança, comunicação e controle, julgue o item subsequente. A orientação estratégica para resultados é uma característica de controle que visa proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação dos envolvidos. 04. (CESPE 2017 TRF/1ª REGIÃO ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) A respeito das abordagens do processo organizacional, da gestão estratégica e da gestão de pessoas, julgue o item a seguir. O controle, entendido como função administrativa, tem por objetivo monitorar e avaliar atividades, perpassando pelos níveis estratégico, tático e operacional da organização. 05. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR ADMINISTRAÇÃO) No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação e controle, julgue o próximo item. Controles orçamentários realizados nos níveis intermediários da organização para monitorar e controlar as despesas de várias unidades no decorrer de um exercício anual são considerados controles táticos.

49 06. (CESPE 2010 MPU TÉCNICO ADMINISTRATIVO) Acerca de departamentalização, julgue os itens que se seguem. De acordo com um dos princípios da departamentalização, as atividades de controle devem estar separadas das que serão objeto de controle. 07. (CESPE 2010 DETRAN/ES ADMINISTRADOR) Julgue o item a seguir, referente à dinâmica das organizações. Organizações que adotam cultura individualista têm como principal forma de controle o controle externo. 08. (CESPE 2013 FUB ADMINISTRADOR) No que diz respeito à função de direção e controle, julgue os itens seguintes. Controle formal, controle social e controle técnico constituem os três grupos de controles que agem sobre o comportamento das pessoas. 09. (CESPE 2010 MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO) Com relação ao processo organizacional, julgue os seguintes itens. A distribuição do trabalho entre os departamentos faz parte do processo de controle. 10. (CESPE 2010 MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO) No processo de capacitação de servidores de uma organização, os conteúdos programáticos, o número de servidores capacitados, bem como as notas obtidas pelos servidores na avaliação são dados utilizados pelo analista administrativo para, com base nas normas de avaliação e treinamento e no regulamento interno sobre capacitação da empresa, emitir o certificado e o histórico dos servidores egressos. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos à gestão de processos. O regulamento interno sobre capacitação configura-se como exemplo de controle. 11. (CESPE 2008 INSS TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL) Acerca do processo administrativo, julgue os itens subseqüentes. O balanço e o relatório financeiro são exemplos de controle estratégico.

50 12. (CESPE 2011 CNPQ ANALISTA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA JÚNIOR GERAL) Considerando o planejamento estratégico do tipo convencional, julgue os próximos itens. Os objetivos e os orçamentos estão focados no controle do desempenho global. 13. (CESPE 2013 TCE/RO AGENTE ADMINISTRATIVO) A respeito das funções da administração e do comportamento organizacional no processo administrativo, julgue os itens que se seguem. Nas organizações, são considerados os níveis de controle estratégico, operacional e administrativo. No controle administrativo, o foco recai sobre as atividades e o consumo de recursos. 14. (CESPE 2014 ICMBIO ANALISTA ADMINISTRATIVO) Em relação ao controle nas organizações, julgue os itens que se seguem. Os processos burocráticos e os tecnológicos são exemplos de controle de primeira ordem, em que chefias (donos, patrões, gerentes etc.) exercem poder direto sobre seus comandados em uma estrutura simples de controle 15. (CESPE 2004 TRE/AL TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA) Tendo em vista aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem. O controle burocrático é típico de organizações centralizadas e de estrutura funcional com muitos cargos de chefia. 16. (CESPE 2012 ANCINE TÉCNICO ADMINISTRATIVO) Acerca da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o próximo item. No ciclo PDCA, o controle implica não só o estudo de um processo, mas também a observação de seus efeitos. 17. (CESPE 2006 CAIXA ARQUITETO URBANISTA) Em relação às organizações formais modernas e aos conceitos de administração, julgue os itens a seguir. O controle tem caráter de acompanhamento e uma visão punitiva para erros cometidos no processo administrativo.

51 18. (CESPE 2012 ANATEL TÉCNICO ADMINISTRATIVO) O processo de administração adequadamente executado envolve atividades como planejar, organizar, liderar e controlar. Com relação ao processo administrativo, julgue os itens a seguir. Comparar o desempenho alcançado com o previsto e adotar medidas corretivas são características do processo de controle. 19. (CESPE 2014 ICMBIO ANALISTA ADMINISTRATIVO) Em relação ao controle nas organizações, julgue os itens que se seguem. A sobrevivência e a prosperidade das organizações implicam algum tipo de controle que se mostra relevante quando o ambiente organizacional passa a complexo e turbulento. 20. (CESPE 2016 FUNPRESP/EXE ANALISTA) No que se refere aos fundamentos do controle e desempenho organizacional, julgue o item subsecutivo. Orientação estratégica para resultados, flexibilidade, clareza e objetividade são características do controle organizacional. 21. (CESPE 2015 MPOG TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR) Julgue o item seguinte, acerca do processo organizacional. Os mecanismos de controle formal, social e técnico são exercidos sobre as pessoas para que se alcancem sistemas de controle eficazes. 22. (CESPE 2013 BACEN ANALISTA GESTÃO E ANÁLISE PROCESSUAL) A respeito de análise, controle e monitoramento do planejamento estratégico, julgue os próximos itens. A atividade de controle prescinde da determinação de padrões de desempenho que sejam definidos para objetivos de longo prazo. 23. (CESPE 2013 INPI ANALISTA DE PLANEJAMENTO) Acerca de conceitos e aspectos legais relacionados à administração geral e pública, julgue os itens a seguir. O controle, como função administrativa, pode adquirir caráter restritivo e coercitivo, chamado controle social, e ser utilizado nas organizações para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.

52 24. (CESPE 2013 ANCINE ANALISTA ADMINISTRATIVO) No que se refere ao processo de controle de desempenho organizacional, julgue o próximo item. Por meio do controle operacional, pretende-se auferir o desempenho global da organização, podendo-se observar as taxas de rotatividade; a quantidade e a qualidade dos produtos e serviços; a produtividade; e a participação no mercado. A síntese das informações acerca do desempenho das áreas funcionais é também um dos componentes do controle operacional. 25. (CESPE 2012 TCE/ES AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO) Com relação à teoria das organizações, julgue os itens subsequentes. A diferenciação horizontal é uma forma de a organização manter o controle sobre seus funcionários sem afetar o número de níveis hierárquicos de que dispõe. 26. (CESPE 2013 TRT/10ª REGIÃO ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento, ferramentas organizacionais, gestão da qualidade e assuntos correlatos. Para assegurar maior controle sobre as operações da instituição, é essencial concentrar esforços para desconstruir os grupos informais presentes em sua estrutura. 27. (CESPE 2013 TELEBRAS TÉCNICO EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES ASSISTENTE ADMINISTRATIVO) Com relação ao processo administrativo, julgue os itens a seguir. No nível tático, o controle é orientado para a supervisão de cada tarefa ou operação, tendo ação em médio prazo. 28. (CESPE 2013 SERPRO ANALISTA) Indicadores são utilizados para a avaliação da qualidade de produtos, processos e clientes. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Além de ser empregado para medição e avaliação da qualidade de produtos e processos, um sistema de indicadores deve ser utilizado para controle de desempenho futuro. 29. (CESPE 2013 CPRM ADMINISTRADOR) Julgue o item a respeito de funções administrativas.

53 O controle técnico é exercido pelos gerentes ou líderes, que utilizam o poder racional legal do seu cargo para induzir ou inibir algum comportamento. 30. (CESPE 2010 INCA ASSISTENTE EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA) Julgue os itens que se seguem, com relação ao processo administrativo. A orientação rápida para as exceções deve ser uma prática adotada em um hospital que procure ser efetivo em seu processo de controle. 31. (CESPE 2012 TJ/AC ADMINISTRADOR) Julgue o item seguinte, relativo à função administrativa de controle. Os tipos de controle são o preliminar, que ocorre antes das operações iniciarem; o simultâneo, que ocorre enquanto os planos estão sendo implementados; e o de feedback, que enfoca o uso da informação sobre os resultados, no intuito de corrigir desvios em relação aos parâmetros aceitáveis. 32. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o próximo item, relativo a BSC (balanced scorecard), a administração por objetivos e a características e tipos de controle. O controle do tipo feedback baseia-se nas seguintes quatro etapas: estabelecimento de padrões de desempenho; mensuração do desempenho; comparação do desempenho com os padrões estabelecidos; e elaboração da informação acerca dos desvios ou da distância entre o desempenho medido e os padrões estabelecidos. 33. (CESPE 2016 TCE/PA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ADMINISTRAÇÃO) Julgue o próximo item, relativo a BSC (balanced scorecard), a administração por objetivos e a características e tipos de controle. Situação hipotética: Após o planejamento, determinada organização elaborou e divulgou políticas e normas de funcionamento das ações organizacionais como forma de balizar a atuação de seus funcionários. Assertiva: Nessa situação, a organização implantou o controle do tipo preliminar. 34. (CESPE 2013 TELEBRAS TÉCNICO EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES) Com relação ao processo administrativo, julgue os itens a seguir. Se o controle for considerado de forma isolada, deverá se remeter ao processo administrativo, contudo, se for visto em conjunto com as demais funções, ele deverá se integrar ao grupo denominado função administrativa.

54 35. (CESPE 2013 CPRM ADMINISTRADOR) Julgue o item a respeito de funções administrativas. Na etapa final do controle o desempenho é comparado com o padrão estabelecido na fase inicial, é importante que sejam determinados os limites pelos quais uma variação poderá ser considerada como normal ou desejável. 36. (CESPE 2013 MJ ADMINISTRADOR) No que se refere ao planejamento estratégico, julgue os próximos itens. O controle estratégico decorrente do planejamento estratégico envolve decisões relacionadas a alterações de objetivos estabelecidos em função de alterações ambientais. 37. (CESPE 2012 BANCO DA AMAZÔNIA TÉCNICO CIENTÍFICO ADMINISTRAÇÃO) Com referência ao processo administrativo como um todo inclusas as funções de planejamento, organização, direção e controle, julgue os itens que se seguem. O controle organizacional é o processo sistemático pelo qual os chefes ou gestores regulam as atividades organizacionais para torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos, metas e padrões de desempenho. 38. (CESPE 2008 SERPRO ADMINISTRADOR) A respeito da gestão pública, julgue os itens a seguir. Por meio do controle operacional, podem-se observar discrepâncias entre os resultados esperados e os obtidos, que levam às chamadas ações disciplinares positivas ou negativas, respectivamente, de recompensa e punição. 39. (CESPE 2010 ABIN OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO) Acerca de planejamento estratégico, julgue o item a seguir. Os sistemas de recompensa, os incentivos de pagamento e os orçamentos para alocação de recursos são elementos importantes no controle da estratégia organizacional.

55 GABARITO C C E C C C E C E C C C E E C E E C C C C E E E C E E E E C C E C E E C C C C C 01. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca do conceito de accountability aplicado à administração pública, julgue o próximo item. Trata-se de um mecanismo institucional por meio do qual os governantes são constrangidos a responder, ininterruptamente, por seus atos ou omissões à sociedade. 02. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca do conceito de accountability aplicado à administração pública, julgue o próximo item. Em um estado de direito, a accountability vertical ou democrática, entendida como a que ocorre entre os diversos níveis de poder e sujeita à possibilidade de controle mútuo, é profícua no fortalecimento de ações contra a corrupção. 03. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Com relação às políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo, julgue o item a seguir. O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, lançado em 1995, pautou-se na orientação de substituir a burocracia tradicional, weberiana, por um modelo mais próximo das práticas de gestão do setor privado e do modelo de Estado de bem-estar social. 04. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Com relação às políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo, julgue o item a seguir.

56 O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) é considerado uma política pública na medida em que é dotado, simultaneamente, da intencionalidade pública e da necessidade de dar resposta a problemas de gestão que afetem tanto o indivíduo quanto a coletividade. 05. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca da reforma do aparelho do Estado no Brasil, do modelo de Estado burocrático e da intermediação de interesses, julgue o seguinte item. No Estado burocrático, o poder racional-legal e os mecanismos de controle administrativo são utilizados para combater e evitar a corrupção e o nepotismo. 06. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca da reforma do aparelho do Estado no Brasil, do modelo de Estado burocrático e da intermediação de interesses, julgue o seguinte item. O clientelismo consiste em um tipo de sistema em que os agentes políticos concedem benefícios públicos em troca de apoio político. 07. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca da reforma do aparelho do Estado no Brasil, do modelo de Estado burocrático e da intermediação de interesses, julgue o seguinte item. De acordo com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado de 1995, o escopo da reforma do aparelho do Estado é mais restrito do que o da reforma do Estado: enquanto o primeiro está voltado para a eficiência da administração pública, orientando-a para a cidadania, o segundo é um projeto amplo relacionado às várias áreas do governo e ao conjunto da sociedade brasileira. 08. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca da formulação e implementação de políticas públicas e do planejamento na administração pública, julgue o item seguinte. Na administração pública, planejar consiste em definir objetivos e estabelecer os meios adequados para alcançálos. 09. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca da formulação e implementação de políticas públicas e do planejamento na administração pública, julgue o item seguinte. A formulação e a implementação de políticas públicas são processos idênticos, razão por que esses termos podem ser utilizados de forma intercambiável.

57 10. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Com relação à avaliação de programas e projetos, julgue o item subsecutivo. A avaliação de programas e projetos da administração pública é considerada uma atividade de menor valor estratégico, porque gera pouco conhecimento de valor empírico. 11. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRAÇÃO) Com relação à evolução da administração pública, julgue o item subsequente. O movimento conhecido como nova gestão pública foi introduzido no Brasil no governo de Fernando Henrique Cardoso ( ) com o objetivo de tornar a administração pública mais efetiva, embora menos eficiente. 12. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE GESTÃO ADMINISTRAÇÃO) Com relação à evolução da administração pública, julgue o item subsequente. Durante o governo de Juscelino Kubitschek (JK), visando dar maior agilidade ao alcance dos objetivos do plano de metas, a administração indireta passou a participar ativamente da execução das políticas de governo, uma vez que a administração direta era tida como lenta e defasada. 13. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca da redefinição do papel do Estado no Brasil e do modelo de Estado patrimonialista, julgue o seguinte item. No modelo de Estado patrimonialista, a não diferenciação entre o público e o privado favorece as práticas de corrupção e de nepotismo. 14. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca da redefinição do papel do Estado no Brasil e do modelo de Estado patrimonialista, julgue o seguinte item. Com a reforma do Estado brasileiro, o Estado deixou de ser responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social e tornou-se o seu regulador e promotor. 15. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) No que se refere a aspectos históricos da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. A administração pública do período colonial seguia um modelo patrimonial em que a distinção entre o patrimônio público e o patrimônio privado era imprecisa.

58 16. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) No que se refere a aspectos históricos da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. O poder racional-legal, representado por princípios como impessoalidade e formalismo, é característico de um Estado que segue um modelo burocrático. 17. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) No que se refere a aspectos históricos da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. A nova administração pública caracteriza-se pela incorporação de técnicas de gestão oriundas da administração de empresas, como, por exemplo, técnicas do planejamento estratégico. 18. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) No que se refere a aspectos históricos da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. A gestão por resultados foi adotada na década de 90 do século passado como estratégia representativa de um Estado mínimo. 19. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) No que se refere a aspectos históricos da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. A adoção de procedimentos sistemáticos para contratações públicas foi introduzida, no Brasil, juntamente com a nova administração pública, na década de 90 do século passado, seguindo-se a lógica do new public management, adotada na Inglaterra na década anterior. 20. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) No que diz respeito à administração pública brasileira contemporânea, julgue o item subsequente. A produtividade e a eficiência parâmetros tradicionais de recompensa nas organizações privadas podem não ser critérios determinantes para a designação de servidores para cargos de direção na administração pública, razão por que tal tarefa constitui um desafio para o gestor de pessoal que deseje aplicar técnicas de administração gerencial a organizações públicas. 21. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) No que diz respeito à administração pública brasileira contemporânea, julgue o item subsequente.

59 Transparência e controle social são características de um modelo de Estado autoritário e burocrático. 22. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) No que diz respeito à administração pública brasileira contemporânea, julgue o item subsequente. Relações éticas, conformidade e transparência são princípios representativos do conceito de accountability. 23. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Com relação a políticas públicas no Brasil, julgue o item seguinte. A última etapa do ciclo de políticas públicas é a avaliação, que consiste na mensuração de resultados e de impactos com o propósito de compará-los às metas originais. 24. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Com relação a políticas públicas no Brasil, julgue o item seguinte. A inclusão de uma necessidade da população nas prioridades do poder público refere-se à etapa de construção de agendas do processo de formulação e desenvolvimento de políticas públicas. 25. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Com relação a políticas públicas no Brasil, julgue o item seguinte. A participação da população na formulação de políticas públicas foi uma premissa adotada na década de 90 do século passado, no contexto da gestão pública centralizada, atualmente considerada ultrapassada. GABARITO C E E C C C C C E E E C C C C C C E E C E E C C E

60 GESTÃO DE PESSOAS 01. Em relação à gestão por competências, assinale a opção correta. a) Comparativamente a outras modalidades avaliativas, a avalição de desempenho por competências é vantajosa porque elimina a subjetividade do avaliador. b) O mapeamento de competências é um processo periódico para avaliar o desempenho das pessoas quanto a conhecimentos, habilidade e atitudes. c) As competências individuais são o conjunto de capacidades cuja observação independe da mobilização do indivíduo para a realização de uma ação específica. d) As pessoas concretizam as competências organizacionais e fazem sua adequação ao contexto ao colocarem em prática o patrimônio de conhecimentos da organização. 02. Julgue o item seguinte, acerca de gestão de pessoas. I - A avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes é suficiente para alinhar uma gestão de desempenho de pessoas por competências aos objetivos organizacionais. II - A gestão por competências contribui para manter a rigidez, o isolamento e a estabilidade de cada departamento. III - A gestão por competências, modelo estratégico de gestão de pessoas, estabelece o alinhamento das políticas e práticas de administração de recursos humanos com as diretrizes das organizações. IV - Na gestão por competências, assume-se a perspectiva formal de aprendizagem que estabelece que os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que formam as competências individuais devem ser desenvolvidos em ações de treinamento e educação. A sequencia correta dos itens é: a) F F V- V b) F F V -F c) V F - V -V d) V- F -F -F 03. Com relação à gestão por resultados e à gestão de pessoas no serviço público, marque o item correto, a) A gestão de pessoas por competências pode ser entendida como um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação aos serviços a serem realizados, identificando os pontos fortes e os fracos dos profissionais, suprindo suas lacunas e agregando conhecimento, de acordo com os critérios e objetivos estabelecidos pela organização. b) Na gestão por competências, assume-se a perspectiva formal de aprendizagem que estabelece que os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que formam as competências individuais devem ser desenvolvidos em ações de treinamento e educação. c) Em gestão de pessoas, a pesquisa documental, considerada um método de baixa eficiência, é pouco adotada para a identificação das competências organizacionais. d) O mapeamento de competências consiste na definição dos objetivos estratégicos e na identificação de competências individuais e organizacionais necessárias ao alcance da vantagem competitiva. 04. (CESPE - SEGER-ES) Considerando a equidade dos sistemas de cargos, carreiras e salários, assinale a opção correta. a) As carreiras mais almejadas são aquelas com salários maiores, independentemente da natureza do trabalho e das condições oferecidas pelas organizações. b) Há justiça nas compensações quando há equidade dos salários pagos por uma organização em relação aos salários pagos por outras instituições no mercado. c) Dois indivíduos com a mesma função, mas com desempenhos diferentes, devem receber compensações iguais. d) Quando há equidade externa, as pessoas tendem a sair da organização em busca de salários mais altos em outras instituições. e) A equidade interna refere-se ao grau de justeza das compensações de uma organização em diferentes cargos e funções. Funções diferentes devem gerar compensações diferentes.

61 05. (CESPE- TCE-ES ) A motivação, entendida como um processo psicológico relacionado à hierarquia das necessidades humanas, pode ser corretamente descrita como a necessidade de; a) crescimento, que corresponde àquela relativa à autorealização. b) pertença social, que corresponde àquela relativa ao pertencimento a grupos e reconhecimento de identidade social. c) existência, que corresponde àquela relativa à fisiologia humana e à segurança material. d) relacionamento, que corresponde àquela relativa às interações sociais e percepção de estima. e) diferentes níveis de complexidade, que caracterizam a natureza humana e sua satisfação de forma holística. 06. (CESPE - TCE-ES ) De acordo com as teorias comportamentais, o líder é caracterizado por um comportamento. a) ajustável às diferentes situações cotidianas. b) excepcional diante de crises diversas. c) orientado para as tarefas e para o relacionamento com as pessoas. d) embasado em competências e habilidades específicas. e) inato de chefia. 07. (CESPE -TJ-AL-Analista Judiciário - Área Administrativa) A motivação, conforme postulado pela teoria da expectativa, é um(a) a) competência interpessoal preditora de desempenho fluente no trabalho. b) variável preditora de qualidade de vida. c) função dos fatores higiênicos e motivacionais presentes na relação indivíduo/organização. d) fenômeno biopsicossocial multideterminado. e) função da valência, da expectância e do meio. 08. (CESPE -TJ-AL- Técnico Judiciário) No que concerne a liderança, assinale a opção correta. a) O perfil carismático de liderança concentra sua atenção no desempenho do funcionário ou grupo, enfatizando o cumprimento de prazos, a execução das metas e o processo decisório. b) Segundo McGregor, a liderança não é apenas atributo da pessoa, mas um processo social complexo que envolve as motivações dos liderados, a tarefa, o líder e o contexto dentro do qual ocorre a relação entre essas variáveis. c) A liderança de maneira geral corresponde ao uso da influência coercitiva para dirigir as atividades dos membros de um grupo e levá-los a realização de seus próprios objetivos. d) O líder transacional se apoia nas necessidades de estima e autorrealização dos colaboradores, oferecendo uma série de recompensas de cunho emocional, como a própria realização da tarefa, e, por isso, a maioria dos seus liderados é do tipo fiel. e) De acordo com o modelo de Blake e Mouton, o melhor estilo de liderança é o que se aproxima da possibilidade 5,5, ou aquele em que o comportamento do líder é o mais próximo possível do equilíbrio entre a necessidade de trabalho e a manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório. 09. (CESPE-2008-TRT - 1ª REGIÃO (RJ)- Analista Judiciário - Área Administrativa) Acerca das teorias concernentes à gerência de recursos humanos, assinale a opção correta. a) Segundo a teoria de Hezberg, na abordagem dos fatores motivacionais em recursos humanos, quanto maior for o salário dos funcionários como retribuição pelo seu trabalho, maior será sua motivação. b) A teoria de Hezberg enfatiza que os fatores higiênicos a serem observados pelo gestor de recursos humanos estão circunscritos no conteúdo do cargo desempenhado pelo funcionário. c) A teoria de Y de Douglas McGregor enfatiza que o gestor de recursos humanos deve partir do pressuposto de que todos os colaboradores são automotivados para o trabalho, o que não demanda uma postura coercitiva por parte do gestor. d) A teoria de McCleland enfatiza que o gestor de recursos humanos deve considerar que todos os colaboradores estão buscando prioritariamente a necessidade de afiliação. e) O gestor de recursos humanos que se pauta pela teoria de Maslow deve levar em conta a existência, nos indivíduos, de múltiplas necessidades que surgem simultaneamente e que devem ser atendidas de modo simultâneo. 10. (CESPE-2014-TJ-CE- Técnico Judiciário - Área Administrativa) A respeito do processo de comunicação em organização e dos seus componentes, assinale a opção correta. a) A comunicação efetiva-se por completo mediante a emissão de uma mensagem pelo emissor. b) Em ambiente de trabalho organizacional, há mensagens verbais e não verbais.

62 c) No âmbito da administração, o institucional deve ser empregado para comunicações pessoais e de conteúdo emocional. d) O canal de comunicação refere-se aos símbolos utilizados para a composição da mensagem. e) O veículo de comunicação utilizado corresponde ao decodificador da mensagem. 11. (CESPE TCE-ES-Administrador) A análise de competências pode ser empregada adequadamente como ferramenta organizacional de: a) avaliação de ações de desenvolvimento. b) recrutamento de candidatos qualificados no mercado. c) identificação de oportunidades e requisitos de carreira. d) escolha dos melhores instrumentos de seleção. e) verificação do desempenho esperado no trabalho. 12. (CESPE INMETRO- Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Gestão Pública) Considerando que o BSC (balanced scorecard) proporciona às organizações o alinhamento e a focalização de suas equipes executivas, unidades de negócio, recursos humanos, tecnologia da informação e recursos financeiros em relação à estratégia da organização, assinale a opção correta a) A metodologia do BSC fundamenta-se em cinco perspectivas para a medição e a gestão estratégica do desempenho da organização, a saber: perspectiva financeira, perspectiva dos processos internos, perspectiva do cliente, perspectiva do fornecedor e perspectiva de aprendizagem e crescimento. b) Em organizações descentralizadas ou dispersas geograficamente, a utilização do BSC restringe-se a contextos específicos, uma vez que, se ele foi empregado indiscriminadamente, pode inibir o alinhamento e a sinergia. c) As organizações, por meio do BSC, concentram seus processos gerenciais em torno da estratégia e maximizam sua capacidade de implementação. d) No processo de comunicação da estratégia organizacional, o BSC é pouco eficiente. e) De acordo com a perspectiva dos processos de negócios internos, a organização deve estabelecer prioridades para o desenvolvimento de um clima propício à mudança, à inovação e ao crescimento organizacional. 13. (CESPE TSE- Analista Judiciário - Área Administrativa) Buscar o equilíbrio entre os objetivos organizacionais e as necessidades dos empregados e obter baixos índices de rotatividade são papéis da administração de recursos humanos. Quanto à administração de recursos humanos, assinale a opção incorreta. a) O recrutamento interno é o mais adequado quando a organização tem como objetivos manter a cultura organizacional existente, aumentar a motivação dos empregados e incentivar seu desenvolvimento. b) O método dos incidentes críticos para avaliação do desempenho baseia-se nas características relacionadas aos desempenhos altamente positivos dos empregados. c) O estabelecimento de critérios relevantes para se avaliar o desempenho dos empregados, como, por exemplo, comportamentos e atitudes definidos e considerados essenciais para a empresa, é uma características do método das escalas gráficas. d) Na seleção de pessoas, as organizações devem privilegiar a utilização dos métodos mais complexos, independentemente do cargo a ser provido. 14. (CESPE TRE-RS - Analista Judiciário) Uma organização que necessita atrair e selecionar talentos para compor seu quadro de pessoal deve escolher técnicas adequadas para alcançar esse objetivo. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta. a) As entrevistas são melhores preditores do que os testes escritos de aptidão e personalidade. b) As técnicas para seleção de pessoas podem incluir entrevistas, exercícios de solução de problemas, discussões de grupo e jogos decisórios de negócios. c) O gestor é a pessoa mais adequada para identificar os instrumentos a serem utilizados, pois ele conhece com clareza os papéis que o selecionado assumirá. d) Nas organizações públicas, a realização de provas direcionadas à função tem conseguido identificar características pessoais do candidato que são necessárias para uma atuação adequada. e) As provas escritas são mais criteriosas para avaliar a inteligência, o nível de motivação e as habilidades interpessoais para cargos gerenciais elevados. 15. (CESPE TJ-CE- Analista Judiciário - Área Administrativa) Assinale a opção correta a respeito do recrutamento interno e externo.

63 a) O recrutamento externo é mais rápido que o interno. b) Uma das desvantagens do recrutamento interno é a possibilidade de gerar frustração nos candidatos que não forem escolhidos, o que pode resultar em conflitos. c) No recrutamento interno, o risco de incompatibilidade entre o candidato e a organização é maior que no recrutamento externo. d) Com a realização de recrutamento interno, é possível renovar as competências da organização. e) Por meio do recrutamento interno, busca-se a renovação do quadro de colaboradores da organização. 16. (CESPE TCE-PR -Analista de Controle) Acerca da análise de cargos, que é fundamental para os setores de gestão de pessoas, pois provê insumos para processos diversos, tais como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e gestão da remuneração, assinale a opção correta. a) No setor público, a análise e a descrição de cargos não se aplicam a cargos comissionados, pois estes são passíveis de ocupação por indivíduo sem vínculo funcional anterior com o órgão. b) Os conceitos de cargo e competência, por serem ambos fundamentados nos princípios da flexibilidade, da autonomia e da amplitude funcionais, podem substituir um ao outro. c) Consultas ao Catálogo Brasileiro de Ocupações e entrevistas com especialistas e gerentes são recursos que podem contribuir para o controle da exatidão das informações sobre os cargos obtidas a partir de coleta de dados efetuadas junto dos trabalhadores de uma organização. d) A especificação dos conteúdos das atividades dos cargos deve ser orientada pelo princípio da rigidez, tanto na alocação de pessoal quanto na distribuição e movimentação dos cargos ao longo da estrutura organizacional. e) A fim de evitar a proliferação de cargos e os consequentes conflitos e desentendimentos entre empregados, recomendase que cada descrição de cargo seja genérica o suficiente para capturar toda a sorte de tarefas, deveres, responsabilidades, experiências e capacidades exigidas dos trabalhadores. 17. (CESPE TRE-PI -Analista Judiciário) Em relação à gestão por competências, assinale a opção correta. a) Comparativamente a outras modalidades avaliativas, a avalição de desempenho por competências é vantajosa porque elimina a subjetividade do avaliador. b) O mapeamento de competências é um processo periódico para avaliar o desempenho das pessoas quanto a conhecimentos, habilidade e atitudes. c) As competências individuais são o conjunto de capacidades cuja observação independe da mobilização do indivíduo para a realização de uma ação específica. d) As pessoas concretizam as competências organizacionais e fazem sua adequação ao contexto ao colocarem em prática o patrimônio de conhecimentos da organização. e) O processo de gestão por competências é focado nas competências das pessoas, desconsiderando-se a articulação com as competências corporativas por estas serem patrimônio organizacional. 18. (CESPE -TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Analista Judiciário - Área Administrativa) Assinale a opção correta a respeito da gestão de competências a) Uma das aplicações dos resultados da avaliação de desempenho é servir como instrumento de recrutamento interno ou movimentação interna. b) A avaliação de desempenho é uma responsabilidade gerencial do gestor de recursos humanos que procura acompanhar e monitorar o trabalho das equipes da organização. c) A relevância da avaliação de desempenho para o alcance e a melhoria dos resultados organizacionais é consensual entre os estudiosos da área de recursos humanos. d) A gestão do desempenho enfatiza o foco na medição dos resultados finais visando à comparação do desempenho obtido com os objetivos fixados. e) A gestão de desempenho deve ter como principal função a integração entre as ferramentas de avaliação e as políticas de remuneração de pessoal. 19. (CESPE - Agente Administrativo) Quanto à organização no trabalho, às prioridades e às relações humanas, julgue os itens que se seguem. Definir objetivos, conceber estratégias, formular linhas de orientação, planejar tarefas e fixar alvos são instrumentos fundamentais para o estabelecimento de prioridades.

64 20. (CESPE TRT - Analista Judiciário) Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de pessoas. Entre os resultados possíveis de um mapeamento de competências, o principal deles é a lacuna de competências. A partir desse resultado, podem-se estabelecer as prioridades da gestão de pessoas. Quando há lacunas grandes de competências e não há mão de obra qualificada disponível, recomenda-se o desenvolvimento e a capacitação das pessoas. Porém, quando há lacuna de competência, mas há mão de obra qualificada disponível, pode-se priorizar a seleção ou a movimentação nas organizações. 21. (CESPE Analista Judiciário) A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento de conflitos, julgue os itens subsequentes. Se determinado gestor público se destaca pela sua capacitação e pela experiência adquirida em 20 anos de serviços prestados ao órgão, esse gestor possui competência conceitual para o exercício de suas funções. 22. (CESPE TCE-PR - Analista de Controle) Considerando que a gestão de pessoas por competências tem sido o modelo adotado por organizações de setores públicos de diversos países, inclusive no Brasil, assinale a opção correta, relativamente a gestão de pessoas por competências e à prática dessa modalidade de gestão no setor público brasileiro. a) A adoção do modelo de gestão por competências representa uma tentativa de se eliminar os traços de subjetividade e imprevisibilidade que ainda permeiam o cenário da administração pública e respectivas organizações e setores de gestão de pessoas. b) Nas organizações públicas, o mapeamento de competências é dispensável, já que diversos documentos oficiais, como, por exemplo, os regimentos internos, dispõem sobre as atribuições e responsabilidades das unidades organizacionais e de seus respectivos servidores. c) Provas de conhecimentos em seleções públicas de pessoal exemplificam uma das práticas da gestão por competências, na medida em que o conceito de competências remete ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes integrantes dos repertórios cognitivos e afetivos dos candidatos. d) As recentes políticas de pessoal no setor público visam à utilização da noção de competências em todas as funções de administração de recursos humanos desempenhadas pelos setores de gestão de pessoas. e) São preceitos da gestão por competências: alinhamento das políticas de recursos humanos com a estratégia organizacional; coerência entre as políticas de recursos humanos; convergência de atitudes e comportamentos dos gestores organizacionais com a unidade de recursos humanos; integração entre força de trabalho e objetivos organizacionais. 23. (CESPE TCE-SC - Auditor de Controle Externo) Com relação à gestão por resultados e à gestão de pessoas no serviço público, julgue o item seguinte. A gestão de pessoas por competências pode ser entendida como um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação aos serviços a serem realizados, identificando os pontos fortes e os fracos dos profissionais, suprindo suas lacunas e agregando conhecimento, de acordo com os critérios e objetivos estabelecidos pela organização. 24. (CESPE TCE-PI - Técnico Judiciário) A respeito da gestão por competência nas organizações, assinale a opção correta. a) Caminhos alternativos, flexíveis e adaptáveis para o desenvolvimento de competências resultam de processos de diagnóstico de lacunas de competências nas organizações. b) Na avaliação de competências nas organizações, os questionários, as entrevistas e os grupos focais são as principais técnicas utilizadas, pois proporcionam mensurações mais fidedignas que as demais técnicas. c) Em uma perspectiva processual, os componentes da competência podem ser constituídos por demandas de contexto organizacional, social ou econômico. d) No mapeamento de competências, a construção de descrições longas, constituídas por múltiplas ideias, auxilia na caracterização do espaço ocupacional dos profissionais na organização. e) Competências com maior grau de transversalidade entre as diversas áreas de uma organização configuram-se como emergentes quanto à relevância, bem como gerais quanto à amplitude. 25. (CESPE TCE-PI - Analista Judiciário) Em relação à gestão por competências, assinale a opção correta. a) O processo de gestão por competências é focado nas competências das pessoas, desconsiderando-se a articulação com as competências corporativas por estas serem patrimônio organizacional.

65 b) Comparativamente a outras modalidades avaliativas, a avalição de desempenho por competências é vantajosa porque elimina a subjetividade do avaliador. c) O mapeamento de competências é um processo periódico para avaliar o desempenho das pessoas quanto a conhecimentos, habilidade e atitudes. d) As competências individuais são o conjunto de capacidades cuja observação independe da mobilização do indivíduo para a realização de uma ação específica. e) As pessoas concretizam as competências organizacionais e fazem sua adequação ao contexto ao colocarem em prática o patrimônio de conhecimentos da organização. 26. (CESPE TCE-PI - Técnico Judiciário) As competências de uma organização são muito mais do que a soma dos conhecimentos gerais de cada empregado individualmente; outros aspectos estão incluídos no conceito de competência organizacional, inclusive no setor público. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. a) Perenes são competências que têm o papel de distinguir um desempenho superior de um desempenho mediano. b) Transitórias são competências que, durante um tempo, são importantes para a organização e para as atividades desenvolvidas, mas que tendem a ser superadas. c) Declinantes são competências que precisam ser mobilizadas durante processos de mudança, embora sejam pontuais e menos enfatizadas na estratégia organizacional. d) Emergentes são competências que podem não ser relevantes para as atividades atuais da organização, mas que, caso se considerem a estratégia e a visão de futuro, serão enfatizadas posteriormente. e) Diferenciais são competências de um grupo fundamental de competências organizacionais intimamente relacionadas à obtenção do desempenho desejado, e que permanecem relevantes para as tarefas ao longo do tempo, independentemente da direção estratégica da organização. 27. (CESPE DPU - Psicólogo) Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue o item seguinte. Em gestão de pessoas, a pesquisa documental, considerada um método de baixa eficiência, é pouco adotada para a identificação das competências organizacionais. 28. (CESPE DPU - Analista) A corrente integradora da competência procura articular as proposições das correntes norte-americana e francesa, destacando a competência como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes expressos pelo desempenho de contextos organizacionais. 29. (CESPE DPU - Analista) O mapeamento de competências consiste na definição dos objetivos estratégicos e na identificação de competências individuais e organizacionais necessárias ao alcance da vantagem competitiva. 30. (CESPE TRE-RS - Técnico Judiciário) Inserida no contexto do movimento gerencialista, a retórica da gestão estratégica de pessoas, presente em empresas privadas, exerceu grande influência também no setor público brasileiro, principalmente a partir da aplicação, em governos de diversos países ocidentais, do modelo da gestão por competências. Acerca desse tema, assinale a opção correta. a) Em termos operacionais, compreende-se a gestão de pessoas por competências como parte do ciclo de gestão estratégica de uma organização, haja vista que é a partir da formulação da estratégia organizacional que se inicia o mapeamento e o diagnóstico de competências. b) Se competência individual pode ser definida como a expressão de comportamentos produtivos no trabalho, então é correto afirmar que uma avaliação de desempenho por competências deve privilegiar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridos dos empregados, em detrimento de aspectos motivacionais e contextuais. c) Recursos intangíveis, conhecimentos, habilidades e experiências, procedimentos e sistemas, valores e cultura e redes de relacionamento são componentes que, isolada ou combinadamente, podem resultar na composição de competências organizacionais. d) Trabalho em equipe, liderança e ética profissional ilustram itens adequados de um formulário de avaliação de desempenho individual por competências. e) Considera-se a gestão por competências um modelo estratégico de gestão de pessoas em razão da previsão de alinhamento sistêmico das políticas e práticas da área, tais como planejamento da força de trabalho, concurso e seleção, capacitação e desenvolvimento, remuneração e gestão de desempenho.

66 31. (CESPE TRE-RS - Analista Judiciário) Em relação à gestão por competências, assinale a opção correta. a) A identificação das competências organizacionais e humanas deve ser feita por meio da análise de missão, visão e objetivos da organização, ao passo que a coleta de dados pode ser realizada por meio de entrevista, observação ou questionário. b) O desenvolvimento de competências envolve a estruturação de um plano de capacitação que deve ser formulado após o servidor ingressar na carreira, podendo abranger desde treinamentos estruturados até visitas técnicas a outras organizações. c) A avaliação de competências realizada por diversas pessoas traz maior probabilidade de erros e distorções. Por isso, ao ser realizada apenas pela chefia imediata, ela torna-se mais fidedigna. d) diagnóstico do mapeamento é um processo que deve acontecer esporadicamente, pois deve ser iniciado com a formulação de estratégia, missão, visão e objetivos da organização. e) No serviço público, é adequada e viável a seleção focada em competências, uma vez que os candidatos são selecionados por conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais. 32. (CESPE TRE-RS - Analista Judiciário) A gestão por competências tem sido aplicada em organizações públicas como ferramenta gerencial que permite que equipes e pessoas contribuam para o alcance das estratégias organizacionais de modo sustentável. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. a) Indicadores de competências para avaliação de desempenho sugerem a integração de medidas objetivas e subjetivas por meio da definição de escalas de avaliação e de artefatos tangíveis que representam fielmente a expressão de competências no trabalho. b) A competência, definida como conhecimentos, habilidades e atitudes, contribui para a gestão de pessoas ao estabelecer referenciais de comportamento esperado ou desejável no contexto das organizações. c) A consistência interna da gestão por competência representa o grau de vinculação que conhecimentos, habilidades e atitudes apresentam em relação ao conjunto de desempenhos individuais desejáveis em uma organização. d) Com base no grau de relevância para as organizações, as competências podem ser classificadas como gerencial, técnica, transversal ou essencial. e) Em comportamentos profissionais de um contexto organizacional, a combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes é um referencial para alinhar as competências à formulação estratégica. 33. (CESPE STJ - Técnico Judiciário) Julgue o item seguinte, a respeito de gestão de pessoas. A gestão por competências refere-se ao conjunto de mecanismos utilizados para gerir as competências dos servidores, ao passo que a gestão de competências refere-se à estruturação de atividades das áreas e das equipes da organização de acordo com os tipos de competências necessárias para realizá-las. 34. (CESPE MPOG - TAE) Acerca do tema gestão por competências, julgue o próximo item. As ações do trabalhador comportam conhecimentos, habilidades e atitudes aplicados na execução de tarefas. 35. (CESPE MPOG - TAE) Acerca do tema gestão por competências, julgue o próximo item. Com a adoção da gestão por competências, torna-se desnecessária a reavaliação de processos e formas de administração do quadro de servidores. 36. (CESPE MPOG - TAE) Acerca do tema gestão por competências, julgue o próximo item. Na esfera do setor público, o chefe, no desempenho de sua função, é referencial para a definição de competências, sendo essa definição o embasamento dos processos educativos. 37. (CESPE MPOG - TAE) Acerca do tema gestão por competências, julgue o próximo item. As necessidades de qualificação, formação e capacitação devem ser selecionadas a partir do conhecimento das atividades efetivamente realizadas por cada tipo de servidor da instituição. 38. (CESPE MPOG - TAE) Acerca do tema gestão por competências, julgue o próximo item. A gestão por competências tem como meta organizar esforços para que competências humanas possam gerar e manter as competências organizacionais necessárias para que sejam alcançados os objetivos estratégicos.

67 39. (CESPE MPOG - TAE) O desenvolvimento de competências profissionais pode não ser efetivo caso o contexto e o ambiente organizacional não contribuam para a adoção de uma nova forma de avaliar a gestão de pessoas. 40. (CESPE MPOG - TAE) Julgue o item seguinte, acerca do desenvolvimento profissional por competências. No que se refere ao servidor que ingressa em uma carreira, pode ser apurado o nível inicial de suas competências e ser definido o plano de desenvolvimento necessário à sua progressão funcional e promoção. 41. (CESPE MPOG - TAE) Julgue o item seguinte, acerca do desenvolvimento profissional por competências. O plano de desenvolvimento de competências visa ampliar a capacidade individual para assumir atribuições e responsabilidades em níveis decrescentes de complexidade; apontar todas as deficiências individuais para o desenvolvimento profissional; estruturar um plano de capacitação voltado à redução de competências; e estimular o aprendizado mecânico do autodesenvolvimento. 42. (CESPE FUB - Tecnólogo) Com relação ao conceito e tipologia de competências e aos múltiplos aspectos relacionados a esses assuntos, julgue o item a seguir. As competências de uma organização, que visa garantir sua sobrevivência e estabelecer sua diferenciação no mercado competitivo, são formadas pelo conjunto das competências de seus membros. 43. (CESPE FUB - Tecnólogo) Com relação ao conceito e tipologia de competências e aos múltiplos aspectos relacionados a esses assuntos, julgue o item a seguir. Situação hipotética: Um empregado recebeu uma tarefa para ser executada e, apesar de todos os esforços dispendidos, ele não concluiu a tarefa com a qualidade requerida. Assertiva: Nessa situação, partindo-se da premissa que o conceito de competências engloba capacidades, compostas por conhecimentos, habilidades e atitudes, o empregado deixou de demonstrar atitude. 44. (CESPE FUB - Tecnólogo) Com relação ao conceito e tipologia de competências e aos múltiplos aspectos relacionados a esses assuntos, julgue o item a seguir. As competências individuais podem ser mensuradas quando o empregado entrega efetivamente à organização algo que tenha sido por ela solicitado. 45. (CESPE FUB - Tecnólogo) Para instituir um modelo de gestão de pessoas por competências, é importante compatibilizar as competências das pessoas às competências da organização. 46. (CESPE FUB - Tecnólogo) Com relação ao conceito e tipologia de competências e aos múltiplos aspectos relacionados a esses assuntos, julgue o item a seguir. Situação hipotética: Uma empresa utiliza os resultados do mapeamento de competências para desenvolver ações de treinamento e desenvolvimento, bem como para fins de gestão de carreiras e sucessão, sistema de remuneração, dimensionamento do quadro, recrutamento, seleção e avaliação. Assertiva: Nesse caso, existe, na empresa, um modelo integrado de gestão por competências. 47. (CESPE Analista) Julgue o item seguinte, relativo aos objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. Em uma estrutura organizacional, o setor de administração de recursos humanos compreende atividades essencialmente de cunho estratégico e tático, tais como promoção de treinamento, avaliação de desempenho, gestão de sistemas de remuneração e políticas direcionadas ao comprometimento e à satisfação dos membros da organização.

68 48. (CESPE Assistente em Administração) Com relação à administração de recursos humanos (RH) nas organizações, julgue o item que se segue. As competências mobilizadas pelas pessoas nas organizações agregam valor social e econômico a indivíduos, equipes e organização, já que os conhecimentos, as habilidades e as atitudes, incorporados às experiências profissionais, são os elementos que garantem o bom desempenho de tarefas, atividades e processos. 49. (CESPE ANATEL - Técnico Administração) Na administração pública, as atividades de gestão de pessoas incluem tanto funções típicas de departamentos de pessoal como de unidades de administração de recursos humanos. Com referência aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas, julgue os itens seguintes. Os especialistas das unidades de administração de recursos humanos são responsáveis pela formulação, avaliação e revisão das políticas e das práticas de gestão de pessoas, ao passo que os gestores organizacionais são responsáveis pela implementação de soluções delineadas nessas unidades de administração de recursos humanos. 50. (CESPE ANATEL - Técnico Administração) Na administração pública, as atividades de gestão de pessoas incluem tanto funções típicas de departamentos de pessoal como de unidades de administração de recursos humanos. Com referência aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas, julgue os itens seguintes. Do ponto de vista estratégico, as políticas e as práticas de gestão de pessoas devem oferecer os recursos e as condições necessárias para que a organização alcance seus objetivos e suas metas. 51. (CESPE TCE-PR - Analista de Controle) Assinale a opção correta, acerca de motivação e liderança, comunicação, descentralização e delegação nas instituições públicas. a) Em ambientes organizacionais, delegar limita-se a repassar responsabilidades a empregado hierarquicamente subordinado. b) Energização e estímulo da liderança são aspectos determinantes e suficientes para que os subordinados fiquem motivados para o alcance dos resultados organizacionais. c) Comunicações referentes à solução de problemas intradepartamentais e de coordenação interdepartamental são caracterizadas como comunicações verticais. d) Volume excessivo de informações nos canais de comunicação acarreta sobrecarga, o que pode ocasionar omissão e distorção no processo de comunicação. e) A realização de metas é aspecto de menor importância no exercício da liderança; a comunicação e as relações interpessoais são preponderantes. 52. (CESPE Técnico) Uma determinada entidade integrante da Administração pública pretende aplicar conceitos de gestão por competências, para recrutamento, avaliação, movimentação e remuneração de seus integrantes. Nesse contexto, uma das principais etapas a serem percorridas consiste no denominado mapeamento de competências, que corresponde a) à prospecção dos melhores profissionais disponíveis no mercado e ao recrutamento e seleção para atuar na organização. b) ao desenho de cargos e funções de acordo com os desafios e oportunidades identificadas com base nos cenários apresentados. c) à identificação da missão e da visão da organização, bem como de suas forças e fraquezas. d) à identificação dos melhores profissionais disponíveis na organização e à alocação dos mesmos em postos estratégicos. e) à identificação das competências técnicas e comportamentais necessárias para o desempenho de cada cargo ou função da organização. 53. Competências integram um conjunto denominado CHA, respectivamente composto por conhecimentos, habilidades e atitudes. A esse respeito, assinale a alternativa correta que refere-se a dimensão de conhecimentos. a) Capacidade de gerenciar projetos b) Autocontrole c) Boa comunicação d) Domínio do inglês e) Bom relacionamento interpessoal 54. Sobre competências individuais, assinale a alternativa incorreta.

69 a) Estão intimamente relacionadas às habilidades, traços, qualidades, ou seja, características que farão com que o profissional tenha um desempenho adequado nas atividades que lhe são designadas b) Estão relacionadas estritamente ao fazer de cada profissional-colaborador c) Advém da análise dos processos organizacionais ou das responsabilidades que são esperadas em cada cargo d) São observadas a partir dos conhecimentos, habilidades e atitudes e) Devem ser identificadas para cada cargo, antes mesmo do processo de recrutamento e seleção para preenchimento da vaga 55. A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Assim, sempre se encontra um líder aquele que influencia e os liderados aqueles que são influenciados. A capacidade de influenciar, persuadir e motivar os liderados está muito ligada ao poder que se percebe no líder. Sobre o tema liderança e tipos de poder, é correto revelar-se que poder a) de recompensa é o poder baseado no temor e na coerção. b) legitimado é o poder baseado na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa. c) de competência é o poder que decorre do cargo ocupado pelo líder no grupo ou na hierarquia organizacional. d) de referência é o poder baseado na atuação e no apelo. e) coercitivo é o poder que se apoia na esperança de algum incentivo, elogio ou reconhecimento que o liderado pretende obter do líder. 56. Dentre as diversas atividades da Gestão de Pessoas nas organizações, encontra-se a avaliação de desempenho, tanto dos colaboradores e gestores quanto dos setores. Sobre esta avaliação, analise as afirmações abaixo: I. A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados, das competências que ela oferece e do seu potencial de desenvolvimento. II. A avaliação de desempenho não pode focar o cargo ocupado pela pessoa ou as competências que esta oferece à organização como contribuição ao sucesso organizacional; III. A avaliação deve concentrar-se em uma análise subjetiva do desempenho e não em uma avaliação objetiva de hábitos pessoais; IV. É um ponto fraco da avaliação de desempenho a ênfase do processo repousar mais sobre o preenchimento de formulários do que sobre a avaliação crítica e objetiva do desempenho. Assinale a alternativa com as afirmativas corretas sobre avaliação de desempenho: a) I e III. b) II e IV. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV. 57. Dentre as competências gerenciais no relacionamento com as pessoas, está: a) a avaliação de pessoal e de desempenho. b) o pensar clara e analiticamente. c) a tomada de decisões e a avaliação de riscos. d) a identificação e a solução de problemas e) o estabelecimento de metas e de padrões. 58. O texto abaixo refere-se à questão Luiz e diretor de inovação e está selecionando coordenadores para duas vagas em uma nova área que está sento implementada na empresa TLTX. Como foram classificados 20 candidatos na primeira etapa do processo seletivo, Luiz precisou requisitar o suporte de analistas da área de Recursos Humanos. A seleção de pessoal comporta três modelos de tratamento, conforme Chiavenato (2004). O modelo mais adequado para o processo seletivo, descrito acima, tendo em vista 20 candidatos selecionados para duas vagas, é o Modelo a) de Seleção. b) Tradicional. c) de Colocação. d) de Classificação. e) de Competências.

70 59. Os conflitos entre grupos são muito comuns tanto dentro quanto fora das Organizações. Na cultura de uma organização, é comum identificarmos alguns conflitos. Sobre estes, analise os itens abaixo: I. Diferenças de personalidade II. Existência de atividades interdependentes no trabalho III. Metas diferentes IV. Recursos compartilhados V. Diferenças de informação e percepção, dentre outras. Está(ão) CORRETO(S) a) II e V, apenas. b) I, II e IV, apenas c) I, II, III, IV e V. d) I e V, apenas e) III, apenas. 60. A Teoria sobre liderança nos apresenta três conceitos que se complementam. São eles: traços de personalidade; estilos de liderança e situacionais. Sobre a teoria do estilo de liderança autocrática, é CORRETO afirmar que a) está associada à descentralização das decisões. b) pactua uma situação liberal com a equipe. c) determina uma forma democrática de atuar. d) estabelece nível igualitário na hora de decisão. e) impõe ordens ao grupo e centraliza. 61. Motivação é o conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam um certo tipo de conduta em alguém. Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva, quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Assinale a alternativa que indica a ordem determinada por Maslow. a) Autorrealização, autoestima, sociais, segurança e fisiológica. b) Confrontação, segurança, determinação e sociais. c) Autoestima, segurança, fisiológica e determinação. d) Segurança, fisiológica e segurança. e) Fisiológica, segurança, autorrealização e confrontação. 62. Robert L. Katz divulgou as habilidades gerenciais em três categorias. Preencha a 2ª. coluna, tomando como base a 1ª. (1) Habilidade Técnica (2) Habilidade Humana (3) Habilidade Conceitual ( ) Abrange a compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses e atitudes. ( ) Está relacionada com a atividade específica do gerente. Conhecimentos, métodos, equipamentos necessários para a realização das tarefas que estão dentro do campo de sua especialidade. ( ) Envolve a capacidade de compreender a lidar com a complexidade total da organização e de usar o intelecto para formular estratégias, analisar problemas e tomar decisões. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. a) 1, 2, 3. b) 3, 2, 1. c) 3, 1, 2. d) 2, 1, 3. e) 1, 3, No Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), deve ser considerado um dos seguintes aspectos: a) o quadro de necessidades está relacionado com problemas ocorridos na organização. b) no levantamento de necessidades, utilizam-se métodos formais de sondagem. c) o diagnóstico para o treinamento deve ser integrado e sistêmico. d) o reforço do diagnóstico é um reforço exclusivo da área de gestão com pessoa. e) é necessário fazer uma análise dos conteúdos de cada cargo para verificar o desempenho eficaz dos colaboradores. 64. No que concerne à seleção de pessoal, é CORRETO afirmar que a) a seleção de pessoal é o início do processo seletivo. b) as organizações buscam atrair pessoas com características que sejam coerentes com seus propósitos organizacionais. c) o processo seletivo inclui triagem, atração de candidatos e avaliação de qualificações.

71 d) o processo seletivo é um conjunto de dados e informações sobre o candidato. e) se deve escolher pessoas que atendam aos critérios estabelecidos pela organização. 65. O treinamento de pessoal é recomendado em várias situações organizacionais. Sobre as recomendações do treinamento, assinale a alternativa que NÃO está correta a) Quando se deseja suprir uma carência de conhecimento. b) Quando o funcionário evidencia problemas no exercício de uma nova atividade. c) Quando o funcionário evidencia problemas de desempenho. d) Quando o funcionário necessite de habilidade para uso de nova tecnologia. e) Quando o funcionário apresenta dificuldades relacionadas às questões com a sua chefia. 66. São métodos de avaliação de desempenho: a) enriquecimento do trabalho, feedback de pesquisa e administração por objetivos. b) palestras, grupos de sensibilização e consultoria de procedimentos. c) incidentes críticos, escalas gráficas e textos escritos. d) administração por objetivos, incidentes críticos e consultoria de procedimentos. e) administração por objetivos, feedback de pesquisa e consultoria de procedimentos. 67. NÃO é um fator insatisficiente do contexto do cargo: a) A administração da empresa. b) O trabalho em si. c) O salário. d) As condições de trabalho. e) Os benefícios e serviços sociais. 68. A etapa de Avaliação de uma Programa de Treinamento contempla os níveis de Avaliação de Reação, Avaliação de Aprendizagem, Avaliação do Comportamento no Cargo, e Avaliação do Resultado. Qual(is) dos níveis de avaliação melhor justifica o investimento realizado. a) Avaliação de Reação. b) Avaliação do Comportamento no Cargo. c) Avaliação de Aprendizagem. d) Avaliação de Reação e Avaliação de Aprendizagem. e) Avaliação do Resultado. 69. Em relação a avaliação 360 graus, pode-se afirmar que: a) É aplicada exclusivamente em organizações privadas que possuem ambientes democráticos e participativos. b) É aplicada exclusivamente para a área gerencial, onde cada gestor avalia o desempenho de seus pares. c) É aplicada quando todos os que mantém alguma relação de trabalho com o avaliado são potenciais avaliadores. d) É aplicada quando ocorre a autoavaliação e quando o chefe imediato avalia o desempenho do funcionário de forma presencial. e) É aplicada quando o chefe imediato avalia o desempenho do funcionário considerando todas as dimensões de desempenho existentes no ambiente de trabalho. 70. Ao escolher um método de avaliação de desempenho de uma função, em uma organização, uma das premissas da avaliação de desempenho é: a) Contratar um único avaliador externo. b) Desconsiderar qualquer aspecto jurídico. c) Manter em segredo os padrões de desempenho. d) Definir os padrões sem nenhuma análise relacionada com o cargo. e) Documentar cuidadosamente o processo de avaliação de desempenho. 71. Em uma empresa de médio porte, a avaliação de desempenho envolve os gerentes de linha e um especialista em avaliação, da área de RH. São realizadas entrevistas entre o especialista e os gerentes de linha para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos funcionários. A partir das entrevistas com cada gerente, o especialista preenche um formulário para cada funcionário avaliado que servirá de base para o planejamento das ações e acompanhamento de resultados relativos à avaliação de desempenho.

72 O método de avaliação de desempenho utilizado na empresa é conhecido como: a) incidentes críticos; b) escolha forçada; c) pesquisa de campo; d) escala gráfica; e) avaliação por objetivos. 72. Um funcionário de uma empresa procurou o departamento de pessoal para informar que se encontra altamente insatisfeito. Ele alegou, principalmente, não serem atendidos pela organização os fatores higiênicos, segundo a teoria de Hertzberg. Nesse sentido, o fator que o funcionário indica refere-se à(ao): a) realização pessoal b) responsabilidade condizente com a tarefa c) oportunidade de crescimento d) remuneração adequada ao mercado e) reconhecimento dos pares

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS RELAÇÃO INDIVÍDUO-ORGANIZAÇÃO 1. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional - Apoio Administrativo O equilíbrio organizacional de uma instituição

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

02. (CESPE 2018 EMAP ANALISTA PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO) Julgue o item que se segue, a respeito do processo de planejamento.

02. (CESPE 2018 EMAP ANALISTA PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO) Julgue o item que se segue, a respeito do processo de planejamento. 1 MÓDULO 01 PLANEJAMENTO 01 (CESPE 2018 EMAP ANALISTA ADMINISTRADOR) No que se refere ao processo administrativo e aos múltiplos aspectos relacionados a esse assunto, julgue o item seguinte A estratégia

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

07/04/2017 ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS

07/04/2017 ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS 1 EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL 1. (Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: ANVISA Prova: Técnico Administrativo) O equilíbrio organizacional reflete a manutenção de um quadro de pessoas

Leia mais

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

CESPE A governança corporativa acentua a necessidade de eficácia e accountability na gestão dos bens públicos.

CESPE A governança corporativa acentua a necessidade de eficácia e accountability na gestão dos bens públicos. CESPE 2013 A respeito de governança corporativa na gestão pública, julgue os itens a seguir. 01. No setor público, a governança corporativa refere-se à administração das agências do setor público mediante

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 4: Implementação e controle do planejamento estratégico 1 SEÇÃO 4.1 A ESTRUTURA E A CULTURA ORGANIZACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 2 Estrutura organizacional Especifica

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1

Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 Sumário Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 1. O Conceito de Organização...1 2. O Conceito de Processo...2 3. O Conceito de Administração...3 4. O Processo Organizacional...3 4.1. Conceito

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

Prof. André Sandes Concurso MPU 2018 TÉCNICO DO MPU ANÁLISE DAS QUESTÕES

Prof. André Sandes Concurso MPU 2018 TÉCNICO DO MPU ANÁLISE DAS QUESTÕES TÉCNICO DO MPU ANÁLISE DAS QUESTÕES 77. A utilização de novas metodologias que visem facilitar o acesso a informações e dar celeridade ao atendimento promove uma cultura de desburocratização e inovação.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil.

01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil. 01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil. A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite

Leia mais

Análise SWOT. É uma ferramenta de diagnóstico estratégico

Análise SWOT. É uma ferramenta de diagnóstico estratégico Análise SWOT É uma ferramenta de diagnóstico estratégico Análise Interna (Controlável) Análise Externa (Não Controlável) Áreas funcionais (Marketing, Pesquisa, RH, etc.), funcionários, desempenho, processos,

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2004 (TRT-RJ / ANALISTA JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE /2008)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2004 (TRT-RJ / ANALISTA JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE /2008) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2004 51. Considerando convergências e divergências entre gestão pública e gestão privada, assinale a opção correta. a) A gestão privada sustenta-se na autonomia de vontade, ao passo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização ADMINISTRAÇÃO Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

Três Níveis de Planejamento (Estratégico)

Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas organizacionais Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo):

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSOS GERENCIAIS AS EMPRESAS PLT 302 Capítulo 2 AS EMPRESAS REPRESENTAM UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO FOCADA NO LUCRO NÃO HÁ DUAS EMPRESAS SEMELHANTES POIS A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUA

Leia mais

Cap. I Sumário. Sumário

Cap. I Sumário. Sumário Cap. I CAPÍTULO I Noções Básicas de Administração... 17 1. Conceitos Básicos... 17 1.1. O que é Administração?... 17 1.2. O que é Administração Pública?... 18 1.3. O que são as organizações?... 19 1.4.

Leia mais

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/STJ/Técnico/2008) O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas pessoas se preocupa em passar

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 11. A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada como

Leia mais

Cap. Sumário. Sumário

Cap. Sumário. Sumário Cap. Sumário Sumário CAPÍTULO I NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO... 15 1. Conceitos Básicos... 15 1.1. O que é Administração?... 15 1.2. O que é Administração Pública?... 16 1.3. O que são as organizações?...

Leia mais

03. Ao enfatizar as tarefas, a abordagem burocrática enrijece a organização, afastando-a de seus objetivos.

03. Ao enfatizar as tarefas, a abordagem burocrática enrijece a organização, afastando-a de seus objetivos. REVISÃO GERAL 01. Governança pode ser entendida como um modelo horizontal de relação entre atores públicos e privados no processo de elaboração de políticas públicas. 02. O modelo relacional da Governança

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO...

EDITAL SISTEMATIZADO... Sumário Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17 1. Compreendendo o edital do concurso... 17 1.1. O que faz um servidor público que passa para esse concurso?... 17 1.2. Como estudo essa disciplina?... 20 1.3.

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Facebook.com/profflaviotoledo Instragram.com/profflaviotoledo Prof. Flávio Toledo _ facebook e Instagram - @profflaviotoledo CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização

Leia mais

A Busca da Eficiência. BSC Balanced Scorecard

A Busca da Eficiência. BSC Balanced Scorecard A Busca da Eficiência BSC Balanced Scorecard Contexto Histórico Planejamento utilizado inicialmente pela administração pública GOVERNOS Planejamento Orçamentário Setor Privado: gerente financeiro da DuPont

Leia mais

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F.

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F. 1. Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. O projeto organizacional define uma configuração estrutural para a organização com base na autoridade legal e ordem para qualquer tipo

Leia mais

MBA em Gestão Empresarial 2018

MBA em Gestão Empresarial 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial 2018 CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 H/A Coordenação Acadêmica: Professor Doutor José Carlos Abreu 1 OBJETIVOS GERAIS DO CURSO Desenvolver

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Direção Processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. Representa a implantação daquilo que foi planejado e organizado: dinamiza a empresa, faz as

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA

MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Finanças e Controladoria é capacitar e atualizar profissionais de finanças e controladoria

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

Sobre o IBGP. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência

Sobre o IBGP. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência Sobre o IBGP O Instituto Brasileiro de Governança Pública - IBGP tem o foco na formação de Gestores, Auditores e Técnicos do Setor Público Brasileiro. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência Sobre

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa

Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa Tema 3 Planejamento Estratégico na Administração Pública Ricardo Naves Rosa Planejamento Estratégico na Administração Pública Balanced Scorecard Ricardo Naves Rosa Gerente de Gestão Estratégica - AGR Engenheiro

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Direção Processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. Representa a implantação daquilo que foi planejado e organizado: dinamiza a empresa, faz as

Leia mais

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo.

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA acredita que um profissional capacitado e potencializado

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Administração e gestão de pessoas 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

AFT 2013 As reformas administrativas têm transformado o papel do Estado, levando-o de um perfil essencialmente burocrático para um perfil flexível,

AFT 2013 As reformas administrativas têm transformado o papel do Estado, levando-o de um perfil essencialmente burocrático para um perfil flexível, AFT 2013 As reformas administrativas têm transformado o papel do Estado, levando-o de um perfil essencialmente burocrático para um perfil flexível, aberto e empreendedor, com tendência à inovação da administração

Leia mais

A Alfa, por seguir modelos adotados por organizações privadas, está alinhada com os pressupostos da excelência nos serviços públicos.

A Alfa, por seguir modelos adotados por organizações privadas, está alinhada com os pressupostos da excelência nos serviços públicos. (CESPE 2010 TRE/BA ANALISTA ÁREA JUDICIÁRIA) Acerca da administração pública, julgue os itens seguintes. A busca da excelência, considerada, no setor privado, uma prerrogativa para sobrevivência em um

Leia mais

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas;

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO...

EDITAL SISTEMATIZADO... EDITAL SISTEMATIZADO... 19 1. Compreendendo o edital do concurso... 19 1.1. O que faz um servidor público que passa para esse concurso?... 19 1.2. Como estudo esta disciplina?... 22 1.3. O que está no

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências Sociedade moderna é complexa, exige um novo tipo de profissional: com visão estratégica, que se desenvolve de maneira dinâmica, etc. Dutra: no Brasil, as organizações que estão

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Estrutura organizacional (CESPE/TCU/AUDITOR/2008) Determinada organização alterou sua estrutura organizacional. Após isso, ficou patente

Leia mais

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 15 FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2006 by Pearson Education O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? Estrutura organizacional Como as tarefas são formalmente

Leia mais

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA 61. Cespe/CPRM/Analista em Geociências Administração/2013/57 Estratégias de competição genéricas são aquelas que se aplicam a qualquer empresa; entre estas,

Leia mais

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT,

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, Balanced

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Evolução das Teorias Administrativas

Sumário. Capítulo 1 Evolução das Teorias Administrativas Sumário Capítulo 1 Evolução das Teorias Administrativas 1.1. A administração científica 1.1.1. Críticas à administração científica 1.2. A teoria clássica 1.3. Burocracia 1.3.1. Disfunções da burocracia

Leia mais

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN. Analista I - Administração Geral. Edital Nº 1, De 11 De Junho De 2018

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN. Analista I - Administração Geral. Edital Nº 1, De 11 De Junho De 2018 Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN Analista I - Administração Geral Edital Nº 1, De 11 De Junho De 2018 JH034-2018 DADOS DA OBRA Título da obra: Instituto do Patrimônio Histórico

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Sumário resumido. As origens da competição e do pensamento estratégico. Aplicação dos fundamentos da estratégia. Gestão competitiva do conhecimento

Sumário resumido. As origens da competição e do pensamento estratégico. Aplicação dos fundamentos da estratégia. Gestão competitiva do conhecimento Sumário resumido Fundamentos da Estratégia e da Competição CAPÍTULO 1 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO As origens da competição e do pensamento estratégico PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Aplicação

Leia mais

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional Modelos Contemporâneos de Organização ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira 1 Estruturas - Finalidade Resultado de um processo através do qual: Distribui-se a autoridade;

Leia mais

PALESTRA 2: Como elaborar um Plano Diretor de Gestão de Pessoas. PALESTRANTE: Prof. Weskley Rodrigues - IBGP. Palestrante:

PALESTRA 2: Como elaborar um Plano Diretor de Gestão de Pessoas. PALESTRANTE: Prof. Weskley Rodrigues - IBGP. Palestrante: PALESTRA 2: Como elaborar um Plano Diretor de Gestão de Pessoas PALESTRANTE: Prof. Weskley Rodrigues - IBGP Palestrante: 2 Governança Planejamento Monitoramento Indicadores Resultados Valor público Governança

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Definir diretrizes e regras para elaboração e revisão do Planejamento Estratégico da empresa. 2. DA APLICAÇÃO Esta política aplica-se a todas as áreas da empresa. 3. DOS DOCUMENTOS

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

ANALISTA JUDICIÁRIO TRE. Coordenadores Helton Kramer Lustoza Arthur Sombra Sales Campos

ANALISTA JUDICIÁRIO TRE. Coordenadores Helton Kramer Lustoza Arthur Sombra Sales Campos Coordenadores Helton Kramer Lustoza Arthur Sombra Sales Campos ANALISTA JUDICIÁRIO TRE 2018 Analista judiciario TRE-Campos-Lustoza-1ed.indb 3 26/09/2018 12:45:01 1 ADMINISTRAÇÃO GERAL 1. (Cespe/TRE/RS/Analista/Judiciário/2015)

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública 01. Com relação às características próprias da administração pública gerencial, considere: I. As decisões tomadas pelo governo devem ser submetidas à aprovação dos beneficiários,

Leia mais

Gestão Pública Convergência Gestão Pública e Privada

Gestão Pública Convergência Gestão Pública e Privada Convergência Gestão Pública e Privada -Globalização -Inovações Tecnológicas -Democracia -Cenário que culminou em uma tomada de decisão crucial Convergência Gestão Pública e Privada -Adaptação a Padronização

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Contingencial Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração 1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL Conforme o dicionário Caldas Aulete, Contingência é: possibilidade

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01 Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01 Questões sobre o tópico 6 Planejamento Estratégico Olá Pessoal, Hoje iniciarei os comentários de questões do CESPE sobre os tópicos mais quentes do edital do

Leia mais

BRUNO GOUVEIA GESTÃO DE PESSOAS

BRUNO GOUVEIA GESTÃO DE PESSOAS BRUNO GOUVEIA GESTÃO DE PESSOAS 1. (SEE/DF 2017) A liderança exercida em função do poder legitimado é identificada pelos conhecimentos e pelas capacidades técnicas do indivíduo. 2. (TRE/BA 2017) De acordo

Leia mais

Evolução do Pensamento

Evolução do Pensamento Unidade IV Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - conceitos gerais da administração Parte 2 - evolução histórica: Abordagens administrativas

Leia mais

Organizações são sistemas de decisões Todas pessoas - de todas áreas e todos níveis - tomam decisões.

Organizações são sistemas de decisões Todas pessoas - de todas áreas e todos níveis - tomam decisões. Processo Decisório Tomada de decisão é o processo de escolher um curso de ação entre várias alternativas para se defrontar com um problema ou oportunidades. É identificar e selecionar o curso de ação mais

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros contábeis.

Leia mais

EGTI Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010. Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011

EGTI Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010. Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011 EGTI 2011-2012 Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010 Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011 EGTI 2011-2012 A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) é o instrumento base para

Leia mais

Competências e Funções do Trabalho Gerencial

Competências e Funções do Trabalho Gerencial Competências e Funções do Trabalho Gerencial Aula 2 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO O administrador e: os processos administrativos a visão sistêmica dos processos Modelo para entendimento do trabalho administrativo

Leia mais

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO Prof. Dr. Bernardo Meyer Departamento de Ciências da Administração - CAD Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO - A educação vive um processo

Leia mais

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r www.gessaude.com.br Roberto Gordilho Índice Diretor da GesSaúde Com a experiência de quem, entre 2011 a Ao visar uma constante atualização dos seus Ao fundar a GesSaúde, o seu 2016, coordenou a implantação

Leia mais

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil.

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO - 2016/2018 Apresentação da Técnica de Planejamento Estratégico Adotada O Cremers estará em 2016 dando segmento na implantação de seu Planejamento Estratégico segundo a filosofia

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão de Serviços Rildo Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com SLA V 51 Rildo F Santos (@rildosan)

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Conteúdo do edital 1 Noções de administração. 1.1 Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. 1.2 Evolução da administração

Leia mais

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

Administração. Níveis de Planejamento. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Níveis de Planejamento. Professor Rafael Ravazolo. Administração Níveis de Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX TIPOS OU NÍVEIS DE PLANEJAMENTO A divisão mais comum do planejamento é a hierárquica, separando-o

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

17/05/2016. Administração Geral / Estratégia e Planejamento. - Teorias administrativas e estratégia - Estudo de Caso 7

17/05/2016. Administração Geral / Estratégia e Planejamento. - Teorias administrativas e estratégia - Estudo de Caso 7 Administração Geral / Estratégia e Planejamento Estudo de Caso 7 - Teorias administrativas e estratégia - Prof. Renato Fenili Maio de 2016 1. de planejamento estratégico As escolas (bem como as categorias

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

GABARITO COMENTADO - ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTOR T8 e T9

GABARITO COMENTADO - ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTOR T8 e T9 16. A respeito do processo de formulação estratégica indique a alternativa correta: a. A análise do macroambiente envolve questões como demografia, regulação e tecnologia b. As 5 forças de Porter consideram

Leia mais

TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU Língua portuguesa e texto 15. Redação Oficial 5. Ética no serviço público 6

TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU Língua portuguesa e texto 15. Redação Oficial 5. Ética no serviço público 6 TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU 2013 DISCIPLINAS QUANT. DE PONTOS Língua portuguesa e texto 15 Redação Oficial 5 Conhecimentos Básicos Conhecimentos Específicos Ética no serviço público 6 Informática 6 Regimento

Leia mais