(ii). Desenvolvimento, políticas urbanas e redes de cidades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(ii). Desenvolvimento, políticas urbanas e redes de cidades"

Transcrição

1 UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Programa de Pós-graduação em Planejamento Regional e Urbano - PPDRU Disciplina Metodologa das Ciências Sociais Aplicadas II Notas sobre como elaborar um projeto de pesquisa a. Defina seu interesse de estudo lembrando: Este é um programa Stricto sensu 1. Isto implica na produção e/ou obtenção de conhecimento. Simplificando muito e colocando em termos práticos, não se trata da elaboração de um projeto executivo ou empresarial para a solução de alguma coisa, mas de um projeto para a busca de conhecimento sobre alguma coisa. O objetivo geral de um projeto executivo é fazer alguma coisa, o de um projeto acadêmico é identificar, examinar, destacar, localizar, focar, explorar, apresentar o conhecimento científico ( as razões ou motivos) que poderão indicar/justificar uma determinada ação (objetivo de um projeto executivo, tal como instrumentalizar ou justificar uma proposta de política pública, um arranjo produtivo, uma cooperativa, um plano; etc.). b. Defina seu interesse de estudo lembrando o regimento do curso: Art. 1º. O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano Mestrado e Doutorado - de natureza acadêmica, através das suas áreas de concentração e linhas de pesquisa, visa promover a formação de mestres e doutores em desenvolvimento regional e urbano com o objetivo de formar e capacitar profissionais para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, assessoria e consultoria em instituições públicas e privadas e da sociedade civil. Parágrafo único. As áreas de concentração a que se refere o caput deste artigo e suas respectivas linhas de pesquisa são as seguintes: I Área de Concentração em Processos Urbanos e Regionais do Desenvolvimento As transformações em curso na sociedade e na economia hoje, que se identificam com a substituição de formas modernas de produção e de consumo por modos internacionalizados de movimentos do capital e do trabalho, têm desdobramentos progressivos e cumulativos na concentração do capital, na mobilidade do trabalho e na territorialidade do sistema produtivo. Os aspectos Parecer CFE no 977/65, aprovado em 3 dez. 1965, alterado posteriormente em partes, mas a essência permanece.

2 econômicos, sociais, políticos, institucionais, culturais e ideológicos desses movimentos, interagem nos planos internacionais, nacionais e regionais, tendo a urbanização como uma referencia de modos de vida, incerteza de renda e exclusão social. Neste contexto, os estudos regionais são revitalizados e ganham atualidade, assim como oferecem ferramentas valiosas para políticas econômicas, sociais e culturais. Surgem novas instancias para políticas públicas, nas escalas macro, meso e microeconômicas, onde a dimensão regional e a urbana se complementam. Linhas de pesquisa desta área: (i). Desenvolvimento e políticas regionais O programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador, desde seu início, tem manifestado uma vocação para trabalhar com a perspectiva de desenvolvimento e políticas regionais, com um conjunto de matérias que ligam o ensino da teoria do desenvolvimento regional e urbano aos problemas práticos da atualidade e com uma atividade de pesquisa voltada para o contexto regional atual do país. Trata da leitura crítica das teorias econômicas e sociais da dimensão regional, com análise de sua aplicação contrastando a problemática dos países e das regiões subdesenvolvidas com a dos países e regiões que sustentaram as formações dessas teorias. Abrange a territorialidade das políticas públicas em geral, tanto como compreende políticas específicas para a transformação de regiões. (ii). Desenvolvimento, políticas urbanas e redes de cidades Da mesma forma o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador vem desde seu início trabalhando a questão urbana Cidades e Rede de Cidades a cidade como centro de região, os processos de crescimento urbano, suas causas e conseqüências, as transformações da cidade, as tecnologias sociais para redução das desigualdades sócio econômicas culturais e a preservação do meio ambiente. O funcionamento, implantação e gestão dos serviços urbanos e regionais: água, energia, coleta de resíduos sólidos ou líquidos e o de segurança social. II Área de Concentração em Turismo e Desenvolvimento É lugar comum que o turismo foi a atividade legítima de serviços que mais cresceu no último quarto do século XX. A expansão do turismo é um fenômeno que surge nas nações e nos grupos sociais mais ricos e que se populariza a grupos de renda média. Representou uma modificação substancial das formas de consumo, com efeitos importantes na produção de equipamentos de uso público e com formação de novos circuitos de negócios. Esse campo de interesses econômicos tem um transbordamento de efeitos para as regiões periféricas, onde passou a ser um componente essencial da formação da taxa de crescimento de renda.

3 Linha de pesquisa desta área (iii). Circuitos Internacionais e Locais do Turismo No programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador formou-se um espaço importante de trabalho na área de turismo, dos circuitos internacionais e locais, contemplando a mecânica do turismo na região em seu conjunto e trabalhando sobre as ligações entre a atividade do turismo e a valorização cultural, bem como sobre os impactos socioambientais desta atividade em regiões periféricas e as possibilidades de seu planejamento e de sua implementação como vetor de desenvolvimento local. c. Responda a pergunta: O que tem desejo de estudar/compreender/buscar uma explicação para /explorar para compreender nas áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano? d. Com a resposta a essa pergunta em mente, se elabora o projeto de pesquisa: I - Estrutura do Projeto Formalmente um projeto de pesquisa não possui modelo. O PPDRU apresenta, a seguir, um roteiro de projeto que facilita a compreensão e conseqüentemente a orientação através de uma padronização. Esta sugestão de roteiro não pretende e não pode restringir a liberdade acadêmica implícita à pesquisa, caracterizando apenas em um instrumento de facilitação de diálogo para auxílio do aluno. Para este trabalho teremos a seguinte estrutura: 1. Introdução; 2. Tema; 3. Problema; 4. Objetivos; 5. Justificativa; 6. Hipótese; 7. Metodologia; 8. Referencial teórico; 9. Indicação Preliminar das Referências Bibliográficas; 10. Cronograma; 11. Proposta preliminar de sumário?.

4 II Desenvolvimento: 1. Introdução de projeto O objetivo da introdução é trazer o leitor do texto do projeto para o assunto, mostrando ao mesmo tempo a importância deste assunto para a sociedade e para a academia. Termina com a indicação do tema e de sua importância dentro do assunto abordado. Como um texto acadêmico, desde o início deve-se buscar apoio na literatura ou dados científicos. De uma forma prática pode-se aproximar do assunto de forma lógica, ligando-se com aspectos sociais e econômicos contemporâneos. 2. Tema 2.1. Delimitação do Tema Cada tema tem seus limites implícitos, de acordo com sua estruturação original, sem que a vontade do pesquisador influa nestes limites. A delimitação deve ser clara e decorre da forma de abordar o tema. Citamos como exemplos: Em relação ao espaço: Regiões são limites, assim como unidades administrativas ou determinado tipo de produção etc. Em relação à atividade: o comércio é um limite (geral) e o comércio de sapatos é outro, assim como a atividade fabril é um limite e a fabricação de sapatos é outro. Em relação a serviços, á área atendida por um determinado serviço é um limite, assim como a população atendida pelo serviço. Em relação ao tempo: um período histórico consagrado pode ser um limite assim como um determinado marco legal que reestrutura o setor. Tem de existir um causa para o estabelecimento de período temporal A possibilidade de erro se dá no recorte indevido, quando se fraciona um objeto provocando a perda da sua unidade estrutural ou natural. 3. Problema (definição ou caracterização do) Após a delimitação do tema é necessário indicar ou explicitar o que dentro deste tema é o seu problema da pesquisa Aqui a se dá a problematização através da apresentação de todos os aspectos que incidem sobre o problema, considerando-os na medida certa

5 com que cada um incide, fazendo surgir a questão original (ou não) 2 da pesquisa. O Problema é o todo apresentado e pode-se resumi-lo como a questão principal que surge ao final da problematização, seguida da interrogação Uma outra forma de problematizar é a apresentação de perguntas norteadoras que seguem o discurso ou o conhecimento expresso pelo autor do projeto de outras teorias. Explicitando ao final de cada autor específico uma determinada questão que ficou e que norteará o estudo exploratório, confrontando-se pouco a pouco todos os ângulos do problema implícito nessas perguntas até a questão fundamental (a principal) que será a síntese da problematização. 4. Objetivos 4.1. Objetivo Geral Onde queremos chegar com o trabalho. É único, só existe um objetivo geral de fato, os demais são secundários ou conseqüentes. O Objetivo geral é definido por um verbo no infinitivo. Após a apresentação do problema é normal o questionamento sobre o que queremos com o mesmo O erro no objetivo geral é desastroso para a pesquisa, gerando vieses e desfocando o trabalho Em termos acadêmicos existe uma polêmica perene sobre objetivos acadêmicos e os objetivos executivos. De uma forma abrangente, objetivos gerais acadêmicos permitirão a estruturação de objetivos executivos (são geradores de conhecimento para a sociedade, permitem a existência de objetivos executivos ) Objetivos Específicos São os objetivos que (se forem atingidos) permitirão chegar ao objetivo geral. Eles são as verdadeiras chaves para as respostas às perguntas norteadoras ou são decorrentes das necessidades de comprovação das hipóteses de pesquisa ou de respostas as perguntas norteadoras. 5. Justificativa (teórica e prática) 5.1. A teórica se dá em relação aos questionamentos de outros pesquisadores, ou em complementação a pesquisa anterior dos diversos Para uma dissertação de mestrado não é necessário que seja uma questão original, mas é lógico que esta norma não se aplica a um mesmo e exato objeto de pesquisa. Aplica-se ao conhecimento explorado em outros trabalhos e não aos objetos. Já para a tese de doutorado é necessária a busca de uma nova abordagem do conhecimento, de um no ponto de vista, de uma nova teoria ou organização.

6 autores que abordaram o tema ou como decorrência da compreensão destas determinadas teorias em determinado sentido A prática é resultado da capacidade do autor do projeto, do curso, da existência de meios e de tempo. Enfim todos os fatores que possibilitam a consecução da pesquisa. Etc. 6. Hipótese(s) Uma hipótese, uma resposta provisória, é natural para a existência de uma pergunta, daí a sua utilidade para a pesquisa orienta-se a pesquisa pela busca da validade da resposta provisória. Mesmo no trabalho exploratório, quando não se sabe tecnicamente ou metodologicamente uma resposta provável para um determinado problema, existe uma desconfiança, uma suspeita por parte do autor. Esta suspeita permite criar uma solução provisória que norteara os passos da pesquisa. Pode-se trabalhar sem uma hipótese, mas corre-se um risco maior de perda de tempo, de esforço, de objetividade Normalmente se reduz a possibilidade de se trabalhar sem uma hipótese à pesquisa exploratória de um caso (um Estudo de Caso Único ou Múltiplo). As perguntas norteadoras permitirão a construção da estrutura do caso, constructo, e do protocolo de pesquisa que possibilitará a realização do trabalho. O objetivo geral norteará a direção da pesquisa e de sua organização. A hipótese tem um destaque maior para as teses, pois, na verdade, tornase o centro do trabalho, aquilo que se quer comprovar. Nas dissertações, assim como nas teses, a hipótese permite estruturar o plano de investigação, a metodologia aplicada e a busca de referencial teórico Hipótese Básica ou Principal É uma resposta completa a problematização. Considera todos os aspectos apresentados até a questão principal, é exaustiva e lógica, não redundante, mas completa. É a resposta provisória ao problema que orienta a pesquisa Hipótese(s) Secundária(s) ou de Pesquisa Em qualquer método procuramos verificar se a hipótese, a resposta provisória, pode ser uma resposta válida. No entanto, uma resposta longa, que considere todos os aspectos da problematização carrega consigo a dificuldade de ser verificada, de ser examinada, daí a necessidade de decompor em hipóteses menores, que carreguem variáveis que possam ser

7 mensuradas, comparadas e avaliadas para o juízo sobre a veracidade da hipótese de pesquisa. Ao se confirmarem as hipóteses de pesquisa estaremos confirmando a que as contém, a Hipótese geral. 7. Metodologia de Pesquisa Geral e de Campo 7.1. Aspectos ou procedimentos metodológicos gerais (abordagens, métodos, técnicas). Existe só um método científico: Ele pressupõe que se deva indicar o assunto, dentro deste o tema; delimita-se o tema e dentro deste, novamente, se indica o problema; delimita-se o problema e todos os fatores que incidem sobre o mesmo e sua importância neste contexto; para a questão formulada (o problema) se busca uma explicação à luz d o conhecimento existente, caso não haja, estrutura-se uma hipótese (a resposta provisória) e se busca no conhecimento ou na pesquisa de campo a forma de comprová-la ou reprová-la. Desta forma existem dois níveis distintos de trabalho. O primeiro é na órbita da lógica, como será apresentado o conhecimento adquirido na pesquisa, sob forma de texto, para convencer quem lê que o conhecimento apresentado (e fruto da pe squisa) é verdadeiro. O segundo, contido pelo primeiro, mas não obrigado a que seja idêntico, versa sobre como se processa o trabalho de pesquisa. Quanto ao primeiro, métodos de abordagem, existem apenas cinco: indutivo; dedutivo; hipotético dedutivo; dialético e o recente estudo de caso. Quanto ao segundo, métodos de procedimento, existem em grande número e até podem ser criados outros especificamente para o seu trabalho. São exemplos: o Fenomenológico; o Estruturalista; o Estatístico; o Tipológico; o Comparativo; o Monográfico (muito semelhante ao estudo de caso); o Funcionalista; o Histórico e o Estudo de Caso entre outros Em uma monografia (de mestrado ou de doutorado) só pode existir um único método de abordagem aquele que dirige toda a lógica do trabalho, enquanto que podem existir vários métodos de procedimento, por exemplo: um para cada objetivo específico, um para cada grupo de objetivos específicos ou para buscar a resposta para cada pergunta norteadora O Erro pode surgir ao delinear-se uma metodologia complicada. A melhor solução é a mais simples, porém não simplória Atenção para a aplicabilidade do método de abordagem: O método indutivo propõe criar conhecimento específico onde não existe, portanto é exploratório e seu resultado pode ser verdadeiro;

8 O dedutivo propõe que determinado conhecimento pesquisado pertença à estrutura ou categorias já existentes, portanto tem finalidade explicativa ou descritiva; O dialético propõe encontrar uma síntese (não um resumo, mas um conhecimento composto a partir de uma tese e de sua antítese), portanto explicativo; O hipotético dedutivo propõe a criação de uma hipótese, a partir de um arcabouço teórico, para que se tente não testa-la, mas falseá-la, encontrar uma falha na sustentação da hipótese, portanto tenta explicar a existência de determinado fato pelo aporte de uma teoria; O último método, o estudo de caso, parte da dificuldade ou mesmo da impossibilidade para determinados problemas de se fixar um escopo genérico, obrigando o estudo daquele caso com a finalidade de conhecer, de explorar. Pode-se exemplificar: através do método hipotético dedutivo podemos buscar comprovar que determinada função da sociedade é desempenhada por determinada instituição a função da família, caso não soubéssemos (função manifesta: ordenar as relações sexuais, satisfazer as necessidades econômicas de seus membros, educação; função latente: disciplinar para a vida em um grupo maior). Para provar determinada característica da função poderemos utilizar um método de pesquisa específico, por exemplo: o método estatístico para comprovar o atendimento das necessidades econômicas dos membros do grupo ou o estudo de caso para compreender as relações intrafamiliares. Neste caso, se estivéssemos pela primeira vez tentando explicitar a função da família na sociedade, usaríamos o método hipotético dedutivo, como o de abordagem, criaríamos uma hipótese de que existe a função familiar e a descreveríamos detalhadamente, indicando todos os fatores que nos levaria a acreditar nesta hipótese. O método funcionalista seria o de procedimento, tentaríamos enquadrar a família nas funções manifestas de grupos sociais a luz de referenciais sociológicos aceitos. Os métodos Estatísticos e de estudo de caso seriam os métodos de pesquisa que permitiriam verificar se as variáveis escolhidas se comportam de modo a comprovar cada hipótese de\pesquisa É importante salientar que a escolha do método não pode dificultar o trabalho Para muitos autores, professores e cientistas existe uma dicotomia entre qualitativo e quantitativo. Bastando informar que se trata de um trabalho baseado no método qualitativo ou quantitativo para eximir-se de maiores explicações. Esta abordagem da metodologia implica ou é decorrente do foco do trabalho que pode ser a pesquisa ou o conhecimento. Exemplificando: se

9 parto de um referencial conhecido e aceito para verificar a sua aplicabilidade a um determinado caso ou a formulação de determinada hipótese, o cerne do trabalho será a pesquisa de campo, neste caso não existe a necessidade de uma formulação da lógica que seria usada na apropriação teórica, pois ela (a teoria) é aceita, é apenas uma descrição do que já existe e a verdadeira abordagem recai sobre a pesquisa de campo. É recorrente o uso desta forma de apresentação da metodologia em trabalhos que são de cunho dedutivo, hipotético dedutivo, ou estudos de caso. De fato, a abordagem pode ser qualitativa ou quantitativa, notadamente em trabalhos de menor envergadura como artigos e monografias de graduação, cabendo para trabalhos do nível de mestrado e doutorado um maior detalhamento É necessário indicar os aspectos, as variáveis, as categorias, as classes, as referências e os marcos referenciais (qualquer que seja o nome atribuído) nas duas abordagens, restando destacar que na abordagem qualitativa é necessário um aprofundamento maior, uma explicação do porque usar justamente aquelas variáveis (ou aqueles aspectos) para convencer quem lê da lógica da escolha ou do abandono de outras variáveis, assim como dos atores, a entrevista foi realizada com x porque ele é a pessoa que mais sabe a respeito do problema (aspectos, categorias, classes, referências, marcos etc.) Metodologia da Pesquisa (de campo) A pesquisa de campo 3 é a fase de comprovação da teoria Caracterização da Metodologia (abordagens, métodos) Não é a repetição da metodologia empregada para o trabalho (que é a lógica que conduz tudo, inclusive a teoria que justifica o trabalho) é a metodologia da pesquisa de campo que irá permitir verificar a hipótese ou esclarecer o que se procura. Neste espaço se apresenta quais métodos ou qual o método será empregado para verificar o fenômeno que buscamos para comprovar a nossa hipótese (ou falseá -la). Exemplos de métodos de pesquisa de campo: quantitativo ou qualitativo ; pesquisa ação; estatístico, estudo de casos, estudo de múltiplos casos; etc Procedimentos de Pesquisa (técnicas) Existem muitas técnicas de pesquisa. Para cada área do conhecimento e naturalmente para cada subárea se criam técnicas específicas. Assim as O campo pode ser o conjunto de documentos, de pessoas, um território ou os registros deste território etc.

10 ciências humanas têm técnicas específicas e dentro desta área, a medicina possui suas técnicas mais adequadas e a epidemiologia tem, por sua vez, mais especificamente suas técnicas próprias. A área de ciências sociais aplicadas tem suas técnicas, a Arquitetura e Urbanismo terá as suas, a Economia outras, assim como o Direito. O Planejamento Regional e Urbano, por ser uma interface entre quase todas as áreas do conhecimento interdisciplinar e multidisciplinar implica em muitas e diversas possibilidades de técnicas de pesquisa como a Observação, a Entrevista, o Questionário, o Formulário, Medidas de Opinião e de Atitudes, Testes, Sociometria, Análise de Conteúdo, História de Vida, Pesquisa de Mercado, Pesquisa Sócio-econômica, Histórica, Bibliográfica, Documental, estudo de caso, História oral, etc Operacionalização da Pesquisa (universo, amostra) Quais são as variáveis e como se evidencia seus comportamentos, o que esperamos encontrar é mensurável quantitativamente ou só será evidenciado através da qualidade. Trata-se da delimitação do universo e da técnica amostral, se for o caso, e da técnica específica. Basicamente se responde as seguintes perguntas: É uma amostra probabilística? Por quê? É não probabilística? Por quê? É estratificada?por quê? É um conglomerado?por quê? É por cotas? É proporcional? Por acessibilidade? Etc. Questionário ou formulário? Entrevista aberta ou semi-estruturada?etc. Se a amostra é não probabilística, com quantos será composta? Qual é a forma de composição da amostra?será sorteio?como a amostra representará o espaço ou a população no espaço ou o fenômeno que buscamos? Como uma solução adequada a esta fase recomenda-se explicitar o que se vai fazer de fato: A amostra será composta por trabalhadores da cooperativa sorteados da relação de filiação...a entrevista será estruturada...os tópicos principais serão...as entrevistas passarão por uma análise de conteúdo com base na freqüência ou na recorrência de...posteriormente os fatos ou declarações comuns serão interpretados com apoio da sociologia compreeensivista...será aplicado um questionário fechado (ou formulário), apêndice...a tabulação seguirá o modelo

11 tradicional...posteriormente buscar-se-á a existência de correlações com base no coeficiente de Pearson reduzido Referencial Teórico (amparo da pesquisa como um todo e da pesquisa de campo) O referencial teórico não é a apresentação do que os outros disseram pura e simplesmente. É a apresentação do que já foi dito e se aplica ao tema e ao problema da pesquisa. O que existe em tal autor que pode ser encontrado no objeto de estudo? O que do tema pode ser correlacionado com a teoria? Desta forma será necessária uma aproximação do que aquele autor conceituou ou explicitou no entender do aluno - e posteriormente o que destes conceitos aplica-se ao objeto do projeto. 9. Indicação Preliminar das Referências Bibliográficas (sugere-se separar as usadas na elaboração do projeto das que serão consultadas no decorrer da pesquisa) 10.Cronograma (Etapa por etapa) III- Proposta Preliminar do Sumário da monografia (se for o caso) GUIA PARA ELABORAÇÃO DE SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1. Considerações iniciais (apresentação e delimitação do tema) 1.2. Objetivos Geral Específicos 1.3. Justificativa (teórica e prática) 1.4. Problema (definição ou caracterização do) Hipótese(s) Básica Secundária(s) 1.5. Aspectos ou procedimentos metodológicos (metodologia geral da dissertação abordagens, métodos, técnicas) Estrutura ou organização ou desenvolvimento da dissertação 1.7. Dificuldades e limitações 1.8. Referencial teórico utilizado (descrição) 2. CAPÍTULO DE DESENVOLVIMENTO DO TEMA I FUNDAMENTAÇÃO OU REVISÃO TEÓRICA OU CAMPO DO CONHECIMENTO

12 3. CAPÍTULO DE DESENVOLVIMENTO DO TEMA II (... ) 4. CAPÍTULO DE DESENVOLVIMENTO DO TEMA III METODOLOGIA DA PESQUISA (O CAMPO) 4.1. Caracterização da metodologia (abordagens, métodos) 4.2. Procedimentos de pesquisa (técnicas) 4.3. Operacionalização da pesquisa (universo, amostra) 5. CAPÍTULO DE DESENVOLVIMENTO DO TEMA IV ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA DE CAMPO 6. CONCLUSÃO REFERÊNCIA APÊNDICE(S) ANEXO(S) IV- As normas para redação são as do manual de redação do texto científico UFBA-UNIFACS. O manual foi adotado com a finalidade explícita de manter as normas brasileiras, para efeito de elaboração de trabalhos científicos, fixas, imutáveis até nova edição do manual, para facilitar o trabalho no strictu senso sujeito, durante a elaboração de teses e dissertações, a várias novas edições das normas brasileiras. V Esquema da apropriação do objeto e do problema O presente guia de elaboração de projetos foi construído com base nos pressupostos de preparação de projetos de vários autores de diferentes áreas do conhecimento que se imbricam sobre o planejamento do desenvolvimento regional e urbano. É uma aproximação das idéias de diferentes professores do programa com grande experiência em elaboração de projetos, coletadas durante os últimos cinco anos. Em nada contradiz autores reconhecidos, que adotam terminologias diferenciadas para os mesmos passos, como o esquema de Quivy (1998) a seguir. Vamos à prática. Cada caso é um caso!

13 Fonte: Raymond Quivy e Luc Van Champenhouldt, Manual de investigação em Ciências Sociais, Gradiva. Porto. Portugal O primeiro passo é a tradicional Regra II do Discurso do Método de René Descartes, agora designada pergunta norteadora, a exploração que se segue nada mais é que regra III do mesmo autor, as quais permitem formular a verdadeira problemática, que por sua vez gera o modelo de análise, consequentemente permite observar, gerar informações que analisadas permitirão a conclusão. A ruptura é, ao mesmo tempo, a quebra dos paradigmas (revolução científica?) e o cuid ado em fugir de generalizações fáceis (Popper?). A construção é a fase do desenho da metodologia do trabalho e a verificação é a apresentação dos resultados da pesquisa de campo e sua verificação junto às hipóteses ou perguntas norteadoras.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia (TÍTULO DO PROJETO) Mestrando/Doutorando: Orientador:

Leia mais

08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos

08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos Faculdade INED Cursos Superiores de Tecnologia Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa Objetivos gerais e específicos Objetivo resultado a alcançar; Geral dá resposta ao problema; Específicos

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) IFRJ-Reitoria Rio de Janeiro 2014 1 C O M I S S Ã O D E E L A B O R A Ç Ã O Portaria n 0092 de 05 de agosto de 2013 Cláudia

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO Ano AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO Pré-Projeto de Pesquisa apresentado como exigência no processo de seleção

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui CURSO MASTER In Business Economics Master in Business Economics 1 vire aqui DISCIPLINAs O aluno poderá solicitar a dispensa das disciplinas básicas: Matemática Básica, Estatística Aplicada e Contabilidade.

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO Trabalho apresentado para seleção do curso de Doutorado

Leia mais

Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA. Gláucia da Conceição Lima Glauber Santana de Sousa

Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA. Gláucia da Conceição Lima Glauber Santana de Sousa Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA META Apresentar as etapas de elaboração de um projeto de pesquisa. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: defi nir projeto de pesquisa; identifi car a importância da

Leia mais

Estruturando o Pré Projeto

Estruturando o Pré Projeto 1 Estruturando o Pré Projeto Deve ter uma capa padrão, como nome da UNESP na parte superior, o título da pesquisa centralizado no meio da página, a cidade e o ano no rodapé da página e entre o título no

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO FINAL DE CURSOS Projeto de Pesquisa

NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO FINAL DE CURSOS Projeto de Pesquisa NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO FINAL DE CURSOS Projeto de Pesquisa Projeto de Pesquisa apresentado como exigência parcial para aprovação na disciplina Metodologia da Pesquisa no Curso de Pós-Graduação

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

Preparação do Trabalho de Pesquisa

Preparação do Trabalho de Pesquisa Preparação do Trabalho de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Pesquisa Bibliográfica Etapas do Trabalho de Pesquisa

Leia mais

COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS. Profa. EnimarJ. Wendhausen

COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS. Profa. EnimarJ. Wendhausen COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS Profa. EnimarJ. Wendhausen Objetivo do capítulo Contribuir para que o discente, seguindo as etapas apresentadas no texto, tenha condições de redigir um texto em conformidade

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Processo de Pesquisa Científica

Processo de Pesquisa Científica Processo de Pesquisa Científica Planejamento Execução Divulgação Projeto de Pesquisa Relatório de Pesquisa Exposição Oral Plano de Pesquisa Pontos de referência Conhecimento Científico É a tentativa de

Leia mais

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA META Apresentar e descrever a construção de um projeto de pesquisa e seus elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno

Leia mais

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS CONTEÚDO DO CURSO DE PREVISÃO DE DEMANDA PROMOVIDO PELA www.administrabrasil.com.br - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS - HORIZONTE

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

FAZEMOS MONOGRAFIA PARA TODO BRASIL, QUALQUER TEMA! ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

FAZEMOS MONOGRAFIA PARA TODO BRASIL, QUALQUER TEMA! ENTRE EM CONTATO CONOSCO! FAZEMOS MONOGRAFIA PARA TODO BRASIL, QUALQUER TEMA! ENTRE EM CONTATO CONOSCO! DEFINIÇÃO A pesquisa experimental é composta por um conjunto de atividades e técnicas metódicas realizados para recolher as

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO PROF. ME. RAFAEL HENRIQUE SANTIN Este texto tem a finalidade de apresentar algumas diretrizes para

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA: INDICAÇÕES PARA SUA ELABORAÇÃO

PROJETO DE PESQUISA: INDICAÇÕES PARA SUA ELABORAÇÃO ARTIGO Projeto de Pesquisa PROJETO DE PESQUISA: INDICAÇÕES PARA SUA ELABORAÇÃO Profª Adelina Baldissera* RESUMO:o projeto de pesquisa traça um caminho a ser seguido durante a investigação da realidade.

Leia mais

SISTEMAS ADMINISTRATIVOS

SISTEMAS ADMINISTRATIVOS SISTEMAS ADMINISTRATIVOS TEORIA GERAL DE SISTEMAS - TGS 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA No final dos anos 30, o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy havia observado que a ciência se acostumara a tratar de forma

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP Salto 2010 MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI / INTEGRADOR 0 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 TRABALHO INTERDISCIPLINAR (TI)... 3 ORGANIZAÇÃO...

Leia mais

???? AUDITORIA OPERACIONAL. Aula 5 Auditoria Operacional: aspectos práticos OBJETIVOS DESTA AULA RELEMBRANDO... AUDITORIA OPERACIONAL?

???? AUDITORIA OPERACIONAL. Aula 5 Auditoria Operacional: aspectos práticos OBJETIVOS DESTA AULA RELEMBRANDO... AUDITORIA OPERACIONAL? Aula 5 Auditoria Operacional: aspectos práticos OBJETIVOS DESTA AULA Conhecer os aspectos práticos da auditoria operacional Entender as etapas da auditoria operacional Compreender o funcionamento do planejamento

Leia mais

1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA 1.1 QUE É PESQUISA

1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA 1.1 QUE É PESQUISA 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA 1.1 QUE É PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Requerida quando não se dispõe de informação

Leia mais

Categorias Temas Significados Propostos

Categorias Temas Significados Propostos 91 5. Conclusão O objetivo do presente trabalho foi descrever a essência do significado da experiência consultiva para profissionais de TI que prestam de serviços de consultoria na área de TI. Para atingir

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Palavras-chave: Metodologia da pesquisa. Produção Científica. Educação a Distância.

Palavras-chave: Metodologia da pesquisa. Produção Científica. Educação a Distância. XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - ENID Universidade Federal da Paraíba De 26 a 28 de novembro de 2013 A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPB: UMA ANÁLISE DOS RESUMOS DAS MONOGRAFIAS

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

CIÊNCIA E TECNOLOGIA Ramón S. Cortés Paredes, Dr. Engº.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA Ramón S. Cortés Paredes, Dr. Engº. CIÊNCIA E TECNOLOGIA Ramón S. Cortés Paredes, Dr. Engº. Coordenador do Laboratório de Aspersão Térmica e Soldagem Especiais - LABATS Departamento de Engenharia Mecânica - DEMEC Universidade Federal do

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO NA MANUTENÇÃO O DEBATE CONTINUA! Parte 2

TERCEIRIZAÇÃO NA MANUTENÇÃO O DEBATE CONTINUA! Parte 2 TERCEIRIZAÇÃO NA MANUTENÇÃO O DEBATE CONTINUA! Parte 2 Alan Kardec Pinto A abordagem desta importante ferramenta estratégica será feita em cinco partes, de modo a torná-la bem abrangente e, ao mesmo tempo,

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e dos Desportos - SECD UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN CAMPUS AVANÇADO PROFª. MARIA ELISA DE A.

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos Processos de Gerenciamento de Projetos Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas

Leia mais

Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab

Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab Projeto elaborado por Lorenzo Seguini lorenzo_seguini@yahoo.it Projeto Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil 1 Sumário 1. Introdução...3

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO CURSO DE FILOSOFIA EAD ELI ELIAS ALVES

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO CURSO DE FILOSOFIA EAD ELI ELIAS ALVES UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO CURSO DE FILOSOFIA EAD ELI ELIAS ALVES FILOSOFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ATIVIDADE MODULAR II BAURU 2013 ELI ELIAS ALVES FILOSOFIA,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS

DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS Coordenadoras: Karla da Costa Seabra (Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação) Susana Engelhard Nogueira (Instituto Federal

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

A Busca pela Construção do Conhecimento e a Transformação das Realidades

A Busca pela Construção do Conhecimento e a Transformação das Realidades A Busca pela Construção do Conhecimento e a Transformação das Realidades Como vimos na unidade anterior, é próprio do homem buscar e produzir conhecimento para tentar melhorar sua realidade. Portanto,

Leia mais

PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO

PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO BOM PROGRESSO- RS 2009 PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM PROGRESSO Administração: Armindo Heinle CNPJ. 94726353/0001-17 End. Av. Castelo Branco, n 658 Centro CEP:

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL HADDAD, Tatiana Paula (Estágio I), e-mail: tphaddad@hotmail.com; PETILO, Kássia Schnepper (Estágio I), e-mail: kassiaschnepper@hotmail.com;

Leia mais

Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais. Prof. Lucas Henrique da Luz E-mail: lhluz@unisinos.br Telefone:(51) 95076495

Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais. Prof. Lucas Henrique da Luz E-mail: lhluz@unisinos.br Telefone:(51) 95076495 Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais com Prof. Lucas Henrique da Luz Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais Prof. Lucas Henrique da Luz E-mail: lhluz@unisinos.br Telefone:(51) 95076495 O que

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO CONDUCENTE AO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR A REALIZAR NO BRASIL E A REALIZAR EM PORTUGAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO CONDUCENTE AO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR A REALIZAR NO BRASIL E A REALIZAR EM PORTUGAL FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO CONDUCENTE AO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR A REALIZAR NO BRASIL E A REALIZAR EM PORTUGAL INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Os Estilos de Pesquisa na Computação. TCC 2013. Profº Carlos José Maria Olguín prof.olguin@gmail.com carlos.olguin@unioeste.br

Os Estilos de Pesquisa na Computação. TCC 2013. Profº Carlos José Maria Olguín prof.olguin@gmail.com carlos.olguin@unioeste.br Os Estilos de Pesquisa na Computação TCC 2013. Profº Carlos José Maria Olguín prof.olguin@gmail.com carlos.olguin@unioeste.br O que é pesquisa? Procurar respostas para indagações propostas; No Michaelis,

Leia mais

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional A Educação Profissional analisada sob a ótica de sua gestão e de sua avaliação de modo a instrumentalizar gestores educacionais

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado O objetivo deste texto é destacar as principais atividades envolvendo o projeto pedagógico do curso de licenciatura

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS Lizyanne Saldanha Soares 1, Natalia Máximo Souza Lima 2, Raquel Gusmão Oliveira

Leia mais

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS 3.4 O PROJETO DE MELHORIA DE PROCESSOS 3.4.1 - CONCEITO DE PROJETO

Leia mais

A Aliança de Cidades e a política habitacional de São Paulo

A Aliança de Cidades e a política habitacional de São Paulo Capítulo 4 A Aliança de Cidades e a política habitacional de São Paulo Ações de planejamento estratégico combinadas a estudos no âmbito deste projeto contribuíram, como já apresentado, para a elaboração

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Bacharelado em Sistemas de Informação Trabalho de Diplomação

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Bacharelado em Sistemas de Informação Trabalho de Diplomação Caros alunos e orientadores de conteúdo e acadêmico, Este documento ilustra quais capítulos devemos possuir na monografia de (no mínimo), e o que cada um contempla. O formato deverá ser o utilizado pela

Leia mais

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Por Zilda Knoploch, presidente da Enfoque Pesquisa de Marketing Este material foi elaborado pela Enfoque Pesquisa de Marketing, empresa

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006.

Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006. Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006. Nicole Plascak 1 Resumo: A marca pós-moderna é resultado de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º Os Trabalhos de Conclusão de Curso,

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2013

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2013 COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2013 Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as demonstrações contábeis das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) para os exercícios que se findam

Leia mais

AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM

AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM 1 AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM De acordo com uma pesquisa realizada em Brasília, conforme consta em reportagem publicada pelo jornalista Luis Bissigo,

Leia mais

Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem 3º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data:

Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem 3º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data: Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem 3º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data: Disciplina: Antropologia Urbana Professor: Luis Fernando Caro estudante; Ao longo do bimestre desenvolvemos

Leia mais

2 METODOLOGIA DA PESQUISA

2 METODOLOGIA DA PESQUISA 2 METODOLOGIA DA PESQUISA A pesquisa, como toda atividade racional e sistemática, exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. Para Gil (1991), o conhecimento

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador:

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: São Luis 2015 (TÍTULO DO PROJETO) (NOME DO ALUNO) Projeto de Pesquisa do Programa

Leia mais

Legitimação dos conceitos face as práticas organizacionais; Oportunizar reflexão sobre as competências em desenvolvimento;

Legitimação dos conceitos face as práticas organizacionais; Oportunizar reflexão sobre as competências em desenvolvimento; 1 MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES CURSO SUPERIORES DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA (LOGÍSTICA) SÃO PAULO 2009 2 Introdução A prática pedagógica dos Cursos Superiores de Graduação

Leia mais

FATEC EAD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR IV

FATEC EAD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR IV FATEC EAD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR IV SÃO PAULO 2016 Sumário 1. Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3. Disciplinas Contempladas... 4 4. Material

Leia mais

PROPOSTA PARA MINIMIZAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR COM O USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROPOSTA PARA MINIMIZAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR COM O USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1 PROPOSTA PARA MINIMIZAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR COM O USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA São Paulo SP 04/2012 Categoria: C - Métodos e Tecnologias Setor Educacional: 3 Educação Universitária Natureza do Trabalho:

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

Roteiro para elaboração do Projeto de Monografia do Curso de Graduação em Ciências Econômicas Rio de Janeiro

Roteiro para elaboração do Projeto de Monografia do Curso de Graduação em Ciências Econômicas Rio de Janeiro FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA BRASILEIRA DE ECONOMIA E FINANÇAS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS Roteiro para elaboração do Projeto de Monografia do Curso de Graduação em Ciências Econômicas Rio de Janeiro

Leia mais

Avaliação Econômica. Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil

Avaliação Econômica. Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil Avaliação Econômica Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil Objetivo da avaliação: identificar o impacto do desempenho dos brasileiros na Educação Básica em sua renda futura. Dimensões

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

TERMO DE REFERÊNCIA PARA PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL TERMO DE REFERÊNCIA PARA PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL O presente Termo de Referência visa orientar e fornecer subsídios para a elaboração

Leia mais

Planejamento Semanal

Planejamento Semanal Planejamento Semanal 1. Identificação Curso: Administração 1º e 2º períodos. Módulo: Ambiente Empresarial e Filosofia da Administração Professor: Douglas Filenga Título: Métodos e Técnicas de Pesquisa

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PROJETO DE ESTÁGIO Nome do Aluno Frederico Westphalen, RS, Brasil

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

RESENHA resenha resumo resenha crítica Título: Identificação do resenhista: Referência: Dados sobre o(s) autor(es): Dados sobre a obra: Apreciação:

RESENHA resenha resumo resenha crítica Título: Identificação do resenhista: Referência: Dados sobre o(s) autor(es): Dados sobre a obra: Apreciação: RESENHA Resenha é a apreciação crítica sobre uma determinada obra (livro, artigo, texto, filme, etc.). Trata-se de um breve texto, semelhante a um resumo, que visa comentar um trabalho realizado. Será

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: <ÁREA DE CONCENTRAÇÃO>

UNIVERSIDADE POSITIVO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: <ÁREA DE CONCENTRAÇÃO> UNIVERSIDADE POSITIVO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRÉ-PROJETO DE TESE DE DOUTORADO ***TÍTULO*** ***AUTOR***

Leia mais

ANEXO 5 ESCOPO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E JURÍDICA

ANEXO 5 ESCOPO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E JURÍDICA ANEXO 5 ESCOPO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E JURÍDICA O estudo a ser entregue deverá avaliar a viabilidade do projeto de PPP proposto segundo a ótica de todos os fornecedores de capital

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Professora Mestranda Elaine Araújo

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Professora Mestranda Elaine Araújo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Professora Mestranda Elaine Araújo E o profissional de RH... Como deve mergulhar na abordagem da Gestão do Conhecimento? Qual sua contribuição

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-1 COMO SÃO DESENVOLVIDOS OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? São desenvolvimento como uma estrutura

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Desafios para a gestão escolar com o uso de novas tecnologias Mariluci Alves Martino

Desafios para a gestão escolar com o uso de novas tecnologias Mariluci Alves Martino Desafios para a gestão escolar com o uso de novas tecnologias Mariluci Alves Martino A escola e a gestão do conhecimento Entender as instituições educacionais pressupõe compreendê-las e colocá-las em relação

Leia mais

GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS

GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS -2008- ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O Currículo de Graduação de Relações

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO GEO CIDADES

APRESENTAÇÃO DO PROJETO GEO CIDADES 1 APRESENTAÇÃO DO PROJETO GEO CIDADES O Global Environment Outlook (GEO) é um projeto iniciado em 1995 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para avaliar o estado do meio ambiente

Leia mais

Plano de Carreira e Desenvolvimento

Plano de Carreira e Desenvolvimento Plano de Carreira e Desenvolvimento CNPEM ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONCEITOS... 4 3. MANUAL DE AVALIAÇÃO DOS CARGOS... 5 3.1. As Carreiras... 5 3.2. As carreiras e seus estágios... 6 3.3. Fatores utilizados

Leia mais