NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO FINAL DE CURSOS Projeto de Pesquisa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO FINAL DE CURSOS Projeto de Pesquisa"

Transcrição

1 NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO FINAL DE CURSOS Projeto de Pesquisa Projeto de Pesquisa apresentado como exigência parcial para aprovação na disciplina Metodologia da Pesquisa no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Governamental e Políticas Públicas Professor: Dr. Raul Luis de Melo Dusi Brasília - DF mês, 2011

2 2 1. INTRODUÇÃO A introdução deve contextualizar o tema que se pretende desenvolver, a sua finalidade e o objeto a ser estudado. A seguir, mais algumas dicas: 1 página. Deve-se contextualizar brevemente onde que será realizada a pesquisa. Trata-se da seção inicial na qual deve-se aguçar a curiosidade do leitor, vender-lhe o projeto. Objetividade e síntese devem ser requisitos na introdução.

3 3 2. JUSTIFICATIVA Nesta seção é muito importante que o aluno explique pontos muito importantes: (a) relevância e a (b) delimitação do estudo. Sobre a relevância, fiquem atentos a relacionar a monografia que você pretende desenvolver com o tema e com os EIXOS E TEMAS PRÉ-DEFINIDOS. Sobre a delimitação do tema, busquem explicar os limites que vocês planejaram para a própria pesquisa. Justifiquem a abrangência da pesquisa (espacial e temporalmente), sem esquecer dos atores da pesquisa, ou seja, dos pesquisadores. Sobre a relação eixo-temático e tema, apresentados na introdução, busque explicar quais os critérios que lhes levou a tal escolha e como vocês acreditam que tal cruzamento possa relacionar-se com o âmbito do desenvolvimento regional daquele território no qual a organização em estudo atua. Mais algumas perguntas importantes que podem ser exploradas: Quais os motivos técnicos, pessoais e profissionais para você escolher este tema e caso para estudar? Qual a relevância e contribuição deste estudo em termos acadêmicos e profissionais? Quais motivos me levaram ao estudo desse tema? Qual a importância do estudo desse tema na atualidade? Em que a pesquisa pode contribuir? Algumas regras: 1 página. A redação não deve ser necessariamente longa, porém, consistente e apresentar a atualidade e a importância do estudo do tema proposto.

4 4 3. PROBLEMA O problema de pesquisa deverá expressar uma dificuldade teórica e prática, a partir de leituras e/ou vivências profissionais. Lembre-se que ele poderá ser revisto, ou seja, tanto pode ser o mesmo problema definido inicialmente, como este revisto e melhorado. Lembre-se, porem, que o problema serve para preencher uma lacuna nos conhecimentos, melhor conhecer e compreender e/ou para contribuir para resolver um problema presente em nosso meio, em nossa sociedade. Você deve se fazer as seguintes perguntas, para testar a consistência do problema: O problema é original? É relevante? É condizente com a realidade? Teremos possibilidades reais para executar tal pesquisa? Teremos tempo suficiente para investigar tal questão? O problema deve ser formulado como pergunta para facilitar a identificação do que se deseja pesquisar. Lembre-se que toda pesquisa deve iniciar com a formulação de um problema. Este é o seu ponto central. O problema de TCC deve ser: Claro e preciso. Os termos utilizados devem explicitar claramente os significados com que estão sendo utilizados. Empírico com base na realidade, não devendo referir-se a valores que levem a julgamentos morais. Suscetível de soluções, devendo estar claro como é possível coletar os dados necessários a sua resolução. Relevante cientificamente (novos conhecimentos) e na prática (os resultados obtidos são importantes para a sociedade). Algumas regras: 1/2 página. Cada projeto deve apresentar apenas um problema central. Em alguns casos, se necessário, pode-se apresentar problemas secundários.

5 5 4. HIPÓTESES A hipótese é uma resposta suposta, provável e provisória que seria o que se acha plausível como solução do problema, podendo, portanto, ser confirmadas ou refutadas com o desenvolvimento da pesquisa. Sendo assim, uma hipótese será sempre uma frase afirmativa condicional. É bom lembrar que um mesmo problema pode ter muitas hipóteses, ou seja, muitas são soluções possíveis para a sua resolução. A(s) hipótese(s) irá(ão) orientar o planejamento dos procedimentos metodológicos necessários à execução da pesquisa. Por isto, podemos dizer que o processo de pesquisa estará voltado para a procura de evidências que comprovem, sustentem ou refutem a afirmativa feita na hipótese. Para este projeto de TCC, escreva por tópicos cada hipótese relacionada ao problema central. Uma regra: 2 parágrafos.

6 6 5. OBJETIVOS 5.1 BJETIVO GERAL Escrever apenas um objetivo geral que pretende alcançar com esta pesquisa. Lembre-se de que se problema é uma questão a investigar, objetivo é um resultado a alcançar (VERGARA, 1997). Portanto, quando alcançado, dá resposta ao problema. O objetivo geral apresenta de forma genérica o que pretende o pesquisador no desenvolvimento do assunto a ser abordado, independentemente das motivações pessoais que podem ter sido apresentadas na justificativa. Lembrem-se de que tanto o objetivo geral, quanto os objetivos específicos, devem ser realistas diante dos meios e métodos disponíveis, assim como devem manter coerência com o tema descrito no projeto. Não se esqueçam de redigi-los com o verbo no INFINITIVO. 5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Escrever por tópicos os objetivos específicos que você pretende alcançar com esta pesquisa. O conjunto dos objetivos caracteriza, de forma resumida, a finalidade do projeto. Eles não devem fugir ao tema e devem estar alinhados ao problema de TCC. Os objetivos específicos são metas de cujo o atingimento depende o alcance do objetivo final (VERGARA, 1997). Eles podem ser vistos como a subdivisão do objetivo geral em outros menores, os quais poderão até vir a se constituir possíveis capítulos do trabalho final. Uma regra: 1 página.

7 7 6. REFERENCIAL TEÓRICO Também denominada como revisão da literatura, conceitual ou bibliográfica, esta seção deve conter o levantamento bibliográfico preliminar que dará suporte e fundamentação teórica ao estudo. Mas, atenção, não se trata de uma relação de referências bibliográficas (nomes de livros, artigos e autores), nem de um glossário com vários conceitos. Por isto, é fundamental que cite os principais conceitos relacionados ao trabalho, de modo dissertativo, mostrando as relações entre os mesmos. Procure dar início à construção da moldura conceitual sobre o tema que será pesquisado, mostrando ligações entre a bibliografia a ser pesquisada e a situação problema que se pretende solucionar. Mencione, com citações diretas ou indiretas, e discuta pelo menos um estudo que tenha relação com o tema que você pretende desenvolver. Uma regra: - 2 páginas.

8 8 7. METODOLOGIA Nesta seção, deverá descrever o método (caminho), os materiais utilizados, as etapas, o universo abordado e o tamanho de amostras (em caso de estudos quantitativos), o delineamento experimental, o tipo de pesquisa (quali,quanti etc.) a ser desenvolvido. As etapas devem esclarecer como atingir todos os objetivos propostos. Procure estabelecer prazos para tais etapas. Esforcem-se para apresentar um cronograma simples com todas as etapas da pesquisa. Não esqueçam de esclarecer os aspectos éticos relativos ao projeto. E lembrem-se que metodologias de outros autores devem vir acompanhadas da respectiva bibliografia. Procure ainda apresentar um cronograma de pesquisa, especificando as suas etapas. Uma regra: 1 página. Atenção como é projeto os verbos no texto devem estar no futuro simples.

9 8. RESULTADOS ESPERADOS Nesta seção, deverá apresentar qual será a expectativa dos resultados a ser encontrados na pesquisa. Seja claro e objetivo e aborde as questões exaradas no problema, hipótese e objetivos geral e específicos. Uma regra: - 1/2 página. 9

10 10 BIBLIOGRAFIA (CONSULTADA) Nesta seção, você deve listar em ordem alfabética todas as fontes bibliográficas citadas no projeto, de modo direto ou indireto. Isto inclui livros, artigos (eletrônicos ou impressos), documentos publicados, documentos internos da organização, sites internet, etc. Duas regras: - Em torno de 10 citações. Exemplos: a) Livro: SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro em itálico. Cidade da Publicação: Editora, data. b) Artigo de revista: SOBRENOME, Nome do autor. Título do Artigo em itálico. Título da publicação/revista. Cidade da Publicação, volume, número, páginas 01-05, mês, ano. c) Artigos eletrônicos (2 exemplos) SOBRENOME, Nome do autor. Título do Artigo em itálico. Título da publicação/revista, Cidade Publicação, volume, número, mês, ano. Disponível em: < Acesso em: 20 set BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 8. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, RT Legislação. d) Documento não publicados Autor ou Instituição. Título em itálico. Cidade de produção, ano. Documento interno ou artigo não publicado.