Formação de Professores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formação de Professores"

Transcrição

1 Formação de Professores 4º e 5º anos Aulas: 1 Jaguaré

2

3 O que é Matemática? Uma Ciência; Uma Linguagem?

4 O que são linguagens? (lin.gua.gem) sf. 1. Ling. Sistema de sinais us. pelo homem para expressar seu pensamento tanto na fala quanto na escrita. 2. Qualquer conjunto de símbolos us. para codificar e decodificar dados (linguagem de computação) 3. Forma de expressão própria de um grupo social ou profissional; JARGÃO 4. Fala, linguajar. 5. Língua (5). 6. Tudo que serve para exprimir sensações ou ideias (linguagem corporal). 7. Voz dos animais. Disponível em: < - acesso em 10/11/2017.

5 Para Bakhtin, todas as esferas da atividade humana estão indiscutivelmente ligadas à utilização da língua, que se realiza por meio de enunciados orais e escritos, os quais refletem as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, tanto por seu conteúdo, como, principalmente, por sua construção composicional. Segundo Michel Foucault, são as linguagens que desenrolam as representações e as palavras segundo uma sucessão cuja lei elas mesmas definem.

6 A língua penetra na vida através dos enunciados concretos que a realizam, e é também através dos enunciados concretos, que a vida penetra na língua. Bakhtin

7 Leitura Compartilhada, Deleite... A partir da leitura e discussões, sistematizar um conceito para NÚMERO. Qual é o conceito de número trazido pelos Livros Didáticos?

8 Mas qual é o conceito de número?

9 Fonte: Coleção Mundo Amigo, livro do 5 ano, pag.10.

10 O Conceito de Número É a expressão que determina uma quantidade de coisas da mesma espécie.(baltzer, ) É uma coleção de objetos de cuja natureza fazemos abstração. (Broutroux, ) É a classe de todas as classes equivalentes a uma classe. (Russel, )

11 Sistema de Numeração Decimal

12 Um conjunto de símbolos e de regras para escrever números é denominado SISTEMA DE NUMERAÇÃO (SOUZA, 2010)

13 VÍDEO: História dos Números.

14

15 Hoje em dia para quantificar temos os números, mas, não foi sempre assim, e os números não existiam tal como os conhecemos. O conceito de número é abstrato e seu desenvolvimento deu-se através de um processo lento e complexo, envolvendo diversas civilizações e milhares de anos. Por exemplo:

16 CORRESPONDÊNCIA UM PARA UM Ao conseguir fazer essa correspondência o homem iniciou o desenvolvimento do conceito de número. Uma pedrinha para cada ovelha; Observação: A origem da palavra cálculo é calculus, que em latim significa pedrinha. Número: quantidade Númeral: representação

17 O sistema de numeração decimal é de base 10; É posicional; Tem o zero;

18 Base 10 caracteriza-se pelo fato que a passagem de uma ordem para outra imediatamente posterior se dá em agrupamentos de 10; Valor posicional significa que o valor do mesmo algarismo varia em função da posição que ele ocupa no número

19 Do Sistema de Numeração Egípcio a Base 10 Historicamente os egípcios utilizavam sistemas decimais, mas não posicionais.

20 Há 6000 anos, as sociedades primitivas egípcia e suméria viram a necessidade de representar, com desenhos ou símbolos, mecanismos de troca, aferição de colheitas, divisão de terras, etc. Essa é a origem longínqua dos números que utilizamos até hoje.

21 Símbolos Numéricos Egípcios

22 Do Sistema de Numeração Romano o Valor Posicional Historicamente os Romanos utilizavam sistemas de numeração posicionais. XXI 21 XIX - 19 IV- 4 VI - 6

23 Para formar seu sistema de numeração, os romanos adotaram, no século III a.c., os símbolos numéricos correspondentes às letras do alfabeto. O número 44, por exemplo, é escrito como XLIV (corresponde a ). Para escrever 4000 ou números maiores, os romanos usavam um traço horizontal sobre as letras. Assim não ficavam muito extensos. Um traço multiplicava o número representado abaixo dele por 1000.

24 Símbolos Numéricos Romanos

25 SISTEMA INDO-ARÁBICO No século VI, alguns centros de cultura grega foram fundados na Síria. Ao participar de uma conferência num desses clubes, em 662, o bispo local Severus Sebokt, irritado com o fato de as pessoas elogiarem qualquer coisa vinda dos gregos, explodiu: Existem outros povos que também sabem alguma coisa! Os hindus, por exemplo, têm valiosos métodos de cálculo. São métodos fantásticos! E imaginem que os cálculos são feitos por apenas 9 sinais!

26 A referência a 9 símbolos significa que, na Índia, havia sido inventado no século VI, também, um símbolo para a posição vazio: o zero (último algarismo a ser representado), que era representado na forma de um ovo de ganso. Pronto, estava completo o sistema de numeração dos algarismos indo-arábicos.

27 Por ter sido criado pelos hindus e divulgado pelos árabes é que o sistema é chamado de indo-arábico apesar de completo, só no século XVI seria aceito na Europa. Por que os símbolos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 são chamados de algarismos? Porque derivam do nome do matemático al-khowarizmi, que originou-se o termo latino algorismus.

28 Símbolos de numeração indo-arábico

29 Curiosidade...

30 Para Pitágoras, o pai da matemática (aproximadamente a.c.), os números eram a origem de todas as coisas. A ele e seus seguidores é atribuída a descoberta da tabuada.

31 Enfim......com apenas dez símbolos é possível representar infinitas quantidades: símbolos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9

32 E na escola, como ensinamos esse conteúdo?

33 É necessário experienciar... A criança precisa trabalhar com coleções de objetos... Que possam manipular, observar, descobrir as propriedades, agrupar por semelhanças, separar por diferenças, estabelecendo correspondências um a um entre os elementos de duas coleções para comparar quantidades, etc...

34 Algumas observações: O desenvolvimento da compreensão do sistema de numeração acontece gradualmente. Materiais apropriados para mediar essa compreensão devem ser oportunizados antes da sistematização da escrita desse sistema. Sugerimos alguns materiais como: dinheirinho, material dourado, fichas escalonadas, QVL, ábaco...

35 Material do PNAIC 2014

36 Ábaco

37 Q V L

38 O Material Dourado Foi criado pela médica italiana Maria Montessori por volta de 1900, quando ela trabalhava com crianças que apresentavam distúrbios de aprendizagem. A grande vantagem desse material é permitir que a criança visualize os valores de cada peça por correspondência dos tamanhos e formatos.

39 Fichas Escalonadas

40 Uma visão do todo: planejamento... Passo 2 Passo 4 Conhecer a turma Diagnostico inicial Ter domínio do Saber a ensinar Conteúdo Ter domínio do Saber para ensinar instrumentos Como ensinar Definir Metodologia Fazer com Possibilitar a autonomia Verificar a aprendizagem Planejar e replanejar Passo 1 Passo 3 Passo 5

41 E nós, continuamos a construir e a investigar essa história... OBRIGADA!!!

42 Formação de Professores 4º e 5º anos Aulas: 2 Jaguaré

43 O que é ser professor? A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da Busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. (Paulo Freire)

44 Saberes para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares

45 SIGNIFICADO E ORIGEM A aritmética é o ramo da matemática que estuda os números e as operações realizadas através da soma, subtração, multiplicação e divisão. A palavra aritmética vem do latim arithmetica, que por sua vez, tem origem no termo grego aritmetikos, composta pela raiz arithmos que significa números e pelo sufixo tiko que quer dizer ciência. Desta forma, a aritmética pode ser definida como a ciência dos números.

46 A ARITMÉTICA NO PROCESSO DE ENSINO A aritmética possui um lugar fundamental no processo educativo. Normalmente, as crianças iniciam o estudo da matemática através da aritmética que é a base desenvolvida por essa ciência.

47 IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NO ENSINO Proporcionar aos alunos o contato com alguns fatos do passado é uma dinâmica interessante para introduzir um novo objeto matemático em sala de aula. Segundo D Ambrósio (1999), as raízes da matemática se confundem com a História da Humanidade. Portanto, é praticamente impossível discutir a educação sem recorrer a esses [fundamentos históricos] e a interpretações dos mesmos. Desvincular a matemática das outras atividades humanas é um dos maiores erros que se pratica particularmente na educação da Matemática. Em toda a evolução da humanidade, as ideias matemáticas vêm definindo estratégia de ação para lidar com o ambiente, criando e desenhando instrumento para esse fim e buscando explicações sobre os fatos e fenômenos da natureza e para própria existência (D AMBRÓSIO, 1999, p. 97).

48 HÁ DUAS DIMENSÕES IMPORTANTES: A LÚDICA E A PEDAGÓGICA (A DIVERSÃO E A APRENDIZAGEM) Lúdica: desafia, encanta,,traz movimento, barulho, para um espaço que normalmente só entra o caderno, o livro e o lápis (materiais sem vida, estáticos). Entende-se que a dimensão lúdica envolve desafio, surpresa, superação de obstáculos, possibilidade de fazer de novo, etc...(espírito construtivo, imaginação) Pedagógica: reduz a consequência dos erros, permitindo o jogador controlar e corrigir seus erros, seus avanços, entendendo onde falhou, compreendendo assim seu processo de aprendizagem e reconstruí-lo ( autonomia).

49 JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS

50 AS QUATRO OPERAÇÕES E AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL Viemos de um ensino baseado em técnicas operatórias sem significados. Digo sem significado porque muitos de nós não compreendemos o que fazemos, quando realizamos uma operação. Pergunte a si mesmo: Por que vai um na adição? Por que pedir emprestado na subtração? Por que deixamos uma casa vazia ao resolvermos uma multiplicação por dois algarismos? Por que quando dividimos, 135 por 5, dizemos que 1 não dá para dividir por 5 se nesse caso o 1 vale 100?

51

52 Nunca dez...

53 SEM RESERVA

54 O que é o vai um? Observe que somar 15 com 16 corresponde a juntar estes conjuntos de peças

55 Fazendo as trocas necessárias

56 Compare agora a operação Com o material Com os números

57 O que é o empresta um?

58 A multiplicação com o material dourado...

59 A divisão com o material dourado...

60

61 Por decomposição... Observe: 35 x x = 490 Agora tente: 134 x x 27

62 A divisão por decomposição A mesma operação também pode ser feita através da decomposição ou com o material dourado: 856 : 8 = : 8 : : = 107

63 Resolva de maneira convencional (com uso de recursos/material dourado) Ex.: 639 : : : 5 Pela decomposição

64 O zero intercalado

65 Material do PNAIC 2014

66 Representação de números no ábaco: a primeira calculadora que existiu

67 Como confeccionar um ábaco?

68 Uma parede construída a muitas mãos... OBRIGADA!!!

Índice. 1. Representação Escrita dos Números Operações com Números Naturais...4. Grupo Módulo 14

Índice. 1. Representação Escrita dos Números Operações com Números Naturais...4. Grupo Módulo 14 GRUPO 5.4 MÓDULO 14 Índice 1. Representação Escrita dos Números...3 2. Operações com Números Naturais...4 2 1. REPRESENTAÇÃO ESCRITA DOS NÚMEROS Desde os primórdios da humanidade, o homem utiliza diferentes

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Fundamentos da Computação Aula 06 Sistemas de Numeração Prof: Jéferson Mendonça de Limas Noções de Sistemas de Numeração Os homens primitivos tinham a necessidade de contar?

Leia mais

Conceitos matemáticos de registros de quantidades foram construídos desde a PRÉ HISTÓRIA

Conceitos matemáticos de registros de quantidades foram construídos desde a PRÉ HISTÓRIA Conceitos matemáticos de registros de quantidades foram construídos desde a PRÉ HISTÓRIA Os INCAS, por exemplo, faziam agrupamentos com nós em cordões. Como fazer grandes contagens sem os números?

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO TRIMESTRE. 1º Trimestre Matemática CONTEÚDO DO TRIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO TRIMESTRE. 1º Trimestre Matemática CONTEÚDO DO TRIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO TRIMESTRE Geometria Figuras Geométricas Ponto, reta e plano Posições relativas de 2 retas em um plano Sistema de Numeração Decimal Operações com números naturais Divisibilidade Semirreta Segmento

Leia mais

FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA. Sistemas de Numeração

FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA. Sistemas de Numeração FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA Sistemas de Numeração OBJETIVOS DA AULA Conhecer os sistemas de numeração antigos; Entender, compreender e usar um Sistema de Numeração; Relacionar os Sistemas de Numeração com

Leia mais

Sistemas de numeração

Sistemas de numeração Sistemas de numeração Aula 02 e 03 Prof. Msc. Arthur G. Bartsch Departamento de engenharia elétrica DEE Centro de ciências tecnológicas CCT Universidade do estado de Santa Catarina UDESC Álgebra de Boole

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

Linguagens matemáticas: sistemas de numeração

Linguagens matemáticas: sistemas de numeração UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: LINGUAGEM MATEMÁTICA 2019.2 Linguagens matemáticas: sistemas de numeração Prof. Adriano Vargas Freitas A origem dos números...

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Emerson Rolkouski Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática Universidade Federal do Paraná rolkouski@uol.com.br Para início

Leia mais

MATEMÁTICA. Aritmética e Problemas. Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais Parte 1. Prof. Renato Oliveira

MATEMÁTICA. Aritmética e Problemas. Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais Parte 1. Prof. Renato Oliveira MATEMÁTICA Aritmética e Problemas Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais Parte 1 Prof. Renato Oliveira Números Naturais O conjunto dos números naturais é infinito e denotado por N. N = {0, 1, 2,

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO MENSAL - Matemática 2.º Ano /2016

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO MENSAL - Matemática 2.º Ano /2016 Domínio: Geometria e Medida - NO2 Localização e orientação no espaço Direções no espaço relativamente a um observador. Voltas inteiras, meias voltas, quartos de volta, viragens à direita e à esquerda.

Leia mais

História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática. Lívia Lopes Azevedo

História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática. Lívia Lopes Azevedo História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática Lívia Lopes Azevedo O que é matemática? Segundo Boyer, (...) uma atividade intelectual altamente sofisticada, que não é fácil de definir, mas

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ O SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO Diversas civilizações da Antiguidade, além da egípcia, desenvolveram seus próprios l sistemas de numeração. Alguns deles deixaram vestígios,

Leia mais

Aula 2 - Sistemas de Numeração

Aula 2 - Sistemas de Numeração Aula 2 - Sistemas de Numeração Marcos A. Guerine Instituto de Computação - UFF mguerine@ic.uff.br História Contagem e controle de rebanhos Noção de quantidade intuitiva; Um, dois e muitos Montes de pedras

Leia mais

O uso de materiais manipuláveis e a construção de conceitos matemáticos

O uso de materiais manipuláveis e a construção de conceitos matemáticos Formação Continuada - Matemática O uso de materiais manipuláveis e a construção de conceitos matemáticos Professores - 3º ano 2º Encontro 24/05/2016 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi MATERIAL

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

Sistemas de Numeração

Sistemas de Numeração Sistemas de Numeração Martha Salerno Monteiro IME-USP martha@ime.usp.br c Martha Salerno Monteiro, 2016 Contagem Primitiva Nosso ponto de partida: primeiros esforços do homem para sistematizar os conceitos

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

Veja, no quadro a seguir, as principais mudanças ocorridas nos símbolos indoarábicos,

Veja, no quadro a seguir, as principais mudanças ocorridas nos símbolos indoarábicos, PROJETO DE EXTENSÃO ENSINANDO E APREDENDO MATEMATICA UNAMA Universidade da Amazônia Nível Fundamental II (5ª série) Professora: Vanessa Costa 1. SISTEMAS DE NUMERAÇÃO INDO- ARÁBICO OU SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

Leia mais

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos *as idades são referências, podem variar conforme o contexto Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática

Leia mais

É importante que a criança tenha se apropriado das características do SND para que compreenda os processos sequenciais dos Algoritmos;

É importante que a criança tenha se apropriado das características do SND para que compreenda os processos sequenciais dos Algoritmos; É importante que a criança tenha se apropriado das características do SND para que compreenda os processos sequenciais dos Algoritmos; O material dourado, o ábaco e o Quadro Valor Lugar (QVL), são recursos

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

MATEMÁTICA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM GRNDEZS E MEDDS ESPÇO E FORM NÚMEROS E OPERÇÕES MTEMÁTC 4º NO 1º BMESTRE EXO CONTEÚDO HBLDDE BORDGEM Numerais até 9.999 Representar, contar, realizar a leitura e registro de números até 9.999 ( em algarismos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares Disciplina: Matemática /Ano de escolaridade: 1º Ano Página 1 de 9 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares UNIDADE 1 Geometria e medida Organização

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UECE UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PCC- Ambiente Virtuais de Aprendizagem

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UECE UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PCC- Ambiente Virtuais de Aprendizagem UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UECE UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PCC- Ambiente Virtuais de Aprendizagem ATIVIDADE PRÁTICA DIA 30 DE SETEMBRO DE 2017 EDUCANDOS JHONSON DOUGLAS

Leia mais

1. Um pouco de história

1. Um pouco de história 1. Um pouco de história A História mostra que o homem, através dos séculos, sempre deparou com a necessidade de contar objetos ou coisas e registrar quantidades encontradas. Consultando os escritos deixados

Leia mais

Lógica Matemática Elementos de Lógica Digital. Sistema de numeração 09/08/2016 1

Lógica Matemática Elementos de Lógica Digital. Sistema de numeração 09/08/2016 1 Sistema de numeração 09/08/2016 1 Você já pensou sobre: Sistema de numeração a) O modo como surgiram os números? b) Como foram as primeiras formas de contagem? c) Como os números foram criados, ou, será

Leia mais

NÚMEROS INTEIROS E RACIONAIS

NÚMEROS INTEIROS E RACIONAIS SEEDUC (CEDERJ) DATA: 31/08/2014 MATEMÁTICA- 1ºano NOME: JEFFERSON LOURENÇO ULRICHSEN FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA TUTORA: ROSELI DA CONCEIÇÃO RAMOS GOMES NÚMEROS INTEIROS E RACIONAIS INTRODUÇÃO: Comentar,

Leia mais

NÚMEROS 2. Antonio Carlos Brolezzi.

NÚMEROS 2. Antonio Carlos Brolezzi. NÚMEROS 2 Antonio Carlos Brolezzi www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@usp.br Os símbolos numéricos Com o nosso sistema de numeração, usando apenas dez símbolos diferentes, podemos escrever qualquer número,

Leia mais

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Aula 9: O Sistema de Numeração Hindu 25/03/2015 2 A civilização indiana tem início em 3300 a.c., com antigos centros urbanos formados nas

Leia mais

MAT A Matemática na Educação Básica

MAT A Matemática na Educação Básica MAT54 - A Matemática na Educação Básica Departamento de Matemática IME-USP Sistema de Numeração dos Babilônios Mesopotâmia é o nome dado para a região entre os rios Tigre e Eufrates e que hoje corresponde

Leia mais

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Os números têm história Quando o homem passou a viver em grupos sociais mais complexos, surgiu a necessidade de contar e era preciso controlar as posses e para isso era usado objetos

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Curricular: Matemática Professor: Queliane, Luana, Isabella, Sabrina, Tais, Sildes. Segmento: Ensino Fundamental Anos iniciais Ano/Série: 3º ano Apresentação da disciplina A matemática proporciona

Leia mais

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Ementa História dos números e numerais. História da Geometria. História da Álgebra. História da Matemática como um recurso motivador em aulas

Leia mais

NÚMEROS NATURAIS OS NÚMEROS E SEUS SIGNIFICADOS!

NÚMEROS NATURAIS OS NÚMEROS E SEUS SIGNIFICADOS! NÚMEROS NATURAIS OS NÚMEROS E SEUS SIGNIFICADOS! Você já parou para pensar como surgiram os números? Será que os números surgiram da invenção de um matemático? O número surgiu a partir do momento em que

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-02 Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O 01. B 07. B 13. D 19. D 02. D 08. D 14. C 20. D 03. A 09. C 15. D 21. D 04. C 10. A 16. B 22. B 05. C 11. C 17. C 00 06. D 12. A

Leia mais

ÁBACO VERTICAL. 1º. Passo: Explicar aos alunos o significado de cada pino do ábaco.

ÁBACO VERTICAL. 1º. Passo: Explicar aos alunos o significado de cada pino do ábaco. ÁBACO VERTICAL É de extrema importância que os alunos construam os conceitos de número já nas séries iniciais, a fim de que estes evoluam do concreto aos estágios de abstração. Os Parâmetros Curriculares

Leia mais

ELETRÔNICA DIGITAL Aula 1- Sistemas de Numeração. Prof.ª Msc. Patricia Pedroso Estevam Ribeiro

ELETRÔNICA DIGITAL Aula 1- Sistemas de Numeração. Prof.ª Msc. Patricia Pedroso Estevam Ribeiro ELETRÔNICA DIGITAL Aula 1- Sistemas de Numeração Prof.ª Msc. Patricia Pedroso Estevam Ribeiro Email: patriciapedrosoestevam@hotmail.com 12/08/2016 1 Critérios de avaliação Duas provas e listas de exercícios

Leia mais

Aula 2 - Sistemas de Numeração

Aula 2 - Sistemas de Numeração Aula 2 - Sistemas de Numeração Marcos Guerine Universidade Federal Fluminense mguerine@ic.uff.br História Contagem de animais, intuitiva Um, dois e muitos Contagem através de pedras Numeração escrita através

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até vinte objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 9; contagens progressivas

Leia mais

1 bases numéricas. capítulo

1 bases numéricas. capítulo capítulo 1 bases numéricas Os números são representados no sistema decimal, mas os computadores utilizam o sistema binário. Embora empreguem símbolos distintos, os dois sistemas formam números a partir

Leia mais

Oficina Material Dourado. Grupo 4 Componentes: Fernanda Onofre, Taís Brito e Edvânia Menezes.

Oficina Material Dourado. Grupo 4 Componentes: Fernanda Onofre, Taís Brito e Edvânia Menezes. Oficina Material Dourado Grupo 4 Componentes: Fernanda Onofre, Taís Brito e Edvânia Menezes. O USO DO MATERIAL DOURADO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DO SISTEMA NUMÉRICO DECIMAL Grupo 4 Componentes:

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1- Descobrindo jeitos de contar Realizar contagem e comparação de

Leia mais

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores O Mate erial Dourado Montessor ri O material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, cubão, que representam: barras, placas e Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada

Leia mais

Números naturais. material dourado

Números naturais. material dourado UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 Números naturais material dourado Prof. Adriano Vargas Freitas A educadora

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Jéssica Marilda Gomes Mendes 1.2 Público alvo: 8º e 9º ano 1.3 Duração: 3 períodos de 40 min 1.4 Conteúdo desenvolvido: Multiplicação e

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018 LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras

Leia mais

32 Matemática. Programação anual de conteúdos

32 Matemática. Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades

Leia mais

Conjuntos. Notações e Símbolos

Conjuntos. Notações e Símbolos Conjuntos A linguagem de conjuntos é interessante para designar uma coleção de objetos. Quando os estatísticos selecionam indivíduos de uma população eles usam a palavra amostra, frequentemente. Todas

Leia mais

3º bimestre Quadro bimestral

3º bimestre Quadro bimestral Leitura, escrita, comparação e de: comparar e operar com números maiores do que 99, inclusive em situações-problema; adicionar quantidades utilizando-se de diferentes recursos; perceber as estratégias

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana MATEMÁTICA Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não se cansar de tentar. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro: Projeto Ápis Matemática

Leia mais

PLANIFICAÇÃO-2016/2017

PLANIFICAÇÃO-2016/2017 PLANIFICAÇÃO-2016/2017 ENSINO BÁSICO - PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 1ºPERÍODO 8º ANO DE ESCOLARIDADE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS UNIDADE 1 Conjunto dos números reais -Dízimas finitas e infinitas

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PERÍODO DA ETAPA: 06/02 a 28/04/16 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1. Leitura Gêneros textuais conto, entrevista, verbete de dicionário, carta, resumo de livro (oralmente), receita, história em quadrinhos,

Leia mais

Texto xerografado: Por que a arte é tão importante na vida das pessoas. Anotações feitas no caderno.

Texto xerografado: Por que a arte é tão importante na vida das pessoas. Anotações feitas no caderno. ROTEIRO DE ESTUDO DE AVALIAÇÃO PROFESSORA: ADRIANA OLIVEIRA DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 6º A/BANO 16/03/2017 Unidade 2: O sistema solar e os movimentos da Terra: Capítulo 3: O Sistema Solar Capitulo 4:

Leia mais

Sistemas de Numeração. Professor Msc. Rodolfo Lauro Weinert Joinville, 26 de fevereiro de 2018

Sistemas de Numeração. Professor Msc. Rodolfo Lauro Weinert Joinville, 26 de fevereiro de 2018 Sistemas de Numeração Professor Msc. Rodolfo Lauro Weinert Joinville, 26 de fevereiro de 2018 Introdução Resumo para próxima aula : Algarismos indo-arábicos O homem, através dos tempos, sentiu a necessidade

Leia mais

Sequência Didática. Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Co-autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues

Sequência Didática. Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Co-autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues Sequência Didática Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Co-autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Proposta Hypatiamat Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Ano letivo 2017/2018 Números e Operações Geometria

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO Matemática / 7º ano Página 1 de 5 Documentos Orientadores: PLANIFICAÇÃO ANUAL Programa, Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações de Gestão para o Ensino Básico S- DGE/2016/3351 DSDC e Aprendizagens

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Danilo Almeida Rosa Evolução da Ciência e da Matemática

Universidade Federal do Rio de Janeiro Danilo Almeida Rosa Evolução da Ciência e da Matemática Universidade Federal do Rio de Janeiro Danilo Almeida Rosa Evolução da Ciência e da Matemática 1. Origem histórica; 2. Conceito de números; 3. Educação básica; 4. Educação deficientes visuais. O ábaco

Leia mais

Operações com números binários

Operações com números binários Operações com números binários Operações com sistemas de numeração Da mesma forma que se opera com os números decimais (somar, subtrair, multiplicar e dividir) é possível fazer essas mesmas operações com

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Calene Rocha Silva 1, Renata Lourinho da Silva 2 RESUMO O presente trabalho está sendo

Leia mais

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Oper ações Ao realizar operações com números naturais, os alunos ampliam seu conhecimento sobre os números e o sistema de numeração decimal. Por isso, operar com o sistema de numeração decimal a partir

Leia mais

Letramento Matemático na Educação Infantil

Letramento Matemático na Educação Infantil Etapa 6: Propostas didáticas com sistema de numeração decimal Objetivo da etapa: Relacionar as reflexões sobre registro numérico com propostas didáticas pensadas para fortalecer ou instigar processos investigativos

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 3º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 3º ANO EF Compras com Real Aula Multimídia MT - Interface 1 - Pág. 43 Naturais e Sistema de Numeração Decimal OB001 OB002 OB003 OB004 OB005 Reconhecer e aplicar os números em diversos contextos e situaçõesproblema.

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 3o ano

Roteiro de trabalho para o 3o ano Roteiro de trabalho para o 3o ano No volume do 3º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Os números e sua história

Leia mais

CORRIDA AO 100 RELATO DA APLICAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO AUXILIAR NA COMPREENSÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

CORRIDA AO 100 RELATO DA APLICAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO AUXILIAR NA COMPREENSÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL na Contemporaneidade: desafios e possibilidades CORRIDA AO 100 RELATO DA APLICAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO AUXILIAR NA COMPREENSÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL Suzana Nobre PUC - SP suzananobre@globomail.com

Leia mais

OPERANDO NÚMEROS INTEIROS COM O ÁBACO. Letícia Ramos Rodrigues 1 Tássia Oliveira de Oliveira 2

OPERANDO NÚMEROS INTEIROS COM O ÁBACO. Letícia Ramos Rodrigues 1 Tássia Oliveira de Oliveira 2 OPERANDO NÚMEROS INTEIROS COM O ÁBACO Letícia Ramos Rodrigues 1 Tássia Oliveira de Oliveira 2 Resumo O aprendizado das operações fundamentais, sendo elas a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão,

Leia mais

Representações numéricas e bases de numeração

Representações numéricas e bases de numeração Representações numéricas e bases de numeração Objetivos Os alunos deverão ser capazes de: * Representar números na base 2 e 16 (binária e hexadecimal) * Converter representações numéricas entre si * Realizar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO PRÁTICAS ESSENCIAIS DE APRENDIZAGEM

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO PRÁTICAS ESSENCIAIS DE APRENDIZAGEM PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2018-19 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 1ºPERÍODO MATEMÁTICA - 7º ANO DOMÍNIOS, SUBDOMÍNIOS E CONTEÚDOS Domínio: Números e operações Números racionais números inteiros números racionais

Leia mais

REGULAMENTO - EDIÇÃO Premiações

REGULAMENTO - EDIÇÃO Premiações REGULAMENTO - EDIÇÃO 2015 1. Objetivo Reconhecer o trabalho dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública, através de premiação daqueles cujas classes se destaquem no aproveitamento

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE 1 AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE ESTRUTU- RANTE OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO Números e Operações Conhecer as diferentes estratégias de agrupamentos de

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Objetos de conhecimento Letramento matemático Apresentação das Unidades temáticas. comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão do sistema deci- Habilidades Referência no material

Leia mais

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15 Planificação de 9º ano Ano letivo: 01/15 Unidades Tema Total de previstas Unidade 8 (8ºano) Sólidos Geométricos 1ºP Unidade 1 Probabilidades 65 Unidade Funções Unidade 3 Equações ºP Unidade Circunferência

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA CONTRIBUIÇÕES DO MATERIAL DOURADO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA CONTRIBUIÇÕES DO MATERIAL DOURADO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Relato de Experiência CONTRIBUIÇÕES DO MATERIAL DOURADO NO ENSINO E APRENDIZAGEM

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2016.2 NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

Critérios de Avaliação de Matemática 7.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho

Critérios de Avaliação de Matemática 7.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho Áreas de competências Linguagens e textos Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Números e Operações O aluno deve ficar capaz de: Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho Identificar

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 5º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 5º ANO EF Barras de Napier Aula Multimídia MT - Interface 4 - Pág. 20 Naturais e Sistema de Numeração Decimal OB001 Compreender a aplicabilidade e função dos números naturais e racionais no contexto diário. ÁREA

Leia mais

DEPARTAMENTO DE Grupo 1.ºCiclo. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE Grupo 1.ºCiclo. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 110 - Grupo 1.ºCiclo Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos

Leia mais

DOS INFINITOS DE CANTOR AOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO

DOS INFINITOS DE CANTOR AOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO ANALISANDO LIVROS DIDÁTICOS E SEUS CONCEITOS EM RELAÇÃO AOS CONJUNTOS DOS NÚMEROS INTEIROS E RACIONAIS MÓDULO DE PESQUISA: QUAL O SIGNIFICADO DO ESTUDO DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19 Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19 1.º PERÍODO Tema/Subtema Objetivos Essenciais de Aprendizegem Aulas previstas (45 min) Aprendizagens

Leia mais

O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO COM AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS E INTEIROS

O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO COM AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS E INTEIROS na Contemporaneidade: desafios e possibilidades O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO COM AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS E INTEIROS José Márcio da Silva Ramos Diniz Universidade Estadual

Leia mais

1º Ano do Ensino Fundamental Vamos estudar para as Avaliações!!

1º Ano do Ensino Fundamental Vamos estudar para as Avaliações!! Em: 16/04/2013. 1º Ano do Ensino Fundamental Vamos estudar para as Avaliações!! Artes _ 18/04 (5ª feira). _ Noção Corporal _ As mãos (pág. 8) _ Frente e Costas (pág. 9) Ciências _ 19/04 (6ª feira). _ O

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 2º 1. Ementa (sumário, resumo) História da Matemática. Introdução, construção,

Leia mais

Compreende, concebe e aplica estratégias de resolução de problemas e avalia a adequação dos resultados obtidos.

Compreende, concebe e aplica estratégias de resolução de problemas e avalia a adequação dos resultados obtidos. DEPARTAMENTO DE CONSELHO DE DOCENTES Matemática_º ANO_B Ano Letivo: 2012/201 1. Introdução / Finalidades A Matemática é uma das ciências mais antigas e também uma das disciplinas mais antigas, ocupando

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II Pró-Reitoria de Ensino Campus... Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental

COLÉGIO PEDRO II Pró-Reitoria de Ensino Campus... Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental COLÉGIO PEDRO II Pró-Reitoria de Ensino Campus... Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental FICHA INDIVIDUAL DE AVALIAÇÃO 1 o PERÍODO LETIVO 1º ANO - 2016 Estudante : Turma : Prof(a) : A

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

MATEMÁTICA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM NÚMEROS E OPERÇÕES MTEMÁTIC 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Numerais até unidade de milhão Representar, contar, realizar a leitura e registro de números até unidade de milhão (em algarismos

Leia mais

4º bimestre Quadro bimestral

4º bimestre Quadro bimestral Números Leitura, escrita, comparação e Objetos de conhecimento ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero).

Leia mais

Sistemas de numeração. Prof. Douglas M. dos Santos Arquitetura e Suporte de computadores IFPR Campus Umuarama

Sistemas de numeração. Prof. Douglas M. dos Santos Arquitetura e Suporte de computadores IFPR Campus Umuarama Sistemas de numeração Prof. Douglas M. dos Santos douglas.santos@ifpr.edu.br Arquitetura e Suporte de computadores IFPR Campus Umuarama Proposta Contar um pouco sobre a origem dos números e dos sistemas

Leia mais

1.1 O pastor resolveu o problema de saber se todos os dias tinha perdido algum animal ou não?

1.1 O pastor resolveu o problema de saber se todos os dias tinha perdido algum animal ou não? Guião para o Aluno Actividade e Registo 2 Questão-problema: Como foi surgindo a representação Numérica? Após teres ouvido e trabalhado Uma história sobre os números era uma vez um pastor vamos continuar

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE Números e Operações ANUAL 164 dias letivos Números naturais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «centésimo». 2. Contar até um milhão 1.

Leia mais

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER CEAI PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA TURMA: 4º ANO CONTEÚDO Capitulo 1: Sistema numeração cimal. Sequencia numérica: Sucessor e antecessor, orns crescente e crescente. Reta numérica. Uso dos símbolos maior

Leia mais

Sequência Didática. Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro

Sequência Didática. Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Sequência Didática Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada: A Sequência Didática foi desenvolvida

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 2o ano

Roteiro de trabalho para o 2o ano Roteiro de trabalho para o 2o ano No volume do 2º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM 1. Os números

Leia mais

Sistemas de numeração

Sistemas de numeração Sistemas de numeração Víctor Hugo Alvarez V. Gustavo Adolfo Moysés Alvarez Possivelmente a preocupação primordial de hominídeos foram as contagens. Mais tarde foram o registro dos valores. Os povos primitivos

Leia mais

Pega-varetas dos inteiros

Pega-varetas dos inteiros Pega-varetas dos inteiros Desenvolvido por MDMat Mídias Digitais para Matemática EXPERIMENTO PRÁTICO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Em parceria com

Leia mais

Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança

Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Querido(a)

Leia mais

O material dourado e o sistema de numeração decimal posicional

O material dourado e o sistema de numeração decimal posicional O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL POSICIONAL E AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: EXPLORANDO OS ALGORITMOS COM A MANIPULAÇÃO DO MATERIAL DOURADO Joelma Nogueira dos Santos 1 José Rogério Santana 2 Resumo: Este trabalho

Leia mais

As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização.

As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. 01 Abaixo do Básico até 150 pontos As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. No Campo Numérico, os estudantes demonstram

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 7º Ano

Planificação Anual de Matemática 7º Ano Temas transversais: Planificação Anual de Matemática 7º Ano Resolução de Problemas Resolver problemas usando números racionais, utilizando equações e funções em contextos matemáticos e não matemáticos,

Leia mais

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números.

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números. . Números Naturais Para qualquer cidadão, contar faz parte da rotina da vida. Por exemplo: contamos dinheiro, contamos pessoas, contamos os itens para saber o que precisamos comprar, contamos objetos em

Leia mais