Jornadas de Gastronomía. De15 a19 de setembro de 2014 Fonfría (Zamora) ESPANHA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Jornadas de Gastronomía. De15 a19 de setembro de 2014 Fonfría (Zamora) ESPANHA"

Transcrição

1 Workshop Mostra-T

2 Jornadas de Gastronomía Tradicional De15 a19 de setembro de 2014 Fonfría (Zamora) ESPANHA

3 Encontro de Vindima Demonstração da pisada da uva e obtenção do mosto. Realização de uma prova de vinhos. As propriedades do vinho na cosmética.

4 Encontro de Vindima Demonstração da pisada da uva e obtenção do mosto. Aproveitando que o intercâmbio se realiza nas datas da vindima, irá visitar-se uma adega, onde se observa o processo da pisada da uva e a obtenção do mosto de modo tradicional e irá ver-se, também como se realiza o mesmo processo em modo mecanizado. Também se vai explicar o processo seguinte para obter o vinho. Vai haver uma palestra sobre o vinho, onde se vai abordar, por exemplo os diferentes tipos de vinho, dependendo da uva utilizada (brancos, rosée e tintos), o envelhecimento (jovem, envelhecidos e reserva), as variedades utilizadas (monovarietal ou multivarietal), os açúcares e gases (espumantes ou tranquilos) e outras particularidades do vinho.

5 Encontro de Vindima O VINHO NA POLÓNIA Na Polónia, as bebidas tradicionais são a vodka e a cerveja. Têm pouca produção de vinho de uva, mas fazem vinho de outras frutas, (maças, peras e cerejas). A maioria do vinho que se produz provém de pequenas vinhas da zona de Cracóvia, no sul do país.

6 Encontro de Vindima O VINHO EM ITÁLIA Cultiva-se vinho em todo o território de Itália. É o primeiro produtor de vinhos do mundo e o que mais classes e marcas diferentes tem. Tem vinhos muito famosos: vinhos Chianti, vinhos Dolcetto, Vinho Lambrusco Também produzem Grappa: um potente destilado italiano, derivado dos desperdícios das uvas, guardado ás vezes em barrica. É Popular como digestivo e/ou aperitivo.

7 Encontro de Vindima O VINHO EM PORTUGAL São famosos os seus vinhos do Porto e da Madeira, mas têm muitas mais denominações que são muito conhecidas como Douro, Tejo, Beira Interior, Vinho Verde, etc. Utilizam, principalmente as variedades de uvas autóctones como são: Alvarinho, Baga, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Arinto, etc.

8 Encontro de Vindima O VINHO EM ESPANHA É o país com maior extensão de vinhas cultivadas, mas é o terceiro produtor mundial. Tem uma grande variedade de uvas autóctones: tempranillo, garnacha, palomino, airén, macabeo, parellada, As denominações de origem mais conhecidas internacionalmente são: Rioja, Ribera del Duero, Jeréz e Cava. O vinho é um dos produtos básicos da dieta mediterrãnica.

9 Encontro de Vindima As propriedades do vinho na cosmética. O vinho revelou-se ainda como um produto de cosmética. Há adegas, onde se oferecen serviços de enoterapia. Neste caso, vão oferecer-nos uma palestra sobre os benefícios do vinho na pele. Irá explicar-se como se faz sabão de vinho.

10 Encontro de Vindima Cata de vinhos Disfrutaremos de uma demostração prática sobre em que consiste uma cata de vinhos. As diferentes categorias de vinho. Aprenderemos a ordem correta da prova dos vinhos, as temperaturas a que se devem servir, etc. Como se valorizam as diferentes qualidades do vinho através dos diferentes sentidos como a vista, o olfato e o paladar. Análise sensorial.

11 Jornadas da cerveja Vamos conhecer o processo para fazer cerveja de modo artesanal.

12 Jornadas da cerveja Os ingredientes são: água, malta e lúpulo. Os 8 passos a seguir são: Moer a cevada Aquecer a água a 65ºC e juntar a cevada. Maceração, mover o mosto, juntar a água quente e remover. Colar o mosto para retirar toda a cevada. Maceração e remover. Juntar o lúpulo a 65ºC e continuar a remover. Esfriar bruscamente o mosto até 25 27ºC e juntar a levedura. Engarrafar e saborear a cerveja resultante a 6ºC.

13 Jornadas da cerveja A CERVEJA NA POLÓNIA É uma das bebidas mais populares. Tem uma grande variedade de processos de elaboração e de sabores. A mais consumida é a loira e o habitual é tomá-la por pintas. Algumas das marcas mais conhecidas são: Żywiec, Tyskie, Lech, Żubr, Tatra, Harnás, Kasztelan, Okocim, Wojak,

14 Jornadas da cerveja A CERVEJA EM ESPANHA Desde há uns anos, a cerveja destronou o vinho, quanto ao seu consumo. A cerveja em Espanha está, desde os anos sessenta, intimamente unida ás tapas. A mais consumida é a do tipo Pilsen.

15 Jornadas da cerveja A CERVEJA EM ITÁLIA A sua denominação passou fronteiras: Birra. As marcas mais populares são: Peroni, Moretti, Morena, Beba, etc.

16 Jornadas da cerveja A CERVEJA EM PORTUGAL Denomina-se cerveja. As marcas mais consumidas são: Sagres e Super Bock. Portugal é um dos principais países produtores e exportadores. Lisboa tem um museu da cerveja. Aquí pode-se aprender a história da fabricação da cerveja em Portugal e o seu processo de elaboração.

17 Exibição de confecção de vestuários tradicionais De 20 ao 22 de setembro de 2014 Villaseco del Pan (Zamora) ESPANHA

18 Exibição de trajes e indumentárias tradicionais, acompanhada de narrações pelos idosos das zonas rurais europeias da área de actuação.

19 Exibição da confecção de trajes tradicionais Como em todos os países, os trajes diferem de umas zonas do país para outras, mas em geral, os trajes típicos da Polónia, têm uma camisa branca, saia e coletes muito coloridos e bordados. É, também habitual os adornos florais e cintas na cabeça.

20 Exibição da confecção de tajes tradicionais No traje típico da zona noroeste PORTUGUESA destaca-se, nos homens, uma capa comprida e quente com gorro de cor castanha e as mulheres, levam a cabeça coberta por um lenço e as cores básicas do seu traje são: o branco, preto e vermelho.

21 Exibição da confecção de trajes tradicionais A ITÁLIA tem tantos trajes tradicionais como regiões e o que aparece na imagem é o mais habitual na zona dos Alpes italianos. Destaca-se, nos homens, calças curtas e nas mulheres saias com muita roda.

22 Exibição da confecção de trajes tradicionais Na zona de Zamora e Salamanca (ESPANHA) o traje tradicional caracterizase por uma capa comprida, nos homens (preta em Salamanca e castanha em Zamora). Os trajes, apesar das cores serem austeras, têm bordados elaborados. As mulheres distinguem entre o traje de festa, com tecido preto e cheio de jóias, bordados, picados e lantejoulas e o vestido diário, que leva tecido de cor vermelha e amarelo e bordados pretos. A camisa é sempre branca e colocam uma manta.

23 Exibição da confecção de trajes tradicionais Neste intercãmbio, para além de ficarmos a conhecer os trajes típicos, vamos também conhecer a forma como são fabricados: teares para fazer as telas, bobinas para os encaixes, bordados, fio de lã, o ponto de croché, para fazer e enfeitar as diferentes roupas de vestir, tanto nas festas como nas de uso diário. Vamos, também abordar a elaboração de roupa para a casa, como mantas, colchas, tapetes,

24 Recital do cancioneiro tradicional De 23 a 24 de setembro de 2014 Monleras (Salamanca) ESPANHA

25 Recital do cancioneiro tradicional Procura de canções populares em entidades locais, como bibliotecas, centros de interpretação, museus, centros cívicos e sobretudo através dos habitantes locais.

26 Recital do cancioneiro tradicional De Portugal vamos escutar algumas canções populares e iremos disfrutar do seu folclore: Pauliteiros, gaiteiros, flauta pastoril, pandeiros, etc.

27 Recital do cancioneiro tradicional De Espanha recolhemos canções tradicionais, que passaram de geração em geração, contando a vida tradicional nuns casos e feitos destacados noutros. Iremos conhecer os instrumentos musicais, que acompanham, frequentemente as ditas canções: o pandeiro, a gaita, a flauta, as castanholas Também objectos úteis do quotidiano se podem converter em instrumentos musicais: Uma garrafa de anís, una mesa, um almirez,

28 Recital do cancioneiro tradicional Os companheiros da POLÓNIA fazem com que cheguemos perto das canções populares do seu território. A POLÓNIA foi um país que sofreu muito na guerra, sobretudo na 2ª Guerra Mundial e isso reflete-se no seu cancioneiro. Os cancioneiros tradicionais recolhem, frequentemente a realidade da zona. Os ritmos mais conhecidos da POLÓNIA são a mazurca e a polka.

29 Recital do cancioneiro tradicional As canções narrativas são uma tradição europeia e são muito conhecidas no norte de ITÁLIA. São muito conhecidas a nível da forma e do conteúdo e executam-se numa voz ou em coro. É uma canção composta por versos, nos quais alguém conta uma história, geralmente de carácter apaixonado ou trágico. O amor, a traição, a morte, a intriga e o assassinato são os temas mais habituais, mas também fazem amostras de texto de carácter satírico.

30 Iremos descobrir, que em todos os campos a que recorremos, neste intercãmbio, pontos em comum, mas também iremos comprovar que todos os países e regiões têm as suas próprias particularidades. O seu conhecimento compartilhado irá enriquecer-nos culturalmente.

31 Workshop Mostra-T Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

TECNOLOGIA DO FRIO NA INDÚSTRIA VITIVINÍCOLA

TECNOLOGIA DO FRIO NA INDÚSTRIA VITIVINÍCOLA www.google.pt TECNOLOGIA DO FRIO NA INDÚSTRIA VITIVINÍCOLA O VINHO Há2 milhões de anos jácoexistiam as uvas e o homem que as podia colher (Hugh Johnson, The Story of Wine(1989) Na União Europeia, o vinho

Leia mais

Panil. Cervejas artesanais. Torrechiara

Panil. Cervejas artesanais. Torrechiara Panil Cervejas artesanais Torrechiara A cerveja: desde o nascimento à filosofia Panil A tradição da familia Losi no campo da produção artesanal de bebidas começou no anos 30 com a produção de vinhos típicos

Leia mais

Danças Luso Ibéricas 2011

Danças Luso Ibéricas 2011 Danças Luso Ibéricas Sevilhanas Pilar Madeira 11 Conteúdo 1. Introdução:... 3 2. Identificação de necessidades:... 4 3. Fundamentação da acção:... 4 4. Objectivo geral:... 5 4.1 Objectivo específico:...

Leia mais

A vinícola foi criada em 2006 com o intuito de reinterpretar, dentro de um contexto moderno, os vinhos tradicionais da Sicília.

A vinícola foi criada em 2006 com o intuito de reinterpretar, dentro de um contexto moderno, os vinhos tradicionais da Sicília. A vinícola foi criada em 2006 com o intuito de reinterpretar, dentro de um contexto moderno, os vinhos tradicionais da Sicília. Sua inovação tecnológica reside no aproveitamento de fontes alternativas

Leia mais

A dinamização de uma rota de vinhos como polo de atração turística na Beira Interior. Novembro, 2011

A dinamização de uma rota de vinhos como polo de atração turística na Beira Interior. Novembro, 2011 A dinamização de uma rota de vinhos como polo de atração turística na Beira Interior Novembro, 2011 1 Rota Turística (características) 1. Engloba um leque variado de atividades e atrações sob um tema unificador

Leia mais

Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br

Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br Química na cozinha: funções químicas Na Aula 43, você estudou um processo chamado fermentação, que determinados seres vivos promovem para sobreviver. Você aprendeu qual a importância da fermentação para

Leia mais

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Maternal Manhã e Tarde Gaúchos (sugestão das roupas anexa) Meninos: calça jeans preta ou bombacha; camisa branca; lenço vermelho no pescoço; tênis ou botas. Meninas: vestido rodado de prenda cor lisa ou

Leia mais

M alva Real Portug al 1

M alva Real Portug al 1 1 2 WINE OF DOURO (Portugal) QUINTA DA FONTE NOVA D.O.C. O GRUPO MALVA REAL representa e distribui os vinhos do Douro QUINTA DA FONTE NOVA DOC. Trata-se de vinhos premiados e de alta qualidade, revelando

Leia mais

MINHO E DOURO. Portugal. gourmet life terroir. 54 GOURMET life GOURMET life 55. Os vinhos mais conhecidos de Portugal

MINHO E DOURO. Portugal. gourmet life terroir. 54 GOURMET life GOURMET life 55. Os vinhos mais conhecidos de Portugal Portugal MINHO E DOURO Os vinhos mais conhecidos de Portugal encontram-se na região norte do país. São também os que apresentam características únicas no mundo. Falamos do Vinho Verde, no Minho, e do vinho

Leia mais

Ecologia para Aldeias de Pesquisa para a Paz

Ecologia para Aldeias de Pesquisa para a Paz Ecologia para Aldeias de Pesquisa para a Paz O Centro de Pesquisa para a Paz Tamera está a desenvolver um modelo de grande escala para renaturalização da paisagem e produção de alimentos em cooperação

Leia mais

AS AVES DA MINHA ESCOLA

AS AVES DA MINHA ESCOLA AS AVES DA MINHA ESCOLA 1 INTRODUÇÃO: O planeta Terra é um sistema fechado, em que todos os seres e elementos estão interligados e são dependentes uns dos outros. Deste modo, as aves desempenham funções

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

Matéria publicada no site da Ana Maria Braga sobre Câncer: E agora? Como se "pega" o câncer? É possível evitá-lo e não ficar doente?

Matéria publicada no site da Ana Maria Braga sobre Câncer: E agora? Como se pega o câncer? É possível evitá-lo e não ficar doente? Matéria publicada no site da Ana Maria Braga sobre Câncer: E agora? Como se "pega" o câncer? É possível evitá-lo e não ficar doente? Câncer não se "pega" como uma doença contagiosa. Nenhuma forma humana

Leia mais

Glaucus Saraiva - poeta gaúcho

Glaucus Saraiva - poeta gaúcho Um dia, ao retornar da escola, Felipe tentou explicar ao pai que o professor havia falado sobre o chimarrão, que é uma bebida saudável e símbolo do Rio Grande do Sul, entre outras coisas. Armando, seu

Leia mais

Situação do cooperativismo agropecuário no Chile

Situação do cooperativismo agropecuário no Chile ABSTRACT Situação do cooperativismo agropecuário no Chile No Chile existe uma única lei de cooperativas, chamada Lei Geral de Cooperativas, n 20190, promulgada em 25 de setembro de 2003 e modificada pela

Leia mais

Livro Novo Eu gosto - Ciências. Áreas envolvidas: Ciências, Linguagem, Matemática, Arte, Informática.

Livro Novo Eu gosto - Ciências. Áreas envolvidas: Ciências, Linguagem, Matemática, Arte, Informática. Projeto Feira de Ciências Escola Dinâmica Infantil Projeto para Feira de Ciências, com atividades para as quatro séries (ou para os quatro anos). Livro Novo Eu gosto - Ciências. Áreas envolvidas: Ciências,

Leia mais

Miscelânea de Tempos Verbais

Miscelânea de Tempos Verbais Miscelânea de Tempos Verbais Leia o texto adaptado do artigo do Brasil para o mundo e preencha as lacunas, conjugando corretamente os verbos entre parênteses: a) Há alguns anos a cachaça (cruzar) as fronteiras

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE LÍNGUAS E ADMINISTRAÇÃO Pós-Graduação de CONSULTORIA EMPRESARIAL ESTUDO DE CASO. Módulo.: CONSULTORIA EM MARKETING

INSTITUTO SUPERIOR DE LÍNGUAS E ADMINISTRAÇÃO Pós-Graduação de CONSULTORIA EMPRESARIAL ESTUDO DE CASO. Módulo.: CONSULTORIA EM MARKETING INSTITUTO SUPERIOR DE LÍNGUAS E ADMINISTRAÇÃO Pós-Graduação de CONSULTORIA EMPRESARIAL ESTUDO DE CASO «Vinho do Porto» Módulo.: CONSULTORIA EM MARKETING (Feliciana Polaco Paulo Farinha Pedro Jacinto) Março

Leia mais

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS. Coordenação de Fomento e Registro de Indicações Geográficas DICIG / CGIR / COIND

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS. Coordenação de Fomento e Registro de Indicações Geográficas DICIG / CGIR / COIND INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS Coordenação de Fomento e Registro de Indicações Geográficas DICIG / CGIR / COIND Conceito usual Indicação utilizada em produtos que apresentam uma origem geográfica específica e

Leia mais

UNIBERTSITATERA SARTZEKO PROBAK 2011ko EKAINA. Este exame tem duas opções. Deves responder a uma delas.

UNIBERTSITATERA SARTZEKO PROBAK 2011ko EKAINA. Este exame tem duas opções. Deves responder a uma delas. Este exame tem duas opções. Deves responder a uma delas. Não esqueças incluir o código em cada uma das folhas de exame. A presente proba consta dum texto e quatro itens. Lê com atenção o texto e responde

Leia mais

Porto Design Guest House. Ribeira Vila Nova de Gaia

Porto Design Guest House. Ribeira Vila Nova de Gaia Porto Design Guest House Ribeira Vila Nova de Gaia Índice 1 Localização 3 2 Porto Design Guest House 6 3 Fotos 9 4 Plantas 13 5 Contactos 16 Porto Design Gest House Ribeira Vila Nova de Gaia CE Nº : SCE85107223

Leia mais

O CNPV. e as Estruturas Locais de Voluntariado. 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás

O CNPV. e as Estruturas Locais de Voluntariado. 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás O CNPV e as Estruturas Locais de Voluntariado 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás As Origens do Voluntariado O Voluntariado sempre existiu. Nuns casos, de maneira difusa, noutros de forma organizada.

Leia mais

Artesanato de referência cultural: estudos de casos de três grupos da serra gaúcha

Artesanato de referência cultural: estudos de casos de três grupos da serra gaúcha Artesanato de referência cultural: estudos de casos de três grupos da serra gaúcha Diane Johann y Nicole Tomazi Verdi Resumo: O uso de uma referência cultural para o desenvolvimento de produtos artesanais

Leia mais

1 M O N Ç Ã O & M E L G A Ç O

1 M O N Ç Ã O & M E L G A Ç O 1 MONÇÃO & MELGAÇO Monção e Melgaço pertence à Região Demarcada dos Vinhos Verdes, uma das regiões vitícolas mais antigas de Portugal. Esta região centenária situa-se no noroeste de Portugal e o facto

Leia mais

catalogo2.indd 1 10/03/2013 22:04:37

catalogo2.indd 1 10/03/2013 22:04:37 catalogo2.indd 1 10/03/2013 22:04:37 1 Vinho Tinto Seco Fino Cabernet Sauvignon Uva originária da França, produz um vinho tinto seco de cor vermelho-rubi, com reflexos violáceos, boa intensidade e lágrimas

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Artigos. Artigo Subclasse de determinantes que se antepõem ao nome para identificar e determinar o que este exprime. Artigo. Definido.

Artigos. Artigo Subclasse de determinantes que se antepõem ao nome para identificar e determinar o que este exprime. Artigo. Definido. Artigos Artigo Subclasse de determinantes que se antepõem ao nome para identificar e determinar o que este exprime. Indefinido Artigo Definido 1 Masculino um uns Masculino o os Feminino Artigo indefinido

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES. Lar Cónego Manuel José Barbosa Correia. Animadora Sociocultural: Rosa Caldas

PLANO DE ACTIVIDADES. Lar Cónego Manuel José Barbosa Correia. Animadora Sociocultural: Rosa Caldas PLANO DE ACTIVIDADES Lar Cónego Manuel José Barbosa Correia Animadora Sociocultural: Rosa Caldas Índice Índice... 2 Introdução... 3 PARTE I... 4 Ateliers Semanais... 4 PARTE II... 9 Ateliers Mensais...

Leia mais

3º ANO PROF.ª SHEILA RODRIGUES

3º ANO PROF.ª SHEILA RODRIGUES 3º ANO PROF.ª SHEILA RODRIGUES AULA 15 Conteúdo: Tipo textual dissertativo Habilidade: Identificar o tema ou o assunto principal em textos. D06 - Inferir o tema ou o assunto principal de um texto. Consumo

Leia mais

Bebidas e Afins Express

Bebidas e Afins Express Bebidas e Afins Express BOLETIM SEMANAL DE NOTÍCIAS SOBRE A INDÚSTRIA DE BEBIDAS Ano 1 Número 14 28 de novembro de 2011 www.bebidaseafins.com.br EXPEDIENTE Publicação semanal da SWTH Comunicação Editores:

Leia mais

Sagres, a sede que se deseja como bem disse o escritor feito publicitário J.C. Ary dos Santos aquando da 1ª campanha publicitária da marca em 1963.

Sagres, a sede que se deseja como bem disse o escritor feito publicitário J.C. Ary dos Santos aquando da 1ª campanha publicitária da marca em 1963. Pack Estudantes História da Sagres Sagres, a sede que se deseja como bem disse o escritor feito publicitário J.C. Ary dos Santos aquando da 1ª campanha publicitária da marca em 1963. Desde 1940, quando

Leia mais

Processo de Elaboração

Processo de Elaboração As variedades que se utilizam para a elaboração do vinho base para este cava são Trepat e Garnacha. A colheita começa no final de Setembro com a variedade Trepat e finaliza a princípios de Outubro com

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008 Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008 Objectivos gerais: - Proporcionar o diálogo e o respeito pelas pessoas mais velhas. - Desenvolver o espírito

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE DOIS NOVOS ÁLBUNS MUSICAIS

APRESENTAÇÃO DE DOIS NOVOS ÁLBUNS MUSICAIS APRESENTAÇÃO DE DOIS NOVOS ÁLBUNS MUSICAIS É já na próxima sexta-feira, 25 de setembro de 2015, pelas 22h30 Horas que o GRUPO DE CORDAS DA FAJÃ DA OVELHA irá apresentar dois novos Álbuns musicais no palco

Leia mais

PÃO UM PATRIMÓNIO PARA O FUTURO

PÃO UM PATRIMÓNIO PARA O FUTURO PÃO UM PATRIMÓNIO PARA O FUTURO Objectivos 1. Breve retrospectiva da História do Pão; 2. O Pão na especificidade da Serra da Estrela e Beira Interior; 3. Despistar as potencialidades deste produto como

Leia mais

Nascemos a ver ou aprendemos a ver?

Nascemos a ver ou aprendemos a ver? Nascemos a ver ou aprendemos a ver? A visão é uma função essencialmente aprendida pelos organismos superiores. Podemos dizer que o processo de visão compreende a sensação e a percepção. A sensação consiste

Leia mais

Pág: Online Secção: Data: 24-06-2014 Tipo: Blogue Origem: Portugal. A volta da Covela

Pág: Online Secção: Data: 24-06-2014 Tipo: Blogue Origem: Portugal. A volta da Covela Data: 24-06-2014 Tipo: Blogue Origem: Portugal Pág: Online Secção: A volta da Covela Como a rapariga loura de um dos melhores contos de Eça de Queirós, a Quinta de Covela tem muitas singularidades. A mais

Leia mais

A lenda do café. Revista 24 horas, 28 de Julho de 2006 (excertos)

A lenda do café. Revista 24 horas, 28 de Julho de 2006 (excertos) A lenda do café Revista 24 horas, 28 de Julho de 2006 (excertos) Provavelmente já se questionou como é que o café foi descoberto. A história parece ser universal, já que tudo aponta para a Lenda de Kaldi,

Leia mais

Notas Técnicas A região do Vale do Submédio São Francisco está se desenvolvendo intensamente nos últimos anos. A viticultura, ou seja, a produção de

Notas Técnicas A região do Vale do Submédio São Francisco está se desenvolvendo intensamente nos últimos anos. A viticultura, ou seja, a produção de Notas Técnicas A região do Vale do Submédio São Francisco está se desenvolvendo intensamente nos últimos anos. A viticultura, ou seja, a produção de uvas para o consumo in natura, foi introduzida no Semi-Árido

Leia mais

NÍVEIS DO CONSUMO DE CERVEJA EM CAICÓ: UM ESTUDO DO MARKETING SOBRE A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR

NÍVEIS DO CONSUMO DE CERVEJA EM CAICÓ: UM ESTUDO DO MARKETING SOBRE A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR NÍVEIS DO CONSUMO DE CERVEJA EM CAICÓ: UM ESTUDO DO MARKETING SOBRE A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR Micherlândio dos Santos GUEDES 1, Aleanny Batista de ARAÚJO 2, Katya Rayane da Silva COSTA 2 1 Departamento

Leia mais

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS. Coordenação de Fomento e Registro de Indicações Geográficas DICIG / CGIR / COIND

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS. Coordenação de Fomento e Registro de Indicações Geográficas DICIG / CGIR / COIND INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS Coordenação de Fomento e Registro de Indicações Geográficas DICIG / CGIR / COIND Luiz Claudio de Oliveira Dupim Pesquisador em Propriedade Industrial INPI - 2012 Instituto Nacional

Leia mais

Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS.

Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS. Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS. Assim, foram selecionados profissionais experientes nessa área

Leia mais

OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014

OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 Enquete OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 O jornal EXTRA pretende veicular na virada do ano, na edição de réveillon, os 10 PRINCIPAIS DESEJOPS

Leia mais

CERVEJAS ARTESANAIS. Público: bares e cervejarias CALENDÁRIO 2016 PLANEJAMENTO DE MERCADO (MÍDIAS DIGITAIS) EPTV

CERVEJAS ARTESANAIS. Público: bares e cervejarias CALENDÁRIO 2016 PLANEJAMENTO DE MERCADO (MÍDIAS DIGITAIS) EPTV CERVEJAS ARTESANAIS Público: bares e cervejarias CALENDÁRIO 2016 PLANEJAMENTO DE MERCADO (MÍDIAS DIGITAIS) EPTV CERVEJAS ARTESANAIS O mercado de cervejas artesanais está em crescimento e é impulsionado

Leia mais

FORMAÇÃO AGRICULTURA, AMBIENTE E INOVAÇÃO

FORMAÇÃO AGRICULTURA, AMBIENTE E INOVAÇÃO FORMAÇÃO AGRICULTURA, AMBIENTE E INOVAÇÃO PROJECTO RURAL VALUE Desenvolvimento sustentável de sistemas agrícolas extensivos ameaçados Programa Castro Verde Sustentável Centro de Educação Ambiental do Vale

Leia mais

A Terra inquieta. www.interaulaclube.com.br

A Terra inquieta. www.interaulaclube.com.br A UU L AL A A Terra inquieta Vesúvio Durante a famosa erupção do vulcão italiano Vesúvio, no ano 79 d.c., a cidade de Pompéia foi coberta por cinzas vulcânicas e a cidade de Herculano foi sepultada por

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 7.678, DE 8 DE NOVEMBRO DE 1988. Regulamento Dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva

Leia mais

ALENTEJO. PORTUGAL 2011-2012

ALENTEJO. PORTUGAL 2011-2012 ALENTEJO. PORTUGAL 2011-2012 estimado cliente É com o maior prazer que a Francisco B. Fino Sociedade Agrícola, Lda apresenta os seus vinhos Monte da Penha e as suas embalagens especiais para oferta. Temos

Leia mais

Idade dos Metais. Mariana Antunes Vieira. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons.

Idade dos Metais. Mariana Antunes Vieira. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. Mariana Antunes Vieira Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/ A Idade

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

Jornadas de Enoturismo

Jornadas de Enoturismo Jornadas de Enoturismo Novas dinâmicas de Enoturismo no Centro de Portugal Casa da Ínsua, o passado singular e o turismo como destino . A História. O enoturismo. Comunicação internacional. Resultados A

Leia mais

agenda de Maio :: DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS Em Maio os Museus Estão em Festa Museus como agentes de mudança social e de desenvolvimento (ICOM)

agenda de Maio :: DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS Em Maio os Museus Estão em Festa Museus como agentes de mudança social e de desenvolvimento (ICOM) agenda de Maio :: DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2009 O Museu da Chapelaria associa-se mais uma vez às comemorações do Dia Internacional dos Museus com a realização de diferentes actividades. "Museus como

Leia mais

VIAGEM A ESPANHA. Salamanca, Segóvia, Ávila e Toledo

VIAGEM A ESPANHA. Salamanca, Segóvia, Ávila e Toledo VIAGEM A ESPANHA Salamanca, Segóvia, Ávila e Toledo 02 a 06 de Outubro de 2012 Espanha é o segundo país do mundo com maior número de lugares declarados Património da Humanidade pela UNESCO. A lista inclui

Leia mais

Análise spot publicitário

Análise spot publicitário Análise spot publicitário Trabalho Realizado por: Carlos Nunes carlosmmnunes@gmail.com Nº 20240 Para a disciplina: Multimédia Scriptwriting Leccionada por: Profª Joana Carvalho Porto, 13 de Abril de 2011

Leia mais

Bilinguismo, aprendizagem do Português L2 e sucesso educativo na Escola Portuguesa

Bilinguismo, aprendizagem do Português L2 e sucesso educativo na Escola Portuguesa Bilinguismo, aprendizagem do Português L2 e sucesso educativo na Escola Portuguesa Projecto-piloto em desenvolvimento no ILTEC (Instituto de Linguística Teórica e Computacional) com financiamento e apoio

Leia mais

Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo -

Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo - Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo - Estudo do Meio 1º Ano 1º Período 2º Período 3º Período À descoberta de si mesmo - A sua identificação Conhecer a sua identificação Conhecer o seu nome

Leia mais

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct CENTROS Europe Direct 9 de Maio 20 anos de adesão Primavera da Europa Estratégia de Lisboa (Crescimento & Emprego)

Leia mais

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de

Leia mais

1 Introdução. 2 Material

1 Introdução. 2 Material TUTORIAL Criação de Engrenagens em Acrílico Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 18/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Conceito de fogo. Elementos que compõem o fogo

Conceito de fogo. Elementos que compõem o fogo Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão de materiais diversos. Elementos

Leia mais

Rua Nova da Piedade 99 (esq. Rua S. Bento) - 1200-297 Lisboa Tel. 213 952 552 Tlm. 919 991 058 Tlm. 935 778 779 alice@augustogemelli.

Rua Nova da Piedade 99 (esq. Rua S. Bento) - 1200-297 Lisboa Tel. 213 952 552 Tlm. 919 991 058 Tlm. 935 778 779 alice@augustogemelli. Rua Nova da Piedade 99 (esq. Rua S. Bento) - 1200-297 Lisboa Tel. 213 952 552 Tlm. 919 991 058 Tlm. 935 778 779 alice@augustogemelli.com - www.augustogemelli.com CURSOS DE COZINHA GEMELLI CALENDARIO Data

Leia mais

Indicação Geográfica (IG) para Vinhos no Brasil

Indicação Geográfica (IG) para Vinhos no Brasil Análises e Indicadores do Agronegócio ISSN 1980-0711 Indicação Geográfica (IG) para Vinhos no Brasil O Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (IN- PI) têm trabalhado

Leia mais

O UNIVERSO DE MASAAKI MIYASAKO

O UNIVERSO DE MASAAKI MIYASAKO O UNIVERSO DE MASAAKI MIYASAKO A primeira declaração inequívoca sobre a arte japonesa e o modernismo da Europa desde o japonismo, na mostra Tourbillon, de Masaaki Miyasako, um dos mais prestigiados artistas

Leia mais

Daniel Senise Fernando Cocchiarale

Daniel Senise Fernando Cocchiarale Texto publicado no catálogo da exposição do artista na XX Bienal de São Paulo, em 1989 Fundada na necessidade essencial de marcar sua diferença em relação à representação naturalista, elaborada pelo Renascimento,

Leia mais

2 1 Roupas de Couro [Vestuário]

2 1 Roupas de Couro [Vestuário] 2 1 Roupas de Couro [Vestuário] 1. Definição da categoria Trajes feitos de couro bovino, porco ou carneiro. Números de HS Commodity 4203.10-100, 10-200 Roupas de couro 2. Tendências de Importação (1) Tendências

Leia mais

Ateliers de Verão Câmara Municipal do Barreiro

Ateliers de Verão Câmara Municipal do Barreiro Programação de Actividades Julho 02 (4ª) 15h00 Edifício Américo Marinho Hum! Hum! Hum! Que delícia!, sessão I 04 (6ª) 15h00 Auditório Municipal Augusto Cabrita Atelier de Movimento, sessão I 07 (2ª) 15h00

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO 1. Componentes básicos do Universo matéria e energia: - Matéria e energia dos astros luminosos e iluminados; - Sol:

Leia mais

Autómatos: Brinquedos com movimento em contexto de aula. Guia passo a passo para o professor

Autómatos: Brinquedos com movimento em contexto de aula. Guia passo a passo para o professor Autómatos: Brinquedos com movimento em contexto de aula Guia passo a passo para o professor 1. Introdução Este documento destina-se a todos os professores que pretendam implementar, na escola, uma oficina

Leia mais

PRODUTO ELABORADO E ENVASADO NA ESPANHA

PRODUTO ELABORADO E ENVASADO NA ESPANHA PRODUTO ELABORADO E ENVASADO NA ESPANHA PRODUCTO ELABORADO E ENVASADO EM: CERVEJA SAGRA ESPANHA (Castilha La- Mancha) PREMIUM - PILSEN Cerveja Artesana Sagra 100% Malte - Premium Pilsen CAPACIDADE: 330ml

Leia mais

LINHA - HABITAT. Comercializado em caixas de 6 unidades. Comercializado em caixas de 6 unidades.

LINHA - HABITAT. Comercializado em caixas de 6 unidades. Comercializado em caixas de 6 unidades. Cabernet Sauvignon LINHA - HABITAT Safra - 2008 Fermentação Tanques de aço inoxidável 16 meses de amadurecimento em carvalho francês. Graduação alcoólica 12,5% Lançamento março 2011 Visual Vermelho rubi

Leia mais

VARIAÇÃO DE PH E SUA INFLUENCIA NA PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL

VARIAÇÃO DE PH E SUA INFLUENCIA NA PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL VARIAÇÃO DE PH E SUA INFLUENCIA NA PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL Guilherme Augusto Perim 1 ; Murilo Barbosa de Andrade 2 ; Leandro Lopes Izidio 3 ; Gimerson Weigert Subtil 4 ; Tássia Rhuna Tonial dos Santos

Leia mais

Ensino Secundário ofertado às comunidades rurais: Estudo comparado entre Brasil e Portugal

Ensino Secundário ofertado às comunidades rurais: Estudo comparado entre Brasil e Portugal Os (des)caminhos do direito à educação: Pontes que ligam estudos e países Ensino Secundário ofertado às comunidades rurais: Estudo comparado entre Brasil e Portugal Autor: Renilton Cruz Orientadora: Fátima

Leia mais

Brochura. Apenas ao saborear o vinho moderada e calmamente, os seus sabores complexos podem ser apreciados e desfrutados na totalidade.

Brochura. Apenas ao saborear o vinho moderada e calmamente, os seus sabores complexos podem ser apreciados e desfrutados na totalidade. Brochura Vinho com moderação Vinho: a cultura da moderação A produção e consumo de vinho são parte da cultura europeia desde há milénios. A UE é a maior produtora de vinhos do mundo, bem como a líder mundial

Leia mais

Mercados informação sectorial

Mercados informação sectorial Mercados informação sectorial Noruega Evolução da Venda de Vinhos Portugueses Fevereiro 2011 Índice 1. Generalidades 3 2. Evolução das vendas de vinho tinto 4 3. Evolução das vendas de vinho rosé 9 4.

Leia mais

Direção Regional de Estatística da Madeira

Direção Regional de Estatística da Madeira 29 de dezembro de 2014 GASTOS TURÍSTICOS INTERNACIONAIS NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA ANO DE 2013 Nota introdutória O Inquérito aos Gastos Turísticos Internacionais (IGTI) foi uma operação estatística

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA ACÇÃO PREVENIR PARA PRODUZIR MELHOR!

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA ACÇÃO PREVENIR PARA PRODUZIR MELHOR! RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA ACÇÃO PREVENIR PARA PRODUZIR MELHOR! 1. DESCRIÇÃO DA ACÇÃO: A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é um projecto de 3 anos e tem o apoio do Programa LIFE+ até 2011. Em 2010,

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas... 7

Leia mais

RIF Ensaio Fotográfico

RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Salve Jorge! Devoção popular em vermelho e branco... Em reza e samba Diego Dionísio 1 1 Graduado em Comunicação Social. Técnico de inventário do Patrimônio Imaterial na América Latina

Leia mais

Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho

Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho 2 Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho Índice 1 Determinação do plano de trabalho...

Leia mais

Catálogo de Natal 2015 Período de compras de 24 de Novembro a 31 de Dezembro

Catálogo de Natal 2015 Período de compras de 24 de Novembro a 31 de Dezembro Catálogo de Natal 2015 Período de compras de 24 de Novembro a 31 de Dezembro Adega de Portalegre A frescura e a elegância em grandes vinhos com grandes prémios Na Serra de S. Mamede, nascem grandes vinhos

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Agenda. Fluxos financeiros. Como preencher a declaração anual. Reciclagem de embalagens. Multipacks. Valores Ponto Verde 2013

Agenda. Fluxos financeiros. Como preencher a declaração anual. Reciclagem de embalagens. Multipacks. Valores Ponto Verde 2013 JORNADAS TÉCNICAS Lisboa, 13 Dezembro 2012 Agenda 2 Fluxos financeiros Como preencher a declaração anual Reciclagem de embalagens Multipacks Valores Ponto Verde 2013 Fluxos financeiros 3 Fluxos financeiros

Leia mais

O que é? Onde se localiza a sua sede? Quando foi fundada? Quem foram os fundadores? Quantos países fazem parte desta organização?

O que é? Onde se localiza a sua sede? Quando foi fundada? Quem foram os fundadores? Quantos países fazem parte desta organização? O que é? É uma organização assinada entre países lusófonos, que instiga a aliança e a amizade entre os signatários. Onde se localiza a sua sede? A sua sede fica em Lisboa. Quando foi fundada? Foi fundada

Leia mais

Leya Leituras Projeto de Leitura

Leya Leituras Projeto de Leitura Leya Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: A árvore da vida Coleção: Aldeia Autor: Roni Wasiry Guará Nacionalidade do autor: Brasileira Currículo do autor: Professor da escola CFR Casa Familiar Rural,

Leia mais

SISTEMA DE APRENDIZAGEM EM PORTUGAL

SISTEMA DE APRENDIZAGEM EM PORTUGAL SISTEMA DE APRENDIZAGEM EM PORTUGAL Workshop de Formação Marta Pinto MentorTec Escola de Comércio do Porto, 17 março 2015 O Sistema Dual na Alemanha e Áustria O fenómeno do desemprego jovem Cerca de um

Leia mais

Localização: Rodeiro 4960-088 Castro Laboreiro. Contactos: 933 407 806 251 465 513. E-mail: fumeirodoplanalto@sapo.pt

Localização: Rodeiro 4960-088 Castro Laboreiro. Contactos: 933 407 806 251 465 513. E-mail: fumeirodoplanalto@sapo.pt Localização: Rodeiro 4960-088 Castro Laboreiro Contactos: 933 407 806 251 465 513 E-mail: fumeirodoplanalto@sapo.pt Apresentação da Empresa O Fumeiro Delícias do Planalto situa-se em Castro Laboreiro,

Leia mais

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral Criado em 2006, o Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) tem desenvolvido um conjunto de actividades pedagógicas e lúdicas, no sentido de divulgar o património integrado no seu vasto

Leia mais

ÍNDICE DE RISCO DE 2008 PORTUGAL

ÍNDICE DE RISCO DE 2008 PORTUGAL ÍNDICE DE RISCO DE 2008 PORTUGAL Índice de Pagamentos 2004 191 2005 184 2006 183 2007 182 2008 183 Desenvolvimento Económico (%) UE 27 - Média PIB per capita US 21.800 (2007) Crescimento do PIB 1,9 2,9

Leia mais

lisboa tinta da china MMXV

lisboa tinta da china MMXV autocolantes do PPD E P H E M E R A 1 catálogo 1974-1976 José pacheco pereira Júlio Sequeira lisboa tinta da china MMXV Índice 2015, José Pacheco Pereira, Júlio Sequeira e Edições Tinta-da-china, Lda.

Leia mais

VINHOS TINTOS FRANÇA BRASIL PORTUGAL ÁFRICA DO SUL CÔTESDURHÔNE CHÂTEAU ROMEFORT BOUCHES DU RHÔNE MIOLO RESERVA TEMPRANILLO

VINHOS TINTOS FRANÇA BRASIL PORTUGAL ÁFRICA DO SUL CÔTESDURHÔNE CHÂTEAU ROMEFORT BOUCHES DU RHÔNE MIOLO RESERVA TEMPRANILLO CARTA DE VINHOS VINHOS TINTOS FRANÇA CÔTESDURHÔNE Abel Pinchard Rhône De cor vermelha rubi brilhante, jovem e de corpo médio. Aroma de frutas vermelhas, como ameixas e amoras. São ótimos para acompanhar

Leia mais

Um Brinde - Você está

Um Brinde - Você está UROPA Um Brinde - Você está na Europa! A cultura Europeia não se limita aos seus inúmeros museus e palácios. Algumas das maiores histórias da Europa podem ser compartilhadas com um copo de vinho, cerveja

Leia mais

pormenor grafismo (baseado na renda vencedora do concurso 2010)

pormenor grafismo (baseado na renda vencedora do concurso 2010) pormenor grafismo (baseado na renda vencedora do concurso 2010) Nunca foste a Peniche, Nunca viste o farol, Nunca viste as Penicheiras A fazer renda ao sol. J. Leite de Vasconcelos, Cancioneiro Popular

Leia mais

Mão na roda. Projetos temáticos

Mão na roda. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da

Leia mais

Descubra com Surland as melhores tarifas para desfrutar

Descubra com Surland as melhores tarifas para desfrutar Descubra com Surland as melhores tarifas para desfrutar ParADores * 85 POR PESSOA * Preço médio por pessoa e noite em quarto duplo. Cafés da amnhã e impostos incluidos. Consulte tarifários e disponibilidade

Leia mais

Somos a 2ª maior agência independente do Brasil. Estamos em Curitiba, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Somos a 2ª maior agência independente do Brasil. Estamos em Curitiba, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Somos a 2ª maior agência independente do Brasil. Estamos em Curitiba, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Fazemos parte da Worldwide Partners Inc. WPI, uma rede formada por mais de 80 agências de comunicação

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

O folclore. Delmar de Carvalho. Meloteca 2010

O folclore. Delmar de Carvalho. Meloteca 2010 O folclore Delmar de Carvalho ETIMOLOGIA A palavra folclore tem origem saxónica, aparecendo pela primeira vez, na Inglaterra, no jornal The Athenaeum, de 22 de Agosto de 1846. Vem do inglês Folk, povo,

Leia mais

Boas práticas da Gestão Municipal da Educação Seminário Regional da Educação

Boas práticas da Gestão Municipal da Educação Seminário Regional da Educação Boas práticas da Gestão Municipal da Educação Seminário Regional da Educação Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Boas Práticas na Educação Infantil Projeto Brinquedos e Brincadeiras Tarumã Parceria

Leia mais

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante CATEGORIAS SUBCATEGORIAS INDICADORES 1.1. Tempo de serviço docente ( ) 29 anos (1) 1.2. Motivações pela vertente artística ( ) porque

Leia mais