A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar"

Transcrição

1

2 A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de ensino ou de natureza e fins culturais. Os interessados podem contactar a Direção Munipal da Cultura, através do endereço eletrónico indicando o título da exposição ou apresentação digital pretendida, o período de empréstimo e o local a que se destina.

3 Ribeira Douro As ruas e as gentes da Ribeira são aqui retratadas pelo fotojornalista Marco. Nas imagens pode apreciar-se a luz que, ao fim da tarde, penetra nas estreitas ruelas, o brilho das roupas a secar ou o casario típico. 30 fotografias a cores 20x30 cm emolduradas (50x60 cm). Bomfim Barreiros Fotógrafo de Arte Série de fotografias a sépia que retratam o Porto em meados do séc.: XX. As fotografias mostram uma cidade em transformação e pormenores arquitetónicos que só os transeuntes mais atentos os descobrem. 50 fotografias 20x30 emolduradas (50X60cm cada).

4 O Porto Depois de Bonfim Barreiros Conjunto de fotografias resultantes de um projecto desenvolvido por jovens da Ribeira/Barredo, com câmaras descartáveis a preto e branco, após a visita à exposição Bomfim Barreiros: Fotógrafo de Arte. 16 molduras 50x60 cm com 4 fotografia cada. Porto: memória fotográfica Teófilo Rego foi um artista que deixou marca na história da fotografia portuense em meados do séc. XX. Ao longo dos tempos retratou a cidade e, são essas imagens de um Porto já transformado que formam esta exposição. 105 fotografias a preto e branco 30x40 cm emolduras (50x60).

5 Arte e Silêncio A arte tumular dos nossos cemitérios em pormenores captados pelo fotógrafo Fernando Aroso são apresentados a cores em fotografias de rara beleza. 60 fotografias 20x30 cm emolduradas (50x60 cm). O Douro sentido por Emílio Biel Fotografias a preto e branco dos finais do séc. XIX retratando o Rio Douro e as lides a ele dedicadas. 56 fotografias 20x30 cm emolduradas (50x60 cm).

6 Diver.Cidade I (comunidade Ucraniana) Projeto fotográfico desenvolvido com a comunidade Ucraniana instalada no Porto com imagens a preto e branco do Centro Histórico captadas com câmaras pinhole e imagens a cores retratando aspectos da cultura, usos e costumes, ucranianos. 30 fotografias emolduradas (50X60cm cada). Diver.Cidade II (comunidade Turca) Projeto fotográfico desenvolvido com a comunidade Turca instalada no Porto com imagens a preto e branco do Centro Histórico captadas com câmaras pinhole e imagens a cores retratando aspectos da cultura, usos e costumes turcos. 30 fotografias 20x30 emolduradas (50X60cm cada).

7 Guedes de Oliveira: um fotógrafo do Porto Coleção de fotografias a preto e branco do início do séc: XX que mostram algumas personalidades da vida política e social, assim como, vários aspectos do quotidiano da cidade do Porto. XXX fotografias 20x30 emolduradas (50X60cm cada). O Porto Bairro a Bairro Fotografias de Virgílio Ferreira captadas em vários bairros sociais do Porto e apresentadas em painéis dípticos sempre com a componente humana representada numa das imagens. 15 dípticos, 50 x 100 montados em K-line.

8 Hotéis Tradicionais do Porto Tal como o título indica, trata-se de uma série de fotografias, a preto e branco que retratam o tema de uma forma muito particular, segundo o ponto de vista de Alberto Jorge. 58 fotografias 17x27 cm emolduradas (30x40). Clarabóias e Lanternins do Porto Esta exposição, com fotografias a cores de Fernando Aroso é o resultado de uma recolha exaustiva destes elementos que marcam e diferenciam os telhados do Porto. 75 fotografias 20x30 cm emolduradas (50x60 cm).

9 Paisagem Urbana Tal como o título indica, trata-se de uma série de fotografias, a preto e branco que, de um ponto de vista muito particular (o de Alberto Jorge), o tema é bem trabalhado. 58 fotografias 17x27 cm emolduradas (30x40). Porto: O reencontro dos lugares Esta colecção de fotografias retrata, a cores, aqueles lugares por onde todos passamos mas que no reboliço da cidade não nos apercebemos. 60 fotografias 20x30 emolduradas (50X60cm cada).

10 Cenas da Vida Portuense caricaturas de Manuel Monterroso A partir das caricaturas deste artista nortenho publicadas nos jornais e revistas portuenses na primeira metade do séc. XX é retratada uma sociedade em mudança e uma cidade em reboliço. 40 caricaturas 20x30 cm emolduradas (50x60 cm) e 6 painéis 70x90cm e 80x100 cm. Desenho Etnográfico de Fernando Galhano Homenagem Exposição-homenagem a Fernando Galhano sobre desenho etnográfico. Trata-se de um vasto conjunto de desenhos elaborados por este mestre do séc XX, membro da equipa fundadora do Museu Nacional de Etnologia. Fernando Galhano desenvolveu admiravelmente esta componente de investigação associada ao desenho etnográfico. É a partir de centenas destes esboços que hoje podemos compreender todo um universo de objectos e técnicas pertencentes a um mundo (rural) hoje já desaparecido. Constituída por 62 telas de 2m x 1m divididos pelas temáticas: Tecnologia; Transportes; Artesanato; Engenhos de Azeite; Mobiliário e equipamentos domésticos; Arquitetura; Guiné-Bissau; Angola; Cabo-Verde; S. Tomé e Moçambique. O nº de telas pode ser ajustado à dimensão do espaço.

11 Letras e Cores: Ideias e Autores da República A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanista e literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, dez ilustradores tratam plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas. É constituída por 12 cartazes, de 100x70cm, com imagens e texto, destinada ao público em geral. António Nobre: o Poeta do Só Pequena exposição, constituída por fotografias do escritor, de alguns dos seus escritos e de locais que frequentou ou por onde passou. É constituída por 12 molduras, de 70x60cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

12 25 de Abril - 1º de Maio: o virar de uma página da história Tendo sido produzida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto, esta mostra fotográfica, representativa do que foi a imprensa periódica em 1974, no nosso país e nas então chamadas províncias ultramarinas, durante esse momento particular da nossa história contemporânea recente, tem por objectivo assinalar o primeiro quarto de século do 25 de Abril. A Índia Portuguesa: uma visão oitocentista Tendo sido produzida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto, no âmbito do 5º Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia apresenta um conjunto de reproduções fotográficas de gravuras que ilustram a obra "A Índia Portuguesa", de António Lopes Mendes. É constituída por 23 painéis, de 100x70cm, com fotografias, destinada ao público em geral.

13 Tesouros da Biblioteca Pública Municipal do Porto Tendo sido produzida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto no âmbito das comemorações dos 175 anos da sua Fundação, esta Exposição, tem como objectivo divulgar alguns dos documentos mais representativos e de elevado interesse cultural que integram as colecções, fundos e núcleos especiais à guarda da Biblioteca Pública Municipal do Porto. É constituída por 12 painéis, de 85x200cm, com reproduções fotográficas e texto, e é acompanhada por documentação, em suporte escrito, destinada ao público em geral. Palavras da Terra Tendo sido produzida pelo Instituto Português do Livro e da Leitura e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, esta Exposição é feita a partir de textos de prosa e poesia de diversos Autores, acompanhados de imagens, alusivos a diversas regiões de Portugal Continental e Ilhas. É constituída por 25 painéis, de 100x70cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

14 A construção territorial do Brasil Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, tem como objectivo chamar a atenção para o processo de construção territorial do Brasil, na qual é possível apreciar um conjunto significativo de documentos representativos das relações diplomáticas entre Portugal e Espanha na problemática da definição de fronteiras entre estes dois países e o Brasil. É constituída por 25 cartazes, numerados, emoldurados, de 70x100cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral. Espaços e cidades em Moçambique Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, tem como objectivo chamar a atenção para o percurso histórico e geográfico dos espaços urbanos em Moçambique. É constituída por 25 cartazes, numerados, de 70x100cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

15 O mundo de Pedro Nunes e de Damião de Góis: Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, tem como objectivo chamar a atenção para as grandes transformações originadas naquele século, que marcam a aurora dos tempos modernos. É constituída por 24 cartazes, numerados, de 100x70cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral. Padre António Vieira: vida e obra Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, tem como objectivo chamar a atenção para a Vida e Obra desta figura ímpar da cultura portuguesa e brasileira. É constituída por 25 painéis, de 100x70cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

16 Camões Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, esta Exposição, tem como objectivo chamar a atenção para a Vida e Obra desta figura ímpar da cultura portuguesa e universal. É constituída por 38 painéis, de 70x60cm, com reproduções fotográficas e texto, destinada ao público em geral. As Bebidas Exóticas e as Artes Decorativas Esta exposição procura ilustrar a chegada das bebidas exóticas: o chá, o café e o chocolate à Europa na época dos Descobrimentos e a sua influência nos hábitos alimentares e sociais na civilização europeia. A exposição é composta por 3 painéis das plantas do chá, do café e chocolate; 2 telas que retratam um botequim do Porto do século XIX, e o ritual do chá no Japão e por 2 vitrinas com tipologias de objetos fabricados em Portugal utilizados para o consumo destas bebidas. Destinada aos públicos escolar e geral. Esta exposição carece de seguro das peças pela entidade que requisita.

17

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de

Leia mais

Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram

Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram 4 Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram feitos e quando foram feitos. Queres saber algumas das

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA DIRECÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA GRUPO DE TRABALHO PARA AS COMEMORAÇÕES MUNICIPAIS DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA PLANO DE ACTIVIDADES (2010) Lisboa, Dezembro de 2009 1 Comemorações

Leia mais

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral Criado em 2006, o Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) tem desenvolvido um conjunto de actividades pedagógicas e lúdicas, no sentido de divulgar o património integrado no seu vasto

Leia mais

QUINTA DO ANJO EM IMAGENS,

QUINTA DO ANJO EM IMAGENS, Separata do boletim do Museu Municipal de Palmela nº10 QUINTA DO ANJO EM IMAGENS, NOS 80 ANOS DA FREGUESIA Comemora-se, em 2008, o 80º aniversário da criação das freguesias de Pinhal Novo e Quinta do Anjo.

Leia mais

joaocarlosssoliveira@gmail.com

joaocarlosssoliveira@gmail.com CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada OLIVEIRA, JOÃO CARLOS SALVADOR DA SILVA DE LARGO DO CORPO SANTO, Nº28, 4º ESQ 1200-129 LISBOA PORTUGAL Correio electrónico joaocarlosssoliveira@gmail.com

Leia mais

Regulamento de Estágio do Mestrado em Desporto 2009

Regulamento de Estágio do Mestrado em Desporto 2009 Instituto Politécnico de Santarém ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR MESTRADO EM DESPORTO REGULAMENTO DE ESTÁGIO Este regulamento enquadra-se no âmbito do artigo 21.º do regulamento específico do

Leia mais

ARQUIVO DAS FÁBRICAS DE LOURES Mostra documental de setembro a outubro 2015 Sala do Centro de Documentação do Museu de Cerâmica de Sacavém

ARQUIVO DAS FÁBRICAS DE LOURES Mostra documental de setembro a outubro 2015 Sala do Centro de Documentação do Museu de Cerâmica de Sacavém ARQUIVO DAS FÁBRICAS DE LOURES Mostra documental de setembro a outubro 2015 Sala do Centro de Documentação do Museu de Cerâmica de Sacavém No ano 2015 em que o Museu de Cerâmica de Sacavém completa 15

Leia mais

Planejada em 1953 por uma comissão nomeada pelo então governador do Estado de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, a Biblioteca Pública Estadual Luiz

Planejada em 1953 por uma comissão nomeada pelo então governador do Estado de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, a Biblioteca Pública Estadual Luiz Planejada em 1953 por uma comissão nomeada pelo então governador do Estado de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa que nas palavras de Eduardo Frieiro teria sido

Leia mais

A Direção Municipal de Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

A Direção Municipal de Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar A Direção Municipal de Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de

Leia mais

MUSEU MUNICIPAL DR. JOSÉ FORMOSINHO

MUSEU MUNICIPAL DR. JOSÉ FORMOSINHO Câmara Municipal de Lagos Departamento de Educação, Cultura e Acção Social Serviço de Património Histórico e Museológico MUSEU MUNICIPAL DR. JOSÉ FORMOSINHO PLANO DE ACTIVIDADES PARA AS ESCOLAS DO CONCELHO

Leia mais

Agrupamento de Escolas Diogo Cão Vila Real. agend@.dc. o mês de abril na tua escola

Agrupamento de Escolas Diogo Cão Vila Real. agend@.dc. o mês de abril na tua escola Agrupamento de Escolas Diogo Cão Vila Real agend@.dc o mês de abril na tua escola abril Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

Leia mais

Ação Campos Eletromagnéticos - Escola Secundária de Ponte de Lima Clipping

Ação Campos Eletromagnéticos - Escola Secundária de Ponte de Lima Clipping Ação Campos Eletromagnéticos - Escola Secundária de Ponte de Lima Clipping Revista de Imprensa 1. REN e Sociedade Portuguesa de Física promovem aula prática sobre campos eletromagnéticos para alunos de

Leia mais

FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS DE PONTE DE LIMA REGULAMENTO. 1º Objectivos

FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS DE PONTE DE LIMA REGULAMENTO. 1º Objectivos FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS DE PONTE DE LIMA REGULAMENTO 1º Objectivos São objectivos do Festival contribuir a nível local, nacional e internacional para uma maior sensibilidade para a arte dos jardins

Leia mais

EPULMÃO. Nota de Abertura. Maio 2012 - Nº 05. Boletim informativo 05 - MAIO 2012 1

EPULMÃO. Nota de Abertura. Maio 2012 - Nº 05. Boletim informativo 05 - MAIO 2012 1 Boletim informativo Maio 2012 - Nº 05 Nota de Abertura Por Teles de Araújo Em Maio, entre as atividades da Fundação, devemos destacar a existência dum novo espaço em Lisboa que abre perspectivas para um

Leia mais

ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR. Em Torno do Acervo Abril a Setembro 2013 Serviço Educativo. coordenação / documentação Teresa Santos

ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR. Em Torno do Acervo Abril a Setembro 2013 Serviço Educativo. coordenação / documentação Teresa Santos ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR Em Torno do Acervo Abril a Setembro 2013 Serviço Educativo coordenação / documentação Teresa Santos O Atelier-Museu Júlio Pomar é um espaço dedicado à conservação, ao estudo e

Leia mais

Inovação, Cultura, Ambiente e Biodiversidade

Inovação, Cultura, Ambiente e Biodiversidade Inovação, Cultura, Ambiente e Biodiversidade O projecto SONS DO ARCO RIBEIRINHO SUL acompanha o OUT.FEST Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, e procura, através de uma abordagem artística

Leia mais

Prémio Inovação Valorpneu 2014. Regulamento. Índice

Prémio Inovação Valorpneu 2014. Regulamento. Índice Regulamento Prémio Inovação Valorpneu 2014 Índice Artigo 1º... 2 Denominação... 2 Artigo 2º... 2 Objetivos... 2 Artigo 3º... 2 Âmbito... 2 Artigo 4º... 2 Destinatários... 2 Artigo 5º... 3 Prémios a atribuir...

Leia mais

PROJETO TÉCNICO. Associação ou federação comunitária Ponto de cultura

PROJETO TÉCNICO. Associação ou federação comunitária Ponto de cultura ANEXO IV CINE MAIS CULTURA BAHIA PROJETO TÉCNICO I. Identificação da Iniciativa 1. Nome da Proponente: 2. Esta ação é inscrita por: [Indique somente 1 (uma) alternativa] Organização da Sociedade Civil

Leia mais

(anteprojecto / documento de trabalho) Mindelo Câmara Municipal de S. Vicente República de Cabo Verde 2008 Modelo Organizativo das Actividades do Museu: Um Museu para a Cultura e o Desenvolvimento de S.

Leia mais

Seminário de Homenagem Professor Costa Lobo

Seminário de Homenagem Professor Costa Lobo Seminário de Homenagem Professor Costa Lobo.Cerimónia de entrega póstuma de Diploma Honoris Causa. Decorreu no Auditório Armando Guebuza da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) de

Leia mais

I Concurso de Fotografia Regulamento

I Concurso de Fotografia Regulamento I Concurso de Fotografia Regulamento A PRAIA É NOSSA O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) torna público a abertura do período de inscrições para o I Concurso de Fotografia Ambiental

Leia mais

REGULAMENTO CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO

REGULAMENTO CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO CRIADORES Jovens Criadores 14 JOVENS 14 REGULAMENTO O concurso Jovens Criadores, visa incentivar e promover valores emergentes de diferentes áreas artísticas. As áreas a concurso são:artes Plásticas, Banda

Leia mais

OPERAÇÕES COFINANCIADAS EM REGIME DE OVERBOOKING PELO QREN, NO ÂMBITO DO PROGRAMA OPERACIONAL DE LISBOA

OPERAÇÕES COFINANCIADAS EM REGIME DE OVERBOOKING PELO QREN, NO ÂMBITO DO PROGRAMA OPERACIONAL DE LISBOA OPERAÇÕES COFINANCIADAS EM REGIME DE OVERBOOKING PELO QREN, NO ÂMBITO DO PROGRAMA OPERACIONAL DE LISBOA Promoção e divulgação dos Jardins da Fundação Calouste Gulbenkian - Centro Interpretativo Gonçalo

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008 Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008 Objectivos gerais: - Proporcionar o diálogo e o respeito pelas pessoas mais velhas. - Desenvolver o espírito

Leia mais

Claro/ Armanda Antónia Duarte. Rua Leite Vasconcelos, 66 2ºEsq, 1170-200, Lisboa, Portugal

Claro/ Armanda Antónia Duarte. Rua Leite Vasconcelos, 66 2ºEsq, 1170-200, Lisboa, Portugal Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Claro/ Armanda Antónia Duarte Rua Leite Vasconcelos, 66 2ºEsq, 1170-200, Lisboa, Portugal Telefone(s) +351 219 623 721 Fax(es)

Leia mais

PROJECTO DE REALIZAÇÃO

PROJECTO DE REALIZAÇÃO APPEUC Associação de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá MONTREAL 2007 13, 14 e 15 de Abril de 2007 no Hotel Auberge Universel em Montreal PROJECTO DE REALIZAÇÃO Comissão Organizadora:

Leia mais

http://ec/europa/eu/portugal/pdf/guia_di_pt.pdf Ano Europeu do Diálogo Intercultural

http://ec/europa/eu/portugal/pdf/guia_di_pt.pdf Ano Europeu do Diálogo Intercultural http://ec/europa/eu/portugal/pdf/guia_di_pt.pdf Ano Europeu do Diálogo Intercultural Porquê este guia prático? A diversidade cultural e linguística constitui um recurso pedagógico de que dispõem muitas

Leia mais

WORKSHOPS ENCONTRO NACIONAL APEVT 28 DE MAIO DE 2011

WORKSHOPS ENCONTRO NACIONAL APEVT 28 DE MAIO DE 2011 WORKSHOPS ENCONTRO NACIONAL APEVT 28 DE MAIO DE 2011 WORKSHOP 1 Cianotipia os desenhos azuis da luz Formador(a) Ricardo Gonçalves WORKSHOP 2 O design gráfico e o design de comunicação na sala de aula de

Leia mais

HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA. História e Património. HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA Serviço de Actividades Culturais e Educativas

HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA. História e Património. HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA Serviço de Actividades Culturais e Educativas HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA Serviço de Actividades Culturais e Educativas HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA História e Património Mostra Documental e Patrimonial Guião Lisboa, 5 de Julho a 31 de Agosto

Leia mais

Concurso de Fotografia A inclusão na diversidade

Concurso de Fotografia A inclusão na diversidade Concurso de Fotografia A inclusão na diversidade REGULAMENTO I. O concurso: 1. O concurso de fotografia A inclusão na diversidade é uma iniciativa da Plural&Singular, em parceria com o Centro Português

Leia mais

PORTEFÓLIO. » eventos. Museu de Lamego Largo de Camões 5100-147 Lamego

PORTEFÓLIO. » eventos. Museu de Lamego Largo de Camões 5100-147 Lamego Museu de Lamego Largo de Camões 5100-147 Lamego (+351) 254 600 230 mlamego@culturanorte.pt www.museudelamego.pt www.facebook.com/museu.de.lamego PORTEFÓLIO O Museu de Lamego...... está instalado no antigo

Leia mais

Locais a serem visitados

Locais a serem visitados Apresentação Este projeto trata da elaboração de um livro, bilíngüe, que utilizará a fotografia como forma de expressão artística e que terá como tema central o Litoral do Ceará. A publicação, composta

Leia mais

CICLO DE CRIATIVIDADE E DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL. Mercado de Produtores Mostra de Produtos Inovadores Ateliês Concursos Workshops

CICLO DE CRIATIVIDADE E DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL. Mercado de Produtores Mostra de Produtos Inovadores Ateliês Concursos Workshops CICLO DE CRIATIVIDADE E DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL Mercado de Produtores Mostra de Produtos Inovadores Ateliês Concursos Workshops Os produtos da terra constituem um pilar estruturante no desenvolvimento

Leia mais

EXPOSIÇÕES. PROGRAMAÇÃO GERAL Público Geral Setembro 2012 NOVAS EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

EXPOSIÇÕES. PROGRAMAÇÃO GERAL Público Geral Setembro 2012 NOVAS EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS PROGRAMAÇÃO GERAL Público Geral Setembro 2012 EXPOSIÇÕES Exposições Permanentes Exposições Temporárias Vencer a Distância - Cinco Séculos de Comunicações em Portugal História dos Correios e Telecomunicações

Leia mais

CURRICULUM VITAE. - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo de 1989/90, com a classificação de catorze valores

CURRICULUM VITAE. - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo de 1989/90, com a classificação de catorze valores CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Lucinda Maria Correia Lucas dos Santos Lopes Data de Nascimento: 20.07.1963 2. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo

Leia mais

Regulamento do Concurso de Ideias para. a Elaboração de um Novo Logótipo da. Associação de Municípios do Oeste

Regulamento do Concurso de Ideias para. a Elaboração de um Novo Logótipo da. Associação de Municípios do Oeste Regulamento do Concurso de Ideias para a Elaboração de um Novo Logótipo da Associação de Municípios do Oeste Briefing A Associação de Municípios do Oeste organiza o Concurso de Ideias para a Criação de

Leia mais

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct CENTROS Europe Direct 9 de Maio 20 anos de adesão Primavera da Europa Estratégia de Lisboa (Crescimento & Emprego)

Leia mais

FERNANDO AUGUSTO. Desenho, pintura, fotografia, livro de artista... Alguns projetos realizados. UMBIGO MUNDO 2002-20012

FERNANDO AUGUSTO. Desenho, pintura, fotografia, livro de artista... Alguns projetos realizados. UMBIGO MUNDO 2002-20012 FERNANDO AUGUSTO Desenho, pintura, fotografia, livro de artista... Alguns projetos realizados. UMBIGO MUNDO 2002-20012 Conjunto de 100 fotografias de umbigos feitos ao longo de 10 anos em várias partes

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

CONCURSO DE FOTOGRAFIA CONCURSO DE FOTOGRAFIA Igualdade em Albufeira Apoios: Financiado por REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA Enquadramento Concurso de fotografia subordinado ao Tema Igualdade em Albufeira, instituído pela

Leia mais

Região Solidária. Imagens da minha Terra Perspectivas do meu futuro. Região Solidária. Imagens da Minha Terra Perspectivas do meu futuro

Região Solidária. Imagens da minha Terra Perspectivas do meu futuro. Região Solidária. Imagens da Minha Terra Perspectivas do meu futuro Imagens da minha Terra Dueceira-Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça Programa Leader+ELOZ. Entre LOusã e Zêzere o projecto é um projecto pluridisciplinar idealizado pelas ADL- Associações de

Leia mais

2º Apoios O Encontro tem o apoio da Câmara Municipal de Pombal, do Pombal Jornal e do fotógrafo profissional Jorge Figueiral.

2º Apoios O Encontro tem o apoio da Câmara Municipal de Pombal, do Pombal Jornal e do fotógrafo profissional Jorge Figueiral. 1 Regulamento do 1º Encontro de Fotografia para Solicitadores, Agentes de Execução e Estagiários 1º Organização O evento 1º Encontro de Fotografia para Solicitadores, Agentes de Execução e Estagiários

Leia mais

Exposição patente na Casa da Cultura de Santannna, ao Sitio do Barreiro, até ao dia 14 de Janeiro de 2011.

Exposição patente na Casa da Cultura de Santannna, ao Sitio do Barreiro, até ao dia 14 de Janeiro de 2011. Exposição patente na Casa da Cultura de Santannna, ao Sitio do Barreiro, até ao dia 14 de Janeiro de 2011. ALICE SOUSA DALILA CUNHA GRAÇA ALMADA MARCO SOUSA A exposição colectiva COMPOSIÇÕES é a concretização

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Autoria do projecto de terminologia: Dr. Augusto de Moraes Sarmento (IPF); Drª Maria Luísa Santos (BN).

FICHA TÉCNICA. Autoria do projecto de terminologia: Dr. Augusto de Moraes Sarmento (IPF); Drª Maria Luísa Santos (BN). FICHA TÉCNICA Composição do Grupo de Belas Artes em 15 de Novembro de 1991: Drª Ana Isabel de Melo Ribeiro (Associação de Arquitectos Portugueses); Dr. Augusto de Moraes Sarmento (Instituto Português de

Leia mais

O PROJETO MINIARTE. Edições anteriores: mais informações e listas de participantes: http://www.miniartex.org.

O PROJETO MINIARTE. Edições anteriores: mais informações e listas de participantes: http://www.miniartex.org. 1 O PROJETO MINIARTE O Projeto Miniarte, idealizado por Clara Pechansky em 2003, exibe, em pequenos formatos, um panorama da arte de diferentes países, permitindo ao visitante apreciar a diversidade temática

Leia mais

2 Grupos com Necessidades Especiais Programa de actividades criadas para grupos com necessidades educativas especiais. 3 Passaporte Escolar

2 Grupos com Necessidades Especiais Programa de actividades criadas para grupos com necessidades educativas especiais. 3 Passaporte Escolar ACTIVIDADES 2014-2015 Público Escolar de Actividades 2014-2015 Actividades de Ano Lectivo de actividades desenvolvidas de acordo com os objectivos preconizados nos programas escolares em vigor para cada

Leia mais

EXPOSIÇÃO DOSSIER CANTANHEDE

EXPOSIÇÃO DOSSIER CANTANHEDE EXPOSIÇÃO DOSSIER CANTANHEDE 2015 Pedras na Praça: arte pública de João Cutileiro A arte pública intervém cidade e no seu conjunto envolvente sob perspectivas culturais, políticas, sociais e cívicas. Hoje

Leia mais

REDE MUSEOLÓGICA DO CONCELHO DE PENICHE ATIVIDADES DE SERVIÇO EDUCATIVO ANO LETIVO 2014/2015

REDE MUSEOLÓGICA DO CONCELHO DE PENICHE ATIVIDADES DE SERVIÇO EDUCATIVO ANO LETIVO 2014/2015 REDE MUSEOLÓGICA DO CONCELHO DE PENICHE ATIVIDADES DE SERVIÇO EDUCATIVO ANO LETIVO 2014/2015 A REDE MUSEOLÓGICA A é um projeto estratégico promovido pelo município que visa a qualificação, estudo, preservação

Leia mais

Comissão Diocesana de Arte Sacra e dos Bens Culturais da Igreja. Diocese de Bragança-Miranda REGULAMENTO

Comissão Diocesana de Arte Sacra e dos Bens Culturais da Igreja. Diocese de Bragança-Miranda REGULAMENTO Comissão Diocesana de Arte Sacra e dos Bens Culturais da Igreja Diocese de Bragança-Miranda REGULAMENTO Das Intervenções no Património Cultural da Diocese de Bragança-Miranda REGULAMENTO DAS INTERVENÇÕES

Leia mais

as s FESTIVAL DE ARTES

as s FESTIVAL DE ARTES as s ARTES MÚSICA WORKSHOPS SOLIDÁRIO FESTIVAL DE ARTES Festival ASAS Apresentação: ATB e Município de Penela Conceito Método Objetivos Cronograma/programação Projetos de intervenção social A região de

Leia mais

Relatório Final. Economia Solidária e Empresarial: Diferentes Percursos de Empreendedorismo

Relatório Final. Economia Solidária e Empresarial: Diferentes Percursos de Empreendedorismo Sociedade, Inovação e Empreendedorismo Relatório Final Economia Solidária e Empresarial: Diferentes Percursos de Empreendedorismo Ana Brito Ana Coelho Cláudia Teixeira Dulce Saraiva Joana Vieira Luísa

Leia mais

Fica o convite para mais um ano de experiências interativas e sensoriais num Museu que é de todos e para todos.

Fica o convite para mais um ano de experiências interativas e sensoriais num Museu que é de todos e para todos. Antigo espaço de encontro e de comunicação em torno do comércio e das mercadorias, a Alfândega é agora a casa do Museu dos Transportes e Comunicações, que tem vindo a construir e a solidificar uma relação

Leia mais

DE 12 A 19 JAN 2015. SEMANA COMEMORATIVA. 130 ANOS VIV A SOARES 2015 (PERFORMANCE) TODA A PROGRAMAÇÃO DISPONÍVEL EM WWW.ESSR.NET

DE 12 A 19 JAN 2015. SEMANA COMEMORATIVA. 130 ANOS VIV A SOARES 2015 (PERFORMANCE) TODA A PROGRAMAÇÃO DISPONÍVEL EM WWW.ESSR.NET 2015 12 JAN 10h00 PEQUENA EXIBIÇÃO DE DANÇA ABERTURA DA 2015 COMEMORAÇÃO DO 130 ANOS DA EASR HOMENAGEM AO ESCULTOR SOUSA CALDAS Convidado Francisco Caetano 11h45 GRUPO CORAL DOS PROFESSORES DO PORTO Maestro

Leia mais

CONCURSO. "Mudanças Climáticas em Cabo Verde: suas causas, consequências e estratégias de mitigação FOTOGRAFIA PAGINA FACEBOOK OBRAS PLASTICAS

CONCURSO. Mudanças Climáticas em Cabo Verde: suas causas, consequências e estratégias de mitigação FOTOGRAFIA PAGINA FACEBOOK OBRAS PLASTICAS CONCURSO "Mudanças Climáticas em Cabo Verde: suas causas, consequências e estratégias de mitigação FOTOGRAFIA PAGINA FACEBOOK OBRAS PLASTICAS Abertura: 17 de Junho de 2015 Prazo limite para se candidatar:

Leia mais

A EPA em 20 anos uma sinopse

A EPA em 20 anos uma sinopse A EPA em 20 anos uma sinopse A Escola Profissional de Comércio de Aveiro (EPCA), iniciou a sua atividade, em instalações provisórias, no ano letivo de 1992/1993, com 2 turmas num total de 50 alunos e apenas

Leia mais

A amizade abana o rabo

A amizade abana o rabo RESENHA Leitor iniciante Leitor em processo Leitor fluente ILUSTRAÇÕES: Marina relata, nessa história, seu encontro com cães especiais, que fazem parte de sua vida: Meiga, Maribel e Milord. A história

Leia mais

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Priscila de Macedo Pereira e Souza Resumo: Uma experiência numa escola pública de Goiânia, usando da técnica Sticker Art para

Leia mais

Serviços de Informação e Documentação Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Tel: 217903024 Fax: 217903025 URL: http://biblioteca.iscte.

Serviços de Informação e Documentação Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Tel: 217903024 Fax: 217903025 URL: http://biblioteca.iscte. Serviços de Informação e Documentação Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Tel: 217903024 Fax: 217903025 URL: http://biblioteca.iscte.pt E-mail: biblioteca@iscte.pt Com a actividade Arte na Biblioteca

Leia mais

CONCURSO PARA A REDE DE ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO

CONCURSO PARA A REDE DE ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO CONCURSO PARA A REDE DE ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO AGRICULTURA FAMILIAR Comissão Nacional da UNESCO ; u r l: h t t p : / / w w w. u n e s c o p o r t u g a l. m n e. p t Concurso para a Rede de Escolas

Leia mais

Cool Pet Photo RETRATO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. TM 00351 917006337 EMAIL coolpetphoto@gmail.com. WEB www.coolpetphoto.com

Cool Pet Photo RETRATO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. TM 00351 917006337 EMAIL coolpetphoto@gmail.com. WEB www.coolpetphoto.com Cool Pet Photo RETRATO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO TM 00351 917006337 EMAIL coolpetphoto@gmail.com WEB www.coolpetphoto.com Parabéns! Se está a ler isto, provavelmente tem um animal de estimação que adora

Leia mais

OS MEMBROS DA MINHA FAMÍLIA

OS MEMBROS DA MINHA FAMÍLIA NOME OS MEMBROS DA MINHA FAMÍLIA ESTABELEÇO RELAÇÕES DE PARENTESCO : avós, pais, irmãos, tios, sobrinhos Quem pertence à nossa família? Observa as seguintes imagens. Como podes observar, nas imagens estão

Leia mais

Câmara Municipal de Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa Câmara Municipal de Lisboa Direcção Municipal de Cultura Divisão de Gestão de Bibliotecas O REGICÍDIO, 100 ANOS DEPOIS (1908-2008) PROGRAMAÇÃO HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA BIBLIOTECA MUSEU REPÚBLICA

Leia mais

ARTES PLÁSTICAS (BACHARELADO)

ARTES PLÁSTICAS (BACHARELADO) assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 ARTES PLÁSTICAS (BACHARELADO) Segunda Etapa Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Leia mais

Lutador empenhado pela causa do Movimento Moderno dele nos ficou a obra e a imagem exemplar do arquitecto e do cidadão."

Lutador empenhado pela causa do Movimento Moderno dele nos ficou a obra e a imagem exemplar do arquitecto e do cidadão. APRESENTAÇÃO Comemorando o centenário do nascimento de Arménio Losa, uma das mais destacadas figuras no panorama arquitectónico português do século XX, a OASRN em conjunto com várias personalidades e instituições

Leia mais

Concurso Fotográfico Património e Paisagem Urbana do Concelho

Concurso Fotográfico Património e Paisagem Urbana do Concelho JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2011 PATRIMONIO E PAISAGEM URBANA As Jornadas Europeias do Património, promovidas em Portugal pelo IGESPAR a 23/24/25 de Setembro, são uma iniciativa anual do Conselho

Leia mais

EDITAL N 01/2013/SECULT

EDITAL N 01/2013/SECULT EDITAL N 01/2013/SECULT EDITAL DE OCUPAÇÃO DAS SALAS DE EXPOSIÇÕES FREDERICO TREBBI, INAH D AVILA COSTA E ANTÔNIO CARINGI E DO JARDIM DO CENTRO CULTURAL ADAIL BENTO COSTA O Município de Pelotas, através

Leia mais

Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças, do Ambiente, do Ordenamento do

Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças, do Ambiente, do Ordenamento do Diploma: Ministérios das Finanças e da Administração Pública, do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, da Economia e da Inovação, da Agricultura, do Desenvolvimento Rural

Leia mais

DGEstE Direção de Serviços da Região Centro

DGEstE Direção de Serviços da Região Centro DGEstE Direção de Serviços da Região Centro Bibliotecas Escolares - Plano Anual de Atividades (PAA) Ano letivo 2014/2015 Este PAA encontra-se estruturado em 4 domínios (seguindo as orientações da RBE)

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura Decreto lei n.º 7/03 de 6 de Junho Considerando a criação do Ministério da Cultura através do Decreto Lei n.º 16/02, de 9 de Dezembro; Convindo garantir o seu funcionamento de acordo

Leia mais

CONCURSO DESIGN DE ILUMINAÇÃO INDELAGUE 13 HOTEL+HOME DESIGN

CONCURSO DESIGN DE ILUMINAÇÃO INDELAGUE 13 HOTEL+HOME DESIGN CONCURSO DESIGN DE ILUMINAÇÃO INDELAGUE 13 HOTEL+HOME DESIGN 1.OBJETIVO Este concurso pretende ser um meio de divulgar, impulsionar e apoiar os jovens designers portugueses para a sua integração na indústria

Leia mais

APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre. Aula 13

APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre. Aula 13 APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre Aula 13 Identidade Visual Embora você possa nunca ter ouvido falar em identidade visual, todos nós estamos sempre sendo bombardeados pelas identidades

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES AO NORTE AO NORTE ASSOCIAÇÃO DE PRODUÇÃO E ANIMAÇÃO AUDIOVISUAL

PLANO DE ATIVIDADES AO NORTE AO NORTE ASSOCIAÇÃO DE PRODUÇÃO E ANIMAÇÃO AUDIOVISUAL PLANO DE ATIVIDADES AO NORTE 2013 AO NORTE ASSOCIAÇÃO DE PRODUÇÃO E ANIMAÇÃO AUDIOVISUAL PRAÇA D. MARIA II. 113. R/C. 4900-489. VIANA DO CASTELO tel 258 821 619 e-mail: ao-norte@nortenet.pt www.ao-norte.com

Leia mais

Desejamos a todos um excelente ano letivo!

Desejamos a todos um excelente ano letivo! O Museu Municipal de Loulé apresenta o programa Visita Brincando, para o ano letivo 2014/2015. Este programa é construído em torno do nosso Património Cultural e pretende contribuir para despertar o olhar,

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 7 12 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!///////////////////// 3 CINEMA EM CASA!//////////////////////////////////////////////////// 4 QUE FEITIÇO É ESTE?/////////////////////////////////////////////////

Leia mais

CONCURSO CRIAÇÃO DE UM CARTAZ

CONCURSO CRIAÇÃO DE UM CARTAZ CONCURSO CRIAÇÃO DE UM CARTAZ REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO Para assinalar a Comemoração do Dia Mundial da Diabetes, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o Centro Hospitalar entre Douro de Vouga (CHEDV),

Leia mais

Um lugar de encontro...sempre!

Um lugar de encontro...sempre! Caro(a) leitor(a) e amigo(a), Um lugar de encontro...sempre! Num mês que se adivinha frio, a Biblioteca surge como uma alternativa, onde pode disfrutar de momentos bem passados, num local aconchegante

Leia mais

xposição Pintura "outras formas de olhar" outubro2008 galeria municipal exposição colectiva Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço

xposição Pintura outras formas de olhar outubro2008 galeria municipal exposição colectiva Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço exposição colectiva "outras formas de olhar" Maria Emília Milheiro Teresa Rodarte xposição Pintura Lucinda Barrinha Manuela Reis outubro2008 galeria municipal Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço

Leia mais

Projecto de criação de uma escola de Gestão das Artes. Algumas considerações estratégicas

Projecto de criação de uma escola de Gestão das Artes. Algumas considerações estratégicas Projecto de criação de uma escola de Gestão das Artes Algumas considerações estratégicas António Jorge Monteiro Abril de 1992 2 I. A História II. O Mercado III. Os Cursos IV. Os Professores V. Os Alunos

Leia mais

Raimundo Cela um mestre brasileiro

Raimundo Cela um mestre brasileiro CARTA DO SETOR EDUCATIVO MAB/FAAP ÀS ESCOLAS Exposição Raimundo Cela um mestre brasileiro Ação Educativa entre 12 de junho e 24 de julho de 2016 Raimundo Cela, Jangada rolando para o mar, 1950. Óleo sobre

Leia mais

CW&ACOMUNICAÇÃO. Veículo: O Dia_Caderno D Data: 30/07/2007

CW&ACOMUNICAÇÃO. Veículo: O Dia_Caderno D Data: 30/07/2007 Veículo: O Dia_Caderno D Data: 30/07/2007 Veículo: O Globo_Segundo Caderno Data: 21/07/2007 Veículo: O Globo_Zona Sul Data: 30/08/2007 Veículo: Jornal do Commercio Marcia Peltier Data: 23/07/2007 Veículo:

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA VIVER POMBAL

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA VIVER POMBAL REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA VIVER POMBAL ENQUADRAMENTO O concurso fotográfico Viver Pombal é um concurso integrado no Serviço Educativo do Teatro-Cine de Pombal, organizado pela Câmara Municipal

Leia mais

DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE

DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE Por Sérgio Cohn Sergio Cohn: Como foram as suas experiências na criação de cédulas ao lado do Aloísio Magalhães? João de Souza Leite: Eu tive duas experiências

Leia mais

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO Maria João Valente Rosa Membro do Conselho Superior de Estatística; Professora Universitária da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa;

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARTES VISUAIS PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO CENTRO CULTURAL BOULEVARD LONDRINA SHOPPING

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARTES VISUAIS PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO CENTRO CULTURAL BOULEVARD LONDRINA SHOPPING 1 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARTES VISUAIS PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO CENTRO CULTURAL BOULEVARD LONDRINA SHOPPING Regulamento editado pelo Boulevard Londrina Shopping, inscrito sob CNPJ 09.191.802/0002-81,

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Dirigida a: crianças do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. Duração: 50 minutos. Relevância /interesse do estudo: Quase todas as crianças

Leia mais

HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA Serviço de Actividades Culturais e Educativas

HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA Serviço de Actividades Culturais e Educativas HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA Serviço de Actividades Culturais e Educativas Revistas de Turismo na Colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa (1911-2011) Mostra Bibliográfica Guião Lisboa, 3 de Maio a

Leia mais

Alunos do 5º Ano Turma B

Alunos do 5º Ano Turma B Alunos do 5º Ano Turma B Boa tarde e Bem Vindos! 1 Todos conhecem a Prof.ª Isabel O meu nome é Alexandre e trabalho na empresa 2 Estamos aqui para vos apresentar o Projecto Concurso Escola Alerta! 3 O

Leia mais

MUNICÍPIO DO BARREIRO ASSEMBLEIA MUNICIPAL

MUNICÍPIO DO BARREIRO ASSEMBLEIA MUNICIPAL MUNICÍPIO DO BARREIRO ASSEMBLEIA MUNICIPAL EDITAL Nº 11/10 - - - Frederico Fernandes Pereira, Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, torna pública que, por deliberação deste órgão autárquico na

Leia mais

APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA

APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA 1 de Abril de 2004 População e Sociedade Educação e Formação 2003 (Dados provisórios) APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA No último ano, mais de um milhão e meio de indivíduos com 15 ou mais anos, ou seja, 18,7,

Leia mais

REGULAMENTO DA MEDIATECA DO BCI FOMENTO

REGULAMENTO DA MEDIATECA DO BCI FOMENTO 1 I Natureza e Funções REGULAMENTO DA MEDIATECA DO BCI FOMENTO A Mediateca do BCI FOMENTO é um centro de documentação integrado do BCI, SARL. A sua sede funciona na cidade do Maputo, dispondo de uma antena

Leia mais

REGULAMENTO. I CONCURSO NACIONAL DE FOTOGRAFIA DOS CORREIOS Vá mais longe 1. OBJETIVO

REGULAMENTO. I CONCURSO NACIONAL DE FOTOGRAFIA DOS CORREIOS Vá mais longe 1. OBJETIVO REGULAMENTO 1. OBJETIVO 1.1 O I Concurso Nacional de Fotografia dos Correios tem como objetivos reunir imagens que representem a atuação dos Correios, especialmente a relação da empresa com a sociedade;

Leia mais

Projecto Anual com Escolas Ano lectivo 2010/2011

Projecto Anual com Escolas Ano lectivo 2010/2011 Projecto Anual com Escolas Ano lectivo 2010/2011 1. Enquadramento O Serviço Educativo da Casa das Histórias Paula Rego é entendido como um sector de programação que visa uma mediação significativa entre

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOLEGÃ

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOLEGÃ REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOLEGÃ A Lei 159/99, de 14 de Setembro estabelece no seu artigo 19º, n.º2, alínea b), a competência dos órgãos municipais para criar os conselhos locais de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO COORDENADORA: CARLA GASPAR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO COORDENADORA: CARLA GASPAR COORDENADORA: CARLA GASPAR PROJECTOS DE ÂMBITO NACIONAL COORD. SOFIA DE JESUS COORD. FÁTIMA FERRAZ COORD. DOLORES LEITE (3º ciclo) COORD. ERNESTINA PINHEIRO COORD. Mª MANUEL MONTEIRO (Pré-Escolar) PROJECTOS

Leia mais

1. O que é? 2. O que se pretende? 3. Quem pode concorrer?

1. O que é? 2. O que se pretende? 3. Quem pode concorrer? 1. O que é? Trata-se de um Programa de Bolsas de Investigação na Área da Cidade e da Arquitectura, entendido como um apoio a jovens na realização de um trabalho inédito de investigação, com a duração de

Leia mais

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 2013-2014. Centro de Arqueologia de Almada

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 2013-2014. Centro de Arqueologia de Almada EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 2013-2014 Centro de Arqueologia de Almada Centro de Arqueologia de Almada O Centro de Arqueologia de Almada (CAA), criado em 1972, dedicou-se desde o início à investigação e divulgação

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

PROJETO SARAU SABERES E SABORES

PROJETO SARAU SABERES E SABORES PROJETO SARAU SABERES E SABORES JUSTIFICATIVA Em Parintins, o acesso ao livro e a leitura é bastante limitado. Este Município tem apenas uma Biblioteca Pública e uma livraria (LUPA), há as bibliotecas

Leia mais