A Direção Municipal de Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Direção Municipal de Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar"

Transcrição

1

2 A Direção Municipal de Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de ensino ou de natureza e fins culturais. Os interessados podem contactar a Direção Municipal de Cultura através do endereço eletrónico dmcultura@cm-porto.pt, indicando o título da exposição ou apresentação digital pretendida, o período de empréstimo e o local a que se destina.

3 António Nobre: o Poeta do Só Para comemorar o 1º Centenário da morte de António Nobre, em 2000, a Biblioteca Pública Municipal do Porto e a Biblioteca Municipal de Matosinhos organizaram uma pequena exposição, a partir de peças originais do espólio do Poeta á guarda das duas bibliotecas, constituída por fotografias do próprio, de alguns dos seus escritos e de locais que frequentou ou por onde passou. É constituída por 12 molduras, de 70x60cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral. A Índia Portuguesa: uma visão oitocentista Tendo sido produzida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto, no âmbito do 5º Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia apresenta um conjunto de reproduções fotográficas de gravuras que ilustram a obra "A Índia Portuguesa", de António Lopes Mendes. É constituída por 23 painéis, de 100x70cm, com fotografias, destinada ao público em geral.

4 Tesouros da Biblioteca Pública Municipal do Porto Tendo sido produzida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto no âmbito das comemorações dos 175 anos da sua Fundação, esta Exposição, tem como objectivo divulgar alguns dos documentos mais representativos e de elevado interesse cultural que integram as colecções, fundos e núcleos especiais à guarda da Biblioteca Pública Municipal do Porto. É constituída por 12 painéis, de 85x200cm, com reproduções fotográficas e texto, e é acompanhada por documentação, em suporte escrito, destinada ao público em geral. 25 de Abril - 1º de Maio: o virar de uma página da história Tendo sido produzida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto, esta mostra fotográfica, representativa do que foi a imprensa periódica em 1974, no nosso país e nas então chamadas províncias ultramarinas, durante esse momento particular da nossa história contemporânea recente, tem por objectivo assinalar o primeiro quarto de século do 25 de Abril. É constituída por 32 painéis, de 104x74cm, com fotografias de primeiras páginas de jornais nacionais, destinada ao público em geral.

5 Desenhos de História Natural: Zoologia e Botânica do Brasil Tendo sido produzida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto, esta Exposição, com reproduções fotográficas de 87 desenhos do manuscrito 1200 da BPMP, atribuídos aos desenhadores Joaquim José Codina e José Joaquim Freire, que entre 1783 e 1792 acompanharam Alexandre Rodrigues Ferreira, naturalista baiano formado na Universidade de Coimbra, numa expedição ao norte do Brasil, com o objectivo de recolher material para o Real Museu da Ajuda, tem como objectivo dar a conhecer a fauna e flora do Brasil do séc. XVIII. É constituída por 34 painéis, de 70x60cm, com reproduções fotográficas de desenhos aguarelados da fauna e flora do Brasil, destinada ao público em geral. Letras e Cores: Ideias e Autores da República A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanística - literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, dez ilustradores tratam plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas. É constituída por 12 cartazes, de 100x70cm, com imagens e texto, destinada ao público em geral

6 Espaços e cidades em Moçambique Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, tem como objectivo chamar a atenção para o percurso histórico e geográfico dos espaços urbanos em Moçambique. É constituída por 25 cartazes, numerados, de 70x100cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral. O mundo de Pedro Nunes e de Damião de Góis: Dá a conhecer as grandes transformações originadas no século XVI, que marcam a aurora dos tempos modernos. É constituída por 24 cartazes, numerados, de 70x100 cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

7 Padre António Vieira: vida e obra Vida e obra desta figura ímpar da cultura portuguesa. É constituída por 25 cartazes, numerados, de 70x100 cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral Cenas da Vida Portuense caricaturas de Manuel Monterroso A partir das caricaturas deste artista nortenho publicadas nos jornais e revistas portuenses na primeira metade do séc. XX é retratada uma sociedade em mudança e uma cidade em reboliço. 40 caricaturas 20x30 cm emolduradas (50x60 cm) e 6 painéis 70x90cm e 80x100 cm.

8 Palavras da Terra Textos de prosa e poesia de diversos Autores, acompanhados de imagens, alusivas a diversas regiões de Portugal Continental e Ilhas. É constituída por 25 cartazes, de 70x100 cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral. Camilo Castelo Branco: Vida e obra Vida e Obra desta figura ímpar da cultura portuguesa. Apresentação, em suporte informático, na aplicação PowerPoint, com duração de cerca de 17 minutos, destinada ao público em geral.

9 História d O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha e das suas aventuras... Divulga um dos maiores clássicos da literatura universal: O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. Apresentação, em suporte informático, na aplicação PowerPoint, com duração de cerca de 30 minutos, destinada ao público em geral. Alberto Serpa, A paixão de Coleccionar Divulga uma rara colecção de manuscritos que Alberto de Serpa (figura do meio intelectual e literário do séc. XX, nascido no Porto em 1906, que integrou o movimento da Presença) compilou ao longo de uma vida dedicada à cultura e às letras, e que a BPMP adquiriu em Apresentação, em suporte informático, na aplicação PowerPoint, com duração de cerca de 10 minutos, destinada ao público em geral.

10 Camélias Divulga alguns dos mais belos e variados exemplares desta flor a partir de bibliografia específica da B.P.M.P. Apresentação, em suporte informático, na aplicação PowerPoint, com duração de cerca de 20 minutos, destinada ao público em geral. Em Torno de Almeida Garrett Almeida Garrett foi muito em pouco tempo. É considerado, por muitos autores, como o escritor português mais completo de todo o século XIX - iniciador do Romantismo, refundador do teatro português, criador do lirismo moderno, criador da prosa moderna, jornalista, político, legislador, compositor Tantas vidas em Almeida Garrett, tantas faces por desvendar, tanto terreno por palmilhar, tantas folhas por agarrar um viajar sem sair do lugar. Apresentação, em suporte informático.

11 Alves Redol: Vida é obra A vida e obra de Alves Redol, homenageando, no centenário do seu nascimento ( ), o autor, permitindo o conhecimento e divulgação de um dos maiores vultos da literatura do Neo - Realismo português. Apresentação, em suporte informático. Um olhar sobre o Porto Medieval O Porto é uma cidade sobre a qual se possui muita informação sobre o passado medieval. Nesta mostra procurou-se sintetizar os dados conhecidos, tentando-se a reconstituição do burgo; o relevo, a vida quotidiana, os serviços, etc. Exposição constituída por 19 painéis com 100x70 cm cada.

12 Imagens do Porto Oitocentista As gravuras constituem imagens do Porto que foram gravadas em madeira na segunda metade do séc. XIX. Estão representadas figuras típicas, paisagens, monumentos e acontecimentos marcantes para a cidade. Exposição constituída por 50 gravuras emolduradas (50x40cm cada). Vamos conhecer a História da 1ª República Através de painéis onde as imagens dominam é elaborada uma apresentação que de forma didáctica se fala do que deu origem à implantação da república e dos movimentos político-sociais que dela saíram. 5 painéis em K-line

13 João de Barros João de Barros é uma das figuras mais marcantes da cultura portuguesa de Quinhentos. A sua obra exprime um percurso em que se confrontam traços de uma mundividência medieval com a modernidade, cosmopolitismo e abertura ao mundo da cultura do Renascimento. Exposição composta por 24 painéis em K-line de 100x70 cm. Camões Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, esta Exposição, tem como objectivo chamar a atenção para a Vida e Obra desta figura ímpar da cultura portuguesa e universal. É constituída por 38 painéis, de 70x60cm, com reproduções fotográficas e texto, destinada ao público em geral.

14 julho Evocações portuenses a propósito da chegada do homem à Lua No ano em que a humanidade dá um gigantesco passo no avanço científico e tecnológico, o Porto é uma cidade de contrastes a nível social, cultural, urbanístico. É esta realidade nacional e internacional que se apresenta em 13 painéis (K-line, com 130x90 cm).

15

Biblioteca Pública Municipal do Porto EXPOSIÇÕES ITINERANTES

Biblioteca Pública Municipal do Porto EXPOSIÇÕES ITINERANTES Biblioteca Pública Municipal do Porto EXPOSIÇÕES ITINERANTES António Nobre: o Poeta do Só Para comemorar o 1º Centenário da morte de António Nobre, em 2000, a Biblioteca Pública Municipal do Porto e a

Leia mais

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de

Leia mais

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de

Leia mais

Exposição em parceria com o GICAV. EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DOS 15 ANOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL D.MIGUEL DA SILVA

Exposição em parceria com o GICAV. EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DOS 15 ANOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL D.MIGUEL DA SILVA PROGRAMA 15 ANOS JAN > DEZ EXPOSIÇÕES LUIZ BEIRA: A PAIXÃO PELAS ARTES O LEGADO A VISEU DE 28 JAN A 22 ABR 2017 Exposição em parceria com o GICAV. Luiz Beira é um ilustre crítico e colecionador de Banda

Leia mais

ROMANTISMO: POESIA. Profa. Brenda Tacchelli

ROMANTISMO: POESIA. Profa. Brenda Tacchelli ROMANTISMO: POESIA Profa. Brenda Tacchelli INTRODUÇÃO Empenho em definir um perfil da cultura brasileira, no qual o nacionalismo era o traço essencial. Primeira metade do século XIX Com a vinda da corte

Leia mais

PROGRAMA 15 ANOS JAN > DEZ EXPOSIÇÕES LUIZ BEIRA: A PAIXÃO PELAS ARTES O LEGADO A VISEU

PROGRAMA 15 ANOS JAN > DEZ EXPOSIÇÕES LUIZ BEIRA: A PAIXÃO PELAS ARTES O LEGADO A VISEU PROGRAMA 15 ANOS JAN > DEZ EXPOSIÇÕES LUIZ BEIRA: A PAIXÃO PELAS ARTES O LEGADO A VISEU DE 28 JAN A 22 ABR 2017 Exposição em parceria com o GICAV. Luiz Beira é um ilustre crítico e colecionador de Banda

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA PORTUGUESA MODERNA CONTEMPORÂNEA. Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA PORTUGUESA MODERNA CONTEMPORÂNEA. Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA PORTUGUESA MODERNA CONTEMPORÂNEA Arquitectura e Artes (1º Ciclo) Ano Lectivo 2013/2014 2. Curso

Leia mais

a sua determinação em fazer do Museu Etnológico Português (o actual Museu Nacional de Arqueologia) uma instituição aberta ao mundo, dotada de

a sua determinação em fazer do Museu Etnológico Português (o actual Museu Nacional de Arqueologia) uma instituição aberta ao mundo, dotada de (1º texto) A grande aventura fotográfica do século XIX teve nos registos de viagens ao Próximo Oriente um dos seus mais extraordinários expoentes, iniciando-se imediatamente após a divulgação do processo

Leia mais

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série Possibilitar reflexões de cunho histórico-cultural por meio da literatura, entendendo o processo de formação desta no Brasil e no ocidente. Explorar variedades

Leia mais

A MÚSICA NA SÉ DE CASTELO BRANCO APONTAMENTO HISTÓRICO E CATÁLOGO DOS FUNDOS MUSICAIS

A MÚSICA NA SÉ DE CASTELO BRANCO APONTAMENTO HISTÓRICO E CATÁLOGO DOS FUNDOS MUSICAIS MARIA LUÍSA FARIA DE SOUSA CERQUEIRA CORREIA CASTILHO A MÚSICA NA SÉ DE CASTELO BRANCO APONTAMENTO HISTÓRICO E CATÁLOGO DOS FUNDOS MUSICAIS FACULDADEDE LETRAS COIMBRA, 1992 ÍNDICE Pag. Nota introdutória........

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA PORTUGUESA MODERNA CONTEMPORÂNEA Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA PORTUGUESA MODERNA CONTEMPORÂNEA Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA PORTUGUESA MODERNA CONTEMPORÂNEA Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Arquitectura e Artes (1º Ciclo) 2. Curso Arquitectura 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

Plano Anual de Atividades Departamento de Ciências Humanas

Plano Anual de Atividades Departamento de Ciências Humanas Geografia - Conhecer o funcionamento de uma Central Termoelétrica; - Reconhecer a importância dos recursos e da sua preservação. Geografia e Alunos do 9º Ano Museu da Eletricidade Visitas de estudo HGP

Leia mais

1. Fernando Pessoa. Oralidade. Leitura

1. Fernando Pessoa. Oralidade. Leitura 1. Fernando Pessoa Oralidade Exposição sobre um tema. Tema musical. Rubrica radiofónica. Texto de opinião. Anúncio publicitário. Documentário. Debate 1. Interpretar textos orais de diferentes géneros.

Leia mais

OLÉGIO E CURSO MASTER

OLÉGIO E CURSO MASTER CORUJA CORPORATIONS PRESENTS OLÉGIO E CURSO MASTER ROMANTISMO EM PORTUGAL PROFESSOR RENATO TERTULIANO INÍCIO - 1825 - Publicação do poema narrativo Camões, de autoria de Almeida Garrett, que tem como conteúdo

Leia mais

BULHÃO PATO NA COLEÇÃO DA HEMEROTECA DE LISBOA

BULHÃO PATO NA COLEÇÃO DA HEMEROTECA DE LISBOA HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA Serviço de Atividades Culturais e Educativas CENTENÁRIO DA MORTE DE BULHÃO PATO (1829 1912) BULHÃO PATO NA COLEÇÃO DA HEMEROTECA DE LISBOA Mostra Bibliográfica Guião Lisboa,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA 2 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Rogério Santana CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 64h CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Biblioteca Central A CERVANTINA BIBLIOTECA CENTRAL DA FLUP PORTO, ABRIL DE 2016

Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Biblioteca Central A CERVANTINA BIBLIOTECA CENTRAL DA FLUP PORTO, ABRIL DE 2016 Faculdade de Letras da Universidade do Porto Biblioteca Central A CERVANTINA DA BIBLIOTECA CENTRAL DA FLUP PORTO, ABRIL DE 2016 Fig. 1 FICHA TÉCNICA Título: A Cervantina da Biblioteca Central da FLUP Nota

Leia mais

TESOUROS DA JOALHARIA EM PORTUGAL E NO BRASIL

TESOUROS DA JOALHARIA EM PORTUGAL E NO BRASIL TESOUROS DA JOALHARIA EM PORTUGAL E NO BRASIL Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa Professor Catedrático e Director CITAR/EA-UCP RESUMO O conhecimento da História da Joalharia em Portugal e no Brasil

Leia mais

Da criação à utilização: Espólios patrimoniais em bibliotecas especializadas. Eunice Pinto I Jorge Resende I Paulo Leitão

Da criação à utilização: Espólios patrimoniais em bibliotecas especializadas. Eunice Pinto I Jorge Resende I Paulo Leitão Da criação à utilização: Espólios patrimoniais em bibliotecas especializadas Eunice Pinto I Jorge Resende I Paulo Leitão Acervos patrimoniais: novas perspetivas e abordagens I Campo Arqueológico de Mértola

Leia mais

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL - 6º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL º PERÍODO: 13 semanas (+/- 26 tempos)

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL - 6º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL º PERÍODO: 13 semanas (+/- 26 tempos) HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL - 6º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 2013-2014 1º PERÍODO: 13 semanas (+/- 26 tempos) Diagnóstico e atividades preparatórias (2 tempos) Rever a última matéria de 5ºano 3.3. A vida

Leia mais

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO 1.5.2. Tendências culturais: entre o naturalismo e as vanguardas - Pintura Tradicional: naturalismo Academismo: Columbano B. Pinheiro e Silva Porto, por ex. Cenas de costume (cenas populares, rurais) botas

Leia mais

I Encontro de Museus do Douro 25 de Setembro de Museu D.ra Berta Cabral Vila Flor

I Encontro de Museus do Douro 25 de Setembro de Museu D.ra Berta Cabral Vila Flor I Encontro de Museus do Douro 25 de Setembro de 2007 Museu D.ra Berta Cabral Vila Flor Museu D.ra Berta Cabral Situado no largo Dr. Alexandre de Matos, perto da Igreja Matriz, o Museu Dr.ª Berta Cabral

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Literatura Portuguesa I. Professor(es):

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Literatura Portuguesa I. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Letras Língua Portuguesa Semestre/ Módulo: 5º Semestre Componente Curricular: Literatura Portuguesa I Professor(es): Carga Horária: 50 horas Período: 1º Semestre/2017

Leia mais

ESTUDOS GERAIS Instruções para as Inscrições 2014/2015 (2.º e 3.º ANOS)

ESTUDOS GERAIS Instruções para as Inscrições 2014/2015 (2.º e 3.º ANOS) ESTUDOS GERAIS Instruções para as Inscrições 2014/2015 (2.º e 3.º ANOS) Cumprido o tronco comum, para perfazer os 180 créditos ECTS, o aluno pode optar por um ou dois majors, por um major e dois minors,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: Literatura Portuguesa II PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Pedro Carlos Louzada Fonseca CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS - Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável. (C.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CULTURA PORTUGUESA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CULTURA PORTUGUESA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular CULTURA PORTUGUESA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso MARKETING 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

> Serviço Educativo. Atividades Visitas Oficinas

> Serviço Educativo. Atividades Visitas Oficinas > Serviço Educativo Atividades Visitas Oficinas O Arquivo Municipal de Lisboa guarda documentos sobre a história e a administração da cidade de Lisboa, desde o século XIII até à atualidade. Nele se reúne,

Leia mais

SERVIÇO DE PÚBLICOS E DESENVOLVIMENTO CULTURAL DIRECÇÃO DA CULTURA DA SCML

SERVIÇO DE PÚBLICOS E DESENVOLVIMENTO CULTURAL DIRECÇÃO DA CULTURA DA SCML SERVIÇO DE PÚBLICOS E DESENVOLVIMENTO CULTURAL DIRECÇÃO DA CULTURA DA SCML ACTIVIDADES JOVENS 12-18 ANOS DE IDADE Largo Trindade Coelho 1200-470 Lisboa Tel. 213 235 233/824/065 www.scml.pt/ www.museu-saoroque.com

Leia mais

Acesso à informação cartográfica: Práticas e experiências em arquivos portugueses AHU e IAN/TT. Ana Canas Ana Lopes

Acesso à informação cartográfica: Práticas e experiências em arquivos portugueses AHU e IAN/TT. Ana Canas Ana Lopes Acesso à informação cartográfica: Práticas e experiências em arquivos portugueses AHU e IAN/TT Ana Canas Ana Lopes Cartografia e Memória Comum A importância da cartografia portuguesa no Património Arquivístico

Leia mais

Projetos da área de ECLLP/USP PROJETOS DE DOCENTES

Projetos da área de ECLLP/USP PROJETOS DE DOCENTES s da área de ECLLP/USP PROJETOS DE DOCENTES s da área de ECLLP/USP http://www.fflch.usp.br/dlcv/posgraduacao/ecl/ Docente Antonio de Moraes *D Acervo de Fidelino Figueiredo (coordenação) Docente Arlete

Leia mais

Capa: obra de Daniel Senise (Sem titulo) Um tesouro. da Nossa. Biblioteca. Nº21 fevereiro 2018 BMPS

Capa: obra de Daniel Senise (Sem titulo) Um tesouro. da Nossa. Biblioteca. Nº21 fevereiro 2018 BMPS Capa: obra de Daniel Senise (Sem titulo) Um tesouro da Nossa Biblioteca Nº21 fevereiro 2018 BMPS O Azulejo Português e a Arte Nova = Portuguese Tiles and Art Nouveau A. J. Barros Veloso, Isabel Almasqué

Leia mais

MEDIATECA PLANO DE ACTIVIDADES 2011/2012

MEDIATECA PLANO DE ACTIVIDADES 2011/2012 Mediateca Plano de Actividades 2011/2012 pág. 1/6 Introdução MEDIATECA PLANO DE ACTIVIDADES 2011/2012 A Mediateca estrutura-se como um sector essencial do desenvolvimento do currículo escolar e as suas

Leia mais

Exposição Bibliográfica 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa

Exposição Bibliográfica 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa Exposição Bibliográfica 130 anos do nascimento de Espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da Universidade do Minho, campus de Gualtar, de 04 a 30 de junho, de segunda a sextafeira, das 8h30 às 24h e sábados

Leia mais

Bibliografia. Documentos oficiais:

Bibliografia. Documentos oficiais: Bibliografia ANDRESEN, Sophia, A Árvore, Liv. Figueirinhas, Porto, 1987. AREAL, Zita, Visualmente a Cor. 1ª Edição, Areal Editores, Porto,1995. Visualmente Educação Visual 7º, 8º e 9º Anos Terceiro Ciclo

Leia mais

1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese)

1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese) 1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese) O ROMANTISMO foi um movimento artístico, político, filosófico e literário surgido nas últimas décadas do Século XVIII

Leia mais

ROMANTISMO SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI

ROMANTISMO SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI ROMANTISMO SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI INÍCIO NA INGLATERRA E NA ALEMANHA ATÉ METADE DO SÉC. XIX; DISPUTAS DE PODER, FIM DA NOBREZA E ARISTOCRACIA; LITERATURA PARA A BURGUESIA E VISTA COMO ENTRETENIMENTO.

Leia mais

Castelo de Leiria. Igreja de Santa Maria da Pena

Castelo de Leiria. Igreja de Santa Maria da Pena Castelo de Leiria Castelo medieval, artística e arquitetonicamente representativo das diversas fases de construção e reconstrução desde a sua fundação até ao século XX. Estruturas que compõem o conjunto

Leia mais

UMA ESPÉCIE DE INTRODUÇÃO PARA QUE POSSAMOS ENTENDER-NOS MELHOR

UMA ESPÉCIE DE INTRODUÇÃO PARA QUE POSSAMOS ENTENDER-NOS MELHOR 4 PLANO GERAL DA OBRA INTRODUÇÃO UMA ESPÉCIE DE INTRODUÇÃO PARA QUE POSSAMOS ENTENDER-NOS MELHOR 11 O que é a literatura? 11 Porquê História de Literatura em Portugal e não da Literatura Portuguesa? 12

Leia mais

SEMANA UNIVERSITÁRIA DA BIBLIOTECA CENTRAL. Biblioteca Central UnB

SEMANA UNIVERSITÁRIA DA BIBLIOTECA CENTRAL. Biblioteca Central UnB Biblioteca Central UnB SEMANA UNIVERSITÁRIA DA BIBLIOTECA CENTRAL O objeto é a participação das unidades no Programa Especial Semana Universitária 2018, por meio da realização de atividades que constituirão

Leia mais

Plano de Actividades da Biblioteca Escolar 2010/2011 Isabel Fonseca 2010/2011

Plano de Actividades da Biblioteca Escolar 2010/2011 Isabel Fonseca 2010/2011 Escola Secundária do Padrão da Légua (402412) Plano de Actividades da Biblioteca Escolar 2010/2011 Isabel Fonseca 2010/2011 DOMÍNIO A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular ACTIVIDADE OBJECTIVOS PÚBLICO

Leia mais

O MUNDO CONTINUARÁ A GIRAR

O MUNDO CONTINUARÁ A GIRAR C M Y CM MY CY CMY K Portugal e o Plano Marshall Crise Académica Salazar e Pétain Luso-Tropicalismo e Ideologia Colonial Crime e Sociedade Salazarismo e Cultura Popular Aventura Surrealista Salazar e as

Leia mais

O primeiro valor indicado em euros corresponde à reserva contratada com o proprietário cabral moncada leilões Q página 117

O primeiro valor indicado em euros corresponde à reserva contratada com o proprietário cabral moncada leilões Q página 117 594 CONJUNTO DE SEIS CADEIRAS DE ESPALDAR ALTO, nogueira e castanho, assentos e costas em couro lavrado com pregaria, portuguesas, séc. XIX, faltas e defeitos Dim. - 129 X 51 X 43 cm 1.000-1.500 596 CONJUNTO

Leia mais

Inauguração da exposição individual. alheava_a criação do mar. de Manuel Santos Maia. Curadoria de Baltazar Torres

Inauguração da exposição individual. alheava_a criação do mar. de Manuel Santos Maia. Curadoria de Baltazar Torres Inauguração da exposição individual alheava_a criação do mar de Manuel Santos Maia Curadoria de Baltazar Torres 28 Setembro na SEEA - Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica do

Leia mais

PÚBLICO EM GERAL VISITAS PATRIMÓNIO CULTURAL EXPOSIÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA

PÚBLICO EM GERAL VISITAS PATRIMÓNIO CULTURAL EXPOSIÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA SETEMBRO DEZEMBRO 2018 PÚBLICO EM GERAL VISITAS EXPOSIÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE RE METALLICA, de Gonçalo Jardim / INSTRMNTS, de Victor Gama / VisoVox, poesia visual e sonora até 30 de setembro O riso

Leia mais

MINISTÉRIO DA CULTURA E COORDENAÇÃO CIENTÍFICA. Decreto-Lei nº 74/82 de 3 de Março

MINISTÉRIO DA CULTURA E COORDENAÇÃO CIENTÍFICA. Decreto-Lei nº 74/82 de 3 de Março MINISTÉRIO DA CULTURA E COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Decreto-Lei nº 74/82 de 3 de Março O depósito legal tem-se regulado pelo Decreto nº 19 952, de 27 de Junho de 1931, ao qual foram sendo introduzidas várias

Leia mais

NORMAS DO CONCURSO FOTOGRAFIA DO CASTELO DE LANHOSO. Enquadramento

NORMAS DO CONCURSO FOTOGRAFIA DO CASTELO DE LANHOSO. Enquadramento NORMAS DO CONCURSO FOTOGRAFIA DO CASTELO DE LANHOSO Enquadramento O concurso de fotografia Des(focar) História, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, insere-se nas comemorações dos 20 Anos

Leia mais

HISTORIA DO TEATRO PORTUGUÊS

HISTORIA DO TEATRO PORTUGUÊS DUARTE IVO CRUZ A 369271 HISTORIA DO TEATRO PORTUGUÊS Editorial VERBO ÍNDICE GERAL PREFACIO PRIMEIRA PARTE 1193 a 1893 I - SINAIS DIFUSOS DO TEATRO PRÉ-VICENTINO Formas do Teatro medieval Teatro popular

Leia mais

95 JOSÉ CONTENTE "Porto - Rio Douro", óleo sobre madeira, assinado e dedicado Dim x 34 cm

95 JOSÉ CONTENTE Porto - Rio Douro, óleo sobre madeira, assinado e dedicado Dim x 34 cm 93 AURORA FIGUEIREDO - 1891-19?? "Paisagem com charco", óleo sobre tela, assinado Dim. - 36,5 x 45,5 cm 1.200-1.800 95 JOSÉ CONTENTE - 1907-1957 "Porto - Rio Douro", óleo sobre madeira, assinado e dedicado

Leia mais

Professoras 3º AM Jeane Alves 3º AT Jussara Baracho 3º BM/BT Maria Eliza Catunda 3º CM Rita Catunda

Professoras 3º AM Jeane Alves 3º AT Jussara Baracho 3º BM/BT Maria Eliza Catunda 3º CM Rita Catunda Professoras 3º AM Jeane Alves 3º AT Jussara Baracho 3º BM/BT Maria Eliza Catunda 3º CM Rita Catunda O desafio desse projeto será de investigação para assim conhecer, compreender e viver a história do Recife.

Leia mais

Entrevista 9 problemas de saúde que durante o último ano não o deixaram desfrutar em pleno de todo o seu talento., usa uma prótese num dos membros inferiores mas nem por isso abandonou o trabalho de campo

Leia mais

Competências/ Objectivos Conteúdos Estrutura Cotações

Competências/ Objectivos Conteúdos Estrutura Cotações Duração da Prova: 90 minutos + 30 minutos de tolerância Modalidade: Escrita Leitura. detectar linhas temáticas e de sentido, relacionando os diferentes elementos constitutivos do texto;. processar a informação

Leia mais

249 ESPELHO/APLIQUE BARROCO COM MOLDURA

249 ESPELHO/APLIQUE BARROCO COM MOLDURA 247 ESPELHO ROCAILLE COM MOLDURA EM MADEIRA ENTALHADA E DOURADA, vidro gravado "figura feminina", italiano, séc. XVIII, defeitos Dim. - 85 x 47 cm 249 ESPELHO/APLIQUE BARROCO COM MOLDURA EM MADEIRA ENTALHADA

Leia mais

COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA EM ESPINHO CONFERÊNCIA AS MULHERES NA PRIMEIRA REPÚBLICA

COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA EM ESPINHO CONFERÊNCIA AS MULHERES NA PRIMEIRA REPÚBLICA COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA EM ESPINHO MARÇO CONFERÊNCIA AS MULHERES NA PRIMEIRA REPÚBLICA Palestrante: Dra. Maria de Jesus Barroso Data: 5 de Março 17 horas Participação: Grupo de Percussão

Leia mais

comemorações do Centenário

comemorações do Centenário Programa das comemorações do Centenário da Implantação da República em Almada 1 OUTUBRO A 30 NOVEMBRO Letras e Cores, Ideias e Autores da República Fórum Municipal Romeu Correia / Biblioteca Municipal

Leia mais

7 Referências Bibliográficas

7 Referências Bibliográficas 7 Referências Bibliográficas ABDALA JR., Benjamin. A escrita neo-realista: análise sócio-estilística dos romances de Carlos de Oliveira e Graciliano Ramos. São Paulo: Ática, 1981.. Os cravos de abril In.

Leia mais

Português 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2016/2017

Português 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2016/2017 OBJETIVOS GERAIS 1. Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas. 2. Utilizar uma expressão oral correta, fluente

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

FREGUESIA DE RAMALDE. Comissão do Centenário da Republica Freguesia de Ramalde

FREGUESIA DE RAMALDE. Comissão do Centenário da Republica Freguesia de Ramalde CENTENÁRIO DA REPUBLICA 1910 2010 FREGUESIA DE RAMALDE MANIFESTO A República Portuguesa atinge o 1º século de vida. Os seus representantes preparam, como não podia deixar de ser, uma gala, que será dominada

Leia mais

Conteúdos programáticos - 11º Ano i

Conteúdos programáticos - 11º Ano i Guião de consulta Temas de História Conteúdos programáticos - 11º Ano i Dicionários de História Serrão, Joel (dir.), Dicionário de História de Portugal, 8 vols, Livraria Figuerinhas, Porto, 1985. Obras

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5.º Ano

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5.º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar

Leia mais

A Menina do Mar. Sophia de Mello Breyner Andresen. Professora: Natalina Quintas

A Menina do Mar. Sophia de Mello Breyner Andresen. Professora: Natalina Quintas A Menina do Mar Sophia de Mello Breyner Andresen Professora: Natalina Quintas Sophia de Mello Breyner Andresen Biografia Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto, 6 de Novembro de 1919 Lisboa, 2 de Julho

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ABDALA JR., Benjamin. Literatura, história e política. São Paulo: Ática, 1989. ALMEIDA, António Ramos de. A arte e a vida. Porto: Latina Editora, 1945. CÉSAR, Maria Cecília

Leia mais

SEMANA DOS ARQUIVOS 5 A 9 DE JUNHO DE 2017 ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL

SEMANA DOS ARQUIVOS 5 A 9 DE JUNHO DE 2017 ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL SEMANA DOS ARQUIVOS 5 A 9 DE JUNHO DE 2017 ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL MOSTRA DOCUMENTAL SEMINÁRIO SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO INTEGRADA DE ARQUIVOS PALESTRA SOBRE HERÁLDICA VISITAS

Leia mais

ÁFRICA NA CARTOGRAFIA PORTUGUESA (séculos XV-XX)

ÁFRICA NA CARTOGRAFIA PORTUGUESA (séculos XV-XX) ÁFRICA NA CARTOGRAFIA PORTUGUESA (séculos XV-XX) Professor Doutor João Carlos Garcia Universidade do Porto - Portugal DISCIPLINA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL/APOIO DA PRÓ REITORIA DE

Leia mais

Serviço Educativo Oferta Educativa 2017/2018

Serviço Educativo Oferta Educativa 2017/2018 Serviço Educativo Oferta Educativa 2017/2018 Ecomuseu de Ribeira de Pena O Ecomuseu de Ribeira de Pena tem por missão a preservação e divulgação o património cultural do território ribeirapenense. Os Serviços

Leia mais

Dicionário do Português Atual Houaiss

Dicionário do Português Atual Houaiss grandes coleções As grandes coleções estão no Círculo. Obras de referência para toda a família e para todos os momentos, sejam eles de estudo ou de lazer. Porque o saber não ocupa lugar, a não ser na estante,

Leia mais

Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais

Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais A experiência da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian Ana Paula Gordo Biblioteca de Arte Áreas de especialização História

Leia mais

CURSO LIVRE HISTÓRIA DO ENSINO ARTÍSTICO EM PORTUGAL PROGRAMA. 2.1. Francisco da Holanda e a sua perspectiva sobre o ensino artístico.

CURSO LIVRE HISTÓRIA DO ENSINO ARTÍSTICO EM PORTUGAL PROGRAMA. 2.1. Francisco da Holanda e a sua perspectiva sobre o ensino artístico. CURSO LIVRE HISTÓRIA DO ENSINO ARTÍSTICO EM PORTUGAL 8 de Abril a 1 de Julho (interrupção no dia 10 de Junho que é feriado) 4ª feira, das 18h 30m às 20h 30m 24h, 12 sessões PROGRAMA 1. A Idade Média 1.1.

Leia mais

RENASCIMENTO E HUMANISMO. Professor: Magela Silva 7º ano Colégio Antares

RENASCIMENTO E HUMANISMO. Professor: Magela Silva 7º ano Colégio Antares RENASCIMENTO E HUMANISMO Professor: Magela Silva 7º ano Colégio Antares 4) TODAS ESSAS MUDANÇAS CRIARAM CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O SURGIMENTO DO RENASCIMENTO. 3) OCORREU O FORTALECIMENTO DA BURGUESIA CONTEXTO

Leia mais

Tesouros da Contabilidade

Tesouros da Contabilidade Do Marquês de Pombal a Cavaco Silva Tesouros da Contabilidade Livros antigos, do início do século XIX, máquinas de escrever e de calcular, peças raras de mobiliário indo-português, herdadas do Instituto

Leia mais

Observação Inicial. Concepção e texto de Carlos Kullberg

Observação Inicial. Concepção e texto de Carlos Kullberg Observação Inicial Pelos motivos anteriormente expostos (Album XII) não estão incluídos na presente relação os BLOCOS já apresentados. Álbum VII 1991 - Faiança Portuguesa 1991 - Ano Europeu do Turismo

Leia mais

PRÉMIOS APOM PRÉMIO PERSONALIDADE NA ÁREA DA MUSEOLOGIA- Prémio: Professor Luís Casanovas

PRÉMIOS APOM PRÉMIO PERSONALIDADE NA ÁREA DA MUSEOLOGIA- Prémio: Professor Luís Casanovas PRÉMIOS APOM 2011 Prémios e Menções Honrosas PRÉMIO PERSONALIDADE NA ÁREA DA MUSEOLOGIA- Professor Luís Casanovas PRÉMIO INFORMAÇÃO TURISTICA/VISITANTE Castelo S. Jorge, EGEAC/CML. Promoção do Turismo

Leia mais

SEMANA da LEITURA 2011

SEMANA da LEITURA 2011 SEMANA da LEITURA 2011 FICHA de IDENTIFICAÇÃO Nome do estabelecimento: EB 2,3 Rainha Santa ISabel Nome do agrupamento: Agrupamento de Escolas da Pedrulha Distrito: Coimbra Concelho:Coimbra Morada: Ponte

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS DISCIPLINAS DE PÓS-GRADUAÇÃO OFERECIDAS NO 2º SEMESTRE DE 2017 Programa: 8156 ESTUDOS

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DAS EXPRESSÕES PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2007/2008. comunidade. educativa. actividades. que suscitem.

DEPARTAMENTO CURRICULAR DAS EXPRESSÕES PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2007/2008. comunidade. educativa. actividades. que suscitem. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALENTEJO CENTRO DE ÁREA EDUCATIVA DO BAIXO ALENTEJO E ALENTEJO LITORAL E.B.I c/j.i. FIALHO DE ALMEIDA de CUBA DEPARTAMENTO CURRICULAR DAS EXPRESSÕES

Leia mais

Identificação do Monumento: Casa do Corpo Santo

Identificação do Monumento: Casa do Corpo Santo Identificação do Monumento: Casa do Corpo Santo Outra designação: Casa do Corpo Santo (Museu do Barroco) Localização: Terreiro de Santa Maria, Setúbal, Portugal Data: 1714 (palácio primitivo do século

Leia mais

HORÁRIO DO CURSO DE LETRAS PERÍODOS DIURNO E NOTURNO ANO LETIVO DE º ANO/1º SEMESTRE

HORÁRIO DO CURSO DE LETRAS PERÍODOS DIURNO E NOTURNO ANO LETIVO DE º ANO/1º SEMESTRE HORÁRIO DO CURSO DE LETRAS PERÍODOS DIURNO E NOTURNO ANO LETIVO DE 2014 1º ANO/1º SEMESTRE 2 aulas) Observação: Leitura e Produção de Textos I * * (LNG1050) Habilidades Básicas Integradas do Inglês: Produção

Leia mais

4. Re nasc a i sc me i nto Cult l ural ra Páginas 40 à 55.

4. Re nasc a i sc me i nto Cult l ural ra Páginas 40 à 55. 4. Renascimento Cultural Páginas 40 à 55. A burguesia: ideias e modo de vida ALTA BURGUESIA (mais ricos): Comerciantes de longa distância; Mestres artesãos donos de oficinas de manufatura; e Cambistas.

Leia mais

Plano Anual de Atividades Departamento de Ciências Humanas

Plano Anual de Atividades Departamento de Ciências Humanas Geografia - Conhecer o funcionamento de uma Central Termoelétrica; - Reconhecer a importância dos recursos e da sua preservação. Geografia e Alunos do 9º Ano Museu da Eletricidade Visitas de estudo HGP

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA. PRÉ-REQUISITO: FUNDAMENTOS DA LINGUÍSTICA ROMÂNICA - CLaD 024

CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA. PRÉ-REQUISITO: FUNDAMENTOS DA LINGUÍSTICA ROMÂNICA - CLaD 024 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB Campus João Pessoa CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS Habilitação em Língua Portuguesa PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano Turma

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano Turma 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano Turma COMPETÊNCIAS GERAIS - Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

Leia mais

MATERIAIS EDUCATIVOS MAR MUSEU DE ARTE DO RIO

MATERIAIS EDUCATIVOS MAR MUSEU DE ARTE DO RIO MATERIAIS EDUCATIVOS MAR MUSEU DE ARTE DO RIO Livros do aluno Escola do olhar Rio de imagens uma paisagem em construção A apresentação de paisagens do Rio de Janeiro em diferentes épocas, representadas

Leia mais

BIBLIOTECA Info 1 Janeiro 2012

BIBLIOTECA Info 1 Janeiro 2012 4 Descobrir a célula Ciências/Biologia 6 Vida e obra de Luís de camões Literatura/Português 7 Dicionário Português-Inglês Português/Inglês 8 Dicionário Inglês-Português Português/Inglês 10 Dicionário da

Leia mais

PROGRAMA DE COOPERAÇÃO CULTURAL ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA TUNÍSIA PARA O PERÍODO

PROGRAMA DE COOPERAÇÃO CULTURAL ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA TUNÍSIA PARA O PERÍODO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO CULTURAL ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA TUNÍSIA PARA O PERÍODO 2001-2004 O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da

Leia mais

Programa de Unidade Curricular

Programa de Unidade Curricular Programa de Unidade Curricular Faculdade Ciências Empresariais Licenciatura Ciências Económicas e Empresariais / Contabilidade Unidade Curricular História da Cultura Portuguesa Semestre: 4 Nº ECTS: 3,0

Leia mais

Condeixa-a-Nova, 1 de outubro de A Comissão organizadora do Concurso

Condeixa-a-Nova, 1 de outubro de A Comissão organizadora do Concurso Comemorando-se em 2019 o Centenário Namoriano, evocando e homenageando não só um dos grandes intelectuais que tiveram Condeixa por berço ou dela são referência obrigatória, mas um dos grandes escritores

Leia mais

Américo da Costa Ramalho,

Américo da Costa Ramalho, Américo da Costa Ramalho, 1921-2013 Alguns aspectos do cómico vicentino. Coimbra : Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1973. (Sep. de "Biblos", 41). 6-19-6-137 Alguns aspectos da leitura camoniana

Leia mais

- Concurso Um presidente por mês, biografias e questões relativas a cada presidente Org.: Escola Secundária de Rocha Peixoto

- Concurso Um presidente por mês, biografias e questões relativas a cada presidente Org.: Escola Secundária de Rocha Peixoto FEVEREIRO 8 a 27 de Fevereiro - Mostra documental O Movimento do 31 de Janeiro de 1891 na Póvoa de Varzim Org.: Biblioteca Municipal Rocha Peixoto Galeria de Imagens - Participação no concurso T-shirt

Leia mais

Primeiro Período. Segundo Período GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação

Primeiro Período. Segundo Período GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP Ano letivo de 2016-2017 1. Aulas previstas (tempos letivos) Programação do 5º ano 5º1 (45m) 5º2 (45m) 5º3 (45m) 1º período 37 aulas 2º período 27 aulas 3º período 22 aulas

Leia mais

Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: Ano Lectivo 2010/2011

Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: Ano Lectivo 2010/2011 Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: António Inácio e António Montezo Ano Lectivo 2010/2011 CALENDARIZAÇÃO ACTIVIDADES OBJECTIVOS ARTICULAÇÃO INTERDISCIPLINAR PÚBLICO-ALVO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 017/018 1.º Período PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: História da Cultura e das Artes ANO: 11º CURSO: Cientifico humanísticos Total de aulas Previstas: 74 Mês Set. Out. Nov. Apresentação Ficha

Leia mais

AGRADECIMENTOS 17 PREFÁCIO 21. INTRODUçAo 33 I PARTE - GEOGRAFIA E HISTÓRIA CIVIL 37. Geografia 39 História Civil ~ 43

AGRADECIMENTOS 17 PREFÁCIO 21. INTRODUçAo 33 I PARTE - GEOGRAFIA E HISTÓRIA CIVIL 37. Geografia 39 História Civil ~ 43 AGRADECIMENTOS 17 PREFÁCIO 21 INTRODUçAo 33 I PARTE - GEOGRAFIA E HISTÓRIA CIVIL 37 Geografia 39 História Civil ~ 43 11PARTE - HISTÓRIA ECLESIÁSTICA - I PERÍODO.47 Os Dominicanos na Insulíndia 49 Capítulo

Leia mais

420 ALBUQUERQUE MENDES - NASC. 1953, FIGURA DE NEGRO E PAISAGEM, técnica mista sobre papel, assinado e datado de 1988 Dim x 29 cm

420 ALBUQUERQUE MENDES - NASC. 1953, FIGURA DE NEGRO E PAISAGEM, técnica mista sobre papel, assinado e datado de 1988 Dim x 29 cm 420 ALBUQUERQUE MENDES - NASC. 1953, FIGURA DE NEGRO E PAISAGEM, técnica mista sobre papel, assinado e datado de 1988 Dim. - 41 x 29 cm 800-1.200 422 GUILHERME CAMARINHA - 1912-1994, ESBOCETO PARA UM RETRATO,

Leia mais

Março M U N I C Í P I O

Março M U N I C Í P I O AGENDA MUNICIPAL 2014 Março M U N I C Í P I O PESO DA RÉGUA Cultura Desporto Lazer Info mail Março 2014 PESODARÉGUA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE GALAFURA E COVELINHAS S 1 D 2 S 3 T 4 Q 5 Q 6 S 7 S 8 D 9 S 10

Leia mais

Biblioteca da Ordem dos Advogados

Biblioteca da Ordem dos Advogados ORDEM DOS ADVOGADOS CONSELHO GERAL BIBLIOTECA Biblioteca da Ordem dos Advogados Actividades desenvolvidas pela Biblioteca em 2008 1. Fundo documental 1.1 Aquisição de publicações Seguindo a política de

Leia mais

O currículo próprio da Escola Portuguesa de Macau aprovada pelo Ministério da Educação subordina-se aos seguintes princípios orientadores:

O currículo próprio da Escola Portuguesa de Macau aprovada pelo Ministério da Educação subordina-se aos seguintes princípios orientadores: O currículo próprio da Escola Portuguesa de Macau aprovada pelo Ministério da Educação subordina-se aos seguintes princípios orientadores: 1. Consubstanciar os planos de estudo agora criados na oferta

Leia mais

Cabral Moncada Leilões Q Página 131

Cabral Moncada Leilões Q Página 131 746 "CESTO COM POMBAS", painel D. Maria de 84 azulejos, decoração policromada, portugueses, séc. XVIII, faltas e defeitos Dim. - 84 x 195 cm 3.500-5.000 747 "CESTO COM POMBAS", painel D. Maria de 66 azulejos,

Leia mais

Maria João Franco. Exposições Colectivas

Maria João Franco. Exposições Colectivas Maria João Franco CV Exposições Colectivas Galeria Municipal Artur Bual, Homenagem a Artur Bual, (Amadora, MAC Movimento Arte Contemporânea, 14º Aniversário do MAC, (Lisboa, Feira de Arte Contemporânea

Leia mais