POSTER ACTIVITIES 1 - FAMILY 3 SCHOOL OBJECTS 2 COLORS

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POSTER ACTIVITIES 1 - FAMILY 3 SCHOOL OBJECTS 2 COLORS"

Transcrição

1 POSTER ACTIVITIES As atividades apresentadas a seguir podem ser aplicadas ao conjunto de pôsteres referentes à coleção Dream Kids. Cabe ao professor adequar as atividades às unidades de cada livro ou utilizá-las para revisar ou apresentar vocabulário e expressões. 1 - FAMILY Family Game Apresente aos alunos a árvore genealógica do pôster. Mostre quem é a Sofia (destacada) e diga que a turma terá que descobrir quem são os familiares dela. Esconda os avós no pôster (você pode cobrir com post-it) e pergunte para a turma o que os pais do pai da Sofia são dela. O objetivo é fazer os alunos pensarem nas relações familiares. Explore as relações e o vocabulário envolvido. Você pode utilizar essa estrutura para fazer as perguntas: The parents of Sofia s father are Sofia s.... Mostre o pôster aos alunos e explore o vocabulário referente à família. Exponha o pôster na lousa ou em uma parede da sala de aula. Solicite aos alunos que montem um pôster similar da família deles. Os alunos podem desenhar ou escrever o nome dos membros e depois apresentar para a turma utilizando a expressão: This is Sheila. She is my mother. 2 COLORS Slap Mostre aos alunos o pôster com as cores e solicite que eles repitam os nomes que você disser. Depois de treinar os nomes de todas as cores, faça um círculo com a turma e coloque o pôster no meio. Explique aos alunos que você dirá o nome de uma cor e que eles devem vir até o pôster e slap a cor que você citou. Brinque com os alunos dizendo os nomes de todas as cores. Explore as cores contidas no pôster com os alunos. Utilize guache para misturar as cores primárias e descobrir as secundárias. Você pode utilizar a expressão: blue + yellow makes green. 3 SCHOOL OBJECTS Show me game Deixe o pôster à mostra e explore o nome dos materiais escolares com os alunos. Vá solicitando aos alunos para mostrarem os materiais escolares que você pedir: Show me your pencil! Contabilize a pontuação dos alunos que mostrarem os objetos corretos. Para dificultar o jogo, você pode cobrir as imagens do pôster e deixar somente as palavras à mostra, assim os alunos não terão a referência visual dos objetos.

2 4 - NUMBERS Let s count! Tampe os numerais do pôster e deixe apenas os números por escrito. Solicite aos alunos para procurarem coisas na quantidade que você solicitar. Você pode montar dois grupos na sala se preferir uma competição. Diga 12 pencils! e os grupos devem te trazem 12 lápis. Para conferir se os grupos trouxeram o número certo de objetos, destampe o numeral do pôster e conte com eles. 5 PETS AND FARM ANIMALS It sounds fun! Explore os animais do pôster com os alunos, fazendo-os repetir os nomes dos animais e perguntando os sons que cada um deles emite. Peça para um aluno vir à frente da sala e escolher um animal do pôster. Ele deve imitar o som do animal escolhido. O restante dos alunos deve tentar descobrir qual deles é, dizendo o nome em inglês. Estimule os alunos a tentarem reproduzir os sons, mesmo que eles não saibam que som determinado animal emite. A ideia é fazê-los usar a criatividade e se divertirem. 6 FACES AND BODY Touch it! Deixe o pôster pendurado e peça para os alunos ficarem em pé. Diga que eles terão que tocar com as mãos a parte do corpo que você disser, mas apenas se você disser please. Estimule o grupo a usar o pôster como apoio caso eles não saibam que parte do corpo você está dizendo. Se você disser Touch your nose! ninguém pode se mexer, mas se você disse Touch your nose, please! todos devem tocar o nariz. Utilizar etiquetas para incluir os nomes das partes do corpo que não estão apresentadas no pôster. Faça essa atividade coletivamente. 7 FOOD AND BEVERAGES 1 Describeating Explore as comidas e bebidas do pôster com os alunos. Diga que eles terão que descobrir de qual comida ou bebida você estará falando. Descreva uma comida ou bebida do pôster. Você pode utilizar essa estrutura: I see a fruit and it is red. O aluno que primeiro adivinhar vem na frente descrever uma comida ou bebida, e assim por diante. Sugestão de atividade Solicite aos alunos que montem uma pirâmide alimentar com os alimentos do pôster. Eles podem desenhar os alimentos ou escrever seus nomes na pirâmide, colocando os mais saudáveis na base e os menos no topo. 8 FOOD AND BEVERAGES 2 We like to eat... Explore o pôster com os alunos, repetindo os nomes das comidas e bebidas apresentadas.

3 Divida a turma em 4 times e diga que eles terão que colocar os nomes das comidas e bebidas do pôster em ordem alfabética. Quando os grupos terminarem, peça que eles façam um ranking das comidas e bebidas do pôster, elencando da mais gostosa até a menos gostosa na opinião do grupo. Peça para que cada grupo apresente seu ranking de comidas e bebidas. Ainda em grupos, peça aos alunos que eles dividam as comidas e bebidas do pôster em healthy (comidas saudáveis) e junky food (comidas não saudáveis). Após essa divisão, a turma pode comparar o ranking com a lista de healthy e junk food e ver qual grupo gosta de comidas mais saudáveis na classe. 9 SEASONS AND WEATHER Mime the weather Explore o vocabulário referente a clima e estações do ano que está no pôster. Deixe o pôster à mostra e peça que um aluno faça a mímica de determinado clima ou estação do ano. Exemplo: se o tempo é cold ou winter o aluno faz a mímica de sentir frio. Quando um aluno da sala adivinhar a palavra, ele deve ser o próximo a fazer a mímica. Após esse jogo, estimule os alunos a pensar em outros climas que conhecemos para acrescentar no pôster. O objetivo da atividade é relacionar o clima e estações do ano com roupas que vestimos. Solicite a um aluno que ele descreva para a turma que roupa usaria no verão, por exemplo. A turma deve descobrir a estação do ano ou clima à que está se referindo a descrição. 10 THE ALPHABET It starts with... Explore as letras do alfabeto com os alunos, trabalhando a ordem delas e os sons. Divida a turma em dois grupos. Diga a sentença Find something that starts with... A! O grupo deve trazer algum objeto da sala que comece com a letra A, e assim por diante com as outras letras do alfabeto. Lembre a turma de olhar o pôster, pois ele pode dar dica de objetos a serem encontrados. Outra forma de jogar é pedir que cada grupo diga o nome de algo ou alguém que comece com cada letra. Exemplo: Tell me something that starts with B! / Grupo 1: ball! / Grupo 2: bee! / Grupo 1: bed! Os grupos vão se alternando até não souberem mais palavras, e o que ficar por último perde um ponto. 11 MONTHS AND DAYS OF THE WEEK Calendar Use o pôster como um calendário diário da sala. Pendure-o em uma parede e todo dia revise os dias da semana e meses do ano. Você também pode utilizar o pôster para marcar as datas de aniversário da turma.

4 12 CLOTHES Fashion show Use o pôster para explorar o vocabulário referente a roupas. Divida a turma em dois grupos. Cada um narrará as roupas que uma das pessoas do pôster está vestindo, como se fosse um desfile de moda. Lembre os alunos de usarem as cores antes dos nomes das peças. Vocês também podem brincar de narrar as roupas dos colegas. Peça para os alunos recortarem roupas de revistas e montarem um visual ideal para passear. Após colar o visual no caderno, peça que cada um descreva as roupas que escolheu como em um desfile de moda. 13 WILD ANIMALS It sounds fun! Explore os animais do pôster com os alunos, fazendo-os repetir os nomes dos animais e perguntando os sons que cada um deles emite. Peça para um aluno vir à frente da sala e escolher um animal do pôster. Ele deve imitar o som do animal escolhido. O restante dos alunos deve tentar descobrir qual deles é, dizendo o nome em inglês. Estimule os alunos a tentarem reproduzir os sons, mesmo que eles não saibam que som determinado animal emite. A ideia é fazê-los usar a criatividade e se divertirem. 14 MY HOUSE Where do you...? Explore com os alunos as partes da casa contidas no pôster. Converse com eles sobre que atividades eles fazem em cada cômodo da casa. Faça a pergunta Where do you... sleep? e os alunos devem olhar no pôster e responder em qual cômodo da casa praticamos tal ação. Use os verbos de rotina que os alunos já sabem ou você pode fazer mímica para indicar a ação. 15 EVERYDAY ACTIONS At what time do you...? Explore as ações de rotina apresentadas no pôster, fazendo os alunos repetirem as palavras/frases. Vocês podem brincar de mímica para ajudar a memorizar. Em seguida, peça para que cada aluno faça uma lista com a ordem em que realiza as ações do pôster durante o seu dia. Compare com a turma, mostrando como cada pessoa estabelece sua própria rotina. Você também pode trabalhar em grupo com a turma toda e brincar de perguntar At what time do you... take a shower? 16 PLACES IN THE CITY Where are you? Explore com os alunos os lugares apresentados no pôster. Convide duplas à frente da sala e peça que elas escolham um lugar do pôster e façam a mímica do que fazemos nesse lugar.

5 O primeiro que acertar escolhe um amigo e vai à frente da sala fazer uma nova cena sem som. Você pode relacionar os lugares da cidade com o tema profissões, assim consegue estabelecer a conexão de quem trabalha em qual lugar. Desenhe coletivamente o mapa da vizinhança com os alunos, colocando as ruas, comércios, tudo que eles lembrem que exista na vizinhança da escola. 17 FREE TIME ACTIVITIES Storytelling together! Faça um círculo com a turma. Deixe o pôster com as atividades no meio da roda. Comece a contar uma história usando uma das ações do pôster e incluindo o nome da próxima pessoa que terá que continuar a história. Para isso você pode usar a estrutura: Edu likes to play vídeo game and that s why.... O aluno Edu teria que continuar a história, e assim por diante. 19 HEALTH PROBLEMS Are you ok? Chame uma dupla na frente da sala. Um será o paciente e outro o médico. O paciente terá que descrever para o médico o que ele está sentindo, sem dizer o nome da doença. O médico poderá olhar o pôster para procurar a resposta. - Quando ele descobrir, será a vez de outra dupla jogar. Você também pode dividir a sala em grupos e brincar em forma de competição. 20 OCCUPATIONS What do you do? Explore o pôster e os nomes das profissões. Descreva uma profissão e os alunos devem descobrir qual é, podendo consultar o pôster. Descreva dessa forma: this person sells clothes... Quem descobrir terá que descrever a próxima profissão. 18 WORLD MAP Continents Deixe o pôster à mostra e faça perguntas aos alunos. Eles poderão usar o pôster para procurar as respostas. As perguntas podem ter a estrutura: Which continent does Canada belong to? Você pode dividir a turma em grupos e fazer em forma de competição, assim cada grupo terá 10 segundos para achar a resposta no mapa.

Atividade Extra Curricular de Inglês. Ano Lectivo de 2014/2015. Manual: Teacher:

Atividade Extra Curricular de Inglês. Ano Lectivo de 2014/2015. Manual: Teacher: Ativida Extra Curricular Inglês Ano Lectivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO DE INGLÊS 2ºANO Manual: Teacher: Competências Unidas 1º Período Ler/Escrever em diversificadas. Compreenr Unit 0 -Introducting English

Leia mais

Atividade Enriquecimento Curricular de Inglês. Ano Letivo de 2014/2015. Manual: Teacher:

Atividade Enriquecimento Curricular de Inglês. Ano Letivo de 2014/2015. Manual: Teacher: Ativida Enriquecimento Curricular Inglês Ano Letivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO DE INGLÊS 4ºANO Manual: Teacher: Competências Unidas 1º Período Ler/Escrever em diversificadas. Unit 0 -Introducing English Language

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Reproduzir vocábulos e frases simples em língua inglesa exercitando

Reproduzir vocábulos e frases simples em língua inglesa exercitando DISCIPLINA DE INGLÊS OBJETIVOS: 1 ano Reproduzir vocábulos e frases simples em língua inglesa exercitando habilidades de pronúncia e compreensão. Memorizar vocabulário e estruturas básicas do idioma, com

Leia mais

Unidade 4: Página informativa para Mini-Teachers (sons difíceis estão sublinhados)

Unidade 4: Página informativa para Mini-Teachers (sons difíceis estão sublinhados) Unidade 4: Página informativa para Mini-Teachers (sons difíceis estão sublinhados) Qual é objetivo de vocês? O objetivo da lição de voçês é revisar os números. Vocês tem 20 minutos pra fazer isso. Como

Leia mais

1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80.

1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80. 1ª Aula a) Cumprimentar cada criança cantando seu nome e dando um beijinho com fantoche. Nas primeiras aulas use sempre um fantoche na hora do cumprimento para ganhar a aproximação do aluno. Depois pode

Leia mais

Agora, dê sua opinião. Os seus novos amigos são legais? Acrescentar aqui: Sim! Muito legais! Não! Nem tanto assim!

Agora, dê sua opinião. Os seus novos amigos são legais? Acrescentar aqui: Sim! Muito legais! Não! Nem tanto assim! Pag. 5 Pag. 6 Pag. 6 Pag. 7 Pag. 7 Pag. 8 Pag. 9 LIÇÃO 1 Vamos conhecer Cindy e Sandy. Que legal! Agora vamos encenar! Ótimo! Vamos conhecer mais amigos! Oba! Vamos agora encenar a fala das crianças! Sensacional!

Leia mais

Brincadeiras Para Pré-Primários

Brincadeiras Para Pré-Primários Brincadeiras Para Pré-Primários 1. Fazendo o Ninho Novelo grande de lã (de preferência marrom ou amarelo) Giz e quadro negro ou papel cartaz e canetinha Fita adesiva ou tachinhas Escreva o versículo no

Leia mais

Professora Mirela. 17/08 (Segunda-feira) Turma 121. Conversa sobre "Combinados das Aulas de Inglês" e revisão do conteúdo das páginas 20 e 21

Professora Mirela. 17/08 (Segunda-feira) Turma 121. Conversa sobre Combinados das Aulas de Inglês e revisão do conteúdo das páginas 20 e 21 Professora Mirela 17/08 (Segunda-feira) Conversa sobre "Combinados das Aulas de Inglês" e revisão do conteúdo das páginas 20 e 21 Conversa sobre "Combinados das Aulas de Inglês" Tarefa: Pesquisar 10 palavras

Leia mais

Disciplina: Inglês Ano: 1º. PLANIFICAÇÃO 1º Período COMPETÊNCIAS-CHAVE

Disciplina: Inglês Ano: 1º. PLANIFICAÇÃO 1º Período COMPETÊNCIAS-CHAVE Governo dos Açores Escola Básica e Secundária de Velas PLANIFICAÇÃO 1º Período Disciplina: Inglês Ano: 1º COMPETÊNCIAS-CHAVE 1. Competência em Línguas 2. Competência Matemática 3. Competência Científica

Leia mais

Planificação anual Inglês 3º Ano 1.º Período 2015 / 2016

Planificação anual Inglês 3º Ano 1.º Período 2015 / 2016 Planificação anual Inglês 3º Ano 1.º Período Unit 0 Let s Learn! (10 lessons) 8 Números 1-10 Alfabeto/soletrar How do you spell that? Sentimentos How are you? I m (great, fine, OK, wonderful, tired, sleepy,

Leia mais

Planificação Anual de Inglês

Planificação Anual de Inglês Planificação Anual de Inglês PLANIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Ensino do Inglês 4.º ANO Números 1-20 Alfabeto/soletrar How do you spell that? Sentimentos How are you? I m (great, fine,

Leia mais

LIVRO DO PROFESSOR LIBRAS 1 O ANO 35. Espaços da escola. Encaminhamento

LIVRO DO PROFESSOR LIBRAS 1 O ANO 35. Espaços da escola. Encaminhamento Atividade 9 Espaços da escola Encaminhamento Leve os alunos para conhecer os espaços da escola: sala de leitura, informática, refeitório, quadra de futebol, parque, etc. Peça para os alunos registrarem

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 120. Planificação Anual/Critérios de avaliação

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 120. Planificação Anual/Critérios de avaliação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRAD E DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 120 Planificação Anual/Critérios de avaliação Disciplina: Inglês 3º ano 2015/2016 Metas Curriculares (MC) DOMÍNIO INTERCULTURAL

Leia mais

Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2015/16. Área Disciplinar de Inglês. Períodos 1º Período

Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2015/16. Área Disciplinar de Inglês. Períodos 1º Período 5º Ano Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2015/16 Área Disciplinar de Inglês s 1º 2º 3º Número de aulas previstas (45 minutos) 39 31 28 Apresentação e Diagnóstico 1 Avaliação (preparação, fichas

Leia mais

Ouça nossos amigos atentamente e ligue as falas deles aos seus respectivos textos.

Ouça nossos amigos atentamente e ligue as falas deles aos seus respectivos textos. Pag. 5 Pag. 6 Pag. 7 Pag. 7 Pag. 8 Pag. 10 LIÇÃO 1 Vamos conhecer os nossos novos amigos. Vamos encenar as falas das crianças. Agora vamos cantar. Uau! Mais amigos! Vamos identificar os nossos novos amigos.

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

SUMÁRIO VOLUME 1 LÍNGUA INGLESA

SUMÁRIO VOLUME 1 LÍNGUA INGLESA SUMÁRIO VOLUME 1 "Dentro de você existe um Universo em permanente construção." Paulo Roberto Gaefte Lesson One Review 07 Lesson Two Days of the week 24 Lesson Three School Subjects 30 My Dictionary 38

Leia mais

Um introdução. Guia do Workshop INSPIRAÇÃO IDEAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO. O Processo de Design. O Curso para o Design Centrado no Ser Humano

Um introdução. Guia do Workshop INSPIRAÇÃO IDEAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO. O Processo de Design. O Curso para o Design Centrado no Ser Humano Guia do Workshop INSPIRAÇÃO IDEAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO O Processo de Design Vamos começar! Nós sabemos por experiência que o único jeito de aprender o design centrado no ser humano é aplicando-o. Por isso,

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE INGLÊS 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE INGLÊS 5.º ANO DE INGLÊS 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No final do 5.º ano o aluno deve ser capaz de: compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam

Leia mais

Mão na roda. Projetos temáticos

Mão na roda. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da

Leia mais

CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE 2015 FUNDAMENTAL II 6º ANO

CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE 2015 FUNDAMENTAL II 6º ANO CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE 2015 FUNDAMENTAL II 6º ANO Disciplina GEOGRAFIA Turma 6º ano 1. População Mundial - Grupo7 Páginas 207 a 215- Bônus demográfico e fases da transição demográfica (material

Leia mais

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1 Projeto Mancala Objetivo Aprender sobre jogos de Mancala. Os Mancalas constituem uma família de jogos africanos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas

Leia mais

Projeto - Conhecendo os animais

Projeto - Conhecendo os animais Projeto - Conhecendo os animais Tema: Seres Vivos Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 a 5 anos Área de conhecimento: Natureza e Sociedade Duração: Cinco semanas Justificativa: Este projeto

Leia mais

Ensino de Ciências nas séries iniciais: Ideias de atividades práticas

Ensino de Ciências nas séries iniciais: Ideias de atividades práticas Ensino de Ciências nas séries iniciais: Ideias de atividades práticas Lis Rejane Lopes Dutra Alexandre Lopes de Oliveira Lis Rejane Lopes Dutra Alexandre Lopes de Oliveira Produto educacional elaborado

Leia mais

Memorização de versículos

Memorização de versículos Memorização de versículos Objetivo: reconhecer a importância e a necessidade de memorizar as Escrituras em nossa vida cristã e conhecer recursos e técnicas para aplicação em sala de aula. Introdução John

Leia mais

Coleção: Encantando a Gramática. Autora: Pâmela Pschichholz* palavras que existem no mundo. Lá, várias famílias vivem felizes.

Coleção: Encantando a Gramática. Autora: Pâmela Pschichholz* palavras que existem no mundo. Lá, várias famílias vivem felizes. Coleção: Encantando a Gramática Autora: Pâmela Pschichholz* Um lugar diferente Em um vilarejo chamado classes Gramaticais moram todas as palavras que existem no mundo. Lá, várias famílias vivem felizes.

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS Até onde vai a força da Motivação? Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Uma proposta criativa motivadora na sala de aula pode deixar o professor bem impressionado

Leia mais

JONAS RIBEIRO. ilustrações de Suppa

JONAS RIBEIRO. ilustrações de Suppa JONAS RIBEIRO ilustrações de Suppa Suplemento do professor Elaborado por Camila Tardelli da Silva Deu a louca no guarda-roupa Supl_prof_ Deu a louca no guarda roupa.indd 1 02/12/2015 12:19 Deu a louca

Leia mais

Programação em papel quadriculado

Programação em papel quadriculado 4 NOME DA AULA: Programação em papel quadriculado Tempo de aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10 minutos Objetivo principal: ajudar os alunos a entender como a codificação funciona. RESUMO Ao "programar"

Leia mais

Folhas de papel, Xerox com figuras e palavras de frutas e legumes, tesoura, lápis de cor, cola, fita adesiva.

Folhas de papel, Xerox com figuras e palavras de frutas e legumes, tesoura, lápis de cor, cola, fita adesiva. ALGUNS MODELOS DE PLANOS DE AULA NVOLVNDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Áreas do conhecimento: Educação ambiental Agricultura familiar Educação artística Objetivos Treinar a ortografia, Exercitar a memória. Estratégias

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL e 1 o ANO

EDUCAÇÃO INFANTIL e 1 o ANO EDUCAÇÃO INFANTIL e 1 o ANO (Materiais Complementares) SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE ALFABÉTICA 1. Jogo do correio: as crianças escrevem mensagens e as colocam num envelope com o nome

Leia mais

What do you do? Na aula de hoje o tema ainda é o tempo. Ian - Vou buscar o jogo dos desenhos. Virgínia - I don t know this game! Is it easy?

What do you do? Na aula de hoje o tema ainda é o tempo. Ian - Vou buscar o jogo dos desenhos. Virgínia - I don t know this game! Is it easy? What do you do? Assunto do dia Na aula de hoje o tema ainda é o tempo presente. Vamos ver o Simple Present, que descreve as ações que ocorrem freqüentemente. Na história de hoje Os Carters estão em casa

Leia mais

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. Metas Curriculares Conteúdos Aulas previstas.

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. Metas Curriculares Conteúdos Aulas previstas. COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DISCIPLINA: INGLÊS METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS 5º ANO 1º PERÍODO Metas Curriculares Conteúdos Aulas previstas

Leia mais

Matemática e Questionário. 4ª Série Ensino Fundamental Manhã MANHÃ. Nome do aluno: Nome da escola: 4ª SÉRIE EF. Número triângulo:

Matemática e Questionário. 4ª Série Ensino Fundamental Manhã MANHÃ. Nome do aluno: Nome da escola: 4ª SÉRIE EF. Número triângulo: Matemática e Questionário MANHÃ 4ª Série Ensino Fundamental Manhã Nome do aluno: Nome da escola: 4ª SÉRIE EF Turma: Número triângulo: 2007 Prezado aluno, prezada aluna: Para que a Secretaria da Educação

Leia mais

Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro

Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro O meu brinquedo é um livro é um projecto de promoção da leitura proposto pela Associação

Leia mais

Memória 3D - figura e palavra

Memória 3D - figura e palavra DICAS DE JOGOS PARA ALFABETIZAR Silabário Para jogar: Se não houver a possibilidade de construir um silabário para cada criança, será necessário um para cada grupo de 3 ou 4 crianças. Formas de jogar:

Leia mais

COMO TRABALHAR COM BLOCOS LÓGICOS

COMO TRABALHAR COM BLOCOS LÓGICOS I. Descrição do Material: COMO TRABALHAR COM BLOCOS LÓGICOS Material criado por Dienes. Constitui-se de 48 peças, que combinam quatro atributos em cada uma sendo: Tamanho (grande e pequeno) Cor (amarelo,

Leia mais

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões?

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões? Exercitando o Caráter 4 a 6 anos Tomada de decisão O que é necessário para ser bom? Ser uma pessoa correta é mais do que somente fazer o que deve ser feito. É realmente escolher fazer o que deve ser feito.

Leia mais

BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE: JOGOS PARA JOGAR EM SALA DE AULA

BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE: JOGOS PARA JOGAR EM SALA DE AULA BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE: JOGOS PARA JOGAR EM SALA DE AULA PROFª MÔNICA FARIA MACHADO SANTOS Secretaria de Educação do Estado do Paraná Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Desenvolvimento

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE LÍNGUA INGLESA (Oferta Complementar) 4.º Ano Proporcionar aos alunos algum contacto com a cultura angloamericana; Hello! Vocabulário: numbers (1-15); colours; classroom items; days

Leia mais

O que é esse produto? Qual é a marca do produto? Que quantidade de produto há na embalagem? Em que país foi feito o produto?

O que é esse produto? Qual é a marca do produto? Que quantidade de produto há na embalagem? Em que país foi feito o produto? RÓTULOS Rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita em sua embalagem. O Rótulo acaba por ser uma forma de comunicação visual, podendo conter a marca do produto e informações

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

EXPLORANDO A OBRA (ALUNOS SENTADOS EM CÍRCULO)

EXPLORANDO A OBRA (ALUNOS SENTADOS EM CÍRCULO) Explorando a obra EXPLORANDO A OBRA (ALUNOS SENTADOS EM CÍRCULO) INTRODUÇÃO Antes da leitura Peça para que seus alunos observem a capa por alguns instantes e faça perguntas: Qual é o título desse livro?

Leia mais

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.-

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.- Jogo ProvocAção Aprender brincando! Este foi o objetivo do desenvolvimento desse jogo. É um importante instrumento de aprendizagem, possuiu múltiplos usos e garante muita diversão e conhecimento para crianças,

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADE 1

PLANO DE ATIVIDADE 1 PLANO DE ATIVIDADE 1 Questão-Problema Para que serve e como funciona o filtro? Material - Filtro de Aquário - 2 Garrafas de Plástico 2L - Tesoura - Colher - Copo transparente - Terra - Areia de Aquário

Leia mais

UNIDADE 3: MUNDO PERDIDO PESSOAS PERDIDAS PRECISAM OUVIR A HISTÓRIA DE JESUS

UNIDADE 3: MUNDO PERDIDO PESSOAS PERDIDAS PRECISAM OUVIR A HISTÓRIA DE JESUS Frutos-1 Impact0 LIÇÃO 12 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 3: MUNDO PERDIDO PESSOAS PERDIDAS PRECISAM OUVIR A HISTÓRIA DE JESUS 9-11 Anos HISTÓRIA BÍBLICA João 1:12; I Pedro 3:15, 18 A Bíblia nos ensina

Leia mais

Construindo uma aula significativa passo-a-passo.

Construindo uma aula significativa passo-a-passo. Construindo uma aula significativa passo-a-passo. www.juliofurtado.com.br SINOPSE: O As sete etapas da construção de um conceito. O Os três momentos de uma aula significativa. O A mediação de conflitos

Leia mais

Agora é só com você. Geografia - 131

Agora é só com você. Geografia - 131 Geografia - 131 3 Complete: O espaço da sala de aula é um domínio delimitado por um(a)..., que é sua fronteira. Ainda em grupo faça o seguinte: usando objetos como lápis, palitos, folhas e outros, delimite

Leia mais

ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL II DATA: PERÍODO:

ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL II DATA: PERÍODO: ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL II DATA: PERÍODO: Prática Social: VIVÊNCIA do conteúdo: CONTEÚDO: Obra: Gustavo Rosa. Cooper em família. 2003. Óleo sobre tela, 160 x 250 cm. Coleção Particular

Leia mais

AGENDA SEMANAL (12 a 16/05/2014) Português: Padrão silábico S caderno Brincar e aprender (p.55) Leitura e interpretação de tirinhas (p. 57 e 58).

AGENDA SEMANAL (12 a 16/05/2014) Português: Padrão silábico S caderno Brincar e aprender (p.55) Leitura e interpretação de tirinhas (p. 57 e 58). COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso Reconhecido pela Resolução nº CEE - 1464/85 - D.O. 04/05/85 Credenciado pela Resolução n CEE 29/2006 D.O.

Leia mais

Mês CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES. Saber utilizar formas de saudação e de despedida consoante os contextos; Conhecer as regras de sala de aula;

Mês CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES. Saber utilizar formas de saudação e de despedida consoante os contextos; Conhecer as regras de sala de aula; 1.º PERÍODO PLANIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Presentation Saber utilizar formas de saudação e de despedida consoante os contextos; - Ensino do Inglês 1.º ANO Outubro Classroom Rules

Leia mais

A criança, a escrita e a leitura: sugestões para a ação

A criança, a escrita e a leitura: sugestões para a ação A criança, a escrita e a leitura: sugestões para a ação Geraldina Porto Witter PUC-Campinas As sugestões aqui arroladas decorrem de pesquisas, as quais evidenciam a eficiência das mesmas. Elas servem a

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

Atividades de Enriquecimento Curricular 2013/2014

Atividades de Enriquecimento Curricular 2013/2014 Atividades de Enriquecimento Curricular 2013/2014 Planificação das atividades a implementar nos Agrupamentos das escolas do 1º Ciclo do Concelho do Cartaxo. Pág. 1-NOTA INTRODUTÓRIA 3 2-ATIVIDADE: 2.1-

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

1º ANO A 06 07 2015 ATIVIDADE DE FÉRIAS

1º ANO A 06 07 2015 ATIVIDADE DE FÉRIAS 1º ANO A 06 07 2015 VAMOS RELEMBRAR ALGUMAS ATIVIDADES QUE APRENDEMOS DURANTE AS AULAS? LEIA E IDENTIFIQUE CADA SÍLABA DOS QUADROS ABAIXO, DEPOIS RECORTE E COLE UMA FIGURA QUE INICIE COM A SÍLABA E ESCREVA

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas de Sousel. Planificação Anual 1º/2ºanos Ano Letivo 2013/2014 A professora de Inglês: Célia Albino

Agrupamento Vertical de Escolas de Sousel. Planificação Anual 1º/2ºanos Ano Letivo 2013/2014 A professora de Inglês: Célia Albino Agrupamento Vertical de Escolas de Sousel Planificação Anual 1º/2ºanos Ano Letivo 2013/2014 A professora de Inglês: Célia Albino Objetivos Gerais Atitudes a desenvolver Metodologia Avaliação Sensibilizar

Leia mais

Educação Financeira com diversão!

Educação Financeira com diversão! Educação Financeira com diversão! Este livro pertence a: Idade: A Icatu Seguros e os personagens do Meu AmigãoZão vão ajudar você a ensinar aos seus filhos os conceitos básicos de Educação Financeira da

Leia mais

ANO LETIVO 2013-2014 CONTEÚDOS CURRICULARES

ANO LETIVO 2013-2014 CONTEÚDOS CURRICULARES Ano de escolaridade: 5º LÉXICO O Reino Unido Saudações Identidade Nomes ingleses O alfabeto A sala de aula Objectos escolares As cores Os dias da semana Países Nacionalidades Numerais cardinais (de 1 a

Leia mais

Guia para líderes em educação

Guia para líderes em educação Guia para líderes em educação Índice O que é o Duolingo?...3 Como funciona o Duolingo?...4 Mantendo a motivação dos alunos...5 Aprender e ensinar...6 Ideias fáceis para a sala de aula...7 Aproveitando

Leia mais

PROJETO: CASA DE BRINQUEDO 1 RELATO DO PROCESSO

PROJETO: CASA DE BRINQUEDO 1 RELATO DO PROCESSO PROJETO: CASA DE BRINQUEDO 1 RELATO DO PROCESSO Áreas: Matemática, Artes Plásticas Transversal: Meio Ambiente Faixa etária: 4 a 5 anos Turma com 30 crianças Duração: agosto a outubro/2004 Produto final:

Leia mais

WELCOME Entrevista Au Pair Care

WELCOME Entrevista Au Pair Care WELCOME Entrevista Au Pair Care MÓDULO 2. ENTREVISTA-PERGUNTAS EXTRAS ENTREVISTA FÓRMULA PARA O SUCESSO Passo 1 Vai ser uma conversa informal, então relaxe! Parte 2 Algumas perguntas vão ser as mesmas

Leia mais

EM FAMÍLIA. Um domingo de chuva NÍVEL A2

EM FAMÍLIA. Um domingo de chuva NÍVEL A2 NÍVEL A2 EM FAMÍLIA 4 lições Em Portugal, há famílias que costumam reunir-se ao domingo. A família do João reúne-se normalmente na casa dos avós. - Leitor de CD - BD da família - Tesouras - Acetato da

Leia mais

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a Página 1 1 Como escrever um Estudo de Caso O que é um estudo de caso? Um estudo de caso é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a lembre-se de escrever um estudo de caso é que o caso

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

LÍNGUA INGLESA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Video: Used to

LÍNGUA INGLESA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Video: Used to Video: Used to Falar sobre ações que fazíamos no passado, mas não fazemos mais. Video: When I was a child What did you use to do? O que você costumava fazer? My friends used to play on the streets. Meus

Leia mais

SUMÁRIO EU E MEUS COLEGAS... 8 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES... 18 A ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS COLEGAS...

SUMÁRIO EU E MEUS COLEGAS... 8 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES... 18 A ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS COLEGAS... SUMÁRIO 1 EU E MEUS COLEGAS... 8 FAZENDO AMIGOS... 8 BRINCAR É CONVIVER COM OS AMIGOS... 10 VAMOS CIRANDAR?... 12 O MAPA DA MINHA MÃO... 16 PARA LER... 17 2 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES...

Leia mais

PLANEJAMENTO - Livro Camilão, o comilão -Ana Maria Machado

PLANEJAMENTO - Livro Camilão, o comilão -Ana Maria Machado PLANEJAMENTO - Livro Camilão, o comilão -Ana Maria Machado Professor (a): Márcia dos Santos Opilhar NOME DO LIVRO: Camilão, o comilão AUTOR: Ana Maria Machado Competências Leitura; produção textual; oralidade;

Leia mais

LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros

LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros VERSÍCULO BÍBLICO Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. Colossenses

Leia mais

Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS e Comunicação Formação Pessoal e Social Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Nome: Idade: 3 anos Sala: Educação pré-escolar Ano letivo / 1º período Assiduidade Presenças: Faltas: Sabe o seu primeiro nome.

Leia mais

Projeto. Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA?

Projeto. Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA? Projeto Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA? 1 Projeto Pedagógico Por Beatriz Tavares de Souza* Apresentação O livro tem como tema o meio ambiente em que mostra o homem e a destruição da natureza,

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR 1º CICLO 2º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL DE INGLÊS CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS MATERIAIS/ RECURSOS CALENDARIZAÇÃO MODALIDADES DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Domínio de linguagens

Domínio de linguagens ent elinhas 2maio/2007 Domínio de linguagens desenvolva... pratique... pense... 1. Leia o cartaz abaixo: Fonte: www.santosdumont.14bis.mil.br/.../view/1084.html Agora, assinale a alternativa correta: a)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

nós na sala de aula - módulo: geografia 4º e 5º anos - unidade 9

nós na sala de aula - módulo: geografia 4º e 5º anos - unidade 9 As paisagens urbanas e as paisagens rurais são visualmente distintas. As atividades propostas têm como objetivo diferenciar e evidenciar as relações espaciais entre as paisagens urbanas e rurais, colocando

Leia mais

Organizando o dia a dia

Organizando o dia a dia 1 Organizando o dia a dia GENTE TEM SOBRENOME TODAS AS COISAS TÊM NOME, CASA, JANELA E JARDIM. COISAS NÃO TÊM SOBRENOME, MAS A GENTE SIM. SOBRENOME: NOME QUE VEM DEPOIS DO NOME PRINCIPAL. TODAS AS FLORES

Leia mais

Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura

Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura O PIL KIDS foi desenvolvido para ajudar na fixação das lições das revistas EBD infantil da Editora Betel de forma lúdica e contém várias atividades semanais elaboradas dentro de uma perspectiva e linguagem

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Projeto: Filhotes. Eixo: Natureza e Sociedade Duração: Setembro/Outubro de 2012 Infantil I

Projeto: Filhotes. Eixo: Natureza e Sociedade Duração: Setembro/Outubro de 2012 Infantil I Projeto: Filhotes Eixo: Natureza e Sociedade Duração: Setembro/Outubro de 2012 Infantil I Justificativa: A escolha da temática FILHOTES para o infantil I se deve ao fato de que os animais em geral provocam

Leia mais

Planificação anual - 2015/2016llllllllllll. Disciplina / Ano: Inglês / 5º ano. Manual adotado: Win!5 (Oxford University Press) Gestão de tempo

Planificação anual - 2015/2016llllllllllll. Disciplina / Ano: Inglês / 5º ano. Manual adotado: Win!5 (Oxford University Press) Gestão de tempo 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO ESCOLA BÁSICA DA ABELHEIRA PLANIFICAÇÃO ANUAL DE INGLÊS DO 5.º ANO 2015/2016 Planificação anual - 2015/2016llllllllllll Disciplina / Ano: Inglês / 5º ano Manual adotado:

Leia mais

Programa de Cursos 2011 / Matemática - Ensino Fundamental / 2º. ao 5º. ano

Programa de Cursos 2011 / Matemática - Ensino Fundamental / 2º. ao 5º. ano Sugestões de jogos Os jogos que apresentamos neste material envolvem diversos conceitos e procedimentos matemáticos, com variações nos níveis de complexidade e destinados a um ou mais grupos de ensino,

Leia mais

Arte das Palavras, Ens. e Trad.,Unip., Lda.

Arte das Palavras, Ens. e Trad.,Unip., Lda. Arte das Palavras, Ens. e Trad.,Unip., Lda. Planificação anual das aulas de Inglês 1º e 2º ano de escolaridade Hello!!! - Apresentação pessoal - Introdução aos elementos -Formar uma corrente onde se -Hello!

Leia mais

2º ANO (Profª Amália)

2º ANO (Profª Amália) AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 2º BIMESTRE 2º ANO (Profª Amália) Conto de Encantamento, páginas 44 e 45; As fadas, páginas 46 até 51; Alfabetização, páginas 52 e 53; Chapeuzinho Vermelho, páginas 61 até 69. Livro

Leia mais

Aprender brincando e brincar aprendendo: zero a três anos

Aprender brincando e brincar aprendendo: zero a três anos Aprender brincando e brincar aprendendo: zero a três anos Brincadeiras são peças fundamentais na engrenagem da Educação Infantil. Não se trata de apenas distrair as crianças. Brincar contribui para o desenvolvimento

Leia mais

Conteúdos. Imperativo na forma negativa Verbo Have (ter, possuir)

Conteúdos. Imperativo na forma negativa Verbo Have (ter, possuir) Conteúdos Imperativo na forma negativa Verbo Have (ter, possuir) Habilidades Usar adequadamente o Imperativo na forma negativa Identificar e utilizar apropriadamente o verbo Have (ter, possuir) PAUTA DO

Leia mais

MATA ATLÂNTICA: CONHECER PARA PRESERVAR Pereira, Patrícia

MATA ATLÂNTICA: CONHECER PARA PRESERVAR Pereira, Patrícia MATA ATLÂNTICA: CONHECER PARA PRESERVAR Pereira, Patrícia Resumo O projeto se iniciou a partir da necessidade de ser apresentado esse conteúdo já previsto no material do PIC (Projeto Intensivo no Ciclo)

Leia mais

ROTEIRO DIÁRIO SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vinheta do Projeto

ROTEIRO DIÁRIO SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vinheta do Projeto Componente Curricular: Ciências Série/Ano Letivo: 9º ano/2014 Professor Ministrante: Giselle Palmeira e Silone Guimarães Carga Horária: 5 horas/aula Data: 26/03/2014 Aula: 14 Teleaula: 53 Título: Gerador

Leia mais

Observação na Escolinha EMEI Cebolinha no Dia 02 de setembro de 2015

Observação na Escolinha EMEI Cebolinha no Dia 02 de setembro de 2015 Observação na Escolinha EMEI Cebolinha no Dia 02 de setembro de 2015 Acadêmica: Ewelyn Sampaio Cardoso Ao chegar à Escola EMEI cebolinha ás 08h00min, a professora do pré I já estava na escola com uma aluna

Leia mais

Anistia Internacional e o Dia de Doar

Anistia Internacional e o Dia de Doar Anistia Internacional e o Dia de Doar Chame seus amigos, amigas, colegas de trabalho e comunidade para, juntos, contribuírem para os direitos humanos com doações. É você quem faz a diferença! A beleza

Leia mais

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Português A2 Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Direção de Serviços de Língua e Cultura Composição Gráfica: Centro Virtual Camões

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down

Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down Resumo Esse vídeo pretende oferecer instrumentos aos professores da educação infantil e do ensino fundamental para as tarefas da educação

Leia mais

AULA CRIATIVA DE ORTOGRAFIA

AULA CRIATIVA DE ORTOGRAFIA AULA CRIATIVA DE ORTOGRAFIA Apenas uma experiência que pode ser recriada para outros conteúdos Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Terminada a audição, eu escrevi na lousa o título da música, o nome

Leia mais

Robson Brino Faggiani. Doutorando Psicologia Experimental Universidade de São Paulo

Robson Brino Faggiani. Doutorando Psicologia Experimental Universidade de São Paulo Contornando os prejuízos de comunicação: Ensino de Comportamento Verbal Robson Brino Faggiani Doutorando Psicologia Experimental Universidade de São Paulo 1 O que é Comportamento Verbal? 2 Análise Funcional

Leia mais

Compreender a importância do nome. Identificar as letras do nome. Escrever o nome. Ler e identificar os nomes dos colegas.

Compreender a importância do nome. Identificar as letras do nome. Escrever o nome. Ler e identificar os nomes dos colegas. PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Marilde Manara Tres Competências: Leitura Oralidade Escrita Produção textual Objetivos: Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção

Leia mais