DBCORP ERP DOCUMENTAÇÃO DE SOFTWARE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DBCORP ERP DOCUMENTAÇÃO DE SOFTWARE"

Transcrição

1 Processo PCP MRP MPS Sumário Processo PCP MRP MPS... 1 Sumário... 1 Módulos envolvidos... 2 Parâmetros: Descrição do Processo O que é PCP? O que é MPS? O que é MRP? Parametrização... 3 Passo 1: Programação do PCP (Geração de Média de Consumo dos Itens, Plano Mestre de Produção e MRP)... 4 Passo 2: Curva ABC... 5 Passo 3: Tipos de Distribuição de Plano Mestre de Produção... 6 Passo 4: Distribuições de Plano Mestre de Produção... 7 Passo 5: Ajuste de Lote Mínimo para a Geração de Média de Consumo de Itens Passo 6: Alocação de Estoque Mínimo de Componentes do MRP Passo 7: Parâmetros de Planejamento dos Itens Demonstração das telas utilizadas no Processo de Programação do PCP: Geração de Média de Consumo dos Itens Plano Mestre de Produção (MPS) a) Tipo Consumo p/ Média, Exportação e Pedidos de Vendas: b) Tipo Consumo p/ Estoque Mínimo e Máximo MRP Processo na Prática: Configuração Processo na Prática: Configuração

2 Módulos envolvidos Infraestrutura / Cadastros / Curvas ABC (IE0130) Manufatura / Cadastros / Tipos de Distribuição de Plano Mestre de Produção (MF0117) Manufatura / Cadastros / Distribuições de Plano Mestre de Produção (MF0113) Manufatura / Cadastros / Ajuste de Lote Mínimo para a Geração de Média de Consumo de Itens (MF0114) Manufatura / Cadastros / Alocação de Estoque Mínimo de Componente do MRP (MF0118) Manufatura / Cadastros / Parâmetros de Planejamento dos Itens (MF0105) Manufatura / Processos / Programação do PCP (Geração de Média de Consumo dos Itens, Plano Mestre de Produção e MRP) (MF0219) Manufatura / Processos / Geração de Média de Consumo dos Itens (MF0214) Manufatura / Processos / Plano Mestre de Produção (IE0105) Parâmetros: ObCnCstObrigCompras: (Código Nº 34) Indica se o Centro de Custo é obrigatório em Compras CntCustoEscOrdCompra: (Código Nº 36) Indica se os Centros de Custos podem ser escolhidos no Cadastro de Ordens de Compra. MRPGeraOrdPedCpOrdProd: (Código Nº 500) Indica se o MRP gera Ordens de Compra ou Pedidos de Compra e se gera Ordens de Produção. Opções 1º Dígito, onde 0 (zero) Gera Ordens de Compra e 1 Gera Pedidos de Compra. Opções 2º Dígito, onde N Não gera Ordens de Produção e S Gera Ordens de Produção. 1. Descrição do Processo Observação: Os parâmetros descritos neste documento não estão disponíveis para o usuário, e só podem ser configurados por um consultor. Caso seja necessário fazer alguma mudança nos mesmos, solicite uma visita. 1.1 O que é PCP? A sigla corresponde para o Planejamento e Controle de Produção (em inglês, Production Planning and Control). É um processo que gerencia os recursos operacionais de produção, que envolvem: - planejamento: o que, quanto e quando será produzido; - programação: recursos utilizados para a operação, com início e término do fluxo de trabalho, layout dos centros de trabalho para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, etapas de cada processo de manufatura, mão de obra/máquina; - controle: monitoramento e correções de desvios de produção, identificação de possíveis gargalos nos processos que podem inviabilizar a execução do trabalho.

3 O PCP busca organizar, padronizar e sistematizar o processo, para que a empresa possa produzir com segurança, rapidez e determinação, fornecendo informações que auxiliem na tomada de decisão. 1.2 O que é MPS? A sigla, em inglês, corresponde para Master Production Schedule MPS. Em português, significa Plano Mestre de Produção (PMP). A partir de todos os fatores citados acima que englobam o PCP, é criado o MPS, ou seja, para organizar e coordenar os trabalhos de fabricação no chão de fábrica é necessário que o PCP faça um planejamento de todas as suas ações, elaborando assim um plano mestre da produção. O objetivo do MPS é unir o plano estratégico da empresa com o processo de produção, para acompanhar a demanda e/ou nivelar a produção conforme as necessidades. O MPS faz o cálculo das necessidades de produtos que devem ser produzidos, indicando a quantidade e período de tempo em que deverão estar prontos. Isso permite balancear e coordenar suprimentos e demanda dos produtos acabados, período a período, definindo programas detalhados de produção de forma a suportar os planos agregados desenvolvidos. Através do MPS, é possível verificar as seguintes alternativas para tomada de decisões: - Utilização de estoques de produtos acabados; - Necessidade de uso de horas extras e subcontratação; - Gerenciamento da demanda; - Variação dos tempos de promessa de entrega; - Combinação de gerenciamento de suprimentos, demanda e lead times; - Recusa de pedidos que não possam ser entregues na data solicitada. 1.3 O que é MRP? Do inglês, MRP significa Material Requirement Planning, ou seja, Planejamento das Necessidades de Materiais. O MRP permite calcular a necessidade de materiais em quantidade e para um momento futuro, desde que possua informações da estrutura do produto e leadtime (tempo de fabricação/compra) de cada um dos itens. O MRP é executado em cima do Plano Mestre de Produção e se baseia na Distribuição do Plano Mestre de Produção, que distribui a demanda do mês/quantidade de produção. A Distribuição do Plano Mestre de Produção é a forma como é planejado o PCP. Pode ser reutilizada a mesma programação toda vez. 2. Parametrização A parametrização está na ordem que deverá ser seguida.

4 Passo 1: Programação do PCP (Geração de Média de Consumo dos Itens, Plano Mestre de Produção e MRP) Caminho da tela: Manufatura / Processos / Programação do PCP (Geração de Média de Consumo dos Itens, Plano Mestre de Produção e MRP) MF0219 Esta tela é muito importante, pois é através dela que são definidas as características que o sistema deve levar em consideração ao rodar o Plano Mestre de Produção e o MRP. Clique ícone Configuração: Serão abertas as configurações, que possuem 2 divisões: Observação: Essas configurações serão efetuadas apenas 1 (uma) vez. 1. Plano Mestre de Produção: Podem ser: a. Consumo p/ Média, Exportação e Pedidos de Vendas: ao selecionar esta opção, a Distribuição do Plano Mestre de Produção possibilita criar uma configuração específica para Média de Consumo, Exportação e Pedidos de Venda. b. Consumo p/ Estoque Mínimo e Máximo: esta opção é apenas para pedidos de venda pendentes, considerando o Estoque Mínimo e Máximo do Produto, utilizada no processamento do Plano Mestre de Produção. Também é necessário configurar a Distribuição do Plano Mestre de Produção. Quando esta opção estiver marcada, na Distribuição do Plano Mestre, apenas a Produção do Mês (Tipo) deve estar configurada por Linhas de Produto de venda e o checkbox Considerar todos os Pedidos de Venda pendentes deve estar marcado. Somar estoque máximo a necessidade: este checkbox só terá efeito quando estiver selecionada a segunda opção: Consumo p/ Estoque Mínimo e Máximo. Fará o cálculo para os itens da seguinte forma: Estoque Máximo = (Qtd. Média Consumo) / 30 * Qtd. Dias Estoque Máx.

5 2. MRP: definir o tipo de ação que o MRP deve gerar. Dependendo da opção selecionada, a tela MRP será modificada. a. Gerando Pedidos de Compra: só serão gerados pedidos de compra. Nesta opção não se considera Lead Time e pode ser considerada a opção Alocar Estoque Mínimo do MRP (da tela Parâmetros de Planejamento dos Itens). b. Gerando Ordens de Compra: serão gerados ordens de compra e ordens de produção. Por padrão de mercado, a combinação mais utilizada das configurações é Consumo p/ Estoque Mínimo e Máximo (para Plano Mestre de Produção) e Gerando Ordens de Compra (para MRP). Atenção: É importante salientar que, de qualquer forma, o consultor, em conjunto com a empresa cliente, irá definir qual a melhor configuração para o PCP. Passo 2: Curva ABC Caminho da tela: Infraestrutura / Cadastros / Curvas ABC IE0130 Nesta tela deve ser configurada a curva ABC para cada Linha de Produto e Tipo (Compras, Giro de estoque e Vendas), bem como Faixas de Quantidades, ou seja, onde o item será enquadrado, conforme a quantidade consumida/faturada do mesmo. As empresas podem ter várias curvas ABC configuradas. Uma delas será vinculada, posteriormente, na tela Distribuições de Plano Mestre de Produção. É importante salientar que para utilizar a curva ABC na distribuição do plano mestre de produção, é necessário antes configurar a tela Tipos de Distribuição de Plano Mestre de Produção, indicando para cada tipo se habilita a curva ABC, ou não, e as descrições do usuário. Descrição dos Campos: *Campo de preenchimento obrigatório Código: campo preenchido automaticamente e corresponde ao código de cadastro da Curva ABC.

6 Inclusão: apresenta o usuário que realizou a inclusão do registro, bem como a data e a hora da inclusão. Última Alteração: apresenta o usuário que realizou a alteração do registro, bem como a data e a hora de alteração. Descrição*: informar um nome/descrição para a Curva ABC. Linha de Produto: selecionar dentre as linhas de produto cadastradas, qual deseja levar em consideração quando realizada a distribuição do plano mestre de produção. Tipo: selecionar o tipo, que pode ser Compras, Giro de Estoque ou Vendas. Faixas de Quantidades: a configuração das faixas de quantidades inicia de baixo para cima e corresponde para média dos itens de quantidade faturada, que está entre De e Até. No exemplo abaixo, citamos 3 faixas, porém poderão ser utilizadas todas as letras do alfabeto para a definição: Curva C: é considerada o nível mais baixo da curva. Irá iniciar em branco até a quantidade 999. Curva B: será o nível intermediário, onde a média dos itens estará de até Curva A: considera os itens que possuem a média acima de Clicar no botão + para inserir a configuração de cada curva. Empresas: Marcar o checkbox das empresas para as quais deve ficar disponível a configuração da curva ABC. Passo 3: Tipos de Distribuição de Plano Mestre de Produção Caminho da tela: Manufatura / Cadastros / Tipos de Distribuição de Plano Mestre de Produção MF0117

7 Esta tela permite definir um apelido para os tipos de distribuição que serão utilizados na tela Distribuições de Plano Mestre de Produção. Na Coluna Descrição, o sistema traz por padrão os tipos de distribuição previamente cadastrados. Tipos Atraso do Mês Passado: considera os pedidos de venda pendentes que estão atrasados, ou seja, a partir da data do Plano Mestre de Produção (campo Período de Definição de Pedidos de Venda: dd/mm/aaaa até dd/mm/aaaa) que foi definida para trás. Produção do Mês Atual: considera os pedidos de venda pendentes que se encontram entre o intervalo do campo Período de Definição de Pedidos de Venda: dd/mm/aaaa até dd/mm/aaaa, localizado na tela Plano Mestre de Produção. Próximo Mês: considera os pedidos de venda pendentes que estão 1 mês posterior ao intervalo, ou seja, a partir da data do Plano Mestre de Produção (campo Período de Definição de Pedidos de Venda: dd/mm/aaaa até dd/mm/aaaa) que foi definida para frente. Previsão: considera os pedidos de venda pendentes que estão 2 meses posteriores ao intervalo, ou seja, a partir da data do Plano Mestre de Produção (campo Período de Definição de Pedidos de Venda: dd/mm/aaaa até dd/mm/aaaa) que foi definida para frente. Praça: são linhas de produto para as quais não se esperam pedidos de venda, então considera pela média de consumo, pois é necessário ter estes itens em estoque, para o pedido imediato que vier a ocorrer. Esta opção normalmente deve estar marcada em conjunto com Habilita Curva ABC. Exportação: leva em consideração os pedidos de venda pendentes que são para exportação. São todos os pedidos de venda que na lista de preço a moeda for diferente do Real (R$). Na Coluna Descrição do Auxiliar, o usuário define como deseja chamar os tipos de distribuição. A descrição que o usuário informar nesta tela será apresentada na tela Distribuições de Plano Mestre de Produção, na grid Percentuais de Distribuição de Plano Mestre, na coluna Tipo. Quando marcado o checkbox Habilita Curva ABC para determinado tipo nesta tela, significa que na tela Distribuições do Plano Mestre de Produção a coluna ABC estará disponível para selecionar em qual faixa o tipo se encontra. Passo 4: Distribuições de Plano Mestre de Produção Caminho da tela: Manufatura / Cadastros / Distribuições de Plano Mestre de Produção MF0113

8 Esta tela é muito importante, pois nela são definidas as regras que o sistema irá utilizar para aplicar no planejamento da tela Programação do PCP. A distribuição do plano mestre é a definição do planejamento da produção, ou seja, de que forma deseja-se programar a produção. Pode-se ter várias distribuições cadastradas. É necessário definir uma descrição, a curva que será utilizada, as linhas de produto e os respectivos tipos de distribuição para gerar o Plano Mestre de Produção. Descrição dos Campos: *Campo de preenchimento obrigatório Código: corresponde para o código da distribuição do plano mestre de produção. Inclusão: apresenta o usuário que incluiu o registro, bem como a data e a hora de inclusão. Última alteração: quando o registro for alterado, apresenta o usuário que realizou a alteração, bem como a data e a hora. Descrição*: digitar uma descrição para a distribuição do plano mestre de produção. Esta descrição deve ser única. Curva ABC*: selecione a curva ABC que será utilizada no planejamento. A curva ABC é previamente cadastrada em Infraestrutura / Cadastros / Curva ABC. A curva a ser apresentada para seleção será de acordo com as empresas para as quais ela está cadastrada. Qtd. Semanas Marketing: corresponde para quantas semanas da programação será aplicado o percentual de marketing, que está localizado na grid Percentuais de Distribuição de Plano Mestre, coluna Marketing (%). Ao informar, por exemplo, a Qtde = 1 semana, a grid Semanas ficará na cor amarela somente para a primeira semana. Nesta semana, pode ser aplicado um percentual tanto para aumentar a quantidade encontrada pela média, como diminuir a mesma. Supondo que a média gerada seja de Quantidade = 1000, caso queira aumentar em 20% esta quantidade, o campo % Marketing deve ser igual a 120%. Este campo está relacionado com o campo % da grid Semanas com linhas amarelas. Então, se

9 aumentar em 120% a quantidade (que será = 1200) e na primeira semana temos o percentual de 50%, significa que será produzido 50% de 1200 (1000*120%), ou seja, Quantidade = 600. Quant. de semanas: informe a quantidade máxima de semanas que deseja programar. Esta quantidade corresponde para o tamanho do planejamento, uma vez que o PCP sempre trabalha em semanas. Exemplo: se desejar planejar 3 meses para frente, serão criadas 12 semanas. Para cada linha de produto, adicionar o número de semanas conforme definido neste campo. Calendário: este calendário verifica o Calendário de Produção, cadastrado em Infraestrutura / Cadastros / Calendário e permite selecionar entre 3 opções: Considerar adiantando, Considerar atrasando e Não considerar. Ao selecionar a opção para adiantar, serão analisadas as datas do calendário de produção e adiantada a mesma caso a semana de programação não tenha expediente. A opção para atrasar, também analisa as datas do calendário de produção e será atrasada a produção, caso a semana de programação não tenha expediente. A opção Não Considerar considera as datas comuns, ou seja, mantém a semana original da Programação. Observação: campo simples de informações complementares à distribuição. Grid Percentuais de Distribuição de Plano Mestre: neste momento serão definidas as linhas de produto a serem utilizadas, uma vez que o PCP é baseado em linha de produto. Além disso, serão definidos os tipos de distribuição e curva ABC. Para cada linha de produto adicionada, deverão ser criados os nºs de semanas correspondentes, na grid Semanas. Linha de Produto: definir a linha de produto para a qual deseja distribuir a programação de produção. As linhas de produto foram previamente cadastradas em Estoques / Cadastros / Linhas de Produto. Tipo: corresponde para os tipos de distribuição do plano mestre. Normalmente, os pedidos de venda para exportações são produzidos na primeira semana, ou seja, 100% na primeira semana. Quando marcado este campo juntamente com a coluna Exportações, faz a demanda de programação para pedidos de exportação, ou seja, pedidos que possuem moeda diferente do real. Dessa forma, o mesmo item pode ser exportado e vendido dentro do Brasil, se enquadrando em vários tipos. Exemplo 1: Tipo = Atraso do Mês Passado Ao definir a Linha de Produto = Nacional, foi selecionado o Tipo de Distribuição = Atraso do mês passado. Para esta linha e tipo, não foi definida curva ABC, em razão de que a mesma é utilizada para praça (média de venda). Isso significa que produtos desta linha, que tiverem pedidos de venda pendentes com data de entrega menor do que a data do Período de Definição de Pedidos de Venda (tela Plano Mestre de Produção), correspondem a esta configuração. Exemplo 2: Tipo = Produção do Mês Atual

10 Ao definir a Linha de Produto = Nacional, foi selecionado o Tipo de Distribuição = Produção do Mês Atual. Para esta linha e tipo também não foi definida curva ABC. Isso significa que produtos desta linha, que tiverem pedidos de venda pendentes com data de entrega entre a data do Período de Definição de Pedidos de Venda (tela Plano Mestre de Produção), correspondem a esta configuração. Exemplo 3: Tipo = Próximo Mês Ao definir a Linha de Produto = Nacional, foi selecionado o Tipo de Distribuição = Próximo Mês. Para esta linha e tipo também não foi definida curva ABC. Isso significa que produtos desta linha, que tiverem pedidos de venda pendentes com data de entrega 1 mês posterior da data do Período de Definição de Pedidos de Venda (tela Plano Mestre de Produção), correspondem a esta configuração. Exemplo 4: Tipo = Previsão Ao definir a Linha de Produto = Nacional, foi selecionado o Tipo de Distribuição = Previsão. Para esta linha e tipo também não foi definida curva ABC. Isso significa que produtos desta linha, que tiverem pedidos de venda pendentes com data de entrega de 2 meses posteriores da data do Período de Definição de Pedidos de Venda (tela Plano Mestre de Produção), correspondem a esta configuração. Exemplo 5: Tipo = Praça Ao definir a Linha de Produto = Nacional, foi selecionado o Tipo de Distribuição = Praça. Para esta linha de produto os pedidos de venda são incertos, ou seja, não se esperam pedidos de venda. Dessa forma, é considerado pela média de consumo, uma vez que é necessário ter estes itens em estoque, para o pedido imediato que vier a ocorrer. Para este tipo configura-se a Curva ABC. Não leva em consideração a data do Período de Definição de Pedidos de Venda (tela Plano Mestre de Produção). Observação: os pedidos pendentes nesta linha também serão somados na média de consumo. Exemplo 6: Tipo = Exportação Ao definir a Linha de Produto = Exportação, leva em consideração os pedidos de venda pendentes que são para exportação. São todos os pedidos de venda que na lista de preço a moeda for diferente do Real (R$). Neste caso não é necessário configurar a Curva ABC e também não leva em consideração a data do Período de Definição de Pedidos de Venda (tela Plano Mestre de Produção). ABC: a curva ABC somente estará disponível para selecionar, quando na tela Tipos de Distribuição de Plano Mestre de Produção, o checkbox Habilitar Curva ABC estiver marcado para o tipo correspondente. Normalmente a Curva ABC é utilizada com o Tipo Praça, que corresponde para o mercado de reposição e trabalha com base na média de venda. Em teoria, não deve haver pedidos de venda em aberto, tudo deve estar faturado antes de rodar o Plano Mestre de Produção. Considerar todos os pedidos de vendas pendentes: ao marcar este checkbox serão considerados no Plano Mestre de Produção todos os pedidos de venda que tiverem Status = Pendente, independente da data de entrega. Não é necessário configurar todos os tipos de distribuição. Este campo utiliza, por padrão, a configuração Consumo p/ Estoque Mínimo e Máximo, definida na Programação do PCP. Com este checkbox marcado não é necessário marcar todos os intervalos (Tipos), sugerindo-se apenas o Tipo = Produção do Mês atual.

11 Exportações Considerar exportações nesta linha de produto: ao marcar este checkbox, serão consideradas as exportações da linha de produto selecionada. Nesta opção não faz diferença se é trading ou exportação, ele considera todos os pedidos que possuem moeda diferente do Real (R$). % de Consumo da primeira semana do mês: esta opção somente estará ativa quando na Programação do PCP para Plano Mestre de Produção, o Tipo for igual a Consumo p/ Estoque Mínimo e Máximo. Quando configurado o percentual nesse campo, não se faz necessária a configuração na grid de Semanas, porque está considerando sempre a primeira semana. Serão verificados todos os pedidos existentes e serão produzidos no 1º dia da semana do mês. Ao preencher o percentual, caso tiver alguma informação na grid Semanas, serão apagadas as informações daquela Linha de Produto e desabilitado a coluna de %. Consumir Média: esta opção somente estará ativa quando na Programação do PCP para Plano Mestre de Produção, o Tipo for igual a Consumo p/ Estoque Mínimo e Máximo. Ao utilizar este checkbox, não é necessário marcar o checkbox Consumir Média localizado na grid Semanas. Ao marcar este checkbox, quando realizar a produção, será jogado na primeira semana ou distribui entre os períodos na grid Semanas. Pode somar a média dos pedidos, além daqueles que já haviam sido programados. Marketing %: o percentual de marketing pode ser considerado para mais ou para menos, ou seja, para aumentar ou diminuir a quantidade. Este campo está relacionado com a Quant. Semanas Marketing. Ao informar, por exemplo, a Qtde = 1 semana, a grid Semanas ficará na cor amarela somente para a primeira semana. Nesta semana, pode ser aplicado um percentual tanto para aumentar a quantidade encontrada pela média, como diminuir a mesma. Supondo que a média gerada seja de Quantidade = 1000, caso queira aumentar em 20% esta quantidade, o campo % Marketing deve ser igual a 120%. Este campo está relacionado com o campo % da grid Semanas com linhas amarelas. Então, se aumentar em 120% a quantidade (que será = 1200) e na primeira semana temos o percentual de 50%, significa que será produzido 50% de 1200 (1000*120%), ou seja, Quantidade = 600. Grid Semanas: Nesta grid, será adicionado o nº de semanas, conforme informado no campo Quantidade máxima de semanas, ou seja, 12 semanas, para cada linha de produto. Depois serão definidos os percentuais para cada semana. A linha em amarelo corresponde para a quantidade de semana de Marketing que foi definida. Exemplo: Ao definir apenas 1 semana, ficará em amarelo somente a semana de Nº 1. Na coluna %, vamos definir que na 1º semana serão produzidos 100% dos pedidos. Esse corresponde ao percentual do que deseja fazer em cada semana, em relação ao total a ser feito. Quando marcada a coluna Consumir Média, ao realizar a produção, vai ser considerada a média na semana selecionada. Pode somar a média dos pedidos, além daqueles que já haviam sido programados.

12 Empresas: Marcar o checkbox das empresas para as quais deve ficar disponível a configuração de Distribuições do Plano Mestre de Produção. Passo 5: Ajuste de Lote Mínimo para a Geração de Média de Consumo de Itens Caminho da tela: Manufatura / Cadastros / Ajuste de Lote Mínimo para a Geração de Média de Consumo de Itens MF0114 Esta tela servirá para realizar arredondamentos do lote mínimo e múltiplo, quando gerada a média de consumo, conforme a escala que for definida para o arredondamento. Descrição dos Campos: *Campo de preenchimento obrigatório Descrição*: informe uma descrição para o cadastro de ajuste de lote mínimo. Linha de Produto: selecione a linha de produto que vai sofrer o ajuste de lote mínimo. Pode-se também selecionar a opção Todos. Observação: digite uma informação pertinente ao cadastro de ajuste. Faixas de Quantidade: informe como será feito o ajuste do lote mínimo e múltiplo de lote de produção. Esse ajuste implica na tela de Parâmetros de Planejamento dos Itens, nos campos de Lote Mínimo e Múltiplo, conforme imagem abaixo:

13 A coluna De é para informar o início do intervalo. A Coluna Até corresponde para o fim do intervalo. Exemplo: quando a quantidade for De = 0 Até = 5, ao gerar a Média de Consumo, o Lote Mínimo será ajustado para 10 e o Lote Múltiplo para 5. Passo 6: Alocação de Estoque Mínimo de Componentes do MRP Caminho da tela: Manufatura / Cadastros / Alocação de Estoque Mínimo de Componente do MRP MF0118 Primeiramente, para que estas informações de semanas e percentuais sejam levadas em consideração, o checkbox Alocação Estoque Mínimo no MRP, localizado na tela Parâmetros de Planejamento dos Itens, deve estar marcado para todos os itens que fazem parte do processo MRP. Observação: Para quem configura a programação do MRP sem usar leadtime, conforme o planejamento de semanas da produção, a alocação de estoque permite definir em qual semana do MRP irá acontecer a alocação.

14 Descrição dos Campos: *Campo de preenchimento obrigatório Código: preenchido automaticamente pelo sistema e corresponde ao código do cadastro de alocação de estoque mínimo. Inclusão: o primeiro campo apresenta o usuário que realizou o cadastro e o segundo campo apresenta a data e a hora de inclusão. Última alteração: o primeiro campo apresenta o usuário que realizou a alteração do cadastro e o segundo campo apresenta a data e a hora de alteração. Descrição*: informe um nome/descrição que identifique a alocação Observação: digite informações pertinentes ao cadastro de alocação de estoque mínimo de componentes do MRP. Semanas: informe o número de semanas e o percentual de alocação de estoque de componentes para cada semana. Os percentuais das semanas não necessitam somar 100%. Exemplo: tendo 5 semanas cadastradas, na quarta semana pode-se ter um percentual de 40% e na quinta semana 30%. Este percentual será aplicado sobre o campo Estoque Mínimo da tela Parâmetros de Planejamento dos Itens da seguinte forma: Estoque Mín / 30 * Quant. Dias Estoque Mín. Para incluir a linha e preencher as informações, clique no botão +. É importante salientar que a configuração da alocação de estoque pode ter a mesma quantidade de semanas do MRP. Empresas: marque o checkbox da empresa para a qual deseja que este cadastro esteja disponível. Passo 7: Parâmetros de Planejamento dos Itens Caminho da tela: Manufatura / Cadastros / Parâmetros de Planejamento dos Itens MF0105. Esta tela é de suma importância, pois nela são definidos os parâmetros que todos os itens precisam ter configurado para quando for realizado o Plano Mestre de Produção e o MRP. A configuração de itens comprados vai diferir da configuração dos itens fabricados, mas eles precisam ter suas estruturas configuradas. - Para itens comprados, os campos Gera Ordens, MPS/MRP, Estoque Mínimo (opcional, mas quando o Alocar Estoque Mínimo estiver marcado este se torna obrigatório), Quant. Dias Estoque Mínimo e Quant. Dias Estoque Máximo, Alocar Estoque Mínimo no MRP (opcional) devem estar

15 preenchidos/marcados. O campo Lead Time pode ser configurado marcando o checkbox e inserindo a quantidade de dias. Além disso, na tela Itens dos Fornecedores devem ser configuradas as colunas de Lote Mínimo e Múltiplo, e também as colunas de Lead Time (dias) 1, que se referem para a quantidade de dias necessários para Entrega, Logística e Interno. Os itens também devem estar parametrizados na tela Parâmetros Fiscais dos Itens, com as respectivas alíquotas de ICMS. O motivo desta parametrização é que o MRP pode gerar pedidos de compras e o item já estará configurado com os parâmetros fiscais. Por último, os itens comprados deverão estar inseridos em uma lista de preço do fornecedor e associados aos compradores. - Para itens comprados que são fabricados por outra unidade, deve estar marcado o checkbox Gera Pedidos de Compra, Gera Ordens, MPS/MRP, Estoque Mínimo flegado (opcional, mas quando o Alocar Estoque Mínimo estiver marcado este se torna obrigatório), Quant. Dias Estoque Mínimo e Quant. Dias Estoque Máximo, Alocar Estoque Mínimo no MRP (opcional), deve estar nos Itens dos Fornecedores e Preço dos Itens dos Fornecedores. Lembrando que na tela Itens de Produção, os itens comprados fabricados devem estar marcados como Fabricado. Para este tipo de item, também pode ser configurado o Lead Time na tela Itens dos Fornecedores ou nos Parâmetros de Planejamento dos Itens. - Para itens fabricados, devem ser configurados os campos MPS/MRP, Gera Ordens. Observação: Podem existir itens fabricados para os quais a empresa não quer que seja gerado o MRP e MPS, então não precisa marcar o campo MPS/MRP. Os itens também devem estar parametrizados na tela Parâmetros Fiscais dos Itens, com as respectivas alíquotas de ICMS. O motivo desta parametrização é que o MRP pode gerar pedidos de compras e o item já estará configurado com os parâmetros fiscais. Devem existir pedidos de venda (pendentes) ou usar a média de consumo dos itens, conforme período que desejar, para que se possa realizar o Plano Mestre de Produção. Abaixo, é demonstrada a tela de Parâmetros de Planejamento dos Itens. Os campos principais estão circulados e afetam a geração do MPS e MRP. 1 No DBLibrary pode ser visualizado manual correspondente ao processo de Lead Time.

16 Descrição dos Campos: *Campo de preenchimento obrigatório Estoque Mínimo (1): é possível definir o Estoque Mínimo do Item, quando gerada a Média de Consumo e preenchido o campo Quant. Dias Est. Mín. O DBCorp ERP calcula automaticamente o estoque mínimo do item, conforme o cálculo abaixo: (105,50 (Média) /30 (dias)) * 10 (Quant. Dias Est. Mín.) = 35,1666 Quant. Dias Est. Mínimo: este campo deve estar preenchido com a quantidade de dias para estoque mínimo do item e será utilizado para calcular seu Estoque Mínimo. Estoque Máximo (2): é possível definir o Estoque Máximo do Item, quando gerada a Média de Consumo e preenchido o campo Quant. Dias Est. Máx. O DBCorp ERP calcula automaticamente o estoque máximo do item, conforme o cálculo abaixo: (105,50 (Média) / 30 (dias)) * 20 (Quant. Dias Est. Máx.) = 70,333 Quant. Dias Est. Máximo: este campo deve estar preenchido com a quantidade de dias para estoque máximo do item e será utilizado para seu calcular o Estoque Máximo. Lote Mínimo (3): definir o lote mínimo do item que será utilizado na geração do Plano Mestre de Produção. Sempre que produzir algo, a empresa define a partir de qual quantidade mínima será realizada a produção do item, de maneira que compense para ela produzir. Este campo é de preenchimento obrigatório para o Plano Mestre de Produção. Exemplo: supondo que o estoque mínimo é de 1000 e a necessidade de produção seja de 10, ao gerar o Plano Mestre de Produção, a necessidade de produção será de Lote Múltiplo (4): corresponde para a quantidade múltipla de um determinado item que será utilizada na geração do Plano Mestre de Produção. Por exemplo: o lote mínimo de um item é de 1000 unidades e o lote múltiplo é de 100. Quando se tem uma necessidade de 1015 unidades e a empresa não deseja fabricar quantidades quebradas, ao gerar o Plano Mestre de Produção, a necessidade de produção será de 1100 unidades. Este campo é de preenchimento obrigatório para o Plano Mestre de Produção.

17 Lead Time (5): o lead time é um tempo a mais utilizado no Plano Mestre de Produção. Esse lead time trabalha em conjunto com o Lead Time Total dos seus componentes da tela Itens dos Fornecedores. Ainda, esse campo também leva em consideração o campo Lead Time localizado na tela Plano Mestre de Produção, que possui as opções de Fornecedor Principal, Fornecedor com Menor Lead Time, Fornecedor com Maior Lead Time. MPS/MRP (6): Ao marcar este checkbox, o item será considerado quando rodar o Plano Mestre de Produção e MRP. Se este checkbox não estiver marcado para o item, o mesmo não será considerado no Plano Mestre de Produção e MRP. Se um item inativo estiver parametrizado com este checkbox, ele será considerado no Plano Mestre de Produção e MRP, pois ele pode ter sido inativado após terem sido gerados pedidos para ele. Observação: Quando marcar este checkbox, é marcado automaticamente o checkbox Gera Ordens. Gera Ordens (7): ao marcar o checkbox MPS/MRP este campo será marcado automaticamente, uma vez que é imprescindível para o processo do MRP, pois serão geradas ordens de compra e/ou pedidos de compra e ordens de produção. Gera Pedido de Compra (8): somente marcar este checkbox quando o item for comprado fabricado. Marcando este checkbox, ao rodar o MRP, serão gerados pedidos de compra para itens fabricados que são comprados e industrializados em terceiros, para gerar a necessidade dos componentes, obedecendo a regra de lote mínimo de compra e lote múltiplo do fornecedor. O flag só estará disponível para quando for itens do tipo fabricado comprado. Alocar Estoque Mínimo no MRP: ao marcar este checkbox, significa que quando forem geradas as necessidades de compras, será levado em consideração o campo de Estoque Mínimo do item desta tela. Este campo só possui relevância com itens comprados. Destino: indica qual é o destino do componente comprado ou fabricado comprado após o Recebimento das Notas Fiscais dos Pedidos de Compra. Esse campo será habilitado quando na tela Destino de Itens de Produção houverem dados cadastrados. Não utilize esse campo sem o suporte de um consultor. Grid Histórico de Geração de Média de Consumo: demonstra todas as gerações de média de consumo que foram realizadas para o item em um período de tempo, através do processo Geração de Média de Consumo de Itens. Serão apresentados os resultados da média de vendas do item que está sendo produzido e dos componentes gastos para a fabricação. É importante ressaltar que este processo utiliza apenas o Status de média = Efetivado, representado na cor azul, mesmo que tenha várias médias geradas. Também só serão validados os pedidos de venda faturados e emitidos (impressos). Caso não tenha sido emitido/enviado para a Secretaria da Fazenda, não entrará na média de geração de consumo. Os pedidos pendentes de aprovação não entram na média de geração de consumo. 3. Demonstração das telas utilizadas no Processo de Programação do PCP: Após entender os conceitos e parametrizações, será explanado como utilizar as telas envolvidas no processo. 3.1 Geração de Média de Consumo dos Itens Caminho: Manufatura / Processos / Geração de Média de Consumo dos Itens MF0214

18 Esta tela também pode ser acessada através da própria tela Programação do PCP, no caminho: Manufatura / Processos / Programação do PCP (Geração de Média de Consumo dos Itens, Plano Mestre de Produção e Mrp). Para isso, será necessário nomear a programação que deseja fazer, preenchendo o campo Descrição. A tela de Geração de Média de Consumo tem por objetivo gerar a média de consumo de cada item ou componente. As médias geradas serão apresentadas na tela Parâmetros de Planejamento dos Itens e utilizadas tanto no Plano Mestre de Produção como no MRP. Descrição dos Campos: *Campo de preenchimento obrigatório Período*: informar a data de início e a data final para a qual o sistema deverá gerar a média de consumo dos itens e componentes. O intervalo em meses entre essas datas é que vai definir o divisor para a geração da média, que é o próximo campo. Quant. Meses: campo preenchido automaticamente com a quantidade de meses, conforme o período informado. Ajuste Lote Mínimo: permite buscar a opção de ajuste que melhor se enquadra para o preenchimento dos campos de lote mínimo e múltiplo na tela Parâmetros de Planejamento dos Itens, quando gerada a média de consumo dos itens e componentes. Esse ajuste obedece a configuração da tela Ajustes de Lote Mínimo para a Geração de Média de Consumo dos Itens. Exceção: permite excluir o mês dos faturamentos que não devem entrar na geração de média de consumo dos itens e componentes, para não influenciar a média com algo que não seja real (Exemplo: venda de um item quando está na promoção, onde a venda é maior que em outros períodos). Validar Qtd. Dias Consumo Estoque Mínimo (1) e Validar Qtd. Dias Consumo Estoque Máximo (2): quando marcado estes campos, ao gerar a média de consumo dos itens, o sistema irá analisar os campos Lote Mínimo e Lote Múltiplo da tela de Ajustes de Lote Mínimo para Geração de Média de Consumo de Itens, levando em consideração a Linha de Produto, e preenche os campos de Lote Mínimo e Lote Múltiplo na tela de Parâmetros de Planejamento dos Itens. Considerar Exportações: quando marcado esse checkbox, os itens que pertencerem para uma lista de preço em que o campo Moeda for diferente de Real, serão considerados como exportação. Quando marcado esse campo, não é necessário configurar o campo Distribuição do Plano Mestre de Produção.

19 Limpar a média, quando não existirem vendas: ao marcar este checkbox, os itens que não tiveram vendas neste período vão mostrar uma média e a quantidade faturada com zero na tela Parâmetros de Planejamento dos Itens. Estes mesmos itens também terão o lote mínimo e múltiplo modificados para o valor um, salvo os itens que tiverem em seus parâmetros de planejamento o flag Na Geração de Média de Consumo dos Itens não atualizar os campos de Lote Mínimo e Múltiplo marcado. Mesmo que os itens não tiverem vendas, deverá ter uma linha com quantidade de faturamento zero e também a média. Distribuição do Plano Mestre de Produção: no primeiro campo, permite informar o código de uma Distribuição do Plano Mestre de Produção ou clicar na lupa para buscar a distribuição. Quando informada uma distribuição, será considerada a coluna Exportação de determinada linha de produto da tela Distribuição do Plano Mestre de Produção. Quando configurado este campo, não é necessário marcar Considerar Exportações. Clicar no ícone Processar, localizado na barra de ferramentas da tela. O sistema vai calcular a média de cada item/componente. - Aba Itens (3): serão trazidos os itens que possuem uma Qtd. Média (4) de faturamento a considerar. Essa quantidade média corresponde para a quantidade faturada do item, que pode pertencer para uma estrutura ou ser vendido separadamente. Além disso, a flag Considerar Exportações quando marcada será incluída na média também do item. É importante ressaltar que a coluna Quant. Faturada terá algum valor preenchido quando o item pai deste componente foi faturado. - Aba Inconsistências (5): apresenta as divergências (6), para cada item, que devem ser ajustadas para continuar o processo.

20 Neste exemplo, deve-se preencher os campos de Qtd. Dias de Estoque Mínimo e Qtd. Dias de Estoque Máximo, na tela Parâmetros de Planejamento dos Itens. Ao informar o campo Quant. Dias Est. Mín., será preenchido automaticamente o campo Estoque Mínimo. O cálculo para encontrar o valor do Estoque Mínimo é: (16,66 (Média) / 30 (dias)) * 10 = 5,56 O cálculo para encontrar o valor do Estoque Máximo é: (16,66 (Média) / 30 (dias)) * 20 = 11, Plano Mestre de Produção (MPS) Caminho da tela: Manufatura / Processos / Plano Mestre de Produção. O Plano Mestre utiliza basicamente as etapas de: - Cadastro da Curva ABC - Distribuição de Plano Mestre de Produção - Geração da Média de Consumo. A função desta tela é programar a produção de modo a atender as datas de entrega dos pedidos de venda. Descrição dos Campos: *Campo de preenchimento obrigatório

21 Código: sequencial numérico gerado automaticamente pelo sistema. MPS Pai: este campo aponta o código do Plano Mestre de Produção de origem, caso o Plano Mestre de Produção tenha sido copiado, através do botão Novo/Copiar. Para habilitar o botão Copiar, o Tipo do Plano Mestre de Produção (na tela Configurações do PCP) deve ser igual Consumo para Estoque Mínimo e Máximo, o Plano Mestre de Produção deve estar salvo, o Lead Time (na tela Plano Mestre de Produção) deve estar igual a Nenhum e o status do Plano Mestre de Produção deve estar como Gerado. Inclusão: após salvar o cadastro, este campo é preenchido automaticamente com o usuário que realizou a inclusão do cadastro. O campo seguinte apresenta a data e a hora de inclusão. Alteração: quando realizada alguma alteração no cadastro, este campo é preenchido automaticamente com o usuário que realizou a alteração. O campo seguinte apresenta a data e a hora de inclusão. Status: corresponde para o Status do Plano Mestre de Produção. Esse status é alterado manualmente, pelo usuário. São eles: Gerado, Efetivado, Finalizado ou Todos. Após a primeira geração do Plano Mestre, o status fica como Gerado. Após a análise e aprovação do Plano Mestre, deve-se alterar de forma manual para Efetivado, pois este define que o MPS está sendo utilizado. Após alterar e salvar o Plano Mestre de Produção com status de Efetivado, os demais planos passam a ter o Status de Finalizado. Como esse campo de Status também serve de filtro de pesquisa, existe a opção Todos, tendo efeito apenas para pesquisa e não permitindo a gravação de Status. Descrição*: digite uma descrição/nome para o Plano Mestre a ser cadastrado. Distribuição do Plano Mestre de Produção*: selecione uma distribuição do plano mestre de produção, que foi previamente cadastrada no caminho Manufatura / Cadastros / Distribuição do Plano Mestre de Produção. A mesma servirá como base para a quantidade de semanas de programação a serem geradas. Início Planejamento: definir a data a partir de que data começará a contar a quantidade de semanas (campo Qtd. Semanas). O início do planejamento é quando começará a ser produzido o que precisa. Normalmente, é informado o primeiro dia do próximo mês. Na grid Itens ficarão configuradas as semanas do ano, conforme calendário ISO. Qtd. Semanas: digite para quantas semanas para frente deseja gerar o plano mestre. É importante salientar que esta quantidade de semanas não poderá ultrapassar a quantidade de semanas da tela Distribuição do Plano Mestre de Produção, definida no campo Quant. Máxima de Semanas. Final Planejamento: é um calendário que demonstra o resultado do Início Planejamento com o campo Quant. Semanas, ou seja, em que semana deverá parar o final do planejamento.

22 Período de definição de Pedidos de Venda (atrasados, atuais, próximo mês e previsão)*: é obrigatório o preenchimento desse campo, se na Configuração do PCP, o Tipo for Consumo p/ Média, Exportação e Pedidos de Vendas. Então, informar o intervalo de data que serão considerados os pedidos de venda. Este campo considera o intervalo das datas do Prazo de Entrega da tela Pedidos de Venda. Exemplo: ao informar o período de 01/12/2016 a 31/03/2017. Os pedidos atrasados serão considerados para antes de 01/12/2016, ou seja, Novembro. Os pedidos atuais são considerados no mês de Dezembro. O próximo mês considera Janeiro de 2017 e a previsão para daqui 2 meses, ou seja, a partir de Fevereiro de É importante ressaltar que quando na tela Distribuição de Plano Mestre de Produção tiver uma linha com o checkbox Considerar todos os pedidos de vendas pendentes marcado e quando o Tipo de Plano Mestre de Produção for igual a Consumo p/ Estoque Mínimo e Máximo, não será necessário informar o Período de Definição. Indica se os lançamentos manuais são validados: quando marcado este checkbox significa que o sistema vai considerar os itens que foram inseridos manualmente, na aba Itens, através do botão +. Serão feitas as conferências de quantidades do item em cada semana. Leva em consideração os campos Lote Mínimo e Lote Múltiplo, localizados nos Parâmetros de Planejamento dos Itens, e bloqueia caso não forem respeitadas as quantidades. Lead Time: este campo somente estará disponível para a configuração Consumo p/ Estoque Mínimo e Máximo, definida na Programação do PCP. Tem a função de verificar se consegue produzir na data correspondente da data de Prazo de Entrega do Pedido de Venda. As opções de lead time disponíveis são:

23 Ao selecionar alguma opção, será verificada a coluna Total de Lead Time (dias), da tela Itens dos Fornecedores e também o campo Lead Time da tela Parâmetros de Planejamento dos Itens. O lead time explode a necessidade de materiais e verifica as quantidades. Quando houver saldo em estoque do item, fará a produção conforme programado na entrega do pedido de venda, caso contrário será reprogramado para quando tiver disponível na semana. Não é obrigatório conter informação de lead time no campo. Observação: digite informações complementares ao plano mestre que está sendo cadastrado. Em seguida, clicar no ícone Processar para rodar o Plano Mestre de Produção. - Aba Itens: quando rodar o plano mestre, esta aba irá apresentar os itens gerados. Além dos itens gerados automaticamente, podem ser incluídos itens manualmente, através dos botões +- localizados no canto esquerdo inferior da tela. Ao clicar na linha de algum Item, serão apresentados os 3 pontinhos ao lado do nome onde é possível consultar os Detalhes do Item. Estes detalhes reúnem informações da tela Saldo de Estoque, Parâmetros de Planejamento dos Itens, bem como quantidades de pedidos de vendas.

24 Ao Salvar o registro, o sistema irá checar se está de acordo com o lote mínimo e múltiplo da tela Parâmetros de Planejamento dos Itens. Caso estiver com alguma divergência, será emitida uma mensagem de alerta e apresenta o item na cor vermelha. - Aba Histórico: esta aba apresenta todas as alterações realizadas depois que foi salvo o Plano Mestre de Produção, com a finalidade de deixar registrado um histórico. Mostra o que foi modificado na aba Itens, identificando a semana, o item, a diferença da quantidade Anterior e Posterior e o Tipo de ação. Inclusão: quando foi inserido. Exclusão: quando foi excluído. Anterior: como era de origem. Posterior: como ficou após a alteração. Para se entender o funcionamento do Plano Mestre de Produção, o primeiro passo é saber quais itens são elegíveis ao processo. Dessa forma, é verificado se: 1º) A família de material está selecionada para o item em seu cadastro. 2º) Em seu parâmetro de planejamento o flag MPS/MRP está marcado, pois é necessário que esteja. Depois de checar os itens que preenchem esses requisitos, os mesmos serão analisados um a um e semana a semana, com base na seguinte fórmula:

25 a) Tipo Consumo p/ Média, Exportação e Pedidos de Vendas: No caso da Configuração de Plano Mestre de Produção selecionada acima, que é Consumo p/ Média, Exportação e Pedidos de Vendas, temos a seguinte regra: analisa-se o item e verifica-se onde ele se encaixa na Programação do Plano Mestre, ou seja, em que Linha de Produto (na tela de Distribuição do Plano Mestre de Produção) que ele está. Com base nisso, analisa a semana da programação. 1. Para Linha de Produto - Tipo Exportação: Supondo que o item seja da linha de exportação, ou seja de exportação, busca a soma da quantidade de pedidos de venda com prazo de entrega entre o intervalo informado no campo Período de Definição de Pedidos de Venda (tela Plano Mestre de Produção) e aplica o percentual de distribuição correspondente à semana analisada (campo % da grid Semanas, da tela Distribuições do Plano Mestre de Produção). Supondo que temos 2 semanas de programação do Plano Mestre de Produção, com % de 50% na 1ª semana e 50% na 2ª semana e que a quantidade de pedido do item neste período é igual a 100 e o percentual de distribuição corresponde à semana seja 50%, a necessidade bruta de produção será igual a 50. Tendo a necessidade bruta, será calculada a necessidade líquida: 1º) Na primeira semana, caso o item tenha saldo de estoque igual a 60 e a necessidade bruta (50) for menor que este saldo em estoque, a necessidade líquida será igual a zero (0), levando como saldo para a próxima semana a ser analisada o valor correspondente a saldo menos a necessidade bruta (60 50 = 10) 2º) Para a segunda semana, sobrou um saldo de 10, e o percentual de fabricação para esta semana é 50%. Lembrando que o total de pedidos a serem analisados no período é igual a 100, temos uma necessidade bruta para esta semana de 50. Desta forma, a necessidade líquida será: nessa semana o saldo não cobre a necessidade bruta, então o cálculo deve proceder da seguinte forma: necessidade líquida é igual a necessidade bruta menos o saldo (50 10 = 40). Porém, deve-se observar a regra de lote mínimo e lote múltiplo de produção. Supondo que o lote mínimo seja igual a 200, a necessidade líquida passa a ser 200, deixando assim um saldo para a próxima semana de 160 ( = 160), pois a necessidade líquida inicial era de produzir 40, mas devido ao lote mínimo de produção, está sendo produzido 200. Observação 1: No caso de existirem mais semanas de programação, o cálculo se repetirá da mesma forma.

26 Observação 2: O saldo de estoque corresponde para o saldo físico mais as ordens de produção em execução. Observação 3: caso a necessidade líquida de produção for maior que o lote mínimo a mesma regra será aplicada com base no lote múltiplo. O que varia para as outras Linhas de Produto baseadas em pedidos de venda é o Tipo, que apenas determina o período que se considera o saldo dos pedidos de venda, conforme regra abaixo: 2. Para Linha de Produto Tipo Atraso do Mês Passado: busca a soma da quantidade de pedidos de venda com prazo de entrega anterior a data de início do intervalo informado no campo Período de Definição de Pedidos de Venda (tela Plano Mestre de Produção) e aplica o percentual de distribuição correspondente à semana analisada (campo % da grid Semanas, da tela Distribuições do Plano Mestre de Produção). Se estiver marcado o flag Exportação, considera também os pedidos de exportação atrasados (moeda diferente do real). O cálculo das necessidades bruta e líquida será realizado da mesma forma que o anterior. 3. Para Linha de Produto Tipo Mês Atual: busca a soma da quantidade de pedidos de venda com prazo de entrega dentro do intervalo informado no campo Período de Definição de Pedidos de Venda (tela Plano Mestre de Produção) e aplica o percentual de distribuição correspondente à semana analisada (campo % da grid Semanas, da tela Distribuições do Plano Mestre de Produção). Se estiver marcado o flag Exportação, considera também os pedidos de exportação atrasados (moeda diferente do real). O cálculo das necessidades bruta e líquida será realizado da mesma forma que o anterior. 4. Para Linha de Produto Tipo Próximo Mês: busca a soma da quantidade de pedidos de venda com prazo de entrega um mês após a data final do intervalo informado no campo Período de Definição de Pedidos de Venda (tela Plano Mestre de Produção) e aplica o percentual de distribuição correspondente à semana analisada (campo % da grid Semanas, da tela Distribuições do Plano Mestre de Produção). Se estiver marcado o flag Exportação, considera também os pedidos de exportação atrasados (moeda diferente do real). O cálculo das necessidades bruta e líquida será realizado da mesma forma que o anterior. 5. Para Linha de Produto Tipo Previsão: busca a soma da quantidade de pedidos de venda com prazo de entrega dois meses após a data final do intervalo informado no campo Período de Definição de Pedidos de Venda (tela Plano Mestre de Produção) e aplica o percentual de distribuição correspondente à semana analisada (campo % da grid Semanas, da tela Distribuições do Plano Mestre de Produção). Se estiver marcado o flag Exportação, considera também os pedidos de exportação atrasados (moeda diferente do real). O cálculo das necessidades bruta e líquida será realizado da mesma forma que o anterior. 6. Para Linha de Produto Tipo Histórico de Média (Praça): média de consumo (que é registrada pela Geração de Média de Consumo e que esteja efetivada) x % Marketing + % da Semana (Grid Semanas). Ainda, soma na 1ª semana os pedidos de venda que estão em aberto, exceto os pedidos de venda de exportação. O % Marketing será aplicado para cada semana destacada em amarelo na Grid Semanas da Distribuição do Plano Mestre de Produção.

27 O cálculo das necessidades bruta e líquida será realizado da mesma forma que o anterior. b) Tipo Consumo p/ Estoque Mínimo e Máximo Esta configuração considera o Lead Time. Na tela de Distribuições do Plano Mestre de Produção, somente ficará disponível o Lead Time quando na configuração do PCP estiver selecionada a opção Consumo p/ Estoque Mínimo e Máximo. As opções de lead time disponíveis são: Esta configuração também libera: - coluna Considerar todos os Pedidos de Venda Pendentes (na tela Distribuições de Plano Mestre de Produção): quando estiver marcado o flag desta coluna, não é considerado o campo Período de Pedidos de Venda Pendentes (tela Plano Mestre de Produção). - coluna % Consumo da primeira semana do mês: se não estiver informado um percentual na coluna % Consumo da primeira semana do mês, serão considerados todos os pedidos de venda com status pendente. Os pedidos em aberto até esta semana serão jogados na primeira semana de cada mês - coluna Consumir Média 3.3 MRP A tela MRP pode ser exibida de 2 formas diferentes, conforme as opções configuradas na Programação do PCP, ícone Configuração. Exemplo de Configuração 1 do PCP: Com esta configuração, a tela MRP será apresentada da seguinte forma:

28 Exemplo de Configuração 2 do PCP: Com esta configuração, a tela MRP será apresentada da seguinte forma: Note que os campos de Garantia, A partir de, Qtde Semanas, Considerar Atrasos e Alocação de Estoque Mínimo de Componentes não estão mais disponíveis nessa configuração. Agora que já sabemos as configurações, continuamos a demonstração da tela, utilizando a configuração 1:

29 Descrição dos Campos: *Campo de preenchimento obrigatório Código: corresponde ao código do MRP que foi processado. Também permite buscar o MRP já processado pelo código. Inclusão: após salvar o processamento do MRP, será apresentado o nome do usuário no primeiro campo, e a data e a hora do registro no segundo campo. Alteração: quando alterado o registro, apresenta no primeiro campo o usuário que realizou a alteração e no segundo campo a data e a hora da alteração. Status: corresponde para o Status do MRP, que pode ser Gerado, Efetivado, Finalizado e Todos. Esse status é alterado manualmente, pelo usuário. Após a primeira geração do MRP, o status fica como Gerado. Após a análise e aprovação do MRP, deve-se alterar de forma manual para Efetivado, pois este define que o MRP está sendo utilizado. Após alterar e salvar o MRP com status de Efetivado, os demais MRP s passam a ter o Status de Finalizado. Como esse campo de Status também serve de filtro de pesquisa, existe a opção Todos, tendo efeito apenas para pesquisa e não permitindo a gravação de Status. Em caso de alterações nos registros das abas de Compras e/ou Produção, os filhos não serão recalculados. Descrição*: digitar um nome/descrição para o MRP a ser processado. Exemplo: MRP Dezembro Plano Mestre de Produção*: Este campo traz apenas o Plano Mestre de Produção com status Efetivado. Garantia / A Partir de: permite definir uma data que será levada em consideração pelo campo de Garantia e também pelo campo Considerar Atrasos. Dessa forma, tudo que estiver pendente desta data para frente, a partir da Quant. Semanas, será considerado como garantia, ou seja, o sistema faz uma checagem das quantidades que já haviam sido processadas, verifica os pedidos de compra que estão pendentes e coloca como garantia de compra para o fornecedor a quantidade quer for maior. Sendo assim, quando feita uma nova análise de necessidade de compra, prevalece o que for maior entre a nova análise de compra e a garantia.

30 Qtd. Semanas: correspondem para a quantidade de semanas de garantia. Ao definir a partir de qual data, serão consideradas as quantidades de semana a partir dela. Considerar Atrasos: como a data informada no campo A Partir de é a data para a qual se está fazendo a programação, então serão consideradas as quantidades dessa data para trás, quando marcado este checkbox. Alocação de Estoque Mínimo de Componentes*: permite selecionar a alocação de estoque mínimo, cadastrada em momento anterior, na tela Alocação de Estoque Mínimo de Componentes do MRP. Ao realizar essa checagem, o sistema verifica qual o % de estoque mínimo que deverá alocar para cada semana. É importante salientar que a checagem no item somente será feita caso o checkbox Alocar Estoque Mínimo estiver marcado na tela Parâmetros de Planejamento dos Itens. Abas: - Plano Mestre de Produção: ao informar o plano mestre de produção, o sistema irá apresentar os itens (1) que foram gerados a partir do plano mestre, com as respectivas linhas de produto (2) e posição na Curva ABC (3). Além disso, apresenta o total de itens gerados (4). Na grid ao lado, apresenta as semanas programadas.

31 Por exemplo: A primeira coluna apresenta o mês Novembro e 48/2016, corresponde para o nº da semana do ano de Quando apresenta Novembro/Dezembro 49/2016 (1): significa que parte da semana está no mês de Novembro e parte no mês de Dezembro, do ano de A última linha da grid (2) corresponde para os totais de cada semana do item, resultado do somatório da necessidade de produção. A coluna Total (3) apresenta os totais de cada item que deverão ser produzidos. - Compras: após rodar o MRP, irá apresentar os fornecedores (1) com os respectivos itens (2) que devem ser comprados e suas unidades de medida (3). Também é apresentada a quantidade de linhas dos fornecedores e itens (4).

32 - Histórico de Compras: esta aba permite verificar se foi realizada alguma alteração na aba compras, referente aos itens gerados. - Produção: após rodar o MRP, irá apresentar os itens que devem ser produzidos.

33 - Histórico de Produção: esta aba permite verificar se foi realizada alguma alteração na aba Produção, referente aos itens gerados, pois pode ser alterada manualmente, para mais/menos ou adição/exclusão, a quantidade de algum item. Feito isso, salvar o MRP e efetivar o mesmo.

34 3.3.1 Processo na Prática: Configuração 1 Neste processo, vamos utilizar a primeira configuração do PCP: Na tela MRP, selecionar o Plano Mestre de Produção efetivado. Para a Configuração do PCP, no MRP = Gerando Pedidos de Compra, pode-se ou não informar a Garantia a partir de. Caso informada a data de Garantia a partir de, informar a quantidade de semanas que serão consideradas como garantia. Pode-se ou não também marcar o checkbox Considerar Atrasos. Obrigatoriamente, informar a Alocação de Estoque Mínimo de Componentes. Após isso, clicar no botão Processar. Exemplo de Cálculo de Compras: Inicialmente, foi gerado o plano mestre de produção (1) e efetivado (2) o mesmo. MRP Depois de efetivado o Plano Mestre de Produção, ele será utilizado (1) para gerar o MRP.

35 Detalhes do Fornecedor: Na aba Compras, foi selecionado um item de determinado Fornecedor. Clicar em Detalhes, para exibir uma nova janela com suas informações. Ao analisar a imagem a seguir, podemos verificar que a necessidade de compra do componente ocorre devido ao saldo de consumo gerado pelos itens pais dele. Saldo (1) = 2.133,00 Linha 2 (2) (semana 0 = corresponde para Atraso): Necessidade do 1ª item pai = 100, mas são utilizados 2 itens, por isso a necessidade é 200 (3). As demais linhas de itens pais, seguem a mesma regra, influenciando no saldo. Quando chegar na semana 33 (4), ocorre o Consumo de Estoque Mínimo deste item, conforme demonstrada na grid Alocação de Estoque Mínimo do item (5) no MRP. A semana 33 é a 4ª semana da programação (6), ou seja, foi definido na alocação de estoque que na 4ª semana da programação, teria um percentual de consumo de 20% do estoque mínimo. Cálculo Estoque Mínimo (7) = (Média de Consumo / 30) * Quant. Dias Est. Mín Cálculo Estoque Mínimo = (840,66 / 30) * 45 = 1261 (arredondando o valor). Aplicando sobre o Cálculo do Estoque Mínimo o percentual de 20%, corresponde para 252,20. As linhas seguintes referentes ao Cálculo do Estoque Mínimo, utiliza o consumo da mesma forma, conforme explicado anteriormente. Após os consumos de estoque mínimo, são apresentados os consumo dos itens pais, até que não exista mais saldo para cobrir esta necessidade. Então, conforme demonstrado na semana 35 (8), o sistema programou uma compra para o componente.

36 Podemos analisar que a quantidade de compra programada pelo sistema é diferente da necessidade bruta, em função de o componente do fornecedor possuir Lote Mínimo = 500 (9) Depois de analisar e efetivar o MRP, é possível Gerar Compras e Gerar Ordens de Produção, respeitando algumas configurações de parâmetros. Observação: No que se refere a Compras, os parâmetros CnCstObrigCompras (código nº 34) e CntCustoEscOrdCompra (código nº 36) devem estar desabilitados. Então, basta clicar no ícone Gerar Compras da tela MRP e os pedidos de compras serão gerados (1) mantendo o vínculo com o MRP (2). Note que a quantidade do item do pedido (3) corresponde para a quantidade apresentada no MRP, gerada na linha 35.

37 3.3.2 Processo na Prática: Configuração 2 Neste processo, vamos utilizar a segunda configuração do PCP. Na tela MRP, selecionar o Plano Mestre de Produção efetivado (1).

38 Aba Produção (3): Após clicar em Processar (2), na aba Produção (3) são apresentados os itens no grid (4). Alterar o status para Efetivado (5) e clicar em Salvar (6). Após isso, são habilitados os campos Dia da Semana p/ Data Previsão Inicial (7) e Quant. Semanas adicionadas à Data Previsão Inicial (8). Importante: As configurações para habilitar estes dois últimos campos são: - O parâmetro MRPGeraOrdPedCpOrdProd (Código nº 500) deve estar configurado no 2º dígito igual a S (Gera Ordens de Produção). - O MRP deve ter o Status = Efetivado. - O tipo do MRP (na configuração do PCP) deve ser igual a Gerando Ordens de Compra. Descrição destes campos: - Campo Dia da Semana p/ Data Previsão Inicial (7)*: selecionar o dia da semana que deseja que a Data de Previsão Inicial da Ordem de Produção comece. Então, por exemplo, na semana 15 do ano 2018, pode-se marcar para que o dia da semana seja na segunda, logo, dia 09/04, conforme calendário. Calendário de demonstração de semanas: Dessa forma, ao gerar a ordem de produção será apresentada a data conforme foi configurado, no campo Data de Previsão Início da tela Ordens de Produção. - Campo Quant. Semanas adicionadas à Data Previsão Inicial (8): este campo não é de

39 preenchimento obrigatório, mas permite que seja informada uma quantidade de semanas para serem adicionadas à data de Previsão Inicial na OP. Então, por exemplo, ao selecionar o Dia da Semana para Segunda-feira na semana 15 do ano 2018, ao adicionar mais 2 semanas, a Data de Previsão Inicial da OP será 23/04. Após ter configurado o Dia da Semana p/ Data Previsão Inicial e a Quant. Semanas adicionadas à Data Previsão Inicial, clicar em Gerar Ordens de Produção. Ao verificar na tela Ordens de Produção, pode-se ver que gerou a OP com a Previsão Início para 23/04/2018, ou seja, duas semanas a mais do dia 09/04. Importante: Para cada coluna de semana do MRP, será adicionada a quantidade de semanas informada.

40 Aba Compras Agora, vamos demonstrar o funcionamento na aba Compras. Após ter gerado as Ordens de Produção, o próximo passo é gerar as Ordens de Compra. Ao clicar na aba Compras (1), são apresentados os itens no grid (2). Clicar em Gerar Compras (3). É importante salientar que nesta configuração 2, ao contrário da 1, a aba Compras não apresenta a coluna de Fornecedor, uma vez que para gerar as Ordens de Compras não é necessário existir fornecedor vinculado ao item. Ao verificar a tela Ordens de Compra, o sistema apresenta o vínculo com o MRP gerado (1). Na aba Itens (2) são exibidos os itens de Compras do MRP (3) com as respectivas datas de Entrega (4). Neste exemplo, como tem mais de uma data de entrega, o sistema apresenta... no campo Entrega. Ao clicar nos 3 pontinhos (5), apresenta cada data (6) com a respectiva quantidade. Para o último item, não tem a quantidade na semana 14/2018 do MRP, logo, não possui data de entrega. Para a semana 15/2018, que inicia em 09/04/2018, tem a quantidade 6.002,1438. Para a semana 16/2018, que inicia em 16/04/2018, tem a quantidade e assim sucessivamente.

Geração de Necessidades de Materiais. Sumário

Geração de Necessidades de Materiais. Sumário Geração de Necessidades de Materiais Sumário Geração de Necessidades de Materiais... 1 Sumário... 1 Descrição do Processo... 1 Módulos envolvidos... 1 Parâmetros:... 2 Passo a Passo:... 2 Exemplo do Cálculo

Leia mais

Desenhos de Itens. Sumário

Desenhos de Itens. Sumário Desenhos de Itens Sumário Desenhos de Itens... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Tela Desenhos de Itens... 2 3. Tela Itens de Produção... 6 4. Revisão de Desenhos... 7 5. Tela Histórico de

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

Partilha do Simples Nacional. Sumário

Partilha do Simples Nacional. Sumário Partilha do Simples Nacional Sumário Partilha do Simples Nacional... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Configurações iniciais...

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E107A9 Jéssica Pinheiro 20/01/2016 2/24 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Envio de cópia de e-mail.... 3 2. Bloqueio de emissão de cupom fiscal com

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.018 NOVID AD ES E MELHORIAS E112A9 Jessica Pinheiro 16/05/2016 2/18 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.018 1. Configuração de situação cadastral padrão para novos clientes.... 3 2.

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

Pedido de Compra (Automático)

Pedido de Compra (Automático) Pedido de Compra (Automático) Este recurso do ERP sugere automaticamente os produtos e as quantidades a serem compradas. Para isso é necessário informar o critério de análise que o sistema deve fazer para

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Configuração Layout CNAB. Sumário

Configuração Layout CNAB. Sumário Configuração Layout CNAB Sumário Configuração Layout CNAB... 1 Sumário... 1 Descrição do Processo... 2 Módulos envolvidos... 2 Parâmetros... 2 Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Banco utilizado... 2 2.

Leia mais

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Pendências 21675 Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Processo: Compras Nome do Processo: Cotação de compras Acesso COMPRAS Pedido de Compra Motivação Tem como objetivo administrar todo o processo de

Leia mais

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K.

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K. Sistema: ERP Futura Server e Futura EFD O que é o Bloco K: A substituição do Livro Registro do Controle da Produção pelo Bloco K do Sped Fiscal, vem ocorrendo de forma sucessiva. O ajuste Sinief 25/2016

Leia mais

Relatório de Curva ABC

Relatório de Curva ABC Relatório de Curva ABC O cálculo de curva ABC demonstra quanto em percentual os produtos correspondem ao critério de análise de vendas escolhido pelo usuário, através deste relatório será possível consultar

Leia mais

WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet

WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet NOTA: Procedimentos de utilização pela empresa cliente 1. Ao acessar a página do WebSIGOM, através do Internet Explorer, preencha o campo Login. 2.

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA 1 Índice Pág. Características Técnicas... 3 Atalho Módulo Financeiro... 4 Contas à Pagar... 5 Contas à Receber...

Leia mais

MÓDULO DE SUGESTÃO DE COMPRAS COMO CONFIGURAR A SUGESTÃO DE COMPRAS

MÓDULO DE SUGESTÃO DE COMPRAS COMO CONFIGURAR A SUGESTÃO DE COMPRAS MÓDULO DE SUGESTÃO DE COMPRAS O ORION possui um novo módulo de Sugestão de Compras, onde é possível gerar um Pedido de Compra Automático a partir da análise das vendas de um determinado período. Desta

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Lista de Preço Calculada Cálculo do Valor de Custo. Sumário

Lista de Preço Calculada Cálculo do Valor de Custo. Sumário Lista de Preço Calculada Cálculo do Valor de Custo Sumário Lista de Preço Calculada Cálculo do Valor de Custo... 1 Sumário... 1 Descrição do Processo... 2 Módulos Envolvidos... 2 Parâmetros... 2 Regras

Leia mais

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10 V E R S Ã O 0 9. 0 0 1 B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E 1 2 8 A 10 2 de 22 Novidades/Melhorias ERP Solution Versão 09.001 1. Visualização do detentor do imóvel na Consulta de Clientes....

Leia mais

Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar

Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar Como Atualizar Preço? - FS37 Tabela de Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar Referência: FS37 Versão: 2015.5.4 Como Funciona: Esta tela é utilizada para alterar o valor

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Pagar O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a pagar.

Leia mais

Suprimento >> Pedido >> Compra automática (Robô) >> Configurações >> Parâmetros de compra), representada pela Figura 1.

Suprimento >> Pedido >> Compra automática (Robô) >> Configurações >> Parâmetros de compra), representada pela Figura 1. Como configurar os parâmetros de compra? Número do documento: 165 Classificação: 5/5 de 1 votos Última atualização: Thu, Dec 15, 2016 4:30 PM O que é? A configuração dos Parâmetros de Compra tem o intuito

Leia mais

Incluir Documento no Financeiro

Incluir Documento no Financeiro Procedimentos para incluir documento diretamente no financeiro. Copyright 2010 flexlife todos direitos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Incluir um Documento 1.1 Selecione o menu

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Administração da Produção

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Administração da Produção ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web Manual do Usuário Módulo de Administração da Produção O ERP Brascomm oferece as ferramentas necessárias para a Gestão do Processo de Produção 1 Processos

Leia mais

Faturamento - Pedido Vendas & Orçamento

Faturamento - Pedido Vendas & Orçamento Bruna Almeida 1.0 05/12/10 1 / 11 Bruna Almeida 1.0 05/12/10 2 / 11 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisão... 3 3. Objetivos... 4 4. Informações importantes... 4 5. Conteúdo... 4 Bruna Almeida 1.0 05/12/10

Leia mais

Dados Gerais - Cadastro de Produtos. No quadro "Dados Gerais" deverão ser inseridas as informações básicas do produto.

Dados Gerais - Cadastro de Produtos. No quadro Dados Gerais deverão ser inseridas as informações básicas do produto. Dados Gerais - Cadastro de Produtos No quadro "Dados Gerais" deverão ser inseridas as informações básicas do produto. Dados Gerais Código; Descrição; Referência; Classificação; Comprador; Unid. p/ venda;

Leia mais

Boletim Técnico. Balanço Patrimonial. Desenvolvimento/Procedimento. Produto : TOTVS Gestão Patrimonial Processo : Relatórios

Boletim Técnico. Balanço Patrimonial. Desenvolvimento/Procedimento. Produto : TOTVS Gestão Patrimonial Processo : Relatórios Balanço Patrimonial Produto : TOTVS Gestão Patrimonial - 12.1.5 Processo : Relatórios Subprocesso : Balanço Patrimonial Data publicação da : 13/04/15 O objetivo deste boletim é descrever os passos a serem

Leia mais

Liberação de Atualização 4.8

Liberação de Atualização 4.8 Liberação de Atualização 4.8 Cadastro de Centro de Custo Efetuada a migração do Cadastro de Centro de Custo, do Sage Finanças, para o novo layout da Plataforma Sage. Observação: por padrão do sistema,

Leia mais

GesSind. Manual Operacional Colônias de Férias

GesSind. Manual Operacional Colônias de Férias GesSind Manual Operacional Colônias de Férias Cadastramento das Colônias Disponíveis Inicialmente, para se realizar a utilização de uma Colônia de Férias, é necessário cadastra-la corretamente em Manutenção/Colônia

Leia mais

MÓDULO DE CONTROLE DE COMISSÃO

MÓDULO DE CONTROLE DE COMISSÃO MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Configurações Gerais...2 Configurações para Serviços...2 Configurações para Peças...5 Configurando o Módulo...7 Perfil de Comissões...7 Perfil de Comissão de Veículos...7

Leia mais

Emissão de Pedidos. Informações relativas a Emissão de Pedidos, e a Produção e Gerenciamento do Estoque. dos Produtos produzidos.

Emissão de Pedidos. Informações relativas a Emissão de Pedidos, e a Produção e Gerenciamento do Estoque. dos Produtos produzidos. Emissão de Pedidos Informações relativas a Emissão de Pedidos, e a Produção e Gerenciamento do Estoque dos Produtos produzidos. Emissão do Pedido Produção dos Produtos Importar pedido de e-commerce Magento

Leia mais

TUTORIAL MANTER ORDEM DE SERVIÇO

TUTORIAL MANTER ORDEM DE SERVIÇO Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Gerar Nova Ordem de Serviço... 3 3. Pesquisar e Alterar Ordem de Serviço... 9 4. Gerar OS a partir de Orçamento Aprovado... 11 Apresentação A

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Consulta de notas fiscais (1057)... 2 4. Cadastro de Produtos

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SIGA Versão 3.6A Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário Erro!

Leia mais

Avaliação de Desempenho. (Modelo de Avaliação e Criação de Evento) Fortes RH

Avaliação de Desempenho. (Modelo de Avaliação e Criação de Evento) Fortes RH Avaliação de Desempenho (Modelo de Avaliação e Criação de Evento) Fortes RH Avaliação de Desempenho A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que facilita e organiza a apreciação do valor, analisando

Leia mais

Sempre que encontrar esse botão, poderá acessar Manual Passo a Passo ou Guia de Referência, disponíveis para aquela janela.

Sempre que encontrar esse botão, poderá acessar Manual Passo a Passo ou Guia de Referência, disponíveis para aquela janela. ABA: ADMINISTRAÇÃO BOTÃO: CONFIGURAÇÕES OPÇÃO: DO PROGRAMA O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Alterar as configurações do sistema CICOM Definir as opções das abas do sistema Reativar as janelas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 ÍNDICE PORTAL DE CLIENTES Selecione o tópico desejado para obter ajuda Esqueci minha senha Alterar idioma Alterar senha Acessar portal Como

Leia mais

Passo a Passo para o EFD-Reinf

Passo a Passo para o EFD-Reinf Passo a Passo para o EFD-Reinf Como enviar as informações para o EFD-REINF*? * EFD-REINF Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações No módulo Domínio Escrita Fiscal, já estão disponíveis

Leia mais

PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO

PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO AMBC Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas Ltda. 1/11 Procedimentos Corporate System PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO Versão 1.0 26/12/2016 São Paulo AMBC Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas Ltda. 2/11

Leia mais

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP. Pedido de Vendas. ML-01 Versão 4_7_3. ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012 ML01_04 Luis Perim

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP. Pedido de Vendas. ML-01 Versão 4_7_3. ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012 ML01_04 Luis Perim Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP Pedido de Vendas ML-01 Versão 4_7_3 Departamento: Módulo: Coordenador de Projetos: Data: Número de Controle: Desenvolvido por: ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012

Leia mais

Controle de Estoque de Terceiros

Controle de Estoque de Terceiros Jéssica Pinheiro 05/04/2017 1/7 Controle de Estoque de Terceiros Sumário Introdução... 2 Configurações... 2 Validações... 4 Controle de vendas para entrega futura... 5 Jéssica Pinheiro 05/04/2017 2/7 1.

Leia mais

PLANO DE SAÚDE LANÇAMENTO COLETIVO

PLANO DE SAÚDE LANÇAMENTO COLETIVO PLANO DE SAÚDE LANÇAMENTO COLETIVO Incluímos um novo processo que permitirá ao usuário: Cadastrar novo ou alterar o Plano de Saúde para diversos funcionários. O processo está disponível no Menu: Funcionários

Leia mais

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Orientações para utilização do sistema EducaWeb Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Vertical Educação Julho/2013 1 Orientações para utilização

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

Tipos de Comissões. Atalhos. Guia Passo a Passo Linx Microvix Comissões

Tipos de Comissões. Atalhos. Guia Passo a Passo Linx Microvix Comissões Tipos de Comissões Guia Passo a Passo Linx Microvix Comissões Atalhos Tipos de Comissões Ativadas via Tools Comissão Padrão Fórmula aplicada: Parametrização Utiliza Múltiplos Vendedores: Cadastros Auxiliares:

Leia mais

Manual Orçamentação Particular 05/2018

Manual Orçamentação Particular 05/2018 Manual Orçamentação Particular 05/08 Índice Tela de Login...... Pesquisando Peças no veículo.. 6 Quando gerar um orçamento particular.. 4 Atenção - Peças sem Operação.... 7 Gerando um novo orçamento particular..

Leia mais

Página 1 de 6 Acompanhamento de Pedidos de Venda. Resumo O Acompanhamento de Pedidos de Venda consiste na centralização dos Pedidos de Venda onde poderão ser visualizados os Status dos pedidos e realizar

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

Para realizar o cálculo de comissões item a item.

Para realizar o cálculo de comissões item a item. Para realizar o cálculo de comissões item a item. 1º: Cadastro de Representada. Na tela principal do RPW, clique em Fonte de Recursos. Veja figura 1.1. Figura 1.1 Clique em inclui. Veja figura 1.2. Figura

Leia mais

Saída de Estoque. estoque?

Saída de Estoque. estoque? Saída de Estoque Como registrar estoque? saída de Para adicionar saída de estoque, clique em (1) Estoque (2) Entrada / Saída (3) Saída Estoque. Abrirá uma janela apresentando todas as saídas de estoque

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

Cadastro de Pedido de Contração de Serviços

Cadastro de Pedido de Contração de Serviços Cadastro de Pedido de Contração de Serviços Para acessar um Pedido de Compra/Contração escolha o Módulo do Sistema Pedidos, depois o menu Pedidos de Compra/Contratação e novamente a opção Pedido de Compra/Contração

Leia mais

Importação de NF-e (Entrada)

Importação de NF-e (Entrada) Importação de NF-e (Entrada) Procedimentos para Importar Nota Fiscal de Entrada por XML A importação de notas de entrada pode ser efetuada através do arquivo XML referente a uma nota de saída do fornecedor,

Leia mais

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21 ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright 2010-2014 Página 1 de 21 Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. Objetivo do Documento... 3 2. Detalhes explicativos de um pedido de inserção (PI) no sistema Pi

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

MPE-Manual ADM_Ordem de Porcionamento

MPE-Manual ADM_Ordem de Porcionamento ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS ORDEM DE PORCIONAMENTO VERSÃO 1.0 Página 1 de 20 INTRODUÇÃO Processo destinado ao gerenciamento de uma nova atividade chamada Ordem de Porcionamento. O processo apresenta mesma

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Websios/SIOS

Procedimento Operacional Padrão. Websios/SIOS 1/27 1.0 Objetivo Protocolar para encaminhamento para o faturamento SANCOOP as guias provenientes dos atendimentos realizados nos hospitais, clínicas e consultório 2.0 Aplicação Setor de Recepção e Comunicação.

Leia mais

Sempre que encontrar esse botão, poderá acessar Manual Passo a Passo ou Guia de Referência, disponíveis para aquela janela.

Sempre que encontrar esse botão, poderá acessar Manual Passo a Passo ou Guia de Referência, disponíveis para aquela janela. ABA: ADMINISTRAÇÃO BOTÃO: CONFIGURAÇÕES OPÇÃO: DO PROGRAMA O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Definir/alterar configurações do sistema CICOM Reativar mensagens do sistema, caso tenha marcado

Leia mais

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas.

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas. Balancete Produto : TOTVS Gestão Patrimonial - 12.1.1 Processo : Relatórios Subprocesso : Balancete Data publicação da : 29/04/2015 O Balancete é um relatório contábil oficial exigido pela Legislação.

Leia mais

Manual de Versionamento

Manual de Versionamento Manual de Versionamento Versão 41.53/100.28 Sumário 1. Novidades... 3 1.1. Cálculo Pró-rata para valor fixo cadastrado em Condição Especial... 3 1.2. Criação de configuração para gerar acordos negativos...

Leia mais

Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa. Sumário

Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa. Sumário Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa Sumário Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2

Leia mais

PassoaPasso para o EFD-Reinf

PassoaPasso para o EFD-Reinf PassoaPasso para o EFD-Reinf Como enviar as informações para o EFD-REINF*? * EFD-REINF Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações A partir da versão 10.0A-18 do módulo Domínio Escrita

Leia mais

Manual de Versão Sistema Condomínio21

Manual de Versão Sistema Condomínio21 Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2014. Group Software. Todos os direitos reservados. 1. Campo observação no cadastro de unidade A nova versão do Condomínio21 disponibiliza recurso

Leia mais

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 5 A8

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 5 A8 VERSÃO 008.014 NOVID AD ES E MELHORIAS E95A8 Jéssica Pinheiro 23/03/2015 2/27 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.014 1. Parâmetros para data de fechamento da folha de pagamento.... 3 2. Parâmetro

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 02 Julho 2016 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13 5

Leia mais

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos Pendências 13382 Versão 2006 Release 1 Autor Francisca Processo: Financeiro Nome do Processo Negociação de Títulos Acesso Financeiro Receber Impressão de Documentos Motivação Esta opção foi incluída na

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO DE PEDIDO DE VENDA

MANUAL PARA CADASTRO DE PEDIDO DE VENDA MANUAL PARA CADASTRO DE PEDIDO DE VENDA Este manual tem o objetivo de orientar o procedimento de Cadastro de Pedido de Vendas. Sempre que se fizer um destes procedimentos, os passos abaixo devem ser seguidos.

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Configuração do Pedido de Matrícula

QUALIDATA Soluções em Informática. Configuração do Pedido de Matrícula FM-0 1/7 Procedimentos de início de período comuns a cursos por crédito 1. CONFIGURAR PEDIDOS DE MATRÍCULA O pedido de matrícula permite que os próprios alunos renovem sua matrícula de um período letivo

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal Simplificada

Emissão de Nota Fiscal Simplificada Emissão de Nota Fiscal Simplificada Apresentação: Esta nova rotina foi desenvolvida para facilitar a emissão de notas fiscais simples e que se tornam uma tarefa repetitiva. Objetivo: Facilitar e agilizar

Leia mais

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Diário.

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Diário. Relatório Diário Produto : TOTVS Gestão Contábil 12.1.1 Processo : Relatórios Subprocesso : Diário Data publicação da : 05/02/2014 Migração do relatório Diário para.net com base no relatório já existente

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Cadastro de produtos (1068)... 2 4. Cadastro de produtos

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO...

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... ÍNDICE 1. OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... 2 1.1. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 3 1.1.1. Instruções para Preenchimento dos campos... 7 1.1.2. Instruções para preenchimento dos campos... 10 2. RELAÇÃO TURMAS

Leia mais

Curva ABC Itens Giro de Estoque e Nível de Preço

Curva ABC Itens Giro de Estoque e Nível de Preço Curva ABC Itens Giro de Estoque e Nível de Preço Tecinco Informática Ltda. Rua Minas Gerais, 1097 Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Introdução... 3 Utilização no sistema TCar-Win... 3 Configuração

Leia mais

Informativo de Versão 19.07

Informativo de Versão 19.07 Informativo de Versão 19.07 Índice Resulth Start... 2 Movimento PDV (Chamado 28079)... 2 ERP Receber... 3 Consultas de Vencimentos (Chamado 27491)... 3 Resulth Business... 5 Importação de XML de Conhecimento

Leia mais

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e...

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e... Tutorial NFS-e Sumário 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e... 2 2 Configuração de Conta Corrente... 3 3 - Gerar NFS-e... 4 4 Enviar lote para prefeitura... 6 4.1 Gerar arquivo de retorno...

Leia mais

Volpe Enterprise Resource Planning

Volpe Enterprise Resource Planning Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido, traduzido ou reduzido a qualquer mídia eletrônica ou máquina de leitura, sem a expressa

Leia mais

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e Aqui se dá o começo do processo de criação da nota fiscal de serviço eletrônica. Como a Prefeitura é que gera a NFS-e, o que será feito é um RPS, com todas as informações da nota, que serão enviadas à

Leia mais

ERP Volpe Relatórios Gerenciais de Compras Versão 3.7

ERP Volpe Relatórios Gerenciais de Compras Versão 3.7 1 1.1. Índice 1. Introdução 4 1.1. O que fazer primeiro? 4 2. Lista de RI 5 2.1. Gerando listagem de Requisições internas 5 3. Follow-up dos itens 6 3.1. Gerando pesquisa de Follow-up dos itens 6 3.2.

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL COORDENADOR 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 5 3. ADMINISTRAÇÃO... 7 3.1 Cadastrar perfis...

Leia mais

Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24

Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24 Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24 Caminho: Configurações > Campos Adicionais>Campos Adicionais OS Referência: FOS24 Versão: 2018.12.03 Como Funciona: Através do sistema é possível

Leia mais

Manual do usuário. Sistema Online Ibirapuera Textil.

Manual do usuário. Sistema Online Ibirapuera Textil. Manual do usuário Sistema Online Ibirapuera Textil http://pedidos.ibirapueratextil.com.br Esse documento descreve as funcionalidades do Sistema de Vendas, Pedidos, Atendimento a Clientes e Consumidores,

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Sumário. Introdução. Atentos a necessidades dos clientes, a TRIER disponibiliza mensalmente um arquivo de preço com os ajustes do período.

Sumário. Introdução. Atentos a necessidades dos clientes, a TRIER disponibiliza mensalmente um arquivo de preço com os ajustes do período. Sumário Introdução... 2 Atualizando Preços pelo Retaguarda... 3 Alertas de Confirmação... 8 Gerando o Relatório... 10 Atualização Preços Pendentes de Confirmação... 11 Restauração de Preços... 12 Perfil

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal

Leia mais

Número do documento: 112 Classificação: Não avaliado Última atualização: Thu, Nov 3, :45 PM

Número do documento: 112 Classificação: Não avaliado Última atualização: Thu, Nov 3, :45 PM Como verificar Pendências de Entrada? Número do documento: 112 Classificação: Não avaliado Última atualização: Thu, Nov 3, 2016 1:45 PM O que é? A Pendência de Entrada é uma sinalização de que há mercadoria

Leia mais

Roteiro DIPJ. Contábil Gold

Roteiro DIPJ. Contábil Gold Roteiro DIPJ Contábil Gold O acesso ao módulo DIPJ, deve ser feito através do menu Obrigações Federais >> DIPJ 2013 Declaração de Informações Econômico-Fiscais de Pessoa Jurídica. Para iniciar o preenchimento

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

Boletim Técnico. Gestão de Metas. Desenvolvimento/Procedimento. Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão Processo : Gestão de Metas

Boletim Técnico. Gestão de Metas. Desenvolvimento/Procedimento. Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão Processo : Gestão de Metas Gestão de Metas Produto : Totvs Gestão de Pessoas Processo : Gestão de Metas Subprocesso : Gestão de Metas Data publicação da : 20/10/2014 A Gestão de Metas tem como objetivo definir o caminho (metas)

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO DE PRODUTOS

MANUAL PARA CADASTRO DE PRODUTOS MANUAL PARA CADASTRO DE PRODUTOS Este manual tem o objetivo de orientar o procedimento de cadastro de Produtos. Sempre que se fizer um destes procedimentos, os passos abaixo devem ser seguidos. AS CORES

Leia mais

Manual de Versão Group Shopping

Manual de Versão Group Shopping Manual de Versão Group Shopping Belo Horizonte, 2016. Group Software. Todos os direitos reservados Sumário 1. Novidades... 3 1.1. Geração de arquivo padrão para envio a SERASA... 3 1.2. Geração de boleto

Leia mais

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Produção e PCP)

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Produção e PCP) Manual Do Sistema Venus 2.0 (Módulo Produção e PCP) 1 1. Introdução: Neste módulo você tem as funcionalidades referentes ao setor de produção da empresa, ele é o termômetro da empresa, no que se refere

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

A3 Versão:

A3 Versão: A3 Versão: 2018.01.00 Este documento lista as alterações e as novas funcionalidades da versão, entre as quais se destaca: Cadastro de Clientes. Consulta de Notas Fiscais. Nova Janela de Cadastro de Clientes

Leia mais

Importador de Notas Fiscais Eletrônicas

Importador de Notas Fiscais Eletrônicas Importador de Notas Fiscais Eletrônicas Introdução O Processo ele funciona de acordo com uma nota técnica da SEFAZ (Nota Técnica 2014/002) que tem por finalidade importar no sistema automaticamente todas

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais