VI OLIMPÍADAS DA SAÚDE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VI OLIMPÍADAS DA SAÚDE"

Transcrição

1 VI OLIMPÍADAS DA SAÚDE Duração da prova: 45 minutos ELIMINATÓRIA 2013 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA O teste tem a duração de 45 minutos. Na folha de resposta preenche os teus dados e os da escola que representas. O preenchimento incorreto do cabeçalho ou da tabela de respostas pode levar à anulação do teste. Cada resposta às perguntas vale 1 ponto, não devendo deixar-se nenhuma pergunta com resposta em branco. Para cada pergunta de escolha múltipla escolhe a resposta que consideras que melhor responde e anota-a na tabela de respostas. Exemplo: Se quiseres a resposta c) na pergunta 3, preenche assim: 3. a). b) c) d) Se depois mudares de ideias e quiseres escolher a resposta a), passa uma cruz bem visível por cima do quadrado c) e pinta o quadrado a). Se voltares a mudar de ideias e quiseres escolher a resposta d), por exemplo, coloca uma cruz em cima do quadrado a) e escreve a letra d) à mão a seguir ao número 3.

2 PARTE I Perguntas de escolha múltipla Para cada um dos itens, seleciona APENAS UMA alternativa 1. Completa a frase: Os cuidados de saúde primários a) São só para as pessoas doentes. b) Não fazem parte do sistema nacional de saúde português. c) Proporcionam cuidados de saúde aleatoriamente e sem qualquer tipo de regras. d) São o reflexo das características socioculturais e económicas da sociedade onde estão inseridos. 2. A equipa que trabalha no Centro de Saúde: a) É apenas composta por um grupo profissional. b) É multidisciplinar e trabalha para um objetivo comum. c) Tem muita gente e são todos médicos. d) Tem funcionários que trabalham descoordenadamente. 3. No Centro de Saúde que grupo está isento de taxas moderadoras? a) Idosos b) Grávidas c) Toda a gente dos 18 anos aos 65 anos d) Pessoas com problemas cardíacos 4. Em Portugal: a) Todos têm direito à proteção da saúde e o dever de a defender e promover b) Só alguns é que podem recorrer aos serviços de saúde. c) Todos os cuidados prestados são pagos. d) Quem gere a saúde são entidades privadas que nada têm a ver com o Estado Português. 5. As horas descontroladas passadas pelos adolescentes ao computador são consideradas a) Fator de stress, logo são medidas promotoras da saúde. b) Fator de equilíbrio biológico e psíquico, logo são medidas promotoras da saúde. c) Fator de stress, logo são medidas comprometedoras da saúde. d) Fator de equilíbrio biológico e psíquico, logo são medidas comprometedoras da saúde. 6. Relativamente à vacinação podemos afirmar que. a) As vacinas se compõem de bactérias, de vírus ou, ainda, de micro-organismos patogénicos inteiros, enfraquecidos ou mortos, que são introduzidos em animais. b) As vacinas simulam infeções patogénicas, pois desencadeiam a produção de um agente infecioso que deixará o organismo imune ou resistente ao agente verdadeiro. c) O organismo vacinado é protegido graças à memória imunológica, a qual reconhecerá o agente patogénico em futuras infeções, aumentando a eficiência do sistema imune para combatê-lo. d) A proteção de um indivíduo vacinado é total. 7. Os vereadores de uma pequena cidade reuniram-se para discutir a situação da saúde da população. A situação era mais grave relativamente a três doenças: Tuberculose, Hepatite B e SIDA. Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas. A proposta que trará maior benefício social será: a) Construir rede de saneamento básico. b) Melhorar as condições de edificação das moradias. c) Promover uma campanha de educação da população em relação a noções básicas de higiene. d) Promover uma campanha de vacinação.

3 8. Pedro, casado com Fátima, ficou contagiado com o vírus da SIDA durante uma transfusão sanguínea. O casal mantém vida sexual ativa, mas pretende evitar filhos e evitar que Fátima, seronegativa para o VIH, adquira SIDA. Para que ambos os objetivos sejam atingidos, utilizando-se de um único método, é aconselhável que: a) Pedro realize uma vasectomia. b) Fátima não deixe de tomar a pílula anticoncecional. c) Pedro não deixe de tomar os medicamentos antivirais. d) Pedro use preservativo nas suas relações sexuais com Fátima. 9. A OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1994 alertou para o problema de saúde que a Ásia enfrentou, relativo a uma epidemia combinada de SIDA e tuberculose que chegou a ultrapassar todas as disponibilidades de atendimento médico. Entende-se por epidemia uma doença: a) congénita, restrita a uma determinada região. b) infeciosa, que se propaga lentamente na população. c) hereditária, que se propaga rapidamente atingindo grande número de pessoas. d) contagiosa, que atinge grande número de pessoas num curto período de tempo. 10. Considera as seguintes doenças: I. SIDA II. sífilis III. gonorreia IV. herpes genital O uso de preservativo durante as relações sexuais contribui para diminuir a incidência de: a) apenas I, II e III b) apenas I, II e IV c) apenas I, III e IV d) I, II, III e IV 11. O HPV (papiloma vírus humano) é um vírus sexualmente transmitido, causador do aparecimento de verrugas genitais em homens e mulheres. A infeção pelo HPV em mulheres está diretamente relacionada com a incidência de um tipo de cancro que pode ser diagnosticado precocemente por meio de um teste histológico simples e barato, o teste de Papanicolau. Após a puberdade, esse teste é realizado regularmente pela maioria das mulheres em países ricos, o que não ocorre nos países pobres. Um resultado positivo no teste permite tratamento precoce e é importante para que as mulheres possam evitar a transmissão posterior do HPV. Com base na informação, seleciona a afirmação correta: a) A infeção pelo HPV em mulheres está diretamente relacionada com a incidência do cancro da mama. b) A infeção pelo HPV em mulheres está diretamente relacionada com a incidência do cancro do colo do útero. c) O preservativo não é um método mais eficaz para evitar a transmissão do HPV por indivíduos sexualmente ativos. d) A pílula é um método eficaz para evitar a transmissão do HPV por indivíduos sexualmente ativos.

4 12. Observa, atentamente, a figura seguinte que ilustra a regulação hormonal do ciclo sexual de uma mulher que teve relações sexuais um dia antes de ter ocorrido o fenómeno X. A análise da figura permite concluir que: a) A mulher não engravidou, pois tomava a pílula combinada. b) A mulher engravidou, uma vez que os espermatozoides ainda eram viáveis no momento da ovulação. c) O uso do preservativo evitou a gravidez. d) Como foi usado o método do calendário, a mulher engravidou. 13. Durante o ciclo menstrual ocorre o espessamento do endométrio. Esse espessamento é necessário para a gravidez porque: a) Fornece nutrientes para os espermatozoides. b) Aumenta a produção da hormona oxitocina. c) Garante o ambiente adequado para a fecundação. d) Proporciona um local para implantação do embrião. 14. Durante a menstruação... a) Os oócitos de 2ª ordem são libertados. b) Nunca se engravida. c) Formam-se as células sexuais. d) A parede uterina desagrega-se. 15. A utilização correta da pílula contracetiva a) Pode impedir a gravidez e as infeções sexualmente transmissíveis. b) Pode impedir a gravidez, mas não impede as infeções sexualmente transmissíveis. c) Não impede a gravidez, mas impede o desenvolvimento do cancro do útero. d) Não impede a gravidez nem o desenvolvimento do cancro do útero.

5 16. Após a fecundação, o embrião humano recém-formado sofrerá sucessivas divisões e levará de 5 a 7 dias para chegar ao útero, onde ocorre a nidação. O medicamento conhecido como a "pílula de emergência" pode ser utilizado, em casos de urgência, para evitar uma gravidez depois de uma relação sexual não protegida ou mal protegida, e possivelmente fértil. Os promotores dessa técnica propõem-na, não como um método de uso regular, pois ela não impede a fertilização, mas sim como um recurso alternativo. Com base na informação, assinala a alternativa correta. a) A chamada "pílula de emergência" é um método contracetivo. b) A implantação do zigoto no útero ocorre 72 horas após a fertilização. c) A utilização da chamada "pílula de emergência" não permite a gestação por impedir a ovulação. d) A "pílula de emergência" interrompe a gestação ao impedir a implantação do embrião no útero. 17. Diante das dificuldades impostas pelo mundo atual, a humanidade tem vindo a controlar o nascimento de novos indivíduos através da utilização de métodos contracetivos. Para isso, muitas pesquisas têm colocado no mercado uma infinidade de produtos que podem ser bastante eficientes para o planeamento familiar. Numera a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os métodos contracetivos listados na coluna 1 com os modos de atuação listados na coluna 2. Coluna 1 Coluna 2 1. Diafragma 2. Pílula contracetiva 3. Dispositivo intrauterino 4. Laqueação ( ) Previne a ovulação. ( ) Impede a chegada do óvulo ao útero. ( ) Impede a implantação do óvulo fertilizado. ( ) Impede a entrada dos espermatozoides no útero. Assinala a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. a) 4, 2, 1, 3 b) 2, 3, 4, 1 c) 2, 4, 3, 1 d) 3, 4, 2, A Circulação sanguínea que se estabelece entre CORAÇÃO PULMÕES CORAÇÃO, mais precisamente entre o ventrículo direito e o ventrículo esquerdo, tem a função de: a) promover a condução apenas do sangue arterial. b) promover a oxigenação do sangue, direcionando-o para todo o corpo. c) promover a oxigenação dos pulmões e do próprio coração. d) promover a condução apenas do sangue venoso. 19. O enfarte do miocárdio pode resultar da obstrução das. a) veias que transportam o sangue para o músculo cardíaco. b) artérias que transportam o sangue para o músculo cardíaco. c) veias que transportam o sangue para o cérebro. d) artérias que transportam o sangue para o cérebro.

6 20. Os gráficos a seguir mostram os efeitos do aumento do dióxido de carbono presente no ar inspirado por uma pessoa sobre a quantidade média de ar inspirado (gráfico 1) e sobre a frequência média de inspirações por minuto (gráfico 2). A análise dos dois gráficos permite-se afirmar que: a) o aumento da quantidade de ar inspirado e o aumento na frequência de inspirações diminui a quantidade de dióxido de carbono presente no ar inspirado. b) o aumento da concentração de dióxido de carbono no ar inspirado leva a uma alteração na quantidade de ar inspirado e não provoca alteração na frequência de inspirações. c) o aumento da concentração de dióxido de carbono no ar inspirado leva a um aumento na quantidade de ar inspirado e também a um aumento da frequência de inspirações. d) o aumento da concentração de dióxido de carbono no ar inspirado provoca diminuição de ventilação pulmonar, o que torna menos eficiente o aproveitamento de oxigénio. 21. De vez em quando, travam-se intensos debates sobre pesquisas que envolvem o uso de células-tronco (células estaminais) para fins terapêuticos e sobre a legislação que regulamenta esse uso. Tendo por base os teus conhecimentos e os dados da figura ao lado, seleciona, de entre os seguintes argumentos, frequentemente apresentados nesses debates, aquele que, do ponto de vista biológico, está INCORRETO. a) O blastocisto a ser utilizado nas tais pesquisas é um emaranhado de inúmeras células sem possibilidade de desenvolvimento. b) O comércio de embriões assemelha-se muito àquele que põe à venda órgãos de crianças. c) O embrião, apesar do pequeno tamanho, contém toda a informação genética necessária ao desenvolvimento do organismo. d) O início da vida ocorre quando, a partir da fusão do óvulo com o espermatozoide, se forma o zigoto. 22. Durante uma atividade física intensa, aumenta o número de sístoles, a) diminui o volume de ar inspirado e aumenta o número de contrações do diafragma. b) diminui o volume de ar inspirado e diminui o número de contrações do diafragma. c) aumenta o volume de ar inspirado e aumenta o número de contrações do diafragma. d) aumenta o volume de ar inspirado e diminui o número de contrações do diafragma.

7 23. Relaciona os elementos sanguíneos da coluna 1 com aa afirmações da coluna 2. COLUNA 1 I. Glóbulos vermelhos (hemácias) II. Glóbulos brancos (leucócitos) III. Plaquetas COLUNA 2 ( ) participam na coagulação sanguínea ( ) participam no transporte de oxigénio ( ) participam na defesa imunológica do organismo A ordem correta dos parênteses, de cima para baixo, está contida na alínea: a) I II III. b) II I III. c) III I II. d) III II I. 24. Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que crianças filhas de mães fumadoras têm, ao nascer, peso médio inferior ao de crianças filhas de mães não fumadoras. Sobre esse facto, um estudante fez as seguintes afirmações: I. O cigarro provoca maior concentração de monóxido de carbono (CO) no sangue e provoca constrição dos vasos sanguíneos da fumadora. II. O CO associa-se à hemoglobina formando a carboxiemoglobina, um composto quimicamente estável que impede a ligação da hemoglobina ao oxigénio. III. O sangue materno chega à placenta com taxas reduzidas de oxigénio. IV. A constrição dos vasos sanguíneos maternos diminui a quantidade de sangue que chega à placenta, e desse modo reduz-se a quantidade de oxigénio e nutrientes que chegam ao feto. V. Com menos oxigénio e menos nutrientes, o desenvolvimento do feto é mais lento, e a criança chegará ao final da gestação com peso abaixo do normal. Sabendo-se que a afirmação I está correta, então podemos afirmar que: a) A afirmação II também está correta, mas esta não tem por consequência o afirmado em III. b) A afirmação III também está correta, mas esta não tem por consequência o afirmado em V. c) A afirmação IV também está correta e tem por consequência o afirmado em II. d) As afirmações II, III e IV estão corretas e têm por consequência o afirmado em V. 25. Num indivíduo fumador, com excesso de peso e que já teve um acidente vascular cerebral, podemos relacionar o seu estado de saúde com: a) Uma alimentação hipocalórica, falta de exercício físico e tensão arterial elevada. b) Hipertensão arterial, alimentação hipercalórica e colesterol elevado. c) Alimentação rica em gorduras, aterosclerose e excesso de exercício físico. d) Falta de exercício físico, hipertensão arterial e excesso de monóxido de carbono nos leucócitos.

8 26. Lê o texto abaixo para responderes à questão que se lhe segue. Seja responsável beba com moderação é um slogan que dissemina o consumo inteligente e responsável do álcool. O consumo de álcool é considerado um problema de saúde pública que conduz a alterações no Sistema Nervoso Central e quando a sua ingestão é constante e prolongada causa danos mais graves, principalmente no fígado, diminuindo a regeneração celular neste órgão, inibindo a principal via de metabolização dos ácidos gordos constituintes dos lípidos (gorduras) e provocando a acumulação dos mesmos, o que leva a lesões do fígado. A situação apresentada no texto permite concluir que: a) O cérebro apresenta células cuja função não é afetada pelo consumo de bebidas alcoólicas. b) A metabolização dos constituintes dos lípidos apresenta-se diretamente afetada pelo consumo crónico de bebidas alcoólicas. c) As células que se apresentam como alvos da ação do álcool no organismo têm como característica não apresentarem membrana nuclear. d) O processo de reparação do fígado consiste em produzir novas células com 23 cromossomas, substituindo as que foram destruídas pelo metabolismo do álcool. 27. O meio ambiente pode influenciar o funcionamento do nosso organismo de várias formas, desde a alteração de funções fisiológicas, das quais geralmente não nos damos conta, até alterações na nossa perceção sensorial e estado de ânimo. Por exemplo, nas grandes festas musicais que se estendem madrugada adentro, conhecidas como raves, o consumo de álcool e bebidas estimulantes, como os energéticos, chega a níveis alarmantes. No contexto da ideia de diversão, a mistura destas duas substâncias pode trazer consequências devastadoras para o organismo humano. O energético ao ser consumido com o álcool reduz o efeito deste, uma vez que o estimulante diminui o efeito depressor do álcool sobre o sistema nervoso. Esta ação dos energéticos reduz a perceção da embriaguez, e leva as pessoas a ingerir mais álcool, não se dando conta dos riscos envolvidos. Uma sobredosagem desta substância aumenta a frequência cardiorrespiratória e pode provocar irritação estomacal e intestinal. O que a princípio é euforia e excitação, pode transformar-se em tontura e desmaio. Com base no texto, assinala a alternativa incorreta. a) A longo prazo, o consumo de álcool em grandes quantidades provoca alterações cardiovasculares e prejuízo nas funções hepáticas. b) O efeito estimulante das bebidas energéticas é consequência da libertação de neurotransmissores, como a dopamina, que provocam sensação de prazer. c) O controlo da frequência cardiorrespiratória é uma das funções que não pode ser atribuída ao sistema nervoso autónomo. d) A interação entre o consumo excessivo de álcool e bebida energética traz danos fisiológicos ao organismo.

9 PARTE II Pergunta de desenvolvimento Utiliza apenas a frente da folha de resposta para responderes à questão da proposta de trabalho que se segue à imagem seguinte, que deverás analisar. Proposta de trabalho: Os amigos são um dos principais indicadores de bem-estar na vida social das pessoas. Da mesma forma que em outras áreas, a Internet também inovou as maneiras de vivenciar a amizade. Considerando as informações contidas nesta figura e outros conhecimentos sobre o assunto, ARGUMENTA a favor de, ou contra os dois tipos de relação de amizade virtual referidos na informação.

10 VI OLIMPÍADAS DE SAÚDE 2012/2013 Eliminatória Folha de respostas Nome completo: Escola Turma: PARTE I - Perguntas de escolha múltipla a) b) c) d). 17 a) 1. a) b) b) c) c) d) d) a) b) c) d). 23 a) 1. a) b) b) c) c) d) d)

11 VI OLIMPÍADAS DE SAÚDE 2012/2013 Eliminatória Folha de respostas Nome completo: Escola Turma: PARTE II Responde aqui à pergunta de desenvolvimento

V OLIMPÍADAS DA SAÚDE

V OLIMPÍADAS DA SAÚDE V OLIMPÍADAS DA SAÚDE Duração da prova: 45 minutos ELIMINATÓRIA 2012 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA O teste tem a duração de 45 minutos. Na folha de resposta preenche os teus dados e os da escola

Leia mais

Métodos contracetivos

Métodos contracetivos Métodos contracetivos Os futuros pais podem e devem planear a sua família Assim, para evitar uma gravidez indesejada, devem recorrer a métodos contracetivos. podem ser Naturais Não Naturais Calculam o

Leia mais

Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana

Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana Nome: Data: / / 1. Os sistemas reprodutores masculino e feminino são diferentes apesar de serem constituídos por estruturas com

Leia mais

M t é o t d o os o Contraceptivos

M t é o t d o os o Contraceptivos Métodos Contraceptivos São meios utilizados para evitar a gravidez quando esta não é desejada, permitindo a vivência da sexualidade de forma responsável. Permitem o planeamento familiar. 2 Como se classificam

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Sistema circulatório O que é: também conhecido como sistema cardiovascular é formado pelo coração e vasos sanguíneos. Tal sistema é responsável pelo transporte de nutrientes, gases, hormônios, excreções

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 1- Que órgão do sistema nervoso central controla nosso ritmo respiratório? Bulbo 2- Os alvéolos são formados por uma única camada de células muito finas. Explique como

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

Tecnologia para a regulação dos nascimentos? gravidez indesejada.

Tecnologia para a regulação dos nascimentos? gravidez indesejada. Quais os contributos da Ciência e da Tecnologia para a regulação dos nascimentos? São utilizados para prevenir uma São utilizados para prevenir uma gravidez indesejada. Mét. Contracepção A - Não Naturais

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade de

Leia mais

Nome: Mónica Algares. Ano: 9º Turma: B Nº 17

Nome: Mónica Algares. Ano: 9º Turma: B Nº 17 Nome: Mónica Algares Ano: 9º Turma: B Nº 17 Métodos contraceptivos naturais Método do calendário Se a menstruação ocorre de 28 em 28 dias, a ovulação ocorrerá por volta do 14º dia. Assim, o período fértil

Leia mais

HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA

HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA GLÂNDULAS SEXUAIS GÔNADAS MASCULINAS = TESTÍCULOS GÔNADAS FEMININAS = OVÁRIOS PRODUZEM GAMETAS E HORMÔNIOS SEXUAIS CONTROLE HORMONAL DO SISTEMA TESTÍCULOS

Leia mais

Unidade I Energia: Conservação e transformação. Aula 5.1 Conteúdo: Sistema cardiovascular.

Unidade I Energia: Conservação e transformação. Aula 5.1 Conteúdo: Sistema cardiovascular. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Energia: Conservação e transformação. Aula 5.1 Conteúdo: Sistema cardiovascular. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs VAMOS FALAR SOBRE AIDS + DSTs AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros

Leia mais

Classificação: valores

Classificação: valores ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO 1º Teste Sumativo DISCIPLINA DE BIOLOGIA 12ºano Turma A TEMA : Reprodução Humana 20 de Outubro de 2011 90 minutos Nome: Nº Classificação: valores A professora:

Leia mais

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,

Leia mais

TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária

TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária UNIDADE TEMÁTICA: Saúde N.º DE Saúde Individual e Comunitária. - Desenvolvimento do conceito de saúde Definição de Saúde pela O.M.S..2 -Medidas para a promoção

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO

SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO FUNÇÕES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO: Transporte de substâncias : * Nutrientes para as células. * Resíduos vindos das células. *Gases respiratórios. * Hormônios. OBS: O sangue também pode

Leia mais

CONTRACEPÇÃO HORMONAL PÍLULA

CONTRACEPÇÃO HORMONAL PÍLULA CONTRACEPÇÃO HORMONAL PÍLULA A Pílula é o método contraceptivo hormonal mais utilizado, pelas mulheres em todo o mundo. O QUE É? Um método contraceptivo que contém hormonas sintéticas que são semelhantes

Leia mais

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício Desde as décadas de 60 e 70 o exercício promove Aumento do volume sanguíneo Aumento do volume cardíaco e suas câmaras Aumento do volume sistólico Aumento do débito cardíaco que pode ser alcançado Aumento

Leia mais

Sistema Circulatório. Sistema Circulatório. Ciências Naturais 9º ano

Sistema Circulatório. Sistema Circulatório. Ciências Naturais 9º ano Sistema Circulatório Índice Sangue Coração Ciclo cardíaco Vasos sanguíneos Pequena e grande circulação Sistema linfático Sangue Promove a reparação de tecidos lesionados. Colabora na resposta imunológica

Leia mais

Unidade 1 - REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE

Unidade 1 - REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE Que modificações ocorrem no organismo feminino após a nidação? A nidação e as primeiras fases de gestação encontram-se sob estreito controlo hormonal. A hormona hcg estimula o corpo lúteo a produzir hormonas,

Leia mais

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV) Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais

Leia mais

Hipert r en e são ã A rteri r a i l

Hipert r en e são ã A rteri r a i l Hipertensão Arterial O que é a Pressão Arterial? Coração Bombeia sangue Orgãos do corpo O sangue é levado pelas artérias Fornece oxigénio e nutrientes Quando o sangue é bombeado gera uma pressão nas paredes

Leia mais

1. Saúde individual e comunitária. 1.1. Indicadores do estado de saúde de uma população. 1.2. Medidas de ação para promoção de saúde.

1. Saúde individual e comunitária. 1.1. Indicadores do estado de saúde de uma população. 1.2. Medidas de ação para promoção de saúde. ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA GRACIOSA CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO ANO LETIVO 2014/2015 AULAS PREVISTAS TEMA ORGANIZADOR CONTEÚDOS CONCETUAIS (45 MINUTOS) A B VIVER MELHOR NA TERRA 1. Saúde individual e comunitária.

Leia mais

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!*

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* SANTOS, Jessica Suriano dos 1 ; ANJOS, Antônio Carlos dos 2 ; RIBEIRO, Álvaro Sebastião Teixeira 3 Palavras-chave: Educação Sexual; Doenças Sexualmente Transmissíveis;

Leia mais

hipertensão arterial

hipertensão arterial hipertensão arterial Quem tem mais risco de ficar hipertenso? Quais são as consequências da Hipertensão Arterial? quem tem familiares Se a HTA» hipertensos não for controlada, causa lesões em diferentes

Leia mais

Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão

Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Leia mais

TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres. INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade

TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres. INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade Todas as pessoas são diferentes, cada um é único, apresentam características que são próprias

Leia mais

Métodos Contraceptivos Reversíveis. DSR- www.saudereprodutiva.dgs.pt

Métodos Contraceptivos Reversíveis. DSR- www.saudereprodutiva.dgs.pt Métodos Contraceptivos Reversíveis Estroprogestativos orais Pílula 21 cp + 7 dias pausa existem vários, podendo ser escolhido o que melhor se adapta a cada mulher são muito eficazes, quando se cumprem

Leia mais

Pesquisa revela uma das causas de morte prematura na Rússia: a vodca

Pesquisa revela uma das causas de morte prematura na Rússia: a vodca Pesquisa revela uma das causas de morte prematura na Rússia: a vodca Post 02 Fevereiro 2014 By UNIAD Revista Veja - Álcool Estudo concluiu que risco de morte entre homens russos com menos de 55 anos pode

Leia mais

Minha filha está ficando uma moça!

Minha filha está ficando uma moça! Minha filha está ficando uma moça! A UU L AL A O que faz as meninas se transformarem em mulheres? O que acontece com seu corpo? Em geral, todos nós, homens e mulheres, somos capazes de lembrar muito bem

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA CARDIOVASCULAR SISTEMA CARDIOVASCULAR Professora: Edilene biologolena@yahoo.com.br Sistema Cardiovascular Sistema Cardiovascular Composto pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue; Tem por função fazer o sangue

Leia mais

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL 1. ENVELHECIMENTO ACTIVO A Organização Mundial da Saúde e a Comissão da União Europeia consideram de grande importância todas as medidas, políticas e práticas, que contribuam para

Leia mais

< Maria Inês; nº 17; 9ºB > < Ricardo Santos; nº18; 9ºB >

< Maria Inês; nº 17; 9ºB > < Ricardo Santos; nº18; 9ºB > Índice < Maria Inês; nº 17; 9ºB > < Ricardo Santos; nº18; 9ºB > Índice Índice... 2 Métodos Contraceptivos... 3 O que são?... 3 Métodos Reversíveis... 4 Métodos Contraceptivos Hormonais... 4 Pílula Contraceptiva...

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data!

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

Guia do Professor Atividade - Regulação neuro-endócrina do ciclo menstrual

Guia do Professor Atividade - Regulação neuro-endócrina do ciclo menstrual Guia do Professor Atividade - Regulação neuro-endócrina do ciclo menstrual Caro Professor, O principal objetivo do projeto RIVED é oferecer aos professores do Ensino Médio novos recursos didáticos, em

Leia mais

Vacinação contra o HPV

Vacinação contra o HPV Vacinação contra o HPV Meleiro, março de 2014 Enfermeira Cristiane Sec Mun Saúde de Meleiro. ESF Papiloma Vírus Humano - HPV O HPV é um vírus (papilomavírus humano) transmitido pelo contato direto com

Leia mais

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde.

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. AT I ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. Maringá é integrante da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e não

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR?

Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR? Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR? O NÚMERO DE PESSOAS AFETADAS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EVITÁVEIS NÃO PÁRA DE AUMENTAR. AS CRIANÇAS E OS MAIS VELHOS SÃO OS MAIS ATINGIDOS. SÃO DOENÇAS

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR. Sistema reprodutor feminino

SISTEMA REPRODUTOR. Sistema reprodutor feminino SISTEMA REPRODUTOR A reprodução é de importância tremenda para os seres vivos, pois é por meio dela que os organismos transmitem suas características hereditariamente e garantem a sobrevivência de suas

Leia mais

Aumentar o Consumo dos Hortofrutícolas

Aumentar o Consumo dos Hortofrutícolas Aumentar o Consumo dos Hortofrutícolas As doenças crónicas não transmissíveis são responsáveis por 63% das causas de morte no mundo Fonte: WHO; Global status report on noncommunicable diseases, 2010 O

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo???

Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo??? Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo??? Lembre-se que os seres humanos só podem ter 46 cromossomos, sendo um par sexual, por exemplo: se dois espermatozóides com cromossomo sexual X e

Leia mais

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil.

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil. É legal saber! Gravidez Transar uma única vez, pode engravidar? Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil. Minha menstruação na desceu. Estou grávida? Depende. É importante cada mulher

Leia mais

à diabetes? As complicações resultam da de açúcar no sangue. São frequentes e graves podendo (hiperglicemia).

à diabetes? As complicações resultam da de açúcar no sangue. São frequentes e graves podendo (hiperglicemia). diabetes Quando Acidente a glicemia vascular (glicose cerebral no sangue) (tromboses), sobe, o pâncreas uma das principais O que Quais é a diabetes? as complicações associadas à diabetes? produz causas

Leia mais

INTERATIVIDADE FINAL EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Sistema cardiovascular no exercício físico

INTERATIVIDADE FINAL EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Sistema cardiovascular no exercício físico Conteúdo: Sistema cardiovascular no exercício físico Habilidades: Entender o sistema cardiovascular com a prática de atividades físicas. REVISÃO A Importância do sistema Muscular e a relação do mesmo com

Leia mais

O SANGUE. Constituintes do Sangue e suas funções

O SANGUE. Constituintes do Sangue e suas funções O SANGUE Constituintes do Sangue e suas funções AS HEMÁCIAS OU GLÓBULOS VERMELHOS Células sanguíneas sem núcleo que contém hemoglobina, que é a substância responsável pela cor vermelha. São as células

Leia mais

Saúde da Mulher. Ana Cristina Pinheiro. Saúde da Mulher

Saúde da Mulher. Ana Cristina Pinheiro. Saúde da Mulher Saúde da Mulher Realizado por: Ana Cristina Pinheiro (Maio de 2007) Saúde da Mulher Uma família equilibrada não pode ser produto do acaso ou da ignorância. O nascimento de uma criança deve ser o resultado

Leia mais

Escola Básica Vasco da Gama de Sines A REPRODUÇÃO HUMANA

Escola Básica Vasco da Gama de Sines A REPRODUÇÃO HUMANA Página1 A REPRODUÇÃO HUMANA Reprodução sexuada e dimorfismo sexual A reprodução é uma função dos seres vivos que permite dar origem a outros seres da mesma espécie. Reprodução sexuada Na espécie humana

Leia mais

SEGREDOS DO MUNDO DA QUÍMICA: OS MISTERIOSOS RADICAIS LIVRES

SEGREDOS DO MUNDO DA QUÍMICA: OS MISTERIOSOS RADICAIS LIVRES Universidade de Évora Departamento de Química Vânia Pais Aluna do Curso de Mestrado em Química Aplicada SEGREDOS DO MUNDO DA QUÍMICA: OS MISTERIOSOS RADICAIS LIVRES Com o passar dos anos, o aumento da

Leia mais

Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge :

Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge : Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge : Informação importante sobre a prevenção de gravidez e contraceção para mulheres e homens que estão a tomar Erivedge Erivedge pode causar defeitos congénitos

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 64 3,20 Carboidratos 14,20 4,73 Proteínas 1,30 1,73 Gorduras

Leia mais

Outubro 2013 VERSÂO 1. 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino.

Outubro 2013 VERSÂO 1. 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino. BIOLOGIA 1 12º A Outubro 2013 VERSÂO 1 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino. Figura 1 1.1. Complete a legenda da figura 1. 1.2. Identifique a estrutura onde ocorre a

Leia mais

Professor Fernando Stuchi

Professor Fernando Stuchi REPRODUÇÃO Aulas 2 a 5 1º Bimestre Professor Fernando Stuchi Seres Vivos Segundo a Teoria Celular, todos os seres vivos (animais e vegetais) são constituídos por células (exceção dos vírus que não possuem

Leia mais

Biologia 12ºA Outubro 2013

Biologia 12ºA Outubro 2013 Biologia 12ºA Outubro 2013 1 VERSÂO 2 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino. Figura 1 1.1. Complete a legenda da figura. 1.2. Identifique a estrutura onde ocorre a maturação

Leia mais

Sistema circulatório. Componentes: - Vasos sanguíneos. - Sangue (elementos figurados e plasma) - Coração

Sistema circulatório. Componentes: - Vasos sanguíneos. - Sangue (elementos figurados e plasma) - Coração Fisiologia Humana Sistema circulatório Componentes: - Sangue (elementos figurados e plasma) - Vasos sanguíneos - Coração Vasos sanguíneos Artérias Vasos com paredes espessas e elásticas por onde circula

Leia mais

Hepatites Virais 27/07/2011

Hepatites Virais 27/07/2011 SOCIEDADE DIVINA PROVIDÊNCIA Hospital Nossa Senhora da Conceição Educação Semana Continuada de Luta Contra em CCIH as Hepatites Virais 27/07/2011 Enfº Rodrigo Cascaes Theodoro Enfº CCIH Rodrigo Cascaes

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INICIAL - HOMEM VIH POSITIVO

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INICIAL - HOMEM VIH POSITIVO INSTRUÇÕES PARA A EQUIPA DO ESTUDO: Após inscrição no estudo, os participantes devem preencher este questionário de avaliação inicial. Certifique-se de que é distribuído o questionário adequado. Após o

Leia mais

Retinopatia Diabética

Retinopatia Diabética Retinopatia Diabética A diabetes mellitus é uma desordem metabólica crónica caracterizada pelo excesso de níveis de glicose no sangue. A causa da hiper glicemia (concentração de glicose igual ou superior

Leia mais

Posso fazer a barba?

Posso fazer a barba? A UU L AL A Posso fazer a barba? Você estudou na Aula 6 as transformações que acontecem durante a puberdade feminina. Agora chegou a hora de falarmos da puberdade masculina. Para os meninos, a puberdade

Leia mais

Planificação da disciplina de Ciências Naturais

Planificação da disciplina de Ciências Naturais ANO LETIVO 2013/2014 Departamento Curricular: Ciências Experimentais Grupo Disciplinar: Biologia e Geologia 9º Ano Planificação da disciplina de Ciências Naturais 1º Conteúdos / Unidades Didáticas 1.Saúde

Leia mais

1º Período. Subtemas Competências essenciais específicas Conceitos Estratégias Blocos. -Saúde -Esperança média de vida; -Prevenção da saúde;

1º Período. Subtemas Competências essenciais específicas Conceitos Estratégias Blocos. -Saúde -Esperança média de vida; -Prevenção da saúde; Saúde individual e comunitária 1º Período Indicadores do estado de saúde de uma população Medidas de ação para a promoção da saúde Compreender o conceito de saúde; Conhecer os indicadores do estado de

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais 2º CICLO CIÊNCIAS NATURAIS

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador Ano Lectivo 2010-11 O hábito de fumar está relacionado com causas essencialmente sociais e comportamentais.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE. Ano Letivo 2012/2013 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANIFICAÇÃO ANUAL CIÊNCIAS NATURAIS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE. Ano Letivo 2012/2013 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANIFICAÇÃO ANUAL CIÊNCIAS NATURAIS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Ano Letivo 2012/2013 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANIFICAÇÃO ANUAL CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO As Docentes Responsáveis: 1º Periodo Unidade

Leia mais

Descubra quando você está ovulando

Descubra quando você está ovulando 1 Descubra quando você está ovulando O maior segredo para engravidar logo é saber exatamente quando você está ovulando, ou seja, quando um de seus dois ovários está liberando um óvulo. Pense neste óvulo

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS Como pode cair no enem? (UFC) A pílula do dia seguinte é composta de hormônios, os mesmos da pílula anticoncepcional comum, só que em doses mais elevadas.

Leia mais

- CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CARDIOVASCULAR. 3) ANATOMIA DO CORAÇÃO HUMANO - O coração é um órgão oco localizado no meio do peito, na cavidade torácica;

- CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CARDIOVASCULAR. 3) ANATOMIA DO CORAÇÃO HUMANO - O coração é um órgão oco localizado no meio do peito, na cavidade torácica; - CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CARDIOVASCULAR 1) FUNÇÕES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR - Propulsão do sangue por todo o organismo; - Transporte de substâncias como o oxigênio (O 2 ), dióxido de carbono ou gás carbônico

Leia mais

As simpáticas focas da Antártida

As simpáticas focas da Antártida SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 06 / 05 / 203 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 8.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS

PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS COLÉGIO JOÃO PAULO I LABORATÓRIO DE BIOLOGIA - 2º ANO PROF. ANDRÉ FRANCO FRANCESCHINI PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS AMEBÍASE Agente causador: Entamoeba histolytica. Diagnóstico: E. P. F. exame parasitológico

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade de vida da população Sintetizar as estratégias de promoção da saúde Conhecer os distintos níveis estruturais do corpo Viver Melhor

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 6º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 6º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 6º ANO Livro adotado: Ciências da natureza 6 Satillana Ano Letivo 2012/2013 UNIDADE DIDÁCTICA CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS Nº DE AULAS (1ºP) Preparação do ano escolar.

Leia mais

cartões de bolso serié 2 SEXO SEGURO

cartões de bolso serié 2 SEXO SEGURO cartões de bolso serié 2 SEXO SEGURO 1 O que quer dizer sexo seguro? Sexo seguro quer dizer, práticas sexuais responsáveis sem riscos de engravidar, ou de contrair uma infecção transmitida sexualmente,

Leia mais

(www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, é correto afirmar que

(www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, é correto afirmar que 01 - (Unicastelo SP) O gráfico representa os níveis de concentração dos diferentes hormônios femininos, no organismo, durante o ciclo menstrual. (www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais

Leia mais

Atividade 3 os anos Marcos/Juliano ago/09

Atividade 3 os anos Marcos/Juliano ago/09 Biologia Atividade 3 os anos Marcos/Juliano ago/09 Nome: Nº: Turma: Caríssimas e caríssimos! Dando continuidade ao nosso trabalho, mantida a distância corporal entre nós (prevenção), mas preservada a lembrança

Leia mais