V OLIMPÍADAS DA SAÚDE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "V OLIMPÍADAS DA SAÚDE"

Transcrição

1 V OLIMPÍADAS DA SAÚDE Duração da prova: 45 minutos ELIMINATÓRIA 2012 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA O teste tem a duração de 45 minutos. Na folha de resposta preenche os teus dados e os da escola que representas. O preenchimento incorreto do cabeçalho ou da tabela de respostas pode levar à anulação do teste. Cada resposta às perguntas vale 1 ponto, não devendo deixar-se nenhuma pergunta com resposta em branco. Para cada pergunta de escolha múltipla escolhe a resposta que consideras que melhor responde e anota-a na tabela de respostas. Exemplo: Se quiseres a resposta c) na pergunta 3, preenche assim: 3. a). b) c) d) Se depois mudares de ideias e quiseres escolher a resposta a), passa uma cruz bem visível por cima do quadrado c) e pinta o quadrado a). Se voltares a mudar de ideias e quiseres escolher a resposta d), por exemplo, coloca uma cruz em cima do quadrado a) e escreve a letra d) à mão a seguir ao número 3.

2 PARTE I Perguntas de escolha múltipla Para cada um dos itens, selecciona APENAS UMA alternativa 1. Estima-se que um quarto da população europeia de meados do século XIX tenha morrido de tuberculose. A progressiva melhoria da qualidade de vida, a descoberta de medicamentos eficazes contra a tuberculose e o desenvolvimento da vacina BCG fizeram com que a incidência da doença diminuísse na maioria dos países. Entretanto, estatísticas recentes têm mostrado o aumento assustador do número de casos de tuberculose no mundo. Esse aumento pode estar relacionado com: a) o tratamento para a doença estar a levar a bactéria que a provoca a habituar-se aos antibióticos. b) as frequentes interrupções do tratamento possibilitarem a formação de bactérias resistentes aos antibióticos. c) os antibióticos usados serem velhos e ultrapassados. d) mudanças climáticas que parecem estar a fortalecer a ação das bactérias que provocam a doença. 2. Os esquemas da figura 1 representam o conteúdo nuclear de algumas células humanas. Fig.1 De entre as afirmações que se seguem, seleciona a que é VERDADEIRA. a) Os esquemas A e B representam, respectivamente, um ovócito e uma célula somática feminina. b) O esquema D pode representar um espermatozóide que pode, por união com um ovócito, originar uma menina. c) Para que na fecundação se forme um rapaz é preciso que haja a união de uma célula semelhante à representada em C com uma célula semelhante a A. d) Só os ovócitos apresentam uma constituição genética semelhante à representada em D. 3. O Plano Nacional de Vacinação (PNV) contempla as vacinas contra: a) a tuberculose, a hepatite B, o HPV e a difteria. b) o tétano, a tosse convulsa e a poliomielite. c) a meningite, o sarampo, a papeira, e a rubéola. d) a gripe e a febre amarela. Seleciona a opção INCORRETA

3 4. A consulta de saúde infantil e juvenil é uma consulta destinada à vigilância e manutenção da saúde: a) Desde a pré-primária até aos 18 anos de idade. b) Desde o nascimento até aos 18 anos de idade. c) Durante a escolaridade obrigatória. d) Desde o nascimento até aos 16 anos de idade. 5. No Centro de Saúde, deve-se procurar consulta de planeamento familiar quando se pretende: a) evitar uma gravidez ou se pretende engravidar. b) fazer aconselhamento sexual, bem como rastreio do cancro ginecológico e das doenças de transmissão sexual. c) informação sobre os métodos contracetivos e fornecimento gratuito do método contracetivo indicado. d) qualquer uma das situações descritas nas alíneas anteriores. 6. Os atletas devem ter uma alimentação rica em proteínas e glícidos. Assim, devem consumir preferencialmente os seguintes tipos de alimentos, respetivamente: a) verduras e legumes pobres em amido. b) substâncias gordurosas e verduras. c) carnes magras e massas. d) massas e derivados de leite. 7. Sem poupar as crianças, o sedentarismo e a obesidade tornam-se problemas de saúde pública mundial, mas encontram boa parte da sua solução numa simples medida: o uso do próprio corpo. De acordo com o texto é correto afirmar que: a) o sedentarismo e a obesidade são problemas que afetam a saúde do planeta, mas o próprio clima é responsável por catástrofes que não poupam sequer as crianças. b) a saúde da população do planeta está a ficar a cada dia mais debilitada devido à falta de investimentos em saúde pública, por isso a solução é cada um ter de cuidar do seu próprio corpo. c) para evitar os males do sedentarismo e da obesidade tem que haver uma campanha de consciencialização para que as crianças de todo o mundo pesquisem uma solução. d) sedentarismo e obesidade deixaram de ser problemas de poucos indivíduos. São da população como um todo. Mas o seu tratamento depende de cada um se mexer um pouco. 8. Durante uma atividade física intensa, aumenta o número de sístoles, a) diminui o volume de ar inspirado e aumenta o número de contrações do diafragma. b) aumenta o volume de ar inspirado e aumenta o número de contrações do diafragma. c) aumenta o volume de ar inspirado e diminui o número de contrações do diafragma. d) diminui o volume de ar inspirado e diminui o número de contrações do diafragma.

4 9. Na figura 2, faz-se referência a uma característica sexual secundária numa espécie de felinos, cuja manifestação: Fig.2 a) é típica de animais com a constituição cromossómica XX. b) não acentua o dimorfismo sexual entre os representantes da espécie. c) deve-se à ação das hormonas estrogénio e progesterona. d) se relaciona com a atividade hipofisária e gonadal dos animais. 10. A menstruação surge em média aos 13 anos, havendo casos de meninas que menstruam aos 9 anos e outras aos 16. Depende de mulher para mulher e não tem qualquer tipo de implicação no futuro, é quando o organismo está preparado. Contudo, a idade da primeira menstruação tem vindo a baixar ao longo dos anos. Nos Estados Unidos, menos de 10% das jovens têm a primeira menstruação antes dos 11 anos de idade, e 90% delas já têm a menarca aos 13,75 anos, sendo a média de idade de12,43 anos. Em Portugal, a média da idade da menarca diminuiu de 15 anos nas raparigas nascidas em 1880 para 12,4 anos na década de 80 do século XX. Ana Maria Sónia Joana Com base na figura e nos teus conhecimentos, seleciona a opção INCORRETA: a) A variação da idade da 1ª menstruação pode depender, entre outros fatores, do tipo de alimentação, da genética e da influência social. b) A Joana teve um distúrbio hormonal grave pelo que a idade da 1ª menstruação se afastou da média de idades em que se inicia. c) Aos 11 anos a Maria tinha uma concentração sanguínea de hormonas hipofisárias e ováricas mais elevada do que a Joana. d) Se as quatro meninas tivessem tido relações sexuais desprotegidas aos 15 anos só a Joana não correria o risco de engravidar.

5 11. O sistema reprodutor humano apresenta uma grande complexidade, sendo sua função regulada por diversas hormonas que diferenciam o indivíduo do sexo masculino do indivíduo do sexo feminino. Analisa os gráficos da figura 4 que representam os níveis hormonais de uma mulher saudável de 30 anos, determinados em 3 dias diferentes (X, Y, Z) do ciclo menstrual de 28 dias. No ciclo menstrual de 28 dias, os gráficos X, Y e Z, correspondem respetivamente ao: a) 14º dia, 1º dia, 18º dia b) 1º dia, 14º dia, 18º dia c) 18º dia, 14º dia, 1º dia d) 14º dia, 18º dia, 1º dia Fig Durante o ciclo menstrual, ocorre o espessamento do endométrio. Esse espessamento é necessário para a gravidez, porque: a) fornece nutrientes aos espermatozóides, permitindo-lhes a mobilidade. b) proporciona um local para nidação do embrião. c) segrega hormonas necessárias à sua manutenção. d) garante o ambiente adequado para que aí ocorra a fecundação. 13. A figura 5 representa a variação dos níveis de testosterona ao longo da vida de um homem. Fonte: Fig. 5 Com base na sua análise seleciona a opção INCORRETA. a) Durante a puberdade, as taxas de testosterona aumentam lentamente b) Na puberdade, os níveis de testosterona tornam os órgãos sexuais aptos para a reprodução c) O desejo sexual manifesta-se mais intensamente entre os 20 e os 50 anos. d) A partir dos 50 anos alguns homens sofrem de distúrbios eréteis, irritação, insónia e depressão, deixando de produzir espermatozóides.

6 14. Um homem que se tinha submetido à vasectomia havia dois anos (fig.6), fez análises ao seu sangue, doseando a concentração de testosterona e descobriu que essa hormona se encontrava num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente procurou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia. O pedido do homem: a) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos canais deferentes, próximo da Fig. 6 próstata. b) não tem fundamento, pois o corte impede unicamente a saída dos espermatozóides dos testículos para o pénis. c) tem fundamento, pois a secção dos canais deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo. d) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos canais deferentes e, com seu corte, essa produção cessa. 15. Diante das dificuldades impostas pelo mundo atual, a humanidade tem vindo a controlar o nascimento de novos indivíduos através da utilização de métodos contracetivos. Para isso, muitas pesquisas têm colocado no mercado uma infinidade de produtos que podem ser bastante eficientes para o planeamento familiar. A 1ª coluna do quadro abaixo lista métodos contracetivos e a 2ª coluna, modos de ação de diferentes métodos contracetivos. 1ª COLUNA 2ª COLUNA 1. Preservativo ( ) Previne a ovulação. 2. Pílula anticoncecional ( ) Impede a chegada do oócito ao útero. 3. Dispositivo intra-uterino ( ) Impede a implantação do embrião. 4. Laqueação das trompas ( ) Impede a entrada dos espermatozóides no útero. Transcreve a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, que relaciona os métodos contracetivos com os respetivos modos de ação. a) 4, 2, 1, 3 b) 2, 3, 4, 1 c) 2, 4, 3, 1 d) 3, 4, 2, 1

7 16. Umas das principais causas de morte no mundo inteiro são as doenças cardiovasculares. Relativamente a este problema, podemos fazer as seguintes afirmações. I. Entre os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, estão os diabetes, os fatores nutricionais e a vida sedentária. II. O uso de pílulas anticoncecionais aumenta os riscos cardiovasculares, em mulheres com história familiar de doenças circulatórias. III. Apesar de estar altamente relacionado com o cancro do pulmão e de bexiga, o fumo do tabaco não oferece riscos cardiovasculares. Escolhe a alternativa CORRETA: a) Todas as afirmações estão corretas. b) Somente as afirmações I e II estão corretas. c) Somente a afirmação I está correta. d) Somente as afirmações I e III estão corretas. 17. Após a fecundação, o embrião humano recém-formado sofrerá sucessivas divisões e levará de 5 a 7 dias para chegar ao útero, onde ocorre a nidação. O medicamento pílula de emergência, conhecido como a "pílula do dia seguinte", pode ser utilizado, em casos de urgência, para evitar uma gravidez depois de uma relação sexual não protegida ou mal protegida, e possivelmente fértil. Os promotores dessa técnica propõemna não como um método de uso regular, mas sim como um recurso alternativo. Tendo em conta o referido, seleciona a alternativa CORRETA: a) A chamada "pílula do dia seguinte" é um método contracetivo. b) A implantação do zigoto no útero ocorre 72 horas após a fertilização. c) A gestação pode continuar mesmo que não se complete a nidação do embrião no útero. d) A "pílula do dia seguinte" interrompe a gestação ao impedir a implantação do embrião no útero. 18. O uso de esteróides anabolizantes tem-se tornado cada vez mais comum entre as pessoas que procuram um desenvolvimento muscular rápido. O uso frequente desses esteróides, análogos à testosterona, pode causar problemas cardiovasculares e hepáticos, além de alterar o equilíbrio hormonal do organismo e aumentar a probabilidade de desenvolvimento de tumores. O uso constante de anabolizantes na mulher pode causar: a) interrupção do ciclo menstrual. b) flacidez muscular. c) aumento da fertilidade. d) maior atividade uterina.

8 19. Ao longo da história humana, uma das principais infeções sexualmente transmissível (IST) tem sido a sífilis. Atualmente, milhares de novos casos por ano são registados em muitos países. Sobre as IST, foram apresentadas as seguintes afirmações: I. A sífilis é uma doença causada por uma bactéria. II. Uma mãe portadora de SIDA pode transmitir a doença ao feto durante a gravidez. III. Além da sífilis e da SIDA, a gonorreia e a hepatite B são IST que também ocorrem em Portugal. Estão corretas as afirmações: a) II, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) I, II e III. 20. A SIDA leva à perda da resistência imunitária normal. A seguir citam-se diversas situações possíveis ou não, da transmissão dessa infeção. Entre as afirmações citadas, escolhe a alternativa (a, b, c ou d) que apresenta corretamente as vias de transmissão da SIDA: 1. Transfusões sanguíneas. 2. Agulhas não descartáveis, acupuntura, alicates de unha, tatuagem, aparelhos de barba e escovas de dente. 3. Aperto de mão e abraço. 4. Uso de piscinas e transportes coletivos. 5. Utensílios domésticos. 6. Relação gestante-feto e aleitamento materno. 7. Relacionamento social. 8. Esperma e líquido vaginal. a) As citadas em apenas. b) As citadas em apenas. c) As citadas em apenas. d) As citadas em apenas. 21. O uso, por atletas, de câmaras e tendas de treino que reproduzem as condições de cidades e regiões de grande altitude é um dos temas polémicos que tem vindo a ser debatido pelos representantes da área médica do Comité Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI). O principal fator alterado nesses ambientes artificiais e o efeito produzido no organismo dos atletas que melhora o seu rendimento físico são, respetivamente: a) aumento da pressão parcial do oxigénio inspirado e aumento do oxigénio dissolvido no plasma sanguíneo. b) rarefação do ar inspirado e aumento do número de glóbulos brancos. c) menos oxigénio no ar inspirado e aumento do número de glóbulos vermelhos. d) aumento da pressão atmosférica e aumento da concentração de oxigénio no sangue.

9 22. Pesquisas recentes com jovens entre os 14 anos e os 19 anos, apontam para que uma boa parte deles revela um padrão de consumo de álcool considerado de risco pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É INCORRETO afirmar que, entre as possíveis consequências do uso abusivo e prolongado do álcool, se inclui: a) aumento da potência sexual. b) alteração da função hepática. c) alteração dos batimentos cardíacos. d) diminuição da capacidade de concentração. 23. A respeito das consequências do uso do cigarro para a saúde humana, muitas pesquisas têm sido publicadas, muitas delas voltadas para o mecanismo de ação de um dos principais componentes, a nicotina, enquanto outras procuram esclarecer a população sobre os efeitos colaterais dos demais componentes do cigarro. A tabela abaixo mostra alguns desses componentes e os seus efeitos no organismo humano. Transcreve a opção CORRETA a) O monóxido de carbono prejudica o transporte do oxigénio (O 2 ) até aos tecidos. b) O aumento do risco de desenvolver doenças coronárias deve-se à acumulação de resíduos tóxicos do cigarro nas paredes dos vasos sanguíneos. c) O depósito de alcatrão ajuda a filtrar o ar que passa pelas vias aéreas. d) As lesões provocadas pela amónia não podem ser relacionadas com os casos da laringe nos fumadores.

10 24. O cigarro é produzido a partir do tabaco, planta originária da América do Sul, sendo, hoje em dia, produzido e comercializado em todo o mundo. A principal substância ativa encontrada naturalmente no tabaco é a nicotina. Poderoso estimulante do sistema nervoso central, a nicotina é classificada como droga. Em altas doses, é extremamente venenosa sendo comum o seu uso como inseticida. Relativamente ao fumo do tabaco, transcreve a opção que corresponde a uma afirmação INCORRETA. a) Os fumadores "passivos" não apresentam risco de desenvolver doenças respiratórias ou mesmo cardiovasculares. b) O fumo afeta o sistema nervoso central, podendo ocasionar distúrbios do sono. c) Existe uma forte correlação entre o cancro de pulmão e o hábito de fumar. d) Quando submetidas à exposição de fumo de tabaco, mesmo antes do nascimento, as crianças apresentam maior risco de sofrer morte súbita. 25. O quadro abaixo mostra exames de sangue de 2 pacientes. Analisa os dados e seleciona a opção INCORRETA. Paciente João Maria Valores referenciais Homem Mulher Hemácias 3 milhões/mm 4,3 5,0 4,6 a 6,2 4,2 a 5,7 Leucócitos 3 mil/mm a Plaquetas 3 mil/mm a 400 a) A Maria está com dificuldades de coagulação sanguínea. b) A Maria está com anemia. c) A dieta alimentar do João pode estar pobre em ferro. d) O João não apresenta um quadro infecioso. 26. O enfarte do miocárdio pode resultar da obstrução das: a) veias que transportam o sangue para o músculo cardíaco. b) artérias que transportam o sangue para o músculo cardíaco. c) veias que transportam o sangue para o cérebro. d) artérias que transportam o sangue para o cérebro.

11 PARTE II Pergunta de desenvolvimento Utiliza apenas a frente da folha de resposta para responderes à questão da proposta de trabalho que se segue à imagem seguinte, que deverás analisar. Proposta de trabalho: Nas dietas populares em que se objetiva a perda de massa corporal, enfatiza-se, de modo especial, a importância da redução tanto do consumo de carboidratos quanto da ingestão de gorduras e proteínas. Considerando as informações contidas nesta figura e outros conhecimentos sobre o assunto ARGUMENTA a favor de ou contra a ingestão de pizza em dietas para promoção de perda de massa corporal.

12 V OLIMPÍADAS DE SAÚDE 2011/2012 Eliminatória Folha de respostas Nome completo: Escola Turma: PARTE I - Perguntas de escolha múltipla a) b) c) d). 17 a) 1. a) b) b) c) c) d) d) a) b) c) d). 23 a) 1. a) b) b) c) c) d) d)

13 V OLIMPÍADAS DE SAÚDE 2011/2012 Eliminatória Folha de respostas Nome completo: Escola Turma: PARTE II Responde aqui à pergunta de desenvolvimento

Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana

Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana Nome: Data: / / 1. Os sistemas reprodutores masculino e feminino são diferentes apesar de serem constituídos por estruturas com

Leia mais

HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA

HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA GLÂNDULAS SEXUAIS GÔNADAS MASCULINAS = TESTÍCULOS GÔNADAS FEMININAS = OVÁRIOS PRODUZEM GAMETAS E HORMÔNIOS SEXUAIS CONTROLE HORMONAL DO SISTEMA TESTÍCULOS

Leia mais

VI OLIMPÍADAS DA SAÚDE

VI OLIMPÍADAS DA SAÚDE VI OLIMPÍADAS DA SAÚDE Duração da prova: 45 minutos ELIMINATÓRIA 2013 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA O teste tem a duração de 45 minutos. Na folha de resposta preenche os teus dados e os da escola

Leia mais

Escola Básica Vasco da Gama de Sines A REPRODUÇÃO HUMANA

Escola Básica Vasco da Gama de Sines A REPRODUÇÃO HUMANA Página1 A REPRODUÇÃO HUMANA Reprodução sexuada e dimorfismo sexual A reprodução é uma função dos seres vivos que permite dar origem a outros seres da mesma espécie. Reprodução sexuada Na espécie humana

Leia mais

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,

Leia mais

Métodos contracetivos

Métodos contracetivos Métodos contracetivos Os futuros pais podem e devem planear a sua família Assim, para evitar uma gravidez indesejada, devem recorrer a métodos contracetivos. podem ser Naturais Não Naturais Calculam o

Leia mais

Classificação: valores

Classificação: valores ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO 1º Teste Sumativo DISCIPLINA DE BIOLOGIA 12ºano Turma A TEMA : Reprodução Humana 20 de Outubro de 2011 90 minutos Nome: Nº Classificação: valores A professora:

Leia mais

Unidade 1 - REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE

Unidade 1 - REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE Que modificações ocorrem no organismo feminino após a nidação? A nidação e as primeiras fases de gestação encontram-se sob estreito controlo hormonal. A hormona hcg estimula o corpo lúteo a produzir hormonas,

Leia mais

M t é o t d o os o Contraceptivos

M t é o t d o os o Contraceptivos Métodos Contraceptivos São meios utilizados para evitar a gravidez quando esta não é desejada, permitindo a vivência da sexualidade de forma responsável. Permitem o planeamento familiar. 2 Como se classificam

Leia mais

Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto

Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto Transmissão da Vida... - Morfologia do Aparelho Reprodutor Feminino Útero Trompa de Falópio Colo do útero Vagina

Leia mais

Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo???

Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo??? Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo??? Lembre-se que os seres humanos só podem ter 46 cromossomos, sendo um par sexual, por exemplo: se dois espermatozóides com cromossomo sexual X e

Leia mais

TABACO. Uma questão de hábito ou uma questão de óbito? Pare de fumar enquanto é tempo!

TABACO. Uma questão de hábito ou uma questão de óbito? Pare de fumar enquanto é tempo! TABACO Uma questão de hábito ou uma questão de óbito? Pare de fumar enquanto é tempo! O cigarro contém: NICOTINA [substância também presente nos insecticidas] EFEITOS IMEDIATOS: TREMOR DAS MÃOS AUMENTO

Leia mais

Nome Nº Turma Data / /20. Avaliação NS S SB EX

Nome Nº Turma Data / /20. Avaliação NS S SB EX Teste Avaliação Ciências Naturais 9º Ano Nome Nº Turma Data / /20 Classificação Competências Conhecimento Raciocínio Comunicação (Língua Materna) Avaliação NS S SB EX Cotação % Professor(a) Enc. de Educação

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 42 APARELHO REPRODUTOR FEMININO

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 42 APARELHO REPRODUTOR FEMININO BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 42 APARELHO REPRODUTOR FEMININO Fixação 1) (UERJ) O gráfico abaixo ilustra um padrão de níveis plasmáticos de vários hormônios durante o ciclo menstrual da mulher. a) Estabeleça

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS Como pode cair no enem? (UFC) A pílula do dia seguinte é composta de hormônios, os mesmos da pílula anticoncepcional comum, só que em doses mais elevadas.

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR. Sistema reprodutor feminino

SISTEMA REPRODUTOR. Sistema reprodutor feminino SISTEMA REPRODUTOR A reprodução é de importância tremenda para os seres vivos, pois é por meio dela que os organismos transmitem suas características hereditariamente e garantem a sobrevivência de suas

Leia mais

Nome: Mónica Algares. Ano: 9º Turma: B Nº 17

Nome: Mónica Algares. Ano: 9º Turma: B Nº 17 Nome: Mónica Algares Ano: 9º Turma: B Nº 17 Métodos contraceptivos naturais Método do calendário Se a menstruação ocorre de 28 em 28 dias, a ovulação ocorrerá por volta do 14º dia. Assim, o período fértil

Leia mais

Tecnologia para a regulação dos nascimentos? gravidez indesejada.

Tecnologia para a regulação dos nascimentos? gravidez indesejada. Quais os contributos da Ciência e da Tecnologia para a regulação dos nascimentos? São utilizados para prevenir uma São utilizados para prevenir uma gravidez indesejada. Mét. Contracepção A - Não Naturais

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

Professor Fernando Stuchi

Professor Fernando Stuchi REPRODUÇÃO Aulas 2 a 5 1º Bimestre Professor Fernando Stuchi Seres Vivos Segundo a Teoria Celular, todos os seres vivos (animais e vegetais) são constituídos por células (exceção dos vírus que não possuem

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 1- Que órgão do sistema nervoso central controla nosso ritmo respiratório? Bulbo 2- Os alvéolos são formados por uma única camada de células muito finas. Explique como

Leia mais

CONTRACEPÇÃO HORMONAL PÍLULA

CONTRACEPÇÃO HORMONAL PÍLULA CONTRACEPÇÃO HORMONAL PÍLULA A Pílula é o método contraceptivo hormonal mais utilizado, pelas mulheres em todo o mundo. O QUE É? Um método contraceptivo que contém hormonas sintéticas que são semelhantes

Leia mais

TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres. INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade

TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres. INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade Todas as pessoas são diferentes, cada um é único, apresentam características que são próprias

Leia mais

O que é gametogênese?

O que é gametogênese? O que é gametogênese? É o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios

Leia mais

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil.

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil. É legal saber! Gravidez Transar uma única vez, pode engravidar? Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil. Minha menstruação na desceu. Estou grávida? Depende. É importante cada mulher

Leia mais

Hipogonadismo. O que é Hipogonadismo? Causas 25/02/ 2015. Minhavida.com.br

Hipogonadismo. O que é Hipogonadismo? Causas 25/02/ 2015. Minhavida.com.br Hipogonadismo O que é Hipogonadismo? Hipogonadismo é uma doença na qual as gônadas (testículos nos homens e ovários nas mulheres) não produzem quantidades adequadas de hormônios sexuais, como a testosterona

Leia mais

REPRODUÇÃO HUMANA. Profª Fernanda Biazin

REPRODUÇÃO HUMANA. Profª Fernanda Biazin REPRODUÇÃO HUMANA Profª Fernanda Biazin Puberdade: período de transição do desenvolvimento humano, correspondente à passagem da fase da infância para adolescência. Alterações morfológicas e fisiológicas

Leia mais

Minha filha está ficando uma moça!

Minha filha está ficando uma moça! Minha filha está ficando uma moça! A UU L AL A O que faz as meninas se transformarem em mulheres? O que acontece com seu corpo? Em geral, todos nós, homens e mulheres, somos capazes de lembrar muito bem

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

Outubro 2013 VERSÂO 1. 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino.

Outubro 2013 VERSÂO 1. 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino. BIOLOGIA 1 12º A Outubro 2013 VERSÂO 1 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino. Figura 1 1.1. Complete a legenda da figura 1. 1.2. Identifique a estrutura onde ocorre a

Leia mais

Posso fazer a barba?

Posso fazer a barba? A UU L AL A Posso fazer a barba? Você estudou na Aula 6 as transformações que acontecem durante a puberdade feminina. Agora chegou a hora de falarmos da puberdade masculina. Para os meninos, a puberdade

Leia mais

Biologia 12ºA Outubro 2013

Biologia 12ºA Outubro 2013 Biologia 12ºA Outubro 2013 1 VERSÂO 2 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino. Figura 1 1.1. Complete a legenda da figura. 1.2. Identifique a estrutura onde ocorre a maturação

Leia mais

BIOLOGIA. 02 A afirmação O tecido ósseo pode ser citado como o único exemplo de tecido que não possui células vivas pode ser classificada como

BIOLOGIA. 02 A afirmação O tecido ósseo pode ser citado como o único exemplo de tecido que não possui células vivas pode ser classificada como BIOLOGIA 01 O crescimento externo dos artrópodes ocorre pelo processo denominado ecdise, caracterizado pela troca do exoesqueleto. Assinale o gráfico que melhor representa o crescimento desses animais.

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Bom trabalho! FICHA DE TRABALHO BIOLOGIA 12ºANO. Grupo I ESCOLA SECUNDÁRIA DOM MANUEL MARTINS 2007/08. Tigres vs. Alunos (Descubra as diferenças!

Bom trabalho! FICHA DE TRABALHO BIOLOGIA 12ºANO. Grupo I ESCOLA SECUNDÁRIA DOM MANUEL MARTINS 2007/08. Tigres vs. Alunos (Descubra as diferenças! ESCOLA SECUNDÁRIA DOM MANUEL MARTINS 2007/08 BIOLOGIA 12ºANO FICHA DE TRABALHO Bom trabalho! Tigres vs. Alunos (Descubra as diferenças! ) Grupo I Nos estudos efectuados nos últimos anos verificou-se a

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

Exercícios de Reprodução Comparada

Exercícios de Reprodução Comparada Exercícios de Reprodução Comparada Material de apoio do Extensivo 1. (PUC) Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente. Sobre este assunto, destaque a afirmativa correta: a) A reprodução

Leia mais

Métodos Contraceptivos Reversíveis. DSR- www.saudereprodutiva.dgs.pt

Métodos Contraceptivos Reversíveis. DSR- www.saudereprodutiva.dgs.pt Métodos Contraceptivos Reversíveis Estroprogestativos orais Pílula 21 cp + 7 dias pausa existem vários, podendo ser escolhido o que melhor se adapta a cada mulher são muito eficazes, quando se cumprem

Leia mais

Tipos de Anticoncepcionais

Tipos de Anticoncepcionais Tipos de Anticoncepcionais Dr. Orlando de Castro Neto Métodos anticoncepcionais ou métodos contraceptivos são maneiras, medicamentos e dispositivos usados para evitar a gravidez. Muitas vezes o método

Leia mais

METODOS CONTRACEPTIVOS ENF. MARIANA P. JUSTINO

METODOS CONTRACEPTIVOS ENF. MARIANA P. JUSTINO METODOS CONTRACEPTIVOS ENF. MARIANA P. JUSTINO METODOS DE BARREIRA Imobilizam os espermatozóides, impedindo-os de entrar em contato com o óvulo e de haver fecundação. Espermicidas (sob a forma de óvulos,

Leia mais

Você sabe os fatores que interferem na sua saúde?

Você sabe os fatores que interferem na sua saúde? DICAS DE SAÚDE 2 Promova a sua saúde. Você sabe os fatores que interferem na sua saúde? Veja o gráfico : 53% ao estilo de vida 17% a fatores hereditários 20% a condições ambientais 10% à assistência médica

Leia mais

1. Saúde individual e comunitária. 1.1. Indicadores do estado de saúde de uma população. 1.2. Medidas de ação para promoção de saúde.

1. Saúde individual e comunitária. 1.1. Indicadores do estado de saúde de uma população. 1.2. Medidas de ação para promoção de saúde. ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA GRACIOSA CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO ANO LETIVO 2014/2015 AULAS PREVISTAS TEMA ORGANIZADOR CONTEÚDOS CONCETUAIS (45 MINUTOS) A B VIVER MELHOR NA TERRA 1. Saúde individual e comunitária.

Leia mais

Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge :

Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge : Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge : Informação importante sobre a prevenção de gravidez e contraceção para mulheres e homens que estão a tomar Erivedge Erivedge pode causar defeitos congénitos

Leia mais

{ Idade } { Vacinas e respectivas doenças } { Outras Imunizações } 5 meses. Dieta e exercício. Dieta e exercício. Uso de substâncias nocivas

{ Idade } { Vacinas e respectivas doenças } { Outras Imunizações } 5 meses. Dieta e exercício. Dieta e exercício. Uso de substâncias nocivas { Idade } recém-nascido 2 meses { Vacinas e respectivas doenças } DTPa = 1.ª dose (Difteria, Tétano, Tosse Convulsa) : regularmente ao longo da infância*; tensão arterial: periodicamente ao longo da infância*;

Leia mais

(www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, é correto afirmar que

(www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, é correto afirmar que 01 - (Unicastelo SP) O gráfico representa os níveis de concentração dos diferentes hormônios femininos, no organismo, durante o ciclo menstrual. (www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais

Leia mais

Infecções sexualmente transmissíveis

Infecções sexualmente transmissíveis Escola secundária com 2º e 3º ciclos Anselmo de Andrade Infecções sexualmente transmissíveis 9ºD Ciências Naturais 2011/2012 Professora: Isabel Marques Trabalho realizado por: Inês Pinto nº9 Mariana Cantiga

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Sistema circulatório O que é: também conhecido como sistema cardiovascular é formado pelo coração e vasos sanguíneos. Tal sistema é responsável pelo transporte de nutrientes, gases, hormônios, excreções

Leia mais

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV) Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs VAMOS FALAR SOBRE AIDS + DSTs AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros

Leia mais

As simpáticas focas da Antártida

As simpáticas focas da Antártida SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 06 / 05 / 203 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 8.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador Ano Lectivo 2010-11 O hábito de fumar está relacionado com causas essencialmente sociais e comportamentais.

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Hepatites Virais 27/07/2011

Hepatites Virais 27/07/2011 SOCIEDADE DIVINA PROVIDÊNCIA Hospital Nossa Senhora da Conceição Educação Semana Continuada de Luta Contra em CCIH as Hepatites Virais 27/07/2011 Enfº Rodrigo Cascaes Theodoro Enfº CCIH Rodrigo Cascaes

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade de

Leia mais

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício Desde as décadas de 60 e 70 o exercício promove Aumento do volume sanguíneo Aumento do volume cardíaco e suas câmaras Aumento do volume sistólico Aumento do débito cardíaco que pode ser alcançado Aumento

Leia mais

Métodos Contraceptivos A prática da anticoncepção é um ato a ser praticado sob supervisão médica

Métodos Contraceptivos A prática da anticoncepção é um ato a ser praticado sob supervisão médica A prática da anticoncepção é um ato a ser praticado sob supervisão médica O que são? A utilização de técnicas, dispositivos ou substâncias capazes de impedir a gestação, temporariamente ou definitivamente.

Leia mais

Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional Diabetes Gestacional Introdução O diabetes é uma doença que faz com que o organismo tenha dificuldade para controlar o açúcar no sangue. O diabetes que se desenvolve durante a gestação é chamado de diabetes

Leia mais

Métodos contraceptivos

Métodos contraceptivos Métodos contraceptivos O que são métodos contraceptivos? São processos que permitem evitar uma gravidez não desejada. Todas as pessoas usam o mesmo método contraceptivo? Existem vários métodos contraceptivos.

Leia mais

Ciências 2015 Materiais: Apostila e PPT

Ciências 2015 Materiais: Apostila e PPT Ciências 2015 Materiais: Apostila e PPT A adolescência é uma fase da vida em que acontecem muitas mudanças; Na adolescência o processo de amadurecimento biológico, psicológico, sexual e social é muito

Leia mais

TD de revisão 8º Ano- 4ª etapa- 2015

TD de revisão 8º Ano- 4ª etapa- 2015 TD de revisão 8º Ano- 4ª etapa- 2015 1. Classifique os métodos anticoncepcionais abaixo, relacionando as colunas: (1) Natural ou comportamental (2) De Barreira (3) Hormonal (4)Cirúrgico ( ) Camisinha (M)

Leia mais

Informação Prova de equivalência à frequência

Informação Prova de equivalência à frequência Informação Prova de equivalência à frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 1ª e 2ª fases Ano Letivo 2014/2015 Disciplina: Ciências Naturais Duração: 90 minutos Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho 1-

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 41 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 41 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 41 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO Como pode cair no enem? (PUC) A produção do hormônio luteinizante estimula as células intersticiais ou de Leydig a liberar um hormônio que,

Leia mais

Perpetuando a vida - 2

Perpetuando a vida - 2 A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Perpetuando a vida - 2 Atenção - Maria, olhe só o resultado do exame: positivo para gonadotrofina coriônica! Alberto e Maria olharam um para o outro, sem

Leia mais

Descubra quando você está ovulando

Descubra quando você está ovulando 1 Descubra quando você está ovulando O maior segredo para engravidar logo é saber exatamente quando você está ovulando, ou seja, quando um de seus dois ovários está liberando um óvulo. Pense neste óvulo

Leia mais

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS. Professora Daiana Escola La Salle Águas Claras 8º ano

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS. Professora Daiana Escola La Salle Águas Claras 8º ano MÉTODOS CONTRACEPTIVOS Professora Daiana Escola La Salle Águas Claras 8º ano METODOS DE BARREIRA Imobilizam os espermatozoides, impedindo-os de entrar em contato com o óvulo e ocorrer a fecundação. Espermicidas

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO ESCRITA º 2 MÓDULO 2. Prova Escrita de Consulta da Disciplina de Saúde Infantil

TESTE DE AVALIAÇÃO ESCRITA º 2 MÓDULO 2. Prova Escrita de Consulta da Disciplina de Saúde Infantil TESTE DE AVALIAÇÃO ESCRITA º 2 MÓDULO 2 Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância/Ensino Secundário Prova Escrita de Consulta da Disciplina de Saúde Infantil Turma [I] do 10º Ano de Escolaridade

Leia mais

Unidade 7. Reprodução e hereditariedade

Unidade 7. Reprodução e hereditariedade Unidade 7 Reprodução e hereditariedade O ESTUDO DA HEREDITARIEDADE Teoria da pré-formação ou Progênese: dentro de cada semente (gameta) existiam miniaturas de seres humanos, chamados homúnculos. Gregor

Leia mais

Estudo quantitativo. Fevereiro 2012. Em parceria com

Estudo quantitativo. Fevereiro 2012. Em parceria com Estudo quantitativo Duarte Vilar Fevereiro 2012 Em parceria com CARACTERIZAÇÃO GERAL CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA 40 35 44,6 Masculino 30 25 55,0 Feminino 20 15 10 5 0 19 E MENOS 20-29 MAIS DE 30 35,0 30,0

Leia mais

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Dia Nacional de Combate ao Câncer O Dia 27 de Novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, é uma data que deve ser lembrada não para comemorarmos e, sim, para alertarmos

Leia mais

TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária

TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária UNIDADE TEMÁTICA: Saúde N.º DE Saúde Individual e Comunitária. - Desenvolvimento do conceito de saúde Definição de Saúde pela O.M.S..2 -Medidas para a promoção

Leia mais

Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR?

Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR? Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR? O NÚMERO DE PESSOAS AFETADAS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EVITÁVEIS NÃO PÁRA DE AUMENTAR. AS CRIANÇAS E OS MAIS VELHOS SÃO OS MAIS ATINGIDOS. SÃO DOENÇAS

Leia mais

Hipert r en e são ã A rteri r a i l

Hipert r en e são ã A rteri r a i l Hipertensão Arterial O que é a Pressão Arterial? Coração Bombeia sangue Orgãos do corpo O sangue é levado pelas artérias Fornece oxigénio e nutrientes Quando o sangue é bombeado gera uma pressão nas paredes

Leia mais

Principais formas de cancro na idade adulta

Principais formas de cancro na idade adulta Rastreio do cancro na idade adulta Principais formas de cancro na idade adulta Cancro do colo do útero Cancro da mama Cancro do cólon Cancro testicular Cancro da próstata SINAIS DE ALERTA O aparecimento

Leia mais

Entendendo a lipodistrofia

Entendendo a lipodistrofia dicas POSITHIVAS Entendendo a lipodistrofia O que é a lipodistrofia? Lipodistrofia é quando o corpo passa a absorver e a distribuir as gorduras de maneira diferente. Diminui a gordura nas pernas, braços,

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Planificação Anual Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação o Relacionar alimento

Leia mais

O que é câncer de mama?

O que é câncer de mama? Câncer de Mama O que é câncer de mama? O câncer de mama é a doença em que as células normais da mama começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e deixando de morrer, formando uma massa de células

Leia mais

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente,

Leia mais

- Diálogo professor/aluno. - Avaliação diagnóstica. - Discussão alargada, sobre o

- Diálogo professor/aluno. - Avaliação diagnóstica. - Discussão alargada, sobre o Unidade Didática Tema(s)/Conteúdo(s) Metodologia(s)/Estratégias Instrumento(s) de avaliação N.º de tempos previstos Período lectivo Apresentação - Diálogo professor/aluno. SAÚDE INDIVIDUAL E - Avaliação

Leia mais

Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação.

Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação. Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação. Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias www.snookerclube.com.br paulodias@pdias.com.br

Leia mais

Gravidez Semana a Semana com Bruna Galdeano

Gravidez Semana a Semana com Bruna Galdeano Desde o momento em que o óvulo é fecundado pelo espermatozoide, seu futuro bebê começa uma aventura extraordinária dentro de sua barriga, assim passando de um aglomerado de células a um perfeito ser humano.

Leia mais

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!*

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* SANTOS, Jessica Suriano dos 1 ; ANJOS, Antônio Carlos dos 2 ; RIBEIRO, Álvaro Sebastião Teixeira 3 Palavras-chave: Educação Sexual; Doenças Sexualmente Transmissíveis;

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA CARDIOVASCULAR SISTEMA CARDIOVASCULAR Professora: Edilene biologolena@yahoo.com.br Sistema Cardiovascular Sistema Cardiovascular Composto pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue; Tem por função fazer o sangue

Leia mais

TABAGISMO. O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox

TABAGISMO. O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox Informativo Semanal O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Leia mais