SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO ADISTÂNCIA PROFESSORES CONTEUDISTAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO ADISTÂNCIA PROFESSORES CONTEUDISTAS"

Transcrição

1 SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO ADISTÂNCIA PROFESSORES CONTEUDISTAS O Diretor Acadêmico da Faculdade ATENEU, a seguir denominada FATE, no uso de suas atribuições regimentais, torna pública a realização do Processo de Seleção dos professores conteudistas para elaboração de conteúdos e atividades de aprendizagem para disciplina(s) a distância, nos termos que seguem. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A participação do candidato implica ciência dos requisitos exigidos para a vaga e tácita aceitação das normas e das condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento O acompanhamento de editais e comunicados referentes a este processo seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato O candidato selecionado, antes do início das atividades, assinará os seguintes documentos: a) Termo de compromisso em que declarará ter ciência dos direitos e das obrigações, prazos inerentes à qualidade de contrato temporário na função de Professor Conteudista da FATE b) Termo de cessão de direitos autorais em que transfere à FATE todos os direitos de autoria/propriedade do conteúdo produzido, necessários para seu uso e comercialização Esta seleção será planejada, executada e coordenada por comissão instituída pelo Núcleo de Educação a distância Dúvidas e informações sobre a seleção deverão ser obtidas somente com membros da equipe do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), pelo telefone (85) /Ramal 5207 ou pelo ead@fate.edu.br. 2. DO OBJETO 2.1.Esta chamada tem como objeto a seleção de Professores Conteudistas para atuar nos cursos de Ciências contábeis, Pedagogia e Serviço Social desenvolvidos na modalidade a distância para: a) elaborar conteúdos didáticos digitais para Educação a Distância de autoria própria com, no mínimo, 140 e, no máximo, 160 páginas, podendo ultrapassar esse limite caso seja utilizada grande quantidade de figuras, gráficos etc. b) Elaborar os conteúdos avaliativos ( fóruns, questionários, atividade avaliativa e provas com gabarito). 3. DO INÍCIO E DA DURAÇÃO DAS ATIVIDADES 3.1.As atividades serão iniciadas a 18 de agosto no qual será marcada uma capacitação para os conteudista.

2 2 4. DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR CONTEUDISTA 4.1. Ao Professor Conteudista compete: a) Apresentar os conteúdos da disciplina a que foi selecionado, atendendo à ementa e à carga horária descritas no Anexo 1 deste edital; b) Elaborar as unidades da disciplina à qual foi selecionado conforme as orientações da equipe de design instrucional da instituição; c) Apresentar os conteúdos de acordo com calendário de produção a ser especificado pela equipe de design instrucional, que abrigará as seguintes etapas: 1ª versão do texto escrito: análise do designer instrucional; 2ª versão do texto escrito: análise do designer instrucional e do coordenador do curso ou projeto quando necessário; 3ª versão: configura-se como a última versão e deverá incorporar as especificações de produtos complementares em áudio e vídeo; Gravar uma video-aula de até 15 minutos de duração para cada capítulo ou unidade do material didático escrito. (será uma função extra remunerada posteriormente); d) Adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografias utilizados para o desenvolvimento do curso à linguagem da modalidade a distância; e) Atentar para à linguagem do material didático desenvolvido para a modalidade a distância; f) Participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na Instituição de Ensino; g) Participar de grupo de trabalho para focar a produção de materiais didáticos para a modalidade a distância; h) Participar de oficina de capacitação para conhecimento da metodologia de elaboração de material didático impresso, on-line, em áudio e vídeo para educação a distância. i) Proceder às adequações indicadas pela equipe de design instrucional visando adaptações metodológicas para a modalidade da educação a distância. j) Fazer a revisão final dos conteúdos após a adaptação metodológica realizada pela equipe de designer instrucional. k) Revisar os conteúdos e as atividades produzidos após a primeira utilização dos mesmos quando da oferta da(s) disciplina(s), considerando para tanto as dúvidas apresentadas pelos alunos e os resultados dos exames realizados. l) Alterar e adaptar os textos em um período de até 12 meses após a primeira oferta do curso, com o valor já considerado nesta proposta. m) Elaborar conteúdos avaliativos. 5. DO PÚBLICO-ALVO E DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO 5.1. O candidato deverá apresentar curriculum vitae e os requisitos obrigatórios listados a seguir: b) Nó mínimo, Graduação ou especialização na área da disciplina/vaga; c) Preferível que tenha experiência na elaboração de material didático.

3 3 d) Atuar ou ter atuado como docente em Instituição de Ensino Superior na área da disciplina a que estiver se candidatando. e)podem participar desta seleção professores da Faculdade Ateneu e público externo. 5.2 Requisitos relativos à produção do material Os candidatos que se inscreverem têm por declarada a capacidade e a disponibilidade para os seguintes requisitos relativos à produção do material: a) Disponibilidade para participar de reuniões presenciais ou por conexão síncrona com a equipe de design instrucional uma vez a cada 15 dias, durante a fase de produção de conteúdo, por um período estimado em 3 meses, com uma hora dedicada a cada encontro presencial ou virtual; b) Disponibilidade de tempo para o cumprimento das atividades. c) Capacidade de produzir em grupo, atendendo normas e orientações da Instituição; d) Capacidade de aceitar e incorporar as sugestões da equipe de design instrucional e da coordenação de curso (quando for o caso). 5.3 Da documentação O candidato deverá apresentar a seguinte documentação no ato da inscrição: a) Curriculum Vitae; b) Proposta de sumário para a disciplina do curso escolhido conforme exemplo (Anexo 2); c) Apresentação da disciplina do curso escolhido conforme exemplo (Anexo 3); d) Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo 4). e) Enviar até o dia 10 de agosto para o ead@fate.edu.br. 6. DO VALOR DO PAGAMENTO PELO PRODUTO 6.1. O Professor Conteudista receberá: a) R$2.000,00 (dois mil reais) bruto, por produto ( livro + conteúdo avaliativo) elaborado com 60 a 80 horas, entregue e com pendências resolvidas, caso tenham sido constatadas durante o período de revisão; b) R$500,00 (quinhentos reais) pela gravação dos vídeos que integram o material didático que serão produzidos posteriormente. 7. DAS VAGAS 7.1. São disponibilizadas 01 vaga, para cada disciplina que conta na ementa no Anexo 01. Os candidatos podem concorrer até para duas disciplinas diferentes, na seleção é que indicaremos aos selecionados uma ou duas disciplinas se for o caso. 8. DO PERÍODO E DOS PROCEDIMENTOS PARA AS INSCRIÇÕES 8.1. A inscrição deverá ser feita até dia 10 de agosto, por meio do ead@fate.edu.br e envio da documentação descrita neste edital.

4 O candidato poderá se candidatar a mais de uma disciplina desde que haja compatibilidade entre a sua formação e as áreas estabelecidas. 9. PERÍODOS ESTABELECIDOS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES a) O cronograma da entrega do produto será definido pela coordenação do NEAD. b) O desenvolvimento das propostas selecionadas será remunerado na forma de contrato específico de Cessão de Direitos Autorais Patrimoniais em favor da Instituição, para a produção de material didático-científico, nos termos da Lei 9.610/98, sendo transferidos para a instituição os direitos de uso, versão, fracionamento e de atualização do conteúdo, preservados os direitos morais de autoria dos conteudistas e dos revisores de atualização, quando for o caso. c) O atraso na entrega ou a não aprovação dos produtos implicará a imediata rescisão do contrato. d) O período para a elaboração dos conteúdos e atividades será de até 3 meses. 10. DA SELEÇÃO, DOS RESULTADOS, E DA DOCUMENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO 10.1.Seleção A seleção será realizada por especialistas em EaD e na área da disciplina, indicados pelas coordenações de EaD. Análise de currículo; Análise do sumário e da apresentação da disciplina; Entrevista, quando necessário Resultados Estarão disponíveis a partir de 13/08/2014, a partir das 17 horas, no site da FATE Documentação necessária para a entrega após a seleção, pagamento será feito aos selecionados externos à FATE através de RPA. Xerox do RG e do CPF; Conta bancária; PIS. Fortaleza, 17de julho de Valdir Godoy Diretor Acadêmico da Faculdade Ateneu

5 5 ANEXO 01 EMENTA E CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS Ementas do Curso de Licenciatura em Pedagogia DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Atividade filosófica ligada à educação. A educação formal, informal e não-formal. Concepções epistemológicas de ensino. Teorias filosóficas e educação. Relação entre Filosofia e educação. GHIRALDELLI, Paulo. O que é filosofia da educação. Rio de Janeiro: DPeA Editora, ARANHA, Maria Lúcia. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, : TEIXEIRA, A. Pequena Introdução à Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: DP & A, LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. 18. Ed. SÃO PAULO: Cortez, REALE, Miguel. Introdução à Filosofia. 4. ed. São Paulo: Saraiva 2002 FAVERO, Altair A.; DALBOSCO, Claudio Almir.; MUHL, Eldon H. (org.). Filosofia, educação e sociedade. Passo Fundo: UPF, ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA O campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do pedagogo; A especificidade do conhecimento pedagógico; Os significados da educação, modalidades de prática educativa e a organização do sistema educacional; O desenvolvimento da ciência pedagógica no Brasil e o quadro atual; O saber dos professores em seu trabalho. CAMBI, F. História da Pedagogia; São Paulo: UNESP, FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 2009, Paz e Terra. LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, : DEMO, Pedro. Conhecer e aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artmed, FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Olho d'água; GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8ª ed. São Paulo: Ática PIMENTA, Selma garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo, Cortez, TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Estudo das concepções e práticas educativas ocorridas no Brasil em diferentes contextos; articulado processo educativo com a economia, a política, a cultura e a sociedade como um todo; concepções e práticas estabelecidas historicamente no processo de formação da educação brasileira. Considerações sobre a historiografia da educação, fontes de pesquisa, modernidade educacional e memória. Bibliografia básica: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, MANACORDA, Mário Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 12 ed. São Paulo: Cortez, SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados p. Bibliografia complementar:

6 6 MANIFESTO dos Educadores Mais Uma Vez Convocados. In: GHIRALDELLI Jr., Paulo. História PILLETTI, Nelson. História da educação no Brasil. 6. ed. São Paulo: Ática, 1996 PONCE, Anibal. Educação e Luta de classes. 22ª Ed. São Paulo:Cortez, ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 14 ed. Rio de Janeiro: Vozes. GHIRALDELLI Jr., Paulo História da educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Estudos socioculturais da escola, dos sistemas escolares, do processo educativo e de seus agentes, e experiências em educação não formal ou escolar, incluindo o exame das relações entre a educação e a sociedade e as relações entre a educação, a cultura, as ideologias, as instituições políticas, os sistemas de dominação e a construção de práticas de resistência e emancipação Bibliografia básica: CASTRO, Ana Maria e DIAS, Edmundo Fernandes. Introdução ao Pensamento Sociológico. 18ª Ed. São Paulo: Centauro, DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, GONZÁLEZ, Leopoldo Jesús Fernández. E DOMINGOS, Tânia Regina Eduardo. Cadernos de Antropologia da Educação. Petrópolis RJ: Vozes: Bibliografia complementar: GUSMÃO, Paulo Dourado. Teorias sociológicas. São Paulo: Forense, LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral. 6 ª ed. São Paulo: Atlas, BERLIN, Isaiar. Estudo sobre a humanidade. São Paulo: Comp. das Letras, PELTO, J. Tertil. Iniciação ao estudo de antropologia. Rio de Janeiro: Zahar, TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia da Educação. São Paulo: Atual, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGOGIA I Carga Horária Teórica: 60h Ementa Elaboração do memorial. Normas da ABNT. Exploração do site Capes, CNPQ e Funcap e elaboração do currículo Lattes. Participação em eventos científicos como forma de relacionar a prática com a teoria. PERRENOUD, P. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, ANTUNES, C. As inteligências múltiplas e seus estímulos. SP: Papirus, SANTOS, G.C. Roteiro para elaboração de memorial. Campinas, SP: Graf. FE, : ANDRÉ, M.A.E.D.A. Pesquisa em educação: questões de teoria e de método. Educação e Tecnologia. Belo Horizonte, GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social 5. ed. São Paulo:Atlas, LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina A. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. 4. reimpr. São Paulo:Atlas, LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. 6 ed. São Paulo: EPU, SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortes, DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Ementa Conceitos e origens da psicologia. A importância da Psicologia e suas correntes. O desenvolvimento humano nas fases iniciais do ciclo vital. Fatores influenciadores (hereditariedade, maturação, ambiente). Desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e lingüístico. Desenvolvimento humano e aprendizagem. Teorias da aprendizagem. Comportamentalismo, aprendizagem significativa, inteligências múltiplas, teoria de ensino de Jerome Brunner, epistemologia genética de Jean Piaget; teoria sócio-histórica de Vygotsky e afetividade em Wallon. Bibliografia básica: BOCK, Ana M. Bahia et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva ed ª ed. NUNES, Ana Ignez Belém Lima e SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livros, CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem 30 a Ed. Petrópolis: Vozes, Bibliografia complementar: COLL, Cesar et.al. Desenvolvimento Psicológico e Educação. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.

7 7 FLAVELL, J. - A Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget. Pioneira, S.Paulo, GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: Fundamentos Teóricos Aplicações à Prática Pedagógica. 16 ed. Petrópolis: Vozes, VIGOTSKII, L.S; LURIA.A.R, LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10ª Ed.- São Paulo: Ícone, PFROMM NETTO, S. - Psicologia da Aprendizagem e do Ensino. Papelivros, S.Paulo, FUNDAMENTOS DAS SERIES INICIAIS Carga Horária Teórica: 60h Teorias e concepções metodológicas da educação fundamental. O papel do ensino fundamental dos anos iniciais no processo de escolarização nos aspectos: sócio-culturais, psicopedagógicos, lingüísticos, cognitivos e legais. Bibliografia básica: PIAGET J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento, 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, RIZZI, Leonor; HAYDT, Regina Célia. Atividades lúdicas na educação da criança: Subsídios práticos para o trabalho na préescola e nas séries iniciais do 1 grau. 7. ed. São Paulo: Ática, SOARES, J. F. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. In: : PENIN, Sonia T. de Sousa. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, PINHO, Sheila Zambello de (Org.). O papel do educador e sua formação. São Paulo: Unesp, SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 7. ed. São Paulo: Cortez, TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petropolis: Vozes, DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL Carga Horária Teórica: 60h Modalidades textuais; Variantes de linguagem; Polissemia, níveis de leitura e estrutura textual; Interpretação de textos; Coesão e coerência textual; Gramática aplicada; Leitura e produção de textos técnico-científicos. CAMPEDELLI, Samira Youssef. Produção de texto e usos da linguagem. São Paulo: Saraiva GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo. Ática, MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: A prática de Fichamentos, Resumos e Resenhas. São Paulo: Atlas, : BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. 10a edição. São Paulo: Edições Loyola, BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucena, GONZAGA, Redação Científica Como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas. PLATÃO & FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. 4a edição. São Paulo: Editora Ática, SILVA, Maurício. O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. São Paulo, Contexto, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGOGIA II Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 60h Carga Horária Total: 120h Ementa Normas para elaboração de trabalhos segundo a ABNT. Investigação e análise acerca do campo de atuação do pedagogo. Estudo dos assuntos relacionados à área da educação. Pesquisa de referências bibliográficas. Apresentação dos elementos de um artigo: Introdução, justificativa, objetivos, metodologia, desenvolvimento, conclusão e referências. Formatos de trabalhos científicos. Os diversos periódicos no âmbito da educação. Participação em eventos de pesquisas. Bibliografia básica: ANDRÉ, M.A.E.D.A. Pesquisa em educação: questões de teoria e de método. Educação e Tecnologia. Belo Horizonte, ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICA. NBR 10520: informação e documentação, citações em documentos, apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, SILVA, José Maria da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. 6 ed. Petrópolis, RJ:Vozes, Bibliografia complementar: MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica. São Paulo: Ed. Atlas, 2012.

8 8 LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. 6 ed. São Paulo: EPU, PERRENOUD, P. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, DESLANDES, Suely Ferreira; MINAYO, Maria Cecília (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8.ed. São Paulo: Cortez, DISCIPLINA: DIDÁTICA Concepção e Teoria Educacionais, Abordagens Pedagógicas na Prática Escolar. Componentes que Fundamentam a Ação Educativa. Organização do Trabalho Pedagógico. Prática Laboral enquanto saber fazer dos conhecimentos didáticos. CANDAU, Vera. Didática questões contemporâneas. Rio de Janeiro: Forma &Ação, LIBANEO, José Carlos. Didática e escola em uma sociedade complexa. CEPED.UFG.Goias LIMA, Socorro e SALES, Josete. Aprendiz da prática docente- a Didática no exercício do magistério. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, : LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, LOPES, Antonia Osima. et.all. Repensando a didática. 13ª ed. São Paulo: Papirus, LUCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar fundamentos teóricos metodológicos. Petrópolis: Vozes, PIMENTA, Selma Garrido. Didática e formação de professores. 2 ed. São Paulo: Cortez, RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e Ensinar. 3.ed. São Paulo: Cortez, DISCIPLINA: AVALIAÇÃO ORGANIZACIONAL E PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h O papel do Estado no planejamento: Fatores- econômicos - sociais e o planejamento da Educação. Elaboração, Execução, controle e avaliação do plano educacional. Considerações sobre o planejamento da Educação no Brasil num intercâmbio com outros países. Burocracia, eficiência e a teoria organizacional. Programas e plano do governo para o desenvolvimento da Educação. Bibliografia básica: DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas na educação superior. São Paulo: Cortez, KUENZER, Acácia Zeneida; CALAZANS, Maria Julieta Costa e GARCIA, Walter. Planejamento Educacional no Brasil. 6 ed. São Paulo: Cortez, VIDAL, Eloísa Maia; FARIAS, Isabel Maria. Avaliação Institucional. UECE : AZEVEDO, Janete M. Lins de. A Educação como Política Pública. Campinas-SP: Autores Associados, BRASIL. MEC. Diponível em: acessado em 24/01/2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Avaliação educacional em larga escala. CAED/UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, VIEIRA, Lerche Sofia e ALBUQUERQUE, M.G. Política e Planejamento Educacional. Fortaleza. Edições Demócrito Rocha, VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (Org.). Avaliação - Políticas e Práticas. 2 ed. São Paulo: Papirus, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III Carga Horária Teórica: 60h Tipos de pesquisas e instrumentos de coletas de dados. Escolha do tema. Análise descritiva de artigos científicos (estrutura e conteúdo). Análise crítica de artigos científicos (estrutura e conteúdo). Noções básicas de produção de texto, modalidade resenha: tipos e estrutura. Participação em eventos científicos. GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. reimpr. São Paulo: Atlas, MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica. São Paulo: Ed. Atlas, Metodologia científica: o que é fichamento, resenha, resumo, sinopse, resenha crítica, esquemas. Disponível em< acesso em: 11/12/2013.

9 9 : ANDRÉ, M.A.E.D.A. Pesquisa em educação: questões de teoria e de método. Educação e Tecnologia. Belo Horizonte, ANTUNES, C. As inteligências múltiplas e seus estímulos. SP: Papirus, CHASSOT, Attico Inacio Ciência através dos tempos, disponível em ASTOLFI, Jean-Pierre; DEVELAY, Michel Didática das ciências. Campinas: Papirus, PAVÃO, Antonio Carlos; FREITAS, Denise Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: Edufscar, PESQUISA EDUCACIONAL Os desafios da sociedade moderna. A transmissão do conhecimento como parte inerente da Educação a partir da pesquisa. A pesquisa em Educação como campo de produção de conhecimento. Os objetos de pesquisa com foco nas tendências e perspectivas de produção do conhecimento. Os tipos de pesquisa. Partes inerentes a elaboração do pré-projeto de pesquisa TCC. Bibiografia Básica: ANDRÉ, Marli; ROSA, Dalva Eterna Gonçalves; BEILLORET, Jacky (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 6. ed. Campinas - SP: Papirus, GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, CHARLOT, Bernard. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro. (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p : ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICA. NBR 10520: informação e documentação, citações em documentos, apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ALVES, Rubens. O que é científico? São Paulo: Edições Loyola, CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 8ºed. São Paulo Cortez. DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 7 ed. São Paulo: Cortez, FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 10. ed. Campinas- SP: Papirus, SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ªed. São Paulo: Cortez. DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Conceito de infância. Correntes direcionadas à compreensão do comportamento da criança: enfoques psicológicos e filosóficos. Práticas pedagógicas para o trabalho com a criança de 0 (zero) a 6 (seis) anos. Funções da pré escola, o espaço e o ambiente no cotidiano da Educação Infantil. O perfil do profissional da Educação Infantil. ANTUNES, Celso. Educação Infantil: prioridade imprescindível. 5.ed. Petrópolis: Vozes, KRAMER, Sônia. Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo. Ática, PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, Bibliografia complementares: BARBOSA, Maria Sanches S.; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, MACHADO, M.L.A.(org.) Encontros e desencontros na educação infantil. São Paulo: Cortez, NICOLAU, Marieta L. M.; DIAS, Marina C. M. (orgs.). Oficinas de sonho e realidade na formação do educador da infância. Campinas: Papirus, KAMII, C. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. São Paulo:Trajetória Cultural, ROSSETTI-FERREIRA, M. C. et alii. Os fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, Ementas do Curso de Graduação em Serviço Social DISCIPLINA: FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA BRASILEIRA

10 10 A concepção da História como processo. História do Brasil: a herança colonial, o Estado Nacional, a República Velha e o colapso do Estado Novo. A industrialização, urbanização e surgimento de novos sujeitos políticos. Contexto histórico do processo de inserção dependente do Brasil no sistema capitalista mundial. A Modernização conservadora no pós-64 e seu desfecho em fins da década de 70. Transição democrática e neoliberalismo. RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995 FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, CASTRO, Iná Elias de et al. Redescobrindo o Brasil: 500 anos depois. 2 a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de Almeida Neves. O Brasil Republicano: o tempo da ditadura regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. 3 a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e Senzala. 46 o ed. Rio de Janeiro: Record, 2002 FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Nacional, JR, Caio Prado. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo. 23 a ed. Brasiliense, DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA O contexto histórico do surgimento da sociologia. A perspectiva da sociologia e seus temas. O lugar da teoria e a objetividade do conhecimento científico-social. A objetividade do conhecimento em Max Weber. A questão moral em Durkheim. Fetichismo da mercadoria em Marx. MARX, Karl. Sociologia. São Paulo: Ática,1992. DURKHEIM, Émile. Sociologia. IN: RODRIGUES, José Albertino(org). São Paulo: Ática, WEBER, Max. Metodologia das ciências sociais, parte 2.São Paulo: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1992 : MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia: São Paulo; Brasiliense, MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Editora Escala, DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Paulinas, WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, WEBER, Marx. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I O que é o Serviço Social. O que faz o assistente social. Breve contextualização do surgimento da profissão. Gênese e síntese histórica do Serviço Social na Europa, nos Estados Unidos, na América Latina e particularmente, no Brasil. Relações entre Igreja e Estado e a formação das primeiras escolas de serviço social. As formas de expressão e enfrentamento da questão social e o Serviço Social neste período histórico. História e constituição da categoria profissional: dimensões políticas, culturais e organizacionais. A compreensão do significado social da profissão até os dias atuais. A lei que regulamenta a profissão e os campos de intervenção. O Assistente Social e o mercado de trabalho na atualidade. ESTEVÃO, Ana Maria Ramos. O que é serviço social. São Paulo: Brasiliense, IAMAMOTO, Marilda V. e CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, MONTAÑO, Carlos. A natureza do Serviço Social. São Paulo: Cortez, CASTRO, Manuel M. História do Serviço Social na América Latina. São Paulo: Cortez, BRASIL. Lei º 8.662, de 07 de Junho de 1993, Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. In: CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL 11ª REGIAO. Coletânea de Legislações: direitos de cidadania. Curitiba: CRESS, GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Representações e práticas: identidade e processo de trabalho no serviço social. São Paulo:Veras, 1998.

11 11 IAMAMOTO, Marilda Vilella. Projeto profissional, espaços ocupacionais e trabalho do assistente social na atualidade. in: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Atribuições privativas do (a) assistente social em questão. Brasília: CFESS, RICHELIS, Raquel, História do Serviço Social no Brasil, in Agenda 2006, Brasília/CFESS-2006 DISCIPLINA: ECONOMIA E TEORIA POLITICA BRASILEIRA Caráter do desenvolvimento capitalista nacional: o processo de industrialização brasileira no contexto da trajetória cíclica da economia. O pensamento econômico clássico. Economia política na visão dos principais teóricos. As transformações contemporâneas no padrão de acumulação. Análise do estado moderno e sua relação com a sociedade civil. As perspectivas atuais da política econômica nacional. Bibliografia Básica REGO, José Márcio (org.) et al. Economia Brasileira. 3.Ed. São Paulo: Saraiva, NETTO, José. Paulo. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, TROSTER, Roberto Luis; MOCHÓN, Francisco. Introdução à Economia. São Paulo: Makron Books, MÉSZÁROS, István. Para além do Capital. São Paulo: Boitém, FEIJÓ, Ricardo. Desenvolvimento Econômico: modelos, evidências, opções políticas e o caso brasileiro. São Paulo: Atlas, LANZANA, Antônio Evaristo Teixeira; LOPES, Luiz Martins. Economia Brasileira: da estabilização ao crescimento. São Paulo: Atlas, FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. 34.Ed. São Paulo: Companhia das Letras, WEFFORT. Francisco Correia (Org). Os Clássicos da Política. v. I. São Paulo: Ática, DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II Constituição e desenvolvimento da profissão nos quadros da expansão do capitalismo no cenário mundial e brasileiro. A dinâmica sóciopolítica e econômica da realidade brasileira nas décadas de 1930 e As tendências de análise e as interpretações do serviço social sobre sua intervenção e sobre a realidade social nesse período. Referenciais orientadores do pensamento (aspectos teórico-metodológicos) e da ação (aspectos interventivos) do Serviço Social brasileiro: Doutrina Social da Igreja; Ideário franco-belga de ação social; Pensamento de São Tomás de Aquino (tomismo e neotomismo). Teoria Social Positivista (funcionalismo, estruturalismo; sistemismo). O processo de institucionalização do Serviço Social e a constituição do mercado profissional a partir do final do século XIX e início do século XX. O trabalho profissional no processo de produção e reprodução social em relação às manifestações da questão social no contexto do Estado Novo e no processo de industrialização. IAMAMOTO, Marilda V. e CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço social: identidade e alienação. 9. ed. São Paulo: Cortez, NETTO, J.P. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, ALVES, Arlete. Serviço social no Brasil: a ideologia de uma década. São Paulo: Cortez, CASTELL, Robert. As transformações da questão social: uma crônica ao salário. Trad.D Poleti. Petrópolis: Vozes, A Metamorfose da Questão Social. DANTAS, José Lucena. Perspectivas do funcionalismo e seus desdobramentos no serviço social. Cadernos ABESS, São Paulo, n. 4, p , jul FREIRE, Lúcia M. B. O Serviço Social na Reestruturação Produtiva. São Paulo: Cortez. DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA Fundamentos da Psicologia. Processos básicos do comportamento. A personalidade: conceito, formação e medida. A psicologia e sua diversidade: breve contextualização. BOCK, Ana Maria, FURTADO, O. TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2009.

12 12 FIGUEIREDO, Luís Cláudio M. A invenção do psicológico: quatro séculos de subjetivação. São Paulo: Educ./ Escuta, 1992 FIGUEIREDO, Luís Cláudio M.. Matrizes do pensamento psicológico. Petrópolis: Ed. Vozes, MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial o homem unidimensional. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Zahar, FIGUEIREDO, Luís Cláudio. Psicologia: uma nova introdução. Uma visão histórica da Psicologia como ciência. São Paulo: Educ., PENNA, Antônio Gomes. Introdução à História da Psicologia Contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, PENNA, Antônio Gomes. História das Ideias Psicológicas. Rio de janeiro.zahar,1982 PISANI, Elaine Maria. Psicologia geral. Porto Alegre: Vozes, DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CULTURAL Formação da antropologia. Fundamentos teóricos e metodológicos. Especificações do trabalho etnográfico. Incursões em temas e abordagens da antropologia cultural e da realidade brasileira. Bibliografia Básica LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a Dádiva. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Nayf, 2003 [1924]. MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1976 [1922]. DAMATTA, Roberto. O que faz o Brasil, Brasil? 11ª. Ed. Rio de Janeiro: Rocco, GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora UNESP, ROCHA, Everardo P. Guimarães. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, ZALUAR, Alba. A máquina e a revolta: as organizações populares e o significado da pobreza. 2ª Ed. São Paulo: Brasiliense, DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III O Serviço Social frente ao Brasil pós 64. Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina e no Brasil. As construções teórico-metodológicas frente às vertentes que emergiram do Movimento de Reconceituação do Serviço Social na bamérica Latina e no Brasil. (modernizadora; reatualização do conservadorismo e de ruptura). Reflexões sobre os Seminários de Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista. O método BH. Influências das matrizes do pensamento social na construção histórica da profissão. Interfaces com o Serviço Social Contemporâneo. A construção de um novo projeto éticopolítico profissional. IAMAMOTO, M. V. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. 4ed. São Paulo: Cortez, NETTO, J.P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós 64. São Paulo: Cortez,2009. SILVA, Maria Ozanir da; SILVA (coord). Serviço Social e o popular (o): resgate teórico metodológico do projeto profissional de ruptura. 3. ed. São Paulo: Cortez, CARVALHO, Maria do Carmo (org.). Teorias da Ação em Debate. São Paulo: Cortez, 1993 FALEIROS, Vicente de Paula. Reconceituação do Serviço Social no Brasil: uma questão em movimento? Revista Serviço Social & Sociedade n. 84. São Paulo: Cortez, PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e Serviço Social. São Paulo: Cortez, NETTO, Jose Paulo. Reconceituação do Serviço Social: 40 anos depois. Revista Serviço Social & Sociedade n. 84. São Paulo: Cortez, TEIXEIRA, Franciso J. S. e OLIVEIRA, Amanfredo Araújo de. Neoliberalismo e Reestruturação produtiva; as novas determinações do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez

13 13 DISCIPLINA: ESTATÍSTICA Dimensão metodológica da estatística. Técnicas básicas para levantamento estatístico. Noções de análise exploratória de dados na pesquisa social. Papel das dimensões qualitativas e quantitativas, na pesquisa social. Tabulação estatística. Expressão gráfica dos dados qualitativos. Leitura e interpretação de gráficos, tabelas. Técnicas de amostragem. Distribuição de freqüência. Medidas de tendência central. TRIOLA, Mário F. INTRODUÇÃO A ESTATISTICA. 7.ed. SÃO PAULO: THOMSON, LAPPONI, Juan Carlos. ESTATÍSTICA USANDO EXCEL. SÃO PAULO: LAPPONI TREINAMENTO E EDITORA, MORETTIN, Luiz Gonzaga. Estatística básica: Probabilidade. 7ª.ed. Madrid: Makron Books, Vol.1 : FONSECA. J. S. da & MARTINS, G. de A. Curso de estatística. São Paulo: Atlas, FREUNS, John E. Estatística aplicada. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, HOFFMANN, R. Estatística para economistas. São Paulo: Cengace Learning, OLIVEIRA, F. E. M. Estatística e probabilidade: exercícios resolvidos e propostas. São Paulo: Atlas, BUSSAB, W., MORETTIN, P. Estatística Básica. São Paulo: Saraiva, DISCIPLINA: MOVIMENTOS SOCIAIS E SOCIEDADE Contextualização do conceito de sociedade civil. A sociedade civil na contemporaneidade. A sociedade civil organizada: movimentos sociais. Os movimentos sociais na América Latina e no Brasil. Análise de conceitos sobre ONG's, redes, associativismo civil, ação coletiva, movimentos sociais, sujeito, ator e classe. Movimentos Sociais em suas relações de classe, gênero e étnico-raciais. Identidade e subjetividade na construção dos movimentos societários. CARDOSO, R. C. L. A Trajetória dos Movimentos Sociais. In ANOS 90: Política e Sociedade no Brasil (org.). Evelina Dagnino. São Paulo: Brasiliense, GOHN, Maria. G. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, MONTAÑO, Carlos; DURIGUETTTO, Maria Lúcia. Estado, classe e movimento social. São Paulo: Cortez, GOHN, M. G. Movimentos Sociais e Educação. São Paulo: Cortez, GOHN, Maria da Glória. Novas teorias dos movimentos sociais. São Paulo: Loyola, LEHER, Roberto e SETÙBAL, Mariana (orgs). Pensamento crítico e movimentos sociais: diálogos para uma nova práxis. São Paulo: Cortez LOPES, Josefa Batista. A relação Serviço Social e Movimento Social: indicações para um estudo. In: Revista Serviço Social e Movimento Social. São Luís. v.1, n.1, p.1-126, Jul/Dez, RAICHELLIS, Rachel. Esfera pública e conselhos de assistência social:caminhos da construção democrática. São Paulo: Cortez DISCIPLINA: TRABALHO E SOCIEDADE A centralidade da categoria trabalho para a compreensão das formas de sociabilidade contemporâneas. As metamorfoses do mundo do trabalho, as transformações societárias. O trabalho como fundamento ontológico do ser social. As metamorfoses do mundo do trabalho, as transformações societárias. Processos de trabalho e produção social da riqueza. Os impactos da crise capitalista contemporânea e as novas relações sociais no contexto da divisão social do trabalho. Trabalho assalariado, propriedade e capital. Trabalho x Cooperação. ALVES, G. O Novo (e Precário) Mundo do Trabalho. São Paulo: Boitempo editorial, ANTUNES, Ricardo (org). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paula, Boitempo, NOGUEIRA, Sandro D'amato. Meio Ambiente do trabalho. SÃO PAULO: LTR, ANTUNES, R. O desenho multifacetado do trabalho e sua nova morfologia. In: Serviço Social & Sociedade, v. 69. São Paulo: Cortez, ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? Ensaios sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. SP: Cortez

14 14 Unicamp, ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Editorial Boitempo, FURTADO, C. Em busca de novo modelo reflexões sobre a crise contemporânea. São Paulo: Paz e Terra, IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL A constituição da Psicologia como campo científico. A fundamentação das questões relativas ao desenvolvimento da personalidade e dos grupos sociais. Relação indivíduo e sociedade na perspectiva da psicologia social. Práticas interdisciplinares em diferentes áreas. BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias uma introdução ao estudo de psicologia. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia Social comunitária da solidariedade à autonomia. 12ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, JACQUES, Mª das Graças. Psicologia Social Contemporãnea. São Paulo: Vozes, BRAGHIROLLI, Elaine Maria; PEREIRA, Siloé; RIZZON, Luiz Antônio. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, FADIMAN, James & FRAGER, Robert. Teorias da Personalidade. São Paulo: ed. Harbra do Brasil ltda, GONZALEZ REY, F. L. O Social na Psicologia e a Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, LANE, Silvia T. Maurer. O que é psicologia social. São Paulo: Brasiliense, RICHARD. Psicologia uma Abordagem. São Paulo; Artmed. DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL IV As construções teórico-metodológicas produzidas pelo Serviço Social a partir da década de 90, fortalecendo a perspectiva de ruptura. Aproximação efetiva do Serviço Social com a Teoria Social de Marx. O método em Marx, suas categorias centrais e sua aplicação no Serviço Social. A flexibilização das relações de trabalho e redução dos direitos. O neoliberalismo e os impactos na reorganização das relações de Estado e sociedade. As expressões da questão social, as demandas colocadas para o Serviço Social e as respostas profissionais. O debate contemporâneo no Serviço Social. O projeto ético-político do Serviço Social. IAMAMOTO, M.V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, NETTO. José Paulo. Transformações societárias e Serviço Social no Brasil notas para uma análise propesctiva da profissão no Brasil. Revista Serviço Social e Sociedade, Nº 50 Ano XVII. São Paulo: Cortez, Abril, 1996 VASCONCELOS, A. M. A prática do Serviço social. São Paulo: Cortez, FALEIROS, V.P. Saber profissional e poder institucional. São Paulo: Editora Cortez,2001. IAMAMOTO, M.V. O Serviço Social na contemporaneidade. São Paulo: Cortez, RODRIGUES, João Antônio. A questão do método na Teoria Social de Marx e o Serviço Social. In: INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS Divisão Serviço Social. Construindo o Serviço Social. Bauru, n.6, p , maio, ORTIZ, Fátima Grave. O serviço social no Brasil: os fundamentos de sua imagem social e da autoimagem de seus agentes. Rio de Janeiro, FAPERJ, SANTOS. Josiane Soares. Neoconservadorismo: Pós-Moderno e Serviço Social. São Paulo. Cortez, DISCIPLINA: GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL I Introdução ao pensamento administrativo. As teorias organizacionais e os modelos gerenciais na organização do trabalho e nas políticas públicas. Tendências contemporâneas na administração capitalista: toyotismo, CCQ, Qualidade Total, reengenharia, responsabilidade social. Planejamento e gestão de serviços nas diversas áreas sociais. O Serviço Social e a articulação dos serviços na gestão de órgãos públicos, privados e organizações da sociedade civil. Desenvolvimento de habilidades teórico e técnico-operativas para a intervenção profissional. Reconhecimento das formas de manutenção, captação e distribuição de recursos financeiros.

15 15 BATISTA, Myrian Veras. Planejamento Social Intencionalidade e Instrumentação. São Paulo: Veras, KAUCHAKJE, S. Gestão pública de serviços sociais. São Paulo; IBPEX, MOTA, Ana Elizabete. Nova Fábrica de Concensos (A): ensaios sobre a reestruturação empresarial, o trabalho e as demandas ao serviço social. São Paulo: Cortez, ANDRADE, Rui Otávio Bernardes. e AMBONI, Nério. TGA Teoria Geral da Administração. São Paulo: M. Books, CALDERÓN, Adolfo Ignácio; CHAIA, Vera (orgs). Gestão Municipal: descentralização e participação popular. São Paulo: Cortez, MONTANO, Carlos. Terceiro setor e questão social; crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez, MOTA, Ana Elizabete. Feitiço da Ajuda (O): as determinações do serviço social na empresa. São Paulo: Cortez, MONTANO, Carlos. Microempresa na Era da Globalização. São Paulo, Cortez, DISCIPLINA: PROCESSOS DE TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL O trabalho profissional face às mudanças no padrão de acumulação capitalista e regulação social. Especificidade do trabalho na sociedade burguesa e a inserção do Serviço Social como especialização do trabalho coletivo. Os elementos constitutivos do processo de trabalho do assistente social considerando: a análise dos fenômenos e das políticas sociais, o estudo da dinâmica institucional, os elementos teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo do Serviço Social, as diversas manifestações da questão social. A construção e o uso de instrumentos técnico-operativos: visita domiciliar, entrevista, encaminhamento, levantamento socioeconômico, observação, análise de conjuntura. Uso e elaboração de documentos: roteiros de entrevista e de questionário, relatórios. A inserção do assistente social no mercado de trabalho: instituições governamentais, não-governamentais, privadas. BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. Rio de Janeiro: Paz e terra, FREIRE, Lúcia M. B. Serviço Social na Reestruturação produtiva (O): espaços, programas e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, GUERRA, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social. São Paulo: Cortez,2005. GOMES, Adriano; MORETTI, Sergio. A responsabilidade e o social. São Paulo: Saraiva, IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, IAMAMOTO, Marilda Villela. Trabalho e Indivíduo Social. São Paulo: Cortez, KAUCHAKJE, S. Gestão pública de serviços sociais. São Paulo; IBPEX, PAULO NETTO, José; CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. Cotidiano: conhecimento e crítica. 6. ed. São Paulo: Cortez DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL I Política Social: conceito e função e esfera pública. Concepções teóricas sobre o desenvolvimento das políticas sociais no Brasil. Relação Estado e sociedade civil.perspectivas atuais sobre a formulação, gestão e controle das políticas sociais.as teorias explicativas da constituição e desenvolvimento das políticas sociais. As interpretações sobre concepção, natureza e desenvolvimento das políticas sociais nos seguintes paradigmas: marxismo, liberalismo clássico, neoliberalismo e socialdemocracia. O capitalismo monopolista e a emergência e desenvolvimento do "welfare state" europeu e das políticas sociais brasileiras. COUTO, B. R. O Direito social e a assistência social na sociedade brasileira: uma equação possível? São Paulo: Cortez, OLIVEIRA, Heloísa Maria José de. Cultura política e assistência social: Uma análise das orientações de gestores estaduais. SÃO PAULO: CORTEZ, WEFFORT, Francisco correia. Os Clássicos da política II. 11. ed. SÃO PAULO: ÁTICA, POTYARA, A. P. Pereira. Política social e democracia..são Paulo: Cortez, COHEN, Ernesto (AUT.). AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. 6 ED. RIO DE JANEIRO, SANTOS, Josiane Soares. Neoconservadorismo pós-moderno e serviço social brasileiro. São Paulo: Cortez, MADEIRA, M. Z. A. A Assistência Social como política pública diálogos sobre o comando único em Fortaleza. Fortaleza: MD, 2005.

16 16 SPOSATI, A. O. et al. Assistência na trajetória das políticas sociais brasileiras: um questão em análise. SP: Cortez, DISCIPLINA: DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL A construção das instituições de direito no Brasil, as formas de estruturação dos direitos e garantias fundamentais da cidadania e suas implicações nas relações políticas de trabalho e seguridade social. A organização do Estado, dos poderes e da ordem social. A Constituição Federal e o assistente social. O direito internacional e suas implicações nas relações políticas de trabalho e seguridade social. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DALLARI, D. A. Elementos de teoria geral do Estado. São Paulo: Saraiva, SUSSEKIND, ARNALDO. CURSO DE DIREITO DO TRABALHO. RIO DE JANEIRO, PINTO, Antonio Luiz de Toledo (AUT.). CÓDIGO CIVIL. 54º.ED. SÃO PAULO: SARAIVA, 2003 ANGHER, ANNE JOYCE. CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO. 13 ed. MADRID: RIDEEL, DALLARI, D. A. Elementos de teoria geral do Estado. São Paulo: Saraiva, DELGADO, Mauricio Godinho. CURSO DE DIREITO DO TRABALHO. 8 ed. SÃO PAULO: LTR, ALEXANDRINO, MARCELO. MANUAL DE DIREITO DO TRABALHO. 11ª.Ed. RIO DE JANEIRO: IMPETUS, Ementas do Curso de Graduação em Ciências Contábeis DISCIPLINA: CONTABILIDADE DE CUSTOS EMENTA: Conceitos Básicos. Objetivo e periodicidade dos custos. Apropriação e apuração. Tipos de custos. Sistemas e métodos de custeio. Ponto de equilíbrio. Cuidados e procedimentos na formação de preço. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: MARTINS, E. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, RIBEIRO, Osnir Moura. Contabilidade de custos fácil. 6 ed. Rio Grande do Sul: Saraiva, DUTRA, Rene Gomes. Custos uma abordagem pratica. São Paulo: Atlas, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso básico de contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, LEONE, George. Curso de contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, STARK, José Antonio. Contabilidade de custos. Prentice Hall Brasil, BORNIA, Antônio Cesar. Análise Gerencial de Custos. Atlas, SHMIDT, Paulo. FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE DE CUSTOS. São Paulo: Atlas, DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL EMENTA: Noções de Contabilidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial. Apuração de resultado e regimes de contabilidade. Livros Contábeis. Escrituração. Balancete de Verificação. Demonstração do Resultado do Exercício. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: MARION, José Carlos. Contabilidade básica. Rio Grande do Sul: Atlas: RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade básica fácil. São Paulo: Saraiva, IUDICIBUS, Sergio; KANITZ, Stephen Charles; MARTINS, Eliseu. Contabilidade Introdutória. Rio Grande do Sul: Atlas, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FRANCO, Hilário. Estrutura, análise e interpretação de balanços. São Paulo: Atlas, SILVA, César Augusto Tibúrcio; Tristão, Gilberto. Contabilidade básica. Rio Grande do Sul: Atlas, PADOVEZE, Clovis Luis. Introdução à Contabilidade. São Paulo: Pioneira, ARAUJO, Inaldo da Paixão Santos. Introdução à Contabilidade Revista e Atualizada. São Paulo: Saraiva, PIZZOLATO, Nélio Domingues. Introdução à Contabilidade Gerencial. São Paulo: LTC, 2009 DISCIPLINA: CONTABILIDADE AVANÇADA EMENTA:

17 17 Grupos de sociedades. Coligadas e controladas. Subsidiária integral. Avaliação de Investimentos: tipos de investimentos, método de avaliação de investimentos: método de custo, método de equivalência patrimonial. Correção integral: significado real da sistemática legal; correção das contas de resultados; ganhos e perdas nos itens monetários. Conversão de demonstrações financeiras para moeda estrangeira: pronunciamento do FASB; conversão versus correção integral. Consolidação das demonstrações financeiras: consolidação e equivalência patrimonial; eliminações na consolidação; lucros não realizados intercompanhias. Sociedades controladas em conjunto: Jointe Ventures. Demonstração do valor adicionado. Goodwill. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Contabilidade avançada. 3.ed. São Paulo: Atlas, MARTINS, Eliseu; IUDÍCIBUS, Sérgio de; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade societária - aplicável a todas as sociedades fipecafi. de acordo com as normas internacionais e do CPC. São Paulo: Atlas, 2010 NEVES, Silvério das; VICECONTI, Paulo Eduardo Vilchez. Contabilidade avançada e análise das demonstrações financeiras, São Paulo: Frase, PEREZ JUNIOR José Hernandez e OLIVEIRA, Luís Martins. Contabilidade avançada. atual. pelas Lei nºs /07 e nº /09 e pronunciamentos do CPC. 7.ed. São Paulo: Atlas, SANTOS, José Luiz dos; FERNANDES, Luciane Alves e Schmidt. Contabilidade avançada: aspectos societários e tributários. São Paulo: Atlas, Fundamentos de teoria avançada de contabilidade. São Paulo: Atlas, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: NUNES, Antônio Carlos. Contabilidade avançada para a indústria da construção civil e empresas imobiliárias. São Paulo: Ciência Moderna, RIBEIRO, Osni Moura,Contabilidade avançada. atual. conf. Lei nº /07 e Medida Provisória nº 449/2008 convertida na Lei nº / ed. São Paulo: Saraiva, VELTER, Francisco e MISSAGIA, Luiz. Contabilidade avançada. 4.ed. Rio de Janeiro: Campus, DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL EMENTA: Normas e princípios fundamentais relativos ao Direito Comercial Brasileiro. Estudo dos principais aspectos da atividade empresarial e das obrigações e prerrogativas dos que a exercem. Registro do Comércio e Agentes Auxiliares. Legislação básica, aspectos teóricos e práticos. Jurisprudência. Contratos Mercantis. Direito de Propriedade Industrial. Marcas e Patentes. As tendências do direito frente ao contexto empresarial brasileiro. Procurações. Títulos de Crédito. Sociedades comerciais: tipos e classificação. Fusão, cisão e incorporação de empresas. Falência e concordata. Código de defesa do consumidor. A proteção jurídica do consumidor BIBLIOGRAFIA BÁSICA: Brasil. Constituição Federal. São Paulo: Saraiva, Código comercial brasileiro. São Paulo: Saraiva, Código civil brasileiro. São Paulo: Saraiva, COELHO, Fábio Ulhôa. Curso de direito comercial. vol.3. São Paulo: Saraiva, Manual de direito comercial, Saraiva. 11.ed. São Paulo: Saraiva, BULGARELLI, Waldirio. Direito comercial, 15ª ed. São Paulo: Atlas, FAZZIO JÚNIOR, Waldo. Manual de Direito Comercial. São Paulo: Atlas, 2000 SILVA, Bruno Mattos. Direito Empresarial Teoria da Empresa e Direito Societário. Atlas, REQUIÃO, Rubens. Curso de direito comercial, vol. I e II, São Paulo: Saraiva, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MARTINS, Fran, Contratos e obrigações comerciais, 15 ª ed. Rio de janeiro: Forense, MARTINS, Fran,Títulos de crédito, 13 ª ed. Rio de janeiro: Forense, MARTINS, Fran, Títulos de crédito: cheques, duplicatas, títulos de financiamento, títulos representativos e legislação. 11 ª ed. Rio de janeiro: Atlas, DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO EMENTA: Processo empreendedor. Ambiente e características de negócios. Formação e desenvolvimento de empreendedores. Criatividade e visão empreendedora. Gestão do empreendimento. Planejamento estratégico. Avaliação do empreendimento. Elaboração do plano de negócios. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. Rio de Janeiro: Saraiva CHIAVENATO, Idalberto. Escolha seu futuro: como definir e construir. São Paulo: Saraiva, 2008.

18 18 DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor: a metodologia de ensino. São Paulo: Sextante, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Businessweek. Empreendedorismo: as regras do jogo. Nobel, Businessweek. Empreendedorismo e estratégia. Campus, DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo corporativo. Campus, HISRICH, Robert D. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookmam, LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, DISCIPLINA: ANÁLISE DE CUSTOS EMENTA: Critério do custeio ABC - Custeio baseado em Atividades. o que é o critério ABC? Materiais diretos. Mão-de-obra direta O que integra o custo da mão-de-obra direta. Sistemas de custeamento: por ordens/encomendas, por processo contínuo, produção conjunta. Custos para tomada de decisão: margem de contribuição, custos fixos identificados e retorno sobre o investimento, fixação do preço de venda e decisão sobre compra ou produção (uso dos conceitos do custeio variável na fixação do preço de venda). Target Cost (custo meta). Custos para controle. Relação custo/volume/lucro. Custo Padrão. Custo nas empresas prestadoras de serviços. Implantação de sistemas de custos. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: MARTINS, E.Contabilidade de custos. Livro texto 10.ed.São Paulo:Atlas,2010. HORNGREN, C.T. et al.contabilidade de custos. 11.ed. São Paulo: Pearson,2004 BORNIA, Antonio Cezar. Análise gerencial de custos. Porto Alegre: Bookmam, 2009 IUDICIBUS, S. Avaliações sobre análise de custos. 2 ed. São Paulo:Atlas,1993. CATELLI, A. (coord.) Controladoria: uma abordagemda gestão econômica GECON. São Paulo: Atlas, SANTOS, E. S., PONTE, V.Modelo de decisão em gestão econômica. Caderno deestudos, Fipecafi. São Paulo: nº.19,1998 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE SÃO PAULO. Custos: ferramentas de gestão. São Paulo: Atlas, 2000 LEONE, George S. Custos: um enfoque administrativo. São Paulo: Atlas, 1995.

19 19 ANEXO 02 MODELO DE SUMÁRIO (DISCIPLINA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA) Sumário UNIDADE NOÇÕES INTRODUTÓRIAS DE DIREITO TRIBUTÁRIO Atividade Financeira do Estado Definição de Tributo Espécies de Tributos Impostos Taxas Contribuições de Melhoria Empréstimos Compulsórios Contribuições Especiais LIMITAÇÕES AO PODER DE TRIBUTAR Princípios Tributários Princípio da Legalidade Princípio da Isonomia Principio da Não Surpresa Princípio do Não Confisco Princípio da Liberdade de Tráfego Princípio da Uniformidade Geográfica da Tributação Princípio da Vedação às Isenções Heterônomas Princípio da Não Discriminação Baseado na Precedência ou Destino Imunidades e Isenções Tributárias UNIDADE COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA Competência Tributária Privativa Competência Tributária Comum Competência Tributária Cumulativa Bitributação e Bis in idem... 37

20 20 2. OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Obrigação Principal Obrigação Acessória Fato Gerador Evasão, elisão e elusão fiscal Sujeitos da Obrigação Tributária Sujeito Ativo da Obrigação Tributária Sujeito Passivo da Obrigação Tributária CRÉDITO TRIBUTÁRIO LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO Lançamento de Ofício ou Direto Lançamento por Declaração ou Misto Lançamento por Homologação SUSPENSÃO DA EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Depósito do Montante Integral Reclamações e Recursos no processo administrativo fiscal Liminar em Mandado de Segurança Liminar ou Tutela Antecipada em outras espécies de ação judicial Moratória Parcelamento EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Pagamento Compensação Transação Remissão Decadência Prescrição Conversão do depósito em renda Pagamento antecipado e a homologação do lançamento Consignação em pagamento julgada pela procedência Decisão administrativa irreformável Decisão judicial transitada em julgado Dação em bens imóveis EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Isenção Anistia UNIDADE 03

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL VII

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL VII SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL VII O Diretor Acadêmico da Faculdade Ateneu, a seguir denominada FATE, no uso de suas atribuições

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL IV

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL IV SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL IV O Diretor Acadêmico da Faculdade Ateneu, a seguir denominada FATE, no uso de suas atribuições regimentais, torna pública

Leia mais

EDITAL PARA CONTEUDISTA FEAD

EDITAL PARA CONTEUDISTA FEAD EDITAL PARA CONTEUDISTA FEAD 1. CONCEPÇÃO Esta nova concepção de educação e aprendizagem tem seu eixo centrado no aluno, no professor e na gestão escolar (Paulo Sérgio). Diante disso, torna-se relevante

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL V.1

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL V.1 SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE DE EXTENSÃO EDITAL V.1 O Diretor Acadêmico da Faculdade Ateneu, a seguir denominada FATE, no uso de suas atribuições regimentais, torna pública a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DE JAGUARÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DE JAGUARÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DE JAGUARÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Pesquisa em Educação PROFESSOR: Ms. Everton Fêrrêr de Oliveira I IDENTIFICAÇÃO 1. Universidade

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 07 (SETE)

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ATUAREM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ATUAREM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ATUAREM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD O Diretor Acadêmico da Faculdade Ateneu, a seguir denominada FATE, no uso de suas atribuições regimentais, torna pública a realização

Leia mais

Programa da Disciplina

Programa da Disciplina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Metodologia Científica 60 horas História da Educação 60 horas Sociologia da Educação I 60 horas Filosofia

Leia mais

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais)

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) 1º ANO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

Edital NEaD/UNIFEI/01/2012 25/04/2012

Edital NEaD/UNIFEI/01/2012 25/04/2012 Edital NEaD/UNIFEI/01/2012 25/04/2012 O Diretor do da Universidade Federal de Itajubá, no uso da competência que lhe foi delegada pelo Magnífico Reitor da UNIFEI, conforme Portaria nº 1.160, de 04 de dezembro

Leia mais

Portfólio Easy to Learn SERVIÇO SOCIAL

Portfólio Easy to Learn SERVIÇO SOCIAL Portfólio Easy to Learn SERVIÇO SOCIAL ÍNDICE Pensamento Social...2 Movimentos Sociais e Serviço Social...2 Fundamentos do Serviço Social I...2 Leitura e Interpretação de Textos...3 Metodologia Científica...3

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Tecnologia em Sistemas para Internet FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 43/2013

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 43/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 43/2013 Dispõe sobre Processo Seletivo de Funcionário para as vagas dispostas no presente Edital no Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. A

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL EMENTA: A ação profissional do Serviço Social na atualidade, o espaço sócioocupacional e o reconhecimento dos elementos

Leia mais

PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado I OBJETIVOS

PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado I OBJETIVOS UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado I Código da Disciplina: Obrigatória: Sim Eletiva: Não Carga Horária Semestral: 90 Número de Créditos: 03 Pré-requisito:

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. 72h 6º

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. 72h 6º Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Acompanhamento aos Projetos de Pesquisa II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado II

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado II UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado II Obrigatória: Sim Código da Disciplina: Carga Horária Semestral: 90 Número de Créditos: 03 Eletiva: Não Pré-requisito: Profa:

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÂO Bacharelado 2009 OPÇÃO

PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÂO Bacharelado 2009 OPÇÃO UNIDADE UNIVERSITÁRIA Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP CURSO DE Geografia HABILITAÇÃO PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÂO Bacharelado 2009 OPÇÃO DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL Departamento de Geografia -

Leia mais

Ementas e Bibliografias das Disciplinas

Ementas e Bibliografias das Disciplinas Ementas e Bibliografias das Disciplinas 2.3.1 Metodologia do Ensino Superior Carga Horária: 30h/a Ementa: Metodologia do ensino e as principais técnicas didático pedagógicas. Reflexões sobre o papel do

Leia mais

Jailton Alves de Oliveira Semestre 2 ºe 3 Sem.º 1 EMENTA. A origem e evolução do pensamento filosófico. A atualidade de Sócrates, Platão e

Jailton Alves de Oliveira Semestre 2 ºe 3 Sem.º 1 EMENTA. A origem e evolução do pensamento filosófico. A atualidade de Sócrates, Platão e PLANO DE ENSINO CURSO Nutrição. Disciplina Filosofia e Ética- 2011.2 Código Docent e Jailton Alves de Oliveira Semestre 2 ºe 3 Sem.º 1 EMENTA º º º º º º Carga horária A origem e evolução do pensamento

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 1. EMENTA Visão epistemológica do conhecimento científico. Ciência e método: positivismo, fenomenologia, dialética. Limites da ciência. Ciência e ética. Tipos de pesquisa e sua relação com os objetos de

Leia mais

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE

Leia mais

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL. EMENTARIO 2º Semestre /2012 8º PERÍODO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL. EMENTARIO 2º Semestre /2012 8º PERÍODO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL EMENTARIO 2º Semestre /2012 8º PERÍODO FUNDAMENTOS ÉTICOS E ÉTICA PROFISSIONAL II Ética e ética profissional como uma das mediações entre o saber teórico-metodológico e a prática

Leia mais

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica PLANO DE CURSO

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Código: CTB-190 Pré-requisito: ----------

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS GRADE: RESOLUÇÃO CEPEC MATRIZ

Leia mais

Salvador, Bahia Quarta-feira 16 de Abril de 2014 Ano XCVIII N o 21.405 EDITAL Nº 034/2014

Salvador, Bahia Quarta-feira 16 de Abril de 2014 Ano XCVIII N o 21.405 EDITAL Nº 034/2014 Salvador, Bahia Quarta-feira 16 de Abril de 2014 Ano XCVIII N o 21.405 EDITAL Nº 034/2014 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE tornar

Leia mais

CURSO Pedagogia DISCIPLINA Elaboração de projetos de pesquisa

CURSO Pedagogia DISCIPLINA Elaboração de projetos de pesquisa 1. Identificação CURSO Pedagogia DISCIPLINA Elaboração de projetos de pesquisa CARGA HORÁRIA 36 h TURMA 2010.2 Semanal: 2 h 2. Ementa Teoria da pesquisa. Métodos e técnicas de coleta de dados quantitativos.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL Jocelma Tossin Martins (UNICENTRO), Rosângela Bujokas de Siqueira (Orientadora), e-mail: janja.bujokas@uol.com.br

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Currículo nº Reconhecido pelo Decreto Federal n 8.1, de 16.10.78, D.O.U. nº198 de 17.10.78. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº. 106, de 1.0.11 DOE nº 85

Leia mais

Currículo nº2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

Currículo nº2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Currículo nº2 Reconhecido pelo Decreto Federal n 82.413, de 16.10.78, D.O.U. nº198 de 17.10.78. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº. 1064, de 13.04.11 DOE

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL. Disciplina: Metodologia Científica. Número de créditos: 04. Carga horária: 80

SERVIÇO SOCIAL. Disciplina: Metodologia Científica. Número de créditos: 04. Carga horária: 80 Disciplina: Metodologia Científica SERVIÇO SOCIAL Ementa: Finalidade da metodologia científica. Importância da metodologia Número âmbito das ciências. Metodologia de estudos. O conhecimento e suas formas.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Gestão Democrática da Escola JP0015 PROFESSOR: Ms. Claudemir Madeira I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II EMENTA A disciplina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO / COORDENAÇÃO GERAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MONITORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO / COORDENAÇÃO GERAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO / COORDENAÇÃO GERAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Ementários de acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social (2007).

Ementários de acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social (2007). Anexo 1. Ementários de acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social (2007). I. Disciplinas Obrigatórias SOCIOLOGIA CLÁSSICA Os paradigmas sociológicos clássicos (Marx, Weber, Durkheim).

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:06

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:06 Curso: 9 DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências da Educação Pedagogia (Noturno) Ano/Semestre: 0/ 09/0/0 :06 s por Curso Magistério: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ens. Fundamental CNA.0.00.00-8

Leia mais

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS UBC EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS UBC EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS UBC EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA Disciplina: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Código: Carga Horária: 80 h/a Profª. Lílian Suzuki Objetivos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Matutino Educação III CARGA

PLANO DE ENSINO. Matutino Educação III CARGA 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2012/2 CURSO: Pedagogia FASE: 5ª DISCIPLINA: Pesquisa

Leia mais

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Pedagogia Social

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas

Leia mais

7/30/2012. Objetivos por Unidade de Ensino Unidade 1 - Ler e elaborar textos acadêmicos e científicos de modo significativo e reflexivo.

7/30/2012. Objetivos por Unidade de Ensino Unidade 1 - Ler e elaborar textos acadêmicos e científicos de modo significativo e reflexivo. Leitura, Interpretação e Produção de Textos. Estrutura e Organização de trabalhos acadêmicos. Pesquisa Cientifica. Elaboração de Projeto de Pesquisa. Proporcionar a inserção do aluno no trabalho acadêmico,

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Gestão escolar democrática. Gestão

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Projetos e Interdisciplinaridade Código: JP0058 PROFESSOR: Ms. Claudemir Madeira I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 30h II EMENTA Estudo teórico e prático

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Introdução à Pedagogia Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) A disciplina se constitui como

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. História da Administração Pública no Brasil APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. História da Administração Pública no Brasil APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL Disciplina: História da Administração Pública no Brasil Professor(es): Wallace Moraes Período: 2013/2 Horário: 3 e 5 feiras,

Leia mais

VIDA E JUVENTUDE Centro Popular de Formação da Juventude CNPJ: 03.612.569/0001-04 EDITAL Nº 001/2009

VIDA E JUVENTUDE Centro Popular de Formação da Juventude CNPJ: 03.612.569/0001-04 EDITAL Nº 001/2009 VIDA E JUVENTUDE Centro Popular de Formação da Juventude CNPJ: 03.612.569/0001-04 1 EDITAL Nº 001/2009 Processo Seletivo para contratação de Equipe Multidisciplinar para o PROGRAMA DE PROTEÇÃO AOS DEFENSORES

Leia mais

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Supervisão Escolar e Gestão de Projetos.

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: História da Educação (Regime a Distância) Edição Instituto de Educação da Universidade de

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃOEM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES CHAMADA PÚBLICA N 5/2014. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

Curso: Serviço Social

Curso: Serviço Social PLANO DE DISCIPLINA Curso: Serviço Social Coordenação: Naiara Magalhães Professor : Manoel Jaime Filho Disciplina: História da Formação Social e Econômica do Brasil Período: 1º Semestre/2014 Carga Horária:

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Física FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X ) Presencial

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estudo

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 4º EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 4º EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: LICENCIATURA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA C/H 68 (D0031/I) Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Abordagens

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

ANEXO II FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE POLÍTICA SOCIAL

ANEXO II FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE POLÍTICA SOCIAL ANEXO II FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE POLÍTICA SOCIAL DA INSCRIÇÃO A inscrição será realizada no período de 17/12/2012 até 31/01/2013, excetuando-se o período de 22/12/2012 até 01/01/2013

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º 1 - Ementa (sumário, resumo) Relações

Leia mais

CETEB. A adolescência e o ensino da língua inglesa 60. A aprendizagem criativa e o prazer de aprender 45. A comunicação em sala de aula 300

CETEB. A adolescência e o ensino da língua inglesa 60. A aprendizagem criativa e o prazer de aprender 45. A comunicação em sala de aula 300 Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Gestão dos Profissionais da Educação Coordenação de Administração de Pessoas Instituição CETEB A adolescência e o ensino da

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA Disciplina: ESTÁGIO I Carga Horária: 90h Teórica: Prática: 80h Semestre: 2013.2 Professora: Claudia Mara Soares

Leia mais

Programa da Disciplina

Programa da Disciplina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES - EDITAL Nº 015/2014

NORMAS COMPLEMENTARES - EDITAL Nº 015/2014 NORMAS COMPLEMENTARES - EDITAL Nº 015/2014 NORMAS ESPECÍFICAS PARA O CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PREENCHIMENTO DE VAGA(S) DE PROFESSORE DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 18/2006 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Sociais, Bacharelado,

Leia mais

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito 1 Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: DIREITO TURMA: 9º SEMESTRE/NOTURNO DISCIPLINA: Monografia

Leia mais

Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação Gestão Educacional NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Educacional

Leia mais

PROFESSORES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA: CONHECENDO A CONSTITUIÇÃO DE SEUS SABERES DOCENTES SILVA

PROFESSORES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA: CONHECENDO A CONSTITUIÇÃO DE SEUS SABERES DOCENTES SILVA PROFESSORES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA: CONHECENDO A CONSTITUIÇÃO DE SEUS SABERES DOCENTES SILVA, Daniela C. F. Barbieri Programa de Pós-Graduação em Educação Núcleo: Formação de professores UNIMEP

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE DESIGN E ENGENHARIA DE PRODUTO - LIDEP

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE DESIGN E ENGENHARIA DE PRODUTO - LIDEP REGULAMENTO DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE DESIGN E ENGENHARIA DE PRODUTO - LIDEP A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS COORDENAÇÃO DO MIELT. Plano de Curso 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS COORDENAÇÃO DO MIELT. Plano de Curso 2014 1. EMENTA A Universidade Brasileira, políticas públicas, programas e ações para o ensino superior. Didática do ensino superior: identidade e profissionalização docente e o papel da organização do trabalho

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A FUNEC Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, através

Leia mais

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Filosofia da Educação 60 horas Metodologia Científica 60 horas Iniciação à Leitura e Produção de Textos Acadêmicos 60 horas Introdução à filosofia e

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA: Oferecendo 04 Habilitações: supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar. JUSTIFICATIVA O Curso de Especialização em Gestão Educacional

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: PEDAGOGIA ANO/SEMESTRE: 2012-1 CURSO: PEDAGOGIA FASE: 6ª DISCIPLINA: PESQUISA

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL INTRODUÇÃO O estágio curricular obrigatório é aquele definido

Leia mais

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Aulas Regulares 4 10 2 4 8 2 Aulas de Complementação Total Acumulado 4 14 16 20 28 30

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Aulas Regulares 4 10 2 4 8 2 Aulas de Complementação Total Acumulado 4 14 16 20 28 30 Identificação Plano de Ensino Curso: Direito Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Ano/semestre: 2012/1 Carga horária: Total: 30h Semanal: 2h Professor: Symone de Deus Miranda Gonçalves Período/turno:

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec:Paulino Botelho/ Professor E.E. Arlindo Bittencourt (extensão) Código: 092-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

Curso: Alfabetização e Letramento na Ed. Infantil e nas séries iniciais

Curso: Alfabetização e Letramento na Ed. Infantil e nas séries iniciais Curso: Alfabetização e Letramento na Ed. Infantil e nas séries iniciais Datas: 11 e 18 de Setembro Horário: 14:00h às 17:40h Carga Horária: 8 horas Vagas: O número mínimo de inscritos será: 20 pessoas

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos da Ação Educativa em Espaços não Escolares Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA

UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Licenciatura Letras Inglês Disciplina: Organização da Educação Nacional Carga Horária: 60 Teórica: 60 Prática: 00 Semestre: 2013.2. Professor: Eliane

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que o projeto dos cursos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2010 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

UNPBFPB CONHECENDO AS DIRETRIZES DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS 2012.1. Heloysa Helena Coordenação Pedagógica do NEaD

UNPBFPB CONHECENDO AS DIRETRIZES DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS 2012.1. Heloysa Helena Coordenação Pedagógica do NEaD CONHECENDO AS DIRETRIZES DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS 2012.1 Heloysa Helena Coordenação Pedagógica do NEaD João Pessoa/2012 PORQUE PRATICAR A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? Modalidade educacional autorizada/recomendada

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA 1 CURSO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE I... 4 02 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO... 4 03 PROFISSIONALIDADE DOCENTE... 4 04 RESPONSABILIDADE

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Curso de Especialização em INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL

Curso de Especialização em INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL Curso de Especialização em INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Instrumentalidade do Serviço Social. OBJETIVO

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do Projeto: Ciclo de formação política: os clássicos na sala de aula 1.2 Câmpus de Origem:

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015 1 A Coordenação do Curso de Administração, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao Art. 5 o do Regulamento de Monitoria, Anexo da Resolução de 21 de dezembro

Leia mais

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. Serviço social. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Políticas

Leia mais