Utilização do Código de Barras Para o Rastreamento de Amostras Laboratoriais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Utilização do Código de Barras Para o Rastreamento de Amostras Laboratoriais"

Transcrição

1 Utilização do Código de Barras Para o Rastreamento de Amostras Laboratoriais Nelmara Camargo 1, Ieda Aparecida Carneiro 2 1. Farmacêutica Bioquímica. Universidade Sagrado Coração-USC, Bauru (SP), Brasil 2. Professor Doutor. Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo (SP), Brasil. Resumo A agilidade e confiabilidade dentro de um laboratório de análises exige a implantação de processos com elevado nível de agregação de valor aos clientes e alta flexibilidade para atender às modificações constantes nos requisitos bem como capacidade de se adaptar às modificações no ambiente competitivo. O objetivo foi avaliar a informática na saúde desenvolvida nos laboratórios clínicos. Trata-se de um estudo de Revisão Bibliográfica que utilizou estudos descritivos, exploratórios, observacionais e revisões bibliográficas utilizando artigos publicados nas bases de dados da BVS indexados à BIREME, como a LILACS, SCIELO, BDENF, MEDLINE e dissertação, publicados no período de 2001 a 2011, completos. O resultado foi obtido através da formulação de ideias e pontos de vista dos autores inscritos no quadro com os artigos selecionados e seus respectivos resumos. O serviço de medicina laboratorial está se tornando mais complexo, necessitando dos laboratórios clínicos grande flexibilidade, criatividade e gestão eficiente de seus serviços. A utilização do código de barras como proposta de segurança e eficiência é uma realidade da maioria dos sistemas informatizados na saúde. Descritores: Avaliação de Processos; Indicadores de Qualidade em Assistência ã Saúde; Processamento Automatizado de Dados; Tecnologia da Informação. Introdução O artigo Utilização do código de barras para o rastreamento de amostras laboratoriais procura desencadear uma reflexão sobre a inserção da tecnologia na saúde.

2 A reflexão expressa as mudanças necessárias desde a metodologia a ser aplicada, os atores envolvidos e os resultados produzidos. A construção de uma equação equilibrada é obtida quando todas as variáveis são conhecidas e experimentadas. No campo da saúde, a estratégia de segurança não é diferente de outros setores. A adaptação da mercadoria ou do trabalho as pretensões dos usuários é um embasamento de eficiência visivelmente aceitável aos variados serviços de apoio à saúde. A elevação da diversidade desses serviços, incentivado pela questão tecnológica e pelo aumento de novas competências, somadas a elevação da expectativa de vida e da grande quantidade de indivíduos portadores de moléstias crônicas, vem aumentando o investimento em saúde, desta forma, a proposta recente desse setor é oferecer acolhimento humanizado, com produção elevada e mínimo custo, e principalmente, sem erros na metodologia. (1) O intenso desenvolvimento da tecnologia na área laboratorial tem permitido o aumento da quantidade e dos tipos de amostras suscetíveis a análise, incrementando, expressivamente, o valor do laboratório na determinação médica e na execução de procedimentos terapêuticos. Segundo Westgard e Darcy (2), os resultados das análises nos laboratórios são atribuídos por cerca de 65% a 75% dos dados relacionados à decisão médica. A medicina laboratorial pode ser apontada como departamento precursor na área médica a articular e inserir as normativas da qualidade. Nos anos 1960, começaram análises sobre variabilidade biológica, as quais foram aperfeiçoadas nos anos seguintes. Na década de 1990, existiu um mesmo pensamento sobre quais os objetivos da qualidade e suas normas no contexto dos laboratórios clínicos. Desta forma, foram determinados os conceitos da qualidade, garantia da qualidade e gestão total da qualidade, melhorado por meio da introdução tecnológica nos laboratórios clínicos (3). O desenvolvimento da tecnologia foi um dos impulsos fundamentais que admitiu a inclusão dos conceitos atuais da qualidade no laboratório clínico. Todavia, as recentes práticas repercutem em um acréscimo do custo total de todo o conjunto de gastos laboratorial, nem sempre seguido do acréscimo no pagamento pelas fontes financeiras. Assim, os laboratórios clínicos, em particular no Brasil, foram

3 pressionados pelos provedores de serviço de saúde suplementar, solicitando uma diminuição radical dos custos de serviços dos exames (4). Laboratório Clínico Na atualidade, um dos focos mais significativos da medicina diagnóstica é assegurar aos profissionais da saúde e pacientes um serviço eficiente e seguro, provendo laudos, sejam eles laboratoriais ou de imagem, com resposta rápida e segura, para uma futura tomada de decisão dos clínicos em relação à conduta médica (5). As falhas de diagnóstico são uma ameaça expressiva para a integridade dos pacientes, pois podem ocasionar demora e ainda a ausência de diagnóstico, em particular, com doentes em situação clínica grave, como enfermidades do coração, endócrinas e tumor maligno (6). Avalia-se que em torno de 70% de todos os diagnósticos são produzidos com base nos testes laboratoriais (7), e que os efeitos dessas análises são apontados por afetar entre 60 a 70% das tomadas de decisão sobre a entrada, saída hospitalar e regime terapêutico (8). As decorrências das falhas em laboratórios clínicos se tornam graves, de forma especial quando a análise orientará em um diagnóstico, produzindo resultados falsos positivos, ou ainda falsos negativos. As duas opções apontam a riscos à saúde do paciente e elevam os custos para o sistema de saúde (9). A diminuição de falhas no laboratório pode ser auxiliada pelo uso de tecnologia, entre o conjunto de hardware e software envolvido na informática em saúde observa-se a execução de um sistema informatizado. A análise do fluxo de dados produzidos no laboratório é controlada com a implementação de etiquetas com código de barras para identificação, rastreamento e segurança das amostras. Todavia a união de tecnologia e recursos humanos tornase um desafio. Informática em saúde A procura incessante pela qualidade na prestação de serviços de saúde tem se tornado um crescente. Moraes, Cândido e Vieira (10) defendem a proposta de que a qualidade define a busca incessante por melhorias. Todavia, isso não quer dizer exclusivamente produzir mais, equivale em uma moderna e afinada postura comportamental e gerencial, com diminuição nos custos e desperdício (11).

4 O objetivo de melhoria no desempenho do laboratório é conquistado por meio da segurança na qualidade, que determina o máximo de eficiência focada no suporte aos pacientes e à colaboração com o profissional da área da saúde de forma eficiente, eficaz e com redução de custos (12). Blumenthal (13) assegura que é a colaboração interdepartamental na procura da melhoria da qualidade na coleta de espécimes e a propagação de conhecimentos que, de certa forma, reduz falhas laboratoriais. A coleta apropriada, a metodologia inicial da amostra, a semeadura nos meios adequados, as condições e o tempo de incubação são essenciais para a segurança de resultados representativos e confiáveis (12). Assim, a fase pré-analítica evolui pelo conjunto de atuações de uma variada quantidade de indivíduos, com formações profissionais, focos de interesse e coeficiente de envolvimentos distintos. Embasado nesses subsídios e verificando as etapas de um laboratório de análises clínicas, percebe-se a probabilidade e a necessidade da implantação de avanços no processo relacionado às coletas, no intuito de aumentar a qualidade do serviço prestado, através da diminuição de falhas pré-analíticas, otimizando a metodologia e garantindo, desta forma, um nível de segurança na qualidade do serviço prestado. Desta forma, no nível operacional, o laboratório clínico, que é um organismo fornecedor de serviços individualizados direcionados à análise de amostras de clientes a fim de prover elementos efetivos para o diagnóstico, o prognóstico, o estadiamento e o acompanhamento (14). Segundo Berlitz (15), o foco fundamental de qualquer aprimoramento de serviços na área da saúde é aumentar a segurança dos produtos oferecidos ao paciente. Como fator de segurança e confiabilidade nos serviços de rastreamento das amostras a utilização de um sistema informatizado é necessário. Desta forma, as etiquetas com códigos de barras viabilizam corrigir erros e distorções na coleta dos dados do paciente e, principalmente, gerir processos em ambientes de prestação de serviços para a saúde na área laboratorial, redesenhando a eficiência e qualidade como quesitos fundamentais por estarem diretamente ligados ao resultado das amostras.

5 A possibilidade de controle oferecido pelo código de barras alcança vários níveis de identificação das amostras com a leitura rápida e precisa do código dentro do conjunto: recursos humanos e sistema informatizado. Diante do exposto questiona-se Qual a importância do código de barras para rastreamento de amostras laboratoriais? Qual a efetividade do código de barras para o rastreamento de amostras laboratoriais? Este trabalho se justifica pela grande relevância acadêmica que a temática propõe na busca da inserção e novas tecnologias nos laboratórios clínicos. Esta pesquisa objetiva avaliar a utilização da informática em saúde, através dos resultados da utilização do código de barras como promotor de confiabilidade e segurança. Os achados da pesquisa acima mencionados serão apresentados na sequência deste artigo. Método Trata-se de um estudo de Revisão Bibliográfica que utilizou estudos descritivos, exploratórios, observacionais e revisões bibliográficas. Foram utilizados artigos publicados nas bases de dados da BVS indexados à BIREME, como a LILACS, SCIELO, BDENF, MEDLINE e dissertação, publicados no período de 2001 a 2011, completos. Os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCs) foram considerados: Avaliação de Processos; Indicadores de Qualidade em Assistência a Saúde; Processamento Automatizado de Dados; Tecnologia da Informação. Os critérios de inclusão foram: artigos recentes, completos, artigos científicos, periódicos. Como critérios de exclusão foram excluídos artigos muito antigo, incompletos, sem referência e fontes duvidosas. Resultados Quadro I com os artigos selecionados e seus respectivos resumos

6 Título do Artigo Autores Resumo 1. Evaluation of Piva, E.; Sciacovelli, Falhas em comunicação nos laboratórios de análises de risco é uma effectiveness of a computerized notification system for reporting critical values. L.; Zaninotto, M.; Laposata, M., Plebani, M. causa potencial para eventos adversos. 2. The truth about quality: medical usefulness and analytical reliability of laboratory tests. 3. Quality indicators and specifications for key processes in clinical laboratories: a preliminary experience 4. Gestão por processos no laboratório clínico: uma abordagem prática. 5. Errors in Laboratory Medicine 6. The frequency of missed test results and associated treatment delays in a highly computerized health system 7. Towards quality specifications in extraanalytical phases of laboratory activity. 8. Why is the laboratory an afterthought for managed care organizations? Westgard, J.; Darcy, T. Kirchner, M. J. A.; Funes, V. A.; Adzet, C. B.; Clar, M. V. D.; Escuer, M. I.; Girona, J. M.; Barellas, R. M. P.; Alsina, C. P.; Aguilá, C. R.; Isern, G. T.; Navarro, C. V. Mendes, Maria Elizabeth Bonini, P.; Plebani M.; Ceriotti F.; Rubboli F. Wahls, T. L.; Cram P. M. Plebani, M. Forsman, R. W. Nesta era da medicina baseada em evidências, nada é mais importante do que a qualidade dos testes laboratoriais. O objetivo deste estudo foi identificar indicadores de processo para as três fases da atividade laboratorial e suas correspondentes especificações de qualidade em nosso meio (centros de atenção primária e hospitais de segundo e terceiro níveis que prestam serviços públicos de saúde na Catalunha). O Gerenciamento de Processos de Negócios é uma das práticas mais utilizadas no setor de saúde nas últimas décadas, pois é uma ferramenta adequada para alcançar níveis mais elevados de satisfação do paciente e um atendimento mais eficaz e eficiente. O problema dos erros médicos tem recebido recentemente muita atenção, o que provavelmente aumentará. Nesta revisão, foi focalizada a questão nos campos dos laboratórios de medicina e transfusão de sangue. Os erros diagnósticos associados à falha no seguimento de estudos de diagnóstico anormais ( resultados perdidos ) são uma causa potencial de atraso no tratamento e uma ameaça para a segurança do doente. Os sistemas de gestão da qualidade devem cobrir todas as etapas envolvidas nos processos de teste e não teste As forças de mercado influenciaram dramaticamente o ambiente no qual os cuidados de saúde são prestados, mas estas mudanças não precisam ser interpretadas negativamente pelos laboratórios comunitários. 9. Governance of preanalytical variability: travelling the right path to the bright side of the moon? Lippi, G. Os erros médicos podem ser tradicionalmente agrupados em 4 categorias, que incluem erros de diagnóstico, erros de tratamento, erros de prevenção e uma categoria outras variadas. 10. Hotelaria hospitalar: um novo conceito no atendimento ao cliente da saúde 11. Qualidade da Assistência Médico Hospitalar. 12. Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais Moraes, O. D.; Cândido, I.; Vieira, E. V. Zanon, Uriel Henry, John Bernard O texto aborda como a hotelaria hospitalar pode ser um diferencial no setor de saúde, na atualidade, tratando da hospitalidade e dando maior atenção aos seus clientes, tais como: ao enfermo e seus familiares, funcionários, profissionais de saúde, administradores e organizações externas e a própria comunidade. Conceito, avaliação e discussão dos Indicadores de Qualidade. Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais visa a proporcionar informações relevantes acerca de todos os aspectos

7 13. The Errors of Our Ways 14. Gestão Hospitalar: da organização ao serviço de apoio diagnóstico e terapêutico 15. Análise crítica de experiência com redesenho de processos em um laboratório clínico Blumenthal, David Moura, A. de; Viriato, A. Berlitz, Fernando de Almeida da patologia clínica e da medicina laboratorial a fim de auxiliar e promover a análise e o diagnóstico de problemas por meio de dados precisos, assim como o estímulo à saúde, a prevenção de doenças e o adequado atendimento ao paciente. Por décadas, vários setores da sociedade têm se especializado na abordagem para reduzir erros resultantes de falhas humanas e de sistema. Os profissionais de saúde e as instituições mostraram pouco interesse na melhoria de seus sistemas devido ao custo elevado de implantação. Agora, finalmente, esta situação está mudando. A administração hospitalar requer, nos tempos atuais, um investimento cada vez maior em conhecimento, pois trata-se de cuidar melhor de uma organização da mais alta complexidade, como é um hospital. Para competir no mercado atual de medicina laboratorial, há a necessidade de processos com elevado nível de agregação de valor aos clientes e alta flexibilidade para atender às modificações constantes nos requisitos de clientes e legais, bem como capacidade de se adaptar às modificações no ambiente competitivo. Esses desafios exigem uma adaptação global do laboratório para uma visão baseada em processos. Dos 15 estudos localizados, 11 atenderam ao objetivo desta pesquisa por meio da literatura analítica, os artigos obtidos foram publicados no período de 2001 à 2011 e as principais metodologias são do tipo estudo descritivo e exploratório. Discussão Medir e estruturar de forma contínua seus serviços é indispensável para que o laboratório seja capaz de prever prováveis erros que possam acontecer e realizar avanços quando imprescindíveis. Essas propostas devem, com frequência, focar no aumento da qualidade e da confiança no trabalho oferecido ao paciente. A sistematização das amostras produzidas pela tecnologia aplicada é capaz de evidenciar identificadores operacionais da equipe técnica do laboratório e dos profissionais de enfermagem. Com bases nesses dados, poderão ser desenvolvidos melhores práticas para o grupo que opera mais erros ou que possua grande quantidade de rejeição de amostragem, para um progresso na eficiência de sua produtividade. Quanto a tecnologia estudada, a pesquisa limita-se a aos trabalhos sobre uso do código de barras, não podendo ser entendido como parâmetro global de um

8 setor, por exemplo, a tecnologia inerente a todo sistema informatizado. Referente às limitações do método utilizado na pesquisa, uma delas está na abordagem metodológica, uma vez que, nesta pesquisa, foi trabalhada somente a abordagem qualitativa e não houve pesquisa de campo. Segundo Westgard e Darcy (2), os resultados das análises nos laboratórios são atribuídos por cerca de 65% a 75% dos dados relacionados à decisão médica. Moraes, Cândido e Vieira (10) defendem a proposta de que a qualidade define a busca incessante por melhorias Blumenthal (13) assegura que é a colaboração interdepartamental na procura da melhoria da qualidade na coleta de espécimes e a propagação de conhecimentos que, de certa forma, reduz falhas laboratoriais. Segundo Berlitz (15), o foco fundamental de qualquer aprimoramento de serviços na área da saúde é aumentar a segurança dos produtos oferecidos ao paciente. Conclusão A precisão na prestação serviço é, na atualidade, um dos quesitos cada vez mais procurado e exigido pelas pessoas. O serviço de medicina laboratorial está se tornando mais complexo, necessitando dos laboratórios clínicos grande flexibilidade, criatividade e gestão eficiente de seus serviços. Os resultados das amostras são os norteadores dos médicos, pois é através delas que os profissionais se orientam na condução de seus diagnósticos e, desta forma, o laboratório descreve um papel efetivo na elaboração do diagnóstico clínico do cliente. Portanto a utilização do código de barras para o rastreamento de amostras laboratoriais como proposta de segurança e eficiência tornou-se uma constante cada vez mais procurada. Devido ao baixo custo operacional e fácil utilização pela equipe da saúde, respondendo assim as questões levantadas por este artigo. Referências 1. Piva E, Sciacovelli L, Zaninotto M, Laposata M, Plebani M. Evaluation of effectiveness of a computerized notification system for reporting critical values. Am J Clin Pathol. 2009, 131:

9 2. Westegarg JO, Darcy T. The truth about quality: medical usefulness and analytical reliability of laboratory tests. Clin Chim Acta. 2004, 346(1): Kirchner MJA, Funes VA, Adzet CB, Clar MVD, Escuer MI, Girona JM et al. Quality indicators and specifications for key processes in clinical laboratories: a preliminary experience. Clin Chem Lab Med. 2007, 45(5): Mendes ME, Gartner MT, Sumita NM, Sánchez PB. Gestão por processos no laboratório clínico: uma abordagem prática. ed EPR, Bonini P, Plebani M, Ceriotti F, Rubboli F. Errors in laboratory medicine. Clin Chem. 2002, 48(5): Wahls TL, Cram PM. The frequency of missed test results and associated treatment delays in a highly computerized health system. BMC Fam Pract. 2007, 8: Plebani M. Towards quality specifications in extra analytical phases of laboratory activity. Clin Chem Lab Med. 2004, 42(6): Forsman RW. Why is the laboratory an afterthought for managed care organizations? Clin Chem. 1996, 42(5): Lippi G. Governance of pre-analytical variability: traveling the right path to the bright side of the moon? Clin Chim Acta. 2009, 404(1): Moraes OD, Cândido Í, Viera EV. Hotelaria hospitalar: um novo conceito no atendimento ao cliente da saúde. Caxias do Sul: EDUCS, Zanon U. Qualidade da assistência médico hospitalar. Rio de Janeiro: Medsi, Henry JB. Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais. 20.ed. São Paulo: Manole, Blumenthal D. The errors of our ways. Clinical Chemistry. 1997, 43(8): Moura A, Viriato A. Gestão hospitalar. 1.ed. São Paulo: Manole, Berlitz FA. Análise crítica de experiência com redesenho de processos em um laboratório clínico. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial Jun, 47(3):

10

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2 CARACTERIZAÇÃO DA PRODUCÃO CIENTÍFICA ACERCA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR. Diogo Ignácio Amorim 1, Alissa Peres Penteado 2 1. Tecnólogo em Redes de Computadores. Universidade Católica Dom Bosco UCDB,Campo Grande (MS),

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

Gestão por Processos. Prof. Luciel Henrique de Oliveira 1

Gestão por Processos. Prof. Luciel Henrique de Oliveira 1 Novos Modelos de Empresa Aula 3 Gestão por Processos Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel.oliveira@fgv.br 1 O que são processos nas empresas? Fornecedores Atividade ou Conjunto de Atividades Input

Leia mais

Benefícios da automação em medicina laboratorial na assistência à saúde

Benefícios da automação em medicina laboratorial na assistência à saúde Benefícios da automação em medicina laboratorial na assistência à saúde Juliana Shizue Fukuzaki 1, Matheus Carvalho Viana 2 1. Tecnóloga em Gestão Hospitalar, Faculdade Anhanguera de São Paulo, São Paulo

Leia mais

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens.

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Sérgio Bassalo Paludeto 1, Fábio Oliveira Teixeira 2 1. Graduado em Tecnologia da Informação. Universidade de Franca UNIFRAN, Franca (SP), Brasil. 2. Professor

Leia mais

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO BEM- ESTAR DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO BEM- ESTAR DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO BEM- ESTAR DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Tiago Lima Lacerda de Medeiros. Universidade Potiguar UnP. E-mail: tiagolacerdamedeiros@hotmail.com 1 Brene Ralf

Leia mais

FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES À IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES À IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES À IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM INTRODUÇÃO: A enfermagem acumulou conhecimentos específicos da sua área de atuação, com o objetivo

Leia mais

1.1. Formulação do Problema

1.1. Formulação do Problema 1. Introdução O atual ambiente de negócios altamente competitivo, exigente e globalizado tem requisitado às empresas atitudes mais eficazes para promover a satisfação e o sucesso dos seus clientes. Uma

Leia mais

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA João Victor da Silva Rodrigues 1, Julliany Larissa Correia Santos², Cláudia Fabiane Gomes Gonçalves³,

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA 1 OLIVEIRA, Valdir Antunes, 2 TEIXEIRA Cristiane Chagas, 3 SILVA Ludyanne Neres, 4 Arruda Nara Lilia Oliveira 1. Enfermeiro.

Leia mais

AVANÇO TECNOLÓGICO E SISTEMA DE SAÚDE: OS GRANDES AVANÇOS E AS PREOCUPAÇÕES DECORRENTES DOS EQUIPAMENTOS ELETROMÉDICOS.

AVANÇO TECNOLÓGICO E SISTEMA DE SAÚDE: OS GRANDES AVANÇOS E AS PREOCUPAÇÕES DECORRENTES DOS EQUIPAMENTOS ELETROMÉDICOS. AVANÇO TECNOLÓGICO E SISTEMA DE SAÚDE: OS GRANDES AVANÇOS E AS PREOCUPAÇÕES DECORRENTES DOS EQUIPAMENTOS ELETROMÉDICOS. Allan Fernandes das Chagas Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília.

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Maria Miriam Lima da Nóbrega Docente da Universidade Federal da Paraíba Diretora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da CIPE do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Prontuário Eletrônico do Paciente nos Hospitais Públicos do Brasil: principais benefícios e desafios para implantação

Prontuário Eletrônico do Paciente nos Hospitais Públicos do Brasil: principais benefícios e desafios para implantação Prontuário Eletrônico do Paciente nos Hospitais Públicos do Brasil: principais benefícios e desafios para implantação Caroline Andreis Borges 1, Gabriela Denise de Araujo 2 1. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

Implantação do Controle de Qualidade Interno Laboratorial DR. JUNO DAMASCENO

Implantação do Controle de Qualidade Interno Laboratorial DR. JUNO DAMASCENO Implantação do Controle de Qualidade Interno Laboratorial DR. JUNO DAMASCENO LABORATÓRIO CLÍNICO: FASES Sistema de Garantia da Qualidade Clientee Pré-Analítica Analítica Pós-Analítica Laudo Controle de

Leia mais

Certificação da Qualidade - Um Processo em Evolução

Certificação da Qualidade - Um Processo em Evolução VII Ciclo de Conferências em Economia Social "Manter a Identidade, Visar a Sustentabilidade" Certificação da Qualidade - Um Processo em Evolução Santa Casa da Misericórdia de Santarém 04-05-2017 "Manter

Leia mais

Acreditação. hospitalar? Qual o papel da enfermagem na. emevidência

Acreditação. hospitalar? Qual o papel da enfermagem na. emevidência emevidência R e v i s t a Enfermagem Ano 1 Número 01 2014 Qual o papel da enfermagem na Acreditação hospitalar? Qualidade de vida Especialistas falam sobre o estresse no dia a dia profissional e dão dicas

Leia mais

AGUIAR. Vânia Deluque¹, LIMA. Solange da Silva², ROCHA. Aline Cristina Araújo Alcântara³, SILVA. Eliana Cristina da 4, GREVE. Poliana Roma 5.

AGUIAR. Vânia Deluque¹, LIMA. Solange da Silva², ROCHA. Aline Cristina Araújo Alcântara³, SILVA. Eliana Cristina da 4, GREVE. Poliana Roma 5. ELABORAÇÃO DO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES PORTADORES DE FERIDAS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE FERIDAS DO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT* AGUIAR. Vânia Deluque¹, LIMA. Solange

Leia mais

Segurança e Auditoria de Sistemas

Segurança e Auditoria de Sistemas Segurança e Auditoria de Sistemas ABNT NBR ISO/IEC 27002 0. Introdução 1 Roteiro Definição Justificativa Fontes de Requisitos Análise/Avaliação de Riscos Seleção de Controles Ponto de Partida Fatores Críticos

Leia mais

TRANSPORTE DE MATERIAL BIOLOGICO APLICADOS AO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS BIOLOGICAL MATERIAL TRANSPORT APPLIED TO CLINICAL LABORATORY OF

TRANSPORTE DE MATERIAL BIOLOGICO APLICADOS AO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS BIOLOGICAL MATERIAL TRANSPORT APPLIED TO CLINICAL LABORATORY OF 1 TRANSPORTE DE MATERIAL BIOLOGICO APLICADOS AO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS BIOLOGICAL MATERIAL TRANSPORT APPLIED TO CLINICAL LABORATORY OF Junior, S.A.¹; Costa, P.S.B.¹; Rodrigues, A. A.² ¹ Universidade

Leia mais

Tipos de Estudos Epidemiológicos

Tipos de Estudos Epidemiológicos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Agrárias e Biológicas Epidemiologia e Saúde Pública Tipos de Estudos Epidemiológicos Prof. Macks Wendhell Gonçalves Msc. Quando recorrer às

Leia mais

Resumo. Second National Intercultural Health Strategy Segunda Estratégia Nacional Intercultural de Saúde

Resumo. Second National Intercultural Health Strategy Segunda Estratégia Nacional Intercultural de Saúde Second National Intercultural Health Strategy 2018-2023 Segunda Estratégia Nacional Intercultural de Saúde 2018-2023 Resumo Seirbhís Sláinte Níos Fearr á Forbairt Building a Better Health Service A ESTRATÉGIA

Leia mais

A Importância da Logística no Âmbito das Organizações de Saúde

A Importância da Logística no Âmbito das Organizações de Saúde A Importância da Logística no Âmbito das Organizações de Saúde O enfoque da logística empresarial é orientado para estudar como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de

Leia mais

FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE

FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) NOS SERVIÇOS HOSPITALARES: QUALIDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS

Leia mais

Uma revisão sistemática sobre a eficácia do uso do ultrassom portátil de bexiga na avaliação da retenção urinária em adultos

Uma revisão sistemática sobre a eficácia do uso do ultrassom portátil de bexiga na avaliação da retenção urinária em adultos Uma revisão sistemática sobre a eficácia do uso do ultrassom portátil de bexiga na avaliação da retenção urinária em adultos Beatriz Maria Jorge Alessandra Mazzo José Carlos Amado Martins Viseu, 2016 Introdução

Leia mais

Manutenção Preditiva: Um diferencial competitivo das organizações

Manutenção Preditiva: Um diferencial competitivo das organizações Instituto de Educação Tecnológica Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Turma 4 24 de Janeiro de 2017 Manutenção Preditiva: Um diferencial competitivo das organizações Fabrício Formiga de Assis Engenheiro

Leia mais

ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA

ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA Saulo Freitas Pereira (1); Mariana Carla Oliveira Lucena (1); Danilo de Almeida Vasconcelos (3) Universidade

Leia mais

FACULDADE INSTITUTO CIENTÍFICO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM EDNA DE ALMEIDA * JUDITH APARECIDA TREVISAN **

FACULDADE INSTITUTO CIENTÍFICO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM EDNA DE ALMEIDA * JUDITH APARECIDA TREVISAN ** FACULDADE INSTITUTO CIENTÍFICO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM EDNA DE ALMEIDA * JUDITH APARECIDA TREVISAN ** Auditoria em Serviços de Enfermagem: Classificações e Funções

Leia mais

A enfermagem deve privilegiar suas ações específicas/próprias junto ao cliente e atuar como parceira dos demais profissionais, NÃO APENAS como

A enfermagem deve privilegiar suas ações específicas/próprias junto ao cliente e atuar como parceira dos demais profissionais, NÃO APENAS como Prof. Roberto Albuquerque VI JONAFES/2010 A enfermagem deve privilegiar suas ações específicas/próprias junto ao cliente e atuar como parceira dos demais profissionais, NÃO APENAS como suporte de ações

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA

IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA Ângela Karina da Costa Silva 1 Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Elisangêlo Aparecido

Leia mais

22/08/2014. Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios. Conceito de Planejamento. Conceito de Controle

22/08/2014. Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios. Conceito de Planejamento. Conceito de Controle Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios Conceito de Planejamento É a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e

Leia mais

Avaliação de Tecnologia em Saúde: aspectos metodológicos

Avaliação de Tecnologia em Saúde: aspectos metodológicos Avaliação de Tecnologia em Saúde: aspectos metodológicos Carisi Anne Polanczyk Professora Adjunto Departamento Medicina Interna Programa de Pós-graduaP graduação Medicina Cardiologia e Epidemiologia da

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: COMPETENCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO INTENSIVISTA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem ESTRATÉGIAS DE ENFERMAGEM PARA EMANCIPAÇÃO DO CUIDADO FAMILIAR NA UNIDADE PEDIÁTRICA: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de Pesquisa: Enfermagem e saúde materno-infantil Responsável pelo trabalho: PAGANO, L.M.

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios.

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios. DESAFIOS E SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM EMERGÊNCIA Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Ângela Karina da Costa Silva 1 Elisângelo

Leia mais

A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance)

A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance) A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidad A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance)

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Raphael Monteiro de Oliveira 1, Cintia Silva Fassarella 2 RESUMO

Leia mais

Ciclo PDCA AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E ACREDITAÇÃO HOSPITALAR A P INTRODUÇÃO AVALIAÇÕES, FUNÇÕES E MODALIDADES

Ciclo PDCA AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E ACREDITAÇÃO HOSPITALAR A P INTRODUÇÃO AVALIAÇÕES, FUNÇÕES E MODALIDADES AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E ACREDITAÇÃO HOSPITALAR INTRODUÇÃO AS BASES DO ATUAL PERFIL DE GESTOR NECESSÁRIO PARA ATUAR NA ÁREA DA SAÚDE, REQUER INTEGRAÇÃO DE TODOS OS PROCESSOS DE UM BOM PLANEJAMENTO. A OBEDIÊNCIA

Leia mais

CULTURA DE SEGURANÇA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE ENSINO

CULTURA DE SEGURANÇA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE ENSINO Área temática: Linha Gerencial 02 Políticas públicas e gestão dos serviços de saúde. Sublinha de pesquisa: Gestão e organização do processo de trabalho em saúde e enfermagem. Modalidade de apresentação:

Leia mais

Qualidade e Segurança do Paciente

Qualidade e Segurança do Paciente Fórum de Qualidade e Segurança do Paciente Qualidade e Segurança do Paciente Marcos Barello Gallo e Marcia Rueda A Multimax Healthcare Marketing é uma empresa de pesquisa e consultoria de Marketing especializada

Leia mais

SERVIÇO DE RADIOLOGIA A PERCEPÇÃO DA ENFERMEIRA DE DENTRO E DE FORA DO CDI

SERVIÇO DE RADIOLOGIA A PERCEPÇÃO DA ENFERMEIRA DE DENTRO E DE FORA DO CDI SERVIÇO DE RADIOLOGIA SERVIÇO DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA, NEFROLOGIA E IMAGEM - SENCI A PERCEPÇÃO DA ENFERMEIRA DE DENTRO E DE FORA DO CDI Enf. Msc. Jeane Cristine de Souza da Silveira Junho/2018 SERVIÇO

Leia mais

A Entidade Reguladora da Saúde. Porto, 6 de Março de 2012

A Entidade Reguladora da Saúde. Porto, 6 de Março de 2012 A Entidade Reguladora da Saúde Porto, 6 de Março de 2012 Agenda 1. Natureza e objectivos 2. Actividades 3. Impacto da ERS 4. Regulação adicional 2 Natureza e objectivos Regime jurídico da Entidade Reguladora

Leia mais

TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Áreas Temáticas BVS Atenção Primária à Saúde

Áreas Temáticas BVS Atenção Primária à Saúde Áreas Temáticas BVS Atenção Primária à Saúde SINAIS E SINTOMAS Sinais, sintomas, observações e manifestações clínicas que podem ser tanto objetivas (quando observadas por médicos) como subjetivas (quando

Leia mais

Indicadores de desempenho em um laboratório de diagnóstico animal Performance indicators in an animal diagnostic laboratory

Indicadores de desempenho em um laboratório de diagnóstico animal Performance indicators in an animal diagnostic laboratory e ISNN: 2359-5078 DOI: 10.22167/r.ipecege.2018.2.25 Indicadores de desempenho em um laboratório de diagnóstico animal Performance indicators in an animal diagnostic laboratory Sílvio Orlan de Castro Chaves¹;

Leia mais

Leandro Queiroz Santi Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde

Leandro Queiroz Santi Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Principais Desafios para Programas de Saúde Pública Leandro Queiroz Santi Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Brasília, 19 de novembro

Leia mais

Educação permanente em saúde e implementação de diagnósticos de enfermagem: estudo descritivo

Educação permanente em saúde e implementação de diagnósticos de enfermagem: estudo descritivo Educação permanente em saúde e implementação de diagnósticos de enfermagem: estudo descritivo Ludimila Cuzatis Gonçalves¹, Elaine Antunes Cortez 1, Ana Carla Dantas Cavalcanti 1 1 Universidade Federal

Leia mais

Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem

Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem Rosane Barreto Cardoso 1, Henrique Tomaz do Amaral Silva 2 1. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde, Universidade Federal

Leia mais

II Encontro da Qualidade Laboratorial HCor Indicadores de desempenho: da implementação a comparação com o mercado.

II Encontro da Qualidade Laboratorial HCor Indicadores de desempenho: da implementação a comparação com o mercado. dezembro 2007 Indicadores de desempenho: da i m p l e m e n t a ç ã o a comparação com o mercado. Implementação de Indicadores Sensibilização Coleta de Dados Cálculo Sensibilização :: Fase pouco realizada

Leia mais

MODELO ASSISTENCIAL HOSPITAL SAMARITANO -SP

MODELO ASSISTENCIAL HOSPITAL SAMARITANO -SP MODELO ASSISTENCIAL HOSPITAL SAMARITANO -SP Patricia Santesso Laurino Assessora de Aprimoramento e Desenvolvimento Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios e Jornadas Nacionais Unimed de

Leia mais

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED!

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! CONCEITO O Inova Unimed é um movimento de renovação que visa a modernização estrutural, operacional e administrativa da Unimed Vale do Aço. OBJETIVOS SATISFAZER

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS À SAÚDE NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de pesquisa: Políticas e práticas em enfermagem e saúde Responsável

Leia mais

Sistema de Gestão da Controladoria Procedural na Manutenção Contínua de Ativos em Hospitais com Fundamentos no Canvas e na Engenharia Clínica

Sistema de Gestão da Controladoria Procedural na Manutenção Contínua de Ativos em Hospitais com Fundamentos no Canvas e na Engenharia Clínica Sistema de Gestão da Controladoria Procedural na Manutenção Contínua de Ativos em Hospitais com Fundamentos no Canvas e na Engenharia Clínica Otavino Alves da Silva Conceitos e Princípios sobre Ativo Na

Leia mais

Processo de gerenciamento da disponibilidade

Processo de gerenciamento da disponibilidade Processo de gerenciamento da disponibilidade Devido ao ritmo de crescimento da tecnologia, as organizações têm dificuldade em manter um ambiente padronizado no que diz respeito a hardware e software necessários

Leia mais

GOVERNANÇA CLÍNICA: como aumentar a efe9vidade (PRODUTIVIDADE) do uso do leito hospitalar? José Carlos Serufo Filho

GOVERNANÇA CLÍNICA: como aumentar a efe9vidade (PRODUTIVIDADE) do uso do leito hospitalar? José Carlos Serufo Filho GOVERNANÇA CLÍNICA: como aumentar a efe9vidade (PRODUTIVIDADE) do uso do leito hospitalar? José Carlos Serufo Filho Soluções Antes de propor soluções é necessário saber dimensionar o tamanho do seu problema,

Leia mais

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS TEMÁTICA CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO DE RELATO Inclui relatos sobre práticas na elaboração e acompanhamento dos Instrumentos: 1.A FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO

Leia mais

Enquete GESTÃO DE EQUIPAMENTOS ABR/2013

Enquete GESTÃO DE EQUIPAMENTOS ABR/2013 Esta enquete foi disponibilizada aos usuários de serviços da ControlLab em abril de 2013, via Sistema Online, com o propósito de gerar informações úteis aos laboratórios sobre o tema e para enriquecer

Leia mais

AUTOSOFT. Fortunato, W. C.; GOMES, E. Y.; RANDO, D. R.; MODESTO, L. R. RESUMO

AUTOSOFT. Fortunato, W. C.; GOMES, E. Y.; RANDO, D. R.; MODESTO, L. R. RESUMO AUTOSOFT Fortunato, W. C.; GOMES, E. Y.; RANDO, D. R.; MODESTO, L. R. RESUMO Na atualidade ainda existem muitos estabelecimentos e muitas empresas de todos tipos de segmentos que ainda não são informatizados,

Leia mais

Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades"

Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades" 3.8 atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais

Leia mais

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA AO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS Flávia

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

TÍTULO: INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: LIMITAÇÕES DO ENFERMEIRO

TÍTULO: INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: LIMITAÇÕES DO ENFERMEIRO TÍTULO: INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: LIMITAÇÕES DO ENFERMEIRO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO

Leia mais

RESUMO UMA ARQUITETURA PARA DISTRIBUIÇÃO DE COMPONENTES ECNOLÓGICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES BASEADOS EM DATA WAREHOUSE. Denilson Sell 2001

RESUMO UMA ARQUITETURA PARA DISTRIBUIÇÃO DE COMPONENTES ECNOLÓGICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES BASEADOS EM DATA WAREHOUSE. Denilson Sell 2001 Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Informática e Estatística Sistemas de Informação RESUMO UMA ARQUITETURA PARA DISTRIBUIÇÃO DE COMPONENTES ECNOLÓGICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES BASEADOS

Leia mais

Palavras-Chave: Sistemas de Informação; Delphi; Indústria de Transformação.

Palavras-Chave: Sistemas de Informação; Delphi; Indústria de Transformação. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA GERENCIAMENTO DE FORMULÁRIOS DO SETOR PRODUTIVO DE UMA EMPRESA DE TRANSFORMAÇÃO Robson Aparecido Barbosa Junior Universidade Estadual de Maringá jrbarbosa@gmail.com

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Ostomia. Cuidados de enfermagem. Imagem corporal. Emocional.

PALAVRAS-CHAVE: Ostomia. Cuidados de enfermagem. Imagem corporal. Emocional. O IMPACTO DA OSTOMIA EM PACIENTES E SEUS FAMILIARES Keila Ornelas 1 Daiana Ribeiro 1 Zenilda Arantes 1 Tatieny Martins 2 Núbia Marinho 3 RESUMO: As alterações dos hábitos intestinais preocupam cada vez

Leia mais

Processo de Enfermagem Avaliação de Indivíduos e Famílias Diná Monteiro da Cruz

Processo de Enfermagem Avaliação de Indivíduos e Famílias Diná Monteiro da Cruz Processo de Enfermagem Avaliação de Indivíduos e Famílias 2019 Diná Monteiro da Cruz Sumário } Tópico 1 Processo de enfermagem } Tópico 2 Conceitos básicos na avaliação de indivíduos Processo de Enfermagem

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

USUÁRIOS X SERVIÇO: AVALIAÇÃO DO SERVIÇO OFERECIDO NO PSF BAIRRO MACARRÃO

USUÁRIOS X SERVIÇO: AVALIAÇÃO DO SERVIÇO OFERECIDO NO PSF BAIRRO MACARRÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANTONIO DO NASCIMENTO ARAUJO ERICARLA CASTRO CORRÊA PATRÍCIA

Leia mais

GNT Saúde Suplementar. Goiânia, 31 de Março e 01 de Abril de 2017

GNT Saúde Suplementar. Goiânia, 31 de Março e 01 de Abril de 2017 GNT Saúde Suplementar Goiânia, 31 de Março e 01 de Abril de 2017 Goiânia, 31 de Março e 01 de Abril de 2017 DRG e sua aplicabilidade na Saúde Suplementar GOLDETE PRISZKULNIK Executiva Médica em Gestão

Leia mais

Apresentação. MIssão. Diferenciais. Áreas de Atuação

Apresentação. MIssão. Diferenciais. Áreas de Atuação 01 Apresentação Somos uma consultoria de gestão integrada de riscos, especializada na elaboração, implantação e manutenção de projetos integrados de segurança patrimonial. Através do mapeamento dos riscos,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO REPOUSO NOS IDOSOS PORTADORES DE ÚLCERAS CRÔNICAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

A IMPORTÂNCIA DO REPOUSO NOS IDOSOS PORTADORES DE ÚLCERAS CRÔNICAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA A IMPORTÂNCIA DO REPOUSO NOS IDOSOS PORTADORES DE ÚLCERAS CRÔNICAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Histalfia Barbosa Batista Neves 1 ; Jeferson Pereira da Silva 2 ; Jéssyka Chaves da Silva 3 ; Sara Maria Cruz

Leia mais

POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS

POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS Junho/2016. POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS Versão: 01 Revisada: Compliance Aprovação: Mario Celso Coutinho de Souza Dias Presidente 30/06/2016 1 APRESENTAÇÃO O Banco Central

Leia mais

Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS

Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS Descoberta e avaliação de evidências para informar a tomada de decisão da gestão municipal de serviços e sistemas de saúde Verônica Abdala veronica.abdala@bireme.org

Leia mais

A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PORTADOR DE PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IMUNE

A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PORTADOR DE PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IMUNE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PORTADOR DE PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IMUNE Emanuelle Silvino Coelho Martins Mestre (1); Alba Rossana Vieira Costa (1); Ana Cristina Rodrigues Luna

Leia mais

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PATOLOGIA CLÍNICA CONVÊNIO Nº 40/2014 RELATÓRIO ANUAL

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PATOLOGIA CLÍNICA CONVÊNIO Nº 40/2014 RELATÓRIO ANUAL ASSOCIAÇÃO FUNDO DE INCENTIVO À PESQUISA AFIP Associação Fundo de Incentivo a Pesquisa PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PATOLOGIA CLÍNICA CONVÊNIO Nº 40/2014 RELATÓRIO ANUAL - 2017 AFIP Página 1 de 12 SUMÁRIO 1.

Leia mais

Dr. Renato Couto Camila Silveira Daniele Guedes Juliana Fantini Luna Consenza Viviane Gerken

Dr. Renato Couto Camila Silveira Daniele Guedes Juliana Fantini Luna Consenza Viviane Gerken IMPACTO ECONÔMICO DAS COMPLICAÇÕES RELACIONADAS À INTERNAÇÃO HOSPITALAR UTILIZANDO O DIAGNOSIS RELATED GROUPS (DRG) COMO AJUSTE DA COMPLEXIDADE EM UMA OPERADORA DE SAÚDE DE GRANDE PORTE EM MINAS GERAIS

Leia mais

REFERENCIAL PARA A GESTÃO DO CUIDAR. Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa - FAMEMA -

REFERENCIAL PARA A GESTÃO DO CUIDAR. Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa - FAMEMA - REFERENCIAL PARA A GESTÃO DO CUIDAR Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa - FAMEMA - O trabalho em equipe Pode ser entendido como uma estratégia, concebida pelo homem, para melhorar a efetividade do trabalho

Leia mais

O Que São Indicadores de RH? Os Melhores Indicadores para Medir a Eficiência da sua Equipe

O Que São Indicadores de RH? Os Melhores Indicadores para Medir a Eficiência da sua Equipe O que são: Os melhores indicadores para medir a eficiência da sua equipe, normalmente estão ligados à área de recursos humanos (RH) e englobam itens como número de treinamentos, eventos, admissões/demissões,

Leia mais

METAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO SEGURO DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR 1

METAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO SEGURO DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR 1 METAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO SEGURO DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR 1 Graziani Maidana Zanardo 2, Guilherme Maidana Zanardo 3, Nara Da Silva Marisco 4. 1 Recorte de um

Leia mais

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE. (85)

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE. (85) COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE nucit@saude.ce.gov.br (85) 3101-5234 SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE E SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS 5 e 6 de Maio de 2009 Fortaleza / CE Gestão

Leia mais

Importância da participação em AEQ. INSA DEP Unidade de Avaliação Externa da Qualidade Ana Faria

Importância da participação em AEQ. INSA DEP Unidade de Avaliação Externa da Qualidade Ana Faria O objetivo final do laboratório clínico deve ser fornecer informação para que a decisão médica seja a correta. Os exames laboratoriais desempenham um papel crucial na deteção, diagnóstico e tratamento

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM HOSPITAIS.

IMPLANTAÇÃO DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM HOSPITAIS. IMPLANTAÇÃO DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM HOSPITAIS. Michel Lima Borges 1, Leila Blanes 2 1. Bacharel em Sistemas de Informação. Pós-graduado em Gestão de Projetos. 2. Enfermeira com especialização em Estomaterapia

Leia mais

Como evitar queixas e processos em Obstetrícia? Álvaro Nonato de Souza Hospital Aliança Hospital Santo Amaro

Como evitar queixas e processos em Obstetrícia? Álvaro Nonato de Souza Hospital Aliança Hospital Santo Amaro Como evitar queixas e processos em Obstetrícia? Álvaro Nonato de Souza Hospital Aliança Hospital Santo Amaro Resolução CFM Nº 2147 DE 17/06/2016 Estabelece normas sobre a responsabilidade, atribuições

Leia mais

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN A IMPLANTAÇÃO DA NORMA REGULAMENTADORA 32 NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: NECESSIDADES E POSSIBILIDADES. Vivian Raymundo da Silva Luciana Madeira da Costa Bruno Godinho da Silva Ronaldo da Silva Moreira

Leia mais

Revisão Integrativa de Literatura

Revisão Integrativa de Literatura Érick Igor dos Santos Enfermeiro especialista em Saúde Coletiva (UGF). Aperfeiçoamento em Saúde do Adulto e do Idoso (ABEN-RJ). Mestre em Enfermagem (UERJ). Docente do Centro Universitário Augusto Motta

Leia mais

Formação de equipe: Equidade no atendimento multiprofissional

Formação de equipe: Equidade no atendimento multiprofissional Formação de equipe: Equidade no atendimento multiprofissional Dayane O. N. Guimarães Katholeen Daiane F. Ridier Ruth R. dos Santos INTRODUÇÃO O presente trabalho irá abordar alguns tópicos a serem explanados,

Leia mais

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Agenda da aula 1 Indicadores de desempenho 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Quais seriam os indicadores de Desempenho para o Departamento de Administração? Número de alunos

Leia mais

Cristian Portela Hospital Evangélico de Londrina - PR

Cristian Portela Hospital Evangélico de Londrina - PR ADEQUAÇÃO DO PROCESSO DA CADEIA MEDICAMENTOSA, POR MEIO DO LEAN SIX SIGMA O HOSPITAL EVANGÉLICO DE LONDRINA-PR. Cristian Portela Hospital Evangélico de Londrina - PR INTRODUÇÃO Em outubro de 2015 o Hospital

Leia mais

O que são serviços de TI?

O que são serviços de TI? O que são serviços de TI? Para começar a compreender a área de TI como prestadora de serviços às organizações usuárias de tecnologia, torna-se necessário compreender o que é um serviço. Serviço é toda

Leia mais

Oracle Healthcare Foundation Acelerando a evolução dos cuidados médicos

Oracle Healthcare Foundation Acelerando a evolução dos cuidados médicos Oracle Healthcare Foundation Acelerando a evolução dos cuidados médicos De indivíduos a populações, preenchendo a lacuna no tratamento médico para uma saúde melhor Desafios enfrentados pelo setor de assistência

Leia mais

TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM

TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO AUTOR(ES): MICHELE MONTEIRO

Leia mais

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO Unidade II SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL Profa. Regiane F. Leite Avaliação. O termo avaliação nos leva a diferentes modalidades de estudo. A pesquisa de avaliação sempre emprega uma metodologia

Leia mais

A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI EUGÊNIO VILAÇA MENDES

A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI EUGÊNIO VILAÇA MENDES A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI EUGÊNIO VILAÇA MENDES Por Helen Lima Novembro 2009 OS GRANDES MOVIMENTOS DA GESTÃO DA SAÚDE NO SÉCULO XXI DA GESTÃO DAS CONDIÇÕES AGUDAS PARA A

Leia mais

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos! A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado

Leia mais

GESTÃO DO CUIDADO AO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL, SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

GESTÃO DO CUIDADO AO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL, SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude3 GESTÃO DO CUIDADO AO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL, SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL RESUMO Mislene Beza Gordo Sarzana Enfermeira,

Leia mais

Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para Ciência da Computação

Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para Ciência da Computação Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para Ciência da Computação Jacques Wainer Gabriel de Barros Paranhos da Costa Gabriel Dias Cantareira Metodologia de pesquisa científica em Ciências da Computação

Leia mais

Questionário - Proficiência Clínica

Questionário - Proficiência Clínica Tema Elaborador Introdução Questão 1 ESPECIFICAÇÕES DA QUALIDADE Fernando de Almeida Berlitz. Farmacêutico - Bioquímico (UFRGS). MBA Gestão Empresarial (ESPM), Six Sigma Black Belt (QSP). Gestor de Sustentabilidade

Leia mais

Prontuário Eletrônico do Paciente: vantagens e desvantagens nas instituições de saúde

Prontuário Eletrônico do Paciente: vantagens e desvantagens nas instituições de saúde Prontuário Eletrônico do Paciente: vantagens e desvantagens nas instituições de saúde Gérson Lima da Silva 1, Ieda Aparecida Carneiro 2. 1. Bacharel em Sistemas de Informações, Especialista em Gestão em

Leia mais