Prontuário Eletrônico do Paciente nos Hospitais Públicos do Brasil: principais benefícios e desafios para implantação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prontuário Eletrônico do Paciente nos Hospitais Públicos do Brasil: principais benefícios e desafios para implantação"

Transcrição

1 Prontuário Eletrônico do Paciente nos Hospitais Públicos do Brasil: principais benefícios e desafios para implantação Caroline Andreis Borges 1, Gabriela Denise de Araujo 2 1. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Ftec Faculdade de Tecnologia do Brasil, Especialista em Docência na Educação Superior pela FSG Faculdade da Serra Gaúcha. Analista de Sistemas na empresa Unimed Nordeste RS, Caxias do Sul (RS), Brasil. 2. Professor Doutor na Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo (SP), Mestre em Ciências, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo (SP) Brasil. Resumo Objetivo: Analisar estudos na literatura científica sobre os principais benefícios e desafios da implantação do prontuário eletrônico do paciente em hospitais públicos brasileiros. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, que contemplou artigos publicados entre 2010 e Utilizou-se a Biblioteca Virtual de Saúde, base de dados LILACS, com o critério de estudo descritivo. Resultados: A partir de estudo feito com 6 artigos selecionados foi possível identificar os principais benefícios e vantagens da implantação do prontuário eletrônico do paciente, como segurança das informações, acesso mais rápido aos dados dos pacientes e integração do prontuário eletrônico com demais sistemas. No entanto existem desafios na implantação que precisam ser administrados para obter êxito, como resistências dos profissionais envolvidos, alto investimento e muitos profissionais tem receio em expor suas condutas utilizadas. Conclusão: Mesmo com tantos desafios levantados, a implantação do prontuário eletrônico do paciente auxilia muitos os profissionais da área de saúde e gestores no levantamento de informações, o paciente tem seu histórico guardado com segurança e os hospitais públicos padronizam o armazenamento de suas informações. Descritores: Prontuário Eletrônico, Sistemas Computadorizados em Registros Médicos, Sistemas de Informação Hospitalar.

2 Introdução A palavra prontuário é originada do latim, promptuarim, que significa lugar onde são guardadas coisas de que se pode precisar a qualquer momento. Com o passar do tempo, ficou clara a visão de que é indispensável o registro de todos os dados e cuidados administrados aos pacientes de um hospital, por exemplo, surgindo desta maneira o prontuário médico ou do paciente (1). O processo de informatização dos dados tem sido determinante na evolução dos hospitais, trazendo benefícios e melhorias para os usuários do sistema e a população em geral, sendo o prontuário do paciente um documento indispensável em hospitais para registros do histórico de atendimentos realizados para paciente, além de atividades assistenciais, administrativas e pesquisas de ensino (2). Os sistemas de informação hospitalar são utilizados para auxiliar gestores de hospitais na tomada de decisão, como ferramenta de trabalho e para busca de informações, porém os dados alimentados no sistema devem estar corretos, já que influenciam nos resultados esperados (3). A evolução do prontuário de papel para o prontuário eletrônico do paciente (PEP) traz para a instituição de saúde que passará a utilizá-lo inúmeros benefícios como a agilidade na consulta de dados, economia de espaço de armazenamento físico, legibilidade e informações gerenciais precisas (2). Existem também alguns desafios em relação à implantação do PEP, como alto investimento financeiro em software, equipamentos e treinamentos, risco de o sistema ficar inoperante impedindo o acesso às informações do paciente e a resistência dos envolvidos no processo de implantação e utilização do sistema (2,4). Os sistemas de informação em saúde (SIS) foram desenvolvidos com o objetivo de armazenar, processar e mapear dados para auxiliar os usuários na tomada de decisão. Os SIS também têm como objetivo auxiliar na redução de papel, já que as informações passam a constar no sistema, contribuindo também com a redução de custos, que é outro fator levado em consideração para adoção de um SIS (3). Frente a este contexto, este estudo de revisão bibliográfica da literatura tem como objetivo identificar os principais benefícios da utilização do prontuário eletrônico do paciente e os desafios para sua implantação nos hospitais públicos do Brasil.

3 Método Foi realizada uma revisão bibliográfica de literatura na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), na base de dados LILACS (Literatura Latino Americana em Ciências de Saúde), com o critério de estudo descritivo. Os descritores utilizados para busca das publicações na base LILACS foram os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) Prontuário Eletrônico, Sistemas Computadorizados em Registros Médios e Sistemas de Informação Hospitalar. Foram estabelecidos como critérios de inclusão os artigos publicados no período de 2010 a 2016, no idioma português, publicações do tipo artigo e disponíveis na íntegra em meios eletrônicos. Os critérios de exclusão foram publicações do tipo tese, monografia, documento de projeto e congresso e conferência e as publicações que não estavam relacionadas especificamente ao uso e desafios de implantação do prontuário eletrônico do paciente. Resultados Foram identificados 59 artigos, porém conforme os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados para a leitura completa apenas 6 artigos, os quais se referiam à utilização e implantação do prontuário eletrônico do paciente, conforme detalhamento na Tabela 1. Tabela 1 Artigos localizados nas bases de dados LILACS ( ), sobre prontuário eletrônico, sistemas computadorizados em registros médicos, sistemas de informação hospitalar. Título do Artigo/Referência O prontuário eletrônico do paciente no sistema de saúde brasileiro: uma realidade para os médicos? (1) Vantagens e desvantagens do prontuário eletrônico para instituições de saúde. (2) Prontuário Eletrônico do Paciente: conhecendo as experiências de sua implantação. (4) Objetivo Conceituar prontuário eletrônico do paciente (PEP), discutir as vantagens e desvantagens da implantação do PEP, a importância da implantação desse sistema nos serviços médico-hospitalares, aspectos médicos e outros desafios. Verificar e avaliar a contribuição que a implantação do prontuário eletrônico do paciente (PEP) traz para uma instituição de saúde, com suas vantagens e desvantagens. Conhecer diferentes experiências e verificar as principais vantagens e desvantagens na adoção dos prontuários eletrônicos, tanto para a equipe envolvida quanto para o Resultados Mesmo com todas as dificuldades encontradas é de grande importância o uso de sistemas de informação, como o PEP, nas redes de saúde pública brasileiras. A fim de melhorar a comunicação, gestão e qualidade da assistência prestada aos pacientes. A principal vantagem identificada foi a facilidade de acesso às informações do PEP e a desvantagem foi a possibilidade do sistema ficar fora do ar. Observou-se a redução do tempo de atendimento e facilidade de consulta de dados como principais vantagens na utilização do PEP, já o principal obstáculo foi à resistência dos

4 Desafio da implantação do prontuário eletrônico do paciente. (5) A utilização do prontuário eletrônico do paciente por médicos do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful: um estudo de caso. (6) Revisão de literatura: Implantação de Prontuário Eletrônico do Paciente. (7) paciente. Descrever o processo de implantação do prontuário eletrônico do paciente em um complexo hospitalar filantrópico no Paraná, composto por 3 hospitais e 1 ambulatório. Caracterizar a utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, na cidade de Volta Redonda. Através de estudo de revisão na literatura evidenciar sobre a implantação de prontuário eletrônico de paciente. profissionais de saúde ao uso de sistemas informatizados. Acompanhamento das fases de planejamento, análise funcional, protocolos e demais processos operacionais, análise de requisitos, desenvolvimento e implantação do prontuário eletrônico do paciente. Cerca de 70% dos médicos entrevistados utilizam o PEP em hospitais ou consultórios particulares e a maioria deles aponta a facilidade de leitura como vantagem e as falhas no sistema como desvantagem, porém, 95% dos médicos optariam pelo PEP. Os artigos estudados foram agrupados por áreas: conceitos gerais, evolução histórica, escolha e desenvolvimento de software e análise de desempenho. A partir dessas áreas identificou-se o que foi publicado na atualidade sobre a implantação do PEP. Com a utilização do PEP é possível realizar facilmente a coleta de dados e o acesso ao histórico de saúde do paciente, integrado com outros sistemas, inclusive remotamente e podendo ser utilizado simultaneamente por outros profissionais. O PEP também possibilita a flexibilidade de layout, legibilidade das informações, o fim de redigitação de dados, a emissão de relatórios, melhoria no processo de tomada de decisão e da efetividade do cuidado com o paciente. Entretanto, são necessários grandes investimentos em hardware e software e treinamentos dos envolvidos. Os profissionais resistem a utilizar o PEP devido à dificuldade de coletar todos os dados obrigatórios e a exposição de suas condutas clínicas para os demais usuários, apontando também como risco a possibilidade do sistema ficar inoperante ou de acessos indevidos ao sistema (1). Para que a implantação do PEP tenha sucesso é extremamente importante a participação dos usuários no processo de desenvolvimento, implantação e pós implantação, já que após a implantação, podem ocorrer reclamações da equipe médica, usuários e pacientes originando necessidades de ajustes. Com a implantação do PEP, a forma de trabalho dos envolvidos muda muito, agilizando os registros médicos do paciente (5). Mesmo com todos os problemas financeiros e

5 administrativos, principalmente no setor público do Brasil, existe um crescimento exponencial na utilização do prontuário eletrônico do paciente (6). Com a utilização do PEP, o profissional consegue dedicar mais tempo para a assistência do paciente, percebendo-se a facilidade do levantamento de informações gerenciais, redução de impressão e economia de espaço físico para armazenamento de documentos (2). O processo contínuo e atualizado dos dados do PEP proporcionam a melhoria do planejamento e controle hospitalar e o aumento da qualidade no atendimento do paciente (4). O resultado da implantação do PEP está diretamente ligado ao sucesso ou fracasso, o que irá definir esse resultado é o envolvimento dos usuários em todas as fases do processo, como análise, desenvolvimento e acompanhamento (7). Discussão O PEP é um sistema de informação que surgiu a partir da necessidade de organizar as informações do histórico dos pacientes de forma sistemática, facilitando o acesso ao mesmo (2). A partir da análise de artigos realizada neste estudo, constatou-se que o acesso mais rápido às informações do prontuário do paciente e a facilidade na coleta de dados e pesquisa das informações, foram itens mais citados como benefícios da implantação do PEP em hospitais públicos brasileiros, sendo que 5 dos 6 artigos os relataram (1,2,4,5,6,7). Já 4 dos 6 artigos utilizados afirmam que os principais benefícios da implantação do PEP são a garantia da segurança dos dados armazenados e dos usuários que os acessam, a integração do PEP com outros sistemas, a possibilidade de uso simultâneo em diversos serviços de saúde, bem como a possibilidade do acesso remoto às informações e o auxílio na tomada de decisão e cuidado com o paciente (1,2,4,5,6,7). Também se pode observar que 3 dos 6 artigos analisados mencionam que a implantação do prontuário eletrônico do paciente auxilia na eliminação da redundância de dados, na legibilidade das informações tornando-as claras e padronizadas para todos os profissionais que tiverem acesso a elas e no controle de estoques de insumos, já que a prescrição e consumos dos pacientes passam a ser eletrônicos (1,4,5,6,7).

6 Percebe-se também que os artigos apresentam isoladamente algumas outras vantagens e benefícios que a implantação do PEP traz para as instituições de saúde pública, como por exemplo: flexibilidade de layout de dados, fim da redigitação e inexistência de extravio e perda de fichas, exibição de dados sempre atualizados, facilidade de leitura, subsidio para elaboração de relatórios, eliminação de espaço físico utilizado para o armazenamento dos documentos clínicos e organização sistemática (1,4,6,7). São apresentados também benefícios de médio e longo prazos, onde será possível melhorar o planejamento hospitalar com a otimização do controle do fluxo de pacientes e priorização de atendimento, redução do tempo de atendimento e custos da assistência e melhora do atendimento prestado ao paciente (4,7). Mesmo com tantas vantagens e benefícios que o PEP proporciona aos hospitais públicos, existem desafios que devem ser considerados e superados para que haja sucesso na sua implantação. A necessidade de treinar os usuários do sistema e a demora para que a implantação demonstre reais resultados são apontados como os principais desafios, já que são citados em 5 dos 6 artigos analisados (1,2,4,5,6,7). Existem dois desafios que são altamente críticos e de difícil superação, trata-se da necessidade de altos investimentos em hardware e software e a grande resistência dos profissionais de saúde em quebrar paradigmas e utilizar o PEP. A relação entre o médico e o paciente também pode ser afetada, isso significa que o médico precisa prestar atenção no preenchimento do PEP e acaba prejudicando a relação com o paciente durante a assistência (1,2,4,6,7). Outras situações que foram apontadas como uma grande preocupação dos usuários do PEP, que assim como os desafios anteriores, foram citadas em 4 dos 6 artigos analisados, falam do risco do acesso indevido ao PEP e as informações estarem correndo risco de serem divulgadas de forma equivocada e também da possibilidade de o sistema ficar inoperante (1,2,4,6,7). Em 2 dos 5 artigos avaliados, é afirmado também que os profissionais da área de saúde acabam resistindo a utilização do PEP devido ao medo de expor a conduta médica, já que todas as informações do paciente e sua assistência são acessados por todos os profissionais que o assistem (1,4).

7 Um dos artigos cita 3 desafios que os demais não citam: o prontuário de papel pode ser facilmente acessado, a liberdade no estilo de confecção de relatórios e quantidade insuficiente de computadores para utilização dos usuários do sistema (6). Para realizar a implantação de um PEP em uma instituição de saúde algumas fases devem ser seguidas, como por exemplo, planejamento, análise funcional, levantamento de requisitos, desenvolvimento, implantação e avaliação final do sistema em produção, para tentar alcançar o melhor resultado possível (5). Dois estudos também apontam a dificuldade em conseguir levantar todos os dados e requisitos obrigatórios para a implantação do PEP e que a falta de conhecimento por parte da empresa implantadora do sistema, caso contratada, pode acarretar em dificuldades posteriores (1,5). Conclusões A utilização do PEP, sem dúvidas, traz muitos benefícios para os hospitais públicos do Brasil, auxiliando na qualidade das informações armazenadas dos pacientes, contribuindo com levantamento de dados utilizados pelos gestores, com a tomada de decisão dos profissionais envolvidos com o cuidado do paciente, diminuindo problemas simples que antes existiam, porém com grande impacto, como o extravio ou perda do prontuário de papel do paciente. Contudo, ainda existem alguns grandes desafios que as instituições de saúde pública devem superar para obter sucesso na implantação do PEP, enfrentando a resistência na utilização dos sistemas por parte dos profissionais de saúde, oferecer mais recursos para investimento em software, hardware e treinamento dos usuários. Referências 1. Patricio CM, Maia MM, Machiavelli JL, Navaes MA. O prontuário eletrônico do paciente no sistema de saúde brasileiro: uma realidade para os médicos? Sci Med Ago; 21 (3): Martins C, Lima SM. Vantagens e desvantagens do prontuário eletrônico para instituição de saúde. RAS Jun; 16 (63): Cavalcante RB, Cunha SGS, Bernardes MFVG, Gontijo TL, Guimarães EAA, Oliveira VC. Sistema de informação hospitalar: utilização no processo decisório. J Health Inform Set; 4 (3): Canêo PK, Rondina JM. Prontuário eletrônico do paciente: conhecendo as experiências de sua implantação. J Health Inform Jun; 6 (2):

8 5. Jenal S, Évora YDM. Desafio da implantação do prontuário eletrônico do paciente. J Health Inform Dez; 4: Namorato L, Neto AJC, Garani FV, Braga PO, Lustos SAS. A utilização do prontuário eletrônico do paciente por médicos do hospital municipal Dr. Minir Rafful: um estudo de caso. J Health Inform Jun; 5 (2): Jenal S, Évora YDM. Revisão de literatura: implantação de prontuário eletrônico do paciente. J Health Inform Out; 4 (4):

A Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades do SUS

A Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades do SUS 1 A Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades do SUS Carlos Alberto dos Reis Júnior 1, Denise Caluta Abranches 2 1. Graduado em Gestão de Ambientes Internet, Universidade Estácio de

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM HOSPITAIS.

IMPLANTAÇÃO DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM HOSPITAIS. IMPLANTAÇÃO DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM HOSPITAIS. Michel Lima Borges 1, Leila Blanes 2 1. Bacharel em Sistemas de Informação. Pós-graduado em Gestão de Projetos. 2. Enfermeira com especialização em Estomaterapia

Leia mais

Potencialidades e fragilidades do prontuário eletrônico de paciente: uma revisão integrativa

Potencialidades e fragilidades do prontuário eletrônico de paciente: uma revisão integrativa Potencialidades e fragilidades do prontuário eletrônico de paciente: uma revisão integrativa Thiago Braga 1, Gisele Grinevicius Garbe 2 1. Bacharel em Odontologia (UNIFESO), Especialista em Saúde Pública.

Leia mais

Implantação de Sistemas de Informação em Saúde: Principais Dificuldades na Implantação de um PEP no Brasil

Implantação de Sistemas de Informação em Saúde: Principais Dificuldades na Implantação de um PEP no Brasil Implantação de Sistemas de Informação em Saúde: Principais Dificuldades na Implantação de um PEP no Brasil Nelson Hakamada 1, KarinaCamasmieAbe 2 Bacharel em Ciência da Computação, Centro Universitário

Leia mais

Utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): Experiências em hospitais brasileiros

Utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): Experiências em hospitais brasileiros Utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): Experiências em hospitais brasileiros Adrianna Vulcão Neves 1, Ricardo Terra 2 1. Bacharel em Enfermagem. Universidade Federal do Pará UFPA, Belém

Leia mais

Prontuário Eletrônico do Paciente: vantagens e desvantagens nas instituições de saúde

Prontuário Eletrônico do Paciente: vantagens e desvantagens nas instituições de saúde Prontuário Eletrônico do Paciente: vantagens e desvantagens nas instituições de saúde Gérson Lima da Silva 1, Ieda Aparecida Carneiro 2. 1. Bacharel em Sistemas de Informações, Especialista em Gestão em

Leia mais

Implantação de prontuário eletrônico em rede de hospitais públicos do Estado de São Paulo

Implantação de prontuário eletrônico em rede de hospitais públicos do Estado de São Paulo Implantação de prontuário eletrônico em rede de hospitais públicos do Estado de São Paulo Flávio Ricardo Xavier Albuquerque 1, Mary Caroline Skelton Macedo² 1. Bacharel em Ciência da Computação, Pós-Graduando

Leia mais

Barreiras para implantação de Sistemas Informatizados em Saúde

Barreiras para implantação de Sistemas Informatizados em Saúde Barreiras para implantação de Sistemas Informatizados em Saúde Marionei Antunes Monge Filho 1, Alissa Peres Penteado 2 1. Tecnólogo em Redes de Computadores, Técnico em Tecnologia da Informação em Hospital

Leia mais

Aplicação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) como instrumento de Gestão em Saúde

Aplicação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) como instrumento de Gestão em Saúde Aplicação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) como instrumento de Gestão em Saúde Roberto Galdino 1, Karina Camasmie Abe 2 1. Bacharel em Enfermagem, Especialista em Gestão em Enfermagem e Docência

Leia mais

Fatores determinantes para o sucesso na implantação de um sistema de prontuário eletrônico do paciente.

Fatores determinantes para o sucesso na implantação de um sistema de prontuário eletrônico do paciente. Fatores determinantes para o sucesso na implantação de um sistema de prontuário eletrônico do paciente. Anselmo Aparecido dos Santos Pereira 1, Luciano Gamez 2 1. Tecnólogo em Sistemas de Informação, Especialista

Leia mais

Implantação de Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva

Implantação de Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva Implantação de Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva Aleksander da Silva Bernardo 1, Ricardo Terra 2 1. Bacharel em Ciência da Computação. Centro Universitário Central Paulista

Leia mais

Vantagens e desvantagens na utilização do prontuário eletrônico (PEP) na Unidade de Internação Clínica Médico-Cirúrgica (CMC)

Vantagens e desvantagens na utilização do prontuário eletrônico (PEP) na Unidade de Internação Clínica Médico-Cirúrgica (CMC) Vantagens e desvantagens na utilização do prontuário eletrônico (PEP) na Unidade de Internação Clínica Médico-Cirúrgica (CMC) RESUMO Objetivo Jozelma Ataíde Viana de Souza¹, Juliana Fátima dos Santos²

Leia mais

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens.

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Sérgio Bassalo Paludeto 1, Fábio Oliveira Teixeira 2 1. Graduado em Tecnologia da Informação. Universidade de Franca UNIFRAN, Franca (SP), Brasil. 2. Professor

Leia mais

Tecnologia da Informação como ferramenta para a Sistematização da Assistência de Enfermagem

Tecnologia da Informação como ferramenta para a Sistematização da Assistência de Enfermagem Tecnologia da Informação como ferramenta para a Sistematização da Assistência de Enfermagem Gisele de Almeida Silva 1, Felipe Mancini 2 1. Bacharel em Enfermagem, Especialista em Saúde e Segurança do Paciente.

Leia mais

Vantagens e Desvantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente e seus Aspectos Éticos e de Segurança.

Vantagens e Desvantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente e seus Aspectos Éticos e de Segurança. Vantagens e Desvantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente e seus Aspectos Éticos e de Segurança. Antonio Carlos Gonçalves Peixe 1 Leila Blanes 2 1.Bacharel em Enfermagem. Especialista em Saúde Pública

Leia mais

Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem

Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem Rosane Barreto Cardoso 1, Henrique Tomaz do Amaral Silva 2 1. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde, Universidade Federal

Leia mais

Prontuário eletrônico do paciente: dificuldades e vantagens de sua implantação

Prontuário eletrônico do paciente: dificuldades e vantagens de sua implantação Prontuário eletrônico do paciente: dificuldades e vantagens de sua implantação Carla Tatiane Abreu de Arruda 1, Felipe Mancine 2 1. Bacharel em Ciências da Computação 2. Professor Doutor. Universidade

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR. Diogo Ignácio Amorim 1, Alissa Peres Penteado 2 1. Tecnólogo em Redes de Computadores. Universidade Católica Dom Bosco UCDB,Campo Grande (MS),

Leia mais

Sistematização da Assistência de Enfermagem Informatizada: dificuldades dos enfermeiros

Sistematização da Assistência de Enfermagem Informatizada: dificuldades dos enfermeiros Sistematização da Assistência de Enfermagem Informatizada: dificuldades dos enfermeiros 1. 2. Simone Duque Estrada Bandeira 1, Ieda Aparecida Carneiro 2 Bacharel em Enfermagem. Faculdade Anhanguera de

Leia mais

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2 CARACTERIZAÇÃO DA PRODUCÃO CIENTÍFICA ACERCA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula

Leia mais

Vantagens do prontuário eletrônico na medicina preventiva

Vantagens do prontuário eletrônico na medicina preventiva 1 Vantagens do prontuário eletrônico na medicina preventiva Gisele Santiago Bandeira 1, Matheus Viana 2 1. Bacharel em Sistemas de Informações, Especialista em Gestão em Saúde. Secretaria de Estado da

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE SISTEMA: O papel do enfermeiro frente as adversidades na falha do sistema.

ATUALIZAÇÃO DE SISTEMA: O papel do enfermeiro frente as adversidades na falha do sistema. ATUALIZAÇÃO DE SISTEMA: O papel do enfermeiro frente as adversidades na falha do sistema. Francklin Amaro¹, Luciano Gamez² 1. Bacharel em Enfermagem, Universidade Paulista UNIP, São Paulo (SP), Brasil.

Leia mais

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente Revisando... O Prontuário Eletrônico é... um repositório onde todas as informações de saúde, clínicas e administrativas, ao longo da vida de um indivíduo estão armazenadas,

Leia mais

A Informatização da Auditoria Concorrente Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo

A Informatização da Auditoria Concorrente Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo A Informatização da Auditoria Concorrente Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo UNIMED Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) UNIMED Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) UNIMED Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP)

Leia mais

Tendência da Certificação Digital no Prontuário Eletrônico do Paciente

Tendência da Certificação Digital no Prontuário Eletrônico do Paciente Tendência da Certificação Digital no Prontuário Eletrônico do Paciente Kathia Dayane da Silva Araújo Rodrigues 1, Henrique Tomaz do Amaral Silva 2 1. Bacharel em Ciências da Computação. Centro Universitário

Leia mais

CONHECENDO A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE NO HOSPITAL DE BASE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

CONHECENDO A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE NO HOSPITAL DE BASE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO CONHECENDO A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE NO HOSPITAL DE BASE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO KNOWING THE EXPERIENCE IN ELETRONIC HEALTH RECORD S IMPLEMENTATION AT HOSPITAL

Leia mais

Adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na Atenção Básica de Saúde.

Adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na Atenção Básica de Saúde. Adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na Atenção Básica de Saúde. Priscila Meusburger 1, Mary Caroline Skelton 2 1. Bacharel em Enfermagem, Especialista em Enfermagem em Saúde Pública com Ênfase

Leia mais

REGISTRO ELETRÔNICO DE SAÚDE. Uma Plataforma para Gestão da Assistência à Saúde

REGISTRO ELETRÔNICO DE SAÚDE. Uma Plataforma para Gestão da Assistência à Saúde REGISTRO ELETRÔNICO DE SAÚDE Uma Plataforma para Gestão da Assistência à Saúde Números do Sistema Unimed 84% de presença em território nacional 346 cooperativas 18 milhões de beneficiários 114 mil médicos

Leia mais

OLÁ! CONHEÇA O LMS DA E-LEAD+

OLÁ! CONHEÇA O LMS DA E-LEAD+ E-LEAD+ LMS 4weet. LMS 4weet 01 OLÁ! CONHEÇA O LMS DA E-LEAD+ www.e-lead.com.br O LMS 4weet é mais um canal para a capacitação de colaboradores. Através dele o gestor pode avaliar as estratégias e resultados

Leia mais

A Inserção do Prontuário Eletrônico do Paciente no Brasil pelos Profissionais da Enfermagem nos últimos anos

A Inserção do Prontuário Eletrônico do Paciente no Brasil pelos Profissionais da Enfermagem nos últimos anos A Inserção do Prontuário Eletrônico do Paciente no Brasil pelos Profissionais da Enfermagem nos últimos anos Rosiene Cristina Melo das Chagas 1, Luciano Gamez 2 1. Bacharel em Sistemas de Informações,

Leia mais

O impacto do uso de Sistemas de Informação em Saúde como ferramenta de apoio à tomada de decisões

O impacto do uso de Sistemas de Informação em Saúde como ferramenta de apoio à tomada de decisões O impacto do uso de Sistemas de Informação em Saúde como ferramenta de apoio à tomada de decisões Yanna Baralle Silva 1, Ivan Torres Pisa 2 1. Bacharel em Enfermagem, Especializando em Informática em Saúde.

Leia mais

Paulo Rocha Neto Porto, Abril de Prof. Doutor Luís Borges Gouveia Orientador

Paulo Rocha Neto Porto, Abril de Prof. Doutor Luís Borges Gouveia Orientador Paulo Rocha Neto Porto, Abril de 2015 Prof. Doutor Luís Borges Gouveia Orientador Agenda Objetivos do Trabalho Introdução: A morosidade do Judiciário brasileiro Considerações sobre o Processo Eletrônico

Leia mais

Territorialização Integrada: Conhecendo as Necessidades do Território tornando dinâmica a Divisão de Recursos.

Territorialização Integrada: Conhecendo as Necessidades do Território tornando dinâmica a Divisão de Recursos. Territorialização Integrada: Conhecendo as Necessidades do Território tornando dinâmica a Divisão de Recursos. Quem Somos Nós? Experiência desenvolvida na Região Sul, no Estado do Paraná Município de Ubiratã.

Leia mais

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente Prontuário do Paciente ou Prontuário Médico Prontuário do Paciente ou Prontuário Médico O prontuário em papel vem sendo usado há muitos anos Hipócrates (séc. V a.c.):

Leia mais

Sistemas de apoio à decisão em saúde

Sistemas de apoio à decisão em saúde Sistemas de apoio à decisão em saúde Ednei Wilson Asbahr 1, Luciano Gamez 2 1. Graduado em Tecnologia da Informação, Faculdades Integradas Einstein, Limeira (SP), Brasil. Pós-Graduado em MBA em Gestão

Leia mais

Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice Valente da Silva³.

Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice Valente da Silva³. ANÁLISE DAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM NA CONFERÊNCIA DE FATURAS HOSPITALARES EM UMA OPERADORA DE SAÚDE DE CAMPO GRANDE / MS 2005. Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice

Leia mais

Fórum de Compras e Suprimentos Hospitalares Sustentáveis

Fórum de Compras e Suprimentos Hospitalares Sustentáveis Fórum de Compras e Suprimentos Hospitalares Sustentáveis A Padronização de Produtos como Ferramenta Estratégica para a Gestão Hospitalar Fernando Alberto Paderno Abreu Administrador Hospitalar Associação

Leia mais

Ricardo Augusto Bordin Guimarães Auditoria Administrativa Hospitalar ricardo@rgauditoria.com.br (51) 9841.7580 www.rgauditoria.com.br www.twitter.com/ricardorgaud Qualidade e Gestão em Saúde através da

Leia mais

Tecnologia da Informação aplicada à Saúde: uma revisão sistemática

Tecnologia da Informação aplicada à Saúde: uma revisão sistemática Tecnologia da Informação aplicada à Saúde: uma revisão sistemática Resumo Ana Edimilda Amador 1, Diego Roberto Colombo Dias 2 1. Bacharel em Serviço Social, Especialista em Gestão em Saúde FIOCRUZ. Especialista

Leia mais

Soluções que facilitam a gestão da saúde

Soluções que facilitam a gestão da saúde Soluções que facilitam a gestão da saúde A Hospidata Mais eficiência na gestão de saúde Empresa do grupo MV, líder brasileira em soluções de tecnologia para gestão da saúde, a Hospidata oferece um portfólio

Leia mais

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO GERÊNCIA DE INFORMÁTICA Projetos de TI executados em 2015 Resultados esperados e valores dispendidos TI 2015 Jan.2016 Projetos de TI executados em 2015 Resultados esperados e

Leia mais

AGUIAR. Vânia Deluque¹, LIMA. Solange da Silva², ROCHA. Aline Cristina Araújo Alcântara³, SILVA. Eliana Cristina da 4, GREVE. Poliana Roma 5.

AGUIAR. Vânia Deluque¹, LIMA. Solange da Silva², ROCHA. Aline Cristina Araújo Alcântara³, SILVA. Eliana Cristina da 4, GREVE. Poliana Roma 5. ELABORAÇÃO DO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES PORTADORES DE FERIDAS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE FERIDAS DO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT* AGUIAR. Vânia Deluque¹, LIMA. Solange

Leia mais

Análise da literatura científica sobre Prontuários Eletrônicos de Pacientes - PEP na Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil

Análise da literatura científica sobre Prontuários Eletrônicos de Pacientes - PEP na Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil Análise da literatura científica sobre Prontuários Eletrônicos de Pacientes - PEP na Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil Polyana Cândida Cavalcanti de Andrade Silva 1, Cícero Inacio

Leia mais

Principais Desafios Para Adoção Do Hospital Digital

Principais Desafios Para Adoção Do Hospital Digital Principais Desafios Para Adoção Do Hospital Digital Eliz Delozangela Arruda de Oliveira 1, Rafael Fábio Maciel 2 1. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Especialista

Leia mais

ORGANIZAÇÃO SISTEMAS 1. ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS

ORGANIZAÇÃO SISTEMAS 1. ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS 1. ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS ORGANIZAÇÃO As atividades de formar agrupamentos humanos, distribuir trabalho entre seus membros e equacionar a utilização dos recursos, visando o atendimento de suas

Leia mais

FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE

FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) NOS SERVIÇOS HOSPITALARES: QUALIDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS

Leia mais

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente Aula Final

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente Aula Final PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente Aula Final Revisando... O Prontuário Eletrônico é... um repositório onde todas as informações de saúde, clínicas e administrativas, ao longo da vida de um indivíduo

Leia mais

INTRODUÇÃO O prontuário médico ou prontuário do paciente é um documento físico ou eletrônico que reúne informações relevantes de cada paciente e do at

INTRODUÇÃO O prontuário médico ou prontuário do paciente é um documento físico ou eletrônico que reúne informações relevantes de cada paciente e do at 41 Artigo Original Prontuário eletrônico do paciente: comparação de um hospital de ensino com outras instituições de saúde Prof. Dr. João Marcelo Rondina Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-

Leia mais

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE: A VIVÊNCIA EM DOIS HOSPITAIS PÚBLICOS DE PORTO ALEGRE

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE: A VIVÊNCIA EM DOIS HOSPITAIS PÚBLICOS DE PORTO ALEGRE MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PESQUISA EM SAÚDE ESCOLA GHC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS PORTO ALEGRE

Leia mais

TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM

TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO AUTOR(ES): MICHELE MONTEIRO

Leia mais

TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres

TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres 1) o que é e como é conhecido (seus nomes e siglas mais comuns) o que é e como é conhecido Internação ou Internamento é o local de permanência

Leia mais

Benefícios e problemas na utilização de georreferenciamento para análise de dados em saúde

Benefícios e problemas na utilização de georreferenciamento para análise de dados em saúde Benefícios e problemas na utilização de georreferenciamento para análise de dados em saúde Resumo Renato Gonçalves da Silva 1, Josceli Maria Tenório 2 1. Bacharel em Ciências da Computação e Especialista

Leia mais

Acreditação. hospitalar? Qual o papel da enfermagem na. emevidência

Acreditação. hospitalar? Qual o papel da enfermagem na. emevidência emevidência R e v i s t a Enfermagem Ano 1 Número 01 2014 Qual o papel da enfermagem na Acreditação hospitalar? Qualidade de vida Especialistas falam sobre o estresse no dia a dia profissional e dão dicas

Leia mais

Prof. Fabiano Taguchi

Prof. Fabiano Taguchi BANCO DE DADOS Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com INTRODUÇÃO À BANCO DE DADOS Banco de dados desempenha um papel fundamental em todas as áreas em que os

Leia mais

Business Intelligence Aplicado em Saúde Pública: Auxiliando a Tomada de Decisão.

Business Intelligence Aplicado em Saúde Pública: Auxiliando a Tomada de Decisão. Business Intelligence Aplicado em Saúde Pública: Auxiliando a Tomada de Decisão. Thiago Ramos Varnier 1 Gisele Grinevicius Garbe 2 1. Analista de Sistemas; Pós-Graduando em Informática em Saúde pela UNIFESP.

Leia mais

Implantação da Prescrição de Enfermagem Eletrônica nas Unidades de Internação

Implantação da Prescrição de Enfermagem Eletrônica nas Unidades de Internação Implantação da Prescrição de Enfermagem Eletrônica nas Unidades de Internação Área(s): Hospital Municipal Dr. Moyses Deutsch M Boi Mirim Setor(es): Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria Modalidade:

Leia mais

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED!

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! CONCEITO O Inova Unimed é um movimento de renovação que visa a modernização estrutural, operacional e administrativa da Unimed Vale do Aço. OBJETIVOS SATISFAZER

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão em Saúde Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão em Saúde Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Gestão em Saúde Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos CONCEITOS DE GESTÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE Co-gestão: Política Nacional de Humanização = Lei nº 8.142/1990 =

Leia mais

A INSERÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA REALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS: AS DIFICULDADES NA PRESERVAÇÃO DO SIGILO MÉDICO.

A INSERÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA REALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS: AS DIFICULDADES NA PRESERVAÇÃO DO SIGILO MÉDICO. A INSERÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA REALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS: AS DIFICULDADES NA PRESERVAÇÃO DO SIGILO MÉDICO. Raíssa Josefa Pereira de Moura (1); Cibely Leonara de Queiroz Santos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS TECNOLÓGICOS NO GERENCIAMENTO DOS POSTOS DE SAÚDE

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS TECNOLÓGICOS NO GERENCIAMENTO DOS POSTOS DE SAÚDE 1 A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS TECNOLÓGICOS NO GERENCIAMENTO DOS POSTOS DE SAÚDE LEITE,D,C ; Verona,D,E Resumo: Os sistemas de informação estão sendo utilizados por Postos de Saúde a fim de controla de maneira

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS À SAÚDE NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de pesquisa: Políticas e práticas em enfermagem e saúde Responsável

Leia mais

Análise da relação entre a qualidade dos dados de paciente e tomada de decisão dos gestores de saúde

Análise da relação entre a qualidade dos dados de paciente e tomada de decisão dos gestores de saúde Análise da relação entre a qualidade dos dados de paciente e tomada de decisão dos gestores de saúde Giovanni Carneiro Azevedo 1, Juliana Fatima dos Santos 2 1. Bacharel em Sistemas de Informações, Especialista

Leia mais

Categoria: Gestão do Atendimento e Segurança do Paciente Subcategoria: Classe 2. Viviane R Buffon Diretora Clínica

Categoria: Gestão do Atendimento e Segurança do Paciente Subcategoria: Classe 2. Viviane R Buffon Diretora Clínica Categoria: Gestão do Atendimento e Segurança do Paciente Subcategoria: Classe 2 Implantação da Comissão de Colaboração Clínica como ferramenta de Gestão do Atendimento e de Segurança do Paciente em âmbito

Leia mais

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO BEM- ESTAR DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO BEM- ESTAR DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO BEM- ESTAR DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Tiago Lima Lacerda de Medeiros. Universidade Potiguar UnP. E-mail: tiagolacerdamedeiros@hotmail.com 1 Brene Ralf

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DO CENTRO DE PRÁTICAS CLÍNICAS E CIRÚRGICAS DO IFC CAMPUS ARAQUARI

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DO CENTRO DE PRÁTICAS CLÍNICAS E CIRÚRGICAS DO IFC CAMPUS ARAQUARI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DO CENTRO DE PRÁTICAS CLÍNICAS E CIRÚRGICAS DO IFC CAMPUS ARAQUARI Gueretz, Fernando Stasiak 1 ; Mariano, Fernando 1 ; Mota, Joice Seleme 1 Instituto Federal de Educação Ciência

Leia mais

Desenvolvimento da Habilidade na Resolução de Problemas por meio do Uso das Ferramentas da Qualidade no Serviço de Enfermagem. Ana Carolina G.

Desenvolvimento da Habilidade na Resolução de Problemas por meio do Uso das Ferramentas da Qualidade no Serviço de Enfermagem. Ana Carolina G. Desenvolvimento da Habilidade na Resolução de Problemas por meio do Uso das Ferramentas da Qualidade no Serviço de Enfermagem Ana Carolina G. Bonafim Hospital Unimed Bebedouro Objetivo Relatar como foi

Leia mais

Redundância das informações nos diversos sistemas. Sistemas desenvolvidos em tecnologia não Web (DOS) Informações das obras não alimentadas na origem

Redundância das informações nos diversos sistemas. Sistemas desenvolvidos em tecnologia não Web (DOS) Informações das obras não alimentadas na origem DESCENTRALIZANDO OBRAS CENTRALIZANDO INFORMAÇÕES Cenário de Gestão de Obras antes do SICOP Diversos Órgãos executam obras no Estado Processos de Gestão diferentes em cada obra Sistemas isolados (bases

Leia mais

Preparando seu hospital para a certificação HIMSS. Iomani Engelmann

Preparando seu hospital para a certificação HIMSS. Iomani Engelmann Preparando seu hospital para a certificação HIMSS. Iomani Engelmann COMO NOS TORNAMOS UMA DAS LÍDERES DE MERCADO? Surge a Pixeon com o espírito empreendedor e a robustez das soluções RIS + LIS + PACS Especialista

Leia mais

SISTEMÁTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES. YUK, Caroline Silva¹; KNEIPP, Jordana Marques¹ ; MAEHLER, Alisson Eduardo²

SISTEMÁTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES. YUK, Caroline Silva¹; KNEIPP, Jordana Marques¹ ; MAEHLER, Alisson Eduardo² SISTEMÁTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES YUK, Caroline Silva¹; KNEIPP, Jordana Marques¹ ; MAEHLER, Alisson Eduardo² ¹ Acadêmicas do Curso de Bacharelado em Administração

Leia mais

A Tecnologia a favor do seu Negócio

A Tecnologia a favor do seu Negócio A Tecnologia a favor do seu Negócio www.eaglestech.com.br 11 3854 9762 A Eagles Tech é uma empresa de consultoria tecnológica, voltada especificamente a Segurança Tecnológica. Nossa consultoria visa proporcionar

Leia mais

CRIAÇÃO DE FLUXOGRAMA DESCRITIVO E ANALISADOR PARA A PROMOÇÃO DO CUIDADO SEGURO

CRIAÇÃO DE FLUXOGRAMA DESCRITIVO E ANALISADOR PARA A PROMOÇÃO DO CUIDADO SEGURO CRIAÇÃO DE FLUXOGRAMA DESCRITIVO E ANALISADOR PARA A PROMOÇÃO DO CUIDADO SEGURO Francisco Clécio da Silva Dutra 1 Pedro Holanda Souza Neto 2 Fernanda Pereira de Sousa 2 Patrícia Freire de Vasconcelos 3

Leia mais

Os Desafios de Gestão. O que você vai encontrar neste artigo:

Os Desafios de Gestão. O que você vai encontrar neste artigo: O Hospital Unimed Araçatuba foi inaugurado em 2001 e sempre buscando a excelência na assistência à saúde, se destaca por ser um centro de alta complexidade em sua região. Atualmente com 13 mil m² de área

Leia mais

1931 O Sanatório São Paulo é adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo 1931 Sanatório Padre Bento inicia a assistência a pacientes hansenianos.

1931 O Sanatório São Paulo é adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo 1931 Sanatório Padre Bento inicia a assistência a pacientes hansenianos. Complexo Hospitalar Hospitalar Padre Padre Bento Bento de Guarulhos de Guarulhos 1931 O Sanatório São Paulo é adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo 1931 Sanatório Padre Bento inicia a assistência

Leia mais

QUESTIONÁRIO SISTEMAS DE APOIO E LOGÍSTICOS DAS RAS

QUESTIONÁRIO SISTEMAS DE APOIO E LOGÍSTICOS DAS RAS Diagnóstico e Avaliação do Atual Estágio de Desenvolvimento das Redes Regionais da Atenção à Saúde nas regiões priorizadas pelo Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual da Saúde 2016 QUESTIONÁRIO SISTEMAS

Leia mais

A EQUIPE POR TRÁS DO 1TISS

A EQUIPE POR TRÁS DO 1TISS A EQUIPE POR TRÁS DO 1TISS O Sistema 1TISS foi desenvolvido pela equipe da Central On-Line, empresa especializada em Tecnologia da Informação, que atua há mais de 15 anos com conectividade e soluções modulares

Leia mais

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.

Leia mais

Programa BPC: Painel Hospitais

Programa BPC: Painel Hospitais Programa BPC: Painel Hospitais INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA Dra. Marilia de Moraes Vasconcellos Enf. Tereza Cristina Felipe Guimarães Enf. Marcia Vasquez Dr. Alexandre Vallado Enf. Robson Marinho

Leia mais

Tendências da Gestão Hospitalar. Contexto Atual e Tendências nos Hospitais Públicos Estaduais

Tendências da Gestão Hospitalar. Contexto Atual e Tendências nos Hospitais Públicos Estaduais Tendências da Gestão Hospitalar Contexto Atual e Tendências nos Hospitais Públicos Estaduais 30 de setembro de 2009 FHEMIG Contexto Atual Criada em 1977 - FEAMUR, FEAP e FEAL. Hoje - 21 unidades assistenciais

Leia mais

FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES À IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES À IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES À IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM INTRODUÇÃO: A enfermagem acumulou conhecimentos específicos da sua área de atuação, com o objetivo

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SIN) Profº Adalberto J. Tavares Vieira

SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SIN) Profº Adalberto J. Tavares Vieira SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SIN) Profº Adalberto J. Tavares Vieira SISTEMA DE INFORMAÇÃO Ciência da informação é a ciência que estuda a informação desde a sua gênese até seu processo de transformação em conhecimento

Leia mais

Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial

Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial Hospital de Clínicas de Porto Alegre Responsável: Sérgio Carlos Eduardo Pinto Machado, Presidente Endereço: Ramiro Barcelos,

Leia mais

Experiência de Implantação de um Processo de Desenvolvimento de Software no Banco Central do Brasil

Experiência de Implantação de um Processo de Desenvolvimento de Software no Banco Central do Brasil Experiência de Implantação de um Processo de Desenvolvimento de Software no Banco Central do Brasil Patrícia Marques R. S. Véras patricia.alvares@bcb.gov.br Agenda Contextualização Histórico de Realização

Leia mais

Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin

Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin Gestão em Enfermagem Profª Patricia Bopsin O que é gerenciamento? Antes de respondermos à pergunta por que medir, é necessário lembrar o conceito de gerenciamento. Gerenciamento é o processo de estabelecer

Leia mais

e-sus Atenção Básica Visão de Futuro

e-sus Atenção Básica Visão de Futuro e-sus Atenção Básica Visão de Futuro Sistema de Informação em Saúde ou Prontuário Eletrônico Sistema de Informação em Saúde São instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados, que tem como

Leia mais

ASPECTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

ASPECTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 629 ASPECTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL José Miguel Etchalus(1); Antonio augusto de Paula Xavier(2) & Luciano Scandelari(3) (1)Eng. Civil, Especialista em Engenharia

Leia mais

ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ

ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ Sandra Teixeira da Silva; Mônica de Aquino Galeano Massera da Hora Universidade Federal Fluminense,

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Raphael Monteiro de Oliveira 1, Cintia Silva Fassarella 2 RESUMO

Leia mais

Descritores: informática médica; informática em enfermagem; enfermagem.

Descritores: informática médica; informática em enfermagem; enfermagem. Especialização EaD em Informática em Saúde UAB UNIFESP 4a edição 2015 2016 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Stephani Catherini Paz Brondani 1 Prof. Ivan Pisa 2 1. Enfermeira, Especialista em Saúde

Leia mais

Fonte : sistemaerp.org

Fonte : sistemaerp.org Fonte : sistemaerp.org O QUE É SISTEMA ERP? ERP- ENTERPRISE RESOURCE PLANNING É um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais

Leia mais

O Papel dos Sistemas de Informação em Gestão Hospitalar

O Papel dos Sistemas de Informação em Gestão Hospitalar O Papel dos Sistemas de Informação em Gestão Hospitalar Valéria Simone Valentim Zullino 1, Juliana Evangelista Lopes 2 1. Pós-graduada em administração hospitalar pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Leia mais

A enfermagem deve privilegiar suas ações específicas/próprias junto ao cliente e atuar como parceira dos demais profissionais, NÃO APENAS como

A enfermagem deve privilegiar suas ações específicas/próprias junto ao cliente e atuar como parceira dos demais profissionais, NÃO APENAS como Prof. Roberto Albuquerque VI JONAFES/2010 A enfermagem deve privilegiar suas ações específicas/próprias junto ao cliente e atuar como parceira dos demais profissionais, NÃO APENAS como suporte de ações

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios EXERCÍCIO 1 Marque a opção correta: 1. O conceito de administração de recursos de dados envolve o gerenciamento dos: a. Recursos de dados de uma organização e do seu pessoal.

Leia mais

RX Sistema Gerenciamento de Restaurantes

RX Sistema Gerenciamento de Restaurantes UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CÂMPUS GUARAPUAVA Ricardo Werzel RX Sistema Gerenciamento de Restaurantes PROPOSTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

REMUNERAÇÃO MÉDICA E MODELO ASSISTENCIAL E GERENCIAL

REMUNERAÇÃO MÉDICA E MODELO ASSISTENCIAL E GERENCIAL REMUNERAÇÃO MÉDICA E MODELO ASSISTENCIAL E GERENCIAL ENCONTRO NACIONAL UNIMED DE RECURSOS E SERVIÇOS PRÓPRIOS SÃO PAULO, 05 DE MAIO 2011 UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PAULO CESAR PRADO JR. GERENTE EXECUTIVO

Leia mais

OUTROS TRABALHOS EM:

OUTROS TRABALHOS EM: OUTROS TRABALHOS EM: www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Produção Industrial Disciplina: Tecnologia da Informação Aplicada à Produção Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 5: O Armazenamento

Leia mais

Prontuário Eletrônico do Paciente com base no atendimento ambulatorial distribuído

Prontuário Eletrônico do Paciente com base no atendimento ambulatorial distribuído Prontuário Eletrônico do Paciente com base no atendimento ambulatorial distribuído Marisa Munaretto Amaral 1, Prof. Dr. Paulo Bandiera Paiva 2 1 Programa de Pós Graduação em Informática (PPGI), Universidade

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA

IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA Ângela Karina da Costa Silva 1 Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Elisangêlo Aparecido

Leia mais

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU TÍTULO: OXIGENOTERAPIA: CUIDADOS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Leia mais