Redundância das informações nos diversos sistemas. Sistemas desenvolvidos em tecnologia não Web (DOS) Informações das obras não alimentadas na origem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Redundância das informações nos diversos sistemas. Sistemas desenvolvidos em tecnologia não Web (DOS) Informações das obras não alimentadas na origem"

Transcrição

1 DESCENTRALIZANDO OBRAS CENTRALIZANDO INFORMAÇÕES

2 Cenário de Gestão de Obras antes do SICOP Diversos Órgãos executam obras no Estado Processos de Gestão diferentes em cada obra Sistemas isolados (bases de dados separadas) Redundância das informações nos diversos sistemas Sistemas desenvolvidos em tecnologia não Web (DOS) Informações das obras não alimentadas na origem Controles paralelos em fichas ou planilhas Dificuldade e demora na obtenção de informações Ineficiência do Processo!

3 Divisão Administrativa Atual do Estado 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional SDRs, trabalhando em conjunto com os Conselhos de Desenvolvimento Regional

4 Divisão Administrativa Atual do Estado 21 Secretarias Setoriais 36 Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional Sociedades de Economia Mista, Autarquias e Fundações 86 Instituições Estaduais realizando obras!

5 Soluções para enfrentar o problema Criar um "Comitê Estadual de Controle de Obras Públicas" Definir procedimentos padronizados para o Estado Utilizar a TI e a Governança Eletrônica como meio para obtenção dos resultados Definir uma meta: Desenvolver uma metodologia sistêmica de gestão de obras públicas para o Governo do Estado de Santa Catarina, na qual as informações pertinentes a essas obras possam estar armazenadas num único repositório de dados, de fácil acesso (Internet), por intermédio da alimentação descentralizada das informações pelos diversos órgãos de governo. Descentralizar as Obras, Centralizar as Informações.

6 Como implementar a solução em todo o Estado? Utilizando experiências bem-sucedidas (DEINFRA) Aperfeiçoando a sistemática para atender particularidades de diversos Órgãos Criando uma equipe de suporte comprometida com os resultados Definindo estratégias de capacitação para os servidores públicos Integrando a execução física das obras com a execução financeira (travamento) Planejamento!

7 SICOP O que é? OSistemaIntegradodeControledeObrasPúblicas SICOP éum sistema desenvolvido pelo Governo do Estado de Santa Catarina para operacionalizar e gerenciar as informações de todas as obras do Estado.EstárespaldadopeloDecretoN.º100,de7demarçode2007. SICOP Principais objetivos: Padronizar, sistematizar e inovar o controle de obras do Estado. Criar uma ferramenta para gestão de contratos e convênios de obras públicas. Obter informações confiáveis com agilidade e precisão para melhorar a gestão dos recursos investidos em infraestrutura. Demonstrar a transparência das ações do Governo para a Sociedade.

8 SICOP História: 1993 Desenvolvimento de controles para registro das medições de obras rodoviárias, de forma centralizada, do antigo DER SQM, em Zim Nova versão em Delphi do SQM, com acesso distribuído e alimentado nas regionais do DER Utilização do Sistema SQM nas empresas de fiscalização das obras contratadas pelo DER Junção entre DER e DEOH, criando o DEINFRA DEINFRA/DEOH Criação do sistema de controle de obras civis para uso interno MOC Tentativa de utilização do MOC nas Secretarias de Desenvolvimento Regional (Janeiro/Abril) Conversão do MOC para Web (Março) Decreto N.º 100 estabelece o sistema do DEINFRA como padrão para controle de obras do Estado (Junho) Sistema MOC passa a ser chamado de SICOP.

9 SICOP História: 2007 (Agosto/Dezembro) Treinamento do SICOP, Módulo de Cadastro de Obras, em todo o Estado de Santa Catarina. 2008(Janeiro/Junho) Treinamento do SICOP, Módulo de Cadastro das Medições, em todo o Estado de Santa Catarina (Julho/Agosto) Desenvolvimento de rotinas de integração entre SICOP e SOF. Caso o contrato e a medição não estejam cadastrados no SICOP, o empenho é automaticamente travado (Agosto) Treinamento final do SICOP para os órgãos que não haviam participado (Setembro) Implantação da integração entre SICOP e SOF, garantindo que todos os contratos em andamento estejam cadastrados no SICOP. Medição Física X Medição Financeira Implantação da integração entre SICOP e Sfinge-obras, do Tribunal de Contas de Santa Catarina Implantação e treinamento do Módulo de Orçamento Básico, utilizando as tabelas referenciais do DEINFRA Desenvolvimento do Módulo de Licitações. ATUALMENTE Desenvolvimento de melhorias, novos controles/consistências e manutenções corretivas.

10 SICOP História: O SICOP POSSUI QUASE 20 ANOS DE EXISTÊNCIA! E a experiência dos diversos colaboradores durante este período tem possibilitado o constante aprimoramento das funcionalidades do sistema.

11 SICOP Principais Módulos: Módulo de Gestão Administrativa: é destinado aos servidores do Governo responsáveis pelo cadastramento das informações dos Contratos e convênios. Módulo de Gestão de Medições: é destinado aos servidores do Governo responsáveis pela fiscalização e elaboração das medições das obras, por Órgão(geralmente engenheiros fiscais de obras). Módulo de Informações Gerenciais: é destinado aos gestores públicos, contendo informações sumarizadas das obras do Estado. As consultas podem ser feitas pela combinação de diversos parâmetros de pesquisa. Módulo de Orçamento Básico: é destinado aos servidores do Governo na elaboração de orçamentos de obras de edificações e rodoviárias, permitindo economia nas contratações de novas obras e fornecendo custos unitários a serem considerados em avaliações econômicas de projetos. Módulo de Licitações Módulo de Licitações: é destinado aos servidores do Governo responsáveis pela elaboração de processos licitatórios, promovendo agilidade, segurança e informatização das atividades, desde a elaboração do edital até a publicação dos resultados e acompanhamento das tramitações do processo.

12 SICOP Consulta no MAPA VIVO:

13 SICOP Consulta no MAPA VIVO:

14 SICOP Principais Funcionalidades: Gestão de contratos e convênios Gestão física, financeira e orçamentária das obras Gestão de ART Anotação de Responsabilidade Técnica Gestão de quantitativos de serviços para aditivos de valor e prazo Integração com o Sistema de Execução Orçamentária e Financeira do Estado Integração com o e-sfinge Obras, sistema de controle de obras do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina Geração de relatórios técnicos e operacionais Geração de relatórios administrativos e gerenciais Divulgação do Mapa Vivo de Obras do Estado Elaboração dos orçamentos básicos das obras Licitação das obras Sistematização!

15 SICOP Benefícios Obtidos: Padronização de rotinas e procedimentos referentes à gestão de obras do Estado. Informações alimentadas na origem, de uso operacional nas unidades e que se transformam em informações sumarizadas, em nível gerencial e estratégico, não havendo a necessidade de redigitação de informações. Agilidade no controle, na organização e na recuperação das informações, resultantes do armazenamento integrado dos dados. Sistematização das informações para avaliação dos investimentos por região, município, SDR, natureza de obra. Controle estratégico e político dos investimentos, com auxílio de mapas temáticos. Visibilidade e transparência de informações para toda a sociedade. Garantia de informações 100% atualizadas por intermédio da integração do SICOP com o Sistema Financeiro: as obras só conseguem ser "pagas" se estiverem "medidas" e acompanhadas no SICOP. Padronização e Normatização!

16 SICOP Situação a partir de Jan/2014: contratos registrados. 900 contratos em andamento. Investimento de mais de 4,7 bilhões de reais em contratos. 1,5 bilhões de reais de contratos em andamento. 79 órgãos da esfera do governo estadual já registraram seus contratos no sistema. Controle efetivo das obras!

17 SICOP Situação a partir de Jan/2014: Mais de 900 usuários. Geração da Caderneta de Obras do Governador. O Mapa Vivo está disponível para a população em geral acompanhar e fiscalizar a apropriação dos recursos públicos. Com ele, o cidadão é mais um fiscal de obras no Estado. Integração das informações do SICOP com o sistema e-sfinge Obras, do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Subsídio ao Grupo Gestor de Estado com informações gerenciais, como por exemplo, histórico dos aditivos de contratos. Controle efetivo das obras!

18 AGRADECIMENTOS Governo do Estado de Santa Catarina Todos os participantes

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE)

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE) Identidade Organizacional - Acesso à informação - IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos R O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia

Leia mais

www.compras.mg.gov.br O PORTAL DE COMPRAS HISTÓRICO Implantação do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços - SIAD em 2004 Obrigatoriedade de utilização pela Administração Direta e Indireta

Leia mais

Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico

Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Secretaria de Estado da Administração - SEA Gestão de Pessoas Sistemas administrativos Gestão de Materiais e Serviços Gestão Patrimonial Ouvidoria Gestão de Tecnologia

Leia mais

Gestão de Convênios e Contratos SIGEC

Gestão de Convênios e Contratos SIGEC Gestão de Convênios e Contratos SIGEC SIGEC - Gestão de Convênios nios e Contratos Objetivo Acompanhar Contratos, Convênios e demais instrumentos executados pela CODEVASF, possibilitando a alimentação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cotegipe publica:

Prefeitura Municipal de Cotegipe publica: Prefeitura Municipal de Cotegipe 1 Quinta-feira Ano Nº 671 Prefeitura Municipal de Cotegipe publica: Extrato de Inexigibilidade e Contrato - Processo Administrativo 002/2017, Inexigibilidade 002/2017 -

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI do MEC

Planejamento Estratégico de TI do MEC Planejamento Estratégico de TI do MEC Merched Cheheb de Oliveira Diretor Diretoria de Tecnologia da Informação Secretaria Executiva Ministério da Educação MEC E mail: merched.oliveira@mec.gov.br Outubro

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Pró-Reitoria de Administração PROAD CASOS DE SUCESSO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Pró-Reitoria de Administração PROAD CASOS DE SUCESSO PROAD CASOS DE SUCESSO Fórum Mineiro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Estrutura Organizacional ATUAL Diretoria de Administração CASE 1 CASE 2 Implementação do planejamento

Leia mais

Assessoria de Planejamento Departamento de Tecnologia da Informação DTI. Dezembro/2012

Assessoria de Planejamento Departamento de Tecnologia da Informação DTI. Dezembro/2012 Assessoria de Planejamento Departamento de Tecnologia da Informação DTI Dezembro/2012 Histórico 2009: Recomendação da CGU para melhoria da gestão administrativa na UNIFESP. Junho/2009: Contratada consultoria

Leia mais

12. Sistemas estruturadores do governo federal

12. Sistemas estruturadores do governo federal 12. Sistemas estruturadores do governo federal Neste tópico, o propósito é esclarecer o que são e como funcionam os sistemas estruturantes do governo federal, mais conhecidos por suas siglas: Siafi, Sidof,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - IFPA DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOO - DITIN. Guia de Treinamento SIPAC - Módulo Almoxarifado

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - IFPA DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOO - DITIN. Guia de Treinamento SIPAC - Módulo Almoxarifado INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - IFPA DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOO - DITIN Guia de Treinamento SIPAC - Módulo Almoxarifado Gestor de Almoxarifado - Principais Funcionalidades Fevereiro 2017 1 SIPAC

Leia mais

Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Gerenciamento Eletrônico de Documentos Gerenciamento Eletrônico de Documentos Os softwares de gerenciamento eletrônico de documentos, conhecidos como GEDs, trazem importantes benefícios para as empresas, como: Agilidade na busca de documentos

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO ANUAL PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO ANUAL PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO 2015 PLANO DE DESENVOLVIMENTO ANUAL PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas 1 PDA2015 PROAD PDA 2015 - Total de Demandas por objetivos Estratégicos

Leia mais

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Marcelo De Nardi Porto Alegre, 04 de julho de 2011. CONTEXTUALIZAÇÃO Poder Judiciário no Contexto da Gestão Pública Nacional Processos

Leia mais

COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ. Setembro/2004

COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ. Setembro/2004 COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA - DF GERÊNCIA DE CONTRATAÇÕES E COMPRAS - GCP Setembro/2004 Apresentação do tema Objetivo Exposição de planejamento

Leia mais

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA Analista de Informática de Sistemas Codificar e manter aplicações e classes Executar análise, diagnóstico

Leia mais

Celso Teixeira Gentil Chefe da Divisão de Obras Contratadas de Saneamento Departamento de Obras Engenheiro Civil pela UNG - Universidade de Guarulhos

Celso Teixeira Gentil Chefe da Divisão de Obras Contratadas de Saneamento Departamento de Obras Engenheiro Civil pela UNG - Universidade de Guarulhos O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA INFORMATIZADO PARA O CADASTRO E CONTROLE DE OBRAS CONTRATADAS EXPERIÊNCIA DO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE GUARULHOS - SP. Maria Helena Ribeiro Diretora de Obras do

Leia mais

Gestão de Riscos Experiência da UNIFESP. FORPLAD Florianópolis UNIFESP Universidade Federal de São Paulo Junho/2017

Gestão de Riscos Experiência da UNIFESP. FORPLAD Florianópolis UNIFESP Universidade Federal de São Paulo Junho/2017 Gestão de Riscos Experiência da UNIFESP FORPLAD Florianópolis UNIFESP Universidade Federal de São Paulo Junho/2017 Fatores Determinantes 1. Modelo Multicampi semi-descentralizado 2. Planejamento estratégico

Leia mais

8 Objetivo do Projeto Desenvolver os novos módulos SIC-Empresas, SIC-1010, SIC-ART, previstos para o ano de 2008 e realizar implementações evolutivas

8 Objetivo do Projeto Desenvolver os novos módulos SIC-Empresas, SIC-1010, SIC-ART, previstos para o ano de 2008 e realizar implementações evolutivas 1 Nome do Projeto 2 Código Sistema de Informações Confea/Crea SIC 3 Coordenador(a) 4 Tipo de Projeto Estratégico 5 Gestor(a) 6 Programa Flavio Henrique da Costa Bolzan Organização do Sistema 7 - Histórico

Leia mais

Saúde para São Paulo. All sections to appear here

Saúde para São Paulo. All sections to appear here Saúde para São Paulo All sections to appear here PAPEL DOS PARCEIROS NO PROJETO Secretaria da Saúde Planejamento / Padronização / Financiamento Prodesp Incor Integrações Equipe de implantação Suporte local

Leia mais

Caderno de Indicadores Nacionais (INA) e de Metas de Medição Periódicas (MMP)

Caderno de Indicadores Nacionais (INA) e de Metas de Medição Periódicas (MMP) Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) Caderno de Indicadores Nacionais (INA) e de Metas de Medição Periódicas (MMP) 1 Contexto Estratégico de TIC

Leia mais

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico

Leia mais

A relevância estratégica das contratações de TIC para o Ensino, Pesquisa e Extensão

A relevância estratégica das contratações de TIC para o Ensino, Pesquisa e Extensão A relevância estratégica das contratações de TIC para o Ensino, Pesquisa e Extensão Denise Cristiane dos Santos 1, Vanessa Lucas Gonçalves 1, Valmir Antunes Pereira 1 Centro de Computação Eletrônica Universidade

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019.

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019. PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Período: de a abril de. Porto Alegre, 18 de janeiro de. SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Diretrizes e Plano de Metas...

Leia mais

EDITAL N.º 16/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 16/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

Sistema de Informações Penitenciárias InfoPen Módulo Gestão Penitenciária Projeto Básico

Sistema de Informações Penitenciárias InfoPen Módulo Gestão Penitenciária Projeto Básico Ministério da Justiça Departamento Penitenciário Diretoria de Políticas Penitenciárias Coordenação Geral de Políticas, Pesquisa e Análise da Informação Sistema de Informações Penitenciárias InfoPen Módulo

Leia mais

PROCESSO GESTÃO DE ATIVOS DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROCESSO GESTÃO DE ATIVOS DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO GESTÃO DE ATIVOS DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MACROPROCESSO... 4 3. DIAGRAMA DE ESCOPO DO PROCESSO GESTÃO DE ATIVOS DE TI... 5

Leia mais

Iniciativas Governamentais de Dados Abertos Ligados

Iniciativas Governamentais de Dados Abertos Ligados Iniciativas Governamentais de Dados Abertos Ligados Fábio Amaral CIASC Roteiro CIASC A Origem dos Dados Iniciativas em Transparência Pública Contas Abertas Portal da Transparência Novo Portal da Transparência

Leia mais

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o Brasília-DF, 07 a 11/10/2019 Horário: 08h ás 13h Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o email: secretaria@abop.org.br I - OBJETIVO: Capacitar o usuário quanto à utilização prática

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN. Autor. Formato: 17x24 cm CÓDIGO:

OBRAS PÚBLICAS LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN. Autor. Formato: 17x24 cm CÓDIGO: problemas que prejudicam o andamento dos empreendimentos, incorporou alguns trabalhos do TCU desenvolvidos no último biênio. O texto busca apresentar de forma prática a técnicos envolvidos com licitação,

Leia mais

1.1 OBJETIVO 1.2 ESPECIFICAÇÃO DO PROBLEMA

1.1 OBJETIVO 1.2 ESPECIFICAÇÃO DO PROBLEMA 1 INTRODUÇÃO 12 Com a perspectiva de grandes obras no Estado do Amazonas devido ser sede da Copa do Mundo de 2014, o Governo vem com a crescente preocupação de informatizar as informações das obras públicas

Leia mais

Manual Operativo do Sistema de Monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG APRESENTAÇÃO

Manual Operativo do Sistema de Monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO O Plano Plurianual de Ação Governamental PPAG é um planejamento de médio prazo da esfera pública, que explicita diretrizes, objetivos, ações, programas e metas a serem atingidas, definindo

Leia mais

Oficina - Gestão por Processos

Oficina - Gestão por Processos Oficina - Gestão por Processos Isaac da Silva Torres João Francisco da Fontoura Vieira 02/09/2015 Escritório de Processos 1 Tópicos Nesta oficina, apresentaremos a Gestão por Processos e a sua relação

Leia mais

A competitividade no mercado de escolas de cursos livres impõe às empresas uma gestão ágil, eficiente e focada em resultados.

A competitividade no mercado de escolas de cursos livres impõe às empresas uma gestão ágil, eficiente e focada em resultados. A competitividade no mercado de escolas de cursos livres impõe às empresas uma gestão ágil, eficiente e focada em resultados. Aprimorar os serviços prestados na sua escola fortalece o relacionamento com

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO COORDENAÇÃO DE CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO COORDENAÇÃO DE CONTROLE INTERNO ANEXO ÚNICO PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA 2018 MESES Janeiro a Janeiro a maio e novembro Estruturação da Unidade Central de Controle Interno responsável pelo Sistema de Controle Interno, dotando-a de

Leia mais

XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IV Oficina Internacional Desafios da Infraestrutura: do planejamento à execução 19 a 23 de maio de 2014 CARTA DE FLORIANÓPOLIS O XVI SINAOP Simpósio

Leia mais

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas;

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas; 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas do Sistema Eletrobrás, através da integração da logística de suprimento de bens e serviços, visando o fortalecimento de seu poder de compra

Leia mais

Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP.

Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP. CONSINCO RH Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP. Uma empresa são as pessoas que nela trabalham e que podem desenvolver

Leia mais

Fonte: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional. Custeio R$ 19 bi

Fonte: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional. Custeio R$ 19 bi Fonte: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional Custeio R$ 19 bi 2 97% - licitações eletrônicas XVII CONGRESO INTERNACIONAL DEL CLAD BEC/SP CAUFESP CADASTRO DE MATERIAIS E SERVIÇOS MEDIDAS

Leia mais

SISTEMA RME-Web / RME-Win

SISTEMA RME-Web / RME-Win SISTEMA RME-Web / RME-Win FILOSOFIA DE OPERAÇÃO Introdução: - O que é o Sistema RME-Web / RME-Win? É um sistema especialista que trabalha de forma integrada e complementar com os sistemas convencionais

Leia mais

INTRODUÇÃO. Apresentação

INTRODUÇÃO. Apresentação ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 06/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO 3401/2014/ATRICON: DIVULGAÇÃO DE DECISÕES E DE PAUTAS DE JULGAMENTO COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Escritório de Gestão de Processos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Escritório de Gestão de Processos - ANVISA Escritório de Gestão de Processos III Congresso Paraibano da Qualidade IV Seminário em Busca da Excelência João Pessoa - PB 25/08/2010 Cenário Desejado Cumprimento efetivo de sua missão Agência

Leia mais

Perfil Profissional. Experiência Profissional. Ilegra Consultoria e Sistemas Projeto Agibank Setembro/2018 Novembro/2018. Função: Product Owner.

Perfil Profissional. Experiência Profissional. Ilegra Consultoria e Sistemas Projeto Agibank Setembro/2018 Novembro/2018. Função: Product Owner. Data de nascimento: 16/09/1982 Endereço: Rua Santa Catarina, Nº 2531 CNH: A/C Member PMI ID: 9382822 Canoas, Rio Grande do Sul - BRASIL WhatsApp/Contato: (51) 993724993 E-mail: joelfs1982@gmail.com https://www.linkedin.com/in/joelfraga/

Leia mais

SISTEMA IP-PLANOS. Planejamento e Acompanhamento Empresarial

SISTEMA IP-PLANOS. Planejamento e Acompanhamento Empresarial SISTEMA IP-PLANOS Planejamento e Acompanhamento Empresarial O QUE É O SISTEMA IP-PLANOS Solução desenvolvida em ambiente WEB para fazer, de forma simples, a elaboração e acompanhamento minucioso da gestão

Leia mais

Planilha1. Planejamento Estratégico Em andamento Atrasado Concluído Cancelado*

Planilha1. Planejamento Estratégico Em andamento Atrasado Concluído Cancelado* Planilha1 4. EXPANDIR A OFERTA DE CURSOS E VAGAS EPT Indicador: Relação de ingressos X alunos Meta: 8% Ano: 215 Diretrizes para realização de Estudo de Demanda para epansão de oferta UG Responsável: PROEN

Leia mais

Estratégia de Governança Digital Ações e Desafios

Estratégia de Governança Digital Ações e Desafios Estratégia de Governança Digital Ações e Desafios 1 FÓRUM DE GOVERNAÇA DE TIC DOS INSTITUTOS FEDERAIS Brasília, 06 de abril de 2016 Desafios para um Brasil digital Sociedade e governo Desafios para um

Leia mais

Uma ferramenta para Gestão de Projetos integrada ao Plano de Gestão da Universidade

Uma ferramenta para Gestão de Projetos integrada ao Plano de Gestão da Universidade Uma ferramenta para Gestão de Projetos integrada ao Plano de Gestão da Universidade Fernando Pires Barbosa¹, Geferson Dallanora¹, Marcius Fonseca¹, Marcelo Tiezerin¹, Marcelo Lopes Kroth¹ ¹Centro de Processamento

Leia mais

Proposta de Licenciamento de Software Jurídico

Proposta de Licenciamento de Software Jurídico Proposta de Licenciamento de Software Jurídico Caros senhores, A Preâmbulo Informática Tecnologia em Gestão Jurídica, atua exclusivamente para o mercado jurídico desde 1988, sendo líder em software jurídico

Leia mais

III Encontro de gestores da Unifesp - Riscos e controles nas aquisições. Renato Braga 08 de outubro de 2014 São Paulo - SP

III Encontro de gestores da Unifesp - Riscos e controles nas aquisições. Renato Braga 08 de outubro de 2014 São Paulo - SP III Encontro de gestores da Unifesp - Riscos e controles nas aquisições Renato Braga 08 de outubro de 2014 São Paulo - SP Objetivo da apresentação Apresentar uma visão mais ampla do problema de contratar

Leia mais

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005 Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual Brasília, 16 de novembro de 2005 1 Monitoramento e Avaliação do PPA Objetivos Proporcionar maior transparência às ações de governo; Auxiliar a tomada de decisão;

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA SISTEMA DE GESTÃO PUBLICA MUNICIPAL

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA SISTEMA DE GESTÃO PUBLICA MUNICIPAL ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA SISTEMA DE GESTÃO PUBLICA MUNICIPAL CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES O presente termo de referência tem por objeto dar subsídio à Contratação de empresa especializada em implantação,

Leia mais

PROAD. Pró-Reitoria de Administração

PROAD. Pró-Reitoria de Administração PROAD Pró-Reitoria de Administração QUEM SOMOS E O FAZEMOS A Pró-Reitoria de Administração (PROAD) é o setor da Reitoria que avalia, propõe e controla as políticas de administração orçamentária, financeira

Leia mais

BOAS PRÁTICAS APLICADAS NOS PROCEDIMENTOS DE COMPRA E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

BOAS PRÁTICAS APLICADAS NOS PROCEDIMENTOS DE COMPRA E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS BOAS PRÁTICAS APLICADAS NOS PROCEDIMENTOS DE COMPRA E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Compete à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência SEAP a gestão: Pessoas, incluindo o Sistema de Assistência

Leia mais

Férias Web - Breve Histórico

Férias Web - Breve Histórico Férias Web Breve Histórico; Características; Comunica; Utilização dos Órgãos do Executivo; Envio de arquivo batch; Como funciona; Benefícios na utilização; Apoio e Suporte ao Módulo Férias Web; Observações.

Leia mais

i-gov TI MEMORIAL DE CÁLCULOS PARA INDICADORES DA GOVERNANÇA DE TI SIM, com metas acima de 02 anos (após 2018) 08

i-gov TI MEMORIAL DE CÁLCULOS PARA INDICADORES DA GOVERNANÇA DE TI SIM, com metas acima de 02 anos (após 2018) 08 1 i-gov TI MEMORIAL DE CÁLCULOS PARA INDICADORES DA GOVERNANÇA DE TI 1. A prefeitura municipal possui um PDTI Plano Diretor de Tecnologia da Informação que estabeleça diretrizes e metas de atingimento

Leia mais

PORTARIA Nº 2.164, 30 de Setembro de Aprova o Regimento Interno da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.

PORTARIA Nº 2.164, 30 de Setembro de Aprova o Regimento Interno da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. PORTARIA Nº 2.164, 30 de Setembro de 2011 Aprova o Regimento Interno da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso de suas atribuições que lhes

Leia mais

TOTVS - Microsiga Protheus PCO

TOTVS - Microsiga Protheus PCO 20/07/2011 Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Novas Funcionalidades... 3 2 Controle de Fases do Planejamento... 4 2.1 Unidade Orçamentária do Planejamento... 5 2.2 Projeto de Planejamento

Leia mais

PGE Digital DESCRIÇÃO DO PROJETO

PGE Digital DESCRIÇÃO DO PROJETO PGE Digital DESCRIÇÃO DO PROJETO Desenvolvimento de sistema de acompanhamento processual efetivo e eficaz para toda a Administração Pública, incluindo Autarquias e posterior desenvolvimento e implantação

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA Exercício 2010 ANEXO 4 CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA Exercício 2010 ANEXO 4 CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES INTERNA 3.1.1.2 241099 CONSTATAÇÃO: (005) Ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica ART para elaboração do Projeto Básico, referente à construção dos Blocos de Salas

Leia mais

AGENDA COMUM DE GESTÃO PÚBLICA

AGENDA COMUM DE GESTÃO PÚBLICA AGENDA COMUM DE GESTÃO PÚBLICA Assinada na I Primeira Jornada Internacional de Gestão Pública Brasília, março de 2013 União: MPOG e SRI/PR Estados: CONSAD e CONSEPLAN Estruturada em 10 Eixos prioritários

Leia mais

ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS

ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 cursos@connectoncursos.com.br www.contreinamentos.com.br 41 3376.3967 ENSINO A DISTÂNCIA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS Treinamento 100% On-Line com uma abordagem inédita sobre a elaboração

Leia mais

Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI

Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI Secretaria do Planejamento e Orçamento Planejamento Mais Perto de Você Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI Palmas, 13 de outubrobro de 2015 CADASTRAMENTO DE USUÁRIO 1. Envio do Nome completo,

Leia mais

Saber online. como é investido cada real do SUS na saúde do brasileiro

Saber online. como é investido cada real do SUS na saúde do brasileiro Saber online como é investido cada real do SUS na saúde do brasileiro Informatização é prioridade PRIORIDADE DE GESTÃO Integrar o controle das ações, permitindo o melhor atendimento ao cidadão, a correta

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 138.17 A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (Fundação PTI-BR) torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº 138.17 sob contratação em

Leia mais

Gestão de Documentos. TOTVS Obras e Projetos

Gestão de Documentos. TOTVS Obras e Projetos TOTVS Obras e Projetos Sumário Sumário... 2 1 Introdução... 3 1.1 Objetivo do Treinamento... 3 1.2 Conceito... 3 1.3 Integração ao GED... 3 1.4 Funcionalidades que utilizam o GED... 4 1.5 Simulação...

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA 1. Número e Título do Projeto: OEI BRA09/004 - Aprimoramento da sistemática de gestão do Ministério da Educação

Leia mais

PROJETO: Quarta Fase da Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia para Aprimoramento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento SNIS

PROJETO: Quarta Fase da Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia para Aprimoramento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento SNIS CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 05/2017 SELEÇÃO DE PESQUISADORES PROJETO: Quarta Fase da Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia para Aprimoramento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento

Leia mais

ANEXO II MINUTA. Regulamenta as atribuições das unidades administrativas que integram a estrutura da Próreitoria de Planejamento Estratégico e Gestão.

ANEXO II MINUTA. Regulamenta as atribuições das unidades administrativas que integram a estrutura da Próreitoria de Planejamento Estratégico e Gestão. ANEXO II MINUTA PORTARIA UNESP Nº, DE DE DE 2018. Regulamenta as atribuições das unidades administrativas que integram a estrutura da Próreitoria de Planejamento Estratégico e Gestão. O Reitor da Universidade

Leia mais

Sistema de Monitoramento Físico e Financeiro do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG

Sistema de Monitoramento Físico e Financeiro do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG Sistema de Monitoramento Físico e Financeiro do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG Gerência do PPAG Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento PPAG Plano Plurianual de Ação Governamental Planejamento

Leia mais

20/11/2013. Regimento Interno CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPITULO II - INSTANCIAS DE GOVERNANÇA CAPITULO III DO CORPO DIRETIVO

20/11/2013. Regimento Interno CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPITULO II - INSTANCIAS DE GOVERNANÇA CAPITULO III DO CORPO DIRETIVO PROF. ÉRICO VALVERDE Regimento Interno CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPITULO II - INSTANCIAS DE GOVERNANÇA CAPITULO III DO CORPO DIRETIVO 1 Regimento Interno CAPITULO IV DO CONTRATO DE ADESÃO COM

Leia mais

O USO DO GOVERNO DIGITAL PELO CONTROLE SOCIAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO PÚBLICA NO CEARÁ

O USO DO GOVERNO DIGITAL PELO CONTROLE SOCIAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO PÚBLICA NO CEARÁ O USO DO GOVERNO DIGITAL PELO CONTROLE SOCIAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO PÚBLICA NO CEARÁ ORIENTADOR: Prof. Dr. Luís Borges Gouveia ALUNA: Mª Nazaré Gonçalves Pinho Governo Eletronico Introdução No combate

Leia mais

ASPECTOS INSTITUCIONAIS DO ESTABELECIMENTO DA CARTOGRAFIA DIGITAL

ASPECTOS INSTITUCIONAIS DO ESTABELECIMENTO DA CARTOGRAFIA DIGITAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes ASPECTOS INSTITUCIONAIS DO ESTABELECIMENTO DA CARTOGRAFIA DIGITAL Aula 03 Capacitação de Pessoal/ Treinamento

Leia mais

LOCAL DE ARMAZENAMENTO

LOCAL DE ARMAZENAMENTO PÁGINA 1 de 6 1. OBJETIVO: Este documento define a sistemática utilizada para realizar cópias de segurança (backup) dos Sistemas Informatizados, antivírus, e manutenção corretiva dos computadores da TRUFER.

Leia mais

RECURSOS HUMANOS. Introdução ao Benner RH. Núcleo da Solução

RECURSOS HUMANOS. Introdução ao Benner RH. Núcleo da Solução RECURSOS HUMANOS Introdução ao Benner RH Núcleo da Solução Sumário Introdução... 4 Módulos do Sistema Benner Recursos Humanos.... 5 Apresentação do Sistema.... 6 Gerenciamento de atualizações... 8 Gerenciamento

Leia mais

OBJETIVO ESTRATÉGICO 1: Identificar 80% do quadro de pessoal técnico-administrativo da UERJ em 6 meses.

OBJETIVO ESTRATÉGICO 1: Identificar 80% do quadro de pessoal técnico-administrativo da UERJ em 6 meses. SRH - SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS MISSÃO DA UNIDADE: Promover as políticas de recursos humanos contribuindo para o funcionamento e aprimoramento das atividades desenvolvidas pela Universidade.

Leia mais

Termo GRE / UNBDIGITAL / CGASEI SEI / / pg. 1

Termo GRE / UNBDIGITAL / CGASEI SEI / / pg. 1 TERMO DE ENCERRAMENTO DE PROJETO (TEP) NOME DO PROJETO: PROJETO UNBDIGITAL - PRIMEIRA ETAPA: IMPLANTAÇÃO DO SEI NA UNB 1. APRESENTAÇÃO Este documento visa formalizar o encerramento da etapa de implantação

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DE CAMPOS NOVOS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017.

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DE CAMPOS NOVOS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. RELATÓRIO DE GESTÃO 2016 FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DE CAMPOS NOVOS CNPJ: 82.939.232/0001-74 CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. INTRODUÇÃO O Relatório de Gestão do Exercício Financeiro referente

Leia mais

Um Conjunto completo para a Inteligência do seu negócio

Um Conjunto completo para a Inteligência do seu negócio Adquira uma solução 100% desenvolvida para o Varejo que oferece Visibilidade, Transparência, Confiabilidade e Agilidade na tomada de decisões. Um Conjunto completo para a Inteligência do seu negócio GSInovar

Leia mais

LEI Nº , DE 02 DE JANEIRO DE 2006.

LEI Nº , DE 02 DE JANEIRO DE 2006. LEI Nº 12.985, DE 02 DE JANEIRO DE 2006. O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO: Institui o Sistema Estadual de Informática de Governo SEIG, e dá outras providências. Faço saber que a Assembléia Legislativa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE <UF> CREA-<UF>

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE <UF> CREA-<UF> SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE CREA- Apresentamos plano de trabalho, conforme disposto no Capítulo II, item 2, do Manual de Convênios

Leia mais

Processo Eleitoral Brasileiro. Giuseppe Dutra Janino, PMP Maio / 2016

Processo Eleitoral Brasileiro. Giuseppe Dutra Janino, PMP Maio / 2016 Processo Eleitoral Brasileiro Giuseppe Dutra Janino, PMP Maio / 2016 Direcionamento Institucional Missão "Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado,

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO São José dos Campos, 15/11/2017 Asp Luan Gabriel Silva Fernandes FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final de Estágio

Leia mais

Software para gerenciamento de rotinas em saúde ocupacional e segurança do trabalho

Software para gerenciamento de rotinas em saúde ocupacional e segurança do trabalho Software para gerenciamento de rotinas em saúde ocupacional e segurança do trabalho Prazer, somos a EVAL SISTEMAS. Com um espírito jovem e comprometido, apresentamos a melhor e mais completa solução para

Leia mais

Processo de Implantação nos Departamentos Regionais

Processo de Implantação nos Departamentos Regionais Processo de Implantação nos Departamentos Regionais Fases 1ª Sensibilização da Alta Administração e Gerências 2ª Análise de Impacto e Aderência 3ª Infraestrutura 4ª Desenvolvimento 5ª Parametrização 6ª

Leia mais

Licitações e Contratos: riscos e controles

Licitações e Contratos: riscos e controles Encontro do CONFEA Licitações e Contratos: riscos e controles Milton Gomes Diretor na Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas Brasília, 9 de julho de 2014. Objetivo da apresentação Apresentar

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE S 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Espanhol Nível 1 Inglês Instrumental Francês Básico 02h/aula 24h 02h/aula 02h/aula 14/03 a 29/04/16 14/03 a

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE S 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Espanhol Nível 1 Inglês Instrumental Francês Básico 30h 02h/aula 24h 02h/aula 30h 02h/aula 14/03 a 29/04/16

Leia mais

Projeto Início Término Resultados Esperados Alinhamento Estratégico Valor orçado

Projeto Início Término Resultados Esperados Alinhamento Estratégico Valor orçado 331 9. ANEXOS E APÊNDICES Anexo 1: Projetos de TI desenvolvidos Quadro 127: Projetos de TI desenvolvidos pela UFGD Projeto Início Término Resultados Esperados Alinhamento Estratégico Valor orçado Implantação

Leia mais

Sistema RH1000. Gestão de Pessoas por Competências. Foco em Resultados. Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde Atualizado em 01Mar2016 1

Sistema RH1000. Gestão de Pessoas por Competências. Foco em Resultados. Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde Atualizado em 01Mar2016 1 Sistema RH1000 Gestão de Pessoas por Competências Foco em Resultados Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde 1987 Atualizado em 01Mar2016 1 Implantação do RH de Resultados (RHR ) Solução Completa Metodologia

Leia mais

OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS

OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS OBJETIVO ESTRATÉGICO PROGRAMAS ESTRATÉGICOS 6.1 Equipes de Alta Performance Ampliar o engajamento e motivação das equipes do Sistema

Leia mais

SINESP Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas

SINESP Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas SINESP Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas Conceito Modelo Atual Modelo Proposto O Projeto Desenho da Solução Principais Entregas para 2012 O que é o SINESP?

Leia mais

TREINAMENTO E SUPORTE ON-LINE SEM CUSTO CONTRATAÇÃO POR MÓDULOS

TREINAMENTO E SUPORTE ON-LINE SEM CUSTO CONTRATAÇÃO POR MÓDULOS Gestão de Riscos TOTALMENTE INTEGRÁVEL AO ERP DA EMPRESA Elimine o retrabalho integrando, sem custo, o sistema de SGQ da Qualyteam ao banco de dados do seu software de gestão. TREINAMENTO E SUPORTE ON-LINE

Leia mais

Nosso objetivo. Nas próximas telas você verá o que o SophiA pode fazer para auxiliar sua IES a cumprir esta missão.

Nosso objetivo. Nas próximas telas você verá o que o SophiA pode fazer para auxiliar sua IES a cumprir esta missão. Nossa empresa alia seus mais de 23 anos de experiência no mercado à paixão por educação e tecnologia para desenvolver a solução SophiA Gestão Acadêmica. Este é um sistema flexível, que apresenta excelente

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA PAINT

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA PAINT Área: Controle da Gestão 1.1 Atendimento às diligencias Subsidiar e acompanhar as implementações de CGU Constatar se foram atendidas, pela Atender as informações junto as unidades Jan a Dez Nas áreas dos

Leia mais

ANEXO II DETALHAMENTO DOS CARGOS

ANEXO II DETALHAMENTO DOS CARGOS ANEXO II DETALHAMENTO DOS CARGOS CARGO EFETIVO NÍVEL MÉDIO CARGO: TÉCNICO Missão do cargo: Apoiar na execução das atividades da Unidade Estadual, com o objetivo de facilitar o atingimento de resultados

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE S 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Espanhol Nível 1 Inglês Instrumental Francês Básico 30h 02h/aula EM AJUSTE 24h 02h/aula EM ANDAMENTO 30h 02h/aula

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VI DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS CARGOS PERFIL DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO CARGO ANALISTA / FUNÇÃO ANALISTA DE COOPERATIVISMO E MONITORAMENTO Missão do Cargo: Desenvolver atividades técnicas e prestar

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA Nº 14/2016

RELATÓRIO DE AUDITORIA Nº 14/2016 RELATÓRIO DE AUDITORIA Nº 14/2016 Em consonância com o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna para o exercício de 2016 (PAINT 2016) e com as atividades definidas no Programa de Auditoria n o 25/2016,

Leia mais

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO RIO Nº 43378 DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) Dispõe sobre a estrutura organizacional da Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S.A. - RIOSAÚDE. O PREFEITO DA CIDADE DO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. Capacitação SEI Parte I. Junho/Julho de Instrutor:

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. Capacitação SEI Parte I. Junho/Julho de Instrutor: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Capacitação SEI 2017 Parte I Junho/Julho de 2017 Instrutor: Projeto PEN O Processo Eletrônico Nacional é uma iniciativa coordenada pelo governo federal, que reúne órgãos e entidades

Leia mais