A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS"

Transcrição

1 SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA AO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS Flávia de Almeida Costa Orientador: Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado SÃO PAULO 2016

2 Objetivo Primário Realização de uma revisão sistemática sobre as competências para a graduação médica, na produção científica nacional e internacional que possa subsidiar a elaboração posterior da construção de uma matriz de competências para a Área da Saúde Secundário Aprofundar a compreensão sobre as mudanças na Graduação em Medicina baseadas nas diretrizes curriculares de 2014.

3 Questão central Como as competências médicas estão sendo utilizadas, no âmbito nacional e internacional, para a adequação das novas necessidades para a formação médica voltada numa educação construtivista e transformação das práticas?

4 Primeira etapa: Metodologia Estudo descritivo e explicativo, através de abordagem qualitativa envolvendo coleta de dados e análise documental: Revisão Sistemática Definição de competência DCN (2014) Segunda Etapa: Realização da revisão sistemática

5 Revisão Sistemática Revisão sistemática (RS) é definida um sumário de evidências provenientes de estudos primários conduzidos para responder uma questão específica de pesquisa. Utiliza um processo de revisão de literatura abrangente, imparcial e reprodutível, que localiza, avalia e sintetiza o conjunto de evidências dos estudos científicos para obter uma visão geral e confiável da estimativa do efeito da intervenção. (Ministério da Saúde) Existem protocolos a serem seguidos que são definidos por algumas instituições mundialmente reconhecidas como Cochrane e Best evidence medical education (BEME)

6 Revisão Sistemática Passos a serem seguidos na realização de uma revisão sistemática Formular a pergunta; Localizar e selecionar os estudos; Avaliar de forma crítica os estudos; Coletar dados; Analisar e apresentar os dados; Interpretar os dados; Aprimorar e atualizar a revisão.

7 Revisão Sistemática Características de uma revisão sistemática e uma revisão literária Revisão literária Uma breve visão geral, sem uma questão de pesquisa específica. Fontes de literatura e processo de seleção de estudos não estão especificados profundamente Artigos revisados são resumidos e criticados, mas não são feitos num padrão sistemático e rigoroso Susceptíveis a viés, onde a revisor pode selecionar artigos que suportem a sua visão, impedindo uma apresentação objetiva da pesquisa. Não é considerado como uma pesquisa original Integra pesquisas de diversos campos e identifica novas ideias Revisão sistemática Objetivos claros e explícitos, com critério de inclusão firmado para os estudos a serem selecionados. O uso do método de revisão sistemática reduz a amostragem de vieses Uso de avaliação consistente das informações disponíveis como qualidade de desfechos e estudos Melhora a transparência mostrando como as decisões foram tomadas no processo de revisão, permitindo a avaliação direta da qualidade da revisão Pode ser considerada uma pesquisa original, mas geralmente chamada de pesquisa secundária. Resumos de pesquisas sobre um tema focado e destaca seus pontos fortes e fracos no corpo existente de evidências

8 Competência De acordo com o dicionário Oxford, competência (competence ou Competency) é a habilidade de fazer algo com sucesso ou eficientemente. Longman define competência como a habilidade de fazer bem algo. Em ambas as definições se destaca a habilidade de fazer. Competência deixou de ser tratado somente no senso comum, onde era utilizada para definir uma pessoa qualificada para realizar alguma atividade (Fleury, 2001)

9 Competência aplicada a saúde As competências envolvidas na educação médica costumam ser habilidades complexas e que interrelacionam domínios variados como cognitivos, psicomotor e afetivo. A comunicação é um ponto crucial, ela envolve, por exemplo, a comunicação afetiva com o paciente, realização da anamnese bem elaborada e do exame físico, esses pontos já incluem todos os domínios supracitados. A tomada de decisão envolve não somente o campo cognitivo, mas também atitudes e crenças frente aos padrões de conduta médica (TRONCON, 1996)

10 DCN 2014 As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Medicina estabelecem os princípios, os fundamentos e as finalidades da formação Médica. A formação de graduado em medicina deverá ter uma formação mais crítica, ética, humanística e reflexiva, focando na promoção, recuperação e reabilitação da saúdo em ambitos individuais e coletivos e desdobrar-seá nas seguintes áreas: Atenção à saúde; Gestão em saúde; Educação em saúde.

11 DCN 2014 Atenção à saúde Tem por objetivo desenvolver a aptidão do aluno em desenvolver ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de condições de saúde-doença, tanto no âmbito individual quanto coletivo. Gestão em Saúde O foco é o profissional agindo para gerenciar e administrar outros profissionais de saúde, serviços e instituições, respondendo as necessidades de saúde individuais e coletivas, a organização dos recursos e serviços, segurança e eficiência na atenção a saúde. Educação em Saúde Visa promover a autonomia e a independência intelectual do profissional, na qual o aluno está apto a aprender continuamente, tendo a responsabilidade e o compromisso com a própria educação. As capacidades em educação conformam uma área do perfil de competência médica, que promove a autonomia e a independência intelectual, com responsabilidade social.

12 Formular a pergunta: Resultados Revisão Sistemática Como as competências médicas estão sendo utilizadas, no âmbito nacional e internacional, para a adequação das novas necessidades para a formação médica voltada numa educação construtivista e transformação das práticas? Localizar e selecionar os estudos : Bases de dados eletrônicas foram PubMed, Medline e LILACS. Os termos para a busca foram: Educação médica, currículo, Competência profissional e Educação médica baseada em competência ou Aprendizado Baseado em Problema. A busca também utilizou fontes de informação não indexadas (literatura cinzenta) e bibliografias de artigos selecionados.

13 Resultados Revisão Sistemática Avaliar de forma crítica os estudos Foram excluídos artigos de métodos de avaliação da competência médica, competência para alunos de pós-graduação médica, competências de outras áreas da saúde, artigos que focam em metodologias de ensino e novas tecnologias de ensino. As competências foram analisadas considerando: o ano de publicação; evolução das competências ao longo do tempo; framework de competências em educação médica, sendo incluídos; competências somente na graduação médica e diferentes regiões dos estudos incluídos. Coletar dados resumos dos estudos selecionados com as características do método, dos participantes e dos desfechos clínicos.

14 Resultados Revisão Sistemática Analisar e apresentar os dados

15 Interpretar os dados Resultados Revisão Sistemática Nos países de língua Inglesa, a formação educacional baseada em competências ressurgiu como política educacional chave (Gonzi,1994). Canadá, Suíça, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Colegiado Europeu ( por meio do The Tuning Project ), Austrália e Brasil estão usando como base de suas diretrizes competências para definir o que é esperado na graduação médica. Este padrão está sendo utilizado no Brasil através das DCNs

16 Resultados Revisão Sistemática Aprimorar e atualizar a revisão Uma vez publicada a revisão sofrerá críticas e receberá sugestões que devem ser incorporadas às edições subsequentes.

17 Conclusão A competência desempenha um papel fundamental na definição dos resultados dos currículos médicos, influenciando diretamente no que deve ser avaliado e na distribuição de recursos para fornecer serviços de saúde. Há um consenso de que competência é composta por conhecimento, habilidades e outros componentes ainda acordados, mas sugere-se que estes sejam atitude e valores. Competências médicas estão sendo utilizadas por diversos países, como base para a elaboração de diretrizes curriculares médica para que houvesse uma melhor definição do conhecimento e habilidades básica do recém-formado em medicina, assim como aconteceu no Brasil com a elaboração das DCNs de 2014.

18 OBRIGADA!

Revisão Sistemática da Literatura. M. Eng. Sérgio A. Loureiro

Revisão Sistemática da Literatura. M. Eng. Sérgio A. Loureiro Revisão Sistemática da Literatura M. Eng. Sérgio A. Loureiro Revisão Sistemática A revisão sistemática responde a uma pergunta claramente formulada utilizando métodos sistemáticos e explícitos para identificar,

Leia mais

O Futuro do Ensino Médico no Brasil. Mílton de Arruda Martins Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

O Futuro do Ensino Médico no Brasil. Mílton de Arruda Martins Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo O Futuro do Ensino Médico no Brasil Mílton de Arruda Martins Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo MEDICAL EDUCATION IN THE UNITED STATES AND CANADA A REPORT TO THE CARNEGIE FOUNDATION FOR

Leia mais

Revisão sistemática: o que é? Como fazer?

Revisão sistemática: o que é? Como fazer? Revisão sistemática: o que é? Como fazer? Profa Dra Graciele Sbruzzi gsbruzzi@hcpa.edu.br Conteúdos Abordados - O que é revisão sistemática e metanálise? - Etapas para a construção de uma revisão sistemática

Leia mais

Saúde Baseada em Evidências APS Baseada em Evidências Odontologia Baseada em Evidências Decisões Baseadas em Evidências

Saúde Baseada em Evidências APS Baseada em Evidências Odontologia Baseada em Evidências Decisões Baseadas em Evidências Saúde Baseada em Evidências APS Baseada em Evidências Odontologia Baseada em Evidências Decisões Baseadas em Evidências Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS São Paulo 14 novembro 2008 Medicina (Saúde) Baseada

Leia mais

PRINCIPAIS ETAPAS DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITARATURA

PRINCIPAIS ETAPAS DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITARATURA PRINCIPAIS ETAPAS DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITARATURA Larissa Luiza Monteiro da Silva Graduada em Administração pela UEG CCSEH Ana Luísa de Souza Melo Advogada e Pós-graduanda

Leia mais

10/07/2007. Bases de dados de diretrizes. Objetivos. Diretrizes Clínicas. Definição Diretrizes ou Protocolos

10/07/2007. Bases de dados de diretrizes. Objetivos. Diretrizes Clínicas. Definição Diretrizes ou Protocolos Diretrizes Clínicas Avaliação Crítica Bases de dados de diretrizes www.guidelines.gov (grátis) www.ebm-guidelines.com www.pubmed.gov (grátis) Definição Diretrizes ou Protocolos Objetivos Orientações sobre

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA A estrutura do currículo está organizada em um Núcleo Comum e um Perfil Profissionalizante de Formação do Psicólogo, que se desdobra em duas Ênfases Curriculares a serem

Leia mais

Qualidade da Formação Médica e Acreditação

Qualidade da Formação Médica e Acreditação Qualidade da Formação Médica e Acreditação Acreditação Acreditação: reconhecimento formal da qualidade de serviços oferecidos por uma instituição, baseado em avaliação padronizada por um organismo independente

Leia mais

CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE *Tecnologia: qualquer conhecimento organizado e aplicado (Banta) CONSENSO EVIDÊNCIAS

CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE *Tecnologia: qualquer conhecimento organizado e aplicado (Banta) CONSENSO EVIDÊNCIAS CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE *Tecnologia: qualquer conhecimento organizado e aplicado (Banta) CONSENSO EVIDÊNCIAS Classificação de confiabilidade dos resultados de trabalhos científicos

Leia mais

Revisão de Literatura: como fazer?

Revisão de Literatura: como fazer? Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Revisão de Literatura: como fazer? Enfa. Ms. Mônica Cristina Ribeiro A. A. de lima Ribeirão Preto 2017 REVISÕES REVISÕES Necessitam de métodos

Leia mais

Revisão Sistemática e Metaanálise. Aula

Revisão Sistemática e Metaanálise. Aula Revisão Sistemática e Metaanálise Aula 10 2016 Revisão tradicional x revisão sistemática Abrangente (vários enfoques) superficial Busca bibliográfica segundo critério do autor Seleção dos artigos segundo

Leia mais

Ferramenta StArt. (State of the Art through Systematic Review) Profa. Dra. Sandra Fabbri

Ferramenta StArt. (State of the Art through Systematic Review) Profa. Dra. Sandra Fabbri Ferramenta StArt (State of the Art through Systematic Review) Profa. Dra. Sandra Fabbri sfabbri@ufscar.br Prof. Dr. Fábio Octaviano foctaviano@gmail.com 50 / Roteiro Trabalho científico: a importância

Leia mais

Estudos de avaliação de tecnologias em saúde e a incorporação de novas tecnologias no sistema de saúde

Estudos de avaliação de tecnologias em saúde e a incorporação de novas tecnologias no sistema de saúde ABRES 2014 - XI Encontro Nacional de Economia da Saúde & VI Encontro Latino Americano de Economia da Saúde Estudos de avaliação de tecnologias em saúde e a incorporação de novas tecnologias no sistema

Leia mais

Elaboração de Parecer Técnico- Científico (PTC)

Elaboração de Parecer Técnico- Científico (PTC) Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF0436 Elaboração de Parecer Técnico- Científico (PTC) Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar Pós-doutoranda na Universidade de São Paulo

Leia mais

Revisão Sistemática. Ricardo de Almeida Falbo. Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo

Revisão Sistemática. Ricardo de Almeida Falbo. Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Revisão Sistemática Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Estudos Experimentais Revisão Sistemática Mapeamento Sistemático

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação Aula 3 Projeto de Pesquisa Revisão Sistemática Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia Pesquisa SI- 1 Como elaborar um projeto? Roteiro 1) Escolha do tema

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Curso Autorizado pela Portaria nº 239/SERES/MEC, de 03/04/2018 e Publicada no DOU em 04/04/2018. Mínimo: 12 semestres

CURRÍCULO DO CURSO. Curso Autorizado pela Portaria nº 239/SERES/MEC, de 03/04/2018 e Publicada no DOU em 04/04/2018. Mínimo: 12 semestres Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Curso Autorizado pela Portaria nº 239/SERES/MEC, de 03/04/2018 e Publicada no DOU em 04/04/2018. O curso de Medicna de Araranguá define como perfil do egresso

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Enfermagem. Grau Conferido: Bacharel em Enfermagem. Modalidade: Presencial. Área de Conhecimento: Ciências da Saúde. Regime Escolar: Crédito

Leia mais

REVISÃO DE LITERATURA REVISÃO DE LITERATURA

REVISÃO DE LITERATURA REVISÃO DE LITERATURA Prof. Dr. Anael Krelling 1 ERROS COMUNS: Esforço desmedido na revisão de literatura: 1. Contribuição do autor espremida no fim do trabalho; Ignorar a herança dos conhecimentos 1. Pesquisas sem passado;

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais

Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS

Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS Descoberta e avaliação de evidências para informar a tomada de decisão da gestão municipal de serviços e sistemas de saúde Verônica Abdala veronica.abdala@bireme.org

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012 B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E SD DA Universidade Federal do Paraná - UFPR Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS 2ª. Versão 2012 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um

Leia mais

Como e onde buscar informação e evidência científica para as decisões em saúde

Como e onde buscar informação e evidência científica para as decisões em saúde Como e onde buscar informação e evidência científica para as decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde BVS BVS Brasil BVS Saúde Pública BVS Atenção Primária à Saúde (Telessaúde) Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 28 DE JANEIRO DE 2013. REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 12/2015-CEPE/UNICENTRO. Aprova o Curso de Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, modalidade modular,

Leia mais

AUTONÔMIA DA ENFERMAGEM

AUTONÔMIA DA ENFERMAGEM AUTONÔMIA DA ENFERMAGEM Importância na prática baseada em evidência Rosângela A Oliveira Enfermeira Estomaterapeuta Aperfeiçoada em Enfermagem Dermatológica e Podiatria Diretora Técnica SADAPE - Saúde

Leia mais

Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) Comissão de Avaliação das Escolas Médicas (Caem)

Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) Comissão de Avaliação das Escolas Médicas (Caem) Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) Comissão de Avaliação das Escolas Médicas (Caem) Instrumento modificado para avaliar cursos de graduação da área da saúde visando mudanças na formação de

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE CERES FACERES Nossa Missão é: Produzir, disseminar e democratizar o acesso ao conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania,

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para a Saúde - GGTPS

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para a Saúde - GGTPS Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para a Saúde - GGTPS NOTA TÉCNICA N 004/2016/GGTPS/DIREG/ANVISA Objeto: Requisitos para determinar a necessidade

Leia mais

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual. SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Avaliação de Aprendizagem em Processo

Leia mais

Medicina Baseada em Evidências Ferramenta de Apoio à Tomada de Decisões Terapêuticas

Medicina Baseada em Evidências Ferramenta de Apoio à Tomada de Decisões Terapêuticas O que é? Material Didático Segundo David Sacket é o uso consciente, explícito e judicioso da melhor evidência disponível para a tomada de decisão sobre o cuidado de pacientes individuais Desta forma integra

Leia mais

CAPÍTULO 4- ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO

CAPÍTULO 4- ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO CAPÍTULO 4- ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO Pereira MG. Artigos científicos como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011. 4.1 ADVENTO DOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS Comunicação 4.1

Leia mais

Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) Comissão de Avaliação das Escolas Médicas (CAEM)

Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) Comissão de Avaliação das Escolas Médicas (CAEM) Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) Comissão de Avaliação das Escolas Médicas (CAEM) Instrumento modificado para avaliar cursos de graduação da área da saúde visando mudanças na formação de

Leia mais

um conceito Epidemiologia clínica: Ciência que faz predições contando e comparando eventos clínicos em indivíduos similares - fundamentos -

um conceito Epidemiologia clínica: Ciência que faz predições contando e comparando eventos clínicos em indivíduos similares - fundamentos - Epidemiologia clínica - fundamentos - Prof. Samuel Jorge Moysés, Ph.D. 14/4/2014 17:28 1 2 Epidemiologia clínica: um conceito Ciência que faz predições contando e comparando eventos clínicos em indivíduos

Leia mais

Líderes em Gestão Escolar 2º seminário Currículo, padrões educacionais e legislação. Guiomar Namo de Mello 06 de outubro de 2009

Líderes em Gestão Escolar 2º seminário Currículo, padrões educacionais e legislação. Guiomar Namo de Mello 06 de outubro de 2009 Líderes em Gestão Escolar 2º seminário Currículo, padrões educacionais e legislação Guiomar Namo de Mello 06 de outubro de 2009 CURRÍCULO: O ALINHAMENTO NECESSÁRIO 1 A educação escolar básica como política

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS À SAÚDE NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de pesquisa: Políticas e práticas em enfermagem e saúde Responsável

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO PRINCÍPIOS ISO 9001:2015 1. Foco no cliente 2. Liderança 3. Engajamento das pessoas 4. Abordagem de processo 5. Melhoria

Leia mais

FACULDADE AMADEUS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

FACULDADE AMADEUS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE AMADEUS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ARACAJU SE 2010 SUMÁRIO 1 Apresentação... 03 2 Objetivo das Atividades Complementares... 04 3 Tipos de Categorias de Atividades Complementares...

Leia mais

Introdução à Revisão Sistemática

Introdução à Revisão Sistemática Introdução à Revisão Sistemática Rafael Leonardo Vivian rlvivian.uem [at] gmail [dot] com Universidade Estadual de Maringá Departamento de Informática Laboratório de Desenvolvimento Distribuído de Software

Leia mais

REFORMULAÇÃO DAS DCNs O QUE O BRASIL ESPERA DAS NOVAS DIRETRIZES

REFORMULAÇÃO DAS DCNs O QUE O BRASIL ESPERA DAS NOVAS DIRETRIZES DCNs O QUE O BRASIL ESPERA DAS NOVAS DIRETRIZES ABENFISIO Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia II ENCONTRO DE COORDENADORES E DOCENTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

Leia mais

Sessão 5 Avaliando a qualidade de revisões sistemáticas. Brasília, 10 a 13 dezembro 2012

Sessão 5 Avaliando a qualidade de revisões sistemáticas. Brasília, 10 a 13 dezembro 2012 Sessão 5 Avaliando a qualidade de revisões sistemáticas Brasília, 10 a 13 dezembro 2012 Conteúdo 1. O que é uma revisão sistemática da literatura? 2. Como avaliar a qualidade de uma revisão sistemática?

Leia mais

Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde. Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org

Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde. Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org Que evidência utilizar? Depende do tipo de pergunta (necessidade) que se quer responder e o tempo

Leia mais

Cada um dos programas proposto tem por objetivo sensibilizar e capacitar jovens

Cada um dos programas proposto tem por objetivo sensibilizar e capacitar jovens INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE ENSINO: ÉTICA EM PESQUISA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO Cada um dos programas proposto tem por objetivo sensibilizar e capacitar jovens pesquisadores de diferentes

Leia mais

CURRÍCULO MANIFESTAÇÕES DO CURRÍCULO CURRICULO FORMAL CURRICULO REAL CURRICULO OCULTO

CURRÍCULO MANIFESTAÇÕES DO CURRÍCULO CURRICULO FORMAL CURRICULO REAL CURRICULO OCULTO CURRÍCULO O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, é ele que viabiliza o processo de ensino e aprendizagem. Libâneo (2007, p. 362) entende que o currículo é a concretização, a viabilização

Leia mais

RBI - RISK BASED INSPECTION O QUE É PRECISO SABER?

RBI - RISK BASED INSPECTION O QUE É PRECISO SABER? RBI - RISK BASED INSPECTION O QUE É PRECISO SABER? UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL SOBRE OS RISK BASED INSPECTION E SUA IMPORTÂNCIA NO GERENCIAMENTO DE INTEGRIDADE ABRIL/2018 Equipe Técnica SGS Função - INDUSTRIAL,

Leia mais

Competências Requeridas para os Promotores de Saúde

Competências Requeridas para os Promotores de Saúde Competências Requeridas para os Promotores de Saúde Marcia Bandini Especialista em Medicina do Trabalho, Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Professora Convidada de

Leia mais

Odontologia baseada em evidências:

Odontologia baseada em evidências: 1 Odontologia baseada em evidências: Conceitos e práticas SIMONE TETU MOYSÉS LÉO KRIGER Nos últimos anos, o desenvolvimento de práticas de saúde, quer seja no campo da atenção clínica individual, quer

Leia mais

Uma revisão sistemática sobre a eficácia do uso do ultrassom portátil de bexiga na avaliação da retenção urinária em adultos

Uma revisão sistemática sobre a eficácia do uso do ultrassom portátil de bexiga na avaliação da retenção urinária em adultos Uma revisão sistemática sobre a eficácia do uso do ultrassom portátil de bexiga na avaliação da retenção urinária em adultos Beatriz Maria Jorge Alessandra Mazzo José Carlos Amado Martins Viseu, 2016 Introdução

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE: REVISÃO SISTEMÁTICA E LITERATURA

GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE: REVISÃO SISTEMÁTICA E LITERATURA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE: REVISÃO SISTEMÁTICA E LITERATURA Priscila Artero Cicone 1 ; Cassia Kely Favoretto Costa 2 ; Sonia Cristina Soares Dias Vermelho 3 RESUMO: O objetivo da

Leia mais

HOSPITAL MOINHOS DE VENTO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU: FISIOTERAPIA HOSPITALAR

HOSPITAL MOINHOS DE VENTO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU: FISIOTERAPIA HOSPITALAR HOSPITAL MOINHOS DE VENTO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU: FISIOTERAPIA HOSPITALAR TÍTULO DO TRABALHO Autores (aluno 1, Filippin, LI 2, da Cunha,LS 3 ) 1 Fisioterapeuta, aluna

Leia mais

SUGESTÕES DA REUNIÃO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES

SUGESTÕES DA REUNIÃO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES Ajustes Finais da BNCC Profa. Dra. Maria Inês Fini OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DE CAMPINAS UNDIME X BCN SUGESTÕES DA REUNIÃO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES 1. Quanto à estrutura (formato) do documento, 2.

Leia mais

ANASEM AVALIAÇÃO NACIONAL SERIADA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA. Professora Doutora Maria Inês Fini Presidente do Inep. Brasília-DF Agosto 2017

ANASEM AVALIAÇÃO NACIONAL SERIADA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA. Professora Doutora Maria Inês Fini Presidente do Inep. Brasília-DF Agosto 2017 ANASEM AVALIAÇÃO NACIONAL SERIADA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA Professora Doutora Maria Inês Fini Presidente do Inep Brasília-DF Agosto 2017 MARCO LEGAL LEI Nº 12.871, DE 22 DE OUTUBRO DE 2013 Institui o

Leia mais

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Literacia da informação é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico necessárias para acessar, avaliar,

Leia mais

BIBLIOTECA POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE ACERVOS INFORMACIONAIS

BIBLIOTECA POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE ACERVOS INFORMACIONAIS BIBLIOTECA POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO Objetivo: Adquirir, manter e atualizar as coleções de livros, periódicos e demais materiais, em qualquer suporte (papel, meio magnético ou eletrônico) por meio

Leia mais

ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE REVISÃO DA LITERATURA

ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE REVISÃO DA LITERATURA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE REVISÃO DA LITERATURA Profa. MsC. Paula Silva de Carvalho Chagas Departamento

Leia mais

Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre

Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre 2015.1 1. Título do Projeto: Claro, conciso e suficientemente descritivo para definir o assunto tratado. Máximo de 17 palavras. 2. Nome do

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM VIVÊNCIA CLÍNICA

CURSO DE ENFERMAGEM VIVÊNCIA CLÍNICA As atividades de vivência clínica são elementos constitutivos do processo de ensinoaprendizagem da matriz curricular do Curso de Graduação em Enfermagem e, portanto, procedimentos técnicos didático-pedagógicos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

Saúde Baseada em Evidências Tomada de decisões em saúde baseada em evidências. Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS Março 2010

Saúde Baseada em Evidências Tomada de decisões em saúde baseada em evidências. Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS Março 2010 Saúde Baseada em Evidências Tomada de decisões em saúde baseada em evidências Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS Março 2010 O que é Saúde (Medicina) Baseada em Evidências? MBE (SBE) é o uso consciente, explícito

Leia mais

Tipos de Estudos Epidemiológicos

Tipos de Estudos Epidemiológicos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Agrárias e Biológicas Epidemiologia e Saúde Pública Tipos de Estudos Epidemiológicos Prof. Macks Wendhell Gonçalves Msc. Quando recorrer às

Leia mais

NCE/17/00015 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00015 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00015 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade Nova De Lisboa A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Profa. Dra. Paula Silva de Carvalho Chagas Faculdade de Fisioterapia UFJF Doutora em Ciências da Reabilitação

Leia mais

Plano de Ensino TURMA: 3 /2013 EMENTA

Plano de Ensino TURMA: 3 /2013 EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

Pereira Barreto, 21 de maio de 2010 Ilona Becskeházy

Pereira Barreto, 21 de maio de 2010 Ilona Becskeházy Pereira Barreto, 21 de maio de 2010 Ilona Becskeházy Em 2007 o PIB de São Paulo foi de R$902 bi (US$ 463 bi): 34 % do PIB do Brasil Só é menor que o PIB de 26 países no mundo É maior que o PIB dos seguintes

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (1996) é a Lei maior, com valor Constitucional, nenhuma outra lei ou regulamentação pode contrariá-la.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (1996) é a Lei maior, com valor Constitucional, nenhuma outra lei ou regulamentação pode contrariá-la. A Equipe Gestora Central definirá quem, entre seus membros, será o responsável por esta frente de trabalho. O responsável elaborará um plano de trabalho que inclua todos os demais membros da Equipe em

Leia mais

Política de Desenvolvimento de Coleção para Biblioteca da Faculdade Noroeste

Política de Desenvolvimento de Coleção para Biblioteca da Faculdade Noroeste 1 Política de Desenvolvimento de Coleção para Biblioteca da Faculdade Noroeste Goiânia 2011 2 Política de Desenvolvimento de Coleção para Biblioteca da Colégio Noroeste Goiânia 2015 3 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO DO IFRS - CAMPUS ERECHIM

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO DO IFRS - CAMPUS ERECHIM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul /Campus Erechim Conselho de Campus

Leia mais

Tipos de Revisão da Literatura

Tipos de Revisão da Literatura Tipos de Revisão da Literatura Juan Montano Mestrado Profissional 20/05/2017 2 Grandes Tipos Revisões Narrativas Revisões sistemáticas Revisão narrativa (tradicional) Sintetiza o conhecimento sobre determinado

Leia mais

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO. BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO. BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO. BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA 1- Introdução A política de aquisição, expansão, atualização e desenvolvimento de coleções bibliográficas devem ser traçadas

Leia mais

Educação permanente em saúde no tratamento supervisionado da tuberculose: um estudo descritivo

Educação permanente em saúde no tratamento supervisionado da tuberculose: um estudo descritivo Educação permanente em saúde no tratamento supervisionado da tuberculose: um estudo descritivo Áurea Cristina Accacio de Oliveira 1, Marilda Andrade 1 1 Universidade Federal Fluminense RESUMO O Estudo

Leia mais

Ela foi considerada a primeira teórica de enfermagem ao delinear o que considerava a meta de enfermagem e o domínio da prática( McEWEN, 2009 )

Ela foi considerada a primeira teórica de enfermagem ao delinear o que considerava a meta de enfermagem e o domínio da prática( McEWEN, 2009 ) SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Com Florence Nightingale a Enfermagem iniciou sua caminhada para a adoção de uma prática baseada em conhecimentos científicos, abandonando gradativamente a postura

Leia mais

Investigação Análise e Causa Raiz. -

Investigação Análise e Causa Raiz. - Investigação Análise e Causa Raiz eduardocezario.adm@gmail.com - eduardo.qualidade@hospitalmontesinai.com.br Eduardo Cezário Administrador, graduado na Faculdade Estácio de Sá, Pós Graduado em MBA em Gestão

Leia mais

OFICINA DE DE RESULTADOS

OFICINA DE DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do PAEBES para (re)planejamento das ações pedagógicas a serem definidas pelas escolas envolvidas no processo de avaliação.

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena. Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias Prof. Massena www.professormassena.wordpress.com TIPOS DE PESQUISA As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto:

Leia mais

Atenção farmacêutica especializada. Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Para poder... Objetivos dos tratamentos

Atenção farmacêutica especializada. Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Para poder... Objetivos dos tratamentos Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica William Rotea Junior Atenção farmacêutica especializada Objetiva atender a todas as necessidades relativas aos dos pacientes, com foco nas especificidades da doença

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Extensão Esterina Placco Código: 091 Município: São Carlos Eixo

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFCSPA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFCSPA REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFCSPA Aprovado em 1º de julho de 2016, pelo CONSEPE, através da Resolução nº 37/2016. CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1. Os

Leia mais

MANUAL DE IMPLANTAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE ROTINAS PARA LIGAS ACADÊMICAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA

MANUAL DE IMPLANTAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE ROTINAS PARA LIGAS ACADÊMICAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA CENTRO NORDESTINO DE ENSINO SUPERIOR LTDA. FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA DIRETORIA ACADÊMICA Praça Dom Ulrico, nº 56 Centro, João Pessoa PB CEP: 58030-092 - Fone / fax: (083) 262.0368 www.cienciasmedicas.com.br

Leia mais

ÉTICA EM PESQUISA, RESOLUÇÕES E CADASTRO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL

ÉTICA EM PESQUISA, RESOLUÇÕES E CADASTRO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL ÉTICA EM PESQUISA, RESOLUÇÕES E CADASTRO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS - UEL Coordenador: Prof. Dr. Osvaldo Coelho Pereira Neto Vice-coordenadora:

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: PSICOLOGIA Campus: MACAÉ Missão O Curso de Psicologia da Estácio de Sá tem como missão formar profissionais Psicólogos generalistas que no desempenho de suas atividades

Leia mais

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2 CARACTERIZAÇÃO DA PRODUCÃO CIENTÍFICA ACERCA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula

Leia mais

Processo de Enfermagem Avaliação de Indivíduos e Famílias Diná Monteiro da Cruz

Processo de Enfermagem Avaliação de Indivíduos e Famílias Diná Monteiro da Cruz Processo de Enfermagem Avaliação de Indivíduos e Famílias 2019 Diná Monteiro da Cruz Sumário } Tópico 1 Processo de enfermagem } Tópico 2 Conceitos básicos na avaliação de indivíduos Processo de Enfermagem

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

Profa. Dra. Maria Inês Fini

Profa. Dra. Maria Inês Fini Profa. Dra. Maria Inês Fini 1 Um dos maiores desafios a serem enfrentados pelas escolas de educação básica na última década é o estabelecimento de uma política para a educação básica formal no Brasil para

Leia mais

NOME: ESTÁGIO OPCIONAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA INTEGRADA (MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE) Código: MED098

NOME: ESTÁGIO OPCIONAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA INTEGRADA (MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE) Código: MED098 NOME: ESTÁGIO OPCIONAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA INTEGRADA (MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE) Código: MED098 Departamentos responsáveis: GOB, MPS, PED, SAM Carga horária (total, teórica e prática): 300 horas

Leia mais

Regras de Publicação dos Subestudos do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia

Regras de Publicação dos Subestudos do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia 1 Regras de Publicação dos Subestudos do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia Para submissão de propostas para redação e publicação de subestudos do programa de Boas Práticas Clínicas em Cardiologia

Leia mais

Revisões e Mapeamentos Sistemáticos

Revisões e Mapeamentos Sistemáticos Revisões e Mapeamentos Sistemáticos Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Estudos Experimentais Mapeamento Sistemático

Leia mais

NCE/13/01326 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/13/01326 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/13/01326 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Castelo Branco

Leia mais

Questionário contextual para avaliações educacionais em larga escala

Questionário contextual para avaliações educacionais em larga escala Questionário contextual para avaliações educacionais em larga escala 13/11/2018 Rebeca Otero Coordenadora do Setor de Educação da UNESCO no Brasil Estudo Regional Comparativo e Explicativo, ERCE FATORES

Leia mais

Oficina de divulgação. Educacional do Estado de Goiás. Mirian Carvalho

Oficina de divulgação. Educacional do Estado de Goiás. Mirian Carvalho Oficina de divulgação de resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Mirian Carvalho O CAEd CAEd - O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION RESOLUÇÃO Nº 01, de 30 de março de 2016. Fixa normas para Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia do INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION.

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A Coordenação do Curso de Enfermagem da Facear, no uso de suas atribuições, e considerando a: Lei nº 11.788 de 26 de setembro

Leia mais

A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI EUGÊNIO VILAÇA MENDES

A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI EUGÊNIO VILAÇA MENDES A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI EUGÊNIO VILAÇA MENDES Por Helen Lima Novembro 2009 OS GRANDES MOVIMENTOS DA GESTÃO DA SAÚDE NO SÉCULO XXI DA GESTÃO DAS CONDIÇÕES AGUDAS PARA A

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Medicina Campus: João Uchoa Missão O Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá visa formar profissionais de alto nível técnico e com sólida base humanista, compromissados

Leia mais

Portaria Interministerial MS/MEC nº 444

Portaria Interministerial MS/MEC nº 444 1 de 43 Portaria Interministerial MS/MEC nº 444 Aferição curricular na revalidação de diploma médico expedido no exterior Portaria Interministerial Ministério da Saúde/Ministério da Educação nº 444 (15/05/2009)

Leia mais

1 Identificação Título do Projeto: Elaboração de Projeto Pedagógico e reformulação da estrutura curricular do curso de Jornalismo da UFSM

1 Identificação Título do Projeto: Elaboração de Projeto Pedagógico e reformulação da estrutura curricular do curso de Jornalismo da UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA 1 Identificação Título do Projeto: Elaboração de Projeto Pedagógico e reformulação da estrutura curricular do curso de Jornalismo da UFSM Responsável: profa. Márcia

Leia mais

Revisão/Mapeamento Sistemático

Revisão/Mapeamento Sistemático Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação SSC0572 - Computadores, Sociedade e Ética Profissional Revisão/Mapeamento Sistemático Prof. Dr. José Carlos Maldonado PAE: Pedro

Leia mais

Delineamentos de estudos. FACIMED Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira

Delineamentos de estudos. FACIMED Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira Delineamentos de estudos FACIMED 2012.1 Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira Delineamentos de estudos Estudos descritivos Relato de caso Série de casos Transversal Ecológico

Leia mais

A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015

A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015 A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015 INTRODUÇÃO Câncer de mama: resultante de proliferação incontrolável de células anormais. Origem:

Leia mais