A percepção do consumidor na qualidade de serviço

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A percepção do consumidor na qualidade de serviço"

Transcrição

1 A percepção do consumidor na qualidade de serviço Wallace Prudenciato (Unesp) Resumo Este artigo tem por objetivo avaliar os serviços de manutenção no processo produtivo de uma empresa do ramo gráfico mostrando as expectativas dos consumidores (área de produção), assim possibilitado a identificação dos gaps existentes entre as expectativas do consumidor e os serviços prestados. Palavra chave: Serviços, Cliente, Qualidade, Satisfação 1. Introdução O crescimento do setor de serviços tem sido grande não só em nosso país, mas também em outros países como EUA, União Européia e outros. Nos 4 últimos anos a contribuição do setor de serviços representou em média 55% do Produto Interno Bruto no Brasil. Através destes dados verifica-se a grande importância do setor de serviços na economia demonstrando necessidade de atenção à qualidade dos serviços prestados. Segundo GAITHER e FRAZIER (2001), a qualidade de um serviço é a percepção do cliente do grau que o serviço atende a suas expectativas, sendo que, para conseguir avaliar a qualidade dos serviços, é necessário primeiro identificar as expectativas do consumidor e então verificar a forma mais correta de mensurar essa percepção em relação aos serviços. A literatura existente para a avaliação da qualidade em serviços em relação a satisfação do cliente externo já é existente. No entanto, é raro o caso de avaliação de serviços entre fornecedor e consumidor interno. O objetivo deste trabalho é avaliar a prestação de serviço de uma área de manutenção à área de produção de uma indústria, adotando o conceito de relacionamento entre consumidores e fornecedores internos de uma hierarquia do sistema de produção, segundo SLACK et al.(1999). 2. Função manutenção Consideremos a definição de ALMEIDA et al. (2001). A função manutenção consiste de forma clara na gestão de um sistema de produção, cujo produto se caracteriza como um serviço, aonde o impacto está diretamente associado com o atendimento ao cliente (função produção). Por esse ponto de vista, identificamos a importância da gestão da manutenção de forma a contribuir para a competitividade do sistema de produção a ser atingida. Assim o desempenho da função manutenção tem uma relação direta com a percepção que o cliente tem da qualidade do produto, seja qual for o tipo de sistema de produção. Dessa forma temos a noção de quão importante é a confiabilidade dos serviços prestados pela manutenção a um sistema de produção. Os custos existentes da confiabilidade dos serviços da manutenção, somados aos custos de uso do sistema produtivo resultam-se no custo total (Figura 1).

2 Custo Custo Total Custo de confiabilidade dos serviços de manutenção Custos de uso do sistema produtivo Sistema Produtivo Figura 1: Custo total (ALMEIDA et al., 2001) Fonte: Gestão da Manutenção, na direção da competitividade 3. Satisfação do cliente em serviços A satisfação do cliente em serviços está relacionado a atender as suas expectativas, sejam elas implícitas ou explicitas e ao mesmo tempo também superar essas expectativas oferecendo algo a mais e não esperado. Segundo MIRANDA et al. (2002), as expectativas variam de acordo com o modo pelo qual as pessoas vivenciam as interações sociais e guardam as lembranças de suas experiências, ou seja, a percepção que as mesmas têm dos eventos é que formam seus critérios de avaliação, dessa maneira quando um cliente avalia um serviço ele está confrontando as suas expectativas formadas por experiências vivenciadas anteriormente com o serviço oferecido, que poderá resultar na satisfação ou insatisfação. Quando verifica-se a não satisfação do cliente temos um não atendimento das expectativas do cliente que podemos chamar de gap, sendo que esse gap pode ser específico quando definidas as características genéricas do serviço. PARASURAMAN et al. (1985), definiu um modelo de gap de qualidade dos serviços (Figura 2), tendo os seguintes gaps: GAP 1 expectativas dos consumidores e à percepção que delas têm a gerência da organização de serviços; GAP 2 especificações de fornecimento, das percepções que a gerência tem das expectativas dos clientes; GAP 3 real desempenho do fornecimento e às especificações que foram previamente estabelecidas; GAP 4 serviço realmente fornecido e as comunicações externas; GAP 5 = GAP 1 + GAP 2 + GAP 3 + GAP 4 ; Comunicação interpessoal Necessidades pessoais Experiência passada Expectativa do serviço

3 GAP 5 CONSUMIDOR Percepção do serviço Entrega do serviço incluindo contatos (anteriores e posteriores) Comunicação externa aos clientes GAP 1 GAP 3 Tradução de percepções em especificações da qualidade do serviço GAP 4 GAP 2 GERÊNCIA Percepção gerencial das expectativas dos clientes Figura 2: Modelo Gap de Qualidade dos Serviços Fonte: Revista Produção v.14 n Como foi citado anteriormente os consumidores utilizam de critérios para avaliar os serviços que segundo MIGUEL e SALOMI (2004), inicialmente foram chamados de determinantes da qualidade e depois de dimensões da qualidade. Essas dimensões têm expectativas em relação ao serviço a ser adquirido de forma relevante. GROONROS (1990), através de um estudo de várias publicações selecionadas, definiu uma lista que sintetiza as dimensões da qualidade em 6 fatores (Tabela 2), já PARASURAMAN et al. (1995) define em 10 categorias.

4 Profissionalismo e habilidade Atitudes e comportamentos Acessibilidade e flexibilidade Confiabilidade Recuperação Reputação e credibilidade O fornecedor, seus empregados, sistemas operacionais e recursos físicos possuem o conhecimento e as habilidades requeridas para resolver seus problemas profissionalmente Os empregados (pessoal de contato) se interessam em resolver os problemas dos consumidores amigável e espontaneamente O fornecedor, sua localização, horários de funcionamento, empregados e sistemas operacionais são projetados e operados para facilitar o acesso ao serviço e estão preparados para ajustarem às demandas e desejos de modo flexível importa o que aconteça, os consumidores podem confiar no prestador de serviços, seus empregados e sistemas para cumprir com o prometido, desempenhar o melhor possível Se algo acontecer de errado ou houver algum imprevisto, o prestador de serviço imediatamente se prontificará em restabelecer o controle e solucionar adequadamente o problema As operações do fornecedor são confiáveis e os valores monetários estabelecidos são adequados Tabela 1: Dimensões da qualidade em serviços (GRONROOS, 1990) Fonte: Revista Produção v.14 n Outros modelos de gaps e dimensões da qualidade existem, porém, nos atentaremos a esses acima citados e tomaremos os mesmos como base para a montagem da pesquisa realizada. 4. Pesquisa A pesquisa consistiu de um questionário (anexo 1) formulado com base nas dimensões da qualidade, aonde as pessoas assinalaram sim ou não como respostas. Sendo as pessoas que responderam à pesquisa integrantes da área de manutenção (prestador de serviço) e da área de produção (consumidor) as questões formuladas foram: 1. O departamento de apoio operacional demonstra executar os serviços com profissionalismo? 2. O departamento de apoio operacional demonstra ter conhecimento e habilidade necessária? 3. O departamento de apoio operacional demonstra interesse em resolver os problemas de maneira pró-ativa? 4. O departamento de apoio operacional presta serviço de forma acessível e flexível? 5. O departamento de apoio operacional presta serviço de forma confiável? (cumpre o prometido e desempenha o melhor possível) 6. Se algo der errado ou houver algum imprevisto, o departamento de apoio operacional imediatamente se prontifica em estabelecer o controle e solucionar adequadamente o problema? 7. Os serviços prestados pelo departamento de apoio operacional demonstram-se confiáveis e os objetivos estabelecidos são adequados?

5 8. Resultados e discussão Comparação da percepção da Área de Manutenção e Área de Produção 120% 40% 20% 0% 50% 75% 75% 50% Questões Manutenção Produção Verifica-se que todos da área de manutenção tem o sentimento de prestar um serviço com profissionalismo, acessível, flexível e que se algo imprevisto acontecer estão prontamente dispostos a estabelecer o controle, solucionando um problema. No entanto, todos os integrantes da área de produção só estão de comum acordo, que se algo imprevisto acontecer a área de manutenção esteja prontamente disposta à estabelecer o controle, solucionando um problema. A área de produção demonstra-se muito mais convencida que o própria área de manutenção, que a mesma tenha conhecimento e habilidade necessária, confiabilidade dos serviços prestados e os objetivos estabelecidos por ela são adequados. 9. Conclusão Através das discussões feitas anteriormente, verifica-se que a área de manutenção não tem muito bem definidas as dimensões da qualidade em seus serviços, pois, não houve uma unanimidade entre a área sobre os serviços prestados. Em outra questão verifica-se que a área de manutenção não tem o conhecimento da expectativa de seu consumidor, devido, a área de produção estar unanimemente convencida em apenas uma das questões. Conclui-se que a área de manutenção não realiza um trabalho de gestão direcionando seus recursos para o seu cliente, com o objetivo de atender as suas expectativas.

6 10. Referências ALMEIDA, A. T.; DE SOUZA, F. M. C. (organizadores)... et. al. Gestão da manutenção: Na direção da competitividade. Recife: Editora Universitária da UFPE, GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração da produção e operações. São Paulo: Editora Pioneira Thomson Learning, MIGUEL, P.A.C.; SALOMI, G. E. Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços. Revista Produção, v. 14, n. 1, MIRANDA, A.L.; PINTO, W. G.; AMARAL, P. A Como gerenciar as expectativas na prestação de serviços. Cadernos Discentes COPPEAD, Rio de Janeiro, n. 11, p , SLACK, N... et. al. Administração da produção. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

7 Anexo 1 Avaliação de serviços baseado nas dimensões da qualidade de serviços, segundo GRONROOS (1990) 1. A área de manutenção demonstra executar os serviços com profissionalismo? 2. A área de manutenção demonstra ter conhecimento e habiildade necessária para realizar o serviço? 3. A área de manutenção demonstra interesse em resolver os problemas de maneira pró-ativa? 4. A área de manutenção presta de serviço de forma acessível e flexivel? (horário, localização de ferramentário e equipamento, empregados, ajustando a necessidade da área de produção) 5. A área de manutenção presta de serviço de forma confiável? (cumpre e prometido e desemepnha o melhor possível) 6. Se algo der errao ou hoouver algum imprevisto, a área de manutenção imediatamente se prontifica em estabelecer o controle e solucionar adequadamente o problema? 7. Os serviços prestados pela área de manutenção demonstram-se confiáveis e os objetivos estabelecidos são adequados?

RAD 1504 Gestão da Qualidade I. Qualidade em serviços Prof. Dr. Erasmo José Gomes Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande

RAD 1504 Gestão da Qualidade I. Qualidade em serviços Prof. Dr. Erasmo José Gomes Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande RAD 1504 Gestão da Qualidade I Qualidade em serviços Prof. Dr. Erasmo José Gomes Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Programação de aula Conceito de serviço e de pacote de serviço Qualidade em serviço Ferramentas

Leia mais

03 Continuação de 02. O papel estratégico e objetivos da Produção

03 Continuação de 02. O papel estratégico e objetivos da Produção 03 Continuação de 02 O papel estratégico e objetivos da Produção Cobertos neste capítulo Objetivos estratégicos das operações Ambiente Estratégia de operações O papel e a posição competitiva das operações

Leia mais

Valdênia Fernanda da Costa (UFCG) Eliane Ferreira Martins (UFCG)

Valdênia Fernanda da Costa (UFCG) Eliane Ferreira Martins (UFCG) ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DA QUALIDADE NO SERVIÇO: UMA APLICAÇÃO DO MODELO SERVQUAL NA AGÊNCIA DE CORREIOS DE JUAREZ TÁVORA - PB Valdênia Fernanda da Costa (UFCG) valdeniafernanda@hotmail.com

Leia mais

Fernando Trigueiro QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE LOGISTICA NO MERCADO INTERNACIONAL

Fernando Trigueiro QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE LOGISTICA NO MERCADO INTERNACIONAL QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE LOGÍSTICA NO MERCADO INTERNACIONAL Fernando Trigueiro LOGÍSTICA Criar Vantagens Competitivas e Maximizar Resultados com Satisfação dos Clientes MISSÃO DA LOGÍSTICA É dispor a

Leia mais

ATENDIMENTO COM QUALIDADE

ATENDIMENTO COM QUALIDADE ATENDIMENTO COM QUALIDADE Instrutora: Jordana Luz Nahsan ATENDIMENTO COM QUALIDADE CONTEÚDO: Encantando o Cliente; Identificando necessidades; Momento da Verdade; Habilidades do bom atendente; Relação

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas: Fator de sucesso em negócios voltados para TI

Desenvolvimento de Pessoas: Fator de sucesso em negócios voltados para TI I INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Pós-Graduação Aperfeiçoamento Gestão e Tecnologia da Informação Turma 13 19 de março 2014 Desenvolvimento de Pessoas: Fator de sucesso em negócios voltados para TI Brisa

Leia mais

A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS - UM ESTUDO DE CASO 1

A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS - UM ESTUDO DE CASO 1 A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS - UM ESTUDO DE CASO 1 BACH, Cláudia 2 ; MARTINS, Ana 3, GODOY, Leoni 4 1 Artigo a ser apresentado no XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão 2 Curso de Engenharia

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA QUALIDADE

GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA Aula 6 Organização e Normas GESTÃO DA Existe gestão da qualidade sem administração da produção? Logicamente que não, pois é a produção quem irá fabricar produtos e / ou prestar serviços. Como?

Leia mais

Segundo Vergara (2003), a classificação da pesquisa é baseada na taxonomia que a qualifica, quanto aos fins e quanto aos meios.

Segundo Vergara (2003), a classificação da pesquisa é baseada na taxonomia que a qualifica, quanto aos fins e quanto aos meios. 0HWRGRORJLD Segundo Vergara (2003), a classificação da pesquisa é baseada na taxonomia que a qualifica, quanto aos fins e quanto aos meios. O critério utilizado foi um estudo descritivo de natureza exploratória,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES, DE MONITORIZAÇÃO DO DESEMPENHO DE FORNECEDORES EXTERNOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES, DE MONITORIZAÇÃO DO DESEMPENHO DE FORNECEDORES EXTERNOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES, DE MONITORIZAÇÃO DO DESEMPENHO DE FORNECEDORES EXTERNOS 1. OBJECTIVO Definir os critérios e a metodologia a utilizar na avaliação de fornecedores. 2. DESCRIÇÃO /

Leia mais

Projeto e Organização do

Projeto e Organização do Projeto e Organização do Trabalho Profª. Ms. Eng. Aline Soares Pereira SISTEMAS PRODUTIVOS I Aula 10 Projeto e Organização do Trabalho Princípios gerais de projeto em produção/operações Projeto de processos

Leia mais

Gestão Estratégica da Qualidade

Gestão Estratégica da Qualidade UNIVERSIDADE DE SOROCABA Curso Gestão da Qualidade Gestão Estratégica da Qualidade Aula 06 04/10 Professora: Esp. Débora Ferreira de Oliveira Continuação Avaliação da Qualidade Defeitos: falta de conformidade

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS: APLICAÇÃO DA ESCALA SERVQUAL EM UMA EMPRESA DE CALL CENTER

GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS: APLICAÇÃO DA ESCALA SERVQUAL EM UMA EMPRESA DE CALL CENTER XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro

Leia mais

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Agenda da aula 1 Indicadores de desempenho 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Quais seriam os indicadores de Desempenho para o Departamento de Administração? Número de alunos

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA ESCALA SERVQUAL REFORMULADA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS

UTILIZAÇÃO DA ESCALA SERVQUAL REFORMULADA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS UTILIZAÇÃO DA ESCALA SERVQUAL REFORMULADA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS Sílvio Francisco dos Santos (UFF) - sfsantos@inmetro.gov.br Stella Regina Reis da Costa (UFF) -

Leia mais

Administração da Produção. Prof. Alexandre Clemente Alves

Administração da Produção. Prof. Alexandre Clemente Alves Administração da Produção Prof. Alexandre Clemente Alves Administração da Produção Prof. Alexandre Clemente Alves Hierarquia do Sistema de Produção Hierarquia do sistema de produção O modelo input - transformação

Leia mais

Qualidade a essência do marketing de serviços

Qualidade a essência do marketing de serviços Qualidade a essência do marketing de serviços Adaptado do livro Marketing Services Leonard Berry & A. Parasuraman Pos graduação em Administração Fundação Getulio Vargas Professor Luiz Flores - Marketing

Leia mais

Política de Relacionamento BASF Previdência

Política de Relacionamento BASF Previdência Política de Relacionamento BASF Previdência Sumário Apresentação... 3 Finalidade... 4 A quem se aplica... 4 Diretrizes... 4 Canais de relacionamento... 5 Requisitos BASF Previdência para um atendimento

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande. RAD1512 Administração: gestão e logística

Gestão da Qualidade. Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande. RAD1512 Administração: gestão e logística Gestão da Qualidade Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande RAD1512 Administração: gestão e logística Ambiente Estratégia de operações Estratégia Recursos de entradas a serem transformados Materiais, Informações,

Leia mais

Anais do IV Simpósio de Engenharia de Produção - ISSN: Qualidade em serviços: uma avaliação utilizando o modelo SERVQUAL

Anais do IV Simpósio de Engenharia de Produção - ISSN: Qualidade em serviços: uma avaliação utilizando o modelo SERVQUAL Qualidade em serviços: uma avaliação utilizando o modelo SERVQUAL Resumo Lays Capingote Serafim da Silva (UFG) laysengenharia7@gmail.com Alisson Lucas Alves Carvalho (UFG) alisson_lucas-ac@hotmail.com

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DA ESCALA SERVQUAL: UM ESTUDO DE CASO NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFCG

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DA ESCALA SERVQUAL: UM ESTUDO DE CASO NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFCG João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DA ESCALA SERVQUAL: UM ESTUDO DE CASO NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFCG Anna Carolina Fonseca (UFCG ) annafonseca17@hotmailcom

Leia mais

Toda a comunicação que a sua empresa precisa em um só lugar.

Toda a comunicação que a sua empresa precisa em um só lugar. Toda a comunicação que a sua empresa precisa em um só lugar. Qualidade no Atendimento ao Cliente Como e porque integrar o cliente à estratégia do negócio Conteúdos Por que atender com qualidade? Por que

Leia mais

PMO VALUE RING. Americo Pinto. Diretor de Pesquisa PMO TOOLS Technologies

PMO VALUE RING. Americo Pinto. Diretor de Pesquisa PMO TOOLS Technologies PMO VALUE RING Americo Pinto Diretor de Pesquisa PMO TOOLS Technologies O QUE É O PMO VALUE RING? O PMO VALUE RING é uma metodologia para criar ou reestruturar PMOs. Ela foi criada em conjunto com profissionais

Leia mais

Recursos Humanos I. Administração de Salários Planos de Benefícios Sociais

Recursos Humanos I. Administração de Salários Planos de Benefícios Sociais Recursos Humanos I Administração de Salários Planos de Benefícios Sociais Administração de Salários Recursos Naturais + Dinheiro Acumulado + Trabalho = Riqueza ou Capital Processo Produtivo = Participação

Leia mais

ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1

ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1 ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1 O Desenho de Serviço vem após a Estratégia de Serviço, após levantar tudo o que foi necessário como as políticas, estratégia, recursos e restrições. O pessoal envolvido

Leia mais

ADM 250 capítulo 2 - Slack, Chambers e Johnston complementação

ADM 250 capítulo 2 - Slack, Chambers e Johnston complementação ADM 250 capítulo 2 - Slack, Chambers e Johnston complementação 1 Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 2 Papel estratégico e objetivos da função produção Qual papel da função produção

Leia mais

Uma avaliação da qualidade em serviços em uma livraria e papelaria utilizando o SERVQUAL um estudo exploratório

Uma avaliação da qualidade em serviços em uma livraria e papelaria utilizando o SERVQUAL um estudo exploratório Uma avaliação da qualidade em serviços em uma livraria e papelaria utilizando o SERVQUAL um estudo exploratório Eduardo Guilherme Satolo (UNIMEP) egsatolo@unimep.br Sergio Ferreira (UNIMEP) sferreire@unimep.br

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

ANÁLISE DAS LACUNAS DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NA PERSPECTIVA DE SEUS ASSOCIADOS

ANÁLISE DAS LACUNAS DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NA PERSPECTIVA DE SEUS ASSOCIADOS ANÁLISE DAS LACUNAS DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NA PERSPECTIVA DE SEUS ASSOCIADOS Luciano Zamberlan (UNIJUÍ) lucianoz@unijui.edu.br Ariosto Sparemberger (UNIJUÍ)

Leia mais

ISO 9001: Abordagem de processo

ISO 9001: Abordagem de processo ISO 9001:2008 0.2. Abordagem de processo Apesar dos requisitos da ISO 9001 propriamente ditos só começarem no item 4 da norma, o item 0.2 Abordagem de processo, é uma exigência básica para a aplicação

Leia mais

ESCALA SERVQUAL: ANÁLISE DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS ASSOCIADOS DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO 1

ESCALA SERVQUAL: ANÁLISE DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS ASSOCIADOS DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO 1 ESCALA SERVQUAL: ANÁLISE DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS ASSOCIADOS DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabricio 3, Eduardo Vidor Gomes Da Silva 4, Lilian Vanessa Muller

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL. Elisa Weber GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL. Elisa Weber GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL Elisa Weber GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS CORRÊA, H. L.; GIANE, I. N. Gestão Estratégica de Operações de Serviço. Corrêa e Associados Estratégia de Manufatura

Leia mais

Anais do IV Simpósio de Engenharia de Produção - ISSN:

Anais do IV Simpósio de Engenharia de Produção - ISSN: Programação linear inteira na otimização dos lucros: aplicação em uma panificadora para auxiliar no processo de tomada de decisão Resumo Lays Capingote Serafim da Silva (UFG) laysengenharia7@gmail.com

Leia mais

Melhoria de processos Qualidade. Engenharia de software Profª Karine Sato da Silva

Melhoria de processos Qualidade. Engenharia de software Profª Karine Sato da Silva Melhoria de processos Qualidade Engenharia de software Profª Karine Sato da Silva Problemática Hoje o grande desafio é desenvolver software de qualidade, dentro do prazo e custo estipulados, sem necessitar

Leia mais

Projeto Consumidor Consciente: Uma análise comparativa dos anos 2006 e 2011

Projeto Consumidor Consciente: Uma análise comparativa dos anos 2006 e 2011 Projeto Consumidor Consciente: Uma análise comparativa dos anos 2006 e 2011 Júlio César BARRIOS 1 Maria Lúcia Ribeiro da COSTA 2 RESUMO: Consumidor Consciente é uma atividade de extensão universitária

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Metodologia de Gestão de Projetos. Definir o escopo de um projeto e gerência de requisitos

Metodologia de Gestão de Projetos. Definir o escopo de um projeto e gerência de requisitos Metodologia de Gestão de Projetos Definir o escopo de um projeto e gerência de requisitos 1 Definir o escopo de um projeto 2 / 35 Objetivo: definir o escopo de um projeto Produto: Documento pode se chamar

Leia mais

A Entidade vista de todos os lados. Objetivo. Pesquisa. Avaliação 360º Fundação Ampla de Seguridade Social

A Entidade vista de todos os lados. Objetivo. Pesquisa. Avaliação 360º Fundação Ampla de Seguridade Social Pesquisa Avaliação 360º A Entidade vista de todos os lados No mês de dezembro de 2009 foi realizada pesquisa para avaliar o grau de satisfação e de desempenho da Fundação Ampla de Seguridade Social - Brasiletros

Leia mais

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE.

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. SEMANA DA ENGENHARIA 2015 Instituto de Engenharia do Paraná SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. Rogério Mainardes 11 de dezembro de 2015 PREMISSAS BÁSICAS DAS MARCAS As pessoas devem confiar

Leia mais

OPERAÇÕES DE SEGUROS. Eduardo Gama

OPERAÇÕES DE SEGUROS. Eduardo Gama Eduardo Gama INTRODUÇÃO Apesar de existirem processos relativamente padronizados em operações de Seguros, o Seguro é uma ciência não exata e inclui processos dinâmicos e variáveis: Gestão de riscos Oferta

Leia mais

Profª Mônica Suely G. de Araujo

Profª Mônica Suely G. de Araujo Profª Mônica Suely G. de Araujo Desempenho Características Confiabilidade Reputação 2 1 Durabilidade Utilidade Resposta Estética 3 Projeto Conformidade Capabi lidade Atendi mento ao Cliente Cultura da

Leia mais

DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES NO SERVIÇO DE CALL CENTER: UM ESTUDO EMPÍRICO COM CONSUMIDORES BRASILEIROS

DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES NO SERVIÇO DE CALL CENTER: UM ESTUDO EMPÍRICO COM CONSUMIDORES BRASILEIROS Seminário: DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES NO SERVIÇO DE CALL CENTER: UM ESTUDO EMPÍRICO COM CONSUMIDORES BRASILEIROS Universidade de São Paulo - Instituto de Matemática e Estatística MAE0535

Leia mais

Avaliação da Qualidade percebida em Serviços através da Escala SERVQUAL

Avaliação da Qualidade percebida em Serviços através da Escala SERVQUAL Avaliação da Qualidade percebida em Serviços através da Escala SERVQUAL Adriane Guarienti (UFSM) adrig.sm@terra.com.br Marcia Trojan Poll (UFSM) marciatrojan@yahoo.com.br Raquel Rhoden Bresolin (UFSM)

Leia mais

TIME Soluções Industriais Rua Cel. José Pedro de Araújo Lima, 161 Industrial Contagem - Minas Gerais

TIME Soluções Industriais Rua Cel. José Pedro de Araújo Lima, 161 Industrial Contagem - Minas Gerais A localizada em Contagem - MG é uma empresa de multisserviços de engenharia especializada na fabricação, distribuição e reparos de componentes e equipamentos eletromecânicos principalmente na área industrial,

Leia mais

Prof- Daciane de Oliveira Silva.

Prof- Daciane de Oliveira Silva. Prof- Daciane de Oliveira Silva dacianesilva@yahoo.com.br http://daciane.wordpress.com Como os produtos e serviços são fornecidos aos clientes? Através de um sistema. Por Sistema entende-se um conjunto

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

Palavras-chave: Biblioteca, SERVQUAL, Qualidade

Palavras-chave: Biblioteca, SERVQUAL, Qualidade João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016 O USO DO SERVQUAL COMO DIAGNÓSTICO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS PARA A SUGESTÃO DE UM PLANO DE MELHORIAS APLICADO A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DE ABAETETUBA

Leia mais

Satisfação dos usuários de uma biblioteca universitária segundo as dimensões da qualidade

Satisfação dos usuários de uma biblioteca universitária segundo as dimensões da qualidade Satisfação dos usuários de uma biblioteca universitária segundo as dimensões da qualidade Aline Soares Pereira (UFSM) aline_soarespereira@yahoo.com.br Alberto Souza Schimidt (UFSM) alberto.schmidt@smail.ufsm.br

Leia mais

Nivelar e disseminar os principais conceitos e a metodologia sobre GESTÃO POR COMPETÊNCIAS no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região.

Nivelar e disseminar os principais conceitos e a metodologia sobre GESTÃO POR COMPETÊNCIAS no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. Secretaria de Recursos Humanos 2014 metodologia missão atitude mapeamento mensurar metas valores gestão capacitar prestação missão CHA GAP conhecimentos Competências Objetivos estratégia gestão missão

Leia mais

Administração de Produção e Operações

Administração de Produção e Operações Administração de Produção e Operações Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande RAD1512 Administração: gestão e logística Ambiente Estratégia de operações Estratégia Recursos de entradas a serem transformados Materiais,

Leia mais

O planejamento e o controle da qualidade preocupa-se com os sistemas e procedimentos que governam a qualidade dos bens

O planejamento e o controle da qualidade preocupa-se com os sistemas e procedimentos que governam a qualidade dos bens 07 Fornecimento de produtos e serviços Planejamento e Controle da Qualidade Demanda de produtos e serviços Recursos de produção A qualidade dos produtos e serviços que a operação produz Consumidores da

Leia mais

FIOCRUZ AULÃO FIOCRUZ FIOCRUZ

FIOCRUZ AULÃO FIOCRUZ FIOCRUZ AULÃO 1. Uma empresa do setor de serviços está organizando se para ampliar a oferta de seus serviços ao mercado. Para isso, está estruturando equipes que atuarão em diferentes projetos. O líder de cada

Leia mais

Aula 2 - Fundamentos da gestão de produção: modelo de transformação: inputs, processo de transformação e outputs. Tipos de Processo de Produção

Aula 2 - Fundamentos da gestão de produção: modelo de transformação: inputs, processo de transformação e outputs. Tipos de Processo de Produção Aula 2 - Fundamentos da gestão de produção: modelo de transformação: inputs, processo de transformação e outputs. Tipos de Processo de Produção Prof. Geronimo O que é administração da Produção? É a atividade

Leia mais

Competências Requeridas dos Profissionais de Logística e Supply Chain no Brasil. Prof. Manoel A. S. Reis 18/05/2017

Competências Requeridas dos Profissionais de Logística e Supply Chain no Brasil. Prof. Manoel A. S. Reis 18/05/2017 Competências Requeridas dos Profissionais de Logística e Supply Chain no Brasil Prof. Manoel A. S. Reis 18/05/2017 1 Pesquisas 2012, 2014 e 2016 O Gvcelog Centro de Excelência em Logística e Supply chain

Leia mais

60% = TRABALHO FINAL: Artigo construído ao longo do curso, a ser apresentado e 1

60% = TRABALHO FINAL: Artigo construído ao longo do curso, a ser apresentado e 1 ESCOLA DE COMUNICAÇÃO PROGRAMAS Nome da Disciplina: Marketing de Serviços Código: ECW007 Carga Horária por Período: 60 T: 60 P: T+P:60 Créditos: 60 Período: A partir do 4º período Requisitos: Comunicação

Leia mais

Introdução à Qualidade

Introdução à Qualidade Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução à Qualidade Prof. Luthiano Venecian venecian@ucpel.tche.br http://olaria.ucpel.tche.br/venecian

Leia mais

GESTÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS

GESTÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS GESTÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração 5/6º sem. 2º Semestre de 2018 Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2015. Flávio

Leia mais

O MARKETING COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO PESSOAL: UM ESTUDO NO SETOR INDUSTRIAL, COMERCIAL E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 1

O MARKETING COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO PESSOAL: UM ESTUDO NO SETOR INDUSTRIAL, COMERCIAL E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 1 O MARKETING COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO PESSOAL: UM ESTUDO NO SETOR INDUSTRIAL, COMERCIAL E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 1 Nairana Radtke Caneppele 2, Martin Ledermann 3. 1 Trabalho de Conclusão do Curso de

Leia mais

SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO SOBRE O SERVIÇO PRESTADO EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO EM IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS

SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO SOBRE O SERVIÇO PRESTADO EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO EM IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO SOBRE O SERVIÇO PRESTADO EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO EM IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS Marcelo Cristian Vieira 1, Angélica Justino

Leia mais

Banco do Brasil Revisão Véspera

Banco do Brasil Revisão Véspera Banco do Brasil Revisão Véspera Estratégias Genéricas de Marketing Marketing de resposta: Ocorre quando se identifica uma necessidade e prepara-se uma solução para atender a essa necessidade. Marketing

Leia mais

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I Modelos de excelência e modelos normatizados Prof. Dr. Erasmo José Gomes Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande TQM- Filosofia? Movimento? Abordagem de gestão? A gerência da qualidade

Leia mais

Definição / Abordagem de Processos

Definição / Abordagem de Processos Definição / Abordagem de Processos Ao longo da história dos processos produtivos e administrativos, as organizações têm crescido em tamanho, complexidade e requisitos. Para assegurar a qualidade, a eficácia

Leia mais

6 Conclusão Considerações sobre o resultado

6 Conclusão Considerações sobre o resultado 73 6 Conclusão A avaliação de gaps, preconizada do modelo proposto e aplicada ao estudo de caso é mais bem interpretada quando se agrupam os resultados segundo sua natureza e estrutura interna de atuação,

Leia mais

2 Análise comparativa de um instrumento para mensuração da satisfação de clientes internos com o instrumento SERVQUAL

2 Análise comparativa de um instrumento para mensuração da satisfação de clientes internos com o instrumento SERVQUAL 2.1 3 2 Análise comparativa de um instrumento para mensuração da satisfação de clientes internos com o instrumento SERVQUAL 2.2 Dirlei Irvon Azzi (UNIMEP) diazzi@dglnet.com.br 2.3 Paulo Augusto Cauchick

Leia mais

AGÊNCIAS DE PUBLICID ADE E DE SEUS CLIENTES

AGÊNCIAS DE PUBLICID ADE E DE SEUS CLIENTES 1 QUALIDADE EM SERVIÇOS : DIFERENÇAS ENTRE PERCEPÇÕES DOS EXECUTIVOS DE AGÊNCIAS DE PUBLICID ADE E DE SEUS CLIENTES Autores: J. Ricardo C. de Mendonça Professor do Departamento de Ciências Administrativas

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO 25

GESTÃO DA MANUTENÇÃO 25 25 CONFIABILIDADE É a capacidade de um item desempenhar uma função requerida sob condições especificadas, durante um intervalo de tempo. A Confiabilidade é a probabilidade de um item desempenhar uma função

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística

Leia mais

Prof. Adm. Walter Martins Júnior

Prof. Adm. Walter Martins Júnior MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS Prof. Adm. Walter Martins Júnior Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Introdução Gestão da aquisição - assunto estratégico - centro de lucros Valor total

Leia mais

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Treinamento e-learning Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa da

Leia mais

Missão: Preparar refeições empresariais com alimentos naturais, saudáveis e com sabor caseiro, proporcionando qualidade de vida.

Missão: Preparar refeições empresariais com alimentos naturais, saudáveis e com sabor caseiro, proporcionando qualidade de vida. Qualidade de vida co m sabor caseiro Pioneira, no ramo de refeições coletivas, a servir sucos naturais e preparar seus alimentos sem o uso de qualquer tempero industrializado. A Detella tem preocupação

Leia mais

Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação

Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação ANEXO I CAMPUS AUTO AVALIAÇÃO DO SERVIDOR 2016 Nome do Servidor: Cargo: Classe: Nível: Padrão: Período de Avaliação: / / a / / Lotação: Função

Leia mais

Pesquisa de Satisfação dos Participantes CIP 2016

Pesquisa de Satisfação dos Participantes CIP 2016 Pesquisa de Satisfação dos Participantes CIP 20 1 Amostra Foram entrevistados 130 Participantes da CIP, representados por 223 contatos. Cada contato poderia realizar mais de uma avaliação de acordo com

Leia mais

Cadeia de valor: agregando valor

Cadeia de valor: agregando valor MSc. Paulo Cesar C. Rodrigues paulo.rodrigues@usc.br www.paulorodrigues.pro.br Mestre em Engenharia de Produção A principal preocupação de empresas, tanto de produto como de serviços, tem se voltado para

Leia mais

SEI.IST.UTL.PT SESSÃO DE APRESENTAÇÃO. 20 de Junho de 2011 SUPORTE À ELABORAÇÃO DE INQUÉRITOS

SEI.IST.UTL.PT SESSÃO DE APRESENTAÇÃO. 20 de Junho de 2011 SUPORTE À ELABORAÇÃO DE INQUÉRITOS SEI.IST.UTL.PT SUPORTE À ELABORAÇÃO DE INQUÉRITOS SESSÃO DE APRESENTAÇÃO 20 de Junho de 2011 AEP Área de Estudos e Planeamento Estudos e Projectos Rui Mendes (coord.) João Fernandes Manuel Correia OBJECTIVOS

Leia mais

RESUMO. Exercício Resolvido

RESUMO. Exercício Resolvido 1 RESUMO A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) em parceria com a Rapp Brasil desenvolveu o primeiro indicador de satisfação do cliente no Brasil, o INSC (Índice Nacional de Satisfação do Cliente),

Leia mais

Figura 04: Esquema visual de conclusões Fonte: Elaborado pelo autor

Figura 04: Esquema visual de conclusões Fonte: Elaborado pelo autor 5 Conclusões O presente estudo teve como objetivo identificar quais fatores do serviço prestado pela Unimed-Rio foram determinantes para a formação de insatisfação entre os beneficiários em situações enquadradas

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PROVA DE CONHECIMENTO SOBRE O MR-MPS-SV 28/11/ HORAS DE DURAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PROVA DE CONHECIMENTO SOBRE O MR-MPS-SV 28/11/ HORAS DE DURAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PROVA DE CONHECIMENTO SOBRE O MR-MPS-SV 28/11/2014 4 HORAS DE DURAÇÃO EMAIL: (DEIXAR EM BRANCO) RESULTADO Q1 (0,5) Q2 (0,5) Q3 (1,0) Q4 (1,0) Q5 (2,0) TOTAL (10,0) Q6 (2,0) Q7 (3,0) INSTRUÇÕES Você será

Leia mais

TÍTULO: DIAGNÓSTICO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE POÇO FUNDO - MG

TÍTULO: DIAGNÓSTICO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE POÇO FUNDO - MG TÍTULO: DIAGNÓSTICO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE POÇO FUNDO - MG CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Palavras-chaves: Qualidade em serviços, SERVQUAL, clientes internos

Palavras-chaves: Qualidade em serviços, SERVQUAL, clientes internos XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro

Leia mais

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing Curso do Superior de Tecnologia em Objetivos do curso 1.5.1 Objetivo Geral O Curso Superior de Tecnologia em na modalidade EaD da universidade Unigranrio, tem por objetivos gerais capacitar o profissional

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NÍVEL DE SERVIÇO E ESTRATÉGIA LOGÍSTICA. Prof. Dr. Daniel Caetano

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NÍVEL DE SERVIÇO E ESTRATÉGIA LOGÍSTICA. Prof. Dr. Daniel Caetano GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NÍVEL DE SERVIÇO E ESTRATÉGIA LOGÍSTICA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Avaliar diferentes perspectivas de medição de nível de serviço Entender a importância do

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO GESTÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E LOGÍSTICA

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO GESTÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E LOGÍSTICA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO GESTÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E LOGÍSTICA A TERCEIRIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: FATORES QUE AFETAM A QUALIDADE NA VISÃO DE GESTORES E TERCEIRIZADOS MESTRANDO:

Leia mais

ESTRUTURA ISO 9.001:2015

ESTRUTURA ISO 9.001:2015 Sistema de Gestão Qualidade (SGQ) ESTRUTURA ISO 9.001:2015 ESTRUTURA ISO 9.001:2015 Objetivos: Melhoria da norma existente; Melhoria do entendimento e facilidade de uso; Compatibilidade com a ISO 14001:2015;

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS Código: ADM 452 Pré-requisito: -- Período Letivo: 2014.1 Professor:

Leia mais

EMPREGO DO MODELO SERVQUAL NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS DA IMOBILIÁRIA SANTORO

EMPREGO DO MODELO SERVQUAL NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS DA IMOBILIÁRIA SANTORO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS COODENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO SERVIÇO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO ANDRÉ SANTORO SEVERO EMPREGO DO

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2007 SGQ SUMÁRIO 1. Introdução... - 1 2. Metodologia... - 2 2.1 Amostragem... - 2 2.2 Coleta e análise dos dados...

Leia mais

REGULAMENTO COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

REGULAMENTO COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS TERCEIRIZADOS IR IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE DESCALVADO REGULAMENTO COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS TERCEIRIZADOS TÍTULO I INTRODUÇÃO Artigo 1º - O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer

Leia mais

É o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidade dos gerentes de produção.

É o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidade dos gerentes de produção. Apostila 01 - Introdução Administração da Produção (ou de operação) É o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidade dos gerentes de produção. Trata da maneira pela qual as organizações

Leia mais

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006 Diagnóstico e análise da percepção dos clientes frente aos serviços prestados por uma Auto Mecânica da cidade de Horizontina RS Uma aplicação da escala SERVPERF Cleverson Rodrigo Weber (UNIJUÍ) cleverhz@brturbo.com.br

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Professor(es) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2017 01 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Sistemas Produtivos 1

Leia mais

Fábrica de Software Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás. Plano de Medição

Fábrica de Software Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás. Plano de Medição Plano de Medição Sumário 1. Introdução 2. Objetivos 3. Objetivos Organizacionais 4. Armazenamento 4. Questões e Indicadores 5. Métricas 1. Introdução Este documento descreve o plano para a execução da

Leia mais

AGGAR Soluções em Engenharia - Portfólio Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais

AGGAR Soluções em Engenharia - Portfólio Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais - Portfólio www.aggar.com.br Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais E-mail: solucoes@aggar.com.br Telefone: +55 (31) 3099-3677 Soluções em engenharia oferece ao mercado nacional, construção

Leia mais

Aurum.com.br. Lara Selem

Aurum.com.br. Lara Selem Lara Selem Advogada, Escritora e Consultora em Gestão de Serviços Jurídicos. Executive MBA pela BW College (EUA), especialista em Gestão de Serviços Jurídicos pela FGV-EDESP (São Paulo, SP) e em Liderança

Leia mais

ANÁLISE DAS LACUNAS DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO: A PERSPECTIVA DE SEUS ASSOCIADOS

ANÁLISE DAS LACUNAS DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO: A PERSPECTIVA DE SEUS ASSOCIADOS ANÁLISE DAS LACUNAS DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO: A PERSPECTIVA DE SEUS ASSOCIADOS Gabriela Cappellari Luciano Zamberlan Cristiane Raquel Schubert Resumo: O objetivo

Leia mais

ABORDAGEM EMPREENDEDORA NO DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS ELETRÔNICOS NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ABORDAGEM EMPREENDEDORA NO DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS ELETRÔNICOS NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ABORDAGEM EMPREENDEDORA NO DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS ELETRÔNICOS NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 1. INTRODUÇÃO Durante o curso de Engenharia Elétrica o graduando se depara com inúmeros desafios normalmente

Leia mais

Melhores práticas de planejamento financeiro

Melhores práticas de planejamento financeiro Melhores práticas de planejamento financeiro Índice Melhores Práticas de Planejamento Financeiro segundo a PLANEJAR Tabela: Processo de Planejamento Financeiro /Atividades Práticas Relacionadas 1. Estabelecer

Leia mais

Administração do Relacionamento com os

Administração do Relacionamento com os Unidade II Administração do Relacionamento com os Clientes Prof. MSc. Marcelo S. Zambon Objetivos da Disciplina Neste módulo: Entendimento e importância da segmentação de mercado: O que são atributos valorizados

Leia mais

Satisfação com o plano de saúde CASSI. Relatório final dezembro de 2011

Satisfação com o plano de saúde CASSI. Relatório final dezembro de 2011 Satisfação com o plano de saúde CASSI Relatório final dezembro de 2011 Índice 2 Objetivo Metodologia Perfil sociodemográfico Satisfação geral e recomendação da CASSI Atributos dos planos de saúde Rede

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor

Análise do Mercado Consumidor Gestão de Marketing Análise do Mercado Consumidor Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Análise do Mercado Consumidor

Leia mais