PMO VALUE RING. Americo Pinto. Diretor de Pesquisa PMO TOOLS Technologies

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PMO VALUE RING. Americo Pinto. Diretor de Pesquisa PMO TOOLS Technologies"

Transcrição

1 PMO VALUE RING Americo Pinto Diretor de Pesquisa PMO TOOLS Technologies

2 O QUE É O PMO VALUE RING? O PMO VALUE RING é uma metodologia para criar ou reestruturar PMOs. Ela foi criada em conjunto com profissionais em PMOs, a partir de um projeto de pesquisa que durou 5 anos. Em geral, as metodologias propõem o que deve ser feito. A metodologia PMO VALUE RING também sugere como deve ser feito. Tudo isso a partir de uma base de dados de benchmarking, reunindo a experiência de profissionais em PMOs de alto nível em diversos países.

3 POR QUE O PMO VALUE RING É DIFERENTE? Baseia-se no resultado da experiência de uma grande comunidade de profissionais em PMOs, e não na experiência de um único especialista. Não segue nem propõe padrões ou tipos pré-estabelecidos para PMOs, oferecendo total flexibilidade e adaptação à diferentes necessidades. Tem foco na geração de valor percebido, o que é indispensável para fazer com que o PMO seja reconhecido pela nível executivo e demais stakeholders. Aborda a contribuição do PMO sob um ponto de vista estratégico, gerando valor efetivo para a organização. Permite que o desempenho do PMO seja monitorado ao longo do tempo, demonstrando claramente o valor gerado para a organização.

4 UM NOVO MINDSET PARA PMOS A metodologia PMO VALUE RING propõe que o PMO seja visto como um prestador de serviços. Como tal, ele possui clientes, seus stakeholders, necessidades e expectativas específicas. cada qual com Atender as expectativas dos stakeholders é a melhor forma de gerar valor percebido. O PMO cumprirá esse objetivo provendo serviços (funções) da melhor forma possível.

5 A METODOLOGIA PMO VALUE RING A metodologia é formada por oito passos. Estes passos estão estruturados de forma lógica, em uma sequência recomendada. Cada passo busca desconstruir um mito que comumente leva PMOs ao fracasso.

6 O PASSO A PASSO DA METODOLOGIA

7 OS TIPOS DE PMOS É senso comum que o primeiro passo a ser dado é definir o tipo do PMO. Porém, pesquisas acadêmicas já realizadas não foram capazes de comprovar a existência de tipos de PMOs. Não é coincidência o fato de não existirem standards reconhecidos no mundo. Não há, por exemplo, um PMOBOK. A literatura oferece muitas opções, de acordo com o autor que escreveu cada livro, em geral, consultores: Strategic, Support, Center of Excellence, etc. Cada um destes tipos limita o PMO a um conjunto específico de funções ideais.

8 MITO 1 O primeiro passo é escolher o tipo de PMO ideal.

9 O QUE REALMENTE IMPORTA Escolher um tipo de PMO é o primeiro passo para o fracasso, pois induz a organização a seguir modelos pré-estabelecidos, como se estes fossem o caminho para o sucesso. A realidade mostra que a flexibilidade é o segredo para gerar valor. Sendo assim, não existe tipo ideal de PMO. Na verdade, a escolha de um tipo é algo absolutamente dispensável. O que realmente importa é que o PMO ofereça serviços (funções) que atendam as necessidades de seus stakeholders. O mix de função do PMO, por consequência, pode ser estratégico, de suporte, centro de excelência, ou vários desse tipos, ao mesmo tempo.

10 DEFININDO AS FUNÇÕES DO PMO Para definir as funções do PMO, é necessário identificar as expectativas de benefícios dos Stakeholders, em especial, do nível executivo. A partir das expectativas, defina o conjunto de funções que irá maximizar as chances de atender as demandas identificadas. Quanto maior a aderência às expectativas dos stakeholders, maior o valor criado para a organização. No passo 1 da metodologia PMO VALUE RING, as expectativas de benefícios são coletadas. A partir de correlações entre expectativas e funções presentes no banco de dados de benchmarking, o sistema oferece recomendações de funções prioritárias para atender as demandas.

11 PMO A PMO B FUNÇÕES DIFERENTES RESULTADOS DIFERENTES PMOs DIFERENTES

12 Potenciais benefícios de um PMO Benefícios considerados na metodologia PMO VALUE RING: Cada stakeholder do PMO deve selecionar os cinco benefícios prioritários.

13 Funções oferecidas pela metodologia PMO VALUE RING: As funções prioritárias para atender ao conjunto de benefícios informado é fornecida pela metodologia PMO VALUE RING, a partir da base de dados de benchmarking.

14 O MIX DE FUNÇÕES DO PMO Expectativas diferentes devem ser atendidas por um conjunto de funções diferentes. Por isso não há padrão para PMOs. Cada um deve prover um mix de funções. Essa capacidade de adaptação as expectativas é que contribui para o sucesso. É comum imaginarmos que determinadas funções devem ser necessariamente oferecidas por um PMO. Na verdade, é necessário que cada função gere benefícios que atendam as expectativas dos stakeholders. A metodologia PMO VALUE RING provê um indicador de aderência às expectativas dos stakeholders.

15 MITO 2 Prover metodologia e ferramentas para gerenciar projetos é suficiente para fazer com que um PMO seja bem sucedido.

16 O EQUILÍBRIO DO MIX DE FUNÇÕES DO PMO Cada função oferecida pelo PMO tem uma capacidade de gerar percepção de valor ao longo do tempo. Prover relatórios para o nível executivo é capaz de gerar percepção de valor no curto prazo, visto que os executivos, até então, não tinham acesso a informação para a tomada de decisão. Prover metodologia e ferramentas é capaz de estabelecer as bases necessárias para o amadurecimento da organização, porém a percepção de valor em relação a esses resultados, em geral, vem apenas no longo prazo.

17 AJUSTANDO O EQUILÍBRIO DO MIX DE FUNÇÕES Foco excessivo em funções que geram percepção de valor no curto prazo, faz com que o PMO perca o apoio e o patrocínio ao longo do tempo, pois as bases necessárias a evolução da maturidade da organização não são efetivamente construídas. Foco excessivo em funções que geram percepção de valor no longo prazo, faz com que o PMO perca apoio e patrocínio antes de começar a gerar resultados. A solução é equilibrar o mix do PMO com funções capazes de gerar percepção de valor no curto e no longo prazo. A metodologia PMO VALUE RING provê informações de benchmarking sobre a potencial percepção da valor de cada função, bem como indicadores para permitir esse acompanhamento.

18 MITO 3 Primeiro defina a equipe do PMO, depois o que o PMO vai fazer.

19 DEFININDO OS PROCESSOS DO PMO Comumente, PMOs são criados de forma contrária ao que seria recomendado. Primeiramente se estabelece a equipe do PMO, em seguida, o que o PMO irá fazer. O recomendável é primeiro definir formalmente o processo para cada função do PMO. Por exemplo: Como o PMO pretende oferecer mentoring? Qual o processo para isso? A metodologia PMO VALUE RING oferece recomendações de flowcharts, templates e melhores práticas. Dessa forma, é possível alinhar as expectativas com os stakeholders, aumentando as chances de fazer com que o valor do PMO seja reconhecido.

20 MITO 4 O sucesso dos projetos da organização é a melhor prova do sucesso do PMO.

21 DEFININDO OS KPIS DO PMO Nem sempre o sucesso dos projetos indica o sucesso do PMO. Tudo irá depender de quais funções o PMO está provendo. Algumas podem ser medidas dessa forma, outras não. O desempenho do PMO ao prover cada função deverá ser medido a partir de indicadores específicos. A metodologia PMO VALUE RING oferece indicadores de desempenho para cada função selecionada para o PMO, com detalhes necessários para a sua medição. Um exemplo: Prover metodologia pode ser medido pela aderência na utilização da metodologia (% de projetos que utilizam) e pela correção no uso (% de projetos utilizando sem erros).

22 MITO 5 As competências necessárias a um profissional em PMOs são as mesmas de um gerente de projetos.

23 DEFININDO A EQUIPE DO PMO As competências de um gerente de projetos, não necessariamente são as mesmas de um profissional em PMOs. As competências necessárias vão depender das funções que estão sendo oferecidas aos stakeholders. Deverão ser alocados a cada função, os profissionais que melhor atendam ao conjunto de competências exigidas. Quanto maior a aderência às competências exigidas, maior o valor gerado. A metodologia PMO VALUE RING oferece uma ferramenta 360 o Feedback para mapear as competências existentes. Oferece também uma ferramenta para identificar quais são os profissionais mais adequados para executar cada função, considerando as competências necessárias e as competências existentes. Recomenda planos de ação para desenvolvimento, baseados na experiência registrada no banco de dados de benchmarking.

24 MITO 6 Quanto mais estratégico for o PMO, mais maduro ele será.

25 IDENTIFICANDO E EVOLUINDO A MATURIDADE DO PMO Ser estratégico ou operacional não é um sinal de maturidade, mas uma consequência das necessidades dos stakeholders. É importante lembrar que Maturidade Organizacional em Gerenciamento de Projetos e Maturidade do PMO são conceitos diferentes. O PMO maduro oferece funções apenas as necessárias com um alto nível de sofisticação e, em consequência, consegue gerar uma maior percepção de valor. A metodologia PMO VALUE RING oferece uma ferramenta para identificar o nível de maturidade do PMO e recomendações de ações para a evolução do PMO.

26 MITO 7 É impossível calcular o retorno financeiro do PMO.

27 CALCULANDO O ROI DO PMO Calcular o ROI de um PMO é um desafio, em especial quando se utiliza modelos tradicionais, que não consideram a variabilidade do fenômeno PMO. A premissa básica é que o PMO existe para reduzir as perdas observadas no portfolio da organização. Cada serviço tem uma probabilidade de contribuir para a recuperação das perdas do portfolio. Em cada organização, diferentes motivos podem causar perdas no portfolio. A metodologia PMO VALUE RING utiliza a experiência da comunidade de profissionais em PMOs para estimar qual o potencial de recuperação de perdas, a partir dos problemas relatados e das funções oferecidas pelo PMO. O potencial de recuperação é diretamente influenciado pela maturidade de cada função do PMO e pelo nível de competência com que cada função é oferecida.

28 MITO 8 Monitorar estrategicamente o PMO é o mesmo que monitorar o portfólio estratégico da organização.

29 DEFININDO O PAINEL DE CONTROLE ESTRATÉGICO PARA O PMO Monitorar o portfolio estratégico de projetos é uma função, não necessariamente um propósito. Monitorar estratégicamente o PMO é acompanhar como ele vem gerando valor para a organização. Nesse caso, o conceito de Valor é bem mais amplo do que apenas uma abordagem financeira. Diversos fatores irão influenciar o desempenho estratégico do PMO e, por consequência, a sua capacidade de gerar valor e ser reconhecido.

30 ACOMPANHANDO O DESEMPENHO ESTRATÉGICO DO PMO A metodologia PMO VALUE RING oferece um painel estratégico para o PMO, com indicadores de desempenho: Indicador de Maturidade do PMO Indicador de Aderência de Competências do PMO Indicadores de desempenho para cada Função do PMO Indicador de Aderência às expectativas dos Stakeholders Indicador de Balanceamento do Mix de Funções do PMO Acompanhamento de Plano de Desenvolvimento de Competências Acompanhamento de Plano de ação para evolução do PMO Indicador de ROI do PMO

31 O QUE VOCÊ NUNCA DEVE ESQUECER SE QUISER SER BEM SUCEDIDO Nunca siga tipos pré-estabelecidos de PMOs. Esse é o caminho mais curto para o fracasso. O sucesso dependerá da capacidade do seu PMO de ser suficientemente flexível para se adaptar às necessidades dos stakeholders. Não existe certo ou errado em PMOs. Existe apenas aquilo que você precisa fazer para que o valor do seu PMO seja reconhecido. Não tenha medo ou preguiça de reavaliar ou reinventar o seu PMO sempre que necessário.

32 OBRIGADO! Americo Pinto

ACESSE. PARA RECEBER ESSA APRESENTAÇÃO

ACESSE.  PARA RECEBER ESSA APRESENTAÇÃO ACESSE www.pmotools.net/pmosummit2016 PARA RECEBER ESSA APRESENTAÇÃO COMO FAZER O SEU PMO SOBREVIVER EM TEMPOS DE CRISE AMERICO PINTO DIRETOR DE PESQUISA, PMO TOOL TECHNOLOGIES DIRETOR EXECUTIVO, NOORDEN

Leia mais

PMO VALUE RING: sobrevivendo em tempos difíceis

PMO VALUE RING: sobrevivendo em tempos difíceis White Paper PMO VALUE RING: sobrevivendo em tempos difíceis Por Américo Pinto, MBA, PMP 2 PMO VALUE RING: sobrevivendo em tempos difíceis Gerar valor efetivo para a organização é, e sempre será, o grande

Leia mais

Como Avaliar a Maturidade do seu Escritório de Projetos?

Como Avaliar a Maturidade do seu Escritório de Projetos? Como Avaliar a Maturidade do seu Escritório de Projetos? Americo Pinto, Doutorando, ESC-Lille, França Marcelo Cota, Doutorando, USP, Brasil Dr. Ginger Levin, UWP, USA Por que um modelo de avaliação de

Leia mais

PMO Strategic Advisory ESCRITÓRIO CENTRAL DE PROJETOS Superintendência Nacional de Inteligência e Estratégia

PMO Strategic Advisory ESCRITÓRIO CENTRAL DE PROJETOS Superintendência Nacional de Inteligência e Estratégia PMO Strategic Advisory 2017 ESCRITÓRIO CENTRAL DE PROJETOS Superintendência Nacional de Inteligência e Estratégia PRIMEIRO A HISTÓRIA DO ESCRITÓRIO DE PROJETOS Escritório de Controle Fornecem suporte e

Leia mais

Guia Projectlab para Gerenciamento de Portfólio

Guia Projectlab para Gerenciamento de Portfólio Guia Projectlab para Gerenciamento de Portfólio GUIA PROJECTLAB PARA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO 2 Índice Introdução 03 Como funciona a seleção de propostas de projetos 18 Do que trata o gerenciamento de

Leia mais

A Busca da Eficiência. BSC Balanced Scorecard

A Busca da Eficiência. BSC Balanced Scorecard A Busca da Eficiência BSC Balanced Scorecard Contexto Histórico Planejamento utilizado inicialmente pela administração pública GOVERNOS Planejamento Orçamentário Setor Privado: gerente financeiro da DuPont

Leia mais

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF 16 /10/ 2015 UNOPS - áreas principais e serviços Em 2010, a Assembléia Geral e a ONU reafirmaram

Leia mais

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs)

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) KPIs? KPIs? KPIs? KPIs? Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) Uma nova visão de gestão, controle e crescimento organizacional A nova dinâmica dos Negócios Em um cenário que

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho

Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho Walfrido Brito Diretor da BI Gestão & TI 2017 Nosso Objetivo! Entender como uma Arquitetura de Indicadores de Desempenho bem estruturado e alinhado

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

você consegue aumentar a inovação em todo o seu portfólio de produtos?

você consegue aumentar a inovação em todo o seu portfólio de produtos? RESUMO DA SOLUÇÃO: Soluções de Gestão de Projetos e Portfólios para Inovação de Produtos você consegue aumentar a inovação em todo o seu portfólio de produtos? you can As soluções de Gestão de Projetos

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Elaboração e Gestão de Projetos Disciplina do curso de Especialização em Gestão Pública (48horas) Período: Quintas feiras 05/02 a 23/04/201 26/03 aula prática (Aula_6) 02/04 ok - hoje! Aulas previstas:

Leia mais

Sistemas de Informação. Governança de TI

Sistemas de Informação. Governança de TI Sistemas de Informação Governança de TI . SUMÁRIO CAPÍTULO 6 Os frameworks utilizados e seus relacionamentos Introdução COBIT ITIL PMBoK CMMI Boas práticas de governança de TI Existem diversas estruturas,

Leia mais

BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS. Abril/2017

BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS. Abril/2017 BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS Abril/2017 OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS TRAZEM NOVOS DESAFIOS AOS CIOS... Internet das Coisas Mobilidade Analytics

Leia mais

Capacitação ForRisco. Estudos de Caso e Metodologia ForRisco

Capacitação ForRisco. Estudos de Caso e Metodologia ForRisco Capacitação ForRisco Estudos de Caso e Metodologia ForRisco Apresentação: Fábio Henrique dos Anjos Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público - NEXT/UnB Brasília, DF, 2018. Sumário

Leia mais

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT COMPARATIVO PMBOK x ITIL x COBIT 2019 Sumário SUMÁRIO...2 SEMELHANÇAS ENTRE PMBOK, ITIL E COBIT... 3 QUESTÕES COMENTADAS PELO PROFESSOR... 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 10 Olá pessoal! Preparei GRATUITAMENTE

Leia mais

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Página 1

Leia mais

6 Proposta preliminar de modelo conceitual para a mensuração de desempenho do gerenciamento de portfólio de projetos

6 Proposta preliminar de modelo conceitual para a mensuração de desempenho do gerenciamento de portfólio de projetos 6 Proposta preliminar de modelo conceitual para a mensuração de desempenho do gerenciamento de portfólio de projetos Este capítulo tem o desafio de atender um dos objetivos principais desta pesquisa, qual

Leia mais

GESTÃO DE PROJETO. PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto. Profª Andrea Padovan Jubileu

GESTÃO DE PROJETO. PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto. Profª Andrea Padovan Jubileu GESTÃO DE PROJETO PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto Profª Andrea Padovan Jubileu PMO (Project Management Office) Escritório para gerenciamento de projetos ou escritório

Leia mais

A Disciplina de Gerenciamento de Riscos do MOF

A Disciplina de Gerenciamento de Riscos do MOF A Disciplina de Gerenciamento de Riscos do MOF Última revisão feita em 02 de Outubro de 2007. Objetivo Neste artigo iremos aprender uma parte muito importante na documentação do MOF que é a Disciplina

Leia mais

TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017 Julho 2018

TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017 Julho 2018 Missão Prover energia e serviços com excelência e de forma sustentável, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017

Leia mais

Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR

Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR Bernardo Grassano 1, Analia Irigoyen Ferreiro Ferreira 2, Mariano Montoni 3 1 Project Builder Av. Rio Branco 123, grupo 612, Centro

Leia mais

ISO 55000: Saiba como implementar a gestão de ativos na sua empresa

ISO 55000: Saiba como implementar a gestão de ativos na sua empresa ISO 55000: Saiba como implementar a gestão de ativos na sua empresa ISO 55000: Saiba como implementar a gestão de ativos na sua empresa Considerada um divisor de águas na história da gestão de ativos,

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos MBA em Gerenciamento de Projetos APRESENTAÇÃO DO CURSO O mercado de trabalho apresenta um contexto no qual a necessidade de resultados com prazos, custos e qualidade adequados é maior a cada dia. E, no

Leia mais

PMO PRESTADOR DE SERVIÇOS : FATORES DE SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS

PMO PRESTADOR DE SERVIÇOS : FATORES DE SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS PMO PRESTADOR DE SERVIÇOS : FATORES DE SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS QUEM VOS FALA? LEONARDO AVELAR OLIVEIRA Bonsucessense e Belorizontino de coração! Corredor indisciplinado e Ciclista não praticante!

Leia mais

Gerência de Integração

Gerência de Integração Gerência de Integração PMBOK Capítulo 4 hermano@cin.ufpe.br O que é Gerência de Integração? Garantir que todos os elementos dentro do projeto estejam devidamente coordenados e integrados Garante também

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Disciplina do curso de Especialização em Gestão Pública (48horas) Período: Quintas feiras 05/02 a 23/04/201 12/03 ok - hoje! Aulas previstas: Fevereiro: 12, 19, 26-05 não houve aula Março: 05, 12, 26 19

Leia mais

Gestão Eficiente do Portfólio de Projetos. Eduardo Montes, PMP

Gestão Eficiente do Portfólio de Projetos. Eduardo Montes, PMP Gestão Eficiente do Portfólio de Projetos Eduardo Montes, PMP Agenda Sobre a Escritório de Projetos Minha trajetória Fatores de sucesso Por que os projetos falham? Gestão do Portfólio e o Escritório de

Leia mais

Como gerar valor ao negócio baseado em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio?

Como gerar valor ao negócio baseado em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio? Como gerar valor ao negócio baseado em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio? Titulo do Slide 1. Paradigma geral 2. Valor Definição; Princípios; Processos; técnicas e ferramentas 3. Debate Paradigma

Leia mais

Program Model Canvas: Uma abordagem prática para o gerenciamento de programas estratégicos

Program Model Canvas: Uma abordagem prática para o gerenciamento de programas estratégicos Program Model Canvas: Uma abordagem prática para o gerenciamento de programas estratégicos André T Arrivabene MBA, PMP, PgMP, SCPM, MSP O que é um Programa? 1 QUEM 3 O QUÊ 4 COMO Gerentes de Programas

Leia mais

A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio.

A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio. A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio Ronaldo Sachetto Agenda Tipos de PMO / Posicionamento na Estrutura Organizacional Participação

Leia mais

Simulado "1.Introdução"

Simulado 1.Introdução Pá gina 1 de 7 Simulado "1.Introdução" Simulado do PMI por Antônio Augusto 17 de March de 2012 Pá gina 2 de 7 Disciplinas e temas deste simulado 01 - Introdução ao gerenciamento de projetos (3 questões)

Leia mais

Balanced Scorecard. Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard. Case Politeno

Balanced Scorecard. Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard. Case Politeno Balanced Scorecard Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard Case Politeno Tsiane Poppe Araújo / Vera Pustilnik Novembro/2002 Planejamento Estratégico 1 Um pouco de História Planejamento

Leia mais

Monitoramento e Controle de Projetos. Introdução. Problematização. Monitoramento e controle. MBA em Engenharia da Produção

Monitoramento e Controle de Projetos. Introdução. Problematização. Monitoramento e controle. MBA em Engenharia da Produção Tema Monitoramento e Controle de Projetos Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-Graduação MBA em Engenharia da Produção Gestão de Projetos Monitoramento e Controle de Projetos Sandra Mara Choma Introdução

Leia mais

PMO. Roda Viva com o PMO

PMO. Roda Viva com o PMO Roda Viva com o PMO Saiba como foi a estruturação do PMO e sua "revitalização" ao longo dos tempos e gestões Alessandra Rodrigues, PMP e Paula Borgo, PMP Gerente PMO Corporativo / Especialista em Portfolio

Leia mais

Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos. Giulliano Polito

Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos. Giulliano Polito Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos Giulliano Polito Os objetivos O objetivo Promover uma discussão sobre os motivos que levam o profissional de gestão de projetos a

Leia mais

USO DO MODELO PMO MATURITY CUBE NO DIAGNÓSTICO DA ADERÊNCIA DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO DE PROJETOS NO NÍVEL F DO MR-MPS-SW

USO DO MODELO PMO MATURITY CUBE NO DIAGNÓSTICO DA ADERÊNCIA DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO DE PROJETOS NO NÍVEL F DO MR-MPS-SW CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 USO DO MODELO PMO MATURITY CUBE NO DIAGNÓSTICO DA ADERÊNCIA DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO DE PROJETOS

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO Curso: Disciplina: Pré-Requisitos: - I D E N T I F I C A Ç Ã O Especialização em Engenharia de Software Gerência de Projetos (GEP) CH: 45 h/a Curso: Engenharia de Software Professor: Pablo Schoeffel (pablo.schoeffel@udesc.br)

Leia mais

O desafio da transformação pela excelência em gestão

O desafio da transformação pela excelência em gestão O desafio da transformação pela excelência em gestão Conheça o novo Modelo de Excelência da Gestão - MEG 21ª Edição Gilmar Casagrande Sócio e Diretor da Casattos 23/08/2017 O PGQP, há 25 anos, mobiliza

Leia mais

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis)

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis) CMMI / MPS.BR Modelos de Maturidade de Qualidade de Software Aplicações criteriosas de conceitos de gerenciamento de processos e de melhoria da qualidade ao desenvolvimento e manutenção de software CMMI

Leia mais

Gestão de Projetos Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.

Gestão de Projetos Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria. Gestão de Projetos Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria. Luiza Zaramela ÍNDICE Introdução Projetos 2 APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO I) Introdução a Projetos O que é um Projeto? Características

Leia mais

TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO

TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO Preparado por Tim Creasey, Diretor de Inovação A crescente demanda por profissionais de Gestão de Mudanças Formalização de papéis de trabalho Nos

Leia mais

Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência

Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência Brasília DF OBJETIVO Promover a cultura da excelência, a melhoria da gestão e o compartilhamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK Starch Souza starch.souza@gmail.com Objetivos da disciplina Apresentar as boas práticas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK slide 2 Programa da disciplina

Leia mais

Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil. Apresentação: Juarez Leal

Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil. Apresentação: Juarez Leal Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil Apresentação: Juarez Leal A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao

Leia mais

Gestão integrada de projetos

Gestão integrada de projetos www.pwc.com Gestão integrada de projetos Seminário de Tecnologia para rastreabilidade de medicamentos São Paulo, 29 de maio de 2014 O que abordaremos? Tema Proposta tema Desafios para uma gestão das interdependências

Leia mais

Management of Value. Farhad Abdollahyan,MSc,PMP OPM3CP,MoP,MSP,P3O,PRINCE2. Consultor e Professor

Management of Value. Farhad Abdollahyan,MSc,PMP OPM3CP,MoP,MSP,P3O,PRINCE2. Consultor e Professor Management of Value Farhad Abdollahyan,MSc,PMP OPM3CP,MoP,MSP,P3O,PRINCE2 Consultor e Professor Agenda 1. VALOR como elo entre estratégia, portfolio de programas e projetos e a operação dia a dia das organizações.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Assessorar tecnicamente a gestão e promover a implementação e articulação interprogramática das atividades relacionadas

Leia mais

Gerência de Projetos Prof. Persival Lopes -Aula 4-

Gerência de Projetos Prof. Persival Lopes -Aula 4- Gerência de Projetos Prof. Persival Lopes -Aula 4-16/03/2019 1 Organização do Projeto (Áreas de especialização Entendimento do ambiente do projeto) Influências organizacionais Os projetos fazem parte de

Leia mais

Gestão de Projetos 05/05/2013

Gestão de Projetos 05/05/2013 Gestão e Avaliação de Projetos Unidade 05 Processos de Gerenciamento de Projetos de um Projeto humberto@humbertoarantes.com.br www.humbertoarantes.com.br Para que serve o Termo de Abertura de Projeto?

Leia mais

Gerenciamento de Riscos nas Contratações de Energias Complementares Victor Fonseca Soares Consultor

Gerenciamento de Riscos nas Contratações de Energias Complementares Victor Fonseca Soares Consultor Gerenciamento de Riscos nas Contratações de Energias Complementares Victor Fonseca Soares Consultor 1/22 Tópicos 1. Motivos para a gestão de risco 2. Risco versus retorno e controle de riscos 3. Estudo

Leia mais

AS DEZ PRÁTICAS PARA O SUCESSO NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AS DEZ PRÁTICAS PARA O SUCESSO NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS AS DEZ PRÁTICAS PARA O SUCESSO NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Carlos Magno da Silva Xavier (Doutor, PMP) magno@beware.com.br 2016 2 O QUE É MAIS IMPORTANTE NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO?

Leia mais

Introdução 03. O que são KPIs 05. A importância dos KPIs na gestão de projetos 08. Como definir os KPIs de um projeto 11

Introdução 03. O que são KPIs 05. A importância dos KPIs na gestão de projetos 08. Como definir os KPIs de um projeto 11 O GUIA COMPLETO Introdução 03 O que são KPIs 05 A importância dos KPIs na gestão de projetos 08 Como definir os KPIs de um projeto 11 Os principais KPIs de um projeto 15 Como monitorar os KPIs de um projeto

Leia mais

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 AULA 04 TERMO DE ABERTURA DE PROJETO 2 Introdução Desenvolvimento do Termo de abertura Especificação do trabalho do projeto e Business Case Contrato e Ciclo de Vida do

Leia mais

Introdução ao BIM UM GUIA PARA O SEU PRIMEIRO PROJETO

Introdução ao BIM UM GUIA PARA O SEU PRIMEIRO PROJETO ao BIM UM GUIA PARA O SEU PRIMEIRO PROJETO SOBRE O GUIA Mudar para o BIM pode parecer uma tarefa assustadora. Este guia fornece uma estrutura simples, que ajuda a começar a colocar o BIM em prática na

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

TÍTULO: GRA DE MATURIDADE PARA GERENCIMAMENTO DE PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS VOLTADO PARA EMPRESA DE COSMÉTICOS

TÍTULO: GRA DE MATURIDADE PARA GERENCIMAMENTO DE PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS VOLTADO PARA EMPRESA DE COSMÉTICOS TÍTULO: GRA DE MATURIDADE PARA GERENCIMAMENTO DE PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS VOLTADO PARA EMPRESA DE COSMÉTICOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS

Leia mais

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Tema Gestão da Integração de Projetos Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Gestão da Integração de Projetos

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO Gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. A

Leia mais

Projeto G7 Implantando o gerenciamento de serviços de TI no BACEN

Projeto G7 Implantando o gerenciamento de serviços de TI no BACEN Projeto G7 Implantando o gerenciamento de serviços de TI no BACEN Marcelo Garrido de Oliveira Chefe Adjunto do Deinf - BACEN AGENDA ALGUMAS PREMISSAS O DEINF O PROJETO G7 PRÓXIMOS PASSOS 2 ALGUMAS PREMISSAS

Leia mais

Avaliação da Integração das Práticas de Responsabilidade Social Corporativa com Processos Gerenciais

Avaliação da Integração das Práticas de Responsabilidade Social Corporativa com Processos Gerenciais Avaliação da Integração das Práticas de Responsabilidade Social Corporativa com Processos Gerenciais Gustavo Tietz Cazeri e Rosley Anholon Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Este artigo tem por

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Iniciação: elaborando um TAP Prof. Robson Almeida UNIP. Administração de projetos. Aula 3 Fase de Iniciação de projetos [notas de aula]. Faculdade Online UVB, 2012. Acesso em:

Leia mais

A importância do Planejamento Financeiro. 30 de outubro 2009

A importância do Planejamento Financeiro. 30 de outubro 2009 A importância do Planejamento Financeiro 30 de outubro 2009 Agenda 1. Visão Geral 2. Tendências 3. 10 requisitos fundamentais 4. Conclusão Agenda 1. Visão Geral 2. Tendências 3. 10 requisitos fundamentais

Leia mais

CONTROLADORIA II MBA Estácio 20/06/2017

CONTROLADORIA II MBA Estácio 20/06/2017 CONTROLADORIA II MBA Estácio 20/06/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTROLADORIA II Aula 1 Boas Vindas e Introdução Aula 5 Orçamento Empresarial Aula 2 Valor de Empresas: Conceitos Básicos Aula

Leia mais

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - FAB Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Projetos

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - FAB Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Docente: Fábio Santos Moreira Versão 1 Agosto de 2011 Ao final do semestre, você deverá ser capaz de: Compreender os conceitos básicos sobre gerenciamento de projetos; Reconhecer

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Disciplina do curso de Especialização em Gestão Pública (48horas) Período: Quintas feiras 05/02 a 23/04/201 26/02 ok - hoje! Aulas previstas: Fevereiro: 12, 19, 26-05 não houve aula Março: 05, 12, 26 19

Leia mais

Gerenciamento Objetivo de Projetos com PSM

Gerenciamento Objetivo de Projetos com PSM Gerenciamento Objetivo de Projetos com PSM (Practical Software and Systems Measurement) Mauricio Aguiar Qualified PSM Instructor www.metricas.com.br Agenda Introdução ao PSM O Modelo de Informação do PSM

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Gerenciamento de integração de Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Interação dos processos de gerenciamento de s Interação dos processos de gerenciamento de s Mapeamento grupos de

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

KPIs para e-commerce: por que sua loja. virtual precisa de metas específicas?

KPIs para e-commerce: por que sua loja. virtual precisa de metas específicas? KPIs para e-commerce: por que sua loja virtual precisa de metas específicas? 1. Quem sou eu. 2. Organograma E-commerce. 3. Dificuldades em gerenciar um E-commerce. 4. KPI s. 5. Conceito de KPI s. 6. Aplicação

Leia mais

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 142 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS A dissertação foi desenvolvida com o objetivo de apresentar uma metodologia para o gerenciamento da corrosão considerando um conjunto de práticas e recomendações existentes atualmente,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO INSTRUÇÕES

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - Esta prova é SEM CONSULTA. - Inicie a prova colocando o seu nome em todas as páginas. - Todas as respostas às questões devem ser preenchidas a caneta. - Todas as informações necessárias estão

Leia mais

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz 08/07/15 Vinícius Bravim, MBA, PMP Palestrante Vinícius Bravim, MBA, PMP Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP (Project Management

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Gerenciamento das Partes Interessadas Prof. Robson Almeida Partes Interessadas Inclui os processos exigidos para identificar, analisar expectativas e gerenciar estratégias de

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Gerenciamento das Partes Interessadas Prof. Robson Almeida Partes Interessadas Inclui os processos exigidos para identificar, analisar expectativas e gerenciar estratégias de

Leia mais

Gestão de Projetos Mestrado UFRGS. Istefani Carísio de Paula

Gestão de Projetos Mestrado UFRGS. Istefani Carísio de Paula Gestão de Projetos Mestrado UFRGS Istefani Carísio de Paula Programa 07/03 - Conceitos, definições e método de GP 14/03 Gestão de Portfólio 21/03-Iniciação e Planejamento do projeto 28/03 Planejamento

Leia mais

Mostra-se que a Petrobras evoluiu em sua maneira de Planejar o futuro de modelos informais, baseados em diretrizes do Governo Federal, até atingir o

Mostra-se que a Petrobras evoluiu em sua maneira de Planejar o futuro de modelos informais, baseados em diretrizes do Governo Federal, até atingir o 5 Conclusão Neste último Capítulo procura-se apresentar algumas considerações com relação ao estudo e sugerir recomendações para trabalhos futuros. Esta dissertação analisou o Balanced Scorecard da Petrobras

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 Gerenciamento de projetos Conceito de Projeto Receita Federal Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Política Organizacional para Desenvolvimento e Manutenção de Software e Serviços

Política Organizacional para Desenvolvimento e Manutenção de Software e Serviços A Coordenadoria de Sistemas de Informação (CSI) do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA define neste documento sua Política Organizacional para Desenvolvimento de Software. 1

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

(b) Quais os tipos de informações (diferentes, adicionais) disponibilizadas para as diferentes situações que os usuários podem se encontrar?

(b) Quais os tipos de informações (diferentes, adicionais) disponibilizadas para as diferentes situações que os usuários podem se encontrar? 4 Método ISIM O método ISIM, aqui proposto, avalia a qualidade da interação baseada em mapas, com especial ênfase em situações de uso que envolvem localização ou traçado de trajetos. Nesta avaliação, os

Leia mais

Workshop: Gerenciamento de Portfólio Instrutor: Luis Augusto dos Santos, MSc,PMP

Workshop: Gerenciamento de Portfólio Instrutor: Luis Augusto dos Santos, MSc,PMP Workshop: Gerenciamento de Instrutor: Luis Augusto dos Santos, MSc,PMP Agenda Introdução ao Gerenciamento de Identificar e Categorizar Lista de programas e projetos Os programas, projetos e operações alinhados

Leia mais

Crescimento é ESTRATÉGICO. por

Crescimento é ESTRATÉGICO. por Crescimento é ESTRATÉGICO por Se você fez o download desse e-book, tenho certeza que você quer buscar formas de potencializar seu negócio. Então eu peço que você venha com a mente aberta para absorver

Leia mais

Maboque Consulting Lda.

Maboque Consulting Lda. Maboque Consulting Lda. BRAZILIAN BUSINESS SCHOOL MODULO: GESTAO DE CONHECIMENTO E PROJECT OFFICE TRABALHO: IMPLANTACAO DE UM PMO EM LISARB GRUPO: MABOQUE CONSULTING INC EUNICE ISABEL NUNDA GILBERTO JESUS

Leia mais

RESUMO (SUMMARY IN PORTUGUESE)

RESUMO (SUMMARY IN PORTUGUESE) RESUMO (SUMMARY IN PORTUGUESE) Introdução Empresas que são incapazes de gerenciar adequadamente os impactos sociais de suas operações dificilmente conseguirão obter e manter uma licença social para operar,

Leia mais

TECNOLOGIA E GESTÃO DE CONTRATOS

TECNOLOGIA E GESTÃO DE CONTRATOS TECNOLOGIA E GESTÃO DE CONTRATOS Desenvolvendo Competências para Evolução das Entregas dos Gestores Apresentação do Curso de Pós Graduação em Gestão de Contratos Edson S. Moraes Junho de 2016 Para cada

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

Sistemas de Medição de Desempenho

Sistemas de Medição de Desempenho Sistemas de Medição de Desempenho Sumário 1. 2. 3. 4. 5. 6. Introdução Indicadores de Desempenho: resultados e tendência Produtividade e Eficiência Modelos de Sistemas de medição de Desempenho Sistema

Leia mais

Padrões de Desempenho Profissional Parte 1 Modelo de Competências. Visão de Negócios. Educação continuada do. candidato. Competência Técnica

Padrões de Desempenho Profissional Parte 1 Modelo de Competências. Visão de Negócios. Educação continuada do. candidato. Competência Técnica IBCO Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização ICMCI - TheInternational Council of Management Consulting Institutes Professional Standards Committee (PSC) Modelo de Competências e de Verificação

Leia mais

Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L

Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L MARCELO CLÁUDIO DANTAS SALLES RIBEIRO JUNIOR MARIA DE JESUS RODRIGUES DA SILVA OBJETIVO Avaliar processos

Leia mais

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Este é o capítulo 13 do PMBoK e é uma área muito importante para o PMI, pois antes de levar em consideração o cumprimento dos prazos, orçamento e qualidade,

Leia mais

People Analytics. 10Minutos People & Organisation. Destaque. Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics

People Analytics. 10Minutos People & Organisation. Destaque. Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics 10Minutos People & Organisation Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics People Analytics Destaques Agosto de 2015 Destaque Embora os respondentes tenham indicado que as

Leia mais