Política de Treinamento Sistema de Gestão da Qualidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Política de Treinamento Sistema de Gestão da Qualidade"

Transcrição

1 Página 1 de 5 1. FINALIDADE 1.1. Estabelecer regras e diretrizes para a realização de treinamentos para os colaboradores da PC Sistemas, visando o aperfeiçoamento e a capacitação profissional. 2. APLICAÇÃO 2.1. Esta política aplica-se à PC Sistemas. 3. DEFINIÇÕES 3.1. Treinamento de Integração: Destina-se aos profissionais recém-admitidos, objetiva-se a treiná-los para o conhecimento da empresa e integração ao novo ambiente de trabalho. É realizado sempre no primeiro dia do colaborador na empresa Treinamento Interno: São os treinamentos realizados por profissionais da PC Sistemas para os colaboradores da empresa. Objetiva atualizar o colaborador sobre algum tema relacionado à qualificação do profissional. Nesta modalidade de treinamento estão os cursos internos focados no aperfeiçoamento de suas atividades, treinamentos técnicos, comportamentais e atualização do conhecimento Treinamento Externo: São os treinamentos realizados por instituições externas à empresa e que objetiva atualizar o colaborador sobre algum tema específico e importante para a sua atuação. Nesta modalidade de treinamento estão os cursos técnicos, comportamentais, palestras, congressos, seminários entre outros Treinamento EaD: Objetiva treinar o colaborador nos cursos à Distância oferecidos pela PC Sistemas Treinamento In-Company: São os treinamentos ministrados por instituições externas, porém realizadas dentro da PC Sistemas, e têm como objetivo capacitar e aperfeiçoar os colaboradores da empresa. 4. ORÇAMENTO 4.1. Cabe a área de Talentos Humanos a definição dos critérios orçamentários de Treinamento juntamente com os Diretores das áreas. 5. LNT E PAT 5.1. Os gestores preenchem anualmente o LNT Levantamento de Necessidade de Treinamento, identificando a necessidade de capacitação/aperfeiçoamento dos colaboradores de sua equipe, para o ano seguinte.

2 Página 2 de Talentos Humanos consolida o LNT elaborando o PAT Programa Anual de Treinamento, que visa otimizar o planejamento, realização e custos dos treinamentos. O PAT consolidado é disponibilizado para acesso dos gestores. 6. MODALIDADES DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 6.1. TREINAMENTO DE INTEGRAÇÃO O comparecimento do novo colaborador que irá trabalhar na unidade Goiânia é obrigatório; em caso de não comparecimento, a ausência deverá ser justificada pelo superior imediato Os colaboradores receberão importantes informações sobre quem é PC Sistemas, sua missão e valores; em que lugares ela está presente; seus serviços, soluções e sua política de qualidade. Além disso, o novo colaborador também é orientado quanto a procedimentos administrativos, capacitação, programas de desenvolvimento interno, orientações sobre postura, segurança e sigilo das informações, além de frisar sobre a responsabilidade de cada departamento sobre a utilização dos recursos da empresa e Comissão Interna de Prevenção de Incidentes (CIPA). O novo colaborador recebe orientações de todos os setores da empresa Os colaboradores de outras regionais deverão fazer a Integração remotamente ou presencial em Goiânia em data previamente definida e de acordo com a admissão TREINAMENTO EaD Para participar o colaborador deverá fazer a solicitação através da Solicitação de Treinamento, sendo a solicitação autorizada pelo Diretor. O Treinamento será disponibilizado toda segunda e quintafeira, se houver inscritos A quantidade de dias que serão disponibilizados para o colaborador realizar o treinamento dependerá da quantidade solicitada: Um curso será disponibilizado por 15 (quinze) dias; Dois cursos 30 (trinta) dias; Três ou mais serão liberados por 45 (quarenta e cinco) dias; Passaporte EaD será liberado por 90 (noventa) dias Ao fim do curso, o colaborador deverá apresentar o certificado impresso à Analista de Relações Humanas para providenciar cópia e arquivar no dossiê do DP A prorrogação só acontecerá mediante atestado médico ou autorização do gestor informando da indisponibilidade do colaborador em terminar o curso dentro do prazo previsto O Analista de Relações Humanas irá informar ao gestor quando o colaborador não finalizou o curso.

3 Página 3 de TREINAMENTO EXTERNO Caso o treinamento tenha custo para participar o colaborador deverá solicitar o treinamento para o Diretor do seu Departamento através da Solicitação de Treinamento, se for sem custo o superior imediato poderá assinar. A entrega do documento validado ao TH deve acontecer com até 10 (dez) dias de antecedência do Treinamento Externo. Caso seja de fundamental importância para o negócio da PC Sistemas, a participação do colaborador no treinamento, poderá ser autorizado a entrega da solicitação fora do prazo estipulado acima. Porém a solicitação obrigatoriamente deverá ser autorizada pelo diretor da área por meio da sua assinatura no documento A Gerente de TH validará a necessidade de treinamento, caso seja aprovado, a Analista de Relações Humanas dará continuidade nos procedimentos. Se o treinamento não for aprovado o TH comunicará ao gestor solicitante Esta modalidade poderá ocorrer por iniciativa da empresa ou do colaborador Caso seja de interesse da organização, o mesmo poderá subsidiar até 100% do custo da capacitação, para esta modalidade O colaborador tem a possibilidade de solicitar desconto em folha (em até cinco vezes), através do Termo de Autorização de Desconto que deverá ser preenchido pelo TH em duas vias. Uma via ficará com o DP e a outra deverá ser entregue ao colaborador O comparecimento do colaborador ao curso em ambas as situações (interesse da empresa ou do colaborador) é obrigatório O Colaborador ao término do treinamento/qualificação deverá apresentar ao Talentos Humanos o certificado de conclusão do treinamento para providenciar a cópia e arquivamento A freqüência na referida modalidade deverá ser de no mínimo 75% TREINAMENTO INTERNO Todo treinamento deverá ser comunicado ao TH com até 03 (três) dias úteis de antecedência do treinamento, a única exceção será se o responsável pela solicitação de treinamento já tiver todos os recursos providenciados, assim o RQ.CCO.004 poderá ser entregue com até 1 (um) dia útil de antecedência O material didático será elaborado e/ou providenciado pelo instrutor do treinamento Para participar o colaborador deverá fazer a solicitação para o Gestor da área, conforme descrito e através da Solicitação de Treinamento. Caso o treinamento tenha custo, a Gerente do TH deverá

4 Página 4 de 5 avaliar a necessidade do curso e se aprovado por ela a Analista de Relações Humanas tomará as devidas necessidades para que o treinamento ocorra A Lista de Presença será encaminhado por no dia anterior ao treinamento, juntamente com as informações referentes ao treinamento para o instrutor. A lista deverá ser entregue no TH ao fim do treinamento TREINAMENTO TÉCNICO O colaborador deverá solicitar treinamento técnico, podendo ser do WinThor Básico e posteriormente do WinThor Avançado quando houver necessidade, entre outros O treinamento deverá relacionar-se com o desenvolvimento de competências técnicas específicas da atividade profissional Para treinamentos do WinThor, a empresa subsidiará 100% do custo. O comparecimento do empregado ao treinamento é obrigatório; em caso de não comparecimento, a ausência deverá ser justificada pelo superior imediato Para treinamentos do WinThor, a média nas avaliações é 7,0 (sete). Caso o colaborador não alcance a média deverá realizar nova avaliação em até 30 dias. Não alcançando a média nesta nova avaliação o Talentos Humanos juntamento com o gestor, deverá verificar o melhor procedimento a ser feito A freqüência do colaborador no treinamento deverá ser 100% para receber a certificação TREINAMENTO IN-COMPANY O colaborador deverá solicitar o treinamento para o TH através da Solicitação de Treinamento A Gerente de TH validará a necessidade de treinamento, conforme o LNT Levantamento de Necessidade de Treinamento e PAT Programa Anual de Treinamento. Se o treinamento não for aprovado o TH comunicará ao gestor do colaborador solicitante Esta modalidade poderá ocorrer por iniciativa da empresa ou do colaborador e/ou Gestor Para esta modalidade a empresa poderá subsidiar até 100% do custo da qualificação se a mesma for de interesse da organização O TH providenciará toda logística necessária para a realização do treinamento. 7. RESPONSABILIDADES 7.1. ÁREA SOLICITANTE Preencher o registro Solicitação de Treinamento e enviar ao TH; Participar do treinamento aprovado.

5 Página 5 de TALENTOS HUMANOS Treinamentos com realização Interna: Providenciar os equipamentos necessários conforme Solicitação de Treinamento; Provindenciar preenchimento da Lista de Presença e encaminhar para Instrutor; Caso haja avaliação específica, providenciar cópias necessárias para o instrutor aplicar; Reservar sala para o treinamento; Providenciar Coffe Break para treinamento acima de 04h; Solicitar ao instrutor que providencie o material didático para aplicação no treinamento; Encaminhar informações de confirmação do treinamento para os envolvidos Treinamentos com realização Externa: Se realizados na cidade de lotação do colaborador, não há necessidade de providenciar recursos. Se realizados fora da cidade de lotação do colaborador, providenciar recursos de viagem (passagem e hospedagem) e informar os procedimentos confirmados. Orientar o colaborador da área solicitante a providenciar adiantamento de despesas de viagem se necessário Seguir as normas e procedimentos de datas e prazos do processo Capacitar Colaborador INSTRUTOR Elaborar e providenciar material didático Entregar ao TH a lista de presença assinada pelos participantes Entregar ao TH o diário de treinamento, quando houver aplicação de prova. 8. ARMAZENAMENTO 8.1. Os registros de qualidade deverão ser arquivadas no TH, no mínimo por 01 (um) ano.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS POLÍTICA DE TREINAMENTO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS POLÍTICA DE TREINAMENTO 1. INTRODUÇÃO A Política de Treinamento tem por objetivo estabelecer critérios para o tratamento das solicitações de Capacitação, Desenvolvimento, Cursos Intensivos, Seminários, Palestras, Congressos,

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão Procedimento Operacional Padrão POP/DivGP/002/2016 Capacitação Externa com Ônus Versão 1.0 DivGP Procedimento Operacional Padrão POP/DivGP/002/2016 Capacitação Externa com Ônus Versão 1.0 2016, Ebserh.

Leia mais

Política de Treinamento & Desenvolvimento

Política de Treinamento & Desenvolvimento 1. Objetivo Padronizar e estabelecer regras referentes de Treinamento & para colaboradores da Omnilink. 2. Abrangência Todas as filiais da Omnilink. 3. Diretrizes Todas as diretrizes desta política são

Leia mais

POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DE DIRIGENTES E COLABORADORES

POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DE DIRIGENTES E COLABORADORES POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DE DIRIGENTES E COLABORADORES PREVI-ERICSSON Sociedade de Previdência Privada Documento aprovado pelo Conselho Deliberativo Reunião n 06/2018, de 31 de julho de 2018 POLÍTICA DE

Leia mais

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. OBJETIVO A política de treinamento e desenvolvimento tem como objetivo estabelecer condições exigíveis para identificar as necessidades coletivas e individuais de treinamento, proporcionando aos profissionais,

Leia mais

Política de Treinamentos

Política de Treinamentos Política de Treinamentos Última Atualização em 10/01/2013 As informações neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Copyright 2013 HBSIS. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte

Leia mais

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Última atualização: 18/03/2014 Versão A EXCLUSIVO PARA USO INTERNO Produzido pela área de RH Aprovado e revisado pela Gerência de RH A reprodução e a distribuição

Leia mais

Desenvolvimento e Capacitação dos Colaboradores

Desenvolvimento e Capacitação dos Colaboradores 1. Setor: e Desenvolvimento 2. Abrangência: Grupo Cesari 3. Tarefa: Capacitação, qualificação e desenvolvimento dos colaboradores. 4. Indicador: % treinamentos obrigatórios realizados; % Público alvo atingido

Leia mais

Regulamento para Oferta de Curso Fechado - CENEX/BU

Regulamento para Oferta de Curso Fechado - CENEX/BU Regulamento para Oferta de Curso Fechado - CENEX/BU A DIRETORIA DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA, no uso de suas atribuições estatutárias estabelece os procedimentos operacionais referentes à oferta de curso

Leia mais

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDORES

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDORES 1. OBJETIVO Organizar e implementar os procedimentos da participação dos servidores da DPGE em eventos de Capacitação, estabelecendo os critérios necessários para inscrição nos cursos solicitados pelos

Leia mais

Chamada Interna n 01/2018/DGP. ENAP em REDE

Chamada Interna n 01/2018/DGP. ENAP em REDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Leia mais

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização de Processo de Recrutamento e Seleção Externa com o objetivo de contratação de novos colaboradores que possam atender a demanda

Leia mais

Política de Processo Seletivo Interno Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Interno Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização do Processo de Recrutar e Selecionar Interno, por meio de Alcance ou Mudança Estratégica. E direcionar o crescimento e encarreiramento

Leia mais

Política de Horas Squadra

Política de Horas Squadra Política de Horas Squadra Setembro/2014 www.squadra.com.br Política Jornada de Trabalho A Squadra possui uma Política de Jornada de Trabalho baseada nas regras previstas na CLT (Consolidação das Leis do

Leia mais

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização de Processo de Recrutar e Selecionar - Externa com o objetivo de contratação de novos colaboradores que possam atender a demanda

Leia mais

Planejamento do Evento Sistema de Gestão da Qualidade

Planejamento do Evento Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. Viabilização de espaço para evento de terceiros a) Verificar com o Parceiro realizador do evento: Qual a data e horário de realização deste evento? Quais serão os propósitos do evento?

Leia mais

Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação

Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação CONTROLE DE REVISÕES Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação 0 04/10/13 Emissão inicial (em substituição ao PCF-004 Controle das despesas de Celulares de 26/07/05, com última revisão em 22/02/10)

Leia mais

Política de Viagem Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Viagem Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Esta política tem como finalidade informar as diretrizes na utilização dos serviços de viagem. 2. APLICAÇÃO Esta política aplica se à PC Informática. 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA REGULAMENTO INTERNO COMISSÃO DE INCENTIVO E APOIO À CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS (CIACS) DA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUÍDA PELA PORTARIA FO Nº 19, DE 01 DE ABRIL DE 2014.

Leia mais

Chamada Interna n 01/2016/DGP ENAP em REDE

Chamada Interna n 01/2016/DGP ENAP em REDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Leia mais

Chamada Interna n 01/2015/DGP

Chamada Interna n 01/2015/DGP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Leia mais

CMSE Certified Machinery Safety Expert. Termos e Condições

CMSE Certified Machinery Safety Expert. Termos e Condições CMSE Certified Machinery Safety Expert Termos e Condições Termos e Condições 1. INSCRIÇÃO A inscrição para o treinamento CMSE (Certified Machinery Safety Expert) é feita através do preenchimento do formulário

Leia mais

Regulamento para Oferta de Curso Aberto CENEX/BU

Regulamento para Oferta de Curso Aberto CENEX/BU Regulamento para Oferta de Curso Aberto CENEX/BU A DIRETORIA DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA, no uso de suas atribuições estatutárias estabelece os procedimentos operacionais referentes à oferta de curso aberto.

Leia mais

Portaria Conjunta TRT 18ª GP/EJ nº 001/2014 Dispõe sobre a participação de servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região em ações de

Portaria Conjunta TRT 18ª GP/EJ nº 001/2014 Dispõe sobre a participação de servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região em ações de Portaria Conjunta TRT 18ª GP/EJ nº 001/2014 Dispõe sobre a participação de servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região em ações de educação corporativa. A DESEMBARGADORA-PRESIDENTE DO TRIBUNAL

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça PORTARIA N. 402 DE 7 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre a participação de servidores do em ações de educação corporativa e dá outras providências. O DIRETOR-GERAL DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, usando da

Leia mais

PROJETO MULTIPLICADORES

PROJETO MULTIPLICADORES PROJETO MULTIPLICADORES 1. CONCEITO E CAMPO DE APLICAÇÃO Tendo em vista a gama de conhecimento existente entre profissionais no ramo da confecção e a constante necessidade de desenvolvimento e compartilhamento

Leia mais

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDORES

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDORES 1. OBJETIVO Organizar e implementar os procedimentos da participação dos servidores da DPGE em eventos de Capacitação, estabelecendo os critérios necessários para inscrição nos cursos solicitados pelos

Leia mais

SAG SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO 2012

SAG SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO 2012 INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS Este material tem o objetivo de fornecer aos comitês regionais e setoriais do PGQP, e a seus franqueados, informações atualizadas sobre o SAG 2012 e orientações para

Leia mais

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde 1 Importante! Observar antes da abertura do processo O Proposto é servidor da UFPR? SIM Abrir processo normalmente, conforme próximas orientações

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 09, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 09, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº 09, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017. O Presidente do Conselho do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais e considerando o que

Leia mais

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências Humanas

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências Humanas Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências Humanas - 2019 Importante! Observar antes da abertura do processo É Servidor da UFPR? Sim- Abrir processo normalmente conforme orientações a seguir.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, de 14 de abril de 2014.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, de 14 de abril de 2014. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, de 14 de abril de 2014. Regulamenta o Programa de Concessão de Bolas para a Participação dos Estudantes do Câmpus Restinga em Atividades Curriculares Externas. O Diretor Geral

Leia mais

FILDA 2016 INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

FILDA 2016 INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO FILDA 2016 INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 1. DADOS DA FEIRA Data: de 19 a 24 de julho de 2016. Local: Estrada de Catete, Km 12, Luanda ANGOLA Site: http://www.fil-angola.co.ao/pt/ Horário de funcionamento:

Leia mais

Política de Viagem Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Viagem Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Política tem como finalidade informar as diretrizes na utilização dos serviços de viagem. 2. APLICAÇÃO Esta política aplica se á PC Sistemas. 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Não se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Leia mais

PORTARIA Nº 013 DE 25 DE ABRIL DE 2017.

PORTARIA Nº 013 DE 25 DE ABRIL DE 2017. PORTARIA Nº 013 DE 25 DE ABRIL DE 2017. Institui o Regulamento de Visitas Técnicas no âmbito do Campus Avançado Itabirito. A DIRETORA PRÓ-TEMPORE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 15/2018 Cria e regulamenta o Programa de Qualificação CAPACIT da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe

Leia mais

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNI-BH) CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 02/2012

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNI-BH) CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 02/2012 REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNI-BH) CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 02/2012 Seleção de Bolsistas e voluntários para a Escola da Maturidade UniBH O Reitor do Centro

Leia mais

Processo de Viagem GENS Manual do Colaborador Versão 1.5

Processo de Viagem GENS Manual do Colaborador Versão 1.5 - 1 - Processo de Viagem GENS Manual do Colaborador Versão 1.5 - 2 - SUMÁRIO 1. Apresentação - 3-1.1 Objetivos - 3-1.1.1 Objetivo da definição do Processo de Viagem - 3-1.1.2 Objetivo deste Manual - 3-2.

Leia mais

Campus Porto Alegre PORTARIA Nº. 128, DE 17 DE JUNHO DE 2011.

Campus Porto Alegre PORTARIA Nº. 128, DE 17 DE JUNHO DE 2011. PORTARIA Nº. 128, DE 17 DE JUNHO DE 2011. O Diretor-Geral do IFRS -, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pela Portaria nº 08/2009, R E S O L V E: Art. 1º Regulamentar a concessão de auxílio

Leia mais

Chamada Interna n 01/2017/DGP. ENAP em REDE

Chamada Interna n 01/2017/DGP. ENAP em REDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Leia mais

- REGULAMENTO - O Programa iniciará em julho de 2018, com 01(uma) turma de 25 (vinte e cinco) alunos, tendo a carga horária de 64h (presenciais).

- REGULAMENTO - O Programa iniciará em julho de 2018, com 01(uma) turma de 25 (vinte e cinco) alunos, tendo a carga horária de 64h (presenciais). - REGULAMENTO - APRESENTAÇÃO O Programa de Desenvolvimento para o Executivo Sindical tem como objetivo profissionalizar e capacitar os executivos sindicais para uma atuação moderna e inovadora, onde poderá

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Uberaba-MG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Uberaba-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Uberaba-MG RESOLUÇÃO N 15 DE 4 DE AGOSTO DE 2016, DA PRÓ-REITORA DE PLANEJAMENTO Altera a Norma Procedimental NP 50.03.014 Auxílio Financeiro.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Centro de Ciências Naturais e Humanas Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4996.7960 secretariaccnh@ufabc.edu.br

Leia mais

INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ

INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ PLANO DE CAPACITAÇÃO 2017 a 2021 Londrina, 07 de novembro de 2017 SUMÁRIO Página 1Fundamentos 3 2 Objetivos 3 2.1 Objetivos Gerais 4 2.2 Objetivos Específicos 4 3 Modalidades

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016 O DIRETOR-GERAL DO CAMPUS OSÓRIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, no uso das atribuições legais e regimentais,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PORTARIA Nº 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PORTARIA Nº 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018. PORTARIA Nº 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018. O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Espírito Santo, usando de suas atribuições legais, RESOLVE: Art. 1 Disciplinar o custeio de inscrição,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PRAEVENTOS (PROGRAMA DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS) EDITAL 03/2017 - SOLICITAÇÃO DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PRAE), no uso de suas atribuições e em cumprimento

Leia mais

Para: Todas as Unidades Administrativas, Acadêmicas, Centros e Órgãos Complementares da FUB

Para: Todas as Unidades Administrativas, Acadêmicas, Centros e Órgãos Complementares da FUB DIRETORIA DE CAPACITAÇÃO DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO Circular nº 0016/2017/ DCADE/DGP / GAB/DGP Em 06 de outubro de 2017. Para: Todas as Unidades Administrativas, Acadêmicas, Centros e Órgãos Complementares

Leia mais

EDITAL PROGRAD Nº 52, DE 21 DE AGOSTO DE 2017

EDITAL PROGRAD Nº 52, DE 21 DE AGOSTO DE 2017 EDITAL PROGRAD Nº 52, DE 21 DE AGOSTO DE 2017 Dispõe sobre as excursões curriculares a serem desenvolvidas nos cursos de graduação presencial e a distância, nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 23, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 23, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016 RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 23, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016 (Alterada pela Resolução Normativa nº 28/2018) Estabelece procedimentos de solicitação de passaporte e viagem ao exterior para pessoas refugiadas e

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, de 01 de julho de 2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, de 01 de julho de 2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, de 01 de julho de 2016. Regulamenta a Solicitação de Recursos para Participação dos Servidores em Eventos e Cursos de Capacitação de curta e média duração, de acordo com o Plano

Leia mais

Concessão de auxílio financeiro a aluno para apresentação de trabalho acadêmico em evento

Concessão de auxílio financeiro a aluno para apresentação de trabalho acadêmico em evento PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS DEPARTAMENTO DE EXTENSÃO Nº x.xx.xxx.xx Versão Nº 1.0 Data

Leia mais

Participação em Capacitação

Participação em Capacitação CAN Fl. 02 Origem: Participação em Capacitação DAF - Diretoria Administrativa e Financeira Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia Macro Processo: Processo: Unidade Gestora: Gerir Pessoas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2018

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2018 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2018 Súmula: Dispõe sobre normas para a participação de servidores do CISCOPAR em ações de treinamentos de curta duração, custeada pelo Consórcio, e dá outras providências. O

Leia mais

EDITAL ADP Nº 01, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2019 (RETIFICADO EM 15/03/2019)

EDITAL ADP Nº 01, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2019 (RETIFICADO EM 15/03/2019) EDITAL ADP Nº 01, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2019 (RETIFICADO EM 15/03/2019) A (ADP) da (CGP)/ (PROAD) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando as Leis 11.091/2005, 12.772/2012, o Decreto

Leia mais

FILDA 2017 INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

FILDA 2017 INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO FILDA 2017 INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 1. DADOS DA FEIRA Data: de 26 a 30 de julho de 2017 Local: Baia de Luanda, junto ao Porto (Luanda Angola) Site: http://www.fil-angola.co.ao/pt/ Horário

Leia mais

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho. Coordenador da Qualidade

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho. Coordenador da Qualidade Versão: 1 Pg: 1/6 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho Coordenador da Qualidade 22/08/2016 DE ACORDO Dra. Débora Salles Supervisora da Qualidade 22/08/2016 APROVADO POR Dr. Renato

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA ORIGEM, DEFINIÇÃO E FINALIDADES

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA ORIGEM, DEFINIÇÃO E FINALIDADES NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA ORIGEM, DEFINIÇÃO E FINALIDADES Art. 1 O presente regulamento interno disciplina a organização, regulamentação e critérios para

Leia mais

Script de Solicitação de Dados e Confirmação de Matricula Sistema de Gestão da Qualidade

Script de Solicitação de Dados e Confirmação de Matricula Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 7 1. SOLICITAÇÃO DE DADOS PARA CADASTRO NO PASSAPORTE EAD Caro(a) Cliente A sua empresa adquiriu o Passaporte EaD pelo período de de acesso a todos os cursos disponibilizados pelo Centro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PORTARIA N 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PORTARIA N 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018. PORTARIA N 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018. O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Espírito Santo, usando de suas atribuições legais, RESOLVE: Art. 1 Disciplinar o custeio de inscrição,

Leia mais

Ventilação Mecânica Básica para profissionais de saúde - VEMPS

Ventilação Mecânica Básica para profissionais de saúde - VEMPS Ventilação Mecânica Básica para profissionais de saúde - VEMPS Instituto de Ensino - Hospital do Coração A simulação aplicada ao ensino em saúde é uma técnica destinada a substituir experiências de pacientes

Leia mais

MANUAL Nº 01/2018 MANUAL DAS DELEGAÇÕES

MANUAL Nº 01/2018 MANUAL DAS DELEGAÇÕES MANUAL Nº 01/2018 MANUAL DAS DELEGAÇÕES SEÇÃO 1 - APRESENTAÇÃO 1º Art. O Congresso Nacional de Estudantes e Profissionais de Administração (CONEPA), através do seu responsável administrativo legal Grupo

Leia mais

DIRETRIZES REGIONAIS DE FORMAÇÃO

DIRETRIZES REGIONAIS DE FORMAÇÃO 1. Introdução O presente documento estabelece, para a UEB/RS, as diretrizes que deverão ser observadas para a gestão de recursos adultos, complementarmente ao estabelecido, em Nível Nacional, sobre a matéria.

Leia mais

FLUXOGRAMA DE ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARTE 1

FLUXOGRAMA DE ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARTE 1 FLUXOGRAMA DE ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARTE 1 Escolha do(a) orientador(a) (n. de vagas/professor(a) definido no início de cada semestre pelo(a) Coordenador(a)

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 636, DE 1º DE NOVEMBRO DE Art. 1 Aprovar as Normas para Realização de Projetos de Ensino de Graduação, nos termos desta Resolução.

RESOLUÇÃO Nº 636, DE 1º DE NOVEMBRO DE Art. 1 Aprovar as Normas para Realização de Projetos de Ensino de Graduação, nos termos desta Resolução. RESOLUÇÃO Nº 636, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2017. O CONSELHO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, e considerando o contido no Processo nº 23104.023210/2017-60,

Leia mais

EDITAL N. 002/2016/DIREX PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROJETOS E BOLSISTAS DE EXTENSÃO VINCULADO AO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PBEXT

EDITAL N. 002/2016/DIREX PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROJETOS E BOLSISTAS DE EXTENSÃO VINCULADO AO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PBEXT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA EDITAL N. 002/2016/DIREX PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROJETOS E BOLSISTAS DE EXTENSÃO VINCULADO AO PROGRAMA DE BOLSAS

Leia mais

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDORES

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDORES 1. OBJETIVO Organizar e implementar os procedimentos da participação dos servidores da DPGE em eventos de Capacitação, estabelecendo os critérios necessários para inscrição nos cursos solicitados pelos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Treinamento de Força CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política

Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política Escola de Sociologia e Política de São Paulo Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA SÃO PAULO ABRIL DE 2018 Sumário

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06, de 03 de outubro de 2014.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06, de 03 de outubro de 2014. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06, de 03 de outubro de 2014. Regulamenta o fluxo de solicitação de participação dos servidores em eventos e cursos de capacitação de curta e média duração, de acordo com o Plano

Leia mais

RECRUTAMENTO INTERNO Políticas

RECRUTAMENTO INTERNO Políticas Esta política estabelece diretrizes que serão aplicadas no Morena Rosa Group, cabendo a todas as áreas envolvidas no processo e citadas neste documento a responsabilidade pelo seu cumprimento. RECRUTAMENTO

Leia mais

Treinamento CSC Operações de Pessoal

Treinamento CSC Operações de Pessoal Treinamento CSC Operações de Pessoal Admissão Hierarquia de Processos PROCESSO SUBPROCESSO Admissão Cadastrar Novo colaborador Atualizar Cadastro de Colaborador Cadastrar Colab. como Cliente/ Fornecedor

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO DO PROAP

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO DO PROAP MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO DO PROAP PASSAGENS AÉREAS, DIÁRIAS E AUXÍLIO FINANCEIRO Destinado às Coordenações e Secretarias dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Acadêmicos da UFPE Elaboração:

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS APÊNDICE 1 TIPO DE PROCESSO: SOLICITAÇÃO DE EVENTO Versão Janeiro/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE PROCESSO: SOLICITAÇÃO DE EVENTO Modalidades: Protocolares Técnicos Capacitação Feiras

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE TUTORIA ON-LINE

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES Diretoria de Relações Internacionais DRI. Apoio financeiro para eventos no exterior em 2017/B

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES Diretoria de Relações Internacionais DRI. Apoio financeiro para eventos no exterior em 2017/B CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES Diretoria de Relações Internacionais DRI Edital n o 34/Reitoria/Univates, de 04 de julho de 2017 Apoio financeiro para eventos no exterior em 2017/B O Reitor do Centro Universitário

Leia mais

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS, PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO.

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS, PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO. MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS, PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO. INTRODUÇÃO: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Alagoinhas, apresenta este documento onde reúne todas

Leia mais

DECRETO Nº. 005/2018 RESOLVE

DECRETO Nº. 005/2018 RESOLVE DECRETO Nº. 005/2018 ESTABELECE NORMAS PARA PAGAMENTO DE DIARIAS A SERVIDORES DESTA MUNICIPALIDADE, BEM COMO PARA ADIANTAMENTO E RESSARCIMENTO DE DESPESAS E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS. O Prefeito Municipal

Leia mais

Política e regras válidas a partir de 01 de Novembro de 2014.

Política e regras válidas a partir de 01 de Novembro de 2014. Informações Gerais Qual política a seguir Adiantamento de Valor para Sempre seguir a Política da Compasso, a menos que o cliente/projeto em que o profissional esteja trabalhando possua uma política específica;

Leia mais

DESLIGAMENTOS. Políticas

DESLIGAMENTOS. Políticas Esta política estabelece diretrizes que serão aplicadas no Grupo Morena Rosa, cabendo a todas as áreas envolvidas no processo e citadas neste documento a responsabilidade pelo seu cumprimento. DESLIGAMENTOS

Leia mais

RH 09 DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

RH 09 DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HUMANOS RH 09 DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE FORMAÇÃO DA UFGD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE FORMAÇÃO DA UFGD REGULAMENTO DO 1 DEFINIÇÃO/OBJETIVO O Projeto de Extensão Centro de Formação da UFGD está sob a coordenação da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura e objetiva oferecer à comunidade cursos de extensão de

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE SENAC GOIÁS Abril/2018 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade SENAC Goiás regulamentam-se

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA DA REITORIA Nº 141, DE 15 DE MARÇO DE 2017. Fixa os critérios para pagamento de gratificações por encargo de Curso ou Concurso. O VICE-REITOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), nomeado

Leia mais

REGULAMENTO ACADÊMICO CURSOS PRESENCIAIS DE CURTA DURAÇÃO ESA-OAB/DF

REGULAMENTO ACADÊMICO CURSOS PRESENCIAIS DE CURTA DURAÇÃO ESA-OAB/DF REGULAMENTO ACADÊMICO CURSOS PRESENCIAIS DE CURTA DURAÇÃO ESA-OAB/DF CAPÍTULO I DOS OBJETOS Art. 1º Os cursos presenciais de curta duração da Escola têm os seguintes objetivos: a) Adotar em suas aulas

Leia mais

Edital do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP

Edital do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP 1. Definição 1.1. O Simpósio Internacional SIICUSP é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes

Leia mais

Manual de Procedimentos ISGH Gestão de Viagens Página 1

Manual de Procedimentos ISGH Gestão de Viagens Página 1 Manual de Procedimentos ISGH Gestão de Viagens Página 1 ELABORAÇÃO Cristina Isidio Gracília dos Santos Gonçalves Tatiany Torres FORMATAÇÃO Silvânia Oliveira Teixeira DATA Estabelecido em 10/12/2013 Manual

Leia mais

PORTARIA Nº 002 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015.

PORTARIA Nº 002 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015. PORTARIA Nº 002 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015. Institui o Regulamento de Visitas Técnicas no âmbito do IFMG Câmpus Santa Luzia. O DIRETOR GERAL PRO TEMPORE DO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2017

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2017 Aprova o Novo Regulamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização Multiprofissional

Leia mais

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde 1 Importante! Observar antes da abertura do processo É servidor da UFPR SIM Abrir processo normalmente, conforme próximas orientações de abertura

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04 CAGV/IFMG/SETEC/MEC DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04 CAGV/IFMG/SETEC/MEC DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04 CAGV/IFMG/SETEC/MEC DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. Dispõe sobre regulamentação de normas e procedimentos para realização de eventos acadêmicos e administrativos, cerimonial e protocolo

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal de Goiás UFG Regional Catalão Unidade Acadêmica Especial de Engenharia

Serviço Público Federal Universidade Federal de Goiás UFG Regional Catalão Unidade Acadêmica Especial de Engenharia Norma Interna PPGEP No 05/2017 Regulamenta as regras para a redação e a Defesa do Trabalho de Conclusão do Mestrado Modalidade Dissertação, e para a obtenção do título de Mestre. A Coordenadoria Colegiada

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA 1. Finalidade REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA O Comitê Técnico Estatutário de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia ( Comitê ) é um órgão

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho ÁREA DE PESSOAL IT. 29 02 1 / 7 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para a realização das atividades da Área de Pessoal. 1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA CLT Consolidação das Leis Trabalhistas. DS. 06 Manual

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho SERVIÇOS GERAIS IT. 26 09 1 / 6 1. OBJETIVO Orientar a realização de serviços gerais nas dependências do Crea GO e controle dos s. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA IT. 28 Patrimônio. IT.27 Arquivo Geral e Correspondências

Leia mais