DIRETRIZES REGIONAIS DE FORMAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIRETRIZES REGIONAIS DE FORMAÇÃO"

Transcrição

1 1. Introdução O presente documento estabelece, para a UEB/RS, as diretrizes que deverão ser observadas para a gestão de recursos adultos, complementarmente ao estabelecido, em Nível Nacional, sobre a matéria. O órgão designado a executar as tarefas de Gestão de Recursos Adultos, no Rio Grande do Sul, é a ERF Equipe Regional de Formação. 2. A Missão, a visão e os valores da Equipe de Formação da Região do Rio Grande do Sul (ERF/RS) MISSÃO Proporcionar aos escotistas e dirigentes do Rio Grande do Sul excelentes eventos de formação, contribuindo para o desempenho de suas funções e cargos VISÃO Ser reconhecida como uma equipe em constante aperfeiçoamento e empenhada em superar as expectativas dos escotistas e dirigentes que participam de nossos eventos, de modo que eles desejem prosseguir na sua capacitação, orientando o jovem no seu crescimento individual VALORES. Excelência em tudo o que fazemos. Pioneirismo. Fé no futuro. Lealdade à UEB 3. Objetivos Permanentes da ERF/RS - Elaborar e atualizar as Diretrizes Regionais de Formação de Adultos, em consonância com as Diretrizes Nacionais de Gestão de Adultos, submetendo-as à aprovação da Diretoria Regional; - Planejar, programar, dirigir, atuar, avaliar cursos, módulos, oficinas e demais iniciativas de formação; - Estabelecer, acompanhar e avaliar os processos referentes aos eventos de formação; - Elaborar o Plano Anual de Eventos de Formação, incluindo cursos, palestras, seminários, módulos, oficinas e demais iniciativas da formação submetendo-o à aprovação da Diretoria Regional; - Definir necessidades de equipamentos para eventos de formação; - Elaborar e atualizar material técnico-didático; - Promover a constante avaliação e atualização dos membros da ERF/RS; - Definir critérios para indicação de membros para a ERF/RS; - Contribuir com o Nível Nacional da UEB e com as demais Regiões Escoteiras. 4. Organização 4.1 Da Coordenação A coordenação da ERF EQUIPE REGIONAL DE FORMAÇÃO será composta por um coordenador e dois adjuntos, sócios da UEB, nomeados pela Diretoria Regional, tendo por função delegada implementar, administrar e coordenar a captação, a formação e o

2 acompanhamento dos recursos adultos na Região Escoteira do Rio Grande do Sul, segundo as disposições nacionais e regionais vigentes. Para a escolha do coordenador, será encaminhada à Direção Regional lista tríplice proposta pela ERF EQUIPE REGIONAL DE FORMAÇÃO. Para a nomeação dos coordenadores adjuntos será ouvido o coordenador. 4.2 Da Composição Para integrar a ERF, é necessário cumprir os seguintes requisitos: a) Ser portador de Insígnia da Madeira em qualquer Linha de Formação; b) Participar dos Seminários de Formação promovidos pela ERF. c) Ser aprovado pela coordenação da ERF; d) Formalizar, anualmente, com a Diretoria Regional, Acordo de Trabalho Voluntário específico para esta atividade Admissões Para que um novo membro da ERF seja admitido, observados os demais requisitos, requer-se: a) sua indicação por um membro da ERF; b) sua participação prévia, como convidado, atuando, com avaliação positiva, como membro da equipe em, no mínimo, 3 cursos Exonerações Os membros da ERF exercem cargo de confiança da Diretoria Regional da UEB/RS, podendo exonerar-se ou ser exonerados a qualquer tempo pela Direção Regional, ouvida a coordenação da ERF. 4.3 Das Nomeações Homologadas pela Diretoria Nacional, as nomeações para DCIMs e DCBs são feitas pela Diretoria Regional, ouvida a coordenação da ERF Para ser nomeado DCB, é necessário ter sido aprovado no atual CF1, ou nos antigos CNA, CA1 ou CF1, ou ter sido aprovado no Curso Básico da antiga Linha de Dirigentes de Formação Para ser nomeado DCIM, é necessário ter sido aprovado no atual CF2, ou nos antigos CIA, CA2 ou CF2, ou ter sido aprovado no curso Avançado da antiga Linha de Dirigentes de Formação, e ter atuação de, no mínimo, 2 anos como DCB. 4.4 Das renomeações Para serem renomeados, mediante um novo Acordo de Trabalho Voluntário, os DCIMs, DCBs e demais membros da Equipe deverão demonstrar, durante o mandato encerrado, terem cumprido satisfatoriamente as suas obrigações e compromissos assumidos, estarem atualizados e motivados para as respectivas funções. 5. Da Direção dos Cursos e Eventos da Área de Recursos Adultos A direção de eventos da Área de Recursos Adultos (cursos, módulos, seminários, oficinas e outros) é de competência de Membro da ERF. A direção de eventos da Área de Recursos Adultos segue as seguintes exigências:

3 EVENTOS Oficina ou módulo Curso Preliminar Curso Básico Curso Avançado NÍVEL MÍNIMO EXIGIDO AO DIRETOR DCIM/DCB/IM DCIM/DCB/IM DCIM/DCB DCIM Excepcionalmente, oficina ou módulo poderá ser ministrado por especialista, com a autorização prévia da coordenação da ERF/RS, acompanhado por membro da ERF Das responsabilidades da direção de eventos a) Encaminhar, com 60 dias de antecedência, à secretaria Regional, formulário específico de Pedido de Realização de Evento, preenchido; b) Estabelecer, no referido formulário, a nominata dos membros da equipe; c) Estar presente no evento; d) Efetuar reunião de avaliação do evento com os demais membros da equipe; e) Apresentar relatório e/ou resultado do evento em até 30 dias do fim do evento; f) Enviar ao Escritório Regional lista dos participantes, em até 30 dias, para emissão dos respectivos certificados. g) Prestar contas em até 15 dias, dos valores arrecadados e dos gastos, se for o caso. 6. Dos requisitos para participar de eventos promovidos pela ERF 6.1 Curso Preliminar de Escotistas e de Dirigentes Institucionais a) Ter concluído as tarefas prévias; b) Encaminhar a ficha de inscrição ao curso com, no mínimo, 30 dias de antecedência; c) Possuir pelo menos 18 anos de idade, no caso de candidato a curso da Linha de Escotistas nos Ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Dirigente Institucional e 21 anos de idade no caso de Escotistas do Ramo Pioneiro. d) Estar em dia com seu registro anual perante a UEB e UEB/RS, e) caso seja o ano de ingresso no ME, pai ou responsável (não associado), o recolhimento da taxa do curso será o valor da taxa vezes dois. Nosso associado tem 50% de desconto na taxa de curso. 6.2 Curso Básico Escotistas e Dirigentes Institucionais a) Ter concluído o Nível Preliminar da mesma linha de formação; obedecendo aos critérios adotados pelas Diretrizes Nacionais de Recursos Adultos; b) Ter cumprido as tarefas prévias correspondentes ao curso; c) Encaminhar a ficha de inscrição ao curso com, no mínimo, 30 dias de antecedência; d) Possuir pelo menos 21 anos de idade, no caso de candidato a curso da Linha de Escotistas nos Ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior e Dirigente Institucional, e 23 anos de idade no caso de Escotistas do Ramo Pioneiro. e) Estar em dia com seu registro anual perante a UEB e UEB/RS f) Para a Linha de Dirigentes Institucionais, ter participado do Módulo Preliminar de Dirigentes Institucionais.

4 6.3 Curso Nível Avançado de Escotistas e de Dirigentes Institucionais a) Ter concluído o Nível Básico da mesma linha de formação e do mesmo ramo, obedecendo aos critérios adotados pelas Diretrizes Nacionais de Recursos Adultos; b) Ter cumprido as tarefas prévias correspondentes a este curso; c) Encaminhar a ficha de inscrição ao curso com, no mínimo, 30 dias de antecedência; d) Estar em dia com seu registro anual perante a UEB e UEB/RS. 7. Dos Cursos Oferecidos pela UEB/RS A fim de atender a necessidade de buscar excelência na aplicação dos temas contidos nas diretrizes Nacionais de Recursos Adultos, a Região do Rio Grande do Sul, institui que os Cursos oferecidos na Linha Escotistas, são aplicados por Ramo, nos níveis Preliminar, Básico e Avançado. Para produzir melhor resultado, também institui um quorum mínimo e máximo de participantes nos cursos oferecidos, que passam a ser os seguintes: Ramo ou Linha Número mínimo Número máximo Lobinho Escoteiro Sênior Pioneiro Dirigentes Institucionais Conclusão de Nível. A prática supervisionada a ser cumprida pelo adulto, nas linhas de Escotistas e Dirigentes Institucionais, no nível avançado, será constituída de duas etapas: Etapa 1 Projeto de IM. Consiste em responder a estudo sobre temas afetos a sua linha e ramo de formação, conforme questionário elaborado e disponibilizado pela ERF, cuja coordenação designa o leitor, dentre os membros da Equipe. O prazo para a leitura inicial do Estudos é de até 90 dias, a contar da data de entrega para o leitor designado. O prazo Maximo de conclusão é de um ano. Etapa 2 Pratica Supervisionada Consiste no acompanhamento das atividades escoteiras executadas pelo aluno na linha de atuação em que exerce suas atribuições dentro do Movimento Escoteiro. As tarefas devem ser supervisionadas pelo Assessor Pessoal de Formação, que fica responsável pela solicitação da conclusão do nível. Caso não seja concluído o nível avançado no período de cinco anos, deverá o escotista ou dirigente, refazer o curso.

5 9. Oficinas e módulos A qualificação para a participação em oficinas ou módulos deve ser afiançada pelo Assessor Pessoal de Formação e constar ou fazer constar no Plano Pessoal de Formação. A esse quesito, acrescentam-se, para o caso de oficinas ou módulos que integrem a prática supervisionada, os requisitos para participação equivalentes ao do nível correspondente. Os membros da equipe dirigente de oficina ou módulo devem ser membros da ERF ou especialistas na área. O diretor de oficina ou módulo deve ser membro da ERF. Para o caso de oficinas ou módulos que integrem a prática supervisionada, o diretor deve ter nível de formação equivalente ao exigido para o nível correspondente. Aos escotistas que tenham completado determinado nível de formação em ramo há mais de 5 anos e que não tenham mais participado de iniciativas de formação será exigida a participação em módulos de atualização e nivelamento. Estes, voltados especialmente para o aprofundamento de temas como o Programa de Jovens e seus desdobramentos, poderão ser oferecidos como partes de um curso regular ou como módulos separados. A migração de um ramo a outro, na passagem do Nível Preliminar para o Básico também requer módulos de atualização, esses, porém, focados também nas particularidades do Ramo de destino. 10. Inscrição em Cursos e Eventos A inscrição em cursos e eventos requer: Entrega no Escritório Regional da Ficha de Inscrição preenchida, assinada pelo candidato e pelo Assessor Pessoal de Formação ou Diretor Presidente da UEL. Pagamento da taxa de inscrição. A inscrição deve ser feita até 30 dias antes da data dos cursos Preliminar, Básico e Avançado. 11. Vestuário Todos os cursantes deverão se apresentar para os cursos usando traje ou uniforme escoteiro. Durante o Curso é permitida a utilização do traje escoteiro e ou bermuda com camiseta temática escoteira. É proibido o uso no traje ou uniforme escoteiro de qualquer distintivo ou adereço não autorizado. É proibido o uso nas atividades escoteiras (o que inclui os cursos) de qualquer peça de uniforme ou equipamento de uso privativo das Forças Armadas ou caracterizador das mesmas, exceção feita ao sócio da UEB que seja militar, quando em representação das Forças Armadas. A Equipe do Curso deverá utilizar o lenço de Gilwell. 12. Dos materiais utilizados nos cursos O diretor do evento é o responsável pelo material e equipamentos que lhe forem cedidos para sua realização. Em caso de furtos ou roubos, em que comprovadamente não houve falta de zelo, poderá o responsável pelo evento, buscar corresponsabilidade junto à instância que está organizando o evento. Após o término dos cursos, os dirigentes e equipe deverão auxiliar na organização final do local utilizado.

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO DO RIO GRANDE DO SUL EQUIPE REGIONAL DE FORMAÇÃO DIRETRIZES REGIONAIS DE FORMAÇÃO

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO DO RIO GRANDE DO SUL EQUIPE REGIONAL DE FORMAÇÃO DIRETRIZES REGIONAIS DE FORMAÇÃO ÍNDICE 2.A MISSÃO, A VISÃO E OS VALORES DA EQUIPE DE FORMAÇÃO DA REGIÃO DO RIO GRANDE DO SUL (ERF/RS)...2 2.1.MISSÃO:...2 2.2.VISÃO:...2 2.3.VALORES:... 2 3.OBJETIVOS PERMANENTES DA ERF/RS:...2 4.DA COORDENAÇÃO...3

Leia mais

DE FORMAÇÃO DE ADULTOS 2016 Aprovadas pela ERF durante o Seminário de Formação realizado em 19/06/2016

DE FORMAÇÃO DE ADULTOS 2016 Aprovadas pela ERF durante o Seminário de Formação realizado em 19/06/2016 DIRETRIZES REGIONAIS Página 1 de 7 DE FORMAÇÃO DE ADULTOS 2016 Aprovadas pela ERF durante o Seminário de Formação realizado em 19/06/2016 1. INTRODUÇÃO O presente documento estabelece, para os Escoteiros

Leia mais

RESOLUÇÃO REGIONAL 05/2017 ESTABELECE NORMAS COMPLEMENTARES PARA A GESTÃO DE ADULTOS NA REGIÃO ESCOTEIRA DE SÃO PAULO

RESOLUÇÃO REGIONAL 05/2017 ESTABELECE NORMAS COMPLEMENTARES PARA A GESTÃO DE ADULTOS NA REGIÃO ESCOTEIRA DE SÃO PAULO RESOLUÇÃO REGIONAL 05/2017 ESTABELECE NORMAS COMPLEMENTARES PARA A GESTÃO DE ADULTOS NA REGIÃO ESCOTEIRA DE SÃO PAULO Considerando: a) as novas regras do capítulo 12 do POR, editado em novembro de 2013,

Leia mais

PROPÓSITO DESTE DOCUMENTO

PROPÓSITO DESTE DOCUMENTO DADOS PESSOAIS NOME: REGISTRO NA UEB: GRUPO ESCOTEIRO: RAMO EM QUE ATUA: DADOS DO ASSESSOR PESSOAL DE FORMAÇÃO (APF) NOME: REGISTRO NA UEB: GRUPO ESCOTEIRO: FORMAÇÃO ESCOTEIRA: PROPÓSITO DESTE DOCUMENTO

Leia mais

Dispõe sobre a regulamentação para a área de gestão de recursos adultos à nível regional.

Dispõe sobre a regulamentação para a área de gestão de recursos adultos à nível regional. RESOLUÇÃO n.º 04/2008 Dispõe sobre a regulamentação para a área de gestão de recursos adultos à nível regional. 1. INTRODUÇÃO: O Presente documento estabelece, para o, as diretrizes que deverão ser observadas

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA O ASSESSOR PESSOAL DE FORMAÇÃO

ORIENTAÇÃO PARA O ASSESSOR PESSOAL DE FORMAÇÃO ORIENTAÇÃO PARA O ASSESSOR PESSOAL DE FORMAÇÃO MATERIAL PARA CIÊNCIA E AÇÃO DOS ASSESSORADOS O papel do Assessor Pessoal de Formação é contribuir de forma significativa para a formação de Dirigente ou

Leia mais

REGULAMENTO DO PRIMEIRO GRUPO ESCOTEIRO SÃO PAULO. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DO PRIMEIRO GRUPO ESCOTEIRO SÃO PAULO. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais REGULAMENTO DO PRIMEIRO GRUPO ESCOTEIRO SÃO PAULO CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Este regulamento contempla as normas complementares ao Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil ( UEB ), Princípios

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HIPISMO DIRETRIZES DE JUIZES E OFICIAIS DE SALTO CBH 2009

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HIPISMO DIRETRIZES DE JUIZES E OFICIAIS DE SALTO CBH 2009 DIRETRIZES DE JUIZES E OFICIAIS DE SALTO CBH 2009 A Confederação Brasileira de Hipismo está organizando as Diretrizes de Juízes e Oficiais de Salto no âmbito Nacional devidamente aprovada pelo Diretor

Leia mais

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO -PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DR. FRANCISCO MAEDA-FAFRAM/FE

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO -PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DR. FRANCISCO MAEDA-FAFRAM/FE REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO -PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DR. FRANCISCO MAEDA-FAFRAM/FE CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação

Leia mais

REALIZAÇÃO: Comissão Regional de Gestão com Adultos CRGA (UEB-AM) LOCAL: MCT/INPA AM 010, Km26 - Reserva Adolpho Ducke - Manaus/AM*

REALIZAÇÃO: Comissão Regional de Gestão com Adultos CRGA (UEB-AM) LOCAL: MCT/INPA AM 010, Km26 - Reserva Adolpho Ducke - Manaus/AM* CURSO BÁSICO 2018 LINHAS: ESCOTISTA E DIRIGENTE INSTITUCIONAL REALIZAÇÃO: Comissão Regional de Gestão com Adultos CRGA (UEB-AM) EVENTO: Curso Básico LINHA DE FORMAÇÃO: Escotista e Dirigente Institucional

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Capítulo I Natureza e Objetivos Artigo 1 - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL REGULAMENTO Art. 1º. O ProfEPT é um programa de pós-graduação em

Leia mais

REGIMENTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E DA RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

REGIMENTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E DA RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO REGIMENTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E DA RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Em conformidade com as Resoluções CoCEx nº 6276 de 21

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS CAPÍTULO I DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS Art. 1º - Os Cursos de Extensão e Eventos constituem parte

Leia mais

PROJETO DA INSÍGNIA DA MADEIRA

PROJETO DA INSÍGNIA DA MADEIRA PROJETO DA INSÍGNIA DA MADEIRA Orientação: Este formulário deve ser completamente preenchido. O produto decorrente do projeto deve ser a este anexado. Documentos completos, junto com a Ficha de Acompanhamento

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar formação

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO

REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FACULDADE DE DIREITO Junho de 2011 REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO Capítulo I OBJETIVOS Artigo 1º. O Curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal do

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL DIREÇÃO ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL DIREÇÃO ACADÊMICA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL DIREÇÃO ACADÊMICA REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PÓS - GRADUAÇÃO CACOAL 2018 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO POR ANÁLISE CURRICULAR PARA CARGO EM COMISSÃO DE DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO

EDITAL DE SELEÇÃO POR ANÁLISE CURRICULAR PARA CARGO EM COMISSÃO DE DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO EDITAL DE SELEÇÃO POR ANÁLISE CURRICULAR PARA CARGO EM COMISSÃO DE DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO O Prefeito Municipal de Rolante, no uso de suas atribuições, visando à contratação para

Leia mais

EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I

EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I A Coordenação do Curso de Medicina Veterinária, no uso de suas

Leia mais

Regulamento de monitoria

Regulamento de monitoria Regulamento de Monitoria Regulamento de Monitoria ESCOLA SUPERIOR DE ARTES CÉLIA HELENA BACHARELADO EM TEATRO Reconhecido pela Portaria SERES n 51 de 28/05/12, publicada DOU de 01/06/12 SUMÁRIO CAPÍTULO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 17 DE MARÇO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 17 DE MARÇO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.105, DE 17 DE MARÇO DE 2011 Aprova o Regimento do Programa de Pós- Graduação em Matemática

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VI DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS CARGOS PERFIL DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO CARGO ANALISTA / FUNÇÃO ANALISTA DE COOPERATIVISMO E MONITORAMENTO Missão do Cargo: Desenvolver atividades técnicas e prestar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Aprovado pelo CONSUNI Nº15 em 24/05/2016 ÍNDICE CAPITULO I Da Constituição,

Leia mais

REGIMENTO INSTITUCIONAL DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGIMENTO INSTITUCIONAL DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU REGIMENTO INSTITUCIONAL DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU Bom Jesus do Itabapoana - RJ 2017 Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º - Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) da FAMESC

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE PRESENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA LAVRAS, 2017 CAPÍTULO I Da natureza Art. 1.ºO Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art.

Leia mais

Anexo Resolução CS nº 161/2016 de 16/09/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Anexo Resolução CS nº 161/2016 de 16/09/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Anexo Resolução CS nº 161/2016 de 16/09/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL REGULAMENTO Art. 1º.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO N o 14/2013, DE 02 DE JULHO DE 2013 Reedita, com alterações, a Resolução n o 03/2006, de 29 de junho de 2006, que aprovou o Regimento do Centro de Microscopia da UFMG. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA

REGULAMENTO DE MONITORIA REGULAMENTO DE MONITORIA Ituiutaba/MG 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DOS REQUISITOS... 03 CAPÍTULO III DAS ATRIBUIÇÕES E OBRIGAÇÕES... 03 CAPÍTULO IV DA FORMA DE MONITORIA,

Leia mais

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO 1. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Treinamento de Força CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

BOLETIM 1 Curso de Aperfeiçoamento de Técnicas do Ar CATAr de Adultos 2018

BOLETIM 1 Curso de Aperfeiçoamento de Técnicas do Ar CATAr de Adultos 2018 BOLETIM 1 Curso de Aperfeiçoamento de Técnicas do Ar CATAr de Adultos 2018 Os voluntários aprovados no CATAr de Adultos, além de adquirirem um vasto conhecimento aeroespacial, serão inseridos no apaixonante

Leia mais

ACAMPAMENTO REGIONAL DE LOBINHOS 2018 BOLETIM I

ACAMPAMENTO REGIONAL DE LOBINHOS 2018 BOLETIM I UNIÃO DOS REGIÃO PARANÁ ACAMPAMENTO REGIONAL DE LOBINHOS 2018 BOLETIM I 1. DATA Os Escoteiros do Paraná realizarão o ACAMPAMENTO REGIONAL DE LOBINHOS (ARL), sendo que a data sugerida para a sua realização

Leia mais

Política de Treinamento Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Treinamento Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE 1.1. Estabelecer regras e diretrizes para a realização de treinamentos para os colaboradores da PC Sistemas, visando o aperfeiçoamento e a capacitação profissional. 2. APLICAÇÃO

Leia mais

Regulamento 2013 e 2014 Comissão Pioneira Regional de São Paulo (CP)

Regulamento 2013 e 2014 Comissão Pioneira Regional de São Paulo (CP) Regulamento 2013 e 2014 Comissão Pioneira Regional de São Paulo (CP) Sumário Título I Princípios Fundamentais Capítulo I: Constituição e Objetivo Capítulo II: Alterações Título II Normas Gerais Capítulo

Leia mais

Capítulo I Das Atividades Complementares

Capítulo I Das Atividades Complementares página 1 de 5 FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Capítulo I Das Atividades Complementares Art. 1º O presente Regimento trata das Atividades Complementares

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO Disciplinas de Estágio Supervisionado Art. 1º De acordo

Leia mais

CURSO BÁSICO LINHA ESCOTISTA (ramos escoteiro e sênior) e DIRIGENTE INSTITUCIONAL

CURSO BÁSICO LINHA ESCOTISTA (ramos escoteiro e sênior) e DIRIGENTE INSTITUCIONAL CURSO BÁSICO LINHA ESCOTISTA (ramos escoteiro e sênior) e DIRIGENTE INSTITUCIONAL São Luís, 17 de Fevereiro de 2019 2 1 APRESENTAÇÃO Objetivando dar continuidade na capacitação do quadro de adultos voluntários

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS - CEAO MINUTA DO REGIMENTO INTERNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS - CEAO MINUTA DO REGIMENTO INTERNO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS - CEAO MINUTA DO REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DA INSTITUIÇÃO Art. 1º O Centro de Estudos Afro-Orientais

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM PARASITOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM PARASITOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM PARASITOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS Art. 1. O Grupo de Estudos em Parasitologia da Faculdade de Medicina Veterinária

Leia mais

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC O curso de Pós-Graduação em Energia da Universidade Federal do ABC (UFABC) é credenciado pelo Ministério da Educação/Coordenação

Leia mais

Minuta do Regulamento da Política de Acompanhamento de Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano IF Goiano.

Minuta do Regulamento da Política de Acompanhamento de Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano IF Goiano. Minuta do Regulamento da Política de Acompanhamento de Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano IF Goiano. Dispõe sobre instituição e a normatização da Política de Acompanhamento

Leia mais

NORMATIZAÇÃO CGA N o 04/2015

NORMATIZAÇÃO CGA N o 04/2015 NORMATIZAÇÃO CGA N o 04/2015 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES NORMATIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE MONITORIA 1.1 - O presente documento reúne as normas estabelecidas para o Programa de Monitoria desenvolvido no Instituto

Leia mais

Regulamento Interno PRINCÍPIOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Regulamento Interno PRINCÍPIOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Regulamento Interno Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá I. CONSIDERAÇÕES GERAIS ART. 1º - Este regulamento tem por objetivo orientar

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE SENAC GOIÁS Abril/2018 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade SENAC Goiás regulamentam-se

Leia mais

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO DE BARRO30A 9º DISTRITO ESCOTEIRO REGIÃO RIO GRANDE DO SUL REGIMENTO INTERNO

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO DE BARRO30A 9º DISTRITO ESCOTEIRO REGIÃO RIO GRANDE DO SUL REGIMENTO INTERNO Capítulo 1 - Apresentação Artigo 1º - Grupo de Escoteiros João de Barro (João de Barro) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos fundada em 03 de agosto de 1985, de caráter educacional,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR N 09, DE 15 DE MAIO DE 2012.

EDITAL COMPLEMENTAR N 09, DE 15 DE MAIO DE 2012. CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ PRONATEC A SER REALIZADO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ. O Diretor Geral Pró Tempore do Campus São Luís - Maracanã do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO TÍTULO I DAS

Leia mais

A IMED tornar público o presente edital, o qual estabelece instruções especiais destinadas à seleção de acadêmico (a) para monitoria voluntária.

A IMED tornar público o presente edital, o qual estabelece instruções especiais destinadas à seleção de acadêmico (a) para monitoria voluntária. Edital 085/2018 de 09 de agosto de 2018 Curso de Medicina Veterinária Monitoria voluntária para as Disciplinas de Fisiologia, Fisiologia Animal, Semiologia Veterinária A IMED tornar público o presente

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EM FISIOPATOLOGIA ANIMAL DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS

REGULAMENTAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EM FISIOPATOLOGIA ANIMAL DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS REGULAMENTAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EM FISIOPATOLOGIA ANIMAL DA DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS Art. 1 o. O Grupo de Estudos em Fisiopatologia Animal (GEFIPA) da Faculdade de Medicina Veterinária do Campus

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010. RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010. Aprova a criação e o Regulamento do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

VII ARL - A Jângal no túnel do tempo

VII ARL - A Jângal no túnel do tempo Boletim nº 1 VII ARL - A Jângal no túnel do tempo Maio de 2018 A Atividade O Acampamento Regional de Lobinhos é a atividade especialmente desenvolvida pelos Escotistas da Região do Maranhão para as crianças

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04/2018 Aprova a criação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível

Leia mais

União dos Escoteiros do Brasil DIRETRIZES NACIONAIS PARA GESTÃO DE ADULTOS

União dos Escoteiros do Brasil DIRETRIZES NACIONAIS PARA GESTÃO DE ADULTOS União dos Escoteiros do Brasil DIRETRIZES NACIONAIS PARA GESTÃO DE ADULTOS 1 Índice Página CAPÍTULO 1 - A POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO DE ADULTOS 3 1.1 Termos de Referência 3 1.2 Diretrizes Gerais 3 1.3

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO 2012 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º - A Comissão de Capacitação dos Servidores

Leia mais

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA VOTO CONSU 2012-04 de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Programa de Monitoria do Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP é um programa

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Atualizado em 10/08/2017)

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Atualizado em 10/08/2017) Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Atualizado em 10/08/2017) Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COMISSÃO DE ESTÁGIO E MONOGRAFIA NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Pelotas, maio de 2009. NORMAS DOS ESTÁGIOS

Leia mais

Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I.

Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I. Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I. A IMED torna público os critérios de seleção de acadêmicos para monitoria voluntária.

Leia mais

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Portaria n.º 07/2003 Pró-Reitoria Acadêmica Regulamento interno para elaboração de Monografia de final de Curso de Graduação da Universidade Veiga de Almeida UVA O Pró-Reitor Acadêmico da Universidade

Leia mais

CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES

CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES REGIMENTO GERAL CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES Artigo 1º O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em

Leia mais

ALCATEIA ESTRELAS DO RONDON ORIENTAÇÕES GERAIS AOS PAIS E RESPONSÁVEIS

ALCATEIA ESTRELAS DO RONDON ORIENTAÇÕES GERAIS AOS PAIS E RESPONSÁVEIS ALCATEIA ESTRELAS DO RONDON VESTUÁRIO DAS(OS) LOBINHAS(OS) Em conformidade com a Regra número 47 do P.O.R (Princípios, Organização e Regras) do Movimento Escoteiro do Brasil, o vestuário das lobinhas e

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 04/2016

RESOLUÇÃO Nº 04/2016 RESOLUÇÃO Nº 04/2016 Disciplina a prática do Escotismo no Brasil e os requisitos para reconhecimento das Unidades Escoteiras Locais (UELs) e Regiões Escoteiras Considerando: 1. Que no Brasil a prática

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM EQUINOS (GEEqui-FMVA) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM EQUINOS (GEEqui-FMVA) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM EQUINOS (GEEqui-FMVA) DA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS Art. 1. Grupo de Estudo em Equinos (GEEqui-FMVA), da Faculdade de Medicina Veterinária do Câmpus de

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ

PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA Artigo 1º - O Programa de Monitoria, mantido pela Faculdade de Medicina de Itajubá,

Leia mais

SÃO PAULO 2019 BOLETIM 1

SÃO PAULO 2019 BOLETIM 1 BOLETIM 1 Curso de Aperfeiçoamento de Técnicas do Ar (CATAr) de Jovens 2019 Os jovens aprovados no Curso de Aperfeiçoamento de Técnicas do Ar (CA- TAr) adquirem um elevado conhecimento aeroespacial e estarão

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM Animais Silvestres e Exóticos Gease DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP CAPÍTULO I

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM Animais Silvestres e Exóticos Gease DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP CAPÍTULO I REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM Animais Silvestres e Exóticos Gease DA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DEFINIÇÃO, NATUREZA E FINALIDADE CAPÍTULO I Art. 1. Grupo de Estudo em Animais Silvestres e Exóticos

Leia mais

REGIMENTO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL - PROFSAÚDE. Capítulo I Natureza e Objetivos

REGIMENTO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL - PROFSAÚDE. Capítulo I Natureza e Objetivos 1 REGIMENTO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL - PROFSAÚDE Capítulo I Natureza e Objetivos Artigo 1 - O Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (PROFSAÚDE)

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PNAIC

PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PNAIC PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PNAIC A Coordenação do PNAIC/UFMA faz saber que estarão abertas as inscrições para o processo de seleção de 40 (quarenta) Professores Formadores para

Leia mais

REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA 1 REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º. Estas normas regulamentam os estágios dos cursos

Leia mais

Proposta de elaboração de Regimento Interno para as Comissões Especiais

Proposta de elaboração de Regimento Interno para as Comissões Especiais Atualizado em 06.12.2013 Proposta de elaboração de Regimento Interno para as Comissões Especiais CAPITULO I Da Natureza e Finalidade Com o intuito de contribuir com os coordenadores de Comissões Especiais

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 004/2015

RESOLUÇÃO Nº 004/2015 RESOLUÇÃO Nº 004/2015 Disciplina a prática do Escotismo no Brasil e os requisitos para reconhecimento das Unidades Escoteiras Locais (UELs) e Regiões Escoteiras Considerando: 1. Que no Brasil a prática

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art.1º. A presente Resolução fixa as diretrizes do Programa de Monitoria da Faculdade da Região Sisaleira - FARESI. Art. 2º. O

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2011 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2017

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2017 Aprova o Novo Regulamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização Multiprofissional

Leia mais

BOLETIM 1 VERSÃO

BOLETIM 1 VERSÃO BOLETIM 1 VERSÃO 09.06.2016 ACAMPAMENTO REGIONAL DE PATRULHAS Outubro de 2016 Canelinha SC Brasil BOLETIM 1 INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS DE PARTICIPAÇÃO 1. O EVENTO, DATA E LOCAL O Acampamento Regional

Leia mais

DRGA UEB Minas Gerais DIRETRIZES REGIONAIS PARA GESTÃO DE ADULTOS ÍNDICE

DRGA UEB Minas Gerais DIRETRIZES REGIONAIS PARA GESTÃO DE ADULTOS ÍNDICE DRGA UEB Minas Gerais DIRETRIZES REGIONAIS PARA GESTÃO DE ADULTOS ÍNDICE Da Composição e Organização...03 Das Competências...04 Dos Diretores de Curso...06 Do Calendário de Cursos...07 Dos Cursos Sequenciais...09

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º O componente Estágio Curricular Supervisionado em Biotecnologia éparte integrante do currículo pleno do

Leia mais

Cartilha para Estágio Curricular Supervisionado

Cartilha para Estágio Curricular Supervisionado Cartilha para Estágio Curricular Supervisionado Comissão de Estágio: Coordenador do Colegiado: Professor Luiz Filipe Schuch Professora: Tânia Regina Bettin dos Santos Suplente: Amanda de Souza da Motta

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Regulamento Específico do Curso de Especialização em Projeto

Leia mais

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional de 25/04/2013

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional de 25/04/2013 Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional de 25/04/2013 Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DIRETRIZES PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS PORTO ALEGRE 2011 2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Comissão Regional Pioneira de São Paulo (CP) Regulamento Interno

Comissão Regional Pioneira de São Paulo (CP) Regulamento Interno Comissão Regional Pioneira de São Paulo (CP) Regulamento Interno Sumário Título I Princípios Fundamentais Capítulo I: Constituição e Objetivo Capítulo II: Alterações Título II Normas Gerais Capítulo III:

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS ATRIBUIÇÕES DO COLEGIADO

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS ATRIBUIÇÕES DO COLEGIADO REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DO IF BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM (Aprovado pela reunião de Colegiado do curso de Licenciatura em Ciências da Computação em

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU I. DOS OBJETIVOS Art. 1 o - Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) tem os seguintes

Leia mais

Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa

Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa NORMAS E PROCEDIMENTOS DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA

Leia mais

SATC ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DA INDÚSTRIA CARBONÍFERA DE SANTA CATARINA

SATC ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DA INDÚSTRIA CARBONÍFERA DE SANTA CATARINA SATC ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DA INDÚSTRIA CARBONÍFERA DE SANTA CATARINA MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CRICIÚMA, MÊS E ANO SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 BASE LEGAL...3 3 OBJETIVOS...4 4

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Controladoria e Finanças CAPÍTULO

Leia mais

HOSPITAL PRO MATRE DE JUAZEIRO EDITAL Nº 001/2017

HOSPITAL PRO MATRE DE JUAZEIRO EDITAL Nº 001/2017 HOSPITAL PRO MATRE DE JUAZEIRO EDITAL Nº 001/2017 Processo Seletivo Externo Simplificado para Formação de Cadastro Reserva de profissionais de Enfermagem do Nível Superior e Técnico. A PRO MATRE DE JUAZEIRO,

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014. Fixa normas para o Programa de Iniciação Científica, no Instituto Superior de Educação

Leia mais

NORMAS GERAIS DE TRABALHO DE CURSO (TC)

NORMAS GERAIS DE TRABALHO DE CURSO (TC) NORMAS GERAIS DE TRABALHO DE CURSO (TC) 2015 1. DA COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CURSO (TC): 1.1. No âmbito da IES, conforme respectivo Projeto Pedagógico do Curso, adota-se preferencialmente a nomenclatura

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Capítulo I Natureza e Objetivos Art. 1 o O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Estas Normas do Estágio Obrigatório alteram as Normas do Estágio Curricular (de 30 de março de 2010) e as Normas do Estágio Supervisionado em Serviço

Leia mais