ATENDIMENTO AO CLIENTE NO E-COMMERCE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATENDIMENTO AO CLIENTE NO E-COMMERCE"

Transcrição

1 ATENDIMENTO AO CLIENTE NO E-COMMERCE por Juliana Ferrite Pires

2 02 Este livro está certo para mim? Não tem certeza se este e-book é ideal para você? Veja a descrição e determine se seu interesse corresponde ao conteúdo que está disponível! Um guia sobre os pontos principais do varejo, este e-book traz dicas e exemplificações sobre as principais questões que o varejo deve se atentar para garantir um bom atendimento no e-commerce, destacando alguns pontos comuns e principalmente os diferenciais que a loja virtual possui em relação às lojas físicas.

3 03 Índice ATENDIMENTO É INVESTIMENTO CENTRAL: O CARRO-CHEFE DA ORGANIZAÇÃO ESTRATÉGIA DO QUEBRA-CABEÇAS USANDO OS DIFERENCIAIS AO SEU FAVOR RELAÇÃO GANHA-GANHA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE A AUTORA... 26

4 04 Introdução Em um mundo globalizado, de informações na ponta dos dedos, o consumidor tornou-se mais consciente, ansioso por novidades e, é claro, exigente em todos os aspectos. A difícil tarefa do varejista tornou-se entender e classificar o seu público, para não apenas atendê-lo, mas ir além de suas expectativas. De acordo com a pesquisa Estratégias para o varejo brasileiro reflexões sobre os anseios do consumidor, realizada pela Deloitte, em 2010, o consumidor quer: Facilidade de acesso à compra; Disponibilidade do produto; Serviço com excelência; Valor; Interatividade e relacionamento; Compromisso social e sustentável. O varejo precisa estar atento a estas necessidades se quiser prestar um bom atendimento. A transparência e a facilidade para esclarecer dúvidas e orientar em qualquer momento do processo de compra, variedade e disponibilidade de produtos de qualidade, com um custo x benefício percebido pelo cliente, e investimento na criação/manutenção de um relacionamento são fundamentais para garantir uma experiência de compra consistente.

5 05 A empresa precisa estar consciente de que a geração de venda é apenas um dos itens com o qual deve se preocupar. A experiência do consumidor durante a venda e no pós-venda é tão ou mais importante para se garantir o retorno do investimento. Em recente estudo sobre atendimento do Loudhouse, instituto de pesquisa independente baseado em Londres, identificou-se que as empresas falham na velocidade de resposta ao cliente, na rapidez da solução de reclamações e na falta de um único ponto de contato em qualquer canal de comunicação. Um total de 73% dos consumidores acredita que as organizações se preocupam mais em promover vendas nos canais de comunicação do que oferecer uma experiência integrada de atendimento. O mesmo estudo detectou que 69% dos entrevistados consideram que as expectativas de atendimento aumentam a cada ano, enquanto apenas 7% se dizem extremamente satisfeitos com atendimento sem interrupções, integrado e consistente em todos os canais. Intitulado A lacuna no atendimento ao cliente em todos os canais, o estudo, divulgado em novembro de 2013, tomou como base as respostas de um questionário online, preenchido por 7 mil compradores dos Estados Unidos, Austrália, Brasil, França, Alemanha, Japão e Reino Unido, com idade entre 18 e 64 anos.

6 06 No Brasil, ainda de acordo com a pesquisa, os consumidores são significativamente mais intolerantes a problemas com produtos ou serviços em comparação aos dos demais países. Outra característica é a espera de uma resolução rápida de seus problemas. No universo do e-commerce, a situação não é diferente do ambiente físico; muito pelo contrário. A marca tem que se dedicar ainda mais à busca de um diferencial e de uma experiência de compras positiva para fazer com que o consumidor aprove e retorne, criando a fidelização. Não se pode apenas oferecer canais de comunicação e acreditar que o público, por estar em um ambiente virtual, pode se virar sozinho. A empresa tem que acolher e apoiar o processo de compra e estar sempre presente para esclarecer dúvidas e orientar o consumidor da melhor maneira. Neste e-book, vamos discutir as principais questões que o varejo deve atentar para garantir um bom atendimento no e-commerce, destacando os pontos comuns e os diferenciais da loja virtual em relação às lojas físicas. Independentemente do meio, clientes felizes tendem a gastar mais, propagar a marca e voltar a comprar, maximizando o retorno sobre o investimento.

7 ATENDIMENTO É INVESTIMENTO

8 08 Seja em uma loja física ou virtual, independentemente de querer saber ou refletir sobre os processos que estão por trás de uma compra, o consumidor quer ter um produto de qualidade, com entrega rápida e todas as facilidades, incluindo troca e/ou devolução do produto e múltiplos meios de pagamento. Desta forma, a base/cultura da empresa deve estar voltada ao cliente, desde a Contabilidade até a Presidência, por exemplo. Já a Central de Relacionamento precisa estar alinhada diretamente com os altos executivos e, consequentemente, com o planejamento e projeções de crescimento da companhia. A própria missão, visão e valores da organização precisam ser fortes e verdadeiros, pois são o combustível e direcionador dos profissionais. Se os funcionários estiverem envolvidos no objetivo da empresa, estarão inspirados e motivados a buscar um mesmo resultado. Como consequência, os consumidores reconhecerão o serviço prestado a seu favor. Assim, o sucesso de um relacionamento de qualidade começa na visão da empresa em relação ao atendimento, que deve ser encarado como investimento e não despesa. A organização precisa estar cada vez mais próxima de seus clientes, de seus sonhos e suas vontades, criando um verdadeiro relacionamento com eles.

9 CENTRAL: O CARRO CHEFE DA ORGANIZAÇÃO

10 10 Os consumidores anseiam, cada vez mais, por um atendimento humanizado e com respostas eficazes, seja qual for o setor de atuação da organização. No comércio eletrônico, esta tendência deve ser observada, pois é estrategicamente importante. Por não existir contato físico com o cliente, seja por meio da loja ou dos vendedores, é preciso encontrar formas de humanizar o relacionamento e trazer agilidade na interlocução. Para isso o cliente deve ser considerado o personagem principal e todos trabalharem com o objetivo de superar suas expectativas. Ao posicionar a central de relacionamento como carro-chefe da organização e ter todos os departamentos atuando como aliados para encantar o comprador, é possível direcionar a empresa para o sucesso, com base no bom atendimento. Afinal, se a empresa é voltada ao cliente e a central é o ponto de contato com este cliente, ela é o termômetro da organização, medindo satisfação. Ao atuar como os ouvidos da companhia, pode mapear diversas situações e oferecer oportunidades para a empresa melhorar cada vez mais o atendimento.

11 11 A central de relacionamento para o e-commerce trabalha em diversas frentes, como pré-venda, venda e pós-venda. Existem vários processos, áreas e até mesmo fornecedores parceiros envolvidos para garantir uma resposta rápida ou, pelo menos, momentaneamente reconfortante para o consumidor. Nem sempre é possível resolver uma demanda no primeiro contato, mas a organização deve ser transparente em sua disposição e empenho para encontrar uma solução. Para isso, é necessário que a central de relacionamento esteja integrada, inclusive por softwares, com toda a empresa e parceiros. Hoje, já é possível corrigir o endereço registrado em um pedido concluído, rastrear uma entrega e oferecer serviços com base no comportamento de compras, navegação e lista de desejos do cliente. Entretanto, esses avanços ainda não são a regra no mercado. Com a exigência do consumidor aumentando a cada ano, quem não estiver antenado com estas necessidades estará fora do mercado em um futuro próximo.

12 ESTRATÉGIA DO QUEBRA-CABEÇAS

13 13 O cliente do e-commerce é usuário de Internet, totalmente habituado às redes sociais e antenado com as novas tecnologias, ou seja, interage confortavelmente com os meios digitais ou pelo menos está iniciando neste processo. No Brasil, gasta em média 27% da renda em compras online (8% gastam mais de 50%). Isso posiciona o País como um dos maiores em gastos em sites, atrás apenas da Índia (33%) e da China (31%), estando bem à frente da média global de 23%. A pesquisa, que traça o cenário do e-commerce no mundo, foi conduzida em 2012 pela WorldPay, com mais de 19 mil consumidores online de 15 países. Toda essa geração de renda começa de uma forma bem simples. Ao acessar a loja virtual, o consumidor checa as características e preços dos itens, monta um carrinho de compras, faz o pagamento e aguarda a entrega do(s) produto(s) que ocorre por meio de uma infraestrutura de logística, com a participação de fornecedores parceiros.

14 14 Diferente de uma loja física, a escolha é feita baseada apenas nas fotos e nas descrições dos produtos, que devem ser as mais abrangentes possíveis. Qualquer comunicação para sanar dúvidas ou acompanhar o pedido, por exemplo, é realizado pela central de relacionamento por meio de um ou mais canais: telefone, chat, e redes sociais. No entanto, a jornada do cliente não termina ao final de uma compra; continua por anos, se a empresa souber atender bem. A estratégia para um atendimento de excelência está justamente na junção de três partes de um quebra-cabeças: tecnologia pessoas processos. Tecnologia e processos bem definidos, aliados a profissionais capacitados e motivados são fundamentais para se criar um ambiente confortável para o comprador online. A ideia é tornar cada base mais efetiva e eficiente, por meio de criatividade e inteligência. Oferecer os benefícios de uma tecnologia de ponta para um cliente que está acostumado a um mundo virtual é o caminho certo para satisfazê-lo. Assim, a automatização da central é um ponto estratégico, considerando-se desde a qualidade do software que interliga a operação até as facilidades de URA (Unidade de Resposta Audível) e recursos de atendimento, pois estes impactam diretamente na produtividade e consequentemente na satisfação do consumidor. Um assistente virtual, acoplado ao chat, por exemplo, já foi adotado por diversos players e permite que a central ganhe escala no atendimento ao sanar dúvidas mais simples sobre aprovação do pedido e confirmação do prazo de entrega, entre outras.

15 15 O segredo de tornar esta ferramenta bem-sucedida está na sua constante alimentação com perguntas e respostas alinhadas com o perfil de cada cliente e de uma forma cada vez mais humanizada, similar a um diálogo. A outra parte do quebra-cabeças seriam os processos bem definidos para que a operação funcione como uma orquestra. Atendimento híbrido, no qual todos os operadores estejam aptos a lidar com qualquer solicitação, e possibilidade de troca pela própria loja virtual, com poucos cliques e em minutos, são exemplos que levam o cliente a ter uma percepção extremamente positiva da marca. Utilizar vídeos e FAQs inteligentes para sanar dúvidas também é uma alternativa que cai no gosto do consumidor, pois permite que ele encontre respostas para suas dúvidas rapidamente. Por outro lado, esse tipo de iniciativa também permite que a central seja ainda mais produtiva, pois os profissionais permanecem focados em outras ações e prontos para atender a demanda em todos os canais de contato.

16 16 Mapear os motivos de contato, inclusive perguntas mais acessadas do FAQ, é fundamental para identificar falhas a serem corrigidas e acertos a serem sistematizados. É necessário que o varejo esteja o tempo inteiro questionando formas de melhorias: Será que a central de relacionamento não está solucionando questões que a tecnologia poderia resolver rapidamente? Será que a política de troca ou parcelamento e o prazo de entrega estão claros na loja virtual? A operação pode gerar indicadores, dar indícios e indicar modificações importantes que devem ser feitas na loja virtual e até mesmo processos internos para melhorar a experiência do cliente. Mas é preciso estar atento. A última parte do quebra-cabeças, porém tão fundamental quanto as outras ou talvez até mais importante, seria o foco nas pessoas, por meio de capacitação e motivação. O investimento em funcionários felizes (lembre-se que os profissionais são o ponto de contato da empresa com os clientes) é essencial para garantir um projeto de atendimento bem-sucedido. Afinal, no e-commerce mais do que na loja física, o comprador precisa se sentir confiante de que sua dúvida/problema seja resolvido de forma ágil e com a importância devida. Desta forma, os profissionais devem ser orientados ao cliente e estar preparados para suas funções. Neste cenário, treinamentos constantes e motivação, como plano de carreira e reconhecimento do serviço prestado, são essenciais. A questão já não é apenas responder ao cliente rapidamente, mas fazê-lo se sentir acolhido e ter uma boa experiência com a loja virtual, em qualquer contato. Neste caso, vale também aquela velha máxima: funcionários felizes, clientes felizes.

17 USANDO OS DIFERENCIAIS DO MUNDO VIRTUAL AO SEU FAVOR

18 18 O comprador online gosta da agilidade, da praticidade que a tecnologia pode proporcionar. A sensação que possui ao navegar na rede é de completa autonomia, pois tem acesso a todo tipo de informação em tempo recorde. Qualquer decisão de compra é facilitada pela procura rápida do produto, descrições e preço. Este processo é uma característica única do mundo virtual, transformando-se em um grande diferencial e vantagem do e-commerce. Por outro lado, o processo de perda de um internauta é muito alto se comparado ao de uma loja física. A concorrência no universo online está distante alguns cliques e qualquer falha pode afastar o comprador rapidamente. Ser a melhor opção para o cliente é a chave do sucesso e isto ocorre apenas mediante o total conhecimento das necessidades e anseios dele. Ao estar em sintonia com o consumidor, o varejo pode oferecer o produto almejado por um preço competitivo, além de fazer e cumprir promessas atrativas, disponibilizando opções diferenciadas e estratégicas. Para tirar partido das características únicas do e-commerce, o atendimento deve considerar todos os aspectos, atuando na pré-venda, na venda e no pós-venda. O segredo está em fazer com que o comprador sinta-se acolhido e confortável em todo o processo.

19 19 Abaixo seguem os principais pontos de atenção para se conquistar excelência no atendimento em comércio eletrônico: Desenvolver e manter uma loja virtual com informações detalhadas que o cliente precisa/quer saber. O atendimento começa a partir do momento em que o comprador acessa a loja virtual. Lá, ele deve encontrar, de forma rápida e prática, todas as informações possíveis sobre o produto, prazo de entrega, política de troca/devolução e formas de pagamento, entre outros. Isso gera conforto e confiança. Oferecer flexibilidade no pagamento. A possibilidade de utilização de vários meios, como cartão de crédito, vale compra e boleto, por exemplo, assim como a combinação de um ou mais formas de pagamento retêm a compra. Disponibilizar um frete com valor justo e prazo de entrega confiável. A logística interfere sensivelmente no atendimento de um cliente no comércio eletrônico. Fretes considerados altos e entregas com atraso afastam o comprador.

20 20 Informar o cliente sobre os estágios de entrega do pedido. A iniciativa oferece tranquilidade e traz expectativas reais, além de revelar o cuidado da empresa para com o cliente. Oferecer o máximo de serviços de autoatendimento. Nada mais coerente do que ter o processo de troca, devoluções e cancelamentos, por exemplo, no mesmo canal da compra, além do acompanhamento do pedido. Isso atende o quesito agilidade, tão desejado pelo consumidor, e permite que a central de relacionamento continue a desenvolver seu trabalho de forma mais focada, aumentando a produtividade. A ferramenta de assistente virtual acoplada ao chat, descrita anteriormente, também serve ao mesmo propósito. Ter proatividade e um atendimento ágil no caso de contratempos. Problemas no processo de compra sempre podem ocorrer, seja um atraso na entrega, mercadoria trocada, produto com defeito ou mesmo um item que não agradou o cliente. O segredo está na presteza da resolução do problema e no cuidado. O consumidor precisa sentir que a empresa preocupa-se de verdade com a sua situação e está empenhada na resolução da questão. Atender de forma ágil por meio da central de relacionamento. Não importa quais canais de comunicação são oferecidos, o importante é atender bem naqueles canais à disposição do consumidor. Fila prolongada de espera no telefone ou chat, respostas demoradas por s ou falta de respostas em redes sociais afastam o comprador e fazem com que ele propague de maneira rápida pela internet sua insatisfação.

21 RELAÇÃO GANHA-GANHA

22 22 Antes mesmo de adquirir um produto ou até mesmo um serviço, o consumidor faz uma busca não apenas pelas características do item e por preço, mas também acessa sites de reclamação, comunidades virtuais e fanpages, por exemplo. Em questões de minutos já conta com um relatório completo e uma decisão formada do que quer comprar e onde, além de ter criado uma imagem da empresa por meio da percepção de atributos encontrados na rede. Assim, no universo virtual, atendimento de qualidade, com transparência, é a base do sucesso da organização. O fato de estar em um ambiente no qual o acesso à informação ocorre apenas por meio de alguns cliques faz com que seja fundamental conhecer, entender e atender os anseios dos consumidores, de uma maneira prática, ágil, inovadora e acolhedora.

23 23 Concentrar os esforços em tecnologia, processos e pessoas, buscando a inovação, permite estabelecer um diferencial que levará a sustentação da companhia. Este empenho deve ser constante para que a empresa consiga se superar e também ir além das expectativas dos clientes. É importante observar que a tecnologia ajuda com o ganho de escala e produtividade, mas perde sua eficácia se não houver processos e uma estratégia bem definida de foco no cliente, além de colaboradores treinados para lidar com todas as situações nos mais diversos canais. A organização deve ter consciência de que o futuro próximo do atendimento está ligado não apenas a responder os questionamentos do consumidor com velocidade, mas a humanizar o contato, oferecendo os serviços adequados ao perfil de cada comprador de forma otimizada e automatizada. Nos momentos de adversidade, é preciso surpreender o cliente, com cuidado e atenção devida, de modo que ele propague de maneira positiva o atendimento na rede. Enfim, se o varejo eletrônico faz o seu papel de ser transparente, disponibilizando informações e canais de comunicação eficientes, além de profissionais preocupados em atender de forma consistente e rápida a solicitação, ele tem em contrapartida a fidelidade do consumidor. E, no final, todos ganham.

24 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

25 25 LOUDHOUSE. A lacuna no atendimento ao cliente em todos os canais. Novembro de Disponível em: cdn.zendesk.com/international-sites/pt/relatorios/relatorio%20omnichannel% 20Brasil.pdf Acesso em: 18 Mar DELLOITE. Estratégias para o varejo brasileiro reflexões sobre os anseios do consumidor Disponível em: assets/dcombrazil/local%20assets/documents/estudos%20e%20pesquisas/r elatorio_pesquisa_estrategias_para _varejo.pdf Acesso em: 18 Mar E-COMMERCE BRASIL. Brasileiros estão entre os que mais gastam sua renda através do e-commerce. 30 de abril de Disponível em: stam-sua-renda-atraves-do-e-commerce/ Acesso em: 22 Mar 2014.

26 26 Juliana Ferrite Pires conta com mais de 20 anos de experiência em empresas do segmento de Serviços, gerenciando grandes operações. Há cerca de quatro anos, administra a Central de Relacionamento da Netshoes, levando o e-commerce a conquistar inúmeros prêmios nacionais e internacionais pela qualidade do atendimento, a exemplo do Prêmio da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT); 25 melhores empresas de atendimento ao cliente 2013, da Revista Exame e do Instituto Íbero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), e Reclame Aqui, inclusive o selo RA 1000, concedido a empresas que demonstram o compromisso do pós-venda a seus consumidores. A executiva é graduada em Ciências Econômicas, pela Universidade Mackenzie, e pós-graduada em Gestão de Negócios ênfase em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). SOBRE A AUTORA

27 A Direct Talk é uma empresa brasileira que oferece soluções de atendimento ao consumidor no meio digital. Hoje, possui ferramentas SaaS para o atendimento via , chat, redes sociais e acaba de trazer uma tecnologia inovadora ao Brasil, o assistente virtual. Líder no mercado, a DT, como é conhecida, fornece estes produtos para mais de 280 operações que, ao todo, respondem por 6 milhões de atendimentos por mês. Em 2013, a empresa foi selecionada pela Gartner, líder mundial de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, como uma das cinco companhias Cool Vendors do Brasil. que reconhece as melhores e mais inovadoras marcas do mercado brasileiro, empresas alinhadas às tendências apontadas pela consultoria - mobilidade, nuvem e social - e que contam com uma equipe altamente qualificada, plataformas abertas e tecnologias de ponta. No mesmo ano, a Direct Talk conquistou também o Prêmio Padrão de Qualidade em Relacionamento Multicanal, na categoria Solução de Atendimento Web. Já em 2012, na mesma premiação foi vencedora na categoria Solução de Redes Sociais. Em 2009, conquistou o X Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, na categoria "Melhor Software de Atendimento do Brasil".

28

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Fabrício Nogueira KPL

Fabrício Nogueira KPL Esta publicação, escrita por Fabrício Nogueira, sócio-diretor da KPL, tem como principal objetivo discutir o serviço de SAC em lojas virtuais. Ele funciona como um guia de boas práticas de atendimento

Leia mais

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04 Práticas de Gestão Editorial Geovanne. 02 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) Como faço isso? Acesse online: 03 e 04 www. No inicio da década de 90 os

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Introdução. Introdução

Introdução. Introdução Introdução 1. Conheça a sua taxa de conversão 2. Usabilidade e navegabilidade 3. Pense mobile 4. Seja relevante 5. Tenha CTAs atraentes 6. O teste AB é fundamental Conclusão Introdução Conhecer os números

Leia mais

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz.

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. Seu porta-voz na sociedade digital. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. A é uma agência de Comunicação Integrada, com uma equipe especialista

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil. Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil

The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil. Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil etailbrazil.com 2014 O mercado está se ajustando a uma realidade multi-canal não excludente,

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Atendimento Virtual Ampla

Atendimento Virtual Ampla 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Atendimento Virtual Ampla Carlos Felipe de Moura Moysés Ampla Energia e Serviços S.A cmoyses@ampla.com André Theobald Ampla Energia e Serviços S.A theobald@ampla.com

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida!

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! Apresentação Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! A Vitae Tec A Vitae Tec é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer serviços e produtos adequados às necessidades do cliente - pessoa física

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Apresentação A AGM está se estruturando nos princípios da Qualidade Total e nos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2000, implantando em nossas operações o SGQ Sistema

Leia mais

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS 1. APRESENTAÇÃO: O objetivo deste documento é apresentar o Plano de Expansão Comercial, promovido pela Área Comercial da XYZS, deixando claro

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital Conrado Adolpho Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011 Introdução ao Marketing Digital O ambiente digital impõe hoje novos desafios e oportunidades para empresas de todos os portes e setores.

Leia mais

Portfolio de cursos TSP2

Portfolio de cursos TSP2 2013 Portfolio de cursos TSP2 J. Purcino TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance 01/07/2013 Como encantar e fidelizar clientes Visa mostrar aos participantes a importância do conhecimento do cliente,

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

22 DICAS para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER. em Clínicas de Imagem

22 DICAS para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER. em Clínicas de Imagem para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER em Clínicas de Imagem Objetivo Um atendimento eficiente e personalizado é um dos principais fatores que o cliente leva em consideração ao iniciar um processo de fidelização

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

Case Livraria Saraiva: Solução de Atendimento Multicanal e Internalização da Central de Atendimento

Case Livraria Saraiva: Solução de Atendimento Multicanal e Internalização da Central de Atendimento Case Livraria Saraiva: Solução de Atendimento Multicanal e Internalização da Central de Atendimento Livraria Saraiva A Livraria Saraiva é uma empresa brasileira, fundada em 1914 e hoje é a maior livraria

Leia mais

Profa. Reane Franco Goulart

Profa. Reane Franco Goulart Sistemas CRM Profa. Reane Franco Goulart Tópicos Definição do CRM O CRM surgiu quando? Empresa sem foco no CRM e com foco no CRM ParaqueCRM é utilizado? CRM não é tecnologia, CRM é conceito! CRM - Customer

Leia mais

Você está pronto para franquear?

Você está pronto para franquear? Você está pronto para franquear? Um dos maiores benefícios de abrir seu primeiro negócio em shopping center através de uma franquia vem do modelo do negócio, que já oferece o know-how e suporte necessário

Leia mais

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa...

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Sobre o estudo perfil Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Amostra: Total: 1.035 respondentes Consumidores: 805 Profissionais: 230 objetivo

Leia mais

Muitos varejistas têm adotado o uso de marketplaces como canais de venda adicionais às suas lojas virtuais já consolidadas.

Muitos varejistas têm adotado o uso de marketplaces como canais de venda adicionais às suas lojas virtuais já consolidadas. Os marketplaces são um modelo de e-commerce em que empresas comercializam seus produtos através de um site com grande fluxo de visitas e uma marca conhecida. Muitos varejistas têm adotado o uso de marketplaces

Leia mais

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO PLANEJAMENTO E MODELOS DE E-COMMERCE Uma das principais características do CE é permitir a criação de novos modelos de negócio. Um modelo de negócio é um método que permite

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual.

EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual. EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual. Somos uma empresa especializada em soluções voltadas ao segmento digital como: criação,

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas 6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas A partir do exposto, primeiramente apresentam-se as fases discriminadas no modelo proposto por Mello (2005), porém agora direcionadas

Leia mais

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI João Maldonado / Victor Costa 15, Outubro de 2013 Agenda Sobre os Palestrantes Sobre a SOLVIX Contextualização Drivers de Custo Modelo de Invenstimento

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Pesquisa Profissionais de Ecommerce

Pesquisa Profissionais de Ecommerce Pesquisa Profissionais de Ecommerce Agosto de 2011 http://www.ecommerceschool.com.br Introdução O crescimento do comércio eletrônico brasileiro é feito com tecnologia e pessoas. Por trás desse crescimento

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. para Calçados Pegada

Soluções em. Cloud Computing. para Calçados Pegada Soluções em Cloud Computing para Calçados Pegada Principais Tópicos: Resumo executivo A Calçados Pegada procurou a Under no início de 2010 para uma solução de email corporativo em cloud. Em pouco tempo,

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

4 e 5 de setembro Hotel Transamérica São Paulo

4 e 5 de setembro Hotel Transamérica São Paulo 4 e 5 de setembro Hotel Transamérica São Paulo Realização Empresas feitas para o cliente Como uma das operações de atendimento mais premiadas do Brasil, a Netshoes, conseguiu aprimorar o relacionamento

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

com seu consumidores e seu fornecedores. Trazemos para aqui 40 dicas que vão ajudar no amadurecimento, crescimento e no sucesso da sua loja.

com seu consumidores e seu fornecedores. Trazemos para aqui 40 dicas que vão ajudar no amadurecimento, crescimento e no sucesso da sua loja. Com a consolidação do comércio eletrônico no Brasil e mundo, fica cada vez mais claro e a necessidade de estar participando, e mais a oportunidade de poder aumentar suas vendas. Mas é claro que para entrar

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

A maioria das pessoas sabe das vantagens que uma intranet pode trazer para a

A maioria das pessoas sabe das vantagens que uma intranet pode trazer para a Atualizado em: 23 de set./2014. www.intranetexpress.com.br A maioria das pessoas sabe das vantagens que uma intranet pode trazer para a organização: Possuir um ambiente único, onde todos os colaboradores

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof. Odilon Zappe Jr Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico Vantagens Aumento do número de contatos da empresa com fornecedores e com outras empresas do mesmo ramo, e

Leia mais

O que as empresas e profissionais devem fazer na crise!

O que as empresas e profissionais devem fazer na crise! O que as empresas e profissionais devem fazer na crise! Temos visto e vivido no Brasil um constante cenário de lamentações, reclamações, busca de culpados, busca de responsáveis e bodes expiatórios para

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Como melhorar o atendimento ao cliente através de uma abordagem multicanal

Como melhorar o atendimento ao cliente através de uma abordagem multicanal Como melhorar o atendimento ao cliente através de uma abordagem multicanal Os clientes estão cada vez mais exigentes e procuram por empresas que prestem um atendimento rápido, eficaz e sem esforço em qualquer

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Preparando sua empresa para o forecasting:

Preparando sua empresa para o forecasting: Preparando sua empresa para o forecasting: Critérios para escolha de indicadores. Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Embora o forecasting seja uma realidade, muitas

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Universo Online S.A 1

Universo Online S.A 1 Universo Online S.A 1 1. Sobre o UOL HOST O UOL HOST é uma empresa de hospedagem e serviços web do Grupo UOL e conta com a experiência de mais de 15 anos da marca sinônimo de internet no Brasil. Criado

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

MARKETING PARA FAZENDAS

MARKETING PARA FAZENDAS DICAS PRÁTICAS DE MARKETING PARA FAZENDAS Sobre o Porteira Digital O Porteira Digital foi criado com objetivo de fornecer soluções práticas de Marketing para o produtor rural que deseja fazer de seu negócio

Leia mais

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE?

Leia mais

MARKETING NA INTERNET

MARKETING NA INTERNET MARKETING NA INTERNET HUGO HOCH CONSULTOR DE MARKETING ER. BAURU SEBRAE-SP hugoh@sebraesp.com.br Marketing na Internet O que é? o Marketing na Internet, também referido como: i-marketing, web marketing,

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

Como criar um clube de vantagens em sua empresa

Como criar um clube de vantagens em sua empresa Como criar um clube de vantagens em sua empresa Uma publicação Introdução Atrair e reter bons funcionários no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante

Leia mais

TÍTULO: COMERCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO

TÍTULO: COMERCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO TÍTULO: COMERCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE AURIFLAMA AUTOR(ES): EBERSON EVANDRO DA SILVA GUNDIN, PAULO

Leia mais

//Sobre VISÃO MISSÃO. Honestidade, Responsabilidade. Respeito. Colaboração.

//Sobre VISÃO MISSÃO. Honestidade, Responsabilidade. Respeito. Colaboração. . Quem somos //Sobre A Oficina1 é uma consultoria direcionada à tecnologia da informação, com foco na implementação dos ERPs Protheus e OpenBravo, além do aplicativo de Service Desk SysAid, abrangendo

Leia mais

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2 MBA Gestão de TI Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com 2 3 Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade; um pessimista vê uma calamidade em

Leia mais

Os desafios para a inovação no Brasil. Maximiliano Selistre Carlomagno

Os desafios para a inovação no Brasil. Maximiliano Selistre Carlomagno Os desafios para a inovação no Brasil Maximiliano Selistre Carlomagno Sobre a Pesquisa A pesquisa foi realizada em parceria pelo IEL/RS e empresa Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação durante

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

TÍTULO: O CRM NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO

TÍTULO: O CRM NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO TÍTULO: O CRM NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE AURIFLAMA AUTOR(ES):

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking

Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking David Vicentin e José Goldfreind Benchmarking pode ser definido como o processo de medição e comparação de nossa empresa com as organizações mundiais best-in-class.

Leia mais

O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo

O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo Mestrado em Gestão estratégicas de Organizações Disciplina: Sistemas de Informação e Novas Tecnologias Organizacionais Professor:

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

Plataforma self-service e poder de gerenciamento total nas mãos

Plataforma self-service e poder de gerenciamento total nas mãos Guia Sympla para Produtores de Eventos que Vendem ingressos online 1 COMO OTIMIZAR A VENDA ONLINE DE INGRESSOS DOS SEUS EVENTOS Plataforma self-service e poder de gerenciamento total nas mãos 2 SUMÁRIO

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO Ari Lima É possível implantar um plano prático e funcional de marketing jurídico com ótimas chances

Leia mais

ÍNDICE. Eficiência no atendimento em clínicas e hospitais -EBOOK- 3 - Introdução. 4 - O que os clientes esperam de um bom atendimento

ÍNDICE. Eficiência no atendimento em clínicas e hospitais -EBOOK- 3 - Introdução. 4 - O que os clientes esperam de um bom atendimento Eficiência no em clínicas e hospitais ÍNDICE 3 - Introdução 4 - O que os clientes esperam de um bom 6-5 dicas para gerar eficiência no -EBOOK- Produzido por CM Tecnologia 11 - Conclusão 12 - Sobre a CM

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais