BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO"

Transcrição

1 1 Informativo Nº 149 Segunda Quinzena de Maio de 2017 BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO Núcleo 1 Chapadão do Sul e Cassilândia O algodão safra já se encontra em fase de maturação e os produtores aguardam momento mais apropriado para realizar a desfolha de pré-colheita. Um dos principais indicadores para a tomada de decisão para realização da desfolha é verificar se a última maçã que se Foto 1. Algodão safra próximo a ser desfolhado. deseja ser colhida está fisiologicamente madura. Neste aspecto, pode ser visualizada a sua maturação observando o tamanho e a formação do caroço: aquele que apresenta o tegumento da semente mais escuro está em fase avançada de formação (Fotos 2, 3 e 4). Foto 2, 3 e 4. Maçãs em diferentes graus de maturação (à esquerda, maturação mais avançada note o halo escuro no entorno da semente). Outros trabalhos apontam para realização da desfolha quando a última maçã madura esteja localizada quatro nós acima do último capulho aberto. Como mostra a imagem abaixo (Foto 5) retirada do Manual de Boas Práticas da AMPA- IMAMT 2015.

2 2 As temperaturas no momento e nos dias que sucedem a operação de desfolha não podem estar baixas, pois vários trabalhos científicos apontam para baixa eficiência dos produtos utilizados quando a temperatura está inferior a 22 C. Importante: o uso de inseticidas na desfolha na região tem se tornado um grande aliado no combate ao bicudo de final de safra, pois tal iniciativa reduz a população da praga de entressafra da cultura, e evita que ele se disperse para áreas de refúgio e talhões vizinhos daqueles que estão em fase de colheita ou roçada. Nesta última quinzena de maio foi intensificado o controle do bicudo pois o mesmo encontra-se presente em vários talhões das propriedades de Chapadão do Sul, os produtores iniciaram baterias de controle em área total onde foi identificado a presença da praga e também aumentaram a faixa de bordadura onde não foi detectado a presença no interior da cultura. Foto 5. Ilustração sobre o melhor momento para a desfolha. O ataque de lagartas, mesmo em cultivares com tecnologia WideStrike, pode ocorrer nesta fase final de forma prejudicial se não houver atenção (Fotos 6 e 7). Destaca-se que o controle e monitoramento de lagartas deve ocorrer mesmo na fase de maturação, se necessário. O algodão segunda safra está na sua maioria em fase de cut out, ou seja, corte fisiológico, Foto 8. Algodão segunda safra com floração no ponteiro. Foto 6 e 7. Lagartas atacam maçãs já em fase avançada. quando a planta sai do estágio de florescimento emitindo a sua última flor no ponteiro e inicia a abertura das primeiras maçãs (Foto 8). As precipitações ocorridas nesta quinzena favorecem a cultura que já estava sentindo a pouca umidade do solo durante a primeira quinzena, e abortando botões florais prematuramente.

3 3 Núcleo 2 Costa Rica e Alcinópolis Foto 9. Algodão safra em Costa Rica entrando na fase final do ciclo, com elevada sanidade vegetal e massa foliar. Na Região de Baús (Costa Rica e Alcinópolis) os primeiros talhões semeados com algodão safra estão na fase final do ciclo, com aproximadamente 175 DAE (dias após emergência). Na estação meteorológica da AMPASUL desta região, os índices pluviométricos do mês de maio foram de 60 mm; porém, em algumas propriedades ocorreram médias superiores a 100 mililitros no mês. A maioria das cultivares utilizadas apresentam no momento boa sanidade e boa área foliar, o uso adequado de fungicidas tem contribuído para esta situação. Entretanto, a baixa incidência de luz na parte inferior do dossel das plantas juntamente com elevada umidade do ar está propiciando um microclima favorável para proliferação de podridões de maçãs (Foto 10), o que já ocorre do algodão safra desta região. Foto 11 e 12. Presença de maçãs sadias no baixeiro do algodão segunda safra devido a maior aeração nas entrelinhas. Foto 10. Sintomas de apodrecimento de maçãs na parte inferior das plantas de algodão safra. contrapartida, Em as chuvas do período deste Informativo foram de extrema importância para o desenvolvimento dos algodoais de segunda safra. No geral, estas lavouras têm bom desenvolvimento e boa retenção de estruturas reprodutivas, incluindo aquelas dos

4 4 terços médio e superior (Fotos 11 e 12). O índice de infestação do bicudo é considerado baixo. Nesta quinzena foi observado um aumento significativo dos ataques da praga em alguns talhões da região; em alguns casos ficou evidente que houve a dispersão dos insetos para o interior das áreas comerciais, saindo apenas das bordaduras (Fotos 13, 14 e 15). Nestes casos, a indicação é que se intensifique o trabalho de redução populacional de fim de safra, por exemplo com uma sequência de pulverizações a intervalos de no máximo cinco dias entre elas, até que reduza significativamente o índice Foto 13, 14 e 15. Presença de alimentação, postura e bicudo do algodoeiro no interior da área semeada com algodão safra. populacional da praga, comumente são necessários entre três a quatro pulverizações, e cabe lembrar que as micro gotas oleosas aplicadas com boa gestão de risco são as mais efetivas para o combate da praga. Núcleo 3 Centro (São Gabriel do Oeste). Não ocorreu a semeadura de algodão nesta região para a safra 2016/17. Núcleo 4 Sul (Sidrolândia, Aral Moreira e Campo Grande). Em Aral Moreira e Sidrolândia está finalizada a colheita e também a destruição dos restos culturais através da roçagem das plantas, nestas áreas já foram semeadas culturas de inverno na resteva do algodão.

5 5 Tecnologia de Aplicação As aplicações específicas para o controle do bicudo ocorrem na maioria das propriedades. As aplicações em Baixo Volume (BV e BVO) ou Ultra Baixo Volume (UBV) (Foto 16) devem ser priorizadas nesse momento, sejam elas áereas ou terrestres. As propriedades que vinham trabalhando com Alto Volume (AV) para o controle da praga reduziram o volume da aplicação terrestre ou contrataram empresas especializadas em aplicações aéreas de BV/BVO. O uso de micro gotas oleosas traz melhor poder residual dos inseticidas para o controle do bicudo. A equipe de monitoramento dos campos da AMPASUL estão acompanhando e auxiliando essas operações para garantir que sejam executadas da melhor forma. Para fortalecer a capacitação de pessoas, a AMPASUL novamente organiza para seus associados o Curso de Técnico Executor em Aviação Agrícola, ministrado pelo Dr. Marcos Foto 16. Aplicação em UBV, 2 litros por hectare. Foto 17. Convite 10º Circuito Tecnológico do Algodão. Vilela Monteiro, do Centro Brasileiro de Bioaeronáutica (CBB), com a supervisão do Ministério da Agricultura, Pecúaria e Abastecimento (MAPA), o Curso acontecerá entre os dias 5 a 9 de junho na sede da Associação e as inscrições já estão encerradas, pois todas as vagas estão preenchidas. Ainda, nesta mesma semana acontecerá o 10 o Circuito de Tecnológico do Algodão com o tema Qualidade Total de Aplicação (Foto 17) também com a presença do Dr. Marcos Vilela Monteiro. Este tradicional evento está agendado para o dia 8 de junho e acontecerá em duas etapas: (1) pela manhã em Chapadão do Sul (na Fazenda Indaiá I) e (2) à tarde em Costa Rica (na Fazenda Nova França). Será a oportunidade de conhecer as novidades de Tecnologia de Aplicação, além de aprender e dirimir dúvidas sobre UBV e BVO no controle de problemas fitossanitários.

6 6 Manejo De Solos Para se fazer a análise de compactação deve-se primeiro fazer levantamento topográfico na área a ser analisada, para isso é utilizado aparelho de georreferenciamento (GPS), isso vai trazer exatidão em cada um dos pontos que serão analisados (Foto 18) de forma que facilite sua visualização, a AMPASUL previamente vai até a área do interesse do associado e faz um grid (ou malha) ficando definidos pontos permanentes que servirão para navegação e coletas de informações todas as vezes que forem necessárias. Esse formato de agricultura de precisão faz com Foto 18. Grid para análise de nutrientes de solo. que esses dados sejam mais confiáveis, método esse já utilizado pelas empresas que prestam serviços na região. O tamanho do grid é relativo ao tipo de estudo que se quer fazer tendo uma divisão entre pontos em torno de 7 a 10 hectares para compactação ou de 1 a 5 para análise de nutriente no solo, esses números podem ser facilmente ajustados conforme a necessidade da área e finalidade do trabalho, esse método é importante para obter fatores matemáticos que serão usados na compilação e interpolação desses dados, no modelo acima pode-se ver um modelo e a disposição desses pontos no talhão seguindo um padrão matemático para realização das coletas de dados. GTA Baús Em 25 de maio foi realizado na região do Baús o encontro do GTA-BAÚS (Grupo de Trabalho do Algodão - BAÚS). Na ocasião estiveram presentes a equipe do programa de Boas Práticas Fitossanitárias da AMPASUL, técnicos agrícolas, gerentes e agrônomos dos municípios de Costa Rica e Alcinópolis que atuam com a Cultura do Algodão (Foto 19). Na reunião foram discutidos vários temas: controle de doenças, controle do complexo de lagartas e bicudo, quantificação das médias de tratamentos fitossanitários realizados em cada propriedade e as situações de controle. Na oportunidade fez-se o convite a todos os participantes para realizarem visitas técnicas nos campos demonstrativos de cultivares da AMPASUL.

7 7 Foto 19. GTA Baús. Também, foram debatidos os aspectos de manejo da desfolha do algodão safra, quando ficou acordado que será realizado o controle do bicudo no momento da desfolha com o intuito de reduzir os índices populacionais da praga no final de safra. Devido a aproximação da colheita, outro tema abordado na reunião foi em relação ao transporte de algodão em caroço e caroço de algodão de forma responsável; por fim foi explanado sobre os trabalhos realizados em Tecnologia de Aplicação, programação de eventos e os trabalhos na área de manejo de solos realizados pela AMPASUL que se iniciou nesta safra. GTA Chapadão do Sul Foto 20. GTA Chapadão do Sul Doenças. Foto 21. Mancha da Ramulária No dia 29/5 foi realizado o GTA - Chapadão do Sul (Grupo de Trabalho do Algodão), no Centro de Pesquisa da Fundação Chapadão, com a temática Doenças do Algodoeiro, onde reuniram-se os profissionais (Foto 20) envolvidos com a Cultura do Algodão das Regiões de Chapadão do Sul, Alcinópolis e Costa Rica do MS, além de representantes do Estado Goiás (Chapadão do Céu). O pesquisador Alfredo Riciere Dias, fitopatologista da Fundação Chapadão, apresentou a campo os trabalhos realizados para o controle da Mancha de Ramulária (Fotos 21 e 22). Pode ser observado o diferencial do manejo dos produtos fitossanitários de

8 8 acordo com o intervalo de aplicação (dias entre cada pulverização) e também da rotação de produtos necessária para um bom Controle Integrado de Doenças, ressaltou também a importância da equipe técnica bem treinada para identificar os primeiros sintomas da doenças, pois somente assim pode ser Foto 22. Apresentação dos trabalhos realizados. trabalhado de forma mais eficaz e com maior rentabilidade, já que evita número excessivo de pulverizações para controle de doenças. GT Algodoeiras Seguindo com a sua proposta de levar cada vez mais informações a todos os setores da cotonicultura de Mato Grosso do Sul e da região, a AMPASUL inaugurou uma nova fase com as algodoeiras. Na terça-feira, 23 de maio a AMPASUL promoveu a primeira reunião do Grupo de Trabalho com as algodoeiras (foto 23). A ideia inicial é trocar informações e contribuir com as algodoeiras sobre gestão nas operações internas, emblocamento HVI, transporte de algodão em caroço e caroço de algodão, carregamento, diagnóstico de qualidade e segurança no beneficiamento. Outra proposta do Grupo de Trabalho é fornecer cursos e treinamentos para as algodoeiras, visando também o aprimoramento do processo de beneficiamento do algodão produzido no estado e na região, abrangerá todas as unidades ativas de Mato Grosso do Sul e de Chapadão do Céu/GO, uma vez que a proximidade deste município do estado vizinho, influencia diretamente nas ações do setor algodoeiro da região, exigindo a mesma necessidade na qualidade dos serviços do beneficiamento para atender às demandas do mercado da fibra natural. Esta primeira reunião do GT contou com a participação de representantes de seis algodoeiras de Mato Grosso do Sul e três de Chapadão do Céu (GO), obtendo a participação de 26 pessoas. Foto 23. GT Algodoeiras realizado na AMPASUL. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca - Redação e Elaboração: Eng. Agr. Danilo S. Moraes (Núcleo 1 e 4), Eng. Agr. Robson Santos (Núcleo 2 e 3), Tec. Agrícola Marcelo Caires (Tecnologia de Aplicação e Manejo de Solos) e Andressa Marks. Crédito foto 15 - Jorge Diniz.

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 132. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca.

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 132. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca. PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO DE 25 DE MAIO A 13 DE JUNHO DE 2016 INFORMATIVO Nº 132 1 Núcleo 1 Chapadão do Sul Eng. Agr. Danilo Suniga de Moraes Temperaturas baixas e umidade

Leia mais

A região dos Chapadões inicia a colheita do algodão safra

A região dos Chapadões inicia a colheita do algodão safra INFORMATIVO Nº 162 MAIO/JUNHO 2018 A região dos Chapadões inicia a colheita do algodão safra BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO www.ampasul.org.br Chapadão do Sul, Costa Rica e Alcinópolis Na região

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 133. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca.

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 133. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca. PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO DE 13 A 30 DE JUNHO DE 2016 INFORMATIVO Nº 133 1 Núcleo 1 Chapadão do Sul Eng. Agr. Danilo Suniga de Moraes Em Chapadão do Sul, metade das fazendas

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 136. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 136. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO DE 8 DE AGOSTO A 12 DE SETEMBRO DE 2016 INFORMATIVO Nº 136 1 No dia nove de setembro de 2016 a Ampasul realizou no município de Sonora em Mato Grosso

Leia mais

Alerta para a presença de Corynespora cassiicola em folhas de algodoeiro

Alerta para a presença de Corynespora cassiicola em folhas de algodoeiro INFORMATIVO Nº MARÇO/8 Alerta para a presença de Corynespora cassiicola em folhas de algodoeiro BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO www.ampasul.org.br Informativo Nº Março de 8 Chapadão do Sul, Costa

Leia mais

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO Informativo Nº 148 Primeira Quinzena de Maio de 2017 BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO Núcleo 1 Chapadão do Sul e Cassilândia As lavouras de algodão safra (Foto 1) está com 145 a 160 DAE (dias após

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 127. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca.

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 127. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca. PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO DE 24 DE JANEIRO A 23 DE FEVEREIRO DE 2016 INFORMATIVO Nº 127 1 O Programa Fitossanitário do Algodão da AMPASUL oferece aos interessados treinamento

Leia mais

Ampasul realiza BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO

Ampasul realiza BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO INFORMATIVO Nº 154 AGOSTO/2017 Ampasul realiza levantamento prévio dos dados de manejo do algodão da safra 2016/2017 e registra queda no número de aplicações para o controle do bicudo. BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS

Leia mais

Ampasul. realiza a entrega de planilha e mapas do BAS da safra 2017/2018. BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO.

Ampasul. realiza a entrega de planilha e mapas do BAS da safra 2017/2018. BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO. INFORMATIVO Nº 158 JANEIRO/2018 Ampasul realiza a entrega de planilha e mapas do BAS da safra 2017/2018. BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO www.ampasul.org.br Chapadão do Sul, Costa Rica e Alcinópolis

Leia mais

Produtividade surpreende o setor do Algodão

Produtividade surpreende o setor do Algodão INFORMATIVO Nº 163 JUNHO/JULHO - 2018 Produtividade surpreende o setor do Algodão BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO www.ampasul.org.br Chapadão do Sul, Costa Rica e Alcinópolis. Nesse momento correspondente

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 141. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 141. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO DE 01 A 31 DE JANEIRO DE 2017 INFORMATIVO Nº 141 1 A AMPASUL disponibiliza o treinamento de monitores de pragas in loco mediante agendamento prévio.

Leia mais

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO Informativo Nº 147 Segunda Quinzena de Abril de 2017 BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO Núcleo 1 Chapadão do Sul e Cassilândia O algodão safra está com 130 a 145 DAE (dias após a emergência), e o

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 108. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca.

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 108. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca. PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO DE 23 DE FEVEREIRO A 9 DE MARÇO DE 2015 INFORMATIVO Nº 108 1 Neste período foi realizada mais uma rodada de reuniões dos GTA (Grupo de Trabalho do

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL Informativo Nº 142 Primeira Quinzena de Fevereiro de 2017 PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL A AMPASUL disponibiliza o treinamento de monitores de pragas in loco mediante agendamento prévio.

Leia mais

Núcleo 1 Chapadão do Sul

Núcleo 1 Chapadão do Sul Ano II 15 de abril de 2013. Relatório semanal de 08 a 15 de abril de 2013. Núcleo 1 Chapadão do Sul Eng. Agr. Danilo Suniga de Moraes Semana com períodos diurno nublado e com precipitações na maior parte

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 14 A 28 DE ABRIL DE 2014

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 14 A 28 DE ABRIL DE 2014 ANO III / Nº 83 PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 14 A 28 DE ABRIL DE 2014 A situação de pragas, no momento, nos três núcleos estaduais do Programa Fitossanitário, demonstra

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 134. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca.

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 134. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca. PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO DE 1 A 18 DE JULHO DE 2016 INFORMATIVO Nº 134 1 Núcleo 1 Chapadão do Sul Eng. Agr. Danilo Suniga de Moraes Em Chapadão do Sul, a colheita do algodão

Leia mais

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO INFORMATIVO Nº 157 NOVEMBRO E DEZEMBRO/2017 ALGODÃO EM SIDROLÂNDIA ENTRA NA FASE REPRODUTIVA BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO www.ampasul.com.br (@ DE ALGODÃO EM CAROÇO POR HECTARE) Chapadão do

Leia mais

Chapadão do. Colheita do algodão na principal região do estado segue em ritmo acelerado BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO

Chapadão do. Colheita do algodão na principal região do estado segue em ritmo acelerado BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO INFORMATIVO Nº 152 PRIMEIRA QUINZENA DE JULHO/2017 Colheita do algodão na principal região do estado segue em ritmo acelerado Chapadão do Sul à área colhida chega a 75% do algodão safra, já em Costa Rica

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 137. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 137. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO DE 24 DE OUTUBRO DE 2016 INFORMATIVO Nº 137 1 Com o início da Safra 2016-17, os alertas do momento vão para: (1) a necessidade do cumprimento rigoroso

Leia mais

TERMINA A COLHEITA DO ALGODÃO NO MS E SE INICIA O VAZIO SANITÁRIO NA REGIÃO NORTE E NORDESTE

TERMINA A COLHEITA DO ALGODÃO NO MS E SE INICIA O VAZIO SANITÁRIO NA REGIÃO NORTE E NORDESTE INFORMATIVO Nº 165 SETEMBRO/218 TERMINA A COLHEITA DO ALGODÃO NO MS E SE INICIA O VAZIO SANITÁRIO NA REGIÃO NORTE E NORDESTE BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO www.ampasul.org.br 1979 198 1981 1982

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 115. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca.

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 115. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca. PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO DE 01 A 13 DE JULHO DE 2015 INFORMATIVO Nº 115 1 Núcleo 1 Chapadão do Sul Eng. Agr. Danilo Suniga de Moraes A primeira quinzena do mês de julho iníciou

Leia mais

AMPASUL realiza Encontro Técnico da Colheita do Algodão

AMPASUL realiza Encontro Técnico da Colheita do Algodão INFORMATIVO Nº 161 ABRIL/2018 AMPASUL realiza Encontro Técnico da Colheita do Algodão em Sidrolândia BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO www.ampasul.org.br Chapadão do Sul, Costa Rica e Alcinópolis

Leia mais

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO INFORMATIVO Nº 17 FEVEREIRO/219 INÍCIO DA FASE REPRODUTIVA GERA BOAS EXPECTATIVAS NA SAFRA BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO www.ampasul.org.br Nº DE APLICAÇÃO O retorno das adequadas condições

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 140. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 140. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO DE 31 DE DEZEMBRO DE 2016 INFORMATIVO Nº 140 1 A AMPASUL disponibiliza o treinamento de monitores de pragas in loco mediante agendamento prévio.

Leia mais

A Ampasul. Inspeções e verificações de pulverizadores BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO

A Ampasul. Inspeções e verificações de pulverizadores BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO INFORMATIVO Nº 156 OUTUBRO/2017 Inspeções e verificações de pulverizadores A Ampasul começa a realizar inspeções e verificações em pulverizadores das unidades produtoras atendidas no estado de Mato Grosso

Leia mais

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO INFORMATIVO Nº 171 MARÇO/2019 COLHEITA NA REGIÃO SUL DO ESTADO AVANÇA TRAZENDO BONS RESULTADOS BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO www.ampasul.org.br Nº APLICAÇÕES Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa

Leia mais

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO 1 Informativo Nº 150 Primeira Quinzena de Junho de 2017 BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO Ao aproximar-se o final da Safra de Algodão 2016/17, cabe lembrar que o combate eficiente do bicudo-do-algodoeiro

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 2 A 16 DE JUNHO DE 2014

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 2 A 16 DE JUNHO DE 2014 ANO III / Nº 89 PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 2 A 16 DE JUNHO DE 2014 Núcleo 1 Chapadão do Sul Eng. Agr. Danilo Suniga de Moraes Em Chapadão do Sul, o algodão safra

Leia mais

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO INFORMATIVO Nº 168 DEZEMBRO/2018 ALGODÃO SAFRA É SEMEADO NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE DO ESTADO APESAR DA ESTIAGEM BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO www.ampasul.org.br Chuva (mm) Chuva (mm) Chapadão

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 135. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca.

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 135. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca. PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO DE 18 DE JULHO A 8 DE AGOSTO DE 2016 INFORMATIVO Nº 135 1 Núcleo 1 Chapadão do Sul Eng. Agr. Danilo Suniga de Moraes Em Chapadão do Sul, a colheita

Leia mais

MAIO/2018. Relatório mensal sobre o desenvolvimento das lavouras de algodão em Goiás Safra 2017/2018

MAIO/2018. Relatório mensal sobre o desenvolvimento das lavouras de algodão em Goiás Safra 2017/2018 Relatório mensal sobre o desenvolvimento das lavouras de algodão em Goiás Safra 2017/2018 Luziânia, Cristalina, Piracanjuba, Morrinhos, Goiatuba, Itumbiara e Palmeiras de Goiás. Técnico Agrícola Rogério

Leia mais

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Abril/2015.

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Abril/2015. Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Abril/2015. Núcleo 1: Matrinchã, Jussara e região (Artur Pagnoncelli).

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 112. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca.

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 112. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca. PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO DE 20 DE ABRIL A 17 DE MAIO DE 2015 INFORMATIVO Nº 112 1 Núcleo 1 Chapadão do Sul Eng. Agr. Danilo Suniga de Moraes Na Região de Chapadão do Sul,

Leia mais

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO INFORMATIVO Nº 167 NOVEMBRO/2018 ÍNDICE BAS DEMONSTRA ELEVADA INFESTAÇÃO DO BICUDO NA ENTRESSAFRA E COLOCA O COTONICULTOR SUL-MATOGROSSENSE EM ALERTA BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO www.ampasul.org.br

Leia mais

JANEIRO/2018. Relatório mensal sobre o desenvolvimento das lavouras de algodão em Goiás Safra 2017/2018

JANEIRO/2018. Relatório mensal sobre o desenvolvimento das lavouras de algodão em Goiás Safra 2017/2018 Relatório mensal sobre o desenvolvimento das lavouras de algodão em Goiás Safra 2017/2018 Luziânia, Cristalina, Piracanjuba, Morrinhos, Goiatuba, Itumbiara e Palmeiras de Goiás. Técnico Agrícola Rogério

Leia mais

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO INFORMATIVO Nº 166 OUTUBRO/218 REGIÃO CENTRO-SUL DO ESTADO INICIA SAFRA DE ALGODÃO EM OUTUBRO BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO www.ampasul.org.br BAS Chapadão do Sul, Costa Rica e Alcinópolis.

Leia mais

Ampasul realiza Circuitos Tecnológicos do Algodão.

Ampasul realiza Circuitos Tecnológicos do Algodão. INFORMATIVO Nº 159 FEVEREIRO/2018 Ampasul realiza Circuitos Tecnológicos do Algodão. BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO www.ampasul.org.br Chapadão do Sul, Costa Rica e Alcinópolis As semeaduras

Leia mais

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2012/2013 levantamento divulgado em Abril/2013

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2012/2013 levantamento divulgado em Abril/2013 Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2012/2013 levantamento divulgado em Abril/2013 Núcleo 1. Matrinchã, Jussara e região (Monitor: Artur Pagnoncelli).

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 113. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca.

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 113. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca. PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO DE 18 A 31 DE MAIO DE 2015 INFORMATIVO Nº 113 1 A utilização de tecnologias de aplicação como gotas oleosas, como UBV (Ultra Baixo Volume) e BVO

Leia mais

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Setembro/2014.

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Setembro/2014. Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Setembro/2014. Núcleo 1: Matrinchã, Jussara e região( Artur Pagnoncelli

Leia mais

Boas Práticas Agrícolas no MS. Eng. Agrônomo Rubem Cesar Staudt. Astecplan Ltda

Boas Práticas Agrícolas no MS. Eng. Agrônomo Rubem Cesar Staudt. Astecplan Ltda Boas Práticas Agrícolas no MS Eng. Agrônomo Rubem Cesar Staudt Astecplan Ltda Atua desde 1997, na região dos Chapadões MS e GO; Atende áreas no MS ( Sede ), GO e MT; Foco em algodão, soja e milho; Área

Leia mais

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Março/2015.

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Março/2015. Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Março/2015. Núcleo 1 Matrinchã, Jussara e região (Artur Pagnoncelli).

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 128. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca.

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 128. Este informativo não representa o endosso da AMPASUL para nenhum produto ou marca. PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO DE 24 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO DE 2016 INFORMATIVO Nº 128 1 Núcleo 1 Chapadão do Sul Eng. Agr. Danilo Suniga de Moraes O algodão safra no município

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 17 A 24 DE FEVEREIRO DE 2014

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 17 A 24 DE FEVEREIRO DE 2014 ANO III / Nº 76 PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 17 A 24 DE FEVEREIRO DE 2014 No decorrer desta semana a Ampasul promoveu o Tour do Algodão módulo Doenças, passando por

Leia mais

DIFERENTES NÍVEIS DE ADESÃO AO PLANO ESTRATÉGICO DE CONTROLE DO BICUDO DO ALGODOEIRO (Anthonomus grandis) NAS REGIÕES DE IPAMERI E SILVÂNIA-GO 1

DIFERENTES NÍVEIS DE ADESÃO AO PLANO ESTRATÉGICO DE CONTROLE DO BICUDO DO ALGODOEIRO (Anthonomus grandis) NAS REGIÕES DE IPAMERI E SILVÂNIA-GO 1 DIFERENTES NÍVEIS DE ADESÃO AO PLANO ESTRATÉGICO DE CONTROLE DO BICUDO DO ALGODOEIRO (Anthonomus grandis) NAS REGIÕES DE IPAMERI E SILVÂNIA-GO 1 Márcio Silvano da Silva (Fundação GO / marciosilvano@fundacaogo.com.br),

Leia mais

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Novembro/2014.

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Novembro/2014. Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Novembro/2014. Núcleo 1. Matrinchã, Jussara e região: Artur Pagnoncelli.

Leia mais

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Novembro/2013

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Novembro/2013 Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Novembro/2013 Núcleo 1. Matrinchã, Jussara e região (Artur Pagnoncelli).

Leia mais

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Outubro/2014.

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Outubro/2014. Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Outubro/2014. Núcleo 1: Matrinchã, Jussara, Montes Claros de Goiás e

Leia mais

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Fevereiro/2014.

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Fevereiro/2014. Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Fevereiro/2014. Núcleo 1 Matrinchã, Jussara e região ( Artur Pagnoncelli

Leia mais

DESTRUIÇÃO DE RESTOS CULTURAIS, REBROTES E PLANTAS VOLUNTÁRIAS: UMA EXPERIÊNCIA

DESTRUIÇÃO DE RESTOS CULTURAIS, REBROTES E PLANTAS VOLUNTÁRIAS: UMA EXPERIÊNCIA Sala Especializada 11: Destruição dos restos culturais e rebrotes DESTRUIÇÃO DE RESTOS CULTURAIS, REBROTES E PLANTAS VOLUNTÁRIAS: UMA EXPERIÊNCIA André Luis da Silva 1 1 Grupo Schlatter (andre@schlatter.com.br)

Leia mais

Marcio de Souza Coordenador de Projetos e Difusão de Tecnologias do IMAmt

Marcio de Souza Coordenador de Projetos e Difusão de Tecnologias do IMAmt Estratégias utilizadas para melhoria da eficiência no controle do Bicudo no Mato Grosso Marcio de Souza Coordenador de Projetos e Difusão de Tecnologias do IMAmt Fatores que contribuíram para aumento populacional

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL ANO III / Nº 70 PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 01 A 13 DE JANEIRO DE 2014 Este Relatório apresenta algumas informações negativas para a situação fitossanitária do algodão

Leia mais

Palavras-chave: monitoramento, bicudo do algodoeiro, nível de controle. INTRODUÇÃO

Palavras-chave: monitoramento, bicudo do algodoeiro, nível de controle. INTRODUÇÃO BENEFÍCIOS DA EXECUÇÃO DO MONITORAMENTO ESPECÍFICO E ADOÇÃO DE NÍVEL DE CONTROLE NO PLANO ESTRATÉGICO DE CONTROLE DO BICUDO-DO-ALGODOEIRO (Anthonomus grandis) 1 Adriano Severino de Queiroz (Fundação GO

Leia mais

TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO EM UBV e BVO. Marcelo Caires

TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO EM UBV e BVO. Marcelo Caires TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO EM UBV e BVO Uso de micro gotas oleosas para o controle do bicudo Marcelo Caires Técnico em Agropecuária INSERÇÃO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS Instrumentos para o auxílio nas aplicações

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA. Organização dos produtores de algodão via GTA para a implementação de ações contra o bicudo-do-algodoeiro INTRODUÇÃO

CIRCULAR TÉCNICA. Organização dos produtores de algodão via GTA para a implementação de ações contra o bicudo-do-algodoeiro INTRODUÇÃO CIRCULAR TÉCNICA Nº40 / 2019 Março de 2019 Publicação periódica de difusão científica e tecnológica editada pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e dirigida a profissionais envolvidos com o

Leia mais

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Janeiro/2015.

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Janeiro/2015. Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Janeiro/2015. Núcleo 1 Matrinchã, Jussara e região: Artur Pagnoncelli.

Leia mais

UBV E BVO PARA O CONTROLE DO BICUDO E OUTRAS PRAGAS E DOENÇAS DO ALGODOEIRO

UBV E BVO PARA O CONTROLE DO BICUDO E OUTRAS PRAGAS E DOENÇAS DO ALGODOEIRO UBV E BVO PARA O CONTROLE DO BICUDO E OUTRAS PRAGAS E DOENÇAS DO ALGODOEIRO Dr. Marcos Vilela de M. Monteiro CENTRO BRASILEIRO DE BIOAERONÁUTICA Equipamentos e Tecnologia para Aplicação de Defensivos Agrícolas

Leia mais

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Janeiro/2014

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Janeiro/2014 Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Janeiro/2014 Núcleo 1: Matrinchã, Jussara e região (Artur Pagnoncelli).

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 24 A 31 DE MARÇO DE 2014

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 24 A 31 DE MARÇO DE 2014 ANO III / Nº 80 PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 24 A 31 DE MARÇO DE 2014 ALERTA PARA O CONTROLE DO BICUDO DO ALGODOEIRO A presença do bicudo foi relatada e identificada

Leia mais

ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA O CONTROLE DE BICUDO NA BAHIA Programa Fitossanitário da Abapa

ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA O CONTROLE DE BICUDO NA BAHIA Programa Fitossanitário da Abapa ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA O CONTROLE DE BICUDO NA BAHIA Programa Fitossanitário da Abapa Engº Agrº Júlio Cézar Busato Presidente Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) HISTÓRICO SAFRAS E PRODUTIVIDADES

Leia mais

EFICIÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE APLICAÇÃO No Controle do Bicudo do Algodoeiro. Marcos Vilela de M. Monteiro

EFICIÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE APLICAÇÃO No Controle do Bicudo do Algodoeiro. Marcos Vilela de M. Monteiro EFICIÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE APLICAÇÃO No Controle do Bicudo do Algodoeiro Marcos Vilela de M. Monteiro Milhões de Hectares 4 3,5 3 2,5 2 1,5 1 0,5 0 BICUDO (Anthonomus grandis) Principal Praga do Algodoeiro

Leia mais

FiberMax. Mais que um detalhe: uma genética de fibra.

FiberMax. Mais que um detalhe: uma genética de fibra. FiberMax. Mais que um detalhe: uma genética de fibra. Requisitos para o cultivo de algodoeiro GlyTol LibertyLink, além de boas práticas de manejo integrado de plantas daninhas. Cap 1: Descrição do Produto

Leia mais

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO PROGRAMA DE CONTROLE DE BICUDO DO ALGODOEIRO (Anthonomus grandis) NA REGIÃO SUL/SUDOESTE DO ESTADO DE GOIÁS 1

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO PROGRAMA DE CONTROLE DE BICUDO DO ALGODOEIRO (Anthonomus grandis) NA REGIÃO SUL/SUDOESTE DO ESTADO DE GOIÁS 1 ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO PROGRAMA DE CONTROLE DE BICUDO DO ALGODOEIRO (Anthonomus grandis) NA REGIÃO SUL/SUDOESTE DO ESTADO DE GOIÁS 1 Adriano Fernandes dos Santos (Fundação GO / adriano@fundacaogo.com.br),

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA. Jean Louis Belot 1, Sergio Gonçalves Dutra 2

CIRCULAR TÉCNICA. Jean Louis Belot 1, Sergio Gonçalves Dutra 2 CIRCULAR TÉCNICA Nº18 / 2015 Junho de 2015 Publicação de difusão científica e tecnológica editada pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e dirigida a profissionais envolvidos com o cultivo e

Leia mais

Av. Ademar Diógenes, BR 135 Centro Empresarial Arine 2ºAndar Bom Jesus PI Brasil (89)

Av. Ademar Diógenes, BR 135 Centro Empresarial Arine 2ºAndar Bom Jesus PI Brasil (89) Av. Ademar Diógenes, BR 135 Centro Empresarial Arine 2ºAndar Bom Jesus PI Brasil (89) 3562-2274 Efeito do uso dos produtos da linha Celleron no tratamento de semente e na parte aérea, para o aumento do

Leia mais

RELATÓRIO GERAL: ALGODÃO Safra 2017/18

RELATÓRIO GERAL: ALGODÃO Safra 2017/18 RELATÓRIO GERAL: ALGODÃO Safra 2017/18 A safra de algodão 2017/18 no estado da Bahia teve o início de semeadura por volta do dia 21 de novembro de 2017 e a colheita finalizada em meados de setembro/2018.

Leia mais

A Cultura do Algodoeiro

A Cultura do Algodoeiro A Cultura do Algodoeiro Saul Carvalho Crescimento indeterminado (até 3 m de altura) Altura ideal da ordem de 1,2 m Morfologia e fenologia complexas Ciclos variáveis entre 130 e 170 dias Ainda é comum o

Leia mais

A Cultura do Algodoeiro

A Cultura do Algodoeiro A Cultura do Algodoeiro Saul Carvalho Complexo significativo de pragas Raízes, folhas, caule, botões florais, flores, maçãs e capulhos Principais pragas bicudo, lagarta-das-maçãs, curuquerê, pulgão, lagarta

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE DO ALGODOEIRO EM MATO GROSSO DO SUL

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE DO ALGODOEIRO EM MATO GROSSO DO SUL INFORMATIVO Nº 37 JULHO/2018 PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE DO ALGODOEIRO EM MATO GROSSO DO SUL SUSTENTABILIDADE PARA O ALGODÃO BRASILEIRO RESPONSÁVEL www.ampasul.org.br Continuação dos programas ABR/BCI

Leia mais

Relatório semanal de 13 a 20 de maio de 2013.

Relatório semanal de 13 a 20 de maio de 2013. Ano II 20 de maio de 2013. Relatório semanal de 13 a 20 de maio de 2013. A Ampasul participou do 11º Encontro dos cotonicultores da região de Paranapanema/SP e pode ver que naquela região os produtores

Leia mais

I Seminário do Agronegócio Algodão nos Cerrados Nordestinos (sul do MA, PI e oeste da BA)

I Seminário do Agronegócio Algodão nos Cerrados Nordestinos (sul do MA, PI e oeste da BA) SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO I Seminário do Agronegócio Algodão nos Cerrados Nordestinos (sul do MA, PI e oeste da BA) BALSAS MA 12 A 14 DE Maio de 2011 SECRETARIA DE ESTADO DA

Leia mais

AMPASUL participa do 2º Workshop de Projetos do IBA.

AMPASUL participa do 2º Workshop de Projetos do IBA. INFORMATIVO Nº 35 MAIO/2018 AMPASUL participa do 2º Workshop de Projetos do IBA. SUSTENTABILIDADE PARA O ALGODÃO BRASILEIRO RESPONSÁVEL www.ampasul.org.br ABR/BCI Após a certificação das propriedades os

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 27 DE JANEIRO A 03 DE FEVEREIRO DE 2014

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 27 DE JANEIRO A 03 DE FEVEREIRO DE 2014 ANO III / Nº 73 PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 27 DE JANEIRO A 03 DE FEVEREIRO DE 2014 Núcleo 1 Chapadão do Sul Eng. Agr. Danilo Suniga de Moraes O plantio de algodão

Leia mais

Controle químico de doenças fúngicas do milho

Controle químico de doenças fúngicas do milho INFORME TÉCNICO APROSOJA Nº 152/2017 6 de abril de 2017 Controle químico de doenças fúngicas do milho Com base nas recomendações da Embrapa Milho e Sorgo, a Aprosoja orienta seus associados sobre o controle

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DO MATO GROSSO REGIONALIDADE E SITEMATIZAÇÃO. Dr. Jacob Crosariol Netto Pesquisador - IMAmt

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DO MATO GROSSO REGIONALIDADE E SITEMATIZAÇÃO. Dr. Jacob Crosariol Netto Pesquisador - IMAmt PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DO MATO GROSSO REGIONALIDADE E SITEMATIZAÇÃO Dr. Jacob Crosariol Netto Pesquisador - IMAmt Algodão safra 2016/2017 Brasil: área semeada 939,1 mil ha; Mato Grosso 628,3 mil ha; (IMAmt

Leia mais

O problema crescente do uso de fungicidas na cultura do algodoeiro: Manejo e propostas para a minimização do problema.

O problema crescente do uso de fungicidas na cultura do algodoeiro: Manejo e propostas para a minimização do problema. O problema crescente do uso de fungicidas na cultura do algodoeiro: Manejo e propostas para a minimização do problema. Ederaldo José Chiavegato Prof. Dr. Departamento Produção Vegetal USP/ESALQ ejchiave@esalq.usp.br

Leia mais

PRODUTIVIDADE E COMPONENTES DE PRODUÇÃO DE ALGODOEIRO EM FUNÇÃO DO CULTIVAR EM CHAPADÃO DO SUL - MS 1. Priscila Maria Silva Francisco

PRODUTIVIDADE E COMPONENTES DE PRODUÇÃO DE ALGODOEIRO EM FUNÇÃO DO CULTIVAR EM CHAPADÃO DO SUL - MS 1. Priscila Maria Silva Francisco Página 1075 PRODUTIVIDADE E COMPONENTES DE PRODUÇÃO DE ALGODOEIRO EM FUNÇÃO DO CULTIVAR EM CHAPADÃO DO SUL - MS 1 Jefferson Luis Anselmo 1 ; Denis Santiago da Costa; Thiago Zago Leonel; Fábio da Silva

Leia mais

AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA. Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia

AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA. Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia INSETICIDAS CONTROLE BIOLÓGICO FEROMÔNIOS MANIPULAÇÃO GENÉTICA DE PRAGAS VARIEDADES RESISTENTES A INSETOS (plantas modificadas geneticamente)

Leia mais

SUSTENTABILIDADE PARA O ALGODÃO BRASILEIRO RESPONSÁVEL AMPASUL REALIZA VERIFICAÇÃO PARA DIAGNÓSTICO DA PROPRIEDADE.

SUSTENTABILIDADE PARA O ALGODÃO BRASILEIRO RESPONSÁVEL AMPASUL REALIZA VERIFICAÇÃO PARA DIAGNÓSTICO DA PROPRIEDADE. INFORMATIVO Nº 39 NOVEMBRO/DEZEMBRO 2018 AMPASUL REALIZA VERIFICAÇÃO PARA DIAGNÓSTICO DA PROPRIEDADE SUSTENTABILIDADE PARA O ALGODÃO BRASILEIRO RESPONSÁVEL www.ampasul.org.br Verificação para Diagnóstico

Leia mais

6.4 CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS

6.4 CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS 6.4 CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS Prejuízos: -Competição por água; -Competição por luz; -Competição por nutrientes; -Hospedeiros de pragas e doenças; -Interferência na operação de colheita. Período de competição:

Leia mais

A Cultura do Algodoeiro

A Cultura do Algodoeiro A Cultura do Algodoeiro Saul Carvalho 7. Preparo do Solo Escolha do sistema de manejo e métodos de preparo do solo peculiaridades edáficas e fisiográficas da região características da cultura Uma a duas

Leia mais

MESA REDONDA: SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ALGODÃO COM MENOR RISCO CID RICARDO DOS REIS ENGENHEIRO AGRÔNOMO GRUPO BOM FUTURO MATO GROSSO

MESA REDONDA: SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ALGODÃO COM MENOR RISCO CID RICARDO DOS REIS ENGENHEIRO AGRÔNOMO GRUPO BOM FUTURO MATO GROSSO CID RICARDO DOS REIS ENGENHEIRO AGRÔNOMO GRUPO BOM FUTURO MATO GROSSO GRUPO BOM FUTURO MATO GROSSO AGRICULTURA SAFRA 14/15 Safra área (ha) Produtividade SOJA 1ª. 260.873 56,6 sc/ha ALGODÃO 2ª. 94.677 115,0

Leia mais

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO Trigo: Restando iniciar a colheita apenas na região Serrana, a cultura do trigo teve um aumento de áreas prontas para serem colhidas, mas com evolução lenta na semana. As lavouras

Leia mais

NOTA TÉCNICA. Como está o clima na safra de soja 2017/2018 no sul de Mato Grosso do Sul?

NOTA TÉCNICA. Como está o clima na safra de soja 2017/2018 no sul de Mato Grosso do Sul? 1 NOTA TÉCNICA Como está o clima na safra de soja 2017/2018 no sul de Mato Grosso do Sul? Danilton Luiz Flumignan 1 Rodrigo Arroyo Garcia 2 Pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste A agricultura é uma

Leia mais

Problemas e Soluções nas áreas de Mecanização e Agricultura Precisão. Inserção da Mecanização na era DIGITAL

Problemas e Soluções nas áreas de Mecanização e Agricultura Precisão. Inserção da Mecanização na era DIGITAL Problemas e Soluções nas áreas de Mecanização e Agricultura Precisão Inserção da Mecanização na era DIGITAL Evolução da agricultura mundial Quando aprendemos técnicas de irrigação e o uso de fertilizantes

Leia mais

WORKSHOP DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DE PESQUISAS SAFRA 2014/2015 AVALIAÇÃO DE CULTIVARES NO CERRADO DA BAHIA RESULTADOS - SAFRA 2014/2015

WORKSHOP DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DE PESQUISAS SAFRA 2014/2015 AVALIAÇÃO DE CULTIVARES NO CERRADO DA BAHIA RESULTADOS - SAFRA 2014/2015 AVALIAÇÃO DE CULTIVARES NO CERRADO DA BAHIA RESULTADOS - Eleusio Curvelo Freire Cotton Consultoria 1 - PROJETO ADOÇAO DE NOVAS CULTIVARES NO CERRADO DA BAHIA Metodologia: UD em fazendas e avaliação conjunta

Leia mais

Manejo da Cultura da Cultura do Girassol

Manejo da Cultura da Cultura do Girassol Manejo da Cultura da Cultura do Girassol Vicente de Paulo Campos Godinho Embrapa Rondônia Londrina - PR 29 de outubro de 2015 Temas abordados A cultura na Argentina ameaças e oportunidades Um relato sobre

Leia mais

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DO ALGODOEIRO NO NORDESTE BRASILEIRO: QUADRO ATUAL E PERSPECTIVAS

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DO ALGODOEIRO NO NORDESTE BRASILEIRO: QUADRO ATUAL E PERSPECTIVAS MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DO ALGODOEIRO NO NORDESTE BRASILEIRO: QUADRO ATUAL E PERSPECTIVAS José Ednilson Miranda Situação atual da cultura do algodoeiro no Nordeste Dois modelos distintos de produção

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA PORTARIA Nº 119, DE 12 DE JULHO DE 2013

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA PORTARIA Nº 119, DE 12 DE JULHO DE 2013 TEMÁRIO: 1 Portaria nº 119, de 12 de julho de 2013. Publicação: D.O.U. do dia 15/07/13 - Seção 1. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA PORTARIA Nº 119, DE

Leia mais

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 1740

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 1740 Página 1740 AVALIAÇÃO DE DIFERENTES POPULAÇÕES DE ALGODÃO NO SISTEMA DE PLANTIO ADENSADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES / BA 1 *Cleiton Antônio da Silva Barbosa 1 / cleiton.barbosa@circuloverde.com.br; Pedro Brugnera

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA. Vazio sanitário do algodoeiro em Mato Grosso: principais pontos da Instrução Normativa 001/2016 do INDEA-MT

CIRCULAR TÉCNICA. Vazio sanitário do algodoeiro em Mato Grosso: principais pontos da Instrução Normativa 001/2016 do INDEA-MT CIRCULAR TÉCNICA Nº24 / 2016 Julho de 2016 Publicação periódica de difusão científica e tecnológica editada pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e dirigida a profissionais envolvidos com o

Leia mais

Informativo n 012 SAP-e (Safra 2013/ Mato Grosso)

Informativo n 012 SAP-e (Safra 2013/ Mato Grosso) MATO GROSSO 2. 16. 12. 8. 28/12/213 4/1/214 11/1/214 18/1/214 25/1/214 1/2/214 8/2/214 15/2/214 22/2/214 1/3/214 8/3/214 15/3/214 22/3/214 29/3/214 5/4/214 12/4/214 *Dados obtidos por meio do monitoramento

Leia mais

A densidade de semeadura, em sistemas de produção SUE, normalmente está na ordem de a plantas por hectare, com uma distância entre sul

A densidade de semeadura, em sistemas de produção SUE, normalmente está na ordem de a plantas por hectare, com uma distância entre sul Sistemas de Produção de Algodão em Sulco Ultra-Estreito: Uma opção para o Brasil? Juan A. Landivar Delta and Pine Land Internacional Uberlândia, Brasil Os custos para a produção de algodão continuam aumentando

Leia mais

MANEJO DA FERRUGEM E RESISTÊNCIA NO CULTIVO DA SOJA

MANEJO DA FERRUGEM E RESISTÊNCIA NO CULTIVO DA SOJA BOAS PRÁTICAS PARA MANEJO DA FERRUGEM E RESISTÊNCIA Phakopsora pachyrhizi MANEJO DA FERRUGEM E RESISTÊNCIA NO CULTIVO DA SOJA 1. Cumprir o Vazio Sanitário, sem prorrogações! >> OBRIGATÓRIO. Portaria ADAB

Leia mais

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO Arroz: Não houve alteração do panorama da cultura em relação à semana anterior. As lavouras seguem em desenvolvimento normal, com 33% em fase de floração e 7% em formação de grão.

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA: REALIDADE E DESAFIOS. Engº Agrº Antonio Carlos Santos Araújo

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA: REALIDADE E DESAFIOS. Engº Agrº Antonio Carlos Santos Araújo PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA: REALIDADE E DESAFIOS Engº Agrº Antonio Carlos Santos Araújo DIRETORIA ABAPA BIÊNIO 2016/2017 CONSELHO DIRETOR Júlio Cézar Busato Luiz Carlos Bergamaschi Paulo Massayoshi

Leia mais

SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA

SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA Revisão de 16/06/2014 Programa baseado no Manejo Integrado de Pragas MIP 1. Controle Cultural Delimitação do vazio sanitário, calendário de

Leia mais

SUPRESSÃO DO BICUDO DO ALGODOEIRO (ANTHONOMUS GRANDIS) NO ESTADO DE GOIÁS

SUPRESSÃO DO BICUDO DO ALGODOEIRO (ANTHONOMUS GRANDIS) NO ESTADO DE GOIÁS Página 266 SUPRESSÃO DO BICUDO DO ALGODOEIRO (ANTHONOMUS GRANDIS) NO ESTADO DE GOIÁS Carlos Henrique Alves de Oliveira 1 ; José Ednilson Miranda 2 ; Davi Laboissière Egidio Garcia 3. 1 Fundação Goiás,

Leia mais