Velhice Feliz É o resultado das realizações da pessoa ao longo de toda a sua existência que crescem em significação no aqui e agora. É também o comprometimento com o presente em termos de assumir o desafio de experimentar-se sempre, dentro das possibilidades. Isto implica em buscar o inédito, num constante processo de vir a ser. É, acima de tudo, vislumbrar um futuro que é rico em germinar sementes plantadas no leito das novas gerações. Dolores Berti
Características Psicológicas do Idoso A. Dolores Berti
Área intelectual 1 Predomínio da inteligência cristalizada (pragmática) sobre a fluida (mecânica) (Cattel e Horn, 1970; Baltes, 1994). Otimização seletiva com compensação. SABEDORIA. 2 Diminuição: da memória de trabalho, da capacidade decisória (?), da velocidade mental (Jutta Kraigg, 2000), da habilidade de resolução de problemas (Sheibel, 1996). - Diminuição da capacidade de fazer inferências ( 1997 (Hamm e Hasher, 1993; Berti et al,
3 - Melhores resultados que os jovens: - na capacidade de concentração 50% menos ( 2003 Kopp, erros (B. - na capacidade de aprender com os erros ( 2000 Graigg, - nos testes de precisão (Jutta 4 Leitura e escrita: mais preservadas. - Na aprendizagem de inglês: análise, associação e seleção (habilidades cognitivas mais utilizadas). Ênfase na linguagem oral. Compreensão de textos? (N. Fontana; A. D. ( 1997 Gastaldelo, Berti; M. E.
Traços de Personalidade - Estudo (M. Sonnenmoser) com 100.000 americanos mais de 60 anos - nas 5 dimensões: neuroticismo, extroversão, abertura à experiências, conscienciosidade e amabilidade. - Apareceram todas as dimensões. - Com 30 anos as pessoas são mais amáveis e confiáveis, (tendência a aumentar). - (M) se abre mais depois dos 40 anos. - (F) tem maior estabilidade psíquica. - Os dois sexos são resistentes às mudanças (mais M).
- A maioria dos idosos está satisfeito com a vida que levou (Psic. de Washington, 2003), pois as mudanças negativas desvanecem com o tempo. Uso da sabedoria no controle das emoções não se pode mudar o que passou - Idosos e jovens são capazes de se divertir com a ( Toronto mesma piada (Psic. - Idosos (M) se contagiam mais com a alegria dos outros. (F) não dependem tanto da companhia para ter bom humor (Jutta Heckhansen, 2002). - Análise de textos de 3.280 escritores jovens e idosos (Pensenbaker e Lonrinston) = sentimentos mais positivos do que jovens.
- Jovens: data, hora e mais referências ao passado. Idosos: futuro. - Maior necessidade de agradar do que de agredir. - Maior capacidade de desligar-se (egocentrismo). - Diminuição da afetividade (comum depois dos 80 anos) e aumento da emocionalidade. - A afetividade se expressa com relação aos objetos de uso pessoal e animais (J. Herrero) 1990. - Obsessão por alimentação e pela função intestinal (Aranguera e cols, 1984). - Estabilização da auto-imagem e uso da RESILIÊNCIA.
Psico-Sexual - Maior interesse em compartilhar sentimentos do ( Lewis que ter prazer físico (Butler e - Diminuição do sentimento de posse - Prazer no toque e diminuição gradativa do prazer ( 1995 (Dudda, genital - O prazer sexual de F não tem limites (além dos 80 anos), em M, sim. - Diminuição da intensidade e freqüência das ocorrências amorosas (Dudda, 1995).
Declínio da atividade sexual, expresso no número de orgasmos por semana IDADE SOLTEIROS CASADOS homens mulheres homens mulheres 16-20 2,9 0,4 4,7 2,9 31-35 2,4 1,0 2,7 2,3 45-50 1,9 0,9 0,8 1,4 60-65 0,9 0,2 0,4 0,6
Análise da Pesquisa da UCS * 90 % de (F) e 10% de (M) na UNTI - Hipóteses: 1 Aberturas sócio-culturais e direitos da mulher e mudança do papel familiar 2 Maior capacidade de comunicação, interação social e empatia (Cohen, 2004). 3 Diferenças cerebrais e hormonais. 4 Femininização da população idosa. 5 A impotência sexual M interferindo nos sentimentos de auto-eficácia, desamparo e ( Erickson ) desesperança
Sugestões de Intervenções Educacionais Junto aos Alunos 1 - Preparar os professores e ajudadores partindo de conteúdos instrucionais que ressaltem as potencialidades do idoso de evolução e o uso da sabedoria. 2 Trabalhar as habilidades mentais preservadas (análise, associação e seleção), estimulando as outras em situações de resolução de problemas.
3 Incentivar a auto-eficácia 4 Dinamizar atividades que promovam o desenvolvimento das habilidades sociais (THS) com ênfase na assertividade. 5 Realizar uma pesquisa com uma amostra significativa de idosos (M) da comunidade e região levantando causas da ausência desta população nas UNTI s.
as funções superiores da inteligência e da afetividade tendem a um equilíbrio móvel, isto é, quanto mais estáveis, mais haverá mobilidade, pois, nas almas mais sadias, o fim do crescimento não determina, de modo algum, o começo da decadência, mas sim, autoriza um processo espiritual que nada possui de contraditório com o equilíbrio interior ( Piaget )