PSICOLOGIA B 12º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PSICOLOGIA B 12º ANO"

Transcrição

1 PSICOLOGIA B 12º ANO TEXTO DE APOIO ASSUNTO: Piaget Piaget apresenta uma teoria que privilegia o aspecto cognitivo do desenvolvimento, encarado como processo descontínuo, uma evolução por 4 estádios que correspondem a uma progressiva adaptação ao sujeito ao. As grandes questões a que Piaget tenta responder são: Como se desenrola o desenvolvimento cognitivo? Como se constrói o pensamento? Como se processa o conhecimento? Piaget defende uma posição que não é nem inatista (o património genético é determinante), nem empirista (tudo advém do ). Incorpora elementos destas duas correntes dando ao sujeito um papel activo na construção do conhecimento e do desenvolvimento. Defende uma posição construtivista/interaccionista: as estruturas do pensamento são produto de uma construção contínua do sujeito que age, interage com o. Recusa assim o papel passivo a que o sujeito estava remetido nas anteriores correntes. Em esquema: Gestaltismo Behaviorismo As estruturas que organizam o conhecimento do mundo são inatas, não aprendidas. Construtivismo As estruturas que permitem o conhecimento e a interpretação do mundo, são aprendidas/adquiridas. As estruturas que permitem o conhecimento e a acção sobre o mundo são produto da interacção sujeito-. Carácter inato Interacção inato-adquirido Carácter adquirido

2 Conceitos chave da teoria de Piaget: Esquemas Assimilação Padrões de comportamento e de pensamento que organizam a interacção entre sujeito e. São padrões de acção e estruturas mentais que, organizando a nossa experiência, estão envolvidas na aquisição de conhecimentos. A criação dos esquemas é possível pela interacção entre sujeito e e devido a duas actividades complementares: assimilação e acomodação. É o processo mental que consiste em integrar novas informações nos esquemas já existentes. Permite a compreensão de novos objectos, situações e ideias mediante esquemas que já possuímos sem que seja necessário modificá-los significativamente. Acomodação É o processo mental pelo qual se dá um ajustamento dos esquemas existentes (ou criação de novos) quando as novas informações não podem ser assimiladas. Equilibração É o processo de auto-regulação entre os processos de assimilação e acomodação que permite a adaptação do indivíduo ao, permitindo uma progressão no sentido de um pensamento mais complexo. Consiste numa compensação activa entre as novas aquisições e as anteriores Contudo, todo o equilíbrio induz a um novo desequilíbrio. É precisamente este movimento de equilíbrio-desequilíbrio que permite o desenvolvimento individual, a adaptação. Adaptação É o processo interno de equilíbrio entre o organismo e o através de dois mecanismos. Assimilação e acomodação. assimilação acomodação adaptação Estádios Etapas de desenvolvimento que se distinguem qualitativamente das fases posteriores e anteriores. Características gerais: - estruturas com características próprias; - a ordem de sucessão é constante; - cada estádio decorre do precedente por um processo integrativo, resultante de reestruturações sucessivas permitindo uma melhor adaptação ao ; - a idade em que cada criança atinge cada estádio varia, embora Piaget tivesse apresentado as idades médias para se passar de um estádio a outro.

3 Periodicamente, o equilíbrio entre assimilação e acomodação é perturbado, daí resultando um estado de desequilíbrio. Há a consciência desse desequilíbrio quando nos apercebemos de que os nossos actuais esquemas já não são adequados porque passamos muito mais tempo a acomodar do que a assimilar. Quando o desequilíbrio ocorre, o sujeito que procura dar sentido às suas experiências reorganiza os seus esquemas, isto é, cria novos esquemas que lhe permitam responder às novas situações e aos novos desafios da realidade a que deve adaptar-se. Procura assim um novo equilíbrio equilibração. Em suma, para restaurar o equilíbrio, os esquemas anteriormente utilizados e agora desadequados são substituídos por esquemas qualitativamente diferentes, mais avançados e eficazes na adaptação ao. Esquema / exemplo: ASSIMILAÇÃO o bebé utiliza o esquema inato da sucção para retirar o leite da tetina do biberão ou do seio. Equilíbrio o bebé está adaptado ao Nova situação o bebé encontra um pequeno copo com leite pela primeira vez. Desequilíbrio o esquema de sucção não funciona, não se revelando apropriado. ACOMODAÇÃO o bebé tem de modificar o esquema da sucção de forma significativa para se alimentar.

4 Factores de desenvolvimento: Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo que decorre ao longo dos quatro estádios depende de um conjunto de factores que actuam de forma combinada e integrada. Estes factores podem acelerar ou retardar o desenvolvimento. Hereditariedade e maturação interna Refere-se ao sistema nervoso e endócrino, bem como ao crescimento orgânico. Ainda que a maturação dependa fundamentalmente de factores genéticos, a estimulação do pode acelerar ou retardar o processo de maturação. Experiência física Transmissão social Equilibração Refere-se à acção exercida sobre os objectos. A criança não é um registo passivo dos dados da experiência, mas a sua actividade do sobre os objectos permite o desenvolvimento da motricidade, o desenvolvimento intelectual e permite distingui-los e organizá-los e, consequentemente, uma melhor compreensão da realidade. A manipulação dos objectos, a acção do sujeito sobre o mundo físico é um factor fundamental no processo de desenvolvimento. Uma criança inibida de manipular objectos poderá ter o seu desenvolvimento comprometido. Os estímulos que provêm do social são elementos que marcam o desenvolvimento da criança. Um rico em estímulos e informações favorece um desenvolvimento equilibrado. Aqui salienta-se a importância dos contextos sociais, a educação, a observação dos outros. É o mecanismo regulador da assimilação e acomodação. È a equilibração que possibilita que os três factores anteriores mantenham uma relação adequada, progressiva, equilibrada. Assim, é graças a este mecanismo que estão asseguradas formas de equilíbrio cada vez mais estáveis na adaptação ao.

5 Estádios de desenvolvimento segundo Piaget: Estádios Idades Principais características Sensóriomotor Préoperatório Operações concretas Operações formais 0-18/24 meses 2-7 anos 7-11/12 anos 11/12 15/16 anos - Dos reflexos inatos à construção da imagem mental. - Inteligência prática que se aplica à resolução de problemas concretos. - Anterior ao pensamento e à linguagem. - Comportamentos intencionais (coordenação de s e de fins). - Aquisição da noção de objecto permanente. - Início da imagem mental e formação de símbolos. - Função simbólica: linguagem, jogo simbólico, desenho (2-4 anos). - Inteligência representativa. - Egocentrismo centração. - Pensamento mágico: animismo, realismo, artificialismo, finalismo. - Pensamento intuitivo e irreversível (4-7 anos) - Desenvolvimento da reversibilidade e da descentração. - Desenvolvimento do pensamento lógico recorrendo a objectos concretos não é ainda um pensamento abstracto. - Domínio das noções de conservação da matéria sólida, líquida, peso e volume. - Operações mentais: contar, medir, classificar, seriar. - Conceitos de tempo, de espaço e de velocidade. - Pensamento abstracto. - Operar sobre operações, acção sobre o possível. - Raciocínios hipotético-dedutivo. - Definição de valores e conceitos. - Egocentrismo cognitivo.