03/07/2014 1 SUMÁRIO 1. Objetivo 1.1 Abrangência 2. Definições, terminologia e siglas 3. Norma Operacional Padrão Entrada de Produção de Grãos 3.1. Estimativas de Produção dos Talhões 3.2. Liberação de área do talhão 3.3. Controle de Colheita Descarga Armazém Próprio 3.3. Controle de Colheita Descarga Armazém de Terceiros (CIF) 4. Competências 5. Disposições Gerais 1. OBJETIVO Formalizar as ordens da empresa para a execução, de forma padronizada os procedimentos do processo de contratação de Serviços Agrícolas. 1.1 Abrangência Este documento aplica-se a todas as unidades do Grupo Scheffer 2. DEFINIÇÕES, TERMINOLOGIA E SIGLAS FO Formulário Operacional OS Ordem de Serviço 3. PROCEDIMENTO OPERACIONAL 3.1. ESTIMATIVAS DE PRODUÇÃO DOS TALHÕES Compete ao líder de campo: a) Fazer a estimativa de produção de cada talhão, após o ciclo da cultura estiver pronto; b) Informar a estimativa ao Gerente da Fazenda; Compete ao Gerente da Fazenda: a) Validar a estimativa informada pelo líder de campo. Compete ao Administrativo da Fazenda a) Receber a estimativa do líder de campo; b) Lançar a estimativa de produção dos talhões via sistema GATEC, conforme IT Estimativa de Produção. 3.2. LIBERAÇÃO DE ÁREA DO TALHÃO Compete ao líder de campo: a) Solicitar ao Administrativo da Fazenda, que libere a área do talhão, após a emissão da OS de dessecação. Compete a Equipe Técnica: a) Abrir a OS de colheita; Compete ao Administrativo da Fazenda: a) Fazer a liberação da área do talhão, conforme solicitação da Equipe Técnica. Nesta atividade utilizar a IT Liberação de Área do Talhão.
03/07/2014 2 3.3. CONTROLE DE COLHEITA DESCARGA ARMAZÉM PROPRIO Compete ao apontador da lavoura: a) Preencher o FO Controle de Colheita, para cada carga. Caso tenha na mesma carga uma quantidade de dois talhões, deverá informar no controle de colheita a porcentagem de cada talhão. b) Entregar a 1ª e 2ª via do FO Controle de Colheita para o motorista contratado pelo Grupo Scheffer. Equipes de Colheita Terceirizada deverá entregar a 1ª, 2ª e 3ª via, pois a 3ª via ficará com a Equipe de Colheita Terceirizada. c) Entregar todas as vias do controle de colheita ao Administrativo da Fazenda, caso tenha que cancelar algum FO Controle de Colheita; d) Quando terminar o apontamento de um bloco é importante que seja feito o fechamento do bloco, que pode ser na própria capa, informando qual lote, quantas cargas foram apontadas e por equipe; e) Ir até o escritório da Fazenda todos os dias pela manhã, para fazer o fechamento das cargas do dia anterior. Compete ao Escritório da Fazenda: a) Receber o caminhão para descarga de produção b) Receber o motorista com a 1ª e 2ª via do controle de colheita. Caso não tenha o controle de colheita, passar um rádio para o apontador, e solicitar que o mesmo envie. c) Fazer o registro de pesagem do bruto d) Entregar para o motorista a 2ª via do controle de colheita Compete ao Armazém: a) Receber do motorista do caminhão, a 2ª via do controle de colheita; b) Autorizar a descarga do caminhão c) Retirar a amostra do grão e fazer a classificação; d) Preencher a classificação no FO Classificação. e) Reter a via do FO Classificação, para fazer conferência no final do dia, e liberar o caminhão descarregado para o Escritório de a Fazenda fazer a pesagem da tara. Compete ao Escritório da Fazenda: a) Receber o motorista, para registrar o peso Tara; b) Registrar a tara; c) Entregar uma via do Ticket para o motorista; d) Receber a classificação do Armazém, juntamente com o controle de colheita; e) Registrar a classificação; f) Lançar na planilha, o registro da carga. g) Tirar relatório de entrada final do turno, e conferir com as entradas diárias. Compete ao Coordenador do Escritório da Fazenda: a) Conferir o relatório de entrada com as movimentações de entrada. Caso tenha alguma divergência, solicitar a alteração; b) Fazer validação, após conferência do movimento diário ou enviar o Controle de Colheita, a Classificação e de Pesagem e Romaneio de Entrada para o Escritório Central fazer a validação. Compete ao Setor Agrícola da Central: a) Conferir o relatório de entrada com as movimentações de entrada. Caso tenha alguma divergência, solicitar a alteração; b) Fazer validação, após conferência do movimento diário.
03/07/2014 3 3.3. CONTROLE DE COLHEITA DESCARGA ARMAZÉM TERCEIROS (CIF) Compete ao Setor Comercial: a) Informar ao Escritório da Fazenda que haverá carregamento CIF; b) Informar o número do contrato; Compete aos coordenadores de equipe colheita: a) Passar informação da quantidade necessária de notas fiscais de venda; Compete ao Administrativo da Fazenda: a) Receber a informação da quantidade necessária de notas fiscais; b) Fazer a nota fiscal de venda com o peso estimado; c) Relacionar as notas fiscais e para quem foi entregue, numa planilha; Compete ao apontador de equipe de colheita a) Receber as notas fiscais; b) Preencher o FO Controle de Colheita, para cada carga. Caso seja colhido uma quantidade de um talhão e outra quantidade de outro talhão deverá informar no controle de colheita o peso estimado. c) Entregar a 1ª e 2ª via do FO Controle de Colheita para o motorista contratado pelo Grupo Scheffer, juntamente com a nota de venda. Equipes de Colheita Terceirizada deverá entregar a 1ª, 2ª e 3ª via. A 3ª Vva será da Equipe de Colheita. d) Informar no FO Controle de Colheita o número da nota fiscal enviada com o motorista; e) Entregar todas as vias do controle de colheita ao Administrativo da Fazenda, caso tenha que cancelar algum FO Controle de Colheita; f) Quando terminar o apontamento de um bloco é importante que seja feito o fechamento do bloco, que pode ser na própria capa, informando qual lote foi apontado e quantas cargas foram apontadas; g) Ir até o escritório da Fazenda todos os dias pela manhã, para fazer o fechamento das cargas do dia anterior. Compete ao Setor Agrícola da Central: a) Retirar na Trading o movimento de entrada; b) Dar entrada de produção; c) Conferir o relatório de entrada com as movimentações de entrada. Caso tenha alguma divergência, solicitar a alteração; d) Fazer validação, após conferência do movimento diário.
03/07/2014 4 4. FLUXOGRAMA 4.1. Estimativa de Produção dos Talhões. 4.2. Liberação de Área do Talhão
03/07/2014 5 4.3. Controle de Colheita Armazém Próprio
03/07/2014 6 4.4. Controle de Colheita Armazém Terceiros 5. COMPETÊNCIAS Aos Diretores, Gerentes e demais Gestores, compete cumprir e fazer cumprir as instruções aqui estabelecidas. Ao Gerente de Agrícola compete zelar pelo cumprimento. A todos os colaboradores envolvidos nesta instrução compete cumprir as normas aqui estabelecidas. O não cumprimento será avaliado pela empresa e estará sujeito a punições. 6. REFERÊNCIAS IT Estimativa de Produção. FO Controle de Colheita.