TREINAMENTO Tutorial do Portal do Fornecedor Suprimento de Meios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TREINAMENTO Tutorial do Portal do Fornecedor Suprimento de Meios"

Transcrição

1 TREINAMENTO Tutorial do Portal do Fornecedor Suprimento de Meios DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS E QUALIDADE

2 2 SUMÁRIO 1. TUTORIAL DO PORTAL DO FORNECEDOR Acessar o Portal Isuppiler Acessar o EBS Oracle Home Funções da tela inicial Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra Entregas Consultar Entregas Financeiro - Consultar dados Financeiros Admin. Alterar Dados Cadastrais MRS_FORNECEDOR_SOURCING COTAÇÃO Acessar as Notificações Acessar as Cotações Esquecimento de Usuário/Senha...38

3 3 1. Tutorial do Portal do Fornecedor 1.1. Acessar o Portal Isuppiler Acessar o site da MRS Acessar o EBS Oracle Em seguida, digitar o usuário no campo Nome do Usuário Digitar no campo Senha, a senha que foi recebida por após realização do cadastro no site da MRS.

4 Como resultado, aparecerá a tela Inicial do Portal do Fornecedor Clicar em MRS_Portal_Fornecedor, para acessar as responsabilidades gerais Como resultado aparecerá à tela principal do Portal. Nota: a) Sempre que a palavra estiver grifada de azul é um link, que pode se clicado para trazer maiores informações Home Funções da tela inicial O Portal do Fornecedor é composto por sete guias para facilitar as consultas necessárias. A guia inicial é a Home, e dentro desta existe uma tela que dá acesso a todas as outras funcionalidades, entretanto, será apresentada cada uma das guias separadamente Em Notificações, aparecerão avisos referentes a alguma ação a ser tomada pelo Fornecedor, como por exemplo, aprovar Ordens de Compra, Notificações de início e fim de Cotação, avisos de informações solicitadas pelo Comprador, etc Clicar em Lista Completa dentro de Notificações para buscar todas as Notificações em aberto.

5 Como resultado, aparecerá a seguir caso não tenha nenhuma Notificação pendente No campo Verificar, selecionar algum tipo de filtro para visualizar as Notificações, por exemplo, Todas as Notificações Como resultado, o sistema trará todas as Notificações já recebidas, independente se a ação já foi concluída Nesta tela aparecerá quem ( De ) da MRS enviou a Notificação, o Tipo de Notificação, o Assunto da Notificação, a Data Enviada, o Vencimento, caso necessário, e o Status da Notificação. Conforme exemplo citado, o Fornecedor não possui nenhuma Notificação em aberto, portanto o Status de todas listadas é Fechado.

6 Clicar em Selecionar Tudo para alguma ação simultânea para todas as Notificações, como por exemplo, visualizar todas detalhadamente Depois de selecionado todas as Notificações, clicar no botão Abrir Como resultado aparecerá a tela com detalhes das Notificações selecionadas. Em seguida clicar em Próximo para visualizar.

7 Retornar à tela Home. Caso necessite visualizar detalhadamente a Notificação, independente de seu Status, clicar em Assunto na Notificação desejada Como resultado aparecerá à tela a seguir A tela de detalhes traz todas as informações referentes à Notificação Clicar em Detalhes da Resposta no exemplo supracitado, para visualizar mais detalhes da ação em questão Pode-se marcar a opção Exibir minha próxima notificação após minha resposta, para que a próxima notificação só chegue após solucionada a ação pendente Clicar em Lista Completa dentro de Visão Geral das Ordens Como resultado, o sistema trará todas as Ordens de Compra existentes, independente do Status da mesma.

8 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra Na aba Ordens pode-se, entre outras funcionalidades, consultar as Ordens de Compra, solicitar alterações ou verificar histórico de alterações Caso seja necessário filtrar as Ordens de Compra que se deseja visualizar, clicar no campo Verificar, selecionar uma das opções listadas para o filtro e clicar em Ir Como resultado aparecerá a tela com todas as OC emitidas A aba Ordens é dividida em Menus específicos para facilitar a busca dentro do portal. Conforme exemplo, esta tela é a de Ordens de Compra em geral que está em negrito destacando-se das demais Para detalhes a respeito de contato do Comprador, clicar no Nome do Comprador desejado.

9 Para informações adicionais das Ordens de Compra, clicar na coluna Nr da OC Como resultado aparecerá a tela com os detalhes da Ordem de Compra Dentro da Ordem de Compra existe o campo Ações com funcionalidades diversas referentes a alguma ação que o Fornecedor queira tomar relativa a Ordem de Compra em questão Solicitar Alteração : caso o Fornecedor queira realizar alguma alteração na Ordem de Compra, deve-se selecionar esta opção e clicar em Ir, pois desta forma o Comprador irá receber uma mensagem com a solicitação.

10 A caixa em branco na parte inferior da tela é na qual deve ser descrita a alteração desejada. Esta mensagem irá para o Comprador para que o mesmo realize a análise e retorne ao Fornecedor Clicar em Cancelar para desfazer a solicitação de alteração Clicar em Verificação Imprimível para imprimir página detalhada Clicar em Verificar Histórico de Alteração para visualizar as alterações já realizadas nesta Ordem de Compra O botão Exportar, tem funcionalidade de exportar o arquivo demonstrado no Oracle para o Excel Depois de realizada a alteração solicitada, clicar em Submeter, que tem como finalidade submeter para aprovação do Comprador responsável Como resultado, surgirá a tela de confirmação de Solicitação de Alteração, e a mesma cairá novamente para aprovação dentro da MRS.

11 Solicitar Cancelamento : para solicitar o cancelamento da Ordem de Compra ou de alguma linha da mesma, clicar em Solicitar Cancelamento Como resultado, aparecerá à tela a seguir Descrição dos botões: a) Cancelar : cancelar a linha da Ordem de Compra. b) Cancelar Ordem Inteira : solicitar cancelamento da ordem inteira. c) Verificar Histórico de Alteração : visualizar o histórico das alterações realizadas nesta Ordem de Compra. d) Verificação Imprimível : para exibir a Ordem de Compra no formato de PDF. e) Exportar : exportar as informações da Ordem de Compra para uma planilha Excel. f) Submeter : submeter o cancelamento à aprovação do Comprador responsável Links disponíveis em Informações Relacionadas : a) Recebimentos : Para visualizar os recebimentos referentes a esta ordem de compra. b) NFFs : Demonstra todas as Notas Fiscais pagas referentes a esta Ordem de Compra, com as informações gerais, número da NF, data e etc. c) Pagamentos : Apresenta detalhadamente todos os pagamentos realizados desta Ordem de Compra. Nota: a) Os Recebimentos, NFFs, e Pagamentos podem ser buscados com mais opções de filtros na aba Financeiro, conforme citado no item 1.6. b) As entregas podem ser exibidas através da aba Entregas, com maiores opções de busca, conforme 1.5.

12 Na aba Ordens, o menu para busca de Ordem de Serviço tem as mesmas funcionalidades do menu de busca de Ordem de Compra, contudo, o primeiro está voltado para Fornecedores que prestam serviços para a MRS. O principal objetivo dele é facilitar o sistema de busca pelas Ordens de Compra de Serviços existentes, que deverão estar vinculadas à Ordens de Produção. O usuário poderá localizar as ordens por qualquer um dos campos de filtro apresentados O menu Acordos traz os Acordos em aberto do Fornecedor, que são os Contratos com a MRS. Nesta aba o usuário terá acesso aos seguintes campos para pesquisa: a) Nr da OC : Digitar % para buscar todos os acordos em aberto, ou digitar o número do Acordo específico e clicar em Ir para buscar as informações. b) Global : A opção Sim, não será aplicada nos nossos Contratos. c) Data de Efetivação De/Até : Informar a data Inicio e Fim planejada no Contrato. d) Pesquisa Avançada : Para realizar uma busca mais minuciosa Na parte inferior da tela, o sistema trará o resultado da pesquisa, com os seguintes campos: a) Nr. da OC : Número do documento pesquisado. b) Revisão : Apresenta quantas revisões o Acordo já teve. Pode-se clicar no número da revisão para ter informações mais detalhadas a respeito da mesma. c) Quantia Acordada : Valor do Contrato. d) Quantia Liberada : Valor total de todas as liberações já ocorridas para o Contrato. e) Data de Efetivação De/Até : Data Inicio e Fim do Contrato. f) Status : Informa o Status do documento. g) Anexos : Informa se existe algum anexo no documento.

13 Através do Menu Histórico da Compra o usuário poderá visualizar o histórico de todas as alterações que já ocorreram na Ordem de Compra Ao clicar no Menu, o sistema trará a tela de pesquisa de Ordens de Compra, conforme abaixo Após selecionar a OC desejada, clicar no seu número O sistema trará a tela abaixo com o histórico das alterações efetuadas na ordem selecionada, o número da revisão, a linha alterada, o item ou Ordem de Produção, a Data de Entrega, a Organização, o campo alterado e a alteração feita.

14 O Comprador pode a qualquer momento, através do recurso Entregáveis, demandar alguma tarefa para o Fornecedor, estabelecendo data para cumprimento da mesma, ou emitir avisos com prazo de execução. O Menu Materiais para Distribuição é utilizado para controlar os entregáveis caso sejam definidos pelo Comprador Ao clicar no Menu, o sistema trará a tela de pesquisa abaixo para que o usuário possa localizar os entregáveis Entregas Consultar Entregas Através da aba Entregas, pode-se realizar as mais variadas consultas para verificar o andamento da entrega de suas Ordens de Compra, contendo diferentes janelas que reflitam os resultados desejados. Todas as informações relacionadas a uma entrega, podem ser obtidas na janela Entregas, por exemplo, a data que em que foi entregue, o cronograma das entregas, se houve devolução de algum item. Pode-se, ainda, criar Avisos de Entrega, que é uma forma de criar um aviso para alertar seu Comprador das próxima entregas por exemplo Programação de Distribuição O Menu Programação de Distribuição é a melhor opção para obter uma visão geral das entregas, uma vez que esta é uma consulta completa, com os dados pertinentes para controle das Ordens de Compra.

15 Pode-se realizar a Pesquisa através de diversos critérios, conforme opções apresentadas na tela, de acordo com o resultado que se pretende obter. Por exemplo, é possível realizar uma relação com as entregas para Horto Florestal mediante o filtro No campo Local para Entrega selecionar no filtro o local Horto Florestal Como resultado será exibida na tela as informações referentes às entregas para o Horto Florestal Avisos de Entrega Caso o fornecedor porventura necessite antecipar uma entrega, o isupplier disponibiliza uma ferramenta de Aviso de Entrega Antecipada, que gera uma Notificação ao Comprador responsável.

16 16 Nota: a) As antecipações só podem ser realizadas se estiverem de acordo com a Política de Entrega da MRS, ou deve ser autorizada formalmente pelo Comprador responsável. O não cumprimento desta poderá implicar em recusa do material Dentro da guia Entregas, clicar em Avisos de Entrega Como resultado aparecerá à tela a seguir Clicar em Criar Avisos de Entrega Antecipada Como resultado abrirá a tela para visualizar as Entregas em andamento No campo Verificar há duas opções para buscar as Entregas: as da semana ou todas as entregas Pode-se ainda realizar consultas através da Pesquisa Avançada. Selecionar a opção desejada de consulta e clicar em Ir Como resultado será gerado tela com a relação das entregas conforme consulta. A consulta traz diversas informações referentes à Ordem de Compra em questão. Nota: a) Observar que, nas consultas de Ordem de Compra, o nome do Local está sempre em azul, o que indica que há mais informações que podem ser visualizadas. Ao clicar no mesmo, pode-se consultar os dados do Inventário que deve ser entregue o material ou do local que será prestado o Serviço, como endereço, telefone e etc Depois de gerada a consulta selecionar a OC que deseja antecipar na coluna Selecionar.

17 17 Nota: a) Atentar-se para a coluna da Linha que indica qual a Linha da OC está sendo selecionada. b) Verificar a Coluna Quantidade Solicitada e Quantidade Recebida, e certificar-se que há entrega pendente e quantas unidades ainda faltam para ser entregue Em seguida clicar em Adicionar ao Aviso de Entrega Como resultado abrirá a tela para que sejam imputadas as informações necessárias relacionadas ao Aviso de Entrega Clicar no botão Mostrar. Nota:

18 18 a) Caso a OC tenha mais de uma linha e as informações preenchidas na Região Detalhes forem iguais para as demais linhas clicar em Deafult para Todas as Linhas, desta forma as informações serão copiadas para as demais linhas Como resultado aparecerão novos campos informativos, cujo preenchimento não será necessário para Fornecedores Nacionais Preencher o campo Quantidade Entregue com a quantidade que está sendo antecipada Clicar na aba Cabeçalho da Entrega Na tela a seguir preencher o Nr da Entrega no campo correspondente Para informar a Data da Entrega, clicar no ícone de calendário ao lado Como resultado aparecerá um Calendário no qual deverá ser informada a data que o material será entregue e, no campo Data de Recebimento Esperada, informar a data que consta na OC para a entrega deste material.

19 Para concluir o processo clicar em Submeter. Nota: a) Os demais campos são voltados para importação, não sendo necessário o preenchimento Feito isto, o aviso será gerado ao Comprador e o mesmo receberá uma Notificação informando a antecipação, conforme tela a seguir. Nota: a) Aviso de Entrega tem funcionalidade exclusivamente informativa. O Comprador não irá responder a Notificação, e conforme supracitado, a antecipação tem que estar de acordo com a Política de Entrega da MRS Recebimentos

20 20 Na opção Recebimentos é gerado um relatório com as informações a respeito do recebimento dos itens Clicar no número do Recebimento para informações mais detalhadas Devoluções Na janela Devoluções pode ser verificado os itens que foram recusados e devolvidos pela MRS, trazendo algumas informações relevantes em relação a devolução Recebimentos Vencidos Em Recebimentos Vencidos é apresentada uma relação com as entregas em atraso.

21 21 Notas: a) relatório gerado pode ser classificado pela Data de Vencimento, de forma Crescente ou Decrescente, sendo necessário apenas clicar no título para alterar. b) Atentar-se para Quantidade Solicitada e a Quantidade Recebida, pois algumas vezes a Ordem pode constar como atraso por estar faltando apenas uma parte da entrega Financeiro - Consultar dados Financeiros O Portal do ISupplier dispõe de uma consulta exclusiva para acompanhar os recebimentos, data de entrada das NFF (Nota Fiscal de Faturamento), número das mesmas, valor e outras informações. Os filtros para a Pesquisa são os mais diversos, visando atender qualquer demanda de consulta para busca de NFF. A aba Financeiro é composta de dois Menus: Verificar NFF e Verificar Pagamentos Verificar NFF Composta de diversos filtros para consultar as NFF relativas às entregas realizadas. Utilizada principalmente para os casos em que a o pagamento não tiver sido efetuado, ou quando o dado que se tem é referente a NFF.

22 Verificar Pagamentos Em Verificar Pagamentos é possível criar consultas específicas do pagamento, trazendo todos os detalhes relativos ao mesmo, inclusive a NFF nos casos em que o pagamento já tiver sido efetuado Admin. Alterar Dados Cadastrais A aba Admin é o local onde estão armazenados os dados cadastrais da empresa. Para realizar qualquer alteração cadastral, clicar na aba Admin e alterar o que for necessário. Em seguida, será emitido um aviso de solicitação de alteração para área de cadastro da MRS que irá validar ou não sua alteração. Maiores detalhes estão disponíveis no Tutorial de Cadastro de Fornecedor.

23 23

24 24 2. MRS_Fornecedor_Sourcing Cotação Através desta opção, é possível acessar as Notificações e as solicitações de Cotação enviadas ao Fornecedor Acessar as Notificações Clicar em Home Selecionar a opção MRS_FORNECEDOR_SOURCING Em Origem clicar em Lista de Trabalho para verificar as pendências referentes à Cotação Como resultado aparecerá a tela Lista de Trabalho com as Notificações em aberto para o Fornecedor, conforme abaixo Através do campo Verificar, pode-se selecionar uma outra opção para filtrar as Notificações. No exemplo, iremos selecionar Todas as Notificações Como resultado, aparece à tela, com todas as Notificações recebidas, referentes à Cotação.

25 Acessar as Cotações Após clicar em MRS_FORNECEDOR_SOURCING Em Origem clicar em Home Page do Sourcing Como resultado aparecerá a tela inicial do Sourcing Em Convites em Aberto da Sua Empresa aparecerá às cotações em que o Fornecedor foi convidado a participar e ainda não respondeu Clicar no Número da Negociação que está em aberto.

26 Como resultado, aparecerá à tela para responder a negociação A aba Cabeçalho é utilizada para verificar as informações gerais da Cotação Após verificar o interesse em participar, no comando Ações, selecionar a opção Confirmar Participação e clicar em Ir, mesmo que mais tarde vá declinar na Cotação.

27 Como resultado aparecerá a tela Negociação abaixo Pode-se ainda escrever uma Mensagem para o Comprador, que será enviada junto com a Cotação Escolher a opção desejada, Sim ou Não, e clicar em aplicar Feito isso, o sistema retornará para a tela anterior Quando for desejar responder a cotação clicar em Criar Cota Como resultado será gerada a tela seguinte, com o Termos e Condições da Negociação, que é um documento que funciona como regras gerais de Cotação e possui informativos de como acessar e cotar pelo portal da MRS Para dar continuidade ao Processo de Cotação clicar em Aceitar.

28 Em Cota Válida Até, inserir a data limite de validade dos preços cotados O ícone Nr. de Referência poderá ser utilizado para controle interno do Fornecedor, caso o mesmo queira informar o número de sua proposta comercial No campo Aviso ao Comprador pode-se digitar qualquer mensagem que se queira enviar ao Comprador Clicar na aba Linhas para visualizar os itens que estão sendo cotados.

29 Para obter detalhamento dos itens a serem fornecidos ou dos serviços a serem Contratos dê um clique no nome do item Em Valor da Cota Unidade inserir o valor unitário do item Caso tenha quantia mínima a ser vendida do item, especificar o valor mínimo em Quantia Mínima de Liberação de Cota Para exportar para Excel e cotar através de planilha, clicar em Cotar por Planilha Como resultado aparecerá a tela seguinte Clicar em Exportar Como resultado aparecerá a seguinte tela Aviso de Segurança com o seguinte questionamento: Deseja salvar ou abrir este arquivo? Clicar em Abrir.

30 Como resultado aparecerá a seguinte tela. Clicar no arquivo ExportdLinesRFQ93011.xls. Abrirá a tela DD ou know Clicar em Close.

31 Como resultado aparecerá a Planilha Excel: ExportdLinesRFQ93011.xls Após preenchimento da planilha, Salvar em seu computador Em seguida, voltar na tela do Oracle e clicar em Importar Clicar em Procurar e buscar pela planilha preenchida. Com isso as informações serão automaticamente trazidas para o EBS Oracle Algumas cotações podem ter Exigências, que é um método de diferencial de pontuação para a escolha do Fornecedor Em Foco Título, estará a condição criada pelo Comprador, como no exemplo da tela, que o Foco Título é Garantia.

32 O Valor de Destino é o resultado que o Comprador almeja obter do Fornecedor em sua exigência, para que a partir desta meta o Fornecedor tenha um parâmetro do que é esperado, e busque atender as necessidades do Comprador. O Valor de Destino pode vir preenchido ou não pelo Comprador Em Valor da Cota preencher a resposta para a Exigência, esta pode ser através de preenchimento manual, ou seleção das opções listadas pelo Comprador, conforme exemplo Em Peso, estará o peso das exigências para que o Fornecedor possa priorizar suas exigências de acordo com o peso informado pelo Comprador. Notas: a) Em caso de Contratos de serviços, verificar Acordo de Compra anexo com detalhamentos da Cotação; b) Para itens com a descrição completa extensa, a mesma virá em anexo. c) É importante verificar sempre o anexo, pois todo o detalhamento do serviço bem como a composição do custo estará em anexo a Cotação. A Composição de Custo deverá estar anexa à Cotação Para busca de Negociações em andamento, selecionar forma de filtro desejado, digitar no espaço a frente, a informação solicitada, e clicar em Ir.

33 33 Nota: a) Caso a Cotação tenha sofrido alguma alteração e for reenviada pelo Comprador, aparecerá um alerta de Mensagem indicando que houve alteração Clicar no Nr da Resposta Como resultado aparecerá a mensagem de aviso da Emenda, ou seja, o número da resposta gerado ao responder a Negociação indicada no Número da Negociação Para prosseguir a Cotação clicar em Sim.

34 Como resultado, aparecerá tela detalhando a solicitação de Cotação que foi enviada ao Fornecedor Em Ações clicar em Verificar Histórico da Cota para visualizar o andamento da Cotação Como resultado aparecerá a tela Negociações contendo o Histórico da Cota Clicando em Cota, trará novamente a tela anterior discriminando a Cotação Clicar em Discussões On-line, que pode ser selecionado em ações ou dentro da tela de Histórico da Cota. Este recurso tem a funcionalidade de enviar mensagens, questionamentos, e/ou comentários a respeito da Cotação Como resultado aparecerá a seguinte tela Negociações contendo Discussões On-line.

35 Para escrever a mensagem desejada clicar em Nova Mensagem Como resultado aparecerá a seguinte tela Negociação - Criar Nova Mensagem Preencher conforme necessário e clicar em Enviar, para que a mensagem seja enviada para o Comprador Feito isto, a tela anterior irá aparecer a Discussão On-line.

36 Depois de respondida pelo Comprador o Fornecedor irá receber a resposta, que aparecerá nas Notificações conforme tela a seguir Clicar no Assunto descriminado na Notificação Será gerada a tela a seguir, descriminando a resposta dada pelo Comprador, e a Mensagem que foi enviada pelo Fornecedor Pode-se ainda ao invés de clicar no Assunto para visualizar a mensagem da Discussão On-line, voltar em Home_Page_do_Sourcing em Negociações. A resposta aparecerá ainda dentro da Cota em destaque conforme tela a seguir Clicar no Nr da Negociação desejado para abrir o detalhamento da mesma.

37 Como resultado aparecerá a tela a seguir Clicar em 1 Mensagem Não Lida para abrir a mensagem Como resultado será gerado a tela com o histórico da discussão on-line, e a nova mensagem recebida A mensagem que chegou estará com Status de Não lido, e o Remetente será a MRS Logística, ou um Comprador específico.

38 Clicando na mensagem aparecerá a seguinte tela Negociações contendo Mensagem Clicar em Responder para dar continuidade à discussão on-line Esquecimento de Usuário/Senha Em caso de esquecimento do Usuário ou Login para acessar ao Portal, clicar em Assistência de Login na página inicial do EBS Oracle.

39 Como resultado será gerado a tela Assistente de Login para solicitação de novo Usuário/Senha Em caso de esquecimento de Senha, digitar o Usuário que utiliza para acessar o sistema, e clicar em Esqueci a Senha. Desta forma, será enviada uma nova senha para o cadastrado no EBS Oracle Para esquecimento de Usuário, digitar o utilizado para receber informações do Oracle, pois é o cadastrado no qual deverá receber um novo Usuário para acesso.

40 40 TREINAMENTO Tutorial para Cadastro de Fornecedor DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS E QUALIDADE

41 41 SUMÁRIO 1. CADASTRO DE FORNECEDORES NA MRS Solicitação da Ficha de Cadastro de Fornecedor Aprovação do Cadastro Acesso ao Portal do Fornecedor Inclusão de Dados Cadastrais...45

42 42 1. Cadastro de Fornecedores na MRS Com a implantação do novo sistema EBS Oracle, a MRS Logística mudou seu procedimento de Cadastro de Fornecedores. Agora, para se cadastrar na MRS o Fornecedor interessado deverá solicitar através do for@mrs.com.br a Ficha de Cadastro de Fornecedor, efetuar o preenchimento e reenvia-lo. Qualquer Fornecedor poderá fazer a solicitação, entretanto, este passará por um filtro de acordo com a demanda de necessidade de Suprimentos em relação à área de atuação do mesmo. Em seguida, será submetido a uma avaliação das condições de fornecimento, para que, então, a ficha torne-se um cadastro aprovado. Após verificação da área de Cadastro e da área de Suprimentos, o Fornecedor receberá uma notificação informando se seu cadastro foi validado ou recusado. Está disponível no site, o termo de Condições Gerais de Contratação, este treinamento em forma de consulta e o termo de aceitação de realização do mesmo, estes documentos foram publicados e validados pela MRS e disponibilizados. É indispensável que a Empresa interessada leia atentamente estes documentos antes de realizar o preenchimento da Ficha de Cadastro de Fornecedor Solicitação da Ficha de Cadastro de Fornecedor Enviar para for@mrs.com.br a solicitação da Ficha de Cadastro Efetuar o preenchimento de todos os campos. Nos campos citados abaixo, seguir orientação: No campo Tipo de Fornecedor, informar: a) Material/Serviço: No caso de fornecer Material e Serviço para MRS. b) Material: Para fornecimento de Material. c) Serviço: Para fornecimento de Serviço. Nota: Para realização do cadastro é necessário escolher a filial ou uma matriz, e apenas um membro desta para inserir os dados. Após a aprovação do cadastro, podem-se inserir os demais contatos e endereços No campo Área de Atuação, informar a área de atuação da Companhia. A Categoria que é selecionada no cadastro influenciará em todo Processo de Compras, portanto deve ser preenchida corretamente e com atenção para que todas as Categorias sejam confirmadas e validadas com o Comprador. As Categorias estarão sujeita aprovação interna. a) Especialidade: Informar a especialidade Macro da área de atuação, e a partir desta seleção abrirá as Sub_especialidades. b) Sub_especialidades: Dentro do universo da Especialidade marcada, serão disponíveis algumas sub_especialidades para ampliar o filtro, que por sua vez, depois de selecionadas, acarretarão, então, nas Categorias dentro destas Sub_especialidades. c) Categorias: As Categorias são o ponto específico da área de atuação. Exemplo: Especialidade: Via Permanente Sub_Especialidade: Construção e Manutenção da Via Permanente Categoria: Construção da Via Permanente Nota:

43 43 O número de Categorias e especialidades é ilimitado Para os campos: a) informar o da pessoa de contato na Empresa. b) Nome: Informar nome da pessoa de contato. c) Sobrenome: Informar sobrenome da pessoa de contato. d) Código de Área: Informar o código de área do telefone do contato cadastrado, de acordo com a localidade da Companhia cadastrada. e) Nr. Telefone: Informar o número do telefone da Companhia. f) Ramal do Telefone: Informar ramal do contato. g) Webpage: Informar se for o caso o site da Companhia. h) Inscrição Estadual: Informar o número da Inscrição Estadual se for o caso. i) Inscrição Municipal: Informar o número da Inscrição Municipal se for o caso. Nota: O preenchimento dos campos Inscrição Municipal e Estadual é obrigatório para as Empresas que possuam estes dados, caso contrário haverá divergência na conferência do cadastro da área Tributária Aprovação do Cadastro Após o preenchimento dos dados, encaminhar a ficha de cadastro para for@mrs.com.br a solicitação de cadastro irá para a área responsável da MRS, na qual será validado o cadastro. Em seguida, será enviada uma mensagem de aviso caso o cadastro tenha sido recusado na análise. Caso seja aprovado, receberá um informando um usuário e senha para acessar o Portal isupplier conforme tela a seguir:

44 Em seqüência à aprovação do pré-cadastro, entrar no site da MRS para acessar o PORTAL ISUPPLIER Acesso ao Portal do Fornecedor Ao clicar no ícone Acesso ao Portal, aparecerá a tela inicial do EBS Oracle para entrar no Portal isupplier Digitar o Login e a Senha disponibilizados no de confirmação de aprovação do cadastro Digitar o login no campo Nome do Usuário e a senha no campo Senha e clicar no botão Efetuar Login Conforme informado no de aprovação de registro, efetuar a troca de senha que será solicitada no primeiro cadastro.

45 Para que a senha seja validada, clicar em Submeter. A partir de então, sempre que acessar o sistema deverá ser informado o login disponibilizado por e a nova senha escolhida na alteração Em seguida, estará dentro do Portal do Fornecedor Inclusão de Dados Cadastrais Clicar em Supr. isupplier Portal Fornecedor.

46 Como resultado aparecerá à tela de base de dados geral Clicar na aba Admin para complementar o cadastro Ao clicar na aba Admin o sistema trará a tela abaixo com os dados cadastrais de sua Empresa. Notas: a) Sempre que necessário realizar alguma alteração nas informações cadastrais, acessar esta mesma janela Admin. b) As informações preenchidas no pré-cadastro já estarão preenchidas no Portal Na região Anexos serão apresentados os anexos que forem incluídos no cadastro. Para incluir um anexo, clicar em Adicionar Anexo.

47 Para anexar arquivos do computador, inserir caminho do mesmo, e criar um título para que ele apareça da forma desejada no cadastro do mesmo Em caso de anexos de URL, colar o site ou link desejado, e alterar título se necessário A região de Anexos, além de mostrar os anexos inseridos no cadastro, apresenta diversas outras informações relativas ao anexo, como a matrícula do responsável pela inclusão do mesmo, Data da Inclusão e Tipo do Anexo, diz se é um link ou um documento Em Pesquisa de Anexos digitar o nome do arquivo no campo Título e clicar no botão Ir. Nota: a) A tela inicial Geral trará algumas informações básicas da Companhia digitadas no pré-cadastro Perfil da Empresa Trará a tela Organização informar os dados internos da Empresa conforme a seguir:

48 48 a) Estrutura Legal: Informar se a Empresa é S/A, LTDA, Cooperativa, etc. b) Ano Estabelecido: Informar o ano de criação da Empresa c) Ano da incorporação: Em caso de Empresas que juntaram com outra, informar o ano de incorporação. d) Demonstrativo de Missão: Caso a Empresa possua uma missão, informar a mesma. e) Informar Nome do Diretor Executivo. f) Título do Diretor Executivo: Sr, Sra, Dr Em Total de Funcionários, informar: a) Total da Organização: Nº de funcionários da Organização. b) Tipo total da Organização: Se o número informado for real, é preciso selecionar Real, se for um número estimado selecionar a opção Estimado. c) Total Corporativo: Nº de funcionários no Administrativo da Empresa. d) Tipo Total da Corporação: Se o número informado for real, é preciso selecionar Real, se for um número estimado selecionar a opção Estimado Preencher os campos contidos em Informações de Impostos e Financeiras Catálogo de Endereço Em seguida, clicar em Catálogo de Endereços.

49 49 Notas: a) Endereço cadastrado é base para as Notas Fiscais, Entregas e etc. Muitos Fornecedores têm diversas filiais e diferentes endereços, portanto deve-se ter cuidado para vincular sempre o endereço correto de acordo com seu respectivo CNPJ. b) Para inclusão de novos endereços, clicar no botão Criar O endereço informado no pré-cadastro estará registrado, porém é necessário entrar através do ícone Atualizar para complementar dos dados Selecionar o Idioma : Português do Brasil É indispensável, que sejam marcados os flags em Objetivo do Endereço, conforme exemplo nos campos Compra e Pagamento. Caso contrário, o Comprador não conseguirá realizar pagamentos ou gerar Ordens de Compra.

50 Finalizado o preenchimento dos dados do endereço clicar no botão Continuar Diretório de Contatos Cadastrar o Contato da Empresa. Nesta etapa é definido o usuário que irá acessar o sistema, o para o qual serão enviadas as OC s, Cotações, e Notificações em geral, o contato das pessoas que serão responsáveis pelo atendimento à MRS, e números de fax e telefone de contato do respectivo Fornecedor Para inserir outros contatos da Companhia clicar na opção Diretório de Contatos e em seguida clicar no botão Criar para iniciar a inserção dos dados referente ao contato desejado Preencher os campos solicitados na tela a seguir: a) Nome: Inserir nome do responsável por atender a MRS. b) Título do cargo: Selecionar cargo da pessoa responsável cadastrada. c) Digitar referente ao contato cadastrado, ou o da Empresa em caso de s comunitários. d) Código de área: DDD do número de telefone do Fornecedor, de acordo com sua localidade. e) Nr. Telefone: Digitar número do telefone principal do Fornecedor. f) Ramal do Telefone: Digitar o ramal referente ao contato cadastrado. g) Cód. Área Fax: DDD do número de fax do Fornecedor, de acordo com sua localidade. h) Nr. Do fax: Digitar número do fax do responsável cadastrado.

51 51 Notas: a) Não há limite para o Cadastro de Contatos, ou seja, uma mesma organização pode ter diversos funcionários cadastrados como contato. O Comprador irá selecionar entre os cadastrados qual dos contatos irá utilizar em cada situação. b) O campo Atualizar (ícone do Lápis ) é utilizado para alterar algum dado de um contato já criado Classificações Comerciais Para controle da documentação exigida pela Empresa clicar em Classificação Comercial Trará a tela com a listagem de documentação, na qual deverá ser preenchido o campo Aplicável para o documento cobrado. a) Número do Certificado: caso o documento anexado tenha alguma numeração diferenciada. b) Agência de Certificação: órgão responsável pela emissão do documento. Ex: Governo, Instituto Nacional de Seguridade Social, Inmetro, Ibama... c) Data de Expiração: a data em que o documento perderá a validade.

52 52 d) Status: quando o documento já foi anexado, selecionar o Aprovado, caso contrário Pendente.

53 Produtos e Serviços Caso seja necessário acrescentar alguma Especialidade ou Categoria, clicar em Produtos e Serviços para seleção. Notas: a) Estas Categorias devem ser passadas pelo Comprador que solicitou o cadastro do Fornecedor, pois em muitos casos um mesmo Fornecedor irá possuir diversas Categorias e Sub Categorias. A Categoria que é selecionada no cadastro influenciará em todo Processo de Compras, portanto deve ser cobrada atenção do Comprador para que todas as Categorias sejam confirmadas com o Fornecedor para que não haja nenhum problema no ato da compra. As Categorias inseridas estarão sujeitas à aprovação da MRS. b) O sistema terá um filtro que dará resposta automática ao Fornecedor, caso as Categorias de segmento do mesmo, não sejam, no momento, de interesse da MRS Clicar no botão Adicionar.

54 Como resultado aparecerá uma tela de pesquisa de Produtos e Serviços. Selecionar as Categorias de acordo com o ramo de atividade da Empresa Abrir as Sub Categorias, para selecionar as Sub Categorias específicas Escolhidas as Categorias e Sub Categorias, como resultado aparecerá a tela a seguir com a mensagem de Confirmação Em seguida, clicar em Retornar para Produtos e Serviços. Nota:

55 55 a) Existem ainda o seguinte botão: Remover: Deleta alguma Categoria aprovada Detalhes Bancários O cadastramento correto da Conta Bancária é de extrema importância, pois todos os depósitos referentes à respectiva Empresa serão efetuados nesta Conta cadastrada Clicar em Detalhes Bancários para acessar a janela de Dados Bancários. E em Criar Através da opção Agência Existente Se o Banco apresentado pelo Fornecedor já existe no cadastro, buscar e selecionar o Banco referente. Caso ainda não seja um Banco cadastrado no sistema EBS Oracle, solicitar a área de cadastro o inclusão do Banco Selecionar o nome e o número da Agência.

56 Selecionar agência bancária. Caso não esteja cadastrada, solicitar inclusão a área de cadastro No campo Número da Conta digitar número da Conta Corrente referente ao Banco e Agência cadastrado Em Dígitos de Verificação, colocar o dígito final do número da Conta Corrente que é separado por um dígito, e consecutivamente não digitar no campo do número da Conta. Ex: Conta Corrente: Neste caso o número 7 é o dígito de verificação Concluída o cadastro da Conta Bancária, clicar no botão Aplicar O campo Nome da Conta não será necessário preenchimento, contudo é utilizada para identificar a Conta Corrente por um Nome, aplicada em caso de Fornecedores com mais de uma Conta Bancária Em Moeda, identificar moeda utilizada de acordo com a nacionalidade do Fornecedor.

57 Clicar no botão Salvar para finalizar o processo do cadastro de Conta Bancária Pagamento e Faturamento Terá a opção de fazer pesquisas Feito isso é só salvar ou cancelar e sair do sistema.

TREINAMENTO Tutorial do Portal do Fornecedor Suprimento de Meios

TREINAMENTO Tutorial do Portal do Fornecedor Suprimento de Meios TREINAMENTO Tutorial do Portal do Fornecedor Suprimento de Meios DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS E QUALIDADE 2 SUMÁRIO 1. TUTORIAL DO PORTAL DO FORNECEDOR...3 1.1. Acessar o Portal Isupplier...3 1.2. Acessar

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 02 Julho 2016 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13 5

Leia mais

Guia do Portal do Fornecedor

Guia do Portal do Fornecedor Guia do Portal do Fornecedor Sumário 1 Introdução... 2 2 Sistema... 2 2.1 O Portal... 2 2.2 Área restrita... 3 2.2.1 Área de Notificação... 4 2.2.2 Menu... 4 2.2.2.1 Início... 4 2.2.2.2 Pedidos... 4 2.2.2.2.1

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. LOGING NO SISTEMA... 3 2.1. Usuário e Senha... 3 3. ÁREA DE ACESSO... 4 4. CADASTRO... 5 4.1. Fornecedores...

Leia mais

COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES

COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES São Paulo, 10 de Dezembro de 2018 andre_renosto 1 10/12/2018 Sumário 1. Objetivo deste manual...3 2. SAP Ariba O que é?...3 3. Ariba Network

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS FORNECEDORES PROCESSOS E SISTEMAS. Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE Instrução aos Fornecedores Página 1

INSTRUÇÕES AOS FORNECEDORES PROCESSOS E SISTEMAS. Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE Instrução aos Fornecedores Página 1 PROCESSOS E SISTEMAS Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE 2017 Instrução aos Fornecedores Página 1 ÍNDICE 1. INTRUÇÕES PARA CADASTRO DE FORNECEDORES... 3 1.1. COMO FAZER O MEU PRÉ-CADASTRO?...

Leia mais

Portal MGS No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS.

Portal MGS  No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS. Portal MGS WWW.MGS.SRV.BR O usuário deverá acessar o Portal MGS, através do endereço WWW.MGS.SRV.BR No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS.

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS FORNECEDORES PROCESSOS E SISTEMAS. Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE Instrução aos Fornecedores Página 1

INSTRUÇÕES AOS FORNECEDORES PROCESSOS E SISTEMAS. Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE Instrução aos Fornecedores Página 1 PROCESSOS E SISTEMAS Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE 2016 Instrução aos Fornecedores Página 1 INDICE DESCRIÇÃO PAG. INTRUÇÕES DE CADASTRO 1.1 Como fazer o meu cadastro? 3 1.1 - Como resetar

Leia mais

Manual do Fornecedor

Manual do Fornecedor Manual do Fornecedor Índice Cadastrando-se no ME Reset de Senha Conhecendo a Plataforma Cotação Pedidos Item Pedido Como se cadastrar Como resetar a senha Como navegar Alterando dados cadastrais Acessando

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades para as quais a sua empresa deseja fornecer;

Leia mais

Portal Fiori IT-0001

Portal Fiori IT-0001 Páginas: 1 de Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. PRÉ-CONDIÇÃO... 3 3. PRIMEIRO ACESSO... 3 4. ACEITAR TERMO DE USO... 5 5. VISUALIZAÇÃO DOS PEDIDOS DE COMPRA.... 6 5.1 Exibição das informações gerais dos pedidos....

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Não Eletrônico Fatura

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

Acessar e Visualizar Treinamentos. Treinamento & Desenvolvimento

Acessar e Visualizar Treinamentos. Treinamento & Desenvolvimento Sumário 1. Acessar o Portal RH... 3 2.... 4 3. Solicitar Liberação de Treinamentos... 8 4. Navegar e Realizar um Treinamento... 14 5. A Visão do Gestor... 22 6. Gerar Relatórios... 24 6.1 Relatório de

Leia mais

MANUAL DE #NOVAGOL SUPORTE FORNECEDORES

MANUAL DE #NOVAGOL SUPORTE FORNECEDORES MANUAL DE SUPORTE #NOVAGOL FORNECEDORES SU MÁ RIO 1. REQUISITOS DE CADASTRO... 1.1. Documentação Necessária... 2. PRÉ-CADASTRO DE FORNECEDORES... 2.1. Como Fazer o Pré-cadastro... 2.2. Informações Básicas...

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 ÍNDICE MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA... 1 ÍNDICE... 2 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. GERAR USUÁRIO E SENHA... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO...

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-14 Última Atualização 15/07/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil

Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil Responsável Fernando Marquardt Versão 1.1 24/04/2009 www.abcinteractive.com.br Rua Dr. Pedro Zimmermann, 2561 Sala2 101-102 - Itoupava Central - Blumenau SC - Fone:

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016 Identificação da Empresa MT-43-2-00025 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES

OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES Operação da plataforma ACESSO Tópicos desta sessão: Primeiro acesso Esqueci a senha Alteração de Cadastro Cadastrar ou alterar categorias PRIMEIRO ACESSO

Leia mais

MANUAL. Usuário Cliente

MANUAL. Usuário Cliente MANUAL Usuário Cliente ÍNDICE 1. SISTEMA DE DEVOLUÇÃO WEB... 4 1.1 Solicitação da devolução... 4 1.2 Prazos... 4 1.3 Autorização de Devolução... 5 1.4 Coleta de Mercadoria... 5 1.5 Acompanhamento da Devolução...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

Manual de Cadastro no SNM

Manual de Cadastro no SNM Manual de Cadastro no SNM 1 Versão Data da modificação Modificado por Comentários 1.0 14/9/2009 Daniele Sousa Versão Inicial 2.0 2/12/2009 Daniele Sousa 1 Release 2 a. Todos os direitos reservados. Todos

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-4 Última Atualização 19/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Atendimento por Telefone: (11) Atendimento via Chat

Atendimento por Telefone: (11) Atendimento via Chat Atendimento por Telefone: (11) 2175-3600 - E-mail: fornecedores@me.com.br - Atendimento via Chat www.me.com.br Atualizado em 08/08/2016 Sumário Cadastrando-se no Mercado Eletrônico...3,4,5,6,7,8,9. Primeiro

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. Gerar usuário e senha... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO... 4 3.1. Recuperar

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA SIGAA

PROJETO DE PESQUISA SIGAA PROJETO DE PESQUISA SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPES- 2105-6511 / copes@ufs.br CINTEC- 2105-6865 / cintec.ufs@gmail.com

Leia mais

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO Objetivo: Este tópico possibilita que uma empresa fornecedora não cadastrada no Portal Petronect localize as oportunidades públicas divulgadas

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores Manual Balcão de Negócios para AmazonIT Soluções em Tecnologia da Informação amazonit@amazonit.com.br (92) 3216-3884 3884 1 Funcionamento do Balcão de Negócios 2 Como entrar no balcão Para entrar no balcão

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos 1 - Introdução O sistema de concursos da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que permite a inscrição de candidatos às vagas ofertadas pela UNIVASF. O

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-5 Última Atualização 26/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Manual Balcão de Negócios para Usuários Anunciantes. Manual Balcão de Negócios para Usuários Anunciantes

Manual Balcão de Negócios para Usuários Anunciantes. Manual Balcão de Negócios para Usuários Anunciantes Manual Balcão de Negócios para AmazonIT Soluções em Tecnologia da Informação amazonit@amazonit.com.br (92) 3216-3884 3884 1 Funcionamento do Balcão de Negócios 2 Como entrar no balcão Para entrar no balcão

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 ÍNDICE PORTAL DE CLIENTES Selecione o tópico desejado para obter ajuda Esqueci minha senha Alterar idioma Alterar senha Acessar portal Como

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Recadastramento Nacional Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Substituição das atuais carteiras e cédulas de Identidade Profissional

Leia mais

GUIA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS

GUIA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS GUIA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS ORIENTAÇÕES GERAIS O cadastramento é condição essencial para participar do Processos de Consulta de Preços ou Cotação da Santo Antônio Energia.

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente

Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente MT-212-00110-3 Última Atualização: 08/01/2015 Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Painel de Lances V Envio de Lances

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner

Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner Versão Data Objetivo Autor 1.0 29/03/2016 Elaboração do Manual Leandro Duarte 1.1 19/05/2016 Inclusão de novas informações Leandro Duarte 1.2

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica INFORMAÇÕES SOBRE O LOGIN PESSOA JURÍDICA 1 ACESSO AO

Leia mais

Manual do Fornecedor

Manual do Fornecedor Manual do Fornecedor Cadastrando-se no ME Como se cadastrar Reset de Senha Como resetar a senha Conhecendo a Plataforma Como navegar Alterando dados cadastrais Cotação Pedidos Acessando cotações Conhecendo

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Seja bem vindo ao nosso portal! Ele foi criado para facilitar suas operações de câmbio, este material te guiará por todas as funções. ACESSE O PORTAL www.santander.com.br/negociosinternacionais

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS Sumário 1 Introdução... 3 2 Acessando os serviços para Imobiliárias... 4 3 Gerenciando clientes... 7 4 Serviços... 11 4.1 2ª via de conta... 11 4.2 Alteração Cadastral...

Leia mais

Proposta Online Passo a Passo

Proposta Online Passo a Passo Proposta Online Passo a Passo Índice 1. Introdução 03 2. Como acessar 06 3. Visão Geral 09 4. Nova Cotação 12 5. Preenchimento de Proposta 26 6. Proposta em Análise 44 7. Corrigindo uma Proposta 47 8.

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIMAR Sistema de Compras de Materiais SISTEMA DE COMPRAS DE MATERIAIS Manual de Funcionalidades do Sistema SIMAR. SUMÁRIO SISTEMA DE COMPRAS DE

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

Manual do Portal TISS Portal de Conectividade com os Prestadores

Manual do Portal TISS Portal de Conectividade com os Prestadores 1 CANAIS DE COMUNICAÇÃO Gerência de Credenciamento (GECRE) Tel.: (21) 2126-7186 / 2126-7187 E-mail: gecre@cedaesaude.org.br Entrega de Contas Médicas / Cronograma de Entrega Tel.: (21) 2126-7176 Gerência

Leia mais

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Pendências 21675 Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Processo: Compras Nome do Processo: Cotação de compras Acesso COMPRAS Pedido de Compra Motivação Tem como objetivo administrar todo o processo de

Leia mais

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE 1 NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe-Municipal) é um documento fiscal emitido no site da própria

Leia mais

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Sistema Módulo Perfil Papel LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Essa funcionalidade permite ao usuário consultar a lista de memorandos eletrônicos recebidos por ele no sistema, bem como realizar operações relacionadas

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6 SUMÁRIO 1. Conhecendo o sistema... 3 2. Certidões Negativas... 5 2.1 Cadastros das certidões... 6 2.2 Exclusões de Negativas cadastradas com erro... 7 3. Geração de Anexo de Nota Fiscal... 8 3.1. Como

Leia mais

Manual. Portal de Fornecedores Grupo MAHLE Brasil

Manual. Portal de Fornecedores Grupo MAHLE Brasil Manual Portal de Fornecedores Grupo MAHLE Brasil Índice Índice...1 Introdução...2 Aplicabilidade...2 Formas de acessar o Sistema...3 Solicitação de Cotação...4 Cabeçalho e dados básicos...5 Recusar cotação,

Leia mais

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC.

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. É recomendado a utilização do browser Google Chrome e Firefox por questões de compatibilização

Leia mais

Projeto de Implantação e- Procurement

Projeto de Implantação e- Procurement Projeto de Implantação e- Procurement Documentação para Fornecedores OBJETIVO DO DOCUMENTO: Este documento serve como referência geral do projeto para consulta das telas do sistema e-proc do Módulo de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Gerenciar Participantes TURORIAL PARA DOCENTE: Esta operação

Leia mais

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale.

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Treinamento para o Perfil Administrador Fornecedor Desenvolvido por Vale e Accenture I 2016 1. Introdução ao Perfil Administrador 2. Configuração

Leia mais

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1)

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1) Submeter Projeto Sistema Módulo Usuários SIPAC Portal Administrativo Servidores Esta funcionalidade é utilizada pelos servidores com acesso ao sistema, permitindo que sejam cadastrados e submetidos projetos

Leia mais

Como se origina um curso de especialização no SIGAA?

Como se origina um curso de especialização no SIGAA? SIGAA Manual de Usuário Gestor de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição. A Pró-Reitoria

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO Índice ACESSO AO PORTAL UFGNet... 3 CADASTROS... 5 ANEXAR DOCUMENTO... 5 DESPACHOS ELETRÔNICOS... 8 AUTENTICAR... 8 ALTERAR DESPACHO... 10 REMOVER DESPACHO... 12 MOVIMENTAÇÃO...

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA

SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA MANUAL Sumário APRESENTAÇÃO... 3 Sobre a empresa... 3 Localização... 3 Como obter suporte técnico?... 3 CONHECENDO O SISTEMA... 4 Acesso ao sistema... 4 Solicitação

Leia mais

Elaborado em Manual do Novo Portal de Fornecedores

Elaborado em Manual do Novo Portal de Fornecedores Elaborado em 11.03.2011 Manual do Novo Portal de Fornecedores 1 Índice: 1. Como acessar o Novo portal...03 1.1. Primeiro acesso...02 1.2. Esqueci minha senha...05 2. Conhecendo o Novo Portal...06 2.1.

Leia mais

CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ

CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ Manual do Usuário APRESENTAÇÃO O Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais e Conciliadores CCMJ, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça,

Leia mais

Manual do Usuário. Portal do Corretor - Faturamento. v.4.0. Para iniciar Clique aqui

Manual do Usuário. Portal do Corretor - Faturamento. v.4.0. Para iniciar Clique aqui Manual do Usuário Para iniciar Clique aqui Portal do Corretor - Faturamento v.4.0 Principal Acesso Faturamento Consultas Início 3 Acesso Acessando Site Metlife Acessando o Portal do Corretor Acessando

Leia mais

Portal de Compras. Manual do Usuário FORNECEDOR

Portal de Compras. Manual do Usuário FORNECEDOR Portal de Compras Manual do Usuário FORNECEDOR Sumário 1. Acesso ao Portal... 3 1.1. E-mail de boas-vindas ao Portal... 3 1.2. Convite de auto cadastrado... 3 1.3. Primeiro acesso ao sistema... 4 2. Menus...

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA Versão 1.0 Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento Orientações Básicas para Comitês de Ética em Pesquisa

Leia mais

Pré-qualificação - Fornecedor

Pré-qualificação - Fornecedor Pré-qualificação - Fornecedor MT-43-1-00164-2 Última Atualização 22/05/2018 Roteiro I. Consultar Pré-qualificação área pública II. Inscrever-se em uma Pré-qualificação III. Consultar Pré-qualificação área

Leia mais

Manual de operação do sistema. Cadastro Ambiental Rural. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema. Cadastro Ambiental Rural. 05/2017 Versão 1.0 Manual de operação do sistema Cadastro Ambiental Rural 05/2017 Versão 1.0 PERFIL CREDENCIADO CAR CADASTRAR CREDENCIADO Para efetuar um novo cadastro no sistema SIMCAR módulo de cadastro, o Credenciado

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO Do cadastramento de requisições As requisições deverão ser realizadas pelas chefias de unidade ou servidores da unidade autorizados pela chefia.

Leia mais

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores

Leia mais