PROJETO DE PESQUISA SIGAA
|
|
|
- Ângela Azeredo Paranhos
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 PROJETO DE PESQUISA SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação NTI / COPES / [email protected] CINTEC / [email protected]
2 Projeto de pesquisa: Objetivo Auxiliar aos docentes que almejam participar do processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ou Tecnológica, descrevendo passo a passo, desde a submissão da proposta do projeto de pesquisa até o relatório final. Resumo do processo em geral 1 Submissão da proposta do projeto de pesquisa; 2 Cadastro de planos de trabalho para solicitar bolsa; 3 Listar planos de trabalho; 4 Portal do consultor (avaliador); 5 Executar projeto; 6 Gerenciar equipes organizadoras; 7 Resultado da distribuição de cotas; 8 Indicar discentes para os planos de trabalho; 9 Emitir parecer do relatório parcial; 10 Avaliação do relatório parcial (Avaliador); 11 Emitir parecer do relatório final; 12 Avaliação do relatório final (Avaliador); 13 Declaração de todas atividades.
3 1- Submissão da proposta do projeto de pesquisa: Após o lançamento do Edital (função do Gestor), qualquer docente interno da instituição ou docente externo com vínculo ativo na mesma, pode utilizar essa funcionalidade para envio das propostas de seus respectivos projetos internos. Para realizar esta operação, acesse o SIGAA Portal do Docente Pesquisa Projetos de Pesquisa. Há duas categorias de pesquisa, Científico e Tecnológico. Atenção! Atualmente existem novos pré-requisitos para submissão do projeto de pesquisa: Envio/Parecer de relatório parcial do ano anterior ao edital vigente. Avaliação de relatório parcial do ano anterior ao edital vigente. Não ter plano em andamento sem bolsista vinculado do ano anterior ao edital vigente. Se os novos pré-requisitos não forem válidos, o docente não poderá prosseguir no processo de submissão do projeto de pesquisa.
4 1- Submissão da proposta do projeto de pesquisa: Após selecionar um dos projetos, Científico ou Tecnológico, a tela a seguir será exibida: Após preencher os dados, clicar em AVANÇAR. Deve prestar atenção ao ícone, devido a obrigatoriedade dos campos.
5 1- Submissão da proposta do projeto de pesquisa: Nesta etapa, o docente deverá preencher os detalhes relativos ao projeto. Para isso, basta navegar entre as respectivas abas e descrever as informações desejadas para cada seção. Para retornar à tela anterior, clique em VOLTAR. No projeto de pesquisa científico os detalhes exigidos são: Introdução/Justificativa, Objetivos, Metodologia, Impactos Esperados e Referências: Caso queira gravar os dados fornecidos até o momento, clique em GRAVAR E CONTINUAR, essa opção permite que o usuário saia do sistema e faça o cadastro do projeto de pesquisa em um momento posterior.
6 1- Submissão da proposta do projeto de pesquisa: Já no projeto de pesquisa tecnológico são exigidos os seguintes detalhamentos: Introdução/Justificativa, Objetivos, Caráter Tecnológico do Projeto, Produtos Tecn. Esperados, Referências, e Busca de Anterioridade. Após incluir todos os itens obrigatórios, clique em AVANÇAR. A página que irá abrir será a tela de cadastro de membros do projeto Científico ou Tecnológico.
7 1- Submissão da proposta do projeto de pesquisa: Na inclusão dos membros do projeto Científico ou Tecnológico, o sistema possibilitará que os dados sejam informados conforme a categoria do membro. O usuário poderá optar entre Docente, Discente, Servidor TécnicoAdministrativo e Externo. Para alternar entre as categorias, basta clicar sobre a respectiva aba e informar os dados específicos de acordo com a categoria selecionada. Para inserir um membro na categoria de Docente, o usuário deverá digitar o nome do docente e uma listagem será exibida permitindo a seleção, deve ser especificado se a busca por docente será a partir de todos da UFS ou Somente da unidade do docente que está submetendo a proposta.
8 1- Submissão da proposta do projeto de pesquisa: A Função do membro também deverá ser selecionada dentre as opções COORDENADOR (A), COORDENADOR ADJUNTO (A) ou COLABORADOR (A). Por último, defina a CH dedicada ao projeto. Após informar os dados desejados, clique em ADICIONAR MEMBRO. Logo, a página será recarregada exibindo os membros adicionados ao projeto. Atenção! Cada docente deve cadastrar seu projeto. Atenção! O docente que submeter o projeto, deverá ser o coordenador do próprio projeto. Não será possível colocar outro docente como coordenador de seu projeto. Caso tente, aparecerá a seguinte mensagem:
9 1- Submissão da proposta do projeto de pesquisa: Atenção! O funcionamento das telas de cadastro para as categorias de membros (docente, discente, Servidor TécnicoAdministrativo), seguem o mesmo procedimento. Atentar para a lista de membros que é exibida abaixo após cada adição. Somente a tela de cadastro do EXTERNO será diferente: Na busca de docente externo, há opção de selecionar os que estão vinculados à UFS, ou seja, que estão como ativos na base de dados da UFS. Na opção Sem Vínculo, serão exibidas opções adicionais para que seja registrado o colaborador que participará como membro do projeto. Para remover membro clique no botão e uma tela de confirmação será exibida, para confirmar basta salientar OK. Após o cadastro dos membros, basta clicar no botão AVANÇAR para continuar o cadastro.
10 1- Submissão da proposta do projeto de pesquisa: Na próxima etapa, o usuário terá acesso ao cadastramento do cronograma das atividades que virão a ser desenvolvidas no projeto de pesquisa. No padrão serão exibidos 5 atividades, que poderão ser removidas no botão, ou adicionadas atividades no botão e para refazer o cronograma basta clicar em. Este espaço é destinado para a descrição das atividades. E este para indicação os meses de atuação. Quando todas as atividades do cronograma forem inseridas, clique em AVANÇAR, para seguir. Na próxima tela, após todo o preenchimento, será exibida contendo o resumo das informações inseridas. Verifique as informações, antes de enviar o projeto.
11 1- Submissão da proposta do projeto de pesquisa: É possível também adicionar um anexo à proposta de projeto clicando no botão Selecionar arquivo. Para enviar o projeto clique no botão GRAVAR e ENVIAR.
12 1- Submissão da proposta do projeto de pesquisa: Após clicar no botão GRAVAR E ENVIAR, se todo o cadastro estiver completo a seguinte tela é exibida informando que o projeto foi cadastrado com sucesso: Em amarelo estará o código do projeto cadastrado e submetido com sucesso. Atenção para o código, o qual indica cada projeto individualmente e facilita na busca de projetos submetidos que são encontrados através deste caminho: Portal do Docente Pesquisa Projetos de Pesquisa Listar Meus Projetos. No ícone, é possível ter acesso novamente aos dados gerais do projeto submetido. Seu projeto de pesquisa já está submetido. O próximo passo será cadastrar os planos de trabalho para solicitar cotas de bolsas, clicando no ícone ou poderá fazê-lo em outro momento como mostra a imagem abaixo:
13 2- Cadastro de planos de trabalho para solicitar cotas de bolsa: Dando continuidade ao cadastro, o caminho para cadastro de planos de trabalho para solicitar cotas de bolsa de iniciação Científica e/ou Tecnológica é: Portal do Docente Iniciação Científica. Pesquisa Planos de Trabalho Portal do Docente Pesquisa Iniciação Tecnológica. Planos de Trabalho As duas categorias de pesquisa exibem as opções de cadastro de plano de trabalho para solicitação de cota remunerada e voluntária que serão disponibilizados de acordo com os critérios definidos nos editais de pesquisa.
14 2- Cadastro de planos de trabalho para solicitar cotas de bolsa: Após selecionar o tipo de plano de trabalho (Remunerado ou Voluntário), serão listados os projetos cadastrados pelo docente. Para iniciar o cadastro do plano de trabalho de um determinado projeto de pesquisa é só clicar no ícone. Após selecionar o projeto, o usuário será direcionado para esta página: Devem ser preenchidos os dados referentes ao plano. E então clique em DEFINIR CRONOGRAMA.
15 2- Cadastro de planos de trabalho para solicitar cotas de bolsa: O preenchimento do cronograma de plano de trabalho segue o mesmo procedimento do cronograma do projeto. Este espaço é destinado para a descrição das atividades. Este para indicação dos meses de atuação. Após adicionar as atividades clicar no botão SUBMETER CRONOGRAMA.
16 2- Cadastro de planos de trabalho para solicitar cotas de bolsa: Após o cadastro, irá ser exibido o resumo das informações referente ao plano de trabalho: Se todos os dados estiverem corretos, clique em SUBMETER PLANO DE TRABALHO. Uma vez submetido, o usuário será direcionado a página inicial do cadastro com a seguinte confirmação:
17 3- Listar planos de trabalho: O docente poderá listar os seus planos de trabalho cadastrados. O caminho é o seguinte: Portal do Docente Pesquisa Listar Meus Planos de Trabalho Planos de Trabalho Na parte destacada são exibidas as funções de cada botão e as mesmas são disponibilizadas de acordo com o status do plano de trabalho.
18 4- Portal do consultor: Esta funcionalidade do sistema permite que os docentes interno da instituição e externo que foram cadastros como consultores possam realizar avaliação de Projetos e Planos de Trabalho de pesquisa IC e/ou IT. O caminho para acessar o portal do consultor é: Portal do Docente Consultor. Pesquisa Acessar Portal do Serão exibidos os projetos de pesquisa e seus respectivos planos de trabalho associados que foram destinados ao docente enquanto consultor. A figura abaixo, na aba de Projetos de Pesquisa, é exemplificado: Para iniciar a avaliação basta clicar no ícone.
19 4- Portal do consultor: Após iniciar o processo de avaliação de um projeto, serão listados os planos de trabalho vinculados ao mesmo. Para avaliar os planos de trabalhos, clique no ícone.
20 4- Portal do consultor: Ao iniciar as avaliações dos planos de trabalhos, será exibida a seguinte tela: O avaliador terá acesso ao projeto de pesquisa na parte superior da imagem, destacado em vermelho. No segundo destaque em vermelho, será o local em que o consultor irá informar a nota para cada item de avaliação do plano trabalho. Em seguida, clique em AVANÇAR.
21 4- Portal do consultor: Quando o consultor efetuar a avaliação do plano de trabalho, aparecerá a seguinte tela: Verifique se os dados preenchidos estão corretos. Caso estejam, clique em CONFIRMAR AVALIAÇÃO. Após avaliar um plano de trabalho, o sistema retornará à tela que listam os planos de trabalho vinculados ao projeto. Só será permitido realizar a avaliação do projeto de pesquisa, após ter sido realizada a avaliação de todos os planos de trabalho vinculados ao projeto.
22 4- Portal do consultor: Depois de realizada a avaliação de todos os planos de trabalho vinculado ao projeto, os mesmos são exibidos com o status de analisado, como pode ser visto no destaque em vermelho, abaixo. No local destacado em amarelo, deve ser pontuado os itens de avaliação associados ao projeto, clique no botão AVANÇAR para dar prosseguimento à avaliação.
23 4- Portal do consultor: O sistema irá direcionar para a tela de confirmação: Nesta tela deve ser dado o parecer sobre o projeto de pesquisa. Estando todas as informações corretas, clique em CONFIRMAR AVALIAÇÃO. Irá aparecer a confirmação de avaliação:
24 5- Executar projeto: Após as avaliações do projeto, caso seja aprovado pode dar início a execução do projeto. No entanto, não se faz necessário que a execução do projeto se inicie nesse momento, mas apenas depois de concedida alguma das cotas solicitadas. O Caminho é o seguinte: Portal do Docente Pesquisa Listar Meus Projetos. Projetos de Pesquisa
25 5- Executar projeto: A página que será aberta: Para dar início a execução do projeto basta clicar no ícone aparecer a seguinte mensagem:. Irá O docente pode verificar o resultado das avaliações do projeto, através do ícone. Sendo direcionado para a página abaixo:
26 6- Gerenciar equipes organizadoras: O docente pode gerenciar os participantes do projeto ou adicionar um membro ao projeto após o seu início, o caminho é o seguinte: Portal do Docente Pesquisa Projetos de Pesquisa Gerenciar Esquipes Organizadoras. Será aberta a seguinte página: Atenção! Existe uma grande diferença entre Finalizar um Membro da Projeto e Excluir um Membro da Projeto. Quando um membro é 'excluído', sua participação no Projeto é removida do sistema, portanto ele não terá o direito de emitir Certificados e Declarações relacionados ao Projeto. Quando um Membro do Projeto é 'Finalizado' ele não é removido do sistema e ainda é possível ao membro emitir o Certificado. Atenção! O Coordenador só pode gerenciar DISCENTES.
27 6- Gerenciar equipes organizadoras: Além de gerenciar os membros do projeto na função de discentes, o coordenador pode também adicionar membros ao projeto, desde que sejam adicionados somente DISCENTES. Para isso deve clicar no ícone, que abrirá a seguinte tela de cadastro. O usuário deve selecionar a categoria de discentes. O usuário deverá informar os dados corretos do discente que será adicionado e ao término clicar em CONFIRMAR CADASTRO.
28 7- Resultado da distribuição de cotas: Para o docente ter acesso ao resultado deste processo, o caminho é o seguinte: Portal do Docente Pesquisa Planos de Trabalho Resultados da Distribuição de Cotas. O usuário será direcionado para a seguinte página com o resultado da distribuição de cotas:
29 8- Indicar discentes para o plano de trabalho: Após visualizar os resultados da distribuição de cotas, o docente irá selecionar os discentes que manifestaram interesse no plano de trabalho. O caminho será: Portal do Docente Pesquisa Planos de Trabalho Indicar/Pré-Indicar/Substituir Bolsista. A página a ser exibida será: Próximo passo será então clicar no ícone, o qual irá levar o docente para a página de indicação dos discentes que manifestaram interesse no plano de trabalho.
30 8- Indicar discentes para o plano de trabalho: Na página seguinte, o docente irá indicar o discente ao tipo de bolsa selecionado e também concordar com o termo de compromisso. Os discentes que manifestaram interesse estarão listados na parte inferior da tela, em destaque. Basta colocar o nome do discente no espaço Novo Bolsista e concordar com o termo de compromisso também em destaque. Clicar em INDICAR. Ao indicar aparecerá a seguinte mensagem: É necessário que o discente indicado concorde com o termo de compromisso para ativar a data de início das atividades no plano de trabalho.
31 9- Emitir parecer do relatório parcial: Após o envio do relatório parcial pelo discente, o orientador deve emitir o parecer do relatório. O caminho é o seguinte: Portal do Docente Pesquisa Relatórios de Iniciação Científica/Tecnológica Relatórios Parciais Consultar/Emitir Parecer. Será direcionado para a seguinte tela. Para enviar o parecer do relatório parcial basta clicar no ícone. O orientador poderá também visualizar o relatório e devolvê-lo ao discente para realizar correções no relatório.
32 9- Emitir parecer do relatório parcial: Ao clicar no ícone Emitir Parecer, o usuário será direcionado para a seguinte página, a qual irá visualizar os dados e por fim emitir o parecer. Aparecerá a confirmação:
33 10- Avaliação do relatório parcial: Para realizar a avaliação dos relatórios parciais, os avaliadores deverão acessar: Portal do Docente Avaliar. Pesquisa Avaliação de Relatórios Abrirá a seguinte página. Para avaliar basta clicar no ícone. Na página que será aberta, o avaliador deverá responder o seguinte questionário: Após atribuir as notas e incluir o Parecer do Avaliador, clique em AVALIAR RELATÓRIO.
34 10- Avaliação do relatório parcial: Uma tela de visualização irá ser aberta. Confira os dados e clique em CONFIRMAR AVALIAÇÃO. Uma confirmação irá aparecer em sua tela: Próximo e último passo do avaliador será avaliar o relatório final enviado pelo discente.
35 11- Emitir parecer do relatório final: Após o envio do relatório final pelo discente de acordo com o período determinado em edital, o orientador deve emitir o parecer do relatório. O caminho é o seguinte: Portal do Docente Pesquisa Científica/Tecnológica Consultar/Emitir Parecer. Relatórios de Iniciação Relatórios Finais Abrirá a seguinte página. Para emitir basta clicar no ícone. O usuário deverá preencher o parecer: Ao término, clicar em EMITIR PARECER. Uma confirmação aparecerá:
36 12- Avaliação do relatório final: Para realizar a avaliação dos relatórios finais, os avaliadores deverão acessar: Portal do Docente Avaliar. Pesquisa Avaliação de Relatórios Abrirá a seguinte página. Para avaliar basta clicar no ícone. Na página que será aberta o avaliador deverá responder o seguinte questionário: Após atribuir as notas e incluir o Parecer do Avaliador, clique em AVALIAR RELATÓRIO.
37 12- Avaliação do relatório final: Uma tela de visualização irá ser aberta. Confira os dados e clique em CONFIRMAR AVALIAÇÃO. Uma confirmação irá aparecer em sua tela: Os dados serão disponibilizados para o gestor, que irá finalizar a conclusão do plano.
38 13- Declaração de todas atividades: A nova funcionalidade Declaração de Todas as Atividades está disponível para os docentes que poderão encontrar todas as suas atividades de pesquisa. Siga o caminho: Portal do Docente Atividades. Pesquisa Declaração de Todas as Será direcionado para a página: Forneça o ano para que seja buscado as atividades desenvolvidas pelo docente no ano informado. Clique em GERAR e aparecerá a lista com todas as atividades de pesquisa do docente. Se porventura vier a surgir dúvidas, entre em contato com a COPES ou CINTEC: Telefones: ou [email protected] ou [email protected]
39 Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação NTI / COPES / [email protected] CINTEC / [email protected]
LATO SENSU COORDENADOR
LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / [email protected] Lato Sensu - Coordenador: Objetivo
Para realizar a consulta das ações de extensão, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Planos de Trabalho
Planos de Trabalho Os Planos de Trabalho descrevem as atividades que um discente deve realizar de acordo com o período estabelecido no cadastro do Plano. O responsável pelo cadastro dos Planos de Trabalho
LATO SENSU DOCENTE SIGAA
LATO SENSU DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / [email protected] Lato Sensu - Docente: Objetivo
MÓDULO DE PESQUISA SIGAA
MÓDULO DE PESQUISA SIGAA WWW.SIGAA.UFPI.BR SUBMISSÃO SUBMISSÃO Etapas de Submissão SUBMISSÃO Acessar Portal do Docente SUBMISSÃO Selecionar um edital SUBMISSÃO Clicar no botão de Submeter em Edital, observando
SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário
70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3
Como se origina um curso de especialização no SIGAA?
SIGAA Manual de Usuário Gestor de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição. A Pró-Reitoria
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Gerenciar Equipes Organizadoras TURORIAL PARA DOCENTE: Esta
INCLUSÃO DE ALUNOS EM TURMAS SIGAA
INCLUSÃO DE ALUNOS EM TURMAS SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA- 2105-6507 / [email protected] Inclusão de alunos em turmas:
Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após
Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos
TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA
TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes
Coordenação de Curso dentro
SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.
PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA
PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar
Demonstração de Interesse em Bolsas (Discentes)
Demonstração de Interesse em Bolsas (Discentes) Indicação do Estudante pelo Coordenador do Projeto (Docentes) João Pessoa, 2018 Sumário Demonstração de Interesse pelo Discente... 3 Indicação de Discentes...
Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material
Guia de Treinamento SIPAC Módulo Almoxarifado Requisitante de Material Fevereiro 2014 SIPAC - Almoxarifado - Requisitante de Material O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC)
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro
TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA
TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes
Levantamento Patrimonial
68 4.9 Levantamento Patrimonial Usuários: Funcionário do DMP (Departamento de Material e Patrimônio) que trabalha na divisão de patrimônio Perfil: Gestor Patrimônio Global, Gestor Patrimônio Unidade Gestora,
Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira
1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2
Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:
Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR FREQUÊNCIA Esta funcionalidade tem o objetivo de registrar as frequências
Lato Sensu SIGAA. Manual Completo
Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4
Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor
Requisição de Suprimento de Fundos Perfil Requisitor Agenda Introdução Cadastro da Requisição Acompanhamento da Requisição Autorização da Requisição Atendimento da Requisição Prestação de Contas 2 Introdução
MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC
MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC
Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)
Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha
MANUAL SUAP. Módulo Pesquisa Servidor - Submeter Projeto
MANUAL SUAP Módulo Pesquisa Servidor - Submeter Projeto DTI Abril/07 Sumário Introdução... 3. Módulo Pesquisa - Projetos... 3. Submeter Projetos... 3.. Enviando o projeto...0. Meus Projetos....3 Interpor
1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...
1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar
LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS
Sistema Módulo Perfil Papel LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Essa funcionalidade permite ao usuário consultar a lista de memorandos eletrônicos recebidos por ele no sistema, bem como realizar operações relacionadas
Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Sistema Atena Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2017 SUMÁRIO Sistema Atena 1. Cadastro de Projeto Docente 1.1. Acesso ao Sistema 1.2. Cadastro COM Inscrição no Edital
SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO
SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO Índice ACESSO AO PORTAL UFGNet... 3 CADASTROS... 5 ANEXAR DOCUMENTO... 5 DESPACHOS ELETRÔNICOS... 8 AUTENTICAR... 8 ALTERAR DESPACHO... 10 REMOVER DESPACHO... 12 MOVIMENTAÇÃO...
Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios
Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios no SIGAA. Após entrar com usuário e senha no www.sigaa.ufs.br,
Orientações para Submissão de Propostas de Ações de Extensão e Cultura na modalidade Fluxo Contínuo (FC) níveis I e II no SIGAA - Sistema Integrado
Orientações para Submissão de Propostas de Ações de Extensão e Cultura na modalidade Fluxo Contínuo (FC) níveis I e II no SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SUMÁRIO INFORMAÇÕES
Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA
Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Manual do Usuário Beneficiário Sumário 1. OBJETIVO DO DOCUMENTO... 2 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 2 3. PERFIL DO USUÁRIO: BENEFICIÁRIO... 2 4. ACESSO AO
Manual de Cadastro. Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social
Manual de Cadastro Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social Este documento apresenta o passo a passo para o cadastramento da empresa ou entidade na Rede de Parceiros, bem como o cadastramento de vagas
Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET.
Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Este breve manual de procedimento tem como objetivo auxiliar o Pró-Reitor no cadastro de tutores para um grupo PET seja por meio de convite ou vinculação.
MANUAL DE USO DO SISTEMA
MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4
PAD Plano de Atividade Docente SIGAA
PAD Plano de Atividade Docente SIGAA Sumário Manual Plano de Atividade Docente (PAD) APRESENTAÇÃO... 3 1. Preenchimento do PAD... 4 2. Chefia Homologar PAD... 11 APRESENTAÇÃO SIGAA Portal do Docente >>
Manual para cadastro de Projeto de Pesquisa no SIGAA
Universidade Federal Rural da Amazônia Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Divisão de Projetos de Pesquisa Manual para cadastro de Projeto de Pesquisa no SIGAA Fevereiro 2019 Objetivo
Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho
Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Este manual foi desenvolvido para orientar os servidores responsáveis pelo envio de notas fiscais ao Setor de Contabilidade, sobre os
1. Acessando o SIGPRH
1. Acessando o SIGPRH UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Acesse o endereço www.si3.ufc.br e selecione a opção SIGPRH (Sistema Integrado de Planejamento, Gestão e Recursos Humanos). Seguem algumas informações
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas
Guia do Módulo NEE. Janeiro/2017. Diretoria de Sistemas Superintendência de Informática - UFRN
1 Guia do Módulo NEE Janeiro/2017 2 SUMÁRIO 1. Apresentação... 3 2. Inscrição com Necessidades Educacionais Especiais Discente... 4 3. Coordenador Graduação... 5 4. Coordenador Lato Sensu... 24 5. Coordenador
SIGAA MÓDULO PESQUISA. Projetos Internos Ministrantes: Ana Isabela e Ernani Sales
SIGAA MÓDULO PESQUISA Projetos Internos Ministrantes: Ana Isabela e Ernani Sales 1 Roteiro Introdução Cadastro de Produção Intelectual Submissão de Proposta de Projeto Interno Cadastro de Planos de Trabalho
Página Inicial Área do Aluno Acadêmico
Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de
NOVO PORTAL DA UFS EDITOR
NOVO PORTAL DA UFS EDITOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.manuais.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 ASCOM 2105-6433 / [email protected] Novo portal Editor. Objetivo
Treinamento do Sistema SIGRH Módulo Férias Perfil: Solicitação de agendamento de férias
1 Treinamento do Sistema SIGRH Módulo Férias Perfil: Solicitação de agendamento de férias Maceió, setembro de 2012. 2 Histório de versões Versão 1.0-14/09/2012 Descrição: Versão inicial 3 Conteúdo 1.Conhecendo
Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo
Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando
Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Sistema Atena Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2017 SUMÁRIO Sistema Atena 1. Cadastro de Projeto Docente 1.1. Acesso ao Sistema 1.2. Cadastro COM Inscrição no Edital
Identificação da Empresa
Identificação da Empresa MT-611-00001-14 Última Atualização 15/07/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)
Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso
Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador
Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.
RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 3194-6583 / 3194-6584 RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO Objetivo: Este manual pretende auxiliar
Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período letivo.
SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Regular Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período
SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR
SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados
MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013
MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 1 Sumário DIAGRAMAÇÃO...3 ACESSANDO OS TUTORIAIS...5 ATUALIZANDO OS DADOS
Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu
Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação
MANUAL SIPAC ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÕES DE RP
MANUAL SIPAC ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÕES DE RP SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Solicitar material em um registro de preços... 4 2.1. Visualizar Ata... 6 2.2. Solicitar material em um Registro de Preços...
Programa de Atividades Docente SIGAA
Programa de Atividades Docente SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPAC 2105-6515 / 6513 [email protected] Homologação
MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos
MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?...3 2. COMO REALIZAR O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO?...5 3. COMO SUBMETER UM ARTIGO?...7 4. COMO REALIZAR
SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v )
M A N U A I S SIPAC Sistema Integrado de Busque pelo Manual clicando no link abaixo: Protocolo Acessar -> Aba Administração Acessar -> Aba Processos Acessar -> Aba Documentos Acessar -> Aba Memorandos
Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015
Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através
MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão
MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo
b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados.
Tutorial para Submissão de Resumos Expandidos na Jornada Científica do ITPAC ATENÇÃO: A) Ressaltamos que todas as regras sobre a submissão e normativas sobre o Resumo Expandido, além de datas e valores,
Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018
Identificação da Empresa MT-43-2-00025-5 Última Atualização 26/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades
MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO
MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO Do cadastramento de requisições As requisições deverão ser realizadas pelas chefias de unidade ou servidores da unidade autorizados pela chefia.
MÓDULO MONITORIA (SIGAA)
2019 pe MÓDULO MONITORIA (SIGAA) Sumário APRESENTAÇÃO... 2 1. Docente - Submissão de projeto de monitoria remunerada ou voluntária.... 3 2. Docente - Recondução ou aproveitamento de monitores.... 10 3.
Cadastro do Perfil Profissional:
Sumário Cadastro do Perfil Profissional:... 3 E-mail:... 4 Configuração de Relatórios:... 5 Pessoas e Consultas:... 5 Cadastrando um paciente:... 5 Recordatório... 10 Anamnese... 11 Avaliação Física...
Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo
Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05
