TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA
|
|
|
- Dina Domingues Palha
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação NTI / DAA
2 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes que almejam utilizar a funcionalidade da turma virtual, salientando as principais funções e regras de utilização. Resumo do processo em geral 1 Visão geral. 2 Cadastrar plano de curso; 3 Tópicos de aula; 4 Aula extra/reposição; 5 Lançar frequência; 6 Lançar frequência em planilha; 7 Configurar turma; 8 Lançar notas; 9 Ferramentas da página principal. Para que serve a turma virtual? É uma ferramenta que permite extrapolar o ensino além das fronteiras da sala de aula, facilitando comunicação professor/aluno e entre os próprios alunos.
3 1 Visão geral: Menu de opções: Funcionalidades disponíveis para o docente. Área de trabalho: Onde ficam disponíveis todos os tópicos de aula, arquivos e notícias cadastradas pelo docente. Painel de notícias: Últimas atividades realizadas ou cadastradas pelo docente da disciplina.
4 2 Cadastrar plano de curso: Caro professor, é necessário que o plano de curso de todas as turmas seja preenchido no início do semestre. Para cadastrar o plano de curso, basta acessar: Portal do Docente Menu Turma Virtual Clicar na disciplina desejada Plano de Curso. Ao clicar na disciplina pretendida, a turma virtual será aberta. Selecione a funcionalidade Plano de curso do lado esquerdo da sua tela: Informações importantes sobre o cadastro do plano de curso: Os dados informados neste formulário são uma previsão do que será passado à turma e podem ser alterados no decorrer do semestre. O formulário é salvo automaticamente a cada cinco minutos.
5 2 Cadastrar plano de curso: Para cadastrar o plano de curso é necessário preencher algumas informações: Nesta primeira parte insira a Metodologia e os Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem e caso deseje, insira o Horário de atendimento. Atenção! Caso já tenha lecionado em outra turma desta mesma disciplina, é possível importar o plano de curso. Basta clicar no local destacado em vermelho na imagem acima. As datas dos tópicos deverão ser atualizadas.
6 2 Cadastrar plano de curso: Mais abaixo, terá a opção de criar tópicos de aula, o qual permite descrever o que será ministrado em cada aula: Não é obrigatório criar tópico de aula neste momento. Outra maneira de criar os tópicos é: Turma Virtual Tópicos de Aula. (item 3 deste manual)
7 2 Cadastrar plano de curso: Na mesma página conterá também as datas de avaliações que deverão ser inseridas: Juntamente com as referências: Feito, clique em SALVAR. O docente também deve criar e gerenciar tópicos, como mostram as próximas páginas deste manual.
8 3 Tópicos de aula: Os tópicos de aula permitem descrever o que será ministrado em cada aula durante todo o semestre. Para criar e editar os tópicos basta ir na funcionalidade Tópicos de Aula. Para criar tópicos basta clicar no local destacado na imagem abaixo: Você será direcionado(a) para a seguinte página: Caso queira cancelar a aula, basta clicar no local destacado na imagem acima. Saliente os dados e clique em CADASTRAR.
9 3 Tópicos de aula: Ao clicar em cadastrar, uma confirmação irá aparecer: Para gerenciar tópicos basta clicar no local destacado na imagem abaixo: Você irá ser direcionado(a) para a seguinte página. Utilize esta tela para criar tópicos de aula da turma ou renomear os tópicos de aula já existentes: Dicas para utilizar a funcionalidade acima: Caso não queira cadastrar um tópico em um dia, simplesmente deixe o campo de texto referente aquele dia em branco. Para alterar o título de um tópico de aula, altere o valor do campo de texto referente ao mesmo (apagar o título de um tópico de aula não o deletará). Para indicar que um tópico de aula durará mais do que um dia de aula, simplesmente associe o tópico abaixo do mesmo, clicando no ícone, desta forma, o tópico iniciará na data inicial do tópico principal e finalizará na data final do ultimo tópico associado a ele. Feito, clicar em CADASTRAR.
10 3 Tópicos de aula: Atenção! Podem ser cadastrados um ou mais tópicos para um dia de aula. Porém, todos os tópicos cadastrados para esta aula equivalem a carga horária de somente um dia. Exemplo: Podem existir 5 tópicos relacionados ao mesmo dia de aula, mas esses 5 tópicos irão contar na carga horária como uma ou mais aulas, dependendo de quantas aulas tenha neste dia. Atenção! Os tópicos de aula estão diretamente associados a carga horária da disciplina no semestre. Ou seja, quando o discente for consolidar a turma, a Hora/Aula mínima deve ser igual ou superior a carga horária da disciplina no semestre. Exemplo: No caso abaixo, a disciplina possui uma carga horária de 60 horas e o número de tópicos contabilizaram 62 horas, ou seja, o sistema permite: Atenção! Caso a Hora/Aula mínima não seja igual ou superior a carga horária da disciplina, quando o docente for consolidar a turma, o sistema irá reconhecer que ainda falta conteúdo programático de aula a ser registrado. Caso seja necessário, o docente poderá cadastrar aula extra e aula de reposição, como mostram as próximas páginas deste manual.
11 4 Aula extra/reposição: Para cadastrar aula extra ou aula de reposição, basta acessar: Turma Virtual Aula Extra/Reposição. E clicar no local destacado abaixo: Irá ser direcionado(a) para a seguinte página: Ao clicar em Tipo, você poderá optar entre adicional se quiser cadastrar aula extra ou Reposição se quiser cadastrar aula de reposição. No caso acima foi selecionado ADICIONAL(AULA EXTRA). Atenção! Ao incluir os dados, lembre-se que cada aula extra cadastrada irá gerar um tópico. Cada tópico irá adicionar horas na Hora/Aula da disciplina no semestre. Atenção! A quantidade de horas que serão adicionadas dependerão da quantidade de aulas que o docente informar no campo "Número de Aulas", destacado em amarelo na imagem acima. Ao salientar os dados, clique em ADICIONAR e posteriormente CADASTRAR. Irá aparecer a confirmação:
12 4 Aula extra/reposição: Caso queira cadastrar aula de reposição, é necessário que haja uma aula cancelada, ou seja, um tópico cancelado. O item 2 deste manual explica como cancelar uma aula. Ao clicar em Tipo, você poderá optar entre adicional se quiser cadastrar aula extra ou Reposição se quiser cadastrar aula de reposição. No caso acima foi selecionado REPOSIÇÃO. Para cadastrar aula de reposição o docente deverá salientar os dados requeridos e além disso, selecionar o tópico cancelado e indicar a data da aula que será reposta. Caso queira notificar os discentes da disciplina via , basta clicar no filtro Notificar. Atenção! Ao incluir os dados, lembre-se que cada aula de reposição cadastrada irá gerar um tópico. Cada tópico irá adicionar horas na Hora/Aula da disciplina no semestre. Atenção! A quantidade de horas que serão adicionadas dependerão da quantidade de aulas que o docente informar no campo "Número de Aulas", destacado em amarelo na imagem acima. Ao salientar os dados, clique em ADICIONAR e CADASTRAR. Irá aparecer a confirmação:
13 5 Lançar frequência: O docente tem até 23:59 do dia subsequente a aula para cadastrar a frequência dos alunos! Basta clicar no dia de aula desejado do calendário, para cadastrar ausência. Aparecerá a lista dos discentes da disciplina juntamente com a opção de presença e falta: No exemplo acima, foram lecionadas duas aulas. Caso o discente se ausente de uma e esteja presente em outra, se aplica a falta parcial. Que dará ao discente falta em somente uma aula. Caso o discente se ausente nas duas aulas, como mostra a figura acima, o docente poderá colocar a falta completa. No caso são duas faltas.
14 5 Lançar frequência: Ao colocar a frequência de todos os discentes da disciplina, clique em GRAVAR FREQUÊNCIAS. Uma confirmação aparecerá em tela: Se o docente quiser fazer o download do relatório em PDF contendo todas as informações relativas a frequência e notas dos alunos, basta acessar: Turma Virtual Diário Eletrônico Diário de Turma. O arquivo em PDF será baixado automaticamente.
15 6 Lançar frequência em planilha: Outra forma do docente lançar a frequência é pela ferramenta da planilha. Para acessar: Turma Virtual Alunos Lançar Freq. em Planilha. Através deste recurso também é possível registrar a frequência dos alunos de uma turma para todo o período. Para indicar a quantidade de faltas que um aluno recebeu em uma aula, clique sobre a célula que faz referência ao dia da aula e o nome do aluno. Continue clicando para ir reduzindo a quantidade de faltas até que chegue em zero, indicando que o aluno não teve falta:
16 6 Lançar frequência em planilha: Para indicar todas as presenças para uma aula, basta clicar sobre a célula que representa o dia da aula, no cabeçalho da planilha, local destacado na imagem abaixo: Alunos com mais de 25.0% de faltas serão marcados em vermelho, indicando reprovação por falta: Atenção! Não é possível cadastrar frequências para datas posteriores à atual. Ao finalizar, clique em GRAVAR FREQUÊNCIAS.
17 7 Configurar turma: Para configurar a turma virtual, Unidades e avaliações, acesse: Turma virtual Configurações Configurar Turma. Nesta funcionalidade o docente poderá configurar a própria página da turma virtual e também o número de unidades pretendidas para a disciplina no semestre: Além disso, configurar as avaliações: Atenção! Caso o docente retire uma unidade com notas já cadastradas, a média geral será recalculada com base nas unidades remanescentes.
18 7 Configurar turma: Caso deseje dividir uma unidade em duas ou mais avaliações, a média da unidade pode ser calculada da seguinte maneira: Média ponderada: cada avaliação deverá ter um peso. A nota da unidade será calculada multiplicando as notas pelos pesos, somando os resultados e dividindo tudo pela soma dos pesos. Média aritmética: as notas das avaliações serão somadas e o resultado será dividido pelo número de avaliações. Soma das notas: as notas das avaliações serão somadas e a soma será a nota da unidade. É possível também salientar a data do fim de cada unidade: Entre outras funções. Ao finalizar, clique em SALVAR. Irá aparecer uma confirmação:
19 8 Lançar notas: Para lançar as notas, basta acessar: Turma Virtual Alunos Lançar Notas. Nesta página o docente deverá: Adicionar as notas dos discentes; Adicionar as faltas totais dos discentes no momento de consolidar; Consolidar a turma; Além de poder adicionar duas ou mais avaliações numa unidade. Para adicionar as notas dos discentes basta adicionar no local destacado abaixo: Atenção! Digite as notas das unidades utilizando vírgula para separar a casa decimal. Após inserir as notas, clique no ícone.
20 8 Lançar notas: Caso o docente queira adicionar duas ou mais avaliações numa unidade,deve clicar no ícone : Avaliações poderão ser adicionadas em qualquer unidade. Logo será direcionado(a) para a seguinte página: Insira a descrição e abreviação. Clique em CADASTRAR. Logo, a nova avaliação aparecerá dentro da unidade requerida, no caso abaixo, na unidade 1. Caso queira adicionar mais avaliações dentro de uma determinada unidade, basta seguir o mesmo procedimento. Atenção! Lembre-se que o cálculo da média da unidade irá ser de acordo com o método escolhido pelo docente em Configurar Turma. Já o cálculo da média geral sempre será aritmética.
21 8 Lançar notas: Ainda na página de lançar notas, o docente tem a opção de transferir as faltas calculadas da lista de frequência para o campo de faltas do aluno, quando for consolidar a turma. Clique no campo faltas, destacado na imagem acima, para preencher o número de faltas do aluno durante o período letivo. O número pode ser alterado antes de consolidar a turma. Quando o campo de faltas estiver completo e as notas de todos os alunos cadastradas, o docente poderá consolidar a turma: Para consolidar basta clicar no ícone. Atenção! É necessário lançar todos os tópicos de aulas ministradas e cadastrar a frequência, para efetuar a consolidação.
22 9 Ferramentas da página principal: A página principal da turma virtual possui os tópicos de aula cadastrados e algumas ferramentas que auxiliam o docente a utilizar o ambiente virtual. Para utilizar essas ferramentas basta acessar: Turma Virtual Página Principal. Ao acessar a página principal da turma virtual, clique no ícone destacado abaixo: Ao ativar a edição, a página irá atualizar e ficará da seguinte forma:
23 9 Ferramentas da página principal: Uma das ferramentas disponíveis em Ativar Edição é SELECIONE UMA AÇÃO : Clicando, irá aparecer uma lista de várias ações que podem ser utilizadas pelo docente: Todas essas ações estão disponíveis também no menu de opções, porém, estão disponíveis na página inicial para facilitar. Para utilizar alguma ferramenta, basta clicar na desejada.
24 9 Ferramentas da página principal: Outras ferramentas disponíveis em ativar edição são os ícones destacados na imagem abaixo, que são associados aos arquivos: Para atualizar o arquivo clique no ícone. Para remover o arquivo clique em. Para visualizar quantos e quais discentes visualizaram o arquivo, clique no ícone. Para organizar os arquivos como for desejado, basta mover para o lado direito ou esquerdo, nos ícones: A ferramenta que está associada a tarefas é o ícone este é possível editar a tarefa:. Com A ferramenta que está associada aos tópicos de aula é a seguinte:. Com essa é possível editar o tópico(clicando em editar) e esconder o tópico para os discentes:
25 Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação NTI / DAA
TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA
TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes
PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA
PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL 1. Para acessar o sistema SIGAA aconselhamos utilizar o navegador Mozilla Firefox. 2. Passo a passo para acesso ao sistema SIGAA: 1. Abra o navegador
Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:
Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR FREQUÊNCIA Esta funcionalidade tem o objetivo de registrar as frequências
LATO SENSU COORDENADOR
LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / [email protected] Lato Sensu - Coordenador: Objetivo
Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:
Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro
SISGRAD para docentes
SISGRAD para docentes 1) Como acessar o sistema? Utilize os navegadores Firefox ou Google Chrome, porque podem ocorrer erros com o uso do Internet Explorer. Acesse: http://sistemas.feg.unesp.br Se for
MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial
MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página
LATO SENSU DOCENTE SIGAA
LATO SENSU DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / [email protected] Lato Sensu - Docente: Objetivo
1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...
1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar
Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:
Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU CONFIGURAÇÕES CONFIGURAR TURMA Esta funcionalidade permitirá
SIGAA. Turma Virtual
SIGAA Turma Virtual Entrar com usuário e senha Selecione o vínculo (Servidor) Selecione Portal do Docente Selecione a disciplina para acessar a Turma Virtual Plano de Curso - Cadastrar Metodologia Procedimentos
Lato Sensu SIGAA. Manual Completo
Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4
PROJETO DE PESQUISA SIGAA
PROJETO DE PESQUISA SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPES- 2105-6511 / [email protected] CINTEC- 2105-6865 / [email protected]
INCLUSÃO DE ALUNOS EM TURMAS SIGAA
INCLUSÃO DE ALUNOS EM TURMAS SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA- 2105-6507 / [email protected] Inclusão de alunos em turmas:
Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado
Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla
Programa de Atividades Docente SIGAA
Programa de Atividades Docente SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPAC 2105-6515 / 6513 [email protected] Homologação
Lançamento de Faltas - Diário de Classe
Lançamento de 1. Descrição A nova versão do lançamento de faltas foi criada para se parecer com o modelo de diário de classe utilizado em papel pelos docentes em sala de aula. Este documento irá mostrar
Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador
Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].
MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão
MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...
Levantamento Patrimonial
68 4.9 Levantamento Patrimonial Usuários: Funcionário do DMP (Departamento de Material e Patrimônio) que trabalha na divisão de patrimônio Perfil: Gestor Patrimônio Global, Gestor Patrimônio Unidade Gestora,
PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA
PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar
DIRETORIA DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO ACADÊMICA TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SIGAA - FECHAMENTO DAS CADERNETAS -
DIRETORIA DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO ACADÊMICA TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SIGAA - FECHAMENTO DAS CADERNETAS - Itabuna-BA 2015 1. Abra um navegador e acesse http://sig.ufsb.edu.br. Clique na opção Cadastre-se",
NOVO PORTAL DA UFS EDITOR
NOVO PORTAL DA UFS EDITOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.manuais.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 ASCOM 2105-6433 / [email protected] Novo portal Editor. Objetivo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Gerenciar Equipes Organizadoras TURORIAL PARA DOCENTE: Esta
Manual de Uso Novo Portal do Professor
Manual de Uso Novo Portal do Professor Junho de 2009 Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido no IUNI para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto
SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor
SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte
2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria
2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações
Para realizar a consulta das ações de extensão, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Planos de Trabalho
Planos de Trabalho Os Planos de Trabalho descrevem as atividades que um discente deve realizar de acordo com o período estabelecido no cadastro do Plano. O responsável pelo cadastro dos Planos de Trabalho
SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR
SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados
Universidade Federal da Paraíba. Manual de Acesso a Turma Virtual SIGAA Página 1 de 7
Manual de Acesso a Turma Virtual SIGAA Página 1 de 7 Plano de Curso O Plano de Curso contém Ementa, Objetivos, Descrição dos conteúdos, Procedimentos metodológicos, Procedimentos de avaliação da aprendizagem,
Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE
Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE Professor Erivelto Bauer de Matos (Campus Novo Hamburgo) Coordenadoria Sistêmica de Registros Acadêmicos - CSRA/IFSul Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais -
Manual de Uso. Portal do Professor
Manual de Uso Portal do Professor Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido na Kroton para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto, reunimos
MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR
MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao
1. Acesso. Acesse o endereço sistemas.ufrb.edu.br/sigaa e digite sua matrícula Siape e sua senha dos sistemas internos ( e SIPAC).
Sumário 1. Acesso... 3 2. Portal do Docente... 4 3. Atualizar Foto e Perfil... 5 4. Dados do Site Pessoal do Docente... 6 5. Turma Virtual... 7 6. Menu Turma Virtual... 13 7. Tópicos de Aula... 16 8. Plano
GUIA DE REGISTRO DE GRAUS/RM
GUIA DE REGISTRO DE GRAUS/RM Sumário DÚVIDAS E APOIO... 2 1. ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (RM) PELO MINHA UNISINOS... 2 2. REGISTRO DE FALTAS... 4 2.1. ATUALIZAR AULAS DADAS... 6 2.2. REGISTRAR FALTAS...
Como se origina um curso de especialização no SIGAA?
SIGAA Manual de Usuário Gestor de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição. A Pró-Reitoria
MANUAL DO ADMINISTRATOR
MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...
Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos
Orientações para utilização do sistema EducaWeb Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Vertical Educação Julho/2013 1 Orientações para utilização
Cadastro do Perfil Profissional:
Sumário Cadastro do Perfil Profissional:... 3 E-mail:... 4 Configuração de Relatórios:... 5 Pessoas e Consultas:... 5 Cadastrando um paciente:... 5 Recordatório... 10 Anamnese... 11 Avaliação Física...
Para acessar o diário de classe, você deverá acessar o Sistema Acadêmico menu Professor submenu Diário de Classe. (Figur a 1)
Plano de Curso O Plano de Curso é uma funcionalidade do Diário de Classe, que tem como finalidade possibilitar o preenchimento online dos elementos previstos para acompanhamento acadêmico da turma ministrada
Tutorial para uso da área do professor
Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados
COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários
COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários Versão 1.0 Manual Como adicionar conteúdo web simples 1. ACESSANDO A ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDOS 1.1 Com o usuário autenticado,
Manual do Professor VIRTUALCLASS SYSTEMS
Manual do Professor VIRTUALCLASS SYSTEMS Sumário 1 Menu Professor... 03 1.1 Tela de apresentação das disciplinas... 03 2 Preenchimento de plano de ensino... 04 2.1 Tela de preenchimento de plano de ensino...
Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis.
1 Prezado Aluno, Bem-vindo ao ambiente virtual destinado às comunidades de suas disciplinas. Trata-se da plataforma Moodle, criada para disponibilizar a você um espaço colaborativo, com recursos interessantes
Dupla Regência Manual para a Administração da Escola
Dupla Regência Manual para a Administração da Escola Versão 1.0 Conteúdo Administração da Escola Cenário de Uso I Central de Vagas... 4 1. Cadastro de Vagas... 4 2. Consultar vagas cadastradas... 5 3.
Orçamento Financeiro. Sumário
Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...
ENSINO INDIVIDUAL PARA CHEFE DE DEPARTAMENTO
ENSINO INDIVIDUAL PARA CHEFE DE DEPARTAMENTO Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.nti.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Ensino individual Chefe de departamento:
Manual do Docente Caderneta Eletrônica
Manual do Docente Caderneta Eletrônica PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 1 ÍNDICE 1. Principais Conceitos... 4 2. Acessando o SIG@... 4 3. Navegação e Preenchimento... 5 3.1 Tela principal da Caderneta...
Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo
Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05
Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI
Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Portal do Professor Versão 1.17.5 Última revisão: 14/07/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:
MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão
MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo
Manual da Turma Virtual: ATIVIDADES E QUESTIONÁRIOS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:
Manual da Turma Virtual: ATIVIDADES E QUESTIONÁRIOS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU ATIVIDADES E QUESTIONÁRIOS AVALIAÇÕES Esta
SIGE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ESCOLAR MÓDULO PROFESSOR
SIGE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ESCOLAR MÓDULO PROFESSOR 1 Sumário 1. Apresentação...3 2. Tela inicial...3 3.1 Informar disciplinas de um plano de curso...4 3.2 Compartilhar planos de curso...5 3.3 Copiar
Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:
Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA Notícias Esta funcionalidade permite ao docente, realizar o cadastro
MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Módulo Docente
MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Maio/2012 1 Sumário 1 - Acesso ao SISGRAD... 03 2 - Lançamento de Frequência... 05 2.1 - Alteração de Aulas... 06 2.2 - Exclusão de Aulas... 07 3 - Lançamento
Tutorial de Procedimentos Acadêmicos Docente
Tutorial de Procedimentos Acadêmicos Docente Elaborado Por: Aline Onhas Pigatti 15/03/2012 Índice 1 Quadro de Horário...06 2 Minhas Turmas...07 3 Plano de Aula...09 4 Upload Materiais...11 5 Avaliações...13
Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.
Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial
Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi
Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com
Aula 01 Microsoft Excel 2016
Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas
Proposta Online Passo a Passo
Proposta Online Passo a Passo Índice 1. Introdução 03 2. Como acessar 06 3. Visão Geral 09 4. Nova Cotação 12 5. Preenchimento de Proposta 26 6. Proposta em Análise 44 7. Corrigindo uma Proposta 47 8.
SUBIR LISTAS DE S
SUBIR LISTAS DE E-MAILS SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL INTRODUÇÃO Para realizar seus envios pela All In Mail é necessário que você possua sua lista de contatos cadastrada em nosso sistema. Para
Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs
Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas
CONTEXTO DO MANUAL Esse manual apresenta o processo de Plano de Trabalho Docente no SIGA.
Manual de Usuário PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Professor Ensino Médio) Modelo 2017 Categoria Pedagógico Processo Plano de Trabalho Docente Data de Revisão 29/01/2017 CONTEXTO DO MANUAL Esse manual apresenta
Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO Autarquia criada pela Lei n o. 11.892, de 29 de dezembro de 2008 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA
Schaeffler Online. Manual de Operação
Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...
Manual Autorizador TOTVS
Manual Autorizador TOTVS APRESENTAÇÃO Com o objetivo de melhorar e facilitar o processo de utilização do sistema de registros e solicitações, a Unimed Pelotas/RS implantará o Autorizador, um novo sistema
MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)
1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface
NOVO PORTAL DA UFS AUTOR
NOVO PORTAL DA UFS AUTOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.manuais.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 ASCOM 2105-6433 / [email protected] Novo portal UFS Autor.
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas
MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA
MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA Vocabulário: Safra Vigente: Safra em operação. Ativo: Encontra-se operante na safra. Inativo: Encontra-se inoperante na safra. 1. LOGIN
UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1
UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA Manual Secretária EMED 2.2.6 Manual versão 1.1 Sumário 1. MÓDULO CLÍNICO... 3 1.1. Como acessar o sistema... 3 1.2. Alterar Senha... 3 2. MENUS... 4
Manual Pedido Eletrônico Orgafarma
Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...
MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-
1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico
PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS
PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR JANEIRO DE 2017 Versão 6.0 Dezembro/2016_Janeiro/2017 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 4 3 SISTEMA 5 3.1 TELA INICIAL DO ADMINISTRADOR
MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA
Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem
SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS/TAXA DE INSCRIÇÃO EM EVENTOS
SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS/TAXA DE INSCRIÇÃO EM EVENTOS 1 Sumário 1. Acessando Portal UFGNet...3 1.1 Realizando Login...3 2. Acessando o módulo de Requisição de Serviços/Taxa de
DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL
DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL MANTER PESSOA MANTER SERVIDOR MANTER A INSTITUIÇÃO MANTER ELEMENTO ORGANIZACIONAL Cadastrar Pessoa Cadastrar Servidor Cadastrar a Instituição Cadastrar o Elemento
Tutorial. Conselho de Escola
Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor
PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016
PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 Versão 4.0 Ambiente de Homologação 07/06/2016 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES... 3 3 SISTEMA...
CADASTRE UM PRODUTO NO SISTEMA
O cadastro de produtos é de extrema importância para que o microempreendedor consiga gerir e administrar o seu negócio de maneira eficaz. Ele é a base para análise de vendas da empresa, definição de compras
AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem
AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve
Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.
COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua
Sistema Acadêmico SIGAA
Sistema Acadêmico SIGAA A partir de 2018, todos os processos acadêmicos do IFSC serão registrados através do novo sistema acadêmico SIGAA, adquirido junto à UFRN e adaptado para a realidade e os cursos
Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório Manual Professor
Coordenação de Estágio Integrado Instruções para Agendamento de Relatório Manual Professor 14 de Novembro de 2014 Acesso ao Sistema Ao efetuar o login no (SGE), clique o menu Estágio Obrigatório (1) para
