Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após"

Transcrição

1

2 Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos desse manual são ilustrativos, eles são apresentados visando instruir o usuário na utilização do sistema.

3 Ao clicar para entrar no sistema, a tela a seguir é exibida. Com o login e senha criados pela Central de Estágios, inserir as informações e clicar no botão ENTRAR. Obs.: Ressaltamos que para ter acesso ao sistema como responsável por estágios na Instituição, o acesso deve ter sido registrado previamente no cadastro pela Central de Estágios. Antes do primeiro acesso, é necessário confirmar o cadastro da empresa através do link enviado ao informado na Ficha de Cadastro.

4 A tela exibida após o acesso é a seguinte: Para acesso à tela do concedente de estágio que é o responsável por estágio na instituição, clique no botão do módulo Portal do Concedente de Estágio, destacado na imagem.

5 Ao acessar o módulo de concedente de estágio as seguintes opções são exibidas: Cadastrar Oferta de Estágio: permite a instituição cadastrar uma oferta de estágio para que os alunos possam candidatar-se à vaga criada. Essa opção é o primeiro passo para iniciar o processo de formalização de estágio do discente. Consultar Oferta de Estágio: lista e gerencia as ofertas de estágio oferecidas pela instituição. É nessa opção que o concedente de estágio irá visualizar as inscrições e selecionar os estagiários para as vagas ofertadas e/ou alterar as ofertas de estágio já criadas. Gerenciar Estágios: através dessa opção, o concedente de estágio poderá listar todos os estagiários que possuam vínculo de estágio com a instituição. Poderá visualizar o período do estágio, o tipo, a data do cadastro e a situação do estagiário. Através dessa opção o concedente poderá emitir uma declaração de estágio, visualizar o termo de compromisso, visualizar as avaliações de estágio, solicitar renovação do estágio e o cancelamento. Listar/ Alterar Supervisão de Estágio: nesta tela você poderá gerenciar seus supervisores. Através dessa opção o concedente cadastrará login e senha dos supervisores de estágio e os habilitarão para acessar o sistema e preencher os relatórios de avaliação dos seus respectivos estagiários.

6 Cadastrar Oferta de Estágio A tela de cadastro exibe no topo do formulário alguns dados da instituição, como nome, CNPJ, responsável, etc. No preenchimento dos dados da oferta, atentar para os campos obrigatórios que estão marcados com o ícone. Nos campos INÍCIO E FIM DA PUBLICAÇÃO devem ser informadas as datas que contemplem o tempo necessário para que os alunos candidatem-se à vaga, pois só após o fim da publicação é que poderá ser feita a seleção do estagiário; No campo CURSO, ao digitar o nome, selecione o curso desejado e clique no botão e assim o curso será selecionado e listado abaixo. Caso seja uma mesma vaga para vários cursos, é só repetir o procedimento; Se todos os dados foram preenchidos, clique a opção LI E ACEITO OS REQUISITOS DE ESTÁGIO e depois no botão PRÓXIMO. Obs.: Visualize e salve as informações dos requisitos de estágio, pois é importante ter conhecimento sobre as exigências dos Departamentos para que o processo se formalize mais rápido.

7 Ao clicar no botão próximo, a seguinte tela é exibida. Ela exibe o resumo dos dados da oferta de estágio para confirmação. Se todos os dados estiverem corretos, clique no botão CADASTRAR. Ao clicar no botão cadastrar, a mensagem de confirmação Operação realizada com sucesso! será exibida no topo da tela. Após o cadastro da vaga, acompanhe as inscrições realizadas e selecione o aluno através da aba CONSULTAR OFERTA DE ESTÁGIO.

8 Consultar Oferta de Estágio No topo da tela são exibidos os critérios de busca disponíveis. Escolha um ou mais critérios e clique no botão BUSCAR. Será exibida uma lista com as ofertas encontradas como na imagem abaixo. Para abrir a lista de alunos inscritos na vaga, clique no ícone. Caso não haja nenhuma inscrição para a oferta consultada, a mensagem Não existe interesse para a oferta selecionada será exibida no topo da tela; Para visualizar informações da oferta clique em ou, se precisar alterá-las, clique em.

9 Ao clicar no botão, será aberta a lista dos alunos inscritos na vaga, conforme imagem abaixo. Para selecionar o aluno desejado, utilize o botão. O botão permite visualizar o currículo caso o aluno tenha adicionado em arquivo no momento da inscrição. O botão permite visualizar o Currículo no formato Lattes na página do CNPQ.

10 Ao selecionar um estagiário o seguinte formulário será exibido, sendo necessário preencher os dados do supervisor do estagiário na Instituição, a carga horária de trabalho que será executada e a descrição das atividades que serão realizadas pelo estagiário. No campo HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA a primeira linha refere-se ao estágio com início pela manhã, a segunda pela tarde e a terceira pela noite, respectivamente. Após preencher todos os dados, clique no botão CADASTRAR, e o estagiário será selecionado e assim o processo passará para avaliação da UFS. Com a seleção do estagiário concluída, o processo deverá ser acompanhado agora na aba GERENCIAR ESTÁGIOS.

11 Gerenciar Estágios No link gerenciar estágios é exibida uma tela de busca com alguns critérios. A partir dessa busca pode-se listar os estagiários cadastrados nas ofertas de estágio da instituição e fazer o acompanhamento de cada processo. Deve escolher um critério e clicar no botão BUSCAR. Obs.: Atente-se para o campo STATUS, a partir dele é possível saber em qual situação se encontra o processo de formalização do estágio. v v v v v v

12 O status EM ANÁLISE GESTOR indica que, após a seleção do estagiário, o processo encontra-se em avaliação pela Central de Estágios; será analisada a situação do aluno e se há a possibilidade de pleiteio do estágio. Caso haja alguma inconsistência, o processo continuará em Análise Gestor e haverá uma observação no botão Visualizar Estágio e Aditivos, caso contrário o processo será enviado para avaliação do Coordenador Pedagógico do aluno. O status EM ANÁLISE PEDAGÓGICA indica que, após a aprovação da Central de Estágio, o processo encontra-se em avaliação pelo Coordenador Pedagógico do Departamento/Núcleo do aluno que dará o aval final para a formalização do estágio. O status EM ANÁLISE EMPRESA indica que o processo já foi aprovado pelo Departamento e agora a Instituição concedente deve inserir os dados do seguro e as datas de início e fim do estágio e assim fazer a impressão do Termo de Compromisso. É importante lembrar que a data de início não pode ser retroativa ao dia em que está sendo preenchido. Após esse preenchimento, o status passará para APROVADO e o processo de formalização do estágio inicial estará concluído.

13 Com o status APROVADO pode-se ver algumas informações referentes ao estágio. Para visualizar mais opções da inscrição, clique no botão que permitirá realizar as operações. Visualizar estágio e aditivos - exibe os dados referentes ao estágio selecionado. Termo de Compromisso - exibe o termo de compromisso de estágio para impressão. Visualizar Avaliações - exibe os questionários preenchidos pelo aluno, supervisor técnico e coordenador pedagógico. Declaração de Estágio - gera uma declaração do período que o aluno realizou as atividades no estágio. Aditivar Estágio dá início ao processo de renovação do estágio. Preencher Avaliação Parcial questionário periódico de avaliação. Preencher Avaliação de Renovação questionário necessário a renovação de estágio. Cancelar Estágio dá início ao processo de cancelamento do vínculo de estágio.

14 Aditivar Estágio Quando for necessário Aditivar um estágio, deve-se fazer a busca pelo nome do aluno na aba GERENCIAR ESTÁGIOS. A renovação só será possível se o status estiver como APROVADO. Para iniciar o processo do Aditivo, clique no ícone e, ao aparecer as opções, clique no botão. Obs.: O processo de renovação de estágio implica em preenchimento dos relatórios de avaliação pelo aluno e pelo supervisor técnico. Esse último deve ser habilitado a acessar o sistema na aba LISTAR/ ALTERAR SUPERVISOR DE ESTÁGIO.

15 A tela ao lado abrirá após ser clicado o botão ADITIVAR ESTÁGIO. Todos os dados devem ser preenchidos, exceto o campo Orientador/Supervisor Pedagógico que será preenchido automaticamente pelo sistema quando o professor fizer a avaliação. Atente-se para os campos Data de Início e Data de Fim da renovação que correspondem ao dia imediatamente posterior ao término do contrato inicial e ao dia até quando será prorrogado o prazo do contrato, respectivamente. Ao clicar em CONFIRMAR, o sistema aguardará o preenchimento dos Relatórios de Avaliação para que assim o processo fique disponível para ser avaliado pela Central de Estágios e pelo Departamento. Obs.: Após o preenchimento dos dados da formalização de renovação de estágio, solicite ao aluno e ao supervisor técnico que preencham suas respectivas avaliações para dar andamento ao processo. Em caso de extrema necessidade é possível que a Instituição preencha o relatório relativo ao do supervisor técnico.

16 Após o procedimento de solicitação do Aditivo, acompanhe o andamento do processo através do Status acessado por meio do botão VISUALIZAR ESTÁGIO E ADITIVOS fazendo a busca pelo nome do aluno na aba Gerenciar Estágios. AGUARDANDO GESTOR indica que o processo encontra-se para avaliação da Central de Estágios. Assim que aprovado irá para avaliação do Departamento/Núcleo do aluno. AGUARDANDO COORDENADOR indica que o processo encontra-se para avaliação do Departamento/Núcleo do aluno. Assim que aprovado o Termo Aditivo estará disponível para impressão. Quando o status estiver como APROVADO o processo de avaliação já foi finalizado e o Termo Aditivo estará disponível para impressão e assinatura no ícone.

17 Habilitar Supervisor de Estágio Para que o Supervisor Técnico tenha acesso ao SIGAA, a fim de preencher os relatórios de avaliação dos seus respectivos estagiários, é necessário habilitá-los na aba LISTAR/ ALTERAR SUPERVISÃO DE ESTÁGIO. Ao clicar nesse botão a seguinte tela abrirá: Clique no ícone e a tela abaixo será aberta. Crie um login e uma senha para cada Supervisor e clique em CADASTRAR. Após esse procedimento o supervisor receberá um automático de confirmação de cadastro, ao clicar no link disponível no recebido ele já estará apto a utilizar o sistema. É necessário informar qual o login e a senha criados ao supervisor, pois essa informação não é enviada no automático; Se o supervisor já tiver um login, é necessário apenas clicar em cadastrar, sem criar novos dados.

18 Cancelar Estágio Para solicitar o cancelamento de estágio do aluno, faça busca pelo nome dele na aba GERENCIAR ESTÁGIOS, clique no ícone e em seguida no botão, e a tela abaixo aparecerá. Complete os dados, confirme e solicite ao discente e ao supervisor técnico que preencham seus respectivos relatórios:

19 Ao preencher os dados do pedido de cancelamento, acompanhe o processo na aba GERENCIAR ESTÁGIOS ; quando o status estiver como SOLICITADO CANCELAMENTO significa que a Central de Estágios deverá ainda finalizar o processo; quando estiver CANCELADO, o estágio já foi finalizado e o Termo de Rescisão já está disponível para impressão.

Formalização de Estágio

Formalização de Estágio Formalização de Estágio Todo processo de estágio, obrigatório ou não-obrigatório, deverá ser formalizado por meio do SIGAA. As instituições concedentes de estágio cadastram as vagas disponíveis no SIGAA

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios no SIGAA. Após entrar com usuário e senha no www.sigaa.ufs.br,

Leia mais

Sumário. Cadastro da Solicitação de Início do Estágio Cadastro da Solicitação de Renovação do Estágio...07

Sumário. Cadastro da Solicitação de Início do Estágio Cadastro da Solicitação de Renovação do Estágio...07 Sumário Cadastro da Solicitação de Início do Estágio...02 Cadastro da Solicitação de Renovação do Estágio...07 Cadastro da Solicitação de Alteração do Estágio...11 Cadastro da Solicitação de Rescisão do

Leia mais

Como se origina um curso de especialização no SIGAA?

Como se origina um curso de especialização no SIGAA? SIGAA Manual de Usuário Gestor de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição. A Pró-Reitoria

Leia mais

Para Conveniados. O cadastro da solicitação do estágio deve ser realizado pela Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração e não pelo aluno.

Para Conveniados. O cadastro da solicitação do estágio deve ser realizado pela Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração e não pelo aluno. Para Conveniados O convênio entre a Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração deve estar firmado e aprovado pelo Unisinos Carreiras antes do cadastro da solicitação do estágio. O cadastro da solicitação

Leia mais

CADASTRO DA SOLICITAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO. Acessar o portal Aba Para Empresas Faça Login

CADASTRO DA SOLICITAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO. Acessar o portal   Aba Para Empresas Faça Login CADASTRO DA SOLICITAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO Acessar o portal www.unisinos.br/carreiras Aba Para Empresas Faça Login Já tenho cadastro digite o login e senha - Entrar Página da empresa irá visualizar:

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

O cadastro da solicitação de estágio no portal do Unisinos Carreiras SOMENTE é feito pelo ALUNO quando o estágio é realizado nos seguintes LOCAIS:

O cadastro da solicitação de estágio no portal do Unisinos Carreiras SOMENTE é feito pelo ALUNO quando o estágio é realizado nos seguintes LOCAIS: Para Alunos O cadastro da solicitação de estágio no portal do Unisinos Carreiras SOMENTE é feito pelo ALUNO quando o estágio é realizado nos seguintes LOCAIS: Tribunal de Justiça CNPJ: 89.522.064/0001-66

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES

INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES 1 INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES Sumário 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS...2 2- CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO DO MEU ESPAÇO...4 3- RECUPERAÇÃO DO USUÁRIO / SENHA DO MEU ESPAÇO...5

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 SEGURANÇA E SAÚDE PARA A INDÚSTRIA 1 Acessar o site da Campanha SESI de Vacinação Contra a Gripe pelo link: http://189.36.20.16/sesimg e clicar no item ADESÃO.

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

Congresso de Iniciação Científica/Tecnológica SIGAA

Congresso de Iniciação Científica/Tecnológica SIGAA Congresso de Iniciação Científica/Tecnológica SIGAA Esse manual visa orientar os docentes e discentes sobre a utilização do sistema Congresso referente ao Módulo de Pesquisa do SIGAA. Explicando como deve

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA SIGAA

PROJETO DE PESQUISA SIGAA PROJETO DE PESQUISA SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPES- 2105-6511 / copes@ufs.br CINTEC- 2105-6865 / cintec.ufs@gmail.com

Leia mais

TUTORIAL DE SOLICITAÇÕES

TUTORIAL DE SOLICITAÇÕES TUTORIAL DE SOLICITAÇÕES ACESSO Acesso através do endereço eletrônico 1 Clique no botão Serviços online (1) 3 Na aba Alunos, clique na opção Sistema Acadêmico (1) 1 4 Preencha seu RA no campo Login e sua

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / copgdufs@gmail.com Lato Sensu - Coordenador: Objetivo

Leia mais

TUTORIAL MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA

TUTORIAL MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA TUTORIAL MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA Módulo de Estágio SIGAA ESTÁGIO Atender as demandas de Estágio Obrigatório dos Cursos de Graduação e da Coordenadoria Geral de Estágios CGE. Principais

Leia mais

Manual do Usuário. Requisições

Manual do Usuário. Requisições Manual do Usuário Requisições Projeto SIGA-EPT Manual do Usuário Módulo Requisições SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão outubro/2010 Sumário 1 Introdução 4 2 Requisição de Compra de Consumo 5

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...03 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016 Identificação da Empresa MT-43-2-00025 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

Vagas do website GRHRC Para localizar as vagas em aberto no website do GRHRC, procure pelo menu PROCURE VAGAS, no canto superior direito do website.

Vagas do website GRHRC Para localizar as vagas em aberto no website do GRHRC, procure pelo menu PROCURE VAGAS, no canto superior direito do website. Cadastro de currículos Este tutorial tem como objetivo auxiliar no cadastro de novos currículos e na gestão da sua conta como candidato no website do Grupo de Recursos Humanos de Rio Claro (GRHRC). O website

Leia mais

Consulta (10101012) Para realizar a execução de consulta é necessário realizar o acesso ao link abaixo, com usuário e senha informado no e-mail encaminhado pela equipe de credenciamento. http://2234prd.plano.cloudmv.com.br/mvautorizadorguias/

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-14 Última Atualização 15/07/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

Projeto de Pesquisa SIGAA

Projeto de Pesquisa SIGAA Projeto de Pesquisa SIGAA Submeter Proposta de Projeto de Pesquisa Essa funcionalidade permite que os docentes cadastrem um projeto de pesquisa interno e insiram um cronograma definido pelo seu autor no

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

TUTORIAL DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE HOSPEDAGEM

TUTORIAL DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE HOSPEDAGEM TUTORIAL DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE HOSPEDAGEM 1 Solicitação de Hospedagem Para acessar o sistema, o servidor deve acessar no portal o seguinte caminho: Ensino Pós-Graduação Gestão de Recursos Capes.

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 3194-6583 / 3194-6584 Lato Sensu - Coordenador Objetivo: Auxiliar o coordenador de curso

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK MANUAL DO USUÁRIO 1 APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK Preparo do usuário para solicitações.... 3 Cadastro... 3 Alterar senha de acesso... 5 Vincular equipamentos... 7 Nome da

Leia mais

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Manual do Usuário Beneficiário Sumário 1. OBJETIVO DO DOCUMENTO... 2 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 2 3. PERFIL DO USUÁRIO: BENEFICIÁRIO... 2 4. ACESSO AO

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-5 Última Atualização 26/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS ÍNDICE - Introdução... 03 - Inscrições... 04 - Módulo do padrão de acesso Coordenador e Secretário(a) de curso... 07 - Módulo do padrão de acesso docente...

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-4 Última Atualização 19/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

SIC - Serviço de Informação ao Cidadão

SIC - Serviço de Informação ao Cidadão SIC - Serviço de Informação ao Cidadão Manual do Usuário Versão 4 Índice 1. Introdução 3 2. Primeiro Acesso 4 3. Acesso ao Sistema 10 4. Dicas Para Registrar Um Pedido 11 5. Registre Seu Pedido 12 6. Consultar

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3

Leia mais

Manual de Cadastro. Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social

Manual de Cadastro. Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social Manual de Cadastro Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social Este documento apresenta o passo a passo para o cadastramento da empresa ou entidade na Rede de Parceiros, bem como o cadastramento de vagas

Leia mais

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário 1) Acessar o site www.speedo.com.br no navegador da internet. Na parte superior do Site a direita clicar em Acesso Exclusivo e selecionar a opção de Segunda Via. Observação: Não precisa preencher login

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. (Versão 1, janeiro de 2018) SUMÁRIO 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS...

INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. (Versão 1, janeiro de 2018) SUMÁRIO 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS... 1 INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES (Versão 1, janeiro de 2018) SUMÁRIO 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS...2 2- CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO DO MEU ESPAÇO...4 3- RECUPERAÇÃO DO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Gerenciar Equipes Organizadoras TURORIAL PARA DOCENTE: Esta

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. Gerar usuário e senha... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO... 4 3.1. Recuperar

Leia mais

Guia do Módulo NEE. Janeiro/2017. Diretoria de Sistemas Superintendência de Informática - UFRN

Guia do Módulo NEE. Janeiro/2017. Diretoria de Sistemas Superintendência de Informática - UFRN 1 Guia do Módulo NEE Janeiro/2017 2 SUMÁRIO 1. Apresentação... 3 2. Inscrição com Necessidades Educacionais Especiais Discente... 4 3. Coordenador Graduação... 5 4. Coordenador Lato Sensu... 24 5. Coordenador

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 1. Acessar o sistema por meio do link, preferencialmente pelo navegador Internet Explorer ou Google Chrome: https://www.sibolweb.unb.br/sibolweb/fronteira/formlogin.aspx.

Leia mais

TUTORIAL CAEX AMBIENTE ADMINISTRAÇÃO Orientações a Coordenadores de Ação, Coordenadores Adjuntos de Ação e Gestores de Presença

TUTORIAL CAEX AMBIENTE ADMINISTRAÇÃO Orientações a Coordenadores de Ação, Coordenadores Adjuntos de Ação e Gestores de Presença TUTORIAL CAEX AMBIENTE ADMINISTRAÇÃO Orientações a Coordenadores de Ação, Coordenadores Adjuntos de Ação e Gestores de Presença Gerência de Programas e Projetos Pró-Reitoria de Extensão Universidade Federal

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2015 1 Índice 1. Acesso de Aluno I. Cadastro de Aluno Externo...3 II. Cadastro de Aluno USP sem cadastro no Atena...6 III. Acesso

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX APRESENTAÇÃO 1. Módulo de Extensão 2. Avaliação de ações de extensão como Presidente de CAEX 2.1 Formas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2019 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

SISTEMA DE SERVIÇOS ONLINE

SISTEMA DE SERVIÇOS ONLINE SISTEMA DE SERVIÇOS ONLINE DIRETORIA DE ATENÇÃO À SAÚDE E ACESSIBILIDADE TUTORIAL USUÁRIO MÓDULO 1 Expediente Gilciano Saraiva Nogueira Reitor Cláudio Eduardo Rodrigues Vice-reitor Paulo Henrique Fidêncio

Leia mais

CONCAFÉ. Dúvidas Frequentes

CONCAFÉ. Dúvidas Frequentes CONCAFÉ Dúvidas Frequentes Dúvidas Frequentes Como acesso o Concafé? Se você é empregado da Embrapa, no seu navegador (browser), acesse o endereço http:// sistemas.sede.embrapa.br/concafe. Preencha os

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS RECOMENDAÇÕES Sempre utilize o navegador Firefox (versão mais atual) para acessar os

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS

INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Computação - CECOM INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS Trancamento Total de Matrícula Belo Horizonte Janeiro de 2018 Versão 3.0 (31/01/2018) Documento revisado

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 1. Acessar o sistema por meio do link, preferencialmente pelo navegador Internet Explorer ou Google Chrome: https://www.sibolweb.unb.br/sibolweb/fronteira/formlogin.aspx.

Leia mais

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Recadastramento Nacional Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Substituição das atuais carteiras e cédulas de Identidade Profissional

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Manual do Usuário Acompanhamento

Manual do Usuário Acompanhamento Manual do Usuário Acompanhamento Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Acompanhamento... 6 Protocolos Abertos... 7 Protocolos Finalizados...

Leia mais

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Sistema Atena Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2017 SUMÁRIO Sistema Atena 1. Cadastro de Projeto Docente 1.1. Acesso ao Sistema 1.2. Cadastro COM Inscrição no Edital

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SIGA Versão 3.6A Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário Erro!

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

Manual de Treinamento Módulo: Gestor

Manual de Treinamento Módulo: Gestor Manual de Treinamento 11 Sumário Apresentação... 3 Requisitos... 3 Login... 3 Visão do Gestor...5 Solicitação... 7 Recursos...7 Status... 11 Gerenciamento... 11 Cadastro de Centro de Custo... 12 Alterar

Leia mais

TUTORIAL PARA O ALUNO MATRICULADO EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO:

TUTORIAL PARA O ALUNO MATRICULADO EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: TUTORIAL PARA O ALUNO MATRICULADO EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: Acesse o site do Unisinos Carreiras: www.unisinos.br/carreiras Clicar em Estágios > Estágios Obrigatórios Clicar em Cursos de Bacharelado > Cadastre

Leia mais

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO Objetivo: Este tópico possibilita que uma empresa fornecedora não cadastrada no Portal Petronect localize as oportunidades públicas divulgadas

Leia mais

Manual do Usua rio - OAB Serviços

Manual do Usua rio - OAB Serviços Manual do Usua rio - OAB Serviços Versão 1.0 Autor: OAB Serviços 1 1. Instalando o aplicativo OAB Serviços (Android) Para realizar a instalação do aplicativo OAB Serviços é necessário acessar a Play Store

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades para as quais a sua empresa deseja fornecer;

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta... 4 1.4 Autenticação Nescon... 7 1.5 Autenticação Unasus... 8 2 Esqueci

Leia mais

MANUAL PARA CADASTROS ONLINE

MANUAL PARA CADASTROS ONLINE MANUAL PARA CADASTROS ONLINE 1 I. LOGIN E CADASTRO INICIAL 1. Acesse o site do São Bernardo Saude, passe o mouse sobre o ícone clientes e clique no link Imposto de Renda. 2. Efetue o login informando o

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Sistema Atena Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2017 SUMÁRIO Sistema Atena 1. Cadastro de Projeto Docente 1.1. Acesso ao Sistema 1.2. Cadastro COM Inscrição no Edital

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES

MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES 2017.1 Cronograma das Inscrições 2017.1 Etapa Pré-inscrição Resultado da pré-inscrição Inscrição Resultado da Inscrição Ajuste On Line Período 14 e 15 de

Leia mais

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE ACESSE: www.pe.senai.br Acesse o site do SENAI e clique no link Trabalhe Conosco, em seguida clicar em CANDIDATE-SE. Clique neste

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, clique no link e preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato de Concessão de uso dos Cartões

Leia mais

Para realizar a consulta das ações de extensão, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Planos de Trabalho

Para realizar a consulta das ações de extensão, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Planos de Trabalho Planos de Trabalho Os Planos de Trabalho descrevem as atividades que um discente deve realizar de acordo com o período estabelecido no cadastro do Plano. O responsável pelo cadastro dos Planos de Trabalho

Leia mais

Levantamento Patrimonial

Levantamento Patrimonial 68 4.9 Levantamento Patrimonial Usuários: Funcionário do DMP (Departamento de Material e Patrimônio) que trabalha na divisão de patrimônio Perfil: Gestor Patrimônio Global, Gestor Patrimônio Unidade Gestora,

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes.

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes. IMPORTANTE: Não deixe sua inscrição para a última hora, pois o upload de todos os documentos necessários pode levar um tempo considerável. O sistema não possibilita nenhum upload de documento após o fim

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais