Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira"

Transcrição

1 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

2 Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES Pesquisa de Preço Inserção de itens Itens Entrega/ Execução Amostras Fontes Formulário Preços Resultados Gerar Compra Fluxo de Pedido de Compra Fila de Trabalho SCL

3 3 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES Gerencia os processos licitatórios da instituição, em que contempla a elaboração de editais, publicações legais, análise da documentação, publicação dos resultados e o acompanhamento do edital em todas as suas fases, abrangendo todas as modalidades de licitação.

4 1.1 Pesquisa de Preço Para cadastrar uma pesquisa de preço, você deve acessar o Menu: Módulo do Sistema > Compras e Licitações > Compras e Licitações > Pesquisa de Preço. A primeira tela apresenta alguns campos para a consulta de Pesquisas já cadastradas. Para cadastrar um novo pedido é preciso clicar no botão Novo. 4

5 Na primeira etapa é preciso informar alguns dados sobre o pedido. Os campos com (*) são campos obrigatórios. O cadastro da Pesquisa de Preço está dividido em sete etapas. Na primeira tela é necessário informar os dados da pesquisa e os itens. 5

6 Inserção de itens Para adicionar os itens clique em Adicionar. Preencha o campo item acionando o botão de consulta. Aqui você pode escolher entre código, família e descrição. Os campos: Família, Especificação técnica, unidade de medida, preço com, código SIASG, unidade de medida e SIASG virão preenchidos automaticamente conforme catálogo. Quantidade a licitar: informe a quantidade solicitada. Entrega execução: Escolha dentre as opções: Imediata por imóvel, Parcelada contínua por imóvel, e sem quantitativos por imóvel. Clique em Confirmar. Você deve repetir a operação, para cada item que se desejar incluir no pedido. Após incluir todos os itens clique em Salvar. Para prosseguir com o pedido você deve clicar na aba correspondente a próxima etapa.

7 Itens Na aba Itens você deve conferir os dados da Pesquisa, assim como adicionar ou excluir os itens. Caso esteja tudo correto, clique em Salvar. Para prosseguir você deve clicar na aba correspondente a próxima etapa.

8 Entrega/ Execução Nesta aba é possível definir os locais para entrega execução para cada material adicionado. Para isto é necessário clicar no botão de Edição. O sistema apresentará informações não editáveis como: item, tipo de entrega, quantidade a fornecer e embalagem. Clique no botão Adicionar para inserir o Tipo (Interno ou Externo), Imóvel, Setor e quantidade (este campo irá variar conforme o tipo de entrega). Para Imediata por imóvel a quantidade deverá ser igual a quantidade informada no campo Quantidade a fornecer. Clique em Confirmar e depois em Salvar. Repita a operação para cada material. Para Parcelada/contínua por imóvel é necessário preencher os campos Periodicidade, Parcelas no campo Quantidade (clique na edição para informar a quantidade de material por parcela). O sistema dispõe da opção Linearizar, que serve para definir a mesma quantidade para todas as parcelas. Informe o número de quantidade por parcela e clique em Linearizar. Caso a quantidade seja diferente você deve informar em cada parcela o número desejado. Após preencher os campos clique em Confirmar. Clique novamente em Confirmar e depois em Salvar Por fim, Sem quantitativos por imóvel é preciso preencher os campos Imóvel, Setor, Periodicidade e Parcelas. Clique em Confirmar e depois em Salvar. Para avançar para a próxima etapa é preciso clicar na aba com o nome correspondente.

9 Amostras O preenchimento desta aba não é obrigatório. Nesta aba, é possível solicitar uma amostra, e para isso é preciso clicar no botão de Edição. Preencher os campos Imóvel Setor, Unidade de medida, Quantidade de amostra, Prazo de entrega (em dias), Prazo de ajuste (em dias) e Observações. É possível ainda adicionar Critérios de Aceitabilidade da Amostra clicando no botão Adicionar e preenchendo o campo Descrição. Após preencher os campos com asteriscos é preciso clicar no botão Salvar para cada material. Por não ser uma etapa obrigatória você pode solicitar a amostra de 1 material ou de todos. Para avançar para a próxima etapa é preciso clicar na aba com o nome correspondente.

10 Fontes Nesta aba intitulada Fontes, é possível adicionar todos os fornecedores que irão preencher os preços dos itens. Caso os fornecedores desejados não estejam cadastrados você deve ir ao Cadastro de Fornecedores (acessar Menu: Compras & Licitações > Fornecedores > Cadastro de Fornecedores). Clicar no botão Adicionar. Abrirá a tela de Consulta de Fornecedores com vários campos para o filtro. Depois de incluir todos os fornecedores e Salvar, clicar na aba Formulário.

11 Formulário Na etapa Formulário é possível enviar para os fornecedores preencherem os preços. Esta aba também não é obrigatória. Existem duas opções de envio. com o link para o portal de pesquisa: será enviado um link para que o fornecedor preencha os preços diretamente no portal. com documentação anexa: o sistema permite enviar uma planilha gerada pelo sistema para que o fornecedor preencha os preços e responda por com o link para o portal de pesquisa O sistema permite enviar um link para o fornecedor preencher os preços diretamente no Portal. Para isso você deve clicar em Novo Formulário. Preencha os campos obrigatórios (*). Escolha o tipo de formulário: com o link para o Portal de Pesquisa Selecione o fornecedor destinatário. Lembrando que as informações Contato e , o sistema busca do cadastro de fornecedores. Caso não esteja aparecendo consulte no Cadastro de fornecedores. Os campos referentes ao remetente virão preenchidos automaticamente conforme Cadastro de funcionários (caso não esteja correto ou não apareça acesse a tela Tabelas Básicas > Funcionários) Clique em Salvar. Agora o formulário está cadastrado, para enviá-lo ao fornecedor você deve clicar no botão de Edição. Confira se os dados estão todos corretos e insira a folha de rosto. Escolha o modelo de solicitação de pesquisa de preço - Link para o portal. Caso queira editar a mensagem clique em Assistente de documentos. Agora envie o formulário clicando em Enviar.

12 com documentação anexa: É possível enviar uma planilha gerada no sistema para que o fornecedor preencha os preços e responda por . Para isso você deve clicar em Novo Formulário. Preencha os campos obrigatórios (*). Escolha o tipo de formulário: com documentação anexa. Selecione o fornecedor destinatário. Lembrando que as informações Contato e , o sistema busca do cadastro de fornecedores. Caso não esteja aparecendo consulte no Cadastro de fornecedores. Escolha o documento Planilha padrão para registro dos preços dos itens Excel. Os campos referentes ao remetente virão preenchidos automaticamente conforme Cadastro de funcionários (caso não esteja correto ou não apareça acesse a tela Tabelas Básicas > Funcionários.) Clique em Salvar. Agora o formulário está cadastrado, para enviá-lo ao fornecedor você deve clicar no botão de Edição. Confira se os dados estão todos corretos e selecione novamente a Planilha padrão para registro dos preços. Insira a folha de rosto. Escolha o modelo de solicitação de pesquisa de preço Caso queira editar a mensagem clique em Assistente de documentos. Agora envie o formulário clicando em Enviar.

13 Preços Na etapa Preços é possível preencher os preços de três maneiras: Preenchimento manual de preços: o usuário logado irá preencher. Importação de preços enviados pelo fornecedor: o usuário logado irá importar os preços da planilha enviada pelo fornecedor Portal de licitações pelo fornecedor: o próprio fornecedor preenche no Portal de licitações Preenchimento manual de preços O sistema permite que o usuário logado preencha os preços conforme orçamentos. Para isso você deve clicar no botão de Edição.

14 14 Nesta tela o sistema apresenta todos os itens do pedido. Preencha o campo Unitário com o valor informado pelo fornecedor no orçamento. É possível desclassificar um item, para isso você deve selecioná-lo como desclassificado e justificar no campo: Motivos. Após preencher todos os preços cotados pelo fornecedor você deve clicar em Confirmar. Repita a ação para todos os fornecedores. Depois que todos os fornecedores estiverem com o símbolo você deve clicar em Salvar e clicar na aba Resultado.

15 Importação de preços enviados pelo fornecedor Após o fornecedor enviar a planilha por você deve acessar a aba Preços na Pesquisa de Preço Fornecedores que estiverem com o símbolo significam que ainda não foram preenchidos. Já os fornecedores com significam que já possuem preços. Você deve escolhe entre Arredondar e Truncar para o Cálculo do preço total. Clique em Importar Aqui você deverá selecionar o arquivo. O sistema permite importar várias planilhas de uma única vez. Para isso é preciso clicar em Nova Planilha. Após inserir as planilhas clique em Iniciar importação.

16 Portal de licitações pelo fornecedor Todos os passos a seguir deverão ser feitos pelo fornecedor. O fornecedor deve acessar o site e clicar em Pesquisa de Preço. Será previamente enviado por usuário e senha para o fornecedor. Selecione a pesquisa correspondente, clicar em Prosseguir Na aba Fornecedor é necessário apenas conferir se a seção Dados do Fornecedor está correta. Caso haja alguma informação incompleta ou errada, é possível atualizar os dados da empresa. Quando as informações cadastrais da empresa estiverem completas e corretas, o fornecedor deve clicar no campo de Confirmação e, posteriormente, em Prosseguir.

17 Caso haja a necessidade de alterar alguma informação cadastral basta acionar o link Visualizar e/ou atualizar as informações cadastrais da empresa e fazer as alterações necessárias. Após finalizar essas alterações você precisará entrar em contato com o servidor que lhe encaminhou a Pesquisa de Preço para que ele aprove as alterações feitas, pois o sistema não permitirá Prosseguir com a pesquisa emitindo uma mensagem. 17

18 Na aba Sobre a pesquisa, na seção Informações (item), é possível conferir quais produtos ou serviços fazem parte da pesquisa de preço, bem como verificar as quantidades solicitadas para cada item. Clique em Prosseguir para ir para a próxima aba. Nesta aba intitulada Proposta de Preço, na seção Proposta, o fornecedor deve incluir o nome do responsável, que é a pessoa que será o contato, em caso de dúvidas, e a validade da proposta. Nessa etapa, o fornecedor possui três opções de preenchimento: Desejo informar o valor deste item: Ao clicar nesta opção, irá parecer a descrição do material. As informações Unidade e Quantidade já estarão preenchidas. Desta forma, cabe ao fornecedor incluir informações referentes a Valor unitário, Entrega, Garantia e Marca. O Valor total será calculado automaticamente. Caso alguma informação adicional se faça necessária, como a especificação técnica do produto que não conste na descrição disponível, é possível incluí-la no campo Observação. Não trabalho com este item: Nenhuma informação adicional será solicitada ao escolher esta opção. Trabalho com o item, mas não desejo informar o preço neste momento: Nenhuma informação adicional será solicitada ao escolher esta opção. Ao final do preenchimento, é possível conferir o valor total da proposta. Quando todas as informações estiverem completas, clicar em Prosseguir. Anexos, é possível incluir outros documentos que se façam necessários. Esta etapa não é obrigatória. Clicar em Prosseguir para acessar a próxima aba. Enviar proposta, é apresentada uma visão geral de todas as informações preenchidas pelo fornecedor. É possível voltar às etapas anteriores e corrigir alguma informação. Há, ainda, o botão Imprimir, que abrirá uma nova página em seu navegador com a visão geral da pesquisa de preço. Se todas as informações estiverem completas, clicar em Enviar. Aparecerá uma mensagem confirmando o envio da proposta para esta pesquisa de preço. Clicando em OK, a página retornará para a aba Pesquisas, na qual é possível verificar que a pesquisa de preço que acabou de ser preenchida não estará mais disponível para alterações. 18

19 1.1.8 Resultados A aba Resultados tem como objetivo apresentar os valores de referência por item. Acesse a aba Resultados e escolha o Critério de julgamento. Clique em Processar e depois em Salvar Resultado. 19

20 1.1.9 Gerar Compra Depois que todas as etapas da Pesquisa de Preço forem preenchidas você deverá clicar no botão Gerar Compra, para que todas as informações da pesquisa sejam migradas para o Pedido de Compra. O sistema informará o número do pedido. Ao clicar em Abrir pedido para complementar informações o sistema irá direcionálo para o pedido. 20 O pedido também é composto por sete etapas, porém todas as informações preenchidas na Pesquisa de Preço já estarão preenchidas aqui. Basta que você passe por todas as etapas para conferência. Na etapa 1 altere a categoria caso necessário e preencha a Justificativa.

21 Após o preenchimento desta aba, acione o botão Próxima etapa para dar continuidade ao processo. 2) Lotes/itens: os itens já estarão preenchidos. 3) Entrega/Execução: é necessário conferir se a situação do item está.caso esteja, é necessário editar e informar o local (imóvel, setor e quantidade) da entrega. 4) Amostras: o sistema irá apresentar se o item possui ou não amostra. Esta etapa não é obrigatória. Siga para a próxima etapa do pedido de compra. 21

22 22 5) Anexos: o sistema permite a inserção de arquivos e mostra o Mapa comparativo de preços feito na pesquisa de preço. 6) Documentos: permite a inserção de documentos exigidos para habilitação dos fornecedores. 7) Concluir: você deverá conferir os dados do pedido e Enviar. 1.2 Fluxo de Pedido de Compra Os pedidos de compra seguem um fluxo que é configurado em função do perfil dos usuários. Estas tarefas presentes no fluxo aparecerão na fila de trabalho para que os responsáveis possam dar andamento aos pedidos. O usuário solicitante irá criar o pedido e enviar para que o responsável aprove, caso o pedido esteja correto, o responsável irá aprovar o pedido. Caso não esteja o pedido é encaminhado para esclarecimentos. Após aprovado o pedido é encaminhado para que o setor de compras monte o processo e passe a tramitar internamente. Toda vez que o departamento de compras julgar necessário, o pedido irá retornar para o requerente executar alguma tarefa.

23 Fila de Trabalho SCL As tarefas apresentadas nos fluxos deverão aparecer na fila de trabalho. Para visualizá-las acesse sua fila de trabalho. Os pedidos ou processos de compras só poderão ser recebidos pela fila de trabalho. Na aba Compras e Licitações o sistema apresenta todos os processos que estão aguardando a execução da atividade por parte do usuário logado. Diferente do SPA, esta fila é individual, ou seja, os processos que estão aparecendo para o meu usuário podem não estar aparecendo para o meu colega de setor. Para executar a tarefa desejada clique sob o nome. Os processos que possuem a linha de registro na cor de fundo verde correspondem aos processos que ainda não foram recebidos. Para receber clique sob o processo e confirme a ação. Após o recebimento você deverá consultar a pasta digital e executar a ação indicada.

Sistema de Compras e Licitações SCL

Sistema de Compras e Licitações SCL 2 Capacitação Plataforma Solar Sistema de Compras e Licitações SCL Agosto de 2017 3 Sumário Clique no item para ser direcionado à página desejada. Dicas de utilização... 4 O sistema... 5 1 Pesquisa de

Leia mais

Sistema de Almoxarifado ALX

Sistema de Almoxarifado ALX Capacitação Plataforma Solar Sistema de Almoxarifado ALX Agosto de 2017 Sumário Clique no item para ser direcionado à página desejada. Dicas de utilização... 2 O sistema... 3 1 Cadastro de Pedido de Material

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Capacitação Plataforma Solar. Sistema de Processos Administrativos SPA

Capacitação Plataforma Solar. Sistema de Processos Administrativos SPA Capacitação Plataforma Solar Sistema de Processos Administrativos SPA Agosto de 2017 Sumário Clique no item para ser direcionado à página desejada. Dicas de utilização... 2 O sistema... 3 1 Cadastro de

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Cadastro de Pedido de Contração de Serviços

Cadastro de Pedido de Contração de Serviços Cadastro de Pedido de Contração de Serviços Para acessar um Pedido de Compra/Contração escolha o Módulo do Sistema Pedidos, depois o menu Pedidos de Compra/Contratação e novamente a opção Pedido de Compra/Contração

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 ÍNDICE PORTAL DE CLIENTES Selecione o tópico desejado para obter ajuda Esqueci minha senha Alterar idioma Alterar senha Acessar portal Como

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno Portaria 0988/2013- GAB, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo:

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

Manual de Cotação. Índice ÍNDICE

Manual de Cotação. Índice ÍNDICE Índice ÍNDICE Nova cotação... 01 Editar / Reenviar... 08 Verificar andamento... 09 Interrompidos... 12 Visulizar Pedidos... 13 Ver Responsáveis... 16 Exibir Relatórios... 17 Mensagens... 20 Alterar login

Leia mais

Manual Autorizador TOTVS

Manual Autorizador TOTVS Manual Autorizador TOTVS APRESENTAÇÃO Com o objetivo de melhorar e facilitar o processo de utilização do sistema de registros e solicitações, a Unimed Pelotas/RS implantará o Autorizador, um novo sistema

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL Sumário 1. Acessando Portal UFGNet...3 1.1 Realizando login...3 2. Acessando o módulo de Requisição de Material...4 2.1 Cadastrar Requisição...4 2.1.1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO DO PORTAL DO CANDIDATO Envio de documentos para comprovação de renda O primeiro passo, depois da apropriação dos termos do edital 10/2019-Prograd, é acessar o Portal do Candidato, no endereço candidato.ufes.br.

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO Índice ACESSO AO PORTAL UFGNet... 3 CADASTROS... 5 ANEXAR DOCUMENTO... 5 DESPACHOS ELETRÔNICOS... 8 AUTENTICAR... 8 ALTERAR DESPACHO... 10 REMOVER DESPACHO... 12 MOVIMENTAÇÃO...

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4 1.3.

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2019 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DEZEMBRO 2012 ÍNDICE 1. Item ajuda... 5 2. Novo cadastramento... 5 3. Cadastro Pessoa Física... 6 4. Cadastramento... 7 5. Cadastro - Pessoa Jurídica... 8 5.1

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo: 1º Passo: Acesse o portal:

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA SIGAA

PROJETO DE PESQUISA SIGAA PROJETO DE PESQUISA SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPES- 2105-6511 / copes@ufs.br CINTEC- 2105-6865 / cintec.ufs@gmail.com

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO -PASSO 1: Acessar ao site ATENÇÃO: navegador da internet a ser utilizado para acessar ao SPA: Explorer -PASSO 2:

Leia mais

SISTEMA DE COMPRAS MINHA UFMG

SISTEMA DE COMPRAS MINHA UFMG SISTEMA DE COMPRAS MINHA UFMG MANUAL DO CADASTRO DE PEDIDOS DE COMPRAS Elaborado por: Denner Souza (FAFICH/UFMG) Acesse o portal minha.ufmg.br com seu login e senha e clique no menu Sistema de Compras

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

TELA 1: Acessar o Sistema SIPAC com sua senha no Portal UFGNet

TELA 1: Acessar o Sistema SIPAC com sua senha no Portal UFGNet TELA 1: Acessar o Sistema SIPAC com sua senha no Portal UFGNet TELA 2: Acessar o Portal Administrativo Em uma destas 2 opções TELA 3: Verificar se o item ao qual deseja comprar já está cadastrado no Catálogo

Leia mais

Manual básico de utilização

Manual básico de utilização Manual básico de utilização Assistente SNGPC www.assistentesngpc.com.br Sumário 1. Acesso ao sistema 1.1. Login no sistema 1.1.1. Cadastro da farmácia/drogaria 1.1.2 Acesso 2. Abertura do inventário inicial

Leia mais

CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA 1. ACESSO AO SISTEMA DE CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS Para visualizar o Cadastro e Resolução de Recursos, o usuário com o perfil de Solicitante

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 2 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4 1.3.

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SU MÁ RIO Orientações gerais Como acessar e preencher a tela de cadastro? Detalhamento

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 2 1.2. Primeiro Acesso ao Portal...

Leia mais

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS 1. Como Acessar Na internet, acesse o seguinte endereço: www.brf-br.com/terceiros Concluído o Pré-Cadastro, sua empresa poderá acessar o Portal através da senha

Leia mais

MANUAL. Via Portal do Cidadão

MANUAL. Via Portal do Cidadão MANUAL Enviar Proposta de Licitações" Via Portal do Cidadão Para efetuar esta operação o usuário deverá acessar o portal balneariopicarras.atende.net rolar a página até o final, clicando na aba Enviar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 070/2013, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO Nº 070/2013, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Rua Ciomara Amaral de Paula, 167 Bairro Medicina 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone: (35)

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 09

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 09 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 09 ÍNDICE PORTAL DE CLIENTES Selecione o tópico desejado para obter ajuda Esqueci minha senha Alterar idioma Alterar senha Acessar portal Como

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1)

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1) Submeter Projeto Sistema Módulo Usuários SIPAC Portal Administrativo Servidores Esta funcionalidade é utilizada pelos servidores com acesso ao sistema, permitindo que sejam cadastrados e submetidos projetos

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal...

Leia mais

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Recadastramento Nacional Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Substituição das atuais carteiras e cédulas de Identidade Profissional

Leia mais

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 SEGURANÇA E SAÚDE PARA A INDÚSTRIA 1 Acessar o site da Campanha SESI de Vacinação Contra a Gripe pelo link: http://189.36.20.16/sesimg e clicar no item ADESÃO.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Módulo de gerenciamento do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A

MANUAL DO USUÁRIO Módulo de gerenciamento do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição MANUAL DO USUÁRIO Módulo de gerenciamento do Programa Nacional de

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Grupo de Banco de Dados IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Dados Título Nome do Arquivo

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

Guia de Uso Portal dos Alunos

Guia de Uso Portal dos Alunos Guia de Uso Portal dos Alunos Índice Primeiro Acesso... 01 Tela Inicial... 02 Seção de Arquivos... 02 Incluindo Arquivos... 03 Alterando Arquivos... 05 Apagando Arquivos... 06 Seção de Cadastro... 07 Financeiro...

Leia mais

Cadastrar Projeto Interno

Cadastrar Projeto Interno 2017/10/27 13:45 1/10 Cadastrar Projeto Interno Cadastrar Projeto Interno Sistema Módulo Usuários Perfil SIGAA Pesquisa Servidor Gestor Pesquisa Última Atualização 11/10/2016 09:46 Esta funcionalidade

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2019 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do

Leia mais

PORTAL NOSSO CORRETOR. Sistema de Solicitação de Cotações

PORTAL NOSSO CORRETOR. Sistema de Solicitação de Cotações PORTAL NOSSO CORRETOR Sistema de Solicitação de Cotações Sistema de Solicitação de Cotações 1 Como acessar o novo sistema 2 Como solicitar uma cotação 3 Consulta de cotações Sistema de Solicitação de Cotações

Leia mais

Caso já esteja cadastrado mas não lembra da senha Click no Link esqueci Minha Senha.

Caso já esteja cadastrado mas não lembra da senha Click no Link esqueci Minha Senha. MANUAL PARA INSERIR REQUERIMENTOS DIVERSOS Passo 01 - Preencher o Requerimento Diversos no Site da Secad www.secad.to.gov.br Click no Portal do Servidor Preencha os campos com o seu CPF e Senha. Caso ainda

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

PROGRAMA INTERNET PARA TODOS

PROGRAMA INTERNET PARA TODOS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES SECRETARIA DE TELECOMUNICAÇÕES DEPARTAMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL PROGRAMA INTERNET PARA TODOS Manual de orientação de adesão ao programa Internet

Leia mais

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar.

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. 01.12345678.00 Marque a opção Demais usuários. O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. Caso seja seu primeiro acesso, será

Leia mais

TELA 1: Acessar o Sistema SIPAC com sua senha no Portal UFGNet

TELA 1: Acessar o Sistema SIPAC com sua senha no Portal UFGNet TELA 1: Acessar o Sistema SIPAC com sua senha no Portal UFGNet TELA 2: Acessar o Portal Administrativo Em uma destas 2 opções TELA 3: Verificar se o item ao qual deseja comprar (produto da adesão) já está

Leia mais

Tutorial para utilização do Sistema

Tutorial para utilização do Sistema Tutorial para utilização do Sistema Orfeu versão 1.0 Elaborado por: Informática Sistemas e Projeto Processo EACH, em maio de 2012 Antonio Carlos de O. Macedo Luísa Adib Dino 1. PREFÁCIO Este tutorial fornece

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Quadrem International Ltd. Manual de Cotação Votorantim

Quadrem International Ltd. Manual de Cotação Votorantim Quadrem International Ltd. Manual de Cotação Votorantim Versão Data da Modificado por Comentários modificação 1.0 11/12/2008 Luiz Fernando Menta Versão inicial 2.0 27/04/2009 Ellen Ramos Atualização 3.0

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 ÍNDICE MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA... 1 ÍNDICE... 2 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. GERAR USUÁRIO E SENHA... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO...

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP. Movimentação de Locais de Estoque CD COM e SEM Endereçamento Logístico

Guia de Implantação Bluesoft ERP. Movimentação de Locais de Estoque CD COM e SEM Endereçamento Logístico Guia de Implantação Bluesoft ERP Movimentação de Locais de Estoque CD COM e SEM Endereçamento Logístico Guia de Implantação MOVIMENTAÇÕES DE LOCAIS DE ESTOQUE (CD) O objetivo deste GUIA é auxiliar os profissionais

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / copgdufs@gmail.com Lato Sensu - Coordenador: Objetivo

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK MANUAL DO USUÁRIO 1 APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK Preparo do usuário para solicitações.... 3 Cadastro... 3 Alterar senha de acesso... 5 Vincular equipamentos... 7 Nome da

Leia mais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIMAR Sistema de Compras de Materiais SISTEMA DE COMPRAS DE MATERIAIS Manual de Funcionalidades do Sistema SIMAR. SUMÁRIO SISTEMA DE COMPRAS DE

Leia mais

Requisição de Serviços. Visão Geral

Requisição de Serviços. Visão Geral Requisição de Serviços Visão Geral Agenda Introdução Cadastro da Requisição de Serviços Atender Requisições de Serviços Cadastrar Processo de Compra/Licitação Esclarecimentos 2 Introdução 3 Introdução

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016

DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016 DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016 MANUTENÇÃO DE DESPESAS O módulo de despesas permite total controle das despesas associadas a uma determinada conta ou ainda de uma oportunidade. Controle o ressarcimento

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

Requisição de Auxílio Financeiro ao Estudante. Perfil Requisitor

Requisição de Auxílio Financeiro ao Estudante. Perfil Requisitor Requisição de Auxílio Financeiro ao Estudante Perfil Requisitor Agenda Introdução Cadastro da Requisição Acompanhamento da Requisição Atendimento da Requisição Prestação de Contas 2 Introdução 3 Definição

Leia mais

SMS: Envio Coletivo de Mensagem Passo 1: Remetentes

SMS: Envio Coletivo de Mensagem Passo 1: Remetentes SMS: Envio rápido. Ao logar no sistema, você irá deparar-se com a tela resumo de sua conta. Observe que no canto direito superior há a opção Envio Rápido de SMS. Essa é uma opção simplificada, criada para

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21 ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright 2010-2014 Página 1 de 21 Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. Objetivo do Documento... 3 2. Detalhes explicativos de um pedido de inserção (PI) no sistema Pi

Leia mais

Como acessar o sistema AutoSC via internet

Como acessar o sistema AutoSC via internet Como acessar o sistema AutoSC via internet Passo 1 Acessar o Portal Saúde CAIXA Todos os titulares deverão realizar cadastro no Portal Saúde CAIXA, para posterior acesso ao sistema AutoSC (em D +1) através

Leia mais

Proposta Online Passo a Passo

Proposta Online Passo a Passo Proposta Online Passo a Passo Índice 1. Introdução 03 2. Como acessar 06 3. Visão Geral 09 4. Nova Cotação 12 5. Preenchimento de Proposta 26 6. Proposta em Análise 44 7. Corrigindo uma Proposta 47 8.

Leia mais

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação 1/15 Modulo responsável por fazer a interface entre o fornecedor e a empresa para informar os preços em uma cotação aberta no Intellicash usando a internet. Compatibilidade O é compatível com IE+8, Chrome,

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA TISS

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA TISS FATURAMENTO FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA TISS COMO ACESSAR O SISTEMA 1. Acesse o site da Fundação Copel (www.fcopel.org.br) 2. No Portal do Prestador, clique em SAÚDE CONNECT 3.02 3. Digite seu

Leia mais