Teoria da Comunicação aula 3 1º semestre O surgimento da pesquisa nos EUA e o crescimento da comunicação funcionalista

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teoria da Comunicação aula 3 1º semestre O surgimento da pesquisa nos EUA e o crescimento da comunicação funcionalista"

Transcrição

1 Teoria da Comunicação aula 3 1º semestre 2017 O surgimento da pesquisa nos EUA e o crescimento da comunicação funcionalista

2 Todo mundo é influenciado pela propaganda? A propaganda seduz nossos sentidos, mexe com os nossos desejos, revolve nossas aspirações, fala com o nosso inconsciente, nos propõe novas experiências, novas atitudes, novas ações (SAMPAIO, 2003). Por mais defesas que possamos construir, por mais barreiras que levantemos, sempre há o anúncio que fura o cerco, o comercial que ultrapassa os muros, a ideia que interfere em nossa vontade. Apesar de buscarmos a racionalidade do ceticismo, de incentivarmos a defesa da indiferença, sempre há uma mensagem publicitária que nos atrai, interessa e convence.

3 fluencia-da-propaganda-no-padrao-de.html

4 A construção da ciência social empírica Nas pesquisas da Universidade de Chicago nos EUA, o papel das ciências sociais é o da resolução dos desequilíbrios sociais. Um dos principais expoentes foi Robert Ezra Park ( ), um jornalista militante da causa afro-americana. Ele utilizou essa vivência em pesquisas sociológicas na periferia, referenciadas em George Simmel, que conceituou as condutas individuais como uma reação a um fato social, exterior (MATTELART, 1999). A perspectiva é a da cidade como estado de espírito (Simmel), como um local privilegiado de observação. Na personalidade urbana há a intensificação do estímulo nervoso, mobilidade e locomoção: a cidade é o laboratório social com seus signos de desorganização, marginalidade, aculturação, assimilação. Importantes contribuições: imigração e integração à sociedade americana. Neste contexto, os jornais são instrumentos para assimilar os acontecimentos (jornais em língua estrangeira). Ex Brasil: imprensa operária, jornais italianos.

5 Estudo da ecologia humana A ecologia como a ciência das relações do organismo (seres) com o ambiente (sociedade). Elementos que definem uma comunidade: população organizada em um território, em relação de interdependência caracterizada pela luta de espaços (comunidade orgânica), em relações de competição, de acordo com Park. Ciclo das relações étnicas em comunidades de imigrantes: competição, conflito, adaptação, assimilação (rejeição). Segundo esta teoria, a comunicação e a ordem moral atuam como mediadores em processos de compartilhamento de experiências vinculadas a essas sociedades. Crítica: pesquisa pragmática sucumbe ao determinismo biológico sem aprofundar a complexidade sociocultural.

6 Comunicação como tensão social, aprofundamento da experiência individual e da precipitação da superficialidade nas relações sociais influenciada pelos meios de comunicação. A influência do grupo nas decisões Estudos de efeitos da nova ordem moral nas concentrações urbanas e industriais difundidas pelos meios de comunicação: Charles Horton Cooley ( ) Pesquisa os grupos primários que se caracterizam pela associação e pela cooperação intensa, formando a base da natureza social e das ideias do indivíduo. Teoria que rejeita o fim dos grupos primários e as tendências uniformizantes da cidade. O indivíduo compreendido como um ser, com uma história de vida, experiência singular, única e ao mesmo tempo, submetido às marcas de nivelamento e de homogeneização do comportamento.

7 O impacto da propaganda Harold D. Lasswell, da Universidade de Chicago, estuda o impacto da propaganda e técnicas de formação de opinião pública. Para o teórico, a propaganda é o único meio de suscitar a adesão das massas. É uma visão instrumental da propaganda para a fabricação de consentimento, com a representação da mídia onipotente. Período da criação da pesquisa funcionalista (equilíbrio da sociedade depende do funcionamento de seu sistema social e as partes têm funções de integração no sistema) (HOHLFELDT; MARTINO; FRANÇA, 2012). Época das sondagens de opinião como instrumento da administração cotidiana pública. Em 1936, Gallup/Roger e Urossley conseguem prever a reeleição do presidente Roosevelt (1936). Internacionalmente acontece a ascensão da propaganda do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e na Rússia (Kominter, III Internacional, para a expansão dos ideais comunistas). Influência no Brasil: Coluna Prestes.

8 Sociologia funcional da mídia: quem diz o quê, por qual canal e com que efeito (análise do conteúdo e dos efeitos Lasswell, 1948) - evolução da teoria hipodérmica

9 Os objetos de pesquisa neste período são os efeitos da mídia sobre os receptores, em avaliações para fins práticos e expansionistas das transformações em seus conhecimentos, comportamentos, atitudes e emoções, opiniões.

10 Pragmatismo na pesquisa - Pesquisas direcionadas apenas para a verificação da eficácia de uma informação governamental - Pesquisa instrumental para medir a eficiência de uma campanha publicitária - Resultados de relações públicas de empresas - Pesquisas a partir de demandas das forças armadas e de grandes monopólios da comunicação de massa Primeiras pesquisas: (1933) Payne Fund: Efeitos do cinema no conhecimento de culturas estrangeiras e atitudes em relação à violência e ao comportamento delinquente, de acordo com fatores diversos (sexo, idade, meio social). As funções da Comunicação em LASSWELL(HOHLFELDT; MARTINO; FRANÇA): - Informativa, vigilância (alarme) - Integração - Educativa - Recreativa Disfunção narcotizante da mídia - apatia política das grandes massas da população de LAZARSFELD; MERTON da Universidade de Columbia. Análise de programas ou máquina de perfis para o registro de reações do ouvinte (aprovação, aversão ou indiferença). Estudos quantitativos de rádio na Universidade de Princeton.

11 Líderes como formadores de opinião A comunicação é estudada a partir da Teoria dos Intermediários de Lazarsfeld (1948), que estabelece a importância dos grupos primários na formação de opiniões e em decisões de compra/comportamento. Two step flow (duplo fluxo): Pessoas bem informadas Pessoas que dependem de outros para obter informação, opiniões

12 Teoria dos efeitos: muitos anúncios tentam suscitar o desejo utilizando a beleza plástica, sem relação com o produto (desejo mal-entendido). Não se trata de desejo mas do objeto de apelo (ZOZZOLI, IN: PEREZ, 2007). Estas associações são uma concepção mecanicista da publicidade e que considera o consumidor como condicionado por estímulos. Pesquisa instrumental para o marketing Pesquisas de amostragem revelaram graus de interesse que determinavam os modos de comunicação mais aptos à aceitação de inovações, utilizando o estudo de condutas de consumidores, de acordo com a tradição matemática de Quetelet: Consciência - Interesse - Avaliação - Tentativa - Adoção ou Rejeição Modelo AIDA (já ultrapassado): captar a atenção, suscitar o interesse, estimular o desejo, passar à ação/aquisição.

13 Um anúncio pertinente deve cativar o olhar e expressar um mensagem (comunicação sintética imagem - palavra) (JOANNIS, 1965 IN: PEREZ, 2007)

14 As metas da publicidade O modelo DAGMAR é inspirado no AIDA e é a definição de metas da publicidade para a medição de resultados (modelo 1950/1960) Russell H. Colley. O importante é mensurar resultados do consumo. 5 etapas: desconhecimento, tomada de consciência, compreensão, convicção, ação.

15 Pesquisas com foco na mudança de hábitos Kurt Lewin (do MIT) desenvolve pesquisas sobre a decisão do grupo com as percepções de cada membro, a partir de mensagens comunicadas por diferentes vias. Utilizada como base na modificação de hábitos de donas de casa orientadas por estratégias de marketing, em um contexto de regime de escassez de alimentos, no pós-guerra (Segunda Guerra Mundial). São pesquisas de efeitos que estudam as relações dos indivíduos nos grupos e os processos de decisão. Lewin também é o criador da Teoria do Gatekeeper (porteiro, controlador do fluxo de informações) - o formador de opinião informal, que aplicado ao jornalismo, define o que é notícia (valor-notícia). Esta teoria perde a força com o jornalismo colaborativo. O que é notícia?

16 A persuasão Carl Hovland (da Universidade de YALE) e outros pesquisadores conduzem pesquisas sobre o aumento da persuasão e a eficácia da propaganda, em sondagens com soldados dos EUA. Entre a ação e os efeitos há processos psicológicos que devem ser levados em conta: Interesse Preferências Predisposição a certos assuntos Memorização

17 Crítica à cultura comercial Wright Mills ( ) da Universidade de Columbia faz uma crítica ao que denomina de sociologia da burocracia em pesquisas acadêmicas dos Estados Unidos e propõe um retorno à imaginação, estabelecendo novas conexões entre cultura e poder, em um lazer autêntico distante da cultura comercial e da personificação do robô alegre. Que tipo de homem e de mulher a sociedade tende a criar? (MILLS, 1963 IN: MATTELARD, 1999).

18 Teoria da Informação Claude Elwood Shannon contratado para trabalhar para a BELL (AT&T) em estudos de criptografia durante a guerra (modificação de um conteúdo para impedir a compreensão) desenvolve a teoria da informação. Problema da comunicação: reproduzir em um ponto determinado, de maneira exata ou aproximada, uma mensagem selecionada em outro ponto (MATTELARD, 1999, p. 58) afetada por fenômenos diversos (ruído, interferência; entropia, incerteza, desorganização; redundância, repetição para o perfeito entendimento). A fonte de informação produz uma mensagem que o codificador transforma, em um suporte adequado, por um canal específico, que transmite ao receptor, decodificada para uma destinação (pessoa).

19 Em Shannon, a comunicação é processo de transmissão de uma mensagem por uma fonte de informação, através de um canal, a um destinatário. (HOHLFELDT; MARTINO; FRANÇA, 2012, P. 121)

20 Sociedade da informação A informação é a nova matéria-prima para a organização da sociedade, de acordo com Norbert Wiener. Surge a utopia da sociedade da informação de Breton e Pulx (MATTELARD) com a troca e o intercâmbio de mensagens e de conteúdos sem barreiras, e com o acesso democrático a todos. Nesta nova sociedade da informação, o risco de entropia ocorre quando há o controle dos meios de comunicação (falta de liberdade de expressão). A soma da informação em um sistema é a medida de seu grau de organização; a entropia é a medida do seu grau de desorganização; é um o negativo do outro (WIENER).

21 Comunicação: ciência da interação Novos cenários da organização da vida cotidiana, como a tecnologia a cabo (POOL, 1974 IN: MATTELARD, 1999) estão inseridas em uma nova ecologia da comunicação, definida por Abraham Moles. A ecologia da comunicação é a ciência da interação entre espécies diferentes no interior de um dado campo. A produção da informação com a distribuição em seus diversos sistemas de papéis, com distintos atores (agências, institutos de pesquisa, medição de audiência, organismos de regulação e arbitragem).

22 Cada uma das mídias é em si um sistema social independente, mas todas vinculam-se entre si de maneira sistemática (MELVIN DE FLEUR, 1966 IN: MATTELARD, 1999, p. 64) - a nova abordagem sistêmica da comunicação

23 Diferenças entre a pesquisa em comunicação americana e europeia A pesquisa americana é empírica, administrativa e encontra seu objeto nas comunicações de massa; já para a pesquisa europeia interessam as relações gerais do sistema e dos meios de comunicação de massa (MCM)., estuda a sociologia do conhecimento (WOLF, 2009).

A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes

A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes Profa. Lidiane Santos de Lima Pinheiro Wolf, Mauro. Teorias da Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2003 Relembrando

Leia mais

A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes

A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes Profa. Lidiane Santos de Lima Pinheiro Wolf, Mauro. Teorias da Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2003 Emissor

Leia mais

RUDIGER, F. As teoria da Comunicação... WOLF, M. Teorias das Comunicações de Massa... TEORIA FUNCIONALISTA

RUDIGER, F. As teoria da Comunicação... WOLF, M. Teorias das Comunicações de Massa... TEORIA FUNCIONALISTA RUDIGER, F. As teoria da Comunicação... WOLF, M. Teorias das Comunicações de Massa... TEORIA FUNCIONALISTA LASSWELL... Pioneiro T. HIPODÉRMICA: visão linear do processo Meios de Comunicação para guiar/direcionar

Leia mais

ÍNDICE. COMUNICAÇÃO 19 Etimologia do termo 19 Diversos conceitos 20

ÍNDICE. COMUNICAÇÃO 19 Etimologia do termo 19 Diversos conceitos 20 INTRODUÇÃO 7 ÍNDICE PREFÁCIO 15 INTRODUÇÃO 17 COMUNICAÇÃO 19 Etimologia do termo 19 Diversos conceitos 20 CAPÍTULO 1 SIGNO E COMUNICAÇÃO 1. O HOMEM E OS SÍMBOLOS 27 Dois mundos 27 Semiologia 29 Semiótica

Leia mais

TEORIA DA COMUNICAÇÃO AULA 2

TEORIA DA COMUNICAÇÃO AULA 2 TEORIA DA COMUNICAÇÃO AULA 2 Atos de comunicação Grr 1 Atos de comunicação 2 Comunicar significa tornar comum. Tanto os companheiros de tribo dos homens das cavernas, quanto leitores da Internet podem

Leia mais

Fechando as teorias clássicas americanas: Teoria da Informação

Fechando as teorias clássicas americanas: Teoria da Informação Fechando as teorias clássicas americanas: Teoria da Informação A Teoria da Informação (Teoria Matemática da Comunicação) é uma das vertentes que estudam a Comunicação de maneira mecanicista, ou seja, como

Leia mais

Conceito de sociedade de massa, opinião e público

Conceito de sociedade de massa, opinião e público Teoria da Comunicação aula 4 1º semestre 2017 Conceito de sociedade de massa, opinião e público O que é a sociedade de massa? É a consequência da industrialização progressiva, da revolução, dos transportes

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design Composto de Marketing: Promoção Naotake Fukushima UFPR Definições Comunicar o Valor! O que dizer? Para quem dizer? Com que frequência dizer? Naotake Fukushima UFPR Carro bacana, Divertido, Pequeno, Por

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO BREVE REVISÃO DAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Teoria Hipodérmica Teoria da Persuasão Teoria Empírica de Campo (Teoria dos Efeitos Limitados) Teoria Funcionalista Teoria Crítica Teoria Culturológica Teoria do

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro. HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010

Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro. HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010 Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro TEXTO-BASE: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010 ...Vem do latim communicatio = atividade realizada

Leia mais

Mix de Marketing (IV) 4P Promoção

Mix de Marketing (IV) 4P Promoção Mix de Marketing (IV) 4P Promoção Mix de Marketing Produto Preço Criação de valor Captação de valor Entrega de valor Comunicação de valor Praça Promoção COMUNICAÇÕES INTEGRADAS DE MARKETING (CIM) Abrange

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação Profª Msc. Mônica Satolani O que estudar? A comunicação e o processo de negociação. O ambiente empresarial e o aspecto da comunicação. O emissor e o receptor

Leia mais

Teoria da Informação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Teoria da Informação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Teoria da Informação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Claude Elwood Shannon, 1948 Autor que estabeleceu os fundamentos da Teoria da Informação Teoria da

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Tecnologia e Administração Parte 4. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Tecnologia e Administração Parte 4. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Parte 4 Prof. Fábio Arruda Conceito de Informação O conceito de informação, tanto do ponto de vista popular como do ponto de vista científico, envolve um processo de redução de incerteza.

Leia mais

Teorias da Comunicação Prof. Günter W. Uhlmann 2007

Teorias da Comunicação Prof. Günter W. Uhlmann 2007 Prof. Günter W. Uhlmann 2007 www.institutosiegen.com.br 1 Comunicação: (K. Merten 1977) É um processo pelo qual uma informação ou mensagem é transmitida de um emissor a um receptor. É uma troca de informações.

Leia mais

23 de julho/2010 Rio de Janeiro/RJ OFICINA COMUNICAÇÃO E PERCEPÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES. Cilene Victor

23 de julho/2010 Rio de Janeiro/RJ OFICINA COMUNICAÇÃO E PERCEPÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES. Cilene Victor 23 de julho/2010 Rio de Janeiro/RJ OFICINA COMUNICAÇÃO E PERCEPÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES Cilene Victor PROJETO PCRD PromoçÃO DA CULTURA DE RISCOS DE DESASTRES Iniciativa do Departamento de Minimização

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA TEORIA DA CARGA HORÁRIA 72h COMUNICAÇÃO CURSO

Leia mais

Mass Communication Research

Mass Communication Research Mass Communication Research Objetivos de aprendizagem: Apresentar os estudos e a aprendizagem das Teorias pensadas pela linha de pesquisadores dos Meios de Comunicação em Massa. Nesta unidade veremos cada

Leia mais

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 1

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 1 COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 1 Índice 1. O Que é Comunicação?...3 1.1. Características... 3 1.2. Formas e Componentes da Comunicação... 3 1.3. Conceitos Básicos... 4 1.3.1. Conceito etimológico... 4 1.3.2.

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva www.oxnar.com.br/2015/profuncionario 1 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO As informações para serem trocadas precisam ser produzidas. Fonte é o produtor da informação:

Leia mais

LETRAMENTO EM MARKETING ou A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS NAS ESCOLAS. Instância textual. PÚBLICO-ALVO da ação. Instância discursiva

LETRAMENTO EM MARKETING ou A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS NAS ESCOLAS. Instância textual. PÚBLICO-ALVO da ação. Instância discursiva LETRAMENTO EM MARKETING ou A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS NAS ESCOLAS L E I T U R A abc Instância textual OBJETIVOS da ação de comunicação PÚBLICO-ALVO da ação Instância discursiva Estratégias

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Senac. Atividade Projeto Integrador. Comunicação Empresarial. Alunos: Venicyus Venceslencio. Geovane Alves.

Faculdade de Tecnologia Senac. Atividade Projeto Integrador. Comunicação Empresarial. Alunos: Venicyus Venceslencio. Geovane Alves. Faculdade de Tecnologia Senac Gestão em Tecnologia da Informação Atividade Projeto Integrador Comunicação Empresarial Alunos: Venicyus Venceslencio Geovane Alves Gabriel Napolis Jakson Tavares Goiânia.

Leia mais

TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origens Surgiu em 1940 nos Estudos de Ludwig von Bertalanffy (biólogo alemão) sobre sistemas gerais (metabolismo, estados

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA

ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Nome do Projeto: Agatha Esportes de Areia Proponente: Associação Agatha Vôlei de Praia AAVP Lei Federal

Leia mais

MODELOS DE COMUNICAÇÃO Fernando Casal ISPAB

MODELOS DE COMUNICAÇÃO Fernando Casal ISPAB MODELOS DE COMUNICAÇÃO Fernando Casal ISPAB Modelos que vêem a comunicação como um processo. Um modelo é um mapa. Representa as características seleccionadas do seu território: nenhum modelo pode ser exaustivo.

Leia mais

Introdução PP UNISALESIANO. Aula 10: Audiência e Público-alvo

Introdução PP UNISALESIANO. Aula 10: Audiência e Público-alvo Introdução PP UNISALESIANO Aula 10: Audiência e Público-alvo Conceito Audiência: pessoas alcançadas pelo veículo de comunicação (empresa). Define as pessoas que assistem determinado canal de televisão,ou

Leia mais

MIDIA KIT (Projeto Comercial) TIRAGEM EXEMPLARES

MIDIA KIT (Projeto Comercial) TIRAGEM EXEMPLARES MIDIA KIT (Projeto Comercial) TIRAGEM 3.000 EXEMPLARES PORQUE ANUNCIAR EM REVISTA? Ao realizar um PLANO DE MÍDIA, a Revista, com as inúmeras vantagens que oferece, tornou-se o veículo ideal para divulgar

Leia mais

CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO 1. Conceitos de cibernética: Ciência da comunicação e do controle. É um sistema de controle baseada na comunicação. 2. Sistemas: Conjunto de elementos que estão dinamicamente

Leia mais

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA Assuntos Abordados no Módulo Princípios, conceitos e funções da publicidade e da propaganda.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - FAFICH DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - COM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - FAFICH DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - COM Disciplina: Teorias da Comunicação Código: COM663 Turma: Carga horária: 60 horas/aula Créditos: 04 (quatro) Classificação: OB Curso: Comunicação Social Pré-requisito: COM027 Período Letivo: 2017/1 Aulas:

Leia mais

Campanha comunitária de mobilidade urbana da Prefeitura de Santa Cruz do Sul¹. Caren Raquel Brum Morais² Daniele Furtado³ Yheveln Guerin 4

Campanha comunitária de mobilidade urbana da Prefeitura de Santa Cruz do Sul¹. Caren Raquel Brum Morais² Daniele Furtado³ Yheveln Guerin 4 Campanha comunitária de mobilidade urbana da Prefeitura de Santa Cruz do Sul¹ Caren Raquel Brum Morais² Daniele Furtado³ Yheveln Guerin 4 RESUMO Universidade de Santa Cruz do Sul O principal objetivo desde

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Max Weber

Max Weber Max Weber - 1864-1920. Considerado o sistematizador da Sociologia na Alemanha Criador da metodologia compreensiva na Sociologia. Desenvolveu estudos no campo do direito, filosofia, história com ênfase

Leia mais

Nota Prévia 7 Prefácio... 23

Nota Prévia 7 Prefácio... 23 Indice Nota Prévia 7 Prefácio................................................... 23 I PARTE - Definição, classificações e funções da Publicidade 25 O Que é Publicidade? 27 Importância e Desenvolvimento

Leia mais

Índice ECONOMIA E NEGÓCIOS PARTE I. Índice de caixas, figuras e tabelas 13. Prefácio para os estudantes 19. Prefácio para os professores 21

Índice ECONOMIA E NEGÓCIOS PARTE I. Índice de caixas, figuras e tabelas 13. Prefácio para os estudantes 19. Prefácio para os professores 21 Índice Índice de caixas, figuras e tabelas 13 Prefácio para os estudantes 19 Prefácio para os professores 21 PARTE I ECONOMIA E NEGÓCIOS Capítulo 1 Ambiente empresarial 1.1. Âmbito da economia empresarial

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Inglês

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Inglês Produção CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Inglês Ensino Básico Ano letivo: 2017/2018 7º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Compreender textos orais e audiovisuais

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA 1) ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO O mapeamento do campo de atuação em assessoria e consultoria em comunicação, baseado na

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO ENADE VOLUME

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO ENADE VOLUME CADERNO PEDAGÓGICO TEORIAS DA COMUNICAÇÃO ENADE VOLUME 2 ISBN: 2015/1 ALUNO(A): APOIO PEDAGÓGICO: NUCLEO DE FORMAÇÃO GERAL ANNA PAULA SOARES LEMOS JOAQUIM HUMBERTO COELHO DE OLIVEIRA LUCIMAR LEVEGNHAGEN

Leia mais

TÍTULO: O PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS NOS MUSEUS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS

TÍTULO: O PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS NOS MUSEUS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS TÍTULO: O PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS NOS MUSEUS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI AUTOR(ES): TAINÁ GIGLIO

Leia mais

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho Conteúdo Nesta aula, você estudará: A comunicação excelente nas empresas. A importância da comunicação para a imagem

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira AEDB Gestão de Negócios Internacionais 4º Bimestre Prof. Walfredo Ferreira Trabalho para a avaliação do 4º bimestre 1) Valor: até 10,0 pontos - parte escrita até 5,0 pontos e apresentação oral até 5,0

Leia mais

Questões abordadas - Comunicação

Questões abordadas - Comunicação AULA 13 Marketing Questões abordadas - Comunicação Quais são as etapas envolvidas no desenvolvimento de um programa de propaganda? Como as decisões sobre promoção de vendas devem ser realizadas? Quais

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás

Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada 3 1 OBJETIVOS Promover a comunicação integrada entre as empresas do Sistema e

Leia mais

Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência

Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência Plataforma da Informação Fundamentos da Excelência Modelo de Excelência em Gestão Fundamentos da Excelência O Modelo de Excelência em Gestão estimula e apoia as organizações no desenvolvimento e na evolução

Leia mais

RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2016/2017 RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COMPONENTE DE FORMAÇÃO SÓCIO CULTURAL CIDADANIA E MUNDO ATUAL CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO (CEF) DE OPERADOR

Leia mais

Alianças às tradições

Alianças às tradições Alianças às tradições PRÊMIO ABERJE 2010 Categoria: Comunicação Integrada CENÁRIO A Vale adotou em 2009 o posicionamento de marca Vale. Cada vez mais verde. E amarela. Investiu US$ 166 milhões em ações

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 205328 No dia 4 de outubro de 1957, os russos lançaram o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik. O fato foi noticiado pela agência Tass às 23 horas de Moscou. Favorecido por uma antecedência

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Jornalismo BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Jornalismo BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ BACHARELADO 1 Graduação em _ Na Unisinos, a experiência de aprendizagem na faculdade de é permeada por um enfoque prático e a proximidade dos alunos com a comunidade interna e do

Leia mais

Nuvens 1. Gisela DAL CASTEL 2 Neusa PALMIERI ³ Sérgio MENEZES 4 Universidade Positivo, Curitiba, PR

Nuvens 1. Gisela DAL CASTEL 2 Neusa PALMIERI ³ Sérgio MENEZES 4 Universidade Positivo, Curitiba, PR Nuvens 1 Gisela DAL CASTEL 2 Neusa PALMIERI ³ Sérgio MENEZES 4 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO A fotografia que deu origem ao presente trabalho foi tirada e tratada para a disciplina de Fotografia

Leia mais

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini O papel da Promoção no Marketing Mix Profª Telma Lanini A Estratégia Promocional constitui um plano para o uso otimizado dos elementos de promoção: Publicidade, Relações Públicas, Venda Pessoal e Promoção

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho. Auto-imagem e Estilo de Vida (Aula 8)

FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho. Auto-imagem e Estilo de Vida (Aula 8) FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho Auto-imagem e Estilo de Vida (Aula 8) Estudo de Caso Farm moda Feminina http://www.farmrio.com.br/ Critérios de segmentação

Leia mais

BRI 010 Regimes e OIs

BRI 010 Regimes e OIs BRI 010 Regimes e OIs Regimes Internacionais e Segurança e a OTAN Janina Onuki IRI/USP janonuki@usp.br 9 de maio de 2014 Segurança Internacional Estudos na área de segurança: Segurança internacional Defesa

Leia mais

Ambiente de Negócios e Reformas Institucionais no Brasil

Ambiente de Negócios e Reformas Institucionais no Brasil Ambiente de Negócios e Reformas Institucionais no Brasil Fernando Veloso IBRE/FGV Seminário IBRE Armadilha da Renda Média: Visões do Brasil e da China Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2013 Desafios da

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO PERSPECTIVAS HISTÓRICAS 2016/1

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO PERSPECTIVAS HISTÓRICAS 2016/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CENTRO DE ARTES - UFES - CAMPUS DE GOIABEIRAS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Disciplina: Semestre: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO PERSPECTIVAS

Leia mais

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção Propaganda no Rádio Formatos de Anúncio Formas de Inserção Jingle JINGLE Mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, fácil de cantarolar, criada e composta para a propaganda

Leia mais

A Família Estrutura ou Desestrutura o indivíduo?

A Família Estrutura ou Desestrutura o indivíduo? TERAPIA FAMILIAR A Família Estrutura ou Desestrutura o indivíduo? Abordagens influentes do século XX Os problemas psicológicos provêm da interação doentia com os membros da família. Solução: Afastar os

Leia mais

NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. autonomia para as

NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. autonomia para as NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. esco autonomia para as lhas só o é anglo. O CONHECIMENTO ADQUIRIDO E AS REFLEXÕES PRATICADAS TODOS OS DIAS AJUDAM A CRIAR INDIVÍDUOS AUTÔNOMOS,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR I Professor(es): NORA ROSA RABINOVICH Carga horária: 34 h/a. (25,5 h). Ementa:

Leia mais

Grade Curricular em 2011 para as turmas de 2º à 4º ano de Turismo. 2º ano. HORA RELÓGIO ANUAL Psicologia Aplicada ao Turismo

Grade Curricular em 2011 para as turmas de 2º à 4º ano de Turismo. 2º ano. HORA RELÓGIO ANUAL Psicologia Aplicada ao Turismo Grade Curricular em 2011 para as turmas de 2º à 4º ano de Turismo. 2º ano DISCIPLINAS H/A SEMANAL H/A ANUAL (50 min.) HORA RELÓGIO ANUAL Psicologia Aplicada ao Turismo Agenciamento e Transporte Espanhol

Leia mais

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi Estratégias de Comunicação em Eventos Prof. Flávio Franceschi Emissor Meio (Mensagem) Receptor Consumidores e a Comunicação Novos Consumidores necessitam de novas estratégias de Comunicação Publicidade

Leia mais

David Kaye, 1995 (A Natureza da Informação)

David Kaye, 1995 (A Natureza da Informação) David Kaye, 1995 (A Natureza da Informação) A seleção das mensagens feita pelo receptor é orientada pelo seu modelo mental, que determina a informação que lhe faz sentido e esta informação não somente

Leia mais

AULA 4 Dia 27 de março. Complexidade e Elementos do Processo e Comunicação Interna

AULA 4 Dia 27 de março. Complexidade e Elementos do Processo e Comunicação Interna 1 AULA 4 Dia 27 de março Complexidade e Elementos do Processo e Comunicação Interna 2 3 Complexidade do Processo Para as pessoas que não têm muito contato com a Gestão de Processos, todo processo parece

Leia mais

pág. 1908 Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

pág. 1908 Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012. ESTUDO DE RECEPÇÃO DAS MASSAS: UM OLHAR PARA O RECEPTOR Juliana Rettich jsrettich@gmail.com 1. Introdução Este artigo tem por objetivo analisar os diferentes olhares que foram lançados sobre a ideia de

Leia mais

EIXO 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. D 3.1 Debate Contemporâneo da Gestão Pública (16h)

EIXO 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. D 3.1 Debate Contemporâneo da Gestão Pública (16h) EIXO 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA D 3.1 Debate Contemporâneo da Gestão Pública (16h) Professor : Fernando Luiz Abrucio Aula 1 03, 04 e 06 de outubro de 2011 AS BASES DA BUROCRACIA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA 1) Origens:

Leia mais

Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire

Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire Planejamento de Campanhas Promocionais O que é planejamento?. O planejamento constitui um processo complexo e abrangente. Possui dimensões e características próprias, implica uma filosofia e políticas

Leia mais

NOCÕES DE ADMINISTRAÇÃO Prof. FLÁVIO TOLEDO ADMINISTRAÇÃO A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Vários autores definem de diversas maneiras

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR)

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) Ementário - Doutorado Eixo de Disciplinas Comuns Metodologia de Pesquisa em Jornalismo M e D Obrigatória 60 horas 04 Conhecimento e campo científico. Campo

Leia mais

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 4 O DEPARTAMENTO DE MÍDIA

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 4 O DEPARTAMENTO DE MÍDIA CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4 DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA Apostila 4 O DEPARTAMENTO DE MÍDIA SETEMBRO 2008 O DEPARTAMENTO DE MÍDIA Se o Marketing, por meio de todas

Leia mais

1ª e 2ª Aulas de Jornalismo Especializado

1ª e 2ª Aulas de Jornalismo Especializado 1 1ª e 2ª Aulas de Jornalismo Especializado Unip (Universidade Paulista) Temas: Conceito de jornalismo voltado para a questão da especialização e O jornalista especialista e o jornalista generalista Sobre

Leia mais

Revista da ADEALQ UMA PUBLICAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DA ESALQ

Revista da ADEALQ UMA PUBLICAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DA ESALQ ADEALQ ADEALQ SOBRE A REVISTA A ADEALQ é a Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, instituição que graduou mais de 13.500 profissionais

Leia mais

NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A TAREFA DE ENSINAR É MUITO SÉRIA. entusiasmo pela

NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A TAREFA DE ENSINAR É MUITO SÉRIA. entusiasmo pela NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A TAREFA DE ENSINAR É MUITO SÉRIA. desco entusiasmo pela berta só o é anglo. ENSINAR É UMA TAREFA MUITO SÉRIA. MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE NÃO POSSA VIR ACOMPANHADA DE AFETO E DE

Leia mais

E S C O L A S E C U N D Á R I A D E C A L D A S D A S T A I P A S

E S C O L A S E C U N D Á R I A D E C A L D A S D A S T A I P A S MÓDULO 1 Área I A Pessoa Unidade Temática 1 O SUJEITO LÓGICO-PSICOLÓGICO Tema-problema: 1.2 PESSOA E CULTURA DURAÇÃO DE REFERÊNCIA (AULAS): 15 APRESENTAÇÃO: Com este Tema-problema reconhecer-se-á que partilhamos

Leia mais

UNIPAMPA CAMPUS SÃO BORJA - CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES PARA PRIMEIRO SEMESTRE 2016

UNIPAMPA CAMPUS SÃO BORJA - CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES PARA PRIMEIRO SEMESTRE 2016 PREVISÃO DE HORÁRIOS COM AS DISCIPLINAS OFERECIDAS EM 2018-1 (1º SEM) 08:30-09:30 Tendências e Experimentações Criativas Fundamentos de Marketing Sociologia Geral 09:30-10:30 Tendências e Experimentações

Leia mais

FATORES SITUACIONAIS. Comportamento do Consumidor. Profa. Maria Eneida Porto Fernandes

FATORES SITUACIONAIS. Comportamento do Consumidor. Profa. Maria Eneida Porto Fernandes FATORES SITUACIONAIS Comportamento do Consumidor Profa. Maria Eneida Porto Fernandes Quais são? Ambiente Físico Ambiente Social Tempo Propósito da Compra Estado de Espírito e Predisposição Conforme muda

Leia mais

Publicidade: meios e suportes

Publicidade: meios e suportes Publicidade: meios e suportes MEIO - Veículo que permite a difusão em massa de uma mensagem. - Conjunto de suportes homogéneos i.e., que revelem ter a mesma forma de comunicação. Ex. T.V., Imprensa, Publicidade

Leia mais

SUMÁRIO. PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI

SUMÁRIO. PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI SUMÁRIO PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI 1 MARKETING, MARKETING E MARKETING: VISÃO GERAL... 1 1.1 Produção, consumo e marketing... 2 1.2 Definições e concepções de marketing... 4 1.3 Esquemas de marketing: os

Leia mais

Aula 04. Relação Sistema e Ambiente 22/08/2012. As relações entre ambiente e sistema

Aula 04. Relação Sistema e Ambiente 22/08/2012. As relações entre ambiente e sistema Aula 04 As relações entre ambiente e sistema Teoria Geral de s TADS 2. Semestre Prof. André Luís 1 2 Relação e Ambiente A relação entre sistema e ambiente pode ser melhor compreendida, se vista sobre a

Leia mais

ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS FILIPE S. MARTINS ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS LIDERANÇA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO LIDERANÇA É UM DOS PAPÉIS DOS ADMINISTRADORES. O LÍDER INFLUENCIA O COMPORTAMENTO DE UM OU MAIS LIDERADOS OU SEGUIDORES.

Leia mais

EXAME DE INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA DA INFORMAÇÃO (41032) Ano Lectivo 2008/2009

EXAME DE INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA DA INFORMAÇÃO (41032) Ano Lectivo 2008/2009 EXAME 1 EXAME DE INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA DA INFORMAÇÃO (41032) Ano Lectivo 2008/2009 PARA RESOLUÇÃO DO TESTE ACONSELHA-SE QUE LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES: O cabeçalho de teste deve ser preenchido

Leia mais

Semiótica aplicada ao projeto de design

Semiótica aplicada ao projeto de design Semiótica aplicada ao projeto de design A ocorrência de um produto é resultante e expressão de um cenário político, econômico, social e cultural, dentro das dimensões histórica e geográfica. O produto

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Teoria Geral da Administração Professora: Daniele Campos Grupo: Cassius Silva Abreu Italo B. Leão Bettega Luiza Cunha de Menezes Natália Souto Pereira Raphael Gebhard Martins

Leia mais

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro. Ética Interação com o público interno e externo Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética INTERAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO Quando fala-se em interação com o público interno

Leia mais

Questões para Estudo - Alunos Rotinas Administrativas

Questões para Estudo - Alunos Rotinas Administrativas Questões - 1) Sobre os exemplos hipotéticos de práticas comuns nos processos organizacionais de um hospital publico, assinale a alternativa correta. a) Quando o setor de pronto atendimento desenvolve um

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL CONTEÚDOS OBJETIVOS ESTRUTURA DA PROVA Explicitar em que consiste a realidade social e constatar a sua complexidade; MÓDULO 1 Identificar o objeto das Ciências Sociais; Tema I O que é a Sociologia? Contextualizar

Leia mais

POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII

POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII Primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico, seu representante Auguste Comte. Tentativa de derivar as ciências

Leia mais

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os objetivos de publicidade e de marketing. Do que é basicamente

Leia mais

MODELOS E PROCESSOS DE BASE

MODELOS E PROCESSOS DE BASE PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO Ciências da Comunicação MODELOS E PROCESSOS DE BASE Aspectos básicos Modelo Telegráfico e Orquestral da Comunicação A Pragmática da Comunicação Humana Copyright, 2014 José Farinha,

Leia mais

2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL

2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL GRUPO DE ECONOMIA E CONTABILIDADE Cursos Científico-Humanísticos Ano Letivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL SOCIOLOGIA (12º ano) Página 1 de 6 Competências Gerais Desenvolver a consciência dos direitos e

Leia mais

Planejamento de Comunicação

Planejamento de Comunicação Planejamento de Comunicação Campanhas publicitárias: diretrizes, projetos e atividades Elaboração de briefing Profª Daniela Cartoni Campanhas publicitárias: diretrizes e atividades > Planejamento

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I AVALIAÇÃO 01/10/2012 AVALIAÇÃO Testes pós-veiculação: 1. DART Day after recall test grau de memorização atingido pelo consumidor exposto à comunicação. 2. Grupo de Controle de

Leia mais

11/03/2017. Comunicação e Ética NENL EXERCÍCIO

11/03/2017. Comunicação e Ética NENL EXERCÍCIO Comunicação e Ética NENL EXERCÍCIO 1 Descrever usando criatividade e imaginação como seria um dia, na sua cidade, se todos os meios de comunicação deixassem de funcionar. Imagine: - se nenhuma emissora

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA INSTITUCIONAL E OBRIGATÓRIA PARA MESTRANDOS E DOUTORANDOS Epistemologia: Ementa: Construção do conhecimento científico. Diferentes paradigmas de pesquisa em ciências sociais. Delineamento de

Leia mais