Controle de Sistemas Dinâmicos. Informações básicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Controle de Sistemas Dinâmicos. Informações básicas"

Transcrição

1 Controle de Sistemas Dinâmicos Informações básicas

2 Endereço com material

3 Ementa Modelagem de Sistemas de Controle; Sistemas em Malha Aberta e em Malha Fechada; Simplificação de Diagrama de Blocos; Diagramas de Fluxo de Sinal; Análise da Resposta Transitória; Análise do Erro em Regime Estacionário; Estabilidade; Análise pelo Método do Lugar das Raízes; Análise da Resposta em Frequência; Projeto de Controladores Industriais PID; Projeto pelo Método do Lugar das Raízes; Projeto pelo Método da Resposta em Frequência.

4 Conteúdo programático INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE CONTROLE: definições e conceitos básicos de sistemas de controle; controle em malha aberta; controle em malha fechada; exemplos de sistemas de controle. INTRODUÇÃO A CONCEITOS MATEMÁTICOS: números complexos; funções singulares; Transformada de Laplace (plano s). MODELAGEM MATEMÁTICA DE SISTEMAS DINÂMICOS: modelagem no domínio a frequência (função de transferência; não linearidades e linearização); modelagem no domínio do tempo (definições; forma do espaço de estados; modelos no espaço de estados de sistemas elétricos, mecânicos e fluídicos; linearização; relação entre função de transferência e representação no espaço de estados).

5 Conteúdo programático ANÁLISE DE RESPOSTA TRANSITÓRIA: conceitos básicos e excitação de sistemas de controle (entradas de teste); análise de resposta transitória de sistemas de primeira ordem; análise de resposta transitória de sistemas de segunda ordem; análise de resposta transitória de sistemas com pólos adicionais e zeros adicionais; erros em regime permanente; estabilidade e critério de Routh- Hurwitz. AÇÕES DE CONTROLE BÁSICAS E CONTROLADORES AUTOMÁTICOS INDUSTRIAIS: ação do tipo on-off; ação do tipo Proporcional; ação do tipo Integral; ação do tipo Derivativo; implementação de controladores. ANÁLISE UTILIZANDO O LUGAR DAS RAÍZES: elaboração do diagrama do lugar das raízes; análise de sistemas dinâmicos através do lugar das raízes; diagramas de contorno das raízes. ANÁLISE PELO MÉTODO DA RESPOSTA EM FREQUÊNCIA: diagrama de Bode e constantes de erro estático; gráficos polares; diagrama de Nyquist; margem de ganho e de fase; estabilidade relativa e critério de estabilidade de Nyquist.

6 Bibliografia Engenharia de sistemas de controle, Norman Nise, 6ª edição, Sistemas de Controle Modernos, Richard Dorf e Robert Bishop, 12ª edição, Engenharia de Controle Moderno, Katsuhiko Ogata, 5ª edição, 2011

7 Datas importantes ETAPA REFERÊNCIA DATA VALOR Lista exercícios (APS) 19 / Abril 05 pontos Primeira Trabalho simulação 19 / Abril 10 pontos Avaliação 19 / Abril 15 pontos Lista de exercícios (APS) 29 / Junho 05 pontos Segunda Trabalho simulação 29 / Junho 05 pontos Avaliação 29 / Junho 20 pontos Especial Avaliação 11 / Julho 100 pontos

8 Controle Introdução Definições básicas

9 Introdução Engenharia é a ciência que busca resolver problemas de forma aproximada. Quando fazemos medições de grandezas de Engenharia, os dados obtidos sempre apresentam erros. Por mais esforços que venhamos a empregar, quer com cuidados especiais ou com instrumental sofisticado, a medição perfeita (exata) nunca será realizada. Apesar de não haver exatidão, mesmo assim a Engenharia consegue resolver, de forma aproximada, problemas e com isso atender às necessidades da sociedade. Por meio da aplicação de técnicas e procedimentos, o engenheiro executa projeto e construção de tudo o que o ser humano usa, como carros, tratores, aviões, foguetes, edifícios, estradas, computadores, robôs, aparelhos para medicina, odontologia, de comunicação, etc.

10 Introdução É nesse contexto de soluções aproximadas que encontramos o significado de Modelagem, pois Engenharia é um conjunto de modelos. Modelos podem ser empíricos (físicos) ou analíticos (matemáticos e/ou computacionais). Em controle estamos interessados em como utilizar esses modelos para conseguirmos respostas desejadas de sistemas.

11 Modelagem matemática Modelagem matemática é a área de conhecimento que estuda maneiras de desenvolver e implementar modelos matemáticos de sistemas reais. Modelagem caixa branca (modelagem pela física ou natureza do processo ou ainda modelagem fenomenológica ou modelagem conceitual). Modelagem empírica

12 Modelagem matemática

13 Considerações importantes LINEARIDADE: validade do princípio da superposição (aula à parte). INVARIÂNCIA NO TEMPO: verificação da variação da dinâmica do sistema com a evolução temporal. CONCENTRAÇÃO DE PARÂMETROS: verificação da variação das variáveis de interesse apenas com o tempo e não com o espaço.

14 Algumas definições SISTEMA Combinação de componentes que atuam em conjunto de forma a realizar certo objetivo. Um sistema pode ser físico, biológico, econômico, etc. De forma genérica, representaremos um sistema como uma caixa que pode ter entradas (u) e saídas (y).

15 Algumas definições ESTADO Conjunto de valores necessários e suficientes que permitem saber, a cada instante, a configuração e a situação atual do sistema. O estado de um sistema é caracterizado, portanto, pelas suas variáveis de estado.

16 Algumas definições SISTEMAS DINÂMICOS Sistemas cujas variáveis de estado variam no tempo, segundo leis físicas que podem ser modeladas matematicamente.

17 Algumas definições SERVO SISTEMA Controladores de posição, velocidade ou de aceleração. Um servo sistema é composto por um elemento sensor, pela lógica de controle e pelo atuador (de posição, velocidade ou aceleração).

18 Algumas definições ENTRADA Qualquer grandeza que pode modificar, de forma significativa ou não, o estado do sistema. O comportamento de uma entrada é considerado independente do sistema, ou seja, ele não sofre influência do sistema.

19 Algumas definições SAÍDA Qualquer grandeza do sistema que caracteriza seu estado. Não significa fluxo que sai do sistema e sim alguma informação do mesmo. Podem corresponder às mudanças de valores de variáveis físicas do sistema ou mesmo às variações de parâmetros utilizados para descrevê-lo.

20 Algumas definições VARIÁVEL CONTROLADA: Quantidade ou condição que é medida e controlada. SINAL DE CONTROLE OU VARIÁVEL MANIPULADA: Quantidade ou condição que é variada (ou manipulada) para provocar a variação da variável controlada. Normalmente, a variável controlada é a saída do sistema. CONTROLAR significa medir o valor da variável controlada e aplicar o sinal de controle para corrigir ou limitar o desvio do valor medido com relação ao valor desejado.

21 Algumas definições DISTÚRBIO: Sinal que tende a afetar de forma adversa o valor da variável controlada (saída do sistema). Um sinal de distúrbio pode ser interno (gerado dentro do próprio sistema) ou externo (gerado fora do sistema). Esforço ou sinal que afeta a resposta do sistema.

22 Algumas definições SISTEMA DE CONTROLE: Interconexão de componentes formando uma configuração de sistema que produzirá uma resposta desejada do sistema. Conjunto de componentes organizados de forma a conseguir a resposta desejada de um sistema.

23 Algumas definições SISTEMA DE CONTROLE: Engenharia de sistemas de controle se preocupa com compreensão e controle de segmentos do seu ambiente, geralmente, chamados de sistemas, para prover produtos econômicos para a sociedade (Dorf). A isso podemos acrescentar: produtos econômicos, estáveis, robustos e sustentáveis.

24 Algumas definições SISTEMA DE CONTROLE DE MALHA ABERTA: Utiliza um dispositivo de atuação para controlar diretamente o processo sem usar retroação. Este tipo de sistema de controle não pode compensar efeitos de perturbações e atuam unicamente com base na entrada. Um exemplo seria uma torradeira que atua com base em um timer e não possui nenhuma indicação da condição (cor) da torrada para interromper o processo.

25 Sistema de controle malha aberta

26 Algumas definições SISTEMA DE CONTROLE A MALHA FECHADA: Utiliza uma medida da saída e a retroação (realimentação) deste sinal para compará-la com a saída desejada (referência ou comando). Como vantagens, temos uma menor sensibilidade à ruídos e/ou perturbações e alterações de ambiente (menor sensibilidade a mudança de parâmetros; melhor rejeição de perturbações; melhor atenuação do ruído; melhor redução de erro em estado permanente e controle e ajuste de estado transitório). Como principal desvantagem, temos um aumento de complexidade (e custo) do sistema.

27 Sistema de controle malha fechada

28 SISTEMA DE CONTROLE A MALHA FECHADA:

29 Motivação e contexto Dado um modelo do sistema a ser controlado e um conjunto de especificações, temos que encontrar um controlador adequado.

30 Especificações de desempenho: resposta adequada aos sinais de controle; atenuação de perturbações; limitação de sinais críticos. Especificações de controlador: Linear, simples e eficiente. metodologia de projeto? Motivação e contexto

31 Estabilidade (resposta de transiente, resposta de estado estacionário, resposta natural, resposta forçada) Sistemas de controle devem ser estáveis. Custo (Qual o impacto econômico?) Motivação e contexto Robustez (O quão seu sistema é sensível a mudanças de parâmetros?)

32 Considerações Para compreender e controlar sistemas complexos, existe a necessidade de definição de modelos matemáticos quantitativos para os mesmos. Como estes sistemas são dinâmicos, as equações que os descrevem são usualmente equações diferenciais. A adoção de hipóteses e/ou simplificações pode permitir um conjunto de equações mais facilmente manipuláveis.

33 Considerações Em resumo, na abordagem de problemas com sistemas dinâmicos, têm-se as operações seguintes: a) Definição do sistema e de seus componentes. b) Formulação do modelo matemático e hipóteses adotadas. c) Definição das equações do modelo. d) Resolução das equações em função das variáveis de saída desejáveis. e) Exame das soluções e hipóteses obtidas. f) Se necessário, reanálise do sistema e/ou modelo.

34 Exemplo 1 A figura ao lado mostra um sistema mecânico simples massa-mola-amortecedor que pode ser descrito pela Segunda Lei de Newton. Consideramos que o atrito entre a massa e a parede pode ser modelado como amortecimento viscoso, ou seja, a força de atrito é linearmente proporcional à velocidade da massa. Essa constante é indicada pela letra b. Na figura, temos duas posições: x indica a posição da extremidade da mola se a massa M não está conectada; y indica a nova posição, quando a massa está conectada (assim, temos um deslocamento δ qualquer a partir da referência x sem a massa, ou seja, y = x + δ).

35 Exemplo 1 As forças existentes são, portanto: a) A força de atração gravitacional (peso): f M = mg; b) A força elástica da mola: f k ; c) A força de atrito entre a massa e a parede: f b ; d) A força externa aplicada: f;

36 Exemplo 1 Assim, pela segunda Lei de Newton, devemos ter (desprezando a massa da mola): f f f M f b f Ma ( t) mg bv( t) ky( t) Ma( t) De forma simplificada: k f mg bv ky Ma

37 Exemplo 1 f mg bv ky Ma Pelas definições feitas, y = x + δ logo: f mg bv kx k Ma

38 Exemplo 1 f mg bv kx k Ma Antes de aplicarmos a força f(t), o sistema estará deslocado de δ e o conjunto estará em equilíbrio (velocidade nula). Isto quer dizer que a força da mola deverá equilibrar o peso, ou seja: Assim, temos: mg = kδ f bv kx Ma

39 Exemplo 1 f bv kx Ma f 2 d ( t) M 2 dt x( t) bv( t) kx( t) Como d v( t) x( t) dt Podemos reescrever a equação como: d f ( t) M v( t) bv( t) k v( t) dt dt

40 Exemplo 1 Assim, a equação d f ( t) M v( t) bv( t) k v( t) dt dt nos permite obter toda e qualquer informação do sistema e podemos definir a força f(t) (entrada) de forma a obter um resultado (saída) esperado. Além disso, a equação (modelo) nos permite entender (prever) o comportamento do sistema para determinado tipo de entrada (força externa aplicada).

41 Exemplo 2 Raciocínio semelhante ocorre quando analisamos um circuito elétrico, como o RLC da figura. Sua análise resulta em uma equação com a forma apresentada.

42 Considerações

43 Analogia entre sistemas elétricos e mecânicos As equações diferenciais que governam as tensões e correntes em um sistema elétrico são semelhantes as equações diferenciais que modelam o movimento de um sistema mecânico. Um sistema mecânico possui um circuito elétrico análogo e vice versa. Na Tabela, são apresentados os componentes elétricos e os componentes mecânicos que estão associados. Existem duas analogias possíveis de serem realizadas.

44 Analogia entre sistemas elétricos e mecânicos

45 Analogia entre sistemas elétricos e mecânicos

46 Analogia entre sistemas elétricos e mecânicos

47 Analogia entre sistemas elétricos e mecânicos

48 Analogia entre sistemas elétricos e mecânicos

49 Analogia entre sistemas elétricos e mecânicos

50 Analogia entre sistemas elétricos e mecânicos

51 Analogia entre sistemas elétricos e mecânicos

52 Controlador PID V V out in LCs 2 1 RCs 1

53 Circuito RLC sem carga

54 Circuito RLC com carga

55 Circuito RLC com carga e controle PID

56 Circuito RLC com carga e controle PID

57 Circuito RLC com carga diferente e controle PID

58 FIM

Sistemas de Controle I (Servomecanismo) Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello 1

Sistemas de Controle I (Servomecanismo) Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello 1 Sistemas de Controle I (Servomecanismo) Carlos Alexandre Mello 1 Sobre a Disciplina 2 O que são sistemas de controle Um sistema de controle é um conjunto de componentes organizados de forma a conseguir

Leia mais

Introdução ao Sistema de Controle

Introdução ao Sistema de Controle Introdução ao Sistema de Controle 0.1 Introdução Controle 1 Prof. Paulo Roberto Brero de Campos Controle é o ato de exercer comando sobre uma variável de um sistema para que esta variável siga um determinado

Leia mais

Sistemas de Controle 2

Sistemas de Controle 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Sistemas de Controle 2 Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro Sistemas de Controle 2 Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro Planejamento da disciplina

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Campus Experimental de Sorocaba

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Campus Experimental de Sorocaba PLANO DE ENSINO UNIDADE: CURSO: Engenharia de Controle e Automação HABILITAÇÃO: Controle e Automação OPÇÃO: - DEPARTAMENTO: - IDENTIFICAÇÃO: CÓDIGO: ITC DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À TEORIA DE CONTROLE SERIAÇÃO

Leia mais

ENGENHARIA DE CONTROLE

ENGENHARIA DE CONTROLE ENGENHARIA DE CONTROLE Prof. Reinaldo M. Palhares Contato: Sala 2605 (BLOCO 1) mailto: palhares@cpdee.ufmg.br www.ppgee.ufmg.br/ palhares/controlelinear.html Terças- e Quintas-Feiras 07h30 a 09h10 Aspectos

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA CURSO: FT02-T PERÍODO LETIVO: 2017/2 TURMA: 01 DISCIPLINA: Sistema de Controle SIGLA: FTE029 CARGA HORÁRIA TOTAL: 90 CRÉDITOS: 6 TEÓRICA: 90 PRÁTICA: 0 PRÉ-REQUISITO: FTE008

Leia mais

UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROCET DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA. Disciplina de Controle II Prof. MC. Leonardo Gonsioroski da Silva

UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROCET DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA. Disciplina de Controle II Prof. MC. Leonardo Gonsioroski da Silva UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROCET DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Disciplina de Controle II Prof. MC. Leonardo Gonsioroski da Silva 1. K. Ogata: Engenharia de Controle Moderno, 5 Ed., Pearson, 2011 2.

Leia mais

CCL: CONTROLE CLÁSSICO. Profa. Mariana Cavalca

CCL: CONTROLE CLÁSSICO. Profa. Mariana Cavalca CCL: CONTROLE CLÁSSICO Profa. Mariana Cavalca Currículo Resumido Curso Técnico em Eletro-Eletrônica ETEP (São José dos Campos - SP) Iniciação científica (estatística) Estágio Empresa ITA júnior: microcontroladores.

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT Curso: ELE-ELE - Bacharelado em Engenharia Elétrica Departamento: DEE - Engenharia Elétrica Disciplina: null Código: ISC0001 Carga horária: 90 Período letivo: 2017/2 Professor: Celso José Faria de Araújo

Leia mais

SISTEMAS DE CONTROLE SIC

SISTEMAS DE CONTROLE SIC SISTEMAS DE CONTROLE SIC Parte 1 Modelagem de Sistemas Dinâmicos Professor Dr. Michael Klug 1 Introdução MODELOS No estudo de sistemas de controle devemos ser capazes de obter uma representação matemática

Leia mais

Conteúdo. Definições básicas;

Conteúdo. Definições básicas; Conteúdo Definições básicas; Caracterização de Sistemas Dinâmicos; Caracterização dinâmica de conversores cc-cc; Controle Clássico x Controle Moderno; Campus Sobral 2 Engenharia de Controle Definições

Leia mais

SEM Sistemas de Controle Aula 1 - Introdução

SEM Sistemas de Controle Aula 1 - Introdução SEM 5928 - Sistemas de Controle Universidade de São Paulo O que é controle? Dicionário Houaiss: Controle:... 3. Dispositivo ou mecanismo destinado a comandar ou regular o funcionamento de máquina, aparelho

Leia mais

Teoria de Controle. Helio Voltolini

Teoria de Controle. Helio Voltolini Teoria de Controle Helio Voltolini Conteúdo programático Introdução aos sistemas de controle; Modelagem matemática de sistemas dinâmicos; Resposta transitória de sistemas de controle; Estabilidade dos

Leia mais

Controle: é o ato de comandar, dirigir, ordenar, manipular alguma coisa ou alguém.

Controle: é o ato de comandar, dirigir, ordenar, manipular alguma coisa ou alguém. DEFINIÇÕES Sistema: é um conjunto de componentes que atuam conjuntamente e realizam um certo objetivo. Assim um sistema é um arranjo de partes ou componentes, sem limitações de quantidade ou qualidade.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO MECATRÔNICA ENG3502 SISTEMAS DE CONTROLE II

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO MECATRÔNICA ENG3502 SISTEMAS DE CONTROLE II PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO MECATRÔNICA ENG3502 SISTEMAS DE CONTROLE II PROF. MARCOS LAJOVIC CARNEIRO - 2017/1 Turma A01/1 PLANO

Leia mais

Professor Msc. Leonardo Henrique Gonsioroski

Professor Msc. Leonardo Henrique Gonsioroski Professor Msc. Leonardo Henrique Gonsioroski Professor Leonardo Henrique Gonsioroski UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROCET DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CONTROLE E AUTOMAÇÃO Definições Um sistema que estabeleça

Leia mais

O controle automático tem desempenhado um papel fundamental no avanço da engenharia e da ciência. Ex: sistemas de veículos espaciais, sistemas de

O controle automático tem desempenhado um papel fundamental no avanço da engenharia e da ciência. Ex: sistemas de veículos espaciais, sistemas de 1º Capitulo O controle automático tem desempenhado um papel fundamental no avanço da engenharia e da ciência. Ex: sistemas de veículos espaciais, sistemas de direcionamento de mísseis, sistemas robóticos

Leia mais

1. Estudo do pêndulo

1. Estudo do pêndulo Objectivos odelizar um pêndulo invertido rígido de comprimento e massa, supondo uma entrada de binário. Simular em computador. entar estabilizar o pêndulo em ciclo aberto por manipulação directa do binário.

Leia mais

SEM561 - SISTEMAS DE CONTROLE

SEM561 - SISTEMAS DE CONTROLE SEM561 - SISTEMAS DE CONTROLE Adriano Almeida Gonçalves Siqueira Aula 1 - Introdução a Sistemas de Controle Índice O que é controle? Exemplo 1: componentes de um sistema de controle Exemplo 2: malha aberta

Leia mais

Controle II. Márcio J. Lacerda. 2 o Semestre Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João del-rei

Controle II. Márcio J. Lacerda. 2 o Semestre Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João del-rei Controle II Márcio J. Lacerda Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João del-rei 2 o Semestre 2016 M. J. Lacerda Aula 1 1/24 Integral P 1 (100 pontos) - 22 de Setembro. P 2 (100

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1 Introdução 1. CAPÍTULO 2 Terminologia dos Sistemas de Controle 14

Sumário. CAPÍTULO 1 Introdução 1. CAPÍTULO 2 Terminologia dos Sistemas de Controle 14 Sumário CAPÍTULO 1 Introdução 1 1.1 Sistemas de controle 1 1.2 Exemplos de sistemas de controle 2 1.3 Sistemas de controle de malha aberta e malha fechada 3 1.4 Realimentação 3 1.5 Características da realimentação

Leia mais

MONTAGEM E SISTEMAS DE CONTROLE DE UM SEGWAY COM KIT LEGO

MONTAGEM E SISTEMAS DE CONTROLE DE UM SEGWAY COM KIT LEGO FACULDADES NETWORK ENGENHARIA MECATRONICA MONTAGEM E SISTEMAS DE CONTROLE DE UM SEGWAY COM KIT LEGO CAIO GABRIEL ZANOTTO DOUGLA ALMEIDA FABIO COSTA HANIEL GARCIA SUMARÉ, ABRIL DE 2015 FACULDADES NETWORK

Leia mais

SC1 Sistemas de Controle 1. Cap. 3 Erros no Regime Estacionário Prof. Tiago S Vítor

SC1 Sistemas de Controle 1. Cap. 3 Erros no Regime Estacionário Prof. Tiago S Vítor SC1 Sistemas de Controle 1 Cap. 3 Erros no Regime Estacionário Prof. Tiago S Vítor Sumário 1. Introdução 2. Erro em regime estacionário de sistemas com realimentação unitária 3. Constantes de Erro Estático

Leia mais

Mario Campos, Dr.ECP PETROBRÁS/CENPES. Engenharia Básica em Automação e Otimização de Processos (EB/AOT)

Mario Campos, Dr.ECP PETROBRÁS/CENPES. Engenharia Básica em Automação e Otimização de Processos (EB/AOT) Controle Regulatório Avançado e Sintonia de Controladores PID Mario Campos, Dr.ECP PETROBRÁS/CENPES Engenharia Básica em Automação e Otimização de Processos (EB/AOT) e-mail: mariocampos@petrobras petrobras.com..com.br

Leia mais

SISTEMAS DE CONTROLE SIC

SISTEMAS DE CONTROLE SIC SISTEMAS DE CONTROLE SIC Parte 0 Introdução Professor Dr. Michael Klug 1 Definição CONTROLE é o ato de comandar, dirigir, ordenar ou manipular Controle clássico (convencional); Controle moderno; Controle

Leia mais

B. A. Angelico, P. R. Scalassara, A. N. Vargas, UTFPR, Brasil

B. A. Angelico, P. R. Scalassara, A. N. Vargas, UTFPR, Brasil Função de Transferência Relação Entrada-Saída Desejamos obter a expressão M(s) = Y(s) R(s) Para obter essa expressão, devemos realizar uma analise de algebra de blocos. Perceba que a relação entre o sinal

Leia mais

Sistemas de Controle 1

Sistemas de Controle 1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Sistemas de Controle 1 Cap2 - Modelagem no Domínio de Frequência Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro Sistemas de Controle 1 Prof. Dr. Marcos

Leia mais

Aluno Data Curso / Turma Professor

Aluno Data Curso / Turma Professor Apostila Modelagem e Simulação de Sistemas Dinâmicos Aluno Data Curso / Turma Professor 24/10/09 Engenharia Industrial Mecânica / 2006-1 MODELAGEM MATEMÁTICA DE SISTEMAS DINÂMICOS Everton Farina, Eng.º

Leia mais

SEM561 - SISTEMAS DE CONTROLE

SEM561 - SISTEMAS DE CONTROLE SEM561 - SISTEMAS DE CONTROLE Adriano Almeida Gonçalves Siqueira Aula 1 - Introdução a Sistemas de Controle Índice O que é controle? Exemplo 1: componentes de um sistema de controle Exemplo 2: malha aberta

Leia mais

Sistemas de Controle 2

Sistemas de Controle 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Sistemas de Controle 2 Cap.7 - Erros de Estado Estacionário Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro Sistemas de Controle 2 Prof. Dr. Marcos Lajovic

Leia mais

Questões para Revisão Controle

Questões para Revisão Controle Questões para Revisão Controle 1. (PROVÃO-1999)A Figura 1 apresenta o diagrama de blocos de um sistema de controle, e a Figura 2, o seu lugar das raízes para K > 0. Com base nas duas figuras, resolva os

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Processo N 003/11, aprovado pela Resolução n.

Leia mais

Controle e Servomecanismos I

Controle e Servomecanismos I Controle e Servomecanismos I Introdução Sistemas de controle com e sem retroalimentação São de enorme importância científica, tecnológica e econômica com aplicações em Telecom, transportes, navegação,

Leia mais

B. A. Angelico, P. R. Scalassara, A. N. Vargas, UTFPR, Brasil

B. A. Angelico, P. R. Scalassara, A. N. Vargas, UTFPR, Brasil Função de Transferência Relação Entrada-Saída Desejamos obter a expressão M(s) = Y(s) R(s) Para obter essa expressão, devemos realizar uma analise de algebra de blocos. Perceba que a relação entre o sinal

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA-AERONÁUTICA MPS-43: SISTEMAS DE CONTROLE

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA-AERONÁUTICA MPS-43: SISTEMAS DE CONTROLE INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA-AERONÁUTICA I. INTRODUÇÃO MPS-43: SISTEMAS DE CONTROLE Prof. Davi Antônio dos Santos (davists@ita.br) Departamento de Mecatrônica http://www.professordavisantos.com

Leia mais

Introdução ao controle de conversores

Introdução ao controle de conversores Unidade VI Introdução ao controle de conversores 1. Controle por Histerese 2. Controle Linear 3. Utilização da ferramenta SmartCtrl (PSIM) Eletrônica de Potência 1 Introdução Conversores estáticos devem

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS EDITAL ESPECÍFICO 087/ CAMPUS SABARÁ

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS EDITAL ESPECÍFICO 087/ CAMPUS SABARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS SABARÁ MG Rodovia MGC 262, km 10, s/n, Sobradinho, Sabará/MG,

Leia mais

PMR3404 Controle I Aula 3

PMR3404 Controle I Aula 3 PMR3404 Controle I Aula 3 Resposta estática Ações de controle PID Newton Maruyama 23 de março de 2017 PMR-EPUSP Classificação de sistemas de acordo com o seu desempenho em regime estático Seja o seguinte

Leia mais

EES-20: Sistemas de Controle II. 31 Julho 2017

EES-20: Sistemas de Controle II. 31 Julho 2017 EES-20: Sistemas de Controle II 31 Julho 2017 1 / 41 Folha de informações sobre o curso 2 / 41 O que é Controle? Controlar: Atuar sobre um sistema físico de modo a obter um comportamento desejado. 3 /

Leia mais

Professor(a): Iury Valente de Bessa Departamento: Eletricidade Unidade: FT. Disciplina: Laboratório de Sistemas de Controle Código: FTE030

Professor(a): Iury Valente de Bessa Departamento: Eletricidade Unidade: FT. Disciplina: Laboratório de Sistemas de Controle Código: FTE030 1. IDENTIFICAÇÃO Professor(a): Iury Valente de Bessa Departamento: Eletricidade Unidade: FT Disciplina: Laboratório de Sistemas de Controle Código: FTE030 Nº de créditos: 1.0.1 Carga Teórica Semanal (h):

Leia mais

Sistemas Dinâmicos Lineares

Sistemas Dinâmicos Lineares Sumário Sistemas Dinâmicos Lineares 4 de julho de 2016 () Sistemas Dinâmicos Lineares 4 de julho de 2016 1 / 29 () Sistemas Dinâmicos Lineares 4 de julho de 2016 2 / 29 Apresentação da disciplina Objetivos

Leia mais

Capítulo 0: Apresentação da disciplina de Sinais e Sistemas 1

Capítulo 0: Apresentação da disciplina de Sinais e Sistemas 1 Apresentação da de Sinais e Sistemas 1 Docente Sinais Sistemas 1 Alan Petrônio Pinheiro Contato: alan@elétrica.ufu.br Horário atendimento e local quartas-feiras: 09:00 às 10:30 e 16:40 às 18:20 Local:

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA-AERONÁUTICA I. INTRODUÇÃO MPS-43: SISTEMAS DE CONTROLE Prof. Davi Antônio dos Santos (davists@ita.br) Departamento de Mecatrônica www.mec.ita.br/~davists

Leia mais

Denominação O Problema Um pouco de História Motivação Pré-requisitos Conceitos Bibliografia Recursos na Internet C. Capítulo 1. Gustavo H. C.

Denominação O Problema Um pouco de História Motivação Pré-requisitos Conceitos Bibliografia Recursos na Internet C. Capítulo 1. Gustavo H. C. Capítulo 1 Introdução Gustavo H. C. Oliveira TE055 Teoria de Sistemas Lineares de Controle Dept. de Engenharia Elétrica / UFPR Gustavo H. C. Oliveira Introdução 1/32 Este material contém notas de aula

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA CAMPUS RENASCENÇA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Professor Leonardo Gonsioroski

UNIVERSIDADE CEUMA CAMPUS RENASCENÇA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Professor Leonardo Gonsioroski UNIVERSIDADE CEUMA CAMPUS RENASCENÇA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Aula Inicial do Curso Horário da Aula: o Sala: o Segundas de 17:00 até 19:00 o Terças de 19:00 até 21:00 Presença obrigatória Número

Leia mais

Teoria de Sistemas Lineares

Teoria de Sistemas Lineares Teoria de Sistemas Lineares Prof. Contato: Sala 2605 (BLOCO 1) mailto: palhares@cpdee.ufmg.br www.ppgee.ufmg.br/ palhares/teoriasistemaslineares.html Segundas-Feiras 07h30 a 09h10 09h25 a 11h05 Aspectos

Leia mais

Modelos Matematicos de Sistemas

Modelos Matematicos de Sistemas Modelos Matematicos de Sistemas Introdução; Equações Diferenciais de Sistemas Físicos; Aproximações Lineares de Sistemas Físicos; Transformada de Laplace; Função de Transferência de Sistemas Lineares;

Leia mais

Faculdade de Engenharia da UERJ - Departamento de Engenharia Elétrica Controle & Servomecanismo I - Prof.: Paulo Almeida Exercícios Sugeridos

Faculdade de Engenharia da UERJ - Departamento de Engenharia Elétrica Controle & Servomecanismo I - Prof.: Paulo Almeida Exercícios Sugeridos Faculdade de Engenharia da UERJ Departamento de Engenharia Elétrica Controle & Servomecanismo I Prof.: Paulo Almeida Exercícios Sugeridos Estabilidade, Resposta Transitória e Erro Estacionário Exercícios

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS SERRA. Sistemas

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS SERRA. Sistemas INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS SERRA Sistemas Dinâmicos Para controlar é preciso conhecer Sistemas dinâmicos Modificam-se no decorrer do tempo Modelos matemáticos Método analítico (Leis físicas)

Leia mais

CA2COD1: COD CONTROLE DIGITAL. Profa. Mariana Cavalca

CA2COD1: COD CONTROLE DIGITAL. Profa. Mariana Cavalca CA2COD1: COD CONTROLE DIGITAL Profa. Mariana Cavalca Currículo Resumido Curso Técnico em Eletro-Eletrônica ETEP (São José dos Campos - SP) Iniciação científica (estatística) Estágio Empresa ITA júnior:

Leia mais

SEM Sistemas de Controle I Aula 1 - Introdução

SEM Sistemas de Controle I Aula 1 - Introdução SEM 536 - Sistemas de Controle I Universidade de São Paulo O que é controle? Dicionário Houaiss: Controle:... 3. Dispositivo ou mecanismo destinado a comandar ou regular o funcionamento de máquina, aparelho

Leia mais

Controle de Sistemas Dinâmicos. CSD1 - Introdução. Prof. Adolfo Bauchspiess ENE/UnB

Controle de Sistemas Dinâmicos. CSD1 - Introdução. Prof. Adolfo Bauchspiess ENE/UnB Controle de Sistemas Dinâmicos CSD1 - Introdução Prof. Adolfo Bauchspiess ENE/UnB (Material de aula Complementar, adaptado parcialmente de Nise Eng. de Sist. de Controle) Controle Automático Piloto automático

Leia mais

Sistemas de Controle 1

Sistemas de Controle 1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Sistemas de Controle 1 Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro Sistemas de Controle 1 Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro 1. Introdução 1.1 Introdução

Leia mais

Sistemas de Controle 1

Sistemas de Controle 1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Sistemas de Controle 1 Cap2 - Modelagem no Domínio de Frequência Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro Sistemas de Controle 1 Prof. Dr. Marcos

Leia mais

CONTROLO. 2º semestre 2007/2008. Transparências de apoio às aulas teóricas Cap 6 Efeitos da Realimentação e Erros em Regime Permanente

CONTROLO. 2º semestre 2007/2008. Transparências de apoio às aulas teóricas Cap 6 Efeitos da Realimentação e Erros em Regime Permanente CONTROLO 2º semestre 2007/2008 Transparências de apoio às aulas teóricas Cap 6 Efeitos da Realimentação e Erros em Regime Permanente Maria Isabel Ribeiro António Pascoal Maio de 2008 Todos os direitos

Leia mais

Ações de controle básicas: uma análise do desempenho em regime

Ações de controle básicas: uma análise do desempenho em regime Capítulo 3 Ações de controle básicas: uma análise do desempenho em regime estático 3. Introdução Neste capítulo, as ações de controle básicas utilizadas em controladores industriais e o seu desempenho

Leia mais

1. SISTEMAS DE CONTROLE: CONCEITOS. Prof. JOSÉ RODRIGO DE OLIVEIRA

1. SISTEMAS DE CONTROLE: CONCEITOS. Prof. JOSÉ RODRIGO DE OLIVEIRA 1. SISTEMAS DE CONTROLE: CONCEITOS Prof. JOSÉ RODRIGO DE OLIVEIRA 1. INTRODUÇÃO Sistemas de Controle: surgiu da necessidade de entendimento e controle de materiais e forças da natureza para o benefício

Leia mais

Aula 04 Representação de Sistemas

Aula 04 Representação de Sistemas Aula 04 Representação de Sistemas Relação entre: Função de Transferência Transformada Laplace da saída y(t) - Transformada Laplace da entrada x(t) considerando condições iniciais nulas. Pierre Simon Laplace,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Prof: Marcos Lajovic Carneiro Aluno (a): Sistemas de Controle I

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Prof: Marcos Lajovic Carneiro Aluno (a): Sistemas de Controle I Pontifícia Universidade Católica de Goiás Projeto de Escola de Engenharia ENG 3502 Controle de Processos Controle I Prof: Marcos Lajovic Carneiro Aluno (a): Sistemas de Controle I Estudo de Caso Antena

Leia mais

Sistemas de Controle 2

Sistemas de Controle 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Sistemas de Controle 2 Cap.9 Projeto por Intermédio do Lugar das Raízes Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro Sistemas de Controle 2 Prof. Dr.

Leia mais

SISTEMAS ROBOTIZADOS CAPÍTULO 7 CONTROLE INDEPENDENTE DAS JUNTAS

SISTEMAS ROBOTIZADOS CAPÍTULO 7 CONTROLE INDEPENDENTE DAS JUNTAS SISTEMAS ROBOTIZADOS CAPÍTULO 7 CONTROLE INDEPENDENTE DAS JUNTAS Leitura Sugerida: Spong, (Seções 7.1-7.3) 1 Capítulo 7 Motivação Discutiremos neste capítulo uma estratégia de controle denominada CONTROLE

Leia mais

SEM Sistemas de Controle I Aula 1 - Introdução

SEM Sistemas de Controle I Aula 1 - Introdução SEM 536 - Sistemas de Controle I Universidade de São Paulo O que é controle? Dicionário Houaiss: Controle:... 3. Dispositivo ou mecanismo destinado a comandar ou regular o funcionamento de máquina, aparelho

Leia mais

CONTROLO. 3º ano 1º semestre 2004/2005. Transparências de apoio às aulas teóricas. Efeitos da Realimentação e Erros em Regime Permanente

CONTROLO. 3º ano 1º semestre 2004/2005. Transparências de apoio às aulas teóricas. Efeitos da Realimentação e Erros em Regime Permanente Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (LEEC) Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) CONTROLO 3º ano º semestre 004/005 Transparências de apoio às aulas

Leia mais

Controle Básico Realimentado (Feedback)

Controle Básico Realimentado (Feedback) Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Disciplina: TEQ102- CONTROLE DE PROCESSOS Introdução ao Controle Antecipatório (Feedforward control) Prof a Ninoska Bojorge Controle Básico Realimentado

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CONTROLO

INTRODUÇÃO AO CONTROLO Capítulo 6- Efeitos Realimentação e Erros INTRODUÇÃO AO CONTROLO º semestre 202/203 Transparências de apoio às aulas teóricas Cap 6 Efeitos da Realimentação e Erros em Regime Permanente Maria Isabel Ribeiro

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS DE CONTROLE PID EM PROCESSO COM CSTR NÃO ISOTÉRMICO

IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS DE CONTROLE PID EM PROCESSO COM CSTR NÃO ISOTÉRMICO IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS DE CONTROLE PID EM PROCESSO COM CSTR NÃO ISOTÉRMICO Polyana Gomes de Aguiar 1 *, Daiane Ribeiro Dias 1, Annanda Alkmim Alves 1, Mariana Oliveira Marques 1, Saulo Vidal 1 1 Instituto

Leia mais

Caracterização Dinâmica de Instrumentos

Caracterização Dinâmica de Instrumentos Instrumentação Industrial Caracterização Dinâmica de Instrumentos Caracterização Dinâmica Os Instrumentos são, de fato, Sistemas Dinâmicos. x t y t t t Instrumento O Comportamento transitório é determinado

Leia mais

Planejamento das Disciplinas Controle e Servomecanismos I e III

Planejamento das Disciplinas Controle e Servomecanismos I e III Planejamento das Disciplinas Controle e Servomecanismos I e III Professor José Paulo Vilela Soares da Cunha 7 de maio de 2018 Identificação UERJ Faculdade de Engenharia Departamento de Eletrônica e Telecomunicações

Leia mais

CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID)

CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID) CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID) AÇÕES DE CONTROLE O controlador PID é um controlador composto por três ações de controle Ação proporcional: u t = k e t Ação integral: u t = k 0 t

Leia mais

Analise sistemas LCIT usando a Transformada de Laplace

Analise sistemas LCIT usando a Transformada de Laplace MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

Descrição do processo de Modelagem e Simulação em quatro etapas no ambiente AMESim

Descrição do processo de Modelagem e Simulação em quatro etapas no ambiente AMESim Descrição do processo de Modelagem e Simulação em quatro etapas no ambiente AMESim Similarmente a outros softwares de modelagem e simulação, a utilização do sistema AMESim está baseada em quatro etapas:

Leia mais

ANÁLISE DO MÉTODO DA RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA

ANÁLISE DO MÉTODO DA RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA VIII- CAPÍTULO VIII ANÁLISE DO MÉTODO DA RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA 8.- INTRODUÇÃO O método da resposta em freqüência, nada mais é que a observação da resposta de um sistema, para um sinal de entrada senoidal,

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS ENG JR ELETRON 2005 29 O gráfico mostrado na figura acima ilustra o diagrama do Lugar das Raízes de um sistema de 3ª ordem, com três pólos, nenhum zero finito e com realimentação de saída. Com base nas

Leia mais

Capítulo 7. Erros de Estado Estacionário

Capítulo 7. Erros de Estado Estacionário Capítulo 7 Erros de Estado Estacionário Tabela 7.1 Formas de onda dos sinais de teste para o cálculo dos erros de estado estacionário em sistemas de controle de posição Forma de onda Nome Degrau Rampa

Leia mais

PID e Lugar das Raízes

PID e Lugar das Raízes PID e Lugar das Raízes 1. Controlador PID 2. Minorsky (1922), Directional stability of automatically steered bodies, Journal of the American Society of Naval Engineers, Vol. 34, pp. 284 Pilotagem de navios

Leia mais

V. ANÁLISE NO DOMÍNIO DO TEMPO

V. ANÁLISE NO DOMÍNIO DO TEMPO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA-AERONÁUTICA MPS-43: SISTEMAS DE CONTROLE V. ANÁLISE NO DOMÍNIO DO TEMPO Prof. Davi Antônio dos Santos (davists@ita.br) Departamento de

Leia mais

Planejamento da Disciplina Controle e Servomecanismos I

Planejamento da Disciplina Controle e Servomecanismos I Planejamento da Disciplina Controle e Servomecanismos I 6 de setembro de 2010 Identificação UERJ Faculdade de Engenharia Departamento de Eletrônica e Telecomunicações Assunto: Planejamento para a disciplina

Leia mais

Planejamento da Disciplina Controle e Servomecanismos I

Planejamento da Disciplina Controle e Servomecanismos I Planejamento da Disciplina Controle e Servomecanismos I Professor José Paulo Vilela Soares da Cunha 12 de abril de 2013 Identificação UERJ Faculdade de Engenharia Departamento de Eletrônica e Telecomunicações

Leia mais

Controle de Processos: Representação de modelos

Controle de Processos: Representação de modelos Controle de Processos: Representação de modelos Prof. Eduardo Stockler Tognetti & David Fiorillo Laboratório de Automação e Robótica (LARA) Dept. Engenharia Elétrica - UnB Conteúdo 1. Introdução 2. Linearização

Leia mais

Sistemas dinâmicos: diferentes abordagens para um sistema massa-mola-amortecedor

Sistemas dinâmicos: diferentes abordagens para um sistema massa-mola-amortecedor Sistemas dinâmicos: diferentes abordagens para um sistema massa-mola-amortecedor Múltiplas possibilidades Os produtos solidthinking foram desenvolvidos para proporcionar a melhor experiência no projeto

Leia mais

Projeto e Implementação de um Módulo Didático para Controle PID de Processos Industriais: Estudo de Caso Aplicado a um Sistema de Nível de Líquido

Projeto e Implementação de um Módulo Didático para Controle PID de Processos Industriais: Estudo de Caso Aplicado a um Sistema de Nível de Líquido Projeto e Implementação de um Módulo Didático para Controle PID de Processos Industriais: Estudo de Caso Aplicado a um Sistema de Nível de Líquido Allan Martins¹, Jéssica Aguiar¹, Paulo Henrique Melo¹,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MINAS COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - CECAU. Antônio Gabriel Fonseca Lafetá

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MINAS COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - CECAU. Antônio Gabriel Fonseca Lafetá UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MINAS COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - CECAU Antônio Gabriel Fonseca Lafetá SISTEMA DE CONTROLE DE POSIÇÃO AZIMUTE DE UMA ANTENA MONOGRAFIA

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSOS INDUSTRIAIS I

MODELAGEM DE PROCESSOS INDUSTRIAIS I MODELAGEM DE PROCESSOS INDUSTRIAIS I Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0031-A Horário: 3N Aula 01-01/08/2017 Plano de ensino Professor www.linkedin.com/in/pierredantas/ Bibliografia Bibliografia Garcia,

Leia mais

1 Sistemas multidimensionais e Linearização

1 Sistemas multidimensionais e Linearização Teoria de Controle (sinopse) Sistemas multidimensionais e Linearização J. A. M. Felippe de Souza Sistemas multidimensionais Linearização Aideia de sistemas é quase que intuitiva. Eemplos de sistemas físicos

Leia mais

Modelagem Matemática de Sistemas Eletromecânicos

Modelagem Matemática de Sistemas Eletromecânicos Modelagem Matemática de Sistemas Eletromecânicos Estudos e Analogias de modelos de funções de transferências. Prof. Edgar Brito Introdução Os sistemas elétricos são componentes essenciais de muitos sistemas

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE SISTEMAS DINÂMICOS NA FORMA DO ESPAÇO DOS ESTADOS

REPRESENTAÇÃO DE SISTEMAS DINÂMICOS NA FORMA DO ESPAÇO DOS ESTADOS REPRESENTAÇÃO DE SISTEMAS DINÂMICOS NA FORMA DO ESPAÇO DOS ESTADOS. Espaço dos estados Representação da dinâmica de um sistema de ordem n usando n equações diferenciais de primeira ordem. Sistema é escrito

Leia mais

Controle de Sistemas. Modelagem Matemática de Sistemas. Renato Dourado Maia. Universidade Estadual de Montes Claros. Engenharia de Sistemas

Controle de Sistemas. Modelagem Matemática de Sistemas. Renato Dourado Maia. Universidade Estadual de Montes Claros. Engenharia de Sistemas Controle de Sistemas Modelagem Matemática de Sistemas Renato Dourado Maia Universidade Estadual de Montes Claros Engenharia de Sistemas Motivação Básica Subsistemas de um Ônibus Espacial 2/25 Componentes

Leia mais

6 Controlador de Estado

6 Controlador de Estado 6 Controlador de Estado Apresenta-se a seguir o método para implementação do sistema de controle por estados (Ogata, 1990). Considera-se agora o sistema representado em sua forma de estado: (25) cujo o

Leia mais

CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID)

CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID) CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID) AÇÕES DE CONTROLE O controlador PID é um controlador composto por três ações de controle Ação proporcional: u t = k e t Ação integral: u t = k 0 t

Leia mais

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos 107484 Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos Prof. Eduardo Stockler Tognetti Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 1 o Semestre 2016 E. S. Tognetti

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEPARTAMENTO DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS FUNDAMENTOS DE CONTROLE CLÁSSICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEPARTAMENTO DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS FUNDAMENTOS DE CONTROLE CLÁSSICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEPARTAMENTO DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS FUNDAMENTOS DE CONTROLE CLÁSSICO Sumário I Controle Contínuo 1 1 Introdução 3 1.1 Sistemas

Leia mais

Instrumentação e Controle Aula 1. Prof. Renato Watanabe ESTO004-17

Instrumentação e Controle Aula 1. Prof. Renato Watanabe ESTO004-17 Instrumentação e Controle Aula 1 Apresentação Prof. Renato Watanabe ESTO004-17 Calendário Quarta-Feira Sexta-Feira Data Tema Data Tema 31/mai AULA 1: Apresentação 02/jun AULA 2: Classificação de sistemas

Leia mais

CONTROLE DE ÂNGULO DE AZIMUTE DE ANTENA DE RASTREAMENTO

CONTROLE DE ÂNGULO DE AZIMUTE DE ANTENA DE RASTREAMENTO UFRJ Escola Politécnica Eng. Eletrônica e de Computação EEL660 Controle Linear 1 Avaliação Complementar 2017-1 CONTROLE DE ÂNGULO DE AZIMUTE DE ANTENA DE RASTREAMENTO Neste trabalho você deverá modelar,

Leia mais

Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de 2 Ordem. ( Aplicações )

Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de 2 Ordem. ( Aplicações ) Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de Ordem ( Aplicações ) Vamos nos ater a duas aplicações de grande interesse na engenharia: Sistema massa-mola-amortecedor ( Oscilador Mecânico ) O Sistema

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT Curso: ELE-ELE - Bacharelado em Engenharia Elétrica Departamento: DEE - Engenharia Elétrica Disciplina: null Código: CA2COD1 Carga horária: 90 Período letivo: 2018/1 Professor: José de Oliveira Contato:

Leia mais

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos 107484 Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos Prof. Eduardo Stockler Tognetti Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 1 o Semestre 2015 E. S. Tognetti

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PREFÁCIO... 15

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PREFÁCIO... 15 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 13 PREFÁCIO... 15 1 INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES GERAIS... 19 1.1 Aplicações da Simulação Dinâmica... 20 1.2 Tipos de Modelos para Sistemas Dinâmicos... 21 1.3 Modelos Matemáticos...

Leia mais