Descrição do processo de Modelagem e Simulação em quatro etapas no ambiente AMESim

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Descrição do processo de Modelagem e Simulação em quatro etapas no ambiente AMESim"

Transcrição

1 Descrição do processo de Modelagem e Simulação em quatro etapas no ambiente AMESim Similarmente a outros softwares de modelagem e simulação, a utilização do sistema AMESim está baseada em quatro etapas: 1. Construção do Esquema do Sistema. 2. Definição dos modelos matemáticos dos componentes. 3. Definição de Parâmetros. 4. Execução da Simulação. Para melhor compreensão dos passos de modelagem e simulação é apresentado um exemplo utilizando os recursos do ambiente AMESim, envolvendo um sistema de atuador hidráulico linear com controle de posição. O objetivo estabelecido para o estudo foi avaliar o efeito da alteração do ganho proporcional no deslocamento do pistão. 1 - Construção do Esquema do Sistema: utilizando-se de várias bibliotecas validadas, é construído o modelo do sistema no modo Sketch do AMESim, conforme demonstrado na Figura 12 (a). O ambiente auxilia o projetista na solução das questões referentes à causalidade e dos diferentes domínios energéticos envolvidos, pois durante a construção devem ser verificados quais são os componentes necessários e qual a característica de causalidade de cada componente, analisando as suas variáveis de potência. Como exemplos têm-se a vazão e pressão nas portas hidráulicas, torque e velocidade angular na porta mecânica, que são as variáveis de potência do sistema motor-bomba. Na medida em que o projetista desenvolve o circuito e constrói as conexões por intermédio das portas dos componentes, vão se estabelecendo as relações de causalidade e a conectividade. Uma característica importante é que o software não permite que os componentes sejam conectados de maneira errônea em função da causalidade definida em todos os componentes.

2 (a) (b) Figura 12 Diagrama de atuador hidráulico linear com controle de posição Fonte: Biblioteca de sistemas: hidráulico, mecânico e de sinal do software AMESim V 4.2 Durante a modelagem, retornando às questões propostas por Maria (1997), uma pergunta pode ser efetuada com vistas a direcionar a análise futura é: que tipo de sinal deverá ser aplicado no sistema de comando da válvula? Por tratar-se de uma válvula proporcional, esta permite várias possibilidades. Dependendo do sinal de entrada, será possível a modelagem comportando-se como uma válvula On-Off (aberto fechado) ou uma válvula proporcional, entrando com sinais continuamente, por exemplo, um sinal de rampa. Após a construção do modelo no modo sketch (representação gráfica do circuito com o uso de símbolos padronizados), efetua-se a definição dos modelos dos componentes do sistema, conforme passo 2. 2 Definição dos modelos matemáticos dos componentes: define-se o nível de complexidade de cada um dos modelos: tipo de motor a ser usado, bomba, etc.. Em especial para tubulações, o projetista pode definir diferentes modelos de tubos e módulo de elasticidade do fluido, o que sensivelmente afeta a dinâmica de pressão do sistema. Para análise de engenharia, é neste momento que se procede a determinação dos modelos matemáticos que representarão cada componente. O ambiente oferece ao projetista a possibilidade de escolher modelos matemáticos já testados e oferecidos pelo software ou desenvolver o seu próprio modelo, permitindo aumentar a complexidade na representação do sistema físico desejado. A Figura 12 (b) refere-se à segunda etapa do processo. Diferentemente da Figura 12 (a), vários componentes aparecem em destaque.

3 Na representação do AMESim, isto indica que o software possui pelo menos dois modelos matemáticos associados ao componente, ou seja, o componente representado é o mesmo, mas as equações matemáticas associadas a ele são diferentes. Isto significa que o nível de complexidade do modelo matemático utilizado para representar uma determinada condição de aplicação é uma função das características dos efeitos físicos a serem considerados na análise do sistema físico. A Figura 13 demonstra as possibilidades de escolha de um modelo de componente destacando a linha de fluido. Complementando a descrição do parágrafo anterior, observando esta representação, uma condição seria avaliar somente o efeito de compressibilidade em uma tubulação (HL000) o que gera uma determinada representação matemática, por exemplo, envolvendo somente o cálculo da derivada da pressão. Outra condição poderia considerar os efeitos da compressibilidade em conjunto com a fricção Figura 13 Opções do AMESim para escolha do modelo dos componentes. Fonte: Biblioteca de sistemas hidráulicos do software AMESim V 4.2

4 Complementando a descrição do parágrafo anterior, observando esta representação, uma condição seria avaliar somente o efeito de compressibilidade em uma tubulação (HL000) o que gera uma determinada representação matemática, por exemplo, envolvendo somente o cálculo da derivada da pressão. Outra condição poderia considerar os efeitos da compressibilidade em conjunto com a fricção (HL03) gerando um modelo matemático mais complexo, onde além da derivada da pressão associada ao efeito da compressibilidade, seria necessário considerar o efeito da variação da velocidade ao longo da linha de fluído em função das características da tubulação. Resumidamente, em função do estudo a ser desenvolvido podem ser escolhidos componentes específicos para análise e verificar se esses devem ser representados por modelos mais complexos. Esta condição vem de encontro a citação de Ogata (1993) no que se refere a descrição de modelos matemáticos: para se efetuar uma análise de um sistema físico desenvolve-se inicialmente um modelo simplificado de modo a se obter um conhecimento básico e geral para a solução. Posteriormente um modelo matemático mais completo poderá ser elaborado e utilizado para uma análise mais detalhada. Nesta linha de raciocínio, o ambiente de modelagem proporciona uma estratégia ao projetista que pode ser empregada para a análise inicial do sistema, qual seja, a adoção dos modelos default para todos os componentes que compõe o sistema representado. Estes representam os modelos matemáticos mais simples (os mínimos necessários) já implementados e validados que satisfazem a dinâmica do sistema modelado que permitem ao software integrar e compilar as equações. O compilador agrupa todas as equações gerando um arquivo executável e possível de ser simulado em diferentes condições, obedecendo à modelagem proposta para o sistema. Além das opções dos modelos existentes para escolha no ambiente de modelagem, se o projetista desejar, poderá implementar sua própria modelagem matemática, caso tenha conhecimento para tal. A próxima etapa do processo de modelagem após a definição dos modelos dos componentes e da compilação do modelo do sistema físico é a definição de parâmetros dos componentes do sistema.

5 3 - Definição de Parâmetros: no AMESim significa acessar a opção de parametrização, Após a compilação se dá a parametrização para analisar a característica desejada do modelo e seu comportamento, na qual é possível especificar entre outras características o diâmetro de tubulações e de cilindros, deslocamento, rotação da bomba, ciclo de operação nos sinais para as válvulas, e condições iniciais da simulação, como, por exemplo, o valor da tolerância do erro admissível, correspondendo ao ajuste do intervalo de comunicação do software. Melhores detalhes destas características podem ser observados no anexo A. O software permite a execução de mais de uma simulação ao longo do tempo, para cada valor da característica a ser analisada, denominada simulação Batch, opção que permite uma análise mais rápida do comportamento do circuito, como será demonstrado na seqüência do texto. Para o caso deste exemplo será analisado o ganho proporcional. Define-se que a simulação deve analisar o deslocamento do pistão para 3 conjuntos de valores do ganho, sendo estes iguais a 200, 800 e Todos os outros parâmetros foram mantidos com seus valores default. O próximo passo será a simulação propriamente dita. 4 - Execução da Simulação: Este procedimento proporciona a verificação da sensibilidade do sistema físico atendendo a uma das aplicações dos modelos de acordo com a proposta de Back (1983) para análise de sensibilidade, Nesta etapa se define tempo inicial e final da simulação, pode-se analisar um único cenário ou gerar uma análise de sensibilidade, por intermédio de uma simulação em batch, ou ainda avaliar como o sistema irá operar variando a freqüência de excitação de uma das válvulas. Consulte tutorial sobre simulação em módulo Batch no link Para o caso em análise, o sistema efetua uma simulação para cada valor dos parâmetros atribuídos para o ganho. Pode-se então verificar o efeito da alteração do ganho proporcional no deslocamento do pistão. O ambiente de modelagem e simulação permite a plotagem dos gráficos gerados na simulação para que se possam emitir conclusões sobre o comportamento desejado. A Figura 14 apresenta os gráficos gerados em uma mesma área de impressão possibilitada pela opção Batch do AMESim, no intuito de facilitar a visualização dos efeitos da alteração do ganho.

6 Figura 14 Gráfico Batch resultado da simulação do circuito da Figura 12 Fonte: Resultado de simulação construído pelo software AMESim V 4.2 Depois de concluída a simulação a próxima etapa é a emissão de conclusões sobre os resultados obtidos. Esta etapa é oportunizada por intermédio dos resultados fornecidos pelo ambiente virtual, contudo é de responsabilidade do projetista/engenheiro que em função dos resultados obtidos da simulação terá subsídios técnicos para efetuá-las. Exemplos de conclusões são: 1. Com relação ao efeito da alteração do ganho proporcional no deslocamento do pistão, pode-se concluir que: tomando por base o sinal de referência (linha cheia - cor vermelha) adicionado ao gráfico, com o valor do ganho igual a 200 (linha tracejada verde), o tempo que o cilindro leva para atingir a referência é maior do que comparado ao valor de ganho igual a 800 (linha traço curto - azul). 2. Comparando os valores de ganho 800 e 1200, a diferença já não parece ser significativa a ponto de supor que valores maiores de ganho melhorem o desempenho do sistema. É possível supor que a utilização de um sistema de controle mais sofisticado, como um controlador PID, pode trazer melhorias mais significativas. Esta análise sugere a aplicação de um novo modelo de controlador para o sistema e posterior simulação para avaliar se esta nova proposta promoverá mudanças significativas a ponto de propor uma alteração de projeto.

4 Modelos para Válvulas de Alívio

4 Modelos para Válvulas de Alívio 45 4 Modelos para Válvulas de Alívio Neste capítulo são descritos os três modelos de simulação do comportamento transiente de válvula de alívio que foram comparados com os dados experimentais medidos ao

Leia mais

O processo de representação do modelo de um sistema de engenharia para implementação em ambiente virtual.

O processo de representação do modelo de um sistema de engenharia para implementação em ambiente virtual. 1 Este tutorial tem por objetivo orientar o processo de representação do modelo de um sistema de engenharia em função das análises dinâmicas que se desejam efetuar. O processo de representação do modelo

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA COM MOTOR HIDRÁULICO INSTRUMENTALIZADA PARA TESTES 1

DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA COM MOTOR HIDRÁULICO INSTRUMENTALIZADA PARA TESTES 1 DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA COM MOTOR HIDRÁULICO INSTRUMENTALIZADA PARA TESTES 1 Felipe Ricardo Engelmann 2, Valdomiro Petry 3, Antonio Carlos Valdiero 4, Luiz Antônio Rasia 5. 1 Resultados

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO MECATRÔNICA

INSTRUMENTAÇÃO MECATRÔNICA CONCEITOS DE INSTRUMENTAÇÃO Instrumentação é a ciência que aplica e desenvolve técnicas para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos

Leia mais

Atuadores em Robótica

Atuadores em Robótica Atuadores em Robótica Profa. Michelle Mendes Santos michelle@cpdee.ufmg.br Atuadores Indicadores Em robótica muitas vezes é necessário sinalizar um acontecimento ou situação importante. Essa sinalização

Leia mais

Introdução. Apresentação. Características da hidráulica. Evolução dos sistemas hidráulicos. Sistema hidráulico. Circuito hidráulico básico

Introdução. Apresentação. Características da hidráulica. Evolução dos sistemas hidráulicos. Sistema hidráulico. Circuito hidráulico básico Apresentação Características da hidráulica Evolução dos sistemas hidráulicos Sistema hidráulico Circuito hidráulico básico Unidade hidráulica Apresentação Com a constante evolução tecnológica há no mercado

Leia mais

Cálculos envolvendo Atuadores Hidráulicos. Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 04. Atuador hidráulico de dupla ação

Cálculos envolvendo Atuadores Hidráulicos. Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 04. Atuador hidráulico de dupla ação UNIFEI Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 04 Cálculos envolvendo tuadores Hidráulicos EME-26 ula 04 21-09-2009 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior tuador hidráulico de dupla ação tuador hidráulico

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO DA IMPORTÂNCIA DAS TUBULAÇÕES DE ADMISSÃO E ESCAPE DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA

ESTUDO NUMÉRICO DA IMPORTÂNCIA DAS TUBULAÇÕES DE ADMISSÃO E ESCAPE DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA ESTUDO NUMÉRICO DA IMPORTÂNCIA DAS TUBULAÇÕES DE ADMISSÃO E ESCAPE DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA Juliana Aparecida Botelho Dutra 1 Elianfrancis Silveira de Souza 2 Leonardo da Silva Ignácio 3 Tiago Alceu

Leia mais

Controle de Sistemas Dinâmicos. Informações básicas

Controle de Sistemas Dinâmicos. Informações básicas Controle de Sistemas Dinâmicos Informações básicas Endereço com material http://sites.google.com/site/disciplinasrgvm/ Ementa Modelagem de Sistemas de Controle; Sistemas em Malha Aberta e em Malha Fechada;

Leia mais

1. Introdução. 1.1.Objetivo

1. Introdução. 1.1.Objetivo 1. Introdução 1.1.Objetivo O objetivo desta dissertação é desenvolver um sistema de controle por aprendizado acelerado e Neuro-Fuzzy baseado em técnicas de inteligência computacional para sistemas servo-hidráulicos

Leia mais

Roteiro - Aula Prática Perda de carga:

Roteiro - Aula Prática Perda de carga: Laboratório de Hidráulica - Aula Prática de Perda de Carga 1 Roteiro - Aula Prática Perda de carga: 1. Objetivo do experimento: Estudo de perda de carga distribuída e localizada. Medição de velocidade

Leia mais

Atuadores pneumáticos

Atuadores pneumáticos elcabral@usp.br 1 PMR2560 Robótica Atuadores pneumáticos Eduardo L. L. Cabral elcabral@usp.br elcabral@usp.br 2 Objetivos Atuadores pneumáticos : Conceito; Sistemas pneumáticos ; Tipos principais; Dimensionamento.

Leia mais

hydrostec VÁLVULAS DE REGULAÇÃO MULTIJATO Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa

hydrostec VÁLVULAS DE REGULAÇÃO MULTIJATO Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa B30.15.0-P VÁLVULAS DE REGULAÇÃO ULTIJATO Regulação da vazão e pressão Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa A Válvula Regulação ultijato, foi desenvolvida

Leia mais

Sistemas Hidráulicos. Composição e Componentes

Sistemas Hidráulicos. Composição e Componentes Sistemas Hidráulicos Composição e Componentes Composição e Componentes Composição e Componentes Esquema geral de sistema hidráulico Três partes principais: Esquema geral de sistema hidráulico Três partes

Leia mais

3. Modelos de funcionamento transiente de motores a dois tempos.

3. Modelos de funcionamento transiente de motores a dois tempos. 3. Modelos de funcionamento transiente de motores a dois tempos. O modo de operação de um motor é resultado da combinação de diversos parâmetros de desempenho: a potência efetiva, kw e, o torque, Q e,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS Código da Disciplina: EMC233 Curso: Engenharia Mecânica Semestre de oferta

Leia mais

$QiOLVHGHVHQVLELOLGDGHHVWDWtVWLFD

$QiOLVHGHVHQVLELOLGDGHHVWDWtVWLFD $QiOLVHGHVHQVLELOLGDGHHVWDWtVWLFD,QWRGXomR Alguns métodos para a análise de sensibilidade e a importância destes foram apresentados no capítulo 3 O capítulo atual trata da análise de sensibilidade estatística

Leia mais

Aluno Data Curso / Turma Professor

Aluno Data Curso / Turma Professor Apostila Modelagem e Simulação de Sistemas Dinâmicos Aluno Data Curso / Turma Professor 24/10/09 Engenharia Industrial Mecânica / 2006-1 MODELAGEM MATEMÁTICA DE SISTEMAS DINÂMICOS Everton Farina, Eng.º

Leia mais

6. O SISTEMA DE CONTROLE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA

6. O SISTEMA DE CONTROLE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA 71 6. O SISTEMA DE CONTROLE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA 6.1 SOFTWARE DIDÁTICO O sistema de controle que compreende um software didático e um hardware de aquisição de dados, poderá servir como ferramenta didática

Leia mais

Estudo de caso SIMple

Estudo de caso SIMple Estudo de caso SIMple Sistema de enchimento de um tanque com controle de nível e de temperatura Sumário Sumário... 1 Introdução... 1 O modelo hidráulico geral... 2 A lógica de controle... 4 Resultados...

Leia mais

Amplificador Operacional e. Controladores Analógicos

Amplificador Operacional e. Controladores Analógicos Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio Coordenação de Eletrotécnica Amplificador Operacional e Controladores Analógicos Autor: Prof. Alessandro N. Vargas

Leia mais

SIMULAÇÃO 3D DA PERDA DE CARGA EM UMA TUBULAÇÃO PARA FLUXO LAMINAR UTILIANDO SOLIDWORKS.

SIMULAÇÃO 3D DA PERDA DE CARGA EM UMA TUBULAÇÃO PARA FLUXO LAMINAR UTILIANDO SOLIDWORKS. SIMULAÇÃO 3D DA PERDA DE CARGA EM UMA TUBULAÇÃO PARA FLUXO LAMINAR UTILIANDO SOLIDWORKS. Alcides Gabriel Prudêncio Coutinho Maciel (1) Marcos Joselem da Silva Barros (2); Márcio Roberto de Andrade Araújo

Leia mais

Kit Didático de Motor de Corrente Contínua para Laboratórios de Controle

Kit Didático de Motor de Corrente Contínua para Laboratórios de Controle Kit Didático de Motor de Corrente Contínua para Laboratórios de Controle Geovany A. Borges Laboratório de Robótica e Automação (LARA) Departamento de Engenharia Elétrica - ENE Faculdade de Tecnologia -

Leia mais

Sistemas de Controle de Processos

Sistemas de Controle de Processos Alunos: Nota: 1-2 - Data: Sistemas de Controle de Processos 1.1 Introdução Na Estação Compacta MPS-PA, apresentada na Figura 1, estão implantados quatro processos comumente encontrados em plantas industriais:

Leia mais

Controle II. Márcio J. Lacerda. 2 o Semestre Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João del-rei

Controle II. Márcio J. Lacerda. 2 o Semestre Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João del-rei Controle II Márcio J. Lacerda Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João del-rei 2 o Semestre 2016 M. J. Lacerda Aula 1 1/24 Integral P 1 (100 pontos) - 22 de Setembro. P 2 (100

Leia mais

Introdução ao controle de conversores

Introdução ao controle de conversores Unidade VI Introdução ao controle de conversores 1. Controle por Histerese 2. Controle Linear 3. Utilização da ferramenta SmartCtrl (PSIM) Eletrônica de Potência 1 Introdução Conversores estáticos devem

Leia mais

Simbologia dos componentes

Simbologia dos componentes Simbologia dos componentes 1. Símbolos básicos 2. Símbolos funcionais 3. Linhas de escoamento e conexões 4. Tipos de acionamento 2 L1 5. Unidades de conversão e armazenamento de energia L1 6. Distribuição

Leia mais

PME/EP/USP. Prof. Antonio Luiz Pacífico

PME/EP/USP. Prof. Antonio Luiz Pacífico Exercícios PME 3230 - Mecânica dos Fluidos I PME/EP/USP Prof. Antonio Luiz Pacífico 2 Semestre de 2016 PME 3230 - Mecânica dos Fluidos I (EP-PME) Exercícios 2 Semestre de 2016 1 / 20 Conteúdo da Aula 1

Leia mais

ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA

ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA Aluno: Pedro Delbons Duarte de Oliveira Orientador: Carlos Valois Maciel Braga Introdução Em virtude da frequente

Leia mais

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE Departamento de Informática Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 5 Sistemas Reativos Definição Sistemas Reativos Exemplos Máquinas de Estados 1 Programa

Leia mais

Sistemas Hidropneumáticos I Introdução

Sistemas Hidropneumáticos I Introdução UNIFEI Sistemas Hidropneumáticos I Introdução EME-26 e EME610 Aula 01 17-08-2009 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Ementa Fundamentos de sistemas hidráulicos e pneumáticos; Componentes principais;

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PREFÁCIO... 15

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PREFÁCIO... 15 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 13 PREFÁCIO... 15 1 INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES GERAIS... 19 1.1 Aplicações da Simulação Dinâmica... 20 1.2 Tipos de Modelos para Sistemas Dinâmicos... 21 1.3 Modelos Matemáticos...

Leia mais

SOLIDWORKS FloXpress, um dos produtos SOLIDWORKS Express que fazem parte de todas as versões do SOLIDWORKS.

SOLIDWORKS FloXpress, um dos produtos SOLIDWORKS Express que fazem parte de todas as versões do SOLIDWORKS. SOLIDWORKS FloXpress, um dos produtos SOLIDWORKS Express que fazem parte de todas as versões do SOLIDWORKS. A ideia principal do FloXpress é calcular a dinâmica dos fluidos que passam através dos modelos

Leia mais

xvii. O experimento de Transferência de Calor e Mudanças de Fase, ilustrado na Figura 4.30.

xvii. O experimento de Transferência de Calor e Mudanças de Fase, ilustrado na Figura 4.30. pressão deste gás. O recipiente encontra-se sobre um chapa metálica que efetua transferências de calor para o gás, possibilitando a variação de sua temperatura. O usuário pode inicialmente selecionar três

Leia mais

Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido O PROGRAMA OTB

Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido O PROGRAMA OTB Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido 48 3. O PROGRAMA O primeiro programa para cálculo dos esforços internos de pontes protendidas de madeira foi desenvolvido por Joe Murphy,

Leia mais

Sistemas Hidráulicos. Exemplos

Sistemas Hidráulicos. Exemplos Sistemas Hidráulicos Exemplos Sistema hidráulico básico Sistema hidráulico básico Sistema hidráulico básico Sistema hidráulico básico https://www.youtube.com/watch?v=kzqkpx8f3d8 Operação sistema hidráulico

Leia mais

Válvulas. 2

Válvulas.   2 www.iesa.com.br 1 Válvulas Quando unimos várias válvulas e pistões por meio de tubulações, a fim de realizar determinada tarefa, damos ao conjunto o nome de Circuito (podendo ser Pneumático ou Hidráulico).

Leia mais

3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga

3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga 1 3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga OBJETIVO: 1. Fazer o controle (PID) de Vazão na bancada da bomba centrífuga. DATA: / /. Nome dos alunos: São Paulo - 2016 Prof. Dr.

Leia mais

5 Realimentação do Ângulo de Yaw

5 Realimentação do Ângulo de Yaw 5 Realimentação do Ângulo de Yaw Neste item passa a ser considerado o ângulo de yaw do veículo como uma variável de entrada na malha de controle. Obtendo esse ângulo do modelo linear pode-se compará-lo

Leia mais

Perda de Carga e Comprimento Equivalente

Perda de Carga e Comprimento Equivalente Perda de Carga e Comprimento Equivalente Objetivo da aula: Conceitos sobre Perda de Carga e Comprimento Equivalente, Para que os mesmos possam utilizá-los, futuramente, para especificar bombas hidráulicas

Leia mais

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0 Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Curso de Engenharia Elétrica Planejamento e Gerenciamento de Projetos Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão

Leia mais

Ações de controle básicas: uma análise do desempenho em regime

Ações de controle básicas: uma análise do desempenho em regime Capítulo 3 Ações de controle básicas: uma análise do desempenho em regime estático 3. Introdução Neste capítulo, as ações de controle básicas utilizadas em controladores industriais e o seu desempenho

Leia mais

MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE CIRCUITOS PNEUMÁTICOS

MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE CIRCUITOS PNEUMÁTICOS MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE CIRCUITOS PNEUMÁTICOS Local: FATEC-SP Data: 14/03/2012 Apresentação: Flávio Reginato Campanholi CIRCUITO PNEUMÁTICO Preparação Final Simbologia Simbologia Unidade de Conservação

Leia mais

Aluno: Aluno: Aluno: Aluno: PLANTA DE NÍVEL FESTO

Aluno: Aluno: Aluno: Aluno: PLANTA DE NÍVEL FESTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DEM Sistemas de Controle (CON) Aula Prática 11 (22/05/2012) Prof. Eduardo Bonci Cavalca

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Figura 1: Tela de Apresentação do FaçaCalc.

MANUAL DO USUÁRIO. Figura 1: Tela de Apresentação do FaçaCalc. Apresentação MANUAL DO USUÁRIO O FAÇACALC é um software que realiza cálculos hidráulicos, tais como: Motor Hidráulico, Trocador de Calor, Acumulador Hidráulico e Cilindro Hidráulico. Na sessão Funcionalidades

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I DISCIPLINA: FÍSICA I Estudo do centro de Massa e Momento Linear. Estudo da Rotação. Estudo de Rolamento, Torque

Leia mais

REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS VOITH HYDRO

REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS VOITH HYDRO GGH / 05 17 a 22 de Outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO I GRUPO DE ESTUDO DE GERAÇÃO HIDRÁULICA (GGH) REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS José Cláudio Mazzoleni* Jorge Izukawa

Leia mais

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Características de Desempenho 1ª Parte

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Características de Desempenho 1ª Parte Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Características de Desempenho 1ª Parte Características de Desempenho Para especificar uma máquina de fluxo, o engenheiro deve ter em mãos alguns dados essenciais: altura

Leia mais

Fundamentos de Automação. Atuadores e Elementos Finais de Controle

Fundamentos de Automação. Atuadores e Elementos Finais de Controle Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Atuadores

Leia mais

n o máx zul min

n o máx zul min BOMBA DE PISTÃO VARIÁVEL PARA CIRCUITO ABERTO 1 - CARACTERÍSTICAS 2 - SIMBOLOGIA HIDRÁULICA - Bomba variável no tipo construtivo de pistões com disco inclinado para acionamentos hidrostáticos com circuito

Leia mais

HA10VSO R00 BOMBA DE PISTÃO VARIÁVEL PARA CIRCUITO ABERTO SÉRIE 31 1/8 2 - SIMBOLOGIA HIDRÁULICA 1 - CARACTERÍSTICAS

HA10VSO R00 BOMBA DE PISTÃO VARIÁVEL PARA CIRCUITO ABERTO SÉRIE 31 1/8 2 - SIMBOLOGIA HIDRÁULICA 1 - CARACTERÍSTICAS BOMBA DE PISTÃO VARIÁVEL PARA CIRCUITO ABERTO 1 - CARACTERÍSTICAS 2 - SIMBOLOGIA HIDRÁULICA - Bomba variável no tipo construtivo de pistões com disco inclinado para acionamentos hidrostáticos com circuito

Leia mais

3. MODELOS MATEMÁTICOS

3. MODELOS MATEMÁTICOS 13 3. MODELOS MATEMÁTICOS 3.1 ENSAIOS EXPERIMENTAIS COM O TROCADOR DE CALOR Todos os ensaios realizados com o trocador de calor para a obtenção de seu modelo consistiram em se aplicar um degrau de vazão

Leia mais

PMR3404 Controle I Aula 3

PMR3404 Controle I Aula 3 PMR3404 Controle I Aula 3 Resposta estática Ações de controle PID Newton Maruyama 23 de março de 2017 PMR-EPUSP Classificação de sistemas de acordo com o seu desempenho em regime estático Seja o seguinte

Leia mais

Capítulo 3. Modelagem da Rede Elétrica Estudada

Capítulo 3. Modelagem da Rede Elétrica Estudada Modelagem da Rede Elétrica Estudada 58 3 MODELAGEM DA REDE ELÉTRICA ESTUDADA. A primeira fase do estudo foi a escolha da subestação e dos alimentadores aéreos primários. A subestação, bem como seus circuitos

Leia mais

RESUMO MECFLU P3. REVER A MATÉRIA DA P2!!!!! Equação da continuidade Equação da energia 1. TEOREMA DO TRANSPORTE DE REYNOLDS

RESUMO MECFLU P3. REVER A MATÉRIA DA P2!!!!! Equação da continuidade Equação da energia 1. TEOREMA DO TRANSPORTE DE REYNOLDS RESUMO MECFLU P3 REVER A MATÉRIA DA P2!!!!! Equação da continuidade Equação da energia 1. TEOREMA DO TRANSPORTE DE REYNOLDS Equação do Teorema do Transporte de Reynolds: : variação temporal da propriedade

Leia mais

SIMULAÇÃO DINÂMICA DE UM TREM COM TRÊS VAGÕES RESUMO

SIMULAÇÃO DINÂMICA DE UM TREM COM TRÊS VAGÕES RESUMO Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar III MICTI Fórum Nacional de Iniciação Científica no Ensino Médio e Técnico - I FONAIC-EMT Camboriú, SC, 22, 23 e 24 de abril de 2009

Leia mais

Circuito Hidráulico Básico:

Circuito Hidráulico Básico: Circuito Hidráulico ásico: O circuito hidráulico mais simples consiste no comando de avanço e recuo de um cilindro de dupla ação, utilizando uma bomba de vazão constante e uma válvula direcional de acionamento

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSOS INDUSTRIAIS I

MODELAGEM DE PROCESSOS INDUSTRIAIS I MODELAGEM DE PROCESSOS INDUSTRIAIS I Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0031-A Horário: 3N Aula 01-01/08/2017 Plano de ensino Professor www.linkedin.com/in/pierredantas/ Bibliografia Bibliografia Garcia,

Leia mais

SISTEMAS ROBOTIZADOS CAPÍTULO 7 CONTROLE INDEPENDENTE DAS JUNTAS

SISTEMAS ROBOTIZADOS CAPÍTULO 7 CONTROLE INDEPENDENTE DAS JUNTAS SISTEMAS ROBOTIZADOS CAPÍTULO 7 CONTROLE INDEPENDENTE DAS JUNTAS Leitura Sugerida: Spong, (Seções 7.1-7.3) 1 Capítulo 7 Motivação Discutiremos neste capítulo uma estratégia de controle denominada CONTROLE

Leia mais

5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusões

5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusões 5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusões O objetivo geral desta dissertação é avaliar o desempenho e determinar o potencial de aplicação do medidor tipo v-cone para medição de vazão de gás, em escoamento

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização

Leia mais

Controle de Processos

Controle de Processos Controle de Processos Na natureza o controle de processos é fundamental para a vida Crescimento de plantas e animais temperatura corporal batimento cardíaco Pressão sanguínea Movimento e estabilidade do

Leia mais

BIBLIOTECA INSTRUMENTAÇÃO

BIBLIOTECA INSTRUMENTAÇÃO BIBLIOTECA INSTRUMENTAÇÃO Nome do arquivo: INST.lib (biblioteca) Versão: 1.0 Última atualização: LIB 27/06/2013 DOC 27/06/2013 1. INTRODUÇÃO A norma ANSI/ISA-S5.1 1984 (R1992) Instrumentation Symbols and

Leia mais

Profª Danielle Casillo

Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Automação e Controle CLP ezap900 e Ambiente de programação SPDSW Profª Danielle Casillo Kit Didático ezap900 É um módulo didático baseado

Leia mais

SISTEMAS DE CONTROLE SIC

SISTEMAS DE CONTROLE SIC SISTEMAS DE CONTROLE SIC Parte 0 Introdução Professor Dr. Michael Klug 1 Definição CONTROLE é o ato de comandar, dirigir, ordenar ou manipular Controle clássico (convencional); Controle moderno; Controle

Leia mais

ATUADORES E VÁLVULAS

ATUADORES E VÁLVULAS ATUADORES E VÁLVULAS ATUADORES Esses mecanismos são denominados atuadores, pois sua função é aplicar ou fazer atuar energia mecânica sobre uma máquina, levando-a a realizar um determinado trabalho. Os

Leia mais

6 Métodos de solução Modelo para regime permanente

6 Métodos de solução Modelo para regime permanente 6 Métodos de solução 6.1. Modelo para regime permanente O conjunto de equações descritas no capítulo 4 forma um sistema não-linear de equações algébricas. Nesta seção descrevem-se a abordagem utilizada

Leia mais

Atuadores e Sistemas Hidráulicos

Atuadores e Sistemas Hidráulicos 1 Atuadores e Sistemas Hidráulicos Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Aula 1 Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos Introdução 2 Hidráulica é o ramo da engenharia

Leia mais

Engenharia Elétrica UMC Eletrônica de Potência I Prof. Jose Roberto Marques

Engenharia Elétrica UMC Eletrônica de Potência I Prof. Jose Roberto Marques Engenharia Elétrica UMC Eletrônica de Potência I Prof. Jose Roberto Marques 1º) O circuito abaixo corresponde a um nó de uma rede elétrica onde admitimos que a tensão de nó é invariável e que as cargas

Leia mais

Controlador PID discreto

Controlador PID discreto 1 Capítulo 1 Controlador PID discreto 1.1 Objetivo O objetivo deste experimento é introduzir ao estudante as noções básicas de um controlador PID discreto para um motor de corrente contínua. 1.2 Modelo

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. 1. Eletrostática 1.1. Fundamentos; 1.2. Matéria; 1.3. Corrente elétrica; 1.4.

CURSO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. 1. Eletrostática 1.1. Fundamentos; 1.2. Matéria; 1.3. Corrente elétrica; 1.4. CURSO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 1. Eletrostática 1.1. Fundamentos; 1.2. Matéria; 1.3. Corrente elétrica; 1.4. Tensão elétrica; 2. Cálculo básico: 2.1. Múltiplos; 2.2. Submúltiplos;

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE CONTROLADORES PID CLÁSSICO E PID FUZZY COM GANHO PROGRAMADO NO SISTEMA DE AZIMUTE

COMPARAÇÃO ENTRE CONTROLADORES PID CLÁSSICO E PID FUZZY COM GANHO PROGRAMADO NO SISTEMA DE AZIMUTE COMPARAÇÃO ENTRE CONTROLADORES PID CLÁSSICO E PID FUZZY COM GANHO PROGRAMADO NO SISTEMA DE AZIMUTE Brehme D. R. de MESQUITA (1); Jefferson A. L. e SILVA (2); André M. D. FERREIRA (3) (1) Instituto Federal

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

K 2 x1. declive = B. f 2, x 2. f 1 (t)

K 2 x1. declive = B. f 2, x 2. f 1 (t) Pag 1 Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Engenharia Dep. de Eng. Electrotécnica, Curso: Engenharia Electrotécnica e de Computadores Exame de Sistemas Electromecânicos, 9 - Fevereiro

Leia mais

UMA INTERFACE GRÁFICA PARA O EPANET E PARA O LINGO

UMA INTERFACE GRÁFICA PARA O EPANET E PARA O LINGO UMA INTERFACE GRÁFICA PARA O EPANET E PARA O LINGO Marco Aurélio Holanda de Castro 1 (Professor), Felipe Fernandes Viana de Araújo 1 (Bolsista); João Mateus da Rocha Furlani 1 (Bolsista) Resumo O objetivo

Leia mais

EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Introdução

EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Introdução UNIFEI EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Introdução Aula 01 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Ementa Fundamentos de sistemas hidráulicos e pneumáticos; Componentes principais; Circuitos fundamentais;

Leia mais

Por Fernando Koyanagi 1

Por Fernando Koyanagi 1 Por Fernando Koyanagi 1 Motor de passo como servo (Vídeo da montagem) 2 Características principais Permite um posicionamento realmente assistido, através do sensor acoplado ao eixo do motor. É capaz de

Leia mais

COMANDOS INTUITIVOS BÁSICOS

COMANDOS INTUITIVOS BÁSICOS 1. INTRODUÇÃO COMANDOS INTUITIVOS BÁSICOS Os circuitos pneumáticos e eletropneumáticos cujas ações são simples (avanço e retorno de um atuador com algumas poucas condições), são chamados de comandos intuitivos,

Leia mais

AUC1. Circuitos Eletrohidráulicos e Eletropneumáticos. Parte IV 14/02/2015 1

AUC1. Circuitos Eletrohidráulicos e Eletropneumáticos. Parte IV 14/02/2015 1 AUC1 Circuitos Eletrohidráulicos e Eletropneumáticos Parte IV 14/02/2015 1 14/02/2015 2 Os diagramas pneumáticos de funcionamento são utilizados para representar as sequências funcionais, de comandos mecânicos,

Leia mais

Resultados 6.1. Teste de Deformação

Resultados 6.1. Teste de Deformação 6 Resultados 6.1 Teste de Deformação O teste foi realizado com a montagem mostrada na Figura 41. No centro da circunferência branca (moldura de nylon) encontra-se a região ativa com duas linhas pretas

Leia mais

7 Resultados. 7.1 Validação modelo simplificado

7 Resultados. 7.1 Validação modelo simplificado 55 7 Resultados 7.1 Validação modelo simplificado De acordo com os dados de entrada e da metodologia de cálculo alguns resultados foram extraídos das análises. Primeiramente um comparativo entre o modelo

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA CAMPUS RENASCENÇA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Professor Leonardo Gonsioroski

UNIVERSIDADE CEUMA CAMPUS RENASCENÇA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Professor Leonardo Gonsioroski UNIVERSIDADE CEUMA CAMPUS RENASCENÇA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Aula Inicial do Curso Horário da Aula: o Sala: o Segundas de 17:00 até 19:00 o Terças de 19:00 até 21:00 Presença obrigatória Número

Leia mais

Módulo I Carga horária total: 400h

Módulo I Carga horária total: 400h Curso Técnico Integrado em MECÂNICA CÂMPUS ITAJAÍ MATRIZ CURRICULAR Módulo I Carga horária total: 400h Português e História da Literatura Brasileira I 2 Educação Física I 2 Artes I 2 Matemática I 4 Física

Leia mais

UFC6 Manual de Utilização

UFC6 Manual de Utilização UFC6 Manual de Utilização C.1 INTRODUÇÃO O programa UFC6 Versão 1.0 é parte integrante da Dissertação de Mestrado intitulada Modelagem Computacional de Dispositivos de Atenuação do Golpe de Aríete em Adutoras.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA Motivação O setor industrial experimentou nas últimas duas décadas um extraordinário avanço devido ao aumento

Leia mais

Capitulo 4 Validação Experimental do Modelo Matemático do Trocador de Calor

Capitulo 4 Validação Experimental do Modelo Matemático do Trocador de Calor Capitulo 4 Validação Experimental do Modelo Matemático do Trocador de Calor Esse capítulo apresenta uma das contribuições importantes do presente trabalho. NOVAZZI (2006) em sua tese de doutorado desenvolveu

Leia mais

de maior força, tanto na direção normal quanto na direção tangencial, está em uma posição no

de maior força, tanto na direção normal quanto na direção tangencial, está em uma posição no 66 (a) Velocidade resultante V (b) Ângulo de ataque α Figura 5.13 Velocidade resultante e ângulo de ataque em função de r/r para vários valores de tsr. A Fig. 5.14 mostra os diferenciais de força que atuam

Leia mais

Dimensionamento do cilindro hidráulico

Dimensionamento do cilindro hidráulico Dimensionamento do cilindro hidráulico Florianópolis, 25 de outubro de 2016 1 Sumário 2 Apresentação... 2 3 Pressão de trabalho... 2 4 Diâmetro comercial necessário ao cilindro... 2 5 Dimensionamento da

Leia mais

Projeto a Tempo Discreto

Projeto a Tempo Discreto Projeto a Tempo Discreto 1. Lugar das Raízes no domínio-z 2. Exemplo de projeto Fly-by-Wire pag.1 Controle de Sistemas Lineares Aula 23 Projeto via Lugar das Raízes O projeto é realizado diretamente no

Leia mais

4 Análise de Dados. 4.1.Procedimentos

4 Análise de Dados. 4.1.Procedimentos 4 Análise de Dados 4.1.Procedimentos A idéia inicial para a comparação dos dados foi separá-los em series de 28 ensaios, com a mesma concentração, para depois combinar esses ensaios em uma única série.

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Aula 7 Estudo de Torção, Ângulo de Torção Ângulo de Torção O projeto de um eixo depende de limitações na quantidade de rotação ou torção ocorrida quando o eixo é submetido ao torque, desse modo, o ângulo

Leia mais

4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos

4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos 4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos 4.1 Introdução O crescimento do sistema de energia elétrica, o aumento do número de interligações e a sofisticação dos modelos para representação dos componentes de

Leia mais

4 Modelo Linear de Quatro Graus de Liberdade

4 Modelo Linear de Quatro Graus de Liberdade 4 Modelo Linear de Quatro Graus de Liberdade O modelo linear descrito em (Spinola, 2003) na forma de estado (11) representa um veículo de dois graus de liberdade: velocidade lateral em relação ao referencial

Leia mais

Estações Elevatórias de Água

Estações Elevatórias de Água Universidade Regional do Cariri URCA Pró Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação da Construção Civil Disciplina: Hidráulica Aplicada Estações Elevatórias de Água Renato de Oliveira Fernandes Professor

Leia mais

ESTRUTURAS ESPECIAIS DE CONTROLE

ESTRUTURAS ESPECIAIS DE CONTROLE Joinville Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas CCT Departamento de Engenharia Elétrica Laboratório de Sistemas de Controle - I ESTRUTURAS ESPECIAIS DE CONTROLE

Leia mais

Princípios físicos que envolvem a hidráulica industrial.

Princípios físicos que envolvem a hidráulica industrial. Agenda - conteúdo Princípios físicos que envolvem a hidráulica industrial. Símbolos normalizados (DIN/ISSO 1219 e 5599). Especificações técnicas, formas construtivas e funções das bombas hidráulicas, atuadores,

Leia mais

PNEUMÁTICA DEFINIÇÃO:

PNEUMÁTICA DEFINIÇÃO: DEFINIÇÃO: PNEUMÁTICA Pneumática: (do grego pneumos com o significado de respiração) pode ser entendida como sendo o conjunto de todas as aplicações que utilizam a energia armazenada e transmitida pelo

Leia mais

Relatório Técnico Testes Comparativos entre Monitor On-line de Umidade MO Treetech e Análise de Teor de Água por Karl Fischer

Relatório Técnico Testes Comparativos entre Monitor On-line de Umidade MO Treetech e Análise de Teor de Água por Karl Fischer Relatório Técnico Testes Comparativos entre Monitor On-line de Umidade MO Treetech e Análise de Teor de Água por Karl Fischer Marcos E. G. Alves Treetech Sistemas Digitais Ltda. 1. Introdução Este Relatório

Leia mais

Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 03

Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 03 Símbolos UNIFEI Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 03 EME-26 Aula 03 14-09-2008 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Linhas de escoamento do fluido Símbolo das linhas de escoamento Cano Tubo

Leia mais

CONTROLE DE ÂNGULO DE AZIMUTE DE ANTENA DE RASTREAMENTO

CONTROLE DE ÂNGULO DE AZIMUTE DE ANTENA DE RASTREAMENTO UFRJ Escola Politécnica Eng. Eletrônica e de Computação EEL660 Controle Linear 1 Avaliação Complementar 2017-1 CONTROLE DE ÂNGULO DE AZIMUTE DE ANTENA DE RASTREAMENTO Neste trabalho você deverá modelar,

Leia mais