Cenário de Gestão Estratégica Educação Básica Privada. Alma, Mente e Corpo da Escola

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cenário de Gestão Estratégica Educação Básica Privada. Alma, Mente e Corpo da Escola"

Transcrição

1 Cenário de Gestão Estratégica Educação Básica Privada Alma, Mente e Corpo da Escola Julho de 2015

2 Prezado(a) Gestor(a), A pesquisa Como está a gestão estratégica da sua escola? da AOG Consultoria Educacional, tem por objetivo avaliar os aspectos mais relevantes da gestão escolar na educação básica privada no Brasil. A pesquisa permite- nos traçar um bom diagnóstico vital da escola, baseada em três pilares: Alma Mente Corpo Propósito Estratégia Lucratividade Figura_01: Vida da escola: alma, mente e corpo. O sonho! Aquilo que nos faz acordar todos os dias e ir trabalhar. O legado que se quer deixar. O propósito como educador. Com a organização da escola, as lideranças conseguem investir tempo no planejamento estratégico e treinamento adequado da equipe. Tempo é o maior ativo das lideranças e deve ser bem utilizado. Por meio de objetivos estratégicos claros, planos de ação estruturados, processos mapeados e gestão nos indicadores de performance, sua escola pode maximizar a receita, gerar novas oportunidades e atuar na redução de custos. Somente por meio do equilíbrio da Alma, Mente e Corpo é que a vida da escola será bem- sucedida. Afinal de contas, somente um bom propósito, alinhado a uma boa estratégia pode gerar uma lucratividade alta para todos os envolvidos.

3 1. Região de Atuação das Escolas A primeira fase da pesquisa Como está a gestão estratégica da sua escola? foi aplicada entre os dias 17 de junho e 05 de julho e contou com mais de escolas privadas de educação básica. Atingiu todas as regiões do Brasil e 15 estados da federação. Mapa_01:Distribuição geográfica da pesquisa. Entre os 15 estados, os mais representativos, em termos de respostas completas, foram: Estados que mais responderam à pesquisa Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe, 25% Distrito Federal, Goiais, Paraná, 24%, 11% São Paulo, 26% Minas Gerais, 14% Gráfico_01: Relação por estado com maior índice de respostas ao questionário.

4 2. Descrição da Escola A pesquisa teve como públicos- alvo mantenedores, diretores e coordenadores de escolas privadas, obtendo a seguinte distribuição: Coordenador, 18,9% Perfil da liderança Mantenedor, 40,0% Diretor, 41,9% Gráfico_02: Perfil da liderança pedagógica que respondeu à pesquisa. De todas as escolas que responderam à pesquisa, aproximadamente 59% fazem parte de um sistema de ensino e 40% utilizam livros didáticos de editoras. Sendo que 14% são parte integrante de uma rede de escolas. 100% Perfil da escola 80% 60% 40% 20% 0% 59,5% 40,5% 13,8% Sistema de Ensino Livros DidáRcos Rede de Escolas Gráfico_03: Perfil das escolas em relação à utilização de material didático e se pertencem a uma rede de escolas.

5 Dentre as lideranças escolares que responderam à pesquisa, aproximadamente 21% atuam em todos os segmentos, desde o Ensino Infantil até o Pré- Vestibular e 62% atuam desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Apenas 28% atuam em apenas um segmento: ou Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Segmento de atuação das escolas Fundamental I Ensino Médio Fundamental II Educação InfanRl 78,5% 73,9% 73,8% 72,3% Cursinho Preperatório 23,1% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Gráfico_04: Segmentos de atuação das escolas que responderam à pesquisa. A pesquisa abrangeu uma grande variedade analisada em termos de tamanho de escolas. Aproximadamente 22% delas apresentam faturamento inferior a 1 milhão de reais/ano, enquanto 49% indicaram faturamento entre 1 milhão e 5 milhões de reais por ano. Do total, 29% possuem faturamento superior a 5 milhões de reais anuais. Apesar dos diferentes portes, ficou evidente a constante tentativa de melhoramento contínuo, pois 34% das escolas pesquisadas alegaram já ter contratado algum tipo de consultoria, assessoria pedagógica ou administrativa.

6 3. Principais Desafios Encontrados A pesquisa identificou que os principais desafios dos gestores, segmentados por área, são: Alma Propósito Credos e princípios Propósito, sonhos e crenças; Objetivos estratégicos visão a longo prazo; Cultura organizacional. Gestão de pessoas Seleção, formação e retenção de time: professores e colaboradores; Descritivo de cargos; Alinhamento de expectativas em relação às atividades e entregáveis; Política de treinamento continuado do time; Metas coletivas e individuais de performance. Mente Estratégia Gestão estratégica Planejamento estratégico; Sucessão e governança; Organização e priorização do tempo; Adequação aos novos cenários socioculturais; Mapeamento dos objetivos estratégicos e respectivos planos de ação. Análise de mercado Análise de market share (participação de mercado); Análise da concorrência; Análise de potencial de mercado; Estratégias e metas de crescimento (número de alunos, faturamento e lucratividade).

7 Inovação Inovação e uso efetivo de tecnologia educacional; Engajamento dos alunos com o aprendizado; Modernidade e atualização às expectativas dos alunos e famílias; Ambiente escolar. Corpo Lucratividade Gestão de projetos e processos Mapeamento dos principais processos (alinhado ao calendário escolar); Gestão estruturada de processos (indicadores de performance); Treinamentos e acompanhamentos continuados. Gestão financeira Precificação (captação de valor); Concorrência; Endividamento; Custos operacionais; Inadimplência; Regime tributário; Gestão de orçamento. Gestão de marketing escolar Definição de diferenciais competitivos; Estruturação de pesquisa de opinião e satisfação; Captação de novos alunos; Retenção dos atuais alunos; Posicionamento e reposicionamento da marca; Estruturação de comunicação; Marketing digital; Gestão de eventos.

8 4. Gestão do Tempo na Rotina Escolar Um dos grandes desafios das lideranças escolares que responderam à pesquisa é a gestão do tempo e a capacidade de priorizar entre o planejamento estratégico e as atividades operacionais e o constante apagar de incêndios do dia a dia. InvesRmento do tempo Executando Tarefas Operacionais 91% "Apagando Incêndios" 82% Orientando o Time 37% Planejando em Médio Prazo Planejando Estrategicamente 21% 19% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Gráfico_05: Distribuição do tempo das lideranças escolares. Interessante observar que, aproximadamente: 91% dos gestores investem grande parte do seu tempo executando tarefas e atividades operacionais, as quais poderiam ser exercidas pela sua equipe; 82% das lideranças investem suas horas semanais de trabalho apagando incêndios do dia a dia; Apenas 19% das lideranças dedicam seu tempo ao planejamento estratégico de médio e longo prazo; Apesar de 37% dos gestores escolares se dedicarem à formação e motivação de suas equipes diretas e indiretas, apenas 5% fazem isso de forma estruturada.

9 A AOG Consultoria Educacional acredita que um dos principais papéis de uma liderança, dentro de uma organização, é o planejamento estratégico e visão de médio e longo prazo, além, obviamente, da formação e orientação continuada de seu time. Nessa pesquisa, ficou evidente que as lideranças não estão conseguindo se dedicar a esse importante papel. Entretanto, é unanimidade a conclusão de que conseguir dedicar tempo a tais atividades é absolutamente necessário. Então, por que será que um Mantenedor ou Diretor Geral têm dificuldade de priorizar essas atividades? Por meio da pesquisa, conseguimos identificar três grandes pontos centrais: Centralização das atividades operacionais; Falta de mapeamento dos principais processos e ferramentas de gestão; Ausência de treinamento estruturado e continuado para toda a equipe. Muitas vezes, a centralização das atividades se dá por características pessoais dos gestores, somado ao fato de não confiar que as atividades serão bem executadas pelo seu time e pela falta de estruturação de indicadores que deixariam a performance das pessoas mais organizada e visível. Para quebrar esse ciclo vicioso, é necessário selecionar corretamente as pessoas, formar, orientar e treinar continuamente, alinhando claramente os entregáveis e as expectativas. Assim, o gestor deve confiar que as atividades operacionais serão executadas melhor que ele mesmo as executaria. Dessa forma, a cultura do aprendizado e do empoderamento se estabelece na escola e tudo flui muito mais fácil. A constante orientação do time é crucial para o desenvolvimento da equipe. Os colaboradores devem se sentir aptos a executar as atividades, sem necessidade de recorrer às lideranças a todo o momento. Adicionalmente, o alinhamento de tarefas garante boa performance nas atividades propostas. A cultura, em um ambiente escolar, deve ser de aprendizado, responsabilidade, inovação e experimentação controlada. Dar autonomia ao time é a melhor saída, pois permitirá a construção de um ambiente adequado.

10 5. Nível de Mapeamento e Estruturação de Processos Os processos no Gráfico_06 foram identificados por meio da pesquisa como os que já possuem algum tipo de mapeamento e estruturação dentro das escolas que responderam à pesquisa. Processos: relevância X mapeamento Indicadores Pedagógicos 38,7% 93,1% Indicadores AdminitraRvos 17,8% 90,9% Eventos Escolares Pedagógicos Matrícula e Rematrícula 32,1% 38,0% 90,5% 90,0% Feedback para Equipe 20,7% 88,4% Atendimento de Secretaria 44,2% 87,0% Seleção e Contratação de Professores Seleção e Contratação de Colaboradores Eventos Escolares não Pedagógicos Comunicação Interna Limpeza e Manutenção 27,1% 21,8% 29,5% 26,5% 21,1% 86,4% 84,9% 84,0% 83,3% 79,8% Aplicação de Provas 64,9% 76,7% Treinamento para equipe 22,0% 76,2% Avaliação InsRtucional 19,6% 68,7% Concursos de Bolsas 28,6% 65,0% 0,0% 10,0% 20,0% 30,0% 40,0% 50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0% Porcentagem dos gestores que consideram que esse processo está devidamente mapeado e com indicadores. Porcentagem dos gestores que consideram determinado processo de alta relevância/impacto na gestão da escola. Gráfico_06: Impacto dos processos na operação da escola com a sua devida relevância.

11 Tais processos são considerados muito importantes, pois envolvem significativamente a gestão escolar ao integrar todos os departamentos, como é o caso do Processo de Matrícula, com procedimentos que tramitam desde a secretaria até o mantenedor da instituição. Aproximadamente 30% das escolas constantes dessa pesquisa não possuem controle sobre os principais processos pedagógicos e administrativos e os restantes 70% apresentaram ter algum grau de controle. Pelas respostas coletadas, podemos concluir que 85% dos que mostraram, efetivamente, algum tipo de controle sobre os processos (70%, conforme exposto anteriormente), têm o mapeamento e o controle abaixo de suas expectativas. Ou seja, 90% das escolas pesquisadas não possuem controle satisfatórios de seus processos pedagógicos e/ou administrativos. 100,0% Controle sobre os processos 90,0% 93,0% 80,0% 70,0% 69,8% 62,8% 60,0% 50,0% 40,0% 30,0% 90% 30,2% 20,0% 10,0% 0,0% Possui algum controle 90% dos que possuem algum controle não têm o controle adequado Não possui controle Gráfico_07: Controle sobre os principais processos que impactam na operação do dia a dia. A criação de um EPP (Escritório de Projetos e Processos), a estruturação e integração de todos os departamentos da escola e a descrição de cargos e funções são pontos importantes para diminuir o tempo investido na rotina operacional. Todas as atividades devem ter os seus respectivos

12 responsáveis e cada uma delas não deve ter mais de um líder. Assim, garantimos total cobertura e descartamos o sombreamento, com o duplo trabalho. Além do mapeamento dos processos, o qual identifica todos os departamentos e as pessoas engajadas, as atividades que devem ser realizadas, os custos envolvidos e quando, como e para quem devem ser realizadas, é fundamental que todos tenham clareza dos ganhos reais, ou seja, que situação específica está sendo resolvida com esse esforço. O EPP representa uma área organizacional responsável pelas atividades gerenciais necessárias, para que os projetos certos sejam realizados com sucesso. Isso tudo tem a finalidade de permitir que os processos prioritários sejam mapeados, estruturados, executados e monitorados. O EPP dentro da Escola apresenta as seguintes atividades centrais: Assegurar a excelência operacional; Garantir o treinamento contínuo para toda a equipe (atual e nova); Aumentar visibilidade para uma possível tomada de decisão; Fomentar a inovação. Observamos que, dos 12 processos elencados na pesquisa, apenas 2 deles apresentaram índices de mapeamento e documentação dentro do que é considerado satisfatório. São eles: Aplicação de Provas (desde a encomenda até o lançamento das notas), com 65,2% e Elaboração de Calendário Letivo, com 62,8%. Os demais tópicos apresentaram índices classificados como insatisfatórios ou muito insatisfatórios, consoante a opinião dos gestores que participaram da referida pesquisa. Processos absolutamente relevantes, como os demonstrados a seguir, mostraram índices preocupantes: Contratação de Colaboradores (27%); Comunicação Interna (28%); Feedback para a Equipe (27%); Eventos Escolares (26%). Observamos, após o resultado dessa pesquisa, um dado crítico para o sucesso em médio prazo da Escola. Ficou evidente que, caso haja mudança na estruturação da equipe, aproximadamente 67% dos processos não

13 seriam executados com a mesma eficiência e eficácia. Logo, isso demonstra a falta de mapeamento, documentação e estratégias de treinamento. Manutenção da qualidade das arvidades no caso da troca de equipe Sim, 33,3% Não, 66,7% Gráfico_08: No caso de troca/substituição de equipe, os processos seriam executados com a mesma qualidade. Esse indicador é corroborado pelo índice apontado de não treinamentos que qualifiquem os colaboradores para executar os diversos processos de forma continuada: 72%. Quando o assunto é Sistema de Gestão Escolar, identificamos dezenas de soluções administrativas e pedagógicas. O sistema de gestão acadêmica de uma escola fornece ferramentas para a gestão escolar. Porém, sua operação, bem como o input de dados (cadastro de alunos pessoal e financeiro, carregamento de planilhas e de documentações, etc.) e output de dados (geração de relatórios, análise de dados, etc.) é de obrigação da escola.

14 URlização do Sistema de Gestão em sua plenitude Sim, 26,20% Não, 73,80% Gráfico_09: O quanto as lideranças escolares acreditam estar usando de forma satisfatória o sistema de gestão escolar adotado. A boa operação desse sistema e sua completa integração com os processos mais importantes da escola permitem o acompanhamento da rotina do aluno, as análises de indicadores de performance, a frequência dos alunos, o acompanhamento das ocorrências, a emissão de recibos e relatórios oficiais e inúmeras outras atividades, possibilitando compilar a vida escolar do aluno numa plataforma virtual. Além disso, o sistema também é capaz de gerir a vida financeira da instituição, bem como controlar várias unidades da escola, consolidando os dados em uma única base. Sem as devidas e coerentes informações para que haja uma tomada efetiva de decisões, o direcionamento da escola fica baseado em achismos e mera intuição. Portanto, é de grande importância garantir a plena utilização dos sistemas, assim como treinar todos os envolvidos na instituição para que se obtenha um desempenho unificado e de excelência. Outros interessantes indicadores relacionados ao Sistema de Gestão Administrativa e Pedagógica é que as lideranças que responderam à pesquisa apontaram que: 74% dos processos existentes em suas escolas não estão funcionando dentro do seu Sistema de Gestão Escolar. 89% acreditam não estar utilizando o seu Sistema de Gestão Escolar em sua plenitude. 84% não monitora as atividades mais importantes de sua escola, por meio de um painel de indicadores de performance.

15 6. Planejamento Estratégico O planejamento estratégico de uma escola é iniciado pelo sonho. A partir das informações oferecidas pela Figura_02, baseadas no ideal do fundador e/ou mantenedor, alinham- se os objetivos estratégicos, isto é, os macros objetivos que a escola quer alcançar em médios e longos prazos. Para se alcançar os objetivos estratégicos, é importante, como já fora demonstrado nesse relatório, selecionar, formar e manter o melhor time possível. Uma grande empresa é constituída por grandes pessoas. E quanto mais diferentes forem entre si, mais completos ficam os pensamentos, as forças e as operações com a equipe. Os propósitos e as crenças são os princípios que guiam o dia a dia da escola: os objetivos estratégicos têm de ser alcançados de forma alinhada a eles. O sonho, somado às pessoas e aos propósitos e crenças, consolida uma cultura, reforçada e arquitetada diariamente. Figura_02: Mapeamento estratégico.

16 Uma vez que os objetivos estratégicos estão traçados, é importante avaliar o mercado e verificar as possibilidades e executar, junto ao time de colaboradores e clientes, pesquisas e dinâmicas para levantar a matriz PFOA, que são as Potencialidades (P), Fragilidades (F), Oportunidades (O) e Ameaças (A) da escola. Baseados nas características do mercado, da escola e dos objetivos estratégicos, desenha- se o plano de ação e quais serão os projetos para alcançar as metas e necessidades da escola. Cada plano de ação deve, além de selecionar um dono ou líder, ter as responsabilidades claras de todos os envolvidos, os prazos acordados com as lideranças e quem irá executá- los, bem como já saber, de antemão, qual foi o orçamento aprovado e ter a contínua monitoração de acompanhamento. Outro quesito abordado foi acerca do corpo discente e se a escola poderia ter mais e melhores alunos. Também houve o questionamento sobre a direção pedagógica e a administrativa e se elas poderiam estar mais focadas em questões estratégicas e gerenciais versus atividades operacionais. A resposta de mais de 88% dos gestores escolares foi positiva. Foco em planejamento gerando mais e melhores alunos Não, 11,9% Sim, 88,1% Gráfico_09: O quanto as lideranças acreditam que, se dispusessem de um tempo maior em análise e decisões estratégicas, teriam mais e melhores alunos. Por meio dessa pesquisa, identificamos alguns pontos relevantes na gestão escolar, no que diz respeito ao planejamento estratégico:

17 58,5% dos gestores escolares identificaram, em todos os seus colaboradores, a falta de uma cultura claramente enraizada. O cenário fica ainda mais delicado, quando observamos que esse índice sobe para 79%, quando se trata exclusivamente dos professores. 92,1% das lideranças afirmaram que a gestão do dia a dia não é baseada em orçamentos previamente aprovados. Apenas 16,3% têm seus diferenciais estratégicos mapeados e comunicados por toda a equipe da escola. Aproximadamente 64% das escolas têm planos de pesquisa regulares e estruturados com alunos, pais e colaboradores, para um processo de melhoramento contínuo. 75,8% acreditam não estar conseguindo caminhar na velocidade que gostariam em direção ao sonho e 92% informaram que o sonho não é compartilhado e vivenciado por todos. Quanto à equipe de colaboradores, as lideranças indicaram que 88,3% trabalham com o melhor time direto possível, mas 68% acreditam que não estão conseguindo tirar o melhor do desempenho de cada um. Entre outros motivos, 3 principais aspectos foram levantados: o Falta de clareza nas atividades demandadas; o Falta de alinhamento de expectativas; o Falta de autonomia e treinamento; O que a AOG Consultoria Educacional concluiu com a pesquisa Como está a gestão estratégica da sua escola? é que as escolas têm um grande déficit de profissionalização na sua gestão. O foco deve continuar sendo na entrega de uma educação de qualidade para os alunos. Entretanto, em um cenário cada vez mais competitivo, em que as margens estão cada vez menores, o mapeamento e a comunicação do sonho, a definição dos objetivos estratégicos, a atração e o treinamento da melhor equipe, o mapeamento dos processos, o desenho e monitoramento dos planos de ação devem fazer com que a escola, de alguma maneira, busque se aprimorar. Isso tudo com a única e exclusiva finalidade de objetivar um estruturado e promissor futuro, permitindo que o sonho e propósito do fundador da escola e de suas atuais lideranças frutifiquem. Entretanto, fica evidente a paixão, o amor, a dedicação e a força que as lideranças apresentam para enfrentar as muitas dificuldades do dia a dia,

18 formando e informando melhor nossos jovens, para se almejar um Brasil mais consciente e fortalecido, tanto no presente quanto no futuro. 7. Artigo: Escola é Outro Negócio Não apenas formar pessoas para uma profissão, mas formar pessoas para o trabalho e para a sociedade... Escola é outro negócio! É poder determinar a qualidade de futuro e o julgamento daqueles que se formam para esta sociedade. É resgatar, pela educação, os valores de convivência e de confiança. É servir, a fim de que haja utilidade para a pessoa nesse nosso contexto de desenvolvimento. Estamos no maior segmento de negócios do país (e participamos da missão mais pura de todas, pois atuamos na educação e na formação de pessoas para a cidadania). Vivemos juntos o desafio da profissionalização da escola, da profissionalização da gestão e também o da profissionalização da difusão. Gestor é líder! Professor é líder e referência. Devemos, por obrigação, nos dedicar a resgatar a sua essência construtiva e ampará- lo em suas novas formações. Instigá- lo para o novo do mundo, para as novas formas de relação, para a tecnologia. Amparar essa formação numa bagagem ainda não estabelecida. Estamos inseridos, hoje, no papel de agentes de transformação da escola. Devemos entender todas as suas hierarquias e importâncias, mas estejamos sempre ansiosos pela troca e pela doação do lastro que fortalecerá o outro para o nosso tudo. Somos consequência da administração e da gestão desse nosso negócio. Existe a escola, com a sua mecânica no dia a dia, mas também a gestão dessa escola, com a sua mecânica de vida a vida. O paradigma do marketing já foi vencido. Nossa atualidade? Focar na gestão e no desenvolvimento das pessoas, mas não podemos nos esquivar do lucro. Escola é para dar lucro!!! E o lucro vem por meio das pessoas!!! Não abram mão do lucro! Lucro é bom!!! Devemos despertar em nós, a partir desse encontro, aquela mesma paixão de quando iniciamos nesse negócio, de quando todos éramos apenas meninos, de quando os nossos olhos brilhavam no nosso espírito. Será que foi perdido todo o friozinho que havia em nossas barrigas?

19 Formar o aluno para que ele forme (ou reforme) a família e a sociedade. Essa é a nossa melhor e mais bonita responsabilidade! Somos gente prestando serviços para gente. São 200 dias por ano de convívio e de uma bonita confusão. Temos o cliente conosco e sempre por perto (e a probabilidade de conflito é imensa), mas isso não nos era desconhecido. Nossos alunos passam mais tempo em nossas salas de aula do que com as suas próprias famílias. É precioso ter e praticar todo cuidado. Existamos pelo convívio e pelo feedback. Gestão de pessoas é isto: saber dar voz às pessoas e conduzi- las a seus ideais. Tenha cuidado com o afeto falso. Devemos praticar a afetividade verdadeira - gostar das pessoas de forma legítima. Resgatar o aspecto da ética e saber cobrá- lo em nossas relações. Algumas famílias chegam desestruturadas. Alguns alunos trazem consigo, mesmo que muito jovens, o sentimento do fracasso e correm riscos por isso. Pratiquemos a nossa gestão para que cuidemos daqueles que zelam e preservam os nossos valores. Aqueles que multiplicam pelo próprio exemplo o modelo de sociedade que devemos destacar. Protejamos e eduquemos também os nossos colaboradores. Sejamos proativos em nossas jornadas, pois a concorrência não está parada. Cuidado com a concorrência predatória e lutemos juntos por um sistema educacional menos colapsado. Que a fidelização seja pelos nossos princípios e pela nossa qualidade. Posicione- se de maneira a diferenciar- se do todo, pela exclusividade, pelo poder de realização do outro. Atuar na formação é o que nos vale. Ouça o seu cliente, ouça o seu aluno, ele lhe revelará traços da sua gestão e que, talvez, você desconheça. Ouvir o seu cliente pode ser a consultoria imediata e disponível mais barata e de maior valor para a sua escola. Todas as nossas escolhas são como escolas. Deve- se insistir no caminho e no aprendizado de todas elas. Que a união aprendida aqui seja praticada por todos vocês. Ela deve ser apreendida e amparada por todos aqueles que, a partir de vocês, multiplicam a sua missão e a qualidade da sua gestão. Ela deve ser transferida também aos alunos, às família e aos amigos, pois é esse o poder da sua escolha: moldar o mundo pelos seus princípios e pela sua preciosa missão de vida. André Guadalupe e Flavio Basset

20 Rua Benedito Oswaldo Lecques, nº 51 Sala Edifício Prime Offices Jardim Aquarius - São José dos Campos - SP CEP: (12) contato@aogedu.com.br

O guia essencial do. gestor escolar

O guia essencial do. gestor escolar O guia essencial do gestor escolar O que é gestão escolar? Mais amplo que o conceito de administração escolar, o conceito de gestão escolar compreende uma série de fluxos, processos e tarefas que têm por

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis,

Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis, Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis, através da construção de estratégias claramente definidas

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP Gestão Estratégica e BSC Balanced Scoredcard GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

People Analytics. 10Minutos People & Organisation. Destaque. Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics

People Analytics. 10Minutos People & Organisation. Destaque. Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics 10Minutos People & Organisation Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics People Analytics Destaques Agosto de 2015 Destaque Embora os respondentes tenham indicado que as

Leia mais

CURSO MBA EM GESTÃO DE ESCOLAS

CURSO MBA EM GESTÃO DE ESCOLAS OBJETIVOS: Preparar atuais e futuros gestores de escolas de Educação básica, Técnicas, Idiomas e Ensino superior, entre outras, para administrarem o negócio com visão sustentável e de crescimento. Apresentar

Leia mais

Gestão escolar: desafios e caminhos para o sucesso

Gestão escolar: desafios e caminhos para o sucesso Gestão escolar: desafios e caminhos para o sucesso Fonte: www.shutterstock.com A gestão escolar Identidade da escola Estratégias Pedagógico Recursos humanos Administrativo-financeiro Marketing Gestão escolar

Leia mais

Portfólio de Produtos...better companies for a better world

Portfólio de Produtos...better companies for a better world GESTÃO FINANCEIRA REDUÇÃO DE CUSTOS Identificar as lacunas de custos, priorizá-las e atacá-las com metas e planos de ação específicos. Identificar e disseminar as melhores práticas e o controle efetivo

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

PROJETO CEL (CENTRO DE ENGENHARIA LOGÍSTICA) FORMAÇÃO TÉCNICA

PROJETO CEL (CENTRO DE ENGENHARIA LOGÍSTICA) FORMAÇÃO TÉCNICA PROJETO CEL (CENTRO DE ENGENHARIA LOGÍSTICA) FORMAÇÃO TÉCNICA EMPRESARIAL - DESENVOLVIMENTO 1. Índice 1. Índice... 1 1. Introdução... 1 1.1. O início do projeto... 1 2. O projeto hoje... 2 3. Objetivo

Leia mais

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança.

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Postura de Líder Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Por isso reunimos neste workbook os 21 requisitos fundamentais para o sucesso em farmácia, observados nestes mais de 20

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

Do planejamento à gestão de projetos. Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática.

Do planejamento à gestão de projetos. Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática. Do planejamento à gestão de projetos Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática. O planejamento estratégico é um dos temas que mais circulam entre a alta gerência

Leia mais

Prof. André Oliveira de Guadalupe, casado, 2 filhos.

Prof. André Oliveira de Guadalupe, casado, 2 filhos. Prof. André Oliveira de Guadalupe, casado, 2 filhos. Graduado em Engenheira Aeronáu>ca ITA - Ins>tuto Tecnológico de Aeronáu>ca MBA em Gestão Estratégica de Negócios ESPM - Escola Superior de Propaganda

Leia mais

A Tyco Integrated Security é uma empresa pioneira no setor de prevenção de perdas, Segurança e Store Performance e possui profissionais

A Tyco Integrated Security é uma empresa pioneira no setor de prevenção de perdas, Segurança e Store Performance e possui profissionais A Tyco Integrated Security é uma empresa pioneira no setor de prevenção de perdas, Segurança e Store Performance e possui profissionais especializados e atualizados sobre as boas práticas do varejo mundial.

Leia mais

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil.

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO - 2016/2018 Apresentação da Técnica de Planejamento Estratégico Adotada O Cremers estará em 2016 dando segmento na implantação de seu Planejamento Estratégico segundo a filosofia

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: HORTIFRUTI. NOME DO CASE: Educação Corporativa Hortifruti. DESCRIÇÃO DO PROJETO:

GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: HORTIFRUTI. NOME DO CASE: Educação Corporativa Hortifruti. DESCRIÇÃO DO PROJETO: PRÊMIO DESTAQUE GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: HORTIFRUTI NOME DO CASE: Educação Corporativa Hortifruti. DESCRIÇÃO DO PROJETO: NECESSIDADE: A Hortifruti sempre fez um investimento muito forte na capacitação

Leia mais

crescimento sustentável. o maior grupo especializado em gestão e comunicação educacional com mais 1500 estabelecimentos de ensino.

crescimento sustentável. o maior grupo especializado em gestão e comunicação educacional com mais 1500 estabelecimentos de ensino. O Grupo Rabbit é uma holding composta por empresas voltadas ao mercado educacional com o objetivo de colaborar e orientar as instituições de ensino a alcançarem a excelência na prestação de seus serviços

Leia mais

Relacionamento com o cliente e foco na captação de matriculas.

Relacionamento com o cliente e foco na captação de matriculas. Relacionamento com o cliente e foco na captação de matriculas. DMC3 Consultoria Fundada há 27 anos, tem como missão assessorar instituições de ensino nos desafios da gestão do negócio educacional. Treinamentos

Leia mais

MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1944, com

Leia mais

Adnilson Hipólito CRA-PR

Adnilson Hipólito CRA-PR Adnilson Hipólito CRA-PR 21.101 www.estrategianaadvocacia.com.br ADNILSON HIPÓLITO GESTÃO NA ADVOCACIA 2012 2 ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA PROFISSIONAL AUTÔNOMO SOCIEDADE DE ADVOGADOS ADNILSON HIPÓLITO GESTÃO

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

A relação das MPEs brasileiras com as médias e grandes empresas

A relação das MPEs brasileiras com as médias e grandes empresas A relação das MPEs brasileiras com as médias e grandes empresas SONDAGEM DE OPINIÃO Junho 2011 1 Introdução Objetivos: - Identificar a opinião dos proprietários das micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras

Leia mais

Lumen Coaching. Self coaching & desenvolvimento humano. Educador e Filósofo Sebastião Vieira da Silva

Lumen Coaching. Self coaching & desenvolvimento humano. Educador e Filósofo Sebastião Vieira da Silva Lumen Coaching Self coaching & desenvolvimento humano Educador e Filósofo Sebastião Vieira da Silva Pensar sistematicamente requer uma inédita maneira de olhar o mundo, o homem. Quem Somos A Lumen Coaching

Leia mais

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA Com a retração do mercado de trabalho e o aumento

Leia mais

PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS BELÉM AGOSTO DE 2017

PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS BELÉM AGOSTO DE 2017 PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS BELÉM AGOSTO DE 2017 INSTITUTO UNIBANCO 2 1 PROPÓSITO QUERO SER PSICOLOGO QUERO CUIDAR DA MINHA FAMÍLIA QUERO SER PRESIDENTE QUERO SER PILOTO

Leia mais

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo.

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA acredita que um profissional capacitado e potencializado

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO Este manual é para você que busca desenvolver seus potenciais. Venha ser um EMPRESÁRIO JÚNIOR MAS O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR? Uma empresa júnior

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital 1 2 3 4 A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato 1 Blueway Nossa organização Somos a Blueway, uma consultoria que atua na transformação organizacional

Leia mais

Administração Legal e Tendências Jurídicas

Administração Legal e Tendências Jurídicas Administração Legal, Tendências Jurídicas e Rotinas Administrativas Prof. Fábio Lopes Soares 1 Mercado de Advocacia 422.000 advogados no mercado a) SP tem 151.100 advogados ou, 1 para 249,1 habitantes

Leia mais

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 2012 Dados da Instituição FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS - FACESM Código: 508 Faculdade privada sem fins lucrativos Estado: Minas Gerais

Leia mais

A preparação para o esocial

A preparação para o esocial 10Minutos People & Organisation 3ª edição da pesquisa sobre o esocial A preparação para o esocial Setembro 2015 Destaques A sistematização do fornecimento de informações ao esocial vai obrigar as empresas

Leia mais

WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS

WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS GESTÃO DE NEGÓCIOS Estruturando os métodos e filosofia da empresa: Aplicar um sistema de administração e gestão eficiente e continuo é o fundamento inicial para qualquer

Leia mais

Formação de líderes inclui vivências

Formação de líderes inclui vivências Nossa cultura Formação de líderes inclui vivências Programa de desenvolvimento, Mosaico usa experiências para despertar agilidade, flexibilidade e empatia Para responder aos desafios do mercado, buscamos

Leia mais

BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S

BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S A E R A D O E N G A J A M E N T O 90% dos profissionais de RH afirmam que

Leia mais

23 Anos de Foco Total no Varejo

23 Anos de Foco Total no Varejo 23 Anos de Foco Total no Varejo 23 Anos de Foco Total no Varejo As Melhores Práticas no Gerenciamento de Processos Alexandre Ribeiro R-Dias Assessoria para Varejo Duração Equipe Produtividade Ganho Produtividade

Leia mais

Processos do Projeto 1

Processos do Projeto 1 Processos do Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Processo de administrar um projeto. Diferença entre a administração de um projeto e os níveis da administração de projetos. Critérios para selecionar um

Leia mais

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais,

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais, RESOLU ÇÃO N 0212005 NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL 1)0 SESI - APROVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS - O PRESIDENTE DO DO SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

RELATÓRIO QUESTIONÁRIO DISCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA 2013/2

RELATÓRIO QUESTIONÁRIO DISCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA 2013/2 RELATÓRIO QUESTIONÁRIO DISCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA 2013/2 Barueri Março/2014 APRESENTAÇÃO O presente relatório foi elaborado após a primeira avaliação da CPA e tem como objetivo divulgar

Leia mais

Como o BI está revolucionando as indústrias

Como o BI está revolucionando as indústrias Como o BI está revolucionando as indústrias Introdução...3 O que é Business Intelligence?...5 Quais os benefícios do BI para as indústrias...7 Cases de sucesso da implementação de BI em indústrias...14

Leia mais

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias 1 Quem somos 2 Porque ABCCorp? 3 Referencias Trabalhamos como você! Experiência não somente acadêmica, sobre o teu segmento; Entendemos suas expectativas Valorizamos e garantimos o teu investimento com

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU.

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU. CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS CAPÍTULO IV - DA OPERACIONALIZAÇÃO CAPÍTULO V - DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Leia mais

Mapeamento e Modelagem de Processos. Business Process Management - BPM

Mapeamento e Modelagem de Processos. Business Process Management - BPM Mapeamento e Modelagem de Processos Business Process Management - BPM 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação

Leia mais

VESTIBULAR 2/2019 FACULDADE UNIMED

VESTIBULAR 2/2019 FACULDADE UNIMED FACULDADE UNIMED FACULDADE UNIMED A FUNDAÇÃO UNIMED E A FACULDADE UNIMED Conexão entre teoria e prática aliada a um corpo docente de alta competência e experiência no mercado de saúde. É assim, há mais

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Alinhamentos: E-mail: modernizacao@ufsm.br Modernização Administrativa E-mail: competencias@ufsm.br E-mail: assessoria.grc@ufsm.br Gestão

Leia mais

Anderson Barbosa / Eleni Gentil / Telefone: /3878

Anderson Barbosa / Eleni Gentil   / Telefone: /3878 P-34 Desenvolvimento da Liderança para a Cultura da Excelência ML - Sabesp Anderson Barbosa / Eleni Gentil E-mail: andersonab@sabesp.com.br / egentil@sabesp.com.br Telefone: 2681.3796 /3878 PERFIL ML Características

Leia mais

INOVAÇÃO FOCO NO ALUNO. Maron Guimarães

INOVAÇÃO FOCO NO ALUNO. Maron Guimarães INOVAÇÃO FOCO NO ALUNO Maron Guimarães PROGRAMA DGA O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA MUDANÇA Papel da DGA A DGA é a DIRETORIA DE GESTÃO DE ALUNOS da Kroton É o 1º CSC do ramo Educacional voltado para a vida

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 5 Tópicos da apresentação Menu 2 01 02 03 04 05 INTRODUÇÃO METODOLOGIA UTILIZADA DIAGNÓSTICOS PLANO ESTRATÉGICO PRÓXIMOS

Leia mais

Prof. Charles Pantoja Esteves. Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional

Prof. Charles Pantoja Esteves. Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Prof. Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Planejamento Estratégico Idalberto Chiaventao Arão Sapiro Editora Campus Manual do Planejamento

Leia mais

Disponibilizando aulas presenciais de inglês e espanhol, a In Orbit vem ganhando a confiança de grandes empresas e, mais do que isso, impulsionando

Disponibilizando aulas presenciais de inglês e espanhol, a In Orbit vem ganhando a confiança de grandes empresas e, mais do que isso, impulsionando GESTÃO EM IDIOMAS GESTÃO DE IDIOMAS A In Orbit nasceu da ideia de oferecer um ensino de idiomas atencioso e comprometido às empresas. A premissa de trabalho da empresa, desde os primórdios, é não somente

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO Q U E I N D I V Í D U O S Q U E R E M O S F O R M A R? Formação de lideranças e cidadãos conectados com a sociedade, éticos e protagonistas. Desenvolvimento de lideranças com a valorização

Leia mais

Gestão de Pessoas HCM

Gestão de Pessoas HCM Gestão de Pessoas HCM Com o Gestão de Pessoas da Senior, você terá uma das ferramentas mais completas do mercado para gerenciar pessoas de forma integrada e atualizada às obrigações trabalhistas, previdenciárias

Leia mais

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de:

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Gestão Estratégica de Pessoas. Educação Corporativa/ Educação Cooperativista. Desenvolvimento de Lideranças. Autoconhecimento.

Leia mais

P.RCKT. 4 passos para engajar sua equipe e gerar resultados incríveis

P.RCKT. 4 passos para engajar sua equipe e gerar resultados incríveis P.RCKT 4 passos para engajar sua equipe e gerar resultados incríveis índice 1. Entendendo o problema 2. Diagnosticando o seu problema 3. Implementando ações estratégicas 4. Acompanhamento do progresso

Leia mais

SISTEMA EPR Estratégia Projetos - Resultados

SISTEMA EPR Estratégia Projetos - Resultados Workshop IV Aprimoramento do Sistema de Gestão da Inovação SISTEMA EPR Estratégia Projetos - Resultados SISTEMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO EPR SISTEMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO Definir 1 ESTRATÉGIA Gerenciar 2

Leia mais

Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96

Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 leitos 19 leitos de UTI 5 Salas Cirúrgicas 300 Cirurgias/mês

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Produtos e Serviços de Capital Humano, Diversidade, Engajamento e Sustentabilidade. Sua empresa na direção certa!

Produtos e Serviços de Capital Humano, Diversidade, Engajamento e Sustentabilidade. Sua empresa na direção certa! Produtos e Serviços de Capital Humano, Diversidade, Engajamento e Sustentabilidade Sua empresa na direção certa! Nosso Propósito e Diferenciais PROPÓSITO Tornar as empresas mais HUMANIZADAS por meio da

Leia mais

Proposta de Implantação do Sistema Integrado de Avaliação do Treinamento - SIAT

Proposta de Implantação do Sistema Integrado de Avaliação do Treinamento - SIAT Proposta de Implantação do Sistema Integrado de Avaliação do Treinamento - SIAT I - Apresentação Treinamento é definido como sendo uma aquisição sistemática de habilidades, regras, conceitos ou atitudes

Leia mais

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 AFINAL, O QUE É UMA CONTROLADORIA ESTRATÉGICA? 6 COMO ELA FUNCIONA NA PRÁTICA? 10 O QUE FAZ UM CONTROLLER? 14 COMO FAZER UMA CONTROLARIA DA MELHOR

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Página 1 de 7 1. Objetivo Este documento aborda as orientações que guiam o nosso investimento social. Ele deve ser utilizado para o planejamento das ações, acompanhamento dos resultados e orientação a

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

É com muito orgulho que apresentamos a Essentus Clínicas Odontológicas e Franqueadora. Um novo olhar para a odontologia e um novo conceito de negócio

É com muito orgulho que apresentamos a Essentus Clínicas Odontológicas e Franqueadora. Um novo olhar para a odontologia e um novo conceito de negócio É com muito orgulho que apresentamos a Essentus Clínicas Odontológicas e Franqueadora. Um novo olhar para a odontologia e um novo conceito de negócio que nasce com a expertise de duas empresas conceituadas,

Leia mais

ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA

ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA INSTRUTORIA ÁREA DE CONHECIMENTO: 01.ADMINISTRAÇÃO GERAL SUBÁREA: 01.1. Rotinas Administrativas 01.2. Técnicas Administrativas 02.1. Planejamento

Leia mais

Portfólio de Produtos

Portfólio de Produtos Portfólio de Produtos 1 Pessoas Alguns sintomas que podem revelar o que está acontecendo no seu RH... Muito focado em tarefas operacionais. Não sabe quais são as atividades prioritárias. Não sabe quais

Leia mais

Introdução. Diferentes níveis de verificação: Possíveis usos dependem da forma como a informação é obtida

Introdução. Diferentes níveis de verificação: Possíveis usos dependem da forma como a informação é obtida USOS DAS AVALIAÇÕES Introdução Para assegurar direito ao desenvolvimento e ao aprendizado: definição de objetivos de aprendizado por etapa (camadas) verificação do atingimento desses objetivos Diferentes

Leia mais

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1 CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1 Guilherme Janes da Silva 2 Jéssica Tayller Alexandre 3 Letícia Fialho da Silva 4 Fernanda Miranda Cavalcante

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS

OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS OBJETIVO ESTRATÉGICO PROGRAMAS ESTRATÉGICOS 6.1 Equipes de Alta Performance Ampliar o engajamento e motivação das equipes do Sistema

Leia mais

Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Balanced Scorecard

Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Balanced Scorecard Planejamento e Gerenciamento Estratégico Balanced Scorecard 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias,

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas

Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias,

Leia mais

G E S T Ã O D E P E S S O A S E M 7 P A S S O S

G E S T Ã O D E P E S S O A S E M 7 P A S S O S G E S T Ã O D E P E S S O A S E M 7 P A S S O S Um guia que vai otimizar a gestão de pessoas no seu negócio. 1ª EDIÇÃO De nada adianta ter os melhores produtos, estrutura, processos e as melhores ferramentas

Leia mais

Gestão Estratégica nos Escritórios de Advocacia Brasileiros a urgência em melhorar a gestão estratégica benchmark

Gestão Estratégica nos Escritórios de Advocacia Brasileiros a urgência em melhorar a gestão estratégica benchmark Após diversas solicitações do mercado pela organização de um encontro para debater a Gestão Estratégica nos Escritórios de Advocacia Brasileiros, iniciamos uma detalhada pesquisa de mercado para entender

Leia mais

Organização da Disciplina. Auditoria em Recursos Humanos. Aula 1. Contextualização

Organização da Disciplina. Auditoria em Recursos Humanos. Aula 1. Contextualização Auditoria em Recursos Humanos Aula 1 Prof. Me. Elizabeth Franco Organização da Disciplina Aula 01 A administração de recursos humanos área em desenvolvimento Aula 02 A origem e a evolução da auditoria

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Resumo. Abstract. Doriane Braga Nunes Bilac 3. trabalho foi pesquisar se os clientes externos estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados

Resumo. Abstract. Doriane Braga Nunes Bilac 3. trabalho foi pesquisar se os clientes externos estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados 1 2 Doriane Braga Nunes Bilac 3 4 Resumo trabalho foi pesquisar se os clientes externos estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados de campo, de natureza qualitativa, utilizando-se de instrumentos

Leia mais

1.0. Gerenciamento de tempo. Por que temos a sensação de que o tempo passa rápido demais?

1.0. Gerenciamento de tempo. Por que temos a sensação de que o tempo passa rápido demais? 1.0. Gerenciamento de tempo Por que temos a sensação de que o tempo passa rápido demais? 2.0. Gerenciamento de tempo É porque gastamos o tempo em atividades que nada têm a ver com nossos objetivos, sonhos

Leia mais

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas Gestão de Pessoas Gestão Estratégica de Pessoas Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão Estratégica de

Leia mais

Consultoria Treinamento Seleção de Executivos Coaching & Carreira

Consultoria Treinamento Seleção de Executivos Coaching & Carreira Consultoria Treinamento Seleção de Executivos Coaching & Carreira SEBASTIÃO DE OLIVEIRA CAMPOS FILHO Consultor Fundador Diretor da Oliveira Campos Consultoria, representante exclusiva no Brasil da News

Leia mais

EAD SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO ESTRATÉGICO DE TI - PETI. Prof. Sérgio Luiz de Oliveira Assis

EAD SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO ESTRATÉGICO DE TI - PETI. Prof. Sérgio Luiz de Oliveira Assis H3 EAD - 5736 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO ESTRATÉGICO DE TI - PETI Prof. Sérgio Luiz de Oliveira Assis sergioassis@usp.br 02 Agenda 1. Plano Estratégico de TI Etapas de execução ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

Leia mais

A IDEAS Projetos e Soluções Corporativas, é a empresa júnior dos alunos da Faculdade UCL.

A IDEAS Projetos e Soluções Corporativas, é a empresa júnior dos alunos da Faculdade UCL. A IDEAS Projetos e Soluções Corporativas, é a empresa júnior dos alunos da Faculdade UCL. Criada para atuar nas quatro áreas de ensino da UCL Administração, Engenharias, Sistemas e Design, a IDEAS, após

Leia mais

DICAS DE COMO CONSTRUIR UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DE SUCESSO

DICAS DE COMO CONSTRUIR UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DE SUCESSO DICAS DE COMO CONSTRUIR UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DE SUCESSO Índice 1. I n t ro d u ç ã o... 03 2. E s t a b e l e ç a s e u s o b j e t i v o s e s t r at é g i c o s... 04 3. E n t e n d a o m e r

Leia mais

EFICIÊNCIA OPORTUNIDADES NO EAD. Roberto Valério

EFICIÊNCIA OPORTUNIDADES NO EAD. Roberto Valério EFICIÊNCIA OPORTUNIDADES NO EAD Roberto Valério Gestão da Eficiência Modelo de Gestão de Rede Etapas de Análise, Planejamento e Desenvolvimento da Rede de Polos 1 2 3 4 Análise e Identificação de Oportunidades:

Leia mais

Gestão de Pessoas por Competência

Gestão de Pessoas por Competência Gestão de Pessoas por Competência Introdução Um modelo de gestão de pessoas é entendido como a maneira pela qual uma instituição gerencia e orienta o comportamento humano no trabalho e, para que isso ocorra,

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

O Engajamento, Papel da Liderança e Tendência de RH em Serviços de Saúde

O Engajamento, Papel da Liderança e Tendência de RH em Serviços de Saúde O Engajamento, Papel da Liderança e Tendência de RH em Serviços de Saúde Eliana Guglielmoni e Fernanda Borin Março 2017 2016 Korn Ferry. All rights reserved 1 Sobre nós A Korn Ferry Executive Search ajuda

Leia mais

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2 24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2 NOVAS COMPETÊNCIAS DA LIDERANÇA FRENTE AOS DESAFIOS DO METRÔ AUTORES INTRODUÇÃO Este artigo

Leia mais