Profª. Daniela Menezes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profª. Daniela Menezes"

Transcrição

1 Unidade IV MIX DE MARKETING Profª. Daniela Menezes

2 Comunicação (promoção) Mais do que ter uma idéia e desenvolver um produto com qualidade superior, é preciso comunicar a seus clientes que o produto e/ou serviço existe e persuadi-los a adquirir.

3 Exposição e percepção Existem duas maneiras de fazer com que os consumidores percebam o que se pretende comunicar: pela exposição e pela percepção. Pela exposição é possível encontrar diversas soluções de comunicação acessíveis. Pela percepção: para que os consumidores percebam o que a empresa deseja transmitir, a mensagem precisa ser de fácil compreensão.

4 O processo de comunicação O profissional de marketing como comunicador deve criar mensagens que: aumentem a atenção (identificação e lembrança); despertem interesse e desejo; reduzam a dispersão e anulem ruídos; objetivem a compra.

5 O processo de comunicação Fonte: /esquema%20da%20comunicacao.jpg

6 AIDA O modelo AIDA de comunicação diz que uma comunicação estratégica deve Despertar a atenção; Incitar o interesse; Instigar para o desejo; E objetivar a ação.

7 Desenvolvimento das comunicações O profissional de marketing deve desenvolver um programa que concilie comunicação e promoção para atingir seu público-alvo mais vulnerável nos seis possíveis estágios: conscientização; conhecimento; simpatia; preferência; convicção; compra.

8 Desenvolvimento das comunicações 1. Identificação do público-alvo (características e necessidades). 2. Determinar os objetivos - resposta desejada: Resposta focada na atenção(cognitiva). Resposta focada na simpatia (afetiva) Resposta de convicção e compra ou experimentação (comportamental).

9 Estágios de resposta do consumidor Existem diferentes modelos de estágios de resposta do consumidor: estágio cognitivo (aprender); estágio afetivo (sentir); estágio comportamental (agir).

10 Desenvolvimento das comunicações 3. Elaborar a mensagem: Apelo (motivo de aceitação) Estrutura (benefícios, malefícios) Formato (aspectos técnicos) Emissor

11 Desenvolvimento das comunicações 4. Escolher o canal de comunicação: pode ser pessoal (vendedores e contatos sociais) e impessoal (mídia, eventos e ambientes). 5. Selecionar a fonte da mensagem de comunicação: transmitir credibilidade. 6. Coletar feedback: apuração das respostas (pesquisas).

12 Desenvolvimento das comunicações 7. Estabelecimento do orçamento: os investimentos com comunicação podem variar de empresa para empresa, que podemos observar são os métodos mais utilizados: Método dos recursos disponíveis; Método da porcentagem das vendas; Método da paridade com a concorrência; Método de objetivos e tarefas.

13 Desenvolvimento das comunicações 8. Decisão sobre o mix de comunicação: Para escolher o seu mix de comunicação ideal as empresas devem levar em consideração: O tipo de mercado de produto; A disposição do consumidor em fazer compra; O Estágio do CVP;

14 Desenvolvimento das comunicações 9. Gerenciamento da comunicação integrada de marketing: Todo profissional responsável pela comunicação de uma empresa e/ou produto deve efetuar um planejamento e desenvolver ações que possam coletar, filtrar e administrar suas informações, integrar todas as formas de comunicações, utilizar meios adequados para facilitar o alcance dos objetivos.

15 Interatividade Quais são as duas maneiras de fazer com que os consumidores percebam o que se pretende comunicar? a) Pela exposição e pela percepção. b) Pela conscientização e pelo conhecimento. c) Pela atenção e pela concentração. d) Pela apresentação e pela disposição. e) N.D.A.

16 Mix de comunicação propaganda Propaganda: refere-se a qualquer forma paga de divulgação impessoal com o objetivo de promover ideias, produtos e/ou serviços. Publicidade: divulgação não paga, portanto, é uma atividade englobada pela área de relações públicas.

17 Mix de comunicação propaganda Propaganda: pode-se criar imagem ou conceito aos consumidores, criar lealdade, fomentar consumo, lançar novos produtos, enfatizar suas características, criar percepção de benefícios. Propaganda pode ser classificada por: Propaganda promocional; Propaganda institucional;

18 Mix de comunicação propaganda Toda comunicação deve aplicar os princípios de AIDA (atenção, interesse, desejo e ação). Existem diversos tipos de propaganda; dentre eles, destacamos: propaganda para criação de demanda primária; propaganda para criação de demanda seletiva (reforçar a marca ou o nome da empresa); propaganda cooperada (rateio de custos).

19 Mix de comunicação propaganda Existem diferentes métodos de definir uma verba para propagandas, que podem ser: percentual fixo sobre vendas; de acordo com a disponibilidade do caixa; paridade competitiva. Para um planejamento adequado, essa verba deve estar prevista no bugget da empresa.

20 Mix de comunicação propaganda Mídia é o veículo e o meio para a transmissão da mensagem; são vários os tipos de mídias disponíveis: jornais, rádio, outdoor, televisão, revistas, maladireta, cinema e Internet. Ao determinar o veículo mais adequado, é preciso considerar: circulação, públicos, volume da audiência e frequência desejados para atingir o consumidor.

21 Mix de comunicação venda pessoal Venda pessoal: comunicação direta da empresa com seus clientes por meios de seus vendedores o famoso cara a cara com o cliente; busca-se interação e relacionamento pessoal, visando apresentar soluções e oportunidades com base nos benefícios que podem ser percebidos e nos valores agregados.

22 Mix de comunicação venda pessoal Benefícios da venda pessoal: adaptação da mensagem ou apresentação de vendas de acordo com a necessidade da situação; as objeções podem ser respondidas no ato. Pontos fracos: custo alto.

23 Mix de comunicação promoção de vendas Promoção de vendas: são comunicações realizadas dentro e fora da mídia focando no suporte e no incentivo a vendas pessoais e deve se relacionar com as demais estratégias do Mix de Marketing. Exemplos: Merchandising. Exposição e feiras. Prêmios e vale-brindes.

24 Mix de comunicação promoção de vendas Ações de Promoções de vendas podem atingir dois públicos: Consumidor final; Intermediários.

25 Mix de comunicação promoção de vendas Merchandising é especialmente desenhado para atingir o consumidor em situação de compra e tem como objetivo criar o máximo de diferenciação do produto. Ações de merchandising: apresentação e exposição de produtos; checagem do nível de estoque; verificação do preço da concorrência; observação da data de validade de produtos;

26 Mix de comunicação relações públicas Relações públicas: desenvolvimento de boas relações com os vários públicos da empresa (fornecedores, distribuidores, clientes, imprensa, entre outros) utilizando a comunicação não paga para desenvolver relacionamentos a longo prazo.

27 Mix de comunicação Marketing direto é um sistema de comunicação interativa entre empresa e consumidor com um ou mais meios de propaganda para obter um feedback mensurável e, normalmente, não existem intermediários e não pode ser fragmentado. Benefícios: privacidade, agilidade, especificidade e interatividade. Exemplo: marketing.

28 Mix de comunicação Eventos e experiências: são uma excelente ferramenta de comunicação; podem ser lançamentos de livros, participação em bienais ou debates filosóficos em livrarias, exposições e convenções, com a intenção de atrair pessoas.

29 Interatividade As comunicações realizadas dentro e fora da mídia focando no suporte e no incentivo a vendas pessoais e que deve se relacionar com as demais estratégias do Mix de Marketing são chamadas de: a) Marketing direto. b) Publicidade. c) Relações públicas. d) Promoção de vendas. e) Venda pessoal.

30 Marketing direto Existem várias formas de marketing direto e todas compartilham quatro características distintas: Privacidade; Agilidade; Especificidade; Interatividade.

31 Marketing direto O Marketing direto surgiu como um contraponto do marketing de massa, pois a época de alcançar massas de consumidores com um único produto e uma mensagem padrão está sendo superada.

32 Telemarketing O telemarketing é uma ferramenta para otimizar o tempo da força de vendas da empresa, pois pode maximizar o resultado de visitas e antecipar ações que o vendedor teria no local. Por ter acesso a clientes em potencial, o profissional de telemarketing pode traçar perfis.

33 Telemarketing As principais características do telemarketing são: é uma mídia dirigida: pelo telefone, é possível acessar diretamente o cliente; uma fonte de mensagem bidirecional: o contato pode partir do vendedor ou do cliente e pode originar compra, obter informações ou fazer reclamações.

34 Telemarketing Custo alto: por necessitar de equipamentos, operadores treinados, pulsos telefônicos e manutenção. Retorno pode chegar a 30% contra 2% obtidos com malas-diretas.

35 Interatividade Quais são as principais características do telemarketing? a) É uma mídia de massa, fonte de mensagem personalizada e custo baixo. b) É uma mídia dirigida, fonte de mensagem bidirecional e possui um custo alto. c) Mídia de massa, fonte de mensagem unidirecional e possui custo baixo. d) É uma mídia dirigida, fonte de mensagem unidirecional e possui custo alto. e) N.D.A.

36 Resumo da disciplina A definição de Marketing; Elementos essenciais de marketing: Necessidade; Desejo; Oferta; Troca; Transação; Transferência; Mercado; Demanda; Satisafação; Valor;

37 Resumo da disciplina Ambiente de Marketing; Segmentação de mercado; Abordagens do Marketing Marketing de Massa; Marketing de Segmento; Marketing individual; Marketing local;

38 Resumo da disciplina Posicionamento e reposicionamento; Fatia de clientes x Fatia de Mercado; Tipos de mercado;

39 Resumo da disciplina Marketing e valor para o cliente; Estratégia x Marketing; Gerenciamento de informações;

40 Resumo da disciplina Gestor de Marketing; 4 P s; 4 C s;

41 Resumo da disciplina 4 A s; Definição de produto; Elementos do produto;

42 Resumo da disciplina Planejamento de novos produtos; CVP; Matriz BCG;

43 Resumo da disciplina Praça (distribuição); Distribuição física e logística; Canais de distribuição;

44 Resumo da disciplina Intermediários; Preços; Fórmula de valor;

45 Resumo da disciplina Lei da oferta e da demanda; Mudanças de preço; Promoção (comunicação);

46 Interatividade De uma forma mais ampla, podemos afirmar que o mix de marketing é composto pelos: a) 4 P s, 4 C s e 4 A s; b) CVP, Matriz BCG e Matriz de Ansoff; c) Propaganda, promoção de vendas e Vendas pessoais; d) 4 P s, CVP e 4 A s; e) N.D.A

47 ATÉ A PRÓXIMA!

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO PROMOÇÃO DE VENDAS O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora.

Leia mais

Marketing. Questões dos Concursos BB 2010 (Cesgranrio e FCC) e CEF 2010 (Cespe UnB) Professora Amanda Lima amandarrpp@gmail.com

Marketing. Questões dos Concursos BB 2010 (Cesgranrio e FCC) e CEF 2010 (Cespe UnB) Professora Amanda Lima amandarrpp@gmail.com Marketing Questões dos Concursos BB 2010 (Cesgranrio e FCC) e CEF 2010 (Cespe UnB) Professora Amanda Lima amandarrpp@gmail.com 1. Quando abrem uma conta bancária, os clientes consideram uma série de benefícios

Leia mais

Unidade III COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO. Profa. Daniela Menezes

Unidade III COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO. Profa. Daniela Menezes Unidade III COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Profa. Daniela Menezes Propaganda e suas características Propaganda é qualquer forma paga de apresentação não- pessoal de idéias, produtos ou serviços, realizada por

Leia mais

Assuntos abordados. Quais os principais tipos de intermediários de marketing que ocupam o setor; Que decisões de marketing esses intermediários tomam;

Assuntos abordados. Quais os principais tipos de intermediários de marketing que ocupam o setor; Que decisões de marketing esses intermediários tomam; Assuntos abordados Quais os principais tipos de intermediários de marketing que ocupam o setor; Que decisões de marketing esses intermediários tomam; Quais são as principais tendências entre os intermediários

Leia mais

Análise de Mercado. Plano de Negócios

Análise de Mercado. Plano de Negócios Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família

Leia mais

Departamento comercial e marketing

Departamento comercial e marketing Departamento comercial e marketing Trabalho realizado: Cátia Nunes Nº6 12ºS Marketing Os profissionais do Marketing podem dividir-se em dois grupos, os que estão directamente ligados as empresas, isto

Leia mais

Administração de Marketing

Administração de Marketing Administração de Marketing Evolução do Marketing Marketing de relacionamento Estou feliz!! Estou Estressado!! Livro: Adm. de Marketing Kotler e Armstrong: EVOLUÇÃO DO MARKETING Era pré-industrial produção

Leia mais

Logística. Módulo 1. Agenda da Teleaula. Prof. José Valentin Iglesias Pascual. O Marketing na Logística e Análise dos Mercados

Logística. Módulo 1. Agenda da Teleaula. Prof. José Valentin Iglesias Pascual. O Marketing na Logística e Análise dos Mercados Logística Prof. José Valentin Iglesias Pascual O na Logística e Análise dos Mercados Módulo 1 Cadeia de Abastecimento Filosofia Matemática Aplicada O na Logística e Análise dos Mercados Agenda da Teleaula

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MARKETING

INTRODUÇÃO AO MARKETING INTRODUÇÃO AO MARKETING Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Referência: KOTLER, Phillip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2010. Definição Marketing é a habilidade de

Leia mais

Promoção Comunicação

Promoção Comunicação Promoção Comunicação 1 Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade 2 3 Mix de Comunicação de Marketing ou Mix de Promoção Consiste em uma composição de instrumentos de comunicação como propaganda, venda

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

Marketing Operacional

Marketing Operacional Marketing Operacional A vertente Operacional do Marketing assenta a sua base no famoso modelo dos 4P s, designado como Mix de marketing proveniente de literatura inglesa, onde os 4P s significa: Product

Leia mais

Administração do Relacionamento com os

Administração do Relacionamento com os Unidade I Administração do Relacionamento com os Clientes Prof. MSc. Marcelo S. Zambon Objetivos da Disciplina Compreender o que são e quem são os clientes. Porque os clientes são vistos como início e

Leia mais

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014 Nathalia Fagundes Jornalista O presente material apresenta os trabalhos realizados através da Prestação

Leia mais

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 3 O DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 3 O DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4 DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA Apostila 3 O DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO SETEMBRO 2008 O DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO O Departamento de Planejamento

Leia mais

CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos

CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos /05/20 CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos Prof. Carlos Faria (adaptação) 20 O QUE É SISTEMA? Grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado e que trabalham

Leia mais

Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília

Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Modelo de Excelência em Gestão Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Conceitos Fundamentais Os Fundamentos da Excelência em Gestão expressam conceitos que

Leia mais

Módulo 16. Comunicação (promoção)

Módulo 16. Comunicação (promoção) Módulo 16. Comunicação (promoção) Mais do que ter uma idéia e desenvolver um produto ou serviço com qualidade superior é necessário outro requisito que precisa ser satisfeito: comunicar aos clientes em

Leia mais

MARKETING INSTITUCIONAL. Prof. Daciane de Oliveira Silva

MARKETING INSTITUCIONAL. Prof. Daciane de Oliveira Silva MARKETING INSTITUCIONAL Prof. Daciane de Oliveira Silva Funções :Marketing Comercial e Marketing Institucional O QUE É MARKETING INSTITUCIONAL? Visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos stakeholders

Leia mais

Marketing empresarial. Especialização em Gestão da Produção

Marketing empresarial. Especialização em Gestão da Produção Marketing empresarial Especialização em Gestão da Produção Aula 1! Introdução à disciplina! Conceitos e histórico! Importância do marketing para a organização! Ambiente de marketing Informações básicas!

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica s Pagamento Pré-vendas Pós-vendas Modelo de gestão X Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e X X legais Planejamento

Leia mais

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução Canais de distribuição Gestão da distribuição Prof. Marco Arbex Introdução Toda produção visa a um ponto final, que é entregar os seus produtos ao consumidor; Se o produto não está disponível na prateleira,

Leia mais

Workshop Engenharia de Vendas Paulo Emílio Vaz

Workshop Engenharia de Vendas Paulo Emílio Vaz Workshop Engenharia de Vendas Paulo Emílio Vaz 1 O Engenheiro de Vendas, perspectivas profissionais e de mercado e o modelo mais adequado para realizar suas vendas 2 Cenários Fusões Concorrência mais agressiva

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação A tecnologia da informação está em toda parte nos negócios 1 Departamentos comuns em uma organização FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA

Leia mais

O Plano de Negócios. Por que planejar? Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas. Expansão inexplicada

O Plano de Negócios. Por que planejar? Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas. Expansão inexplicada O Plano de Negócios Por que planejar? Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas Falta de experiência Falta de dinheiro Atitudes erradas Localização errada Expansão inexplicada Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento por Categorias Soluções para o Pequeno e Médio Varejo. Geraldo Aniceto Tiago Ciampone

Gerenciamento por Categorias Soluções para o Pequeno e Médio Varejo. Geraldo Aniceto Tiago Ciampone Gerenciamento por Categorias Soluções para o Pequeno e Médio Varejo Geraldo Aniceto Tiago Ciampone Comitê ECR Gerenciamento por Categorias Coordenadores : Geraldo Aniceto - Sup. São Sebastião Tiago Ciampone

Leia mais

Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/73

Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/73 Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/73 Exposições 2/73 Longa duração maior tempo para pesquisar e conhecer o acervo, pensar a comunicação e as ações, desenvolver estratégias, avaliar

Leia mais

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho. Treinamento Custo ou investimento?

Leia mais

Plano de Trabalho 100 anos de aventura no Brasil Continuando a Jornada

Plano de Trabalho 100 anos de aventura no Brasil Continuando a Jornada Plano de Trabalho 100 anos de aventura no Brasil Continuando a Jornada 2ª Versão, apresentado no Encontro de Formação de Líderes, apresentado no FNJL Documento de Trabalho Rio de Janeiro, março de 2010

Leia mais

ÍNDICE. Globalização e Avanço Tecnológico...6. Atividade Comercial...12. Cliente/Consumidor...16. Direitos do Consumidor...22

ÍNDICE. Globalização e Avanço Tecnológico...6. Atividade Comercial...12. Cliente/Consumidor...16. Direitos do Consumidor...22 ÍNDICE CAPÍTULO 1 Globalização e Avanço Tecnológico...6 CAPÍTULO 2 Atividade Comercial...12 CAPÍTULO 3 Cliente/Consumidor...16 CAPÍTULO 4 Direitos do Consumidor....22 CAPÍTULO 5 Atendimento ao Consumidor...26

Leia mais

Social Media. é tudo uma questão de relacionamento

Social Media. é tudo uma questão de relacionamento Social Media é tudo uma questão de relacionamento A Orange ag Orange é uma agência digital completa. É conhecida por seus projetos de arquitetura de informação e soluções personalizadas.!! Seu sucesso

Leia mais

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO E MODERNIZAÇÃO

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO E MODERNIZAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ENQUADRAMENTO DE MODALIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SISEA/MS. 1. PROGRAMA 1.1 Definição/Conceito É um conjunto de princípios e diretrizes que se articulam a partir de um mesmo referencial

Leia mais

Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. Plataforma de candidatas/os da sociedade civil

Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. Plataforma de candidatas/os da sociedade civil Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação Plataforma de candidatas/os da sociedade civil Está em Consulta Pública, até o próximo dia 12 de setembro, o processo de indicação

Leia mais

Marketing no Agronegócio. Professor: Fábio Josende Paz

Marketing no Agronegócio. Professor: Fábio Josende Paz Marketing no Agronegócio Professor: Fábio Josende Paz 1 Introdução ao composto de Marketing A função essencial do marketing operacional é criar volume de negócios, ou seja, vender. Para tal, ele utiliza

Leia mais

Planejamento Estratégico: -Organizacional -Marketing

Planejamento Estratégico: -Organizacional -Marketing Planejamento Estratégico: -Organizacional -Marketing Conceitos Introdutórios UNIBAN Disciplina: Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aulas 30.08.2011 Acepções -verbo transitivo direto O que

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos ÁREAS DE CONHECIMENTO Nós já sabemos que o Guia PMBOK é dividido em 10 áreas do conhecimento relacionadas ao

Leia mais

Gestão de. O que é Marketing? Parte 01. Steven Albuquerque. Steven Albuquerque DISCIPLINA. Conceituação de Marketing. Conceituação de Marketing

Gestão de. O que é Marketing? Parte 01. Steven Albuquerque. Steven Albuquerque DISCIPLINA. Conceituação de Marketing. Conceituação de Marketing 2 Gestão de Mestre em Administração Univ. Federal de Pernambuco - UFPE Master em International Business Universidad de Barcelona MBA em Estratégico Univ. Federal de Pernambuco - UFPE Administrador Univ.

Leia mais

A Análise SWOT (FOFA)

A Análise SWOT (FOFA) A Análise SWOT (FOFA) Diagnóstico estratégico que permite estabelecer relação entre os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças no ambiente organizacional SWOT e FOFA Strenght Weakness Forças Oportunidades

Leia mais

AUTOR(ES): AMANDA CARINE DO NASCIMENTO, MARIA LUIZA ZAGALLO GUARITA RODRIGUES

AUTOR(ES): AMANDA CARINE DO NASCIMENTO, MARIA LUIZA ZAGALLO GUARITA RODRIGUES TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA INTERNET PARA O MARKETING CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): AMANDA CARINE

Leia mais

FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO

FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO Planejamento de Marketing: Princípios básicos para sua implementação. Isabel Orestes Silveira, Osvaldo Takaoki Hattori e Rosana Maria Pires Barbato Schwartz.

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI

INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI 11/05/011 INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI Prof. Carlos Faria (adaptação) 011 O CONCEITO DE TI A Tecnologia da Informação abrange todos os aspectos envolvidos no gerenciamento das informações de uma organização.

Leia mais

PASSO 6 DEFININDO AS AÇÕES

PASSO 6 DEFININDO AS AÇÕES PASSO 6 DEFININDO AS AÇÕES Visão sem ação não passa de sonho; ação sem visão é só passatempo; visão com ação pode mudar o mundo. JOEL BAKER As ações permitem a efetivação das estratégias planejadas. 76

Leia mais

A função de planejar. Administração e Finanças. O Marketing como Gestão Estratégica

A função de planejar. Administração e Finanças. O Marketing como Gestão Estratégica Administração e Finanças Uniban Notas de Aula Planejamento Mercadológico Prof. Amorim A função de planejar Planejamento Objetivo: especificação dos resultados esperados, aonde se pretende chegar e o que

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design Composto de Marketing: Promoção Naotake Fukushima UFPR Definições Comunicar o Valor! O que dizer? Para quem dizer? Com que frequência dizer? Naotake Fukushima UFPR Carro bacana, Divertido, Pequeno, Por

Leia mais

Seleção dos meios/veículos de comunicação

Seleção dos meios/veículos de comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo em comunicação, no que se refere à quantidade de veículos e ao consumo dos meios pela população. Mais de cem países consomem nossa

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Web Marketing e Comércio Eletrónico

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Web Marketing e Comércio Eletrónico INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 26/3/2014 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 21/5/2014 Ficha de Unidade

Leia mais

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Sustentabilidade Contexto Aumento no número de pessoas Maior quantidade de recursos explorados Produção e consumo: compras

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 010/2009 NOME DA INSTITUIÇÃO: COPEL TELECOMUNICAÇÕES S.A.

CONTRIBUIÇÃO REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 010/2009 NOME DA INSTITUIÇÃO: COPEL TELECOMUNICAÇÕES S.A. CONTRIBUIÇÃO REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 010/2009 NOME DA INSTITUIÇÃO: COPEL TELECOMUNICAÇÕES S.A. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL AUDIÊNCIA PÚBLICA O10/2009 Recebimento de contribuições

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho PUBLICIDADE E PROPAGANDA IT. 40 11 1 / 5 1. OBJETIVO Traçar diretrizes para a execução das atividades de publicidade e propaganda do Crea GO. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 08 Avaliação da satisfação

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO GERENCIAL ANALISTA FGV EM MARKETING. www.strong.com.br

CURSO DE FORMAÇÃO GERENCIAL ANALISTA FGV EM MARKETING. www.strong.com.br CURSO DE FORMAÇÃO GERENCIAL ANALISTA FGV EM MARKETING ANALISTA FGV MARKETING 1 COORDENAÇÃO Coordenação Acadêmica: Prof Ricardo Franco Teixeira, Mestre 2 APRESENTAÇÃO O curso Analista capacita o profissional

Leia mais

Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico

Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico Análise Ambiental Análise Ambiental : Matriz SWOT A sigla SWOT Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças)

Leia mais

Orientar e integrar as ações de comunicação das demais empresas do Sistema, ao longo da definição e execução dos processos de comunicação.

Orientar e integrar as ações de comunicação das demais empresas do Sistema, ao longo da definição e execução dos processos de comunicação. Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás agosto/2009 projeto IV.8.1 Elab.da Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás 1 1 OBJETIVOS Promover a comunicação integrada entre as

Leia mais

Centro de Pesquisa da Indústria de Exposições

Centro de Pesquisa da Indústria de Exposições Centro de Pesquisa da Indústria de Exposições Digital + Sugestões de Marketing para exposições 2009 Marketers e Diretores de Exposição em crescente combinação A vivo e mídia digital para uma melhor performance

Leia mais

MARKETING EMPRESARIAL

MARKETING EMPRESARIAL FEG UNESP DPD MBA GESTÃO DA PRODUÇÃO MARKETING EMPRESARIAL Roberto Carvalho robertjc@uol.com.br Modelos para análise estratégica 1 MODELO DE PORTER Ameaça dos entrantes Poder dos Fornecedores Rivalidade

Leia mais

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Manual do Processo de Planejamento da UFSC 2010 Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Apresentação Este documento descreve o processo de planejamento que vem sendo implantado na Universidade Federal

Leia mais

UE_05_DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

UE_05_DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Planejamento e Marketing Estratégico UE_05_DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Faculdade PITÁGORAS Profª. Mariana Silva marianaotavio@gmail.com ANÁLISE SWOT De acordo com Kotler, a avaliação global das forças, fraquezas,

Leia mais

ATENDIMENTO - MARKETING. AUTOR: Profª. Amanda Lima. http://acasadoconcurseiro.com.br

ATENDIMENTO - MARKETING. AUTOR: Profª. Amanda Lima. http://acasadoconcurseiro.com.br ATENDIMENTO - MARKETING AUTOR: Profª. Amanda Lima http://acasadoconcurseiro.com.br CONTEÚDOS DE ATENDIMENTO (MARKETING) DO ULTIMO EDITAL DA CEF 1. Marketing em empresas de serviços: Marketing de relacionamento.

Leia mais

Profa. Dra. Marília Xavier Cury Museóloga e educadora Museu de Arqueologia e Etnologia / USP

Profa. Dra. Marília Xavier Cury Museóloga e educadora Museu de Arqueologia e Etnologia / USP Oficina Expografia e Comunicação Profa. Dra. Marília Xavier Cury Museóloga e educadora Museu de Arqueologia e Etnologia / USP Contato maxavier@usp.br Av. Prof. Almeida Prado, 1466 CEP.: 05508-070 Cidade

Leia mais

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO PODER JUDICIÁRIO DE SANTA CATARINA QUESTIONÁRIO

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO PODER JUDICIÁRIO DE SANTA CATARINA QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO PODER JUDICIÁRIO DE SANTA CATARINA QUESTIONÁRIO 1 APRESENTAÇÃO O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), dando início ao processo de revisão do seu Planejamento Estratégico

Leia mais

DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE?

DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE? DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE? O QUE É DESIGN GRÁFICO? Design Gráfico é o planejamento dos aspectos funcionais e visuais de peças gráficas que servem de suporte para a comunicação de diversos tipos

Leia mais

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho. Referências: CHIAVENATO

Leia mais

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Profª. Daniela Menezes Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Definição de público-alvo Público- Alvo:...possíveis compradores dos produtos e/ou serviços de uma empresa, usuários atuais, pessoas que decidem

Leia mais

Nível de Serviço. Definir o que é nível de serviço logístico. Apresentar algumas características e aspectos essenciais

Nível de Serviço. Definir o que é nível de serviço logístico. Apresentar algumas características e aspectos essenciais Nível de Serviço Me. Edvin Kalil Freitas Granville maio de 2010 OBJETIVOS Definir o que é nível de serviço logístico Apresentar algumas características e aspectos essenciais Verificar algumas formas e

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE MARKETING INDUSTRIAL (B2B)

ESTRATÉGIAS DE MARKETING INDUSTRIAL (B2B) ESTRATÉGIAS DE MARKETING INDUSTRIAL (B2B) Objetivos Apresentar conceitos e ferramentas de marketing com aplicação prática em negócios industriais (B2B), além de estimular a troca de experiências e desenvolver

Leia mais

ATENDIMENTO. Item 2.4- Concorrência:

ATENDIMENTO. Item 2.4- Concorrência: ATENDIMENTO Item 2.4- Concorrência: ATENDIMENTO Item 2.4- Concorrência: Mercado composto por players (diversos atores que compõem as relações comerciais e disputam a atenção e a conquista dos consumidores);

Leia mais

Plataforma Mercer 360

Plataforma Mercer 360 Plataforma Mercer 360 TECNOLOGIA ON-LINE PARA IMPULSIONAR A MUDANÇA COMPORTAMENTAL O feedback 360 graus é amplamente reconhecido como uma ferramenta precisa e de alto impacto para avaliar os pontos fortes

Leia mais

Tv Social Transmedia Second Screen

Tv Social Transmedia Second Screen Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Tv Social Transmedia Second Screen IMPACTO NA SOCIEDADE MIEEC06_02: Gonçalo Martins, João Araújo, João Carvalho, João Torres, Maria Inês

Leia mais

Modelo de negócios CANVAS

Modelo de negócios CANVAS Modelo de negócios CANVAS Introdução O GUIA EMPRESA traz para quem está com muitas dúvidas sobre como gerir o seu negócio, ou mesmo entender como é sua organização, uma explicação geral sobre o modelo

Leia mais

Não jogue esse impresso em vias públicas.

Não jogue esse impresso em vias públicas. Não jogue esse impresso em vias públicas. A MODA É DEIXAR A SUA LOJA MAIS ATRATIVA! Programação abril 2015 Eventos Sebrae-SP Responde - gratuitos 5S 10/04 (sexta), das 14h às 16h Sessão de perguntas e

Leia mais

www.clicktecnologia.net.br

www.clicktecnologia.net.br MUITO PRAZER Professional Developer vendas @clicktecnologia.net.br (38) 9126-1620 9176-6073 /9830-7457 QUEM SOMOS MISSÃO Desenvolver metodologias e soluções que satisfaçam plenamente as necessidades de

Leia mais

ULTI RESUMOS ARTES 2 ULTIRESUMOS.COM.BR

ULTI RESUMOS ARTES 2 ULTIRESUMOS.COM.BR ULTI RESUMOS ARTES 2 ULTIRESUMOS.COM.BR Nota: O resumo está semelhante ao resumo enviado pelo professor Eduardo (Xuxu). As alterações são apenas na formatação. 1. Briefing 1.1. O que é Briefing O briefing

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL - PPA

ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL - PPA CURSOS SETORIAIS PARA GESTORES PÚBLICOS P MUNICIPAIS ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL - PPA Profa. Nirleide Saraiva Coelho PPA 2010/2013 O Plano Plurianual de um Município é o instrumento de planejamento

Leia mais

Quadro VI.1. - Que Significa o Gerenciamento do Risco?

Quadro VI.1. - Que Significa o Gerenciamento do Risco? Quadro VI.1. - Que Significa o Gerenciamento do Risco? Dentro de várias opções, selecionar ações para chegar a um objetivo, tendo em mente que existem - diferenças nos objetivos - escassez de recursos

Leia mais

Política de Comunicação Corporativa

Política de Comunicação Corporativa Assistência de Comunicação Institucional Julho de 2012 Introdução Nesta Política de Comunicação estão apresentados os fundamentos da estratégia de comunicação da Celesc Holding e das suas subsidiárias

Leia mais

Prof. Rodrigo Marchesin. Unidade I ECONOMIA E MERCADO

Prof. Rodrigo Marchesin. Unidade I ECONOMIA E MERCADO Prof. Rodrigo Marchesin Unidade I ECONOMIA E MERCADO Apresentação Inúmeras questões econômicas: preços; desemprego; salários; câmbio; taxa de juros; impostos. Conceito de economia oikos (casa) do grego:

Leia mais

Do que temos ao que queremos:

Do que temos ao que queremos: Do que temos ao que queremos: a questão da Comunicação nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador Síntese dos apontamentos da pesquisa situacional com gestores e instâncias do controle social no

Leia mais

Plano de Promoção. e Proteção dos Direitos da Criança. do Concelho de Marvão

Plano de Promoção. e Proteção dos Direitos da Criança. do Concelho de Marvão Plano de Promoção e Proteção dos Direitos da Criança do Concelho de Marvão 1 Índice Introdução I. Fundamentação A - Estratégias 1 Estudo e análise da realidade concelhia. 2 Promoção dos Direitos da Criança...

Leia mais

Sistemas de Informação para Bibliotecas

Sistemas de Informação para Bibliotecas Sistemas de Informação para Bibliotecas Notas de Apoio ao Tópico 1 Henrique S. Mamede 1 Antes de mais nada: O QUE É MESMO INFORMAÇÃO?? Dados Informação Conhecimento Sabedoria 2 Dados São tipicamente voltados

Leia mais

IDEIAS QUE INSPIRAM KIT DE VENDAS

IDEIAS QUE INSPIRAM KIT DE VENDAS IDEIAS QUE INSPIRAM KIT DE VENDAS DMM Um sonho compartilhado A 5ª edição do Dental Marketing Meeting DMM2016 - ABMO, maior evento de marketing em odontologia do mundo, será realizada em 26 de novembro

Leia mais

Gerenciamento das Comunicações em Projetos. Parte 09. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento das Comunicações em Projetos. Parte 09. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento das Comunicações em Projetos Parte 09 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Centro de Pesquisa da Indústria de Exposições

Centro de Pesquisa da Indústria de Exposições Centro de Pesquisa da Indústria de Exposições Métodos eficazes para a Promoção aos visitantes Parte I: Organizadores da Exposição Índice Características de todos os organizadores de exposições entrevistados

Leia mais

As Práticas de Marketing nas Empresas

As Práticas de Marketing nas Empresas As Práticas de Marketing nas Empresas Pesquisa de Mercado, Treinamento de Vendas, Consultoria em Marketing - SMG-Share Marketing Group O consultor do SMG, Helder Haddad, em conjunto com pesquisadores do

Leia mais

Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, Ciclo de Vida de Produto

Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, Ciclo de Vida de Produto Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, estratégias e o Ciclo de Vida de Produto UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 01.09.2011 Tipos de

Leia mais

MAIOR FEIRA DA REGIÃO SUL QUE UNE CONHECIMENTO CULTURA E EDUCAÇÃO

MAIOR FEIRA DA REGIÃO SUL QUE UNE CONHECIMENTO CULTURA E EDUCAÇÃO MAIOR FEIRA DA REGIÃO SUL QUE UNE CONHECIMENTO CULTURA E EDUCAÇÃO O propósito de reunir o que há de melhor para a construção de conhecimentos continua, e em 2012 a FACE vai além. Vamos apresentar uma feira

Leia mais

Apostila de Empreendedorismo

Apostila de Empreendedorismo Apostila de Empreendedorismo Sumário Apresentação... 3 I - Introdução:... 4 II Qual o nome do projeto ou da empresa?... 4 III Descreva o perfil dos sócios... 5 IV Missão da empresa... 5 V Qual o setor

Leia mais

Empreendedorismo CAPÍTULO [13] UNIDADE I. Plano de Negócios: Plano Financeiro. www.demostenesfarias.wordpress.com

Empreendedorismo CAPÍTULO [13] UNIDADE I. Plano de Negócios: Plano Financeiro. www.demostenesfarias.wordpress.com Empreendedorismo Plano de Negócios: Plano Financeiro [13] UNIDADE I CAPÍTULO PLANO DE NEGÓCIOS - Dever de casa (1) Capa; SUMÁRIO EXECUTIVO: Enunciado do Projeto; Competência dos responsáveis; os produtos

Leia mais

PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ETAPAS DO PROJETO DE PESQUISA Parte 3 - DEFINIÇÃO DO PROBLEMA OU SITUAÇÃO A definição do problema é a primeira e mais importante etapa da pesquisa, pois todo projeto

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE. Prof. Erika Liz

GARANTIA DA QUALIDADE. Prof. Erika Liz GARANTIA DA QUALIDADE Prof. Erika Liz Atribuições do Farmacêutico na Indústria Produção O farmacêutico responsável pela produção de medicamentos deve assegurar a produção de produtos farmacêuticos puros

Leia mais

M RKETIN I G G I O j b et e ivo v s o s d a d a Di D sc s i c pl p ina n

M RKETIN I G G I O j b et e ivo v s o s d a d a Di D sc s i c pl p ina n MARKETING I Ernesto L. M. Nunes Objetivos da Disciplina Colocar o aluno em contato com a administração de produtos sob a ótica do conceito mercadológico e utilizar todos os recursos que apóiam a orientação

Leia mais

horários nobres NAS REDES SOCIAIS

horários nobres NAS REDES SOCIAIS horários nobres NAS REDES SOCIAIS conteúdo EDITORIAL & DESIGN Thayane Veiga Bruno Alves 3 INTRODUÇÃO 4 O QUE OS HORÁRIOS NOBRES SIGNIFICAM PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SOCIAL 6 GRÁFICOS POR REDE SOCIAL

Leia mais

PRIMEIRO SEMINÁRIO DE MARCAS DO SUL DO BRASIL. GERANDO VALOR PARA SUA EMPRESA

PRIMEIRO SEMINÁRIO DE MARCAS DO SUL DO BRASIL. GERANDO VALOR PARA SUA EMPRESA PRIMEIRO SEMINÁRIO DE MARCAS DO SUL DO BRASIL. GERANDO VALOR PARA SUA EMPRESA Gerindo Marcas com Base no Valor Marca: Gestão Baseada no Valor Maximização do Valor Econômico da Marca Gestão Baseada em Valor

Leia mais

DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011

DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011 DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011 Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e dá outras providências. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art.

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional

Desenvolvimento Organizacional Desenvolvimento Organizacional O desenvolvimento Organizacional nasceu na década de 1960 devido as mudanças no mundo das organizações e em função das estruturas convencionais serem inadequadas a essas

Leia mais

Etapas da Campanha de Propaganda. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 14.04.

Etapas da Campanha de Propaganda. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 14.04. Etapas da Campanha de Propaganda PARTE 1 UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 14.04.11 Agenda Planejamento de Campanha Resumo da situação de mercado

Leia mais

Ferramentas de Merchandising

Ferramentas de Merchandising Líder Mundial na Organização de Eventos Qualquer que seja o setor de atuação......criamos contatos, conteúdos e comunidades com o poder de transformar seus negócios. Maximize sua Participação com as Ferramentas

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Ciclo de vida e organização do projeto

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Ciclo de vida e organização do projeto Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Ciclo de vida e organização do projeto Áreas de especialização Ciclo de vida e organização do projeto Os projetos e o gerenciamento de projetos são executados

Leia mais

Sewing 5. O conceito de serviço 5 estrelas para a indústria de costura

Sewing 5. O conceito de serviço 5 estrelas para a indústria de costura Sewing 5 O conceito de serviço 5 estrelas para a indústria de costura Sewing 5 o conceito de serviço 5 estrelas com valor agregado potencializado A tecnologia da costura industrial está praticamente inalterada

Leia mais

Cultura para ver, ouvir e sentir 1. Aline LEONARDI 2 Júlia MARTINS 3 Larissa OLIVEIRA 4 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

Cultura para ver, ouvir e sentir 1. Aline LEONARDI 2 Júlia MARTINS 3 Larissa OLIVEIRA 4 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP RESUMO Cultura para ver, ouvir e sentir 1 Aline LEONARDI 2 Júlia MARTINS 3 Larissa OLIVEIRA 4 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP A Livraria Cultura é uma das maiores redes de

Leia mais