Modelo de negócios CANVAS
|
|
|
- Natália Antas Palmeira
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Modelo de negócios CANVAS
2 Introdução O GUIA EMPRESA traz para quem está com muitas dúvidas sobre como gerir o seu negócio, ou mesmo entender como é sua organização, uma explicação geral sobre o modelo CANVAS. Através deste modelo você estará apto a: - Enxergar o seu negócio de uma forma ampla; - Ver quais são os recursos necessários para o seu funcionamento; - Qual a infra-estrutura necessária e os parceiros que agregam valor as suas atividades; - Quais os nichos de mercado interessantes para a atuação de sua empresa; Esperamos que este material ajude a você tomar decisões corretas no gernciamento de seu negócio e a encontrar ideias para alavancar vendas. Boa leitura!
3 O que é o Canvas? Conhecido também como Modelo de Negócios Canvas, o BMC (Business Model Canvas) é uma ferramenta para o gerenciamento de estratégias. Pode ser definido como um mapa visual contendo nove blocos que permitem o desenvolvimento e a criação de novos modelos ou a alteração e complementação de modelos pré-existentes. As principais áreas de negócios e as respectivas descrições de suas etapas se tornam blocos para a construção de estratégias. O mapa representa um resumo dos pontos chaves da gestão de uma empresa e uma ferramenta menos formal que se mostrou eficiente para o uso no dia a dia.
4 Como funciona? Cada quadro do BMC (são nove no total) deve ser revisado frequentemente para o ajuste da sua respectiva estratégia e, se necessário, deve ser alterado para que se possa atingir o objetivo de sucesso que foi estabelecido. O empreendedor, ao utilizar o modelo de negócios canvas, é capaz de ter uma visão geral em uma única folha, tornando mais fácil a criação, a captura e a disponibilizaçã o de valores aos seus clientes. Os noves blocos que constituem o modelo de negócios canvas representam as quatros áreas principais da organização empresarial:
5 Clientes Responde à pergunta para quem é direcionado o produto ou os serviços da empresa. Define o público-alvo e os meios pelos quais a empresa fornece os produtos ou serviços, incluindo as estratégias de marketing a serem tomadas.
6 Oferta Responde à pergunta o que será oferecido aos clientes. Os produtos e serviços são descritos em uma visão geral. É aqui que o empreendedor pode definir a forma como a empresa se diferencia dos concorrentes é o motivo pelo qual o cliente escolhe determinada empresa, e não outra, para realizar sua compra.
7 Infra estrutura Responde à pergunta como a empresa poderá fornecer o produto ou o serviço para o cliente de acordo com os valores propostos, através de todos os recursos da empresa, sejam eles financeiros, humanos, físicos e até mesmo intelectuais para manter e apoiar o negócio. Nesse item também está incluso a rede de parceiros que complementam o modelo de negócio.
8 Possibilidade Financeira Responde à pergunta quanto será necessário utilizar e as consequências financeiras do modelo de negócios. São analisadas as maneiras como a empresa gera receita.
9 Aplicação O objetivo principal do preenchimento do painel de modelo de negócios é a sintetizar as propostas de valor que possam atender e otimizar as metas de negócio estabelecidas.
10 Veja abaixo o passo a passo para o preenchimento dos blocos: 1. A figura disponível acima poderá ser utilizada, em tamanho grande para facilitar o trabalho e a colaboração dos participantes desse processo. O BMC também poderá ser desenhado. O Google Docs também é uma possibilidade para a montagem do BMC. 2. Utilize post-its para o preenchimento dos blocos por causa da facilidade da manipulação destes. 3. Use cores nos posts-its: uma cor pode ser usada para indicar os acontecimentos de hoje e, outra, para indicar projetos futuros. 4. Para ser usado corretmanete, os blocos deverão ser preenchidos a direita para a esquerda: à direita estão os elementos mais subjetivos (anseios e desejos) dos envolvidos neste processo; à esquerda estão os elementos mais lógicos e estruturais. O valor da proposta fica no centro do modelo de negócios canvas. Obedecendo à ordem de preenchimento, comece, portanto, pelo lado direito, seguido pelo lado esquerdo e deixando a parte de baixo do quadro por último, como segue:
11 Elementos Subjetivos O lado direito do painel do modelo de negócios canvas está diretamente ligado ao lado direito do cérebro que é caracterizado por ser mais arbitrário, intuitivo, subjetivo e sintetizador. - Iniciando pelo Segmento de Clientes: definição do público-alvo, para quem se destina os produtos ou serviços de sua empresa. Afunile seu público-alvo utilizando pesquisas e estudos. - Proposta de valor: criação de estratégias que possam atender às necessidades dos clientes em potencial. Esse bloco se refere ao quanto de valor o seu produto ou serviço agregará ao cliente: conveniência, personalização, apoio a decisão, rapidez, entre outros. OBS: esses dois blocos iniciais são de extrema importância, pois o restante do plano de negócios será apoiado neles, portanto, devem ser estabelecidos cuidadosamente. - Canais (ou meios) de distribuição: é o encontro dos dois blocos acima. Estabelecimento de estratégias para a distribuição e a entrega das propostas de valor. Defina se fará uso de um site de conteúdo, newsletter ou entrega em domicílio, por exemplo. - Relacionamento com os clientes: nesse bloco, o objetivo principal é fortalecer a relação entre o cliente e o seu negócio. Estabeleça um canal de comunicação direta com o cliente: perguntas e respostas, ouvidoria, SAC, entre outros.
12 Elementos Lógicos e Estruturais O lado esquerdo do modelo de negócios canvas está diretamente ligado ao lado esquerdo do cérebro, cujas características são a lógica, a análise, a objetividade e a racionalidade. - Recursos chave: esses recursos estão diretamente ligados ao funcionamento do modelo de negócio. Esses recursos podem ser em forma de equipamentos, pessoas ou tecnologia. - Atividades chave: são as atividades que atendem as propostas de valor e que constroem os canais para que os relacionamentos sejam mantidos. Uma boa estratégia é o acompanhamento nas mídias sociais, por exemplo. - Parceiros chave: são os parceiros que contribuem com as atividades chaves e com os recursos chave. Essas parcerias podem contribuir com equipamentos, com pessoal e com a realização de ações estratégicas. Representam custos fundamentais para manter a solução proposta.
13 Outros Elementos Os dois itens abaixo deverão ser preenchidos por último, após a finalização dos blocos do lado direito e do lado esquerdo. - Estrutura de Custos: indica os custos de manutenção de equipamentos e de pagamento de parceiros, além dos custos de infraestrutura. Nesse bloco estão inclusos os pagamentos previstos de manutenção de infraestrutura, pagamento dos parceiros, entre outros. - Linhas de Receita: baseadas nas propostas de valor sugeridas, nesse bloco são registradas as soluções que vão gerar receita para a empresa. Nesse bloco, deve-se estabelecer o que será feito para gerar receita para a empresa: assinaturas mensais, aluguel, retorno de publicidade e assim por diante.
14 Considerações Finais A criação e utilização do Business Model Canvas tem o objetivo de facilitar a visualização geral das nove áreas mais importantes de um negócio de maneira simples e concisa, facilitando a estruturação dos pontos principais da empresa. Você enxerga o negócio de uma forma completa e com bastante visual e tem a possibilidade de visualizar o melhor caminho para alcançar o sucesso. Vamos a obra?
15 O GUIA EMPRESA nasceu com a proposta de inovar no mercado de guias empresariais. Queremos não somente ser mais um guia dos diversos que existem pela internet. Mas ramificar a divulgação de seu produto ou serviço nas mais diversas plataformas online existentes no mercado. Hoje existe uma infinidade de possibilidades de divulgação possibilitadas pelo avanço da comunicação móvel e das redes sociais. As pessoas não estão mais presas em caixas de conteúdo fixas e formatadas. Então o GUIA EMPRESA também atua como fomentadora de negócios. É a possiblidade de que este seu sonho possa decolar e se tornar realidade no mundo dos negócios. Conte com o GUIA EMPRESA para ser parceiro na divulgação de seus negócios e vamos juntos encontrar os seus potenciais clientes. Em nossas redes sociais (facebook.com/guiaempresa twitter.com/guia_empresa e instagram.com/guiaempresa) ou através de nosso site: Porque estamos juntos com o empreendedor e seus desafios!
16 W Ricardo Edições EIRELI ME Av. General Carneiro, Sala 91 Vila Lucy - Sorocaba / SP Tel:
Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS
INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMAS CERTIFICATES Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS Estas instruções para elaboração de TCC do tipo Proposta de Negócio possuem dois tópicos:
Como posso Ganhar Dinheiro na Internet? Tudo começa com um programa que foi implantado no Brasil
Como posso Ganhar Dinheiro na Internet? Tudo começa com um programa que foi implantado no Brasil que possibilitou as pessoas terem acesso a informações que antes estavam somente estavam no conhecimento
Política de Comunicação Corporativa
Assistência de Comunicação Institucional Julho de 2012 Introdução Nesta Política de Comunicação estão apresentados os fundamentos da estratégia de comunicação da Celesc Holding e das suas subsidiárias
+55 11 3024.7766 [email protected]. TGA PROPAGANDA E MARKETING Rua Caminha de Amorim, 457 Alto de Pinheiros - SP. www.tgamkt.com
+55 11 3024.7766 [email protected] TGA PROPAGANDA E MARKETING Rua Caminha de Amorim, 457 Alto de Pinheiros - SP O QUE FAZEMOS? TUDO QUE SUA EMPRESA PRECISA PARA APARECER E SE DIFERENCIAR DAS DEMAIS. Fazemos
CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias. Digitais para Informação e Comunicação CHAMADA DE PROJETOS. Computação em Nuvem
CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação CHAMADA DE PROJETOS Computação em Nuvem O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais
INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI
11/05/011 INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI Prof. Carlos Faria (adaptação) 011 O CONCEITO DE TI A Tecnologia da Informação abrange todos os aspectos envolvidos no gerenciamento das informações de uma organização.
19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução
Canais de distribuição Gestão da distribuição Prof. Marco Arbex Introdução Toda produção visa a um ponto final, que é entregar os seus produtos ao consumidor; Se o produto não está disponível na prateleira,
3 de 9 COMO MONTAR SEU NEGÓCIO DO ZERO
1 de 9 2 de 9 1 3 de 9 COMO MONTAR SEU NEGÓCIO DO ZERO 4 de 9 2 Começando Seu Negócio do Zero Você sabia que você também pode ganhar dinheiro on-line? Neste Ebook detalhado, vou dizer-lhe várias formas
Gerenciamento de projetos (Project Management).
Gerenciamento de projetos (Project Management). A gestão de projetos é uma das áreas fundamentais de qualquer departamento de sistemas de informação, estando hoje em dia amplamente difundido dentro das
Análise de Mercado. Plano de Negócios
Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família
Marketing empresarial. Especialização em Gestão da Produção
Marketing empresarial Especialização em Gestão da Produção Aula 1! Introdução à disciplina! Conceitos e histórico! Importância do marketing para a organização! Ambiente de marketing Informações básicas!
PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista
PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014 Nathalia Fagundes Jornalista O presente material apresenta os trabalhos realizados através da Prestação
Gestão de desempenho com base em competências
Gestão de desempenho com base em competências Working Paper EXECUTIVE 2 de abril de 2008 Sergio Ricardo Goes Oliveira Gestão de desempenho com base em competências Working Paper Objetivo Este documento
Plataforma Mercer 360
Plataforma Mercer 360 TECNOLOGIA ON-LINE PARA IMPULSIONAR A MUDANÇA COMPORTAMENTAL O feedback 360 graus é amplamente reconhecido como uma ferramenta precisa e de alto impacto para avaliar os pontos fortes
Portal de Carapicuíba Painel Administrativo
Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais
Não jogue esse impresso em vias públicas.
Não jogue esse impresso em vias públicas. A MODA É DEIXAR A SUA LOJA MAIS ATRATIVA! Programação abril 2015 Eventos Sebrae-SP Responde - gratuitos 5S 10/04 (sexta), das 14h às 16h Sessão de perguntas e
Definição do investimento inicial na criação de uma empresa
Definição do investimento inicial na criação de uma empresa Prof. Marco Arbex Introdução O estudo da análise de investimentos nas empresas engloba uma série de decisões que envolvem longo prazo. Uma das
Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed
Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Missão, Visão e Valores da Unimed-Rio Missão: Oferecer soluções éticas e de qualidade em saúde, compartilhando
GANHANDO DINHEIRO NA INTERNET COM UM BLOG DOCTOR ADSENSE
GANHANDO DINHEIRO NA INTERNET COM UM BLOG Amplie os seus horizontes e embarque no mundo da tecnologia. Imagine na possibilidade de investir em publicidade e ter um retorno de 100% de lucro, parece algo
Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis
Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de
SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Marketing EDITAL DE SELEÇÃO
SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES Curso de Marketing EDITAL DE SELEÇÃO O coordenador do curso de Marketing, Prof. Cláudio José Faleiros, nos termos das regras fixadas pela Pró-Reitoria de Graduação do Uni-BH,
COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas
COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas Índice Introdução Defina suas etapas de vendas corretamente Como definir suas etapas de vendas 03 05 06 2 Introdução Olá,
O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO
O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. PALESTRA:
Aura Media Comunicação Digital 1
Aura Media Comunicação Digital 1 Fernanda Maria Pinto 2 Cristiane Duarte Vieira 3 Rafaela Moyses Correa da Luz 4 Helen Francis Silva 5 Universidade de Taubaté, São Paulo, SP RESUMO Aproveitando a digitalização
SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO OUTUBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO... 1 1. Núcleo de Informações
1 PARA CADASTRAR SEU CURRÍCULO
SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 02 1 PARA CADASTRAR SEU CURRÍCULO... 03 1.1 Identificação da ferramenta Currículo no site na Univille... 03 1.2 Como editar os campos a serem preenchidos... 04 1.2.1 Experiência
BANCO DE DADOS I AULA 2. Willamys Araújo [email protected]
BANCO DE DADOS I AULA 2 Willamys Araújo [email protected] Modelagem de Dados Modelagem de dados é o estudo das informações existentes em um contexto sob observação para a construção de um modelo
Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente.
INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 008/ DGRH/SEA Orienta os procedimentos relativos a elaboração dos Planos de Capacitação no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional mencionados no Decreto 3.917,
AD SHOPPING, UMA FILOSOFIA DE TRABALHO QUE O TEMPO MOSTROU ESTAR CERTA
AD SHOPPING, UMA FILOSOFIA DE TRABALHO QUE O TEMPO MOSTROU ESTAR CERTA A AD SHOPPING, desde a sua fundação fez opção pela qualidade do seu trabalho e pelo desenvolvimento de soluções para otimização dos
Business intelligence para empresas de segurança. Como uma instituição pode gerar recursos e errar menos com ajuda da informação
Business intelligence para empresas de segurança Como uma instituição pode gerar recursos e errar menos com ajuda da informação 1. Introdução Pense no volume de informações geradas pela sua empresa de
Shopper Marketing: A Influência no Momento da Compra MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP.
Shopper Marketing: A Influência no Momento da Compra MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a
3º Trabalho de GI Análise DFD
3º Trabalho de GI Análise DFD Problemas típicos da organização Diálogo com o exterior Mestrado de Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação 2000/2001 Cadeira : Prof.: GI-Gestão da Informação Luis Manuel
DESAFIO VOTOJR. Comunicação Interna Case TV Digital
DESAFIO VOTOJR Comunicação Interna Case TV Digital VOTORANTIM S.A. Somos a Votorantim S.A., uma gestora de um imenso portfólio que envolve setores da indústria de base e finanças. Em nossas atividades,
Cartilha de Acesso Rápido
Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar
Qualidade e Eficiência
Sobre Nós A PROGARD é uma empresa brasileira que está trazendo ao mercado a proteção duradoura contra os elementos que agridem os seus valiosos ativos. Com o selante fornecido pela PROGARD aplicado em
LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA
LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA 1. OBJETO 1.1. A LEYA BIKES S.A realizará licitação para a prestação dos serviços de Consultoria em Comunicação, levando em conta
01/11/2013. Gestão de Pessoas
Gestão de Pessoas Tema 3: Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas Prof. Msc. Mônica Satolani O que estudar? Missão e Visão. Objetivos Organizacionais. Planejamento Estratégico Organizacional. Estratégia
Administração do Relacionamento com os
Unidade I Administração do Relacionamento com os Clientes Prof. MSc. Marcelo S. Zambon Objetivos da Disciplina Compreender o que são e quem são os clientes. Porque os clientes são vistos como início e
Transformando ideias em projetos. Manual de uso - selo semente
Transformando ideias em projetos Manual de uso - selo semente SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 03 SOBRE O SELO... 04 O Selo... 04 CARACTERÍSTICAS... 05 Desenho... 05 Dimensionamento mínimo... 05 Área de interferência...
GUIA RÁPIDO - O Aplicativo -
GUIA RÁPIDO - - versão 1.0 Introdução A Dzign-e orgulhosamente apresenta o Bulletino, um sistema desenvolvido com o objetivo de facilitar a comunicação entre Organização e seus membros. O Sistema Bulletino
Público Alvo: Investimento: Disciplinas:
A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é
Happy Business ABRH BAHIA 25 ANOS HOTEL MATIZ SALVADOR BA
HOTEL MATIZ SALVADOR BA DIRETORIA EXECUTIVA Ana Claudia Athayde Presidente Emydio Andrade Palmeira Vice-Presidente Patrícia Otero Nogueira Diretora Financeiro COORDENAÇÃO DO EVENTO Iuri Veríssimo PROMOÇÃO,
AKNA SOFTWARE. Boas Vindas
AKNA SOFTWARE Boas Vindas ÍNDICE Introdução... 03 Acesso à nossa Plataforma... 03 Comercial... 04 Treinamento... 05 Atendimento Técnico ao Cliente... 05 Financeiro... 05 Qualidade... 07 AKNA na Mídia...
Consórcio: um negócio genuinamente brasileiro.
Consórcio: um negócio genuinamente brasileiro. O consórcio é uma invenção brasileira, que surgiu na década de 60 e hoje é difundida em outros países. O consórcio surgiu como forma de solucionar a falta
Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros
Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos
ESTÁ PREPARADO PARA FAZER A ESCOLHA CERTA? CRIAÇÃO DE SITES. PROPOSTA COMERCIAL válida por 15 dias
ESTÁ PREPARADO PARA FAZER A ESCOLHA CERTA? CRIAÇÃO DE SITES PROPOSTA COMERCIAL válida por 15 dias UMA AGÊNCIA ONLINE Desenvolvimento Web e Marketing Digital Somos a agência Retina Comunicação, que assim
ADMINISTRAÇÃO AULA 02
AULA 02 FILIPE S. MARTINS ROTEIRO ORGANIZAÇÕES E ORGANIZAÇÕES : VISÃO PANORÂMICA PRODUÇÃO / MARKETING / PESQUISA E DESENVOLVIMENTO / FINANÇAS / RH PLANEJAMENTO / ORGANIZAÇÃO / LIDERANÇA / ECUÇÃO / CONTROLE
Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte
Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores
Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos
Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos O presente documento tem como objetivo apresentar as diretrizes e orientar no preenchimento do formulário de inscrição
Guia de Procedimentos Bloco C (SPED PIS/COFINS) Introdução... 2
Área Fiscal Autor Prosoft Tecnologia Ltda Criação 28/02/2012 Publicação Distribuição Prosoft Tecnologia Ltda Guia de Procedimentos Bloco C (SPED PIS/COFINS) Conteúdo: Introdução... 2 Mensagem por Bloco/Registro...
6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO
78 6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Neste capítulo serão apresentados: o sistema proposto, o procedimento de solução para utilização do sistema e a interface gráfica, onde é ilustrada a
VENDAS Ok, você já sabe que é preciso usar uma rede social com cautela, pensando em cada cliente de forma especial e que aquele cliente vai lhe gerar
Marketing Digital MARKETING DIGITAL Diariamente, no mundo dos negócios, muito se fala em BLOG, Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, são muitas, inúmeras e quase infinitas as mídias sociais que encontramos
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. Agência Exp
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Agência Exp A agência Exp é uma agência de comunicação que está em constante evolução. Acreditamos que as mudanças acontecem cada vez mais rápido e é preciso estar preparado
EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS DA INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES DE MACAÉ
EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS DA INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES DE MACAÉ 1. DO OBJETIVO O Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT)
DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE?
DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE? O QUE É DESIGN GRÁFICO? Design Gráfico é o planejamento dos aspectos funcionais e visuais de peças gráficas que servem de suporte para a comunicação de diversos tipos
Votorantim Cimentos: Gerenciando Melhor a Empresa com fortes KPIs do SAP BusinessObjects Dashboards
Please replace picture customer logo partner logo Minimum headline size may run 20/24pt. Votorantim Cimentos: Gerenciando Melhor a Empresa com fortes KPIs do SAP BusinessObjects Dashboards A fabricante
ESTRATÉGIAS DE MARKETING INDUSTRIAL (B2B)
ESTRATÉGIAS DE MARKETING INDUSTRIAL (B2B) Objetivos Apresentar conceitos e ferramentas de marketing com aplicação prática em negócios industriais (B2B), além de estimular a troca de experiências e desenvolver
Capítulo 7 Selecionando clientes que interessam
Capítulo 7 Fortaleza, maio de 20 assunto delicado: escolher clientes que nos interessam atender, pois nem todos são rentáveis, pela receita que consomem [custo operacional], pois pode inviabilizar a realidade
IDEIAS QUE INSPIRAM KIT DE VENDAS
IDEIAS QUE INSPIRAM KIT DE VENDAS DMM Um sonho compartilhado A 5ª edição do Dental Marketing Meeting DMM2016 - ABMO, maior evento de marketing em odontologia do mundo, será realizada em 26 de novembro
Ref: Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto Observatorium.
À Fundação Oswaldo Cruz, ICICT Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2009. At: Sr. Christovam Barcellos Ref: Observatório Nacional de
Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas; IFGW Instituto de Física Gleb Watagin; Relatório Final de F 809, Instrumentação para ensino: Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton André de Ávila Acquaviva,
O Plano de Negócios. Por que planejar? Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas. Expansão inexplicada
O Plano de Negócios Por que planejar? Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas Falta de experiência Falta de dinheiro Atitudes erradas Localização errada Expansão inexplicada Gerenciamento
A função de planejar. Administração e Finanças. O Marketing como Gestão Estratégica
Administração e Finanças Uniban Notas de Aula Planejamento Mercadológico Prof. Amorim A função de planejar Planejamento Objetivo: especificação dos resultados esperados, aonde se pretende chegar e o que
Gestão Estratégica da Qualidade
UNIVERSIDADE DE SOROCABA Curso Gestão da Qualidade Gestão Estratégica da Qualidade Aula 08 25/10 Professora: Esp. Débora Ferreira de Oliveira Missão, Visão e Valores Missão: razão de ser de uma empresa,
Dicas de como contornar a crise (e até sair dela)
Dicas de como contornar a crise (e até sair dela) Em tempos de crise, economia é essencial. Todas as empresas buscam uma redução enorme dos seus custos e despesas. Também fazem uma análise criteriosa dos
Blue Print Para Criar Area de Membros
1 Ricardo Santos Blue Print Para Criar Area de Membros Conheça As 5 Ferramenas Essenciais Seja bem vindo! Meu nome é Ricardo Santos, e criei este guia "Blue Print Para Criar Área de Membros" para te orientar
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Aluno: REGINALDO VEZARO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC Aluno: REGINALDO VEZARO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO CAÇADOR 2007 INTRODUÇÃO Se a principal preocupação da administração estratégica está na tentativa de projetar
Inclusão de Novo Processo Administrativo
Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco
GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO E MODERNIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA ENQUADRAMENTO DE MODALIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SISEA/MS. 1. PROGRAMA 1.1 Definição/Conceito É um conjunto de princípios e diretrizes que se articulam a partir de um mesmo referencial
NAVEGG GUIDE. Otimizando a compra de search com Navegg
NAVEGG GUIDE Otimizando a compra de search com Navegg INTRODUÇÃO A compra de palavras-chave em plataformas de search são um padrão de mercado para quem anuncia no meio digital e o seu modelo de compra
PRIMEIRO SEMINÁRIO DE MARCAS DO SUL DO BRASIL. GERANDO VALOR PARA SUA EMPRESA
PRIMEIRO SEMINÁRIO DE MARCAS DO SUL DO BRASIL. GERANDO VALOR PARA SUA EMPRESA Gerindo Marcas com Base no Valor Marca: Gestão Baseada no Valor Maximização do Valor Econômico da Marca Gestão Baseada em Valor
BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)
BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) BONCRED LEASING S/A. ARRENDAMENTO MERCANTIL Manual de Política de Responsabilidade Socioambiental
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO. Plano de aula. Jovens na criação de blogs.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO Plano de aula Jovens na criação de blogs São Paulo Setembro de 2012 ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO (7.153.974 vespertino)
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais - ETE Lições Aprendidas Organização das lições aprendidas a partir do desastre do Japão Dinah Leite Simone
Há um único número 0800 para resolução de problemas relativos a todos os negócios fornecidos pela instituição financeira?
1. SAC O SAC - Serviço de Apoio ao Consumidor -, conforme disciplinado no Decreto 6523/08, é o serviço prestado pelos fornecedores, pela via telefônica, para resolução de problemas na relação de consumo,
CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal.
CADASTRO O que é a Plataforma Paulo Freire? A Plataforma Paulo Freire é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para que o professor faça sua pré-inscrição em cursos de graduação, especialização,
Conteúdo Programático
Ementa do Curso O treinamento Android Intro foi criado pela Catteno com o intuito de introduzir os alunos em programação de Apps para a plataforma Android (tablets e smartphones) do Google, utilizando
FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA PARA COMÉRCIO. Olá, quero lhe dar as boas vindas a mais um conteúdo exclusivo do Instituto Empreenda!
1 Sobre o autor Roberto Lamas é empresário há 26 anos e possui dois negócios sendo um deles no ramo de alimentação e outro no setor de educação online. É graduado em Administração de Empresas e especialista
Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM
UniãoMetropolitana deeducaçãoecultura Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação do projeto interdisciplinar
CURSO DE FORMAÇÃO GERENCIAL ANALISTA FGV EM MARKETING. www.strong.com.br
CURSO DE FORMAÇÃO GERENCIAL ANALISTA FGV EM MARKETING ANALISTA FGV MARKETING 1 COORDENAÇÃO Coordenação Acadêmica: Prof Ricardo Franco Teixeira, Mestre 2 APRESENTAÇÃO O curso Analista capacita o profissional
SOLUÇÕES DA SAP PARA ENGAJAMENTO DO CLIENTE REPRESENTAM MAIS QUE UM SIMPLES CRM
SOLUÇÕES DA PARA ENGAJAMENTO DO CLIENTE REPRESENTAM MAIS QUE UM SIMPLES CRM As soluções da para Engajamento do Cliente representam mais do que um simples CRM. Ao integrar completamente marketing, comércio,
ANÁLISE DE AMBIENTE e Ferramentas administrativas. Profª Gislaine Rossetti Madureira Ferreira
ANÁLISE DE AMBIENTE e Ferramentas administrativas Por que para analisar o ambiente? Identificar as necessidades e desejos dos clientes que contribuem para planejamento estratégico e futuras tomadas de
Nosso primeiro objetivo com este documento é requisição de capital para expansão da empresa devido à demanda pelos clientes.
Plano de Negócios Sumário 1. Resumo executivo 2. O serviço - Características - Diferencial tecnológico - Pesquisa e desenvolvimento 3. O mercado - Clientes - Concorrentes 4. Empresa - Definição da empresa
Norma de Procedimento
PREFEITURA DE VITÓRIA Controladoria Geral do Município Assessoria de Planejamento Organizacional Norma de Procedimento Código SCS-NP 01 Assunto: DIVULGAÇÃO DE CAMPANHAS INSTITUCIONAIS Versão: Data da elaboração:
AUTOR(ES): AMANDA CARINE DO NASCIMENTO, MARIA LUIZA ZAGALLO GUARITA RODRIGUES
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA INTERNET PARA O MARKETING CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): AMANDA CARINE
O uso de remuneração variável para gerar o engajamento sustentável
O uso de remuneração variável para gerar o engajamento sustentável Como o ambiente vem mudando a visão tradicional a respeito do engajamento de empregados O que os programas de remuneração por desempenho
M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL
M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do
Planejamento de Marketing MANUAL DO CURSO
Planejamento de Marketing MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h
- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: [email protected]
Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: [email protected] Sistemas de Arquivos- Parte 2 Pontos importantes de um sistema de arquivos Vários problemas importantes devem
