_Estamos vivendo em constante mudança, em um ritmo cada vez mais acelerado.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "_Estamos vivendo em constante mudança, em um ritmo cada vez mais acelerado."

Transcrição

1 EMENDA _Introdução ao gerenciamento de projetos. _Planejamento de escopo, custo e prazo. _Qualidade, RH, aquisições, comunicação. _Noções de governança de TI. _Noções de ITIL. _Noções de COBIT. INTRODUÇÃO A GERÊNCIA DE PROJETOS _Estamos vivendo em constante mudança, em um ritmo cada vez mais acelerado. _Organizações precisam mudar constantemente seus produtos e serviços para sobreviver. _Há uma demanda muito grande por projetos e necessidade de gerenciá-los. _Projetos existem desde antes das pirâmides. _As práticas de gestão de projetos iniciaram a partir da década de 60. Provavelmente pelo Programa Espacial Americano. Heráclito (500 a.c. ) : As coisas estão sempre em movimento, portanto sendo continuamente transformadas. Nada é permanente, exceto as mudanças. Os negócios vão mudar mais nos próximos dez anos do que mudaram nos últimos 50 anos. Bill Gates. DEFINIÇÕES DE PROJETOS 05/08/11 Projeto é um esforço temporário, empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. TEMPORÁRIO: Possui início e fim bem definidos. EXCLUSIVO: O resultado final do projeto é diferente de outros já realizados.

2 DEFINIÇÃO DO PMI PMI: Project Management Institute, organização sem fins lucrativos voltados para o gerenciamento de projetos. Principal e maior organização internacional para gerenciamento de projetos. PROJETO / DESIGN: Projeto elétrico, hidráulico, automação, etc. PROJETO / PROJECT: Empreendimento (Nosso Foco) Todo projeto é realizado em etapas, sendo progressivo e sequencial. PM BOX: Project Management Body of Knowledge. Livro que contém um conjunto das práticas de gestão de projetos compilados pela PMI em forma de guia de conhecimento. _Todo projeto possui um propósito, um objetivo e é definido em termos de que ele fará, em quanto tempo e quanto custará, atendendo às expectativas dos envolvidos. _Faz uso de recursos humanos e materiais. _O produto, serviço ou resultado atende às necessidades de um cliente. _Oferece um grau de incerteza. Quanto mais complexo maior a incerteza. O gerenciamento de projetos é um conjunto de processos que exige várias atividades, incluindo planejar, colocar em ação o plano do projeto e acompanhar seu progresso e desempenho. PMI: Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, técnicas e habilidades para projetar atividades que visem atingir os objetivos do projeto. O gerente de Projetos deve trabalhar com foco em atender às expectativas das partes interessadas. ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO DO PMBOX Apenas o conhecimento em gerenciamento de projetos não é suficiente para uma gestão eficaz: Além disso, é necessário: 1-Conhecimento das normas e regulamentos da área de aplicação.

3 Título do Eixo 2-Entendimento do ambiente do projeto. 3-Habilidades interpessoais. 4-Conjunto de conhecimento em gerenciamento de projetos. 5-Conhecimento e habilidades em gerenciamento geral. CICLO DE VIDA DE UM PROJETO Todos os projetos são divididos em fases. fases: O número de fases dependerá da complexidade do projeto. No mínimo, teremos 3 _Início. _Intermediária. _Final. O término de capa fase representa uma oportunidade para o gerente de projetos e demais envolvida em avaliar, se deve avançar para a fase seguinte. 35 Título do Gráfico Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa Esforço 1-Identificação de necessidade.

4 2-Proposta de solução /Planejamento. 3-Execução. 4-Término/Conclusão do projeto. OBS: STAKEHOLDER _ São as partes (Pessoas ou Empresa) envolvidas no projeto. O PMBOX divide o gerenciamento de projetos em áreas ou disciplinas: 1_Escopo Todos os projetos devem entregar um resultado, algo real e concreto. A preocupação é o que deve se entregue e como esta entrega pode ser dividida em componentes menores. 2_Tempo Todos os projetos têm início e fim. Para que os resultados sejam atingidos é necessário que atividades sejam executadas em um tempo. Nesta disciplina é discutido como construir o cronograma do projeto. 3_Custo Para financiar as atividades do projeto é necessário algum recurso financeiro, tudo na vida tem um custo. Saber quanto e quando será necessário gastar. 4_Qualidade Projetos devem ser entregues no prazo estipulado para atingir às necessidades do cliente. O foco é verificar se o que está sendo construído (em cada etapa) atende às necessidades do cliente. ÁREAS DE CONHECIMENTO DO PMBOX 5- GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS _Pessoas são essências para que os projetos ocorram. _Projetos são multidisciplinares. _Projetos geralmente resolvem questões corporativas =>importância da multidisciplinaridade. _Pessoas devem conhecer o seu papel e responsabilidade no projeto.

5 _Projetos podem envolver a contratação de funcionários, terceiros, etc... 6-GERENCIAMENTO DE RISCOS Em função das características únicas de cada projeto eles são mais complexos que as tarefas do dia-a-dia => (INCERTEZA => RISCO). É importante a utilização de procedimentos que diminuam o risco. 7-GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO. A comunicação é algo crítico em um projeto, sendo que a sua falta pode acabar com muito deles. Os envolvidos no projeto devem ter a informação correta no tempo certo. 8-GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÃO Projetos podem utilizar recursos externos à organização executora qualquer recurso (Suprimentos, equipamentos, mão de obra terceirizada, etc.) proveniente de fonte externa => Processo formal de aquisição! 9-GERENCIAMENTO DE INTREGRAÇÃO Cada disciplina do PMBOX interage com os demais e um afeta ao outro. EX: Redução no prazo produz alteração no escopo do projeto. Um projeto é um sistema que deve permanecer em equilíbrio. HABILIDADES DE GERENTE DE PROJETOS _Comunicação. _Liderança. _Motivação. _Saber gerenciar conflitos. _negociação. _Influência de organização. OUTRAS CARACTERÍSTICAS DE GERENTE DE PROJETOS

6 _Visão mais generalista. _Preocupação com a floresta sem esquecer-se da árvore. _Flexível. _Não se incomoda com problemas, antecipa a eles. _Proativo. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS x PROJETOS _As estruturas organizacionais influenciam diretamente na maneira como o projeto é realizado. _Estrutura funcional: Executivo chefe + gerências funcionais. Organização direcionada para os processos (EX: INDUSTRIAIS). Projetos são gerenciados pelos gerentes funcionais e por gerentes de projetos. DIRETORIA GERENTE FINANCEIRO GERENTE TI GERENTE VENDAS GERENTE FISCAL ORGANIZAÇÃO DOS PROJETOS 16/ _Toda organização possui uma estrutura organizacional. _Tipos de organização {Funcional, Projetizada, Material}. 1- Funcional _É o tipo mais comum nas organizações. _Agrupada por funções.

7 _Cada funcionário tem um chefe imediato que define suas funções. _cadeia de comando é clara. _Gerente de projeto não tem autoridade total sobre a equipe. _Do ponto de vista administrativo os funcionários são subordinados ao gerente funcional. VANTAGENS: _Cada funcionário reporta a seu superior. _Especialistas facialmente gerenciados. _Trajetória profissional ascendente. DESVANTAGENS: _Inexistência de plano de carreira para Gerente de Projetos. _Unidade funcional prioriza suas atividades e não às necessidades do Projeto. _Gerente de Projeto não têm autoridade oficial sobre os funcionários alocados ao Projeto. 2-PROJETIZADA _A perspectiva é o próprio Projeto. _Cultivada a lealdade ao Projeto e não o grupo funcional. _Recursos oriundos das diversas áreas funcionais e ficam dedicados ao Projeto. VANTAGENS: _Gerente de Projetos têm total autoridade no Projeto. _Equipe de trabalho dedica ao trabalho.

8 _Lealdade da equipe de Projeto. _Participantes da equipe de trabalho do Projeto subordinada diretamente ao Gerente de Projeto. _Unidade de comando é clara. DESVANTAGENS: _Equipe de Projeto têm preocupações de continuidade de trabalho no final do projeto. _Troca de informações entre especialistas mais difícil. _Duplicação de funções e recursos. 3-MATERIAL HÍBRIDA: Funcional + Projetizada Foco o cliente e projeto (Projetizada) Retendo conhecimento e experiência (Funcional) EXECUTIVO CHEFE GERENTE FUNCIONAL GERENTE FUNCIONAL GERENTE FUNCIONAL GERENTE DE PROJETOS _Gerente de Projeto é responsável pelo resultado, pela execução e distribuição das tarefas de acordo com tarefas previstas no projeto*.

9 _Gerente funcional é responsável por fornecer e alocar os recursos necessários, acompanhar o trabalho e responder por tarefas administrativos. *Focar nas questões do Projeto. _Autoridade sobre os recursos dividida (Tomar cuidado para múltiplos comandos). _VANTAGENS: _Projeto é o foco. _Efeito de fim de projeto minimizado. _Acesso ao repositório de recursos de todas as divisões funcionais. DESVANTAGENS: _Viola os princípios de comando (Mais de um chefe). _Necessita de regras bem definidas. _Propensão a conflitos de recursos. INÍCIO DOS PROJETOS O PMI sugere que o gerenciamento de projetos é acompanhado através dos grupos de processos: _Iniciação. _Planejamento. _Execução. _monitoramento/controle. _Encerramento. PROCESSOS AGRUPADOS PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS 19/08/11 Iniciação. Planejamento. Execução.

10 Monitoramento. Encerramento. INÍCIO DOS PROJETOS: Processo de iniciação. Projetos surgem a partir de necessidades geralmente iniciado pelo patrocinador do Projeto. SURGIMENTO DE PROJETOS: 1-Obsolescência. 2-Avanço tecnológico. 3-Forças competitivas. 4-Exigências do Cliente. 5-Sugestão de funcionários. 6-Necessidade legal. 7-Necessidade social. SELEÇÃO DE PROJETOS Fatores podem ser quantitativos ou qualitativos. A-QUANTITATIVOS: Envolve alguma métrica financeira referente a custo: _RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO: Quanto irá gastar e retornar. _VALOR PRESENTE ATUAL: Trazer os valores futuros para o presente com matemática financeira. _VALOR PRESENTE LÍQUIDO: Valores atuais. _Tempo de retorno de investimento pode-se realizar uma média ponderada. B-QUALITATIVOS: Preferencia da alta direção da Empresa risco de cada projeto. TERMO DE ABERTURA DO PROJETO _É necessário reconhecer formalmente a existência do Projeto. CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO PROJETO.

11 _O termo de abertura (Project Charter) contém informações que darão sustentabilidade ao Projeto. TERMO DE ABERTURA DO PROJETO: 1-Nome do Projeto e área responsável. 2-As necessidades do negócio do solicitante que o projeto irá atender. 3-Objetivos e metas do Projeto. 4-Descrição em alto nível dos resultados esperados; quais produtos/serviços são esperados. 5-Gerente do Projeto, bem como seus poderes. 6-Cronograma de marcos-principais entregas. 7-Restrições principais limites impostos ao Projeto. Ex.: Limite financeiro/prazo. 8-PREMISSAS (hipóteses assumidas como verdadeiras). 9-Principais stakeholders envolvidos. Geralmente é emitido por um Patrocinador do Projeto (nível mais alto da hierarquia) e autoriza o início dos trabalhos, designando um Gerente para o Projeto. GERENCIAMENTO DO ESCOPO 26/08/2011 *Inclui os processos necessários para assegurar que o Projeto inclui o trabalho necessário, e apenas o necessário para terminar o Projeto com sucesso. *Definição e controle do que está e do que não está no Projeto. GERENCIAMENTO DE ESCOPO COLETA DE RECURSOS CRIAR ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (ERP) DEFINIÇÃO DE ESCOPO

12 CONTROLAR ESCOPO VERIFICAR ESCOPO 1-COLETA DE REQUESITOS Definição e documentação das necessidades das partes interessadas para avançar os objetos do projeto. A-Entradas _Termo de abertura do projeto. B-Ferramentas e técnicas _Entrevistas. _Questionários. _Workshops. _Protótipos. _Grupos de discussão. _Dinâmicas de grupo. C-Saídas _Requisitos documentados. _Plano de gerenciamento de requisitos. Processo de definir e documentar as funções e funcionalidades do Projeto para atender às necessidades e expectativas das partes interessadas. O sucesso do Projeto é diretamente influenciado pela coleta de requisitos. Planejamento do custo, cronograma e qualidade são construídos com base nos requisitos. 2-DEFINIÇÃO DO ESCOPO *Descrição detalhada do produto/serviço. *Baseia-se nas entregas de principais, premissas e restrições. A-Entradas

13 _Termo de abertura de projeto. _Coleta de requisitos (documentação). _Ativos de processos organizacionais. B-Ferramentas e técnicas _Opinião especializada. _Análise de Projeto. _Identificações alternativas. C-Saídas _Escopo do Projeto detalhado e documentado. _Atualizações dos documentos do Projeto. PROCESSOS DE GERÊNCIA DE ESCOPO 30/08/2011 A- Obter requisitos. B- Definir escopo. C- Elaborar EAP. D- Verificar escopo. E- Controlar escopo. ESCOPO: Descrição daquilo que vai ser. FEITO: Descrever as principais atividades do Projeto. REQUISITO: Algo (característica) funcionalidade a ser identificado antes de se começar a construção do Produto. Os requisitos são necessidades, desejos e expectativas quantificados e documentados do cliente. Lista de requisitos TAP Entrevistas, outras técnicas.

14 REQUISITOS FUNCIOANIS: Funcionalidade necessária. EX.: Caro com vidro elétrico, requisitos de pedidos, impressão da NF. REUISITOS TÉCNICOS: Recurso técnico necessário. Ex.: Máquina necessária p/ confeccionar p vidro elétrico, banco de dados Oracle, servidor com 1TB de armazenamento. EXEMPLO DE LISTA DE REQUISITOS STAKEHOLDER DESCRIÇÃO DE REQUISTOS RAZÕES STATUS DATA DE CONCULÃO B-DEFINIÇÃO DO ESCOPO Descrição detalhada do Projeto e do Produto. ESOPO DO PRODUTO X ESCOPO DO PROJETO CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DO PRODUTO FINAL. TRABALHO A SER REALIZADO PARA QUE SE ENTREGUE O PRODUTO FINAL. DEFINIÇÃO DE ESCOPO Descrição de detalhada o Projeto e do Produto. Entradas: TAP. Lista de requisitos. Ativos processos organizacionais. Saída: Declaração do escopo. Ferramentas: Opiniões de especialistas. Análise de Produto. Identificações alternativas. A definição do escopo descrever detalhadamente as entradas do escopo e o trabalho necessário para as mesmas.

15 TÓPICOS: 1- Descrição detalhada do Projeto. 2- Entregas. 3- Entregas. 4- Exclusões. 5- Restrições. ENTREGA: Qualquer resultado mensurável, tangível e verificável a ser produzido. EAP ESTRUTURA ANÁLITICA DO PROJETO Criar a EAP é o Projeto de subdivisão das entregas e do trabalho do Projeto em componentes menores e de mais fácil gerenciamento. É uma decomposição hierárquica orientada às entregas de trabalho a ser entregue pela equipe de Projeto pra se atingir aos objetivos. Criar entregas de requisitos. Poder realizar estimativas de prazos, custos, recursos necessários. ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETO (EAP) 06/09/11 Também conhecido com WBS WORK BREAKDOWN STRUCTURE. É a organização do trabalho a ser executado em partes menores para obtenção dos produtos/componentes. Agrupamento e decomposição de todas as tarefas que serão realizadas no Projeto, definindo o seu escopo. O que não está na EAP está fora do escopo do Projeto. É semelhante a uma estrutura de índice de um livro. A EAP pode ser organizada de modo gráfico ou hierárquico. O primeiro nível é montado a partir das fases do Projeto. A WBS deve ser detalhada até chegar em atividades que o gerente de Projeto possa gerenciar como pacotes de trabalho ( WORK PACKAGES ). Um pacote de trabalho é um conjunto de tarefas ou ações que estruturam como alcançar um determinado Produto ou sub-produto. A EAP é estrutura em níveis e cada nível inferior é um detalhamento do superior. Cada atividade pode receber um identificador único.

16 DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA ACADÊMICO DESENVOLMENTO E PLANEJAMENTO DE TURMAS DESENVOLMENTO INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS DESENVOLMENTO DE CONTROLE ACADÊMICO DESENVOLMENTO DE CONTORLE CURICULAR ANÁLISE DE REQUISITOS MODELAR CODIFICAR TESTAR IMPLANTAR IDENTIFIAR USUÁRIO ENTREVISTAR DOCUMENTAR REQUISTOS MODELO DE CASO DE USO MODELOS DE CLASSES DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA CODIFICAR PROGRAMAS CONVERTER B.D. TESTES BÁSICOS TESTES DE USUÁRIOS PILOTO TREINAR USUÁRIOS HOMOLOGAR PROJETO DE BANCO DE DADOS PROJETO: DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA ACADÊMICO 1. Desenvolvimento e planejamento de turmas CARACTERÍSTICAS WORK PACKAGES

17 São reais e podem ser estimadas de forma confiável. Geralmente são estabelecidas no padrão de 8 horas. Possuem um resultado significativo. Poderão ser divididas posteriormente pela equipe de Projeto. São controlados pelo Gerente de Projeto. BENEFÍCIOS EAP Fornece uma visão gráfica do escopo do Projeto. Previne o esquecimento e a falta entendimento sobre as atividades. Facilita comunicação com os stakeholders. Fornece à equipe de Projeto, uma visão do todo. Fornece a base para estimar custo, tempo e recurso necessário para cada atividade do Projeto. 09/09/11 GERENCIAMENTO DE PRAZO PLANEJAMENTO DO TEMPO O gerenciamento do prazo trata dos prazos e das atividades necessárias para produzir as entregas definidas no escopo. Procedimento para definir, estimar e sequenciar as atividades/tarefas e os recursos para realizar as atividades dentro de uma programação determinada. EAP Entregas divididas em partes menores. Determinar quais atividades são necessárias para obter estas entregas, em qual sequência e com qual recursos. Objetivo de gerenciamento de prazo: obter um cronograma que retrata a realidade do Projeto, com estimativas realistas, confiáveis, considerando a disponibilidade dos recursos para execução das tarefas. O planejamento do prazo funciona basicamente em 5 etapas: 1. Definição da atividade. 2. Estimativa de recurso para a atividade. 3. Sequenciar a atividade.

18 4. Estimativa de direção para a atividade. 5. Desenvolvimento do cronograma. ATIVIDADE: Divisão do pacote de trabalho em tarefas a serem realizadas para produzir a entrega. Pode ser gerenciada. São ações Verbo no infinitivo. 13/09/11 ATIVIDADE: processo de divisão dos pacotes de trabalho da EAP realizada pela equipe de trabalho. Tarefas são ações; São descritas com verbos no infinitivo. MARCO: tipo especial de atividade que não representa ação marcando uma etapa iniciada ou construída. DURAÇÃO DO MARCO: zero, não demanda tempo. Um marco é descrito por um substantivo seguido de verbo no particípio passado. Ex.: Testes iniciado Proposta concluída ESTIMATIVA DE RECURSOS: Quais recursos devem ser utilizados na execução da atividade. Recursos humanos e materiais (equipamentos, materiais, software, hardware, etc...). Quais recursos e quantidade necessária. ALOCAÇÃO: Atribuir recurso à atividade. SEQUENCIAMENTO DE ATIVIDADES Após identificar todas as atividades para realização do pacote de trabalho é possível determinar a sequência de execução das mesmas. Identificar relacionamento de dependência entre atividades. Diagrama de rede. O diagrama de rede mostra a sequência apropriada e as inter-relações necessárias.

19 CRONOGRAMA 20/09/11 Tipos de relacionamento entre as tarefas: Início/Início. Início/Fim. Fim/Início. Fim/Fim. -Identificar tarefas para realização do pacote de trabalho. -Sequenciar as atividades/tarefas. Identificar o tipo de relacionamento entre as tarefas -Atividades do Projeto dependem uma da outra. Atividade predecessora Atividade sucessora -Para representar o relacionamento devemos ordenar as tarefas e representa-las em um diagrama de rede. Gantt pessoa: Mostra a sequência apropriada e as inter-relações necessárias para executar as atividades que compõem o escopo do Projeto. ELABORAR O CRONOGRAMA 23/09/11 1. Levantamento de requisitos 1.1 Entrevistas 2 dias 1.2 Elaborar requisitos 2 dias 1.3 Validar requisitos -1 dia Cada tarefa iniciará após a finalização da anterior. 2. Disponibilizar infraestrutura de servidores 2.1 Instalar servidor Linux 2 dias 2.2 Instalar B.D. Oracle 2 dias 2.3 Testar ambiente 1 dia

20 2.4 Disponibilizar servidor 2 dias As tarefas do item 2 iniciarão em conjunto com a 1.1. A tarefa 2.4 deverá obrigatoriamente finalizar ao mesmo tempo em que a Projeto do sistema 3.1 Elaborar casos de uso 2 dias 3.2 Validar casos de uso 1 dia 3.3 Elaborar diagrama de sequência 2 dias 3.4 Elaborar diagrama classe 3 dias 3.5 Elaborar B.D. 3 dias 3.6 Validar Projeto 1 dia O item 3.1 iniciará após finalização do 1.3. Os itens 3.4 e 3.5 iniciarão ao mesmo tempo. 4. Programação e testes 4.1 Programar cadastros 5 dias 4.2 Testar cadastros 7 dias 4.3 Programar lançamentos 6 dias 4.4 Testar lançamentos 8 dias 4.5 Programar consultas/relatórios 3 dias 4.6 Testar relatórios 2 dias TIPOS DE ESTIMATIVAS DE DURAÇÃO DAS ATIVIDADES 27/09/11 FALTA 1. Taxa conhecida Cálculo que se faz quando se conhecem todos os recursos alocados nas atividades e sua produtividade. 2. Fonte de consulta 2.1. História: baseada nos dados históricos que a empresa reuniu com base em Projetos anteriores Participativa: Provem de alguém que realizou a mesma atividade ou similar no passado sob circunstâncias diferentes Intuitiva Pela intuição do responsável Desconhecida Duração estabelecida por estimativas pois não há informação sobre as tarefas. RESTIÇÕES FLEXÍVEIS -Data de início ou de término de uma atividade pode se representada.

21 -Tarefa pode ser iniciada o mais cedo possível. -Tarefa pode ser iniciada o mais tarde possível. -Tarefas devem começar em (data especifica). -Tarefas devem finalizar em (data especifica). DIAGRAMA DE GANTT 04/10/11 Consiste de barras horizontais e paralelas que indicam atividades executadas ou a executar dispostas em série numa escala de tempo horizontal ou dispostas uma sobre as outras indicando concomitância de prazos DIAGRAMA DE REDE -Técnica PERT: Program Evaluation and Review Technique. -Técnica CPM: Critical Path Method. Técnicas apresentam similaridades conceituais com base em estimativa de prazos para as atividades e ordem execução. PERT/COM: Técnica para estimativa de prazo do Projeto. Consiste de eventos e atividades. Evento: Marco que denota o início/fim de determinada atividade. Representado por círculos numerados em ordem crescente. ATIVIDE: Ação que desloca o trabalho de um evento para o outro absorvendo tempo e recurso. Representado por seta. M Início montagem M Atividade montagem 2-Término montagem CONSTRUÇÃO DE REDE PERT/COM 1-Listar atividades a serem executadas.

22 2-Definir tarefas precedentes e subsequentes (ordem de execução das tarefas). Ex.: 3 B D A C E REGRAS: 1-Cada atividade é representada por uma e somente uma seta na rede. 2-Duas atividades não podem ser identificadas pelo mesmo evento final e inicial. 3-Para garantir a correta relação de precedência na rede, as seguintes questões devem ser atendidas: I. Que atividades precisam ser completadas imediatamente antes da atividade em questão ser iniciada? II. Que atividades precisam seguir esta atividade? III. Que atividade precisa ocorrer paralelamente a esta atividade? NUMERAÇÃO: I. Número evento inicial de uma atividade menor que evento final.

23 II. Partir do evento inicial 1, numeração contínua esquerda para direita e cima para baixo. 07/10/11 ESTIMATIVA DE DURAÇÃO DE ATIVIDADES TE = Tempo Esperado. TO = Tempo Otimista. TP = Tempo Provável. TPE = Tempo Pessimista. Além da estimativa de duração das atividades existem cálculos para desvio padrão e variância. ATIVIDADE OTIMISTA PROVÁVEL PESSIMISTA ESPERADO Configurar 1 dia 2 dias 3 dias 2 dias Servidor Linux Configurar B.D. 1 dia 2 dias 2 dias 2 dias Levantar 2 dias 3 dias 5 dias 3 dias Requisitos Projetar Sistema 5 dias 7 dias 10 dias 7 dias Programação 10 dias 15 dias 20 dias 15 dias Testes 2 dias 3 dias 4 dias 3 dias Implantação 3 dias 4 dias 6 dias 4 dias Supondo que o Projeto iniciou-se no dia 03/10/2011 e tralharemos nos feriados e finais de semana. Todas as tarefas FIM-INÍCIO. 1. Qual o tempo previsto de cada atividade? 2. Quando será iniciada cada atividade? 3. Quando o Projeto será finalizado? Xxxxxxxx

24 GERENCIAMENTO DE CUSTOS 14/10/11 -Recursos financeiros para o Projeto. -Estimativa de custos que pode ser detalhada em diferentes níveis de tarefas. -Contribuir para que seja possível concluir o Projeto dentro dos custos planejados. -Planejamento de custos: Estimativas de custos Aproximação dos custos dos recursos necessários para concluir as atividades do Projeto. Orçamento: Agregar os custos que foram estimados para as atividades individuais e criar uma linha de base de custos. CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS Custos relacionados ao trabalho do Projeto (custos dirtos): i. Valor da hora dos consultores. ii. Recursos materiais usados no Projeto. iii. Despesa alimentação/transporte dos consultores. iv. Suprimentos para o Projeto. v.... CUSTOS INDIRETOS Despesas não relacionadas diretamente ao trabalho no Projeto: i. Consumo de energia. ii. Cafezinho. iii. Funcionários *. iv.... ESTIMATIVA DE CUSTO Estimativas de custo dependem da qualidade da estimativa do esforço desenvolvido no gerenciamento de tempo: i. Dividir as fases do Projeto em partes de trabalho (ESCOPO). ii. Subdividir em tarefas (TEMPO). iii. Identificar quais são os recursos empregados para sua execução (TEMPO). iv. Elaborar uma estimativa do esforço necessário para completar a tarefa considerando o tipo de recurso escolhido (TEMPO). v. Calcular o valor da tarefa considerado à taxa de recurso e o esforço gasto. vi. Considerar eventuais custos indiretos.

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 Semana de Tecnologia Gerenciamento de Projetos Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 ferreiradasilva.celio@gmail.com O que é um Projeto? Projeto é um "esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço

Leia mais

O planejamento do projeto. Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos Aula 8 Prof. Rafael Roesler

O planejamento do projeto. Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos Aula 8 Prof. Rafael Roesler O planejamento do projeto Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos Aula 8 Prof. Rafael Roesler 2 Introdução Processo de definição das atividades Sequenciamento de atividades Diagrama de

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

Gerenciamento do Tempo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Tempo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Tempo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) O gerenciamento do tempo inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto, logo o cronograma é uma das principais restrições

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

3 Gerenciamento de Projetos

3 Gerenciamento de Projetos 34 3 Gerenciamento de Projetos Neste capítulo, será abordado o tema de gerenciamento de projetos, iniciando na seção 3.1 um estudo de bibliografia sobre a definição do tema e a origem deste estudo. Na

Leia mais

Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015

Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015 Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015 Prover capacitação para: - Identificar os processos de Gerenciamento de Projetos; - Desenvolver o Plano de Gerenciamento; - Construir um sistema

Leia mais

Introdução. Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e. Operação (execução).

Introdução. Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e. Operação (execução). Gestão de Projetos Introdução Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e Operação (execução). O projeto é uma atividade muito particular, cuja finalidade principal é dar origem

Leia mais

Gerência de Projetos e EVTE. Fabiana Costa Guedes

Gerência de Projetos e EVTE. Fabiana Costa Guedes Gerência de Projetos e Fabiana Costa Guedes 1 Agenda O que é um Projeto O que é Gerenciamento de Projetos O Contexto da Gerência de Projetos PMI Project Management Institute Ciclo de Vida do Projeto Áreas

Leia mais

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 Comentário geral: As provas apresentaram grau de dificuldade médio. Não houve uma preocupação da banca em aprofundar os conceitos ou dificultar a interpretação

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

Gerência de Projetos. Aula 3 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

Gerência de Projetos. Aula 3 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Gerência de Projetos Aula 3 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS EAP - Estrutura Analítica de Projetos WBS - Work Breakdown Structure o Agrupamento e decomposição

Leia mais

Gerenciamento de custos do projeto

Gerenciamento de custos do projeto PMBOK Visão Geral O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia do Conjunto de Conhecimentos em de Projetos, o qual inclui práticas comprovadas que são amplamente aplicadas na gestão de s, além

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Plano de projeto O Plano de Projeto é uma série de documentos ou uma coletânea lógica de documentos compilados pelo Gerente de Projetos

Leia mais

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gerenciamento de Projeto /Turma 140 Data: Agosto/2014 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AMBIENTAIS

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gerenciamento de Projeto /Turma 140 Data: Agosto/2014 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AMBIENTAIS Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gerenciamento de Projeto /Turma 140 Data: Agosto/2014 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AMBIENTAIS Eduardo Christófaro de Andrade Eng. Agrônomo Juliana Maria Mota

Leia mais

AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO

AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO O planejamento possui três etapas: O estabelecimento dos objetivos a alcançar Tomada de decisões a respeito das ações futuras Elaboração de planos Explicando melhor, quanto mais

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos O QUE SÃO PROCESSOS? De acordo com o Guia PMBOK, (2013) processo é um conjunto de ações e/ou atividades inter-relacionadas

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Douglas Farias Cordeiro

Gerenciamento de Projetos. Douglas Farias Cordeiro Gerenciamento de Projetos Douglas Farias Cordeiro Conceito de Organização Uma organização pode ser descrita como um arranjo sistemático, onde esforços individuais são agregados em prol de um resultado

Leia mais

Ministério Público do Estado de Goiás

Ministério Público do Estado de Goiás Ministério Público do Estado de Goiás Apresentação Inicial PMO Institucional MP-GO 1 Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Em muitos casos

Leia mais

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Objetivos do Conteúdo Gerenciamento de integração de projeto Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Prover capacitação para: - Identificar os processos de Gerenciamento de Projetos;

Leia mais

Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos

Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de s O guia de melhores práticas em gerenciamento de projetos, PMBOK, é organizado em áreas de conhecimento e, por sua vez, cada área de conhecimento é descrita através

Leia mais

Prof. Celia Corigliano. Unidade II GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Prof. Celia Corigliano. Unidade II GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Celia Corigliano Unidade II GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI Agenda da disciplina Unidade I Gestão de Projetos Unidade II Ferramentas para Gestão de Projetos Unidade III Gestão de Riscos em TI Unidade

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

TC 045 Gerenciamento de Projetos

TC 045 Gerenciamento de Projetos TC 045 Gerenciamento de Projetos Escopo Tempo Figura: D. Randa (2012) NAYARA SOARES KLEIN nayaraklein@gmail.com ANO: 2013 Escopo: s.m. Finalidade; alvo; intento; propósito. Dicionário Aurélio Escopo do

Leia mais

17/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2.

17/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 2.2 2 ESCOPO 3 1 Gerência do Escopo Processos necessários

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos Processos de Gerenciamento de Projetos Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Cronograma e Curva S

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Cronograma e Curva S PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Cronograma e Curva S Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. PERT/CPM PERT Program Evaluation and Review Technique CPM Critical Path Method Métodos desenvolvidos em

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Análise Quantitativa de Riscos. Análise Quantitativa de Riscos. Análise Quantitativa de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Análise Quantitativa de Riscos. Análise Quantitativa de Riscos. Análise Quantitativa de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 5 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Análise de Qualitativa Quantitativa Medidas

Leia mais

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Módulo 12 Gerenciamento Financeiro Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a

Leia mais

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013 1 Semestre de 2013 Fonte: https://www.facebook.com/cons ELHOSDOHEMAN Defina os seguintes termos: a) Risco Definição do PMBoK, 4ª edição: Um evento

Leia mais

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto PMBOK 4ª Edição III O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto 1 PMBOK 4ª Edição III Processos de gerenciamento de projetos de um projeto 2 Processos de gerenciamento de projetos de um projeto

Leia mais

Planejamento de Projeto Gestão de Projetos

Planejamento de Projeto Gestão de Projetos Planejamento de Projeto Gestão de Projetos O gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de cumprir seus

Leia mais

Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de projetos em pequenas empresas

Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de projetos em pequenas empresas Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão de Projetos Aperfeiçoamento/GPPP1301 T132 09 de outubro de 2013 Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de s em pequenas empresas Heinrich

Leia mais

Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do

Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do Revisão 1 Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do número de clientes e de sua satisfação; Aumento

Leia mais

Termo de Abertura de Projeto. Proposta Aceita pelo Cliente

Termo de Abertura de Projeto. Proposta Aceita pelo Cliente Termo de Abertura de Projeto Proposta Aceita pelo Cliente Elaborar o Termo de Abertura A gerência da organização emite o Termo de Abertura do Projeto. O documento pode ser preparado pelo gerente da proposta,

Leia mais

QUANDO este projeto deve ser realizado e QUANTO este projeto deverá custar?

QUANDO este projeto deve ser realizado e QUANTO este projeto deverá custar? O PROJECT MODEL CANVAS (www.pmcanvas.com.br) é uma ferramenta que permite que um projeto seja entendido no contexto dos aspectos Fundamentals da teoria de gerenciamento de projetos. A metodologia facilita

Leia mais

Aula 5. Escopo do Projeto

Aula 5. Escopo do Projeto Aula 5 Escopo do Projeto Escopo: Objetivos A preocupação fundamental compreende definir e controlar o que está ou não está incluído no projeto. Escopo no Contexto do Projeto O termo escopo deve se referir

Leia mais

O padrão de gerenciamento de projetos

O padrão de gerenciamento de projetos O padrão de gerenciamento de projetos Processos de Gerenciamento de Projetos 1 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos Trinômio Sagrado Custos Tempo Qualidade 2 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento

Leia mais

Introdução. Escritório de projetos

Introdução. Escritório de projetos Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas,

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br SUMÁRIO Importância do Gerenciamento de Projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento

Leia mais

Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Prof. Ivan Bottger www.firesafetybrasil.com

Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Prof. Ivan Bottger www.firesafetybrasil.com Introdução ao Gerenciamento de Projetos Prof. Ivan Bottger www.firesafetybrasil.com Nas organizações do futuro, a maior parte das realizações será viabilizada através de projetos. Tom Peters (tradução

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento dos Riscos, das Aquisições, das Partes Interessadas e da Integração

Módulo 4: Gerenciamento dos Riscos, das Aquisições, das Partes Interessadas e da Integração Diretoria de Desenvolvimento Gerencial Coordenação Geral de Educação a Distância Gerência de Projetos - Teoria e Prática Conteúdo para impressão Módulo 4: Gerenciamento dos Riscos, das Aquisições, das

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

Definição: O escopo de um projeto descreve todos os seus produtos, os serviços necessários para realizá-los e resultados finais esperados. Descreve também o que é preciso fazer para que alcance seus objetivos

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

Simulado "Simulado PMP 13-02-2012 25 questoes"

Simulado Simulado PMP 13-02-2012 25 questoes Pá gina 1 de 12 Simulado "Simulado PMP 13-02-2012 25 questoes" Simulado do PMI por Juarez Vanderlei Guimarães Junior 13 de March de 2012 Pá gina 2 de 12 Disciplinas e temas deste simulado Introdução ao

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos (ref. capítulos 1 a 3 PMBOK) TC045 Gerenciamento de Projetos Sergio Scheer - scheer@ufpr.br O que é Gerenciamento de Projetos? Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Iniciando o Projeto

Gerenciamento de Projetos. Iniciando o Projeto Gerenciamento de Projetos Iniciando o Projeto 1 Fases de um Projeto - Iniciação Nível de Atividade Execução Onde Estamos? Planejamento Iniciação Controle Encerramento 2 Origem de um Projeto Unidade de

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com ÁREAS DE CONHECIMENTO DO PMBOK Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com 1 As 10 áreas de Conhecimento 2 INTEGRAÇÃO 3 Gerência da Integração Processos necessários

Leia mais

Tutorial de Gerenciamento de Projetos. Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011

Tutorial de Gerenciamento de Projetos. Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011 Tutorial de Gerenciamento de Projetos Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011 Apresentação Erika Yamagishi Engenheira de Computação pela UNICAMP Consultora associada

Leia mais

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL PLANEJAMENTO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PROCESSO DE PLANEJAMENTO GESTÃO DE Processo fundamental

Leia mais

Conceito e Processo do Planejamento Estratégico

Conceito e Processo do Planejamento Estratégico ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Estratégia de Negócios em TI (Parte 2) Conceito e Processo do Planejamento Prof. Me. Walteno Martins Parreira Jr Vídeo: Os três porquinhos http://www.youtube.com/watch?v=eo4msbm113g

Leia mais

Gestão de Projetos GNG- 103

Gestão de Projetos GNG- 103 Gestão de Projetos GNG- 103 GNG-103 Gestão de Projetos Definir metas e objetivos do projeto Conciliar entregas Descobrir requisitos Determinar premissas e restrições Compilando a declaracao do escopo do

Leia mais

Gestão dos Prazos e Custos do Projeto

Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Aula 4 14 de Novembro de 2013 1 Gestão dos Prazos e Custos do Projeto - Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Informações iniciais

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros rodolfomdebarros@gmail.com

Gerenciamento de Projetos. Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros rodolfomdebarros@gmail.com Gerenciamento de Projetos Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros rodolfomdebarros@gmail.com MODELO DE GERENCIAMENTO PMI PMI (Project Management Institute); O modelo PMI é divido em áreas de conhecimento da

Leia mais

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps)

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps) O que é um projeto? Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP DARCI PRADO Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP Versão 1.6.4 Setembro 2009 Extraído do Livro "Maturidade em Gerenciamento de Projetos" 2ª Edição (a publicar) Autor: Darci

Leia mais

Ouvir o cliente e reconhecer o problema: ingredientes essenciais à gestão de projetos

Ouvir o cliente e reconhecer o problema: ingredientes essenciais à gestão de projetos Ouvir o cliente e reconhecer o problema: ingredientes essenciais à gestão de projetos Antonio Mendes da Silva Filho * The most important thing in communication is to hear what isn't being said. Peter Drucker

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um Projeto? Regra Início e fim definidos Destinado a atingir um produto ou serviço único Escopo definido Características Sequência clara e lógica de eventos Elaboração

Leia mais

Plano de Gerenciamento de Tempo

Plano de Gerenciamento de Tempo Documento: Nome do Projeto: Gerente do Projeto: Sponsor: Equipe do Projeto: Plano de Gerenciamento de Tempo RESTAURANTE Renato Kaufmann João Cunha Angela Guglielmi Elizabet Sanae João Cunha Renata Santos

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos IMPORTÂNCIA DO GUIA PMBOK [01] Grandes organizações, notadamente aquelas que chamamos de multinacionais, trabalham

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

GESTAO DE PROJETOS. Núcleo de Engenharia e TI Prof. Esdras E-mail: esdraseler@terra.com.br

GESTAO DE PROJETOS. Núcleo de Engenharia e TI Prof. Esdras E-mail: esdraseler@terra.com.br Planejamento de Tempo e Escopo do Projeto Faculdade Pitágoras Faculdade Pitágoras Núcleo de Engenharia e TI Prof. Esdras E-mail: esdraseler@terra.com.br 1 Templates de Documentos http://www.projectmanagementdocs.com

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VI Tempo

Gerenciamento de Projetos Modulo VI Tempo Gerenciamento de Projetos Modulo VI Tempo Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Projetos - PMBoK

Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Projetos - PMBoK Gerenciamento de Projetos PMBoK 2004 x PMBoK 2008 Principais diferenças Referência: Guia PMBOK 3ª e 4ª Edições Gerenciamento de Projetos - PMBoK Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de

Leia mais

Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps)

Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps) PMI O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? O PMBoK Guide 3º Edition (2004) é uma denominação que representa todo o somatório de conhecimento dentro da área de gerenciamento de projetos, além de fornecer uma

Leia mais

RBS Risk Breakdown Structure para a identificação dos riscos

RBS Risk Breakdown Structure para a identificação dos riscos PROJETO NOVAS FRONTEIRAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE RESPOSTAS AOS RISCOS RISK MANAGEMENT PLAN AND RISK RESPONSE MANAGEMENT PLAN Preparado por Juliano Palácios Medeiros Membro do time Versão

Leia mais

- Project Management Institute. Disciplina de Engenharia de Software. PMP- Project Management Professional PMBOK

- Project Management Institute. Disciplina de Engenharia de Software. PMP- Project Management Professional PMBOK Disciplina de Engenharia de Software Material elaborado por Windson Viana de Carvalho e Rute Nogueira Pinto em 19/07/2004 Material alterado por Rossana Andrade em 22/04/2009 - Project Management Institute

Leia mais

Planejamento e Gestão de Projetos

Planejamento e Gestão de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Planejamento e Gestão de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Newman Serrano, PMP Visão geral da disciplina Objetivos

Leia mais

A definição do escopo trata-se de um processo onde é realizada uma descrição detalhada do projeto e do produto a ser desenvolvido;

A definição do escopo trata-se de um processo onde é realizada uma descrição detalhada do projeto e do produto a ser desenvolvido; Aula 08 1 2 A definição do escopo trata-se de um processo onde é realizada uma descrição detalhada do projeto e do produto a ser desenvolvido; A preparação do escopo é fundamental para o sucesso do projeto,

Leia mais

Objetivos da aula. Planejamento, Execução e Controle de Projetos de Software. O que é um plano de projeto? O que é um projeto?

Objetivos da aula. Planejamento, Execução e Controle de Projetos de Software. O que é um plano de projeto? O que é um projeto? Planejamento, Execução e Controle de Projetos de Software. Objetivos da aula 1) Dizer o que é gerenciamento de projetos e a sua importância; 2) Identificar os grupos de processos do gerenciamento de projetos

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROJETOS

INTRODUÇÃO A PROJETOS INTRODUÇÃO A PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br GESTÃO DE PROJETOS Gestão Ágil de projetos Gestão de projetos com PMBOK GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS GESTÃO ÁGIL

Leia mais

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Motivações Gerenciamento de projetos, vem sendo desenvolvido como disciplina desde a década de 60; Nasceu na indústria bélica

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares O Project Management Institute é uma entidade sem fins lucrativos voltada ao Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

PMBOK/PMI Project Management Body of Knowledge. Gerenciamento de Projetos

PMBOK/PMI Project Management Body of Knowledge. Gerenciamento de Projetos PMBOK/PMI Project Management Body of Knowledge Gerenciamento de Projetos Organização de Projetos GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIOS GERENCIAMENTO DE PROGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE SUBPROJETOS

Leia mais

Prática e Gerenciamento de Projetos. Prof. Galvez Gonçalves

Prática e Gerenciamento de Projetos. Prof. Galvez Gonçalves Prática e Gerenciamento de Projetos Prof. Galvez Gonçalves Fases e Ciclo de Vida Os Projetos são empreendimentos únicos, nunca realizados. A característica da unicidade é devido ao fato de os projetos

Leia mais

Estabelecer o tempo necessário para preparar e servir um café!

Estabelecer o tempo necessário para preparar e servir um café! Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Produção - Aula 6 Gestão de projetos / Diagrama de precedência Diagrama de redes Cronograma Agosto/9 Prof. Clovis Alvarenga Netto Aula 6 Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento das Aquisições do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Aquisições do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Aquisições do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Esta é a penúltima área do conhecimento do PMBoK, sendo o capítulo 12 do guia. O PMBoK diz que esta área inclui os processos necessários para comprar

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO INTEGRADA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA - PMIMF MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA ATORES DA REDE DE INOVAÇÃO 2 O MODELO CONTEMPLA: Premissas e diretrizes de implementação Modelo

Leia mais

DESENVOLVENDO O SISTEMA

DESENVOLVENDO O SISTEMA DESENVOLVENDO O SISTEMA Declaração da Necessidade O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade [Pressman-95]. Normalmente o analista reúne-se com o usuário

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROJETOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROJETOS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROJETOS Atualizado em 31/12/2015 GESTÃO DE PROJETOS PROJETO Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização Prof. Ricardo José Pfitscher Material elaborado com base em: José Luiz Mendes Gerson Volney Lagemann Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento

Leia mais

OBJETIVO PÚBLICO ALVO

OBJETIVO PÚBLICO ALVO PMO Implantação e Operação do Escritório de Projetos. n Instrutor Luis Claudio, M.Sc. PMP, ITIL, COBIT DIFERENCIAIS Avaliação prévia das necessidades de cada participante para customização do conteúdo;

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Exercícios gerais com questões de concursos anteriores

Gerenciamento de Projetos Exercícios gerais com questões de concursos anteriores Gerenciamento de Projetos Exercícios gerais com questões de concursos anteriores Programa 1. Conceitos básicos do PMBOK. 2. Gerenciamento do ciclo de vida do sistema: determinação dos requisitos, projeto

Leia mais

ITIL. Conteúdo. 1. Introdução. 2. Suporte de Serviços. 3. Entrega de Serviços. 4. CobIT X ITIL. 5. Considerações Finais

ITIL. Conteúdo. 1. Introdução. 2. Suporte de Serviços. 3. Entrega de Serviços. 4. CobIT X ITIL. 5. Considerações Finais ITIL Conteúdo 1. Introdução 2. Suporte de Serviços 3. Entrega de Serviços 4. CobIT X ITIL 5. Considerações Finais Introdução Introdução Information Technology Infrastructure Library O ITIL foi desenvolvido,

Leia mais

Jonas de Souza H2W SYSTEMS

Jonas de Souza H2W SYSTEMS Jonas de Souza H2W SYSTEMS 1 Tecnólogo em Informática Fatec Jundiaí MBA em Gerenciamento de Projetos FGV Project Management Professional PMI Mestrando em Tecnologia UNICAMP Metodologia de apoio à aquisição

Leia mais

Gerenciamento de projetos prof. Mário Garcia

Gerenciamento de projetos prof. Mário Garcia Gerenciamento de projetos prof. Mário Garcia MBA em Gestão de Energia PROPPEX Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Centro Universitário Fundação Santo André Gerenciamento do tempo De acordo

Leia mais