Políticas de Gestão de Suprimentos (GSUP)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Políticas de Gestão de Suprimentos (GSUP)"

Transcrição

1 Políticas de Gestão de Suprimentos (GSUP)

2 01 2 / 28 ÍNDICE OBJETIVO... 3 RESPONSABILIDADES... 4 DESCRIÇÃO DO PROCESSO... 5 EQUIPE... 6 POLÍTICAS GERAIS... 8 NORMAS E POLÍTICAS DA GESTÃO DE SUPRIMENTOS GSUP 010 IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DE COMPRAS GSUP 020 CADASTRO DE MATERIAIS E SERVIÇOS GSUP 030 SELEÇÃO, CADASTRO E HOMOLOGAÇÃO DE FORNECEDORES GSUP 040 AVALIAÇÃO E MANUTENÇÃO DO CADASTRO DE FORNECEDOR GSUP 050 NEGOCIAÇÃO E EFETIVAÇÃO DE COMPRAS GSUP 060 MONITORAMENTO DE PEDIDOS DE COMPRAS GSUP 070 ELABORAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DE CONTRATOS GSUP 080 GESTÃO DE CONTRATOS GSUP 090 RECEBIMENTO FÍSICO E MEDIÇÃO DE SERVIÇOS GSUP 100 DISTRIBUIÇÃO INTERNA DE MATERIAIS GSUP 110 GESTÃO DE ESTOQUE DO ALMOXARIFADO VIGÊNCIA ATUALIZAÇÃO DO MANUAL DE PROCESSO... 28

3 01 3 / 28 OBJETIVO Descrever os Processos, Normas e Políticas, de forma a estruturar e padronizar o Processo de Gestão de Suprimentos da OAB-PE. Os objetivos e funções básicas do Processo de Gestão de Suprimentos são: Cadastrar materiais, serviços e fornecedores atendendo às normas estabelecidas pela OAB-PE; Realizar a requisição de materiais e serviços de acordo com o planejamento de compras; Efetuar cotações e negociações de barganha junto aos fornecedores para aquisição dos itens demandados pelos clientes internos do departamento de Compras; Estabelecer, com suporte da Assessoria Jurídica, contratos de compra de materiais e tomação de serviços; Realizar a gestão dos contratos firmados pela instituição; Realizar o recebimento, conferência e aprovação/recusa da documentação suporte para realização de pagamentos da OAB-PE; Realizar a gestão de estoques do material de expediente, limpeza e escritório; Realizar a distribuição e o controle interno de saída do material de expediente, limpeza e escritório do Almoxarifado para as áreas solicitantes.

4 01 4 / 28 RESPONSABILIDADES É de responsabilidade de cada colaborador envolvido nas atividades da Gestão de Suprimentos, conhecer e entender os processos, normas e políticas do processo. Todas as atividades e políticas aqui demonstradas apresentam princípios orientadores básicos, não abordando todas as situações extraordinárias possíveis da Gestão de Suprimentos. Qualquer questão ou dúvida referente ao documento que influencie no desenvolvimento das atividades devem ser imediatamente esclarecidas junto ao Gerente Administrativo. As oportunidades de melhorias devem ser constantes na dinâmica do crescimento organizacional. Caso o colaborador possua alguma sugestão, esta deve ser encaminhada ao Gerente Administrativo, responsável por avaliar a possibilidade de incorporar a sugestão.

5 01 5 / 28 DESCRIÇÃO DO PROCESSO O processo de Gestão do Suprimentos inicia-se com a Identificação de Necessidades de Compra, contemplando a inserção das requisições da compra no ERP, as quais devem estar alinhadas ao planejamento de compras da OAB-PE. A partir do recebimento das requisições de compras, o Analista de Compras realiza as Negociações e Efetivações das Compras junto aos fornecedores para aquisição dos materiais e serviços solicitados. Caso o fornecedor não seja cadastrado ou não esteja ativo no ERP, o Analista de Compras é responsável por solicitar as informações e documentações necessárias e realizar a homologação do fornecedor em conjunto com o departamento financeiro, de acordo com as normas da instituição. Quando estratégico para a instituição ou para serviços de tomação de mão de obra, são estabelecidos os acordos de fornecimento ou contratos de prestação de serviços, respectivamente. Nestes casos, os contratos são encaminhados para elaboração/revisão do Jurídico, assinados e, posteriormente, cadastrados no ERP. A partir do registro no ERP, realiza-se o controle da vigência e do valor global do mesmo pelo Analista de Compras. Após as negociações, são realizados os Recebimentos Físicos e Medição dos Serviços contratados. Os casos de divergência devem ser tempestivamente tratados pelos setores responsáveis. Após a realização do recebimento físico ou da aprovação do serviço no ERP, a Nota Fiscal deve ser encaminhada para validação fiscal do departamento de Contabilidade e, em seguida, para pagamento junto ao departamento Financeiro. A Gestão de Suprimentos também contempla a Gestão de Estoques e a Distribuição Interna dos Materiais de expediente, limpeza e escritório, a fim de atender as necessidades dos colaboradores da instituição.

6 01 6 / 28 EQUIPE A equipe diretamente responsável pela gestão do processo de Gestão de Suprimentos da OAB-PE é composta pelas áreas e cargos relacionados abaixo. A tabela ilustra as principais responsabilidades de cada cargo, relacionadas aos processos descritos neste Manual: Setor Cargo Principais Responsabilidades Administrativo Gerente Administrativo Coordenador Administrativo Analista de Compras Gerenciar a execução de todos os processos do setor. Monitorar indicadores de desempenho do setor. Viabilizar acordos de fornecimentos. Aprovar contratos e acordos conforme alçada. Aprovar pedidos de compra conforme alçada. Aprovar adiantamentos a fornecedores. Monitorar indicadores de desempenho do setor. Coordenar todas as atividades e acompanhar os resultados do setor. Viabilizar acordos de fornecimentos. Revisar a formalização da minuta dos contratos. Aprovar contratos e acordos conforme alçada. Aprovar pedidos de compra conforme alçada. Aprovar adiantamentos a fornecedores. Pesquisar, coletar informações e pré-selecionar potenciais fornecedores. Efetuar solicitações de cadastro de fornecedores, materiais e serviços. Desenvolver e homologar novos fornecedores; Realizar cotações e barganha com fornecedores em busca de melhores condições comerciais. Negociar contratos e acordos de fornecimento; Cadastrar contratos de fornecimento e tomação de serviços no sistema. Encaminhar contratos para revisão jurídica. Gerir os contratos e acordos de fornecimento. Gerar pedidos de compras com base nas necessidades levantadas pelos clientes internos. Monitorar pedidos de compras em aberto. Monitorar e solucionar divergência no recebimento de materiais, bens e/ou serviços contratados. Avaliar fornecedores.

7 01 7 / 28 Setor Cargo Principais Responsabilidades Assessoria Jurídica Financeiro Área Solicitante Almoxarife Assessor Jurídico Auxiliar Financeiro Usuário Solicitante Gestor do Contrato Realizar gestão de estoque dos materiais de expediente, limpeza e de escritório. Realizar a distribuição interna e controle dos materiais sob responsabilidade do Almoxarifado. Elaborar e revisar contratos e minutas. Realizar análises financeiras para homologação do fornecedor. Identificar necessidade de aquisição materiais e serviços. Registrar solicitação de compras no ERP. Encaminhar documentação suporte da requisição de compras ao setor responsável. Preencher formulário de cadastro dos itens. Verificar informações de pedido de compra e confirmar materiais recebidos pelo Almoxarifado. Realizar a conferência física de materiais recebidos. Identificar a necessidade de materiais do almoxarifado para a área. Registrar requisição de solicitação de material para o almoxarifado no ERP. Analisar conformidade de execução do contrato. Analisar necessidade de renovação do contrato.

8 01 8 / 28 POLÍTICAS GERAIS Os setores envolvidos no processo de Gestão de Suprimentos devem atuar, bem como orientar todos os funcionários, em todos os níveis hierárquicos, com vistas à conduta ética e respeito aos valores da OAB-PE e à legislação vigente. É terminantemente proibida a compra de material e serviço diretamente pelas áreas, exceto nos casos de necessidade emergencial previstos na Política GSUP Todas as compras da OAB-PE devem ser realizadas somente para fornecedores previamente homologados pelo departamento de Compras e com cadastro ativo. Os documentos fiscais devem ser encaminhados tempestivamente aos profissionais da Contabilidade logo após o recebimento físico.

9 01 9 / 28 NORMAS E POLÍTICAS DA GESTÃO DE SUPRIMENTOS A figura a seguir representa a matriz de processos da Gestão de Suprimentos, na qual estão organizados e descritos os respectivos processos da área:

10 01 10 / GSUP 010 Identificação das Necessidades de Compras POLÍTICA GSUP Requisição de compra de material ou serviço As áreas da OAB-PE e suas subseções são responsáveis por identificar a necessidade de compra de material ou serviço. Uma vez identificada a necessidade, deve-se informar ao gestor do centro de custo e este será responsável por autorizar a emissão da Requisição de Compra. O registro da requisição será realizado por colaborador da área designado para o registro no sistema. As requisições são classificadas conforme a urgência da necessidade: Normal: Necessidades de compras de caráter normal devem ser registradas observando-se o prazo de 05 dias úteis para a emissão de pedidos de compra para os fornecedores, a partir da aprovação da requisição de compra. Urgente: Necessidades de compra não previstas no orçamento corporativo (intempéries na área, avarias em equipamentos, por exemplo) ou não planejadas de forma adequada (volume/prazo do serviço) devem ser analisadas pelo departamento de Compras e os pedidos emitidos em, no máximo, 48 horas, a partir da aprovação da requisição de compra. POLÍTICA GSUP Controle orçamentário nas requisições de compra Todas as requisições de compra deverão possuir o preço de avaliação (estimativa de valor), de forma a possibilitar a verificação prévia no centro de custo solicitante. Para requisições de compra cujo valor ultrapassa o saldo correspondente no centro de custo do requisitante, o gestor do centro de custo deverá solicitar aprovação de suplementação ao Diretor Tesoureiro.

11 01 11 / 28 POLÍTICA GSUP Aprovação das requisições de compras Todas as requisições de compra (materiais e serviços) geradas devem ser aprovadas respeitando os limites de alçada informados abaixo: Limite de alçada para aprovação da Requisição de Compra* Cargo Valor Gestor do Centro de Custo Acima de R$ 0,01 Diretor Tesoureiro Acima de R$ 500,00 Presidente Acima de R$ 1.000,00 *Os valores acima deverão ser revistos anualmente, conforme histórico das compras efetivadas. Quando da aprovação das requisições, o requisitante deve enviar a documentação suporte via para o Analista de Compras, quando aplicável. POLÍTICA GSUP Monitoramento e cancelamento das requisições de compras No caso de não aprovação da requisição de compra, uma pendência é gerada e enviada ao requisitante via workflow. O requisitante monitora, conforme demandas, as pendências e realiza os ajustes necessários na requisição de compra.

12 01 12 / GSUP 020 Cadastro de Materiais e Serviços POLÍTICA GSUP Formulário de cadastro Caso o item a ser adquirido não possua cadastro no sistema, o requisitante deverá preencher o formulário de cadastro de item e encaminhar para o Analista de Compras. POLÍTICA GSUP Realização do cadastro O Analista de Compras recebe os formulários de cadastro de novos itens e, após consultar a necessidade de cadastro do novo item, analisa se as informações preenchidas pelo requisitante estão corretas. Em seguida, o profissional solicita a Contabilidade a classificação fiscal do serviço ou o NCM do material. POLÍTICA GSUP Prazos ou SLAs para efetivação do cadastro Os envolvidos no cadastro de materiais atendem aos seguintes prazos ou SLAs (Service Level Agreements): questionário deve ser parametrizado no sistema considerando as seguintes informações: Cadastro de dados básicos no sistema: 24 horas Informações contábeis e fiscais: 24 horas

13 01 13 / GSUP 030 Seleção, Cadastro e Homologação de Fornecedores POLÍTICA GSUP Seleção e Homologação de Fornecedores A seleção e homologação de fornecedores para a OAB-PE é de responsabilidade do Analista de Compras. O processo de seleção e homologação deve ser baseado no check-list contendo a análise dos seguintes critérios: Dados técnicos (visita às instalações), quando necessário; Consulta a outros clientes, se aplicável; Análise do Contrato Social; Capacidade de fornecimento; Qualidade do material/serviço; Subcontratação por parte do fornecedor; Suporte ao cliente; Informações e documentações cadastrais completas (vide Política GSUP 030.2). O Auxiliar Financeiro é responsável por analisar os seguintes critérios: Consulta ao SERASA; Análise de Demonstrações Financeiras POLÍTICA GSUP Fornecedores Realização do cadastro O Analista de Compras recebe os formulários de cadastro de novos fornecedores e, após consultar a necessidade de cadastro do fornecedor, analisa se as informações e documentações enviadas pelo fornecedor estão corretas. Em seguida, o profissional é responsável por registrar o cadastro do fornecedor no ERP e arquivar os seguintes documentos: Cartão de CNPJ; Certidão Negativa de Débitos Municipais; Certidão Negativa de Débitos Estaduais; Certidão Negativa de Débitos Federais;

14 01 14 / 28 Comprovante bancário; Declaração de Optante pelo Regime de Tributação Simples Nacional (quando aplicável). POLÍTICA GSUP Prazos ou SLAs para efetivação do cadastro Os envolvidos no cadastro de fornecedores atendem aos seguintes prazos ou SLAs (Service Level Agreements): Análises financeiras: 24 horas Registro do cadastro no ERP e análise das demais documentações: 24 horas

15 01 15 / GSUP 040 Avaliação e Manutenção do Cadastro de Fornecedor POLÍTICA GSUP Avaliação de Fornecedores Os fornecedores da OAB-PE são avaliados em relação aos seguintes critérios: Prazo de entrega; Qualidade do material; Preço; Performance (serviços). No recebimento de materiais ou serviços, o Analista de Compras registra a avaliação do fornecedor no ERP, atribuindo notas conforme a escala abaixo: a) 1 = Ruim b) 2 = Regular c) 3 = Bom Mensalmente, o Analista de Compras deverá gerar o relatório com a avaliação de desempenho dos fornecedores através do ERP. Para os fornecedores com nota igual ou abaixo a dois, o resultado é encaminhado para o Gerente Administrativo, responsável por definir a ação a ser aplicada. POLÍTICA GSUP Monitoramento de documentações Mensalmente, o Analista de Compras deverá monitorar o prazo de vencimento das documentações dos fornecedores com contrato vigente cadastrado no ERP. Conforme identificação de documentação a vencer em 30 dias, deverá ser solicitado ao fornecedor a atualização da documentação. Caso o fornecedor não encaminhe a documentação atualizada até a data de vencimento, o ERP realizará o bloqueio automático do fornecedor até que a documentação seja atualizada.

16 01 16 / 28 POLÍTICA GSUP Fornecedores sem movimentação de compra O sistema bloqueará, automaticamente, os fornecedores sem registro de movimentação de compras há 01 ano.

17 01 17 / GSUP 050 Negociação e Efetivação de Compras POLÍTICA GSUP Seleção de novos fornecedores para a realização da negociação Somente serão realizadas negociações com fornecedores homologados e com cadastro ativo. Além do cadastro ativo exigido, é importante que o colaborador analise a qualidade do fornecedor com base nos resultados obtidos nas últimas negociações. POLÍTICA GSUP Realização da negociação A negociação de compras será realizada pelo departamento de Compras para: a) Firmar contratos de fornecimento em grande volume e tomação de serviços contínuos e/ou com utilização de mão-de-obra; b) Realizar cotações de compras para materiais e serviços. A negociação de compras deve ser realizada com, no mínimo, 03 (três) cotações/propostas de fornecedores. Podem ser dispensados do processo de cotação os casos de compras com recursos do fundo fixo. Podem ser dispensados do processo de cotação/proposta, somente com aprovação do Coordenador Administrativo, os casos de: a) Emergência, quando caraterizada a urgência de atendimento a situação que possa ocasionar prejuízos à OAB-PE, ou comprometer a segurança de pessoas, serviços ou equipamentos; b) Grave perturbação da ordem ou calamidade pública;

18 01 18 / 28 c) Contratação de serviços com profissionais especializados e firmas de notória especialização. POLÍTICA GSUP Análise e seleção do fornecedor As cotações/propostas são analisadas considerando o preço líquido (descontados os impostos), frete e condições de atendimento e avaliação do fornecedor. O Analista de Compras deverá gerar o mapa de cotações, a fim de analisar a melhor proposta e fornecedor. Por regra, o vencedor do processo é o fornecedor que oferecer o menor preço de um determinado item. Nos casos em que o menor preço não é o critério prioritário para a compra, o Coordenador de Compras registra a justificativa dos critérios aplicados e o Gerente Administrativo aprova a seleção do fornecedor. POLÍTICA GSUP Homologação da negociação de compras As negociações de materiais e serviços devem ser registradas no ERP para garantir que os pedidos de compra sejam realizados somente para os fornecedores homologados na negociação. O Analista de Compras é responsável por efetuar os seguintes registros: POLÍTICA GSUP Emissão de pedidos de compra Acordo de fornecimento; Registro das cotações de cada material ou serviço negociado. Os pedidos de compra somente são emitidos para requisições de compra aprovadas. Após o registro das cotações no sistema, o Analista de Compras deverá registrar o pedido de compras para o fornecedor selecionado. O pedido de compra deverá conter as seguintes informações:

19 01 19 / 28 Condições de pagamento/faturamento: Prazo de pagamento mínimo de 15 dias, a partir da emissão da nota fiscal, adicionado do prazo de entrega para compras de materiais oriundas de outros Estados. Frete: Deve ser incluso o custo de frete para as compras de materiais. POLÍTICA GSUP POLÍTICA GSUP Responsabilidade pela economia em compras A responsabilidade pelo saving (economia) nas compras da OAB-PE é do departamento de Compras. O Analista de Compras, o Coordenador Administrativo e o Gerente Administrativo são responsáveis por garantir que o valor total do item do pedido de compra não ultrapasse o orçamento total aprovado para o item na requisição de compra. Responsabilidade pela economia em compras Todos os pedidos de compras gerados são aprovados respeitando os limites de alçada informados abaixo: Limite de alçada para aprovação do Pedido de Compra* Cargo Valor Coordenador Administrativo Acima de R$ 0,01 Gerente Administrativo Acima de R$ 500,00 Gestor do Centro de Custo Acima de R$ 0,01 Diretor Tesoureiro Acima de R$ 500,00 Presidente Acima de R$ 1.000,00 *O fluxo de aprovação deverá seguir a ordem relacionada acima.

20 01 20 / GSUP 060 Monitoramento de Pedidos de Compras POLÍTICA GSUP Monitoramento de pedidos de compras Semanalmente, o Analista de Compras deverá monitorar os pedidos de compras pendentes de recebimento de materiais ou prestações de serviços, sendo necessário contatar o fornecedor ou prestador de serviço a fim de confirmar a data de entrega e atualizar o requisitante em relação à nova data. Em caso de não fornecimento, realiza as seguintes ações: Cancela o pedido de compras; Registra avaliação de fornecedor no ERP; Verifica se houve adiantamentos financeiros ao fornecedor; Monitora o retorno do adiantamento financeiro, se aplicável; Comunica cancelamento ao requisitante e ao Coordenador Administrativo; Inicia novo processo de compra para o material ou serviço.

21 01 21 / GSUP 070 Elaboração e Homologação de Contratos POLÍTICA GSUP Envio de informações para elaboração do contrato O Analista de Compras deve encaminhar as seguintes informações para elaboração do contrato: Informações da contratada (Razão Social, CNPJ, Endereço e Representantes Legais); Objeto do contrato; Produtos / Entregas (ex.: relatórios, estudos, pesquisas, entre outros); Vigência; Preço; Condições de Pagamento; Observações específicas ao contrato e seu objeto, relacionadas à renovação, penalidades, rescisão, entre outros; Carta proposta, caso haja. POLÍTICA GSUP Envio de informações para elaboração do contrato A elaboração/revisão de contratos possui prazo de conclusão conforme complexidade abaixo: a) Contratos com Alta ou Média complexidade: São contratos que traduzem em seu escopo riscos jurídicos em que podem ou não haver grandes valores envolvidos na negociação, mas o seu conteúdo necessita de interdisciplinaridade entre às áreas da empresa. Prazo médio até 5 dias úteis Aprovador: Assessor Jurídico b) Contratos de Baixa complexidade: São contratos em que o risco financeiro é pequeno e o seu objeto é de simples análise e interpretação legal. Prazo médio até 3 dias úteis Aprovador: Assessor Jurídico

22 01 22 / 28 POLÍTICA GSUP Registro de Contratos Todas as informações contratuais são registradas no ERP para fins de controle. O Analista de Compras registra as seguintes informações: POLÍTICA GSUP Arquivamento dos serviços; Preços unitários por serviço e material, quando aplicável; Preço global; Período de vigência do contrato. Após a assinatura do contrato, o departamento de Compras digitaliza o mesmo e encaminha para a Assessoria Jurídica e o Gestor do Contrato. O Assessor Jurídico é responsável pelo arquivamento físico do contrato assinado. Os contratos devem ser arquivados por um período de 05 (cinco) anos após a realização do serviço contratado ou do produto adquirido.

23 01 23 / GSUP 080 Gestão de Contratos POLÍTICA GSUP Rescisão do contrato/sanção contratual O contrato poderá ser rescindido se a empresa prestadora/fornecedora não tiver atendido devidamente as cláusulas estabelecidas entre as partes. O Analista de Compras e o Gestor do Contrato são responsáveis por analisar a necessidade de aplicação de sanções ou da rescisão contratual. As sanções e/ou rescisões devem ser avaliadas pela Assessoria Jurídica, a fim de evitar danos operacionais e/ou legais e financeiros respectivamente. POLÍTICA GSUP Acompanhamento do contrato O Gestor do Contrato é responsável por acompanhar a execução do contrato, atestando a qualidade do material e/ou do serviço executado, conforme especificações do contrato. Este profissional deve realizar um rigoroso acompanhamento quanto ao cumprimento do cronograma e das cláusulas contratuais. Nos casos de não conformidade, o reporte deverá ser feito ao Analista de Compras que deverá tomar as medidas necessárias em conjunto com a Assessoria Jurídica. Adicionalmente, o Analista de Compras é responsável por realizar o monitoramento do contrato (saldo e vigência), através das informações cadastrados no ERP. Caso a data do contrato esteja com prazo inferior a 60 dias para vencer ou sem saldo orçamentário, o Analista de Compras deverá contatar o Gestor do Contrato com objetivo de verificar a necessidade de renovação do mesmo.

24 01 24 / GSUP 090 Recebimento Físico e Medição de Serviços POLÍTICA GSUP Recebimento físico de materiais O recebimento físico de materiais solicitados deve ser realizado pelo Almoxarifado, assim como os materiais de expediente, escritório e limpeza, os itens serão recebidos pelo Almoxarifado. Não serão recebidas as mercadorias cujas as Notas Fiscais correspondentes encontrem-se em pelo menos uma das seguintes condições: Sem pedido de compra ou com pedido com data de emissão da nota fiscal anterior ao pedido de compra; Contendo quantidades ou especificações do material divergentes; Contendo CNPJ incorreto. A Nota Fiscal deve ser encaminhada de imediato para o departamento de Contabilidade, que terá 48 horas para validar as informações fiscais e lançar a nota fiscal no ERP vinculada ao pedido de compra. POLÍTICA GSUP Medição dos serviços tomados Conforme o recebimento da Nota Fiscal do serviço tomado, o Analista de Compras deverá analisar a conformidade da Nota Fiscal com o pedido de compra. Serão devolvidas as Notas Fiscais que apresentem pelo menos uma das seguintes condições: Sem pedido de compra ou com pedido com data de emissão da nota fiscal anterior ao pedido de compra; Contendo especificações do serviço divergentes; Contendo CNPJ incorreto. Estando as informações da Nota Fiscal corretas, o Analista de Compras encaminha para a medição do serviço pelo requisitante, que deverá analisar se o serviço foi executado

25 01 25 / 28 de acordo com o planejado. O requisitante terá 48 horas para efetuar a medição do serviço. Quando da medição do serviço pelo requisitante em acordo com o contratado, a Nota Fiscal deve ser encaminhada de imediato para o departamento de Contabilidade, que terá 48 horas para validar as informações fiscais e lançar a nota fiscal no ERP vinculada ao pedido de compra.

26 01 26 / GSUP 100 Distribuição Interna de Materiais POLÍTICA GSUP Requisição de material As áreas da OAB-PE são responsáveis por identificar a necessidade de retirada de material do Almoxarifado. Uma vez identificada a necessidade, deve-se informar ao gestor do centro de custo e este será responsável por autorizar a emissão da Requisição de Material. O registro da requisição será realizado por colaborador da área designado para o registro no sistema. POLÍTICA GSUP Retirada de material do Almoxarifado Somente serão realizadas entregas dos materiais do Almoxarifado para as requisições de materiais que estiverem aprovadas pelo gestor do centro de custo até o meio-dia do dia anterior a distribuição de material. As retiradas de materiais do Almoxarifado poderão ser realizadas todas terças-feiras das 09 às 12 horas. O Almoxarife deverá efetuar a baixa do item vinculada a requisição de material no sistema, no momento da entrega do material ao requisitante.

27 01 27 / GSUP 110 Gestão de Estoque do Almoxarifado POLÍTICA GSUP Identificação de necessidade de compra O Almoxarife é responsável por identificar a necessidade de compra de materiais de expediente, limpeza e materiais de escritórios, através da extração de relatórios de consumo do ERP e de inventários físicos do Almoxarifado. Uma vez identificada a necessidade, deve-se registrar a requisição de compra no sistema para o item demandado.

28 01 28 / 28 VIGÊNCIA Este manual entra em vigor na data de sua assinatura e divulgação, revogando-se disposições em contrário. ATUALIZAÇÃO DO MANUAL DE PROCESSO A tabela abaixo relaciona os campos necessários para o controle das atualizações, revisões e aprovações do manual de processo, a serem preenchidos sempre que julgado necessário. CONTROLE DE VERSÕES E ALTERAÇÕES Versão Data Responsável Tipo de Alteração Revisor/Aprovador Rafaella Cavalcanti Confecção Simone Rattacaso

PROCEDIMENTO-PADRÃO OPERACIONAL. Compras/Contratação de Prestador de Serviços

PROCEDIMENTO-PADRÃO OPERACIONAL. Compras/Contratação de Prestador de Serviços 1 / 9 1. Objetivo 1.1. Estabelecer critérios para todas as etapas do processo de compras de materiais e serviços, definindo as atribuições e responsabilidades para os profissionais do Departamento de Compras,

Leia mais

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 PROCEDIMENTO PR 7.02 PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 24/09/2014 01 Adequação da sistemática do processo

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONTRATOS

PROCEDIMENTO DE CONTRATOS PAG.: 1 de 7 1. OBJETIVO: Estabelecer procedimentos para elaboração, análise, validação e controle dos contratos firmados pela Portobello para a aquisição de bens e serviços. 2. RESPONSABILIDADES: Este

Leia mais

Atualização Procedimentos e Processos [Compras]

Atualização Procedimentos e Processos [Compras] Atualização Procedimentos e Processos [Compras] 1. OBJETIVO Adquirir produtos que estejam em conformidade com as especificações, garantindo a qualidade dos serviços prestados pela Transportadora Brasil

Leia mais

Índice I. OBJETIVO... 2 II. ABRANGÊNCIA... 2 III. DEFINIÇÕES... 2 IV. RESPONSABILIDADES... 2 V. POLÍTICA... 3

Índice I. OBJETIVO... 2 II. ABRANGÊNCIA... 2 III. DEFINIÇÕES... 2 IV. RESPONSABILIDADES... 2 V. POLÍTICA... 3 Camil Alimentos S/A Política de Suprimentos Ref.: SUP-N-001/13 Revisão: 03 Emissão: 02/06/2016 Qtd. pág.: 7 Elaborado: Allan Wziontek Revisado: João Stefaneli e Sandro M. Façanha Aprovado: José Rubens

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE COMPRAS

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE COMPRAS MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE COMPRAS Recife - Outubro de 2017 O manual tem por finalidade subsidiar os procedimentos de compras realizadas pela gestão do HCP e as Unidades Sob Gestão, orientando

Leia mais

4. DESCRIÇÃO DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

4. DESCRIÇÃO DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS 1. OBJETIVO 1.1. Determinar diretrizes e responsabilidades nos processos de aquisição de bens, serviços e/ou materiais indiretos e/ou diretos utilizados pela Rodobens Comunicação Empresarial. 1.2. Assegurar

Leia mais

Política de Contratação de Pessoal

Política de Contratação de Pessoal Política de Contratação de Pessoal 01 2 / 6 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. APLICAÇÃO... 3 3. RESPONSABILIDADES... 3 4. PROCEDIMENTO... 3 5. CONSIDERAÇÕES RELEVANTES... 5 6. INFORMAÇÕES ADICIONAIS... 6 7. ANEXOS...

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO E CADASTRO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO E CADASTRO DE FORNECEDORES Código: PCO-02 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Suprimentos Data Elaboração: 17/01/2013 Revisão: 20/01/16 - R03 Elaborado por: Gilson Cesar Gerente de Suprimentos Revisado por: Reinaldo Santos

Leia mais

NORMA DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES HRCGD. NR HRCGD nº Pág: 01 Data de Emissão: Revisão nº:

NORMA DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES HRCGD. NR HRCGD nº Pág: 01 Data de Emissão: Revisão nº: 1. OBJETIVO A presente norma tem o objetivo de estabelecer diretrizes para aquisição de bens e serviços ao Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados HRCGD, e demais projetos do Grupo GAMP no Estado

Leia mais

Política de Compras e Contratação de Serviços

Política de Compras e Contratação de Serviços Política de Compras e Contratação de Serviços Versão 1.0 Elaborada em dezembro de 2017 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. DIRETRIZES... 3 3. ABRANGÊNCIA... 3 4. ORIENTAÇÕES GERAIS... 3 4.1 Processo de Compra

Leia mais

Procedimento Operacional Assunto: Compra de Materiais/ Serviços, Requisição. Recebimento e Armazenagem

Procedimento Operacional Assunto: Compra de Materiais/ Serviços, Requisição. Recebimento e Armazenagem 1 Objetivo 2 Abrangência 3 Responsabilidades 4 Definições 5 Procedimento 6 Descrição do processo 7 Meio Ambiente 8 Saúde e Segurança 9 Registros 10 Referências 11 Anexos Natureza das alterações Data Revisões

Leia mais

Procedimento de Inventário de Ativo Fixo

Procedimento de Inventário de Ativo Fixo Procedimento de Inventário de Ativo Fixo 01 2 / 5 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. APLICAÇÃO... 3 3. RESPONSABILIDADES... 3 4. PROCEDIMENTO... 3 5. ANEXOS... 5 6. VIGÊNCIA... 5 7. ATUALIZAÇÃO DO MANUAL DE PROCESSO...

Leia mais

Política de Seleção, Contratação e Monitoramento de Prestadores de Serviço. Sandra Lima Compliance

Política de Seleção, Contratação e Monitoramento de Prestadores de Serviço. Sandra Lima Compliance Política de Seleção, Contratação e Monitoramento de Prestadores de Serviço Sandra Lima Compliance 1 - Objetivo Estabelecer, orientar e formalizar os critérios que regem as relações comportamentais, atitudes

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016 Objetivos Estabelecer conceitos, responsabilidades, critérios e procedimentos relacionados à captação, seleção e contratação de pessoal de forma interna e/ou externa. Glossário R&S (Recrutamento e Seleção):

Leia mais

Políticas de Compras Sistema de Gestão da Qualidade

Políticas de Compras Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Esta política visa estabelecer as normas para as compras de equipamentos de tecnologia, telefonia, software e hardware, brindes, eventos, material promocional, propaganda ou

Leia mais

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO RIO Nº 43378 DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) Dispõe sobre a estrutura organizacional da Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S.A. - RIOSAÚDE. O PREFEITO DA CIDADE DO

Leia mais

Manual de Procedimentos para Compras e Contratação de Serviços da Andifes

Manual de Procedimentos para Compras e Contratação de Serviços da Andifes ANDIFES ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR Manual de Procedimentos para Compras e Contratação de Serviços da Andifes SÚMÁRIO 1. OBJETIVO 4 2. APLICAÇÃO 4 3.

Leia mais

CAPÍTULO I DA FINALIDADE

CAPÍTULO I DA FINALIDADE CAPÍTULO I DA FINALIDADE INTRODUÇÃO O presente regulamento tem por finalidade estabelecer normas, rotinas e critérios para compras, contratação de obras, serviços terceirizados e especializados da entidade

Leia mais

MANUAL DE POLITICAS E NORMAS ADMINISTRATIVAS NORMA ADMINISTRATIVA NA 001 COMPRA DE ATIVOS, MATERIAIS E SERVIÇOS

MANUAL DE POLITICAS E NORMAS ADMINISTRATIVAS NORMA ADMINISTRATIVA NA 001 COMPRA DE ATIVOS, MATERIAIS E SERVIÇOS 1. OBJETIVO Definir critérios para compras de ativos imobilizados (ativos fixos), materiais diretos e indiretos das áreas agrícola, industrial e administrativa bem como para a contração de serviços ou

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO DE COMPRAS DIRETAS / (Conforme Artigo 6º, Incisos I e II do RLC

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DO PLANEJAMENTO PL 02 MEDIÇÕES NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ELABORADO E FORMATADO POR: PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS: MEDIÇÕES REVISADO E

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS.

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS. MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS. Recife - Outubro de 2017 CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS O Conjunto de normas e procedimentos que visa orientar o processo de contratação

Leia mais

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor Requisição de Suprimento de Fundos Perfil Requisitor Agenda Introdução Cadastro da Requisição Acompanhamento da Requisição Autorização da Requisição Atendimento da Requisição Prestação de Contas 2 Introdução

Leia mais

TÍTULO: Nº: Rev.: MANUAL DO SGI - M-SGI (ver item relacionado ao Processo SAF).

TÍTULO: Nº: Rev.: MANUAL DO SGI - M-SGI (ver item relacionado ao Processo SAF). 1. OBJETIVO O objetivo deste procedimento é estabelecer a metodologia para o processo de Aquisição e Gestão de Fornecedores do SGI da Empresa. A sistemática aqui descrita contempla: A sistemática de qualificação

Leia mais

META 5 - PROGRAMA EM EXCELÊNCIA DE GESTÃO PÚBLICA

META 5 - PROGRAMA EM EXCELÊNCIA DE GESTÃO PÚBLICA UFMT META 5 - PROGRAMA EM EXCELÊNCIA DE GESTÃO PÚBLICA NÚCLEO C - MELHORIA DE GESTÃO Alexandre Martins dos Anjos Débora E. Pedrotti Mansilla Cuiabá -MT 2017 Versão do Documento: 1.0 METODOLOGIA DE ACOMPANHAMENTO,

Leia mais

PASSOS PARA GERAR REQUISIÇÃO. Clicar em SERVIDORES

PASSOS PARA GERAR REQUISIÇÃO.   Clicar em SERVIDORES PASSOS PARA GERAR REQUISIÇÃO www.utfpr.edu.br Clicar em SERVIDORES Clicar em SISTEMAS Clicar em SISTEMAS CORPORATIVOS DA UTFPR Clicar em SISTEMAS CORPORATIVOS Inserir USUÁRIO e SENHA Clicar em ORÇAMENTO

Leia mais

Sistema AGHU. Manual do Almoxarifado/Suprimentos. Versão 5.1

Sistema AGHU. Manual do Almoxarifado/Suprimentos. Versão 5.1 Sistema AGHU Manual do Almoxarifado/Suprimentos Versão 5.1 Data da última atualização: 21/09/2017 HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Data da Modificação Alterado por Aprovado por Modificação 24/07/2017 Alterado

Leia mais

INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL CRISTÃ LAR MÃE MARIANA

INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL CRISTÃ LAR MÃE MARIANA ANEXO MODELO DE REGULAMENTO DE COMPRAS REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Art. 1 - O presente regulamento aplica-se as compras e contratação de serviços pela Instituição Assistencial Cristã

Leia mais

Treinamento de compras

Treinamento de compras Treinamento de compras Fonte Programa de Trabalho Programa de Trabalho Resumido Plano Interno Dotação Usuário solicitante CADASTRAR CALENDÁRIO Continuando o processo de compra... Agora a requisição foi

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Produto: Conjunto: Subconjunto: Título: COMPRAS UNIDADE RAJA/CONTAGEM SOLICITAÇÃO SOLICITAÇÃO DE COMPRAS UNIDADE RAJA GABÁGLIA E ALMOXARIFADO DE PRODUÇÃO/MANUTENÇÃO E PERSONALIZAÇÃO DE CONTAGEM 1. OBJETIVO:

Leia mais

Itens seguem discriminados em listagem anexa a presente IT. c) Exemplo de requisição de materiais Via almoxarifado:

Itens seguem discriminados em listagem anexa a presente IT. c) Exemplo de requisição de materiais Via almoxarifado: 1. OBJETIVO Conceito: Receber para guarda e proteção os materiais adquiridos pela empresa; entregar os materiais mediante requisições autorizadas aos usuários da empresa; manter atualizados os registros

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE COMPRAS DE BENS E SERVIÇOS

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE COMPRAS DE BENS E SERVIÇOS Código: PCO-01 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Suprimentos Data Elaboração: 30/07/2011 Revisão: 01/09/17 R04 Elaborado por: Gilson Cesar Gerente Suprimentos Revisado por: Gabriele G. Heilig Coord.

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DA BAHIA CORE-BA. Relação de Serviços e Prazos de Atendimento

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DA BAHIA CORE-BA. Relação de Serviços e Prazos de Atendimento Relação de Serviços e Prazos de Atendimento Registros Presencial: 02-dias (certidão) e 15 dias (carteirinha ou certificado). Certidões Imediata Alteração contratual 05 dias úteis Cancelamento de Registro

Leia mais

SEMEA SEMENTES DO AMANHÃ / INSTITUIÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CNPJ /

SEMEA SEMENTES DO AMANHÃ / INSTITUIÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CNPJ / SEMEA SEMENTES DO AMANHÃ / INSTITUIÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CNPJ 05.162.747/0001-60 POLÍTICA INTERNA DE REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Regulamento aprovado pela Diretoria Executiva da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Manuais de Gestão Almoxarifado Coordenação Diretoria de Gestão do Conhecimento Elaboração Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio Coordenadoria de Processos e Normas Abril 2012 Sumário 1. Apresentação

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho. Coordenador da Qualidade

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho. Coordenador da Qualidade Versão: 1 Pg: 1/6 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho Coordenador da Qualidade 22/08/2016 DE ACORDO Dra. Débora Salles Supervisora da Qualidade 22/08/2016 APROVADO POR Dr. Renato

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL

PROCEDIMENTO GERENCIAL 03 1 / 7 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. SÍMBOLOS E SIGLAS... 2 5. DESCRIÇÃO... 2 6. INDICADORES RELACIONADOS... 7 7. REFERÊNCIAS... 7 8. ANEXOS... 7 03 2 / 7

Leia mais

POLÍTICA DE CRÉDITO - DISTRIBUIDOR

POLÍTICA DE CRÉDITO - DISTRIBUIDOR Ref. - Assunto Página: 1 / 13 de Publicação: : POLÍTICA DE CRÉDITO - DISTRIBUIDOR Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Fausto Rogério Ferreira Pinto Coord. Crédito

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE SUPRIMENTOS SP 01 GESTÃO DO SETOR DE SUPRIMENTOS NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ALTERADO E FORMATADO POR: Kênia Natália de Paulo Ferreira

Leia mais

ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso de Rescisão Contratual

ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso de Rescisão Contratual MÓD: 6 MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO VIG: 22.01.2018 1/4 MÓDULO 6: GESTÃO DE CONTRATOS CAPÍTULO 9: RESCISÃO UNILATERAL DE CONTRATOS ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso de Rescisão Contratual 1 ATRIBUTOS DO

Leia mais

POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS

POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS Ref. - Assunto Página: 1 / 10 de Publicação: : POLÍTICA DE COMPRAS Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Ger. Adm.e Financeiro Aprovação Reginaldo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO GUARULHENSE DE AMPARO AO MENOR CNPJ nº /

ASSOCIAÇÃO GUARULHENSE DE AMPARO AO MENOR CNPJ nº / CNPJ nº 58.482.019/0001-00 Regulamento de Compras e Contratação de Serviços Art. 1º - O presente regulamento aplica-se às compras e contratação de serviços pela Entidade Civil Associação Guarulhense de

Leia mais

Políticas Gestão Financeira (GFIN)

Políticas Gestão Financeira (GFIN) Políticas Gestão Financeira (GFIN) 01 2 / 28 ÍNDICE OBJETIVO... 3 RESPONSABILIDADES... 5 DESCRIÇÃO DO PROCESSO... 6 EQUIPE... 7 POLÍTICAS GERAIS... 10 NORMAS E POLÍTICAS DA GESTÃO FINANCEIRA... 11 6.1

Leia mais

Regulamento de Compras Casa Familiar Rural de Igrapiúna

Regulamento de Compras Casa Familiar Rural de Igrapiúna Regulamento de Compras Casa Familiar Rural de Igrapiúna Aprovado pelo Conselho Deliberativo em Ata de Reunião Ordinária de 11 de setembro de 2015 e Revisão aprovada em Ata de Assembleia Geral Ordinária

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO MANUAL DE PROCEDIMENTOS Data Elaboração: 23/04/2013 Código: PRH-04 Elaborado por: Maria Helena Durao Chefe Adm. Pessoal Área Responsável: Recursos Humanos Revisado por: Gabriele G. Heilig Coord. de Auditoria

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ- QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FORNECEDORES NA COPASA

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ- QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FORNECEDORES NA COPASA PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ- QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FORNECEDORES NA COPASA Referência: Art. 283 ao Art. 307 do Regulamento de Contratações da Copasa MG Da Abertura do Processo Art.

Leia mais

DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2

DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2 DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2 Definição 2 Funções 2 Comunicação Integrada 2 Menu do Sistema para Solicitantes 3 Acompanhamento de Solicitações pendentes 4 Solicitação Inicial de Dados Cadastrais de Terceiros

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL 1 1 OBJETIVO Normatizar os processos de compras, recebimento de mercadorias e pagamentos que ocorrem nas lojas da Comercial Agromen e padroniza-los com base no modelo utilizado nas outras empresas do grupo.

Leia mais

PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES

PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES 1. INTRODUÇÃO Para se tornar um fornecedor, é necessário seguir o passo a passo deste documento. As informações preenchidas no Portal de Fornecedores ficarão

Leia mais

POLÍTICA DE COMPRAS e PAGAMENTO DE GASTOS DO SICOOB CREDIAUC

POLÍTICA DE COMPRAS e PAGAMENTO DE GASTOS DO SICOOB CREDIAUC POLÍTICA DE COMPRAS e PAGAMENTO DE GASTOS DO SICOOB CREDIAUC Aprovado em 28 de Janeiro de 2014 Atualizado em 30 de Janeiro de 2015 Atualizado em 30 de Julho de 2015 Atualizado em 30 de outubro de 2015

Leia mais

PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTO SCI.06 1ª 1 / 7 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ALCANCE... 2 3. ÁREA GESTORA... 2 4. CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 4.1 Definições e Princípios Gerais... 2 4.2 Da Contratação E Distrato

Leia mais

Política. Troca de Titularidade

Política. Troca de Titularidade Política Troca de Titularidade 1 Atualização: 16 /12 /2016 Versão:1 Sumário OBJETIVO... 2 APLICAÇÃO... 2 EXECUÇÃO... 2 ÁREAS ENVOLVIDAS:... 2 1. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAÇÃO DE TROCA DE TITULARIDADE...

Leia mais

MANUAL. Cartão de Pagamento do Governo Estadual e Municipal

MANUAL. Cartão de Pagamento do Governo Estadual e Municipal 1 MANUAL Cartão de Pagamento do Governo Estadual e Municipal ÍNDICE Introdução Cartão de Pagamento do Governo Estadual e Municipal Público-alvo Descrição Formalização Anuidade Finalidade Atributos Limites

Leia mais

MANUAL DE DETALHAMENTO DE PROCESSOS

MANUAL DE DETALHAMENTO DE PROCESSOS MAIO/10 Rev. 01 MANUAL DE DETALHAMENTO DE PROCESSOS Manual de Detalhamento de Processos Elaboração: Marcelo Adriano dos Santos Camargo Aprovação: José Luiz F. Velho MAPA DE PROCESSOS D MAIS ENTRADAS ESTRATÉGICAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PPG

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PPG CHAMADA 01/2017 PPG Manutenção de equipamentos de apoio aos Programas de Pós-Graduação A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), com apoio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e com Recursos provenientes

Leia mais

GESTÃO DE TÍTULOS E TAXAS NÁUTICO

GESTÃO DE TÍTULOS E TAXAS NÁUTICO 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer padronização para os processos desde o cadastro de títulos até a cobrança de cheques devolvidos bem como a transferência de titularidade, a fim de que todas as etapas do processo

Leia mais

Memorando nº. 063/PMA/SEMA Almeirim Pará, 18 de Junho de Assunto: Solicitação de Contratação de Consultoria Ambiental.

Memorando nº. 063/PMA/SEMA Almeirim Pará, 18 de Junho de Assunto: Solicitação de Contratação de Consultoria Ambiental. Memorando nº. 063/PMA/SEMA Almeirim Pará, 18 de Junho de 2015. Ao Excelentíssimo Senhor José Botelho dos Santos Prefeito Municipal de Almeirim Assunto: Solicitação de Contratação de Consultoria Ambiental.

Leia mais

SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PROCEDIMENTO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PR.FT.ABS CADASTRO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES 02

SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PROCEDIMENTO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PR.FT.ABS CADASTRO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES 02 SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PR.FT.ABS.03.03.002 02 APROVADO POR DANIEL DE SOUZA SANTIAGO COMPRAS E LOGÍSTICA SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. HISTÓRICO DAS REVISÕES... 3 3. APLICAÇÃO...

Leia mais

TERMO DE USO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Florianópolis, 28 de julho de 2017.

TERMO DE USO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Florianópolis, 28 de julho de 2017. TERMO DE USO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Florianópolis, 28 de julho de 2017. Ao marcar a opção "Li e estou de acordo com o CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS REDAÇÃO ONLINE", constante do formulário eletrônico

Leia mais

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Alto Uruguai Catarinense SICOOB Crediauc POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Alto Uruguai Catarinense SICOOB Crediauc POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC Aprovado em 28 de Janeiro de 2014 Atualizado em 30 de Janeiro de 2015 Atualizado em 30 de Julho de 2015 Atualizado em 30 de outubro de 2015 Atualizado em 18 de dezembro

Leia mais

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Alto Uruguai Catarinense SICOOB Crediauc POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Alto Uruguai Catarinense SICOOB Crediauc POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC Aprovado em 28 de Janeiro de 2014 Atualizado em 30 de Janeiro de 2015 Atualizado em 30 de Julho de 2015 Atualizado em 30 de outubro de 2015 Atualizado em 18 de dezembro

Leia mais

REGULAMENTO PARA COMPRAS

REGULAMENTO PARA COMPRAS REGULAMENTO PARA COMPRAS CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art. 1º - O presente regulamento tem por finalidade estabelecer normas e critérios para compras e contratação de obras e serviços e aquisição de bens com

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTO PROCEDIMENTO DE COMPRAS PRODUTOS E SERVIÇOS

MANUAL DE PROCEDIMENTO PROCEDIMENTO DE COMPRAS PRODUTOS E SERVIÇOS Área Suprimentos 1. INTRODUÇÃO O Procedimento de Compras produtos ou serviços tem por objetivo estabelecer as normas para o processo de compras de produtos ou serviços através do sistema TOTVS, sejam eles

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS Nº PE-ADM-001 Fl. 1/11 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B C D E F G H J K 03/05/04 15/09/04 23/06/06 30/10/06 23/11/07 22/02/08 30/10/09 30/07/10

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL , recebimentos e retiradas de mercadorias 1 1 OBJETIVO Normatizar os processos de vendas, recebimentos e retirada de mercadorias das Comerciais Agromen e padroniza-los com base no modelo utilizado nas

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CONVÊNIOS 1ª Versão 2 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo Adesão a Ata 1 de 6 Glossário de Termos: CATMAT Sistema

Leia mais

REGULAMENTO COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

REGULAMENTO COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS TERCEIRIZADOS IR IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE DESCALVADO REGULAMENTO COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS TERCEIRIZADOS TÍTULO I INTRODUÇÃO Artigo 1º - O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N.º 527, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016.

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N.º 527, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016. SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N.º 527, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016. Estabelece procedimentos para obtenção de autorização prévia para instalação de escritório de representação, cadastramento,

Leia mais

PROCEDIMENTO DE MOVIMENTAÇÃO DE EMBALAGEM

PROCEDIMENTO DE MOVIMENTAÇÃO DE EMBALAGEM Ref. - Assunto Página: 1 / 9 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE MOVIMENTAÇÃO DE Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Gerente Adm. e Financeiro

Leia mais

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº. Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das Inspetorias.

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº. Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das Inspetorias. CONTROLE ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL DAS INSPETORIAS IT. 25 12 1/7 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA IT. 01 Processo administrativo

Leia mais

Guia Simplificado de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação

Guia Simplificado de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação Guia Simplificado de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação Novembro de 2011 Este Guia foi elaborado com base no Guia de Boas Práticas em Contratação

Leia mais

MODELO DE REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

MODELO DE REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS MODELO DE REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Art. 1º - O presente regulamento aplica-se as compras e contratação de serviços pelo LAR SÃO JUDAS TADEU, denominado a seguir por LAR SÃO JUDAS

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Manual de Normas e Procedimentos Capítulo PROCEDIMENTOS SETOR 1 MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Manual de Normas e Procedimentos Capítulo PROCEDIMENTOS SETOR 2 Índice 1.1- Coordenadores técnicos, almoxarifes,

Leia mais

BEM-VINDO a mais um Curso

BEM-VINDO a mais um Curso BEM-VINDO a mais um Curso Professor Instrutor: JOÃO HENRIQUE MILDENBERGER SIOPE Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação REGISTRO DE PREÇOS NACIONAL Sistema de Gerenciamento de Atas

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/17 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREA GESTÃO DE COMPRAS/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: LICITAR ELABORADO EM: 16/02/2017 REVISADO EM: 22/02/2017 APROVADO EM: 21/03/2017

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº. 03/2018 PROAD

ORDEM DE SERVIÇO Nº. 03/2018 PROAD ORDEM DE SERVIÇO Nº. 03/2018 PROAD Define os procedimentos para contratações com verba CAPES do Programa de Apoio a Pós- Graduação (PROAP) e do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) para o exercício

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO DE EVENTOS E TATERSAL Matriz de responsabilidades

ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO DE EVENTOS E TATERSAL Matriz de responsabilidades ACZ001-051109-Book Processos.ppt - 24 ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO DE EVENTOS E TATERSAL Comercial Gerente do Centro De Eventos e do Tatersal Equipe do Centro de Eventos e do Tatersal Elaboração do contrato

Leia mais

Histórico de Revisões

Histórico de Revisões Status: Aprovado Histórico de Revisões Revisão Data Descrição 00 09/06/2016 Emissão 01 Revisão para instituição das unidades orçamentárias INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. CRITÉRIOS...

Leia mais

Para mais informações, verifique o manual Tela para De/Para de ICMS CST nas Devoluções/Retorno.

Para mais informações, verifique o manual Tela para De/Para de ICMS CST nas Devoluções/Retorno. Release 3.133 Resumo das alterações Gerais Livros Fiscais ERP-29782 SPED Fiscal SPED Fiscal - Geração dos Registros D510 e D590 1. De acordo com o entendimento do departamento fiscal da Ti9 a geração dos

Leia mais

EDITAL N. 001/2018/DIREX PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROJETOS E BOLSISTAS DE EXTENSÃO VINCULADO AO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PBEXT

EDITAL N. 001/2018/DIREX PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROJETOS E BOLSISTAS DE EXTENSÃO VINCULADO AO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PBEXT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA EDITAL N. 001/2018/DIREX PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROJETOS E BOLSISTAS DE EXTENSÃO VINCULADO AO PROGRAMA DE BOLSAS

Leia mais

PREVI - PORTAL DE FORNECEDORES CADASTRO DE FORNECEDORES - GUIA DO USUÁRIO

PREVI - PORTAL DE FORNECEDORES CADASTRO DE FORNECEDORES - GUIA DO USUÁRIO PREVI - PORTAL DE FORNECEDORES CADASTRO DE FORNECEDORES - GUIA DO USUÁRIO 1. INTRODUÇÃO O Portal de Fornecedores da Previ foi criado para conferir maior autonomia aos fornecedores, facilitar o processo

Leia mais

COMO ABRIR PROCESSO FINANCEIRO NO SEI/UFPR

COMO ABRIR PROCESSO FINANCEIRO NO SEI/UFPR COMO ABRIR PROCESSO FINANCEIRO NO SEI/UFPR - 2019 SEI: Iniciar processos Escolha O Tipo: Orçamento E Finanças: Solicitações ou Pagamento a Pessoa Juridica Deverão ser abertos processos diferentes para

Leia mais

MONITORAMENTO DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS

MONITORAMENTO DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS MONITORAMENTO DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS NOVO PRISMA ECTX FLORESTAL Sobre o Procedimento: Este Procedimento tem a finalidade de esclarecer e orientar quanto à separação e entrega de documentos mensais.

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE QUALIDADE TÍTULO: REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS, COMPRAS E ALIENAÇÕES

PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE QUALIDADE TÍTULO: REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS, COMPRAS E ALIENAÇÕES PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE QUALIDADE TÍTULO: REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS, COMPRAS E ALIENAÇÕES CAPÍTULO I INTRODUÇÃO CAPÍTULO II DAS COMPRAS Titulo I Definição Título II Do procedimento

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6 SUMÁRIO 1. Conhecendo o sistema... 3 2. Certidões Negativas... 5 2.1 Cadastros das certidões... 6 2.2 Exclusões de Negativas cadastradas com erro... 7 3. Geração de Anexo de Nota Fiscal... 8 3.1. Como

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DE ATAS DE REGISTRO DE PREÇOS DA UFES UFES 2017 VITÓRIA - ES 2017 1. UTILIZAÇÃO DE

Leia mais

O Novo Plano de Ações Articuladas. Planejamento e Execução de Novos Projetos, Monitoramento de Obras e Captação de Recurso.

O Novo Plano de Ações Articuladas. Planejamento e Execução de Novos Projetos, Monitoramento de Obras e Captação de Recurso. O Novo Plano de Ações Articuladas Planejamento e Execução de Novos Projetos, Monitoramento de Obras e Captação de Recurso Módulo II Palestrante: Arq. Tiago Lippold Radünz Curitiba, PR - Novembro 2017 Contextualização

Leia mais

POLÍTICA APROVAÇÃO DE COMPRAS E ALÇADAS

POLÍTICA APROVAÇÃO DE COMPRAS E ALÇADAS POLÍTICA APROVAÇÃO DE COMPRAS E ALÇADAS Índice 1. Objetivo...3 2. Abrangência...3 3. Definições...3 4. Políticas...3 5. Responsabilidades...3 6. Detalhamento...4 7. Referências...6 8. Correlações...6 9.

Leia mais

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS 2013 MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS UNIPAMPA Pró-Reitoria de Administração 12/02/2013 Este Manual destina-se a orientar sobre procedimentos de contratações de serviços (terceirizados; energia elétrica; entre

Leia mais

Procedimento Operacional Contratação de Estagiário e Menor Aprendiz

Procedimento Operacional Contratação de Estagiário e Menor Aprendiz 1 APRESENTAÇÃO: O Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Desporto Não Profissional de São José dos Campos - SÃO JOSÉ DESPORTIVO, estabelece este Procedimento para Contratação de Estagiário e Menor

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VI DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS CARGOS PERFIL DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO CARGO ANALISTA / FUNÇÃO ANALISTA DE COOPERATIVISMO E MONITORAMENTO Missão do Cargo: Desenvolver atividades técnicas e prestar

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais